To see the other types of publications on this topic, follow the link: Feira Central de Ceilândia.

Journal articles on the topic 'Feira Central de Ceilândia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Feira Central de Ceilândia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Tavares, Breitner Luiz. "Feira do rolo na pedagogia da malandragem: memória e representações sociais no espaço urbano de Ceilândia-DF." Sociedade e Estado 20, no. 1 (April 2005): 271–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922005000100018.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maranhão, Renata De Sousa, and Thiago Augusto Nogueira de Queiroz. "OS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA NA FEIRA LIVRE DO MERCADO CENTRAL DE CEARÁ-MIRIM – RN." GEOCONEXÕES 1 (June 16, 2016): 31. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.4722.

Full text
Abstract:
O atual período técnico-científico-informacional é caracterizado pela existência de elementos do circuito superior da economia urbana. Contraditoriamente, neste período há objetos geográficos do circuito inferior, tais como, os mercados públicos e as feiras livres. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância cultural e econômica da feira livre do Mercado Central de Ceará-Mirim e os conflitos políticos que a envolvem. Para tal fim, utilizamos como procedimentos metodológicos, pesquisa bibliográfica, entrevistas, observações e registro fotográficos. Os resultados mostraram a predominância de elementos do circuito inferior da economia urbana na feira livre, algumas características do circuito superior, diversos fluxos locais, regionais e nacionais de pessoas e mercadorias, além de conflitos entre feirantes, consumidores e Estado que envolve a desorganização, a insalubridade e a insegurança da feira livre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira de Andrade, Maristela. "feira de Campina Grande: tradição e identidade." REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE 4, no. 8 (July 7, 2020): 11–29. http://dx.doi.org/10.30810/rcs.v4i8.1382.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma etnografia da feira de Campina Grandecomo uma instituição multifacetada que abrange aspectos econômicos, sociais,culturais e patrimoniais, com foco na tradição como elemento central e, no seulugar na formação da identidade da cidade. No percurso etnográfico o objetivofoi desvendar a dinâmica da feira em vários planos: o espacial relativo à distribuiçãodos bens comercializados; o da variedade dos bens e dos seus integrantes,para compor este cenário múltiplo e complexo. Com a decadência da feira, acidade viveria sucessivas experiências frente a instituições, além da feira, suasuniversidades, e festa junina, que assumiram um papel simbólico marcante noprocesso de reconfiguração identitária da cidade. Do diálogo de saberes, científicoe popular, a feira pode vir a ser repensada e reintegrada ao imaginário dosseus moradores, como um bem patrimonial imaterial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Marco Antonio. "Blade Runner BR, 2071." Revista de Antropologia 63, no. 1 (April 2, 2020): 12–34. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2020.168432.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o cinema de Adirley Queirós tomando seu primeiro longa metragem, A cidade é uma só? (2013), como fio condutor da interpretação. Seu cinema, situado entre Brasília e Ceilândia, sitia lugares e espaços naturalizados, dessubstancializa conceitos como os de localidade, periferia, identidade, memória, finitude, história, arquitetura, ficção, documentário. Seu cinema evoca diálogos fecundos através de figurações da alteridade, da distopia, da entropia em cenários urbanos posmetropolis, em que se percebe a insurgência das cidades satélites enquanto lócus de contestação e crítica a projetos, tão redentores quanto autoritários, como os propostos pela ideologia modernista que planeja e institui Brasília, nos anos 1950 e 1960, no Brasil central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gerhard, Felipe, Lucas Lopes Ferreira de Souza, Verónica Peñaloza, and Marianela Denegri. "Explorando aspectos utilitários e hedônicos do consumo no Fundo da Pirâmide." Revista Brasileira de Marketing 16, no. 3 (August 31, 2017): 268–80. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v16i3.3517.

Full text
Abstract:
O nmero de pesquisas sobre o Fundo da Pirmide aumentou nas ltimas dcadas; no entanto, uma discusso sobre seus hbitos de consumo ainda necessria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumidores em mercados informais, inerentes a esse segmento. Especificamente, este estudo explora os significados atribudos pelos consumidores para participar de uma feira, atravs das lentes de valores de compra hednicos e utilitrios. Atravs da triangulao de dois mtodos de pesquisa, foi analisada a Feira das Aves e seus consumidores (Brasil). Os resultados destacam o fato de a Feira ser constituda pelo sincretismo de grupos no homogneos de consumidores, que possuem diferentes razes para visit-la. Juntamente com o conceito econmico-utilitarista central de preos baixos, um elemento hednico-festivo surge como um atributo essencial do comportamento do consumidor. Nesse sentido, os indivduos fazem suas compras guiados por uma necessidade de utilidade, mas tambm h prazer na atividade de fazer compras em si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filho, Luiz Paulo Klock, Samuel Tafernaberri Vasques, and Wilson Itamar Godoy. "Organizações sociais e canais de comercialização acessados por agricultores agroecológicos: um estudo de caso na feira-livre de Chapecó/SC." COLÓQUIO 13, no. 1 (August 22, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v13i1.382.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta as experiências de agricultores que produzem alimentos no sistema de manejo agroecológico e estão inseridos nas cadeias curtas de comercialização. O objetivo do estudo é mostrar como produtores familiares, inseridos na feira central de produtos coloniais e agroecológicos do município de Chapecó, organizaram-se e comercializaram sua produção agroecológica. Verificou-se que os produtores se estruturam economicamente com a venda no canal de comercialização chamado feira-livre. Há potencialidades ao utilizar princípios da Agroecologia associados à conexão entre produtor e consumidor como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável. Porém, é necessário que os produtores desenvolvam estratégias que fortaleçam suas organizações sociais, para, assim, aprimorar práticas de cooperação e fortalecimento do desenvolvimento local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Brennand, Jorgiana Melo de Aguiar. "Consumo e sociabilidade numa feira de brechós no coração do subúrbio carioca." Diálogo com a Economia Criativa 5, no. 13 (April 22, 2020): 56. http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.51356-72.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz uma análise da Feira das Brecholeiras, realizada semanalmente, embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo focado no consumo e na sociabilidade presente nesse evento, que comercializa todo tipo de mercadoria. De bijuterias a roupas de grife. A feira surgiu em 2012 como um encontro de dez mulheres, que se reuniam na estação de trem de Madureira, apenas para “desapego” de roupas que entulhavam os armários. O evento cresceu e hoje os números impressionam: são cerca de 100 expositores a cada edição, além de um cadastro de reserva formado por aproximadamente 800 interessados, um cartão de crédito (Brecholeira’s Card) para facilitar as vendas e uma página no Facebook com mais de 112 mil membros. Aliando abordagem etnográfica, por meio da observação participante, e pesquisa bibliográfica, pretende-se mostrar como esse evento, que reúne principalmente vendedoras, que se intitulam donas de brechós e sacoleiras ao mesmo tempo - daí a explicação para o nome da feira - é capaz de atrair frequentadores que buscam artigos usados, num espaço considerado de pechincha. Um dos objetivos do trabalho é analisar o consumo como um fenômeno cultural e mediador de relações sociais e a sociabilidade como elemento central nas relações entre as brecholeiras e os frequentadores da feira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scaglioni, Cicero Gularte, Bruna Andrieli Ilha Pereira, Tobias de Medeiros Rodrigues, Ivo Leite Filho, and Pedro Dorneles. "Estudo de teses e dissertações nacionais sobre feiras de Ciências: mapeamento dos elementos que envolvem uma feira de ciências e suas interligações." Revista Educar Mais 4, no. 3 (November 10, 2020): 738–55. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2012.

Full text
Abstract:
Atualmente ocorrem dezenas de Feiras de Ciências em nosso país. Diante disso, buscamos realizar um levantamento para catalogarmos, em uma planilha eletrônica, os trabalhos de pós-graduação em stricto sensu desenvolvidos no Brasil sobre Feiras de Ciências. Foram localizadas 111 dissertações e 13 teses, tendo como trabalho pioneiro a dissertação de Ronaldo Mancuso de 1993. Tal levantamento demonstrou uma tendência de crescimento no número de trabalhos ao longo dos últimos anos, pois das 124 produções analisadas 109 são do período de 2010 a 2019. Destacamos como possível indício o fomento das chamadas anuais do CNPq de apoio a Feiras e Mostras Científicas. Em relação ao processo de categorização final, encontramos uma dispersão no foco dos trabalhos, pois muitos, apesar de citarem Feira de Ciências, não a tiveram como tema central de pesquisa. Foi identificado que o termo “Feira de Ciências” muitas vezes é usado sem definição consensual. Assim, realizamos uma síntese sobre as definições de Feiras de Ciências apresentadas em publicações de autores renomados no tema. Essa síntese propiciou uma construção de 10 objetivos e a elaboração do mapa de elementos que envolvem uma Feira de Ciências e suas interligações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Oliveira, Orlando José Ribeiro, and Marília Flores Seixas De Oliveira. "PARENTESCO, ORALIDADE E APRENDIZAGEM ENTRE VENDEDORES DE FOLHAS NA FEIRA DE SÃO JOAQUIM (SALVADOR)." Práxis Educacional 15, no. 31 (January 17, 2019): 229. http://dx.doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4671.

Full text
Abstract:
A Feira de São Joaquim (Salvador/BA) centraliza o mercado e a distribuição de plantas, aqui chamadas folhas, a que são atribuídas eficácias mágico-religiosa e terapêutica, desempenhando papel central em rituais e práticas da religiosidade afro-brasileira, notadamente no candomblé. Produzidas e comercializadas por extrativistas (majoritariamente mulheres), horticultores e raizeiros, tais folhas são negociadas em grandes quantidades e variedades diretamente por quem as produz, num local da feira chamado Pedra, em transações mercantis que ocorrem durante poucas horas na madrugada, fazendo circular grandes quantidades de folha no mercado regional. As folhas resultantes de coleta (extrativismo) são produzidas hegemonicamente por mulheres, que as colhem em áreas naturais e manchas florestais remanescentes no entorno de Salvador e interior do Estado, as organizam emgrandes fardos, as levam ao mercado, onde as vendem diretamente aos consumidores. Nessasatividades, é comum a participação de familiares, sobretudo crianças e adolescentes, que asacompanham em todas as etapas produtivas, o que envolve processos de aprendizagem que se baseiamem transmissão intergeracional e oral do conhecimento étnico-referenciado sobre as plantas e seususos e abrangem aspectos da sociabilidade na feira. Este artigo decorre de pesquisa de campo eobserva, dentre outros elementos, a proeminência das relações de parentesco entre os agentes sociaisda produção e circulação e aspectos que permitem aproximações com o contexto dos mercadosafricanos tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ávila, Janayna Da Silva. "Fotojornalismo no Brasil em 1968: a ditadura e o povo no olhar de Evandro Teixeira." Discursos Fotograficos 16, no. 28 (July 12, 2020): 12. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2020v16n28p12.

Full text
Abstract:
O artigo analisa cinco fotografias de autoria do fotógrafo Evandro Teixeira, publicadas no Jornal do Brasil, em 1968. As imagens registram episódios da história política brasileira, ocorridos durante a ditadura civil-militar: o funeral do estudante Edson Luís, sua missa de sétimo dia, a Sexta-feira Sangrenta e a Passeata dos 100 Mil, na cidade do Rio de Janeiro. As imagens analisadas mostram como o corpo político é o elemento central desse importante documento visual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Barbosa Santos da Silva, Mateus, and Angelo Serpa. "Perfil e caracterização de um bairro popular empreendedor em Feira de Santana: análise socioespacial dos processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços." Ateliê Geográfico 10, no. 2 (September 13, 2016): 42. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v10i2.39630.

Full text
Abstract:
ResumoO objetivo desta pesquisa é compreender e analisar os processos de complexificação de centralidades de comércio e serviços, por meio dos campos da produção e do consumo - inclusive cultural - em um bairro popular de Feira de Santana. Para tanto, foram articulados os métodos dialético e fenomenológico. Como procedimentos metodológicos realizou-se uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e pesquisas diretas em campo: aplicação de questionários junto aos usuários de comércios e serviços e aos empreendedores no bairro do Tomba (quantitativa); realização de entrevistas com os empreendedores (qualitativa). Os resultados estão estruturados em quatro etapas: uma discussão sobre o conceito de classe média no Brasil, o processo histórico de formação do Tomba e sua consolidação como centralidade na cidade, uma discussão sobre consumidores e outra sobre empreendedores no bairro. As principais conclusões apontam que o comércio e os serviços neste bairro exercem uma grande atratividade local, tornando-se indispensáveis aos seus moradores devido a sua amplitude, à gama de comércio e serviços ofertados, à facilidade de acesso e aos preços acessíveis.Palavras-chave: Empreendedorismo Popular; Ascensão Social; Análise Urbano-Regional; Bairro Popular; Feira de Santana. AbstractThe main goal of this research was to understand and analyze the processes of complexification of the centralities in retailand services, through the fields of production and consumption - including cultural production - in a popular neighborhood in Feira de Santana, state of Bahia, Brazil. The main methodological procedures were a literature review and fieldwork, in which we pursued to accomplish a quantitative stage and a qualitative stage. On the first moment we applied questionnaires to consumers and to entrepreneurs in the neighborhood of Tomba, the second part consisted of interviewing entrepreneurs who were also respondents of the questionnaire. This article is structured in four topics: discussion of the concept of middle-class in Brazil; Tomba’s neighborhood historical process of establishment and its consolidation as a centrality in Feira de Santana; a discussion on the profile of the consumers; and a reflection on the profile of the entrepreneurs. The main results show that retailand services in Tomba perform a major local attraction, due to its variety, range, low prices and scope.Keywords: Popular Entrepreneurship; Upward Social Mobility; Analysis Urban-Regional; Neighborhoods; Feira de Santana. ResumenEl principal objetivo de esta investigación es comprender y analizar los procesos de complejización de la centralización de comercio y servicios, a través de los campos de producción y de consumo – incluyendo la cultura – en un barrio popular en Feira de Santana, estado de Bahia, Brasil. Los principales procedimientos metodológicos fueron la revisión bibliográfica y el trabajo de campo, en el que buscamos lograr una etapa cuantitativa y una etapa cualitativa. Al principio se realizaron cuestionarios a los consumidores y emprendedores y posteriormente, se entrevistaron los emprendedores del barrio de Tomba. Este artículo se estructura en cuatro tópicos: discusión sobre el concepto de clase media en Brasil; el proceso histórico de formación del barrio de Tomba en Feira de Santana y la consolidación de su rol central en la ciudad; una discusión del perfil de los consumidores y otra sobre los emprendedores. Los principales resultados muestran que el comercio y los servicios en Tomba ejercen un gran atractivo local, debido a su variedad, facilidad de acceso y precios bajos.Palavras clave: Emprendimiento Popular; Ascenso Social; Análisis Urbano Regional; Barrios Populares; Feira de Santana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Medeiros, Felipe Silva, Gabriela Braga de Sá, Maysa Kevia linhares Dantas, and Maria Das Graças Veloso Marinho de Almeida. "Plantas medicinais comercializadas na feira livre do município de Patos, Paraíba." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 14, no. 1 (January 1, 2019): 150. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v14i1.5448.

Full text
Abstract:
Nas regiões mais pobres e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, as plantas medicinais são comercializadas em feiras livres e mercados populares e também podendo ser encontradas em quintais residenciais e dentro das matas próximas as casas. Frente ao exposto, objetivou-se realizar um levantamento etnobotânico na feira livre e mercado municipal de Patos, Paraíba. A pesquisa ocorreu durante o mês de julho de 2017, por meio de visitas as feiras livres e entrevistas utilizando questionários do tipo semiestruturados aplicados aos comerciantes de plantas medicinais. Foram entrevistados ao total 9 raizeiros. Observou-se um total de 36 plantas medicinais comercializadas. As plantas mais citadas foram cajueiro e aroeira ambas com (13,89%) e barbatimão (11,77%). Os raizeiros e erveiros possuem uma grande importância social e econômica nas cidades, devido a maior facilidade de acesso ao tratamento de doenças. como também é fonte de renda desses comerciantes. Verificou-se que os raizeiros e erveiros que atuam no Mercado Central de Patos, possuem uma riqueza de conhecimentos sobre plantas medicinais e seus usos como também foi encontrada uma diversidade de espécies comercializadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Melo, Wagner Gomes de, Ana Clara Bezerra Felinto, Steffany Albuquerque do Bú, Eduarda Josefa Alves Marçal, Igor Macêdo de Oliveira, Joyce Almeida Lima, Juliana Barbosa de Sousa, and Mayra da Silva Cavalcanti. "Análise da qualidade do queijo coalho vendidos em uma feira livre do município de Campina Grande-PB." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 21, 2021): e28510716457. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16457.

Full text
Abstract:
Produto típico do nordeste brasileiro, o queijo tipo coalho tem uma grande importância econômica e cultural. No estado da Paraíba representa um significativo meio de geração de renda aos produtores de leite, em sua grande maioria produzindo queijos tipo coalho de forma artesanal. Para tanto, é utilizado o leite cru como principal matéria-prima para fabricação dessa iguaria, tão utilizada na gastronomia nordestina. A falta da utilização de métodos de pasteurização da matriz alimentar torna-se um meio propício para a veiculação de contaminação do produto. A ausência das Boas Práticas de Fabricação, associado ao transporte, acondicionamento e comercialização inadequada, deixa o consumidor expostos ao risco de doenças transmitidas por alimentos. Pela importância econômica e cultural no comércio deste produto na cidade avaliada, o presente estudo teve o intuito de analisar a qualidade microbiológica do queijo tipo coalho artesanal comercializados na feira. Assim, foram analisadas 10 amostras de diferentes pontos comerciais da feira de queijo da cidade de Campina Grande, Paraíba. As análises microbiológicas seguiram o protocolo da legislação vigente para tal produto, onde foram avaliados quanto a presença de coliformes totais, Staphylococcus aureus, Salmonela spp. e Listeria monocytogenes. 90% das amostras analisadas estavam acima do permitido pela normativa para coliformes totais, Salmonela spp. e Listeria monocytogenes. A partir dos resultados das análises microbiológicas, foram demonstradas inadequações dos padrões microbiológicas do queijo tipo coalho comercializados na feira central, por apresentar uma grande quantidade de microrganismos patogênicos acima do limite exigido pela legislação brasileira o que levanta um alerta de saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Amor, Ana Lúcia Moreno, Ricardo Mendes da Silva, Allyson Araújo Magalhães Ramos da Silva, Welvys de Carvalho Araújo, Alex Jesus de Oliveira, Jamille Souza Almeida, Alessandra Santana Silva, Édila Verônica Silva Rocha, Larissa Tannus Rebouças, and Isabella de Matos Mendes da Silva. "PERFIL DE MANIPULADORES E CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS PROVENIENTES DE FEIRAS LIVRES E SUPERMERCADOS." Revista Baiana de Saúde Pública 36, no. 3 (May 7, 2013): 792. http://dx.doi.org/10.22278/2318-2660.2012.v36.n3.a556.

Full text
Abstract:
A feira livre de um município desempenha importante papel socioeconômico por subsidiar renda direta para produtores locais e por ser um centro comercial que atende às necessidades da população. Os supermercados têm assumido cada vez mais papel central no cotidiano dos consumidores por comercializarem demanda mais ampla de alimentos. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil de consumidores e manipuladores de hortaliças de uma feira livre e supermercados de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo corte transversal, de caráter descritivo, utilizando abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido nos meses de janeiro a março de 2009 e janeiro a março de 2010. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário validado, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. Os pesquisados estavam, em sua maioria, na faixa etária entre 17 a 22 anos e 35 a 40 anos; sexo feminino; baixa escolaridade; renda familiar abaixo do salário mínimo; vivendo e trabalhando em locais com esgotamento sanitário deficiente. Há de se destacar uma frequência importante do uso de medicamentos por conta própria na população estudada, bem como a não finalização do tratamento terapêutico. Caracterizar usuários quanto ao uso contínuo de medicamentos e plantas medicinais auxilia na promoção de políticas públicas adequadas ao uso racional destes pela população local. Concluiu-se que o perfil dos feirantes é marcado pela informalidade, baixa remuneração, carga horária de trabalho elevada e flexível, diferente dos manipuladores de supermercados. A caracterização dos manipuladores e consumidores revelou que, a despeito da abertura de muitos supermercados, a feira do município de Santo Antônio de Jesus continua sendo um ponto de encontro entre os que buscam vender e os que desejam comprar hortaliças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Castro, Milene de Cássia Santos, and Angelo Cezar Pinho Tavares. "produção social do espaço público na cidade de Belém-PA." Cadernos de Geografia, no. 42 (December 28, 2020): 71–82. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_42_5.

Full text
Abstract:
O espaço urbano no período recente tem atravessado uma forte influência mercadológica que altera o processo de produção e organização sócio espacial, que em grande parte complexificam e fragmentam estes espaços. Sendo assim, os espaços públicos nas grandes cidades acabam entrando na lógica de interesses privados que restringem os seus usos para determinados agentes sociais. Portanto, o problema central levantado nesta pesquisa se refere a: como o Complexo Feliz Lusitânia e a Feira do Açaí, se constituem enquanto públicos a partir de seus usos e organização sócio espacial? Dessa maneira, este artigo visa analisar como as práticas e usos presentes no Complexo Feliz Lusitânia e na Feira do Açaí os caracterizam enquanto espaços públicos. Como metodologia este artigo se utiliza de fontes bibliográficas, documentais e analise de conteúdo auxiliado por trabalho de campo realizado nos lócus de pesquisa delimitados. Como resultados, consideramos que os espaços públicos belenenses apesar de juridicamente se caracterizarem enquanto públicos, em grande parte não permitam a real condição de público destes espaços ao restringirem seus usos quase que exclusivamente ao consumo exacerbado, restringindo assim, aspectos de maior importância como a sociabilidade, a cooperação e a participação política da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Monteiro, Thayana d'Alencar, and Freddy Ruben Bravo. "Diptera, Muscidae, Cariocamyia maculosa Snyder: Primeiro Registro para o Nordeste do Brasil." EntomoBrasilis 4, no. 3 (December 15, 2011): 154–56. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v4i3.176.

Full text
Abstract:
Cariocamyia maculosa Snyder, é um Muscidae com registros para a Colômbia e Brasil (regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Em um levantamento de dípteros saprófagos na cidade de Feira de Santana no estado da Bahia com iscas de origem orgânico animal em putrefação, foram coletados 46 espécimes de C. maculosa. Esse é o primeiro registro da espécie para a Bahia e Nordeste do Brasil. Apesar de C. maculosa ter sido encontrada em áreas urbanas e em material orgânico animal em putrefação sua antropização e importância forense não foram citadas na literatura especializada, sendo necessários mais estudos para corroborar essas condições. Diptera, Muscidae, Cariocamyia maculosa Snyder: First Record from Northeastern Brazil Abstract. Cariocamyia maculosa Snyder, is a muscid fly with records from Colombia and Brazil (Southern, Southeastern and Central-West regions). In a survey of Diptera saprophagous in Feira de Santana, state of Bahia, with animal organic bait were collected 46 specimens of C. maculosa. This is the first record of the species to Bahia and Northeastern of Brazil. The forensic importance and the anthropized status of C. maculosa have not been detached in the specialized literature and new studies should be improved to corroborate these conditions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Freire, Vitorino Fontenele, and Marcelo Calderari Miguel. "ENSAIO FOTOETNOGRÁFICO DA FEIRA CAPIXABA DE PRODUTOS DA REFORMA AGRÁRIA." Expressa Extensão 23, no. 1 (February 15, 2018): 83. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v23i1.12534.

Full text
Abstract:
ENSAIO FOTOETNOGRÁFICO DA FEIRA CAPIXABA DE PRODUTOS DA REFORMA AGRÁRIARESUMO: O presente ensaio fotoetnográfico tem como objetivo apresentar um projeto extensionista desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Tratam-se de ações educativas iniciadas em 2016 que apresentam resultados crescentes e sustentáveis, apontando a necessidade de ampliar espaços. A Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária, se apresenta como uma das possibilidades deste Projeto romper os limites da área rural e conquistar novos espaços negociais na área urbana. A linha de extensão é o Desenvolvimento Rural e Questões Agrárias. Este projeto nasceu da articulação da Extensão do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES) com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Espírito Santo (MST-ES) e o Programa Educação do Campo. Durante a Feira foram exploradas as possibilidades da técnica etnográfica, vivenciando a experiência de estranhamento que traz em si o potencial de explorar o dinamismo das interações sociais que a Feira proporciona ou pela diferença e estranhamento de tal prática no ambiente urbano. Esse evento conglutina a comunidade urbana e o trabalhador camponês, elucidando os benefícios da alimentação saudável para os visitantes da feira.Palavras-chave: Produtos da reforma agrária. Processo de desenvolvimento de serviços. Formas de sociabilidade. Mercado de rua. PHOTOETNOGRAPHIC ESSAY OF THE CAPIXABA FAIR OF AGRARIAN REFORM PRODUCTS ABSTRACT: The present memorial and essay aims to present an extension project developed by the Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). These are educational actions initiated in 2016 and are currently pursuing their own steps and support from the institution. Therefore, this work constitutes a photoetnographic essay and aims to present the Capixaba Fair of Agrarian Reform Products. The extension line is Rural Development and Agrarian Issues and the project was born out of the articulation of the Extension of the Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES/UFES) with the Movement of Rural Landless Workers in Espírito Santo (MST-ES) and the Field Education Program. This event conglutinates the urban community and the peasant worker, elucidating the benefits of healthy eating in the central dialogogical-reflective basin of the Espírito Santo lands.Key-words: Products of agrarian reform. Service Development Process. Forms of sociability. Street market.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mendes, Paula Graziela. "FEIRAS LIVRES E SEU PAPEL NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO." Revista Tocantinense de Geografia 10, no. 20 (February 2, 2021): 84–103. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v10n20p84-103.

Full text
Abstract:
As feiras livres são fenômenos caracterizados por serem mercados periódicos realizados ao ar livre, geralmente em espaços públicos. São elementos importantes no abastecimento urbano como também em questões culturais e sociais sendo realizadas periodicamente em diversos bairros da cidade. Neste contexto é importante verificar: quais são os impactos das feiras livres no espaço público da cidade de Montes Claros? Este trabalho tem como recorte de pesquisa a feira que ocorre na Praça Doutor Chaves em que o objetivo central é refletir sobre o seu papel na organização do espaço urbano tendo como foco as mudanças sociais, políticas e econômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Allain, Luciana Resende, Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Samuel Cunha Oliveira Giordani, Isabella Gama Santos, Brenda Martins Cotta Salomé, Patrícia De Souza, Gabriela Ribeiro Mourão, and Matheus Moreira Chaves Pinto. "IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA PERSPECTIVA CURRICULAR SITUAÇÃO DE ESTUDO: UM ESTUDO DE CASO EM DOIS CONTEXTOS ESCOLARES." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no. 5 (October 7, 2019): 131–50. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i5.2034.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os limites e possibilidades da perspectiva curricular Situação de Estudo (SE) em duas escolas públicas, durante as feiras de Ciências que ocorreram na Semana da Educação para a Vida em 2017 na cidade de Diamantina-MG. Para compreender as potencialidades e limitações das SEs, participaram da pesquisa os licenciandos envolvidos no PIBID Biologia da UFVJM e dois professores supervisores do PIBID (um em cada escola). A coleta de dados consistiu na análise dos diários de campo da coordenadora de área e dos pibidianos e na realização de um grupo focal com os sujeitos participantes, cujas falas foram transcritas e analisadas pela Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio do processo de categorização da ATD, os resultados foram evidenciados em cinco categorias pré-estabelecidas: 1) Surgimento dos temas; 2) Interdisciplinaridade; 3) Diálogo/Interação; 4) Organização da feira; e 5) Limites e possibilidades da SE. Os resultados indicam que a categoria “interação/diálogo”, entre os sujeitos envolvidos na preparação da feira, teve papel central no sucesso da SE. Ela parece ser um eixo fundamental sobre o qual se articulam as demais categorias. Por outro lado, uma limitação evidenciada foi a falta de diálogo entre os sujeitos, dificultando a concretização de uma SE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Cruz, Ricardo Luiz, and Juliana Toyama. "Uma porção do Japão em Campo Grande (MS)?" Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 7, no. 12 (January 5, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2020v7n12id16263.

Full text
Abstract:
O sobá é um prato, normalmente consumido de forma individual, composto por caldo de carne suína, omelete cortado em finas tiras, carne bovina ou suína, cebolinha, gengibre e uma massa de macarrão preparada com cinzas de legumes. Este artigo busca analisar o sobá como experiência, memória e imaginário. O foco é no sobá produzido e consumido na Feira Central e Turística de Campo Grande (MS) – um espaço localizado no centro da cidade e onde a experiência da sua degustação, enquanto algo “turístico”, ganha sentido através de um imaginário também expresso na paisagem do local e ancorado numa memória sobre a imigração japonesa no sul do antigo estado de Mato Grosso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Chagas, Gisele Fonseca. "Identidades religiosas e fronteiras étnicas: um estudo do ritual da oração na comunidade muçulmana do rio de janeiro." Religião & Sociedade 29, no. 2 (2009): 152–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-85872009000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo focaliza o papel que o ritual da oração coletiva de sexta-feira, praticado pelos muçulmanos sunitas do Rio de Janeiro, tem na construção de suas identidades religiosas. Considerando que a ideia de obtenção de conhecimento religioso (textos doutrinais e práticas rituais) da tradição sunita é central nos discursos dos membros dessa comunidade, as várias formas através das quais esse conhecimento é posto em circulação, apropriado e mobilizado via ritual da oração criam distinções cumulativas, que estabelecem diferentes fronteiras, poderes e identidades para os membros da comunidade sunita do Rio de Janeiro, de acordo com suas etnicidades e inserções no Islã (nascidos muçulmanos ou convertidos).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Brito, Fabio Sergio Lima, and Rafaella Louzeiro Braga. "Percepção ambiental dos feirantes em relação aos resíduos sólidos gerados no mercado central de Ananindeua (PA)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16, no. 4 (August 1, 2021): 434–50. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.12019.

Full text
Abstract:
Diagnosticar a percepção ambiental dos feirantes em relação à geração dos resíduos sólidos no Mercado Central de Ananindeua-PA é foco deste trabalho. A metodologia empregada se baseou em estudo quanti-qualitativo, construindo uma explicação sobre a realidade pesquisada. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de Checklist sobre o gerenciamento de resíduos sólidos (RS) gerados na área de estudo e o questionário foi o instrumento utilizado para obter informações em relação à percepção dos feirantes. Os formulários foram analisados utilizando a estatística não-paramétrica por meio do teste qui-quarado de aderência e tendência, os cálculos foram realizados com o auxílio do Software BioEstast. Os resultados apontaram que o gerenciamento dos RS é inadequado, principalmente o acondicionamento em virtude da ausência de sacolas plásticas ou recipientes com incompatibilidade física e química com os resíduos produzidos. A grande maioria dos trabalhadores possuem conhecimento sobre a problemática ocasionadas pelos RS na feira, o que facilita a aceitação para implantação de projetos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Nascimento, Gerson Gomes do, and Malco Jeiel De Oliveira Alexandre. "Editorial." GEOCONEXÕES 1 (June 16, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2016.4715.

Full text
Abstract:
Esta quarta edição da Revista Geoconexões traz os seguintes artigos: Mobilidade Urbana: uma análise dos problemas de infraestrutura na Avenida João Medeiros Filho em Natal-RN dos autores Antônio Francisco dos Santos Junior e Gerson Gomes do Nascimento ambos do IFRN na qual os autores afirmam que na atualidade a mobilidade urbana se apresenta como um dos principais desafios das cidades que apresentam um considerável crescimento demográfico. O planejamento urbano por sua vez é peça chave do poder público para que seja oferecida uma mobilidade urbana de qualidade a população nas médias e grandes cidades no Brasil fato que em Natal não se mostra de forma diferente. O segundo artigo intitulado A Teia de relações na escola e o fazer-pensar no ensino de geografia do professor Thiago Augusto Nogueira de Queiroz (IFRN) se constitui no resultado de uma observação, descrição e análise realizada nas disciplinas “Estágio Supervisionado de Formação de Professores I” e “Estágio Supervisionado de Formação de Professores II”, em uma experiência vivenciada na Escola Estadual Nestor Lima – Natal – RN, no ano de 2013 na qual analisa a prática educativa desenvolvida a partir da teia de relações da referida escola. Os Circuitos da economia urbana na feira livre do mercado central de Ceará-Mirim – RN dos autores Renata de Sousa Maranhão e Thiago Augusto Nogueira de Queiroz ambos do IFRN complementam esta edição da revista. Nele, os autores evidenciam como o atual período técnico-científico-informacional é caracterizado pela existência de elementos do circuito superior da economia urbana. Contraditoriamente, neste período há objetos geográficos do circuito inferior, tais como, os mercados públicos e as feiras livres. Este artigo tem como objetivo mostrar a importância cultural e econômica da feira livre do Mercado Central de Ceará-Mirim e os conflitos políticos que a envolvem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Giuliani, Caroline dos Santos, Aline Finatto Alves, Géssica Hollweg, Katiele Chaves Nascimento, and Vanessa Pires da Rosa. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PASTÉIS FRITOS COMERCIALIZADOS EM FEIRA DE AGRICULTORES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 370–73. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8849.

Full text
Abstract:
O consumo de refeições fora do domicílio expõe os consumidores às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Alimentos vendidos em feiras localizadas em vias públicas estão sujeitos à contaminação por microrganismos patogênicos. Objetivou-se avaliar a qualidade microbiológica de pastéis fritos comercializados em uma Feira de Agricultores, localizada na região central do Rio Grande do Sul. A contagem máxima de coliformes termotolerantes apresentou-se dentro dos padrões da legislação, no entanto, indicou higiene, limpeza e sanitização inadequadas. A contagem de Staphylococcus aureus foi superior ao limite estabelecido pela legislação, podendo trazer riscos à saúde do consumidor. A contagem total de microrganismos aeróbios mesófilos foi <106 UFC/g, considerado próprio para consumo. Com base nos resultados, são necessárias maiores medidas para o controle higiênico-sanitário dos pastéis, como o aperfeiçoamento dos manipuladores na produção, armazenamento e comercialização, bem como a inspeção por parte dos órgãos de fiscalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Loli, Dayane Andressa, Romilda de Souza Lima, and Rose Mary Helena Quint Silochi. "Mulheres em contextos rurais e Segurança Alimentar e Nutricional." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (November 27, 2019): e020008. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8656151.

Full text
Abstract:
Nos espaços rurais, uma mulher, além de realizar o trabalho doméstico, realizar atividades produtivas, porém, estas não são registradas e valorizadas da mesma forma que as atividades dos homens, e por isso, é visto como uma ajuda. Ao desdobrar entre o trabalho produtivo e reprodutivo, possibilita a reprodução do grupo familiar e o desenvolvimento e manutenção do patrimônio. O objetivo deste trabalho consiste em identificar os espaços de participação das mulheres nas atividades produtivas e de comercialização, em um estudo de caso no município de Francisco Beltrão-PR e, analisar os reflexos desta atividade como um fator que promove renda e, consequentemente, usa para a segurança alimentar de sua família. Para isso, foram realizadas entrevistas na feira da praça central e na universidade tecnológica federal do Paraná - UTFPR,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Oliveira, Laura Sant'Anna Luedy, Mariana Toledo Borges, and Hyury Pinheiro. "“Anota aí: eu sou ninguém”." Idéias 10 (November 19, 2019): e019009. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v10i0.8657411.

Full text
Abstract:
No dia 7 de junho de 2019, uma sexta-feira, nos encontramos perto da estação Marechal Deodoro, região central da capital paulista. Com câmera e cadernos em mãos, deixamos para trás a área degradada e de pujante comércio popular, e paramos um pouco antes de poder sentir a aura das moradas quietas e portentosas de Higienópolis. Vladimir nos recebeu em seu apartamento de manhã cedo, vestido de preto. Sua conhecida expressão solene simpaticamente contrastava com mundanidade do copo de leitevazio que segurava quando nos abriu a porta. Sentamos, os quatro, na sala de estar, que era habitada por uma estante de livros, um par de sofás, mesa de centro e um pequeno piano de cauda. A quietudeda casa deu espaço, então, ao ressonante movimento de ideias que pode ser conferido nas páginas que seguem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rossi Junior, Renildo, Roselene de Alencar, André Reis, Mary Liao, and Antonino Pereira. "Inclusão Social Através do Desporto." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 17, no. 3 (September 30, 2014): 224–51. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2014.978.

Full text
Abstract:
O presente estudo pretendeu compreender qual foi o papel do Programa “Pintando a Liberdade e Cidadania” na inclusão social em Feira de Santana. O estudo teve caráter etnográfico, e utilizou a técnica de análise de conteúdo para examinar os dados restantes da análise documental, da observação participante e de entrevistas. A maioria dos dados aponta o poder de unir e transformar as pessoas a principal razão para utilização do desporto como tema central do Programa. Dentre os seus principais objetivos, salientam-se o gerar trabalho, renda e a solidariedade. As estratégias principais utilizadas centraram-se em possibilitar oportunidades de vida aos mais carenciados e na formalização de convênios. A profissionalização e inserção profissional foram identificados como sendo os principais resultados obtidos. Entre as principais razões para o seu sucesso, salientam-se a liderança e a organização, o reconhecimento da comunidade e a busca de superação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gewehr, Diógenes, and Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. "A pesquisa científica na evocação do pensamento metacognitivo em alunos pesquisadores." Laplage em Revista 6 (September 4, 2020): 133–43. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020206especial953p.133-143.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a utilização da pesquisa científica como estratégia pedagógica e a relação com a metacognição. Busca conhecer as percepções de alunos pesquisadores, participantes de uma feira de ciências, sobre o que compreendem por pesquisa científica a partir de vivências e reflexões metacognitivas. Fizeram parte do estudo 133 alunos da Educação Básica da região central do RS. Os dados foram coletados mediante questionário Likert, analisados pela estatística descritiva e método fenomenológico e expressos por meio de vinhetas. Constatou-se que a maior parcela dos participantes compreende a pesquisa científica em sua complexidade metodológica. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo perpassou pela elaboração à conclusão das pesquisas científicas, possibilitando aos alunos pesquisadores identificarem suas aprendizagens e limitações. Desse modo, a evocação do pensamento metacognitivo pode ser utilizada a favor de uma aprendizagem efetiva, tendo as pesquisas científicas se mostrado como estratégias potentes para tal, contribuindo neste sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gewehr, Diógenes, and Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. "A pesquisa científica na evocação do pensamento metacognitivo em alunos pesquisadores." Laplage em Revista 6, Especial (December 8, 2020): 133–43. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020206especial542p.133-143.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a utilização da pesquisa científica como estratégia pedagógica e a relação com a metacognição. Busca conhecer as percepções de alunos pesquisadores, participantes de uma feira de ciências, sobre o que compreendem por pesquisa científica a partir de vivências e reflexões metacognitivas. Fizeram parte do estudo 133 alunos da Educação Básica da região central do RS. Os dados foram coletados mediante questionário Likert, analisados pela estatística descritiva e método fenomenológico e expressos por meio de vinhetas. Constatou-se que a maior parcela dos participantes compreende a pesquisa científica em sua complexidade metodológica. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo perpassou pela elaboração à conclusão das pesquisas científicas, possibilitando aos alunos pesquisadores identificarem suas aprendizagens e limitações. Desse modo, a evocação do pensamento metacognitivo pode ser utilizada a favor de uma aprendizagem efetiva, tendo as pesquisas científicas se mostrado como estratégias potentes para tal, contribuindo neste sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Calíope, Thalita Silva, and José Carlos Lázaro Da Silva Filho. "Imitação e Inovação na Moda: Mapeando o Processo Criativo no Segmento de "Modinha" em uma Feira Regional." International Journal of Innovation 4, no. 2 (June 9, 2016): 119–39. http://dx.doi.org/10.5585/iji.v4i2.104.

Full text
Abstract:
Fashion is recognized by transience, resulting in its short life cycle, since the constant changes make what was previously considered "fashionable" obsolete (Emidio Sabione, 2010). In this market, innovate and act before competitors, accelerate the launch of products, reduce design time and the placement of new items on the market is a survival condition (Lipovetsky, 2007). A central factor in the fashion spread is imitation, as this promotes both innovation and obsolescence, forcing producers to set up periodically (Caulkins et al., 2007, Pesendorfer, 1995). The research object is the "modinha", women's clothing that follows media trends, is the copying, with or without changes, to the mass market (Avelar, 2009; Victor, 2007), in this study, "José Avelino Street Fair". This fair meets weekly hundreds of manufacturers in a metropolis of northeastern Brazil that has been established as a fashion hub. Thus, it was proposed to identify the process of innovation in companies that make “modinha” in this Fair. The research was conducted through a survey and data were obtained from a questionnaire administered with 78 stallholders. One descriptive and exploratory data analysis was performed. It was found that, contrary to expectation, a considerable formality, with 49 of the 78 respondents with CNPJ; its customers are small retailers; and their competitors are the stallholders. Regarding the creation of clothes models, the stallholders research in various sources and said imitating models from these sources, but they try to make changes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Trindade, Soraya Castro, Nátila Cibele Araújo de Souza, Simone Seixas da Cruz, Johelle De Santana Passos Soares, Eliesita Costa Pereira, Gabriela Sampaio Campos, Juliana Albuquerque R. Barreto, et al. "CONDIÇÃO BUCAL DE PUÉRPERAS ATENDIDAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 7, no. 1 (July 22, 2017): 44. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i1.1227.

Full text
Abstract:
A gestação é um período marcado por modificações que podem refletir em alterações na cavidade bucal. Objetivo: descrever a condição bucal de puérperas examinadas no Hospital da Mulher em Feira de Santana, no período de 2010 a 2012. Materiais e Métodos: foi realizado um estudo transversal descritivo dacondição bucal de puérperas utilizando o banco de dados do projeto “Geravida” desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar (NUPPIIM). A condição bucal das puérperas foi avaliada por meio de exame bucal para o diagnóstico de cárie e de doenças periodontais. Foramobtidas informações sobre as características sociodemográficas, saúde, estilo de vida e cuidado com a saúde bucal por meio de entrevista. Foi realizada uma análise descritiva das variáveis, obtendo-se a frequência simples para os dados dicotômicos e medidas de tendência central e dispersão para os dadosintervalares. Resultados: A população de estudo foi constituída por 372 puérperas com média de idade de 23,87± 6,67 anos, 71,97% não teve acesso a consulta com um cirurgião dentista durante a gestação e apenas 18,33% receberam orientação do dentista sobre saúde bucal, somente 1,35% das puérperas não realizaram pré-natal. A média do CPOD encontrada foi de 5,70± 5,14, com mediana de 5,00 [IQ:1,00-9,00]. Quanto à condição periodontal, das 371 examinadas (um dado perdido), 9,16% tiveram diagnóstico positivo para periodontite; dentre as 337 sem periodontite, 9,79% tiveram diagnóstico positivo para gengivite. Conclusão: as puérperas estão saudáveis, com baixoíndice de CPOD e doenças periodontais. Contudo é necessária uma maior divulgação sobre o pré-natal odontológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira Barcelos, Bartholomeo, Ricardo Da Silva Barcelos, Janis Elisa Ruppenthal, and Ana Mercedes Sarria Icaza. "ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA – RS." Revista GESTO 1, no. 1 (December 15, 2013): 12. http://dx.doi.org/10.20912/2358-0216/2013.v1i1.1268.

Full text
Abstract:
<p><strong></strong>O estudo objetiva analisar as características e as percepções dos empreendedores participantes de atividades de economia solidária no município de Santa Maria-RS. Metodologicamente o estudo é de natureza qualitativa de abordagem exploratória e descritiva, fazendo uso de procedimentos quantitativos para o tratamento dos dados, e utilizou-se do questionário como técnica de coleta de dados. Os resultados do estudo permitiram traçar um perfil dos empreendimentos econômicos solidários, participantes do Projeto Esperança/Cooesperança, considerado referência na região central do Rio Grande do Sul (RS) devido às ações desenvolvidas. Identificou-se também que o município dispõe de um ambiente propício para o desenvolvimento da economia solidária, afirmativa que fica evidente, visto que 79,41% dos pesquisados apresentaram uma percepção positiva das condições oferecidas pelo município, sendo reforçado ainda mais pela realização de eventos de referência como a FEICOOP e a Feira EcoSol.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Verona, Juliana Augusta, and Maurício Compiani. "O século XXI e as tradições que resistem na pequena cidade do interior baiano: exemplo das feiras livres e da produção artesanal de farinha de mandioca / The 21st century and the traditions that endure in a small town of Bahia ́s countryside:." Geograficidade 6, no. 2 (March 20, 2016): 71. http://dx.doi.org/10.22409/geograficidade2016.62.a12962.

Full text
Abstract:
Os estudos sobre a Geografia Urbana no Brasil, especificamente aqueles relacionados às cidades pequenas, necessitam de maiores investigações. Segundo Santos (1997), quanto menor o lugar a ser analisado, maior será a quantidade de níveis e determinações externas que incidem sobre ele, e, justamente por isso, a complexidade do estudo do menor. Esta pesquisa tem como objetivo central identificar as chamadas “geografias menores” através de imagens da feira livre e da produção artesanal de farinha de mandioca em uma cidade pequena do sudoeste baiano, denominada Candiba (BA). Os seus pressupostos basearam-se na revisão bibliográfica, principalmente sobre “geografias menores” e sobre o cotidiano nas pequenas cidades. Posteriormente, a partir de registros fotográficos apresenta-se breve discussão acerca da importância das feiras livres como espaço de lazer e fortalecimento das identidades culturais, bem como, a riqueza cultural que permanece, neste século XXI, de famílias que produzem coletivamente a farinha de mandioca para fins de consumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Corona, Hieda Maria Pagliosa, Samuel Tafernaberri Vasques Vasques, and Wilson Itamar Godoy. "Dinâmicas socioeconômicas dos feirantes agricultores familiares de Chapecó (SC)." Redes 23, no. 1 (January 19, 2018): 237. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v23i1.10532.

Full text
Abstract:
No presente artigo, o objetivo central é compreender a feira-livre como um espaço estratégico para a permanência da agricultura familiar, indo além da temática da inserção de mercado. A pesquisa de campo foi desenvolvida nas duas feiras-livres centrais da cidade de Chapecó/SC, dividida em duas etapas: levantamento das características dos feirantes, por meio da entrevista com base em um formulário com questões abertas e fechadas com 63 feirantes responsáveis pelas bancas; e entrevistas com base em questões semiestruturadas com as 28 famílias que se enquadraram como feirantes agricultores familiares residentes no Município de Chapecó. Os dados coletados foram apresentados em quadros sínteses e a análise realizada seguiu os parâmetros da análise de conteúdo. Os resultados demostram a importância desse mercado de proximidade para os agricultores familiares feirantes, não apenas como espaço de comercialização de produtos, mas como espaço de construção social em que estão presentes as relações de interconhecimento, de reciprocidade e de relativa autonomia frente ao sistema agroalimentar hegemônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ferreira Amorim, Camilla, and Geilsa. "A consideração da diversidade cultural no ensino de ciências: percepções de futuros professores." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias 15, no. 3 (September 1, 2020): 444–59. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.14939.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo central foi identificar qual a percepção dos estudantes dos cursos de Biologia e Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, Brasil, sobre a consideração da diversidade cultural presente nas salas de aulas nos momentos de ensino e, com base nisto, abalizar proposições que contribuam para os currículos desses cursos e formação docente sensível à diversidade cultural. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com dez futuros professores. As falas foram transcritas e sobre elas procedeu-se a Análise de Conteúdo. A maioria dos entrevistados acredita que não está preparada para lidar com a diversidade cultural presente nas escolas e salas de aula, nem mesmo após a conclusão dos seus respectivos cursos. Concluímos que a inserção e a interação do futuro docente no ambiente escolar devem ser realizadas ainda no início do curso, e não de forma reduzida a um espaço isolado, que a restrinja apenas nos componentes curriculares de estágio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Salomão, Amanda, and Gustavo Silva Saldanha. "A feira de livros a partir de narrativas orais: uma experiência simbólica na cultura informacional do Rio de Janeiro." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 9, no. 1 (June 1, 2018): 168. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p169-194.

Full text
Abstract:
A partir do entendimento de espaços diversificados de produção dos saberes e da informação, a proposta do estudo é construir subsídios para a compreensão das condições simbólicas de circulação e apropriação de saberes, tendo como foco as experiências urbanas das feiras de livro no Estado do Rio de Janeiro. Especificamente, a análise propôs um olhar sob as feiras de livro e suas camadas de produção simbólica de realidade no âmbito do uso dos artefatos informacionais. O delineamento do objeto de estudo ficou caracterizado através do que tratamos como “cultura feirante de informação e a informação sobre a cultura das feiras: produção, circulação e apropriação de fontes de informação sobre feiras de livro no Estado do Rio de Janeiro”. O foco central do presente artigo analisa como esse conhecimento se constrói no locus da feira, de modo a lançar luz nas experiências simbólicas e de apropriação de saberes que ocorrem nesses ambientes. Segundo uma abordagem qualitativa, tendo por base os registros orais de visitantes e livreiros da Primavera Literária de 2016, através de entrevista semiestruturada, intentou-se investigar como suas experiências com o universo informacional contribuem para a construção de um conhecimento sobre as feiras e para a criação de interações simbólicas, de modo a compreender como a vivência nas feiras produz significação simbólica de seus sujeitos e promove a apropriação de saberes sobre esses ambientes e seus artefatos informacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Selma, Katiuscia Silva Santos, Eduardo José Fernandes Nunes, and Larissa Sousa Silva de Jesus. "ESTADO DA ARTE DAS PRODUÇÕES STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA ENTRE 2007 – 2017." Revista Educação e Ciências Sociais 3, no. 4 (June 3, 2020): 190. http://dx.doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n4.190-216.

Full text
Abstract:
O presente artigo versa sobre a produção científica no âmbito da Pós-graduação stricto sensu sobre a Educação de Jovens e Adultos realizadas na Bahia entre os anos de 2007 a 2017. Neste artigo, apresentamos os resultados parciais do projeto de pesquisa Gestão Social de Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos na Bahia – 2007 a 2017, coordenado pelo grupo de pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico através do subprojeto: Análise sociológica da formação na EJA na Bahia 2007-2017, estruturado como projeto de Iniciação Científica através da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Educação, campus I - DEDC I e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC. O projeto possui como objetivo central a análise sociológica dos caminhos percorridos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Bahia dentro de um recorte temporal determinado, analisando três universidades baianas – Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Universidade Federal da Bahia - UFBA, e Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS nos programas de Pós-graduação em Educação. O estudo mesmo não apresentando os resultados finais do Projeto, possibilita reflexões sobre a formação na EJA na Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, Dayliz Quinto, Júlio César Motta Pereira, and Marluce Maria Araújo Assis. "A prática odontológica em Unidades Básicas de Saúde em Feira de Santana (BA) no processo de municipalização da saúde: individual, curativa, autônoma e tecnicista." Ciência & Saúde Coletiva 8, no. 2 (2003): 599–609. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232003000200020.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo central a descrição e análise da prática odontológica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Feira de Santana, no processo de municipalização da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória. Os dados empíricos foram analisados a partir de entrevista semi-estruturada com cirurgiões-dentistas (10 profissionais) e de observação não participante em 3 UBS. O tratamento do material empírico foi baseado na análise de conteúdo de Bardin (1979) e Minayo (1999), em que se buscou desvendar os conteúdos manifestos e latentes dos discursos dos entrevistados, e uma maior compreensão da prática odontológica na rede básica. Os resultados obtidos demonstram que o profissional CD não se inseriu no processo de municipalização, e encontra-se ainda exercendo uma prática pautada no modelo tradicional de atenção à saúde bucal, privilegiando ações individuais, autônomas, curativas e tecnicistas. Concluímos que a prática odontológica nas UBS-FS precisa ser (re)construída, para atingir os objetivos preconizados pelo SUS. E, principalmente, o profissional CD se inserir como sujeito do processo, apontando para práticas alternativas voltadas para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde bucal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lopes Corrêa, Ana Lúcia, and Mauro Sérgio Teixeira de Araújo. "ASPECTOS DO ENFOQUE CTS NO ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO DO CEFET-MG A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DA XXII MOSTRA ESPECÍFICA DE TRABALHOS E APLICAÇÕES." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 3, no. 3 (March 17, 2013): 524–34. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v3i3.516.

Full text
Abstract:
Na atualidade, a ideia central da educação com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) está orientada para o desenvolvimento de atividades com ênfase na tomada de decisões, sobretudo as relacionadas com aspectos sociais impactados pela Ciência e Tecnologia, implicando em educação de valores éticos compromissados com a sociedade. O objetivo deste trabalho é contribuir para as reflexões sobre a qualidade do ensino no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais no que se refere à abordagem sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade com base na visão construída por alunos da educação profissional técnica de nível médio durante a realização de uma feira de ciências. Este estudo é descritivo e de natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de um questionário com 26 afirmativas, em que o estudante escolhe apenas uma opção da escala Likert. Os resultados iniciais da investigação revelam um cenário muito distante daquele que se imagina para uma educação científica e tecnológica via CTS. Achados similares foram obtidos em outras investigações realizadas com estudantes espanhóis de faixa etária semelhante. Percebemos que a literatura fornece experiências acerca de diferentes projetos desenvolvidos e conscientiza cada vez mais sobre as potencialidades desse enfoque para a melhoria da educação científica e tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Patrícia da Cruz. "TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO COMÉRCIO E CONSUMO: AS TROCAS DE MERCADORIAS A PARTIR DO FACEBOOK NA CIDADE DE PELOTAS-RS." Caminhos de Geografia 21, no. 73 (March 6, 2020): 116–30. http://dx.doi.org/10.14393/rcg217347378.

Full text
Abstract:
O trabalho refere-se às mudanças recentes no âmbito do comércio e consumo, e teve como objetivo central a análise de novas relações de trocas de mercadorias a partir da intrínseca relação entre os espaços virtual e concreto. Foi construído em três momentos: 1) discussão sobre o contexto atual, marcado pela hipermodernidade e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); 2) considerações sobre comércio e consumo, em especial o e-commerce; e, 3) estudo de caso sobre as trocas realizadas a partir do Facebook na cidade de Pelotas-RS, através dos grupos de trocas de mercadorias e de quatro eventos organizados e divulgados, em grande medida, através do Facebook: a “Feira do Rolo”, o “Fotroca”, o “Piquenique Cultural” e o “Sofá na Rua”. Através de questionários aos participantes dos grupos de trocas, entrevistas com os organizadores dos eventos, visitas aos eventos, pesquisa bibliográfica e pesquisa no Facebook, constatou-se a importância das TICs e dos Sites de Redes Sociais (SRS) nas relações de trocas atuais, bem como em seus desdobramentos no uso e ocupação dos espaços públicos urbanos. Pretende-se, assim, contribuir para o avanço das análises das trocas de mercadorias realizadas atualmente na perspectiva do comércio e do consumo na área de Geografia Urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Bezerra, Natália Rodrigues, Maria Letícia Lourenço de Souza, Mikaelly Priscilla Santos Cordeiro Targino, Dayana Kelly Sousa Viana, and Daniela de Araújo Vilar. "Avaliação das condições de armazenamento e rotulagem de amostras Matricaria chamomila L comercializadas no município de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 23, 2020): e1929108331. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8331.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou analisar amostras de Matricaria Chamomilla L comercializadas em feiras livres, arcas e ervanários do município de Campina Grande-PB, a partir da legislação da RDC 10/2010 e Farmacopéia Brasileira (2019). Trata-se de um estudo de caráter exploratório, onde seis amostras adquiridas na região central do município foram identificadas em grupos de acordo com seu local de aquisição, em seguida foram pesadas e distribuídas sobre papel para separação do material estranho depois as amostras foram pesadas novamente e calculado sua porcentagem em relação ao peso inicial. Posteriormente, foram analisadas as condições de embalagem e rotulagem de acordo com a legislação vigente sobre o tema. Com as observações, foi possível verificar que todas as embalagens estavam fora das normas da RDC 10/10, apenas duas das seis amostras apresentavam lacre vedando a embalagem e somente uma amostra tem parte da rotulagem recomendada, enquanto as restantes apresentavam ausência de rótulos ou folhetos. Após análise observou-se que as amostras do ervanário 1 (1,1%), feira livre 2 (1,2%), arca 1 (1,1%) e arca 2 (1,1%) estavam dentro do limite preconizado (5%), enquanto as outras amostras analisadas não apresentaram nenhum componente de contaminação. Concluiu-se que ao avaliar o cumprimento da legislação, é possível notar descuidos tanto na presença de materiais estranhos como nas embalagens impróprias, onde nenhuma apresentou o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela RDC 10/10.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Parente, Valdenei de Melo, and Vandick da Silva Batista. "A organização do desembarque e o comércio de pescado na década de 1990 em Manaus, Amazonas." Acta Amazonica 35, no. 3 (September 2005): 375–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672005000300011.

Full text
Abstract:
A maior parte da produção pesqueira do Estado do Amazonas é desembarcada em Manaus, entretanto, as características de organização do apoio à produção e da comercialização neste centro, pouco têm sido avaliadas ou consideradas nas discussões para o desenvolvimento do setor. O presente trabalho visa apresentar estas características de forma a estabelecer um referencial histórico sobre a organização do desembarque pesqueiro em Manaus e para subsidiar o planejamento do setor. Entrevistas foram efetuadas com diversos atores deste setor, de forma a cobrir o mosaico de alternativas que existem para o abastecimento de pescado. Há quatro tipos de agentes de comercialização atacadista de pescado para Manaus: o barco de pesca, o despachante, o atravessador e os frigoríficos. O despachante aparece como ator central no processo produtivo pesqueiro no período, seja por financiar as viagens e operações de comercialização, ou por executar a ligação entre os produtores-pescadores e os comerciantes de pescado. Exceção a esta regra ocorre com o "pescador ribeirinho autônomo", o qual pesca com seus próprios meios e comercializa sua produção com compradores sem intermediação. No comércio varejista, os feirantes são os mais importantes, sendo a Feira da Panair responsável por cerca de 20% do abastecimento do pescado in natura em Manaus. Os supermercados e os pequenos comerciantes são os demais agentes varejistas, cuja participação na comercialização da produção era ainda pequena, porém financeiramente é maior visto que disponibilizam produtos com valor agregado e portanto preços maiores a mercados de classe média que o dos feirantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santana, Suely, Silvana Reis Cerqueira, Rejane Maria Rosa Ribeiro, Manoelita Maria Santos, and Maria José Serrão Nunes. "Ação cultural na biblioteca universitária: atividades e propostas do Sistema de Biblioteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS) e da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)." Brazilian Journal of Development 6, no. 6 (2020): 37658–64. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-338.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barros, Caroliny De Souza e., Megliane Lopes Dias, Targício Fulgêncio Alves da Silva, and Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes. "Caracterização dos acidentes de transporte terrestre ocorridos em rodovias federais." Arquivos de Ciências da Saúde 25, no. 1 (April 20, 2018): 35. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.25.1.2018.864.

Full text
Abstract:
Introdução: O crescimento desordenado da frota de veículossem o planejamento para adaptação do trânsito eleva o númerode acidentes, que, por conseguinte, aumenta o número deóbitos, tornando-se, portanto, um problema de saúde pública,que necessita de medidas emergenciais para seu enfrentamento.Objetivo: Descrever o perfil das vítimas e as condições dosacidentes ocorridos nas rodovias federais circunscritas aVIII Região de Saúde do estado de Pernambuco, no períodode janeiro de 2010 a junho 2015. Material e Métodos:Estudo descritivo-quantitativo a partir de dados da PolíciaRodoviária Federal. Foram analisadas variáveis relacionadasàs vítimas e às condições do acidente. As variáveis numéricasforam analisadas por meio das medidas de tendência central,dispersão e intervalo de confiança para a média. Distribuiçãode frequência foi calculada para as variáveis categóricascom intervalo de confiança de 95%, calculado assumindo adistribuição binomial. Resultados: No período de janeiro de2010 a junho de 2015 foram registradas 3.164 ocorrências.O sexo masculino foi o mais acometido por acidentes detrânsito (79,7%), a média de idade das vítimas foi de 34 anos(desvio padrão 13,4), os principais veículos envolvidos eramda categoria B e os tipos de acidentes mais frequentes foramcolisões. Em relação às características temporais o primeirosemestre do ano agregou o maior número de acidentes; desexta-feira a domingo houve maior prevalência de acidentes,bem como no entardecer, a partir das 18 horas. Conclusão: Asvitimas de acidentes de trânsito, que ocorreram nas rodoviasfederais da VIII Região de Saúde do estado de Pernambuco, noperíodo de janeiro de 2010 a junho 2015, foram principalmentehomens adultos e os veículos envolvidos eram da categoria B.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valente Pires, Alessandra Laís Pinho, Izana Santos Borges Nascimento, Ana Letícia Marques de Souza Assis, Sheinaz Farias Hassam, and Jener Gonçalves de Farias. "Prevalence of tumours of the maxillomandibular complex diagnosed in a reference center in Brazil." Brazilian Journal of Oral Sciences 20 (February 9, 2021): e211817. http://dx.doi.org/10.20396/bjos.v20i00.8661817.

Full text
Abstract:
Tumors of the maxillomandibular complex are a heterogeneous group of lesions with a wide spectrum of clinical and histopathological characteristics. Aim: To evaluate the prevalence of odontogenic and non-odontogenic tumors associated with maxillary bones in a Reference Center for Oral Lesions. Methods: A cross-sectional study based on the medical records of a Reference Center for Oral Lesions at the State University of Feira de Santana, from 2006 to 2018. The data was initially analyzed in a descriptive manner. For bivariate analysis, Pearson’s chi-square test was applied. The level of significance was set at 5%, where p≤ 0.05 is considered significant. Results: The prevalence of tumors was 2.27%. The average age of the individuals was 22.2 (± 15.1) years, the majority being up to 39 years (79.59%) and female (69.40%). A statistically significant difference was observed in relation to age (p = 0.00), as well as regarding the location of tumors in the anterior or posterior region (p = 0.02). Odontogenic tumors were benign, with odontoma being most frequent (46.90%), followed by ameloblastoma (16.30%). As for the non-odontogenic, neurofibroma (4.10%) and osteoma (4.10%) were the most common across the benign, while osteosarcoma accounted for 6.10% of cases. Conclusion: Odontogenic tumors were the most frequent in women, with age up to 39 years, odontoma being most common in the posterior region of the mandible. Among nonodontogenic tumors, central neurofibroma and osteoma were the most common. Osteosarcoma was more frequent in men over 40 years old and in the mandible region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Barros, Denise Franca, Michele De Lavra Pinto, Sílvia Borges Corrêa, Tânia Maria De Oliveira Almeida Gouveia, and Veranise Jacubowski Correia Dubeux. "Editorial do Dossiê Consumo e Sociabilidades." Diálogo com a Economia Criativa 5, no. 13 (April 22, 2020): 4. http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.5134-5.

Full text
Abstract:
Nos dias 25 e 26 de abril de 2019, o Grupo de Pesquisa Consumo e Sociabilidades (ESPM Rio/CNPq) promoveu a II Jornada de Pesquisa sobre Consumo e Sociabilidades. O evento aconteceu no auditório da ESPM/Rio e contou com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e instituições que estudam a temática. Em sua segunda edição, a Jornada recebeu propostas de trabalhos de pesquisadores de oito instituições de ensino do Rio de Janeiro, fato que sinaliza para a pertinência do estabelecimento de novos espaços para a discussão de temas ligados ao consumo. O aumento no número de submissões exigiu esforço da comissão organizadora no sentido de ampliar a quantidade de sessões, mas mantendo o espaço qualificado para o debate e a troca de ideias e experiências entre professores, pesquisadores e estudantes, que é o objetivo maior da Jornada.As pesquisas apresentadas na II Jornada demonstram a importância de estudos sobre o fenômeno do consumo e sua relevância para compreender aspectos da sociedade contemporânea. A expansão da literatura de consumo é observada nas últimas décadas em um largo escopo de disciplinas (FEATHERSTONE, 1995; DOUGLAS e ISHERWOOD, 1996; FIRAT e VENKATESH, 1995; SLATER, 1997, 2002; MILLER, 1995; ARNOULD e THOMPSON, 2005; HOROWITZ, 2004; SCHUDSON, 1991), ultrapassando uma visão ingênua sobre o tema, como apontam Gomes e Barbosa (2004). Assim, o consumo se mostra um fenômeno ativo e constante no cotidiano dos indivíduos, que desempenha um “papel central como estruturador de valores que constroem identidades, regulam relações sociais, definem mapas culturais” (ROCHA, 2004, p. 8). Outro aspecto relevante dos estudos sobre consumo é a percepção da amplitude do conceito para além da aquisição de bens ou reprodução física ou biológica, sendo visto como mediador de relações sociais, que é capaz de conferir status, distinguir-nos, fazer-nos sentir pertencendo a um grupo, estabelecer fronteiras, construir e fortalecer identidades e subjetividades etc. (DOUGLAS; ISHERWOOD, 2004).Tais processos demonstram a visão a respeito da vida social a partir (também) das atividades de consumo, não somente da produção, como apontam Firat e Dholakia (1998), Schor (2007) e Gabriel e Lang (1995). Em tal reorganização, o consumo também deve ser compreendido de forma mais ampla, não apenas a partir das interpretações e significados atribuídos por consumidores mas também a partir das relações e influências que se estabelecem entre consumidores e os demais agentes de mercado, como empresas, entes reguladores, formuladores de políticas públicas, governos, legisladores, ativistas... Os trabalhos apresentados na II Jornada possuem diversidade não apenas de temática, mas também de abordagens utilizadas e foram agrupados em cinco sessões – Moda, Consumo e Sustentabilidade; Identidade e Estilo de Vida; Consumo em Múltiplas Perspectivas; Consumo, Saúde e Alimentação; Consumo, Sociabilidades e Mercados. Este dossiê reúne alguns desses trabalhos. Os artigos “Uma análise sobre a experiência do consumo e produção em dois empreendimentos criativos da moda”, de autoria de Luiza Silva Calado e Elaine Perdigão, e “Santa Clara 33: consumindo moda praia no bairro de Copacabana”, de Alessandra de Figueredo Porto, trazem reflexões sobre o mundo da moda sob as perspectivas da produção e do consumo. No caso do primeiro, trata-se de discutir na moda a partir de casos de empreendimentos criativos em São Paulo. No segundo artigo, a autora analisa um prédio destinado ao comércio de moda praia no coração do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, destacando a relação entre moda e estilo de vida. As feiras, espaços de consumo historicamente importantes no desenvolvimento da vida urbana e que vêm sendo ressignificadas na contemporaneidade, são analisadas nos artigos “A Feira Agroecológica da Serra da Misericórdia: história, sociabilidade e consumo na Zona Norte do Rio de Janeiro”, de Rodrigo Rossi Morelato; “Consumo e sociabilidade numa feira de brechós no coração do subúrbio carioca”, de Jorgiana Melo de Aguiar Brennand; “Consumo, sociabilidade e memória no processo de ressignificação identitária: o caso da Feira de Refugiados Chega Junto”, de Conceição Souza; e “Sociabilidade e consumo da Feira das Yabás: uma observação entre práticas culturais, memória e tradição”, de Adelaide Chao. Esses trabalhos, que tratam de feiras nas quais há comercialização de produtos específicos - dos produtos agrícolas aos objetos de segunda mão, mostram resultados de pesquisas que reafirmam a relevância das feiras não só como espaços de trocas, mas também de sociabilidade e de construção e reconstrução identitária e de memória. Além do dossiê Consumo e Sociabilidades, este número da revista Diálogo da Economia Criativa apresenta mais cinco artigos livres, dos quais quatro também tratam do tema consumo em suas múltiplas perspectivas. Esses quatro trabalhos foram apresentados no IX ENEC - Encontro Nacional de estudos do Consumo, realizado no mês de novembro de 2018 na ESPM Rio. São eles: “Modas, calos e cetins: os sapatos como símbolos distintivos no Rio de Janeiro do século XIX”, de Cecília Elisabeth Barbosa Soares e Olga Carolina Pontes Bon Velozo; “Luxos verdes na publicidade imobiliária de João Pessoa/PB”, de Ceres Grehs Beck; “A construção identitária da marca Rio sob a perspectiva cultural: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria nos últimos 10 anos”, de autoria de Brenda Stefanny Batista Neves, Wandeline De Araujo Cumarú e Hannah Miranda Morais Miranda Morais, “A construção identitária da marca Rio sob a perspectiva cultural: narrativas sobre o espaço convertido em mercadoria”, de Flávia Barroso de Mello, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa e Vitor Moura Lima; e “O vinho como bem de consumo que vem ‘de fora’: representações e práticas culturais de consumidores cariocas”, de Luciana Freire Murgel. Fechando esta edição, o artigo “Cidades criativas: uma análise dos indicadores na literatura acadêmica”, de autoria de Brenda Stefanny Batista Neves.Desejamos uma proveitosa e prazerosa leitura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tavares, Mara Garcia, João Marcos De Araujo, Weyder Cristiano Santana, Arthur Mayrink Elizeu, Lucas De Amaral Silva, Josimar Dos Santos Ladeira, Mayura Marques Magalhães Rubinger, Lúcio Antônio Oliveira Campos, and José Lino Neto. "ABELHAS SEM FERRÃO: EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO – INTERAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO VOLTADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 7, no. 2 (November 10, 2016): 113–20. http://dx.doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i2.3128.

Full text
Abstract:
Resumo: O projeto de extensão universitária em interface com a pesquisa “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” foi elaborado a partir dos conhecimentos gerados com pesquisas com abelhas nativas, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializar o saber e possibilitar meios para a interação com a comunidade. O presente artigo relata a experiência vivida por alunos de três escolas da rede pública de Viçosa (MG). As atividades desenvolvidas foram: trilhas para localização de ninhos de abelhas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e no entorno das escolas, visita ao Apiário Central da UFV, oficinas, palestras, minicurso e acompanhamento de duas colônias de abelhas sem ferrão instaladas nas escolas. Os alunos também apresentaram os resultados de suas atividades nas escolas e na Feira do Conhecimento de Viçosa. Após análise dos questionários avaliativos utilizados, verificou-se que o desconhecimento inicial dos participantes sobre as abelhas brasileiras deu lugar a um considerável volume de novas informações e interesses sobre o tema. Além dos alunos, as professoras de Ciências das escolas participaram ativamente das atividades e consideraram que, além de propiciar oportunidades de aprendizagem para os estudantes, o projeto enriqueceu seus conhecimentos e estreitou as relações entre a comunidade escolar e a UFV. O projeto constituiu, ainda, excelente oportunidade de formação para pós-graduandos e graduandos. Como base nas trocas de experiências que ocorreram, verificou-se que a utilização de atividades não formais de educação é muito importante para um ensino mais eficiente. Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Extensão Universitária, Modelo Biológico. Education for conservation of stingless bees: an interaction of Education-Research-Extension for elementary and secondary education Abstract: The extension project interfaces with research initiative entitled “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Stingless Bees: Education for Conservation) and it was conceived from the previous knowledge generated by researches on stingless or native bees in Brazil. This initiative had the purpose of enriching the pedagogical process, knowledge sharing and enabling the interactions with the local community. This study provids an account of the students’ experiences from three public schools of Viçosa (MG) with the aforementioned bee varieties. The activities included: trail walking with the objective of locating stingless bee hives at the campus of Universidade Federal de Viçosa -UFV (Federal University of Viçosa) and around the schools, visit to the Central Apiary at UFV, workshops, lectures, a short duration course and the monitoring of two colonies of stingless bees kept in the schools. Students also presented the results of their activities at their schools and at ‘Feira do Conhecimento de Viçosa’ (Viçosa's Knowledge Fair). After analyzing the questionnaires used as part of the research method of this project, it was concluded that the initial lack of knowledge of the participants involved on the stingless bees had given place to a considerable amount of new information and interest on the subject. Besides the students, science teachers actively participated in the activities and considered that, in addition to promoting learning opportunities for students, the project enriched their own knowledge and narrowed the relationship between the school community and the UFV. The project was also an excellent training opportunity for graduate and undergraduate students. Considering the exchanges of experience that took place during the project, the parts involved were able to realize that the use of non-formal educational activities is a significant approach for a more efficient education. Key-words: Environmental Education, Teaching and Learning, University Extension, Biological Model. Educación para la conservación de las abejas sin aguijón: Interacción Enseñanza-Investigación-Extensión volcada a la educación básica y secundaria Resumen: El proyecto de extensión universitaria en interfaz con la investigación científica “Abelhas sem Ferrão: Educação para Conservação” (Las abejas sin aguijón: Educación para la Conservación) fue desarrollado a partir del conocimiento generado por la investigación sobre las abejas nativas, con la misión de enriquecer el proceso educativo, socializar el conocimiento y ampliar formas de interacción con la comunidad. En este sentido, este artículo describe la experiencia de los estudiantes de tres escuelas públicas de la ciudad de Viçosa, del estado de Minas Gerais, Brasil. Las actividades que se desarrollaron fueron: senderos para localizar los nidos de abejas en la Universidad Federal de Viçosa (UFV) y alrededor de las escuelas, visita al Apiário Central de la UFV, talleres, conferencias, cursos cortos y acompañamiento de dos colonias de abejas sin aguijón instaladas en las escuelas. Los estudiantes también presentaron los resultados de sus actividades en sus escuelas y en la Feria del Conocimiento de Viçosa. Después de la evaluación de las encuestas se verificó que la falta inicial de conocimiento de los participantes sobre las abejas sin aguijón había dado lugar a una considerable cantidad de nueva información e interés sobre el tema. Los profesores de ciencias de las escuelas participaron activamente en las actividades y consideraron que, además de proporcionar oportunidad de aprendizaje para los estudiantes, el proyecto ha enriquecido sus conocimientos y estrechado la relación entre la comunidad escolar y la UFV. El proyecto fue también una excelente oportunidad de formación para los estudiantes de grado y posgrado. Teniendo en cuenta el intercambio de experiencias que han tenido lugar, vemos cómo el uso de espacios no formales de enseñanza son importantes para una educación más eficiente. Palabras-clave: Educación Ambiental, Enseñanza y Aprendizaje, Extensión Universitaria, Modelo Biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Melquíades, Vinícius. "PEDRAS ARTESÃS: MATERIALIDADE, TECNOLOGIAS E MOBILIDADES DAS PANELAS DE PEDRA-SABÃO EM MINAS GERAIS." Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia 17, no. 1 (August 27, 2019): 253. http://dx.doi.org/10.18224/hab.v17i1.7431.

Full text
Abstract:
A ampla utilização da pedra-sabão na arquitetura em Minas Gerais no período colonial relegou às panelas pedra-sabão um lugar marginal, vistos como objetos mundanos e comuns, oriundos dos trabalhos manuais e ofícios banais que existiam e, no caso dos artesãos paneleiros, permanecem até hoje. Atualmente, além da produção e comércio, esses artefatos se encontram em museus, coleções particulares e sítios arqueológicos da região. De uma maneira geral, as panelas, sua produção e seus produtores são associados a uma identidade regional e nacional, vinculada às artes, ao Barroco mineiro e a Aleijadinho. As panelas são consideradas majoritariamente como contentoras de significados porem, não recebem a devida atenção no que se refere às agencias, nuances e gradações de suas relações. Essas associações diretas acabam por desconsiderar ou reduzir a participação de outros agentes ou seres, como é o caso dos artesãos paneleiros e das próprias panelas. O exercício central consiste na construção da história de vida dessa população de artefatos, partindo de suas materialidades e abordando a permuta de propriedades entre pessoas humanas e coisas. Assim, surgiram apontamentos sobre as maneiras como elas ressoam e compõem o coletivo, entendido como alargamento do termo social e aplicado aos diferentes contextos e situações espaço-temporais. Partindo da confluência de etnografias, que envolvem a análise de coleções arqueológicas, a vivência e acompanhamento na comunidade de artesãos de Cachoeira do Brumado (Mariana) e na Feira de pedra-sabão de Ouro Preto, os processos de musealização e patrimonialização, entre outros, foi possível redefinir de maneira equânime os lugares e as participações desses agentes (artesãos e artefatos). Também vieram à tona relações de constituição mútua vividas no cotidiano, das quais as materialidades são tessituras associadas às tecnologias e mobilidades compartilhadas entre pessoas e coisas. Os modos de vida e existência e os gestos e técnicas presentes nos eventos e processos de constituição desses artefatos se manifestam coletivamente e sugerem dinâmicas das quais participam seres humanos diversos. Percebida dessa maneira, a abordagem construída segue na contramão das informações oficializadas e difundidas sobre esses artefatos, as quais historicamente vêm contribuindo com a institucionalização e naturalização de perspectivas simplistas e excludentes que têm impacto direto na vida dos seres e coletivos nas múltiplas temporalidades. A partir de perspectivas simétricas criticamente aplicadas à Arqueologia, apontamos para um abandono ontológico destes objetos – panelas de pedra-sabão – que transpassam os seres e coletivos, justificados e percebidos por meio de uma série de estigmas, tais como a desabilidade dos gestos e a inferioridade do trabalho manual. Por fim, torna-se possível refletir sobre o potencial de posições teóricas que se opõem à ditadura das ontologias binárias, além de uma aproximação da dinâmica das relações artesãos-artefatos para o contexto de produção do conhecimento científico, colocando as oficinas em patamar análogo aos laboratórios, museus e instituições de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 2 (May 30, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1468.

Full text
Abstract:
A HOLOS publica o seu segundo volume, ciente da elevação do número de submissões e da necessidade de ampliar sua capacidade de difundir o periódico nas bases de dados disponíveis no mundo. Neste contexto, informamos que o periódico acaba de ser indexado às bases da EBSCO Publishing e trabalhamos para indexá-las em outras. O periódico representa o compromisso institucional com a difusão do desenvolvimento da pesquisa e inovação. A expansão dos Institutos Federais associada com a inserção da juventude em atividades de pesquisa, tecnologia e inovação nos quatro cantos do país deve estar na agenda daqueles comprometidos com o desenvolvimento nacional. A HOLOS tem este compromisso e neste segundo volume publica 19 artigos, nas áreas de engenharia, economia, administração, educação e meio ambiente, todos com viés interdisciplinar. A seguir passamos a apresentá-los. O primeiro artigo apresenta um modelo matemático para a sincronização de semáforos e sua aplicação em Curitiba/PR. O artigo seguinte trata da cultura do gergelim irrigado com água do lençol freático em área de assentamento em Ceará Mirim/RN, onde avalia sua produtividade. Em seguida é apresentado o artigo que trata do processo licitatório para parques eólicos no Estado do Rio Grande do Norte, observando o tempo de tramitação, custos e a complexidade. O quarto artigo traz uma contribuição ao entendimento da percepção dos agricultores quanto à captação da água de chuva, com resultados de Cajazeiras/PB. Na sequência é apresentado artigo com uma avaliação do conhecimento de alunos da rede pública de ensino sobre zoonoses nos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo. Os cinco artigos seguintes apresentam resultados da área de econômica, a saber: caracterização socioeconômica de agricultores familiares em Ceará Mirim; da utopia fourierista aos princípios da economia solidária; a experiência de um conselho de desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Sul; reflexões sobre a política social a partir do contexto monetário internacional; empreendedorismo sustentável – perfil dos produtores da feira agroecológica da orla de Olinda/PE. O décimo primeiro artigo apresenta um diagnóstico da sustentabilidade em Touros/RN, baseado em dados da expectativa de vida, mortalidade infantil, desnutrição, taxa de fertilidade, abastecimento de água, saneamento, taxa de alfabetização, educação, alfabetização, consumo de energia, produção agrícola, área de proteção ambiental e extração vegetal. Os próximos quatro artigos tem foco na área de educação, os quais abordam: educação no campo e o programa escola ativa; novas perspectivas para a educação de jovens e adultos; a temática meio ambiente no ensino superior em uma instituição em Teresina/PI; estudo curricular de cursos superiores de tecnologia e a matemática financeira. O décimo sexto artigo traz um levantamento radiométrico do Campus Natal Central do IFRN em Natal/RN. Os três últimos artigos abordam temas ambientais, a saber: a vida no lixo – estudo de caso sobre os catadores de materiais recicláveis em Ipameri/GO; gestão de resíduos de serviços de saúde – avaliação dos procedimentos adotados em hospital de Guaporé/RS; identificação de espaços para as práticas ambientais em Natal/RN – uma análise de referenciais publicados na WEB. Aproveitamos para renovar nossos agradecimentos aos avaliadores ad hoc pela permanente colaboração visando a manutenção da qualidade e prazos, bem como os autores que sabiamente escolhem este periódico como veículo de difusão de sua produção científica. Esta editoria reafirma a importância da consolidação da interiorização da educação, ciência e tecnologia para a consolidação de uma nação desenvolvida. Enfim, convidamos a navegar em mais uma edição da HOLOS. Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Aquiles, Grace Jacqueline, Ana Paula Neri, Luciana da Conceição Dos Santos, Mara Rubia Violin Da Silva, and Marcia Adriana Zavatini. "Grupo de convivência na Estratégia Saúde da Família como espaço de ações colaborativas e trabalho interprofissional em saúde – relato de experiência de uma disciplina interprofissional na graduação em saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no. 3 (September 19, 2018): 85–86. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.681.

Full text
Abstract:
Esse trabalho relata a experiência vivenciada por um docente de um curso de graduação em saúde e um grupo de dez estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e Odontologia de uma universidade pública da região noroeste do estado do Paraná, trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e usuários na realização das atividades curriculares da disciplina denominada Atenção em Saúde. Essa disciplina tem caráter interprofissional, interdisciplinar e inteiramente conformada com base nas metodologias ativas de ensino. O desenvolvimento da disciplina dá-se no território de uma Unidade Básica de Saúde de uma cidade de médio porte do noroeste paranaense, na primeira série dos sete cursos envolvidos (no grupo desse relato não havia estudantes do curso de Educação Física), tem a adoção da integralidade em saúde como eixo orientador da formação objetivando a mudança dos processos de trabalho e propõe a construção de um perfil acadêmico e profissional de competências e habilidades para atuação com qualidade e resolutividade, tendo como referencial os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento do papel central do estudante no processo ensino-aprendizagem como sujeito ativo de sua própria construção. Embora o SUS e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) enfoquem o trabalho em equipe, o modelo predominante de educação em saúde no Brasil é unidisciplinar (Feuerwerker, 2013) caracterizado principalmente pelo foco em disciplinas que acabam por sedimentar a fragmentação do cuidado, dos saberes e das práticas, o corporativismo profissional e, por fim reforça o tradicional modelo biomédico, “procedimento centrado” e com super valorização dos saberes técnicos isolados por profissão e dos territórios institucionalizados. Assim, a disciplina de Atenção em Saúde supõe o fortalecimento do modelo de atenção “usuário-centrado”, com valorização dos processos relacionais ocorridos no encontro entre a academia, com seus professores e estudantes, o trabalhador de saúde e o usuário no seu território. O que buscamos com a construção cotidiana dessa disciplina é destacar a potencialidade que ela apresenta enquanto oportunidade de vivências diversas, nos encontros interprofissionais que ela provoca, nas intervenções que ela propõe e no recurso que ela representa para pensar novas formas de realizar o trabalho em saúde, de se inserir na dinâmica das equipes já constituídas nas instituições de saúde e de manifestar a colaboração ativa nas equipes da Estratégia Saúde da Família, onde ela formalmente se aloca no curso do seu desenvolvimento na UBS. Nesse relato, especificamente, objetivamos descrever como os acadêmicos dos seis cursos de Atenção em Saúde, realizaram suas atividades curriculares em um grupo de convivência, no território da UBS onde vivenciaram a disciplina, no ano de 2017. O objetivo das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos no grupo foram compreender a atenção em saúde usuário centrada; experienciar a colaboração ativa e o trabalho interprofissional; reconhecer a existência de espaços transformadores no processo saúde-doença; entender o grupo de convivência como uma ferramenta na atenção em saúde para o empoderamento dos sujeitos, frente à dura realidade a ser enfrentada cotidianamente em todas as suas interfaces e desenvolver habilidades relacionais tomadas como recursos essenciais da proposta de transformação de desenhos assistenciais, compreendidas na Estratégia Saúde da Família (CIAMPONE et aI, 2000). Metodologia: Na UBS em que foram desenvolvidas as atividades aqui relatadas há um grupo de convivência formado por mulheres adultas, em sua maioria acima de 60 anos, moradoras de uma mesma microárea no território da unidade. Esse grupo reúne-se mensalmente, na quinta-feira à tarde sob a coordenação de uma Agente Comunitária de Saúde e da Enfermeira da Equipe da ESF. As semelhanças do grupo resumem-se ao gênero e a faixa etária. Nesse encontro há uma riqueza de diversidade com relação às histórias de vida, modos de viver, conjugalidade, arranjos familiares e compreensão do processo saúde-doença. Há portadores de condições crônicas de saúde como distrofia muscular (cadeirante), deficiente visual total, transtornos mentais e outros, no entanto as patologias não são abordadas diretamente no grupo e não fazem parte dos diálogos e intervenções que ocorrem ali. Inicialmente o pretexto dos encontros era a troca de livros para leitura durante o mês, advindos de doações diversas e emprestados às interessadas, que os comentavam com o grupo, no encontro seguinte como forma de valorização da atividade. Com o tempo o grupo constituiu uma dinâmica própria, de encontros mais afetivos, dando espaço para uma palavra profissional, conversas informais, trocas de experiências e partilha de um café da tarde. Os encontros acontecem sempre na casa ofertada por uma participante do grupo. Nos meses em que houve a oportunidade da participação do grupo da universidade (acadêmicos e professora) a programação ficou por conta desses. Foram programados três encontros e o tema central foi a “autoestima”. No primeiro encontro a referência foi “Minha História” e foram realizadas dinâmicas onde as participantes puderam retratar suas histórias de vida, com perdas e conquistas e valorizadas as falas de cada uma, com acolhimento de suas emoções manifestas. Também foram realizadas fotografias individuais de cada mulher a serem devolvidas em porta retratos no último encontro. Ao final, as mulheres escolheram músicas e cantaram juntas enquanto os estudantes tocavam instrumentos. No segundo encontro a referência foi “Espelho Meu” e cada participante pode se olhar no espelho e falar de suas virtudes. O terceiro encontro está previsto para dezembro, como o tema “Eu sou um presente” quando receberão as fotografias e também compartilharão lembranças entre si. Para cada encontro os estudantes e professor, juntamente com os trabalhadores da UBS estabeleciam uma agenda de atividades, dividiam as tarefas e procediam à organização do encontro desenvolvendo competências relacionadas ao trabalho e compreendendo que o conteúdo que cerca determinada ação é apenas o elo que une os saberes, mas que cada um é muito mais potente quando está trabalhando na resolução de necessidades cotidianas com uma liderança colaborativa e quando se compreende a dinâmica de funcionamento da equipe. Resultados: A vivência da disciplina Atenção em Saúde por docente, estudantes e trabalhadores em saúde é um caminho para fortalecer as mudanças desejadas nos modelos de atenção, com ênfase no trabalho em equipe colaborativo, interprofissional e usuário centrado. Integrar diferentes áreas do saber pressupõe a interação dos profissionais que contribuem para o cuidado numa compreensão ampliada de grupo e de espaços de intervenção. Conclusão: Muitos são os desafios na educação para o SUS, mas múltiplas são igualmente as possibilidades que existem nas atividades de integração ensino-trabalho-cidadania com a colaboração interprofissional. Profissionais de saúde, docentes e estudantes devem estar inseridos na prática da atenção em saúde, principalmente nos encontros dos estudantes das diversas profissões da saúde com os usuários do SUS, onde se pode vivenciar a produção de um cuidado integral, que considere a complexidade da vida, a variedade dos espaços terapêuticos, a compreensão diversa do processo saúde- doença e da atenção aos sujeitos e às coletividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography