To see the other types of publications on this topic, follow the link: Feixes de eletrons.

Journal articles on the topic 'Feixes de eletrons'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 40 journal articles for your research on the topic 'Feixes de eletrons.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Andrade, Luciano G. D., Weslley C. Dias, Leandro F. Ribeiro, Alexandre Q. Bracarense, Ezequiel C. P. Pessoa, and Stephen Liu. "Efeito do teor de carbono do metal de base e da alma do eletrodo revestido sobre a porosidade em soldas molhadas." Soldagem & Inspeção 15, no. 2 (June 2010): 156–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242010000200010.

Full text
Abstract:
Porosidade é um defeito comum em soldagem subaquática molhada. Vários estudos têm sido realizados com o objetivo de avaliar os mecanismos que controlam sua formação e assim encontrar soluções para minimizá-la ou eliminá-la. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da variação dos teores de carbono do metal de base e da alma do eletrodo sobre a porosidade do metal de solda. Dois diferentes metais de base, com variações apenas no teor de carbono (C2 - 0,1% e C7 - 0,7%), foram utilizados para deposição das soldas feitas à 50 metros de profundidade, utilizando eletrodos comerciais E6013 com diferentes teores de carbono na alma (E2 - 0,002% e E6 -0,6%), em polaridade direta (DCEN). O método macrográfico de análise de imagens foi utilizado para a quantificação da porosidade. Utilizando os metais de base C2 e C7, observou-se que a porosidade aumentou significativamente com o aumento do teor de carbono da alma do eletrodo. Em contrapartida, observou-se uma redução da porosidade com o aumento do teor de carbono do metal de base utilizando-se os eletrodos E2 e E6.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Juliane Ribeiro da, and Américo Scotti. "Materiais para eletrodos que emitem termionicamente em soldagem a arco." Soldagem & Inspeção 18, no. 4 (December 2013): 370–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242013000400009.

Full text
Abstract:
Eletrodos não consumíveis são feitos de tungstênio puro ou ligado, para processos a arco, e de grafita, para goivagem. Contudo, na literatura técnica dedicada à soldagem a arco encontram-se poucas considerações acerca da não utilização de outros materiais como emissores termiônicos. Com o desafio de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, procurou-se justificar a inviabilidade da utilização do ferro puro na fabricação de eletrodos não consumíveis e demonstrar o potencial de emissão termiônica de eletrodos de tungstênio puro ou com tória e da grafita. Inicialmente, foram determinadas teoricamente as áreas de emissão, e os respectivos diâmetros, necessárias para soldar com 100 e 300 A em várias temperaturas. Posteriormente, foram calculadas as temperaturas máximas alcançadas por efeito Joule nesses eletrodos em seus diferentes diâmetros. A validação dos resultados se deu por confrontamento com os fenômenos observados na prática. Eletrodos não consumíveis de ferro puro mostram-se inviáveis, pois precisariam ter diâmetro excessivamente grande para emitir em níveis usuais de corrente abaixo da sua temperatura de fusão. Além disso, nesses diâmetros eles não aqueceriam por efeito Joule até a temperatura de emissão. Por outro lado, demonstrou-se que eletrodos de tungstênio puro e dopado e de grafita emitem com diâmetros reduzidos em temperaturas próximas a de fusão/sublimação e alcançam as temperaturas de emissão rapidamente por efeito Joule. Apesar das simplificações adotadas, também ficou justificada a necessidade de afiação dos eletrodos para soldagem a arco e demonstrado que a dopagem de eletrodos de W com óxidos de menor função-trabalho limita o aquecimento da ponta do eletrodo evitando sua fusão superficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Tarcélio Anício da, and Paulo J. Modenesi. "Efeito do tipo de revestimento na soldagem a ponto de aços galvanizados." Soldagem & Inspeção 15, no. 3 (September 2010): 177–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242010000300003.

Full text
Abstract:
Os aços galvanizados são cada vez mais utilizados pela indústria automobilística devido à sua excelente resistência à corrosão e boa trabalhabilidade. A soldagem a pontos por resistência de aços galvanizados apresenta o inconveniente de um maior desgaste dos eletrodos quando comparada com a soldagem de aços não revestidos. Este é causado pela reação do zinco com o cobre do eletrodo, formando uma liga Zn-Cu (latão) que diminui a vida útil do eletrodo. No presente trabalho, foram feitos testes de soldagem a ponto utilizando aços livres de intersticiais (IF), revestidos por imersão a quente com zinco puro (GI) e liga Zn-Fe (GA). Foram determinados os campos de soldabilidade dinâmicos e a vida útil dos eletrodos para juntas formadas pelas combinações GA/GA, GI/GI e GA/GI. O estudo do campo de soldabilidade dinâmica mostrou que os valores de corrente necessários para a obtenção de uma solda adequada aumentam mais rapidamente para a junta de materiais GI/GI e este efeito foi associado com a maior contaminação do eletrodo pelo Zn do revestimento. Por sua vez, a soldagem da junta GA/GI apresenta taxas de variação desta corrente um pouco maiores do que a da junta GA/GA, mas menores que a da junta GI/GI. Em geral, a junta GA/GI apresentou resultados nos testes de soldagem mais próximos dos da junta GA/GA em comparação com os testes com a junta GI/GI. Isto mostra a influência positiva, do revestimento GA, no aumento do número de pontos de solda, mesmo quando a junta é constituída de aços com dois tipos de revestimentos diferentes (GA e GI).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bogar, Mariana, Ricardo Ferreira Bento, and Robinson Koji Tsuji. "Estudo anatômico da cóclea para confecção de instrumental para a cirurgia de implante coclear com 2 feixes de eletrodos em cócleas ossificadas." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 74, no. 2 (April 2008): 194–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992008000200007.

Full text
Abstract:
A ossificação da cóclea, decorrente principalmente de meningite, impede a inserção completa do implante coclear convencional. Os implantes com 2 feixes de eletrodos mais curtos do que o convencional foram desenvolvidos especialmente para cócleas ossificadas. Porém, durante essa cirurgia há um grande risco de lesão da artéria carótida interna (ACI). Portanto, a medida da profundidade das cocleostomias para inserir os dois feixes de eletrodos aumentaria a segurança desse procedimento. OBJETIVOS: 1) Obter as distâncias entre as cocleostomias e a ACI em ossos temporais de cadáver; 2) Confeccionar instrumento que possa ser usado na cirurgia de implante coclear com 2 feixes de eletrodos. FORMA DE ESTUDO: Experimental prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Em 21 ossos de cadáveres foi realizada: 1) mastoidectomia cavidade aberta; 2) cocleostomias nos giros basal e médio da cóclea; 3) identificação da ACI; 4) medida da distância entre as cocleostomias e a artéria. RESULTADOS: A medida média ± desvio padrão obtida para o túnel superior foi 8,2 ± 1,1mm e para o túnel inferior foi 8,1± 1,3mm. A menor distância encontrada foi 6,5mm para o túnel superior e 6,0mm para o túnel inferior. CONCLUSÃO: Apesar dos parâmetros calculados concluímos que a melhor medida para ser considerada na confecção do instrumento cirúrgico serão as mínimas medidas obtidas em cada um dos giros cocleares, pois é a maneira mais segura para evitar a lesão da ACI, que pode ser fatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Villafranca, A. C., M. de Moraes, and L. Pezza. "Avaliação e caracterização da pastilha sensora de um eletrodo de segunda espécie sensível a oxalato." Eclética Química 28, no. 1 (2003): 85–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702003000100011.

Full text
Abstract:
O eletrodo Pt|Hg|Hg2Ox|Grafite (Ox = íon oxalato) foi estudado utilizando NaClO4 como eletrólito de suporte. Foram feitas experiências preliminares utilizando o NaNO3 como eletrólito de suporte seguindo a mesma metodologia do trabalho anterior e verificou-se que havia uma diminuição na sensibilidade do eletrodo em função do tempo de uso. Visando compreender a diferença de comportamento do eletrodo em meio de NaClO4 e NaNO3 foram feitas experiências de obtenção de curvas de potencial em função do tempo para verificar seu comportamento em função do tempo e em diferentes meios iônicos. A morfologia da superfície da pastilha sensora usada em meio de NaNO3 apresentou alteração, a qual sugere que este meio favorece reações na superfície da pastilha sensora que fica em contato com a solução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, L. A., N. M. Cassiano, and M. D. Capelato. "Utilização de um eletrodo de grafite recoberto com PbO2 incorporado em matriz de PVC como eletrodo indicador em titulações coulométricas." Eclética Química 29, no. 2 (2004): 65–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702004000200010.

Full text
Abstract:
A aplicação de um eletrodo sensível a íons H3O+, obtido pelo recobrimento de um eletrodo de grafite com uma membrana polimérica contendo PbO2 incorporado em uma matriz de PVC (PbO2-PVC), como eletrodo indicador em titulações coulométricas de neutralização, foi investigada. As leituras dos potenciais foram feitas usando o eletrodo indicador de PbO2-PVC e para comparação dos resultados foi usado um eletrodo de vidro combinado (EVC). As curvas de titulação monitoradas com o eletrodo de PbO2-PVC apresentaram características semelhantes àquelas monitoradas com o EVC e os tempos de equivalência obtidos foram concordantes a um nível de confiança de 95%. O eletrodo de PbO2-PVC apresentou resposta linear no intervalo de pH 2 a 12 com inclinação de Nernst de -57,6 ± 0,1 mV/pH (r= 0,9998), sendo o tempo de resposta deste eletrodo bem menor do que aquele obtido com o EVC. O eletrodo de PbO2-PVC é de fácil construção, possui baixo custo e tempo de vida útil superior a 4 meses, equivalente a (pelo menos 1200 determinações por membrana polimérica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tanamati, Liege Franzini, Maria Cecília Bevilacqua, and Orozimbo Alves Costa. "Avaliação longitudinal do ECAP registrado em crianças usuárias de implante coclear." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 75, no. 1 (February 2009): 90–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992009000100014.

Full text
Abstract:
Em crianças usuárias de Implante Coclear (IC), o registro do potencial de ação composto do nervo auditivo evocado eletricamente (ECAP) representa uma maneira de avaliar as modificações nas respostas neurais e entre o feixe de eletrodos e o tecido neural ao longo do tempo. OBJETIVO: Estudar o ECAP em crianças ao longo do primeiro ano de uso do IC. MATERIAL E MÉTODO: As características do ECAP foram analisadas em 13 crianças, implantadas com idades inferiores a três anos de idade. Estudo de série. RESULTADOS: Houve aumento estatisticamente significante na amplitude do pico N1, nos eletrodos basais, entre o segundo e o terceiro retorno. Não foram obtidas diferenças significantes para: a latência do pico N1, o slope, o p-NRT e o período de recuperação entre os retornos. Nos três retornos, a maioria dos sujeitos apresentou tempo de recuperação entre 1000 e 2000µs. CONCLUSÃO: Ao longo do primeiro ano de uso do IC, a estimulação elétrica liberada pelos eletrodos intracocleares não causou alterações significativas às características do ECAP, exceto pelo aumento da amplitude do pico N1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Heleno, Sandrina A., Anna L. C. H. Villavicencio, Lillian Barros, and Isabel C. F. R. Ferreira. "A influência da radiação por feixe de eletrões na composição nutricional de flores comestíveis de Bauhinia variegata L. provenientes do Brasil." Revista de Ciências Agrárias 40, SP (2017): S169—S173. http://dx.doi.org/10.19084/rca16236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sarruf, B. J. M., R. A. Cidade, V. P. Braga, and P. E. V. Miranda. "Reconstrução digital de volume de eletrodo de PaCOS para cálculo de porosidade e tortuosidade." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 1 (2013): 67–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000100009.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho é aplicar técnicas de medição de porosidade e tortuosidade através da reconstrução digital de volume. A técnica pode ser aplicada em eletrodos reais de PaCOS onde a amostra é seccionada através de feixe de íons focalizado (FIF). A reconstrução é feita a partir das imagens de cada camada da amostra gerada pelo FIF. Os parâmetros geométricos, porosidade e tortuosidade, foram calculados a partir do empilhamento das imagens binarizadas. A porosidade foi obtida pela razão entre os voxels referentes aos poros e o volume total da amostra. A tortuosidade foi estimada com base no algoritmo Andarilhos Aleatórios, que simula as condições de difusão molecular, sem inserir um viés de direção preferencial. O uso da reconstrução 3D propiciou resultados de cálculo de porosidade mais precisos do que a classificação tradicional em duas dimensões. O modelo difusional descrito pelo algoritmo Andarilhos Aleatórios resultou em valores coerentes e aceitáveis do cálculo da tortuosidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gallina, André Lazarin, Ana Paulo Camargo Matheus, Bianca Vanjura Dias, Marilei Fátima de Oliveira, and Paulo Rogério Pinto Rodrigues. "Aplicação do aço carbono e ferro Armco na produção de gás hidrogênio em ácido fórmico." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 4 (December 2016): 880–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160004.0082.

Full text
Abstract:
RESUMO Os incentivos às políticas energéticas e as atuais exigências ambientais motivam a busca por fontes de energia alternativa, como o gás hidrogênio. Este trabalho tem como objetivo a produção do gás hidrogênio via eletrólise do ácido fórmico, utilizando eletrodos de aço carbono 1008 e ferro Armco. Os ensaios foram feitos mediante planejamento experimental, e empregaram-se as técnicas de microscopia óptica, polarização potenciodinâmica catódica, potencial de circuito aberto e cronoamperometria. Os resultados mostraram que o tratamento da superfície dos eletrodos com lixa de carbeto silício (SiC) #320 é eficiente quando comparada aos outros tratamentos testados, para o desprendimento de H2. O ferro Armco, apresentou maior produção de hidrogênio, em média 70% a mais quando comparado com a platina em ambos os meios estudados, entretanto sua vida útil é menor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. "XI Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia." Revista Brasileira de Cancerologia 56, no. 2 (June 30, 2010): 271–87. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2010v56n2.1509.

Full text
Abstract:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Estresse Oxidativo em Pacientes com Câncer de Pulmão Tratados Com Radioterapia; Protocolo de Radiodermite; Aplicação do Gel MAGIC-f na Verificação 3D de Dose em Radioterapia; Simulação Monte Carlo da Aplicação do Gel MAGIC-f na Dosimetria de Nanopartículas de Ouro; Aplicação do Código PENELOPE na Dosimetria de Nanoesferas de Ouro Incorporadas aos Tecidos Pulmonar, Ósseo e Epitelial; Resposta Dosimetrica do Gel MAGIC-f para Feixes de Elétrons; Radioterapia Adjuvante no Câncer de Endométrio IB: Comparação Histórica entre Regimes de Tratamento numa mesma Instituição; Dosimetria Tridimensional com Gel MAGIC Modificado: Verificação de um Planejamento de Tomoterapia; Avaliação da Capacidade Funcional e Função Respiratória como Possível Fator Preditivo de Pneumonite Actínica em Pacientes Submetidos à Radioterapia para Neoplasia de Mama; A Consulta de Enfermagem no Cuidado ao Cliente Oncológico em Tratamento Radioterápico; Alterações Orais Tardias após Radioterapia em Pacientes Portadores de Neoplasia Maligna de Cabeça e Pescoço; Braquiterapia Oftálmica: Resultados de uma Grande Série de Casos de Melanomas da Coroide Tratados com Placa de Rutênio-106; Utilização do Sistema BrainLAB ExacTrac X-RAY 6D para Avaliação do Posicionamento Convencional de Pacientes com Neoplasia de Próstata; Posicionamento 3D e 6D: Comparação entre dois métodos de Localização de Isocentros (Caixa Localizadora e Sistema ExacTrac) em Região Cerebral; Correlação entre Grupos de Risco Clínico e Patológico em Pacientes Com Câncer de Próstata Operados: Análise Preliminar; Avaliação das Complicações Gastrointestinais e Genitourinárias Agudas e Tardias em Pacientes Tratados com Radioterapia Pélvica; GBM - Experiência Uni-institucional com 48 pacientes submetidos à Cirurgia, Radioterapia e Quimioterapia; Estudo da Distribuição de Dose em Tomoterapia utilizando Simulação Monte Carlo com o Código PENELOPE; Tratamento Conservador do Câncer de Mama T2 (≥4cm) e T3 por Quimioterapia Neoadjunante, Quadrantectomia, Braquiterapia com Alta Taxa de Dose como Reforço de Dose, Teleterapia Complementar e Quimioterapia Adjuvante: Análise de Controle Local e Sobrevida Global; Resultados Cosméticos e Morbidade Aguda e Tardia do Tratamento Conservador do Câncer de Mama T2 (T≥4cm) e T3 por Quimioterapia Neoadjuvante, Quadrantectomia, Braquiterapia com Alta Taxa de Dose como Reforço de Dose, Teleterapia Complementar e Quimioterapia Adjuvante; Avaliação da Eficácia do Uso de Aloe Vera em Alta Concentração (Aloe 200) como Adjuvante no Tratamento da Radiodermite para Pacientes com Câncer de Mama em Radioterapia; Caracterização de Dosímetros Termolminescentes (TLD 100) para Utilização In Vivo; Avaliação do Controle Local e Sobrevida Livre de Doença de Pacientes Submetidos a Fracionamentos Alterados para Tratamento de Tumores Glóticos T1 E T2; Preservação dos Tecidos Sadios através do Posicionamento Anatômico em Radioterapia em Câncer de Próstata; Resultado Oncológico da Eletronterapia Intraoperatória Complementar no Carcinoma Infiltrativo Inicial de Mama: Estudo de 107 Casos em 5 Anos; Resultados de um Sistema de Planejamento de Radiocirurgias Estereotáxicas com Feixes Cônicos; Correção de Heterogeneidades com o Algoritmo Analítico Anisotrópico para Fótons de 6MV: Comparação com Medidas de TLDS; Avaliação Radiobiológica da Dose de Radiação Absorvida devido ao Sistema de Verificação de Posicionamento para o Tratamento Radioterápico; Análise do Perfil de Dose em Campos Adjacentes com o Uso das Técnicas de Compensação de Divergência do Feixe e de Gap Geométrico em uma Unidade de 60Co; Radioterapia Adjuvante em Queloides Secundários à Queimadura; Experiência Dosimétrica para Validação do Planejamento de Próstata em Radioterapia Externa com Modulação de Feixe; Radiossensibilidade Exacerbada do Tecido Normal para Tumores de Cabeça e Pescoço Submetidos à Radioterapia; Avaliação da Radiossensibilidade em Pacientes com Câncer de Próstata Submetidos à Radioterapia; Detecção da Radiossensibilidade em Pacientes com Câncer do Colo do Útero Submetidas à Radioterapia; Uso do Código MCNP para Análise da Curva de Atenuação em Feixes de Eletróns de 4 MeV; Detecção da Radiossensibilidade em Pacientes com Câncer de Mama Submetidas à Radioterapia; Carcinoma Epidermoide de Palato Mole; Mesenquimoma Maligno; Radioquimioterapia em Carcinoma do Colo Uterino em Pacientes Idosas; Modelo Radiobiológico Experimental em Ratos Wistar (Rattus Novergicus) Irradiados com 40 e 60 GY para Análise de Dermatites Radioinduzidas; Estudo da Apoptose em Células Mamárias Submetidas à Feixes de Raios X na Faixa de Energia da Mamografia; A Importância da Equipe de Enfermagem no Controle Pós-Radiocirurgia com Gamma Knife; Avaliação de Dose em Região Próxima à Heterogeneidade para Feixes de Ortovoltagem; Perfil de Indicações do PET-CT em Tumores Ginecológicos: Experiência do Hospital A.C. Camargo; Utilização do Código Monte Carlo N – Particle Extended (MCNPX) para Discriminar a Dose de Radiação Absorvida nas Diferentes Regiões e Restaurações Dentárias; Desenvolvimento de um Fantoma para Avaliação de Dose em Feixes de Radiocirurgia; Avaliação do Espectro de Nêutrons em Aceleradores Lineares Clínicos; Irradiação do Coração Associada a Mudanças no Nível de Caspase-3 Clivada, de Procolágeno Tipo I eTGF- β1; Padronização de Condutas em Radiocirurgia para Metástases Cerebrais: Experiência de um Ano; Tumor Fibroso Solitário da Órbita: Relato de Caso e Revisão de Literatura; Irradiação Incidental de Linfonodos em Câncer de Pulmão: Estudo Preliminar; Estudo Comparativo da Atenuação da Radiação de Aplicadores de Betaterapia: Efeito da Concavidade do Aplicador; Gliomatosis Cerebri: Relato de Caso Infantil; Sistema de Cálculo Computacional da Unidade Monitora para Feixes de Elétrons em Radioterapia; Determinação do Espectro de Energia de Campos de Radiação Utilizados em Radioterapia a Partir de Medidas de Atenuação e Simulação Monte Carlo; Phantom de Voxel para Tratamento de Doenças de Pele; Reconstrução do Espectro do Acelerador Linear Varian Clinac 2100c do Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo através do Software MCNP4C Baseado no Método de Monte Carlo; Radiocirurgia: Experiência do Instituto Nacional de Câncer; Avaliação de Equipamento de Raios X Convencional, Utilizado no Planejamento de Braquiterapia Ginecológica de Alta Taxa de Dose, para Melhoria da Qualidade da Imagem; Validação e Implementação do Filtro Dinâmico (EDW) Utilizando Sistema Planar de Dosimetria; Uso do Espéculo na Braquiterapia de Alta Taxa no Tratamento Complementar do Câncer do Colo Uterino; Redução da Dose Periférica com a Rotação do MLC Terciário: Incentivo ao Uso de Portais e IMRT Pediátrico?; Dosímetro Fricke Gel Modificado Utilizado em Medidas de Perfis de Campos Filtrados Irradiados com Feixes de Fótons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rizzi, Flávia M. de L., and Maria C. Bevilacqua. "Efeitos do número e localização dos eletrodos na cóclea na percepção da fala de indivíduos pós-linguais implantados." Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, no. 3 (June 2003): 364–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000300011.

Full text
Abstract:
Usuários de um mesmo modelo de Implante Coclear (IC) podem obter diferentes graus de benefícios, dependendo do modo como o sistema é programado. OBJETIVO: Considerando que determinado canal do dispositivo interno estimule aproximadamente a mesma região da escala timpânica nos diferentes pacientes que apresentam inserção total do feixe de eletrodos, o objetivo deste estudo foi avaliar se existe uma região específica da cóclea responsável por um melhor desempenho na percepção de fala. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Participaram do estudo 12 deficientes auditivos inseridos no programa de IC do Centro de Pesquisas Audiológicas do HRAC-USP, todos usuários de IC multicanal "Med-EL", com inserção total dos eletrodos e reconhecimento de fala em conjunto aberto. Foram realizados testes de percepção de fala em três diferentes situações: 1) todos os canais ativados, 2) 6 canais da base da cóclea ativados e 3) 6 canais do ápice da cóclea ativados. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante entre as situações 1 e 2 e entre as situações 1 e 3, porém nenhuma diferença estatisticamente significante foi encontrada entre as situações 2 e 3. CONCLUSÃO: Os dados não permitiram relacionar uma região específica da cóclea com um melhor desempenho na percepção de fala, porém 7 dos 12 pacientes testados obtiveram melhor performance quando os 6 canais basais estavam ativados, sugerindo que nas inserções parciais, onde os eletrodos não chegam até a região mais apical da cóclea e a estimulação ocorre mais intensamente nas regiões basal e medial, pode haver aproveitamento das informações auditivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Contesini, Adyl Hermes Oliveira, Nathalia Cerqueira Da Silva, Elisa Pereira De Carvalho, Rodolfo Salazar Perez, Ana Isabel De Carvalho Santana, and Neyda De la Caridad Om Tapanes. "APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA AVALIAÇÃO DA SOLDAGEM A GÁS INERTE DE TUNGSTÊNIO (TIG) EM AÇO MÉDIO CARBONO." Revista Univap 26, no. 51 (August 27, 2020): 26. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2443.

Full text
Abstract:
A soldagem a gás inerte de tungstênio (TIG) é um processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça de fusão com proteção gasosa. Atualmente, este processo é amplamente utilizado em metais e ligas de espessura 0,2 mm e 8 mm. Neste trabalho foi avaliada a soldagem autógena realizada pelo processo automático TIG em cintas metálicas de aço médio carbono utilizadas para embalar barras e feixes de mais de 1 tonelada. Foi utilizado o planejamento fatorial de experimentos para determinar os fatores que influenciam nos ensaios de tração e na microdureza e que qualificam o desempenho das peças soldadas. O modelo de regressão obtido para a carga de ruptura demostrou que o tempo de soldagem é a variável de maior significância estatística, seguida pela corrente. No modelo da microdureza é possível constatar que a variável de maior significância estatística é a variável de blocagem Região soldada (R) seguida do Tempo de solda (Ts) e a Corrente (I).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sachetto, João Paulo, and Douglas Cândido De Oliveira. "ESTUDO COMPARATIVO DE USINABILIDADE ENTRE OS AÇOS SAE 1045 E 4340 RECUPERADOS COM SOLDA." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, no. 1 (December 19, 2019): 84–94. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.97.

Full text
Abstract:
Na maioria das fábricas espalhadas pelo mundo, utilizam-se na fabricação de seus produtos, processos que envolvem usinagem e soldagem, direta ou indiretamente. Desses produtos lançados nos mercados, boa parte deles retornam para fazer algum tipo de revisão e consequentemente, algum tipo de reparo, usando os mesmos processos de soldagem e de usinagem. As peças fabricadas ou recuperadas por soldagem, podem, em alguns casos ser produzidas com as dimensões finais ou próximas a final, mas normalmente estas peças precisam sofrer operações complementares para chegar às dimensões finais com a tolerância dimensional especificada. Neste estudo foi analisado um caso típico de recuperação, usando o processo de soldagem por eletrodo revestido em seis corpos de prova, sendo três deles de aço SAE 1045, soldados com o eletrodo E7018, e os demais de aço SAE 4340, soldados com o eletrodo E8018 B2. Cada liga foi submetida a três situações diferentes de soldagem: pré-aquecimento, pós-aquecimento e a terceira situação sem qualquer condição especial, após a recuperação por soldagem, foram feitos ensaios de usinabilidade em todos os corpos de prova, utilizando um torno mecânico convencional e inserto de corte apropriado para os materiais ensaiados. Foram medidos e analisados o desgaste da ponta da ferramenta em cada situação, bem como a medição da rugosidade superficial, usando um equipamento adequado e medindo em escala RA. Os resultados mostraram a necessidade de pré aquecimento em todos os corpos de prova, sendo de notável importância este procedimento para a soldagem de recuperação de desgastes e que, posteriormente, passará por operações de usinagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Baldim, Adriano Cássio, Sebastião Carlos da Costa, and Thairone Conti Serafini Aguiar. "Metodologia Não Destrutiva de Parametrização da Queima do Zinco no Processo de Soldagem a Ponto por Resistência." Soldagem & Inspeção 20, no. 1 (March 2015): 81–91. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2001.09.

Full text
Abstract:
Os aços galvanizados são utilizados em grande número, principalmente nas indústrias automotivas, pela sua resistência à corrosão e baixo custo. A soldagem destes materiais, neste setor industrial, normalmente é realizada através do processo de soldagem a ponto. Em função dos aços galvanizados apresentarem uma camada de cobertura à base de zinco, normalmente utiliza-se durante soldagem, uma técnica denominada burn zinc (queima do zinco), para minimizar os efeitos prejudiciais do zinco neste material, durante o ciclo de soldagem. Neste contexto, este trabalho estudou um método não destrutivo, com o objetivo de encontrar uma adequada remoção desta camada de zinco, considerando para isto, os sinais gerados por um sensor que registra o deslocamento do eletrodo durante as fases do processo de solda a ponto, utilizando como base a leitura da expansão térmica da chapa de aço galvanizado. Assim, experimentos de simulação física foram feitos, variando a corrente e o tempo de ciclo da fase de preaquecimento. As respostas de burn zinc geradas pelo sensor e as análises visuais por atributo, foram mostradas em gráficos através de um envelope operacional. Evidências mostraram que o sinal de deslocamento do eletrodo, mostrou ser um eficiente método não destrutivo para a determinação de parâmetros adequados de burn zinc no processo de solda a ponto para chapas de aço galvanizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Frederico de Rosa, William Rodrigues Soares, and Alexandre Queiroz Bracarense. "Estudo sobre o correlacionamento do fenômeno das bolhas e sinais elétricos na soldagem subaquática molhada com eletrodos revestidos." Soldagem & Inspeção 18, no. 2 (June 2013): 092–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242013000200002.

Full text
Abstract:
O fenômeno das bolhas no processo de soldagem subaquática molhada é de vital influência na qualidade final das soldas. O bom entendimento da formação e colapso das bolhas juntamente com o conhecimento do comportamento dos parâmetros de soldagem no decorrer do processo podem proporcionar melhorias nas práticas utilizadas na soldagem subaquática e, consequentemente, melhorias na qualidade final da solda. Para entender e tentar correlacionar o fenômeno de crescimento, destacamento e frequência das bolhas com os sinais elétricos ao longo do processo de soldagem, este trabalho foi desenvolvido. Foram feitos cordões sobre chapa a 0,50 m de profundidade com três tipos de eletrodos revestidos comerciais, E6013, E7018 e E7024. Para visualização da formação, destacamento e contagem das bolhas foi realizada a filmagem em alta velocidade do processo, juntamente com a aquisição dos sinais elétricos do mesmo. Pôde-se então tentar correlacionar a frequência das bolhas com variações dos sinais elétricos observados durante o process. Observou-se nos dados de corrente que o número médio de variações abaixo de 5% da corrente média assemelha-se com o a taxa média de destacamento das bolhas. Assim concluiu-se a possibilidade de haver uma relação entre o destacamento das bolhas com determinada variação na corrente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Araújo, Alexandre Romeiro de, João Luís Nunes Carvalho, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, Nilton Curi, and João José Marques. "Movimentação de nitrato e amônio em colunas de solo." Ciência e Agrotecnologia 28, no. 3 (June 2004): 537–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542004000300008.

Full text
Abstract:
No sistema de plantio convencional, a prática anual de revolvimento do solo provoca alterações nas propriedades físicas, como diminuição da porosidade, modificação da estabilidade de agregados e destruição dos canais deixados pelo sistema radicular. No sistema de plantio direto, não há revolvimento do solo. Portanto, a aplicação de calcário, assim como de N, deve ser feita em superfície, em razão da impossibilidade de sua aplicação em profundidade. Objetivou-se com este trabalho estudar a movimentação de NO- e NH+ em colunas de solo indeformado, com e sem aplicação de calcário. Conduzido em casa-de-vegetação, utilizaram-se tubos de PVC com 0,2 m de diâmetro e 0,2 m de comprimento. As amostras de um Latossolo Vermelho Distrófico típico de textura muito argilosa, localizado no campus da UFLA, foram retiradas do horizonte A (0-0,2 m) inde-formadas. A irrigação e a análise do lixiviado foram feitas diariamente. No lixiviado, foram medidos o NO- e o NH+ . As análises de nitrato foram feitas por dois métodos diferentes, sendo um pela redução do nitrito na coluna de Cd-Cu e o outro por um eletrodo seletivo; as análises de NH+ foram feitas pelo método do Nessler. O delineamento experimental utilizado foi o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Mesmo com doses realistas de adubos nitrogenados (200 kg N ha') e em Latossolos muito argilosos, com moderados a altos teores de óxidos de Fe e gibbsita, a lixiviação de NO- é uma realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Weslley Carlos Dias da, Alexandre Queiroz Bracarense, and Ezequiel Caires Pereira Pessoa. "Efeito da profundidade de soldagem no hidrogênio difusível de soldas molhadas." Soldagem & Inspeção 17, no. 4 (December 2012): 298–305. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242012000400004.

Full text
Abstract:
Em soldagem subaquática molhada, a ocorrência de poros e trincas a frio pode ter um efeito bastante prejudicial nas propriedades mecânicas da junta soldada. O hidrogênio contribui diretamente para o aparecimento destas duas descontinuidades. A quantidade de hidrogênio difusível (Hdif) no metal de solda pode ser influenciada por diversos fatores. Todavia, pouco se sabe sobre a influência da profundidade de soldagem (pressão) sobre a quantidade de Hdif no metal de solda. Neste trabalho, diversas medições de hidrogênio difusível foram feitas nas profundidades de 0,30 m, 10 m e 20 m e 30 m em soldagem molhada. O consumível utilizado foi o eletrodo comercial E6013 envernizado. As medições de hidrogênio difusível foram feitas através do método da cromatografia. Para medição de porosidade foi utilizado o método macrográfico e um programa analisador de imagem. O hidrogênio residual também foi medido. Os resultados mostraram que o hidrogênio difusível reduziu significativamente com o aumento da pressão hidrostática ao contrário da porosidade, que aumentou com o aumento da pressão hidrostática. Não se observou alterações apreciáveis no hidrogênio residual do metal de solda. Desta forma, é possível concluir que a profundidade de soldagem afeta diversos aspectos da soldagem subaquática molhada, em especial, o hidrogênio difusível e porosidade, conforme foi observado neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sousa, Rayane Siqueira de, Ângela Magalhães Vieira, Isabel Michely da Silva Galvão de Melo, Thiago Felix da Silva, and Ivone Antônia de Souza. "Tratamento do câncer de próstata: radioterapia, quimioterapia e plantas medicinais como alternativa terapêutica." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 9 (April 10, 2019): e537. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e537.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo tem como objetivo elaborar uma revisão da literatura com estudos relevantes, sobre o tratamento de câncer de próstata (CaP) envolvendo radioderapia, quimioterapia e plantas medicinais. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), PubMed e nos periódicos CAPES, utilizando os descritores: câncer de próstata, plantas medicinais, radioterapia e quimioterapia, publicados entre 2010 e 2018. Resultados: Radioterapia (RT) é um método que utilizam feixes de radiações ionizantes capaz de destruir ou impedir a proliferação de células tumorais. Sendo assim, novas formas de terapias nesta área estão surgindo como: a exclusão androgênica, CaP localizado, a RT guiada por imagem, RT estereotáxica ablativa e a RT conformada tridimensional. Já a quimioprevenção é a maneira mais indicada, pois, reduz as chances de desenvolvimento de tumores a partir da utilização de medicamentos. No caso do CaP, o conjunto de drogas quimiopreventivas com maior eficiência em testes clínicos inclui as que apresentam inibidores da enzima 5-alfa redutase, que convertem a testosterona em diidrotestosterona. Em relação à fitoterapia, estima-se que 60% dos anticancerígenos comercializados, ou em investigações clínicas, são derivados de origem natural como Crocus sativus, Euphorbia zovitsii, Achillea wilhelmsii, Urtica dioica, Medicago sativae, Psoralea corylifolia. Conclusão: Dentro desse contexto, foi possível evidenciar que todas essas terapias citadas no texto são ferramentas importante para o tratamento do câncer de próstata, enfatizando que a fitoterapia representa uma esperança de tratamento com menor efeito colateral para o homem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Cavalcante, Ulanna Maria Bastos, Silvia Adelaide Linhares de Melo, and Caliandra Maria Bezerra Luna Lima. "Enteroparasitoses na População Infantil sua Prevalência e os Modelos de Decisão Utilizados: Revisão Sistemática." Saúde e Pesquisa 8, no. 3 (December 31, 2015): 585. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2015v8n3p585-590.

Full text
Abstract:
Objetivo: identificar a prevalência de enteroparasitoses na população infantil e principais modelos de decisão utilizados na tomada de decisão. Metodologia: procedeu-se uma revisão sistemática, com os descritores Doenças parasitárias and Crianças and Prevalência em português e Parasitic diseases and Children and Prevalence em inglês, na Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados LILACS (Literatura em Ciências da Saúde) e SciELO (Scientific Eletronic Library Online). Entre 2010 e 2014. Resultados: observou-se que os parasitos mais frequentes foram: Ascaris lumbricoides; Ancylostomidae; Trichuris trichiura; Giardia lamblia; Entamoeba coli; Endolimax nana. Em relação ao tipo de análise estatística utilizada, a regressão é a única considerada um modelo de tomada de decisão. As demais são técnicas capazes de gerar resultados. Conclusão: Ascaris lumbricoides; Ancylostomidae; Trichuris trichiura; Giardia lamblia; Entamoeba coli; Endolimax nana, são os tipos que mais afetam a população. As análises estatísticas estão sendo feitas de forma pouco detalhada, quanto ao seu delineamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tedrus, Glória M. A. S., Maria Cristina Albertin, Newton S. Odashima, and Lineu C. Fonseca. "Crises parciais motoras induzidas por movimentos em pacientes diabéticos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 49, no. 4 (December 1991): 442–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1991000400013.

Full text
Abstract:
Levando em conta o número restrito de casos em âmbito internacional e a ausência de publicações na literatura nacional, os autores apresentam três casos de crises motoras focais induzidas por movimentos em pacientes diabéticos com mais de 50 anos de idade. As crises eram numerosas, sendo também desencadeadas ao serem assumidas determinadas posturas. Em dois casos havia hiperglicemia não cetótica. Todos os pacientes apresentavam hemiparesia e, em dois, tal déficit desapareceu após o cotnrole das crises. No outro paciente a hemiparesia era decorrente de acidente vascular cerebral isquêmico instalado 6 meses antes. Síndrome parietal transitória foi observada nos três pacientes. O EEG crítico mostrou, em dois pacientes, descargas na região parieto-occipital e, em um, na região temporal média contralateral. As crises foram resistentes aos anticonvulsivantes, só havendo controle com o tratamento dos distúrbios metabólicos. São discutidos aspectos clínico-eletren-cefalográficos e etiopatogênicos. A pesquisa do caráter reflexo das crises e a dosagem da glicemia devem ser feitas em todos os pacientes idosos com crises motoras focais, face às implicações de ordem terapêutica e prognóstica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Soeiro Junior, Jaime Casanova, David Bellentani Rocha, and Sérgio Duarte Brandi. "Uma breve revisão histórica do desenvolvimento da soldagem dos aços API para tubulações." Soldagem & Inspeção 18, no. 2 (June 2013): 176–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242013000200011.

Full text
Abstract:
Este trabalho enfoca o desenvolvimento dos aços API para tubulações desde o aço API 5L X42, desenvolvido em 1948, através de laminação a quente seguida de tratamento térmico. Desde então foram feitos diferentes desenvolvimentos visando aumentar a resistência mecânica e a tenacidade, além de melhorar a soldabilidade. Entre eles, a adição de elementos de liga, produzindo os aços ARBL e a utilização de rotas de processamento termomecânico durante a laminação. Inicialmente a rota utilizada era a laminação a quente controlada (TMCR), com utilização de elemento microligante como Nb para os aços X60 e o conjunto Nb e V para os aços X65 e X70, associado a uma redução do teor de carbono. Posteriormente foi implantada a rota de fabricação do aço por laminação controlada seguida de resfriamento controlado (TMCP), com redução de carbono e adição de Nb e Ti para os aços X80, e adições de Mo, Nb, Be Ti para os X100. A redução do carbono foi motivada também para melhorar a sua soldabilidade e, por este motivo, estes aços são soldados por diferentes processos de soldagem, como o eletrodo revestido. Desenvolvimentos recentes com raiz feita com MAG-TC e enchimento com arame tubular tem dado resultados animadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Da Cruz, Andressa Camila Parente, Jady Barreirinhas Barros, Karina Shirlene Varela Lima, Rosane do Nascimento Rodrigues, Lara da Silva Sales, and Bruno Jáy Mercês De Lima. "Determinantes psicossociais para o abuso infantil em um comunidade ribeirinha de Urubuoca, Belém – Pa: relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 44 (April 2, 2020): e2213. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2213.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a execução de uma ação educativa por meio de tecnologias educacionais enfatizando as formas de reconhecimento do abuso infantil, com aplicabilidade para crianças de 6 a 13 anos, na comunidade ribeirinha da Ilha de Urubuóca no município de Belém, PA. Relato da experiência: Trata-se de uma ação educativa em uma região ribeirinha no Pará. A construção da atividade foi realizada a partir de pesquisas feitas nas bases de dados, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), para fomentação da base cientifica, após isso foi realizado um estudo transversal conduzido com 10 crianças da comunidade por meio da criação e aplicação de um livro infantil ilustrado, onde trazia formas de identificar situações preliminares e até o próprio abuso infantil, atrelado ao cotidiano das crianças e adolescentes. Considerações finais: Vale ressaltar a relevância de ações e projetos que atuem na vertente de prevenção de situações que levem ao sofrimento, através de novas tecnologias. Sendo de suma importância para que os conceitos de direito à vida, saúde e bem-estar sejam consolidados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da, Sabrina Amorim Paulo, Andressa Lages Vieira, Ana Cândida Martins Balsamo, Ana Cláudia Silva Brito, Maxkson Messias de Mesquita, Daiane Borges Souza, et al. "Principais correlações do tabagismo com a COVID-19." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 13, 2020): e84996981. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6981.

Full text
Abstract:
O tabagismo está associado a desfechos desfavoráveis em COVID-19. Os fumantes são mais vulneráveis a vírus respiratórios que os não fumantes, sendo maior o risco de infecção grave por influenza em fumantes, que também apresentam quadros clínicos mais graves. Com isso, a presente pesquisa tem o objetivo de descrever os principais riscos da relação do tabagismo com a COVID-19. Trata-se de uma revisão integrativa. Para a realização desse estudo, foram consultadas as bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) de forma associada: “Fumantes”, “Tabagismo”, “COVID-19” e “Complicações”. Após a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 8 estudos. Os estudos incluídos foram tabelados e foram feitas revisões críticas e corroborativas entre cada um deles. O tabagismo aumenta o risco de complicações de inúmeras doenças, em especial as cardiovasculares, doenças respiratórias (bronquite e enfisema) e diversos tipos de câncer, além de causar diferentes tipos de inflamação prejudicando os mecanismos de defesa do organismo, o que certamente enfraquece o sistema imunológico, tornando-o menos capaz de responder efetivamente a infecções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pereira, Aldo Santos, Augusto J. A. Buschinelli, Carlos E. Niño, and Norton Zanette Kejelin. "Soldagem em operação de dutos de alta resistência e baixa espessura com ênfase nas trincas a frio." Soldagem & Inspeção 17, no. 2 (June 2012): 88–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242012000200002.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de trincas a frio quando da soldagem de dutos em operação. Foram executados dois conjuntos de experimentos: o primeiro denominado de experimento "F", em que foi variada a folga entre a calha e o tubo, e utilizados metal de base e de adição de alto carbono equivalente; o segundo denominado de experimento "R", em que foi imposta alta restrição à junta soldada e, promovido o resfriamento rápido mediante fluxo de água no interior do tubo. Foram feitas as soldagens com os seguintes processos e materiais: processo eletrodo revestido (SMAW), tubo e calha em aço ASTM A 335 P5, metal de adição AWS E 8018-B8 (experimento "F"). Processos MIG/MAG pulsado (GMAW-P) e arame tubular auto-protegido (FCAW-S), tubo e calha em aço API 5L X70, metais de adição AWS ER 80S-G e AWS E 71T-11, respectivamente (experimento "R"). Para detectar as trincas a frio foram realizados exame visual e a inspeção com líquidos penetrantes. Adicionalmente as soldas foram avaliadas por macrografia e medição de dureza. Não foram detectadas trincas, apesar da utilização de metais de base e de adição com alto carbono equivalente e da junta com alta restrição, com o objetivo de aumentar as tensões. Admite-se que não houve fissuração devido ao uso de processos e/consumíveis com baixo teor de hidrogênio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Carvalho, Adriano Araújo de, Edson Meneses da Silva Filho, Rayssa Silva do Nascimento, Sarah Fernanda Dantas de Medeiros, Núbia Maria Freire Vieira Lima, Enio Walker Azevedo Cacho, and Roberta de Oliveira Cacho. "Análise da ativação muscular durante o movimento de alcance nas condições ativo, ativo-assistido e autoassistido em pacientes pós-AVE." Fisioterapia e Pesquisa 26, no. 1 (March 2019): 31–36. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/17023226012019.

Full text
Abstract:
RESUMO O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma patologia que frequentemente causa limitações motoras nos Membros Superiores (MMSS) gerando prejuízos funcionais nos movimentos de alcance. O objetivo do estudo foi analisar o recrutamento muscular do membro superior parético durante três condições de alcance: ativo, ativo-assistido e autoassistido, através de dados eletromiográficos das fibras anteriores do Músculo Deltoide (MD), Bíceps Braquial (BB) e Tríceps Braquial (TB). Estudo do tipo transversal que utilizou como testes clínicos o miniexame do estado mental, escala de equilíbrio de Berg, medida de independência funcional, escala modificada de Ashworth e escala de Fugl-Meyer - seção MMSS. A coleta dos dados eletromiográficos de superfície foi realizada utilizando-se o eletromiógrafo e eletrodos de configuração bipolar da EMG System do Brasil com três canais posicionados nos pontos motores do MD (fibras anteriores), BB e TB de ambos os membros superiores. As variáveis clínicas apresentaram resultados de comprometimento motor, cognitivo e funcional leves. Os dados eletromiográficos mostraram que o MD e TB durante o alcance ativo-assistido contraíram mais que no alcance autoassistido (p<0.05). Os MD e TB apresentaram diferenças significativas durante os movimentos de alcance, enquanto que o músculo BB não mostrou alterações. Entre os diversos tipos de alcance, o ativo-assistido foi o que proporcionou maior ativação muscular. Sugere-se que sejam feitos ensaios clínicos para verificar a eficácia dos treinamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Melo, Ândrea de, Eliara Pinto Vieira Biaggio, Inaê Costa Rechia, and Pricila Sleifer. "Potenciais evocados auditivos corticais em neonatos nascidos a termo e pré-termo." CoDAS 28, no. 5 (October 13, 2016): 491–96. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162015291.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Mensurar os potenciais exógenos do potencial evocado auditivo cortical (PEAC) em neonatos nascidos a termo e pré-termo, além de compará-los, considerando as variáveis latência e amplitude dos componentes. Método Estudo transversal, prospectivo, contemporâneo e comparativo. Foram avaliados 127 neonatos; destes, foram considerados 96, após análise dos exames por três juízes, distribuídos em dois grupos: Grupo Termo: 66 neonatos e Grupo Pré-termo: 30 neonatos. Os registros do PEAC foram feitos com os neonatos posicionados no colo da mãe e/ou responsável, em sono natural, por meio de eletrodos de superfície. Foram apresentados estímulos verbais binauralmente, sendo /ba/ o estímulo frequente e /ga/ o estímulo raro, na intensidade de 70 dBNA, por meio de fones de inserção. Foi analisada a presença ou ausência dos componentes exógenos em ambos os grupos, bem como, latência e amplitude de P1 e N1. Para análise dos dados, utilizaram-se os testes pertinentes. Resultados A latência da onda P1 bilateralmente e N1 na orelha esquerda foi menor no Grupo Termo. No entanto, não houve diferença estatisticamente significante quanto à amplitude de P1 e N1 entre os grupos. Na comparação entre presença e ausência dos componentes P2 e N2, também não foi observada diferença entre os grupos. Conclusão É possível mensurar os PEAC, em neonatos nascidos a termo e pré-termo. Verificou-se influência do processo maturacional apenas na medida da latência dos componentes P1 bilateralmente e N1 na orelha esquerda, sendo estas menores no Grupo Termo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fagundes Júnior, José Gedael, Vicente Afonso Ventrella, and Juno Gallego. "Reciclagem de Cavacos de Titânio para a Deposição de Revestimentos Duros por Soldagem." Soldagem & Inspeção 20, no. 1 (March 2015): 117–27. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2001.12.

Full text
Abstract:
O titânio é um metal nobre e possui excelentes propriedades biomecânicas, podendo assim ser plenamente aceito pelo organismo humano. A grande demanda na utilização de implantes dentários, fabricados a partir de ligas de titânio traz consigo um aumento significativo na geração de resíduos (cavacos), resultantes dos processos de usinagem empregados. Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, soluções alternativas para a reutilização de tais resíduos têm sido estudadas. O carboneto de titânio (TiC) possui elevada dureza, o que potencialmente permitiria a sua utilização como reforço em revestimentos antidesgaste aplicados em equipamentos das indústrias sucroalcooleira e mineradoras. Neste trabalho cavacos de ligas a base de titânio foram processados e utilizados como matéria prima para a fabricação de consumíveis experimentais de soldagem. Cordões de solda foram produzidos sobre amostras de aço-carbono por soldagem a arco elétrico com proteção gasosa e eletrodo de tungstênio (tradução do termo inglês GTAW). A caracterização microestrutural do metal de solda foi realizada por MEV e difração de raios-X. O comportamento mecânico dos revestimentos foi analisado por meio de um ultramicrodurômetro digital. Verificou-se que a microestrutura do metal de solda era composta por partículas não prismáticas de alta dureza distribuídas em uma matriz ferrítica. Medidas feitas por microanálise EDS mostraram diferenças na concentração de titânio entre a matriz e as partículas duras, onde maiores teores deste elemento foram identificados. A análise cristalográfica confirmou que houve a formação de carbonetos de titânio envoltos por uma matriz de ferrita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Pompeu, José Eduardo, Eugênia Casella Tavares de Mattos, and André Fabio Kohn. "Avaliação da inibição recíproca em humanos durante contrações isométricas dos músculos tibial anterior e sóleo." Fisioterapia e Pesquisa 16, no. 3 (September 2009): 258–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502009000300012.

Full text
Abstract:
Os objetivos do presente trabalho foram: (1) desenvolver um método para estimar o grau de inibição recíproca (IR) entre músculos antagonistas em humanos (sóleo e tibial anterior) e (2) comparar os níveis de IR no repouso, na dorsiflexão (DF) e na flexão plantar (FP). Participaram nove sujeitos saudáveis com idade entre 20 e 30 anos, quatro homens e cinco mulheres. Os sujeitos permaneceram sentados numa cadeira com o pé direito apoiado e fixo num pedal acoplado a um torquímetro; as medições foram feitas no repouso e durante contração isométrica dos músculos dorsiflexores e flexores plantares do tornozelo. A onda H do músculo sóleo foi captada por eletrodos de superfície. O reflexo H (RH) "teste" do músculo sóleo foi medido aplicando-se um estímulo na fossa poplítea (nervo tibial). O reflexo H "condicionado" foi obtido pelo pareamento de dois estímulos: o primeiro aplicado sobre a cabeça da fíbula e o segundo, na fossa poplítea, após 1 a 3 ms.. As amplitudes pico-a-pico dos RH teste e condicionado foram utilizadas para o cálculo da IR. Os valores de IR foram: 16,41%±8,68 no repouso; 21,94%±5,39 na DF e 3,12%±11,84 na FP. Foi constatada menor inibição recíproca na FP quando comparada às demais condições (p<0,05), mas não houve aumento da IR detectável, pela metodologia aplicada, durante a dorsiflexão em comparação ao repouso. Os resultados sugerem que a IR sofre modulação durante a atividade voluntária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Costa, Rafael Everton Assunção Ribeiro da, Jaqueline Pereira de Sousa, Paloma Esterfanny Cardoso Pereira, Paulo Henrique Alves Figueira, Naine dos Santos Linhares, Thaynara Rodrigues Neres Vanti, Juliana Leal Macedo, et al. "Síndrome de Guillain-Barré associada a infecções virais." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 2, 2020): e904986195. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6195.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Guillain-Barré tem diversas consequências negativas de acordo com a gravidade de seus sintomas. A perda da independência funcional é um dos fatores que mais interferem na qualidade de vida, tornando-a deletéria; além disso, cabe destacar que se trata de uma doença multifatorial. Com isso, a presente pesquisa objetivou analisar as relações entre a Síndrome de Guillain-Barré e as infecções virais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, realizada nos meses de Abril a Junho de 2020. Para a realização desse estudo, foram consultadas as bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Utilizou-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) de forma associada: Sindrome de Guillain Barré; COVID-19; Neurológia; Infecções por Vírus. Assim, foram considerados inicialmente 704 estudos com a temática proposta; dentre estes, foram excluídos 622 estudos, de acordo com os critérios de exclusão estabelecidos. Após a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 9 estudos. Os estudos incluídos foram tabelados e foram feitas revisões críticas e corroborativas entre cada um deles. Conclui-se que há um aumento nos casos de Guillain-Barré durante os surtos virais, com um aumento na incidência e no número de casos/mês. No geral, observa-se que entre as principais causas de Síndrome de Guillain-Barré estão os processos infecciosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Casarin, Renato C. V., Daniel R. M. Fernandes, Ynara B. O. Lima-Arsati, and Jaime A. Cury. "Concentração de fluoreto em arroz, feijão e alimentos infantis industrializados." Revista de Saúde Pública 41, no. 4 (August 2007): 549–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102006005000034.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar a concentração de fluoreto na refeição brasileira típica (arroz e feijão) e em alimentos infantis industrializados e estimar suas contribuições para fluorose dental. MÉTODOS: Os alimentos foram adquiridos de supermercados das cidades de Piracicaba e Campinas, SP, Brasil. Os alimentos infantis industrializados foram comprados em 2001 e o arroz e feijão em 2003, e imediatamente analisados. Foram analisadas três marcas de arroz, três de feijão e 36 amostras de alimentos infantis divididos em cinco grupos: prontos para o consumo; mingaus; alimentos formulados; leites em pó e outros alimentos. No arroz e feijão, foram determinadas as concentrações de fluoreto nas sementes "in natura" e após cozimento com água destilada ou fluoretada (0,7 ppm). Todas as análises de fluoreto foram feitas com eletrodo específico. Considerou-se 0,07 mg/kg/dia como a dose limite de exposição a fluoreto para risco de fluorose. RESULTADOS: A concentração de fluoreto encontrada nos grãos de arroz e feijão foi baixa. Porém, a concentração aumentou 100-200 vezes após cozimento em água fluoretada e mesmo assim, foi menor que a encontrada em alguns alimentos industrializados. Uma refeição com arroz e feijão preparada com água fluoretada seria responsável por 29% da dose limite de ingestão de fluoreto em termos de fluorose aceitável; a contribuição de alguns alimentos industrializados atingiria 45%. CONCLUSÕES: A alimentação típica brasileira, mesmo preparada com água fluoretada, é mais segura em termos de risco de fluorose dental que alguns alimentos infantis industrializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Silva, Quemuel Pereira da, Maria Gabriella de Abreu Lacerda, Amanda Alves de Oliveira, Ramon Ryon Cirilo Renôr, Rômulo Rodrigues de Morais Bezerra, Jefferson Felipe Silva de Lima, Luana Samara Balduino de Sena, and Bárbara Vanessa de Brito Monteiro. "Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no auxilio do ensino-aprendizagem da Histologia – Revisão de literatura." Research, Society and Development 9, no. 7 (June 20, 2020): e995975259. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5259.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é revisar a literatura existente sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no estudo da histologia. O enfoque desta revisão é discutir a importância das TICs como complemento de atividades práticas laboratoriais como uma ferramenta capaz de aumentar a interação dos discentes com a disciplina, bem como favorecer a sua percepção dos cortes histológicos. Além de abordar questões inerentes ao tema, como a diminuição do tempo em atividades no laboratório e a redução de custos laboratoriais. Por se tratar de uma revisão de literatura, para a sua produção, foram consultadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Publicações Médicas (PubMed), Medline e biblioteca virtual Scientific Eletronic Library online (SCIELO). Para realizar tal pesquisa foram utilizados os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS): Histologia, tecnologia da informação, internet. De acordo com a literatura estudada, as TICs se mostraram uma ótima alternativa à diminuição da carga horária e dos recursos para uso e manutenção de laboratórios como o de microscopia óptica. Contribuíram também, conforme a literatura utilizada, para melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Fato este que, tem feitos muitas instituições buscarem, nesses últimos anos, soluções nas TICs, que têm proporcionado ao aluno melhor aproveitamento e tempo maior de contato com os conteúdos teóricos e práticos dessa disciplina básica. Desta forma, podemos afirmar que as TICs têm auxiliado a alcançar um melhor desempenho e aproveitamento dos discentes em relação a disciplina de Histologia Geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cabral, Ricardo De Freitas, Leonardo Alves Conceição, and Roberto De Oliveira Magnago. "AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E À FLEXÃO DO CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO NO AGREGADO GRAÚDO EM ATÉ 30%." Revista Univap 26, no. 51 (August 27, 2020): 67. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2436.

Full text
Abstract:
Os materiais utilizados para produzir o concreto são finitos na natureza. Pensando nisso, existem diversos estudos comprometidos a encontrar substitutos para os agregados, seja graúdo ou miúdo. Esses substitutos, podem ser resíduos naturais, tais como: fibras naturais ou casca de arroz e etc, ou resíduos industriais, como pneus ou embalagens PET. Nesse artigo, foi utilizado como substituto no agregado graúdo, a Placa de Circuito Impresso (PCI), em proporções de 10%, 20% e 30%. As PCI´s são encontradas nos Resíduos de Equipamentos Eletro Eletrônicos (REEE). Para a realização dos testes, foi feita a extração dos componentes e feito a moagem num moinho de facas, onde a PCI foi moída duas vezes. Após isso, foram feitos os moldes e realizados os ensaios de resistência à compressão e resistência à tração na flexão, para testar a viabilidade técnica. Atingiu-se a resistência de 25,67 MPa no ensaio de compressão para o concreto padrão e a resistência de 24,53 MPa na proporção de 10% para o ensaio de compressão. Para o ensaio de tração na flexão, a resistência atingida foi de 5,19 MPa para concreto padrão e de 3,81 MPa para a proporção de 30%. Sendo assim, sua aplicação como concreto não estrutural é possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gonçalves, Andreia Fernandes, Jaqueline Prestes de Cristo, and Antonio Pereira Junior. "A coleta de resíduos orgânicos domésticos para o controle de doenças sinantrópicas transmitidas por vetores no município de Ipixuna do Pará, nordeste paraense." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 3, 2021): e37010615556. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15556.

Full text
Abstract:
A coleta de resíduos orgânicos é importante para garantir o bem-estar da comunidade, quando esse serviço não ocorre ou são feitos de forma inadequada, desencadeiam uma série de problemas à população e ao meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa a realização de uma análise qualitativa e quantitativa acerca da influência do lixo na proliferação de vetores causadores de patologias que agravam a saúde pública. Para isso, empregou-se o método comparativo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados primários foram obtidos in sito. Para obtenção dos dados secundários fez-se um levantamento dos dados documentais em links de acesso livre como o portal de periódicos da Coordenação de Pesquisa do Ensino Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), e limitou-se o recorte temporal entre 2008 e 2020. Os dados obtidos e analisados indicaram que: (1) a coleta do lixo é eficiente quando se trata de um bairro próximo a grandes pontos comerciais, porém nos bairros periféricos esses serviços são precários; (2) ocorre o acúmulo de lixo em locais inadequados e influencia consideravelmente no aparecimento de vetores. Conclui-se que existe a falta de sensibilização da população, com relação ao lixo, já que muitos moradores mesmo tendo a coleta de segunda a sexta, promovem disposição final do lixo em locais inapropriados; outro fato é a embalagem inadequada, ou seja, em sacolas plásticas, quando disposto à coleta municipal, o que facilmente pode ser rasgadas por animais e, com isso, atraem vetores com mais facilidade, o que incrementa a disseminação de doenças na comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Schuh, Claudia Maria, Kimberly Araujo Alves, Letícia Wollmann, Patrícia Ribeiro Rodrigues, Taís Oliveira Araújo, and Ana Cristina Sudbrack. "Associação da alta frequência, laser de baixa potência e microcorrentes no tratamento da lesão por pressão." Cinergis 18, no. 2 (April 15, 2017): 99. http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v18i2.8490.

Full text
Abstract:
A fisioterapia conta hoje com diversos recursos para o tratamento da lesão por pressão, com bons resultados, tais como a alta frequência, o laser e a microcorrente. Objetivo: demonstrar os efeitos da associação de três recursos da eletroterapia, a alta frequência, a microcorrente e o laser no tratamento do reparo tecidual em lesão por pressão. Método: trata-se de um relato de caso de um indivíduo do sexo masculino, 25 anos, com lesão de pressão em estágio 4, devido ao longo período acamado ou em sedestação na cadeira de rodas devido ao acometimento de lesão medular. Inicialmente, foi avaliado para a coleta de dados demográficos, clínicos e o exame físico, em que foi observada a área da lesão, a presença de inflamação/infecção, áreas de endurecimento e isquemia. A ferida apresentava-se, inicialmente, coberta com necrose e, após o desbridamento, com perda total da pele, envolvendo dano do tecido subcutâneo que se estendia até a fáscia subjacente. No início das sessões realizadas, era feita a limpeza local da lesão com soro fisiológico e utilizado o gerador de alta frequência com eletrodo cogumelo pequeno, utilizando o método de aplicação direta, pelo tempo de 10 minutos, abordando toda a extensão da lesão. Alternadamente, foi utilizada a microcorrente, com frequência de 600Hz com dois canais distribuídos em forma de cruz com 100Hz de intensidade em cada um, durante 25 minutos; e o laser de baixa potência, com emissão de feixe contínuo, 660nm de comprimento de onda, aplicado no modo pontual com intensidade de 12 J\cm² pelo tempo determinado pelo equipamento para cada ponto. Foram realizadas 15 sessões, 3 vezes por semana. Resultados: ao final do protocolo, foi possível perceber uma diminuição significativa do tamanho da lesão de pressão onde se observou uma redução na área de 81%. Conclusão: a associação dos recursos eletroterapêuticos utilizados, alta frequência, laser e microcorrente, mostraram resultados satisfatórios no tratamento da lesão de pressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Elias, Márcio de Souza, and Ronaldo Paranhos. "Avaliação metalúrgica da soldagem de revestimento inox austenítico sobre aço SAE 4130." Soldagem & Inspeção 19, no. 4 (December 2014): 343–52. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si1904.07.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação metalúrgica da soldagem de revestimento inox austenítico sobre a área de selagem de tubos de Riser fabricados em aço SAE 4130. O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira etapa teve como objetivo a determinação da taxa de diluição e taxa de deposição para os níveis máximo e mínimo de energia de soldagem conforme procedimentos de soldagem (EPS) com os processos TIG e ER. A seguir, foi feita análise e estudo com o diagrama de Schaeffler para identificar os consumíveis de solda mais adequados, conforme critérios de qualidade estabelecidos. Este estudo identificou o metal de adição 312 para a primeira camada, o 309 e 308 para a segunda. Todos usando o nível máximo de energia de soldagem e o processo de soldagem ER, com benefícios à produtividade. A segunda etapa teve como objetivo a validação dos resultados empíricos encontrados na 1ª etapa, com a execução de soldas de revestimento com duas camadas cada, e a caracterização metalúrgica das juntas soldadas por ensaios mecânicos e análise microestrutural por MO e MEV. Os resultados dos ensaios mecânicos e da microestrutura foram considerados satisfatórios, atendendo os critérios de qualidade adotados. Foi observada uma microestrutura austeno-ferritica com teor de ferrita delta entre 10 a 15 % nas duas camadas do revestimento. O eletrodo 312 assumiu posição de destaque na aplicação da 1ª camada da solda de revestimento sobre o aço SAE 4130, em função do seu maior teor de ferrita delta e cromo, evitando a formação de trincas a quente. Para a segunda camada, tanto o 309 como o 308 podem ser usados. Todas as soldas foram feitas com elevada energia de soldagem, garantindo o aumento da produtividade, sem alteração significativa nas características físicas e mecânicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Araujo de Oliveira Junior, Nilson, Olga Ferreira de Souza, Rodrigo Periquito Cosenza, Martha Valéria Tavares Pinheiro, Angelina Camiletti, and Leonardo Rezende de Siqueira. "Crioablação da Região Para-Hissiana." Journal of Cardiac Arrhythmias 32, no. 1 (2019): 6–9. http://dx.doi.org/10.24207/jac.v32i1.528_pt.

Full text
Abstract:
Fundamentos:A ablação da região para-Hissiana é um desafi o devido ao risco de lesão inadvertida do feixe de His. A crioablação, pela sua progressão mais lenta, permite a interrupção da aplicação em caso de sinais de lesões indesejadas e adesividade do cateter durante as aplicações, o que tem tornado a crioablação o método ideal para esses pacientes. Objetivos: Demonstrar os resultados de uma série inicial de pacientes encaminhados para crioablação de vias para-hissianas. Pacientes e métodos: De abril de 2015 a agosto de 2017, 13 pacientes foram encaminhados para crioablação devido à necessidade de abordagem para-hissiana detectada em procedimentos prévios de ablação. Dos 13 pacientes, sete foram submetidos à tentativa de ablação por radiofrequência (RF) e apresentaram insucesso ou recidiva, cinco realizaram apenas estudos eletrofi siológicos, não sendo tentada a ablação, e um foi indicado primariamente. A idade média era 32 ± 16 anos. Onze pacientes tinham vias anômalas (VAs) manifestas, um oculta e um taquicardia por reentrada nodal (TRN) com sinais de bloqueio atrioventricular (AV) transitório durante RF. Aplicava-se um ciclo de 4 minutos seguido de mais um ciclo em caso de resultado positivo. Resultados: Dos 13 pacientes, 11 apresentaram sucesso agudo em eliminar a via acessória. Um paciente tinha múltiplas vias acessórias, sendo uma lateral direita e uma lateral esquerda. Nesse paciente foi possível apenas a ablação da via esquerda. Em todos os demais foi observado exuberante potencial hissiano no ponto de aplicação com sucesso. O paciente com TRN foi ablacionado na região M sem intercorrências. Foram necessárias quatro aplicações em média para eliminação da via acessória com sucesso. A temperatura local média foi de -74 ºC. Em cinco pacientes foi observada a ocorrência de bloqueio do ramo direito (BRD) de terceiro grau. Em um paciente foi interrompida a aplicação precocemente pelo BRD e não foi realizada a aplicação de bônus. Esse foi o único paciente com sucesso agudo que apresentou recidiva clínica. Em nenhum paciente foi observado BAV transitório. Não foram observadas complicações. Conclusão:A crioablação de vias para-hissianas e TRN em regiões mais circunvizinhas do His foi um método efi caz para tratamento nessa população de pacientes refratários ou recusados para tratamento por RF. A ocorrência de BRD agudo não parece um critério para interrupção das aplicações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Melo, Ândrea de, Pricila Sleifer, Inaê Costa Rechia, and Eliara Pinto Vieira Biaggio. "Potencial evocado auditivo cortical em neonatos a termo e pré-termo: gênero e indicadores de risco para deficiência auditiva." Audiology - Communication Research 21 (2016). http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1645.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Pesquisar os potenciais exógenos em neonatos normo-ouvintes, nascidos a termo e pré-termo, correlacionando-os ao gênero e presença de Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA). Métodos A amostra inicial foi composta por 127 neonatos e, após análise de juízes, foram considerados 96. Destes, 66 eram nascidos a termo e 30 nascidos pré-termo, em um hospital público. Todos os neonatos apresentaram resultado “passa” na triagem auditiva neonatal. Os registros do exame foram feitos com os neonatos em sono natural, por meio de eletrodos assim posicionados: o ativo na fronte (Fz), o terra (Fpz) na fronte e os de referência na mastoide esquerda (M1) e direita (M2). Foram apresentados estímulos verbais, binauralmente, sendo /ba/ o estímulo frequente e /ga/ o estímulo raro, em intensidade de 70 dBNA, por meio de fones de inserção. Respeitou-se o paradigma oddball. Foi analisada a presença ou ausência dos potenciais exógenos. Para análise dos dados foram utilizados os testes estatísticos. Resultados Houve diferença significativa nos valores dos componentes para o gênero feminino, relacionados à amplitude de N1-P2, na orelha esquerda. Não houve diferença entre presença de IRDAs e ausência de componentes. Conclusão Verificou-se que os Potenciais Evocados Auditivos Corticais em neonatos apresentaram valores maiores de amplitude no Grupo Pré-termo, no gênero feminino, e ausência de diferença quanto à latência. Quanto à presença de IRDAs e ausência de componentes, não foi encontrada relação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fabron, Eliana Maria Gradim, Andressa Schweitzer Petrini, Vanessa de Moraes Cardoso, João Carlos Torgal Batista, Suely Mayumi Motonaga, and Viviane Cristina de Castro Marino. "Efeitos imediatos da técnica de vibração sonorizada de língua associada à estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS)." CoDAS 29, no. 3 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20172015311.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Verificar variação da qualidade vocal após realização da técnica de vibração sonorizada de língua associada à estimulação nervosa elétrica transcutânea (TVSL+TENS) sobre a laringe em mulheres com função laríngea normal. Verificar, ainda, a influência do tempo de realização desta técnica na voz. Método Participaram 40 mulheres (média 23,4 anos) sem queixas ou alterações vocais. Foi realizada TVSL associada ou não à TENS por 3 minutos, descanso e realização da técnica por mais 2 minutos (total 5 min). Foram feitas gravações das vozes antes (Pré), após três minutos (Pós 3 min) e após dois minutos adicionais de técnica (Pós 5 min). Utilizou-se a corrente TENS, com dois eletrodos sobre a cartilagem tireóidea. Realizou-se autoavaliação, avaliação acústica e perceptivoauditiva. Resultados Ao comparar TVSL isolada e TVSL+TENS observou-se que a combinação das técnicas resultou em sensação de maior estabilidade na emissão vocal (autoavaliação) e melhor ganho na qualidade vocal (avaliação perceptivoauditiva). Não houve diferença estatística nos achados acústicos entre TVSL e TVSL+TENS. Ao considerar a TVSL+TENS e comparar seu tempo de realização, observou-se, na autoavaliação, sensação de menor tensão muscular (3 min) e maior conforto da emissão (5 min); na análise acústica, elevação de F0 (3 e 5 min) e intensidade (5 min), em relação ao momento Pré; e na avaliação perceptivoauditiva, melhor qualidade vocal (3 min). Conclusão Comparando TVSL isolada e TVSL+TENS, houve mudanças na sensação de conforto e tensão muscular e também, na qualidade vocal. Por outro lado, a TVSL+TENS realizada em 3 ou 5 mintuos resultou em efeitos benéficos na voz, identificados nas avaliações realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mantilla, Samira Pirola Santos, and Nathalia Costa Alves. "Potencial Educativo do Jogo Perguntados." EaD em Foco 5, no. 1 (January 10, 2015). http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.298.

Full text
Abstract:
Os jogos podem ser utilizados para potencializar a educação de forma lúdica e motivadora. O jogo Perguntados é um aplicativo do tipo Quiz on-line muito apreciado por estudantes e público em geral, podendo ser utilizado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O jogo permite ao usuário vincular contas do Facebook para que eles possam desafiar seus amigos entre outras características que motivam o jogador. O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial do uso desse jogo na educação por meio de um questionário disponibilizado no Facebook. Observou-se que a maioria dos usuários concorda que receber bônus (personagens), saber a sua posição no ranking e a vontade de ganhar estimulam o jogador. Além disso, a maioria concorda que ficam concentrados quando estão jogando, aprendem algum conceito durante o jogo, acreditam que o jogo pode ser utilizado como complementar em alguma disciplina e que está adequado à sua maneira de aprender. Entretanto, a maioria (53%) discorda que, após jogar, fica com vontade de pesquisar assuntos abordados no jogo. Esse jogo pode ser usado na educação por apresentar elementos que estimulam o jogador e por abordar diferentes temas, entretanto, as perguntas deveriam ser feitas por especialistas da área e não pelos próprios jogadores.Palavras-chave: Jogos eletrônicos; Quiz; Aprendizagem móvel; Educação. Educative Potential of Perguntados GameAbstract Games give potential to education in an interesting way. The game Perguntados is an App ? a type of online quiz very appreciated by students and the general public?and it can be used on mobile devices such as smartphones and tablets. The game allows the users to synchronize their Facebook account, so they can challenge their friends. Most users agree that receiving badges (characters) and knowing their position in the rankings, encourage the player to win. Additionally, most of the users agree that they stay focused when are playing, they learn some concept during the game, and they believe that the game can be used as a complement in any subject and it is an effective way to learn. However, most users (53%) disagree that after playing they feel interested in looking for more information about the content of the questions. According to most of the users, the game Perguntados can be used in education by presenting elements that stimulate the player and by addressing different issues, however, questions should be made by experts in each field and not by the players themselves.Key words: Eletronic games; Quiz; Mobile learning; Education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography