Academic literature on the topic 'Feridas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Feridas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Feridas"

1

Alves, Anselmo Queiroz, Rubens Pedro Lorena Silva, Alexandre José da Silva Góes, Mariza Severina de Lima Silva, Antonio Gomes de Castro Neto, Flávio Ferreira da Silva, Antonio José Alves, and Valdemiro Amaro da Silva Junior. "Comparação de quatro métodos para avaliação morfométrica de feridas." Research, Society and Development 11, no. 5 (April 2, 2022): e17611528187. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28187.

Full text
Abstract:
A medição de feridas para documentar o processo de cicatrização tem um papel importante no manejo de feridas. Câmeras digitais em smartphones estão disponíveis fáceis de usar e tirar fotos de feridas tem se tornado uma rotina. A análise de imagens digitais com software apropriado fornece uma ferramenta rápida, limpa e fácil de usar para medir a área da ferida. Um conjunto de 160 fotos digitais de feridas em ratos foi a base deste estudo. As fotografias digitais foram feitas colocando uma régua ao lado da ferida em paralelo com a pele saudável e visualizadas com os softwares Image Tool, ImageJ e AutoCaD®. A medição da área da ferida foi realizada e foi realizado teste t de Student pareado e Análise de Componentes Principais (PCA) para comparar a técnica manual em régua e todos os softwares de medição de feridas. Em conclusão, a técnica manual em régua superestimou o tamanho da ferida e o software Image Tools forneceu uma medição melhor, mais rápida e precisa da área da ferida. Este software pode ser usado rotineiramente para documentar o processo de cicatrização de feridas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Evanilda Souza de Santana, Mirian Santos Paiva, and Elena Casado Aparício. "Corpos estranhos, mas não esquecidos: representações de mulheres e homens sobre seus corpos feridos." Revista Brasileira de Enfermagem 66, no. 1 (February 2013): 90–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672013000100014.

Full text
Abstract:
Estudo qualitativo, cujo objetivo foi apreender e analisar as representações sobre o corpo ferido, e em que foram colhidos, através da entrevista em profundidade, depoimentos de dezoito adultos, feridos crônicos, usuários de ambulatório de cuidado a pessoas com feridas de um hospital público na cidade de Salvador-BA. A partir da Análise de Conteúdo Temática, emergiram as seguintes categorias relativas ao corpo ferido: é um estranho que promove sofrimento; é constantemente vigiado; é rejeitado; é prisioneiro; está vulnerável à violência; exige cuidado especial e, é um corpo em luto. Essas representações firmam-se em imagens negativas e de sofrimento, e evidenciam que o corpo ferido, muito diferente do corpo idealizado, promove sentimentos contraditórios e autodepreciativos. Os resultados revelaram que as pessoas com feridas crônicas estranham seus próprios corpos, experimentam sentimentos negativos acerca de sua imagem, e mobilizam alternativas de autocuidado e de apresentação pessoal, distintas das acionadas antes da cronificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Trindade, Lilian Cristine Teixeira, Maria de Lourdes Pessole Biondo-Simões, Cláudia Paraguaçu Pupo Sampaio, Rogério Estevam Farias, Rodrigo Jardim Pierin, and Miguel Chomiski Netto. "Avaliação do uso tópico do metronidazol no processo de cicatrização de feridas: um estudo experimental." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 37, no. 5 (October 2010): 358–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912010000500009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a ação do metronidazol em solução a 4%, tópico, em feridas com cicatrização por segunda intenção em ratos. MÉTODOS: Fez-se feridas circulares com dois centímetros de diâmetro no dorso de ratos e estudou-se a cicatrização em 3, 7, 14 e 21 dias. A contração da ferida e a epitelização periférica foram avaliadas por planimetria digital e os miofibroblastos pela imunoistoquímica com a-SMA. RESULTADOS: Não houve diferença entre os grupos em relação à contração ferida. Nas feridas tratadas com metronidazol a epitelização periférica precoce foi evidente no 3°dia (p<0,001) e não houve diferenças nos demais períodos. No grupo controle, o número de miofibroblastos foi maior no 7° dia (p=0,003) e no 14° dia (p=0,001), e no grupo experimento, foi sugestivamente maior no 3° dia (p=0,06). CONCLUSÃO: O metronidazol, solução a 4%, na dose de 50mg/kg/dia, aplicado de forma tópica nas feridas com cicatrização por segunda intenção, facilita a epitelização periférica precoce, não interfere na contração da ferida e atrasa o aparecimento dos miofibroblastos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Ivan Felismino Charas dos, Sara Luisa Sousa Grosso, Otilia Bata Bambo, André Paulo Nhambirre, José Manuel Mota Cardoso, Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, and Renata Bezerra Marujo. "Mel e açúcar mascavo na cicatrização de feridas." Ciência Rural 42, no. 12 (December 2012): 2219–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782012001200018.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo comparar a eficácia do mel e do açúcar mascavo na cicatrização de feridas induzidas cirurgicamente na pele de cobaias, para avaliar o tempo de cicatrização, as variações macroscópicas e microscópicas do tecido cicatricial, a contração das feridas e o grau de contaminação. Quinze cobaias da raça Abissínia, machos inteiros, de seis meses de idade e pesando entre 500 a 850 gramas, foram divididas em três grupos com cinco animais cada, nos quais foram induzidas, cirurgicamente, três feridas em cada animal com dimensão de 1,5cm² e distância entre elas de 1,5cm, na região dorsal. A ferida F1 foi tratada diariamente com mel, a ferida F2 com solução salina 0,9% (controle) e a ferida F3 com o açúcar mascavo. A eutanásia foi realizada no Grupo 1 ao sétimo dia após a cirurgia, no Grupo 2 ao décimo quarto dia e no Grupo 3 no vigésimo primeiro dia após a cirurgia, sendo as biópsias encaminhadas para avaliação histopatológica. Foram também realizados swabs das feridas em todos os grupos no terceiro e sétimo dias após a cirurgia e as amostras enviadas para a cultura e isolamento bacteriano. Concluiu-se que as feridas tratadas com o mel cicatrizaram mais rápido em relação às tratadas com o açúcar mascavo, demonstrando a maior propriedade cicatrizante do mel em relação ao açúcar mascavo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, A. F., J. S. Batista, E. S. Paiva, A. E. Silva, Y. J. M. D. Farias, C. A. R. Damasceno, P. D. Brito, S. A. C. Queiroz, C. M. F. Rodrigues, and C. I. A. Freitas. "Avaliação da atividade cicatrizante do jucá (Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. var. ferrea) em lesões cutâneas de caprinos." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 12, no. 3 (September 2010): 302–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722010000300007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi demonstrar os efeitos do tratamento tópico do jucá (Caesalpinia ferrea) em feridas cutâneas. Quinze caprinos machos sem raça definida foram divididos em 3 grupos de acordo com o pós-cirúrgico (7º, 14º e 21º dias). As feridas experimentais foram tratadas com a pomada composta pela casca da Caesalpinia ferrea em pó misturada com a vaselina estéril e as do grupo controle apenas com a vaselina esterilizada. A aplicação diária da pomada e da vaselina estéril foi realizada sobre ferida circular padronizada de 16 cm² de área na região torácica de cada animal. As avaliações das feridas foram feitas do ponto de vista clínico, bacteriológico, morfométrico e histopatológico nos períodos pré-determinados (7º, 14º e 21º dias). Morfometricamente, as feridas do controle apresentaram áreas cirúrgicas menores e grau de contração maior que as do grupo tratado, entretanto, histologicamente, houve completa epitelização das feridas tratadas no 21º dia, enquanto que as feridas do grupo controle necessitavam de mais tempo para resolução do processo cicatricial. No exame microbiológico realizado no momento da produção da ferida, não se observou crescimento bacteriano e no momento das biópsias, identificou-se a presença de bactérias da família Enterobacteriaceae e Staphylococcus aureus, sendo que a partir do 14º dia observou-se Staphylococcus aureus apenas no grupo controle. A utilização tópica da pomada de Caesalpinia ferrea apresentou eficiência significativa no auxílio da reparação cicatricial de feridas cutâneas de caprinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bellenzani, Maria Célia Ramos, Júlia Maria Matera, and Márcia Regina Giacóia. "[NO TITLE AVAILABLE]." Acta Cirurgica Brasileira 13, no. 4 (October 1998): 237–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86501998000400007.

Full text
Abstract:
Este trabalho avalia o efeito do pericárdio homólogo como curativo biológico no tratamento de feridas cutâneas na região distal dos membros em eqüinos. Cinco animais foram operados sob anestesia geral, criando-se uma ferida circular em cada metacarpo. A ferida do membro esquerdo recebeu aplicação de um curativo sintético semi-oclusivo e a ferida contralateral foi coberta com um fragmento de pericárdio conservado em glicerina a 98%, fixado às margens da ferida com cianoacrilato. As trocas de curativo e coleta de dados foram realizadas a cada 72 horas, até o descolamento espontâneo do pericárdio. Avaliou-se as características do tecido de granulação, o comportamento do pericárdio e a variação de área das feridas, determinada por análise computadorizada de imagens. Realizou-se estudo anátomo-patológico e análise estatística não-paramétrica. Observou-se efeito benéfico do pericárdio sobre o tecido de granulação, porém concluiu-se que a oclusão permanente é inadequada para tratamento de feridas exsudativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Beretta, Luiza de Lima, Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos, Willian Alves Dos Santos, Patrícia Claro Fuly, and Lina Marcia Miguéis Berardinelli. "Resiliência no processo do cuidado aos pacientes com feridas tumorais malignas: revisão integrativa." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 20, 2020): e117942922. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2922.

Full text
Abstract:
A assistência ao paciente com feridas tumorais consiste em tarefa complexa; a resiliência confere adaptabilidade para o manejo nos diversos contextos. O objetivo foi verificar a resiliência no processo do cuidar aos pacientes com feridas tumorais malignas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, COCHRANE, CINAHL e SCOPUS (2003-2019) com a questão norteadora: Como ocorre a resiliência na dinâmica do cuidado a pacientes com feridas tumorais malignas? Identificaram-se dezessete evidências científicas, sendo elaboradas três categorias de discussão: 1) Resiliência do paciente com ferida tumoral maligna; 2) Resiliência do familiar e/ou cuidador informal no processo do cuidar ao paciente com ferida tumoral maligna; 3) Resiliência da equipe multidisciplinar no processo do cuidar ao paciente com ferida tumoral maligna. Conclui-se que o estigma, a mudança da imagem corporal, a imprevisibilidade e descontrole do odor e do exsudato e a constante evidência de possuir uma doença incurável permite a prática de múltiplas estratégias de enfrentamento por parte dos atores envolvidos no cuidado, culminando em uma melhor vivência. Assim, deve-se considerar os aspectos psicossociais na práxis da enfermagem oncológica no cuidado de pacientes com feridas tumorais malignas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dos Santos, Taiane Lima, Adriane do Nascimento Borges da Silva, Márcia Beatriz Viana de Sousa, Maria do Perpétuo Socorro Costa, Jania Cristina Rodrigues da Rocha, Márcia Gardenia Pereira de Holanda, Cleuson Vieira Costa, et al. "Terapia por pressão negativa no tratamento de feridas." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 31 (October 7, 2019): e1231. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1231.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Buscar na literatura cientifica evidências sobre uso da terapia por pressão negativa no tratamento de feridas. Metodologia: O estudo refere-se a uma revisão integrativa da literatura, a busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed da National Library of Medicine e Biblioteca Virtual em Saúde através da associação dos seguintes descritores: Ferimentos e lesões, lesões, técnicas de fechamento de ferimentos. Foram inclusos no estudo os artigos primários, disponíveis em sua totalidade, publicados nos últimos 5 anos, em qualquer idioma que atendessem a temática do estudo e excluído da pesquisa os capítulos de livros, resumos, textos incompletos, teses, dissertações e relatos técnicos. Resultado: A terapia por pressão negativa é um método terapêutico eficaz no tratamento das feridas crônicas e agudas, complexas e infectadas. O método permitindo maior controle sobre o ambiente da ferida reduzindo o edema, removendo exsudato e material infeccioso, além de possibilitar a utilização de soluções tópicas diretamente nos tecidos afetados, criando assim um ambiente favorável para a cicatrização de feridas por dá estimulação da formação de tecido de granulação e perfusão. Conclusão: Conclui-se que a terapia por pressão negativa revolucionou o tratamento de feridas, em especial ao tratamento das feridas mais complexas por ajudar a reduzir o tempo de fechamento da ferida e o tempo de permanência hospitalar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Medeiros, Aldo da Cunha, Tertuliano Aires Neto, Antônio Medeiros Dantas Filho, Francisco Edilson Leite Pinto Jr, Raquel Araújo Costa Uchôa, and Mariana Rêgo de Carvalho. "Infecção hospitalar em pacientes cirúrgicos de Hospital Universitário." Acta Cirurgica Brasileira 18, suppl 1 (2003): 15–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502003000700003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar fatores intercorrentes e a incidência da infecção em pacientes operados no Hospital Universitário da UFRN. MÉTODOS: Foram estudados, através de protocolo previamente estabelecido, 3.120 pacientes internados que se submeteram a procedimentos cirúrgicos no período de janeiro de 1999 a outubro de 2002. RESULTADOS: O índice de infecção hospitalar foi de 5,9%, e a topografia de maior incidência foi a ferida operatória (3,7%). Infecção respiratória ocorreu em 1,2%, urinária em 0,6% e bacteremia em 0,1%. O índice de infecção comunitária foi de 9,2%, predominando infecção urinária (5%) e respiratória (2,1%). Quanto ao grau de contaminação das feridas operatórias, as feridas limpas (1479) apresentaram infecção em 2,9%, as feridas limpas-contaminadas (1277) em 6,0% dos casos, as feridas contaminadas (270) em 15,1%, e as ferida infectadas (94) resultaram em infecção em 30,75% dos casos. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a incidência de infecção cirúrgica foi compatível com os índices na literatura mundial. A partir desses dados, ratifica-se a importância de medidas de controle de infecção hospitalar de forma sistemática, como vem sendo realizado no hospital onde o estudo foi realizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Benedet, Silvana Alves, Susan Benilde Back, and Cilene Fernandes. "Atuação em um grupo interdisciplinar de cuidado de pessoas com feridas: um relato de experiência." Revista Eletronica Gestão & Saúde 2, no. 2 (October 19, 2011): 243. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v2i2.24275.

Full text
Abstract:
Trata de um relato de experiência que contempla o cotidiano de duas enfermeiras atuantes em uma clínica cirúrgica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, enquanto pertencentes ao Grupo Interdisciplinar de Cuidados de Pessoas com Feridas (GICPF). Tem como objetivo divulgar o GICPF e a vivência diária na assistência a pessoas com feridas. O grupo destina-se a planejar, disseminar conhecimentos e assistir pessoas com feridas contribuindo para melhorar a qualidade de vida e reduzir o tempo de internação. Através da participação no Grupo verificou-se maior aceitação às novas terapias tópicas, ampliando a concepção do cuidado de pessoas com ferida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Feridas"

1

Oliveira, Paulo Roberto Ferreira. "Composições involuntárias: resquícios de feridas urbanas." Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais da UFBA, 2008. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9833.

Full text
Abstract:
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-08T17:20:36Z No. of bitstreams: 1 feridasurbanasseg.pdf: 14259703 bytes, checksum: 769bebec8f632c51ffc3b494a4467a05 (MD5)
Approved for entry into archive by Lêda Costa(lmrcosta@ufba.br) on 2013-04-18T12:27:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 feridasurbanasseg.pdf: 14259703 bytes, checksum: 769bebec8f632c51ffc3b494a4467a05 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-04-18T12:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 feridasurbanasseg.pdf: 14259703 bytes, checksum: 769bebec8f632c51ffc3b494a4467a05 (MD5) Previous issue date: 2008
A presente dissertação aborda aspectos relacionados com apropriações de formas encontradas em ruínas urbanas, nos muros, passeios e fachadas da Cidade de Salvador, bem como os procedimentos técnicos e operacionais para a sua remoção e desconstrução. A interface de interação urbana resultou em formas selecionadas e posteriormente trabalhadas através da gravura, utilizando-se de matriz xilográfica e serigráfica, desenvolvidas a partir do concreto e do isopor, formando objetos e imagens por camadas de impressão. O amplo emprego das feridas urbanas deslocando-as para o espaço interno da galeria e (re)significando-as através dos objetos visuais, fez uma analogia entre o corpo humano e a cidade, como signos presentes no concreto deste revestimento que é o corpo social. As investigações destas formas encontradas no território urbano geram uma poética, baseada em elementos e materiais, com significados diversos e aspectos plásticos conceituais a partir de princípios formativos para a construção da obra de arte; sustentados principalmente, por conceitos de filósofos e pensadores como Gaston Bachelar, Giulo Carlo Argan, De Fusco, Nelson Brissac Peixoto, Fayga Ostrower e Luigi Pareyson.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Norma Gondim Cléto [UNESP]. "Terapia celular no tratamento de feridas crônicas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/99183.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-02-18Bitstream added on 2014-06-13T18:39:53Z : No. of bitstreams: 1 nascimento_ngc_me_botfm.pdf: 2651674 bytes, checksum: 781b578e87643fbe1e16f82d19ca0913 (MD5)
Ministério da Saúde
O hemocomponente gerador da cola de fibrina home made é a fração do plasma fresco congelado. Neste os fatores I (fibrinogênio), VIII, XIII, von Wilebrand e fibronectina estão presentes em elevada concentração. O fibrinogênio, fator I da coagulação sangüínea, sofre ativação nos processos de injúria tecidual onde são desencadeados os fenômenos hemostáticos que culminam com a formação de uma rede resistente de fibrina na qual existem leucócitos, hemácias e plaquetas. O gel de plaquetas é um hemocomponente obtido a partir de concentrado de plaquetas ou de plaquetaféres com adição de gluconato de cálcio e trombina e tem sido alvo de muitos estudos na última década sua participação no processo de cicatrização, especialmente porque libera fatores de crescimento no leito de feridas promovendo a reparação fisiológica tecidual. Neste estudo avaliou a ação de curativos bioativos home made: células tronco mesenquimais incorporadas ao gel de plaquetas laminares com laserterapia, no processo de cicatrização de feridas crônicas. Foram avaliados feridas crônicas em membros inferiores, de 5 pacientes, sendo predominantemente feridas decorrentes de seqüelas de hanseníase. O gel laminar de plaquetas mostrou-se ser um promissor meio de microencapsulação de células tronco mesenquimais, fibroblastos e queratinócitos. Nas feridas tratadas com células tronco mesenquimais, incorporadas ao gel laminar de plaquetas, foi observada melhora clínica considerável, tanto na cicatrização, quanto na redução das manifestações inflamatórias e dolorosas, nos 5 pacientes
The blood components of fibrin glue generator home made is the fraction of fresh frozen plasma. In the factors I (fibrinogen), VIII, XIII, von Wilebrand and fibronectin are present in high concentration. Fibrinogen, blood coagulation factor I, undergoes activation in the processes of tissue injury where the phenomena are triggered hemostatic culminating in the formation of a strong fibrin network in which there are leukocytes, red blood cells and platelets. The platelet gel is a blood components obtained from platelet concentrate with the addition of calcium gluconate and thrombin and has been the subject of many studies over the last decade due to their involvement in the healing process, especially because it releases factors growth in the wound bed to promote the physiological tissue repair. This study evaluated the action of bioactive dressings home made: mesenchymal stem cells embedded in the laminar platelet gel with laser therapy in the healing of chronic woundsChronic wounds were evaluated in the lower limbs of five patients, predominantly due to wounds sequelae of leprosy. The laminar platelet gel showed to be a promising be means of microencapsulation of mesenchymal stem cells, fibroblasts and keratinocytes. In wounds treated with mesenchymal stem cells embedded in the laminar platelet gel, significant clinical improvement was observed both in healing and in reducing inflammatory and painful manifestations in 5 patients
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Norma Gondim Cléto. "Terapia celular no tratamento de feridas crônicas /." Botucatu : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/99183.

Full text
Abstract:
Orientador: Elenice Deffune
Banca: Marcos Andrey Cipriani Frade
Banca: Luciana Patrícia Abbade
Resumo: O hemocomponente gerador da cola de fibrina home made é a fração do plasma fresco congelado. Neste os fatores I (fibrinogênio), VIII, XIII, von Wilebrand e fibronectina estão presentes em elevada concentração. O fibrinogênio, fator I da coagulação sangüínea, sofre ativação nos processos de injúria tecidual onde são desencadeados os fenômenos hemostáticos que culminam com a formação de uma rede resistente de fibrina na qual existem leucócitos, hemácias e plaquetas. O gel de plaquetas é um hemocomponente obtido a partir de concentrado de plaquetas ou de plaquetaféres com adição de gluconato de cálcio e trombina e tem sido alvo de muitos estudos na última década sua participação no processo de cicatrização, especialmente porque libera fatores de crescimento no leito de feridas promovendo a reparação fisiológica tecidual. Neste estudo avaliou a ação de curativos bioativos home made: células tronco mesenquimais incorporadas ao gel de plaquetas laminares com laserterapia, no processo de cicatrização de feridas crônicas. Foram avaliados feridas crônicas em membros inferiores, de 5 pacientes, sendo predominantemente feridas decorrentes de seqüelas de hanseníase. O gel laminar de plaquetas mostrou-se ser um promissor meio de microencapsulação de células tronco mesenquimais, fibroblastos e queratinócitos. Nas feridas tratadas com células tronco mesenquimais, incorporadas ao gel laminar de plaquetas, foi observada melhora clínica considerável, tanto na cicatrização, quanto na redução das manifestações inflamatórias e dolorosas, nos 5 pacientes
Abstract: The blood components of fibrin glue generator home made is the fraction of fresh frozen plasma. In the factors I (fibrinogen), VIII, XIII, von Wilebrand and fibronectin are present in high concentration. Fibrinogen, blood coagulation factor I, undergoes activation in the processes of tissue injury where the phenomena are triggered hemostatic culminating in the formation of a strong fibrin network in which there are leukocytes, red blood cells and platelets. The platelet gel is a blood components obtained from platelet concentrate with the addition of calcium gluconate and thrombin and has been the subject of many studies over the last decade due to their involvement in the healing process, especially because it releases factors growth in the wound bed to promote the physiological tissue repair. This study evaluated the action of bioactive dressings home made: mesenchymal stem cells embedded in the laminar platelet gel with laser therapy in the healing of chronic woundsChronic wounds were evaluated in the lower limbs of five patients, predominantly due to wounds sequelae of leprosy. The laminar platelet gel showed to be a promising be means of microencapsulation of mesenchymal stem cells, fibroblasts and keratinocytes. In wounds treated with mesenchymal stem cells embedded in the laminar platelet gel, significant clinical improvement was observed both in healing and in reducing inflammatory and painful manifestations in 5 patients
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barros, Maria Raquel Faísca. "Tratamento de feridas em cavalos no terreno." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11097.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
As feridas cutâneas em cavalos são bastante comuns podendo, por vezes, ocorrerem complicações como infeção, sequestro ósseo, deiscência de sutura ou artrite séptica. O prognóstico de uma ferida depende de vários fatores, entre eles a sua localização e os tecidos afetados, podendo ser responsável pelo fim de uma carreira desportiva. De tal modo é importante uma intervenção atempada por parte do médico veterinário. O processo de cicatrização é um conjunto de vários acontecimentos a nível celular coordenados entre si. Este divide-se em três fases: fase inflamatória ou de latência, fase proliferativa e fase de remodelação. As feridas podem ser classificadas quanto ao trauma ocorrido, à quantidade de espessura da pele atingida e no seu potencial para a presença de bactérias. O tratamento de uma ferida começa com o desbridamento, a limpeza e a exploração da ferida, só depois se opta pelo método de tratamento que é feito em função do modo de cicatrização escolhido. Aquando da exploração da ferida é fulcral analisar quais os tecidos envolvidos principalmente se há envolvimento de tendões, ligamentos, articulações e/ou ossos. O médico veterinário perante uma ferida tem de ter em conta o processo de cicatrização, as várias opções de tratamento, a fase em que se encontra a ferida de forma a escolher o tratamento mais adequado. O objetivo do presente trabalho é o de fazer uma revisão dos conteúdos mais relevantes na abordagem clínica e feridas cutâneas em equinos: abordagem inicial da ferida pelo médico veterinário, processos de cicatrização da ferida e tratamentos disponíveis. Neste contexto, foram seleccionados 7 casos clínicos de cavalos com feridas cutâneas e mantidos a campo. Para cada caso, os tratamentos prévios e quando foi o Médico Veterinário chamado, a abordagem clínica, o tratamento realizado, e respectiva resposta, assim como a evolução de cada caso será apresentada e discutida.
ABSTRACT - Treatment of equine skin wounds in the field - Cutaneous wounds are frequent in horses leading sometimes to complications such as infection, bone sequestrum, suture deiscense or septic arthritis. The prognosis of a wound depends on several aspects, as for example it’s location and the tissues involved, and it can lead to the end of a sport career. Thus, it is highly recommended an early intervention from the veterinarian. The wound healing process is a set of various events on a cellular level that are coordinated between them. This process can be divided in 3 phases: the inflammatory or lag phase, proliferative phase and remodeling phase. Wounds can be classified by their cause, partial or full-thickness and by their potential for bacterial presence. The treatment begins with debridement, cleaning and exploration of the wound and only then the treatment is chosen accordingly, to assure the best possible wound closure. When exploring the wound is crucial to identify the tissues involved, especially if the tendon, ligament, joint and/or bone are compromised. The veterinarian when examining a wound has to take into account the wound healing process, the treatments available and the wound stage in order to chose the most suitable treatment. The purpose of this study is to revise the most relevant aspects of the management of cutaneous wounds in horses: the veterinarian’s first approach, the wound healing process and the available treatments. Regarding this subject, 7 clinical cases of horses kept in the field, having cutaneous wounds were selected. For each of these clinical cases, the previous treatments applied, when the veterinarian intervention was requested, the clinical approach, the treatment applied, the response of the treatment, as well as the evolution of each case will be here presented and discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Queiroz, Patrícia Lima. "Diagnósticos de Enfermagem em pacientes oncológicos com feridas." Universidade Federal do Maranhão, 2016. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1389.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-05-11T20:50:19Z No. of bitstreams: 1 PatriciaQueiroz.pdf: 1789634 bytes, checksum: 6f9053ccc5e168ea04347aebc6b706bf (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-11T20:50:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaQueiroz.pdf: 1789634 bytes, checksum: 6f9053ccc5e168ea04347aebc6b706bf (MD5) Previous issue date: 2016-03-31
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Cancer is a genetic disease whose initiation and progression involves a series of lesions in the DNA or aberrant expression of normal genes and has become relevant as a public health problem in Brazil,due to the high and increasing incidence of mortality. Studies show that 5% to 10% of patients with metastatic cancer in the last six months of life develop wounds. The wounds in cancer patients, reflected in psychosocial, biological and spiritual implications. The systematization of nursing care through the nursing process makes nurses use clinical reasoning and critical judgment for identification and inventory of problems. The nursing diagnosis is the second stage of this process, and is focused on individual responses to the disease, health processes and/or factors affecting the maintenance of the individual balance. This research aimed to develop nursing diagnosis for the International Classification for Nursing Practice(ICNP®)in cancer patients with wounds.It was developed a descriptive, cross-sectional, exploratory research methodology and a quantitative approach, conducted from August to October 2015,in an oncology reference hospital,with the participation of 30 hospitalized patients,using the theoretical framework of the Basic Human Needs Theory from Wanda Horta and following the guidelines for the preparation of Nursing Diagnoses,proposed by ISO18104:2014 and the terms contained in the axles focus and judgment of ICNP® version 2015.The implementation of the research was divided into five phases: 1) survey of cancer patients with and without wounds; 2) application of nursing history and physical examination; 3) identification and evaluation of wounds; 4)identification of nursing phenomena; and 5)the preparation of statements of nursing diagnoses.The research was discussed and approved by the Ethics Committee of the Federal University of Maranhão,according to resolution no. 466/2012 of the National Health Council, under opinion Nº.1.161.269 and Nº.CAEE 44080115.3.0000.5087. After tab in Microsoft Excel ®2007 program, the data allowed representation in proportion and frequency distribution and the development of nursing diagnoses,according to the combination of terms of axles Focus and Judgment contained in ICNP®. We obtained the following results: the prevalence of wounds in male patients,aged 49-59 years old, brownskinned color, from the interior of the state, married, incomplete primary education, income up to 2 minimum wages, farmers, evangelical and on admission to hospital for pain, through the hospital emergency department; identification of 50 wounds being prevalent neoplastic, surgical and pressure ulcers; prevalence of breast and and penis cancer diagnoses and the preparation of 242 nursing diagnoses,188 belonging to the category of physiological needs, 49 of Psychosocial and 5 psychospiritual. It is considered that this study may contribute to the practice of oncology nursing, in order to sustain the scientific knowledge and the development of nursing care abilities to this clientele and to direct the nursing staff for a development of an individualized,systematic, comprehensive care and of universal language.
O câncer é uma doença genética cuja iniciação e progressão envolve uma série de lesões no DNA ou expressão anômala de genes normais, e ganha relevância como problema de saúde pública no Brasil, devido a incidência alta e crescente de mortalidade. Estudos apontam que de 5% a 10% dos pacientes com câncer metastático nos últimos seis meses de vida, evoluem com feridas. As feridas nos pacientes oncológicos, refletem em implicações psicossociais, biológicas e espirituais. A Sistematização da Assistência de Enfermagem, por meio do processo de enfermagem, faz com que o enfermeiro utilize o raciocínio clínico e o julgamento crítico para identificação e levantamento de problemas. O diagnóstico de enfermagem representa a segunda etapa desse processo, e tem como foco, as respostas do indivíduo à doença, aos processos de saúde e/ou aos fatores que afetam a manutenção do seu equilíbrio. Esta pesquisa teve por objetivo elaborar Diagnósticos de Enfermagem da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) em pacientes oncológicos com feridas. A metodologia da pesquisa desenvolveu-se por um estudo descritivo, transversal, exploratório e de abordagem quantitativa, realizada de agosto a outubro de 2015, num hospital de referência em oncologia, com a participação de 30 pacientes hospitalizados, utilizando o referencial teórico das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e seguindo as orientações para elaboração de Diagnósticos de Enfermagem, propostas pela ISO 18104:2014, e os termos contidos nos eixos foco e julgamento, da CIPE® versão 2015. A execução da pesquisa deu-se por cinco etapas: 1) levantamento dos pacientes oncológicos com feridas; 2) aplicação do histórico de enfermagem; 3) identificação e avaliação das feridas; 4) identificação dos fenômenos de enfermagem; e 5) elaboração de enunciados diagnósticos de enfermagem. A pesquisa foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Maranhão, segundo a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sob parecer nº 1.161.269 e CAEE nº 44080115.3.0000.5087. Os dados permitiram, após a tabulação no programa Microsoft Excel ®2007, a representação em proporção e distribuição de frequências, e a elaboração dos diagnósticos de enfermagem, segundo a combinação de termos dos eixos foco e julgamento contidos na CIPE®. Os resultados apontam: a prevalência de feridas em pacientes do sexo masculino, com idade de 49 a 59 anos, cor parda, procedentes do interior do estado, casados, ensino fundamental incompleto, renda de até 2 salários mínimos, lavradores, evangélicos e admitidos com queixa de dor pelo serviço de pronto atendimento do hospital; identificação de 50 feridas entre os 30 participantes, com prevalência das feridas neoplásicas, cirúrgicas e lesão por pressão e predomínio dos diagnósticos de câncer de mama e pênis, possibilitando a elaboração de 242 enunciados de diagnósticos de enfermagem, dos quais 188 na categoria das necessidades psicobiológicas, 49 psicossociais e 5 psicoespirituais. Considera-se, que o estudo aponta contribuições para o desenvolvimento científico da prática de enfermagem oncológica, orientando a equipe de enfermagem no cuidado individualizado, sistemático e integral desta clientela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Köster, Joel Eduardo Matschinske. "Escâner tridimensional para medição de volume de feridas." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/892.

Full text
Abstract:
CNPq
O tratamento e cuidados com úlceras de pé diabético é uma questão de saúde pública. As técnicas atuais utilizadas para o acompanhamento do processo de cicatrização de úlceras abertas são baseadas principalmente em medidas aproximadas da área da ferida e envolvem contato direto, o que representa riscos de contaminação para o paciente. Neste trabalho é proposto o uso de técnicas de visão computacional para medir não apenas a área, mas o volume de úlceras abertas, fornecendo informação objetiva sobre o processo de cicatrização para os médicos, evitando contato direto com a ferida durante o procedimento de medição. A técnica proposta envolve a aquisição de uma sequência de imagens da ferida com iluminação estruturada usando um laser de baixa potência em linha, seguida de reconstrução da profundidade a partir da geometria do dispositivo de aquisição. É identificada a região da ferida de forma semiautomática e construída uma superfície fictícia do que seria a pele natural para servir de base para o cálculo do volume, que corresponde à quantidade de tecido faltante. Experimentos controlados ex-vivo utilizando um modelo de borracha de um Pé Diabético e um joelho de porco com uma ferida artificial representando a pele humana demonstram a viabilidade da técnica proposta.
Treatment and follow-up of Diabetic Foot ulcers is a major public health issue. Current techniques used for following up the healing process of open ulcers are mostly based on approximate area measurements of the wound and involve direct contact, which poses risks of contamination for the patient. This work proposes the use of computer vision techniques to measure not just the area, but the volume of open ulcers, providing additional objective information about the healing process to physicians while avoiding direct contact with the wound during the measurement procedure. The proposed technique involves acquiring a sequence of images of the wound with structured illumination using a low-power laser beam line, followed by depth reconstruction from the geometry of the acquisition device. The wound region is identified in a semi-automatic way and a fictitious surface of what would be the normal skin surface is then used to compute the volume, which corresponds to the missing amount of tissue. Controlled ex-vivo experiments using a rubber model of a Diabetic Foot and a knuckle of pork with an artificial wound representing the human skin demonstrate the viability of the proposed technique.
5000
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

TILLMANN, Mariana Teixeira. "Anti-sépticos e Fitoterápico na cicatrização de feridas." Universidade Federal de Pelotas, 2011. http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2573.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-08-20T14:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_mariana_tillmann.pdf: 1164818 bytes, checksum: 36d068fbc96d4569dd3f8db7e6b7f838 (MD5) Previous issue date: 2011-02-21
The healing process comprises a dynamic cellular process that ensures the restoration tissue and the healing treatments assist in this process. The objectives of this work were evaluated the healing evolution and quality of surgical wounds treated with antiseptic and open skin wounds treated with creams containing different concentrations of Triticum vulgare. The evaluated of antiseptics was realized in dogs submitted to ovariohysterectomy and treated with 10% polyvinyl-pyrrolidon iodine (PVPI), 0,5% chlorhexidine or 0,9% physiological solution, during 10 days. The evaluated of phitotherapy was realized in rabbits being studied 135 wounds at days seven, 14 and 21 and divided in groups with ten wounds of each treatment for clinical and histopathological analysis and 15 for tensiometer analysis, the treatments were realized with aqueous extract of T. vulgare in the concentration 2mg/ml and 10mg/ml and nonionic cream, during 21 days. The surgical and open wounds were analyzed as the healing quality and climical aspect in: exudate type and quantity, epithelialization and granulation tissue formation, being that in open skin wounds was added the concentration analysis. In the open skin wounds were still realized analysis histopathological, tensile breaking strength and strength tensiometer. In the surgical wounds no observed significative difference between the treatments in clinical evaluations over the studied period. Purulent exudates occurred in all the treatments during the experimental period, although in the day 10 the wound treated with 0,9% physiological solution differed from the other treatments. (p=0,0429). The wounds treated with physiological solution allowed the stitches removal within 7 days, differed from others treatments (p=0,0357). In the evaluated of healing quality the wound treated with 0,5% chlorhexidine presented more percentage of normotrophy wounds (70%) and in to the skin anatomic limits(40%). The treatment with PVPI differed of other groups because has not wound into the skin anatomic limits (p=0,0085). In the work with open skin wounds treated with different concentration of Triticum vulgare and cream nonionic was demonstrated that the clinical analysis evolution, histopathological (phases of healing process and collagen) and tensile breaking strength have not significant difference between the groups. In the strength tensiometer analysis the treatment with Triticum vulgare 2mg/ml statistically different from the control group. (p=0,0295). In the study condition concluded that there was no difference in healing of surgical wound treated with 10% polyvinyl-pyrrolidon-iodine, 0,5% chlorhexidine or 0,9% physiological solution, although the chlorhexidine has determined highest percentage of normotrophy wound and into the normal limits. Have not difference in the healing process of open wounds treated with the two concentrations of creams containing aqueous extract of Triticum vulgare and nonionic cream, but the wound treated with cream containing aqueous extract of Triticum vulgare 2mg/ml presented better results in the strength tensiometer evaluation.
O processo cicatricial compreende um dinâmico processo celular que garante a restauração tissular, os tratamentos para a cicatrização auxiliam nesse processo. Na medicina veterinária os anti-sépticos são utilizados rotineiramente para a cicatrização de feridas e atualmente os fitoterápicos têm sido bastante estudados. Os objetivos desse trabalho foram avaliar a evolução e a qualidade da cicatrização de feridas cirúrgicas tratadas com anti-sépticos e feridas cutâneas abertas tratadas com cremes contendo concentrações diferentes de Triticum vulgare. A avaliação dos anti-sépticos foi realizada em 30 fêmeas caninas submetidas à ovariosalpingohisterectomia e tratados com: polivinil-pirrolidona iodo (PVPI) 10%, clorexidine 0,5% ou solução fisiológica 0,9%, em dias alternados durante dez dias. A avaliação do fitoterapico foi realizada em coelhos, sendo estudadas 135 feridas aos dias sete, 14 e 21 e divididas em grupos de dez feridas de cada tratamento para análise clínica e histopatológica e 15 para a tensiométrica, os tratamentos utilizados foram com extrato aquoso de T. vulgare na concentração de 2mg/ml e de 10mg/ml e creme não iônico, durante 21 dias. As feridas cirúrgicas e abertas foram analisadas quanto a qualidade cicatricial e ao aspecto clínico em: tipo e quantidade de exsudato, formação do tecido de granulação e epitelização, sendo que nas feridas cutâneas abertas foi acrescentando a análise de contração. Nas feridas cutâneas abertas ainda foram realizadas análise histopatológica, força de ruptura e tensiométrica. Nas feridas cirúrgicas não foi observada diferença significativa entre os tratamentos ao longo do período estudado nas avaliação clínicas. Exsudato purulento ocorreu em todos os tratamentos durante o período experimental, embora no dia 10 as feridas tratadas com solução fisiológica 0,9% diferiram dos demais tratamentos (p=0,0429). As feridas tratadas com solução fisiológica permitiram a retirada de pontos em até sete dias, diferindo dos demais tratamentos (p=0,0357). Na avaliação da qualidade cicatricial, as feridas tratadas com clorexidine 0,5% apresentaram maior percentual de feridas normotróficas (70%) e dentro dos limites anatômicos da pele (40%). O tratamento com PVPI diferiu dos demais grupos devido não possuir feridas dentro dos limites anatômicos da pele (p=0,0085). Nas feridas cutâneas abertas tratadas com concentrações diferenciadas de T. vulgare e creme não iônico foi demonstrado que na evolução da análise clínica, histopatológica (fases do processo cicatricial e colágeno) e da força de ruptura não houve diferença significativa entre os grupos. Na análise tensiométrica o tratamento com T. vulgare 2mg/mI diferenciou-se estatisticamente do grupo controle (p=0,0295). Nas condições do estudo concluí-se que não houve diferença na cicatrização de feridas cirúrgicas tratadas com polivinil pirrolidona iodo 10%, clorexidine 0,5% e solução fisiológica 0,9%, embora o clorexidine tenha determinado maior percentual de feridas normotróficas e dentro dos limites normais. Não houve diferença no processo cicatricial de feridas abertas tratadas com os as duas concentrações de cremes contendo extrato aquoso de T. vulgare e creme não iônico, mas as feridas tratadas com o creme contendo extrato aquoso de T. vulgare 2 mg/ml apresentaram melhor resultado na avaliação tensiométrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lopes, Marina Alexandra Inácio. "Abordagem e maneio médico-cirúrgico de feridas abertas em cães e gatos : caracterização etiológica e estudo de padrões traumáticos." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11555.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária
Na prática clínica de pequenos animais, a observação de feridas abertas é um acontecimento bastante comum. A sua abordagem e maneio dependem, essencialmente, da natureza das lesões – cirúrgica, traumática, patológica e iatrogénica – e devem recair em duas áreas-chave fundamentais: o paciente e a ferida. O correto maneio de feridas é basilar na cicatrização de feridas, proporcionando as condições ideais para o decurso deste fenómeno. As principais opções de maneio consistem em distintos procedimentos médicos e cirúrgicos, nomeadamente lavagem, desbridamento, técnicas de encerramento e de cirurgia reconstrutiva, drenagem, pensos, medicação tópica e antibioterapia. O recurso a técnicas avançadas é normalmente reservado para o maneio de feridas crónicas. O estudo observacional realizado no Instituto Médico Veterinário (Lisboa) possibilitou a observação de 179 animais com feridas abertas. A incidência de feridas cirúrgicas (80%) foi notoriamente superior quando comparada com a incidência de feridas não cirúrgicas, isto é, feridas traumáticas (15%), patológicas (4%) e iatrogénicas (1%). A análise particular de cães (n = 15) e gatos (n = 12) com feridas traumáticas permitiu identificar padrões de traumatismo em ambas as espécies, bem como reconhecer uma maior predisposição de animais jovens, não esterilizados e com acesso ao exterior a eventos traumáticos (p <0,05). De facto, os padrões traumáticos assumem um papel relevante na abordagem e maneio de qualquer paciente traumatizado, na medida em que facultam importantes informações ao médico veterinário, com repercussões diagnósticas e terapêuticas a curto e longo prazo.
ABSTRACT - Approach to the Management of Open Wounds in Dogs and Cats: Etiological Description and Study of Traumatic Patterns - In small animal practice, the observation of open wounds is a quite common event. Their approach and management depends essentially of the sort of injuries – surgical, traumatic, pathological and iatrogenic – and should fall into two basic key areas: the patient and the wound. The management of wounds is a basic concept in wound healing whose goal is to create the ideal conditions for the course of this phenomenon. The main management options involve different medical and surgical procedures, including wound lavage, debridement, closure and reconstructive surgical techniques, drainage, dressings, topical medications and antibiotics. The use of advanced techniques is usually reserved for the management of chronic wounds. The observational study performed at the Instituto Médico Veterinário (Lisbon, Portugal) enabled the observation of 179 animals with open wounds. The incidence of surgical wound (80%) was remarkably superior when compared with the incidence of non-surgical wound, that is, traumatic wounds (15%), pathological (4%) and iatrogenic (1%). The particular examination of dogs (n = 15) and cats (n = 12) with traumatic wounds allowed to identify trauma patterns in both species, as well as recognize a greater predisposition of young and intact animals with outdoor access to traumatic events (p <0,05). In fact, the traumatic patterns play an important role in the approach and management of any traumatized patient, as they provide important information to the veterinarian with diagnostic and therapeutic implications in the short and long term.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Banhesse, Vanessa Ferraz Suzuki 1983. "Efeito da atorvastatina na cicatrização de feridas em ratos." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283922.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria Helena de Melo Lima
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Made available in DSpace on 2018-08-23T13:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Banhesse_VanessaFerrazSuzuki_M.pdf: 2526761 bytes, checksum: 40666dc2d8f53b2d7f50666126a76702 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: A cicatrização de feridas em pele é um processo biológico complexo e dinâmico, que envolve eventos como inflamação, proliferação, e remodelamento. Estudos recentes mostraram que estatinas, por meio de efeitos pleiotrópicos independentes da ação hipolipemiante, são novas opções terapêuticas para tratamento de diferentes patologias por suas ações anti-inflamatórias, antioxidantes, sobre vasodilatação, neoangiogênese e na redução da disfunção endotelial. O objetivo deste estudo foi investigar a ação da atorvastatina no reparo tecidual em lesões agudas em animais saudáveis. Os animais foram distribuídos em quatro grupos: placebo (P); atorvastatina tópica (AT); atorvastatina oral (AO); atorvastatina tópica e oral (ATO). Sob anestesia, a lesão na região dorsal foi confeccionada com punch de 8mm. As lesões foram fotografadas nos dias 0, 1, 3, 7, 10 e 14 pós-lesão e amostras destas extraídas nos dias 1, 3, 7 e 14, para análise da expressão de proteínas PI3K, Akt, GSK-3, eNOS, VEGF, TGF-?, ERK, IL- 10, IL-1?, IL-6 e TNF-?. Na avaliação macroscópica, houve melhora significativa quanto à redução das áreas das lesões nos grupos AT, AO e ATO em relação ao placebo. Na avaliação da expressão de proteínas, no 1o dia houve aumento da expressão PI3K, Akt, GSK-3, eNOS e IL-10 nos grupos AT e AO, em relação ao placebo. No 3o dia, houve aumento da expressão das proteínas PI3K, Akt, GSK-3 e IL-10 e no 7o dia, houve aumento da expressão da PI3K, Akt, GSK-3, IL-10, eNOS, VEGF e ERK em todos os grupos tratados com atorvastatina, em relação ao placebo. No 1o, 3o e 7o, houve redução na expressão das citocinas IL-6 e TNF-? em todos os tratados em relação ao placebo. Concluímos que atorvastatina acelera o reparo tecidual em modelo de lesões agudas em ratos e modula a expressão das proteínas nas vias de crescimento celular e citocinas
Abstract: Wound healing in skin is a complex and dynamic biological process, involving events such as inflammation, proliferation, and remodeling. Recent studies have shown that statins, through pleiotropic effects independent of its lipid lowering action, are new therapeutic options for the treatment of different diseases for their anti-inflammatory and antioxidant actions, on vasodilation and neoangiogenesis and reduction of endothelial dysfunction. The aim of this study was to investigate the effect of atorvastatin in tissue repair after acute injury in healthy animals. The animals were divided into four groups: placebo (P); topical atorvastatin (AT); oral atorvastatin (AO); topical and oral atorvastatin (ATO). Under anesthesia, a lesion in the dorsal region in the animal was made with 8mm punch. The lesions were photographed on days 0, 1, 3, 7, 10 and 14 post-injury and the samples drawn on days 1, 3, 7 and 14 for protein expression analysis of PI3K, Akt, GSK-3, eNOS VEGF, TGF-?, ERK, IL-10, IL-1?, IL-6 and TNF-?. At macroscopic examination, there was significant improvement in the reduction of the lesion areas in groups AT, AO and ATO relative to placebo. Evaluating the expression of proteins on day 1, there was an increased expression of PI3K, Akt, GSK-3, eNOS and IL-10 in AT and AO groups, when compared to placebo. At day 3, there was increased expression of PI3K, Akt, GSK-3 and IL-10 and in the day 7, there was increased expression of PI3K, Akt, GSK-3, IL-10, eNOS, VEGF and ERK in all atorvastatin-treated groups versus placebo. In the days 1, 3 and 7, there was a reduction in the expression of IL-6 and TNF-? in all atorvastatin-treated versus placebo. We conclude that atorvastatin accelerates tissue repair in a model of acute lesions in rats and modulates expressions of proteins in cell growth pathways and cytokines
Mestrado
Enfermagem e Trabalho
Mestra em Ciências da Saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Palamin, Thalita Fernanda Nishihara. "Feridas crônicas, saber popular e práticas integrativas revisão sistemática /." Botucatu, 2018. http://hdl.handle.net/11449/180417.

Full text
Abstract:
Orientador: Elenice Deffune
Resumo: Feridas crônicas consistem em lesões que não cicatrizam espontaneamente ou recorrentes, mesmo após o tratamento em período superior a três semanas. O processo de restauração da pele é complexo e interdependente, defronta-se com diversos fatores locais ou sistêmicos que interferem na cicatrização, além das interferências culturais e econômicas na escolha do tratamento. Atualmente existem vários recursos terapêuticos, práticas integrativas e complementares, que auxiliam o profissional e o portador na definição e maior adesão ao tratamento. Objetivos: Identificar o saber popular referido por pacientes em tratamento de feridas crônicas, no ambulatório de biocurativo no período de 2007-2010 e analisar o estado da arte sobre o uso de práticas integrativas e complementares através de uma revisão bibliográfica. Material e método: Foram consultados arquivos do Ambulatório de Biocurativo e do Laboratório de Engenharia Celular de portadores de feridas crônicas sobre a escolha do tratamento e através de pesquisa em base de dados construção de uma contextualização de tipos de tratamentos. Conclusão: Majoritariamente o saber popular é transmitido pelos pais, de geração a geração, com orientações de restrições alimentares de proteína, utilização de plantas medicinais para auxiliar na cicatrização. Quanto ao uso de práticas integrativas identificou-se que muitas delas não encontram-se baseadas em evidências, mas não tendo contraindicações, devem ser aceitas sob revisão periódica da equipe de... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Chronic wounds consist of injuries which do not heal spontaneously, or recur, even after treatment longer than three weeks. The process of skin restoration is complex and interdependent; it encounters several local or systemic factors that interfere in healing, besides the cultural and economic interferences in the choice of treatment. Currently there are several therapeutic resources, integrative and complementary practices which help the professional and the patient on the definition and greater adhesion to the treatment. Objectives: To identify the popular knowledge referred to by patients, in the treatment of chronic wounds in the bio-curative outpatient clinic, between 2007-2010 and to analyze the state of the art on the use of integrative and complementary practices through a bibliographic review. Material and method: Archives of the Bio-curative Outpatient Clinic and the Cellular Engineering Laboratory of chronic wound patients and a database were searched, concerning the choice of treatment, aiming to elaborate a contextualization of types of treatments. Conclusion: Most popular knowledge is transmitted by parents, from generation to generation, comprising guidelines of protein food restrictions, use of medicinal plants to aid in healing. Regarding the use of integrative practices, it was identified that many of them are not based on evidences, but not presenting contraindication, they should be accepted under periodic review of the assistance team, as a motivation fo... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Feridas"

1

Cagiano, Ronaldo. O sol nas feridas. São Paulo: Dobra Editorial, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castello, José. As feridas de um leitor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fraga, Cristina Kologeski. O acidente em serviço na Polícia Militar: A violência expressa nas feridas visíveis e nas marcas invisíveis das feridas. Passo Fundo, RS: Fundação IMED, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Laura Ferreira dos. Alteridades feridas: Algumas leituras feministas do cristianismo e da filosofia. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ten, Daniel Martínez i. Ferides. [Argentona]: La Comarcal Edicions, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lorca, Federico García. Ferias. [Spain?: s.n., 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Yago, Maria Jesús. D'escuma ferida. Alzira: Germania, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paz, Begoña. A ferida. Vigo: Edicións Xerais de Galicia, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paz, Begoña. A ferida. Vigo, Pontevedra: Edicións Xerais de Galicia, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Surroca, Ramon. La sang ferida. Barcelona: Llibres de l'Índex, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Feridas"

1

Silva, Marinalva Ferreira, Diego Gomes da Silva, Daniel da Silva Gomes, Lorenna Valeria da Cruz Lima Dorneles, Carla de Jesus dos Santos Vieira, Maiza Vieira Duarte Ribeiro, Danielle de Brito Rodrigues, et al. "EFEITOS DA TERAPIA LED ASSOCIADA A H. DRASTICUS NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM RATOS WISTAR." In E-book - Pesquisa e Tecnologia: Protagonismo e Inovações, 46–55. José de Freitas: Instituto Produzir, 2021. http://dx.doi.org/10.4322/978-65-995353-4-5.c05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Yeşilada, Karin E. "Zaimoğlu, Feridun." In Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1. Stuttgart: J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_19671-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Yeşilada, Karin E. "Zaimoğlu, Feridun: Kanak Sprak." In Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart: J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_19672-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pescatori, Mario. "Ferita che non guarisce." In Ascessi, fistole anali e retto-vaginali, 119–21. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1914-0_44.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rocha, Roseanne Montargil, Myria Ribeiro da Silva, and Rayzza Santos Vasconcelos. "FERIDAS E CURATIVOS." In Procedimentos Básicos de Enfermagem no Ambiente Hospitalar, 75–86. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.61420120215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

AMORIM, M. C. N., A. L. SILVA, A. T. S. SILVA, B. L. AUSTREGÉSILO, C. A. S. QUIRINO, C. X. M. SANTOS, F. S. C. CARDOSO, et al. "FERIDAS E CURATIVOS." In SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: guia prático dos procedimentos de enfermagem, 71–80. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511406.4.71-80.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Scheffer, Jussara Peters. "Tratamento de Feridas em pequenos animais." In PROMEVET: Programa de Atualização em medicina veterinária: Ciclo 6: Volume 1, 63–100. 10.5935, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-87335-77-3.c0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Rayanne Cornelio Silva, Deuzuita dos Santos Freitas Viana, and Vicente Galber Freitas Viana. "APLICAÇÃO DE NANOBIOMATERIAIS NO TRATAMENTO DE FERIDAS." In As Engenharias agregando Conhecimento em Setores Emergentes de Pesquisa e Desenvolvimento, 75–86. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6972111027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fernandes, Ivana da Silva, Geísa Maria de Sousa, Lílian Maria Almeida Costa, Maylla Pereira Rodrigues Maciel, and Jancineide de Oliveira Carvalho. "O USO DO AÇÚCAR NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS." In Saúde Pública e Saúde Coletiva, 104–11. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.60219110310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Maíra de Abreu, Geane Silva Oliveira, Macerlane de Lira Silva, Nicoly Virgolino Caldeira, Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, and Yuri Charllub Pereira Bezerra. "Desafios enfrentados pelo enfermeiro no tratamento de feridas." In Enfermagem contemporânea: construindo novos saberes, 181–94. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.179.181-194.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Feridas"

1

Marques, Vítor De G., Bruno Motta De Carvalho, Bruno Santana Da Silva, Julianny Barreto Ferraz, and Renata Antonaci Gama. "Segmentação Semi-Automática de Úlceras para Terapia Larval." In XVII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2017.3708.

Full text
Abstract:
A Terapia Larval (TL) é um método alternativo para o tratamento deúlceras de difícil cicatrização. Ela utiliza formas imaturas de moscas para a limpeza dessas feridas, diminuindo a necessidade de amputações. Um uso mais eficiente da TL considera aárea da ferida. Para este cálculo geralmente são usadas técnicas invasivas como a planimetria manual com filme plástico. Investigamos uma técnica alternativa para orientar a TL com o uso da análise de imagens de feridas. Este trabalho investiga o uso do algoritmo Watershed para segmentação semi-automática deúlceras que serão submetidas a TL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Antonio Rener Cardoso de, Iásly Costa Lima, Cléo Vanessa Gomes De Queiroz, Stephanie Lian Martins Kostk Oliveira, and Ana Maria Sampaio Assreuy. "AVALIAÇÃO DO EFEITO CICATRIZANTE DO EXTRATO POLISSACARÍDICO DAS FOLHAS DE CISSUS SICYOIDES EM MODELO DE FERIDAS CUTÂNEAS EXCISIONAIS EM RATOS." In II Congresso Brasileiro de Biotecnologia Online. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/64.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo cicatricial é um evento fisiológico constituído de quatro fases coordenadas que sobrepõem-se: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação, que tem por finalidade a síntese de um novo tecido. Quando há falhas em algum destes eventos haverá deficiência no reparo tecidual. Apesar de várias formas terapêuticas já serem disponíveis no mercado, grande parte apresenta inúmeros problemas. Os polissacarídeos vegetais apresentam diversas atividades farmacológicas principalmente no controle de processos inflamatórios e de imunorregulação, além da baixa toxocidade. A Cissus sicyoides (Vitaceae) é uma planta conhecida popularmente como insulina vegetal, que possui descrito na literatura atividades farmacológicas de suas folhas como gastroprotetora, antioxidante, analgésica e anti inflamatória. Objetivo: Avaliar o efeito cicatrizante dos polissacarídeos das folhas de C. sicyoides no modelo de feridas cutâneas excisionais em ratos. Metodologia: Foram utilizados ratos Wistar fêmeas (180-200 g) para a indução das feridas cutâneas. Realizado tratamento tópico com o extrato polissacarídico de C. sicyoides (EP-Cs: 0,01 - 1%/1x dia) e os controles com NaCl (0,9%) a eutanásia foi realizada nos dias (2º, 5º e 7º dias pós ulceração) para avaliação do curso temporal do processo cicatricial. Resultados: O EP-Cs a 0,1% reduziu os seguintes sinais clínicos inflamatórios: edema no 2° dia (moderado), hiperemia no 5° dia (leve). Além disso, acentuou o destacamento de crosta no 5° dia (100%) e a formação do tecido cicatricial no 5° (50%) e 7° (83%) dia. O EP-Cs a 1% reduziu o edema no 2° dia (moderado), hiperemia no 5° dia (leve), bem como acentuou o destacamento de crosta no 5° dia (100%) e a formação de tecido cicatricial no 5° (67%) e 7° (100%) dia, aumentou o limiar nociceptivo ao longo de todos os dias (1° ao 7°). Além disso, promoveu a redução da área da ferida no 5° dia (43%) e aumentou o índice de cicatrização do 5° (25%) ao 7° (12%) dia. Conclusão: Conclui-se que o tratamento tópico com o EP-Cs em feridas cutâneas excecionais acelera o processo de cicatrização de feridas por meio do controle da fase inflamatória, com redução dos sinais clínicos inflamatórios e aumento do índice de cicatrização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moutinho Grizendi, Bianca, Renata Gebara Sampaio Dória, Gabriela de Souza Kühl, and Gustavo Moradini Reginato. "Moxabustão no tratamento de feridas em equinos." In Encontro Internacional de Medicina Veterinária IBVET. Atibaia - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ibvet-2017-63455.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves Majado de Oliveira, Clariana. "O Controle Microbiano local em Feridas Crônicas." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112343.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cavalcanti, Karolayne Soares. "OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA: REPERCUSSÕES NO TRATAMENTO DE FERIDAS." In II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2012. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2481.

Full text
Abstract:
Introdução: O presente trabalho consiste em um relato de experiência dos cuidados ao paciente sob terapia hiperbárica em uma clínica no município de Cacoal/RO. A terapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica que tem por finalidade a revitalização dos tecidos e o combate a infecções por meio da oferta de oxigênio. Neste contexto, nos foram apresentadas as principais recomendações, bem como a evolução do quadro clínico dos pacientes em tratamento. Objetivo: Relatar a experiência acadêmica no contato com a oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento de feridas. Metodologia: Abordagem qualitativa-descritiva, realizada por acadêmica de enfermagem, em visita técnica pela Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LAEC) da instituição de ensino, em um centro de terapia hiperbárica. A proposta extracurricular foi realizada no mês de outubro/2021, a apresentação da estrutura e dos cuidados em oxigenoterapia ocorreu por intermédio da enfermeira responsável pela unidade. Resultados: A Oxigenoterapia hiperbárica (OHB) consiste na disponibilização de cem por cento de oxigênio aos sistemas orgânicos, sobre elevação da pressão atmosférica, por meio de câmara de pressurização. Nas feridas, a OHB promove a aproximação das bordas bem como a cicatrização total e recuperação dos tecidos com pouca perfusão. Os mecanismos envolvidos nesta melhora são relacionados a hiperoxigenação, a vasoconstrição e a perfusão adequada, promovendo consequentemente a melhora na produção de colágeno, redução de edemas, proliferação de fibroblastos, neovascularização e angiogênese. Compreende como dever do enfermeiro o suporte básico de vida em casos de eventuais intercorrências; orientação, acompanhamento e observação do cliente durante a sessão, bem como o cumprimento das tabelas de tratamento. Conclusão: A terapia hiperbárica constitui excelente recurso para tratamento de feridas complicadas. É uma modalidade terapêutica de indicação privativa do profissional médico. O profissional de enfermagem deve ter experiência comprovada em cuidado a pacientes críticos, cabendo ao mesmo o acompanhamento, planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Assistência de Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva Junior, Ivando Amancio da, and Givanildo Carneiro Benício. "O papel da nutrição na cicatrização de feridas." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM. ENFservic - Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2020.10.02a03.cipcen.176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Menezes, Camila Nunes, Ana Beatriz Andrade, and Amanda Cristina Pessoa Dos Santos. "O PROFISSIONAL ENFERMEIRO E AS DIFICULDADES NO TRATAMENTO DE FERIDAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2544.

Full text
Abstract:
Introdução: As feridas constituem uma das principais causas de incidências em Unidades de terapia intensiva e hospitais. O tratamento inadequado das mesmas acarreta uma série de distúrbios no indivíduo, podendo agravar o diagnóstico pré-admissional. Estudos recentes de enfermagem discorrem acerca da influência contextual no comportamento do paciente no decorrer do tratamento, corroborando a relação intrínseca existente entre o campo biológico e psicossocial. Nesse ínterim, cabe ao corpo de enfermeiros promover ações no que cerne à discussão de casos de avaliação e tratamento de feridas, assim como estar disponível ao apoio emocional, visando o bem-estar e a melhor recuperação do paciente. Objetivo: Objetivou-se relatar através de revisão bibliográfica de conhecimentos que contribuem para compreensão da assistência de enfermagem perante o processo de avaliação e tratamento de feridas; e averiguar as dificuldades dos profissionais em relação ao assunto. Material e métodos: Trata- se de uma revisão de literatura sobre a importância da avaliação e tratamento de feridas pelo profissional enfermeiro, realizada nos períodos de março a setembro de 2021. Para tanto, selecionaram-se as bases de dados BVS (Biblioteca Nacional em Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library Online), em artigos publicados nos anos de 2010 a 2021.Dos critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, publicados em periódicos nacionais nos idiomas português e inglês. Dos critérios de exclusão: capítulos de livros e artigos que divergem do tema de pesquisa, os quais não respondem à questão norteadora. Resultados: Os resultados apresentados evidenciaram que a ausência de material conduz a uma avaliação superficial e apontaram dificuldades dos profissionais na avaliação de feridas, a ausência de protocolo dificulta a avaliação e que a imposição médica e a falta de prática e capacitação específicas foram às principais dificuldades reveladas. Conclusão: Portanto, ratifica-se a importância do enfermeiro como agente ativo no processo de tratamento das feridas, seja no campo investigativo, visando alçar tratamento preciso, seja no campo emocional, a necessidade de capacitação continuada valorização e incentivo para profissionais que buscam se qualificar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

"II SEMINÁRIO SOBRE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DE FERIDAS CRÔNICAS." In II SEMINÁRIO SOBRE ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DE FERIDAS CRÔNICAS. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/anais.e2999.2019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"Anais do II Seminário Sobre Abordagem Multidisciplinar no Tratamento de Feridas Crônicas." In II Seminário Sobre Abordagem Multidisciplinar no Tratamento de Feridas Crônicas. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/anais.e3033.2019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, João Paulo Menezes, and Marta Caroline Araújo de Paixão. "USO DO EXTRATO DE AÇAÍ NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS DIABÉTICAS." In VII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, chair George Alberto da Silva Dias. Universidade do Estado do Pará, 2018. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viisic.2018.82.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Feridas"

1

Bonet-Morón, Jaime Alfredo. El ganado costeño en la Feria de Medellín, 1950-1997. Bogotá, Colombia: Banco de la República, October 1998. http://dx.doi.org/10.32468/dtseru.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vire Riascos, Javier. Identidad e imagen corporativas. Relación entre los perfiles de identidad e imagen de la Feria de Loja/Corporative Identity and image. Relation between the profiles of identity and image of the Feria de Lola. Revista Internacional de Relaciones Públicas, June 2019. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-17-2019-10-189-208.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tos Ferina. Instituto Nacional de Salud, January 2022. http://dx.doi.org/10.33610/infoeventos.38.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography