Academic literature on the topic 'Festivais de verão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Festivais de verão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Festivais de verão"

1

Eiriz, Vasco, and Filipa Guimarães. "Relacionamentos Afetivos com as Marcas: Estudo das Consequências do Amor pela Marca dos Festivais de Verão." Revista Brasileira de Marketing 15, no. 3 (2016): 432–44. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i3.3168.

Full text
Abstract:
Este artigo foca-se no conceito de amor pela marca, um tipo de relacionamento afetivo, profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que resulta em consequncias benficas para as empresas. Tendo em conta a crescente importncia dos servios e a ausncia de estudos sobre o amor pela marca no contexto dos servios, esta investigao definiu como objeto de estudo os festivais de vero em Portugal, grandes eventos de msica e entretenimento que se baseiam eles prprios em marcas fortes. Mais especificamente, este artigo diagnostica o conceito de amor pela marca e identifica as consequncias desse amor por parte dos consumidores dos festivais em estudo. Foi aplicado um questionrio aos consumidores dos principais festivais de vero em Portugal tendo-se obtido 349 respostas. Verificou-se que o passa-a-palavra e a participao ativa dos consumidores so as principais consequncias do amor pelos festivais, enquanto a lealdade desses consumidores e a sua inteno de pagar preos premium so as consequncias menos evidentes. Os resultados deste estudo permitem recomendar que as marcas criem laos afetivos com os consumidores para que estes estabeleam um relacionamento baseado no amor pela marca. Este tipo de relacionamento, que gera participao ativa e passa-a-palavra, permite que os consumidores funcionem como embaixadores das marcas e estas melhorem a sua posio competitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guedes, Ângelo Dimitre Gomes. "Ocupação." Revista ARA, no. 4 (March 21, 2018): 123–37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i4p123-137.

Full text
Abstract:
Uma cidade constitui-se como um território em expansão cujas partes se entrelaçam por inúmeras camadas, veredas e uma multiplicidade de relações entre os corpos que a percorrem, a ocupam e a reconfiguram. Com todo este movimento, as ruas se mostram como vias que permitem transitar no tempo e reunir elementos culturais de diferentes origens e circunstâncias. Isso pode se manifestar com a realização de festas populares cujas tradições são passadas através de gerações. Em Barcelona, no solstício de verão, por exemplo, costuma se celebrar a noite de São João. As ruas tornam-se palco de encontros improváveis: ritos e condutas que exploram múltiplas direções de espaço e de tempo. O presente ensaio[1] mostra uma narrativa visual sobre a ocupação deste território: um jogo de inúmeras potencialidades documentais e ficcionais da imagem fotográfica.
 [...] dizem que é possível encontrar mais do que se pode ver nos ritos realizados. Ao anoitecer, algo estranho ocupa as ruas da cidade e manifesta uma misteriosa sonoridade. O aventurar-se por essas ruas durante essas celebrações, revela-se um jogo de potenciais caminhos, encontros, desvios, camadas, misturas e combinações. (GUEDES, 2017, p. 18).
 
 
 [1] Este ensaio reúne imagens que foram apresentadas em festivais e exposições. Uma das imagens, por exemplo, foi escolhida na Convocatória do Festival de Fotografia de Tiradentes 2017 para compor a Exposição Coletiva “Ficções: a fotografia além do real. Algumas dessas imagens também foram publicadas no catálogo da exposição Arte e Linguagens Contemporâneas realizada no Museu de Imagem e Som (GUEDES, 2017).
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cayer Giraldo, Nelson Alexis, and Hernando José Cobo Plata. "Re-significación y desplazamiento de los sentidos de las músicas de origen popular." Revista Grafía- Cuaderno de trabajo de los profesores de la Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Autónoma de Colombia 9 (January 15, 2012): 141. http://dx.doi.org/10.26564/16926250.341.

Full text
Abstract:
Resumen:Este artículo se desprende de investigaciones acerca del Festival de Música Andina Colombiana Mono Núñez (FMN), financiadas y realizadas por los autores (Cayer, N., 2010), (Cobo H., 2010), con la colaboración del Centro de Documentación Musical de Ginebra y la Fundación Canto por la Vida. Aquí se amplían la interpretación y discusión sobre el tema de las expresiones autóctonas dentro del festival, a partir del trabajo etnográfico y de entrevistas, llevado a cabo con las agrupaciones participantes en el décimo sexto Encuentro ‘Octavio Marulanda Morales’ de Expresiones Autóctonas (EOMEA), evento realizado en el marco de la trigésima séptima versión FMN en el año 2011. Palabras clave: alteridad, tradición, folclor, autenticidad, función, festivales, performance, mercado/ consumo.Resumo:O artigo deriva das pesquisas sobre o Festival de Música Andina Colombiana Mono Núñez (FMN), financiadas e realizadas pelos autores (Cayer, N.,2010), (Cobo H., 2010), com a colaboração do Centro de Documentación Musical de Ginebra e da Fundación Canto por la Vida. Aqui é ampliada a interpretação e discussão sobre o tema das expressões autóctones dentro do festival, partindo do trabalho etnográfico e de entrevistas, levado a cabo com agrupações participantes no décimo sexto Encontro “Octavio Marulanda Morales” de Expressões Autóctones (EOMEA), evento realizado no marco da trigésima sétima versão do FMN no ano 2011. Palavras chave: alteridade, tradição, folclore, autenticidade, função, festivais, performance, mercado/ consumo.Abstract:This article originates in the research on Festival de Música Andina Colombiana Mono Núñez (FMN), funded and carried out by Cayer (2010) and Cobo (2010) with the contribution of Centro de Documentación Musical de Ginebra and Fundación Canto por la Vida. The topic of aboriginal expressions within the festival is widened and discussed here, based on the ethnographic work in interviews with the groups that participated in the XVI Conference “Octavio Marulanda Morales” of Aboriginal Expressions (EOMEA), which took place within the XXVII Festival Mono Núñez in 2010. Keywords: otherness; tradition; folklore; authenticity; function; festivals; performance; market/ consumption
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Susin, Luiz Carlos. "Medellín: a eterna primavera." Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap 1, no. 2 (2018): 197. http://dx.doi.org/10.25247/2595-3788.2018.v1n2.p197-201.

Full text
Abstract:
Medellín ostenta o título de “cidade da eterna primavera”. Encravada entre montanhas, a 1.500 metros de altitude, lá onde os Andes se bifurcam ao norte da América do Sul, a cidade colombiana goza de um clima estável adequado para sua especialidade: flores para o mundo todo. Medellín, a cidade de primavera e de flores o ano inteiro, justo no famoso ano de 1968, portanto há cinquenta anos, testemunhou uma primavera eclesial que de alguma forma perdura como uma perene primavera. Não foi a única primavera daquele ano de 1968 que – dizem analistas – é o ano que ainda não acabou. São mais duas primaveras, de ordem social, política e cultural, a marcar 1968: a de Paris e a de Praga. Seguidas, no ano seguinte, pelo verão de Woodstock com seu festival de “música e paz” e seu slogan “Faça amor, não faça guerra”. Paris e Praga representaram, antes, o protesto e a ruptura contra as instituições burocratizadas, as revoltas de estudantes e operários contrários à redução da vida a metro, bureaux, traveaux (transporte, burocracia e trabalhos). Tais “primaveras” se espalharam pelo mundo e são uma das marcas de crise da modernidade e sintomas de pós-modernidade... Continue na versão em PDF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Cleidiana, and Fátima Tavares. "Agenciamentos afrocatólicos: modulações, tensões, transformações nas festas religiosas em Salvador." Religião & Sociedade 40, no. 3 (2020): 217–40. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872020v40n3cap09.

Full text
Abstract:
Resumo: No artigo, propomos abordar os agenciamentos das festas religiosas em Salvador que acontecem durante o verão, chamando a atenção para visibilidade midiática e a diversidade da cultura afrocatólica. Para a compreensão desses processos, tomamos como principal referência as reportagens do jornal A Tarde ao longo do século XX e início deste século (o mais antigo periódico em circulação na cidade), cotejando com a literatura especializada sobre o tema e com nossa participação em edições recentes das festas. São apresentados disputas, articulações e acontecimentos transcorridos nessa extensão do tempo: as festas se expandiram e se encolheram, entretecendo consigo o espaço urbano, apresentando diferentes performances religiosas que estimulam as transformações festivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lara, José Victor. "O Levante da Cortina de Ferro." Diálogos 22, no. 1 (2018): 251. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v22i1.43645.

Full text
Abstract:
No verão de 1957 a União Soviética recebeu mais de 30 mil jovens do mundo todo reunidos para o Sexto Festival Mundial da Juventude em Moscou. Os soviéticos se apresentavam para o mundo de uma nova forma, na tentativa de mostrar um socialismo renovado e muito mais humano, antagonizando com os anos de Josef Stalin no poder. Moscou não era uma capital comunista sombria e atrasada, mas uma cidade moderna e colorida. Durante o festival, todos os cinemas, circos, exposições, eventos esportivos e transportes públicos foram abertos ao público. Os partidos comunistas em todo o mundo foram instruídos a enviar tantos jovens não-comunistas quanto possível, a ideia é que todos poderiam participar independente das convicções políticas e religiosas. Os tradicionais símbolos da foice e do martelo e as faces de Stalin e Mao Tsé-Tung deram lugar à pomba branca de Pablo Picasso sob o lema “por paz e amizade”. Ainda em Moscou, criaram a Rádio Festival que transmitiu sua programação em espanhol e com diversas músicas latinas, o evento era todo voltado aos jovens do chamado Terceiro Mundo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lapera, Pedro Vinicius Asterito. "A censura a Prata Palomares (1971) e a construção da versão oficial sobre a luta armada." Revista FAMECOS 28, no. 1 (2021): e36043. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.36043.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a censura ao filme Prata Palomares (André Faria Jr.), produzido em 1971 e censurado no ano seguinte pela Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP), tendo sido o filme totalmente interditado até 1976 – ano em que foi liberado para exibição em festivais – e permanecido fora do circuito comercial até 1983, quando foi distribuído pela Embrafilme. A questão que iremos trabalhar é: em que medida a censura ao filme inseriu-se em um conjunto de ações perpetradas pela ditadura civil-militar na construção de uma versão oficial sobre a luta armada? Assumimos como ponto de partida de nosso artigo o processo administrativo depositado no fundo da DCDP, mesmo que a obra fílmica, o material de divulgação do filme e os artigos publicados na imprensa escrita sejam objeto de consideração em alguns aspectos. Como metodologia, empregamos a análise documental a partir da Diplomática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nunes Neto, Francisco Antônio. "A FESTA DE ZÉ POVINHO: a carnavalização da Festa do Senhor do Bonfim de Salvador." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 3, no. 3 (2015): 75–86. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2015v3n3p75-86.

Full text
Abstract:
O texto analisa o surgimento da Segunda-Feira do Bonfim na Ribeira como o primeiro grande desdobramento da Festa do Senhor do Bonfim de Salvador. Para tanto, utiliza como fontes documentais os Jornais Diário de Notícias, Diário da Bahia e A Tarde, através dos quais identifica-se o contexto histórico em que esta tradição festiva passou acontecer em Salvador, primeiramente, como uma continuidade da Festa do Senhor do Bonfim, tendo, posteriormente, atingido o status de uma importante festa de largo e popular que, durante muitos anos, funcionou como prévia do Carnaval de Salvador. Entra em análise a Festa de Zé Povinho – alcunha adotada nos textos jornalísticos para identificar as classes populares – que ocorreu em Salvador mais fortemente até os anos 80 do século XX, quando, esta prática cultural passou a conhecer o seu declínio e importância no calendário festivo do verão da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nobrega, Marcelo Vieira da, and Maria Ignez Novais Ayala. "“E o verso vem vindo e vem vindo uma melodia de repente/ E que acende a mente e o coração”." Letras de Hoje 55, no. 2 (2020): e33531. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2020.2.33531.

Full text
Abstract:
Para além de uma poesia que reenraíza memórias as mais diversas do povo sertanejo, a atividade da cantoria de viola tornou-se também porta-voz dos anseios políticos deste povo. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa e de base etnográfica, busca, a partir de um recorte de um Festival de Cantadores realizado na cidade de Buenos Aires (PE), em agosto de 2018, investigar – à luz da sociologia de Antônio Cândido – a relação estabelecida entre a tríade Autor-Obra-Público, doravante A-O-P, durante as performances dos improvisos, em um período pré-eleitoral para as eleições de 2018. Assim, pra os modelos de performance e voz segue-se o de Zumthor (1993; 2005; 2010). Por sua vez, as bases etnográficas estão em Geertz (2008). Os dados revelam que na dinâmica que se estabelece na tríade A-O-P, nos improvisos, ocorrem complexas e subjetivas relações entre cantadores e público, com este podendo interferir em todo os momentos do improviso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Townsend, Elisa Correa dos Santos, and Christiane Heemann. "Everybody behaves badly: the true story behind Hemingway's masterpiece The Sun Also Rises." Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies 70, no. 1 (2017): 297. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p297.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2017v70n1p297O livro de Lesley Blume retrata o "making of" de O Sol Também se Levanta, de Ernest Hemingway, ao estudar as personalidades que o inspiraram e as imensuráveis mudanças que trouxe para o mundo literário. Blume é um historiador e jornalista cultural bem sucedido da América do Norte que - entre outras realizações - cobriu as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2000 e a catástrofe de 11 de setembro de 2001. Este livro, lançado em 7 de junho de 2016, já se tornou uma fonte de polêmica em face de suas revelações sobre o romance de estreia de Hemingway que deu voz à chamada "Geração Perdida". Durante o verão de 1925, Ernest Hemingway e um grupo de amigos desordenados foram a Pamplona, na Espanha, para o conhecido festival anual de touros San Fermín. Posteriormente, ao longo das próximas semanas, ele conduziu a expedição como uma orquestra de águas turbulentas e selvagens - um prato cheio de motivação criativa para um escritor - incluindo embriaguez, lutas, competitividade sexual, infidelidades noturnas e ressacas, experiências essas que resultaram em seu pioneiro romance O Sol Também se Levanta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Festivais de verão"

1

Petitinga, Carolina Santos. "Festival de verão de Salvador: significado para o turismo, a música independente, a economia e o marketing da cidade." Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, 2008. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10605.

Full text
Abstract:
145f.<br>Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-05-08T17:20:26Z No. of bitstreams: 1 dissert_Carolina Petitinga.pdf: 1727969 bytes, checksum: 191042735ef5a4122a27f0953b682794 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-05-08T19:03:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissert_Carolina Petitinga.pdf: 1727969 bytes, checksum: 191042735ef5a4122a27f0953b682794 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-05-08T19:03:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissert_Carolina Petitinga.pdf: 1727969 bytes, checksum: 191042735ef5a4122a27f0953b682794 (MD5) Previous issue date: 2008<br>Os festivais de música têm dado visibilidade às cidades e movimentado a economia local, através da geração de emprego e renda. Eles atraem investidores, empresas, visitantes e profissionais qualificados. Funcionam também como alternativas para a distribuição da música e servem de vitrine para novos talentos musicais. Muitas cidades tornam-se conhecidas e são incluídas no roteiro de férias de muitos turistas por conta dos festivais que realizam, alguns deles mundialmente famosos. Esta dissertação examina o significado desses festivais para o turismo, geração de emprego e renda, produção de música independente e marketing da cidade, através do estudo de caso do Festival de Verão Salvador. A partir da revisão da literatura especializada, de entrevistas qualificadas e de uma pesquisa amostral aleatória e estratificada realizada in loco, aplicou-se a metodologia padrão de estudos de impacto econômico de eventos.<br>Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Arcanjo, Edison do Carmo. "Amarelinho : uma experiência com arquivos dos festivais de verão em Nova Almeida." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/1627.

Full text
Abstract:
Submitted by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2015-11-13T10:21:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Amarelinho uma experiencia com arquivos dos festivais de verao em Nova Almeida.pdf: 132741161 bytes, checksum: 429b0326dd44bc2265aef1e2ee558f6a (MD5)<br>Approved for entry into archive by Morgana Andrade (morgana.andrade@ufes.br) on 2015-11-23T19:38:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Amarelinho uma experiencia com arquivos dos festivais de verao em Nova Almeida.pdf: 132741161 bytes, checksum: 429b0326dd44bc2265aef1e2ee558f6a (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-11-23T19:38:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Amarelinho uma experiencia com arquivos dos festivais de verao em Nova Almeida.pdf: 132741161 bytes, checksum: 429b0326dd44bc2265aef1e2ee558f6a (MD5) Previous issue date: 2013<br>Capes<br>O trabalho Amarelinho: uma experiência com arquivos dos Festivais de Verão tem como fonte de pesquisa os registros localizados na sala de arquivos do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Esses registros documentam uma série de eventos realizados pelo Centro de Artes por uma década (1989/1999), em toda segunda quinzena do mês de janeiro de cada ano, na Igreja de Reis Magos, na cidade de Nova Almeida em Serra, Espírito Santo. A palavra Amarelinho aparece como elemento aglutinador desta experiência narrativa, como um dispositivo de conversas com alguns participantes do evento para um registro histórico polifônico. Isso porque a palavra Amarelinho se refere ao nome e à cor de um bar de veraneio que acolhia os frequentadores dos Festivais de Verão em Nova Almeida, que ali se reuniam todos os dias para conversar. Um lugar onde os protocolos eram quebrados em função das conversas em fluxo, lugar de sensações, afetos e construção de linguagens. Neste trabalho a palavra é utilizada como estratégia para a construção de um ambiente discursivo em sintonia com o objeto de estudo, falar de uma história em curso com os arquivos dos Festivais de Verão em Nova Almeida. Os conceitos de ontologia do presente e de arquivo de Michel Foucault são colocados em exercício com a pesquisa que inclui também um estudo de caso, o projeto Você gostaria de participar de uma experiência artística?, de Ricardo Basbaum, visto por suas relações históricas com o evento. Trata-se, portanto, de um estudo crítico-teórico e também de uma experiência poética com os arquivos, imagens e textos elaborados com os programas de cursos e seus registros, daí a presença da palavra experiência, que não quer remeter a um passado, mas transitar por tempos heterogêneos.<br>The work Amarelinho (Little Yellow): a experience with files of the Summer Festivals has a research source the records located in the file room of the Arts Center of the Univesidade Federal do Espírito Santo. These records are documents of a series of events organized by the Arts Center for a decade (1989 / 1999) every two weeks of the month of January at the church of the Magi in the city of Nova Almeida, in Serra, Espírito Santo State. The word Amarelinho appears as a agglutinating element as a device for conversations that took place with some participants of the event for a polyphonic historical record. That's because the word Amarelinho is related to the name and the color of the bar that welcomed all those that attended the Nova Almeida Summer Festivals and there they gathered to talk,, a place where the protocols were broken due to the flow of interactions, place of sensations, feelings and language construction. In this work, the word is used as a strategy to build a discourse environment in tune with the subject matter of the research. We aim to talk about an ongoing story with the files of the Summer Festivals of Nova Almeida. The concepts of ontology of the present and file of Michel Foucault are in tune with the research that also includes a case study, the project "Would you like to participate in an artistic experience?” of Ricardo Basbaum, seen by his historical relations with the event. It is, therefore, a critical theoretical study and a poetic experience with the files, images and texts, prepared with the course programs and their records, hence the presence of the word experience, that does not want to refer to a past, but move about heterogeneous times.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ARCANJO, E. C. "Amarelinho: uma experiência com arquivos dos Festivais de Verão em Nova Almeida." Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/2107.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-26T15:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_7234_amarelinho_uma experiência... [edison arcanjo] 4 volumes.pdf: 133972334 bytes, checksum: 1338af55e9f935ee86df61ace2d54ddf (MD5) Previous issue date: 2013-11-20<br>O trabalho Amarelinho: uma experiência com arquivos dos Festivais de Verão tem como fonte de pesquisa os registros localizados na sala de arquivos do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Esses registros documentam uma série de eventos realizados pelo Centro de Artes por uma década (1989/1999), em toda segunda quinzena do mês de janeiro de cada ano, na Igreja de Reis Magos, na cidade de Nova Almeida em Serra, Espírito Santo. A palavra Amarelinho aparece como elemento aglutinador desta experiência narrativa, como um dispositivo de conversas com alguns participantes do evento para um registro histórico polifônico. Isso porque a palavra Amarelinho se refere ao nome e à cor de um bar de veraneio que acolhia os frequentadores dos Festivais de Verão em Nova Almeida, que ali se reuniam todos os dias para conversar. Um lugar onde os protocolos eram quebrados em função das conversas em fluxo, lugar de sensações, afetos e construção de linguagens. Neste trabalho a palavra é utilizada como estratégia para a construção de um ambiente discursivo em sintonia com o objeto de estudo, falar de uma história em curso com os arquivos dos Festivais de Verão em Nova Almeida. Os conceitos de ontologia do presente e de arquivo de Michel Foucault são colocados em exercício com a pesquisa que inclui também um estudo de caso, o projeto Você gostaria de participar de uma experiência artística?, de Ricardo Basbaum, visto por suas relações históricas com o evento. Trata-se, portanto, de um estudo crítico- teórico e também de uma experiência poética com os arquivos, imagens e textos elaborados com os programas de cursos e seus registros, daí a presença da palavra experiência, que não quer remeter a um passado, mas transitar por tempos heterogêneos. Palavras-chave: Arte. Arquivo. Ficção. Micropolítica. Pesquisa com arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Couto, Marta Filipe Oliveira. "Os Festivais de Música de Verão em Portugal: determinantes da participação e a identificação dos seus patrocinadores." Dissertação, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2010. http://hdl.handle.net/10216/56489.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Couto, Marta Filipe Oliveira. "Os Festivais de Música de Verão em Portugal: determinantes da participação e a identificação dos seus patrocinadores." Master's thesis, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2010. http://hdl.handle.net/10216/56489.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Ricardo Gil Pedreiro. "Os públicos do Festival Paredes de Coura 2011: expectativas, motivações e práticas." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4590.

Full text
Abstract:
Os festivais de música de Verão são, há já várias décadas, parte integrante da cultura juvenil ocidental. No entanto, em Portugal, apenas na década de 90, estes se tornam assíduos no panorama cultural nacional. Não sendo fenómenos isolados, quase todos com periodicidade anual, é interessante verificar que existem poucos estudos académicos sobre estas produções culturais, algumas delas em grande massa. Num ano em que mais uma vez, dias específicos e festivais completos esgotaram as suas bilheteiras, os festivais de Verão tornam-se ainda mais assunto da ordem do dia, como negócio cultural que inverte as tendências económicas actuais. Dentro deste panorama, o Festival Paredes de Coura, assume-me com um dos mais consistentes eventos do circuito nacional. Será um dos mais antigos festivais a realizarem-se sem interrupções em território luso, com um cartaz musical detentor de uma linha directriz bem definida e uma localização com características naturais invejáveis. Porém, o enfoque deste estudo vai para os Públicos deste Festival e todas as informações acumuladas sobre estes, desde os seus dados mais básicos, às suas motivações e expectativas, passando pela relação dos públicos com festival. Para o efeito, foi aplicada uma metodologia de carácter exploratória/descritiva, materializada através de um questionário, entregue aleatoriamente no terreno a 115 indivíduos. Os resultados do estudo ambicionam trazer à luz do conhecimento, maiores informações sobre os públicos do supracitado festival e de eventos do género, no sentido da dissolução de dogmas e pré-conceitos existentes em parte do espectro social e mediático português, sobre estes eventos e os seus frequentadores.<br>Summer festival of music are, from decades ago part of juvenile western culture. However, in Portugal, just on the 90’s, it become assiduous on the national cultural panorama. Not being isolated phenomenon, almost every single is annual, it’s interesting to verify that there are not so many academic studies about these cultural productions, some on them in large scale. In one year that once again, there were many single days and full festivals were sold out, summer festivals became even more news headliners, as cultural business that reverses the current economic tendencies. As part of this scene, Paredes de Coura Festival, assumes as one of the most consistent events of the national circuit. It’s one of the oldest festivals occurring without breaks in Portuguese soil, with a lineup that owns a clear and well defined vision e a geographic localization with natural and enviable characteristics. Although, the focus of this study goes to the festival’s Public and all the collected data about them, from basic information, to the motivations and expectation, passing through the relationship between the Public and the festival itself. To achieve that, it was applied an exploratory/descriptive type of methodology, created through a questionnaire, randomly delivered on the field to 115 individuals. The study’s results strive to bring to light new and wider data about the Public of the mentioned festival and these kinds of event, trying to dissolve dogmas and pre-concepts that exist still exist in part of the social spectrum and national media, about these types of event and people that take part on them.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miranda, André Filipe Leonardo Roque. "Dream West." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4310.

Full text
Abstract:
A industria do entretenimento tem como grande objectivo promover momentos de lazer e distracção as pessoas. O seu crescimento nos últimos anos e as boas perspectivas para o futuro tornam-no num sector atractivo e com elevado potencial. Um estudo recente revela que a música está cada vez mais presente no público português, destacando-se os festivais de verão e os concertos. Uma análise ao sector permitiu concluir que existe espaço para mais uma entidade. O investimento em capital fixo é reduzido pois a grande fatia do investimento durante o ano é destinado a fornecimentos e serviços externos. No primeiro ano definiu-se um cenário conservador com resultado liquido negativo, mas no segundo e terceiros anos o cenário é o oposto com as vendas a atingirem os 15,5 milhões de Euros no ano 3. Conclui-se que o projecto é viável, apesar de uma conjuntura económica desfavorável, pois o VAL apurado é de aproximadamente 141 mil Euros. Aconselha-se portanto o investimento numa zona com elevado potencial turístico, mas que necessita de algum dinamismo.<br>The entertainment industry has the aim of promoting leisure. Its growth in recent years and the prospects for the future make it an attractive sector and with high potential. A recent study shows that music is increasingly present in the Portuguese public, especially the summer festivals and concerts. An analysis of the sector concluded that there is room for another entity. Investment in fixed capital is reduced because the large share of investment over the years is for supplies and services. In the first year set up a conservative scenario with negative net profit, but in the second and third year the scenario is the opposite with sales reaching 15.5 million Euros in year 3. It’s concluded that the project is viable, despite an unfavorable economic environment, A because the NPV calculated is approximately 141 thousand Euros. It is advisable therefore the investment in an area with high tourism potential, but needs some momentum.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro, Bruno Daniel Gonçalves. "Eventos culturais como ferramenta de gestão para o turismo em Portugal : estudo de caso NOS Primavera Sound 2013 e 2014." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/11067/1977.

Full text
Abstract:
Exame público realizado em 19 Janeiro 2015.<br>Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Gestão.<br>A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis importantes, que vão desde a atração de turistas, à animação que se prolonga no tempo, à dinamização de outras atividades, até a elemento de suporte à criação de uma imagem do destino turístico. Deste modo, a multiplicação de eventos culturais, nomeadamente festivais, promove um impacto no turismo nas empresas dos diferentes serviços da região destino, o que tem consequentemente reflexos ao nível do emprego e no consumo. Verificando a elevada concorrência entre o turismo de cidades e os eventos culturais, tornou-se importante determinar o impacto direto da gestão do evento, bem como na cidade onde este se realiza (como por exemplo, o impacto no alojamento, nas deslocações, nas compras/presentes, cultura tura/lazer e no recinto), o impacto induzido (considerando os gastos nas refeições) e os principais fatores de satisfação juntamente com a possibilidade de retorno. Nesta dissertação avaliam-se os principais determinantes dos dois tipos diferentes de comportamento das despesas dos turistas num festival de música: as despesas por dia na cidade do evento e as despesas no próprio recinto durante o evento. Ao nível da satisfação dos visitantes, além de se verificar que os visitantes mais satisfeitos gastaram mais no recinto do evento, verificou-se também que os principais fatores foram agrupados nos palcos de música, na duração do festival e horário dos concertos, nas condições do recinto, nos restaurantes e sanitários e no mercado Primavera. Ou seja, no caso em estudo, estes fatores revelaram-se decisivos para a escolha do evento. Provamos que os turistas que se deslocaram propositadamente para o evento e os estrangeiros gastam mais por dia no recinto, enquanto relativamente aos gastos na cidade, os estrangeiros gastam mais do que os cidadãos nacionais. Estes resultados indicam que a residência dos turistas tem um impacto positivo nos gastos. Ficou ainda demonstrado que as despesas na cidade durante o festival são determinadas pela idade, estado civil, escolaridade, rendimento e nacionalidade do turista, enquanto as despesas no próprio recinto do evento são explicadas pelo género, idade, rendimento, nacionalidade, ano de realização, vinda propositada para o evento e tipo de bilhete adquirido. Este tipo de informações são uma importante ferramenta de gestão para o turismo local e para a decisão do desempenho e planeamento do evento. O turismo local pode não só concentrar em atrair turistas, mas também em fazer o evento se tornar memorável em cooperação com a empresa do evento.<br>Abstract: There are numerous important roles that can be found in the celebration of cultural events. These go from tourist attraction to the animation of attractions that are repeated, mostly on an annual basis, amplification of several other side-activities or the becoming of a supporting element for the creation of a certain touristic destination’s widespread image. This way, the spread of said cultural events, like music festivals, and the legions of tourists it attracts, cause a considerably big impact on the cities and regions where these festivals are held, on businesses from different sectors. All of this cause visible reflections on the city/region’s jobs and economy. If one takes into account the high competition present within cities between the tourism and their cultural events, determining the direct impact from the event’s management has become important, as well as taking into account the city where it takes place (for example: the impact on accommodation, dislocations, shopping, culture and leisure and the very festival grounds), the induced impact (considering what’s spent on meals) and the main factors of satisfaction as well as the possibility of people wanting to return. In this essay, we will take a look at and evaluate the main factors which determine the two different types of behavior regarding expenses tourists have on a music festival: These are analyzed per day, in the city where the event takes place and the expenses in the festival grounds, during the realization of the event. Regarding the satisfaction of those who come to the events, and going beyond the realization that the most satisfied visitors have spent more money in the festival grounds, it was also verified that the items loaded on the factors were focused mainly on the stages, duration of the festival and concert schedules, conditions of the area, restaurants and sanitaria as well as the “Primavera” market. This means that, in the case of study, said factors have proven themselves as decisive towards the choice of going to the event. It has been proven that tourists who allocated themselves to the event on purpose do spend more money each day on the festival grounds, while, regarding the expenses at city level, foreigners spend more than national citizens. These results indicate the visit of these tourists has a positive impact on spends. Furthermore, it was demonstrated that the expenses on city level, during the days in which the festival is held, are determined mostly by the tourists’ age, marital status, scholarship, yield and nationality, while expenses on the festival grounds are determined mainly by gender, age, yield, nationality, current year, specific attending of the event and type of ticket acquired. In conclusion, this type of information is an important management tool for local tourism, as well as decisions regarding the performance and planning of events. Local tourism may concentrate not only on attracting tourists, but also on seeing the event becomes memorable, cooperating with the company that promotes/organizes the event.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guimarães, Filipa Santos. "Ligações afetivas com as marcas: análise dos relacionamentos dos consumidores com os festivais de verão em Portugal." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/1822/37693.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia<br>A presente dissertação tem como tema principal o conceito de “Amor pelas Marcas”: um tipo de relacionamento profundo e duradouro estabelecido entre consumidores e marcas, que inclui sentimentos de avaliação, emoções positivas e declarações de amor face à marca e que resulta em consequências benéficas e lucrativas para as organizações. Tendo em conta a crescente importância dos serviços nas economias dos países desenvolvidos e as características específicas deste tipo de mercados - com estratégias de marketing distintas dos produtos tangíveis, esta dissertação definiu como objeto de estudo os Festivais de Verão em Portugal. Atendendo ao crescente boom na indústria deste tipo de eventos e à temática central do estudo, o problema de pesquisa que se pretendeu ver resolvido foi: “Quais os antecedentes e consequências do Amor pelas Marcas de serviços, no caso dos Festivais de Verão?”. Desta forma, foi elaborada uma análise quantitativa, com base num questionário aplicado online, que obteve 349 respostas válidas. Apesar das implicações do estudo, nomeadamente a escassez de informação sobre o “Amor pelas Marcas” no caso dos serviços ou a impossibilidade de generalização dos resultados obtidos, concluiu-se que a qualidade percebida, os serviços hedónicos e funcionais e a identificação com as marcas são variáveis que funcionam como antecedentes do “Amor pelas Marcas” e que o passa-a-palavra e a participação ativa são consequências deste tipo de relacionamento, no caso dos Festivais de Verão em Portugal. Assim é fundamental que as marcas criem laços afetivos com os consumidores com base em ações personalizadas, interativas e mensuráveis, para que os consumidores sejam fieis à marca, independentemente do preço, funcionem como embaixadores das marcas e resultem em lucros elevados, permitindo que as marcas tenham força e vantagens competitivas nos mercados.<br>The present dissertation has its main focus on the concept “Brand Love”: a kind of deep and lasting relationship established between consumers and brands, including feelings of assessment, positive emotions and declarations of love face to the brand and which results in beneficial consequences and profitable for organizations. Having in mind the growing importance of the costumer services in the economies of developed countries, and the specific characteristics of this type of markets – with different marketing strategies of tangible products, this dissertation defined as study object the Summer Festivals in Portugal. Given the booming industry of this type of events, and due to the main theme of this study, the research problem intended to see solved was: “What are the precedents and consequences of the love brand in the case of Summer Festivals?”. Thus, a quantitative analysis was prepared based on an online questionnaire applied, which obtained 349 valid responses. Despite the implications of the study, including the lack of information on the “Brand Love” in the case of services or the inability to generalize the results, it was concluded that the perceived quality, hedonic and functional services and identification with brands are variables that serve as background to the “Brand Love” and that the spread the word and the active participation are consequences of this kind of relationship, in the case of Summer Festivals in Portugal. So it is essential that brands create emotional bonds with consumers based on personalized, interactive and measurable actions, so that consumers are loyal to the brand regardless of price, function as ambassadors of the brand and result in high profits, allowing brands to have strength and competitive advantage in the markets.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Simões, Maria Alexandra Ferreira. "Os festivais de verão, o turismo em espaço rural e o desenvolvimento de territórios rurais: o caso de Paredes de Coura." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30439.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)<br>O surgimento e a realização de inúmeros festivais de música de verão, fenómeno de crescimento notável sobretudo nas duas últimas décadas, devem-se ao reconhecimento da importância da sua realização para o desenvolvimento de determinados territórios. O festival de Paredes de Coura é um dos mais importantes festivais de música nacionais, através do qual se desenvolvem diversas relações, sociais e espaciais. Esta dissertação procura analisar e discutir sobre a formação de comunidades no festival, percebendo que elementos contribuem para a instituição de um sentido de identidade e pertença; identificar e discutir as principais motivações para participar no festival, envolvendo por sua vez, a escolha de Paredes de Coura como destino; e discutir alguns dos impactes do festival, nomeadamente na construção da imagem do destino e do festival, mas também no território físico. A experiência pessoal e a interacção com diversos participantes durante as edições de 2012 e 2013 foram essenciais para a consolidação das perspectivas aqui adoptadas. Enquanto a discussão sobre as imagens, as motivações e as experiências foi reforçada pelo contacto mais efectivo com uma amostra virtual. Se por um lado, se apreende que o festival de música é a principal motivação para viajar para Paredes de Coura, as experiências, as imagens e o sentido de identidade e pertença, contribuem para a formação da imagem do destino. A experiência dos participantes assume grande importância no que se refere à construção das imagens, e também os impactes do festival de Paredes de Coura e todas as relações sociais e territoriais subjacentes à sua realização envolvem diversas dimensões, e todas elas devem ser consideradas.<br>The emergence and realization of numerous summer music festivals, which have been rising considerably in the last two decades, are a result of their importance in the development of some territories. The Paredes de Coura festival is one of the most important music festivals within the Portuguese territory, through which social and spatial relations take presence. The aim of this thesis is, firstly, to analyse and discuss the community’s development within this festival, while trying to understand which are the key elements in the creation of senses of identity and belonging; secondly, to identify and discuss which are the main reasons behind the public’s affluence to this musical event, while overseeing Paredes de Coura as a touristic place; and finally, to discuss some of the festival’s impacts, especially in the construction of the place and the festival’s image but also of its physical territory. Personal experience and the interaction with some of the public who attended the 2012 and 2013’s editions were essential for the results presented in this thesis. The images’ discussions, the motivations and the experiences were reinforced by a more effective contact approached through a visual demonstration. If, on one side, it is possible to conclude that the music festival itself is the main reason for people’s affluence to Paredes de Coura; the experiences, the images, the sense of identity and sense of belonging, are a major contribution for the construction of the place’s image. While the public’s experience is of great importance when developing the imagery of Paredes de Coura, its impacts on the place and on all of the social and territorial relationships related to it, possess different and complex dimensions, which need to be carefully considered.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Festivais de verão"

1

Esposito, Vincenzo. Dal Cilento verso Capri: Feste mediterranee della provincia di Salerno. Imagaenaria, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography