Academic literature on the topic 'Filme de partículas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Filme de partículas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Filme de partículas"

1

Cardozo Amorin, Luís Henrique, Larissa Da Silva Martins, Fábio Lopes, and Alexandre Urbano. "Thickness Effect on the Optical Band Gap of V2O5 Thin Films Deposited by Thermal Evaporation." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 38, no. 2 (February 23, 2018): 59. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n2p59.

Full text
Abstract:
Filmes finos V2O5 têm sido usados como eletrodo passivo para ser aplicado em dispositivos eletrocrômicos que requer determinadas propriedades óptica, cristalográfica e de energia eletroquímica. Essas propriedades são influenciadas pela espessura do filme. Neste trabalho foram determinadas a dependência da espessura, a absorção óptica espectral e o tamanho de partícula dos filmes finos de V2O5 depositados por evaporação térmica com três espessuras nanométricas. A partir dos resultados, ficou claro que esses tamanhos de partículas, aparentemente, não são influenciados pela espessura do filme em sua formação. Assim, verificou-se que a microestrutura, principalmente a espessura, influencia fortemente as propriedades ópticas, especialmente a energia de absorção, dessas amostras. A energia de gap óptico diminui à medida que a espessura do filme aumenta. Isso realmente prova que a espessura do filme pode ser usada como forma de modular a absorção óptica de materiais em dispositivos ópticos e optoeletrônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Gabriel da Cruz, Fernando Rogério de Paula, José Antonio Malmonge, and Luiz Francisco Malmonge. "Preparação e caracterização do compósito PVDF/Pani com partículas de níquel." Polímeros 27, spe (January 16, 2017): 116–26. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2277.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho partículas de níquel foram incorporadas através da mistura física do pó resultante da mistura PVDF/Pani obtido por síntese química. Filmes homogêneos foram obtidos através da prensagem a temperatura de 180°C. A partir dos resultados pode-se notar alterações favoráveis e desfavoráveis nas propriedades do compósito após a incorporação e como estas tornam-se dependentes da incorporação. Os resultados de difratometria apresentaram picos característicos tanto da fase α da matriz polimérica e das partículas de níquel, e juntamente com as analises térmicas, que não há alteração na estrutura conformacional e a configuracional. Mesmo apresentando uma boa estabilidade térmica a incorporação indica que além da presença do polímero condutor como o aumento de partículas são prejudiciais às propriedades mecânicas finais da amostra. As micrografias apresentam as partículas de forma dispersas ao longo do filme e determinantes para os valores de condutividade elétrica e obtenção de uma fase magnética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Englert, Alexandre Hahn, Rafael Teixeira Rodrigues, and Jorge Rubio. "FLOTAÇÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS: ESTADO DA ARTE E CONTRIBUIÇÃO TÉCNICA SOBRE O PONTO DE MÍNIMO NA EFICIÊNCIA DE CAPTURA BOLHA-PARTÍCULA." HOLOS 5 (December 23, 2011): 39. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.789.

Full text
Abstract:
Partículas minerais ultrafinas (dp < 13 µm) apresentam baixa recuperação por flotação em células convencionais, principalmente à baixa eficiência de colisão e adesão das mesmas com as bolhas, tipicamente com diâmetros (db) entre 600 e 2500 µm. A probabilidade de contato físico entre bolhas e partículas é reduzida pelo baixo momentum das partículas e maior tendência de seguir as linhas de fluxo ao redor da bolha. Diversos autores têm discutido recentemente a existência de um ponto de mínimo na eficiência de captura (coleta) bolha-partícula em função do dp, evidenciando um diferente mecanismo de captura por difusão. Nesses ultrafinos, o movimento Browniano se torna significativo e a captura dependeria do movimento destas partículas, determinado por forças de difusão. Este trabalho mostra resultados de flotação de partículas micrométricas com microbolhas e uma revisão e discussão crítica acerca dos fatores envolvidos na localização do mínimo. Partículas de quartzo (dp volumétrico de 13,2 ± 0,3 μm) foram condicionadas com uma amina (coletor: 1 mg/g) e flotadas via FAD (flotação por ar dissolvido), com microbolhas (db médio aritmético de 56 ± 3 μm). A recuperação por flotação real em função de dp mostrou um mínimo (12 %) em aproximadamente 3-5 μm, embora as partículas fossem hidrofóbicas e na presença de um alto valor de Sb (e, portanto de uma alta probabilidade de colisão). Em outro estudo, esferas de sílica monodispersas com 1 µm de dp, hidrofobizadas ou não, apresentaram a mesma baixa flotação real (10-25 %). Os resultados mostram que o mínimo deve estar associado ao problema de deslocamento do filme de água, pela baixa energia de colisão que ocorre na difusão. A localização deste mínimo, controverso na literatura (100 nm ou 1-5 µm) deve depender também da densidade e momentum das partículas, hidrodinâmica do sistema e db médio das bolhas na célula de flotação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lourenço, Keyme Gomes, Ezequias Cardozo da Cunha Junior, Roberta Paixão Lelis da Silva, and Astrogildo Fernandes da Silva Júnior. "MULTICULTURALISMO NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS: ANÁLISE DOS FILMES CRONICAMENTE INVIÁVEL E CRASH NO LIMITE." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, no. 4 (June 30, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i3.7735.

Full text
Abstract:
Este trabalho é uma cine-cartografia coletiva dos filmes Cronicamente inviável (2000) e Crash no Limite (2005). Entregues às movimentações de pensamentos provocados pelas leituras de autores e autoras dos estudos culturais e dos estudos descoloniais, tais como Hall (2006), Silva (2000), Grosfoguel (2008), Quijano (2005), Wash (2007) e McLaren (2000), trançamos teorias à filosofia da diferença de Deleuze e Guattari potencializando as análise fílmicas. Organizado em quatro partes, nosso trabalho estreia sobre um possível casamento entre cinema, currículo multicultural e educação. A segunda parte expõe uma análise do filme Cronicamente Inviável, investigando partículas de realidades e ficções possíveis entre as identidades brasileiras, as relações de poder e o explícito. A terceira parte cartografa os territórios, os ritmos, o caos e os devires do filme Crash no Limite. Nesta parte evidenciamos encontros e conversações existentes entre o filme e as teorias, que fertilizaram escritas e pensamentos. Para finalizar, em considerações finais multiplicamos possíveis, pensares e contextos, propondo ao leitor um olhar outro diante obras fílmicas. Filmes como objetos de pesquisa, como compositores de currículos escolares, atuantes nessa construção. Filmes binóculos do real-ficção, que constroem e desconstroem realidades. Considere o desvio dos clichês como possível rota de fuga, “Olhe para o que você não vê”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cavalcante, Giselly Correia, Djalma de Albuquerque Barros Filho, Alan John Duarte de Freitas, Jonas dos Santos Sousa, Johnnatan Duarte de Freitas, and Weverton Martiniano Moreira. "Recobrimento de Superfícies metálicas por Filmes de Titânia meso-macroporosa." Diversitas Journal 6, no. 1 (January 30, 2021): 848–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1467.

Full text
Abstract:
RESUMO: O desenvolvimento de materiais porosos tem sido um dos objetivos da nanotecnologia. Existe uma necessidade cada vez mais real de entender os mecanismos que geram materiais auto-estruturados especificamente aqueles que se originam de moldes de partículas coloidais como: polímeros, sílica, titânia e silício. A importância desses moldes é produzir dispositivos com aplicações industriais como: células solares, dessalinizadores, baterias e cristais fotônicos. Uma das principais dificuldades encontradas na aplicação de partículas coloidais é produzí-las em larga escala com tamanho uniforme e depositá-las em superfícies planas para que possam cobrir homogeneamente um substrato formando domínios cristalográficos em escala micrométrica. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a formação de filmes nanocristalinos de titânia em superfícies metálicas que foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os substratos metálicos eram placas comerciais de aço encontradas em lojas de material de construção. O substrato foi recoberto com esferas de látex infiltradas por solução precursora de titânia e posteriormente tratatado termicamente num forno tubular a 600 oC durante uma hora. Observa-se que o substrato metálico influencia a topografia do filme de titânia mesoporosa resultando em uma estrutura lamelar em que há possibilidade de interação com o meio externo. Estes resultados mostram que o substrato influencia diretamente a topografia da titânia mesoporosa que não é mais hexagonal com poros ordenados, mas lamelar possibilitando produção de membranas auto-limpantes com aplicação direta na construção civil. PALAVRAS-CHAVE: Partículas coloidais, Substrato metálico, Estrutura lamelar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Jorge M. de, and Lucia H. I. Mei. "Surfactantes reativos não-iônicos em polimerização em emulsão de látices de acetato de vinila - vinil neodecanoato: influência nas propriedades de barreira à água." Polímeros 19, no. 1 (2009): 22–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282009000100009.

Full text
Abstract:
A indústria de tintas é grande consumidora de látex obtido por polimerização em emulsão. Os surfactantes, essenciais à estabilidade do látex, exercem papel fundamental na produção e na aplicação destes polímeros. Contudo, podem também produzir efeitos adversos nas propriedades do produto, em razão de sua adsorção física às partículas de polímero. Os surfactantes não ligados podem migrar através do filme para as interfaces, formando agregados que podem aumentar a sensibilidade à água, afetando desta forma as propriedades de barreira. Um caminho promissor para minimizar este efeito dos surfactantes convencionais tem sido o uso de surfactantes polimerizáveis, ou reativos, que estão covalentemente ligados ao polímero e, desta forma, não podem ser dessorvidos e migrarem durante a formação do filme. Neste trabalho foram preparados látices de acetato de vinila - vinil neodecanoato (VeoVa 10®), estabilizados com surfactantes não-iônicos convencionais e reativos, e avaliado o desempenho dos filmes obtidos a partir destes látices. Os resultados demonstraram que o uso de surfactantes não-iônicos polimerizáveis pode, sob determinadas condições, trazer ganhos para as propriedades de barreira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Rogério A., and Mirabel C. Rezende. "Erosão em compósitos à base de fibras de vidro/kevlar e resina epóxi de uso aeronáutico." Polímeros 13, no. 1 (January 2003): 79–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000100014.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo principal o estudo e a análise da eficiência de dois diferentes tipos de recobrimentos usados na proteção contra o processo de desgaste por erosão em substratos fabricados em materiais compósitos poliméricos de uso aeronáutico, dando ênfase às peças fabricadas em fibras de vidro / kevlar impregnadas com resina epóxi. Revestimentos protetores baseados em um determinado tipo de tinta de poliuretano e um filme incolor de poliuretano foram utilizados para a avaliação da resistência à erosão, quando submetidos ao jateamento com microesferas de vidro. Para a realização dos ensaios de erosão foi projetado e construído um dispositivo específico para esse fim. Nos ensaios alguns fatores foram considerados, tais como: a natureza física das partículas abrasivas de microesferas de vidro, a distância, a velocidade e o ângulo de ataque das partículas durante o processo de jateamento. Os corpos-de-prova foram analisados quanto à sua variação de massa. Foram, também, utilizadas técnicas metalográficas na preparação de corpos-de-prova que foram analisados por microscopias óptica e eletrônica de varredura, assistida pela técnica de EDS, caracterizando o processo de erosão. Os resultados mostraram que os corpos-de-prova de compósitos poliméricos revestidos somente com a tinta de poliuretano apresentaram baixa resistência no ensaio de erosão. Entretanto, esta tinta quando protegida pelo filme incolor de poliuretano teve sua resistência à erosão aumentada na ordem de 5 vezes, aumentando, conseqüentemente, a vida útil do componente aeronáutico em sua aplicação final. Devido à facilidade de aplicação do filme de poliuretano no componente a ser protegido, os resultados deste estudo já estão sendo utilizados pelos fabricantes de aeronaves e operadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodrigues, C. H. M., M. Toniato, F. G. Souza Jr, and H. R. Paes Jr. "A Influência dos parâmetros de deposição na morfologia dos eletrólitos para células a combustível de óxido sólido, à base de filmes de zircônia: 8 mol% ítria depositados por spray pirólise." Cerâmica 59, no. 351 (September 2013): 451–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132013000300016.

Full text
Abstract:
Foram produzidos filmes de zircônia estabilizada com 8 mol% de itria (8YSZ) por spray pirólise, que podem ser aplicados como eletrólitos de células a combustível de óxido sólido. A técnica de spray pirólise tem como vantagens ser de simples manuseio, baixo custo de operação, versátil e eficiente na obtenção dos filmes cerâmicos. Entretanto, como desvantagens principais encontram-se a grande quantidade de fatores que interferem na qualidade e a reprodutibilidade. Visando estabelecer a influência destes parâmetros na morfologia dos filmes, utilizou-se a técnica de planejamento de experimentos, com três parâmetros determinados com principais: temperatura de deposição (T), fluxo da solução (F) e tempo de deposição (t). A morfologia dos filmes foi analisada por microscopia ótica com aumentos de 400x em campo claro e escuro, avaliando a presença de trincas, poros, partículas salinas e rugosidade. Para a execução das análises empregou-se o software ImageJ, que possibilitou a quantificação da influência dos parâmetros de deposição na morfologia. Realizou-se a modelagem dos resultados obtendo-se que os filmes de melhor morfologia, dentro dos parâmetros estudados, seriam produzidos com temperatura de deposição 320 ºC, tempo de deposição 32 min e fluxo 1,4 mL/min. O filme de 8YSZ depositado com os parâmetros modelados foi tratado termicamente a 1000 ºC por 300 min com o objetivo de se alcançar a estrutura cristalina cúbica do tipo fluorita. A estrutura do filme foi analisada por difração de raios X, apresentando-se policristalino e com estrutura cúbica de face centrada do tipo fluorita, com orientação preferencial dos grãos no plano (111). As propriedades morfológicas dos filmes foram analisadas por microscopia de força atômica, indicando ter-se obtido um filme homogêneo, isento de microtrincas e microporos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Susana Oliveira. "Vagabmundear pensamentos – ciência e loucura e arte." RUA 17, no. 1 (July 17, 2015): 90. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v17i1.8638317.

Full text
Abstract:
Há poeira nos olhos. Partículas coloridas se agitam entre Javé, escrita, ciência, arte e loucura. Esfrego as narrativas. “Não, não!”. Tarde demais. Palavras feridas. Livros escavados. Perigo (de morte? de vida?). Também poeira são as águas, as lágrimas. Não há como salvar o globo da poeira e da loucura, é preciso afirmar o seu excesso, conviver com lesões na córnea gramatical. Querer o filme como pálpebra dobrada, que expõe os mundos às águas im-puras e facilita o acúmulo de germes na sintaxe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Deivis de Moraes, Katiuchia Pereira Takeuchi, Robson Maia Geraldine, Celso José de Moura, and Miriam Fontes Araujo Silveira. "Filme ativo de acetato de celulose incorporado com nanosuspensão de curcumina." Polímeros 27, spe (January 16, 2017): 70–76. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2232.

Full text
Abstract:
Resumo As embalagens ativas podem liberar substâncias para inibir a microbiota e as reações na superfície dos alimentos. Dentre essas substâncias a curcumina pode ser usada pois apresenta atividade antimicrobiana e antioxidante. A difusão de compostos ativos em filmes de acetato de celulose pode ser estendida por longos períodos a taxa controlada. Sua adição pode afetar as propriedades mecânicas e de barreira dos filmes, tornando-se necessário mensurar estas alterações. Assim, objetivou-se preparar filmes ativos de acetato de celulose e tween 80 incorporados com mistura simples de curcumina e nanosuspensão de curcumina e avaliar cor, propriedades mecânicas, permeabilidade ao CO2 e migração do componente ativo. A curcumina influenciou as características mecânicas, ópticas e não afetou a permeabilidade dos filmes. O tween 80 favoreceu a migração da curcumina e a redução do tamanho das partículas não aumentou a migração de curcumina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Filme de partículas"

1

Daher, Maristela de Almeida Felício. "Formação de filme líquido nas paredes de um lavador venturi." Universidade Federal de São Carlos, 2008. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4001.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1887.pdf: 2018694 bytes, checksum: e69f497fdcda59d43b28054bd04b9c45 (MD5) Previous issue date: 2008-07-10
Universidade Federal de Minas Gerais
The study of the liquid film in the walls of a Venturi scrubber was chosen as the target of this work for representing one of the important phenomena that influence the collection efficiency of the equipment. Such efficiency decreases with the presence of the film once it has a superficial area per volume much smaller than the drops and, consequently, contributes very little in the removal of particles. Furthermore, the pressure drop on the Venturi depends on the energy spent to accelerate the drops and also of the attrition between the gas and the surface of the film. These two important parameters depend on the liquid fraction in the form of film. For these reasons, it is important for the project of Venturi scrubbers the quantification of the film fraction. The present work, therefore, carried out an experimental investigation of the effects that the liquid injection through multiple jets exerted in the formation of the liquid film in a Venturi scrubber of rectangular cross section. The behavior of the fraction of liquid film in each wall separately and of the total fraction of liquid film extracted were analyzed, varying the liquid flow rate from 0,3 to 1,2 l/min for gas velocities of 59, 64, 69 and 74 m/s. Throat lengths of 100, 160 and 220 mm were utilized. The results showed that the film fraction varies with the gas velocity, with the configuration of the liquid injection, with the liquid flow rate and with the axial distances along the throat. The analysis of the film extraction in the individual walls follows an asymmetric behavior in all operational conditions, showing a larger film deposition in the inferior wall independently of the injection configuration, thus indicating the effect of the gravity in the film deposition. Hence, the total fraction of liquid extracted from the four walls of the scrubber made possible a more satisfactory interpretation of the results. Within the experimental range investigated, the injection through four orifices at the gas velocity of 74 m/s at the higher liquid flow rates presented the smaller deposition of liquid in the scrubber walls. It was also evident that the deposition is dependent on the penetration of the jet: low penetrations tend to deposit in the jet injection wall while high penetrations deposit in the opposite wall. There is, therefore, a point of minimum deposition for the intermediate penetration of the jet. The best operational conditions, i.e. the smallest film fraction deposited in the walls, was obtained for the largest gas velocity and for the liquid being injected simultaneously through the four walls.
O estudo do filme líquido nas paredes de um lavador Venturi foi selecionado como alvo deste trabalho por representar um dos importantes fenômenos que influenciam a sua eficiência de coleta. Tal eficiência diminui pela presença do filme uma vez que este tem uma área superficial por volume muito menor do que as gotas e, com isso, contribui muito pouco na remoção de partículas. Além disso, perda de carga no Venturi depende da energia gasta para acelerar as gotas e também do atrito entre o gás e a superfície do filme. Esses dois importantes parâmetros dependem da fração de líquido na forma de filme. Por estes motivos é importante para o projeto de lavadores Venturi a quantificação da fração de filme. O presente trabalho realizou, portanto, uma investigação experimental dos efeitos que a injeção de líquido em múltiplos jatos exerce sobre a formação do filme líquido num lavador Venturi de seção retangular. Analisou-se o comportamento da fração de filme líquido em cada parede separadamente e da fração de filme líquido total extraído do lavador, variando a vazão do líquido entre 0,3 e 1,2 l/min para velocidade do gás de 59, 64, 69 e 74 m/s. Comprimentos da garganta de 100, 160 e 220 mm foram utilizados. Os resultados mostraram que a fração de filme varia com a velocidade do gás, com a configuração da injeção de líquido e com as vazões de líquido. A análise da extração de filme nas paredes individualmente segue um comportamento desigual diante de cada condição operacional, mostrando uma maior deposição de filme na parede inferior independentemente da configuração de injeção do líquido, indicando o efeito da gravidade na deposição de filme. Desse modo, a fração de líquido total extraída nas quatro paredes do lavador possibilitou uma interpretação mais satisfatória dos resultados. Nas condições operacionais investigadas neste trabalho, a configuração de injeção de líquido feita pelos quatro orifícios e a velocidade do gás de 74 m/s para as maiores vazões do líquido foram as que apresentaram a menor deposição de filme líquido nas paredes do lavador. Ficou também evidente que a deposição é dependente da penetração do jato: baixas penetrações tendem a depositar na própria parede de injeção enquanto altas penetrações depositam na parede oposta. Existe, portanto um ponto de mínima deposição, de penetração intermediária do jato. A melhor condição de operação, isto é, a menor fração de filme depositada nas paredes, foi obtida para a maior velocidade do gás e para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lanfredi, Camila Bernardeli. "Análise in vitro da ação antibacteriana de filme nanoestruturado contendo partículas de prata aplicado em superfície de titânio." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23147/tde-13042013-111833/.

Full text
Abstract:
Apesar do alto e significativo índice de sucesso dos implantes osseointegráveis, fracassos podem ser acarretados por diversos fatores, tais como falhas cirúrgicas, protéticas, trauma oclusal e por infecções nos tecidos ao redor do implante. As lesões inflamatórias desenvolvidas ao redor de implantes são conhecidas coletivamente como doença peri-implantar, que possui um papel muito importante na falência de implantes, sendo considerada uma das principais causas. O objetivo deste trabalho foi analisar a ação antibacteriana de filme nanoestruturado com partículas de prata aplicado em superfície de titânio de componentes protéticos conectados a implantes, em relação às bactérias predominantes na infecção peri-implantar. Para avaliar a ação antibacteriana do filme nanoestruturado com partículas de prata foi realizado teste microbiológico com cepas de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (ATCC 43719), Fusobacterium nucleatum (ATCC 25586) e Porphyromonas gingivalis (ATCC 33277). Discos de titânio sem tratamento formaram o grupo controle (Ti) e discos com filme nanoestruturado com partículas de prata, o grupo teste (NT-Ag). Cada teste foi realizado em triplicata e repetido por três ocasiões separadas. Após 48 horas de incubação dos discos em caldo de infusão de cérebro e coração (BHI), previamente inoculado com as cepas, a 37 °C, em anaerobiose, os discos foram então retirados e colocados em um tubo contendo solução tampão fosfato-salina (PBS) e centrifugados por 1 minuto em aparelho tipo vortex. O PBS foi diluído em série até 1:100.000, distribuído em placas de ágar sangue e essas foram incubadas por 48 horas, a 37ºC, em anaerobiose e então foi feita a contagem de colônias sobre as placas para posterior calculo das unidades formadoras de colônia (UFC). A análise da adesão bacteriana foi realizada com cepas de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (ATCC 43719), Fusobacterium nucleatum (ATCC 25586) e Porphyromonas gingivalis (ATCC 33277), através da leitura dos discos em microscópio eletrônico de varredura Leo 43, após imersão dos discos em BHI inoculado. O teste antibacteriano, realizado com Aggregatibacter actinomycetemcomitans, apresentou valor médio de UFC/mL do grupo teste (NT-Ag) semelhante ao obtido do grupo controle (Ti), não havendo diferença estatística (p<0,01) entre eles. Os testes realizados com Fusobacterium nucleatum e Porphyromonas gingivalis não apresentaram crescimento bacteriano, na etapa de leitura das placas, para os dois grupos, controle (Ti) e teste (NT-Ag). As imagens obtidas, através do microscópio eletrônico de varredura (MEV), demonstraram uma notável redução da adesão bacteriana, nos discos com filme nanoestruturado com partículas de prata (NT-Ag), em comparação com as imagens do grupo controle (Ti), para todas as cepas, porém não são conclusivas. O filme nanoestruturado com partículas de prata não foi efetivo na redução da adesão de A. actinomycetemcomitans.
Despite the high and significant success rate of dental implants, failures can be posed by various factors such as surgical and prosthetic failures, oclusal trauma and infections in the tissues around the implant. The inflammatory lesions developed around implants are collectively known as peri-implant disease, which has a very important role in implant failure and is considered one of the main causes. The aim of this study was to evaluate the antibacterial activity of nanostructured film with silver particles, applied on abutments connected to implants, in relation to the predominant bacteria in peri-implant infection. To evaluate the antibacterial activity of the nanostructured film, microbiological tests were performed with strains of Aggregatibacter actinomycetemcomitans (ATCC 43719), Fusobacterium nucleatum (ATCC 25586) and Porphyromonas gingivalis (ATCC 33277). Untreated titanium discs were the control group (Ti) and discs with the nanostructured film with silver particles formed the test group (NT-Ag). Each test was run in triplicate and repeated on three separate occasions. After 48 hours of discs incubation in brain heart infusion broth (BHI), previously inoculated with the strains, at 37 °C, under anaerobic conditions, the discs were then removed and placed in a tube containing phosphate buffered saline solution (PBS) and vortexed for 1 minute. The PBS was serially diluted up to 1:100,000, distributed in blood agar plates and incubated for 48 hours, at 37 ° C in anaerobiosis and then colonies were counted for subsequent calculation of colony forming units (CFU). The analysis of bacterial adhesion was performed with strains of Aggregatibacter actinomycetemcomitans (ATCC 43719), Fusobacterium nucleatum (ATCC 25586) and Porphyromonas gingivalis (ATCC 33277) by reading the discs surface in a scanning electron microscope Leo 43, after immersion of the discs on inoculated BHI. The antibacterial test, performed with Aggregatibacter actinomycetemcomitans, obtained CFU/mL medium value from the test group (NT-Ag) similar to the obtained in the control group (Ti), showing no statistical difference (p <0.01) between them. The tests performed with Fusobacterium nucleatum and Porphyromonas gingivalis showed no bacterial growth, in plates reading step, for both groups, control (Ti) and test (NT-Ag). The images obtained by scanning electron microscopy showed a remarkable reduction of bacterial adhesion, on discs with nanostructured film with silver particles (NT-Ag), when compared to the images of the control group (Ti), for all strains, but they were not conclusive. The nanostructured film with silver particles was not effective in reducing bacterial adhesion of A. actinomycetemcomitans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guedes, Vanessa da Silva. "Aspectos biológicos de Phenacoccus solenopsis Tinsley (HEMIPTERA: PSEUDOCOCCIDAE) em algodoeiros com e sem caulim." Universidade Estadual da Paraíba, 2017. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2765.

Full text
Abstract:
Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-03-20T12:23:05Z No. of bitstreams: 1 PDF - Vanessa da Silva Guedes.pdf: 12640326 bytes, checksum: 799248fdb9844a9994517fcd5c5aebe4 (MD5)
Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-03-22T15:19:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Vanessa da Silva Guedes.pdf: 12640326 bytes, checksum: 799248fdb9844a9994517fcd5c5aebe4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-22T15:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Vanessa da Silva Guedes.pdf: 12640326 bytes, checksum: 799248fdb9844a9994517fcd5c5aebe4 (MD5) Previous issue date: 2017-02-20
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Cotton crop has been well known to man since ancient times, but one of the main problems of this culture is the attack of pests. Phenacoccus solenopsis Tinsley (Hemiptera:Pseudococcidae) has a high morphological diversity, biological adaptations and ecological adjustments that give this species a high capacity to feed host plants. Chemical control is the main method used to control population outbreaks of this mealybug. However, it is difficult to fully control this mealybug with conventional insecticides because of the waxy material that covers the bodies of adult females. The objective of this research was to study the biological aspects of P. solenopsis in cotton leaf discs with and without kaolin. Kaolin is a white clay mineral with various agricultural applications. The film of kaolin particles creates a physical or mechanical barrier of protection against arthropods and pathogens. The work was carried out in the Embrapa Algodão Entomology Laboratory, Campina Grande, State of Paraíba, Brazil, in climatic chamber of type B.O.D. (Biochemical Oxygen Demand), adjusted to a temperature of 25 ± 1 °C, relative humidity of 60 ± 10% and photophase of 12 hours. The experimental design was completely randomized with two treatments and fifty replicates. The treatments consisted of spraying the immature and newly emerged adult stages of P. solenopsis and immersing cotton leaf discs in kaolin suspension (with kaolin) in distilled -1 water at 60 gL the immature stages of P. solenopsis were determined and, in the adult phase, the periods of or in distilled water (control, without kaolin). The duration and survival of pre-oviposition, oviposition, post-oviposition, longevity, fecundity, number of eggs/day, number of eggs/female/day. The parameters of the fertility and life expectancy tables of P. solenopsis were also estimated to determine the population growth potential of this mealybug in both treatments. The results obtained in this research demonstrate that the survival of the immature stages of P. solenopsis in cotton leaves disks was not affected by kaolin. However, it was observed a shorter duration of development of the second and third instars and of the egg period to the adults of P. solenopsis females in the treatment with kaolin suspension and a longer period of oviposition, fecundity and number of eggs per female in that same treatment. In addition, the shortest time required for the P. solenopsis population to double time (TD) associated with the highest values of gross (TBR) and net reproductive rate (Ro), intrinsic (rm) and finite rates of increase (λ), survival, specific fertility (mx), reproductive value (VRx) and life expectancy (ex) in treatment with kaolin suspension indicate that spraying of this product on cotton plants infested by mealybug should be avoided because they favor its growth populational.
A cultura do algodão é bem conhecida do homem desde antiguidade, porém um dos principais problemas dessa a cultura é o ataque de pragas. A cochonilha Phenacoccus solenopsis Tinsley (Hemiptera: Pseudococcidae) apresenta uma grande diversidade morfológica, adaptações biológicas e ajustes ecológicos que conferem a essa espécie uma alta capacidade de se alimentar de plantas hospedeiras. O controle químico é o principal método empregado para controlar os surtos populacionais dessa cochonilha. No entanto, é difícil controlar plenamente essa cochonilha com inseticidas convencionais, devido ao material ceroso que recobre os corpos das fêmeas adultas. O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos biológicos de P. solenopsis em discos de folhas de algodão com e sem caulim. O caulim é um mineral de argila branca com diversas aplicações agrícolas. O filme de partículas de caulim cria uma barreira física ou mecânica de proteção contra os artrópodes e patógenos. O trabalho foi conduzido no Laboratório de Entomologia da Embrapa Algodão, município de Campina Grande, Estado da Paraíba, Brasil, em câmaras climatizadas do tipo B.O.D. (Biochemical Oxygen Demand), ajustadas para à temperatura de 25 ± 1 ºC, umidade relativa de 60 ± 10% e fotofase de 12 horas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dois tratamentos e cinquenta repetições. Os tratamentos consistiram da pulverização dos estágios imaturos e adultos recém-emergidos de P. solenopsis e da imersão dos discos de folhas de -1 algodoeiro em suspensão de caulim (com caulim) em água destilada a 60 gL destilada, testemunha (sem caulim). sobrevivência dos estágios imaturos de P. solenopsis e, na fase adulta, os períodos de pré- ou em água Foram determinados o tempo de duração e a oviposição, oviposição, pós-oviposição, longevidade, fecundidade, número de ovos/dia, número de ovos/fêmea/dia. Foram também estimados os parâmetros das tabelas de fertilidade e de esperança de vida de P. solenopsis para se determinar o potencial de crescimento populacional dessa cochonilha em ambos os tratamentos. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a sobrevivência dos estágios imaturos de P. solenopsis em discos de folhas de algodoeiro não foi prejudicada pelo caulim. No entanto, observou-se menor duração do desenvolvimento dos segundo e terceiro instares e do período de ovo à adultos de fêmeas de P. solenopsis no tratamento com suspensão de caulim e um maior período de oviposição, fecundidade e número de ovos por fêmea nesse mesmo tratamento. Além disso, o menor tempo necessário para a população de P. solenopsis duplicar em número de indivíduos (TD) associado aos maiores valores das taxas bruta (TBR) e líquida de reprodução (Ro), razões intrínseca (rm) e finita de crescimento (λ), sobrevivência, fertilidade específica (mx), valor reprodutivo (VRx) e esperança de vida (ex) no tratamento com suspensão de caulim, indicam que as pulverizações desse produto nas lavouras de algodoeiro infestadas pela cochonilha devem ser evitadas porque favorecem seu crescimento populacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Turati, Daniele Turganti. "Efeito de filme de partículas de caulim sobre a seleção hospedeira e desenvolvimento de Diaphorina citri Kuwayama em Citrus sinensis (L.) Osbeck." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11146/tde-13102008-111217/.

Full text
Abstract:
Huanglonghing (HLB) ou greening dos citros é uma séria doença associada a bactérias do gênero Candidatus Liberibacter, que no Brasil são transmitidas pelo psilídeo Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae). Pela inexistência de variedades cítricas resistentes, as medidas de controle de HLB são preventivas, envolvendo o uso de mudas sadias; inspeção e erradicação de plantas sintomáticas e controle do vetor, que tem sido realizado de forma química. A pulverização sistemática de inseticidas para o controle de D. citri tem ameaçado o manejo integrado de pragas em citros, tornando-se necessário desenvolver medidas alternativas para o manejo deste inseto. A aplicação de um filme de partículas à base de caulim sobre as plantas pode substituir inseticidas no controle de ragas, por afetar a orientação à planta hospedeira e sua aceitação pelo inseto. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o impacto do filme de partículas de caulim sobre a seleção hospedeira e desenvolvimento do psilídeo D. citri em citros. Em laboratório, realizaram-se estudos de preferência de D. citri para pouso, permanência e oviposição em seedlings de laranja Caipira [Citrus sinensis (L.) Osbeck] tratados com caulim (Surround®WP) a 5%, bem como sobre o efeito deste produto quando aplicado diretamente sobre ovos e ninfas em brotações cítricas. Verificou-se que D. citri rejeita plantas cítricas cobertas com filme de partículas de caulim para fins de pouso, permanência e oviposição, em testes de livre escolha entre plantas tratadas e não tratadas com este produto. Machos e fêmeas de D. citri se comportam de forma semelhante, rejeitando plantas cobertas com caulim e preferindo a face abaxial das folhas de plantas não tratadas. Na ausência de escolha, um número significativo de indivíduos de D. citri pousa e permanece por vários dias sobre plantas cítricas cobertas com caulim, porém inferior ao observado sobre plantas não tratadas. Havendo chance escolha entre plantas inteiramente cobertas com o filme de partículas, parcialmente cobertas (com brotos novos desprotegidos), e plantas não tratadas, verificou-se maior número de psilídeos sobre plantas com brotos desprotegidos do que em plantas inteiramente cobertas com o produto, indicando que a emissão de brotos em plantas tratadas reduz a eficácia do tratamento. A oviposição por D. citri é drasticamente reduzida sobre brotações cítricas cobertas com caulim, mesmo em condições de confinamento. Para avaliar o efeito no desenvolvimento de D. citri, caulim a 5% foi aplicado diretamente sobre ovos e ninfas de ínstares iniciais (1º-3º ínstar) e finais (4º-5º ínstar). A aplicação sobre brotações cítricas contendo ovos ou ninfas de diferentes estádios afetou o desenvolvimento de D. citri, reduzindo o numero de ninfas e/ou adultos produzidos. A eficiência de aquisição de Candidatus L. asiaticus por D. citri foi reduzida em plantas cobertas com caulim, sugerindo que o caulim possa também afetar a sua alimentação. Os resultados desta pesquisa indicam que a tecnologia de filme de partículas tem bom potencial para o manejo de D. citri, podendo ser testada em campo.
Huanglonghing (HLB) or Citrus greening is a serious disease associated to the phytopathogenic bacteria Candidatus Liberibacter spp., which in Brazil are transmitted by the Asian citrus psylla, Diaphorina citri Kuwayama (Hemiptera: Psyllidae). Due to the inexistence of resistant varieties, control measures of this disease are preventive, involving planting of healthy nursery trees, inspection and eradication of symptomatic plants and vector control. The frequent spraying of insecticides for controlling D. citri has threatened the integrated pest management in citrus, and the development of alternative methods for managing psyllid populations became a research priority. The particle film technology based on kaolin has shown to be effective for controlling some agricultural pests, because it affects host plant finding and acceptance by the insects. This research was carried out to assess the impact of kaolin particle films on host selection and development of D. citri on citrus. Laboratory studies were conducted to evaluate landing, permanence and oviposition of D. citri on sweet orange [Citrus sinensis (L.) Osbeck] seedlings treated with kaolin (Surround®WP) at 5% concentration in water, in relation to non-treated plants, as well as the effect of this product on psyllid development when applied directly on eggs and nymphs. It was found that D. citri rejects citrus plants covered with kaolin, in choice tests between treated x untreated plants. This behavior was the same for D. citri males and females, which preferred to land and remain on the leaf abaxial surface of untreated plants. In non-choice tests, significant numbers of psyllid adults landed and remained for several days on citrus covered with kaolin, but the population observed on non-treated plants was higher. In choice tests among citrus seedlings entirely covered with kaolin, partially covered (with uncovered young shoots) and untreated plants, higher number of psyllids were found on plants with uncovered shoots than on entirely covered plants, showing that the emission of young shoot on treated plants decrease treatment efficacy. Oviposition by D. citri is drastically reduced on kaolin-treated young shoots, even in non-choice (confinement) tests. To test the effect on D. citri development, kaolin was applied direclty on eggs, early-instar (1st-3rd instar) nymphs and late-instar (4th-5th instar) nymphs. The treatment on young citrus shoots containing eggs or nymphs of different stadia affected the development of D. citri, reducing the number of nymphs and adults produced per shoot. Acquisition efficiency of Candidatus L. asiaticus by D. citri was reduced on kaolin-treated plants, suggesting that this treatment may also affect vector feeding. Overall, the results of this research indicate that the particle film technology is a promising tool for managing D. citri populations in citrus groves, which could be tested for efficacy under field conditions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Mayara Fabiana da. "Ação de um composto de origem mineral na sobrevivência e fecundidade do percevejo-marrom-da-soja (Euschistus heros Fabr.) (Hemiptera: Pentatomidae)." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3960.

Full text
Abstract:
Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-09-28T13:49:59Z No. of bitstreams: 2 Mayara_Silva_2018.pdf: 701671 bytes, checksum: a7eb1cb0ed47b21bf1e3990cb4f2bd09 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-28T13:49:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mayara_Silva_2018.pdf: 701671 bytes, checksum: a7eb1cb0ed47b21bf1e3990cb4f2bd09 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-20
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
The cultivation of soybeans occupies a large area of land in Brazil, but pest attack, despite all the technology already developed, especially in relation to chemical insecticides, remains a determining factor for the success of the crop, since such substances, when bad used as a single tactic, become inefficient and pose a danger to the environment and health. In this context, the objective of this work was to verify the use of a compound of mineral origin in the control of E. heros, the main pest of the soybean crop, as an alternative to the conventional method. To this end, suspensions of 0, 4, 8 and 16% of the FertP® product in aqueous suspension were prepared along with 0.01% Tween, which were sprayed onto E. heros eggs up to 24 hours old. The incubation period and number of hatched insects were evaluated. First-instar nymphs, recently hatched, were also submitted to spraying, evaluating the mortality and duration of the instar. To verify the longevity and reproductive capacity of adults, couples with up to 48h of ecdise were immersed in suspensions and transferred to cages, being evaluated daily for 32 days regarding longevity, number of eggs and eggs viability. After compiling and analyzing the collected data, it was concluded that the product under study did not present any significant effect on any of the biological parameters of the soya-brown bug
O cultivo da soja ocupa grande extensão de terra no Brasil, porém, o ataque de pragas, apesar de toda tecnologia já desenvolvida, principalmente em relação aos inseticidas químicos, continua sendo fator determinante do sucesso da lavoura, uma vez que tais substâncias, quando mal utilizadas e como tática única, se tornam ineficientes e um perigo ao ambiente e a saúde. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar o emprego de um composto de origem mineral no controle de E. heros, principal praga da cultura da soja, como um método alternativo ao convencional. Para isso, foram preparadas suspensões de 0, 4, 8 e 16% do produto FertP® em suspensão aquosa, juntamente a 0,01% de Tween, as quais foram pulverizadas sobre ovos de E. heros com até 24 horas de idade. Avaliaram-se o período de incubação e número de insetos eclodidos. Ninfas de 1º instar, recém-eclodidas, também foram submetidas à pulverização, sendo avaliada a mortalidade e duração do instar. Para verificação da longevidade e capacidade reprodutiva de adultos, casais com até 48h de ecdise, foram imersos nas suspensões e transferidos para gaiolas, sendo avaliados diariamente, durante 32 dias, quanto à longevidade, número de ovos ovipositados e viabilidade dos ovos. Após compilação e analise dos dados coletados concluiu-se que o produto em estudo não apresentou efeito significativo sobre nenhum dos parâmetros biológicos do percevejo-marrom-da-soja aqui avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Alcântara, Gustavo Braga. "Filmes poliméricos dopados com nano partículas de ferrita de cobalto." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9442.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2011.
Submitted by Shayane Marques Zica (marquacizh@uol.com.br) on 2011-10-06T19:20:13Z No. of bitstreams: 1 2011_GustavoBregaAlcântara.pdf: 35635207 bytes, checksum: 4a57e191b71e8c6f839f0b9a2995656b (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-10-14T12:17:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_GustavoBregaAlcântara.pdf: 35635207 bytes, checksum: 4a57e191b71e8c6f839f0b9a2995656b (MD5)
Made available in DSpace on 2011-10-14T12:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_GustavoBregaAlcântara.pdf: 35635207 bytes, checksum: 4a57e191b71e8c6f839f0b9a2995656b (MD5)
O objetivo deste trabalho é preparar e caracterizar novos nano compósitos híbridos formados por nano partículas de ferrita de cobalto e sistemas polieletrolíticostais como o poli(estireno sulfonato de sódio), o poli(3,4-etileno dioxitiofeno)/poli(ácido estireno sulfônico) e a polianilina, depositados por meio da técnica de automontagem camada por camada. O trabalho teve início com o estudo detalhado da cinética de adsorção das nanopartículas sobre substrato sólido, e sobre multicamadas de polieletrólitos durante a deposição de filmes ultrafinos in situ, utilizando a técnica de micro balança de quartzo. Em seguida os nano compósitos depositados por meio da técnica automontagem formando filmes de multicamadas, foram caracterizados visando investigar a morfologia e as propriedades magnéticas e elétricas. Observou-se que o processo de adsorção é um processo cinético espontâneo de primeira ordem e se torna mais lento à medida que a deposição das camadas se torna distante do substrato.Os dados obtidos por meio das medidas de micro balança de quartzo indicam também uma forte interação entre as nano partículas e o substrato/polieletrólito. O estudo dos filmes com estrutura de multicamadas polímero/nanopartículas depositados pela técnica de automontagem camada por camada mostra uma morfologia tipicamente globular das nano partículas predominante em toda a superfície do filme,sem segregação de fase. No estudo das propriedades elétricas dos filmes, observou-seque os nano compósitos se assemelham a um dielétrico e a análise dos seus espectros de impedância indiciou que eles podem apresentar propriedades diferenciadas,com respostas elétricas distintas para um mesmo analito, quando foram testados em arranjos de sensores químicos não específicos, como a língua eletrônica. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work deals with synthesis and characterization of new hybrid nanocompositescomprised by cobalt ferrite nanoparticles and polyelectrolyte systems such as sodium sulfonated polystyrene, poly (3,4-ethylenedioxythiophene):poly (styrenesulfonic acid) complex, and polyaniline deposited via the electrostatic layer-by-layer assembly technique. A detailed study of the kinetics of adsorption of nanoparticleson solid substrate, and on multi layers of polyelectrolytes during the in situ deposition of the ultrathin films using the quartz microbalance technique was previously performed. Then multi-bilayers films deposited by the layer-by-layer technique were characterized in order to investigate their morphology, magnetic and electrical properties. It was observed that the adsorption is a spontaneous first order kinetic process and becomes slower as the deposition of layers becomes further from the substrate. The data obtained by means of quartz microbalance measurements also indicate a strong interaction between nanoparticles and the substrate / polyelectrolyte. The study of films with multilayer structure of polymer / nanoparticle assembled by layer-by-layer technique shows a typical globular morphology of nanoparticles throughout the surface of the film without phase segregation. In the study of electricalproperties of the films, it was observed that the nanocomposites are similar to a dielectric material and an analysis of their impedance spectra indicate that they may have different properties with different electrical responses to a same analyte, when they were tested in arrays of non-selective chemical sensors, popularly known as electronic tongue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

PEREIRA, MARCO A. S. "Radiografia com partículas alfa induzida por nêutrons." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 2008. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/11619.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-10-09T12:53:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2014-10-09T14:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Tese (Doutoramento)
IPEN/T
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Letícia Dias de. "Partículas e filmes híbridos de polímeros e compostos de amônio quaternário com atividade antimicrobiana." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9136/tde-04012012-153521/.

Full text
Abstract:
Partículas e filmes híbridos de polímeros e compostos de amônio quaternário (CAQ) foram caracterizados quanto a propriedades físicas e atividade contra cepas de Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Staphylococcus aureus ATCC 25923. Partículas híbridas foram obtidas a partir de fragmentos de bicamada (BF) de brometo de dioctadecildimetilamônio (DODAB), adicionados consecutivamente de soluções de carboximetilcelulose (CMC) e cloreto de poli (dialildimetilamônio) (PDDA) e, a seguir, caracterizadas por espalhamento de luz dinâmico para determinação de distribuições de tamanho, diâmetro médio (Dz) e potencial-zeta (ζ). Filmes híbridos foram obtidos por revestimento rotacional de lamínulas de vidro a partir de uma solução clorofórmica de poli (metil metacrilato) (PMMA) e CAQ onde [PMMA] = 10 mg/mL e [CAQs] = 0,03 4 mM de DODAB, brometo de cetiltrimetilamônio (CTAB) ou brometo de tetrapropilamônio (TPAB). Molhabilidade dos filmes e difusibilidade dos CAQs nos filmes imersos em água foram avaliadas por determinação de ângulo de contato e de tensão superficial na interface ar-água, respectivamente. Atividade antimicrobiana foi avaliada por plaqueamento e contagem de viáveis, tanto para os filmes quanto para as partículas. Para os filmes, também foram determinados halos de inibição. Partículas de DODAB BF/ CMC/ PDDA exibiram Dz e ζ dependentes da concentração dos componentes. A 0,1 mM de DODAB, 0,1 mg/mL de CMC e 0,1 mg/mL de PDDA, foram obtidas partículas pequenas (Dz = 100 nm; ζ = 30 mV). Com 0,5 mM de DODAB, 0,5 mg/mL de CMC e 0,5 mg/mL de PDDA foram obtidas partículas grandes (Dz = 470 nm; ζ = 50 mV). Contra 107 UFC/mL, 1 - 2 µg/mL de PDDA, sozinho em solução ou em forma de partículas, matou 99 % das células de P. aeruginosa. O mesmo ocorreu contra S. aureus (107 UFC/mL) em 10 µg/mL de PDDA. A ação antimicrobiana mostrou-se dependente da quantidade de cargas positivas nas partículas e independente do tamanho da partícula. Filmes de PMMA/ CAQ apresentaram maior molhabilidade do que aqueles de PMMA puro. Filmes de PMMA/ DODAB e PMMA/ TPAB submersos em água não causaram alterações de tensão superficial na interface ar-água, indicando baixa difusibilidade destes CAQs a partir dos filmes. Filmes de PMMA/ CTAB submersos em água reduziram a tensão superficial até aproximadamente 60 mN/m, mostrando a difusibilidade do CTAB no filme e sua organização na interface ar-água. O efeito antimicrobiano dos filmes PMMA/ DODAB e PMMA/ CTAB foi dependente da concentração do CAQ utilizada no preparo do filme. Viabilidade celular de 0% contra 107 UFC/mL de ambas as bactérias ocorreu com 4 mM de DODAB ou, com 2 ou 0,2 mM de CTAB contra P. aeruginosa ou S. aureus, respectivamente. Filmes de PMMA/ TPAB não apresentaram atividade antimicrobiana. Com a emergência de micro-organismos resistentes aos antibióticos, os novos nanomateriais antimicrobianos híbridos de polímeros e compostos de amônio quaternário podem representar uma alternativa de fácil obtenção e baixo custo.
Hybrid particles and films from polymers and quaternary ammonium compounds (QAC) were characterized regarding its physical properties and antimicrobial activity against strains of Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 or Staphylococcus aureus ATCC 25923. Hybrid particles were obtained from dioctadecyldimethylammonium bromide (DODAB) bilayer fragments (BF), consecutively added of carboximethylcellulose (CMC) and poly (diallyldimethylammonium) chloride (PDDA) solutions, and then, characterized by dynamic light-scattering for determination of size distributions, z-average diameter (Dz) and zeta-potential (ζ). Hybrid films were obtained by spin-coating of a chloroformic solution of poly (methylmethacrylate) (PMMA) and QAC on glass coverslips at [PMMA] = 10 mg/mL and [QACs] = 0.03 -4 mM where QACs were DODAB, cetyltrimethylammonium bromide (CTAB) or tetrapropylammonium bromide (TPAB). Films wettability and QACs diffusibility in the films immersed in water were evaluated by determinations of contact angle and surface tension at air-water interface, respectively. Antimicrobial activity was evaluated by plating and CFU counting both for particles and films. For the hybrid films, width of inhibition zone was also determined. DODAB BF/ CMC/ PDDA particles exhibited Dz and ζ dependent on the concentrations of the components. At 0.1 mM DODAB, 0.1 mg/mL CMC, and 0.1 mg/mL PDDA, small cationic particles were obtained (Dz = 100 nm; ζ = 30 mV). At 0.5 mM DODAB, 0.5 mg/mL CMC and 0.5 mg/mL PDDA, large cationic particles were obtained (Dz = 470 nm; ζ = 50 mV). At 107 CFU/mL, cell viability of 1 % for P. aeruginosa was obtained for PDDA in solution or covering particles at 1 or 2 µg/mL PDDA, respectively. Against S. aureus (107 CFU/mL) at 10 µg/mL PDDA, a similar result was obtained. The antimicrobial effect was dependent on the amount of positive charge on particles and independent on particle size. The hybrid films of PMMA/ QAC showed higher wettability than those of pure PMMA. PMMA/ DODAB and PMMA/ TPAB hybrid films, submerged in water, did not cause changes in surface tension at the air-water interface, indicating low diffusibility for both DODAB and TPAB in hybrid films. Films of PMMA/ CTAB, submerged in water, reduced the surface tension to about 60 mN/m, showing that CTAB could diffuse from the film to the air-water interface and change its surface tension. The antimicrobial effect of PMMA/ DODAB and PMMA/ CTAB hybrid films was clearly dependent on the QAC concentration used to prepare the films. Cell viability of 0% for P. aeruginosa and S. aureus (107 CFU/mL) occurred at 4 mM DODAB, or 2 and 0.2 mM CTAB, respectively. Films of PMMA/ TPAB showed no antimicrobial activity. With the emergence of microorganisms resistant to antibiotics, the novel hybrid antimicrobial nanomaterials may become important since they are inexpensive and easy to obtain.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bergamaski, Franciele de Oliveira Freitas. "Preparação e investigação das propriedades de filmes de polipirrol modificados com partículas metálicas magnéticas." Universidade Federal de São Carlos, 2005. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6376.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1226.pdf: 2352493 bytes, checksum: 0eb360ad058528c03789ebcd4a47183c (MD5) Previous issue date: 2005-06-07
Universidade Federal de Minas Gerais
In this work, it was investigated the preparation and characterization of polypyrrole and nickel or cobalt doped popypyrrole. To prepare the doped samples, the monomer was polymerized in a solution containing the metal salt. The following preparation variables were investigated using the factorial design: synthesis charge, nickel salt concentration and synthesis potential or synthesis charge, synthesis potential and temperature for nickel and cobalt doped samples, respectvely. Besides, the surface response analysis was used to propose an empirical law to describe the amount of incorporated particles in the samples. The polymers were characterized using cyclic voltammetry and a new reduction current density peak was detected which was attributed to the reduction of the metallic particles. The quartz crystal microbalance allowed us to propose the existence of a redox pair between the polypyrrole and the nickel particles. The nickel doped film morphologies were characterized using the SEM technique and the results that the these parameters were affect by the presence of nickel salt during the sample preparation.
Neste trabalho, foram sintetizados filmes de polipirrol modificados por partículas de níquel ou cobalto Como metodologia de intercalação das partículas metálicas na matriz do polipirrol, foi utilizado o método de polimerização na presença de íons metálicos na solução de síntese. As variáveis de preparação utilizadas foram: carga de síntese, potencial de síntese e concentração de níquel para a síntese do polipirrol/Ni e carga de síntese, potencial de síntese e temperatura, para polipirrol/Co. Considerando que o número de variáveis investigadas é grande, foi utilizado o planejamento fatorial e a análise de superfície de resposta para otimizar a incorporação das partículas metálicas no polipirrol. Através desse estudo, observou-se que ao modificar as condições de preparação dos filmes, o comportamento do polímero também varia. Os filmes foram caracterizados inicialmente por voltametria cíclica onde foi identificado um novo pico de corrente atribuído à redução das partículas metálicas. Foram realizados também estudos de microbalança de cristal de quartzo para o compósito polipirrol/níquel. Este estudo nos levou propor a existência de um par redox entre o polímero e as partículas de níquel incorporadas. A caracterização morfológica dos filmes de polipirrol e polipirrol/níquel foi realizada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e os resultados mostraram que as morfologias dos filmes são afetadas tanto pela presença das partículas de níquel, quanto pelos parâmetros empregados durante a síntese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Teixeira, Neto Erico. "Topoquimica de filmes de particulas de latex de Poli(estireno-co-acrilamida)." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250325.

Full text
Abstract:
Orientador: Fernando Galembeck
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica
Made available in DSpace on 2018-08-03T18:14:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeixeiraNeto_Erico_D.pdf: 7661242 bytes, checksum: 59cb82804a610e59e3b92b744469106b (MD5) Previous issue date: 2003
Doutorado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography