To see the other types of publications on this topic, follow the link: Filosofia - Conceito - Ensino.

Journal articles on the topic 'Filosofia - Conceito - Ensino'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Filosofia - Conceito - Ensino.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Moreira, Gilvanio. "Filosofia do ensino de filosofia: cidadania filosófica para o ensino de filosofia." Educação e Filosofia 38 (March 19, 2025): 1–20. https://doi.org/10.14393/revedfil.v38a2024-74296.

Full text
Abstract:
Resumo: O trabalho visa problematizar e discutir a questão da razão de ser de uma Filosofia do Ensino de Filosofia, cujo núcleo gira em torno das falas de autoras e autores que, desde a chamada “virada discursiva acerca do ensino de filosofia”, apresentam “estudos sobre o próprio fazer filosófico, sua definição e contornos próprios, em suma, uma metafilosofia” (Von Zuben, 2022, p. 10). Tais estudos demonstram que “uma vez que os problemas metafilosóficos constituem o Ensino de Filosofia, as questões didático-metodológico-formativas só podem ser pensadas e respondidas dentro do escopo da própri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RAMACCIOTTI, BARBARA. "Pedagogia do Conceito." TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência 17, no. 3 (2024): 64–74. https://doi.org/10.59488/tragica.v17i3.64133.

Full text
Abstract:
Silvio Gallo propõe uma metodologia para o ensino de filosofia, a qual chama de “pedagogia do conceito”. Esta proposta metodológica tem dois elementos-chave: a experimentação do problema e a criação de conceitos. Gallo (2020), em Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio, destaca que tanto a definição da filosofia como criação de conceitos quanto a tese do problema como motor do pensamento tiveram como referência livros publicados por Deleuze no final da década de 1960: Diferença e Repetição (1968) e Lógica do Sentido (1969) e O que é a Filosofia? (1991) em coautoria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sobral dos Santos, Aline Patrícia, Gustavo Henrique Silva de Souza, and Elizabete Amorim de Almeida Melo. "Criação de conceito filosófico." Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG 2, no. 1 (2020): 95–115. http://dx.doi.org/10.46636/recital.v2i1.61.

Full text
Abstract:
Grande parte do desafio de ensinar filosofia está relacionada à transição entre o conteúdo filosófico e a sua funcionalidade social, humana, acadêmica e profissional. A partir disso, este estudo tem por objetivo propor um modelo de ensino de filosofia, baseado na criação de conceito de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por meio de uma pesquisa bibliográfica focada no ensino de filosofia, em apenso a uma abordagem didático-pedagógica, desenvolveu-se uma proposta teórica que circunda problemáticas inerentes ao ensino de filosofia na atualidade. Depreende-se que a filosofia tem papel essencial no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Noguera, Renato. "Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas." Griot : Revista de Filosofia 4, no. 2 (2011): 1–19. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.500.

Full text
Abstract:
Partindo da ideia de Deleuze que filosofia é criar conceitos, este artigo tem como objetivo apresentar a filosofia afroperspectivista, criando conceitos para articular ensino de filosofia e a educação das relações etnicorraciais. O conceito de denegrir trabalha para problematizar o nascimento da filosofia na busca por uma nova coreografia do pensamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gelamo, Rodrigo Pelloso. "A imanência como "lugar" do ensino de filosofia." Educação e Pesquisa 34, no. 1 (2008): 127–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022008000100009.

Full text
Abstract:
A intenção do presente artigo é pensar a problemática do ensino de filosofia a partir da obra de Deleuze e Guattari. Esses autores criaram uma série de conceitos, em seu fazer filosófico, para entender o que seria fazer filosofia, ou seja, para entender a atividade filosófica que se distanciasse de uma reflexão sobre alguma coisa e se fundasse em um ato de criação filosófica. Segundo os autores, existem quatro conceitos que corroboram para entender esse fazer filosófico, quais sejam: conceito, plano de imanência, personagem conceitual e problema. Tem-se como hipótese que tais conceitos podem c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Loures, Bárbara de Almeida Hoffmann Rocha. "A EDUCAÇÃO MENOR E A OFICINA DE CONCEITOS A PARTIR DA LEITURA DE SILVIO GALLO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 5 (2021): 741–71. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i5.1235.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é apresentar a metodologia de ensino de filosofia proposta por Silvio Gallo, a oficina de conceitos. Essa metodologia se difere das outras porque realiza, a partir da pedagogia do conceito proposta por Deleuze, a rejeição de qualquer método que se pauteie unicamente na recognição. Para isso faremos uma breve análise a crítica de Silvio Gallo a partir dos moldes do ensino de filosofia nas escolas brasileiras. Após essa análise e diagnóstico, apresentaremos a ideia da filosofia como criação de conceitos e suas consequências para a relação entre o ensino e a aprendiz
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos, and Christian Lindberg Lopes do Nascimento. "CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA: A FILOSOFIA PENSADA E SENTIDA NA PELE." Revista Dialectus - Revista de Filosofia, no. 20 (February 17, 2021): 84–99. http://dx.doi.org/10.30611/2020n20id62609.

Full text
Abstract:
Realizada numa escola pública do município de Sergipe, este artigo analisa e descreve uma intervenção, no ensino médio, em que o uso de cinema foi o suporte principal desta experiência. Para tal, tornou-se necessário delimitar o arcabouço teórico deste trabalho, a partir de duas principais referências: um breve debate entre Theodor Adorno e o filósofo contemporâneo Julio Cabrera. Em seguida, demonstramos as etapas metodológicas desta intervenção, expondo suas fluências e retificações. Da escolha dos filmes até as atividades propostas, alunos e alunas comprovam que o cinema pode ser um dos gran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Andrade Ribeiro dos Santos, Angelina Renata. "FILOSOFIA E SEU ENSINO." Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação 25, no. 01 (2025): EE02. https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01id35945.

Full text
Abstract:
Inspirado em Deleuze, este estudo visa revitalizar o ensino de filosofia, tratando-o como uma experiência educativa enriquecedora e central ao aprendizado, contrapondo-se às visões que a marginalizam. Propõe uma pedagogia do conceito que valoriza inovação e diferenças, buscando democratizar a filosofia, especialmente para estudantes do ensino médio no Brasil. O objetivo é transformar a educação filosófica em um espaço de encontro e experimentação, superando o pensamento representacional e promovendo a criatividade e singularidade, tornando o ensino de filosofia um laboratório de experimentação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Jardim, Alex Fabiano, and Mariúcha Rosa de Jesus de Burgos. "O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?" APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, no. 25 (October 20, 2021): 65–83. http://dx.doi.org/10.22481/aprender.i25.8401.

Full text
Abstract:
O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área do Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nessa modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática de ensino contra-hegemônica, e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Zanella, Diego Carlos. "A filosofia cosmopolita de Immanuel Kant." Studia Kantiana 13, no. 18 (2015): 69. http://dx.doi.org/10.5380/sk.v13i18.88944.

Full text
Abstract:
O presente texto visa explicitar o significado cosmopolita da filosofia de Immanuel Kant. Essa explanação passará pelas definições de "filosofia", "filósofo", "ensino" e "filosofar". Procurará mostrar que a própria constituição do conceito de filosofia ainda preserva a sua raiz grega de "amor a sabedoria"; que é necessário cultivar esse "amor a sabedoria" para, a partir daí, aprender a raciocinar; que o filosofar possui um direcionamento prático que visa o esclarecimento, isto é, a emancipação da tutela alheia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Jardim, Alex Fabiano correia, and Adhemar Santos de Oliveira. "O ensino de filosofia no processo de resistência." Griot : Revista de Filosofia 20, no. 2 (2020): 332–46. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1513.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe levantar uma série de problemas para tentar pensar as possibilidades do ensino de filosofia como um processo de resistência e luta contra àquilo que Deleuze e Guattari chamaram de ‘inimigos da filosofia: os pós-kantianos,o filósofo alemão Friedrich Hegel e especialmente, o marketing. A partir da crítica desenvolvida, abordaremos também como o ensino de filosofia poderia criar linhas de fuga àquilo que Silvio Gallo chamou de ‘educação maior’. Pretendemos pensar a filosofia e a educação tendo como fio condutor, a filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sousa, José Renato de Araújo, and Gleison Lima da Silva. "O ENSINO DE FILOSOFIA E A PEDAGOGIA DO CONCEITO; UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO." Revista Dialectus - Revista de Filosofia, no. 23 (August 28, 2021): 120–37. http://dx.doi.org/10.30611/2021n23id71852.

Full text
Abstract:
Ao pensar as linhas e o percurso histórico do ensino de filosofia no Brasil, especificamente no âmbito do ensino médio iremos nos deparar com inúmeros paradoxos e tensões curriculares que não favorecem a relação do ensino de filosofia com a pedagogia do conceito, impedindo assim que esta atividade meramente pedagógica venha a se tornar um exercício verdadeiramente filosófico. Nesse sentido, à luz dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, torna-se relevante explicitar a pedagogia do conceito e suas possíveis contribuições para o ensino de filosofia no contexto do ensino médio. A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Dutra, Jorge da Cunha. "Uma metáfora para interpretar a presença da Filosofia no currículo escolar: o conceito de leque filosófico como parâmetro para o ensino filosófico no nível médio." Sofia 6, no. 3 (2018): 26–46. http://dx.doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17874.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a temática referente ao ensino de Filosofia, em especial, no âmbito do ensino médio. O mesmo tem como objetivo apresentar o conceito de leque filosófico, mostrando de que modo ele pode contribuir para a definição dos limites em que os conteúdos abordados nas aulas de Filosofia possam ser considerados filosóficos, ou não. A metodologia utilizada foi o estado da questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2004) pesquisando-se em livros, revistas, eventos e outras referências para a realização da investigação. Por fim, buscou-se com este trabalho contribuir com o campo de estudo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

NASCIMENTO (UFBa), Carlos Eduardo Gomes. "ANTON WILHELM AMO: FILÓSOFO NEGRO NO ILUMINISMO E A DESCOLONIZAÇÃO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 10, no. 24 (2018): 179–95. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.12.p179.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma reflexão sobre a educação e a filosofia no ensino médio, analisando o contexto histórico da obra do filósofo negro, Anton Wilhelm Amo. Nascido na África, no início do século XVIII, Amo, ainda criança, foi entregue como presente a nobres europeus. Educado no contexto do Iluminismo, tornou-se filósofo e professor em Universidades alemãs. A história e a filosofia de Amo continuam desconhecidas de muitos docentes de filosofia do ensino médio e superior, raramente contada aos jovens estudantes. O texto busca provocar: em que sentido a presença de Amo, na história da filosofia, r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lima, Galba Vanderlei Batista. "BNCC, RACIONALIDADE NEOLIBERAL E O ENSINO DE FILOSOFIA." Revista Contemporânea 4, no. 1 (2024): 616–27. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n1-034.

Full text
Abstract:
O tema deste artigo é a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, e suas implicações para o ensino de Filosofia. Nele, pretendo fazer uma leitura da BNCC a partir de uma racionalidade neoliberal, identificando as consequências para o ensino de Filosofia. Inicialmente apresento a BNCC como um exemplo de gestão não democrática, depois procuro estabelecer uma relação entre o conceito de competência preconizado na BNCC e o conceito de governamentalidade no pensamento de Foucault, e por fim, irei abordar os desafios que se apresentam para o ensino de Filosofia a partir da BNCC. O pressuposto é de que u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Danelon, Márcio. "Para um ensino de filosofia do caos e da força: uma leitura à luz da filosofia nietzschiana." Cadernos CEDES 24, no. 64 (2004): 345–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622004000300007.

Full text
Abstract:
Pretende-se, com este texto, elaborar uma reflexão em torno do ensino de filosofia recuperando como ferramenta teórica/conceitual a filosofia de Nietzsche. Para isso, partiremos do conceito nietzschiano de filosofia deslocando-o para a temática do ensino de filosofia. Nesse cenário conceitual, iremos propor um ensino de filosofia cuja tarefa seja, num primeiro momento, a de instaurar o caos e o abismo na realidade humana como meios necessários para se forjar um homem forte. Num segundo momento, afirmaremos um ensino de filosofia que possa contribuir para a emergência daquilo que Nietzsche cham
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Prates, Admilson Eustáquio, Edna Guiomar Salgado Oliveira, Jaciely Soares da Silva Soares Silva, and Leonardo Augusto Couto Finelli. "O Ensino de Filosofia no Ensino Médio Integrado." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 17 (2019): e9050. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.9050.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto é apresentar inicialmente um possível conceito de Filosofia e o seu ensino no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal (IFs). Para tanto, nosso enfoque recai sobre cinco projetos de curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí. Nosso ponto de abordagem dá-se a partir de uma análise documental das ementas e da carga horária dessa disciplina, para, assim, evidenciar suas principais características, bem como conhecer qual o lugar de debate que a Filosofia ocupa na formação dos estudantes desta Instituição. Para tal, utiliza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Antunes, Danielle. "O ensaio no Ensino de Filosofia: um diálogo com Michel de Montaigne." Revista DIAPHONÍA 5, no. 1 (2019): 35–42. http://dx.doi.org/10.48075/rd.v5i1.22770.

Full text
Abstract:
A partir da interpretação da filosofia do ensaio proposta por Montaigne no Renascimento, enquanto um posicionamento ético e político do autor diante dos modos de produção dos conhecimentos e das subjetividades no âmbito cultural e pedagógico de seu tempo, acreditamos ser este posicionamento de grande alcance ainda hoje. Para tanto, procuramos problematizar a relação que se estabelece entre a filosofia e a educação popular no ensino superior brasileiro, propondo o exercício ensaístico como uma alternativa para as práticas do ensino de filosofia. Nossa interpretação visa uma abordagem do conceit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Correia, Wilson. "A Filosofia no Ensino Médio: a favor da “Filosofia que chega depois”." Filosofia e Educação 4, no. 1 (2012): 96–112. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v4i1.8635440.

Full text
Abstract:
O texto enfoca as formas de se curriculizar o saber escolar, especificamente o filosófico, inspirando-se na aplicação do conceito de endereçamento à análise da curriculização de saberes escolares. Entende que o ensino de filosofia no Ensino Médio garantirá uma presença curricular harmonizada com a formação filosófica se ousar provocar a autoautoria de instrumentos educativos que, além de se valerem da história da filosofia, lancem-se à produção de novos saberes conceituais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos Filho, Antônio de Pádua Arruda dos, Maria Cleide da Silva Barroso, and Caroline de Goes Sampaio. "Um diálogo entre a Filosofia e a Química: uma proposta didática para o ensino de atomística a partir do livro o Mundo de Sofia." Revista Insignare Scientia - RIS 4, no. 6 (2021): 614–32. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12384.

Full text
Abstract:
Pesquisas na área da filosofia da ciência tem evidenciado diversos obstáculos para que propostas de ensino sejam concretizadas. Diante deste cenário, o presente artigo pretende sugerir uma proposta de ensino sobre a filosofia da química para ser desenvolvida com alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental e 1.º Ano do Ensino Médio, tendo como ferramenta principal o livro o Mundo de Sofia. Para a construção do trabalho foi realizado um estudo bibliográfico, de caráter exploratório. O trabalho foi dividido em cinco sessões, onde a primeira conceitua e descreve como a filosofia da química tem sido co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Artur Aldi and Carmen Fernandez. "O Realismo Científico na Química e a Intuição Química do Espaço: considerações filosóficas e aplicações no ensino." Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química 5, no. 01 (2024): e052420. https://doi.org/10.56117/resbenq.2024.v5.e052420.

Full text
Abstract:
O realismo é um conceito que vem sido debatido há décadas nos campos da filosofia e da filosofia das ciências, ao longo das quais tem sido abordado, defendido e criticado de diversas maneiras e perspectivas. Apresentando um caráter polêmico, o debate do realismo também possui grandes implicações sobre a natureza do conhecimento científico e a ontologia da ciência, pois toca a questão sobre a relação entre ciência e realidade. Neste artigo buscaremos apresentar o debate acerca do realismo, mostrando a disputa a respeito do significado de tal conceito, bem como de seu valor epistemológico quando
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Britto Teles Codea, André Luiz, and Janaina De Souza Marinho Teles Codea. "Contribuições da neurociência, da psicologia da aprendizagem e da filosofia para o ensino da anatomia humana." Revista Dissertar, no. 4 (January 1, 2003): 57–62. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed02200.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi o de proporcionar uma contribuição da neurociência, da psicologia da aprendizagem e da filosofia para o ensino da anatomia Humana. Assim, a partir da identificação das três principais características necessárias para a concretização da aprendizagem, a motivação, o ambiente e os resultados, apresentou-se uma série de possíveis contribuições da neurociência (como os conceitos de memória implícita, explícita e emocional, bem como seus circuitos neurais), da psicologia da aprendizagem (como as características motivacionais, a importância do ambiente psicológico favoráve
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moura, Breno Arsioli. "O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?" Revista Brasileira de História da Ciência 7, no. 1 (2021): 32–46. http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v7i1.237.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o conceito de natureza da Ciência em trabalhos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais de História e Filosofia da Ciência e de Ensino de Ciências nas últimas três décadas. A partir disso, pretendemos oferecer um aporte para que historiadores, educadores e demais pesquisadores possam ter uma noção abrangente e atual acerca deste conceito, bem como dos caminhos para incorporá-lo ao ensino a partir da História e Filosofia da Ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Monteiro, Midiã M., and André Ferrer P. Martins. "História da ciência na sala de aula: Uma sequência didática sobre o conceito de inércia." Revista Brasileira de Ensino de Física 37, no. 4 (2015): 4501–1. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173741919.

Full text
Abstract:
A defesa da utilização da história e a da filosofia da ciência no ensino é marcante nas pesquisas em ensino de física. No entanto, parte considerável dos trabalhos desta área aborda essa temática sob a perspectiva teórica, havendo carência de avaliações de estratégias didáticas que trabalham com conteúdos de história e filosofia no ensino da física. Esse estudo relata a aplicação de uma sequência didática que objetivou discutir historicamente a evolução do conceito de inércia. A amostra constou de trinta e cinco alunos de graduação em física e geofísica da UFRN, que responderam a questionários
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Wellington, and Marta Rios Nunes da Costa. "Contribuição à crítica do conceito Bildung e o ensino de filosofia em Nietzsche." Trilhas Filosóficas 12, no. 2 (2020): 121–40. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v12i2.169.

Full text
Abstract:
Este texto analisa a concepção pedagógica do professor-Nietzsche na obra o Futuro de nossos estabelecimentos de ensino (1872) conservando o retrato expositivo-dialógico do Romance de Formação (Bildungsroman) entre o “Filósofo e seus aprendizes”; buscando defender o que chamou-se o daimon-zaratustriano, isto é, os ensinamentos-metodológicos do Espirito-Zaratustra enquanto prática-genealógica para o professor de filosofia no Ensino Médio. Propõe-se, a partir disso, uma leitura-crítica do Ensino de Filosofia sob a perspectiva do vir-a-ser Formação Cultural (Bildung) demonstrando o peso do capital
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Palhano, Tânia Rodrigues, and Maria das Graças De Almeida Baptista. "A filosofia no Ensino Médio:da instituição da disciplina ao desafio da experiência educativa no material didático." Reflexão e Ação 25, no. 3 (2017): 377. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9187.

Full text
Abstract:
A partir de 2008, com a instituição do Ensino de Filosofia como disciplina no Ensino Médio são suscitadas questões acerca dos materiais didáticos que envolvem discussões sobre a forma de organização dos conteúdos. O presente estudo analisa a legislação que incide na obrigatoriedade do ensino de filosofia no Ensino Médio, relacionando-a à prática desta atividade no Estado da Paraíba. O objetivo é investigar os materiais didáticos de filosofia, situando-os no contexto de uma educação voltada para a formação profissional ou o ingresso no ensino superior. A metodologia consiste na investigação sob
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Costeski, Evanildo. "Violência e Ensino de Filosofia no Brasil." Argumentos - Revista de Filosofia, no. 24 (August 3, 2020): 15–29. http://dx.doi.org/10.36517/argumentos.24.2.

Full text
Abstract:
Este artigo contem dois momentos: em um primeiro, são apresentados quatro tipos de violência: a violência por “ignorância”, a violência social, a violência estatal e a violência filosófica, e a relação com o Ensino de Filosofia no Brasil; em um segundo, é exposto o encontro dos europeus com os índios brasileiros, por meio dos escritos de Manuel da Nóbrega. Veremos como o medo foi utilizado pelos jesuítas para convencer os indígenas a se converterem e, por último, exporemos brevemente como o conceito de escravidão involuntária influenciou a constituição do direito subjetivo moderno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Kamesu, Oscar Kiyomitsu. "Pensamento complexo, razão e ensino de filosofia." Cadernos de Pós-graduação 8 (January 22, 2010): 75–84. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2090.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é resgatar, em linhas gerais, o conceito de razão no pensamento complexo de Edgar Morin. A razão pode ser caracterizada no pensamento complexo como aberta ao diálogo com elementos não racionais. Procura-se investigar as possíveis contribuições que o entendimento de razão para o pensamento complexo produz para a formação de indivíduos. Mais especificamente a comunicação procura refletir sobre como o entendimento de razão para o pensamento complexo pode contribuir, no ensino de filosofia, para a formação de pessoas críticas e capazes de pensar os problemas atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Tomazetti, Elisete M. "Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio." Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), no. 13 (October 5, 2011): 41–53. http://dx.doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4380.

Full text
Abstract:
Este texto traz algumas reflexões que foram produzidas a partir da interação com professores e futuros professores de Filosofia do Ensino Médio. Procura problematizar os discursos por eles produzidos, os quais indicam a falta de sentido e a impossibilidade de realizarem práticas docentes que efetivem o envolvimento do aluno com a atividade de pensar filosoficamente. Toma como referência o conceito de resistência, de Michel Foucault.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Simões Vilas Boas, João Paulo. "NIETZSCHE E O ENSINO DE FILOSOFIA: A MARGEM DE MANOBRA COMO POSSIBILIDADE PARA O FILOSOFAR EM SALA DE AULA." Síntese: Revista de Filosofia 52, no. 162 (2025): 135. https://doi.org/10.20911/21769389v52n162p135/2025.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo estabelecer uma relação entre algumas características marcantes do estilo da escrita de Friedrich Nietzsche e o ensino de filosofia. Em primeiro lugar, realizamos uma exposição teórica sobre o estilo da escrita na obra filosófica de Nietzsche, na qual não apenas esclarecemos o que é o conceito de margem de manobra e de que forma ela é empregada por Nietzsche, mas também argumentamos que o uso de margens de manobra corresponde a uma intenção pedagógica deliberada deste filósofo para com os seus leitores. Em seguida, explicitamos as principais características do que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lima, Ingrid Stefane de, and Jeferson Luís de Azeredo. "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE DUAS PROPOSTAS PARA A INSERÇÃO DA FILOSOFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." Revista Saberes Pedagógicos 4, no. 3 (2020): 153. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v4i3.6204.

Full text
Abstract:
O presente trabalho procura analisar duas propostas de filosofia no Ensino Fundamental, buscando destacar os principais elementos de cada proposta quando ofertadas como disciplina na grade curricular ou como projeto não-disciplinar. Inicia-se a partir de uma visita panorâmica das idas e vindas da Filosofia na educação, como base para compreendermos a filosofia nos espaços escolares nos diferentes contextos históricos, e em seguida a análise de duas propostas para a inclusão da filosofia, a primeira a partir do trabalho do professor e filósofo Matthew Lipman, e a outra, a partir do projeto de e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lopes, Pedro Alves. "Representações sociais da Filosofia como disciplina obrigatória num centro de Ensino Médio em Ceilândia, DF." Filosofia e Educação 9, no. 2 (2017): 181. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v9i2.8647413.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa promove uma discussão sobre as representações sociais referentes à disciplina escolar Filosofia e a seu ensino. Parte-se de um questionário aberto, levando o entrevistado a responder, usando frases e orações com o objetivo de levantar conceitos, concepções, imagens e juízos sobre a Filosofiaenquanto disciplina do Ensino Médio. A partir dos dados coletados, foi feita uma análise do discurso, como forma de estudo das respostas às questões abertas. O estudo das representações sociais foi orientado pelo modo como Serge Moscovici trata o conceito de “representação social” na per
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

AZEREDO, JÉFERSON LUIS, ALEX SANDER SILVA, and RICARDO LUIS BITENCOURT BITENCOURT. "CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA: NOVOS CONTEXTOS E EXIGÊNCIAS CURRICULARES." Educação em Revista 18, no. 1 (2017): 109–28. http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.08.p109.

Full text
Abstract:
O ponto central desta pesquisa é, a partir de problematização, analisar as concepções de aprendizagem de professores de Filosofia que atuam na Educação Básica, nível Médio. Para tanto, realizou-se estudos bibliográficos destacando as características das concepções de aprendizagem inatista, comportamentalista,construtivista e histórico-cultural, bem como uma breve reflexão e relação da concepção de Gilles Deleuze no que tange ao que é a filosofia, quanto a sua relação especialmente com a produção de conceito e com a história geral e da filosofia. Ao mesmo tempo realizou-se um estudo sobre a Pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Bremmer Maia, Alaércio. "A CRISE DAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS A PARTIR DO CONCEITO DE RETROTOPIA, DE ZYGMUNT BAUMAN." Revista Paranaense de Filosofia 2, esp (2022): 92–94. http://dx.doi.org/10.33871/27639657.2022.2.esp.7717.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Marcon Bark, Gehad. "Três abordagens para o ensino e aprendizagem de Filosofia." Pesquisa e Ensino 1 (September 20, 2020): e202028. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202028.

Full text
Abstract:
O artigo explora três abordagens sobre o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia na graduação. Discute a relevância de disciplinas filosóficas como instrumento para familiarizar o aluno com um modo particular de ler textos filosóficos e como espaço para uma indagação a partir do modo filosófico de pensar. Tratada transposição didática, enquanto conceito essencial para a compreensão da transformação que ocorre como conhecimento que passa a ser objeto de uma relação didática pautada por uma intenção didática. Por fim, considera as metodologias ativas da sala de aula invertida e da aprendi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Correa, Luiz Otávio. "O conceito de consciência e o ensino de História." Horizontes 42, no. 1 (2024): e023128. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1827.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o conceito de consciência, realizando um debate com o pensamento idealista, especificamente aquele ligado ao ensino de História. Importante se faz sistematizar essa categoria, na sua relação com a Pedagogia histórico-crítica, por ser uma filosofia de ensino mais adequada, se pensada do ponto de vista do materialismo histórico e dialético. O artigo debate com a Didática e com a Teoria de História, de Jörn Rusen, procurando demonstrar que, vendo a categoria de consciência a partir da Pedagogia histórico-crítica, o conceito de Consciência Histórica, de Rüsen mostra-se problemá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Alves Cavalcante, Germano, João Batista Farias Júnior, and Eduardo Barbosa Vergolino. "PERSPECTIVA DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ÉTICA DA ALTERIDADE." Cadernos Cajuína 8, no. 2 (2023): e238204. http://dx.doi.org/10.52641/cadcajv8i2.113.

Full text
Abstract:
O trabalho é uma análise bibliográfica sobre a perspectiva da ética da alteridade do Currículo de Pernambuco do Ensino Médio. Apresenta-se como objetivo abordar a perspectiva curricular de Pernambuco sobre a ética da alteridade para o ensino de filosofia em turmas do ensino médio da rede pública. A metodologia inicia com uma análise introdutória sobre a aprovação do novo ensino médio de Pernambuco a partir do Conselho Estadual de Educação (2021); o conceito de alteridade e circunstâncias e paradigmas que se referem a essa presente nas reflexões e filosofia de Emanoel Lévinas (1997); o Currícul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Coutinho, Francisco Ângelo, Rogério Parentoni Martins, and Marcos Costa Vieira. "CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA MICROBIOLOGIA PARA FUNDAMENTAR A ZONA RELACIONAL DO PERFIL CONCEITUAL DE VIDA." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 14, no. 3 (2012): 51–64. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140304.

Full text
Abstract:
Discute-se, neste estudo, como as reflexões da filosofia da Microbiologia podem contribuir para fundamentar a zona relacional do conceito biológico vida e os benefícios que traria para o aprendizado dos alunos em virtude de sua utilização em sala de aula. A partir da definição do conceito vida como adaptação flexível, argumenta-se sobre a possibilidade de que o ensino em Biologia seja sintético ao invés de meramente analítico. Para alcançar esse objetivo, fundamenta-se na zona relacional do conceito vidae se discute de que formas as consequências dessa fundamentação podem contribuir para a prá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Braga, Jakeline Mendes, and Marcos Fabio Alexandre Nicolau. "A PRÁTICA DO ENSINO EM FILOSOFIA PELO OLHAR DE LIDIA MARIA RODRIGO: DESAFIOS E ALTERNATIVAS." Revista Dialectus - Revista de Filosofia 29, no. 29 (2023): 74–91. http://dx.doi.org/10.30611/2023n29id91489.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da proposta de ensino em filosofia apresentada por (Rodrigo) (2009) em seu livro intitulado “Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio, apresentando reflexões a respeito das metodologias de ensino aplicadas nas aulas em escolas de Ensino Médio. Inicialmente será discutido o conceito de educação, aliado à importância da transmissão do conhecimento. Em seguida, será tratado da estruturação do método de ensino proposto, com destaque em suas principais ideias e apontamentos para o campo da prática. Reconhecendo a docên
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ribeiro, Saulo Eduardo. "O Ensino de Filosofia no contexto da sala de aula: a prática docente como um exercício de autorreflexão." Revista Digital do LAV, no. 8 (March 5, 2012): 082. http://dx.doi.org/10.5902/198373484095.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a prática de ensino vivida em sala de aula durante o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), realizado no ano de 2009, em uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Coronel Pilar, em Santa Maria, RS. Esta reflexão diz respeito à análise da prática de ensino, referenciada em alguns pressupostos teórico-metodológicos que nortearam o trabalho de observação, planejamento e regência em sala de aula. Estes pressupostos dizem respeito aos conceitos de “transposição didática” e de “contrato didático”, atribuídos, respectivamente, ao didata francês Yves Chevallar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ilha, Gisandro Cunha, and Martha Bohrer Adaime. "História e filosofia da ciência no ensino de química." Revista Brasileira de História da Ciência 13, no. 2 (2020): 261–79. http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v13i2.38.

Full text
Abstract:
Neste estudo, tendo como horizonte de pesquisa algumas questões que põem em análise o ensino -aprendizagem de química na perspectiva da história e filosofia da ciência, definimos como objetivo principal a exploração dos diferentes discursos envolvidos. Utilizamo-nos da noção-conceito de formação discursiva como dispositivo teórico de análise. Como resultado, constatamos uma espécie de ladainha endógena, de consequências paralisantes ao trabalho nesta perspectiva, advinda principalmente de uma disputa inócua de bases sintático-semânticas. A alternativa que apontamos foi para uma nova composição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ferreira Medeiros, Kelvlin. "AVALIAÇÃO E A “PEDAGOGIA DO CONCEITO”:." PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 4, no. 7 (2015): 40–48. http://dx.doi.org/10.26512/pl.v4i7.11663.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo iniciar uma discussão sobre os mecanismos avaliativos e a “pedagogia do conceito”, proposta metodológica desenvolvida por Sílvio Gallo. Para tanto, pretendo (i) expor elementos básicos sobre a “pedagogia do conceito” para, após isto, (ii) atinar a discussão sobre os problemas ligados aos mecanismos de avaliação e a pedagogia do conceito. Feito isto, pretendo, por último, (iii) trazer como sugestão de instrumento de avaliação os mapas conceituais, bem como trazer, de modo rápido, a fundamentação teórica por detrás destes.
 Palavras-chaves: Pedagogia do co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Klein, Joel Thiago. "O Estado republicano democrático e o ensino público da moral segundo Kant." Discurso 46, no. 2 (2016): 85–122. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.disc..2016.123672.

Full text
Abstract:
Este artigo defende três teses intrinsecamente relacionadas sobre a filosofia política de Kant: 1. Que a filosofia da história, a antropologia e a política são interconectadas a partir de um princípio de conformidade a fins prática; 2. Que a filosofia prática de Kant tem em vista um estado republicano democrático que assume para si a responsabilidade de educar moralmente os seus futuros cidadãos; 3. Que esse projeto de uma educação moral deve respeitar ao menos três princípios, a saber, deve basear-se sobre o conceito de dever, deve envolver reflexão, e finalmente depende do aprendizado dos ci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Busellato, Stefano. "O ESPÍRITO LIVRE E A UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINAMENTO DE NIETZSCHE." APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, no. 27 (June 30, 2022): 100–112. http://dx.doi.org/10.22481/aprender.i27.11023.

Full text
Abstract:
Comparado ao panorama da história da filosofia tradicional, o pensamento de Friedrich Nietzsche possui singularidades e excentricidades que se evidenciam ainda mais no interior do ensino universitário. O presente artigo, tendo a figura do espírito livre como ponto de partida, pretende desenvolver algumas reflexões sobre o conceito de ensino proposto pelo filósofo alemão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Seneda, Marcos César. "Conceitos de filosofia na escola e no mundo e a formação do filósofo segundo I. Kant." Kriterion: Revista de Filosofia 50, no. 119 (2009): 233–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-512x2009000100012.

Full text
Abstract:
Este texto pretende discutir, do ponto de vista kantiano, o que pode ser ensinado e o que pode ser aprendido em Filosofia. Seu objetivo é construir os argumentos hipotéticos de Kant em face do método estruturalista de leitura de textos filosóficos. Para circunscrever este tema, aparentemente muito amplo, tomaremos como fio condutor um célebre texto de aula de I. Kant, publicado por G. B. Jäsche sob o título Manual dos Cursos de Lógica Geral. Kant ministrou este curso por mais de quarenta anos, até o término de suas atividades docentes em 1797, e nele apresenta considerações bastante fecundas e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Simões, Lucas Alves. "Tecnologia e formação do indivíduo no Ensino de Filosofia:." Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online 3, no. 1 (2023): e23005. https://doi.org/10.31416/cacto.v3i1.531.

Full text
Abstract:
É fato que vivemos em tempos de desenfreados avanços tecnológicos, o ser humano procura, cada vez mais, soluções mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes para seus problemas cotidianos. Tem-se em vista sempre a aplicação do que se exige o mínimo esforço possível. É com base nessa realidade que o Novo Currículo de Pernambuco para o ensino médio trata a tecnologia com demasiada importância, compreendendo-a nas suas mais diversas modalidades das quais perpassam a formação do indivíduo. Preocupando-se incisivamente em adaptar o ensino às novas tecnologias que determinam a relação entre o indiví
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Souza, Paulo Henrique, Leonardo André Testoni, and Guilherme Brockington. "O conceito de tempo no ensino de física: perfis epistemológicos e culturais." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 9, no. 2 (2016): 3. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p3.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p3O artigo discute os resultados de uma pesquisa empírica de natureza exploratória e diagnóstica, realizada em instituições de ensino particulares do estado de São Paulo, voltada para a discussão da fundamental relação entre perfis epistemológicos e culturais para o ensino de ciências. Em termos metodológicos, analisamos as concepções de tempo de três alunas, sendo uma do ensino fundamental, uma do ensino médio e outra do ensino superior, utilizando como referencial teórico a epistemologia de Gaston Bachelard, mais especificamente a noção de perfil e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Tomazetti, Elisete M., and Cláudia Cisiane Benetti. "Formação do professor de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem." Revista Diálogo Educacional 12, no. 37 (2012): 1027. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.7215.

Full text
Abstract:
Este texto procura desenvolver a seguinte questão: como pode ocorrer a formação do futuro professor, quando se tem como prerrogativa fundamental a aprendizagem daquele que será o aprendiz? Consideramos como recorrente na literatura acerca do “ensino de filosofia”, sustentada na obra de Gilles Deleuze, a centralidade do conceito de aprendizagem enquanto atividade do pensamento. Pensamento esse que se faz pela força violenta de signos que exigem sua atividade de decifração, de entendimento. O signo é compreendido como aquilo que força o pensar do sujeito. Entendido como atividade, o pensamento n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lanuti, José Eduardo De Oliveira Evangelista. "Tangenciamentos entre a Filosofia da Diferença e o Ensino de Matemática para Todos." Educação Por Escrito 10, no. 2 (2020): 30767. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.30767.

Full text
Abstract:
Ao reverter o pensamento platônico, dedicado à busca pela semelhança ao afirmar a necessidade da instituição de modelos para serem seguidos, Deleuze, inspirado pelas obras de Bergson, apresenta o conceito de diferença. Ainda que o filósofo não tenha criado conceitos pensando especificamente na escola, ao considerar cada pessoa como um ser único, sua filosofia desestrutura todos os tipos de negação do direito à diferença, que são formas de excluir aqueles que, injustamente, são tidos como os diferentes. É pelo estudo dos motivos, infundados, que têm a pretensão de justificar a categorização e e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Mendes, Gabriela Helena Geraldo Issa, and Irinéa de Lourdes Batista. "Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes." Ciência & Educação (Bauru) 22, no. 3 (2016): 757–71. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160030013.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física. Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização. Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física. Para análise dos dados, adota
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!