Academic literature on the topic 'Filosofia do renascimento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Filosofia do renascimento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Filosofia do renascimento"

1

Kickhofel, Eduardo Henrique Peiruque. "Framework para o Renascimento." Pensando - Revista de Filosofia 10, no. 21 (January 24, 2020): 3. http://dx.doi.org/10.26694/.v10i21.9643.

Full text
Abstract:
Visa-se neste artigo definir conceitos e divisões da filosofia elaborados no período chamado Renascimento. Analisa-se obras de Gregor Reisch, Benedetto Varchi e Francisco de Toledo, entre outros, para entender termos centrais como “filosofia”, “ciência” e “arte” e suas relações hierárquicas. Mostra-se que usos desses termos eram significativamente diversos de usos contemporâneos, e o uso de fontes da época visa simplificar e erradicar noções posteriores que não são necessárias para estudos históricos, de modo que se possa explicar questões que disciplinas contemporâneas não explicam. Visa-se também fornecer instrumentos conceituais para pesquisas históricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miranda de Almeida, Rogério. "Arte, superstição e “filosofia” no Renascimento." Revista de Filosofia Aurora 27, no. 42 (December 23, 2015): 895. http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.042.ao02.

Full text
Abstract:
As reflexões deste artigo têm como objetivo principal mostrar que, à diferença do que se pensa habitualmente, o período do Renascimento foi marcado por uma atmosfera de magia, de superstição, de medo e angústia em face do destino e da morte. Trata-se, pois, de um período em que floresceram, ou refloresceram, as letras e as artes, mas não propriamente a ciência e a filosofia. Na verdade, a própria ciência e o que se poderia denominar filosofia — representada principalmente por duas correntes: a platônica, da Escola de Florença, e a aristotélica, da Universidade de Pádua — eram envolvidas por uma atmosfera de saber hermético e, consequentemente, eram lidas e estudadas a partir dessa perspectiva. Note-se ademais que, já na primeira metade do século XX, começaram a desenvolver-se novos estudos que vieram fazer ressaltar essa faceta pouco conhecida, ou negligenciada, do período renascentista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Antonio Cesar Ferreira da, Eduardo Chagas Oliveira, Luiz Carlos Montans Braga, and Nilo Henrique Neves dos Reis. "DOSSIÊ FILOSOFIA POLÍTICA: RENASCIMENTO E MODERNIDADE (APRESENTAÇÃO)." Revista Ideação 1, no. 43 (June 13, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i43.7221.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kickhöfel, Eduardo Henrique Peiruque. "A Philosophiae partitio de Gregor Reisch." Revista Limiar 2, no. 3 (March 24, 2019): 121–64. http://dx.doi.org/10.34024/limiar.2014.v2.9270.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a classificação da filosofia publicada por Gregor Reisch no livro Margarita philosophica (1503). Introduzida por duas imagens alegóricas, a Philosophiae partitio de Reisch sintetiza diversas classificações de saberes anteriores, tendo por base a divisão entre saberes práticos e teóricos de origem grega. Para entendê-la, analisa-se as divisões das ciências em Aristóteles, o filósofo antigo mais importante no Renascimento, e também classificações medievais. Ao final, propõe-se utilizar a Philosophiae partitio para elaborar um método para se aproximar da filosofia do Renascimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Roberto. "Nietzsche e o renascimento do trágico." Kriterion: Revista de Filosofia 46, no. 112 (December 2005): 174–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-512x2005000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é expor como a proposta de renascimento do trágico existente em O nascimento da tragédia insere o primeiro livro de Nietzsche no projeto cultural iniciado por Winckelmann, Goethe e Schiller, na segunda metade do século XVIII, que privilegia a arte grega como modelo da arte alemã. Destacarei, para isso, tanto as continuidades entre os dois momentos quanto as descontinuidades que Nietzsche introduz nesse projeto clássico da intelectualidade alemã ao pensar a cultura grega a partir da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Herzog, Benno, and Francesc J. Hernàndez. "AXEL HONNETH E O RENASCIMENTO DA TEORIA CRÍTICA." Revista Ideação 1, no. 36 (April 30, 2018): 101. http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i36.3150.

Full text
Abstract:
A obra de Axel Honneth está entre as mais exigentes da filosofia social contemporânea. Nela, ele busca vincular a filosofia com as ciências empíricas para elaborar uma teoria crítica do reconhecimento. Este artigo oferece uma introdução crítica ao pensamento do autor alemão com todos seus problemas e questões não resolvidos. Apresenta as diferentes etapas de Honneth, desde sua crítica à Escola de Frankfurt, passando pelo desenvolvimento de sua Teoria do Reconhecimento, até a dedicação, na atualidade, a instituições sociais nas quais acredita ter encontrado um ponto de referência de institucionalização do reconhecimento. Mostra-se como Honneth tenta reatualizar a ideia da crítica e da “transcendência intramundana”, ou “crítica imanente”, e superar o déficitsociológico das primeiras duas gerações da Escola de Frankfurt. Não obstante, também se enuncia uma série de problemas vinculados tanto com a imanência quanto com a transcendência da crítica e com a aplicabilidade de sua teoria à investigação empírica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha Martins, António. "Linguagem, Retorica e Filosofia no Renascimento, Leonel Ribeiro dos Santos." Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 12, no. 24 (2004): 217–23. http://dx.doi.org/10.5840/philosophica2004122410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos, Manoel. "As escolas e o ressurgir da filosofia no Renascimento Carolíngio." Filosofia e Educação 10, no. 2 (October 15, 2018): 249–63. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v10i2.8651092.

Full text
Abstract:
Com o fim do Império Romano, a estrutura educacional foi abalada. A religião cristã foi capaz de preservar a tradição da antiguidade. Pouco a pouco uma nova civilização vai surgindo, erguendo-se a partir de três bases: a cultura romana subsistente, o impacto dos bárbaros e a religião cristã. No reino dos francos, Carlos Magno faz renascer a cultura, através de sua aliança com a Igreja. Surgem novas escolas e há uma retomada das artes liberais; a dialética, particularmente, será a base para a retomada dos debates filosóficos, mesmo inseridos em polêmicas teológicas, tais como a discussão em torno da predestinação divina que colocou em lados opostos Godescalco e Scoto Eriúgena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Batista, Gustavo Araújo. "A educação segundo a perspectiva de montaigne no âmbito do renascimento." Acta Scientiarum. Education 38, no. 4 (September 14, 2016): 365. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.26518.

Full text
Abstract:
A filosofia de Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral, pois, segundo ele, sendo impossível a aquisição do conhecimento definitivo ou inquestionável, restaria apenas a busca incessante por algo que seja, ao menos, um pouco mais confiável ou provável, da mesma forma que seria imperativo educar o indivíduo para uma conduta virtuosa e implacável no cumprimento do dever. O objetivo deste artigo, justificado pela necessidade de aproximar a filosofia e a educação, é esboçar os tópicos principais do pensamento de Montaigne, para apresentar um panorama geral da sua filosofia, assim como das suas ideias sobre educação, tratando-se do contexto histórico ao qual pertence (Renascimento), assim como da sua obra magna (Ensaios). Como resultado, demonstra-se que o cepticismo intelectual e o estoicismo moral de Montaigne permanecem como alertas contra possíveis enganos, equívocos, erros ou ilusões causados por concepções que não fazem questionar até que ponto o saber é confiável, do mesmo modo que fazem ignorar a importância da formação da conduta humana. Espera-se que estas considerações acerca das ideias filosóficas e educacionais de Montaigne possam suscitar reflexões sobre a fundamentação teórica da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bellini, Lígia. "Medicina e saber erudito em Portugal no Renascimento." Estudos Ibero-Americanos 27, no. 1 (December 31, 2001): 43. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2001.1.24511.

Full text
Abstract:
Procura-se, no artigo, traçar um quadro geral das principais influências no saber médico em Portugal, nos começos da época moderna. São focalizados os escritos e atividades de estudiosos que se graduaram e lecionavam em universidades, nos cursos de medicina, e atendiam a uma clientela de elite. A medicina portuguesa é abordada como parte de um contexto intelectual mais amplo, incluindo as principais disciplinas acadêmicas do período (filosofia, teologia, direito, medicina e literatura) e os países europeus que recebiam e produziam obras sobre as mesmas. Entre as questões exploradas, estão a de como essas influências intelectuais encontram-se combinadas nos tratados médicos; em que ambiente social e institucional isto ocorreu; e de que formas acontecimentos nesse contexto afetaram o conhecimento e a formação médicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Filosofia do renascimento"

1

Espírito, Santo Ruy Cézar do. "Renascimento do Sagrado na educação." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252645.

Full text
Abstract:
Orientador: Newton Aquiles von Zuben
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-23T13:44:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EspiritoSanto_RuyCezardo_D.pdf: 10489908 bytes, checksum: 7f9bfeffd5468749117f7193c2ba8f0b (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Busquei nesse trabalho refletir sobre o Sentido da Educação. Sentido além do obter diplomas ou somar informações. Sentido que nos conduz ao que denominei de "Renascimento do Sagrado", como sugerido na qualificação. Na verdade, cada um dos seis capítulos está rigorosamente interligado aos demais, pois escrever a respeito do sagrado será, em primeiro lugar, falar da totalidade da Vida, seguindo-se (não necessariamente nessa ordem) a questão da nossa "ignorância" inevitável diante do tema ou o "saber que nada sabemos". Em seguida falar da eternidade do tempo, o "Khairós", referido pelos gregos clássicos. Na seqüência tratar do Sentido e do Significado, buscando apoio em Jung, com seu conceito de sincronicidade. Tratar ainda das permanentes transformações do universo e o lugar do ser humano como entidade autoconsciente e capaz de autotransformação para finalmente finalizar com a convergência de todos esses aspectos, no que seria o "Renascimento do Sagrado na Educação". Acreditando profundamente na linguagem poética, utilizada largamente nesta Tese, trago também a este resumo, uma poesia que melhor define o trabalho desenvolvido
Doutorado
Filosofia da Educação
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Lucas da Silva. "Homem e mundo: ambiguidade e renascimento." Universidade Federal da Paraí­ba, 2005. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/5629.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 949476 bytes, checksum: a13820fb3f17f067691e49478b5cdf8d (MD5) Previous issue date: 2005-03-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This paper discusses an understanding of the idea of ambiguity present in the minds of men in Renaissance beginnings of modernity. Such an interpretation developed a reflection on the concept of ambiguity by referring to how men perceive relations individual / community during this historical period. A reference fundamental analysis of these relationships developed in this study will consider how men understood the logic of self-determination in a destination which would only accentuate the unfolding of modernity. This discussion has sought to build on a heuristic approach between the classical and Renaissance culture, justifying the fact that the Renaissance was placed as representatives of a culture that had perished. With this attitude could think as men of the Renaissance welcomed the values of classical culture.
O presente trabalho discute uma compreensão da ideia de ambigüidade presente nas mentalidades dos homens renascentistas nos começos da modernidade. Tal interpretação desenvolveu uma reflexão sobre o conceito de ambigüidade fazendo referência à maneira como os homens percebiam as relações indivíduo/comunidade durante tal período histórico. Uma referência fundamental de análise dessas relações desenvolvidas nesse estudo foi pensar á maneira como os homens compreendiam o destino numa lógica de autodeterminação que só iria se acentuar com o desenrolar da modernidade. Essa discussão procurou se construir a partir de uma atitude heurística entre a cultura clássica e a renascentista, justificando o fato de que os renascentistas se colocavam como representantes de uma cultura que havia perecido. Com esta atitude foi possível pensar como os homens do Renascimento recepcionaram os valores da cultura clássica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Daniel William da Silva. "Machiavelli e Castiglione: reflexos do Speculum Princeps no apogeu do renascimento." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11823.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T17:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel William da Silva Santos.pdf: 736281 bytes, checksum: 32a148fafc696dad08ac576fdcd21ed7 (MD5) Previous issue date: 2009-09-30
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
The present research seeks to investigate the disparity reasons that comes out between Il Principe, of Niccolò Machiavelli, and the Book Fourth by Il Cortegiano, of Baldassare Castiglione, which is about the indicated behavior for the governing class that is looking for possession and power exercise; a fact that put such books inside the same literature genres Speculum Princeps. This kind of genre also constitute a object of study through which it s possible to point out the reasons why, even having a common origin, the referred books end different perspectives for giving advices to the governing class. So, this distinction seems to be based on the different interpretations of theoretical elements among those that articulate in Speculum Princeps genre since The Old Age. Therefore, as this research intends to point out, what is created among the thoughts expressed by Machiavelli and Castiglione isn t a rupture, as its particularities would suggest, but a tension, due to the confront that these works allow to see certain contiguity
A presente pesquisa busca investigar as razões das disparidades que afloram do confronto entre Il Principe, de Niccolò Machiavelli, e o Livro Quarto de Il Cortegiano, de Baldassare Castiglione, no que concerne à conduta indicada aos governantes com vistas à posse e exercício do poder; fator em virtude do qual tais obras inscrevem-se igualmente no interior do gênero literário Speculum Princeps. Esse gênero, por seu turno, também constitui objeto de análise, por meio da qual é possível evidenciar as razões pelas quais, mesmo possuindo uma ascendência comum, as referidas obras encerram perspectivas distintas quanto ao aconselhamento dos governantes. Com efeito, tal distinção parece fundar-se nas diferentes interpretações dos elementos teóricos que se articulam na história do gênero Speculum Princeps desde a Antiguidade. Portanto, como o estudo ora empreendido pretende mostrar, o que se engendra entre as reflexões expressas por Machiavelli e Castiglione não é uma ruptura, como suas particularidades poderiam sugerir, senão uma tensão, posto que o cotejo de suas obras permite vislumbrar certa contiguidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Rafael Salatini de. "Relações internacionais na filosofia política moderna (séculos XVI-XVIII)." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-10022010-172235/.

Full text
Abstract:
A tese apresenta um estudo analítico do tema das relações internacionais no âmbito da filosofia política moderna, entre os séculos XVI e XVIII, destacando-se seus temas recorrentes: a guerra e a paz. Analisam-se os pensadores políticos do Renascimento, em especial Maquiavel, e do jusnaturalismo moderno, em especial Kant.
The thesis presents an analytical study of the international relations theme in the modern political philosophy, between centuries XVI and XVIII, detaching its retracing themes: the war and the peace. It analyses the political thinkers of Renaissance, especially Machiavelli, and of modern jusnaturalism, especially Kant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pereira, Renato Fagundes. "A ciência na historiografia do Renascimento: de Jacob Burckhardt a Alexandre Koyré." Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2997.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2014-09-03T18:43:57Z No. of bitstreams: 2 Renato_Fagundes_Pereira1.pdf: 1047292 bytes, checksum: fabc31b42b910d519bbf6788f80918dd (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-03T18:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Renato_Fagundes_Pereira1.pdf: 1047292 bytes, checksum: fabc31b42b910d519bbf6788f80918dd (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2013-08-19
The present study has the proposal to analyze the way in which the birth of modern science was articulated within Renaissance’s historiography, particularly the relationship between science, philosophical thought and the various forms of writing history of thought in the first half of twentieth century. The first part we analyze the debate between Burckhardt and Cassirer and theirs interpretive differences. In the second we analyze a set of fundamental interpretations: from scientific Renaissance to absence of science in the very Renaissance. By studying this historiographical route we intend to think over the peculiarity of Alexandre Koyré’s interpretation and historiography of thought.
O presente estudo tem como propósito analisar o modo como o nascimento da ciência moderna foi articulado no interior da historiografia do Renascimento e particularmente a relação entre a ciência, o pensamento filosófico e as diversas formas de escrita da história do pensamento na primeira metade do século XX. Na primeira parte, analisamos o debate entre Burckhardt e Cassirer e suas diferenças interpretativas. Na segunda analisamos um conjunto de interpretações fundamentais: do Renascimento científico até a inexistência de ciência no Renascimento. Pretendemos, por meio do estudo desse percurso historiográfico, refletir sobre a singularidade da interpretação e da historiografia do pensamento de Alexandre Koyré.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins, Leonardo Tavares. "O corpo e o sagrado : o renascimento do sagrado atraves do discurso da corporeidade." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274952.

Full text
Abstract:
Orientador: Wagner Wey Moreira
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Made available in DSpace on 2018-08-03T15:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Martins_LeonardoTavares_M.pdf: 4596322 bytes, checksum: 027b178335469e4e8ab91b2a8f6154b6 (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: No mundo contemporâneo, o corpo tem sido tratado sob diferentes perspectivas, que vão desde a redução da totalidade corporal, até a percepção de que o conceito de corpo é complexo e sistêmico. O discurso da corporeidade parece ostentar a preocupação por ver o corpo de forma a superar uma visão reducionista de corpo. Assim, podemos identificar no discurso da corporeidade, um componente que faz entender o corpo para além dos limites impostos pelo mecanicismo, pelas instituições, pela lei da causa e efeito. Este componente nos permite compreender que a redução da distância entre matéria e espírito é aproximar-se do Todo Corporal. Ao corpo, é dada a possibilidade de criar, de sonhar, de relacionar-se com o Eterno e Infinito. Corpo e Sagrado não estão, desta forma, distantes. A partir destas reflexões, utilizamos o referencial teórico da Análise de Discurso para identificar as aproximações entre o discurso da corporeidade e o significado da busca pelo sagrado. A conclusão deste trabalho propõe que, para a compreensão do Todo Corporal, é necessário superar a redução do corpo matéria, aceitando que a abertura à transcendência pode remeter, também, a um retomo ao sagrado
Abstract: In the contemporary world, the body has been approached from different perspectives, ranging from the reduction ofthe corporal totality, to the perception that the body concept is complex and systemic. Speech on the body seems to show the concern with seeing the body in a way to overcome a reductionist vision of it. Thus, one can identify in the speech on the body, a component that takes the understanding of the body beyond the limits imposed by the mechanicism, by the institutions and by the law of cause and effect. This component allows us to understand that reducing the distance between matter and spirit is approaching the Body as a Whole. The body gets the possibility of creating, of dreaming, of getting linked with the Eternal and the Infinite. The Body and the Sacred are not, thus, distant. Departing from these reflections, we used the referencial of the Analysis of Speeeh theory to identify the links between the speeeh on the body and the meaning of the seareh for the saered. As a eonclusion, this paper proposes that, for the understanding of the Body as a Whole, it is necessary to overeome the reduction of the body to matter, aeeepting that the opening to the transeendent ean send, too, to a retum to the saered.
Mestrado
Pedagogia do Movimento
Mestre em Educação Física
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ciappina, Isabel Adelorada. "O uso das fontes filosóficas/literárias para o ensino do renascimento no ensino médio." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6548.

Full text
Abstract:
Submitted by JÚLIO HEBER SILVA (julioheber@yahoo.com.br) on 2016-11-22T18:56:50Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Isabel Adelorada Ciappina - 2016.pdf: 8586414 bytes, checksum: a6cf18895da4c8727267aa619d96a7f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Silva (jtas29@gmail.com) on 2016-11-30T15:45:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Isabel Adelorada Ciappina - 2016.pdf: 8586414 bytes, checksum: a6cf18895da4c8727267aa619d96a7f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-30T15:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Isabel Adelorada Ciappina - 2016.pdf: 8586414 bytes, checksum: a6cf18895da4c8727267aa619d96a7f6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-10-28
There are different debate about the history teaching that runs through decade the thread, inside them find debate as of Rusen (2007) in connection the teaching methodology and objective of teach history. The subject comes since the teacher‟s formation in the university, until your insertion in the class, with incorporation attempt the research made university in the pedagogic-didactic action for that no distances, serving as complementation form of theory with practice. The way that contributes very with approximation is the proposal by Bittencourt (2011) that mentions the utilization differents languages and source in the history teaching in the classroom, such as the use of literary fountain, for to bring the students of history contents. Therefore, a focus this research is in teach method through of using of literary fountain, in order to make it more attractive for students. Other teach focus is in the formation history thought of renaissance by humanists, contained in the proposed documents for analysis, in the workshops. The problems that move this research are: How to right the use literary fountain the history teaching? Because students are motivated to study history in high school? How to teach renaissance for high school students? Which this humanist thought in the “introduction” of the following works: Madness praise of Erasmo of Rotterdam, Utopia of Thomas More and The prince of Maquiavel? This study it embases in the notion of historic conscience of Rusen (2007), us estudy of didactic made for Bittencour (2011) and until didactic relations with practice teaching of Fonseca (2003). Besides, it supplement with the practice of workshops for to test the functionally of teaching method proposal the long of research. Arriving the conclusion that to approach literary fountain in the history teaching to turn the lessons more interesting keeping attention of students and proposing more participation them in the classroom, stimulating your reasoning and critical sense about of renaissance.
Existem diversos debates sobre o ensino de história, que perpassam décadas a fio, dentre eles encontram-se discussões como as de Rüsen (2007), em relação à metodologia de ensino e ao objetivo de se estudar história. Esses assuntos vêm desde a formação do professor, na universidade, até a sua inserção na sala de aula, com a tentativa de incorporar as pesquisas feitas na universidade nas ações didático-pedagógicas, para que não se distanciem, servindo como forma de complementação da teoria com a prática. Uma maneira que contribui muito com essa aproximação é a proposta por Bittencourt (2011), que menciona a utilização de diferentes linguagens e fontes no ensino de história em sala de aula, como o uso de fontes literárias, para aproximar os alunos dos conteúdos de história. Por isso, um dos focos desta pesquisa está no método de ensino através do uso de fontes literárias, no intuito de torná-lo mais atrativo para os alunos. Outro foco de estudo está na formação do pensamento histórico do Renascimento, pelos humanistas, contidas nos documentos propostos para a análise, nas oficinas. Os problemas que movem esta pesquisa são: Como adequar o uso de fontes literárias ao ensino de História? Porque os alunos se encontram desmotivados ao estudar História no Ensino Médio? Como ensinar o Renascimento para alunos do Ensino Médio? Qual o pensamento humanista presente na “introdução” das seguintes obras: Elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam, Utopia de Thomas More e O Príncipe de Maquiavel? Este estudo se embasa na noção de consciência histórica de Rüsen (2007), nos estudos de didática feitos por Bittencourt (2011) e ainda nas relações de didática com prática de ensino de Fonseca (2003). Além disto, se complementa com a prática de oficinas para testar a funcionalidade do método de ensino, proposto ao longo da pesquisa. Chega-se a conclusão que abordar fontes literárias, do Renascimento no ensino de história, torna as aulas mais interessantes e prendem mais a atenção dos alunos proporcionando maior participação destes, em sala de aula, estimulando seus raciocínios e senso crítico a respeito do Renascimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Marcio Rony Queiroz de. "Nietzsche e a sombra de Aristófanes." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1777.

Full text
Abstract:
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Lobjectif de cette dissertation ne sagit que de la recherche à propos de la relation Aristophane/Nietzsche dans le période pre-bayreuthienne qui comprendre Socrate et la Tragédie, La Naissance de la Tragédie et Wagner à Bayreuth. Alors, au lieu décrire un texte prolixe, jai choisi dexposer cette relation en nemployent que de trois problèmes assez célèbres dans La Naissance de la Tragédie cest à dire: Le Problème du Choeur Tragique; La Tschandalisation du Esprit et Le Socratisme dArte. Jai conçu que dans ces trois problèmes puisse se manifester laquelle ascendénce spirituelle de Aristophane sur Nietzsche et quelle ne deviendrait encore plus claire sétaite présentée aux méthodes traditionnels. Cette dissertation encore explore le mystère qui reside caché à la disparition de Aristophane du sein de la literature nietzschienne on doit regarder que tout sest passé justaprès du scandale de Bayreuth.
O objetivo dessa dissertação não poderia ser outro senão aquele de investigar a relação Aristófanes/Nietzsche no período pré-bayreuthiano que compreende Os Escritos Preparatórios, O Nascimento da Tragédia e Wagner em Bayreuth. Eis que, ao invés de expor essa relação através dum texto prolixo, optei por selecionar apenas três problemas presentes em O Nascimento da Tragédia: O Problema do Coro Trágico; A Tschandalização do Espírito e O Socratismo da Arte. Concebo que nessa tríade de problemas aquela ascendência de Aristófanes sobre Nietzsche se mostre bem mais cintilante do que se fosse apresentada por vias normais. Essa dissertação também explora o mistério que reside detrás do desaparecimento de Aristófanes da literatura nietzschiana isso justo depois do escândalo de Bayreuth.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Ana Isabel Correia. "Pedagogia, retórica escolar e génese do discurso literário no Renascimento : uma leitura da Collectanea Moralis Philosophiae de Frei Luis de Granada." Doctoral thesis, [do autor], 2013. http://hdl.handle.net/10316/23222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marin, Marcelo de Paola. "O Horizonte Político de Guicciardini: entre Maquiavel e Giannotti." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20097.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-05-15T16:27:03Z No. of bitstreams: 1 Marcelo de Paola Marin.pdf: 1216206 bytes, checksum: c09bdf7ef73aa11569c4dc9a811136ea (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-15T16:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo de Paola Marin.pdf: 1216206 bytes, checksum: c09bdf7ef73aa11569c4dc9a811136ea (MD5) Previous issue date: 2017-05-05
This thesis aims at presenting Francesco Guicciardini and the importance of his works to the Political Philosophy, starting from the thinker´s life, political path, influence and works. Throughout the thesis, we will analyze the political components of Guicciardini´s works, concepts and practice as well as their intersections with the works of other contemporary thinkers, who had the Florentine Policy as their object of study. Above all, the objective of this thesis is to learn about the Guicciardini’s analysis and its conceptual elements, which contributed to the understanding of the political fact and its social and institutional mechanisms. Based on the works of Francesco Guicciardini, the present thesis aims at revealing the way politics must be performed in the republican context, by recognizing, as role models, the political thinkers' reflections on the Florentine Republic in the fifteenth and sixteenth centuries, the citizenship exercise and the preservation of common good. We particularly focus on the thoughts of Francesco Guicciardini, an attentive reader of both the political works of his time and of the classical antiquity, who analyzes the time when he lived as an intellectual and a "man of political praxis". His works enable a better understanding of Machiavel´s political thought, as Guicciardini had the privilege to follow Machiavel and share ideas with him. In an original manner, the political work of Guicciardini becomes extremely relevant to the Contemporary Political Philosophy, once it talks about issues which are also found in the Florentine Secretary´s works. This enables a qualified study of the Republicanism within the Florentine Civic Humanism
Partindo da vida, trajetória política, influências e obra de Francesco Guicciardini, esta tese visa apresentar este pensador em seu tempo, bem como a importância de sua obra para a Filosofia Política. Ao longo da tese, serão analisados os componentes políticos da obra de Guicciardini, conceitos e práticas, assim como intersecções com as obras de pensadores de sua contemporaneidade que tinham como objeto de estudo a política florentina. Sobretudo, esta tese busca conhecer a análise guicciardiniana e seus elementos conceituais, que contribuíram para a compreensão do fato político e seus mecanismos sociais e institucionais. Com base na obra de Francesco Guicciardini, a presente tese pretende explicitar o modo como a política deve ser exercida no contexto republicano, tendo como modelo as reflexões que pensadores políticos escreveram sobre a república florentina nos séculos XV e XVI, o exercício da cidadania e a preservação do bem comum. Debruçando-se, em especial, no pensamento de Francesco Guicciardini, leitor atento das obras políticas de seu tempo e da antiguidade clássica, que produziu uma obra privilegiada, pois analisa o seu período como intelectual e “homem de práxis política”, portanto, sua a obra possibilita o aprofundamento do ideário político de Maquiavel, o qual recebe tratamento crítico de alguém que, de maneira privilegiada, acompanhou e discutiu essas ideias com o próprio Maquiavel. De maneira original, a obra política de Guicciardini passa a ter grande relevância para a Filosofia Política contemporânea, pois compartilha de temas comuns à obra do secretário florentino, propiciando um estudo qualificado sobretudo da temática republicana dentro do Humanismo Cívico florentino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Filosofia do renascimento"

1

Santos, Leonel Ribeiro dos. Linguagem, retórica e filosofia no renascimento. Lisboa: Edições Colibri, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cassirer, Ernst. Indivíduo e cosmos na filosofia do Renascimento. S=o Paulo: Martins Fontes, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Roger-Vasselin, Bruno, traducteur, éditeur intellectuel de compilation, ed. Essais: Extraits : édition "bilingue" contenant l'intégralité des Essais I, 31 (Des cannibales) et III, 6 (Des coches). Paris: Hachette Livre, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Frank, Lestringant, ed. Le Brésil de Montaigne: Le Nouveau Monde des Essais (1580-1592). Paris: Chandeigne, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim. Three books of occult philosophy. London: Chthonios, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim. Three books of occult philosophy: The foundation book of western occultism ; translated by James Freake ; edited and annotated by Donald Tyson. St. Paul, Minn: Llewellyn Publications, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nettesheim, Heinrich Cornelius Agrippa von. Okkulʹtnai︠a︡ filosofii︠a︡. [Moskva: Zolotoĭ vek, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nettesheim, Heinrich Cornelius Agrippa von. De occulta philosophia: Drei Bücher über die Magie. Nördlingen: F. Greno, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim. Three books of occult philosophy. Hastings: Chthonios, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim. Three books of occult philosophy. St. Paul, MN, U.S.A: Llewellyn, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Filosofia do renascimento"

1

Cardoso, Sergio. "Sobre a civilização do renascimento." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 17–34. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinto, Fabrina Magalhães. "A cidade ideal no Quattrocento: uma análise da Laudatio Florentinae Urbis, de Leonardo Bruni." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 61–90. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bombassaro, Luiz Carlos. "Giordano Bruno, universo infinito e finitude humana." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 255–74. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marcondes, Danilo. "Apresentação." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 1–8. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pancera, Carlo Gabriel Kszan. "Cosmologia em Maquiavel?" In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 183–200. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Theobaldo, Maria Cristina. "Sêneca, Montaigne e a utilidade dos saberes." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 201–28. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Angelini, Annarita. "O humanismo da palavra: rabelais e o discurso do homo ridens." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 229–54. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Omodeo, Pietro Daniel. "Cosmologia e ética no tempo de Giordano Bruno." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 275–307. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Falcão, Luís. "Os usos de stato e umori em O príncipe: uma leitura a partir de Gennaro Sasso." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 163–200. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Molinari, Jonathan. "As leis do cosmos e a liberdade do homem: Giovanni Pico Della Mirandola e Leon Batista Alberti." In Filosofia, política e cosmologia: ensaios sobre o renascimento, 35–60. Editora UFABC, 2017. http://dx.doi.org/10.7476/9788568576939.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography