To see the other types of publications on this topic, follow the link: Filosofia e educação.

Journal articles on the topic 'Filosofia e educação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Filosofia e educação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kalsing, Rejane Schaefer. "Filosofia e Filosofia da Educação." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 4, no. 7 (2011): 4. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v4e720114-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garcia, Mariana Da Silva, and Robson Simplicio de Sousa. "A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ." Revista Dynamis 27, no. 1 (2021): 115. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136.

Full text
Abstract:
Apresentamos um estudo acerca da formação filosófica em Licenciaturas em Química no Paraná. Fundamentados pela Filosofia da Educação em Ciências – integração da Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência e em como estas influenciam a Educação em Ciências – investigamos Universidades e Institutos Federais e Universidades Estaduais e identificamos 27 cursos. 25 possuem algum componente curricular de interesse. Mapeamos os municípios do Paraná, instituições e componentes curriculares vinculados às filosofias. A maioria dos cursos superou o negligenciamento à Filosofia na formação de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Arias, Valéria, and Geraldo Balduino Horn. "Educação Filosófica: Método e Recepção." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, no. 35 (2018): 23–37. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n35.pp23-37.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga e problematiza a categoria método filosófico. Procura entender a relação entre o modus operandi da filosofia e da educação filosófica a partir de uma perspectiva teórica marxista. Trata-se de uma interpretação ontológica dos sentidos gerais do método e da forma como se dá o entendimento acerca da produção e da reprodução do conhecimento filosófico. Duas questões são consideradas centrais na análise proposta: (a) qualquer recepção filosófica só é possível no horizonte da epistemologia própria da filosofia e, com isso, descartam-se, de antemão, o “empiricismo filosófico” e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Medeiros, Emanuel Oliveira. "Filosofia da Educação e Ensino da Filosofia." Trilhas Filosóficas 12, no. 2 (2020): 89–100. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v12i2.289.

Full text
Abstract:
A Filosofia da Educação é, por excelência, uma área e disciplina fundamental para uma reflexão, sistemática e fundamentada, para suscitar e desenvolver uma reflexão e análise sobre a Educação e os Sistemas Educativos, formais ou não formais, mas sempre contextos educativos e formativos. A Educação ao Longo da Vida exige saber pensar – e meditar - em dinâmicas de enraizamento do verbo viver e da coexistência. A Filosofia é – deve ser – formativa. Só assim encontra o seu sentido na e para a vida das pessoas, nas instituições e para os Estados. O ensino da Filosofia, para ser questionante e probl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Valentin, Ismael Forte. "Apresentação." Páginas de Filosofia 8, no. 1-2 (2019): 1. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v8n1-2p1-2.

Full text
Abstract:
Com o tema: Filosofia da Educação: é possível educação sem filosofar? O Curso de Filosofia da Metodista promoveu a Semana da Filosofia 2019. A proposta foi articular pressupostos e referenciais filosóficos e sua interface com a educação. Além disso, identificar a relação necessária entre essas duas áreas fundamentais para a formação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matos, Junot Cornélio. "Educação, filosofia e dialogicidade." Trilhas Filosóficas 12, no. 1 (2019): 45–60. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v12i1.24.

Full text
Abstract:
Resumo: O texto foca na questão da educação em sua interface com a filosofia visando a indagar sobre a dialogicidade fundamental aos processos educativos. Inicia propondo um contexto de fala para, em seguida, discutir dimensões antropológicas a serem consideradas na educação. Para tanto, convida Paulo Freire para o debate discutindo suas concepções de homem e mundo problematizando a categoria diálogo em seu pensamento. Finalmente, aborda a questão da filosofia e seu ensino vislumbrando o cenário do filosofar em sala de aula.
 Palavras-chave: Filosofia. Diálogo. Antropologia.
 
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santana, Genildo Firmino, and José Carvalho. "Poesia, filosofia e educação." Trilhas Filosóficas 12, no. 1 (2019): 203–20. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v12i1.32.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo pretende-se trabalhar o triálogo entre a Poesia, a Filosofia e a Educação numa perspectiva pedagógica e filosófica partindo-se do princípio de que a comunicação entre as áreas do saber favorece a relação ensino-aprendizagem. A Poesia, mais precisamente o cordel, pode ser utilizada como ferramenta pedagógica em várias áreas do ensino, como também pode ser propícia ao Ensino de Filosofia nos anos do Ensino Fundamental e Médio. A relação entre as três pode ser, metodologicamente, um contributo ao ensino no sentido de linguagem e método possíveis de aplicabilidade no processo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, M. F. "Gramsci, filosofia e educação." Praxis Educativa 8, no. 1 (2013): 13–40. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.8i1.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Andrade, Flávio Rovani de. "FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E LITERATURA:." Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), no. 16 (October 11, 2011): 48–60. http://dx.doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4439.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo expor a perspectiva do amor ao belo no diálogo de Sócrates, em O Banquete de Platão, confrontando-o com A Morte em Veneza, de Thomas Mann, e tomando a decadência da personagem Gustav Von Aschenbach como contraponto ao ideal ascendente presente no diálogo socrático. Passa-se da análise/descrição da obra platônica à obra manniana, mostrando a irônica ligação entre ambas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bolzani Filho, Roberto. "Educação socrática." Filosofia e Educação 9, no. 1 (2017): 81. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v9i1.8648420.

Full text
Abstract:
Este texto pretende apresentar e comentar as principais características da filosofia socrática, tal como elaborada em diálogos platônicos, que permitem compreender em que sentido essa filosofia pode ser vista como uma forma de ensino e aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

NASCIMENTO (UFBa), Carlos Eduardo Gomes. "ANTON WILHELM AMO: FILÓSOFO NEGRO NO ILUMINISMO E A DESCOLONIZAÇÃO DA FILOSOFIA NAS ESCOLAS." Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia 10, no. 24 (2018): 179–95. http://dx.doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.12.p179.

Full text
Abstract:
O artigo propõe uma reflexão sobre a educação e a filosofia no ensino médio, analisando o contexto histórico da obra do filósofo negro, Anton Wilhelm Amo. Nascido na África, no início do século XVIII, Amo, ainda criança, foi entregue como presente a nobres europeus. Educado no contexto do Iluminismo, tornou-se filósofo e professor em Universidades alemãs. A história e a filosofia de Amo continuam desconhecidas de muitos docentes de filosofia do ensino médio e superior, raramente contada aos jovens estudantes. O texto busca provocar: em que sentido a presença de Amo, na história da filosofia, r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

GOMES, MATHEUS DOS REIS. "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DIALÓGICA E O ENSINO DE FILOSOFIA." Notandum, no. 51 (October 18, 2019): 111–26. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.vi51.48715.

Full text
Abstract:
RESUMOA Investigação Dialógica (I.D.) é uma metodologia de ensino de filosofia que adota uma abordagem sobre a epistemologia fenomenológica como Weltanschauung a partir da educação e da autonomia do aluno vis-à-vis a aquisição de aprendizagem e do filosofar como realização de um ato perante à existência. Criada pelo filósofo e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juarez Gomes Sofiste, este artigo analisa o método da I.D. com a premissa da resposta metodológica educacional exposta frente à problemática do ensino mecanicista de aprendizagem na contemporaneidade, ao concluir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cunha, Ivan Ferreira da. "John Dewey, Filosofia da Ciência e Filosofia da Educação." Filosofia e Educação 7, no. 2 (2015): 123. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v7i2.8637551.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a relação entre filosofia da ciência e filosofia da educação a partir do texto de John Dewey Unity of Science as a Social Problem. Dewey propõe que o problema da unidade da ciência seja trabalhado de um ponto de vista não apenas epistemológico, mas também social. Isso é porque nosso entendimento sobre a ciência influencia a educação. A proposta de Dewey é discutida em relação às considerações de filósofos da ciência recentes, como Peter Galison e Paul Feyerabend, de que a ciência não deve ser concebida como um todo unificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Gislene A. Silva. "Introdução à filosofia da educação." EccoS – Revista Científica 11, no. 1 (2009): 283–86. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1599.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gabioneta, Robson. "Raízes da Filosofia da Educação." Filosofia e Educação 7, no. 3 (2015): 170. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v7i3.8642035.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Furtado, Rita Márcia Magalhães, Renata Pereira Lima Aspis, and Sônia Campaner Miguel Ferrari. "Filosofia e Imagens e Educação." Filosofia e Educação 8, no. 1 (2016): 1. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i1.8643688.

Full text
Abstract:
Num mundo onde tudo se tornou imagem, parece da maior importância investigar filosoficamente as conexões entre imagens e educação. As imagens-marketing, compondo desejos capturados por um capitalismo que já traz prontos os mundos e seus sentidos, assumiram o status de arte e impregnam tudo - os sentidos, os raciocínios, a imaginação… elas educam. Ora, se é mesmo assim, interessa investigar as relações possíveis entre filosofia e imagem e educação. É o que propõe este dossiê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pinto, Tarcísio Jorge Santos. "Filosofia e Educação em Bergson." Educação em Foco 20, no. 2 (2016): 231. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v20n220152929.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o intuito de refletir em que sentido o pensamento de Henri Bergson se apresenta como original e revolucionário diante da tradição filosófico-científica de sua época a partir da criação do conceito de duração. Além disto, deseja ressaltar a importância do método da intuição em sua filosofia e alguns dos seus principais desdobramentos, especialmente no campo da educação. A partir daí, procura discutir, em conclusão, em que sentido a filosofia bergsoniana continua sendo capaz de trazer importantes contribuições para a reflexão de algumas questões de nosso tempo, iluminando-a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Santos, Jair de Oliveira. "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MÉDICA: INTERPRETAÇÃO DA PRAXIS." Revista Brasileira de Educação Médica 10, no. 2 (1986): 82–86. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v10.2-004.

Full text
Abstract:
Resumo: O autor estabelece uma visão compreensiva da educação médica mediante uma abordagem filosófica. Situa as posições filosóficas fundamentais e, a seguir, as filosofias de educação delas derivadas. Analisa as origens filosóficas positivistas do Relatório Flexner. Coteja a praxis da atual educação médica com os princípios que caracterizam cada uma das correntes da Filosofia da Educação hodiernas, concluindo que tal praxis adota posição eclética e que o mais importante não é a predominância desta ou daquela corrente, mas, sim, que a educação médica seja humanista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Pereira, Geraldo Adriano Emery. "O ENSINO MÉDIO E A FILOSOFIA:." Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), no. 16 (October 11, 2011): 61–70. http://dx.doi.org/10.26512/resafe.v0i16.4440.

Full text
Abstract:
O texto apresenta um série de provocações diante da situação de obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio da educação brasileira. A grande questão levantada é sobre a própria identidade da filosofia e do filosofar no ensino médio. A tensão entre a reflexão viva da filosofia e a tradição fica expressa na conturbada construção do lugar da filosofia no ensino médio brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Martinazzo, Celso José. "A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivo." Educação e Filosofia 31, no. 61 (2017): 345–68. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

José Martinazzo, Celso. "A filosofia e a filosofia da educação em elo recursivo." Educação e Filosofia 31, no. 61 (2017): 345–68. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n61a2017-p345a368.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva de Oliveira, Wanderlei Da. "Educação sem filosofar Uma não-impossibilidade que interessa a quem?" Páginas de Filosofia 8, no. 1-2 (2020): 45. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v8n1-2p45-54.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objeto de reflexão o tema da II Semana de Filosofia da Metodista: “Filosofia e Educação: é possível educação sem filosofar?”. Seu objetivo principal é apresentar alguns pressupostos que poderiam sustentar ao menos duas respostas possíveis à questão presente no tema: uma negativa e outra afirmativa. Por meio de uma revisão bibliográfica, analisaremos os três principais termos que compõem o tema: a) “possível”, a partir do seu significado nominal e suas definições conceituais, priorizando a que o compreende como não-impossível; b) “educação”, apontando não apenas noções ampl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ferreira, Wanderley Jose. "Ensinar e aprender Filosofia num contexto de morte do desejo de filosofar." Filosofia e Educação 3, no. 1 (2011): 336–51. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v3i1.8635484.

Full text
Abstract:
Reflexão sobre as condições constitutivas do desejo de filosofar e a morte da filosofia na sociedade atual, apontando para os limites e possibilidades da própria Filosofia. Procura-se determinar, ainda, as possíveis contribuições da Filosofia para a Educação e de que forma repercute no ensino e no aprendizado da mesma a morte do desejo de filosofar. Conclui-se, procurando-se estabelecer quais as exigências que se colocariam à própria Filosofia para que seu ensino não degenere em mera erudição e repetição idiotizante de conceitos, frases feitas e sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sbizera, Carmem Lúcia Giacomeli Aoki, and Carla Viana Dendasck. "Filosofia e sociologia da educação contemporânea." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 03, no. 05 (2019): 05–14. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/filosofia-e-sociologia.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Leal, Rayane. "La importancia de la filosofía latinoamericana en proyectos interdisciplinares." Intuitio 12, no. 2 (2019): 34371. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4012.2019.2.34371.

Full text
Abstract:
El objetivo de ese artículo es proponer, a través de pesquisa teórica bibliográfica, una reflexión sobre la relevancia de la filosofía latinoamericana dentro de proyectos interdisciplinares de modo que promueva una formación cultural e histórica que abarque la diversidad de América Latina sobre todo con un mirar crítico frente a nuestra literatura, procesos culturales e históricos. En una pesquisa con foco en la enseñanza de filosofía en el espacio escolar a partir del análisis de los Parámetros Curriculares Nacionales de Brasil y los materiales didácticos cedidos por el gobierno federal. Post
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Kohan, Walter Omar. "Três lições de filosofia da educação." Educação & Sociedade 24, no. 82 (2003): 221–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302003000100012.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca pensar o valorde O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pela qual pode questionar-se que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficame
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dos Santos, Cláudio Ferreira. "A disciplina filosofia na educação escolar." Cadernos de Pós-graduação 5, no. 1 (2009): 151–58. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v5n1.1852.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Carvalho, Adalberto Dias de. "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE EDUCATIVA." Revista Margens Interdisciplinar 2, no. 3 (2016): 11. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v2i3.2982.

Full text
Abstract:
A partir da problématica dos direitos humanos e de uma educação para a contemporaneidade, aqui entendida como um espaço antropológico do saber, o presente texto discute a importância, para a educação, da salvaguarda e promoção do estatuto e papel das utopias filosóficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Valle, Lílian do. "Castoriadis: uma filosofia para a educação." Educação & Sociedade 29, no. 103 (2008): 493–513. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302008000200010.

Full text
Abstract:
Há muitos tipos de filosofia, muitos estilos de praticá-la e muitas razões pelas quais a convocamos, quando se trata de falar das coisas humanas. No livro I da Ética a Nicômaco, Aristóteles afirma - contra o que fora, durante toda a existência, o principal objeto de busca de seu mestre - que a investigação que lhe interessa é aquela que trata do que é acessível e praticável pelos humanos. Ora, esse tipo de filosofia, que me parece ser a única digna da educação, é definitivamente a que praticou Cornelius Castoriadis. Assim, a filosofia foi insistentemente descrita, na obra do autor, como interr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santiago, Homero, and Fernando Bonadia De Oliveira. "ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO." Cadernos Espinosanos, no. 43 (December 29, 2020): 15–53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir ativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pagotto-Euzebio, M. S. "Filosofia como Experiência e como Educação." Páginas de Filosofia 7, no. 1 (2015): 59–70. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v7n1p59-70.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Paula Ramos de. "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS SOMBRIOS." Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), no. 26 (July 12, 2016): 1–2. http://dx.doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gabioneta, Robson. "Ensino de Filosofia na educação infantil." Filosofia e Educação 8, no. 2 (2016): 254. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v8i2.8645919.

Full text
Abstract:
Neste texto relato minha experiência de um pouco mais de um mês como professor de Filosofia para o ensino infantil (alunos de 2 a 6 anos) de um colégio particular de Campinas. Entre os parâmetros que me guiaram, destaco o autoconhecimento, que constituiu o primeiro bloco de aulas no qual trabalhei. Com essa preocupação, escolhi alguns textos da história da Filosofia, entre eles a Apologia e o Alcebíades de Platão e a Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Omelczuk, Fernanda, Giovana Scareli, and Priscila Fernandes. "TRAVESSIAS ENTRE IMAGENS, EDUCAÇÃO E FILOSOFIA." Linha Mestra, no. 33 (December 4, 2020): 3–7. http://dx.doi.org/10.34112/1980-9026a2017n33p3-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Melo, José Joaquim Melo Pereira. "A EDUCAÇÃO SENEQUIANA." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 21, no. 41 (2008): 61–87. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v21n41a2007-254.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como preocupação fazer algumas reflexões
 sobre o conceito de educação de Sêneca. A educação, para esse
 pensador, consistia na subordinação das tendências instintivas à 
 razão, e a condição fundamental para essa sujeição era o
 conhecimento de si mesmo. Isto implica que, em sua concepção, o
 processo formativo tinha um caráter de auto-educação, cujos
 princípios fundamentais eram a moral, a virtude, a liberdade, a
 sabedoria e a filosofia. Assim, o pensamento de Sêneca deve ser
 abordado segundo dois eixos condutores significati
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Moraes, Luana Aparecida, and Beatriz Gomes Nadal. "Educação anarquista: contribuições para a escola e uma educação autêntica." Revista HISTEDBR On-line 17, no. 4 (2017): 1078–95. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651241.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta pesquisa que tematizou a educação anarquista diante das contribuições que esta filosofia política pode trazer à educação e à escola, já que a educação em nossa sociedade é, em grande parte, institucionalizada. Utilizando-se de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, a pesquisa teve como objetivos: conhecer os princípios da filosofia anarquista relacionando-os à educação libertária; estudar duas experiências libertárias em educação desenvolvidas no século XX: a Escola Moderna de Barcelona (Espanha,1901-1906) e a Comunidade-Escola La Ruche (França, 1904-1917); e identifi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli, Robson Stigar, and Vanessa Roberta Massambani Ruthes. "Educação Filosófica e Responsabilidade Social do Ensino de Filosofia em Tempos de Golpe na Educação." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, no. 35 (2018): 99–116. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n35.pp99-116.

Full text
Abstract:
O artigo trata da responsabilidade social do ensino de filosofia na formação ética da cidadania dos estudantes do ensino médio. Para tal busca-se analisar o ensino de filosofia no Brasil após a redemocratização do país, destacando avanços e conquistas, bem como o atual status quo. Realizase ainda uma retrospectiva histórica acerca da gênese da filosofia e suas diversas etimologias e como estas influenciam na compreensão do papel da filosofia na formação crítica do cidadão. Apresentam-se as possibilidades formativas de sujeitos críticos por meio da filosofia e sua contribuição para a reflexão é
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Kalsing, Rejane Schaefer. "Notas sobre filosofia da educação e filosofia da história em Kant." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 1, no. 2 (2008): 164. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v1e22008164-175.

Full text
Abstract:
Sobre a pedagogia, mais conhecida obra do filósofo Immanuel Kant sobre o tema educação, é muitas vezes considerada uma obra do suposto período de senilidade do filósofo, por ter sido publicada um ano antes de sua morte, em 1803. Porém, percebem‐se nela certas idéias que ocorrem também em sua filosofia da história, como, por exemplo, Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita e Início conjectural da história humana. Essas idéias são, entre outras, a evolução do ser humano da animalidade à humanidade; o fato de o ser humano não poder utilizar somente o instinto, necessitand
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Fazanaro Vieira, Sérgio Eduardo. "A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE." Basilíade - Revista de Filosofia 2, no. 3 (2020): 9–17. http://dx.doi.org/10.35357/2596-092x.v2n3p9-17/2020.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a concepção de filosofia como maneira(s) de viver, desenvolvida por Pierre Hadot, ao investigar a filosofia antiga e suas escolas filosóficas. Ao analisar a Antiguidade, o historiador e filósofo entende que os discursos filosóficos correm o risco de serem ambíguos se não fizerem parte de uma vida filosófica ou de um modo de vida que se pode caracterizar como filosófico. Apesar da diversidade do pensamento filosófico na Antiguidade, o discurso filosófico participa efetivamente do modo de vida, e a escolha de vida do filósofo determina seu discurso. A filosofia, nessa perspect
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lorieri, Marcos Antônio, and Rodrigo Barboza Dos Santos. "Criticidade e educação filosófica de crianças e jovens." Dialogia, no. 22 (November 6, 2015): 229–42. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n22.5759.

Full text
Abstract:
texto parte de afirmao, nem sempre aceita, de que o ensino de filosofia propicia o desenvolvimento da criticidade. Na verdade o que no aceita a firmao de que somente o ensino de filosofia contribui para este desenvolvimento. Tem como objetivo tecer consideraes sobre a posio de que, efetivamente certo ensino de filosofia auxilia no desenvolvimento da criticidade e apresentar argumentos a favor da contribuio do ensino de filosofia nesta direo, ainda que no seja sua exclusividade. Nesta direo traz entendimentos sobre filosofia, sobre ensino de filosofia, sobre pensamento crtico e criticidade, con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Da Costa Almeida, Davi. "Educação e Filosofia para além dos processos de domesticação e bestialização dos indivíduos." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 34, no. 71 (2021): 765–87. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v34n71a2020-50193.

Full text
Abstract:
Educação e filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos
 Resumo: O presente artigo traça um paralelo entre a educação, a ética e o ensino de filosofia para além dos processos de domesticação e de bestialização dos indivíduos na contemporaneidade. Tal problemática tem seu ponto de partida com a crise do humanismo que afeta toda a estrutura educacional. Dentro deste contexto da crise do humanismo podemos nos perguntar: qual é a função da escola desde as suas origens no século XVIII até os dias de hoje? Portanto, o objetivo deste trabalho é pensar os pr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Iskandar, Jamil Ibrahim, and Maria Rute Leal. "SOBRE POSITIVISMO E EDUCAÇÃO." Revista Diálogo Educacional 3, no. 7 (2002): 89. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v3i7.4897.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a educação segundo a filosofia positivista e, particularmente, baseado no pensamento de Comte. Faz-se uma abordagem inicial como ambiência a respeito do surgimento da filosofia positivista. Em seguida são apresentados, os itens “positivismo e educação”, “o positivismo e a escola”, “positivismo na educação brasileira” e, para finalizar, há uma tomada de posição quanto à educação segundo os critérios positivistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gallo, Sílvio. "Filosofia da educação no Brasil do século xx: da crítica ao conceito." EccoS – Revista Científica 9, no. 2 (2008): 261–84. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1083.

Full text
Abstract:
Neste artigo, propõe-se traçar um mapa da constituição do campo disciplinar Filosofia da Educação no Brasil, especialmente entre as décadas de 1970 e 2000. Em seguida, dedica-se a repensar a Filosofia da Educação a partir da noção de Filosofia proposta por Deleuze e Guattari, que a identificam como atividade de criação de conceitos. Critica as noções correntes no Brasil, que compreendem a Filosofia da Educação como “reflexão sobre problemas educacionais” ou como um dos “fundamentos da Educação”, propondo uma Filosofia da Educação criativa que exercite a formação conceitual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Da Rosa, Mauricio Bueno, and Rosana Silva De Moura. "Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação." Griot : Revista de Filosofia 20, no. 1 (2020): 217–27. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1351.

Full text
Abstract:
Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão sobre pedagogia e sua cientificidade possível, tendo como contexto o c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mendonça, Samuel, and Mariana Baruco Machado Andraus. "Políticas públicas em educação: ensino de artes e de filosofia em educação inclusiva." ETD - Educação Temática Digital 18, no. 1 (2016): 3. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634868.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir as políticas públicas de inclusão na perspectiva do ensino de Artes e de Filosofia. Do ponto de vista do método foi realizada uma revisão de literatura na base Scielo utilizando-se unitermos que viessem a favorecer os achados pertinentes à investigação, configurando-se um levantamento das produções acadêmicas a respeito do ensino de Artes e de Filosofia em educação inclusiva. Concluiu-se que ainda são poucas as publicações contemplando a temática de interesse do estudo, justificando-se a necessidade de seu desenvolvimento na medida em que as disciplinas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Mantovani, José Pascoal. "Filosofia e educação: crítica foucaultiana Por vias epistemológicas da filosofia da Resistência." Páginas de Filosofia 8, no. 1-2 (2020): 69. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v8n1-2p69-77.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objeto de pesquisa o tema da filosofia e educação, bem como a idiossincrasia destes dois tópicos. Como objetivo geral deste trabalho, espera-se apresentar caminhos epistemológicos relacionados a filosofia da Educação a partir da constituição da subjetividade do filósofo francês Michel Foucault (2018). Os objetivos específicos serão: (i) apresentar a relação indissociável entre filosofia e educação a partir de contribuições kantianas (1996) e de Adorno (2014); (ii) destacar a dimensão da subjetividade em Foucault (2018) e sua abordagem sobre a constituição do sujeito que tr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Ezir George, and Ferdinand Röhr. "FENOMENOLOGIA DA EDUCAÇÃO NUMA ERA DE TÉCNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO." Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), no. 30 (November 16, 2019): 75–90. http://dx.doi.org/10.26512/resafe.vi30.28243.

Full text
Abstract:
A pesquisa em torno do pensamento filosófico de Gabriel Marcel inscreve-se nos discursos sobre Filosofia, Educação e Tecnologias da Informação. Consiste em examinar a interação entre os fenômenos estáveis e instáveis da relação dialética entre as tecnologias da informação e as estruturas da vida interpessoal do sujeito educando, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência e da Filosofia da Esperança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Mota, Fernanda Antônia Barbosa da, and Heraldo Aparecido Silva. "Histórias em quadrinhos e o ensino de filosofia da educação." REVISTA INTERSABERES 15, no. 36 (2020): 645–58. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v15i36.1961.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o uso de histórias em quadrinhos no ensino de filosofia da educação. Inicialmente, o estudo foca na breve descrição dos elementos constituintes das histórias em quadrinhos infantis e a sua relevância para o campo educacional. Em seguida, a partir da descrição de algumas experiências realizadas em sala de aula, apresentamos algumas possibilidades de uso dos quadrinhos da Turma do Xaxado, de Antonio Cedraz e Calvin e Hobbes, de Bill Watterson para o ensino de filosofia da educação. A fundamentação teórica b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Muraro, Darcísio Natal. "Filosofia da experiência e formação humana para John Dewey." Perspectiva 35, no. 2 (2017): 522–45. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2017v35n2p522.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é investigar a concepção de filosofia e sua relação com a formação humana no pensamento de John Dewey. O trabalho visou à análise dos conceitos nas principais obras do autor e seus intérpretes, analisando a reconstrução da filosofia como filosofia da experiência ancorada no método genético, experimental, reflexivo, crítico e criativo. A filosofia da experiência se contrapõe aos dualismos e às filosofias expectadoras do conhecimento, que mantêm a divisão social em classes. O papel da filosofia da experiência é o de racionalizar pela investigação as possibilidades da ex
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Filho, Augusto Gonçalves, and João Rodrigues Pinto. "Filosofia, Lógica e Democracia no Contexto da Educação." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 03, no. 12 (2019): 05–12. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/filosofia-logica.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!