To see the other types of publications on this topic, follow the link: Filosofia e epistemologia da educação.

Journal articles on the topic 'Filosofia e epistemologia da educação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Filosofia e epistemologia da educação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Lara, Tiago Adão. "Filosofia e Filosofia da Educação." Educação e Filosofia 2, no. 3 (2009): 15–24. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v2n3a1987-2068.

Full text
Abstract:
Existe um enfoque filosófico da educação, responsável por um discurso correspondente, que tem sua especificidade própria. É sobre essa especificidade que pretendo refletir. A questão não é simples, porque não há acordo, hoje, sequer, sobre o que seja filosofia. Para muitos, a filosofia é etapa superada, na história da cultura humana. Não se pode mais pedir, a ela, soluções de caráter seguro. A ciência a substituiu, definitivamente. Outros atribuem um lugar à filosofia, como saber humano, mas restringem sua função à crítica do conhecimento, em geral, ou à crítica dos conhecimentos concretos exi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garcia, Mariana Da Silva, and Robson Simplicio de Sousa. "A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ." Revista Dynamis 27, no. 1 (2021): 115. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136.

Full text
Abstract:
Apresentamos um estudo acerca da formação filosófica em Licenciaturas em Química no Paraná. Fundamentados pela Filosofia da Educação em Ciências – integração da Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência e em como estas influenciam a Educação em Ciências – investigamos Universidades e Institutos Federais e Universidades Estaduais e identificamos 27 cursos. 25 possuem algum componente curricular de interesse. Mapeamos os municípios do Paraná, instituições e componentes curriculares vinculados às filosofias. A maioria dos cursos superou o negligenciamento à Filosofia na formação de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vergolino, Eduardo Barbosa. "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EPISTEMOLOGIAS E FILOSOFIAS." Cadernos Cajuína 4, no. 3 (2019): 186. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.317.

Full text
Abstract:
<p>Os desafios da educação escolar indígena são apresentados por muitos estudiosos, pesquisadores e indígenas como uma das inúmeras fontes de desigualdade social decorrente de um processo histórico e político-social que vem multiplicando uma série de barreiras nas quais a educação escolar indígena acaba por enfrentar. A educação escolar indígena além dos inúmeros desafios de adaptação, criação e fomento interno defrontam-se em seus inúmeros espaços físicos e tecidos sociais com uma série de provocações quanto as utilizações de suas Epistemologias e Filosofias próprias. O presente trabalh
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Uchôa, Bruno Henrique. "Epistemologia Analítica e Educação." Filosofia e Educação 4, no. 1 (2012): 177–200. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v4i1.8635443.

Full text
Abstract:
A filosofia da educação americana, de caráter pragmatista, sob a tutela de John Dewey, exerceu uma influência tal que ofuscou a contribuição analítica. Deve-se à tradição inglesa, forte desde os anos 1960, o fato de a filosofia analítica vir ganhando mais espaço no debate sobre educação. Contudo, mesmo dentro dessa tradição, as discussões epistemológicas parecem desconhecer o desenvolvimento registrado na segunda metade do século XX. Já é tempo de recuperar o atraso e olhar mais de perto as diretrizes que a epistemologia analítica contemporânea pode fornecer para pensar a educação e algumas de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Arias, Valéria, and Geraldo Balduino Horn. "Educação Filosófica: Método e Recepção." CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 13, no. 35 (2018): 23–37. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2018.vol13.n35.pp23-37.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga e problematiza a categoria método filosófico. Procura entender a relação entre o modus operandi da filosofia e da educação filosófica a partir de uma perspectiva teórica marxista. Trata-se de uma interpretação ontológica dos sentidos gerais do método e da forma como se dá o entendimento acerca da produção e da reprodução do conhecimento filosófico. Duas questões são consideradas centrais na análise proposta: (a) qualquer recepção filosófica só é possível no horizonte da epistemologia própria da filosofia e, com isso, descartam-se, de antemão, o “empiricismo filosófico” e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

GOMES, MATHEUS DOS REIS. "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DIALÓGICA E O ENSINO DE FILOSOFIA." Notandum, no. 51 (October 18, 2019): 111–26. http://dx.doi.org/10.4025/notandum.vi51.48715.

Full text
Abstract:
RESUMOA Investigação Dialógica (I.D.) é uma metodologia de ensino de filosofia que adota uma abordagem sobre a epistemologia fenomenológica como Weltanschauung a partir da educação e da autonomia do aluno vis-à-vis a aquisição de aprendizagem e do filosofar como realização de um ato perante à existência. Criada pelo filósofo e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juarez Gomes Sofiste, este artigo analisa o método da I.D. com a premissa da resposta metodológica educacional exposta frente à problemática do ensino mecanicista de aprendizagem na contemporaneidade, ao concluir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sánchez Gamboa, Silvio Ancizar, Márcia Chaves-Gamboa, and Régis Henrique dos Reis Silva. "As Reações aos Pós-modernismos." Filosofia e Educação 2, no. 2 (2010): 1–7. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v2i2.8635489.

Full text
Abstract:
A Revista Filosofia e Educação – Revista Digital do Grupo de Estudos e Pesquisas Paideia – abre um importante espaço para a publicação do dossiê intitulado Epistemologia e teorias da Educação: as reações aos pós-modernismos, que estampa as comunicações das mesas-redondas e os trabalhos apresentados no III Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação (EPISTED) e no IV Colóquio de Epistemologia da Educação Física, ambos realizados na Faculdade de Educação da Unicamp nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2008.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Christmann, Morgana, Carmen Rosane Segatto e Souza, and Sílvia Maria de Oliveira Pavão. "Epistemologia da pesquisa em Educação Especial." Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, no. 23 (September 5, 2020): 115–32. http://dx.doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7319.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é refletir sobre a pesquisa na educação especial, e com isto, contribuir para oalargamento epistemológico de futuras produções científicas. Este artigo tem como filosofia o métodofenomenológico e trata de uma pesquisa bibliográfica com base em artigos científicos, extraídos de periódicos daárea. O estudo reportou a necessidade de avançar nas pesquisas sobre a Educação Especial, superando asdiscussões sobre as dificuldades e ofertando enfoque às possibilidades. A Educação Especial por ser plural, ativa eem transformação, necessita de estudos qualificados e rigorosos do p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Paulo Vilhena, Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior, Daniana De Costa, and Alyne Maria Rosa de Araújo Dias. "Uma Filosofia da Educação Matemática numa perspectiva wittgensteiniana." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 24, no. 2 (2022): 147–79. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p147-179.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar reflexões, subsidiadas por elementos teórico-filosóficos, que apontam para um modo de ver uma Filosofia da Educação Matemática na perspectiva wittgensteiniana. Para tanto, mostraremos o caráter terapêutico da filosofia de Wittgenstein e a natureza do conhecimento matemático nesta perspectiva, apontando a epistemologia do uso e seus desdobramentos para o campo pedagógico. Desta forma, cumpre, de início, apresentar pontos importantes da Filosofia da Linguagem do período Clássico e do Medievo, o que permite compreender melhor a Filosofia da Linguagem de Wittgenstei
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mantovani, José Pascoal. "Filosofia e educação: crítica foucaultiana Por vias epistemológicas da filosofia da Resistência." Páginas de Filosofia 8, no. 1-2 (2020): 69. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v8n1-2p69-77.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objeto de pesquisa o tema da filosofia e educação, bem como a idiossincrasia destes dois tópicos. Como objetivo geral deste trabalho, espera-se apresentar caminhos epistemológicos relacionados a filosofia da Educação a partir da constituição da subjetividade do filósofo francês Michel Foucault (2018). Os objetivos específicos serão: (i) apresentar a relação indissociável entre filosofia e educação a partir de contribuições kantianas (1996) e de Adorno (2014); (ii) destacar a dimensão da subjetividade em Foucault (2018) e sua abordagem sobre a constituição do sujeito que tr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

De Paula Junior, Antonio Filogenio. "Filosofia Decolonial em diálogo epistêmico para educação." Comunicações 26, no. 3 (2019): 115. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n3p115-132.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa como a educação brasileira sofre ao longo do tempo o impacto de medidas governamentais que tentam submetê-la à condição de subserviência ao interesse político, no qual os valores socioeconômicos estabelecidos são sobrepostos aos valores que pensam a integridade humana. O pensamento dusseliano pautado na Filosofia da Libertação, uma filosofia da práxis contra a colonização, ao lado da pedagogia freiriana possibilitam a atualização da crítica referente à educação que também é alvo de um processo de colonização epistêmica, uma perspectiva em grande medida pautada no olhar de d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Trevisan, Amarildo Luiz. "Epistemologia da violência na educação no contexto da biopolítica contemporânea." Roteiro 43, no. 2 (2018): 561–82. http://dx.doi.org/10.18593/r.v43i2.13768.

Full text
Abstract:
Com este estudo visou-se analisar a questão da violência do ponto de vista da sua relação com a ausência da preocupação, na educação, em trabalhar com situações de conflito. Para isso, investigou-se a tese da complementaridade entre epistemologia e hermenêutica, a verdade que vem das tradições e os achados empíricos, como forma de tencionar alguns conceitos correntes na relação entre filosofia e educação. Além disso, preocupou-se em descobrir como a temática da violência aparece e se constitui ponto de referência às ações educativas contemporaneamente e como é possível fazer frente a esse cont
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Carlos Alberto Silva da, and Rosana Soares. "A filosofia da ancestralidade na educação das relações étnico-raciais nas universidades catarinenses." Perspectiva 38, no. 1 (2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e63249.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade de colocar a filosofia da ancestralidade como disciplina no ensino superior de Santa Catarina e no Sul do país, a exemplo do que já ocorre em algumas universidades públicas brasileiras. A filosofia da ancestralidade localiza-se no campo da educação comprometendo-se com a cultura afro-brasileira e com a educação das relações étnico-raciais. Além disso, encontra-se na encruzilhada teórica em que o centro é a filosofia africana e os caminhos possíveis de diálogo se abrem aos pensamentos filosóficos latino-americano, caribenho, europeu e a episte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo, Daniela Santini, and Adolfo Ramos Lamar. "Tendências teórico-metodológicas na pesquisa em educação: o caso do Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil." ETD - Educação Temática Digital 10, no. 1 (2009): 227. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v10i1.1025.

Full text
Abstract:
O principal objetivo da presente pesquisa consiste em abordar essas tendências na produção de Dissertações de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e fundamenta-se no estudo de 44 Dissertações de Mestrado em Educação da FURB relacionadas ao Ensino de Ciência, Filosofia e Epistemologia da Educação. Pode-se observar uma importante influência das perspectivas filosóficas de Paulo Freire e de Thomas S. Kuhn nas Dissertações que têm com foco a Filosofia e Epis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Marques, Ronualdo, Jerry Adriano Raimundo, and Claudia Regina Xavier. "Filosofia na/da Educação Ambiental: a complexidade das produções do primeiro quindênio do século XXI." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 36, no. 3 (2019): 24–42. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v36i3.9312.

Full text
Abstract:
A Educação Ambiental como temática transversal no ensino se integra a diversas concepções e abordagens para elucidar a sua relevância como caráter excepcional para buscar a solução dos problemas ambientais pós-moderno. Buscou-se compreender a relação da filosofia com a Educação Ambiental nos primeiros quinze anos do século XXI e como se caracteriza a filosofia na e da Educação Ambiental a partir dos tópicos clássicos: metafísica, epistemologia, ética, estética e lógica. Observou-se que os temas que relacionam a filosofia e a Educação Ambiental se constituindo como tendências foram: ensino, for
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Alonso, Luri Braga, Cleyton Ferreira de Souza, and Marcos Vinícius Ferreira Vilela. "Interdisciplinaridade: para além da Filosofia do Sujeito." Revista Educação e Políticas em Debate 11, no. 1 (2022): 494–501. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v11n1a2022-63479.

Full text
Abstract:
A obra coletiva Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito é uma coletânea de textos escritos por importantes estudiosos do campo da Filosofia, da Epistemologia e da Pedagogia, que se propõe a refletir sobre a relação entre educação e interdisciplinaridade. No decurso dos dez capítulos que compõem o livro, os estudiosos trazem importantes contribuições para a elaboração de uma concepção crítica de interdisciplinaridade. Essa nova visão se contrapõe à concepção hegemônica que, segundo os autores, se consubstancia na “filosofia do sujeito”, a qual tende a privilegiar a ação do suje
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mingori, Rodrigo Luis, Eduardo Nunes Jacondino, and Taiza Gabriela Zanatta Crestani. "DIFERENÇA E REPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO." Revista Missioneira 26, no. 2 (2024): 91–98. http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v26i2.1814.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar o horizonte epistemológico da ciência no ocidente o qual serve de base para o trabalho pedagógico nas escolas do Brasil. Com base na teoria pós-estruturalista, se servindo dos conceitos advindos da filosofia da diferença lançada por Nietzsche e muito presente no pensamento de Deleuze, nossa análise aponta para um problema basilar da epistemologia ocidental sugerindo uma linha de fuga para o fazer da educação escolar. É um trabalho de revisão teórica e análise epistemológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Aparecido Silva, Heraldo. "A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE RICHARD RORTY: EPISTEMOLOGIA, CONVERSAÇÃO, REDESCRIÇÕES, NARRATIVAS E AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO." Educação e Filosofia 26, no. 52 (2012): 509–26. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v26n52a2012-p509a526.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Aparecido Silva, Heraldo. "A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE RICHARD RORTY: EPISTEMOLOGIA, CONVERSAÇÃO, REDESCRIÇÕES, NARRATIVAS E AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO." Educação e Filosofia 26, no. 52 (2012): 509–26. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v26n52a2013-p509a526.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Soares, Maria Helena Silva. "O aspecto social das ciências e a defesa da educação: Uma leitura contemporânea da epistemologia histórica de Gaston Bachelard." Em Construção, no. 1 (May 9, 2017): 51–68. http://dx.doi.org/10.12957/emconstrucao.2017.28732.

Full text
Abstract:
DOI:10.12957/emconstrucao.2017.28124O presente artigo pretende abordar o aspecto social das ciências na epistemologia histórica de Bachelard por meio de sua defesa e valorização da educação. Esperamos responder por meio da defesa bachelardiana dos valores e da vocação científica às críticas que afirmam não ver em sua filosofia questões que ultrapassam o âmbito cognitivo da produção nas ciências. Para isso, realizamos uma análise comparada das contribuições filosóficas de Gaston Bachelard e da perspectiva dos Science Studies, a fim de apresentarmos os pontos de encontro e afastamento entre as d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Steuck, Eliane Renata, and Vilmar Alves Pereira. "PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA EPISTEMOLOGIA DA VIDA." Revista Contrapontos 20, no. 1 (2021): 147–63. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p147-163.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresentamos os modos de pensar descritos por Heidegger (2003) em diálogo com os modos de pensar do mundo andino (BERMUDEZ, 2016), para discutir elementos de uma ontoepistemologia ambiental (PEREIRA; FREIRE; SILVA, 2019) e que contribuam para uma pesquisa que pretende compreender as relações entre a filosofia, a felicidade e a Educação Ambiental. Os elementos identificados emergiram da escuta e se caracterizam por terem sido elaborados em diálogo com os interlocutores, a partir de narrativas na perspectiva hermenêutica, estando assim organizadas em três categorias: olhar, compree
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Vieira Amorim Franco, Maira, Rodrigo Franco de Souza, and Monique Vieira Amorim Bandeira. "Epistemologia e a formação de professores da Educação Básica: primeiras aproximações." Pesquisa e Ensino 3, no. 2 (2022): 74–89. http://dx.doi.org/10.53282/pqe.v3i2.954.

Full text
Abstract:
A epistemologia é o ramo da filosofia dedicado ao estudo da natureza, origem e limites do conhecimento humano. O campo da Formação de Professores historicamente tem sido marcado por avanços e retrocessos, que ao longo dos anos vem desencadeando enlaces contraditórios na área e, que, tem o professor como principal sujeito implicado pelas disputas políticas e ideológicas. A forma como os professores pensam e organizam seu trabalho pedagógico, com vistas aos processos de ensino e aprendizagem diz respeito à perspectiva epistemológica em que se sustenta sua formação – inicial e/ou continuada – e d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Galvão, Viviane Souza, and Ângela Castelo Branco. "Fonoaudiologia: epistemologia, implicações pedagógicas e educacionais." Ciência & Educação (Bauru) 11, no. 2 (2005): 235–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132005000200007.

Full text
Abstract:
Tendo em vista os atuais preceitos socioconstrutivistas da Ciência e da Educação em Ciências, neste estudo, o nosso objetivo foi analisar a vertente epistemológica em artigos científicos que tratam de "linguagem escrita". Para tanto, analisamos o conteúdo de seis desses artigos, baseando-nos em indicadores educacionais: concepções de ciência, de sujeito, de linguagem e de intervenção fonoaudiológica. A análise destas concepções, em seu conjunto, nos permitiu o enquadramento do conteúdo desses artigos em uma vertente epistemológica mais ou menos técnica ou humanista, lógico-positivista ou pós-p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Sanchez Gamboa, Silvio. "Educação e epistemologias." Filosofia e Educação 14, no. 1 (2022): 1–9. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8670073.

Full text
Abstract:
Apresentação do n.1 (2022) da Revista Filosfia e Educação, dedicado à temática Educação e epistemologias. A organização deste número temático contou com a colaboração do Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva da |Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A seleção de trabalhos inclui nove (9) artigos diretamente relacionados com a temática proposta e que compõem a seção do dossiê e seis (6) artigos da seção de fluxo contínuo da revista Filosofia e Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Campos, Marcus Vinícius Simões de, and Odilon José Roble. "PRELÚDIO PARA UMA FILOSOFIA DO JOGO: A DEFINIÇÃO DE BERNARD SUITS." Movimento (Porto Alegre) 27 (December 28, 2021): e27075. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.113927.

Full text
Abstract:
Parte-se do pressuposto de que o filósofo americano Bernard Suits é central para a filosofia do esporte, especialmente na literatura internacional. Sua extensa obra oferece uma teoria do Jogo original e ainda não explorada na Educação Física brasileira. Suits distingue o fenômeno Jogo (game) da experiência do jogar (play), além de propor uma definição analítica de Jogo que é aqui apresentada aos modos de um prelúdio de sua teoria. Discute-se que, do ponto de vista de uma filosofia analítica, avança-se na metafísica do Jogo, ou em uma efetiva filosofia do Jogo, quando mobilizamos a definição de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Roge Cavalcante da, and Gustavo Silva Saldanha. "Uma “impressão histórico-bibliográfica” sobre Comenius: da cultura à cultura impressa na obra comeniana." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 8, no. 1 (2017): 4. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p4-23.

Full text
Abstract:
Este estudo, orientado para a filosofia do livro e seu impacto no pensamento pedagógico de Comenius, integra o projeto “Epistemologia histórica do pensamento biblioteconômico-informacional: a trama da linguagem entre instituições, conceitos, artefatos e intersujeitos”, desenvolvido no contexto da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O recorte de pesquisa se aproxima dos debates sobre a fundamentação do campo informacional, porém explorando não apenas suas demandas filosóficas, mas incluindo dois eixos co-centrais: a) uma epistemologia histórica, intere
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Furlin, Marcelo, and José Pascoal Mantovani. "Contribuições Foucaultianas para a constituição formativa do sujeito." Cadernos de Educação 17, no. 34 (2018): 131. http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n34p131-147.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta a filosofia de Michel Foucault (VEIGA-NETO, 2004) aplicado à epistemologia da Educação, na inspiração de que os domínios focaultianos proporcionam instrumentais teóricos e práticos para a construção de um novo sujeito no processo formativo. Três são os objetivos do breve estudo: (i) apresentar, resumidamente, os domínios focaultianos (VEIGA-NETO, 2004) e sua relação com a formação do sujeito (REVEL, 2002); (ii) descrever os conceitos foucaultianos sobre subjetividade, filosofia e espiritualidade e (iii) articular algumas contribuições da Filosofia contemporânea. voltadas à p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Muraro, Darcisio Natal. "Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey." Pensando - Revista de Filosofia 10, no. 20 (2019): 42. http://dx.doi.org/10.26694/pensando.v10i20.8686.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, mente e corpo, espírito e matéria. Tais dualismos surge
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Carnio, Michel Pisa, and Marcos Cesar Danhoni Neves. "A epistemologia do pensamento autoritário na educação à luz da Teoria Crítica: contribuições e desafios." Revista Valore 3 (December 26, 2018): 130–39. http://dx.doi.org/10.22408/reva302018143130-139.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é componente de um projeto de pós-doutorado que tem como foco fazer análises do Projeto Escola Sem Partido a partir de referenciais que ajudam a caracterizar a personalidade autoritária. Por meio da apropriação das ideias de pensadores da Escola de Frankfurt, na interface entre filosofia da educação e psicanálise, este artigo visa sistematizar fundamentos epistemológicos para pesquisas voltadas ao pensamento autoritário na educação. Discutimos que a fragilidade do ego, somada à racionalidade instrumental da sociedade e a constituição familiar, resulta em projeções equivocad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fabian, Eloi Pedro Fabian. "FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA EXTENSÃO: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO FILOSÓFICO E ENRIQUECIMENTO METODOLÓGICO." Revista Extensão & Cidadania 8, no. 13 (2020): 7. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7095.

Full text
Abstract:
A formação continuada tem um potencial para contribuir na construção das condições necessárias para oferecer um ensino médio de qualidade e para a consolidação da função social desta etapa de ensino. Um dos objetivos do Curso de Licenciatura em Filosofia é formar profissionais qualificados para o magistério. Esta qualificação compreende a capacitação para a transmissão do legado da tradição filosófica, gosto pelo pensamento inovador, crítico, autônomo, habilitação para despertar os jovens para o pensamento lógico, sistemático e a reflexão. Conectado com esses propósitos, o Projeto de Extensão:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Junior, Oliveiros Dias, Fabiana Roberta Gonçalves e. Silva Hussein, and Juliano Camillo. "Filosofia da tecnologia na formação docente: implicações para a educação tecnológica." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 18, no. 7 (2025): e19101. https://doi.org/10.55905/revconv.18n.7-028.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa e exploratória sobre as contribuições da Filosofia da Tecnologia (FT) para a formação docente e o ensino tecnológico. Partindo do pressuposto de que a tecnologia não é neutra, enfatiza a necessidade de uma compreensão crítica e reflexiva que ultrapasse o uso instrumental dos artefatos tecnológicos. Fundamentado nas dimensões propostas por Mitcham (1994) — tecnologia como artefato, conhecimento, atividade e volição humana —, o estudo esclarece as especificidades epistemológicas da educação tecnológica, distinguindo-a da educação científica. Ao rela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Maria Silva, Francisca, Maria Cleude Barbosa do Nascimento, Maria Francisca da Silva, and Patrícia Macedo de Castro. "CONTRIBUIÇÕES DE ESPINOSA SOBRE AS EMOÇÕES QUE AFETAM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." Cadernos Cajuína 9, no. 1 (2024): e249132. http://dx.doi.org/10.52641/cadcajv9i1.199.

Full text
Abstract:
Para a pesquisa, utilizaram-se estudos bibliográficos, o estado da arte como técnica, o instrumento de coleta foi a base de dados na plataforma de periódicos Capes, com critérios de inclusão e exclusão no período de 2009 a 2023, sendo selecionados as revistas: Fractal: Revista de Psicologia, Revista Akrópolis, Umuarama e Revista Brasileira de Educação. Como objetivo geral discutir as contribuições da filosofia de Espinosa para a Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental e específico verificar as emoções que afetam o processo de Alfabetização Científica nos anos iniciais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dalbosco, Cláudio Almir, and Eldon Henrique Mühl. "Filosofia da educação e pesquisa educacional:." EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 34, no. 70 (2021): 251–77. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-49642.

Full text
Abstract:
Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional
 Resumo: O ensaio trata do problema da fragilidade teórica do campo investigativo educacional brasileiro e desenvolve a hipótese de que tal fragilidade deve-se ao fato da pesquisa educacional ter-se esquecido da pergunta pela validade de seu próprio conhecimento à medida que abandonou o diálogo crítico e criativo com a tradição. O texto apresenta, inicialmente, com base em Gatti, um diagnóstico da fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira. Na sequência, elenca e interpreta quatro fat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Caires, Bruno Florencia, Adriano Machado Lima, and Renan Gomes De Moura. "A REVOLUÇÃO 4.0 NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA." Revista Valore 4 (January 5, 2021): 150–56. http://dx.doi.org/10.22408/reva402019693150-156.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata-se da observação da epistemologia na sociedade de forma crescente, com objetivo de impulsionar a aprendizagem através da metodologia da Revolução 4.0. O tema abordado indaga os conhecimentos específicos de três áreas, sendo o papel da filosofia exaltar o senso crítico moral, em contra partida a educação introduz a racionalidade do aprender ético e por fim a tecnologia como um meio de comunicação avançada que engloba toda essa Revolução 4.0. O artigo possui o propósito de descrever e explicar como as disciplinas são aplicadas e interpretadas no ensino superior das instit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Saldanha, Gustavo Silva. "HUMANO INUMANO PÓS-HUMANO: o homem na, da e para a Ciência da Informação." PontodeAcesso 6, no. 3 (2013): 87. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v6i3.6148.

Full text
Abstract:
Fruto de investigações em torno da filosofia e da epistemologia da organização dos saberes, o trabalho discute o conceito de “homem” que é desenvolvido no debate contemporâneo e suas implicações no pensamento da Ciência da Informação. A análise toma como ponto de reflexão a dicotomia aparente colocada entre os domínios da Cultura & Educação e Ciência & Tecnologia. Para a reflexão filosófica, recorre-se às abordagens ocorrentes sobre a noção de “humanismo”, procurando atentar para a importância desta discussão no campo informacional. As principais vozes aqui trabalhadas são aquelas oriu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mesquita, Adriano Santos de, and Regina Célia Grando. "CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: A EPISTEMOLOGIA DE GÉRARD FOUREZ / SOCIAL CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: THE EPISTEMOLOGY OF GÉRARD FOUREZ." Revista Dynamis 27, no. 2 (2021): 43. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p43-58.

Full text
Abstract:
Neste artigo refletimos sobre a construção do conhecimento na perspectiva de Gérard Fourez, epistemólogo belga, estudioso de questões relativas à Epistemologia, à Ética e à Filosofia da Educação. Nosso objetivo é compreender o posicionamento epistemológico do autor e sua relação à Educação em Ciências. O percurso metodológico diz respeito à leitura e nossas reflexões relativas à parte da obra de Fourez, além de indicarmos contribuições para o ensino de ciências por meio de processos de tomadas de decisão possibilitadas pela alfabetização científica e tecnológica como objetivo da epistemologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Eduardo Nunes, Maria José Moraes Nunes, Rosangela Viera Batista, Mara Luane dos Santos Souza, Luciana Bastos Almeida, and Wilza Lemos Privado. "Entre tradições e rupturas: a história e filosofia da ciência na educação brasileira à luz da epistemologia de Bachelard." Cuadernos de Educación y Desarrollo 17, no. 7 (2025): e8821. https://doi.org/10.55905/cuadv17n7-022.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe uma análise crítica sobre a constituição do ensino de Ciências na educação brasileira, articulando a história e filosofia da ciência com os aportes da epistemologia bachelardiana. Parte-se da compreensão de que o percurso histórico do ensino científico no Brasil foi marcado por tensões entre tradições formativas, influenciadas por paradigmas religiosos e positivistas, e as rupturas epistemológicas necessárias à construção de uma prática educativa crítica e emancipatória. A partir de uma abordagem teórico-analítica, discutem-se os fundamentos históricos que estruturaram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Behm Goulart, Marceli, and Maria Tereza Carneiro Soares. "A Área de Ensino ou Área 46 da CAPES e suas relações com a Educação Matemática: um estudo a partir das linhas de pesquisa." Revista Diálogos em Educação Matemática 1, no. 1 (2022): e202201. https://doi.org/10.28998/redemat.v1i1.14457.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é identificar como se apresenta a Educação Matemática nos cursos de mestrado da Área 46 da CAPES, a partir da análise das linhas de pesquisa. A pesquisa natureza quantitativa, do tipo levantamento, analisou 67 documentos coletados da Plataforma Sucupira. As análises, que utilizaram-se de conceitos da estatística descritiva, revelaram: a pouca informação trazida pelas Áreas de Concentração; que a presença da Educação Matemática se dá em diferentes níveis da estrutura dos cursos; a homogeneidade bastante grande entre as temáticas mais frequentes (‘Formação de Professores’
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Velanes, David, and Elyana Barbosa. "A Educação entre obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais." Horizontes 39, no. 1 (2021): e021047. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1254.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é refletir acerca da noção de obstáculo epistemológico, de Gaston Bachelard, e o conceito de vícios intelectuais, de Quassim Cassam, face ao contexto educacional. Para tanto, utilizamos, além das ideias dos dois filósofos, a análise de Velanes (2020), em seu artigo Obstáculos epistemológicos e vícios intelectuais, para quem os dois conceitos são complementares, na medida em que eles se referem a aspectos psicológicos de um sujeito epistêmico. Dessa maneira, este trabalho evidencia de que forma esses dois conceitos contribuem no entendimento do problema da construção d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Becker, Fernando, and Ricardo Fernandes Pátaro. "Discussões sobre a epistemologia do trabalho docente – Fernando Becker." Revista Educação e Linguagens 1, no. 1 (2020): 9–22. http://dx.doi.org/10.33871/22386084.2012.1.1.9-22.

Full text
Abstract:
O debate a respeito dos desafios da aprendizagem humana é especialmente importante para a formação docente e para se discutir a escola. Perguntas como “O que significa aprender e como se aprende?” ajudaram a compor várias críticas a concepções de aprendizagem baseadas em epistemologias empiristas e aprioristas, que simplificam a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, ainda é possível encontrar escolas que desenvolvem práticas didáticopedagógicas baseadas nessas epistemologias. Por que isso ocorre? Em parte, devido à dificuldade de se efetivar mudanças epistemológicas n
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos Júnior, Francisco Joatan Freitas, Francisco Felipe de Aguiar Pinheiro, and Joilson Silva de Sousa. "“Escola sem partido” e alternativas para uma escola democrática no Brasil." Revista HISTEDBR On-line 23 (April 27, 2023): e023007. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668320.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as propostas educacionais do movimento “Escola sem Partido” e indica alternativas para uma escola democrática no Brasil. O objetivo é apontar as inconsistências teórico-pedagógicas das propostas do movimento “Escola sem Partido”, confrontando-as com as ideias de uma educação popular e democrática, no contexto histórico-político nacional. Parte-se da hipótese de que as propostas do ESP têm fundamentos de natureza autoritária, antidemocrática e anticientífica, beirando o totalitarismo. Adota-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e a análise documental com uma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

LOPES, Claudemira Vieira Gusmão. "O que Fomos (África Pré-Colonial)? O que Fizeram de nós (Colonialismo)? O que Poderemos Voltar a Vir a Ser (Educação para a Descolonização dos Saberes)?" INTERRITÓRIOS 6, no. 12 (2020): 280. http://dx.doi.org/10.33052/inter.v6i12.249001.

Full text
Abstract:
RESUMONesta entrevista o mestre e professor Jayro Pereira de Jesus afirma que os negros e indígenas foram atravessados por um processo de enviesamento perpetrado pelo colonialismo. Dentre tantos prejuízos que o projeto colonial nos causou, ressalta a dualidade incrustrada dentro de cada um de nós. Desfazer e descolonizar nosso pensamento requer o exercício de outro projeto de escola, no qual a noção de ancestralidade é fundamental para promover a unidade de negros e negras na diáspora. Afirma também não podemos mais viver de concessões, caso da Lei 10.639. Precisamos de um projeto de educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Santos Júnior, Marcos Borges dos. "REFLEXÕES ACERCA DA LEI 10.639/03: ENTRE O SUJEITO E A EDUCAÇÃO." Revista Interinstitucional Artes de Educar 9, no. 2 (2023): 348–63. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2023.71487.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo debater os desdobramentos acerca da lei 10.639/03 nas escolas ponderando a educação da população negra brasileira no século XX, a complexidade da noção de sujeito e a promoção de produções pedagógicas na área da história e cultura afro-brasileira e africana a fim de promover e expor novas possibilidades na luta antirracista. Então a construção deste artigo orientasse por uma reflexão filosófica que abrange temas como filosofia, educação e comunicação como ponto de partida para debater as produções africanas e afrodiaspóricas. A motivação para a construção do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva, Marcio José, and Dr Renan Antônio da Silva. "A EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE E O GRITO POR LIBERTAÇÃO." Espirales - revista para a integração da América Latina e Caribe 9, no. 1 (2025): 1–13. https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-4.

Full text
Abstract:
O artigo considera como fio condutor a obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire publicada no Brasil há cinquenta anos. Analisa questões relacionadas às práticas educativas e relações humanas, tendo como objetivo explicar que a educação deve produzir liberdade e emancipação. Contextualiza o momento histórico da América Latina no século XX e suas múltiplas ditaduras. Considera a temática educacional, sua crise e dilemas, correlacionando com o momento político e social atual do Brasil. Expõe o pensamento de Freire permeado por conceitos da Filosofia ao ponto de se inferir que ele trabalhou a ed
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barroso, Marco Antonio, and Tarcísio Jorge Santos Pinto. "Bachelard: a aprendizagem científica como ruptura." Educação em Perspectiva 8, no. 2 (2017): 232–49. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.855.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem por objetivo relacionar a proposta epistemológica desenvolvida por Gaston Bachelard à sua ideia de progresso da ciência e de educação científica, fundamentando-se em uma leitura monográfica da obra do filósofo francês. Logo, o presente trabalho procura refletir sobre as contribuições da epistemologia bachelardiana à educação em geral e particularmente para o ensino de ciências em sua relação com a formação de professores. Em suas referências primárias o trabalho tem, como foco principal, a leitura do livro A formação do espírito científico, obra em que o pensador desenv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ribeiro, Vilma, and Viviane Cristina Cândido. "Contribuições de Edgar Morin para uma educação transdisciplinar em saúde." Poliética. Revista de Ética e Filosofia Política 9, no. 2 (2021): 265–87. http://dx.doi.org/10.23925/politica.v9i2.56851.

Full text
Abstract:
Considerando a atual situação de pandemia mundial, causada pelo coronavírus, na qual presenciamos a convocação dos profissionais da saúde para além de suas áreas técnicas, dando origem a uma demanda humana em todas as suas dimensões e, a partir desse cenário, a necessidade exposta de melhor refletir acerca da formação dos profissionais de saúde para o enfrentamento de situações difíceis na prática do cuidado e assistência, o presente trabalho buscou refletir sobre quais saberes estariam em questão e a possibilidade de uma transdisciplinaridade na Educação em Saúde, a partir do pensamento de Ed
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rinque, Jeane Adre. "A Experiência do ensino de filosofia feminista com uma perspectiva decolonial na educação popular em Florianópolis (SC)." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 6 (January 20, 2021): 158–70. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2020v6.p158.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente proposta é apresentar a experiência de educação popular no âmbito do Projeto Educação Comunitário INTEGRAR, fundado em 2011 em Florianópolis, uma iniciativa de professoras(os) voluntários reunidos com o propósito de uma educação consciente, crítica e cidadã junto a populações de periferia. O objetivo é uma prática de ensino de filosofia que introduz conceitos filosóficos também abordados por filósofas, dentro do programa das aulas na grade geral de ensino do projeto. A finalidade é dar visibilidade a filósofas e suas teorias, bem como analisar e recontar através de uma g
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Sá, Jonivan de. "A noção de racionalismo aplicado na obra de Gastón Bachelard." Griot : Revista de Filosofia 17, no. 1 (2018): 134–53. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.804.

Full text
Abstract:
O seguinte trabalho buscará revisitar a noção de racionalismo aplicado na obra epistemológica de Gaston Bachelard. Mais precisamente, analisar separadamente os elementos que constituem tal noção, inserida no livro de mesmo nome. Nesse sentido, explorará elementos como: filosofia dialogada, racionalismos regionais, vigilância intelectual de si, dentre outros, tendo em vista contribuir para os debates acerca da relevância da obra epistemológica do autor, assim como, para os debates em epistemologia histórica, de uma forma ampla. O trabalho ainda inclui proposições pontuais acerca da construção d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Queiroz, Gloria Regina Pessoa Campello. "Reflexões Teóricas sobre a Interdisciplinaridade na Pesquisa em Ensino de Física: da Epistemologia Genética de Piaget à interação com a Educação em Direitos Humanos." Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, no. 1 (November 30, 2022): e71032. http://dx.doi.org/10.12957/impacto.2022.71032.

Full text
Abstract:
As reflexões teóricas apresentadas nesse artigo trazem elementos da história profissional de componentes de um Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências nos últimos quarenta anos, no que diz respeito ao direcionamento construtivista que incorporou os direitos humanos ao ensino, à pesquisa e à extensão nos temas abordados. Nessa trajetória destacamos a presença interdisciplinar entre o Ensino das Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia, com outras áreas, inicialmente a Psicologia, a História, a Filosofia, a Pedagogia a Epistemologia, e mais recentemente acrescentando interações dialógic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Trevisan, Amarildo Luiz, Catia Piccolo Viero Devechi, and Evandro Dotto Dias. "Avaliação da avaliação da pós-graduação em educação do Brasil: quanta verdade é suportável?" Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 18, no. 2 (2013): 373–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772013000200008.

Full text
Abstract:
O sistema de avaliação dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil vem sofrendo muitos questionamentos desde a sua origem. São muitas controvérsias que apontam para a queda no argumento de que tal sistema se justifica pela busca da excelência. Por trás desse discurso aparentemente convincente, escondem-se os seus efeitos ao longo dos últimos 40 anos: a grande concentração dos programas nas regiões centro-sul do país, tanto em nível de quantidade quanto de qualidade, além da desconsideração com a avaliação dos alunos pelo sistema. Diante disso têm-se levantado diversas dúvidas, entre e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!