To see the other types of publications on this topic, follow the link: Finos de carvão.

Journal articles on the topic 'Finos de carvão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Finos de carvão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Conjo, Manuel Pastor Francisco. "PRODUÇÃO DE BRIQUETES COM RECURSO AOS RESÍDUOS RESULTANTES DA PRODUÇÃO FLORESTAL (FINOS DE CARVÃO E PAPEL)." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 4 (2021): 675–92. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.996.

Full text
Abstract:
O carvão vegetal é um material altamente friável quando submetido ao impacto, parte se transforma em finos, fato considerado um problema para a maioria dos sistemas produtivos. Por outro lado, encontramos o papel descartado em várias atividades, figurando-se também como um grande problema ambiental. Assim, este estudo teve como objetivo produzir briquetes utilizando finos de carvão vegetal agregados ao papel para fins energéticos utilizando uma metodologia simples, acessível ao uso pelas comunidades mais carenciadas. Os finos de carvão e papel foram agregados de forma manual, com recurso a materiais simples de fácil acesso, água para ensopar o papel transformando-o em massa, uma tabua e taco pata triturar os finos, luvas de látex e lona sintética para secagem. Constatou-se que os finos de carvão vegetal agregados a massa de papel num processo de compactação manual, apresentam uma boa eficiência para o uso doméstico e outros, uma vez que detém poder calorifico e a sua combustão é estável. Esses resultados demostraram que os finos de carvão vegetal e papel possuem potencial para produção de briquetes e posterior utilização energética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Delatorre, Fabíola Martins, Gabriela Fontes Mayrinck Cupertino, Alfredo José dos Santos Junior, Álison Moreira da Silva, Ananias Francisco Dias Júnior, and Maria Paula Reggiane Silveira. "Insights acerca do uso de finos de carvão vegetal para geração de bioenergia." AGROPECUÁRIA CIENTÍFICA NO SEMIÁRIDO 16, no. 3 (2020): 138. http://dx.doi.org/10.30969/acsa.v16i3.1272.

Full text
Abstract:
O carvão vegetal é um material altamente friável quando submetido ao impacto, parte se transforma em finos, fato considerado um problema para a maioria dos sistemas produtivos. Assim, este estudo teve como objetivo investigar a utilização de finos de carvão vegetal para fins energéticos, analisando a sua produção em três temperaturas finais de pirólise (400, 600 e 800°C), a fim de gerar subsídios para uma melhor aplicabilidade do material. O material que foi homogeneizado em peneiras de 270 mesh, teve determinada a sua densidade aparente, densidade verdadeira, teores de materiais voláteis, de cinzas e de carbono fixo, poder calorífico superior, inferior e útil, densidade à granel e densidade energética. Constatou-se que os finos obtidos da pirólise a 800°C apresentou melhor potencial energético, uma vez que a elevação de temperatura contribuiu para maiores percentuais de carbono fixo e densidade energética. Esses resultados demostraram que os finos de carvão vegetal possuem potencial para utilização energética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simonelli, George, Guilherme Souza Rodrigues, Leonardo José Helmer, Mário César Moro Devens, and Paulo Ricardo Fraga Fonseca. "PRODUÇÃO DE BRIQUETES PARA QUEIMA UTILIZANDO FINOS DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL E GLICERINA." HOLOS 1 (July 18, 2017): 325. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.4559.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica da produção de briquetes a partir de finos de carvão vegetal e de glicerina bruta, para a geração de energia. A importância deste trabalho está relacionada ao desequilíbrio entre oferta e demanda da glicerina no mercado e à grande geração de resíduos de finos de carvão nas indústrias carvoeiras. Briquetes são materiais compactados que possuem formato definido e alto poder energético na queima. Foram produzidos briquetes de três composições de glicerina (10, 15 e 20%), três composições de amido de milho como aglutinante (5, 10 e 15%) e duas pressões de compactação (283 e 425 kgf.cm-2). Os briquetes foram confeccionados numa prensa hidráulica, conformados em um molde cilíndrico com 67 mm de diâmetro. A qualidade dos briquetes foi avaliada por meio de análises de resistência ao impacto, teor de cinzas e poder calorífico. Em relação à resistência ao impacto, em diferentes composições, os briquetes produzidos foram capazes de suportar 3 quedas. Em termos de teor de cinzas, os briquetes com composição de 65 % de carvão, 20% de glicerina e 15% de aglutinante apresentaram os melhores resultados. E para o poder calorífico, os melhores resultados foram obtidos na composição de 70% de carvão, 20% de glicerina e 10% de aglutinante. Assim, entre esses dois, o último foi considerado o melhor briquete, pois, além de apresentar valores semelhantes de teor de cinzas, possui melhor poder calorífico e utiliza maior quantidade de finos de carvão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Mariana Provedel, Elizabeth Lemos Benício, Ananias Francisco Dias Júnior, Rodrigo Braga de Almeida, Alexandre Monteiro de Carvalho, and Fábio Minoru Yamaji. "PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE BRIQUETES DE FINOS DE CARVÃO VEGETAL COMPACTADOS COM RESÍDUO CELULÓSICO PROVENIENTE DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE1." Revista Árvore 40, no. 1 (2016): 173–80. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622016000100019.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho teve por objetivo avaliar briquetes produzidos a partir de finos de carvão vegetal compactados com resíduo celulósico gerado na decantação dos efluentes da indústria de papel e celulose. Foram realizados os seguintes tratamentos: briquetes produzidos com fino de carvão vegetal e resíduo celulósico nas proporções de 25% (T1), 30% (T2), 35% (T3), 40% (T4) e 45% (T5) e briquetes produzidos com finos de carvão vegetal com 10% de amido e resíduo celulósico nas proporções de 0% (T6), 5% (T7), 10% (T8), 15% (T9), 20% (T10) e 25% (T11). A caracterização dos briquetes foi realizada por meio de ensaios de análise química imediata, determinação do poder calorífico superior, densidade aparente e avaliação da resistência mecânica após a secagem dos briquetes em estufa ou ao ar livre. Observou-se que os briquetes com resíduo celulósico e amido em sua composição apresentaram maior densidade e resistência mecânica à compressão, concluindo-se, assim, que a presença do amido favoreceu a compactação e estabilidade dos briquetes. Observou-se, também, que o processo de secagem em estufa prejudicou a qualidade dos briquetes, de modo que a secagem ao ar livre forneceu briquetes mais resistentes e estáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira, Heitor Renan, Gilmara De Oliveira Machado, Marcio Rogério Da Silva, Francieli Vogel, and Everton Hillig. "ANÁLISE DA QUALIDADE DO CARVÃO VEGETAL PROVENIENTE DA REGIÃO SULhara DO BRASIL Characterization of the charcoal sample quality from the south of Brazil." Revista Acadêmica Ciência Animal 11 (October 21, 2013): 27. http://dx.doi.org/10.7213/academica.10.s01.ao03.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por principal objetivo comparar amostras de carvão vegetal disponibilizadas no comércio da região de Irati (PR) e Esteio (RS), visando avaliar a qualidade desses produtos. As análises foram realizadas por meio da determinação dos teores de finos, de umidade, de cinzas e do Poder Calorífico. O teor de finos foi determinado como sendo a fração de partículas de carvão que passou por uma peneira de 10 mm, o teor de cinzas mediante pirólise do produto em mufla aquecida a 750 °C e o Poder Calorífico usando uma bomba calorimétrica modelo IKA C2000. As amostras avaliadas foram de carvão de Eucalyptus sp, de Acacia mearnsii De Wild, de Mimosa scabrella Bentham e de madeira não identificada. Como resultado parcial, obtiveram-se variações significativas para as diferentes amostras, com teor de finos na faixa de 0,54% a 7,85%, umidade de 7,92% a 9,59%, cinzas de 4,04% a 24,05% e Poder Calorífico na faixa de 7079 a 7561 kcal/kg. Conclui-se que a análise das propriedades de carvão vegetal é uma informação importante para um melhor conhecimento do produto que está sendo comercializado, em que a amostra de Acacia mearnsii De Wild apresentou o melhor resultado em relação às características analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Donato, D. B., C. M. S. Silva, M. A. Magalhães, C. A. Araújo Júnior, A. C. O. Carneiro, and B. R. Vital. "Propriedades de Briquetes Obtidos de Finos de Carvão Vegetal." Revista Ciência da Madeira - RCM 6, no. 2 (2015): 107–11. http://dx.doi.org/10.12953/2177-6830/rcm.v6n2p107-111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jordan, Rodrigo Aparecido, Luis Augusto Barbosa Cortez, Ricardo Baldassin Jr, and Juan Miguel Mesa Perez. "NOTA TÉCNCA: TESTES DE PIRÓLISE RÁPIDA EM REATOR DE LEITO FLUIDIZADO COM TRÊS VAZÕES DE AR." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 21, no. 1 (2013): 31–38. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v21i1.351.

Full text
Abstract:
Foram realizados ensaios de pirólise rápida em reator de leito fluidizado com palha de cana-de-açúcar utilizando ar como agente de fluidização, onde foram utilizadas 3 faixas de ajuste para a abertura da válvula de controle de fluxo de ar para o reator. O objetivo foi avaliar os rendimentos de bio-óleo e finos de carvão em função das vazões de ar, que foram medidas com uma placa de orifício. Também foram monitorados os perfis de temperatura e pressão no interior do reator. A planta de pirólise onde foram realizados os testes pertence a Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estando instalada no Laboratório de Termodinâmica e Energia. O reator possui uma capacidade nominal de 200 kg.h-1 de biomassa e opera em regime auto-térmico, consumindo entre 10 e 15% da biomassa para fornecimento de calor ao processo. Enquanto os valores de temperatura e pressão sofreram elevação, assim como a quantidade de biomassa queimada para fornecimento de calor, observou-se que a quantidade total biomassa alimentada no reator apresentou comportamento decrescente em relação ao aumento da vazão de ar, assim como os rendimentos gravimétricos de finos de carvão e bio-óleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Aylson Costa, Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, Bárbara Luísa Corradi Pereira, et al. "Otimização da produção do carvão vegetal por meio do controle de temperaturas de carbonização." Revista Árvore 37, no. 3 (2013): 557–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622013000300019.

Full text
Abstract:
Embora nos últimos anos diversas pesquisas tenham sido desenvolvidas com o intuito de melhorar os índices de qualidade da madeira (densidade básica, composição química), grande parte da produção brasileira de carvão ainda ocorre em fornos com baixo rendimento gravimétrico e com emissões de gases poluentes. Na tentativa de alterar esse cenário, este trabalho objetivou avaliar o funcionamento de um sistema forno-fornalha e também o ajuste de faixas de controle da carbonização em função do tempo e da temperatura, levando-se em consideração a degradação térmica da madeira, com vistas a maximizar o rendimento em carvão vegetal. Foram construídos três fornos circulares de alvenaria acoplados a uma fornalha, para queima dos gases gerados durante a carbonização. O controle da carbonização foi realizado através da mensuração da temperatura interna com sensor infravermelho. De acordo com os resultados, o controle da carbonização realizado com base nas faixas de carbonização proporcionou rendimento médio de 33% de carvão, 8% de atiço e 3% de finos. A fornalha mostrou-se eficiente na redução de emissão de fumaça para o ambiente, funcionando durante um terço do tempo de carbonização. Conclui-se que o sistema forno-fornalha apresenta produção satisfatória de carvão vegetal, com baixa emissão de fumaça durante a carbonização da madeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bernardini, Luara Pires, Aline Resmini Melo, Débora De Pellegrin Campos, Josiane da Rocha Silvano das Neves, Jeorge Luiz Coelho, and Morgana Nuernberg Sartor Faraco. "VALORIZAÇÃO DOS FINOS DE CARVÃO VEGETAL NO DESENVOLVIMENTO DE FRITA CERÂMICA PARA FORMULAÇÃO DE ENGOBE." Cerâmica industrial 25, no. 1 (2020): 43–60. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2019.024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Dimas Agostinho da. "Qualidade do carvão vegetal produzido com madeiras da região de Manaus em fornos de alvenaria." Acta Amazonica 18, no. 1-2 (1988): 163–78. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921988182178.

Full text
Abstract:
Algumas características de madeiras da região de Manaus, no Amazonas foram determinadas, como identificação anatômica, densidade básica e umidade, visando reconhecer o material para produção de carvão vegetal. Identificou-se 28 famílias botânicas sendo que 50% do material foi representado por Anonaceae, Lecythidaceae e Sapotaceae. Quanto a gênero, encontrou-se 43, destes sobressairam-se Miconia, Guateria, Brasimum Goupiae Eschweilera, representando 38% das madeiras. As espécies Goupia glabra, Aldina heterophylla, Jacaranda copaia, Diplotropis purpurea e Tapirina guianensis foram as de maior ocorrência na madeira estudada. A densidade básica média foi 0,73 g/cm3 e a umidade média, sendo a madeira seca ao ar livre, ficou em 24.16% base úmida. A madeira foi carbonizada em fornos de alvenaria e do carvão obtido determinou-se características físicas e químicas. Os resultados médios foram: tamanho médio 45,30mm; friabilidade 15,46% de finos gerados menor que 13 mm e índice de quebra de 39,13%; tensão máxima de ruptura foi 43,36kgf/cm2; densidade aparente 0,51 e verdadeira 1,48; porosidade 65,28%; umidade 6,80%; matérias voláteis 17,65%; cinzas 2,29%; carbono fixo 80,06% e poder calorífico superior 6.826 Kcal/kg.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Andrade, Izabel Cristina de Matos, and Sérgio Ricardo Magalhães. "APROVEITAMENTO DO PÓ DE BALÃO PARA FABRICAÇÃO DE TIJOLOS E CERÂMICAS VERMELHAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 20, no. 2 (2019): 5–17. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v20i2.152.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo através de revisão de literatura, apresentar a possibilidade de reaproveitar os resíduos finos do processo siderúrgico, conhecidos como “pó de balão”, composto basicamente de ferro e carvão para fabricação de tijolos e cerâmicas vermelhas. A indústria de cerâmica vermelha é muito importante do ponto de vista ambiental, pois possibilita o reaproveitamento de resíduos sólidos de outras indústrias, incorporando-os na massa cerâmica. Este aproveitamento traz alguns benefícios para a indústria de cerâmica vermelha como redução do custo e da quantidade de matéria-prima utilizada, redução do consumo de combustível, além de evitar que estes resíduos tenham destinação ambientalmente incorreta. Nas indústrias cerâmicas doEstado de Minas Gerais é comum utilizar na incorporação da massa os resíduos de pó de balão e lama de alto-forno. A proporção de resíduo varia de 5 a 10%, conforme critérios adotados pelos ceramistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Machado, Cyntia Esposti Veloso, André Luís de Brito Baptista, Julia Cardoso Landim, Ingrid Ferreira Coutinho, and Roberto De Oliveira Magnago. "DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO ECOLÓGICO NA ÁREA DE METALURGIA EXTRATIVA COMO COMPONENTE DA CARGA DE ALTO-FORNO." Revista Univap 26, no. 51 (2020): 145. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i51.2462.

Full text
Abstract:
O presente trabalho destaca a aquisição de pelotas autofundantes na forma de briquetes consolidados a frio, utilizando para isto uma mistura fina de minério de ferro e manganês, CaO, CaCO3, dolomita, carvão e coque, aglomerados com escória de processo da refinação de aço de Tipo MRPL (Processo de Refino de Metal por Lance) como matéria-prima. Os resultados indicam que é possível produzir um aglomerado, com todos os resíduos gerados nas siderúrgicas integradas, pressionando e sujeitos a cura natural sem umidificação; A escória pode ser usada como um aglutinante, levando o briquete para apresentar uma resistência à compressão acima de 160 MPa, de acordo com os métodos ASTM C496 e ABNT 7222. Essa resistência é comparável ao valor do pellet e coque queimados. Essa qualidade permite ser carregada em um alto-forno grande e em outros equipamentos similares. Conclui-se que a briquetagem utilizando como ligante a escória de aço, permite atingir uma mistura de finos descartados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Álison Moreira da, Ananias Francisco Dias Júnior, Luis Filipe Cabral Cezario, José Otávio Brito, Azarias Machado de Andrade, and Natália Dias de Souza. "PIRÓLISE DA BIOMASSA DE GRAMÍNEAS PARA A OBTENÇÃO DE CARVÃO VEGETAL PULVERIZADO." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 3 (2020): 395–403. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n3p395-403.

Full text
Abstract:
PIRÓLISE DA BIOMASSA DE GRAMÍNEAS PARA A OBTENÇÃO DE CARVÃO VEGETAL PULVERIZADO
 
 ÁLISON MOREIRA DA SILVA1, ANANIAS FRANCISCO DIAS JÚNIOR1, LUIS FILIPE CABRAL CEZARIO1, JOSÉ OTÁVIO BRITO2, AZARIAS MACHADO DE ANDRADE3, NATÁLIA DIAS DE SOUZA3
 
 1 Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Av. Gov. Lindemberg, 316, Centro, 29.550-000 Jerônimo Monteiro, Espírito Santo, Brasil. alison_vni@hotmail.com; ananiasjr@usp.br; luisfilipecabral10@gmail.com.
 2 Departamento de Ciências Florestais, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP), Avenida Pádua Dias, 11, Caixa Postal 09, 13.418-900, Piracicaba, São Paulo, Brasil. jobrito@usp.br
 3 Departamento de Produtos Florestais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rod. BR 465, Km 07, 23.890-000, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. azariasmachado@bol.com.br; natdias@hotmail.com
 
 RESUMO: A busca por fontes alternativas aos combustíveis fósseis, visando à produção de energia é uma necessidade fundamental para o futuro do desenvolvimento econômico e sustentável do planeta. Os diversos resíduos da biomassa vegetal se destacam como atraentes alternativas energéticas. Este trabalho teve por objetivo analisar os rendimentos da pirólise do capim-elefante (Pennisetum purpureum) e da cana-de-açúcar (Saccharum spp.), bem como obter subsídios básicos que norteassem seleção de biomassas alternativas para a produção de carvão vegetal pulverizado. As biomassas utilizadas foram caracterizadas pelo teor de extrativos totais e o teor de lignina. Posteriormente, foram submetidas à pirólise até a temperatura máxima de 500°C, determinando em seguida os rendimentos em carvão vegetal, líquido pirolenhoso e de gases não condensáveis. Foram observados para Pennisetum purpureum teores de extrativos de 10,62%, enquanto que lignina, 18,21%. Para a Saccharum spp., foram encontrados 23,78% de extrativos e 15,29% de lignina. Em relação aos produtos oriundos da pirólise, Pennisetum purpureum obteve-se 35,63% de rendimento de carvão, enquanto que Saccharum spp. obteve 26,73%. Com base nos resultados obtidos, afirma-se a competência em rendimentos das biomassas pirolisadas, possibilitando sua inserção em siderurgias em forma de carvão pulverizado, como suplemento energético ao carvão vegetal de madeira “bitolado”.
 
 Palavras-chave: cana-de-açúcar; capim-elefante; finos para ventaneira.
 
 PYROLYSIS OF GRASS BIOMASS FOR SPRAYING CHARCOAL OBTATION
 
 ABSTRACT: The search for alternative sources to fossil fuels, aiming at energy production, is a fundamental necessity for the future of the planet's economic and sustainable development. The various residues of plant biomass stand out as attractive energy alternatives. This work aimed to analyze the yields of elephant grass (Pennisetum purpureum) and sugar cane (Saccharum spp.) pyrolysis, as well as to obtain basic subsidies that guide the selection of alternative biomass for the production of pulverized charcoal. The biomass of each grass species was characterized by the analysis of total extractives content and lignin content. Subsequently, they were subjected to pyrolysis up to a maximum temperature of 500°C, followed by the yields of charcoal, pyroligneous liquid, and non-condensable gases. Pennisetum purpureum extract contents were 10,62%, while lignin 18,21%. For Saccharum spp., 23,78% extractives and 15,29% lignin was found. For pyrolysis products, Pennisetum purpureum obtained 35,63% coal yield, while Saccharum spp. obtained 26,73%. Based on the results obtained, it is stated the competence in yields of pyrolyzed biomass, enabling their insertion in pulverized coal steel mills, as an energy supplement to “bitolated” wood charcoal.
 
 Keywords: sugar cane; elephant grass; thin for windshield.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Zanetti, Marcelo, Jairo Osvaldo Cazetta, Dirceu de Mattos Júnior, and Sérgio Alves de Carvalho. "Uso de subprodutos de carvão vegetal na formação do porta-enxerto limoeiro 'Cravo' em ambiente protegido." Revista Brasileira de Fruticultura 25, no. 3 (2003): 508–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000300037.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do uso de fino de carvão no substrato e da aplicação de extrato pirolenhoso no substrato e na planta sobre o desenvolvimento de porta-enxertos de limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia Osbeck) cultivados em ambiente protegido. O experimento foi desenvolvido no delineamento em blocos casualisados, com análise em esquema fatorial 3 x 2 x 3, sendo: 3 proporções de fino de carvão (0, 100 e 200 cm³ dm-3) em mistura com substrato comercial, 2 concentrações de extrato pirolenhoso (0 e 20 cm³ dm-3) misturadas no substrato (240 cm³ por dm³ de substrato) e 3 concentrações de extrato pirolenhoso (0, 5 e 10 cm³ dm-3) pulverizadas na parte aérea, em 4 repetições. Aos 150 e 180 dias após o plantio foram realizadas avaliações do desenvolvimento das plantas. As misturas de fino de carvão e substrato comercial contendo fino de carvão na proporção de 100 cm³ dm-3 não influíram no desenvolvimento de porta-enxertos de limoeiro 'Cravo' , porém, na proporção de 200 cm³ dm-3 prejudica o desenvolvimento dos mesmos. O umedecimento pré-plantio do substrato com solução diluída (20 cm³ dm-3) de extrato pirolenhoso ou pulverização da parte aérea das plantas com soluções a 5 e 10 cm³ dm-3 provoca redução do desenvolvimento de porta-enxertos de limoeiro 'Cravo' .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Renato Dantas Rocha da, Jorge Rubio, and Marcelo Bauer Alves. "O PROBLEMA DA REMOÇÃO DE ÍONS SULFATO NO REÚSO DE ÁGUAS TRATADAS DE DAM´s NO SUL DO BRASIL." HOLOS 5 (December 23, 2011): 10. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.794.

Full text
Abstract:
Uma série de estudos de tratamento de efluentes ácidos da mineração de carvão (DAMs) no sul do Brasil tem sido publicada nos últimos anos e operações industriais (ETE´s) já existem desde 2006. Entretanto, o destino da água tratada continua a ser discutido e o reuso para fins mais nobres é dificultada pela remoção ineficiente dos íons sulfato. O principal problema é diminuir a concentração de 1800 mg.L-1, (solubilidade das espécies tipo CaSO4), para valores limites de potabilidade e de qualidade de águas doces, de 250 mg.L-1 de SO4-2. Frente a este desafio técnico, que é mundial, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e discussão de uma nova alternativa técnica de precipitação de íons sulfato presentes em DAM de carvão, via interação desses ânions com espécies de alumínio em pH 4,5. A pesquisa incluiu estudos de caracterização dos precipitados coloidais em função do pH e da razão Al:SO4-2 (tamanho, MEV-EDS, DRX, FRX, potencial zeta) e estudos experimentais de remoção pelo processo PF-SL-precipitacão-floculação e sedimentação lamelar em nível de bancada e piloto. A distribuição do tamanho dos precipitados Al- SO4-2 em pH 4,5 variou entre partículas finas (
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Costa, Ricardo Dalla. "As Memórias Econômicas de Domingos Vandelli sobre o carvão combustível no fim do século XVIII." Khronos, no. 7 (August 31, 2019): 14. http://dx.doi.org/10.11606/khronos.v0i7.158197.

Full text
Abstract:
A partir do estudo das Memórias Econômicas de Domingos Vandelli, e em especial, um estudo de caso sobre o carvão mineral para fins de combustível, apresenta-se uma vertente do final do século XVIII português, no que diz respeito às expedições no Reino à procura de um produto que pudesse reduzir as importações, e ao mesmo tempo, na análise do uso de turfa ou carvão de terra como substitutos nos momentos de grande escassez do carvão mineral daquele período. Por fim, o uso do betume como subproduto comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Medeiros Neto, Pedro Nicó de, Elisabeth de Oliveira, and Juarez Benigno Paes. "Relações entre as características da madeira e do carvão vegetal de duas espécies da caatinga." Floresta e Ambiente 21, no. 4 (2014): 484–93. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.051313.

Full text
Abstract:
A vegetação da Caatinga é explorada para energia, mas existem poucos estudos sobre as relações entre as características da madeira e seu potencial energético. Assim, o objetivo desta pesquisa foi relacionar as características da madeira e do carvão vegetal das espécies catingueira (Poincianella pyramidalis) e pau-d'arco (Handroanthus impetiginosus). Foram abatidas cinco árvores por espécie e retirados toretes de 30 cm de comprimento a 0 (base), 25, 50, 75 e 100% da altura comercial da árvore. Esse material foi utilizado para determinação das características da madeira e do carvão vegetal. A catingueira produziu maior rendimento em carvão vegetal que o pau-d'arco; no entanto, a madeira desta espécie apresentou melhores características para fins energéticos. As duas espécies apresentaram relações entre as características anatômicas, físico-químicas e energéticas diferentes. O conhecimento da disparidade entre as relações das características da madeira possibilita o uso mais adequado da mesma para fins energéticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Evaristo, Anderson Barbosa, Daniela Correia Martino, Adriano Henrique Ferrarez, Danilo Barros Donato, Angélica De Cássia Oliveira Carneiro, and José Antônio Saraiva Grossi. "POTENCIAL ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS DO FRUTO DA MACAÚBA E SUA UTILIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL." Ciência Florestal 26, no. 2 (2016): 571. http://dx.doi.org/10.5902/1980509822757.

Full text
Abstract:
O uso da biomassa para fins energéticos tem sido destaque como forma de reduzir a dependência energética de fontes não renováveis. A macaúba, espécie Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Martius, é uma palmeira arborescente. Possui um grande potencial energético a partir do processamento de seus frutos. O objetivo desse trabalho foi caracterizar os resíduos da macaúba após o processamento dos frutos, a fim de avaliar a sua utilização in natura e como carvão vegetal. O endocarpo apresentou teor de carbono fixo, poder calorífico e densidade a granel superiores, quando comparado aos demais resíduos e menores teores de cinza. O poder calorífico do carvão do endocarpo foi superior, enquanto que os teores de materiais voláteis do carvão do epicarpo apresentaram os maiores resultados. Todos os resíduos avaliados do processamento do fruto da macaúba têm potencial na geração de energia, especialmente o endocarpo e o epicarpo. O carvão do endocarpo possui características adequadas para sua utilização como fonte de energia e como redutor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Silva, Lázaro Lavoisier Honorato da, Elisabeth de Oliveira, Leandro Calegari, Marllus Adiel Carneiro Pimenta, Alexandre Santos Pimenta, and Maysa Kévia Linhares Dantas. "CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS DO CARVÃO VEGETAL DE AROEIRA (Myracrodruon urundeuva Allemão) E LEUCENA (Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Wit)." Ciência Florestal 28, no. 1 (2018): 412. http://dx.doi.org/10.5902/1980509831619.

Full text
Abstract:
A exploração de madeira com finalidade energética (lenha e carvão) vem provocando redução na vegetação nativa, agregado a isto, problemas são gerados para fauna, flora e solo. O objetivo da pesquisa foi avaliar as características energéticas do carvão vegetal de aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão) e leucena (Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Wit). Foi realizada a supressão de cinco exemplares de Myracrodruon urundeuva e Leucaena leucocephala, seguindo-se critérios de qualidade fenológica e de sanidade. A carbonização foi realizada em duplicata, utilizando a madeira anidra. Também foi realizada análise química imediata do carvão, determinação da densidade verdadeira e densidade aparente. O poder calorífico superior foi determinado por meio de calorímetro adiabático. O experimento foi arranjado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), e os valores foram submetidos à análise de variância pelo teste “F” em nível de 5% de probabilidade de erro. A madeira de Myracrodruon urundeuva e Leucaena leucocephala apresentaram rendimento sem diferenças estatísticas, com 41,22% e 40,59% de carvão. A densidade aparente do carvão da madeira de Myracrodruon urundeuva (0,59 g/cm3) foi maior que a de Leucaena leucocephala (0,39 g/cm3), porém, as espécies mostraram-se semelhantes para a densidade verdadeira do carvão, com 1,21 g/cm3 e 1,11 g/cm3, respectivamente. Da mesma forma, o poder calorífico superior do carvão não apresentou diferença entre as madeiras das espécies, Myracrodruon urundeuva (6.869 kcal/kg) e Leucaena leucocephala (6977 kcal/kg). A quantidade de materiais voláteis liberados e de cinzas produzidas foi superior na madeira de Myracrodruon urundeuva, com 33,87% e 3,79%. Já o teor de carbono fixo foi maior na Leucaena leucocephala (67,15%). As espécies estudadas apresentaram características energéticas semelhantes, portanto, a madeira de Leucaena leucocephala pode ser utilizada para produção e utilização do carvão vegetal quando comparadas as espécies nativas já conhecidas e usadas para os mesmos fins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Loureiro, Breno Assis, Maíra Reis Assis, Isabel Cristina Nogueira Alves Melo, Ana Flávia Cunha Fernandes Oliveira, and Paulo Fernando Trugilho. "Rendimento gravimétrico da carbonização e caracterização qualitativa do carvão vegetal em clones de híbridos de Corymbia spp para uso industrial." Ciência Florestal 31, no. 1 (2021): 214–32. http://dx.doi.org/10.5902/1980509836120.

Full text
Abstract:
Na presente pesquisa, objetivou-se avaliar os rendimentos gravimétricos da carbonização e as características qualitativas do carvão vegetal de clones de híbridos obtidos dos cruzamentos de espécies de Corymbia, e identificar os mais adequados para uso siderúrgico. Seis clones, aos 6 anos e 5 meses de idade, foram utilizados na pesquisa e amostradas cinco árvores de cada material genético. As carbonizações laboratoriais foram realizadas à temperatura final de 450°C, taxa de aquecimento de 100°C.h-1 e tempo de residência de 30 minutos. Os rendimentos gravimétricos da carbonização foram determinados em relação à madeira seca. O carvão produzido foi qualificado, considerando-se a análise química imediata, poder calorífico superior, densidade energética, consumo específico de madeira e a eficiência energética. Na avaliação do experimento, foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições (árvores). A análise multivariada de componentes principais foi empregada para obter a variância dos vetores normalizados, considerando as características avaliadas nos carvões. Os resultados obtidos indicaram o elevado potencial para a utilização dos materiais genéticos de Corymbia, para fins energéticos, sobretudo para a produção de carvão vegetal siderúrgico. O clone 1 foi o destaque para a produção de carvão vegetal e lenha, pois apresenta maiores densidades aparentes e energéticas, maior teor e rendimento em carbono fixo, além de possuir menor consumo específico de madeira por tonelada de carvão vegetal produzido. Os clones 2 e 4 foram os que mais se distinguiram dos demais, respectivamente, em decorrência de seu maior teor de cinzas e por apresentar maior consumo específico de madeira na produção de carvão. O uso de clones híbridos de Corymbia, para a produção de carvão vegetal, pode ser uma boa alternativa, em razão de seu rápido crescimento e qualidades semelhantes de madeira e carvão vegetal a outras espécies que já são usadas para a finalidade energética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Coelho, Edumar Ramos Cabral, and Andréia do Rozário. "Remoção do 2,4-D em amostras de águas pela adsorção em leitos fixos de carvão ativado granular em escala reduzida." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 3 (2019): 453–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019182897.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio dos testes rápidos de coluna em escala reduzida, a capacidade de adsorção do carvão ativado granular (CAG) na remoção do ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) em amostras de água ultrapura e de água filtrada proveniente de estação de tratamento de água. Os valores da capacidade de adsorção obtidos a partir de amostras de água ultrapura foram 67% superiores aos obtidos para água com presença de matéria orgânica natural (MON). A MON influenciou fortemente a remoção de 2,4-D competindo pelos sítios de adsorção do carvão ativado e diminuiu a capacidade de adsorção para 7,43 mg 2,4-D por grama de CAG. Para a concentração de 2,4-D no afluente igual a 7089 ± 104 µg.L-1 e relação volumeágua/volumeCAG estimado em 766, foi possível produzir água com concentração de 2,4-D inferior a 30 µg.L-1, como recomendado pela Portaria Brasileira de Potabilidade de Água, do Ministério da Saúde (Portaria MS nº 2.914/2011).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Dimas Agostinho da, Vanessa Coelho Almeida, Lívia Cássia Viana, Umberto Klock, and Graciela Inez Bonzon de Muñiz. "Avaliação das propriedades energéticas de resíduos de madeiras tropicais com uso da espectroscopia NIR." Floresta e Ambiente 21, no. 4 (2014): 561–68. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.043414.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de resíduos de madeira de quatro espécies amazônicas para fins energéticos, além de calibrar propriedades da madeira e do carvão vegetal utilizando a técnica NIRS. Foram utilizadas costaneiras das espécies cardeiro (Scleronema micranthum Ducke), cedrinho (Scleronema sp.), louro (Ocotea sp.) e piquiarana (Caryocar villosum Pers.), tendo sido determinadas as seguintes propriedades: densidade básica, composição química, análise química imediata e poder calorífico superior da madeira; rendimentos em carvão vegetal; análise química imediata, poder calorífico e friabilidade do carvão vegetal. Foram adquiridos espectros NIR e gerados modelos para calibração de cada propriedade energética. Os resultados indicam que todas as espécies possuem potencial como fonte bioenergética. Entretanto, as melhores espécies foram o cardeiro e o piquiarana, devido à maior densidade básica e energética, além do louro, com maior teor de lignina e carbono fixo, que apresentou, consequentemente, maior poder calorífico. A espectroscopia NIR mostrou-se como uma ferramenta possível para calibração de propriedades energéticas da biomassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Melo, Noemi H. de, Maria E. O. Ferreira, Nathan F. F. Potenciano, Paulo R. Martins, and Indianara C. Ostroski. "Análise do Tratamento Químico em Carvão Ativado para Remoção do Corante Azul 5g." Revista Processos Químicos 11, no. 22 (2017): 25–34. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v11i22.403.

Full text
Abstract:
A maioria dos estudos em adsorção são realizados em sistemas batelada, que são limitados a escala laboratorial e tem menor aplicação nos processos industriais. Os leitos fixos são particularmente interessantes devido à sua fácil operação e possibilidade de regeneração sem que o leito seja desmontado. Assim, o presente trabalho teve por objetivo estudar o equilíbrio de adsorção do corante reativo azul 5G utilizando carvão ativado de osso de boi bruto e tratado com NaOH, em sistemas de leito-fixo. Testes dinâmicos foram realizados com o fluxo ascendente em coluna, a 30 °C e diâmetro médio de partícula de 0,0765 mm. A vazão ótima de trabalho encontrada para ambos os adsorventes foi de 2 mL min-1. As isotermas foram obtidas pelo balanço de massa nas curvas de ruptura, e foram ajustadas aos modelos de Langmuir e Freundlich. O carvão ativado de osso de boi demonstrou ter potencial para ser usado como um adsorvente alternativo na remoção do corante azul 5G presente em efluentes têxteis. E na adsorção também foi verificado que a funcionalização da superfície química do carvão não foi significativa no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pecegueiro, Jorge Guilherme Costa, Zaíra Morais dos Santos Hurtado de Mendoza, Pedro Hurtado de Mendoza Borges, and Pedro Hurtado de Mendoza Morais. "Análise comercial de carvão vegetal para fins alimentícios / Commercial charcoal analysis for food purposes." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 3, no. 4 (2020): 4051–60. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv3n4-100.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

ARAÚJO NETO, SEBASTIÃO ELVIRO, NOHELENE THANDARA NOGUEIRA FREDNBERG, SHIRLEI CRISTINA CERQUEIRA MINOSSO, DHEIMY DA SILVA NOVELLI, and ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO. "CONDICIONADORES DE SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MUDAS DE CUPUAÇU." Revista Brasileira de Fruticultura 37, no. 4 (2015): 1083–88. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-207/14.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade e a biomassa de plantas de cupuaçuzeiro em substratos com diferentes condicionadores. O experimento foi realizado no Sítio Ecológico Seridó, município de Rio Branco – AC. Os tratamentos constituíram-se por alteração do condicionador dos substratos, sendo: T1 = casca de arroz carbonizada; T2 = fibra de coco; T3 = caule de palmeira; T4 = resíduo de sumaúma e T5 = composto orgânico. Os substratos T1, T2, T3 e T4 foram compostos por terra (30%), composto orgânico (30%), fino de carvão (10%) e condicionadores (30%). O substrato (T5) foi considerado uma testemunha com maior proporção de terra (45%) e composto orgânico (45%) mais adição de fino de carvão (10%). Todos os substratos foram acrescidos de 1,0 kg m-3 de calcário dolomítico e 1,5 kg m-3 de termofosfato natural. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições de três plantas cada. Foram avaliados aos 120 dias após a semeadura o número de folhas, a massa da matéria seca da raiz, a massa seca da parte aérea, a massa seca total, a altura da planta e o índice de qualidade da muda. Os substratos contendo fibra de coco, a fibra de caule de palmeira e o composto orgânico constituem alternativas viáveis como condicionadores de substrato para produção de muda de cupuaçu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mabunda, Idolgy Ribeiro dos Santos, Laurindo Antonio Guasselli, Eufrasio Joao Sozinho Nhongo, and Benjamim Bandeira. "Estimativa da Biomassa Florestal para Fins Energéticos Utilizando Índices de Vegetação e Dados de Campo, Distrito de Mabalane – Moçambique." Revista Brasileira de Cartografia 73, no. 1 (2021): 313–28. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv73n1-46828.

Full text
Abstract:
Na África Subsaariana, a intensa exploração de florestas para a extração da lenha e carvão em áreas áridas e semiáridas. O Distrito de Mabalane abastece de lenha e carvão as cidades de Maputo, Matola e Xai-Xai. Entretanto, existe pouco conhecimento sobre a disponibilidade da biomassa nessas áreas. O presente estudo tem como objetivos: analisar a relação entre NDVI derivado da imagem de satélite e a biomassa estimada em campo; modelar a estimava de biomassa em área árida. Os valores do NDVI foram obtidos a partir da imagem de satélite Landsat-8. No campo, quinze parcelas com área de 30 x 30 m foram georeferenciadas e todas as plantas lenhosas vivas com diâmetro à altura do peito (DAP) igual ou maior que 2.5 cm foram medidas as alturas e DAPs e suas biomassas estimadas a partir de equações alométricas. Os valores de NDVI nos pontos amostrais variaram entre -0.508 e -0.236, positivamente correlacionados com os valores de biomassa estimados nas 3 equações, que variaram 5,32 e 56,87 . A regressão linear entre NDVI e a biomassa no modelo que apresentou melhor resultado, obteve coeficiente de determinação R2= 0,882. A equação de regressão ajustada a partir de medição indireta da biomassa e índice de vegetação pela diferença normalizada (NDVI), possibilitou a estimativa de biomassa florestal em áreas semiáridas por sensoriamento remoto, com um erro de 36% na área do presente estudo. O modelo ajustado pode ser suporte para estudos de estimação da biomassa utilizando sensoriamento remoto e os dados de campo em áreas similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Stein, Isabel. "Comunidade, espaço e sobrevivência: as imagens-devir dos quilombolas do Sapê do Norte." REVISTA CIÊNCIAS DA SOCIEDADE 2, no. 3 (2018): 301–18. http://dx.doi.org/10.30810/rcs.v2i3.633.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende explorar possibilidades estéticas e políticas na investigação de imagens de um tipo de formação social nacional: as comunidades quilombolas. Com este objetivo, as fotografias presentes no projeto Cartografia Social das Comunidades Quilombolas e o Carvão no Sapê do Norte serão analisadas e discutidas, de forma a sugerir que no lugar de uma identidade quilombola calcada em conceitos teleológicos e fixos - exaustivamente trabalhados por teorias pós-coloniais fundadas no multiculturalismo - como, por exemplo, filiação, território e memória, essas comunidades podem, atualmente, manifestar uma existência configurada por outros paradigmas: comunidade, espaço e sobrevivência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Banczek, Everson Do Prado, Aline Barbiere Brugnera, André Luis Christoforo, and Gilmara De Oliveira Machado. "MORPHOLOGICAL AND ELEMENTARY EVALUATION OF WOODEN CARBONACEOUS MATERIALS FROM ACTIVATED CARBON INDUSTRY." Nativa 7, no. 2 (2019): 213. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i2.6419.

Full text
Abstract:
AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA E ELEMENTAR DE MATERIAIS CARBONÁCEOS DE MADEIRA DA INDÚSTRIA DE CARBONO ATIVADA A preocupação mundial na redução dos gases de efeito estufa para a atmosfera, combinada com leis ambientais mais rigorosas, tem levado a um aumento dos estudos sobre a energia renovável. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar lascas de madeira e carvão ativado por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Os cavacos são oriundos de uma floresta de Pinus elliottii voltada para fins energéticos e foram queimados em uma fornalha de uma caldeira de geração de vapor. Esse vapor gerado pela caldeira em fornalhas apropriadas é utilizado na ativação de carvão vegetal por pequenos produtores regionais. MEV indicou um aumento na porosidade do carvão vegetal com o processo de ativação, e a análise EDS indicou que tanto os cavacos quanto os carvões, com e sem ativação, não apresentaram contaminantes, como os metais pesados. Este estudo revelou uma baixa toxicidade dos materiais lignocelulósicos à base de Pinus elliottii. A queima de cavacos de madeira na caldeira e o processo de ativação de carvão vegetal não apresentaram riscos ambientais.Palavras-chave: energia florestal, carbonização, carvão ativado, metais, porosidade. ABSTRACT: The worldwide concern of reducing greenhouse gases into the atmosphere combined with more stringent environmental laws has led to an increase in studies of renewable energy. This research aimed to characterize wood chips and activated charcoal by scanning electron microscopy (SEM) and energy dispersive spectroscopy (EDS). The chips came from an energy forest of Pinus elliottii and were burned in the furnace of a boiler for steam generation. This steam generated by the boiler in appropriate furnaces is used in the activation of wood charcoal from small regional producers. SEM showed an increase in the porosity of the charcoal with the activation process, and EDS analysis indicated both chips and charcoals, with and without activation, have no contaminants, such as heavy metals. This study revealed a low toxicity of lignocellulosic materials based on Pinus elliottii. The burning of wooden chips in the boiler as well as the activation process of wood charcoal did not present apparent environmental risks.Keywords: forestry energy, carbonization, activated carbon, metals, porosity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Costa, Patricia Angelica Chaves, and Marcelo José Costa Lima Espinheira. "Clareamento de Hiperpigmentação pós-Inflamatória axilar por intermédio do Carvão Ativado associado ao Mel e a Própolis." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 41 (2018): 139–53. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1206.

Full text
Abstract:
Dentre as principais causas da hiperpigmentação pós-inflamatória axilar estão a gestação, bactérias por vestígio de certos desodorantes ou atrito por roupas apertadas. O Carvão Ativado apresenta propriedades antioxidante, anti-inflamatória, absorvente, bactericida e clareadoras, e a associação deste componente com o mel e a própolis proporciona além da principal função para clareamento, o aumento da hidratação da pele através da indução de vitaminas e minerais presentes no mel e própolis. Atualmente existem vários tratamentos disponíveis para o clareamento da hiperpigmentação pós-inflamatória axilar, entretanto nenhum método dispõe da utilização da associação dessas substâncias para estes fins. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral: avaliar o uso do carvão ativado associado ao mel e a própolis como clareador para hiperpigmentação pós-inflamatória na axila. Trata-se de uma pesquisa classificada como estudo de caso do tipo exploratório, a ser realizada junto a nove voluntárias que serão atendidas em um Centro Estético de uma instituição privada no interior do estado da Bahia. O instrumento de pesquisa será constituído por anamnese e exame clínico, sendo realizadas fotografias antes, durante e após o tratamento. Os dados serão analisados de forma descritiva e apresentados na forma de fotografias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Molnár, K. "Differences between the European carp (Cyprinus carpio carpio) and the coloured carp (Cyprinus carpio haematopterus) in susceptibility to Thelohanellus nikolskii (Myxosporea) infection." Acta Veterinaria Hungarica 50, no. 1 (2002): 51–57. http://dx.doi.org/10.1556/avet.50.2002.1.7.

Full text
Abstract:
Thelohanellus nikolskii infection of the common carp (Cyprinus carpio L.) has been a common parasitosis in the Central European fish farms since the first detection of the parasite about 20 years ago. This parasite, introduced from the Far East, causes intensive infection on the fins of fingerlings of the carp subspecies cultured in Europe (European carp, Cyprinus carpio carpio). This infection of the common carp occurs in the Hungarian fish farms every year. Until the present study, this parasite had not been recorded from the fins of koi or coloured carp (Cyprinus carpio haematopterus), a carp of Far Eastern origin, which is cultured in Hungary as an ornamental fish. A recent survey conducted in common carp, koi and goldfish stocks demonstrated that T. nikolskii infection of low prevalence and intensity occurs also in koi populations, but its prevalence and intensity are markedly lower than in common carp kept in the same ponds. It is suggested that the observed differences are due to disparities in the susceptibility of the two carp subspecies to T. nikolskii, and that the koi is less susceptible to this infection. Other signs of susceptibility can also be observed in the European subspecies, since in 15% of the fish plasmodium development was arrested at an early stage. Thelohanellus nikolskii infection could not be demonstrated on goldfish (Carassius auratus).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silveira, Éder Da Silva. "Vida e trabalho no tempo das minas: a trajetória operária de Manoel Jover Teles." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 3, no. 8 (2018): 606. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2018.v3.n8.p606-621.

Full text
Abstract:
O presente artigo é um recorte adaptado de uma pesquisa maior realizada pelo autor e que resultou em uma biografia histórica de Manoel Jover Teles, o “Manolo” (1920-2007). Trata-se de um personagem polêmico na história do movimento e da dissidência comunista no Brasil, pois foi importante liderança dentro do PCB e do PCdoB, e esteve envolvido no episódio conhecido como o “Massacre da Lapa”, em 1976. O texto limita-se ao período em que Manolo foi operário nas minas de carvão de São Jerônimo, privilegiando dados referentes à sua família e juventude. De natureza qualitativa, o percurso metodológico está baseado em uma interpretação de dados oriundos de entrevistas realizadas pelo autor e, também, da análise de documentos. A análise está ancorada em elementos da abordagem da Biografia Histórica (LE GOFF, 1989) e na mediação entre o vivido e o narrado (GINZBURG, 2007; CERTEAU, 2008). Busca-se compreender aspectos relativos ao trabalho e à política nas minas de carvão de São Jerônimo/RS, nas décadas de 1930 e 1940, a partir de alguns fios e rastros de caráter (auto)biográfico sobre esse indivíduo e sua trajetória enquanto operário, procurando apreender as inteligibilidades de suas experiências em contextos nos quais foi operário e deputado estadual pelo PCB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Ochandio, BS, IJ Bechara, and PP Parise-Maltempi. "Dexamethasone action on caudal fin regeneration of carp Cyprinus carpio (Linnaeus, 1758)." Brazilian Journal of Biology 75, no. 2 (2015): 442–50. http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.16813.

Full text
Abstract:
Studies have demonstrated that the prolonged use of corticoids can delay the healing process, affecting re-epithelialization, neovascularization and collagen synthesis. As the fins of teleost fish contain a large amount of collagen, the aim of the present study was to investigate the effect of dexamethasone (anti-inflammatory and glucocorticoid steroid widely used in the treatment of rheumatic diseases) during the regeneration process in the caudal fin of specimens of carp (Cyprinus carpio). For such, two glass aquaria were used – one for a group of fish treated with dexamethasone (Henrifarma) in a 20 mg/L concentration and the other for the control group. The caudal fins were amputated transversally and fish remained in their respective aquaria until regeneration occurred. Samples of regenerating fins were collected on days 1, 2, 4, 6, 8 and 10 after amputation. The fins in the control group regenerated normally and grew within the expected in time course. The fins in the group treated with dexamethasone were significantly smaller in comparison to the control group at every evaluation time. Thus, it was possible to verify that, at this concentration of dexamethasone, the regeneration of the caudal fins was delayed, but not completely inhibited. The results show that the caudal fin is a good model for histological studies on regeneration and the action of drug toxicity, but it’s also of great importance the interaction with further studies for a better knowledge and understanding of all the changes in all the phases.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Leite, José Yvan Pereira, Franciolli Araújo, and Bruna Marcela S. Araújo. "CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA PARA FINS TURÍSTICOS DAS AREIAS DE PONTA NEGRA – NATAL/RN/BRASIL." HOLOS 3 (July 3, 2014): 61. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2014.1834.

Full text
Abstract:
A praia de Ponta Negra esta localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, sendo esta o principal cartão postal do Estado que é caracterizado por uma grande duna margeada pela Mata Atlântica. Com o objetivo de gerar produtos voltados para desenvolvimento do turismo, associando temas da área mineral foi coletada amostra próximo ao Morro do Careca, seguida de classificação granulométrica, separação em meio denso e identificação mineralógica com técnicas de microscopia ótica e em MEV. Em seguida, as imagens foram tratadas e gerados produtos associando os minerais identificados (quarzto, epidoto, rutilo, magnetita, titanita, ilmenita, zirconita) na areia de praia com a paisagem da região. As imagens deverão ser utilizadas na geração de produtos, tais como cartões postais, pôsteres, camisetas, bateias, folders, livros, entre outros. Este trabalho elevará a divulgação e valoração da área mineral, bem como fomentará empreendimentos voltados para a divulgação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Da Silva, Ana Claudia, and Bianca Campos Xavier Bianca. "Inadimplência: Um estudo com usuários de cartão de crédito em Belo Horizonte/MG." e3 4, no. 2 (2019): 86–110. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v4i2.125.

Full text
Abstract:
O presente estudo procurou identificar quais as causas de inadimplência de usuários de cartão de crédito, considerando a população de Belo Horizonte para esta análise; o trabalho transcorreu por assuntos como sistema financeiro nacional, os principais mercados financeiros, cartão de crédito, endividamento, comportamento do consumidor e planejamento financeiro. A metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e quanto aos meios foi realizada uma pesquisa de campo. Foi utilizada uma amostra não probabilística de 100 pessoas, sendo escolhidas por julgamento, estas responderam a um questionário para o levantamento das informações. Com isto consistiu um embasamento para notar alguns comportamentos comuns dos inadimplentes e analisar como tais atitudes afetam para o encaminhamento da inadimplência de fato. Demonstra que a educação financeira constitui uma força crucial para auxiliar na diminuição deste quadro cada vez mais frequente, sua disseminação e usabilidade mais acessível e compreendida, tende a criar uma sociedade onde exista um equilíbrio entre o poder de compra e o quanto podem consumir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Moutinho, Victor Hugo Pereira, Juliano José Mota da Rocha, Emanuelle Printes do Amaral, Lucas Geovane de Medeiros Santana, and Osmar José Romeiro de Águiar. "Propriedades Químicas e Energéticas de Madeiras Amazônicas do Segundo Ciclo de Corte." Floresta e Ambiente 23, no. 3 (2016): 443–49. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.131715.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do estudo foi determinar as propriedades químicas e energéticas da madeira de urucu da mata (Bixa arborea), breu (Protium apiculatum) e acariquarana (Rinorea guianensis), para melhor aproveitamento dos resíduos gerados na obtenção de madeira serrada dessas espécies florestais. Foram coletadas 5 árvores de cada espécie e retirados discos à altura de 2 metros do solo, os quais foram transformados em cunhas para a obtenção de serragem para as análises químicas e energéticas. A avaliação dos resultados foi realizada pelo teste de comparação de médias de Tukey (p ≤ 0,05). Bixa arborea foi a espécie que obteve maior poder calorífico superior e teor de lignina, todavia, menor densidade. Protiumapiculatum e Rinorea guianesis demonstraram ter características químicas e energéticas favoráveis à produção de carvão vegetal e de lenha para fins doméstico e em indústrias como olarias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Souza, Camila Santos, Jociel Honorato de Jesus, Filomena Maria Minetto Brondani, and Bruna Racoski. "ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO TEOR DE LÍPIDEOS DA PUPUNHA (Bactris gasipaes Kunth) COM E SEM CAROÇO." Saber Científico 7, no. 1 (2018): 23. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v7-n1-798.

Full text
Abstract:
A pupunha (Bactris gasipae Kunth), palmeira nativa dos trópicos úmidos americanos, produz cachos amplos de frutos comestíveis, aproveitados de variados modos. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. Na região do vale do Jamari a pupunha é consumida em todo seu período de safra, na alimentação humana e animal, onde também é indicada para a extração de óleo e para a produção de farinha. O estudo é do tipo laboratorial e seu objetivo foi determinar o teor de lipídeos presentes em pupunhas com e sem caroços vendidos ao ar livre no município de Ariquemes, Rondônia. Constatou-se que a teor de lipídeos encontrados na pupunha com caroço foi de 7,9% e da pupunha sem caroço foi de 2,0 %. Por meio dos achados, pode-se inferir que a pupunha sem caroço é a mais indicada para a alimentação humana, levando-se em conta os padrões de uma alimentação saudável, enquanto que a pupunha com caroço pode ser utilizada para fins de produção de energia, a exemplo de produção de combustível para utilitários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Giora, Júlia, and John R. Burns. "Sperm ultrastructure in three different families of weakly electric fishes (Teleostei: Gymnotiformes)." Neotropical Ichthyology 9, no. 4 (2011): 881–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-62252011005000047.

Full text
Abstract:
This study presents details of sperm ultrastructure for Gymnotus aff. carapo (Gymnotidae), Eigenmannia trilineata (Sternopygidae), and three Brachyhypopomus species (B. draco, B. bombilla, and B. gauderio - Hypopomidae) from southern Brazil. Differences were found among the representatives of the different families. For example, nuclear rotation was present in E. trilineata and in the Brachyhypopomus species, but absent in Gymnotus aff. carapo, and the presence of flagellar fins was only observed in E. trilineata. Some intraspecific variations could also be noticed among the Brachyhypopomus species analyzed. Most of the characters found in the spermatozoa of the species studied herein are shared with species of Gymnotiformes previously analyzed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

De Siqueira, Humberto Fauller, Evelym Poliana Santos Patrício, Michael Douglas Roque Lima, et al. "AVALIAÇÃO DE TRÊS MADEIRAS NATIVAS DO CERRADO GOIANO VISANDO À UTILIZAÇÃO ENERGÉTICA." Nativa 8, no. 5 (2020): 615–24. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v8i5.10338.

Full text
Abstract:
Estudos que visem ampliar o conhecimento das madeiras oriundas do cerrado podem contribuir com o correto manejo das espécies. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da madeira e do carvão vegetal de três espécies do cerrado (Tachigali vulgaris, Myracrodruon urundeuva e Amburana cearensis) para fins energéticos. Foram amostradas duas árvores por espécie e, destas, foram retirados discos da base, a 25, 50, 75 e 100% da altura total. Para a madeira, determinou-se longitudinalmente a densidade básica, composição química, estoque de carbono, poderes caloríficos superior (PCS) e inferior (PCI) e densidade energética. As carbonizações da madeira foram realizadas em forno elétrico, com temperatura final de 450 ºC e taxa de aquecimento de 1,67 ºC.min-1. A posição longitudinal de amostragem não influenciou a densidade da madeira. A madeira de M. urundeuva apresentou maior densidade básica e PCS, bem como menor teor de materiais voláteis. O carvão da espécie T. vulgaris apresentou a menor densidade aparente (298 kg.m-3) e baixo teor de cinzas (1,14%), porém elevado teor de carbono fixo e PCS. O carvão vegetal da espécie M. urundeuva se destacou com elevada densidade relativa aparente (475 kg.m-3). A ordem das melhores espécies é: M. urundeuva, A. cearensis e T. vulgaris. Palavras-chave: energia renovável; espécies nativas; potencial energético; qualidade do carvão. ASSESSMENT OF THREE NATIVE WOODS FROM CERRADO OF GOIÁS FOR THE ENERGY PURPOSES ABSTRACT: Studies aimed at expanding the knowledge of woods from cerrado can contribute to the correct management of the species. The aim of this study was to evaluate the quality of wood and charcoal of three species from cerrado (Tachigali vulgaris, Myracrodruon urundeuva, and Amburana cearensis) for energy purposes. Two trees per species were sampled and, from these, disks were removed from the base, at 25, 50, 75, and 100% of the total height. For wood, the properties basic density, chemical analysis, carbon stock, higher (HHV) and lower (LHV) heating values were determined longitudinally. Carbonizations were carried out in a muffle furnace with a final temperature of 450 ºC and heating rate of 1.67 ºC.min-1. There was no effect of longitudinal position under the wood basic density. Myracrodruon urundeuva wood had the highest basic density and HHV, as well as the lowest content of volatile matters. The Tachigali vulgaris charcoal had the lowest bulk density (298 kg.m-3) and low ash content (1.14%), but a high content of fixed carbon and HHV. Charcoal of the species M. urundeuva stood out with high apparent relative density (475 kg.m-3). The order of the best species is M. urundeuva, A. cearensis, and T. vulgaris. Keywords: renewable energy; native species; energy potential; charcoal quality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Paula, Marcos Oliveira de, Pedro Licio Loiola, Gisele Rodrigues Moreira, and Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho. "Análise termomecânica da madeira de Corymbia citriodora submetida a gradientes térmicos." Floresta e Ambiente 21, no. 3 (2014): 358–68. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.032613.

Full text
Abstract:
A madeira, quando exposta a condições de estresse, como no caso de um gradiente de temperatura, pode levar a estrutura de uma determinada instalação ao desmoronamento. A taxa na qual a madeira se converte em carvão é determinante, em função da redução da seção resistente. A presente investigação teve como objetivo avaliar o comportamento termomecânico da madeira de Corymbia citriodora submetida a gradientes de temperatura e diferentes tempos de exposição, com diferentes tratamentos (Verniz e CCB), com o intuito de minimizar o processo de carbonização. No que diz respeito aos ensaios mecânicos, pode-se afirmar que o aumento da temperatura de carbonização e do tempo de exposição das amostras ocasionou um decréscimo da resistência à compressão paralelamente às fibras do material, ocasionado fragilidade de carregamento. Os tratamentos testados (CCB e Verniz) não apresentaram resultados satisfatórios no que diz respeito ao retardo da combustão, não sendo, portanto, recomendáveis para esses fins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Hussein, Hussein Takheal. "Percentage and Intensity in Parasite That Attack Common Carp Fish Cyprinus carpio from Alforat River Breeding Fish Cages Al-Mussayab/Iraq." JOURNAL OF UNIVERSITY OF BABYLON for Pure and Applied Sciences 26, no. 7 (2018): 85–91. http://dx.doi.org/10.29196/jubpas.v26i7.1415.

Full text
Abstract:

 84 samples of common carp Cyprinus carpio that bird in cages of fishes birding in AlForat River Al-Mussayab was examined for a period of January until June 2017 .
 The fishes was examined for the presence of Ichthyophthirius multifiliis parasite on the skin, Fins and gills. 
 
 The percentage and total mean intensity infection%14.28, 5.6، % 20.23, 6.2,% 27.38 11.5 respectively the monthly changes was Studied and the part of the fish body was chosen according to sex and we recording the highest percentage of infection from April 53.33% and highest intensity in August were the percentage was 21.6%.
 There was no recording of differences in chosen of site of infection and also in sex and host either in skin, Fins and gills.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Firdausi, Amalia Putri, Rahman Rahman, Respati Mahadhika, and Adna Sumadikarta. "PROTOZOA EKTOPARASITIK PADA IKAN KOI Cyprinus carpio DI DAERAH SUKABUMI." Jurnal Akuakultur Rawa Indonesia 8, no. 1 (2020): 50–57. http://dx.doi.org/10.36706/jari.v8i1.11640.

Full text
Abstract:
The aim of this study is to inventory various types of ectoparasites found in koi fish that are reared in the nursery phase at the Sukabumi Freshwater Aquaculture Center (BPAT Sukabumi). Briefly, a total of 30 koi fish were taken randomly, then the scales, fins, and gills were examined and stained either with procedures of AgNO3. The type of parasite was identified and analyzed based on the rate of prevalence, also the intensity and dominance. The infesting parasite found were Trichodina sp, Oodinium sp, and Ichthyophthirius multifiliis. Overall, Trichodina sp is the most dominating parasite with a dominance level, prevalence, and intensity of 57,028%, 80%, and 10,833 respectively.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, André Luiz Oliveira da, Stefania Schimaneski Piras, Stella Aguinaga Bialous, and Josino Costa Moreira. "Saúde sem filtro: os impactos dos filtros dos cigarros na saúde e no meio ambiente." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 6 (2021): 2395–401. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021266.23692019.

Full text
Abstract:
Resumo As doenças relacionadas ao tabaco matam oito milhões de pessoas anualmente no mundo e, no Brasil, são responsáveis por milhares de casos de cânceres, doenças cardiovasculares e outras enfermidades. Os filtros nos cigarros são percebidos como uma tecnologia que reduziria os danos à saúde. O objetivo deste artigo é descrever a tecnologia dos filtros, seu histórico, seus impactos e discutir formas de regulação. Foi feita uma busca na literatura para avaliar os impactos desta tecnologia. Os resultados mostram que os filtros foram inicialmente desenvolvidos para fins estéticos, e posteriomente aprimorados e promovidos como uma tecnologia para redução de danos. O filtro de cigarro mais utilizado é o de acetato de celulose, combinado ou não com carvão ativado. Apesar das propagandas e da percepção dos fumantes, os filtros não trazem nenhum benefício à saúde, e sua associação com tecnologias como a perfuração nas ponteiras podem trazer mais riscos à saúde. Os filtros também podem tornar os cigarros mais atrativos e causam impactos ao meio ambiente. Por proporcionarem uma falsa percepção de riscos e nenhum benefício, os filtros deveriam ser uma tecnologia proibida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Delle, Fratte Alessandra. "Il caso di Aurora: il dovere dell'eccellenza." PSICOBIETTIVO, no. 2 (July 2011): 97–109. http://dx.doi.org/10.3280/psob2011-002007.

Full text
Abstract:
Il lavoro seguente intende affrontare, attraverso l'analisi di un caso clinico, il trattamento cognitivo comportamentale del disturbo d'ansia NAS (Non Altrimenti Specificato) in un giovane soggetto adulto, di sesso femminile. Nell'affrontare il caso verrŕ dapprima illustrato il profilo anamnestico e sintomatologico della paziente e, a seguire, le varie fasi dell'intervento, dalla presa in carico valutativa al trattamento psicoterapico, fino alla conclusione della terapia – il cui esito, al termine del trattamento, ha confermato una sostanziale riduzione della sintomatologia ansiosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silvestre da Hora, Janilson, Ivo Diego de Lima e Silva, Viviane Fonseca Caetano, Glória Maria Vinhas, and Fernando Hallwass. "Avaliação do potencial antioxidante e antimicriobiano do extrato de angico-de-caroço em filmes de quitosana." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (2021): 21–24. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8972.

Full text
Abstract:
A quitosana é um biopolímero atóxico, biodegradável e biocompatível obtido a partir da reação de desacetilação da quitina. É um polímero que tem grande potencial para ser utilizado como matriz polimérica para fins de embalagens ativas alimentícias. O angico-de-caroço é uma árvore que pode ser encontrada de forma abundante no sertão nordestino brasileiro. Na literatura são relatados trabalhos que mostraram que o extrato da casca do caule apresentou propriedades antimicrobianas, sendo então um aditivo em potencial para embalagens antimicrobianas. Neste trabalho foram avaliadas as propriedades antioxidante e antimicrobiana do extrato vegetal de angico-de-caroço, bem como a possibilidade de sua incorporação em filmes de quitosana. Foram realizadas extrações com diferentes tempos e foram preparados filmes de quitosana através da técnica de solution casting, utilizando as concentrações de 0, 1, 5 e 10 % m/m de extrato vegetal de angico-de-caroço. Foram avaliadas as propriedades antimicrobianas e antioxidantes do extrato. Os resultados mostraram que é possível a incorporação desse extrato em filmes de quitosana e que o extrato apresentou atividade antioxidante e antimicrobiana para as bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus, que são os principais microrganismos indicadores de contaminação em alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Al-Nowfal, Ebtihal K. J., Najim R. Khamees, and Sawsan S. Al-Haroon. "Occurrence of whirling disease symptoms in cultured common carp in Basrah, Iraq." Basrah Journal of Agricultural Sciences 31, no. 2 (2019): 76–81. http://dx.doi.org/10.37077/25200860.2018.111.

Full text
Abstract:
A total of 128 fish samples including 70 Cyprinus carpio Linnaeus, 1758, 10 Leuciscus vorax (Heckel, 1843), 40 Oreochromis aureus (Steindachner, 1864) and eight Planiliza abu (Heckel, 1843) were collected during the period from November 2016 to May 2017. Seven different localities (floating cages, earthen ponds and natural water) in Basrah were investigated. Among some detected fish diseases, whirling disease symptoms was reported for the first time in Iraq in April 2017, from two C. carpio cultured in earthen fish ponds of Marine Science Centre, University of Basrah. The infested fish were dwarfed, with abnormal big head and small body. Grossly signs of the diseases represent fins and tail deformities in addition to open ulcers and losing of scales, and necrosis of skin and muscles. Internally, fish suffered of muscles ecchymosis and vertebral deformities. Histological sections revealed that the spinal cord had healthy structure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Felipe Amaral, Celimar Azambuja Teixeira, Karina Querne de Carvalho, and Fernando Hermes Passig. "Avaliação de um sistema composto por filtração ascendente e radiação ultravioleta no tratamento da água de chuva." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 4 (2018): 177–91. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.004.0015.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar a qualidade da água de chuva após passar pelo sistema de filtração rápida seguido pela desinfecção por radiação ultravioleta, além de analisar a caracterização da qualidade da água de chuva após passar pelo telhado de fibrocimento e avaliar os possíveis usos da água de chuva, além de avaliar a eficiência do tratamento proposto. O sistema de tratamento consiste em um filtro de brita, areia e carvão seguido por um reator com lâmpadas germicidas para a desinfecção da água de chuva coletada. Os resultados obtidos mostram, que a qualidade água de chuva armazenada na cisterna 1 é comparável a corpos d’água de classe 1 segundo a Resolução 357/2005 do CONAMA e, portanto, um tratamento simplificado poderia ser aplicado para torná-la potável. De acordo com os parâmetros analisados, a qualidade da água de chuva após o tratamento proposto atendeu aos padrões exigidos pela ABNT NBR 15527:2007:2007 e USEPA (2012) para usos não potáveis e que os parâmetros analisados (pH, Temperatura, Cor, Turbidez, OD, DQO, NH­­­3, NO-2, NO3-, PO43-, SO42-, CT, CTer e EC) atendem aos padrões exigidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde para água potável. A água obtida após tratamento pode ser utilizada para fins não potáveis e em atividades de contato direto, tais como banho e lavagem de roupa e desta forma minimizando a demanda por água potável. Desta forma, não limitar o aproveitamento de água de chuva apenas para fins não nobres, como por exemplo, descarga de sanitários, irrigação de jardim e limpeza de calçadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Orzan, E., and E. Ciciriello. "Pianificare su base regionale un programma di intervento audiologico precoce dell’ipoacusia infantile: introduzione a uno studio italiano." Acta Otorhinolaryngologica Italica 36, no. 1 (2016): 3–9. http://dx.doi.org/10.14639/0392-100x-1070.

Full text
Abstract:
Una presa in carico non uniforme, tardiva o inappropriata dei bambini con deficit uditivo aumenta il rischio di sviluppare difficoltà comunicative-comportamentali e psicosociali che possono persistere fino all’adolescenza o all’età adulta. Nel Marzo 2014 il Centro di Controllo Malattie (CCM) del Ministero della Salute Italiano ha finanziato il progetto “Programma regionale di identificazione, intervento e presa in carico precoci per la prevenzione dei disturbi comunicativi nei bambini con deficit di udito”. Il progetto coinvolge 5 centri di III livello in cui il programma di screening uditivo neonatale è stato approvato dalla regione di appartenenza. Lo scopo principale del progetto è quello di definire e proporre un modello di salute pubblica su base regionale per l’identificazione delle ipoacusie infantili permanenti, la diagnosi e l’intervento. La prima fase del progetto prevede di indagare lo stato dell’arte e di produrre raccomandazioni che possano portare a cambiamenti positivi nell’identificazione, nella diagnosi, nella terapia e nella presa in carico dei bambini con deficit uditivo, tenendo presenti le innovazioni diagnostiche-riabilitative, il sostegno e l’alleanza terapeutica con la famiglia, un approccio interdisciplinare. Le raccomandazioni emerse da questa prima fase rappresenteranno le basi per un sistema regionale di intervento precoce che sia valido, integrato e condiviso da tutte le cinque regioni coinvolte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Düşükcan, Mustafa, Mücahit Eroğlu, and Mehmet Zülfü Çoban. "ÖZLÜCE BARAJ GÖLÜ (ELAZIĞ-BİNGÖL) SAZAN POPULASYONUNUN (Cyprinus carpio) MORFOMETRİK VE MERİSTİK ÖZELLİKLERİ." e-Journal of New World Sciences Academy 16, no. 3 (2021): 110–19. http://dx.doi.org/10.12739/nwsa.2021.16.3.5a0154.

Full text
Abstract:
This study was carried out to determine some metric and meristic characteristics of the Cyprinus carpio population captured from Özlüce Dam Lake at different times. For this purpose, the average, maximum, minimum, standard deviation, standard error and the coefficients of variation of 47 metric measurements and their ratio to each other belong to 60 scale and mirror carp samples captured from the dam lake are calculated. At the same time, 8 meristic features (the number of scales in the lateral line, the number of transversal scales, the number of spines in the first gill arch, the row and number of pharyngeal teeth and the number of simple and soft rays in the dorsal, ventral, pectoral and anal fins) were examined.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Brandão, Viviane dos Santos, Antônio Teixeira de Matos, Mauro Aparecido Martinez, and Maurício Paulo Pereira Fontes. "Tratamento de águas residuárias da suinocultura utilizando-se filtros orgânicos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no. 3 (2000): 327–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000300004.

Full text
Abstract:
O tratamento primário da água residuária de suinocultura pode ser feito por filtragem; para isto, torna-se oportuno o estudo de materiais alternativos a serem utilizados como meio filtrante e, com este intuito, foram utilizados o bagaço de cana-de-açúcar, a casca de arroz, a casca de café, o fino de carvão vegetal, o sabugo de milho e a serragem de madeira, acondicionados em tubos de PVC de diâmetro de 100 mm, constituindo colunas de 500 mm de altura. O sistema de filtragem foi mantido sob escoamento permanente, com fluxo em meio saturado, e pequena ou nenhuma alteração foi detectada na concentração de N-total, Ca, Mg e Zn no efluente do filtro, enquanto que as concentrações de P-total, Na e K aumentaram no efluente obtido em filtros de casca de arroz, casca de café e sabugo de milho. Significativa redução na concentração de Cu foi constatada para todos os materiais utilizados como filtro, atingindo-se eficiência de remoção de até 43,6%. Eficiências de remoção superiores a 90% foram obtidas para sólidos sedimentáveis enquanto a remoção de sólidos totais ficou abaixo de 33,0%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Brandão, Viviane dos S., Antônio T. de Matos, Maurício P. F. Fontes, and Mauro A. Martinez. "Retenção de poluentes em filtros orgânicos operando com águas residuárias da suinocultura." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 7, no. 2 (2003): 329–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662003000200024.

Full text
Abstract:
Para aproveitamento das águas residuárias da suinocultura na fertirrigação de culturas agrícolas, principalmente no caso do uso de irrigação localizada, torna-se necessária a remoção dos sólidos em suspensão e de parte dos dissolvidos. Como, para esse tipo de água o uso de filtros convencionais de areia não é possível, torna-se necessário o estudo de materiais alternativos para uso como filtros. Como materiais filtrantes foram avaliadas a casca de arroz, a casca de frutos do cafeeiro, o bagaço de cana-de-açúcar, o sabugo de milho triturado, a serragem de madeira e o fino de carvão vegetal. As colunas de filtragem foram constituídas de tubos de PVC de 100 mm de diâmetro e comprimento de 600 mm, sendo preenchidas com o material até a altura de 500 mm e com compressão de 12.490 N m-2. Avaliaram-se as alterações químicas e físicas ocorridas no material após seu uso como filtro no tratamento de 15 L de águas residuárias da suinocultura. Os materiais filtrantes que apresentaram maior capacidade de retenção de poluentes foram o bagaço de cana-de-açúcar e a serragem de madeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!