To see the other types of publications on this topic, follow the link: Físico Brasileiro.

Journal articles on the topic 'Físico Brasileiro'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Físico Brasileiro.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hamburger, Amélia Império. "Cesar Lattes, físico brasileiro." Revista USP, no. 66 (August 1, 2005): 132. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i66p132-138.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bassalo, José Maria Filardo, and Olival Freire Junior. "Wheeler, Tiomno e a Física brasileira." Revista Brasileira de Ensino de Física 25, no. 4 (December 2003): 426–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442003000400013.

Full text
Abstract:
Este artigo examina as relações do físico norte-americano John Archibald Wheeler com o físico brasileiro Jayme Tiomno. A imagem de Tiomno como um dos físicos teóricos mais brilhantes de sua geração emerge amplificada; mas fica claro, também, que os prejuízos causados pelo regime militar (1964-1985) ao desenvolvimento da ciência brasileira foram ainda maiores do que os que usualmente se reconhece.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Carolina Soares, Pedro Vitor Pereira Guimarães, Oscar José Smiderle, and Maria Fernanda Berlingieri Durigan. "QUALIDADE AGROINDUSTRIAL DE FRUTOS DE TAPEREBAZEIROS (Spondias mombin L.) CULTIVADOS EM ÁREAS URBANAS DE BOA VISTA, RORAIMA." Ambiente: Gestão e Desenvolvimento 11, no. 01 (December 7, 2018): 296–307. http://dx.doi.org/10.24979/168.

Full text
Abstract:
Considerando a necessidade de estudos que possibilitem melhorar o desenvolvimento de mudas obtidas via sexuada de taperebazeiro (Spondias mombin L.), as caracterizações biométricas dos frutos e físico-químicas das polpas podem ser indicativo importante na seleção para o melhoramento vegetal. No presente estudo objetivou-se avaliar características físicas e físico-químicas de frutos de taperebazeiros cultivados em duas áreas urbanas no município de Boa Vista, Roraima, e classificá-las segundo as normas da legislação brasileira vigente (BRASIL, 2000). Os frutos de taperebá foram colhidos após abscisão, em julho de 2017. As variáveis de qualidade avaliadas foram: comprimento, diâmetro e massa fresca de frutos e endocarpos, número de lóculos, número de sementes, rendimentos de endocarpo e polpa, sólidos solúveis, acidez titulável, pH, relação sólidos solúveis:acidez titulável e coloração. Visando comparação e enquadramento legal das polpas, foram adotados os valores mínimos estabelecidos pelos padrões de identidade e qualidade para polpa de taperebá do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro. Houve diferença altamente significativa na maioria das variáveis avaliadas entre as áreas de coleta na qualidade pós-colheita dos frutos de taperebazeiros, indicando grande variabilidade entre as áreas. Há diferença significativa na qualidade física e físico-química de frutos de taperebazeiros. As polpas avaliadas estão em conformidade com os padrões de identidade e qualidade para polpa de taperebá.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vargas, Leandro Martinez, Thaiane Moleta, and Luiz Alberto Pilatti. "Diferença da aptidão física relacionada ao desempenho entre soldados de elite e convencionais do exército brasileiro." Conexões 11, no. 2 (June 17, 2013): 148–67. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637621.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi comparar a aptidão física relacionada ao desempenho de 40 soldados do Exército Brasileiro com idades entre 18 e 20 anos, dos quais 20 eram originários do pelotão de operações especiais e 20 soldados convencionais, militares que exerciam funções administrativas. A análise da diferença de aptidão física de cada grupo foi possível através da comparação dos resultados de dois testes de aptidão física (TAF) realizados em um intervalo de 12 semanas. O TAF compreende a corrida de 12 minutos, flexão de braços, flexão abdominal e puxada na barra fixa. Anteriormente aos testes foi medido o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada militar. Foi realizada a análise descritiva das variáveis mensuradas, apresentando os dados por meio de média e desvio padrão. A normalidade dos dados foi avaliada pelo teste de Shapiro-Wilk. Foi utilizado o teste t pareado e o teste t de Student para verificar a inferência estatística entre as médias interteste do grupo e entre os grupos, respectivamente. Foram considerados significativos os valores menores que 5% (p≤0,05). O treinamento físico realizado pelos soldados de elite influenciou significativamente (p≤0,05) na diferença em relação ao outro grupo em 60% das variáveis avaliadas. Foi possível concluir que há forte relação entre o desempenho dos soldados de elite nos diversos testes de avaliação física e a maneira com que realizam o treinamento físico militar, de forma orientada, respeitando os níveis de volume e intensidade e tipo de treinamento previsto pelo manual de treinamento físico militar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Andressa, Fernanda Narciso, Eduardo Stieler, Lucas Alves Facundo, Aline Ângela da Silva Cruz, Alberto Martins Costa, Patrícia Silvestre, and Marco Túlio De Mello. "MAPEAMENTO GEOGRÁFICO DE ATLETAS PARALÍMPICOS BRASILEIROS." Movimento (ESEFID/UFRGS) 25 (September 6, 2019): e25051. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.88691.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo mapear geograficamente os atletas paralímpicos brasileiros de natação e atletismo, bem como identificar suas deficiências. Os dados dos atletas foram obtidos junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), onde buscamos informações sobre os atletas que participaram do Circuito Loterias Caixa de 2015. A amostra foi de 1.708 atletas paralímpicos das modalidades natação e atletismo, sendo 913 da natação e 795 do atletismo. Observou-se que a maioria dos atletas é da região Sudeste (66%), seguida das regiões Sul (11%), Nordeste (11%), Centro-Oeste (9%) e Norte (3%). Houve predominância de atletas com deficiência físico-motora (65,5%), seguida das deficiências visual (25,1%) e intelectual (9,4%). Concluímos que a região brasileira com maior número de atletas no atletismo e na natação é a Sudeste e a região com menor número foi a Norte. Além disso, encontramos predominância da deficiência físico-motora, tanto no atletismo quanto na natação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fleming, Henrique. "O último trabalho de Mário Schenberg." Revista Brasileira de Ensino de Física 23, no. 4 (December 2001): 467–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442001000400012.

Full text
Abstract:
A idéia de que as estruturas matemáticas, como identificadas pela escola Bourbaki, transcendem a matemática e estabelecem uma hierarquia entre as teorias da física, era cara ao grande físico brasileiro Mário Schenberg. Um episódio de sua carreira que ilustra este fato é descrito neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Isabel Cristina da Cósta, Anne Caroline Brito Carvalho, José Maria Damasceno Silva Neto, João Paulo Costa Fernandes, João Dehon Rocha Junior, Francisca Marta Machado Casado Araújo, and Rafael Leandro Fernandes Melo. "Caracterização físico-química dos frutos tropicais do Nordeste brasileiro." Research, Society and Development 9, no. 6 (April 20, 2020): e125963562. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3562.

Full text
Abstract:
A fruticultura é uma modalidade que impulsiona a economia do Nordeste. Acredita-se que a compreensão sobre as características químicas e valor nutricional das frutas servem como ferramenta para propor melhorias na forma de consumo e no aproveitamento desses alimentos. O trabalho exposto teve como objetivo avaliar as características físico-químicas dos frutos tropicais comercializadas em feiras livres na cidade de Mossoró-RN. Para isso, foram adquiridos frutos de abacaxi, banana, manga e caju, esses foram higienizados e submetidos às análises de pH, umidade, vitamina C, sólidos solúveis e açúcares solúveis totais. Os resultados apontam que a frutas analisadas possuem um valor aproximado de pH, sendo a média da faixa entre 3,9 – 4,2, mostrando que as frutas possuem um caráter ácido. O teor de umidade variou entre 81% e 71% para o caju e a banana, respectivamente. As concentrações de vitamina C foram bastantes variáveis, sendo o caju o mais concentrado e o abacaxi o menos, com uma média de 49,5 e 17 mg de vitamina C/100 g de fruta, respectivamente. Para os sólidos solúveis, o abacaxi e manga foram as frutas com mais concentração, porém, quando avaliado os açucares solúveis totais a banana é a fruta com a maior concentração. Por tanto, pode-se observar que os frutos tropicais apresentaram um ótimo valor nutritivo e um elevado conteúdo de compostos antioxidantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campana, Angela Nogueira Neves Betanho, Jairo José Monteiro Morgado, Fabiane Frota da Rocha Morgado, Mateus Betanho Campana, Lucilene Ferreira, and Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares. "Drive for Muscularity: Um Estudo Exploratório no Exército Brasileiro." Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, no. 2 (June 2014): 213–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722014000200011.

Full text
Abstract:
Drive for muscularity refere-se ao desejo de alcançar o corpo muscular ideal e ao grau de preocupação a respeito da musculatura. O objetivo do presente estudo foi investigar os traços de drive for muscularity em homens militares brasileiros. Dados de uma amostra não-probabilística de 652 homens foram analisados. Os resultados mostraram associações entre as variáveis de drive for muscularity e os hábitos de prática de atividade física, satisfação com a vida e com o corpo e ansiedade físico-social. Diferenças nos traços de drive for muscularity foram achados em relação ao status de relacionamento amoroso, segurança financeira e tempo de carreira no exército. Concluiu-se que o acompanhamento de drive for muscularity na formação do militar deveria fazer parte das rotinas de cuidados psicossociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Alexandre Nascimento, Humberto Ângelo, and João Carlos Garzel Leodoro Da Silva. "ANÁLISE ECONOMÉTRICA DO PREÇO EXTERNO DO COMPENSADO BRASILEIRO." FLORESTA 42, no. 2 (May 14, 2012): 249. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v42i2.14792.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a carga de trabalho físico em atividades de implantação florestal em áreas declivosas no sul do Espírito Santo e propor uma reorganização ergonômica para melhoria dos níveis de saúde, bem-estar e satisfação dos trabalhadores. A carga de trabalho físico foi avaliada por intermédio do levantamento da frequência cardíaca, com o uso de monitores de frequência cardíaca nas atividades de construção de cercas, roçada manual, capina química, marcação de covas, coroamento, coveamento manual, enchimento de covas, adubação pré-plantio e plantio. A maior exigência física no trabalho foi verificada na atividade de coveamento manual (125 bpm), sendo esta classificada como moderadamente pesada. A menor exigência física no trabalho foi observada na atividade de adubação pré-plantio, com frequência cardíaca média de 87 bpm, sendo classificada como atividade leve. Foram verificadas diferenças significativas entre as atividades de implantação (médias da carga cardiovascular) pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5%, e a necessidade de reorganizar o ambiente de trabalho com inserção de pausas orientadas.Palavras-chave: Ergonomia florestal; frequência cardíaca; plantio florestal; fisiologia do trabalho florestal. AbstractAnalysis of the load of physical work in activities of forest implementation insteepareas.This research had the objective to evaluate the load of physical work in activities of forest implementation in steep areas in the south of the Espírito Santo, Brazil and to propose an ergonomic reorganization for improvement of the levels of health, well-being and satisfaction of the workers. The load of physical work was evaluated by the survey of the cardiac frequency with the use of monitors of cardiac frequency in the activities of construction of fencing, manual mowing, weeding chemical, marking of graves, weeding, manual pit, filling of pits, adubation pre-planting and planting. The biggest physical requirement in the work was verified in the activity of manual pit (125 bpm), being classified as moderately heavy activity. The lower physical demands at work were observed in adubation pre-planting, frequently average cardiopath of 87 bpm, being classified as light activity. Significant differences had been verified enter the averages of the cardiovascular load and necessity to reorganize the environment of work with insertion of target pauses.Keywords: Forestry ergonomics; cardiac frequency; forestry activities; physiology of forest work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Iaggo Raphael David, Lara Sofia Rodrigues de Sousa Fernandes Carneiro, Vinícius Dias Rodrigues, Frederico Mansur Machado, Alfredo Maurício Batista de Paula, Felipe Barreto Schuch, Leônidas de Oliveira Neto, and Renato Sobral Monteiro-Junior. "Pre-Exercise Screening Questionnaire: tradução do instrumento de triagem relacionado à COVID-19." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 25 (November 9, 2020): 1–8. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.25e0145.

Full text
Abstract:
A pandemia causada pela doença do coronavírus 2019 (COVID-19) e as medidas de distanciamento social provocaram reduções nos níveis de atividade física das pessoas. A atividade física está associada a uma melhor saúde física e mental, e manter a população ativa durante a pandemia é essencial. No entanto, ainda não se sabe se exercícios podem, em pessoas infectadas, causar uma potencial exacerbação de sintomas da COVID-19. O presente estudo objetivou traduzir o Pre-exercise screening questionnaire (PESQ) para o Português Brasileiro e de Portugal, para facilitar a sua utilização por profissionais ligados ao exercício físico não fluentes na língua inglesa. O PESQ contém sete perguntas diretas sobre os sintomas mais comuns de COVID-19 mais comumente encontrado em adultos e idosos, para orientação segura para prática de exercício físico. A tradução foi feita em 5 etapas: Tradução inicial, tradução cega, revisão da tradução, adequação da língua Portuguesa e ajustes e finalização. As etapas foram realizadas por pesquisadores experientes, com fluência em língua inglesa e nativos em português Brasileiro e de Portugal. No processo de tradução não houve divergências importantes entre os tradutores. A adaptação transcultural foi importante, pois, o português de Portugal difere-se do brasileiro. O instrumento foi devidamente traduzido e pode ser utilizado como ferramenta de screening para os sintomas da COVID-19 por profissionais do exercício durante a pandemia. No momento, o PESQ é a principal ferramenta disponível para prevenir danos relacionados à COVID-19 e a prática de exercícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Walan Robert da, Helton Pereira de Carvalho, Isabely Rúbila Maciel, and Fernando Luiz Cardoso. "Escala de identidade para o exercício físico: validade fatorial e consistência interna para universitários brasileiros." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 35, no. 1 (April 16, 2021): 35–42. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i1p35-42.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo é verificar as propriedades psicométricas da Escala de Identidade para o Exercício Físico (EIS), no que diz respeito à validade de construto para o contexto brasileiro. Participaram do estudo 480 universitários dos cursos de Psicologia e Educação Física, dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília, sendo 290 homens e 190 mulheres com média de idade de 23,7(dp=6,7) anos. Todos os 9 itens que compõem a escala mostraram carga fatorial adequada, justificando sua permanência na escala de acordo com os critérios previamente estabelecidos. A EIS validada cumpriu com as suposições de validade, com valores adequados de alpha de Cronbach e de correlações entre todos os itens, confirmando uma alta consistência interna da escala. Conclui-se que o EIS mostrou um bom desempenho psicométrico quando estudado a partir de uma amostra de universitários brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Ineildes Calheiro, and Suely Aldir Messeder. "A INFLUÊNCIA CULTURAL NA FISIOLOGIA DO CORPO SEXUADO VINVULADO À HEGEMONIA MASCULINA NA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NA ARBITRAGEM EM FUTEBOL." Revista Ambivalências 2, no. 3 (December 10, 2014): 170. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v2n3p170-193.

Full text
Abstract:
Com a temática das diferenças físicas entre os sexos e a problemática do androcentrismo na fisiologia do corpo sexuado, relativo á fragilidade versus força física sexualmente inata, utilizados como dispositivo de poder na divisão sexual do esporte, no futebol, embora que exista a presença maciça de homens arbitrando jogos, as mulheres vêm gradativamente ocupando este espaço profissional, mas, quando nos debruçamos no aparato institucional que regulamenta as normas para o campo de arbitragem, nota-se que existe fortemente um apelo ao dimorfismo sexual. Portanto, esse estudo, resultado de indagações concernentes á pesquisa de mestrado em desenvolvimento, cujo objeto, enfoca a participação das mulheres na arbitragem do futebol brasileiro, no âmbito do trabalho e nos limites do poder, tendo como liame, o sexo na ótica do desempenho físico, tem como objetivo discutir sobre a influência cultural nos comportamentos dos corpos sexuados, tentando perceber como a perspectiva feminista sobre tecnologia de gênero poderá favorecer na compreensão das histórias de vida das mulheres árbitras de futebol, que se submeteram aos testes físicos da seleção de arbitragem. A partir de um olhar feminista e pós-estruturalista, que busca desestabilização de paradigmas biológicos/naturais, partimos dos seguintes questionamentos: de que forma o processo cultural influencia nas diferenças físicas entre os sexos e na divisão sexual do trabalho desportivo? E como pensar na equidade social de gênero, a partir da igualdade física entre os sexos? Teórica e metodologicamente, foi realizada uma análise crítica focando teorias culturais, feministas e biológicas, onde refletimos sobre o corpo/sexo construído, comportamentos fisiológicos adquiridos e a divisão sexual no mercado futebolístico, conectados à tecnologia de gênero e ao poder. A priori, constatamos o androcentrismo e a resistência á abertura do campo para as mulheres, uma vez que estas atuam sob controle físico e á base de desigualdades no quantitativo estipulado para os sexos e nas oportunidades, ao mesmo tempo em que, nas normas para tornar-se árbitros (as) exige-se a igualdade física entre os sexos, comprovados na bateria de avaliações físicas, onde neste requisito, grande parte das mulheres é reprovada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Caputo, Stela Guedes. "Entrevista com o físico Marcelo Gleiser." Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 30, no. 61 (March 28, 2021): 365–73. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p365-373.

Full text
Abstract:
O governo do presidente brasileiro Jair Bolsonaro aprofunda cada vez mais o desprezo pelo conhecimento que já manifestava desde a campanha eleitoral. Em plena pandemia da Covid-19, enquanto o mundo aposta nas pesquisas científicas, na esperança da descoberta de vacinas (o que já aconteceu), Bolsonaro intensifica sua cruzada contra as universidades e a ciência, rejeitando dados analisados com métodos e protocolos, ignorando pesquisas e orientações médicas mundiais, ou seja, sendo negacionista. Interesses financeiros de grandes grupos econômicos, obscurantismo religioso, imensa desigualdade social, um profundo descaso pela vida e o negacionismo, já mencionado, são algumas características do bolsonarismo que faz o Brasil agonizar nesse momento. Para conversar sobre esse ataque à ciência e aos cientistas, entrevistamos o físico e astrônomo brasileiro, Marcelo Gleiser, professor titular de filosofia natural e de física e astronomia na Dartmouth College, em Hanover, Estados Unidos, vencedor do Prêmio Templeton, de 2019. Na entrevista, Gleiser fala sobre a importância do diálogo entre fé e ciência; sobre o papel das associações de pesquisas nesse momento; sustenta que o modelo cultural científico precisa mudar e se tornar menos eurocêntrico e mais pluralista; diz que o Brasil vive uma tragédia provocada pelo obscurantismo religioso e afirma que as novas gerações vão rir muito da nossa, em que muita gente ainda acredita que a Terra é plana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ney, Marlon Gomes, and Rodolfo Hoffmann. "Educação, concentração fundiária e desigualdade de rendimentos no meio rural brasileiro." Revista de Economia e Sociologia Rural 47, no. 1 (March 2009): 147–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032009000100006.

Full text
Abstract:
O artigo estuda os efeitos dos fatores determinantes da renda rural, particularmente do capital humano e do capital físico. Além de equações de rendimentos ajustadas para o setor primário, foram analisadas regressões de renda para a população ocupada na indústria e no setor de serviços. Os resultados obtidos revelam que, embora o capital físico seja o principal determinante da concentração da renda agrícola, é a educação o fator que explica a maior parcela da desigualdade de rendimentos nas atividades não-agrícolas e no meio rural como um todo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Antunes, Hanna K. M., Monica L. Andersen, Sergio Tufik, and Marco Túlio De Mello. "O estresse físico e a dependência de exercício físico." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 12, no. 5 (October 2006): 234–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922006000500002.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi verificar os escores referentes à escala de dependência de exercício, qualidade de vida, bem como os escores indicativos de humor em atletas de corrida de aventura (CA). Participaram deste estudo 17 atletas de ambos os gêneros com histórico de prática da modalidade de pelo menos três anos, com experiência em provas nacionais e internacionais e que figuram nas primeiras posições do ranking brasileiro. A média (± desvio-padrão) da idade, altura, massa corporal, índice de massa corpórea (IMC) e consumo de oxigênio foram: 31,11 ± 6,30 anos; 1,73 ± 0,07cm; 70,75 ± 7,96kg; 23,48 ± 1,48kg/m² e 58,70 ± 6,63ml.min¹.kg¹, respectivamente. Os voluntários responderam aos seguintes questionários: Escala de Dependência de Exercício (EDE), Idate Traço e Estado, Profile of Mood States (POMS), SF-36 Pesquisa em Saúde e Questionário de Padrão Social. Os resultados revelaram que os escores observados na EDE foram indicativos de dependência de exercício; já os questionários de humor revelaram ansiedade moderada, enquanto o POMS não detectou escores indicativos de distúrbios de humor. Quanto à qualidade de vida, a média das oito dimensões referentes ao questionário SF-36 se mostrou acima de 85%, sugerindo que, apesar de haver dependência de exercício, parece que esse fato não foi capaz de promover alterações significativas no estado de humor e na qualidade de vida. Esses dados sugerem que atletas de CA apresentam dependência de exercício não associada aos distúrbios de humor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Simões, Renata Duarte, and Silvana Vilodre Goellner. "Educação Física e esportes na Ação Integralista Brasileira: Hollanda Loyola e a educação do corpo." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 26, no. 2 (June 2012): 263–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092012000200009.

Full text
Abstract:
Investiga como a Ação Integralista Brasileira, movimento social que emerge no Brasil Republicano, educava corporalmente, por meio da Educação Física e dos esportes, membros inscritos em suas fileiras. Analisa artigos publicados em A Offensiva, jornal doutrinário e prescritivo do movimento, publicados de 17/05/1934 a 19/03/1938, com destaque para os artigos de Francisco de Assis Hollanda Loyola. Os escritos de Loyola, Mestre de Campo da Milícia e diretor da Escola de Instructores de Educação Physica integralista, ganham destaque porque instituíram um modo inovador de conceber a prática esportiva e o treinamento físico na AIB. Loyola conquistou espaço no jornal e traçou o "Plano Geral" de Educação Física voltado para as necessidades e características do povo brasileiro, aspecto enfatizado pelo autor. Concluiu que agregando as prescrições de Loyola a práticas ritualistas e simbólicas, o integralismo impunha ao corpo um modo muito próprio de ser integralista, modo de ser um "soldado-integral".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Santana, Walker Antonio Lins de, and Olival Freire Junior. "Contribuição do físico Brasileiro Sergio Porto para as aplicações do laser e sua introdução no Brasil." Revista Brasileira de Ensino de Física 32, no. 3 (September 2010): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172010000300015.

Full text
Abstract:
Este trabalho narra a contribuição do físico brasileiro Sergio Porto (1926-1979) para o desenvolvimento de aplicações do laser, em especial ao efeito Raman, e para a introdução da pesquisa sobre o laser no Brasil. Fazemos também um esboço da biografia de Porto, localizando-a nos contextos científico, social, econômico e político em que ele atuou, mas o foco da nossa narrativa está concentrado no período 1959-1979, período que cobre sua migração para os Estados Unidos, saindo do ITA para os Laboratórios da Bell, em 1960, e seu ulterior retorno ao Brasil, da Southern University of Califórnia para a Unicamp, no início da década de 1970. Para o seu retorno, analisamos as motivações para o convite feito pelo então Ministro Reis Velloso, parcialmente relacionados às potencialidades da pesquisa de Porto para a área nuclear. Analisamos, a seguir, a diversidade das suas contribuições para a aplicação do laser em áreas como medicina, separação isotópica e comunicações. Analisamos também sua contribuição para a formação de pesquisadores para a física brasileira. O trabalho realça a relevância do trabalho de Porto no cenário internacional da física e a sua expressiva contribuição para o desenvolvimento da pesquisa sobre o laser no Brasil. Notamos, por fim, que o reconhecimento, no Brasil, não parece corresponder à magnitude das realizações científicas de Porto. Algumas conjecturas sobre esse descompasso são oferecidas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Braga, Helena de Oliveira, Ana Inês Gonzáles, Sabrina Weiss Sties, Gabriela Maria Dutra de Carvalho, Almir Schmitt Netto, Oswaldo Augusto Campos, Daiane Pereira Lima, and Tales de Carvalho. "Protocolo de samba brasileiro para reabilitação cardíaca." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, no. 5 (October 2015): 395–99. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220152105136354.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: O samba é uma dança de movimentos intensos e variados que proporcionam alegria e boa resposta cronotrópica, sendo plausível a expectativa de que beneficie o sistema cardiovascular. Objetivo: Desenvolver e avaliar um protocolo de samba brasileiro visando o treinamento físico na reabilitação cardíaca. Métodos: Quinze indivíduos com doença arterial coronariana estável, idade 60,74±5,96 anos, realizaram teste cardiopulmonar máximo com determinação da frequência cardíaca (FC) correspondente ao VO2pico e primeiro e segundo limiares ventilatórios. Durante seis sessões executaram vinte passos de samba, em três andamentos musicais, classificados por metrônomo em lento, médio ou rápido. Posteriormente, realizaram três sessões para verificar o comportamento da FC e a percepção de esforço. A análise descritiva foi utilizada na caracterização da amostra e verificação da FC, o teste t ou teste de Wilcoxon foram utilizados para comparar o comporta-mento da FC (nas diferentes sessões), com nível de significância de 5%. Resultados: Houve boa adaptação aos passos de samba, com FC situando-se entre 62% e 72% da FCpico. Durante as sessões de dança os pacientes mantiveram-se em 86 ±4,17% do tempo na zona alvo proposta para treinamento físico na reabilitação (60% a 90% da FCpico) e 77±2,26% do tempo na zona alvo considerada ideal, com a FC situada entre o primeiro e o segundo limiares ventilatórios. Durante todo o tempo os pacientes referiram percepção de esforço de leve a moderada. Conclusão: Os pacientes demonstraram boa adaptação ao protocolo de samba, que se mostrou em condições de ser adotado como proposta de treinamento na reabilitação cardíaca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Eisenstaedt, Jean, and Júlio C. Fabris. "Amoroso Costa e o primeiro livro brasileiro sobre a Relatividade Geral." Revista Brasileira de Ensino de Física 26, no. 2 (2004): 185–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172004000200014.

Full text
Abstract:
Em 1922, o físico-matemático brasileiro Amoroso Costa publicou um livro de introdução à Teoria da Relatividade. Este livro, um dos primeiros textos sobre o assunto no mundo, surpreende ainda hoje pela sua limpidez, precisão e concisão. Fazemos uma análise do texto de Amoroso Costa, situando-o no contexto científico mundial e brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gomes, Ana Carolina Vimieiro. "A emergência da biotipologia no Brasil: medir e classificar a morfologia, a fisiologia e o temperamento do brasileiro na década de 1930." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 7, no. 3 (December 2012): 705–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222012000300006.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a emergência da biotipologia nas ciências biomédicas do Brasil na década de 1930, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde existiu um Gabinete de Biotipologia vinculado à cadeira de Clínica Propedêutica. A biotipologia congregava conhecimentos da ciência experimental e da medicina constitucional. Primava pela visão holística sobre o corpo do indivíduo e suas práticas científicas consistiam em medidas morfológicas, fisiológicas e psicológicas como base para a classificação. Por meio da obra "O Normotypo Brasileiro", do médico Isaac Brown, busca-se analisar as práticas de medida e classificação das características biológicas dos corpos dos brasileiros. Os modelos biotipológicos adotados no Brasil foram inspirados nas obras dos italianos Nicola Pende, Giacinto Viola e Mario Barbàra. Todavia, os médicos brasileiros criaram suas próprias classificações, adaptando e reconstruindo os modelos originais. Num momento de intenso debate sobre a 'identidade nacional', sugiro que a biotipologia, com suas práticas de produção de pessoas, foi mobilizada como um instrumento para a definição de um tipo físico brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Batista, Telma F. C., Orlando S. Ohashi, and Ana R. A. Martins. "RECUPERAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE UM LATOSSOLO AMARELO APÓS PLANTIO DO MOGNO BRASILEIRO (Swietenia macrophylla KING) COM MELIÁCEAS EXÓTICAS EM CONSÓRCIO E EM SISTEMA AGROFLORESTAL." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 80, no. 3 (March 28, 2016): 273. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v80i3.2850.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lima, Rafael Ferreira, Everton Vieira da Silva, Yaroslávia Ferreira Paiva, Pedro Victor Crescêncio de Freitas, Andressa Gonçalves de Santana, Kevison Romulo da Silva França, Lumara Tatiely Santos Amadeu, et al. "Hambúrguer caprino enriquecido com diferentes concentrações de albumina: Aspectos físicos e físico-químicos." Research, Society and Development 10, no. 4 (March 28, 2021): e1510413828. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13828.

Full text
Abstract:
O Nordeste Brasileiro vem apresentando destaque quando se trata da caprinocultura, sendo principal atividade econômica de muitas famílias. Todavia, esse ramo ainda necessita de aprimoramento quando se trata de tecnologias empregadas nos produtos ofertados, associando isso à necessidade da população por alimentos nutricionalmente mais elaborados e de fácil acesso é que a presente pesquisa se justifica. O presente estudo teve como objetivo geral obter e caracterizar de hambúrgueres de carne caprina incrementados com diferentes concentrações de albumina. O estudo foi de caráter experimental e exploratório realizado no Centro Vocacional Tecnológico – CVT – Campus Pombal – PB. A carne caprina foi adquirida na cidade de Piancó – PB valorizando assim a produção local, após a retirada das partes não comestíveis foram elaboradas seis formulações variando entre a padrão e com 2%, 4%, 6%, 8% e 10% de suplementação de albumina em relação a carne caprina. Após a elaboração das amostras as mesmas foram caracterizadas por meio de análises físicas e físico-químicas. Os resultados apresentados apontam que todas as formulações estavam dentro do que preconizam as resoluções para hambúrgueres, com destaque para o aumento do nível proteico do produto final. Pode-se observar a partir do presente estudo que é possível a melhoria de hambúrgueres caprinos a partir da suplementação de albumina sem que essa afete negativamente o produto final, melhorando os aspectos nutricionais do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moura, Edenilson Dutra de. "Urbano-fronteiriço: espacialidades e especificidades urbanas na fronteira franco-brasileira – Oiapoque – Amapá." Revista Eletrônica Casa de Makunaima 1, no. 1 (August 24, 2018): 51–65. http://dx.doi.org/10.24979/makunaima.v1i1.403.

Full text
Abstract:
Este artigo tem a proposta de contribuir com o entendimento da dimensão espacial urbana de Oiapoque, município localizado no extremo norte do estado do Amapá, portanto, em uma realidade urbana em meio à vida amazônica, em suas múltiplas nuances analíticas. Enfatizamos que a localização geográfica fronteiriça do município e da cidade de Oiapoque – AP, provoca na produção do espaço reflexos perceptíveis na espacialidade urbana, em diferentes dimensões, como: físico-estruturais, econômicos e culturais, e que, desta forma, diferentes fluxos e redes são estabelecidos na e pela cidade, estas dão importância para o processo urbano de Oiapoque, que mesmo não possuindo alguns atributos, como uma infraestrutura de equipamentos urbanos, uma população pequena, se comparada a outras realidades urbanas brasileiras, apresenta uma relevância no que diz respeito ao papel que a cidade desempenha na rede urbana no contexto regional. Enquanto recursos metodológicos destaca-se a realização de um referencial teórico pautado nas discussões sobre fronteira, questão urbana na Amazônia e sobre a temática fronteiriça franco-brasileira, juntamente elucidado com a realização de observações in loco. Espera-se com este artigo, proporcionar reflexões sobre a espacialidade urbana de Oiapoque, demonstrando a ausência de investimentos para este importante espaço brasileiro, uma vez que representa uma fronteira que demonstra rica vivacidade e diversidade no urbano amazônico brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Moreti, Felipe, Fabiana Zambon, Gisele Oliveira, and Mara Behlau. "Equivalência cultural da versão Brasileira da Voice Symptom Scale: VoiSS." Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 23, no. 4 (December 2011): 398–400. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912011000400018.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Apresentar a equivalência cultural da versão brasileira da Voice Symptom Scale - VoiSS. MÉTODOS: O questionário foi traduzido para a língua portuguesa por duas fonoaudiólogas brasileiras bilíngues, cientes do objetivo da pesquisa. A retrotradução foi efetuada por uma terceira fonoaudióloga brasileira, bilíngue e professora de inglês, não participante da etapa anterior. Após comparação das traduções, produziu-se uma única versão denominada Escala de Sintomas Vocais - ESV, que foi aplicado a 15 indivíduos com queixa vocal. O critério de inclusão foi presença de disfonia, independentemente do grau ou tipo. A cada questão foi acrescentada a opção "não aplicável" na chave de resposta. RESULTADOS: No processo de tradução e adaptação cultural não houve modificação e/ou eliminação de nenhuma das questões. A ESV reflete a versão original do inglês, com 30 questões, sendo 15 referentes ao domínio limitação (funcionalidade), oito ao domínio emocional (efeito psicológico) e sete ao domínio físico (sintomas orgânicos). CONCLUSÃO: Houve equivalência cultural da VoiSS para o Português Brasileiro na versão intitulada ESV. A validação da ESV está em fase de conclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Coltro, Leda, and Fábio G. Teixeira. "Método de ensaio para avaliação do desempenho físico-mecânico de copos plásticos descartáveis." Polímeros 17, no. 1 (March 2007): 67–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000100015.

Full text
Abstract:
Os copos plásticos descartáveis disponíveis no mercado brasileiro foram tendo sua massa reduzida ao longo dos anos, o que levou à necessidade de se usar dois copos para desempenhar a função de contenção de líquidos. Por este motivo, foi desenvolvido um estudo de avaliação do desempenho físico-mecânico de copos plásticos descartáveis de diversas capacidades volumétricas com a finalidade de gerar subsídios aos trabalhos de padronização deste produto no mercado brasileiro mediante o estabelecimento de requisitos mínimos de desempenho. Este artigo tem por objetivo apresentar os critérios adotados durante o desenvolvimento desta metodologia, bem como os requisitos mínimos sugeridos para este produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brito, Alice Pequeno de, Marcos Renan Freitas de Oliveira, Jakeline de Souza Pinheiro, Milena Vasconcelos Medeiros, Victória Baía Pinto, and Josiana Kely Rodrigues Moreira da Silva. "ANÁLISE DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ATIVIDADE FÍSICA E IDOSOS EM ANAIS DO CONBRACE (2009-2017)." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n1-31r.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a produção do conhecimento sobre atividade física e idosos nos acervos do Congresso Brasileiro de Ciência e Esporte (CONBRACE). MÉTODOS: Os artigos foram encontrados no Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) publicados durante os anos de 2009 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol, totalizando 14 estudos. Com isso, foram usados, os textos disponíveis no SOAC, os quais abordassem sobre saúde, atividade física e idoso, para, em seguida, verificar as categorias em pauta, a partir de seus títulos, palavras-chave e resumos. RESULTADOS: A qualidade de vida é o fator principal para haver o interesse da prática de atividade física entre os idosos, todos os estudos abordam que os praticantes querem uma qualidade de vida e buscam o aumento da expectativa de vida, tendo em vista que, eles buscam ser mais independentes nas suas atividades diárias. CONCLUSÃO: Com isso, a prática de atividade física melhora da qualidade de vida junto com bem-estar social, ambos proporcionam agradáveis sensações, dessa maneira influenciando a permanecerem nessa prática, mas é fundamental que seja demonstrado como exercício físico executado regularmente trazem benefícios a longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Santiago, Wilder Douglas, Cleber Nogueira Borges, Richard Bispo Barbosa, Hélia Alves Mendonça, David Lee Nelson, and Maria das Graças Cardoso. "Investigação sobre cachaças brasileiras quanto a sua padronização e qualidade." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 18, 2020): e387974117. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4117.

Full text
Abstract:
Incluir o resumo. O agronegócio da cachaça é uma prática representativa no mercado brasileiro. Estima-se que o setor produza anualmente 1,3 bilhão de litros da bebida, tendo um total de 30 mil estabelecimentos produtores, gerando mais de 450 mil empregos diretos e indiretos. O processo produtivo da cachaça se estabelece em quase todos os estados brasileiros, sendo os principais estados produtores São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, que respondem por cerca de 75% da produção nacional. A cadeia produtiva da cachaça no país não é homogênea, mesmo pela tradição e pela importância econômica desta bebida no país. Buscam-se melhorias no desenvolvimento de tecnologias para aperfeiçoar e controlar a qualidade e a padronização da bebida nos aspectos físico-químicos e sensoriais. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar a similaridade das variáveis determinantes da qualidade das cachaças produzidas em nosso país utilizando a técnica da análise de agrupamento multivariada. Foram coletadas 512 amostras, onde suas análises físico-químicas foram aplicadas na análise multivariada. Pelos resultados foi possível observar que 70% das amostras estudadas apresentam padrões de identidade e qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Todos os parâmetros analisados apresentaram resultados de inconformidade frente a legislação. Com a Análise das Componentes Principais (PCA) aplicada, foi possível observar uma homogeneidade quanto ao processo produtivo em relação ao perfil físico-químico realizado nas amostras. De maneira geral é possível inferir que o processo produtivo da cachaça está sendo satisfatório, porem muita coisa pode ser melhorada em relação ao comercio e na padronização das cachaças brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto e., Thália V. Barreto de Araújo, Sandra Valongueiro Alves, Lilian F. B. Marinho, Eleonora Schiavo, Greice Menezes, Liberata Campos Coimbra, et al. "Atenção ao aborto no Sistema Único de Saúde no Nordeste Brasileiro: a estrutura dos serviços." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 14, no. 3 (September 2014): 229–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292014000300004.

Full text
Abstract:
Objetivos: avaliar a estrutura de maternidades que prestam atenção a mulheres em situação de abortamento no Sistema Único de Saúde, em Salvador, Recife e São Luís. Métodos: foram selecionadas três maternidades em cada capital. Os dados foram obtidos por entrevista com gerente do serviço ou equipe de direção e observação direta. Utilizou-se instrumento com 120 questões pontuadas abrangendo seis componentes - planta física, recursos materiais, recursos humanos, materiais de consumo, educação em saúde e ferramentas de gestão que incorporam quatro dimensões de avaliação - insumo/ambiente físico; qualidade técnica e gerencial do cuidado; acolhimento/orientação e continuidade da atenção. Os resultados foram categorizados pelo percentual obtido em relação ao máximo esperado: suficiente (B a 80%); intermediário (de 50% a 79%); insuficiente (< 50%). Resultados: os componentes melhor pontuados foram planta física, recursos materiais e material de consumo. Educação em saúde e ferramentas de gestão tiveram pior pontuação. Nenhuma unidade atingiu nível considerado suficiente. Sete foram classificadas no nível intermediário e duas insuficiente. Conclusões: as unidades estudadas não apresentam estrutura adequada para o modelo de atenção ao abortamento preconizado. Há necessidade de intervenções para qualificar a estrutura dos serviços para a atenção ao aborto e promover a huma-nização do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vieira Brandão, Maiara, Marieli Rosseto, Raquel Aparecida Loss, Claudineia Aparecida Queli Geraldi, Sumaya Ferreira Guedes, and Juliana Maria De Paula. "GELEIA DE PEQUI (Caryocar brasiliense): ELABORAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ACEITAÇÃO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 4 (May 24, 2021): e24262. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i4.262.

Full text
Abstract:
O pequi é uma fruta de sabor exótico e cultivada em todo o cerrado brasileiro. A polpa da fruta é comercializada in natura ou enlatada, utilizada no preparo de diversos pratos típicos. No entanto, essa fruta é pouco explorada na culinária doce. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma formulação de geleia de pequi com dois tipos de açúcar, além de avaliar as características físico-químicas e a aceitação sensorial do produto. Os pequis foram despolpados, triturados, misturados ao açúcar e aquecidos em fogo baixo até que o valor mínimo de sólidos solúveis atingisse 65 ºBrix. Para umidade, acidez e sólidos totais, não houve diferença significativa entre as formulações estudadas. Enquanto para pH, cinzas e vitamina C, os resultados foram significativamente maiores para a geleia elaborada com açúcar mascavo, e atribuídos à composição do açúcar que contém maior teor de minerais. Na análise sensorial, a geleia com açúcar cristal foi a mais preferida pelos julgados. No teste de aceitação, a cor contribuiu significativamente para uma maior aceitação da geleia elaborada com açúcar cristal. Portanto, a formulação da gelatina com a polpa do pequi torna-se uma alternativa para agregar valor às frutas exóticas brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Alves, Marta Assunção, Andréa Carla Mendonça de Souza Paiva, Samara Alvachian Cardoso Andrade, and Nonete Barbosa Guerra. "Opuntia fícus-indica [(L) Miller: caracterização física, físico-química e química de frutos produzidos no estado de Pernambuco – Brasil." Arquivos Brasileiros de Alimentação 4, no. 2 (June 1, 2021): 398–415. http://dx.doi.org/10.53928/aba.v4i2.4551.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o fruto da palma Opuntia fícus-indica (L.) Miller, em relação aos aspectos físicos, físico-químicos e químicos com a finalidade de conhecer seu potencial tecnológico. As regiões áridas e semiáridas do Nordeste brasileiro apresentam as condições ideais para o desenvolvimento da palma Opuntia fícus-indica (L.) Miller, cujos frutos são extremamente valorizados no mercado internacional. Para que ocorra a exploração frutícola são necessários estudos, principalmente no que diz respeito à fertilidade, produtividade, ponto de colheita e definição de tecnologias pós-colheitas. Neste contexto, foram realizadas as seguintes análises nos frutos - parâmetros físicos (fruto inteiro) e físico-químicos e químicos (polpa homogeneizada). Coloração (casca e polpa), peso dos frutos, das cascas, das polpas sem semente e das sementes; rendimentos; volume do fruto; densidade; número de sementes fecundadas; matéria seca e umidade; pH; sólidos solúveis totais (ºBrix); acidez total titulável; relação SST/ATT; açúcares totais, açúcares redutores e não redutores. Os dados obtidos foram avaliados por meio de análise estatística. Os resultados demonstraram a eficácia dos critérios de colheita utilizados neste estudo para a seleção de figos da índia. No que se referem aos parâmetros físicos, físico-químicos e químicos, os frutos da P2 apresentaram diferença significativa em relação aos da P1 e P3 em relação a ºBrix, pH, açúcares totais e redutores e relação SST/ATT; e ao açúcar não redutor e à espessura da polpa. Os figos-da-índia produzidos no Sertão pernambucano apresentam características de “flavor” tanto para consumo in natura como para a elaboração de diversos produtos alimentícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Moreira, Natália Boneti, Oldemar Mazzardo, Gislaine Cristina Vagetti, Valdomiro De Oliveira, and Wagner De Campos. "Qualidade de vida." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 33, no. 1 (April 29, 2019): 107–14. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v33i1p107-114.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi comparar a percepção de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde em relação ao sexo e índice de massa corporal em atletas do basquetebol master brasileiro. A amostra foi composta por 300 atletas com idade média de 49,59 ± 8,35 anos, que foram entrevistados para avaliação das características sociodemográficas e da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey – SF-36). O índice de massa corporal foi calculado após aferição do peso e da estatura. Para análise dos dados, foram utilizados o Teste de Mann-Whitney e o Teste de Kruskal-Wallis. Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentaram maiores escores de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde nos domínios físicos (Aspectos físicos, Estado Geral de Saúde, Vitalidade, e Componente Físico). Em contrapartida, os homens apresentaram melhor percepção nos domínios mentais (Saúde Mental e Componente Mental). Os atletas com peso normal apresentaram valores significativamente maiores quando comparados aos obesos na maioria dos domínios da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde, tanto físicos (Capacidade Funcional, Dor, Estado Geral de Saúde e Componente Físico) quanto mentais (Saúde Mental e Componente Mental). Como conclusão, o sexo e o índice de massa corporal estão associados com a percepção de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde dos atletas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gorski, Laís, and Jair Silveira Cordeiro. "ENCARCERAMENTO E EXTERMÍNIO DE PARTE DA JUVENTUDE BRASILEIRA COMO POLÍTICA DE CONTROLE DA CRIMINALIDADE E DO MEDO." Revista de Movimentos Sociais e Conflitos 4, no. 1 (August 21, 2018): 88. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9830/2018.v4i1.4363.

Full text
Abstract:
O artigo problematiza os sujeitos sociais considerados inimigos ou descartáveis. Objetiva-se compreender como a sociedade e o Estado criam mecanismos para estabelecer que os adolescentes e jovens, pobres, negros de 14 a 29 anos de idade, moradores das periferias das cidades brasileiras são a categoria social considerada inimiga, descartável. Para tanto, com base na revisão bibliográfica e em fontes primárias busca-se demonstrar que o crescente aumento no encarceramento e o extermínio físico destes adolescentes representa que a sociedade e o Estado brasileiro elegeram este grupo social como os responsável pela crise da criminalidade e pela cultura do medo no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Gomes, Wanessa Kaline Araújo Moura, Raquel Franco de Souza, Guilherme Fulgêncio de Medeiros, and Maria Cristina Crispim. "Resposta ecotoxicológica e parâmetros físicos e químicos em rio de área costeira do nordeste brasileiro." Gaia Scientia 10, no. 4 (2016): 195–208. http://dx.doi.org/10.21707/gs.v10.n04a16.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água do rio Doce por meio da análise de parâmetros físicos e químicos e de ensaios ecotoxicológicos utilizando Ceriodaphnia dubia Richard, 1894 (Crustacea, Cladocera) e Ceriodaphnia silvestrii como organismos teste. As amostragens foram realizadas mensalmente de maio de 2012 a maio de 2013. Os locais de amostragem foram denominados LE, R2, R3, R4 e R5. A análise dos parâmetros físico-químicos evidenciou, no período de amostragem, maio de 2012 a maio 2013, que as águas do Rio Doce ao atravessarem a área dos pontos R3 e R4, de maneira geral, apresentaram valores mais baixos de temperatura, pH e cloreto. Também foi possível observar diferença no comportamento dos parâmetros em relação aos meses ao longo do ano. Os ensaios dos testes de toxicidade crônica indicaram a existência de toxicidade, para Ceriodaphnia dubia e Ceriodaphnia silvestrii, em todos os pontos amostrados. A alteração encontrada nos parâmetros físicos e químicos medidos em água e os resultados dos testes de toxicidade crônica sugerem que as diversas atividades desenvolvidas no entorno da Bacia podem estar contribuindo para as variações observadas. Como fatores que influenciaram os resultados dos testes ecotoxicológicos e dos parâmetros físicos e químicos apontados no estudo pode-se destacar a proximidade de áreas agrícolas, com consequente utilização indiscriminada de agrotóxicos, o descarte inadequado de resíduos destes produtos, a proximidade de vias de tráfego, além do descarte de esgotos domésticos e crescimento urbano desordenado, observados ao longo da drenagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Nicacio, Eurico, and Regiane Dalazoana. "O emprego da Solução do Problema de Valor de Contorno da Geodésia à Vinculação Nacional a um Sistema Vertical de Referência Global: uma Revisão Conceitual." Revista Brasileira de Cartografia 71, no. 1 (March 29, 2019): 122–48. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n1-46667.

Full text
Abstract:
A necessidade de obtenção de altitudes com significado físico é de grande importância para a engenharia e, de maneira singular, para a Força Terrestre Brasileira; isto porque, historicamente, o Exército Brasileiro atua em impactantes intervenções de engenharia nas mais variadas localidades do território nacional, intervenções estas que dependem diretamente da fidedigna determinação destas altitudes. Neste sentido e para estes fins, há a latente necessidade do estabelecimento de um sistema de referência vertical em nível nacional com forte embasamento físico, plenamente vinculado a um sistema global com as mesmas características e segundo atuais tendências do ramo. Conforme preconizado pela Associação Internacional de Geodésia (IAG), o estado-da-arte de determinações altimétricas e de sistemas verticais de referência tem como norteador a busca pela definição de um Sistema Vertical de Referência Global (International Height Reference System – IHRS). Esta definição deve ser realizada tomando-se como referência uma superfície equipotencial do campo da gravidade, com valor de geopotencial pré-definido, e sendo suas coordenadas verticais primárias definidas com base em uma diferença de geopotencial. Por sua vez, o cálculo deste geopotencial é realizado, modernamente, através da solução do Problema de Valor de Contorno da Geodésia (PVCG) por diferentes abordagens, como as formas escalar livre e fixada, cada uma das quais com vantagens e recomendações. Destarte, o presente trabalho apresenta uma revisão conceitual sobre estas diferentes técnicas para solução do PVCG, evidenciando variantes e limitantes, enfatizando ainda os benefícios auferidos para o Exército Brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Semirames Do Nascimento, Joana D’arc Paz De Matos, Maria Suiane De Moraes, Newton Carlos Santos, and Josivanda Palmeira Gomes. "COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SEMENTES DE MORINGA ORIUNDAS DE DOIS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO." Revista de Agroecologia no Semiárido 3, no. 3 (January 16, 2020): 09. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3621.

Full text
Abstract:
<p>O potencial de uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no Brasil ainda é desconhecido e exige a realização de mais estudos, e pode se tornar ferramenta importante no estabelecimento de sistemas de produção em bases sustentáveis. A <em>Moringa oleifera</em> é um exemplo de PANCs, a mesma é originária da Índia e pertencente à família Moringaceae. Nas últimas décadas, as suas sementes têm sido objeto de estudos em diferentes áreas. A moringa possui propriedades nutricionais importantes. O conteúdo em proteínas, vitaminas e minerais são significativos e é considerado um dos melhores vegetais perenes. Teve-se como objetivo comparar a composição físico-química das sementes de moringa oriundas de dois estados do Nordeste brasileiro. As sementes utilizadas na pesquisa foram coletadas em dois estados, a saber: Bahia e Paraíba. No Laboratório de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas, da Universidade Federal de Campina Grande as sementes foram selecionadas e descascadas manualmente. Realizaram-se as análises físico-químicas de teor de água, atividade de água, acidez total titulável, pH, cinzas, proteínas, carboidratos e lipídios. A atividade de água das sementes pode ser classificada como intermediária, assim como baixa acidez, atendendo às exigências previstas pela legislação brasileira, que determina um mínimo de 0,8% de acidez em ácido cítrico. O pH foi classificado como pouco ácido, a quantidade de cinzas foi superior ao da literatura, ambas as sementes contém alto teor proteico, os parâmetros lipídios e carboidratos apresentaram-se diferentes, sendo as sementes da Paraíba as que resultaram em maiores teores de lipídios e a menor quantidade de carboidratos. O conhecimento das características físico-químicas das sementes de moringa permite a sua aplicação em diversos produtos alimentícios, e a verificação do seu comportamento frente ao cultivo em diferentes estados é, certamente, um aspecto importante.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Melo, Rayane Moraes de, Maria Wênia Ribeiro Xavier, Ismaelly Liberalino do Nascimento, Edson Douglas Silva Pontes, Joice Cristina da Silva Andrade, Paloma Barbosa do Nascimento, Jaielison Yandro Pereira da Silva, and Vanessa Bordin Viera. "Elaboração e caracterização físico-química de cookie adicionado de farinha da vagem de algaroba (Prosopis juliflora)." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 26, 2020): e476997488. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7488.

Full text
Abstract:
A algarobeira (Prosopis juliflora), é uma das espécies mais abundantes no semiárido brasileiro. Suas vagens recebem o nome de algaroba e possuem doce sabor e aroma, devido o elevador teor de sacarose, além disso, são uma fonte rica em fibras que podem ser utilizadas como matéria-prima para a elaboração de uma série de produtos alimentícios e inovações tecnológicas. Diante disso, objetivou-se a elaboração e caracterização físico-química de diferentes formulações de cookies adicionados de farinha da algaroba. Para isso, elaborou-se a farinha da algaroba e em seguida três formulações de cookies, sendo: CC: cookie controle sem farinha da algaroba, C10 e C20, cookie com 10% e 20% da farinha da algaroba, respectivamente. As análises físico-químicas realizadas foram umidade, cinzas, acidez, pH e atividade de água nos cookies elaborados. Os resultados apresentaram teor de umidade de 1,17; 2,51 e 1,94%, teor de cinzas de 1,48; 1,5 e 1,66%, acidez de 0,22; 0,18 e 0,23%, pH de 6,5; 6,7 e 7,4 e atividade de água de 0,1860; 0,2790 e 0,2420 para o CC, C10 e C20, respectivamente. Conclui-se que os cookies apresentaram resultados físico-químicos satisfatórios quando comparados com a legislação brasileira. Também vale ressaltar que a utilização da farinha da algaroba mostra-se promissora na elaboração de cookies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bazanella, Daniela Clarissa, Mariane De Freitas Alves Machado, Simone Zatesko, Audrin Said Vojciechowski, Luize Bueno Araujo, and Raciele Ivandra Guarda Korelo. "Perfil de lesões em atletas brasileiros de rugby em cadeira de rodas." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 32, no. 4 (December 12, 2018): 521–32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p521-532.

Full text
Abstract:
O estudo objetivou verificar o perfil das lesões em atletas brasileiros praticantes de rugby em cadeira de rodas (RCR). Trata-se de pesquisa de corte transversal, com 72 atletas de RCR, distribuídos entre 8 equipes brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado do tipo recordatório, contemplando caracterização demográfica, esportiva (time, tipo de cadeira para prática esportiva, tempo da prática esportiva, classificação funcional, frequência e duração de treinamento) e das lesões (tipo da lesão, local acometido, mecanismo e momento da lesão, tratamento e afastamento). Os resultados mostraram que 66,67% dos atletas apresentaram algum tipo de lesão durante a prática esportiva, sendo que a maioria (75,5%) ocorreu durante os treinos. Maior acometimento foi em membros superiores, sendo em sua maioria no sistema tegumentar (abrasão, bolha e calo). A tendinite apresentou maior frequência (9%) dentre as lesões que acometeram o sistema musculoesquelético, seguida por distensão (3,3%) e luxação (2,5%). Não houve correlação entre a quantidade das lesões e o tempo de prática e/ou classificação funcional. Portanto, nosso estudo revelou de alta incidência de lesões com a prática esportiva, sendo a maior parte delas sem gravidade tendo como agente causal a condução da cadeira de rodas. Assim, evidencia-se a necessidade de estratégias e profissionais habilitados atuando na promoção, prevenção e reabilitação; além do acompanhamento a longo prazo, uma vez que é um esporte considerado novo no cenário brasileiro e que envolve contato físico e níveis elevados de condicionamento físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Semirames Do Nascimento, Josivanda Palmeira Gomes, Joana D’arc Paz de Matos, Suiane Maria de Moraes, Roberta Sousa Oliveira Wanderley de Sousa, and Eliezer Da Cunha Siqueira. "COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SEMENTES DE MORINGA ORIUNDAS DE DOIS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO." Revista de Agroecologia no Semiárido 4, no. 5 (October 11, 2020): 63. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i5.4744.

Full text
Abstract:
<p>A <em>Moringa oleifera</em> é uma planta altamente valorizada, devido a sua composição nutricional, por isso, o conhecimento do valor da sua composição química é de extrema importância. É considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional e o potencial de uso dessa categoria de plantas no Brasil ainda é pouco estudado e exige a realização de mais estudos, que podem se tornar ferramentas importantes no estabelecimento de sistemas de produção em bases sustentáveis. Teve-se como objetivo comparar a composição físico-química das sementes de moringa oriundas de dois estados do Nordeste brasileiro. As sementes utilizadas na pesquisa foram oriundas dos estados da Bahia e Paraíba. No Laboratório de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas, da Universidade Federal de Campina Grande realizaram-se as análises físico-químicas: teor de água, atividade de água, acidez total titulável, pH, cinzas, proteínas, carboidratos e lipídios. As sementes dos dois estados apresentam baixo teor e atividade de água, e baixa acidez. O pH foi classificado como pouco ácido, a quantidade de cinzas foi superior ao da literatura citada, ambas as sementes contém alto teor proteico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Meireles, Bruno Raniere Lins de Albuquerque, Maristela Alves Alcantara, Isabelle de Lima Brito, Renato Pereira Lima, Alex Sandro Bezerra de Sousa, and Angela Maria Tribuzy de Magalhães Cordeiro. "Aspectos físico-químicos e qualidade nutricional do coco catolé (Syagrus cearensis)." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 1, 2020): e133973822. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3822.

Full text
Abstract:
Dentre as palmeiras nativas do Nordeste brasileiro tem-se o Catolé (Syagrus cearensis), cujas informações sobre seu fruto são incipientes. Desta forma, objetivou-se avaliar as características físico-químicas e a qualidade nutricional do fruto do coco catolé garantindo e ampliando a sua utilização na alimentação do semiárido brasileiro. O fruto inteiro, o endocarpo e o endosperma apresentaram peso médio de 39,33; 17,40 e 1,74 g, respectivamente. Na polpa os teores de umidade (68,74%), cinzas (1,91%), proteínas (3,53%), lipídios (0,46%) e carboidratos (25,36%) aliado ao pH de 5,1, mostrou a susceptibilidade deste fruto à ação fúngica, sendo importante observar suas condições de armazenamento. A amêndoa, com baixos teores de umidade (6,51%), destacou-se o conteúdo proteico (9,95%) e lipídico (38,22%), confirmando o excelente rendimento do gênero Syagrus na produção de óleo vegetal. Para os pigmentos da polpa foram encontrados valores de 6,38 e 1,86 mg/100g de flavonoides e carotenoides totais, respectivamente. A amêndoa apresentou representativo perfil de minerais: magnésio (143,02 mg/100g), potássio (515,35 mg/100g), manganês (2,44 mg/100g) e cobre (1,76 mg/100g), atendendo na sua maioria as exigências de ingestão diária recomendada. O estudo da composição do fruto contribuiu para o conhecimento das propriedades nutricionais e funcionais do Catolé e preenchimento de uma lacuna ainda existente na literatura sobre o potencial de utilização do Syagrus cearensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mendonça, Kiára, Luís Carlos Marchini, Bruno de Almeida Souza, Daniela de Almeida-Anacleto, and Augusta Carolina de Camargo Carmello Moreti. "Caracterização físico-química de amostras de méis produzidas por Apis mellifera L. em fragmento de cerrado no município de Itirapina, São Paulo." Ciência Rural 38, no. 6 (September 2008): 1748–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000600040.

Full text
Abstract:
A fisionomia vegetal mais representativa do país, depois da floresta amazônica, é o cerrado, que ocupa atualmente dois milhões de km² do território brasileiro. Este trabalho teve como objetivo determinar as características físico-químicas de amostras de mel produzidas por Apis mellifera em um fragmento de cerrado, localizado em Itirapina, SP (22°14'S e 47°49'W). As amostras foram coletadas mensalmente, em cinco colméias, entre fevereiro e outubro de 2005 e as características avaliadas foram: açúcares redutores, redutores totais, sacarose, umidade, hidroximetilfurfural (HMF), cor, condutividade elétrica, pH, acidez, índice de formol, teor de cinzas, proteínas e viscosidade, além da análise polínica. Os resultados obtidos indicam que os limites estabelecidos pela legislação brasileira para parâmetros físico-químicos analisados são atendidos pela maioria das amostras de mel. Com relação à análise polínica, foi verificada a presença de Eucalyptus sp. como pólen dominante nos meses de fevereiro a julho e o de Citrus sp. no mês de outubro, em virtude da maior atratividade destes dois cultivos sobre as abelhas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Marcelo Lira. "Coup d'état e exclusivismo político-educacional: uma análise da medida provisória 746/2016." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 9, no. 3 (December 16, 2017): 182. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23726.

Full text
Abstract:
<p>A formação social brasileira desenvolveu-se ontologicamente enquanto uma particularidade capitalista, ou seja, estruturou-se a partir de uma burguesia agrário-exportadora, fundamentada na acumulação do capital latifundiário, estruturado socialmente no escravagismo. Nesse sentido, o processo de emancipação política do Brasil, ou seja, a constituição do Estado brasileiro passou pela crise e dissolução do sistema colonial, a partir da qual forjou-se um tipo particular de classes dominantes que constituíram um Estado sem uma nação. Tratara-se da constituição de um tipo de capitalismo hipertardio, dependente e subordinado ao epicentro do capitalismo mundial, de tal forma que as classes dominantes brasileiras constituíram-se a partir do desenvolvimento e da difusão de um pensamento eclético enraizado na tessitura social brasileira enquanto ideologia conservadora de viés conciliatório. Devido sua incapacidade de fundar-se enquanto classe dominante autônoma, constituída a partir de um projeto nacional de desenvolvimento próprio, e, portanto, de impossibilidade de competitividade no mercado internacional, as classes dominantes brasileiras criaram um tipo particular de <em>bonapartismo-colonial</em>, marcado pelo <em>exclusivismo político</em>; e, consequentemente, pela não admissão de qualquer tipo de participação e representatividade das classes trabalhadoras e demais classes subalternas nos processos decisórios do país. O tipo particular de desenvolvimento do capitalismo brasileiro forjou uma classe dominante autocrática, que pela via do <em>exclusivismo político</em> passou a impor a sociedade brasileira um tipo particular de dominação fundamentada em Golpes de Estado recorrentes, na criminalização das frágeis organizações autônomas das classes trabalhadoras e demais classes subalternas, e, no encarceramento e ou extermínio físico de suas principais lideranças políticas e socioculturais. Nesse sentido, o Golpe de Estado Judicial-Parlamentar-Midiático, consumado no Brasil em 31 de agosto de 2016, criou as condições autocráticas necessárias à recomposição e reordenamento das instituições brasileiras, dentre as quais as que estruturam o sistema educacional, como forma de viabilizar as condições objetivas e subjetivas necessárias ao novo padrão de acumulação neoliberal-flexível imposto pelo epicentro do capitalismo mundial a periferia capitalista.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Conceição Silva, Maina Ruth, Iure Bernardino de Sousa, Flávia Cristina Castro Sá Menezes, Rayone Wesly Santos de Oliveira, and Victor Elias Mouchrek Filho. "DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICRONUTRIENTES EM ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO." Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, no. 2 (May 21, 2021): 274–80. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8967.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar as conformidades das águas minerais naturais comercializadas no munícipio de São Luís, Maranhão, Brasil. Quantificou-se os teores de sódio, potássio, e propriedades físico-químicas em amostras com gás e sem gás comparando os valores obtidos com os descritos nos rótulos fornecidos pelas empresas responsáveis. As análises foram realizadas no Laboratório de Análise Físico-Química de Água da Universidade Federal do Maranhão utilizando a metodologia normas do Instituto Adolf Lutz (2008). Cada amostra foi submetida a análise de sódio, potássio, pH, condutividade, turbidez, nitrato, amônia, cor, ferro, e sólidos totais. De acordo com as portarias vigentes as amostras encontram dentro dos limites estabelecidos, com exceção ao ferro apresentando valores acima do estabelecido. Quando comparados os valores de sódio e potássio com os rótulos de cada embalagens nenhumas das amostras extrapolam os limites de acordo com a legislação, mas algumas amostras merecem atenção quando se pensarmos no consumo de dois litros necessários ao dia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lima, Carlos R. de, Juarez B. Paes, Vera L. A. de Lima, Maria F. F. Delgado, and Renivaldo A. Lima. "Potencialidade dos extratos tânicos de três espécies florestais no curtimento de peles caprinas." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 18, no. 11 (November 2014): 1192–97. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v18n11p1192-1197.

Full text
Abstract:
A pesquisa objetivou avaliar a capacidade curtente dos taninos de jurema-preta e de jurema-vermelha e compará-las com o angico-vermelho, espécie utilizada nos curtumes tradicionais do semiárido brasileiro. O curtimento e recurtimento das peles ocorreram em um curtume industrial e as caracterizações físico-mecânicas das peles curtidas foram determinadas no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado "Albano Franco". Os taninos obtidos da jurema-preta tiveram melhor potencial durante o curtimento e recurtimento das peles. As características físico-mecânicas das peles curtidas com os taninos de jurema-preta foram superiores as das demais espécies. Com base no curtimento, resistência das peles curtidas e da dispersão da jurema-preta no semiárido brasileiro, esta espécie possui potencial para ser utilizada no curtimento de peles, necessitando, entretanto de estudos para melhorar suas características curtentes e uma análise econômica para emprego dos extratos tânicos de jurema-preta no curtimento industrial de peles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Da Silva, Luciana Maria, and Sílvio Rogério Correia de Freitas. "Análise da Evolução Temporal do Datum Vertical Brasileiro de Imbituba." Revista Cartográfica, no. 98 (June 27, 2019): 33–57. http://dx.doi.org/10.35424/rcar.v5i98.140.

Full text
Abstract:
Actualmente, los temas más centrales de Geodesia se vinculan a la provisión de un Sistema de Referencia Global único, al que puedan vincularse de forma unívoca y con exactitud los cambios globales de carácter geométrico y físico. El Global Geodetic Reference Frame tiene como objetivo la mejor estructuración de los Sistemas de Observación de la Tierra actualmente con perspectivas de la determinación de los cambios globales al nivel de una parte por mil millones, considerando varios parámetros geométricos y físicos. En este contexto, se pretende que el International Height Reference Frame, realizado por International Height Reference System, posea consistencia global de, por lo menos, un centímetro en su realización y control espacio/temporal en el orden del milímetro por año. Considerando estos aspectos, análisis y evolución temporal del Datum Vertical Brasileño de Imbituba utilizando datos mareográficos del nivel del mar de: Permanent Service for Mean Sea Level (1948 a 1968), University of Hawaii Sea Level Center (2001 a 2007) y Red Mareográfica Permanente para Geodésia (2006 a 2016), y datos de distintas misiones altimétricas del período 1991 a 2015 obtenidos del Banco de Datos del Deutsches Geodätisches Forschungsinstitut. Así como, datos de posicionamiento continuo GNSS del período de 2007 a 2016, de la Red Brasileña de Monitoreo Continuo, los cuales fueron utilizados para modelado de los movimientos locales de la corteza. Los resultados permitirán discriminar los movimientos de la corteza en relación al nivel del mar. Para esto, se utilizó la tendencia de variación del nivel del mar evidenciado por el mareógrafo, así como la variación del componente vertical obtenido con el procesamiento GNSS y de la Sea Surface Height obtenida de los datos de los satélites altimétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Da Silva, Luciana Maria, and Sílvio Rogério Correia de Freitas. "Análise da Evolução Temporal do Datum Vertical Brasileiro de Imbituba." Revista Cartográfica, no. 98 (June 27, 2019): 33–57. http://dx.doi.org/10.35424/rcarto.i98.140.

Full text
Abstract:
Actualmente, los temas más centrales de Geodesia se vinculan a la provisión de un Sistema de Referencia Global único, al que puedan vincularse de forma unívoca y con exactitud los cambios globales de carácter geométrico y físico. El Global Geodetic Reference Frame tiene como objetivo la mejor estructuración de los Sistemas de Observación de la Tierra actualmente con perspectivas de la determinación de los cambios globales al nivel de una parte por mil millones, considerando varios parámetros geométricos y físicos. En este contexto, se pretende que el International Height Reference Frame, realizado por International Height Reference System, posea consistencia global de, por lo menos, un centímetro en su realización y control espacio/temporal en el orden del milímetro por año. Considerando estos aspectos, análisis y evolución temporal del Datum Vertical Brasileño de Imbituba utilizando datos mareográficos del nivel del mar de: Permanent Service for Mean Sea Level (1948 a 1968), University of Hawaii Sea Level Center (2001 a 2007) y Red Mareográfica Permanente para Geodésia (2006 a 2016), y datos de distintas misiones altimétricas del período 1991 a 2015 obtenidos del Banco de Datos del Deutsches Geodätisches Forschungsinstitut. Así como, datos de posicionamiento continuo GNSS del período de 2007 a 2016, de la Red Brasileña de Monitoreo Continuo, los cuales fueron utilizados para modelado de los movimientos locales de la corteza. Los resultados permitirán discriminar los movimientos de la corteza en relación al nivel del mar. Para esto, se utilizó la tendencia de variación del nivel del mar evidenciado por el mareógrafo, así como la variación del componente vertical obtenido con el procesamiento GNSS y de la Sea Surface Height obtenida de los datos de los satélites altimétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Tanaka, Denise Spósito, and Aparecida de Cássia Giani Peniche. "Assistência ao paciente obeso mórbido submetido à cirurgia bariátrica: dificuldades do enfermeiro." Acta Paulista de Enfermagem 22, no. 5 (October 2009): 618–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002009000500004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Identificar as dificuldades de enfermeiros de centro cirúrgico ao assistir pacientes obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica no período transoperatório. MÉTODOS: A amostra constou de 70 enfermeiros com experiência em assistência ao paciente obeso mórbido. Os dados foram coletados durante o 7º Congresso Brasileiro de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização por meio de um questionário. RESULTADOS: A análise dos resultados apontou como dificuldades aquelas relacionadas ao espaço físico, materiais e equipamentos e à assistência de enfermagem específica ao paciente obeso mórbido. CONCLUSÃO: O conhecimento específico, a especialização e a experiência em Centro Cirúrgico darão o conforto, a segurança física e emocional necessárias a estes pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Montoya, Marco Antonio, Cássia Aparecida Pasqual, Ricardo Luis Lopes, and Joaquim José Martins Guilhoto. "Consumo de energia, emissões de co2 e a geração de renda e emprego no agronegócio brasileiro: uma análise insumo–produto." Economia Aplicada 20, no. 4 (December 9, 2016): 383. http://dx.doi.org/10.11606/1413-8050/ea134600.

Full text
Abstract:
O artigo avalia, na estrutura do agronegócio brasileiro, a renda, o emprego, o consumo setorial de energia e as emissões de CO2. Para isso, estima uma matriz energética com 56 setores consumidores compatíveis com os 56 setores apresentados pela MIP do Brasil para 2009, o que permite mensurar o agronegócio em unidades econômicas e físicas. Verificouse que o agronegócio brasileiro responde por 21,26% do PIB, por 31,93% dos empregos, por 34,72% do consumo de energia e, por 40,96% das emissões de CO2. Os indicadores físico-econômicos assinalam que a intensidade do consumo de energia e as emissões de CO2 no agronegócio são maiores que a média nacional, em particular, destaca a agroindústria como o agregado que proporcionalmente emite mais CO2 no país por unidade monetária, por trabalhador e por consumo de energia. Contudo, verificou-se que a Agroindústria utiliza energia “limpa” (eletricidade com 11,14%) e majoritariamente renovável (Produtos da cana, Outras fontes primárias e Lenha com 80,53%)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dortzbach, Denilson, Ludmila Nascimento Machado, Arcângelo Loss, and Everton Vieira. "Influência do meio geográfico nas características do mel de melato da bracatinga." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 15, 2020): e198997191. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7191.

Full text
Abstract:
A Indicação Geográfica (IG) refere-se a uma qualidade atribuída a um produto originário de um território cujas características são inerentes a sua origem geográfica. O trabalho teve como objetivo definir as influências dos elementos do meio físico (bióticos, abióticos e suas associações) na qualidade do mel de melato da bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, para compor o dossiê enviado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o pedido de IG. Para isso, foram descritas as características da bracatinga (ambiente natural, qualidade da seiva, genética, fatores abióticos), da simbiose e sinergismo com os microrganismos, do parasitismo pela cochonilha, da trofobiose entre formigas e cochonilhas, da fumagina, das abelhas, do apicultor e do uso do solo. O mel de melato da bracatinga, produto de qualidade ímpar, é resultado de um conjunto de fatores bióticos e abióticos, com destaque para a relação entre a abelha Apis melífera e a cochonilha (Tachardiella sp.). A caracterização dos elementos físicos comprova as especificidades observadas no Planalto Sul Brasileiro e serve de subsídio para compor o dossiê de solicitação da denominação de origem junto ao INPI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Moreira, Tainá Silva Vallim. "O impacto do estresse ocupacional e Síndrome de Burnout entre militares do Exército Brasileiro." EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 2, no. 3 (December 17, 2019): 29–35. http://dx.doi.org/10.46848/900019.

Full text
Abstract:
A Síndrome de Burnout e o estresse ocupacional incidem de maneira significativa entre os trabalhadores quando as demandas físicas, cognitivas e psicológicas excedem suas habilidades em enfrentá-las, tornando-se hoje um problema de saúde pública devido ao impacto negativo que pode trazer a saúde e ao desempenho do trabalhador. Assim, este estudo se apresenta com a finalidade de investigar a presença desses transtornos especificamente na categoria profissional dos militares do Exército Brasileiro, através de um levantamento da casuística do estresse ocupacional nessa população na literatura atual, dimensionando o impacto físico, psíquico e social da doença. Esse estudo intenciona trazer à discussão os aspectos inerentes à profissão militar que podem ser considerados fatores de risco ou agravamento do estresse ocupacional e da Síndrome de Burnout, se é factível minimizar esses fatores desencadeantes, de que maneira é possível realizar o diagnóstico precoce e então oferecer tratamento a esses militares. Trazendo esses aspectos a discussão é possível propor e incentivar a inclusão de protocolos de investigação de transtornos ocupacionais nas inspeções de saúde regulares a que são submetidos os militares do Exército Brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Araújo, F. B., P. H. A. Silva, and V. P. R. Minim. "Perfil sensorial e composição físico-química de cervejas provenientes de dois segmentos do mercado brasileiro." Ciência e Tecnologia de Alimentos 23, no. 2 (August 2003): 121–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-20612003000200004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography