To see the other types of publications on this topic, follow the link: Flexibilidade funcional.

Journal articles on the topic 'Flexibilidade funcional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Flexibilidade funcional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pina, Fábio Luiz Cheche, Edilaine Fungari Cavalcante, Crisieli Maria Tomeleri, et al. "Ordem do treinamento com pesos, capacidade funcional e carga de treino em idosos treinados: ensaio clínico aleatorizado." ConScientiae Saúde 17, no. 4 (2018): 469–77. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v17n4.8753.

Full text
Abstract:
Introdução: a ordem do treinamento com pesos (TP) pode estar relacionada aos benefícios observados nesta modalidade. Objetivo: avaliar a ordem de TP na capacidade funcional e carga de treino. Métodos: dezoito idosos treinados foram aleatorizados: sequência A (SEQ A), dos grandes para os pequenos grupos musculares e sequência B (SEQ B), ordem inversa a SEQ A. A flexibilidade, tarefas funcionais, resistência muscular e carga de treino foram verificados. Resultados: interação foi observada para a flexibilidade, em que a SEQ B (+ 18,7%) apresentou resultado significativo, quando comparada à SEQ A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Elias, Rui Gonçalves Marques, Eliane Cristina de Andrade Gonçalves, Augusto César Ferreira de Moraes, Cibelly Formaggio Moreira, and Carlos Alexandre Molena Fernandes. "Aptidão física funcional de idosos praticantes de hidroginástica." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 15, no. 1 (2012): 79–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232012000100009.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo verificar a aptidão física funcional de idosos praticantes de hidroginástica. A amostra foi constituída por 18 mulheres idosas, com idade média de 65,5±5,84 praticantes das aulas de hidroginástica do Centro de Excelência em Atividade Física - CEAF. A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes de Rikli e Jones (1999), adaptados por Morrow Jr. (2003), com avaliação de força de membros inferiores, força de membros superiores, flexibilidade dos membros inferiores, mobilidade física (potência, velocidade, agilidade e equilíbrio), flexibilidade dos membros s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vale, Rodrigo, Jani Cléria Aragão, and Estélio Dantas. "A flexibilidade na autonomia funcional de idosas independentes." Fitness & Performance Journal 2, no. 1 (2003): 23–29. http://dx.doi.org/10.3900/fpj.2.1.23.p.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Puppin, Maria Angélica Ferreira Leal, Amélia Pasqual Marques, Ary Gomes da Silva, and Henrique de Azevedo Futuro Neto. "Alongamento muscular na dor lombar crônica inespecífica: uma estratégia do método GDS." Fisioterapia e Pesquisa 18, no. 2 (2011): 116–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502011000200003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do alongamento muscular, usando uma sequência proposta pelo Método Godelieve Denys-Struyf (GDS) na redução da dor, na incapacidade funcional, no aumento da flexibilidade global e na capacidade de contração do músculo transverso do abdome (TrA), em indivíduos com dor lombar crônica inespecífica. Participaram 55 pacientes, de 18 a 60 anos, divididos em dois grupos: Grupo Alongamento (n=30) submetido a exercícios de alongamento, duas vezes por semana, e Grupo Controle (n=25) que não realizou tratamento. A dor foi avaliada pela escala visual analógi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fachineto, Sandra. "Efeitos de um programa de jogos adaptados e musculação na aptidão física e na capacidade funcional de idosos." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 11, no. 4 (2012): 222. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v11i4.3409.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar os efeitos da prática de seis meses de jogos adaptados e musculação na aptidão física e na capacidade funcional de 35 idosos de um grupo de convivência da cidade de São Miguel do Oeste/SC. A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes de Rikli e Jones, com avaliações de força e resistência de membros inferiores, força e resistência de membros superiores, resistência aeróbia, flexibilidade dos membros superiores, flexibilidade dos membros inferiores, velocidade/agilidade e equilíbrio e medidas de peso e estatura para determinar o índice de massa corporal (IMC)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fidelis, Luiza Teixeira, Lislei Jorge Patrizzi, and Isabel Aparecida Porcatti de Walsh. "Influência da prática de exercícios físicos sobre a flexibilidade, força muscular manual e mobilidade funcional em idosos." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 16, no. 1 (2013): 109–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232013000100011.

Full text
Abstract:
O processo de envelhecimento envolve alterações em todo o organismo humano, com declínio em quase todas as funções. A prática regular de exercício físico é uma estratégia atrativa e eficaz para retardar essas perdas. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados da prática de exercícios físicos, sobre a força muscular manual, flexibilidade e mobilidade funcional em idosos usuários de unidades de saúde da cidade de Uberaba-MG. Participaram 74 idosos (56 mulheres e 18 homens), pareados por sexo e idade, divididos em dois grupos com 37 indivíduos cada um. Foram avaliadas a força muscular manu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vila, Camilla Prats, Maria Eduarda Merlin da Silva, Joseani Paulini Neves Simas, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, and Sílvia Rosane Parcias. "Aptidão física funcional e nível de atenção em idosas praticantes de exercício físico." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 16, no. 2 (2013): 355–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232013000200015.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O envelhecimento conduz à perda das aptidões funcionais e do funcionamento cognitivo, aumentando o risco do sedentarismo. O exercício físico combate o sedentarismo e contribui para a manutenção da aptidão física e do nível de atenção no idoso. OBJETIVO: Analisar a aptidão física funcional e a atenção, entre dois grupos de idosas praticantes de exercício físico e sedentárias. MÉTODOS: Amostra composta por 25 idosas, divididas em dois grupos: grupo A (12 fisicamente ativas) e grupo S (13 sedentárias). Para a coleta de dados, nos dois grupos foram utilizados: o questionário de Baecke,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves, Felipe Santiago Oliveira, Jean Claude Lafetá, Geraldo Magela Durães, and Maria de Fátima de Matos Maia. "Influência do pilates na flexibilidade, sintomatologia dolorosa e na capacidade funcional em idosas." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 11 (2020): e2413. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2413.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a influência do Pilates na flexibilidade, na sintomatologia dolorosa e na capacidade funcional de idosas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com corte transversal e quantitativa. Participaram da amostra 90 idosas, com idade entre 65 a 75 anos, subdivididas aleatoriamente nos grupos G1 (Não praticantes de Exercicío Físico-EF), G2 (Pilates e outros EF) e G3 (Praticantes de outros EF), sendo submetidas ao Inventário de Dor de Back, análise da flexibilidade (Apley, sentar e alcançar-SA) e da capacidade funcional (levantar e caminhar–LC). Na análise dos dados recorreu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nogueira, Helen Cristina, and Marcelo Tavella Navega. "Influência da Escola de Postura na qualidade de vida, capacidade funcional, intensidade de dor e flexibilidade de trabalhadores administrativos." Fisioterapia e Pesquisa 18, no. 4 (2011): 353–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502011000400010.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi analisar os efeitos de um programa "Escola de Postura" em relação à qualidade de vida, capacidade funcional, intensidade de dor e flexibilidade em trabalhadores com dor lombar inespecífica. Participaram 33 trabalhadores do setor administrativo. O programa foi realizado em sete encontros com quatro grupos (com sete ou oito participantes), uma vez por semana, com duração de uma hora cada. Antes e após a intervenção, os voluntários responderam ao questionário de qualidade de vida Short-Form Health Survey (SF-36) e ao questionário de incapacidade funcional Roland-Morris, r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Queiroz, Karine Vieira, Welison Teixeira Barbosa, Denilson Queiroz Cerdeira, Leonardo Lobo Saraiva Barros, and Giselle Notini Arcanjo. "Avaliação dos ísquios tibiais através do ângulo poplíteo em pacientes idosos com artrose de joelho." Fisioterapia Brasil 20, no. 6 (2019): 713. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v20i6.2586.

Full text
Abstract:
Introdução: O processo de envelhecimento causa alterações biopsicossocioespiritual no idoso associadas com o declínio fisiológico, afetando sistemas como esquelético muscular, diminuição da força muscular, da flexibilidade, alterações articulares e levando a incapacidade funcional. A osteoartrose de joelho é a principal disfunção que causa incapacidade funcional no idoso. Objetivo: Avaliar a flexibilidade dos músculos posteriores da coxa em idosos com osteoartrose de joelho, cadastrados no Programa Responsabilidade Social Instituto Sênior. Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo, transversa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Alonso, Angelica Castilho. "Relação entre desempenho funcional e lesões no basquetebol." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 11, no. 3 (2012): 150. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v11i3.3400.

Full text
Abstract:
O basquetebol é uma modalidade esportiva que envolve diversas variáveis como força, flexibilidade, agilidade e mudança de direção, por este motivo tem uma grande incidência de lesões. O objetivo deste trabalho foi correlacionar os testes funcionais com lesões no basquetebol. Foram analisados 27 atletas com idades de 15 a 17 anos da categoria cadete de duas equipes por um período de 2 meses durante o campeonato paulista de basquete em 2011. Foram submetidos a avaliações de massa corporal, estatura, agilidade, flexibilidade, força e equilíbrio. Ocorreu um total de 10 (37,03%) lesões entre os atl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cunha, Franklin Gadelha, André Revoredo Assad, Talita Juliana de Carvalho Campos Pereira, et al. "EFEITO DO AQUECIMENTO SOBRE A FLEXIBILIDADE E O DESEMPENHO FUNCIONAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 23, no. 5 (2017): 385–89. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220172305153076.

Full text
Abstract:
RESUMO Introdução: A atividade física deve ser parte fundamental de programas de promoção da saúde. No entanto, sua realização pode expor o indivíduo a riscos de lesão, o que torna necessária a adoção de medidas preventivas como o aquecimento, com o intuito de minimizar os riscos e/ou contribuir para o melhor desempenho funcional. Objetivo: O propósito deste estudo foi analisar o efeito agudo de diferentes tempos de aquecimento sobre flexibilidade, equilíbrio e desempenho funcional em indivíduos fisicamente ativos. Método: Trinta e dois homens saudáveis que realizavam exercício regularmente pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Carnavale, Bianca Ferdin, Bruna Pianna, Camila Gimenes, et al. "Impacto do programa de fisioterapia aquática funcional em idosos com hipertensão arterial." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 32, no. 4 (2018): 513–21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p513-521.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi verificar a influência do programa de fisioterapia aquática na aptidão funcional, pressão arterial e qualidade de vida em idosos hipertensos. Os voluntários foram alocados por conveniência em dois grupos: grupo aquático (GA), que foram submetidos ao programa de fisioterapia aquática e o grupo controle (GC). A coleta de dados constituiu das medidas da pressão arterial, aplicação dos testes de caminhada de 6 minutos (TC6), flexibilidade, timed up and go (TUG) e questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref, nos momentos pré e pós-intervenção aquática. O programa de inter
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Alexandre, Neusa Maria Costa, and Marco Antonio Alves de Moraes. "Modelo de avaliação físico-funcional da coluna vertebral." Revista Latino-Americana de Enfermagem 9, no. 2 (2001): 67–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692001000200010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve os métodos semiológicos que devem ser empregados na exploração postural e na avaliação da coluna vertebral, dentro da assistência à saúde em nível primário. Os métodos empregados nessa propedêutica sistematizada englobam o histórico e um exame físico específico composto de: inspeção estática e exame postural; inspeção dinâmica; palpação; avaliação da força e flexibilidade musculares; exame neurológico e manobras especiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Saquetto, Micheli B., Ina KS Oliveira, Juliana B Ferreira, Cacyane PN Oliveira, Cássio MS Silva, and Mansueto Gomes Neto. "Efeito e segurança da mobilização funcional em crianças com Síndrome de Werdnig-Hoffman." Revista Neurociências 23, no. 3 (2015): 451–56. http://dx.doi.org/10.4181/rnc.2015.23.03.1031.06p.

Full text
Abstract:
Objetivo. Investigar os efeitos e a segurança da mobilização funcional para ganho de flexibilidade em crianças com Síndrome de Werdnig­-Hoffman ventiladas cronicamente. Método. Este trabalho é um relato de casos. Trata-se de crianças com diagnóstico de Síndrome de Werdnig-Hoffman, internadas em UTI Pediátrica, utilizando ventilação mecânica invasiva sob traqueostomia. As crianças foram submetidas ao protocolo de mobilização funcional por oito semanas, durante 30 minutos, cinco vezes por semana, baseado no método de neurodesenvolvimento. A flexibilidade foi avaliada semanalmente por meio de med
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lira, Vitor Agnew, Paulo de Tarso Veras Farinatti, and Claudio Gil Soares de Araújo. "Sitting and rising from the floor are influenced by morphologic and functional variables." Revista Paulista de Educação Física 16, no. 2 (2002): 230. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2002.138748.

Full text
Abstract:
Objetivamos estudar a influência de variáveis morfo-funcionais nas ações de sentar e levantar do solo, avaliadas pelo Teste Sentar-Levantar (TSL). Randomicamente, em 160 policiais fisicamente ativos, selecionamos 42, dentre os que alcançaram escore máximo nas ações do TSL, e 49, dentre os demais. A idade variou entre 18 a 45 anos (74 ± 10 kg e 176 ± 7 cm [média ± dp]). Foram medidos ou calculados: circunferência abdominal (CA), somatória de seis dobras cutâneas (X 6dc), percentual de gordura (% g), IMC, relação entre dobras cutâneas superiores e inferiores (RDCSI), flexibilidade específica e g
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Tonial, Letícia De Paula, Thalyssa Karine Mocelin, Adriano Zanardi Silva, Bruna Yamaguchi, and Vera Lúcia Israel. "Efeitos de exercícios físicos aquáticos na Flexibilidade e Alcance Funcional de Indivíduos com Doença de Parkinson." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 27, no. 4 (2019): 13. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.10092.

Full text
Abstract:
A Doença de Parkinson é caracterizada como uma doença crônica, degenerativa, no qual ocorre a morte dos neurônios dopaminérgicos da substância negra do mesencéfalo. Tais alterações neuroanatômicas geram diversos sintomas não motores e motores, como alterações de equilíbrio e posturais. Dentre as possibilidades de controle não farmacológico da doença estão os exercícios físicos aquáticos, cujos benefícios ocorrem por meio da utilização de suas propriedades físicas e térmicas da imersão em piscina aquecida. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de exercício
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Nathalie de Almeida, Dixis Figueroa Pedraza, and Tarciana Nobre de Menezes. "Desempenho funcional e sua associação com variáveis antropométricas e de composição corporal em idosos." Ciência & Saúde Coletiva 20, no. 12 (2015): 3723–32. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152012.01822015.

Full text
Abstract:
Resumo O processo de envelhecimento ocasiona alterações biológicas que interferem no desempenho funcional e no estado nutricional do idoso. O objetivo do artigo é verificar a associação do desempenho funcional com variáveis antropométricas e de composição corporal em idosos. Este estudo é transversal, no qual foram avaliados: sexo, grupo etário, força de preensão manual (FPM), flexibilidade/mobilidade, equilíbrio, índice de massa corporal, circunferências da cintura e da panturrilha, dobra cutânea tricipital, área de gordura do braço e circunferência muscular do braço. Utilizou-se a regressão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nogueira, Maurício Quian, and Fabrício Boscolo Del Vecchio. "Efeitos do treino de flexibilidade e força funcional na precisão em teste de handebol." Conexões 6 (July 14, 2008): 122–31. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637818.

Full text
Abstract:
A presente investigação buscou avaliar os efeitos do treinamento funcional resistido (TFR) e de flexibilidade na precisão do arremesso de 9 metros de 10 jogadoras de handebol. Para tal, delineou-se pesquisa quase-experimental, de medidas repetidas, pré-pós intervenção, tendo como estímulos: 30 segundos de alongamento ou 2x10 repetições de pullover na bola. Foram avaliadas: 1) reprodutibilidade, por meio do CCI; 2) consistência interna do teste, a partir do alfa de Cronbach; 3) mudanças no rendimento segundo tipo de intervenção, através de análise de variância. Pontua-se que os treinamentos não
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Adriana Lucia Pastore, Daniela Mayumi Imoto, and Alberto Tesconi Croci. "Estudo comparativo entre a aplicação de crioterapia, cinesioterapia e ondas curtas no tratamento da osteoartrite de joelho." Acta Ortopédica Brasileira 15, no. 4 (2007): 204–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000400006.

Full text
Abstract:
A osteoartrite é a forma mais prevalente de doença articular. Os agentes físicos como o gelo e o calor podem combater o processo álgico quando corretamente indicados e utilizados. O objetivo deste trabalho foi a comparação de protocolos de tratamento fisioterapêutico, que envolveram o uso de cinesioterapia, crioterapia e ondas curtas, em indivíduos com osteoartrite de joelho. Em um estudo randomizado prospectivo cego foram tratados 25 indivíduos (25 joelhos), de 58 a 78 anos. GRUPO A: cinesioterapia e ondas curtas (n=9). GRUPO B: cinesioterapia e gelo (n=6). GRUPO C: cinesioterapia (grupo cont
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Da Silva Nascimento, Jandilene Vieira, and Ticiane Marcondes F da Cruz. "A importância da flexibilidade na funcionalidade de idosos, uma intervenção do método pilates: uma revisão de literatura." REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA 2, no. 2 (2020): 196–205. http://dx.doi.org/10.36271/iajp.v2i2.34.

Full text
Abstract:
A prática de exercícios físicos que envolvam combinações de estímulos neuromotores, como treino de força e flexibilidade, é essencial para idosos; visto que o número de idosos tem aumentado nos últimos anos, o Método Pilates tem se destacado, principalmente para esse público. Como forma de exercício físico propicia inúmeros benefícios, tais como melhora de aptidões e habilidades motoras, sendo um fator relevante no processo de envelhecimento, devido à menor mobilidade articular e elasticidade muscular. O objetivo desse trabalho foi verificar na literatura a importância da flexibilidade na func
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cabral, Cristina Maria Nunes, Ângela Maria de Oliveira Melim, Isabel de Camargo Neves Sacco, and Amélia Pasqual Marques. "Fisioterapia em pacientes com síndrome fêmoro-patelar: comparação de exercícios em cadeia cinética aberta e fechada." Acta Ortopédica Brasileira 16, no. 3 (2008): 180–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522008000300012.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia do fortalecimento muscular na recuperação funcional da síndrome fêmoro-patelar (SFP). Foram selecionadas 20 mulheres com SFP divididas em dois grupos: o Grupo 1 (G1) realizou fortalecimento do músculo quadríceps femoral em cadeia cinética aberta (CCA) e o Grupo 2 (G2) em cadeia cinética fechada (CCF), durante oito semanas com freqüência de duas vezes semanais. Foi avaliada a dor, capacidade funcional, flexibilidade, encurtamento dos músculos isquiotibiais, ângulo Q e eletromiografia (EMG) dos músculos vasto medial (VM) e vasto lateral (VL) dur
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Alonso, Angelica Castilho. "O treinamento da musculatura do Core na aptidão física de jogadoras de handebol." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 12, no. 6 (2013): 378. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v12i6.3356.

Full text
Abstract:
Introdução: O handebol é uma modalidade esportiva que envolve muitas variáveis como força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e mudança de direção, sendo necessário um bom equilíbrio muscular. Preconiza-se que o treinamento do core desenvolva a estabilidade funcional e atenue a incidência de lesões da musculatura central. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do treinamento da musculatura do core na aptidão física de uma equipe de handebol feminina em relação à flexibilidade, ao equilíbrio postural, à força da musculatura abdominal e à força explosiva de membros inferiores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Alex Barreto de, Adilson Marques, Miguel Peralta, et al. "Functional fitness in older people: A population-based cross-sectional study in Borba, Amazonas, Brazil (Aptitud funcional en personas mayores: Un estudio transversal de base poblacional en de Borba, Amazonas, Brasil)." Retos, no. 39 (October 2, 2020): 731–36. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v0i39.78549.

Full text
Abstract:
Abstract. Introduction: Aging has been associated with loss of physical capacity caused by the deterioration of most physiological systems. Objective: To analyze the differences in functional Fitness (FF) associated with gender, age and physical activity (PA), and to compare the FF scores of Borbenses with other populations. Method: A cross-sectional study was carried out, comprising 233 elderly (71,2±8,9 yrs old; range between 60,0 to 95,7 yrs old). The FF was evaluated using the Senior Fitness Test battery and PA was estimated by questionnaire. Result: After controlling for age and PA, sex-r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Lima, Fabiana Ferreira Oliveira, Juliana Barros Ferreira, Luciana Araújo dos Reis, Kleyton Trindade Santos, Leonardo Da Silva Lima, and Karla Cavalcante Silva de Morais. "Perfil Sociodemográfico e nível de dependência funcional de idosos com risco de quedas." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 39 (2018): 164–78. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i39.985.

Full text
Abstract:
O envelhecimento compreende mudanças biológicas e psicológicas que interferem na adequação ao espaço gerando risco de quedas e resultando em maior dependência funcional. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Avaliar as variáveis sociodemográficas e nível de dependência funcional dos idosos que apresentam risco de quedas. Utilizou-se metodologia descritiva, exploratória e quantitativa com 50 idosos que obtiveram estado cognitivo preservado que apresentaram risco de quedas. Foram aplicados questionários sociodemográfico: Mini Exame do Estado Mental, índice de Barthel, índice de Lawton, avaliaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Ueno, Deisy Terumi, Sebastião Gobbi, Camila Vieira Ligo Teixeira, et al. "Efeitos de três modalidades de atividade física na capacidade funcional de idosos." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 26, no. 2 (2012): 273–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092012000200010.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar e comparar os efeitos de três modalidades de atividade física: atividade física geral, dança e musculação, na capacidade funcional de idosos. A amostra foi composta por 94 idosos com idade média de 64,06 ± 7,38 anos, que participavam do PROFIT. Para a avaliação foi utilizada a bateria de testes da AAHPERD, da qual se obtém os níveis de flexibilidade, coordenação, agilidade e equilíbrio dinâmico, resistência de força e resistência aeróbia geral, antes e após quatro meses de intervenção. Os resultados apontaram de uma maneira geral uma manutenção nos ní
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Matos, Jennifer da Silva, Anne Karolyne Loureiro Barbosa, Wiviane Maria Torres de Matos Freitas, and Sidney de Assis da Serra Braga. "ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA DOR, FLEXIBILIDADE, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM ESPONDILITE ANQUILOSANTE." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n2-20.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo, possui como objetivo principal, analisar a abordagem da Fisioterapia Aquática em pacientes com Espondilite Anquilosante frente aos sintomas de dores crônicas na coluna vertebral, redução da funcionalidade, capacidade física e rigidez matinal. Visto que, esses sintomas comprometem diretamente a qualidade do sono, atividades de lazer, funcionais e laborais dos indivíduos, além do comprometimento na atividade sexual, presente em determinados casos. Métodos: Trata-se de um artigo original de caráter quantitativo e de intervenção clínica, com amostra de três participant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rizzi, Paula Rissiani dos Santos, Rafaela Miolo Leal, and Alecsandra Pinheiro Vendrusculo. "Efeito da hidrocinesioterapia na força muscular e na flexibilidade em idosas sedentárias." Fisioterapia em Movimento 23, no. 4 (2010): 535–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000400004.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional é um desafio para a saúde, e a cada ano há um aumento dessa população. Entre as alterações anatomofisiológicas características deste processo, as do sistema muscular são relevantes, ocorrendo diminuição da força muscular e da flexibilidade durante esta etapa. OBJETIVO: Analisar o efeito de um programa de hidrocinesioterapia no comportamento da força muscular e da flexibilidade em idosas sedentárias. METODOLOGIA: Participaram 23 idosas sedentárias, com independência funcional e que não realizaram cirurgia nos últimos três meses. O programa ocorreu duran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Barboza, Natália Mariano, Eduardo Nascimento Floriano, Bruna Luísa Motter, Flávia Cristina da Silva, and Suhaila Mahmoud Smaili Santos. "Efetividade da fisioterapia associada à dança em idosos saudáveis: ensaio clínico aleatório." Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia 17, no. 1 (2014): 87–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-98232014000100010.

Full text
Abstract:
Objetivo: verificar a efetividade da fisioterapia associada à dança em idosos saudáveis nos desfechos "equilíbrio", "flexibilidade" e "agilidade". Métodos: ensaio clínico aleatório, no qual a amostra foi composta por 22 indivíduos e posteriormente aleatorizada em dois grupos: controle (GC; 7M/4H; idade= 74,1±7,3; n=11) e intervenção (GI; 9M/2H; idade= 75,7±7,8; n=11). Os grupos foram submetidos às seguintes avaliações realizadas no período pré e pós-intervenção: avaliação do equilíbrio pela Escala de Berg, agilidade pelo Timed Up and Go test e flexibilidade pelo Banco de Wells (janela aberta e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, De Angelys De Ceselles Seixas da, Belmiro Freitas de Salles, Gilmar Weber Senna, Hélio Lemos Furtado, and Roberto Simão. "Perfil da aptidão física de idosos ingressantes nas academias da terceira idade." ConScientiae Saúde 16, no. 3 (2017): 318–26. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v16n3.7644.

Full text
Abstract:
Introduo: A populao idosa eleva-se gradativamente intensificando a necessidadede polticas pblicas. Objetivo: Avaliar a aptido fsica do idoso ingressantenas Academias da Terceira idade (ATIs). Mtodos: Cento e cinco homens idosos(68,91 5,26 anos; 1,67 0,05 m; 73,73 9,39 kg; 26,96 3,29 kg/m2) foram organizadosem grupos de acordo com faixas etrias distintas: idosos com idadeentre 60-64 anos (n = 30), 65-69 anos (n = 26), 70-74 anos (n = 26) e 75-79 anos(n = 23). Resultados: No foram observadas diferenas significativas quanto aondice de massa corporal, perimetria abdominal, fora dos membros superio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Coelho, Christianne de Faria, and Roberto Carlos Burini. "Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional." Revista de Nutrição 22, no. 6 (2009): 937–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732009000600015.

Full text
Abstract:
A atividade física pode ser efetivar tanto na atenção primária quanto secundária e terciária da saúde. Os objetivos do artigo são analisar a associação entre atividade física e prevenção ou tratamento das doenças crônicas não-transmissíveis e incapacidade funcional e rever os principais mecanismos biológicos responsáveis por essa associação e as recomendações atuais para a prática de exercícios nessas situações. Diversos estudos epidemiológicos mostram associação entre aumento dos níveis de atividade física e redução da mortalidade geral e por doenças cardiovasculares em indivíduos adultos e i
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Reichert, Thaís, Alexandre Prado, Ana Kanitz, and Luiz Kruel. "Efeitos da hidroginástica sobre a capacidade funcional de idosos: metanálise de estudos randomizados." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 20, no. 5 (2015): 447. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.20n5p447.

Full text
Abstract:
Os efeitos deletérios do envelhecimento limitam a capacidade do idoso de realizar atividades básicas. Nesse sentido, é relevante saber se a hidroginástica, modalidade fortemente recomendada ao público idoso, promove independência funcional a essa população. O objetivo dessa revisão sistemática e metanálise foi avaliar os efeitos da prática de hidroginástica sobre a capacidade funcional de idosos. A busca foi realizada na PUBMED, Scielo, Cochrane, PEDro e de forma manual em agosto de 2015. Dois revisores independentes selecionaram os estudos com base em critérios previamente definidos (ensaios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pereira, Luanda Maria, Jéssica Costa Gomes, Ilana Lafayette Bezerra, Larissa Salgado De Oliveira, and Márcio Clementino Santos. "IMPACTOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS." Revista Brasileira de Ciência e Movimento 25, no. 1 (2017): 79. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i1.6322.

Full text
Abstract:
RESUMO: As perdas funcionais progressivas que a população idosa enfrenta com o avançar da idade, causam importantes déficits, que com o tempo se tornam mais significativos e no intuito de minimizá-los; o treinamento funcional tem proporcionado ganho de propriocepção, força, resistência, flexibilidade, coordenação motora e condicionamento cardiovascular. Assim como auxilia na obtenção de funcionalidade, contribuindo para a manutenção da independência e qualidade de vida. O estudo teve como objetivo verificar a influência da aplicação de um protocolo de treinamento funcional sobre o equilíbrio e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pracideli, Juliana, and Cristina Maria Nunes Cabral. "Efeitos do alongamento na qualidade de vida e flexibilidade de mulheres jovens." ConScientiae Saúde 10, no. 3 (2011): 539–46. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2787.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o impacto do alongamento muscular sobre a qualidade de vida e flexibilidade de mulheres jovens. Métodos: Foram selecionadas 11 participantes, com baixos escores de qualidade de vida avaliada pelo SF-36, que realizaram um protocolo de alongamento muscular geral durante quatro semanas. A avaliação foi realizada antes, imediatamente após e um ano após o alongamento, utilizando o SF-36 e a medida da distância terceiro dedo-solo. Resultados: Houve diferença estatisticamente significante em quase todos os aspectos da qualidade de vida após um ano (p0,05), exceto no aspecto de capa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gonçalves, Lúcia Hisako Takase, Aline Huber da Silva, Giovana Zarpsellon Mazo, et al. "O idoso institucionalizado: avaliação da capacidade funcional e aptidão física." Cadernos de Saúde Pública 26, no. 9 (2010): 1738–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2010000900007.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi explorar a relação entre a aptidão física e a capacidade funcional de residentes em instituições de longa permanência para idosos de baixa renda. Foi realizada avaliação em seis instituições localizadas em três regiões do país. Amostra foi composta de 78 idosos, com média de idade de 77,4 anos (DP = 7,9). A avaliação da aptidão física aplicando-se testes da AAHPERD adaptada para idosos institucionalizados, e da capacidade funcional pela escala de Katz, constatou que a aptidão física, em seus cinco componentes, em média era regular na flexibilidade, coordenação, agil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kovalek, Dorathy Oliveira, and Lara Guérios. "A influência do método Pilates no equilíbrio e qualidade de vida do idoso." Fisioterapia Brasil 20, no. 4 (2019): 15. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v20i4.3065.

Full text
Abstract:
Introdução: No processo do envelhecimento ocorre redução da capacidade fisiológica e estabilidade corporal e postural trazendo ao indivíduo diversas alterações como diminuição da redução do tempo de reação, diminuição da elasticidade dos tendões, redução da flexibilidade, perda de massa óssea, e ainda a sarcopenia que se caracteriza por perda de massa muscular e força, o que consequentemente proporciona redução da capacidade funcional e diminui a mobilidade do indivíduo, além de causar alterações no equilíbrio e na marcha. As alterações físicas ocorridas durante o envelhecimento acabam acarret
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Paulo Roberto Santos, Carla Dal Maso Nunes Roxo, Ana Maria Visconti, et al. "Índices de aptidão funcional em jogadores de futebol da Seleção Nacional da Jamaica." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 5, no. 3 (1999): 93–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86921999000300007.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste estudo foi mostrar alguns índices de aptidão funcional em 24 jogadores de futebol da Seleção Nacional da Jamaica, com média de idade de 23,9 ± 3,7 anos, equipe pré-classificada para a Copa do Mundo da França. Todos os atletas foram submetidos a uma bateria de testes que constou de: 1) avaliação da potência, resistência muscular e o índice de fadiga no teste de Wingate, realizado numa bicicleta computadorizada da marca Cybex, modelo Bike; 2) teste isocinético computadorizado de membros inferiores no equipamento da marca Cybex, modelo 1200; 3) avaliação da flexibilidad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Reitz, Geison Sebastião, Deise Ferreira De Oliveira, Patrícia Vieira De Souza Crippa, and Helio Roesler. "Efeito da prática do suporte de peso corporal na função motora de crianças." Revista Pesquisa em Fisioterapia 8, no. 1 (2018): 47–54. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i1.1668.

Full text
Abstract:
OBJETIVO. Avaliar a influência do Suporte de Peso Corporal (SPC) sobre a função motora de crianças não deambulantes. MÉTODOS. Participaram do estudo oito crianças que não apresentavam o padrão de marcha. Foi realizada a identificação do desempenho da função motora grossa por meio da Gross Motor Function Classification Measure (GMFM) e da flexibilidade por meio do Teste Flexiteste, antes e após 10 sessões e um período de retenção durante 3 meses de tratamento com SPC em esteira ergométrica. Tendo assistência de dois terapeutas que auxiliavam em pontos chaves de joelho e tornozelo simulando o pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Alfieri, Fábio Marcon, Francielli Teixeira Lutting, and Bruna Piergentile. "Comparação da flexibilidade, intensidade da dor e funcionalidade de portadores de hérnia discal submetidos à hidrocinesioterapia versus cinesioterapia clássica." Life Style 2, no. 1 (2015): 45. http://dx.doi.org/10.19141/2237-3756/lifestyle.v1.n1.p45-53.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo deste estudo foi comparar a flexibilidade, intensidade de dor, mobilidade e força muscular de portadores de hérnia discal submetidos a tratamento por cinesioterapia versus hidrocinesioterapia. Os participantes do estudo foram 40 voluntários com diagnóstico médico de hérnia discal, randomizados por sorteio simples em dois grupos: 24 no grupo de cinesioterapia (GC) com média de idade de 50,6 ± 11,0 anos e 15 no grupo hidrocinesioterapia (GH) com média de idade de 50,5 ± 5,7 anos. Os programas consistiram em duas sessões semanais de uma hora durante cinco semanas. Os voluntári
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Schimitt, Carolina Weber, Zenite Machado, Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, et al. "Ginástica funcional: aptidão física relacionada à terceira idade." Revista de Ciências Médicas 23, no. 3 (2015): 121. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v23n3a2822.

Full text
Abstract:
ObjetivoO presente estudo teve como objetivo analisar a aptidão física relacionada à idade de idosas praticantes de ginástica funcional.MétodosEstudo ex post facto que analisou 115 idosas com idade superior a 60 anos, integrantes de um programa de atividade física e divididas em diferentes grupos etários. Foram analisadas flexibilidade, agilidade, capacidade aeróbica, força e resistência, por meio do protocolo de testes desenvolvido por Rikli e Jones em três avaliações: avaliação 1 (março de 2010), avaliação 2 (dezembro de 2010) e avaliação 3 (março de 2011). Para análise, após verificação da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Batolla Alves, Kauani, Catia Trennepohl, Nathalia Arnoldi Silveira, Ângela Vieira Brunelli, Cristina Thum, and Dinara Hansen Costa. "CONDIÇÕES FÍSICAS E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PARTICIPANTES DE OFICINAS DE DANÇA DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE-UNATI." CATAVENTOS - Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta 12, no. 1 (2020): 54–66. http://dx.doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.48.

Full text
Abstract:
O processo de envelhecimento pode resultar em perdas físico-funcionais que repercutem negativamente na qualidade de vida (QV) dos idosos. Assim, este estudo objetivou verificar a associação das condições físico-funcionais e de saúde na QV de idosos praticantes de dança. Trata-se de um estudo quantitativo, analítico e descritivo, realizado com amostra de 19 idosos, participantes das atividades de dança na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade de Cruz Alta. Foram avaliados qualidade de vida (SF-36), nível de atividade física (IPAQ), força muscular de membros superiores e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Karman, Jarbas, and Domingos Fiorentini. "Conceitos de arquitetura manutente e de arquitetura voltária." Exacta 4, no. 1 (2008): 159–68. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v4i1.669.

Full text
Abstract:
Para situar, com propriedade, a arquitetura hospitalar e poder diferenciá-la das demais arquiteturas, utilizam-se os conceitos de “arquitetura manutente” e de “arquitetura voltária”, desenvolvidos pelos autores. Ao passo que manutente diz respeito à arquitetura acabada, duradoura, que se mantém estável através dos tempos, basicamente como em seu projeto original, voltária, diz respeito à arquitetura mutável, inacabada, provisória, dinâmica. Cada um desses conceitos reúne características que lhes são peculiares e inerentes; com relação aos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), para que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Karman, Jarbas, and Domingos Fiorentini. "Conceitos de arquitetura manutente e de arquitetura voltária DOI: 10.5585/exacta.v4i1.669." Exacta 4, no. 1 (2008): 159–68. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v4i1.669.

Full text
Abstract:
Para situar, com propriedade, a arquitetura hospitalar e poder diferenciá-la das demais arquiteturas, utilizam-se os conceitos de “arquitetura manutente” e de “arquitetura voltária”, desenvolvidos pelos autores. Ao passo que manutente diz respeito à arquitetura acabada, duradoura, que se mantém estável através dos tempos, basicamente como em seu projeto original, voltária, diz respeito à arquitetura mutável, inacabada, provisória, dinâmica. Cada um desses conceitos reúne características que lhes são peculiares e inerentes; com relação aos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), para que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mazo, Giovana Zarpellon, Aline Huber da Silva, Lucia Takase Gonçalves, Tânia Bertoldo Benedetti, Renato Claudino, and Márcia Zanon Benetti. "Aptidão física de idosos institucionalizados: um estudo interinstitucional." ConScientiae Saúde 10, no. 3 (2011): 473–79. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v10i3.2814.

Full text
Abstract:
Objetivos: Analisar a aptidão física de residentes em instituições de longa permanência para idosos de baixa renda. Métodos: Realizou-se um estudo em seis instituições localizadas em três regiões do Brasil. A amostra foi composta de 78 idosos, com média de idade de 77,4 anos (DP=7,9). Aplicou-se o teste de aptidão funcional da AAHPERD adaptado para idosos institucionalizados. Resultados: Flexibilidade, coordenação, agilidade e resistência aeróbia foram consideradas, em média, como regulares; apenas a força, como boa. Já o índice de aptidão física geral, em média, foi regular. Quanto maior o gr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dal Bem, Bruno Moro, Deise Iop Tavares, and Alecsandra Pinheiro Vendrusculo. "Efeito do Método Pilates na dor lombar: revisão integrativa." ConScientiae Saúde 18, no. 1 (2019): 133–40. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v18n1.10804.

Full text
Abstract:
Introdução: A dor lombar é uma das patologias que acomete uma grande parcela da população, e a procura do Método Pilates (MP) relacionado a ela tem aumentado exponencialmente. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa sobre a utilização do MP pelo fisioterapeuta na dor lombar. Métodos: As bases de dados utilizadas foram PUBMED e SCIELO, foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, após a aplicação destes, restaram 14 estudos. Resultados: A presente pesquisa mostrou que um programa de Pilates para a dor lombar gera diversos efeitos positivos no tratamento, trazendo como benefícios a d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Yamasita, Alexandre Calura, Nilton Mazzer, and Cláudio Henrique Barbieri. "Desenvolvimento de um software flexível no estudo de regeneração nervosa periférica." Acta Ortopédica Brasileira 16, no. 3 (2008): 177–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522008000300011.

Full text
Abstract:
O estudo da recuperação de lesões nervosas periféricas do isquiático, fibular e tibial, obtidos através da análise motora, é considerado um bom critério de avaliação para a quantificação do grau de avaliação nervosa. O sistema de Análise Funcional dos Nervos Periféricos - AFNP que tem a funcionalidade da informatização deste processo, além de fornecer ao usuário uma maior agilidade na avaliação, permite ao pesquisador a utilização de um número maior de animais nos grupos experimentais, facilitando não só a captação, bem como o armazenamento e o processamento dos dados. A flexibilidade foi um r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pinto, Daniela de Souza, Marta Moreira Novais, Rahab Vieira Prates, Sara Vilas Bôas, Claudinéia Matos de Araújo, and Luciana Araújo dos Reis. "ATIVIDADES FUNCIONAIS E NÍVEL DE DEPENDÊNCIA EM IDOSOS LONGEVOS RESIDENTES EM DOMICÍLIO." Revista Pesquisa em Fisioterapia 7, no. 3 (2017): 369–76. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1500.

Full text
Abstract:
Introdução: As alterações que ocorrem no organismo do indivíduo idoso com o avançar da idade tornam os mesmos mais propícios a desenvolverem dependência funcional. Objetivo: Avaliar as atividades funcionais e nível de dependência em idosos longevos residentes em domicílio. Métodos: Trata-se de um estudo analítico com delineamento transversal e abordagem quantitativa realizado com 117 idosos longevos do município de Jequié-BA. As variáveis analisadas foram: sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), condições de saúde (dor, doenças, atividades básicas e instrumentais de vida diária) e dese
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pereira, Dayana Sales, and Virgílio Santana Junior. "Efeito da Terapia Manual em Pacientes com Lombalgia: Uma Revisão Integrativa." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 41 (2018): 31–38. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1196.

Full text
Abstract:
A terapia manual em pacientes com lombalgia é uma técnica muito aplicada para melhorar a flexibilidade lombar de pessoas com e sem dor nesta região. Ela é caracterizada como um dos problemas de saúde mais frequentes na população geral. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica sobre o efeito da terapia manual em pacientes com lombalgia. As pesquisas foram realizadas a partir das bases de dados SciELO, LILACS e PEDro, no período de março a maio de 2018. Foram selecionados cinco artigos publicados entre 2005 e 2017 que tratavam da temática. Objetivo: Esse estudo t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Yamada, Eloá Ferreira, Fernanda Rosetti de Almeida Brito, Gabriela Pedrinha Nicolau Buares, Isadora De Almeida Gomes, Lorena Favoreto Zanetti, and Morgana Duarte Da Silva. "Exercício terapêutico associado à estimulação elétrica nervosa transcutânea reduz dor e aumenta funcionalidade em indivíduos com osteoartrite de joelho." Ciência & Saúde 12, no. 2 (2019): 32041. http://dx.doi.org/10.15448/1983-652x.2019.2.32041.

Full text
Abstract:
Objetivo: Comparar o efeito das técnicas de Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS), exercício terapêutico e a associação de ambas sobre a dor, o tempo de caminhada, a força e a flexibilidade muscular, bem como a funcionalidade de indivíduos com osteoartrite (OA) de joelho. Materiais e Métodos: A pesquisa se caracteriza como ensaio clínico randomizado, prospectivo e cego. Participaram 36 pacientes, dos quais, 30 finalizaram o tratamento, e foram divididos em três grupos. O grupo 1 (G1) foi submetido à TENS; o grupo 2 (G2) ao exercício terapêutico e o grupo 3 (G3) à combinação das duas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Assunpção, Lucas Eggers, and William Jacobs. "Estudo comparativo entre layouts sob a ótica da teoria das restrições com apoio de simulação de eventos discretos em empresa de alimentos." Revista Produção Online 19, no. 1 (2019): 152–78. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i1.3147.

Full text
Abstract:
O layout tem interferência direta nos sistemas produtivos das empresas. Contudo não é tarefa fácil prever todas as variáveis em seu rearranjo, e se ao final atenderá às metas globais da empresa. Buscando contribuir com esta questão o presente estudo propôs uma nova abordagem para análise de layout, empregando a simulação de eventos discretos e os indicadores operacionais da Teoria das Restrições (TOC), para avaliar qual o arranjo físico mais adequado – celular ou funcional - a ser utilizado em um setor de misturas de uma empresa de alimentos. Esta análise foi realizada sob a perspectiva dos se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!