To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fluidos.

Journal articles on the topic 'Fluidos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fluidos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva Júnior, Carlos Alberto Dos Santos, and Evandro Luiz Klein. "Geologia e características do fluido mineralizador dos alvos auríferos Jerimum de Cima e Babi, campo mineralizado do Cuiú-Cuiú, Província Aurífera do Tapajós, Cráton Amazônico, com base em estudos de inclusões fluidas e de isótopos estáveis." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais 10, no. 2 (February 5, 2021): 199–230. http://dx.doi.org/10.46357/bcnaturais.v10i2.481.

Full text
Abstract:
Os alvos auríferos Jerimum de Cima e Babi estão localizados no campo mineralizado do Cuiú-Cuiú, Província Aurífera do Tapajós, Cráton Amazônico. Jerimum de Cima é moderadamente mineralizado, enquanto no alvo Babi a mineralização é incipiente (não econômica). O estudo petrográfico definiu tonalitos, monzogranitos e granodioritos como rochas hospedeiras nos dois alvos. Sericitização, silicificação, sulfetação, cloritização e carbonatação ocorrem nos dois alvos, na forma fissural e disseminada (pervasiva), e os maiores teores de ouro estão associados com maiores concentrações de sulfetos. Inclusões fluidas (IF) aquosas, aquocarbônicas e carbônicas foram classificadas. As IF aquocarbônicas, presentes apenas em Jerimum de Cima, representam o provável fluido mineralizador, indicam imiscibilidade de fluidos (separação de fases) e possível mistura tardia com fluidos mais frios. Estudos de isótopos estáveis em minerais de veios e de zonas de alteração indicam temperaturas de precipitação dos minerais entre 305 e 330 °C e entre 108 e 205 °C. Também sugerem fontes magmáticas e meteóricas para os fluidos. Os dados obtidos são compatíveis com depósito magmático-hidrotermal (relacionado à intrusão), com mistura de fluido magmático e meteórico. A ausência de CO2 no alvo Babi, assumindo que o aprisionamento do fluido tenha sido tardio em relação à evolução hidrotermal do sistema, pode explicar a fraca mineralização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, R. C. A. M., L. V. Amorim, and L. N. L. Santana. "Desenvolvimento de fluidos aquosos com bentonita para perfuração de poços de petróleo onshore." Cerâmica 56, no. 338 (June 2010): 179–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200013.

Full text
Abstract:
Devido aos grandes desafios encontrados na perfuração de poços, há a necessidade de se desenvolver fluidos com propriedades adequadas e capazes de atender todas as exigências da perfuração, como elevada capacidade de carreamento de sólidos e alta lubricidade, como também fluidos ambientalmente corretos. O grau de impacto dos fluidos de perfuração no meio ambiente depende especialmente do tipo de fluido utilizado, se de base aquosa, oleosa, sintética ou mesmo de base ar. Portanto, é de fundamental importância o desenvolvimento de fluidos com características específicas em cada etapa da perfuração. Sendo assim, este trabalho objetivou o desenvolvimento de fluidos aquosos, com baixo teor de sólidos e propriedades reológicas, de filtração e lubricidade adequadas à perfuração de poços de petróleo onshore. Os fluidos foram formulados utilizando em sua composição bentonita sódica industrializada, aditivos poliméricos e lubrificantes, em diferentes concentrações. O estudo reológico, de filtração e lubricidade mostrou que os fluidos apresentam comportamento pseudoplástico e que os aditivos selecionados desempenham com êxito suas funções de modificadores reológicos, redutores de filtrado e agente lubrificante. Além disto, ficou evidenciada a necessidade de aditivos lubrificantes em fluidos aquosos contendo argila bentonítica e polímeros. A adição de 1% de lubrificante no fluido é suficiente para adequar a capacidade lubrificante dos fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Do Vale, Mariana Martins, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Fabiola Dias Da Silva Curbelo, and Glauco Soares Braga. "ESTUDO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE NaCl." HOLOS 1 (July 18, 2017): 214. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5162.

Full text
Abstract:
Os fluidos de perfuração são definidos como fluidos de circulação utilizados para auxiliar a operação de perfuração de poços. Especialmente, os fluidos base água apresentam uma série de características ambientalmente mais favoráveis, visto que seus descartes são aceitáveis pelos órgãos ambientais. Porém, a contaminação do fluido com sal originado das formações é um fator crítico para o uso do fluido base água, pois durante o processo de perfuração, o fluido pode sofrer a contaminação salina provocando um aumento repentino na taxa de penetração, na floculação e na viscosidade do fluido. Com isso, este trabalho teve o objetivo estudar a influência da concentração do sal (NaCl) na reologia de fluidos de perfuração base água. Com isso, foram formulados dois fluidos: FP1, com concentrações de NaCl de 2,61, 2,87, 3,12, 3,37, 3,62, 4,0 % em massa e FP2, com suspensão de bentonita previamente hidratada e 4% em massa de NaCl. Verificou-se que, o aumento da concentração de NaCl provocou um aumento em quase todos os parâmetros reológicos do FP1 (viscosidade aparente, forças géis iniciais e finais), causando a sedimentação das partículas sólidas do fluido na concentração de 4,0 % de NaCl, devido à sensibilidade da argila bentonita aos íons de sódio inibindo sua hidratação. Para o FP2, o uso da argila hidratada promoveu um redução dos parâmetros reológicos, quando comparado ao FP1 com 4% de NaCl, evitando a sedimentação das partículas sólidas e garantindo, assim, sua estabilidade e seu uso em aplicações petrolíferas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

De Almeida, Jefferson Horst, Luiz Henrique Poley Victer Dias, and Wagner da Silva Terra. "Estudo das modificações das propriedades físico-químicas de fluidos de perfuração aquosos." Exatas & Engenharias 10, no. 28 (June 29, 2020): 17–39. http://dx.doi.org/10.25242/885x102820202032.

Full text
Abstract:
O estudo das propriedades físico-químicas dos fluidos de perfuração é de grande importância para a indústria petrolífera. Nesse contexto, o presente trabalho teve por intuito sintetizar três fluidos de perfuração com diferentes composições químicas (Fluidos 1, 2 e 3), permitindo que algumas das suas propriedades fossem determinadas, tais como, densidade, parâmetros reológicos, filtrado e reboco, salinidade e pH. Após a realização das análises observou-se que o nitrato de bário não apresentou eficiência como adensante, pois sua adição afetou as interações entre as moléculas, gerando uma redução na viscosidade. Apesar do Fluido 2 apresentar algumas características interessantes para a indústria petrolífera a adição do adensante selecionado não foi adequada para o preparo desse fluido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Helder Thadeu de, Régis Munhoz Krás Borges, Evandro Luiz Klein, Claudio Nery Lamarão, Gisele Tavares Marques, and Rafael Guimarães Correa Lima. "Alteração hidrotermal e fluidos mineralizantes no alvo Jerimum de Baixo, Campo Mineralizado do Cuiú-Cuiú, Província Aurífera do Tapajós: um estudo baseado em petrografia, inclusões fluidas e química mineral." Geologia USP. Série Científica 19, no. 1 (March 11, 2019): 3–32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-142134.

Full text
Abstract:
O alvo Jerimum de Baixo está localizado no Campo Mineralizado do Cuiú-Cuiú, região central da Província Aurífera do Tapajós, Cráton Amazônico. O alvo abrange rochas de composição monzogranítica portadoras de biotita rica em Fe, essencialmente isotrópicas e que foram de fraca a fortemente hidrotermalizadas. Cloritização, sericitização, sulfetação, silicificação e carbonatação são os tipos de alteração mais importantes. A clorita hidrotermal é do tipo chamosita e foi formada entre 261 e 315ºC. A mica branca apresenta composição fengítica. A mineralização é representada por vênulas de quartzo com baixo teor de sulfetos (pirita + pirrotita ± calcopirita ± galena ± esfalerita) em que o ouro ocorre livre e em zonas mais fragilizadas e alteradas, geralmente associado à pirrotita. O estudo petrográfico e microtermométrico de inclusões fluidas hospedadas em quartzo de vênulas definiu inclusões aquocarbônicas, carbônicas e aquosas. Os fluidos com CO2 representam o provável fluido mineralizador e foram gerados por processos de separação de fases entre 280 e 380ºC. Uma posterior infiltração e processos de mistura com fluidos meteóricos são indicados para os fluidos aquosos mais tardios. Separação de fases, modificações nas condições do pH e interação fluido/rocha foram os mecanismos importantes para a precipitação do Au, que se deu em nível rúptil-dúctil da crosta (entre 2 e 6 km). O conjunto de dados até aqui disponíveis indicam para o alvo Jerimum de Baixo uma filiação metalogenética similar a de depósitos auríferos relacionados à intrusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Roxana Pereira Fernandes de, Fabíola Dias da Silva Curbelo, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Elayne Andrade Araújo, Júlio Cézar De Oliveira Freitas, and Glauco Soares Braga. "Efeito da goma xantana e da bentonita no desempenho de um fluido de perfuração base microemulsão." HOLOS 2 (April 1, 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.7358.

Full text
Abstract:
Os fluidos de perfuração microemulsionados são uma nova tecnologia que objetiva substituir os fluidos base óleo e base água, por possuir alta lubricidade, estabilidade, baixa toxicidade, baixo custo e menor perda de fluido. Assim, este trabalho teve como objetivo o estudo da ação viscosificante da goma xantana e da bentonita em um fluido de perfuração microemulsionado, composto por uma solução aquosa de glicerina, um óleo vegetal e um tensoativo não iônico, através de testes reológicos. A partir dos resultados, concluiu-se que a goma xantana apresenta maior ação viscosificante, uma vez que o fluido aditivado com uma menor quantidade deste biopolímero apresentou maior viscosidade aparente e plástica, força gel e limite de escoamento. Os dois viscosificantes atribuíram pseudoplasticidade aos fluidos e o modelo reológico que melhor se ajustou aos comportamentos apresentados foi o modelo de Herschel-Bulkley.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

da Rosa Vieira, Eduardo, Rodrigo Jorge Macedo, Vagner Machado Costa, Guilherme Schumacher da Silva, Luciano Volcanoglo Biehl, and Jorge Luis Braz Medeiros. "Caracterização das trocas térmicas de aço médio-carbono resfriado sob concentrações distintas de polivinilpirolidona." Revista Liberato 21, no. 36 (December 18, 2020): 195–202. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2020v21n36.p195.

Full text
Abstract:
A têmpera é um procedimento térmico que busca a obtenção da microestrutura martensítica, visando melhoria nas propriedades dos materiais metálicos. O tratamento ocorre pelo aquecimento da peça, até que austenita seja obtida na sua composição, seguido de resfriamento, que deve ser rápido, impedindo que o carbono seja difundido no material. Esse resfriamento ocorre geralmente pela imersão do corpo sob alta temperatura em fluidos refrigerantes. Nesse sentido, existe a necessidade de taxas de resfriamento elevadas do corpo, provocadas pelo contato com o fluido, minimizando rapidamente sua temperatura. Atualmente, os fluidos poliméricos diluídos em água vêm sendo utilizadas para esse tratamento, posto que apresentam avanços em relação às demais classes de fluidos. Esses fluidos variam de forma relevante os níveis de transferência de calor, conforme a concentração é alterada na solução. Neste trabalho, as variações de temperaturas e taxas de variação térmica entre corpo e fluido foram avaliadas, empregando quatro concentrações de solução polimérica de polivinilpirolidona (PVP), com percentuais entre 10 e 25%. Palavras-chave: Curvas de Resfriamento. Têmpera. Polivinilpirolidona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Chen, Miguel, Alessandra Arcia, Norbert Díaz, and Alejandro Medina. "Evaluación de fluidos caloportadores no convencionales para aplicación solar térmica: Un estudio numérico en Panamá." Revista de Iniciación Científica 7, no. 2 (2021): 50–57. http://dx.doi.org/10.33412/rev-ric.v7.2.3338.

Full text
Abstract:
En este estudio se llevó a cabo la investigación para determinar el potencial de los nanofluidos como fluidos caloportadores no convencionales en colectores solares en un país con tanto potencial térmico como Panamá. Luego de hacer la investigación preliminar sobre cuatro posibles fluidos caloportadores, encontramos que los nanofluidos de CuO, Al2O3, SiO2 y TiO2 con agua como fluido base poseen propiedades térmicas de gran interés. Después se realizó la simulación de un sistema de colector solar simple a través del software TRNSYS y se utilizaron las condiciones climáticas de Panamá. Se utilizó un intercambiador de calor de contraflujo para suministrar el agua caliente sanitaria a una residencia estándar de cuatro personas, donde cada una consume 50 litros diarios. Se logró comprobar que los nanofluidos son fluidos caloportadores más eficientes que el fluido convencional (agua), siendo el SiO2 el mejor nanofluido a la hora de escoger el intercambiador de calor que vaya a utilizarse, por lo que estos fluidos caloportadores no convencionales podrían ser posibles sustitutos para nuevos colectores en un futuro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva de Lima, Alexandre, and Fernando Augusto De Noronha Castro Pinto. "ESTUDO DA MODELAGEM DO AMORTECEDOR MAGNETO-REOLÓGICO." Projectus 3, no. 2 (July 22, 2020): 39–49. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n2p39.

Full text
Abstract:
Os fluidos magneto-reológicos (MR) são denominados materiais inteligentes, pois, aexposição a um campo magnético influência diretamente na viscosidade, elasticidadee plasticidade do fluido. Quando não exposto a um campo magnético, o fluido secomporta como um fluido newtoniano comum, porém quando exposto, o fluidoapresenta um comportamento visco-plástico cuja tensão de escoamento é função daintensidade do campo magnético. A aplicação mais comum dos fluidos MRs encontrase nos amortecedores magneto-reológicos. A capacidade de os fluidos MRs alterarde maneira reversível a sua viscosidade, trazem aos amortecedores MRs uma grandepotencialidade em aplicações de controle e isolamento de vibrações. Os amortecedoresMRs são aplicados em diversas áreas como: realimentação tátil, suspensão automotiva,assentos de veículos pesados, amortecedores sísmicos e em próteses trans-femorais.O objetivo deste trabalho é apresentar a modelagem matemática capaz de descrever ocomportamento dinâmico não-linear dos amortecedores MRs considerando os modelosparamétricos encontrados na literatura: o modelo de Bingham, o modelo de Gamota eFilisko, o modelo de Bouc-Wen e o modelo de Bouc-Wen modificado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Fábio Cardoso de, Rafael Antônio Presotto, Glaucio da Cruz Genúncio, Nelson Moura Brasil do Amaral Sobrinho, and Everaldo Zonta. "pH, sódio, potássio, cálcio, magnésio e alumínio em solos contaminados com fluido de perfuração de poços de petróleo após ensaios de lixiviação." Ciência Rural 45, no. 8 (May 5, 2015): 1418–23. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140284.

Full text
Abstract:
Na exploração do petróleo, o uso de fluidos de perfuração é essencial para o equilíbrio da pressão entre as formações e o interior do poço, além de impedir o refluxo do reservatório de petróleo ao poço. Os fluidos também são responsáveis pela elevação dos cascalhos de perfuração à superfície. Entretanto, estes podem ser potenciais contaminantes do ambiente, uma vez que chegam à superfície impregnados de fluidos. O trabalho objetivou avaliar o pH e os teores de Na+, K+, Ca2+, Mg2+e Al3+em um Latossolo e um Planossolo submetidos a doses de fluido de perfuração, após sofrerem dois ensaios de lixiviação. Os resultados mostraram que a adição dos fluidos ao Planossolo e Latossolo nas concentrações de 4%, 8% e 16% (m/m) reduziu o alumínio tóxico a zero e promoveu aumento do pH do solo, Na+, K+e Ca2+em comparação ao controle
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Cruz, Gabriel Passos da, Walisson dos Anjos Andrade, Larissa Alves da Silva, Acto de Lima Cunha, Gabriel Francisco da Silva, and Joao Paulo Lobo dos Santos. "Avaliação da utilização de microemulsões a base de óleo de Moringa Oleífera Lam saponificado como fase contínua de fluidos de perfuração: Análise das propriedades reológicas." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 12, 2021): e30910414188. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14188.

Full text
Abstract:
Na exploração petrolífera, uma das principais atividades é a perfuração de poços, na qual faz-se necessário o uso dos chamados fluidos de perfuração. Devido a sua grande importância, tem-se buscado desenvolver fluidos de perfuração com propriedades melhoradas e, nesse intuito, estudos mostram que sistemas microemulsionados podem ser viáveis para esta aplicação, visto que os mesmos são mais estáveis que os sistemas emulsionados, o que os tornam mais eficientes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um fluido de perfuração utilizando como sua fase continua sistemas microemulsionados à base de óleo de Moringa Oleífera Lam saponificado. No desenvolvimento do sistema microemulsionado foi utilizado água destilada (fase aquosa), óleo de moringa (fase oleosa), óleo de moringa saponificado (tensoativo) e n-butanol (cotensoativo) e uma razão Cotensoativo/Tensoativo igual a 1. Após o preparo do sistema microemulsionado foram adicionados os aditivos: Goma Xantana (viscosificante) e Baritina (adensante). Para a caracterização do fluido foram realizados estudos reológicos para determinar parâmetros como o limite de escoamento, o índice de consistência, o índice de comportamento e o grau de tixotropia, através da variação da concentração do viscosificante em 4%, 6% e 8%. Os resultados obtidos mostraram que os fluidos apresentaram comportamento pseudoplástico, seguindo o modelo de Herschell-Bulkley e de acordo com outros estudos envolvendo fluidos microemulsionados. Além disso, com o aumento do percentual de viscosificante, foram observadas melhorias nas propriedades do fluido, como limite de fluxo e grau tixotrópico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Arantes, Luciano José, Márcio Bacci da Silva, Evaldo Malaquias da Silva, and Alberto Arnaldo Raslan. "Avaliação de superfícies usinadas por diferentes fluidos dielétricos no processo de usinagem por eletroerosão." Rem: Revista Escola de Minas 56, no. 2 (June 2003): 91–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672003000200005.

Full text
Abstract:
O processo de Usinagem por Descargas Elétricas é muito utilizado na usinagem de materiais de elevada dureza, difíceis de serem usinados por processos convencionais, além de permitir a confecção de geometrias bem complexas e de dimensões diminutas. O objetivo principal desse trabalho é o estudo das superfícies usinadas pelo processo EDM com diferentes tipos de fluidos dielétricos em três regimes de usinagem. Os diversos fluidos dielétricos utilizados possibilitam diferentes condições de usinagem e muito pouco se sabe sobre qual o fluido mais indicado para operações de acabamento ou desbaste. Foram feitos ensaios com cinco tipos diferentes de fluidos dielétricos e com uma ferramenta cilíndrica vazada de cobre eletrolítico. Verificou-se que há diferenças importantes quando usina-se com fluidos diferentes, mantendo-se constantes todas as demais condições de operação, embora todos os fluidos, com exceção do querosene, são vendidos como se fossem exatamente iguais entre si, o que se mostrou falso. Porém a maior conclusão desse trabalho foi a de que o querosene, apesar de ser até três vezes mais barato que os demais fluidos, apresentou piores acabamentos superficiais com grande formação de bolhas durante o processo, pois sua menor densidade confere também excessiva evaporação durante a usinagem, o que acabou por conferir uma superfície muito irregular e com muita porosidade e presença de microtrincas, além de maiores riscos ao operador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Grohskopf, Marco André, Caio Vilela Cruz, Natália Rodrigues Ferreira-Eloy, Dirceu Maximino Fernandes, Leonardo Teodoro Büll, and Juliano Corulli Corrêa. "Efficiency of fluid organomineral fertilizer with pig slurry in nitrogen and phosphorus availability." Revista de Ciências Agroveterinárias 19, no. 1 (April 3, 2020): 84–93. http://dx.doi.org/10.5965/223811711912020084.

Full text
Abstract:
O uso dejeto líquido de suíno (DLS) na formulação de fertilizantes fluidos, para o fornecimento de nitrogênio (N) e fósforo (P), é uma tecnologia inovadora devido ao reaproveitamento deste resíduo no meio ambiente. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de fertilizantes organominerais fluidos com DLS em relação às formas sólidas e fluidas de minerais solúveis como fonte de N e P em Neossolo Quartzarênico (RQo) e Latossolo Vermelho (LVdf). Dois experimentos foram conduzidos simultaneamente em casa de vegetação, com três cultivos sequenciais no delineamento inteiramente casualizado. O experimento 1 com N compreendeu os tratamentos: sem nitrogênio (Sem-N), mineral sólido (MS-N), mineral fluido (MF-N) e fluido com DLS (OF-N); já o experimento 2 com P traz os tratamentos: sem fósforo (Sem-P), mineral sólido (MS-P), mineral fluido (MF-P) e fluido com DLS (OF-P). Os fertilizante OF-N foi menos eficiente no aproveitamento de N pelas culturas em relação ao fertilizante MS-N em grânulo na condição de LVdf, e superior ao mesmo em RQo. Para o fósforo o fertilizante OF-P foi mais eficiente em relação a fonte sólida mineral MS-P na condição de RQo e apresentou a mesma eficiência em LVdf. O fertilizante organomineral fluido elaborado com DLS demonstrou ser uma fonte promissora na adubação de culturas como fonte de N e P, principalmente, em solo de textura arenosa, entretanto, mais estudos são necessários com este tipo de fertilizante e seus efeitos sobre as plantas e em solos ácidos de cargas variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Nicoliello, Rachele Marcon, Cassia Fernanda de Oliveira Barbosa, Milena Chanes de Souza, Sonia Khouri, and Evellyn Alves Nunes Simonetti. "ESTUDO COMPARATIVO DO EFEITO FUNGICIDA DO ÓLEO COMERCIAL SAFETEAM E DO TRATAMENTO DE ULTRASSOM EM FLUIDOS DE CORTE." Revista Univap 22, no. 39 (August 9, 2016): 27. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i39.376.

Full text
Abstract:
O setor de Usinagem utiliza fluidos de corte de base vegetal em suas máquinas-ferramenta por serem mais sustentáveis, porém sua composição química os torna mais susceptíveis à degradação. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar dois tratamentos para o controle microbiológico em fluidos de corte: extrato vegetal Safeteam (tratamento químico) e ultrassom (tratamento físico). De acordo com o histórico de degradação dos fluidos de corte do Centro de Competência em Manufatura (CCM) e dados da literatura, identificou-se que o gênero Penicillium sp aparece com maior frequência. Para avaliar a eficiência dos tratamentos, utilizou-se fluido de corte de base vegetal (sem biocida) e cepas de Penicillium oxalicum. No primeiro tratamento, utilizou-se a Concentração Mínima Inibitória (CMI) de 5% do óleo comercial Safeteam, utilizando o método de profundidade. No segundo tratamento, com ultrassom, utilizou-se 100 mL de amostra de fluido de corte (90% de água e 10% de concentrado) para cada parâmetro (variando 2 tempos e 3 potências). Como resultado, o extrato vegetal na CMI de 5% apresentou uma redução de 100% do número de Unidades Formadoras de Colônias (UFCs) e o ultrassom uma redução significativa das UFCs, que não foi quantificada, já que, na leitura inicial, a quantidade de colônias foi incontável. Permitindo concluir que ambas as técnicas apresentaram resultados positivos para o controle do bolor Penicillium oxalicum em fluidos de corte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ribeiro, Fernando Aguiar. "Sertões fluidos." Revista Espacialidades 10, no. 01 (December 22, 2016): 46–82. http://dx.doi.org/10.21680/1984-817x.2016v10n01id17678.

Full text
Abstract:
A proposta desse artigo é discutir a espacialidade na porção meridional da América portuguesa, com destaque à capitania de São Vicente. Durante o período inicial de conquista e colonização da região, a espacialidade, através das ideias de sertões e fronteiras forma fundamentais para a historiografia sobre a ocupação dessa região. A partir do panorama historiográfico e buscando os referenciais para tais conceitos objetivamos contribuir para o desenvolvimento das reflexões sobre espacialidade nas partes meridionais da América portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Jucélio Gomes da, Maria Luiza Ramos da Silva, Igor Marcel Gomes Almeida, and Cleiton Rubens Formiga Barbosa. "ESTUDO TERMODINÂMICO DA APLICAÇÃO DE HIDROCARBONETOS EM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO." HOLOS 4 (November 28, 2010): 99. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.469.

Full text
Abstract:
Os esforços de pesquisa e desenvolvimento na área de Refrigeração e Ar-Condicionado aplicados ao uso de fluidos refrigerantes naturais não esta associada somente à necessidade de preservação do meio-ambiente em si, mas também apresenta grande importância na necessidade latente do aumento da eficiência energética dos equipamentos. Neste sentido, o presente trabalho trata da avaliação termodinâmica da aplicação de fluidos refrigerantes hidrocarbonetos em um sistema de refrigeração residencial que utiliza o HFC134a como fluido de trabalho. Uma análise teórico-computacional foi desenvolvida para o R134a, propano (R290) e as misturas selecionadas (R290/R600a 60%/40%, R290/R600a/R134a 40%/30%/30% e R600a/R290-GLP 70%/30%) no ciclo de refrigeração padrão ASHRAE, utilizando as propriedades termodinâmicas e termofísicas fornecidas pelo software REFPROP 6.0. Os resultados das simulações computacionais foram comparados entre os fluidos para indicação da melhor alternativa ao HFC134a. Neste sentido, pôde-se observar que os hidrocarbonetos reduzem os níveis de pressão no condensador e evaporador, além de menores trabalhos de compressão serem necessários no sistema devido às propriedades termofísicas privilegiadas destes fluidos. A utilização destes fluidos também proporciona uma menor temperatura de descarga do compressor, incrementando a vida útil deste componente de alto valor do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rodrigues, Roger Augusto, Vitor Eduardo Molina Júnior, and José Augusto de Lollo. "Influência dos constituintes do esgoto no colapso de um solo arenoso." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 1 (March 2010): 29–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000100004.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o comportamento colapsível de um solo tropical arenoso inundado com diferentes fluidos de saturação que constituem o esgoto doméstico. Para tal análise, foram levados em consideração parâmetros físicos e químicos e aspectos estruturais do solo no âmbito do fenômeno da colapsibilidade dos solos, assim como as principais características dos fluidos de inundação de água destilada, esgoto doméstico e algumas soluções à base de substâncias que compõem os esgotos e as deformações axiais do solo a um metro de profundidade em ensaios edométricos. As propriedades físicas e químicas dos fluidos de inundação e dos solos, bem como a combinação entre tais propriedades, desempenham relevante papel na compreensão do fenômeno do colapso, mostrando que a sua ocorrência não pode ser atribuída a um ou outro parâmetro do solo ou do fluido isoladamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Sousa, F. K. A., A. P. Ramos, L. F. A. Campos, R. R. Menezes, H. S. Ferreira, and G. A. Neves. "Composição de argilas organofílicas obtida com tensoativo não-iônico para fluidos de perfuração base orgânica." Cerâmica 57, no. 342 (June 2011): 199–205. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132011000200011.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o estudo do efeito da composição de misturas de argilas bentoníticas organofílicas na reologia de fluidos de perfuração base orgânica. As composições foram estudadas por meio de delineamento de misturas, viscosidade aparente, plástica e limite de escoamento e dos testes recomendados pelo Instituto Americano de Petróleo, API (peso específico, estabilidade elétrica e volume de filtrado). Os resultados foram comparados aos obtidos com fluido padrão utilizado pela Petrobrás. Dentre as composições desenvolvidas, duas apresentaram potencial de utilização em fluidos de perfuração base orgânica, atendendo a maioria das propriedades. Foram desenvolvidas composições contendo as argilas de qualidade "inferior" (Bofe e verde-lodo) em maior quantidade e o mínimo da argila Chocolate UBM, considerada como a melhor argila da região das minas de Boa Vista, PB, para uso em fluidos de perfuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alves, Manoel Cleber Sampaio, Eduardo Carlos Bianchi, Paulo Roberto de Aguiar, and Rodrigo Eduardo Catai. "Influência na qualidade final de metais retificados através da variação da velocidade de mergulho." Rem: Revista Escola de Minas 62, no. 1 (March 2009): 65–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672009000100010.

Full text
Abstract:
A retificação, processo final de usinagem de uma peça, utiliza fluidos de corte com a finalidade de lubrificação, refrigeração e remoção de cavacos. No entanto, esses fluidos são extremamente agressivos com o meio. Com o avanço tecnológico a tendência mundial é produzir peças cada vez mais sofisticadas, com elevado grau de tolerância geométrica, dimensional, com bom acabamento superficial, com baixo custo e, principalmente, sem causar danos ao meio. Para tanto, ao processo de retificação está intrínseca a reciclagem do fluido de corte, que se destaca pelo seu custo. Através da variação da velocidade de avanço no processo de retificação cilíndrica externa do aço ABNT D6, racionalizando a aplicação de dois fluidos de corte e usando um rebolo superabrasivo de CBN (nitreto de boro cúbico) com ligante vitrificado, avaliaram-se os parâmetros de saída da força tangencial de corte, emissão acústica, rugosidade, circularidade, desgaste da ferramenta, tensão residual e a integridade superficial através da microscopia eletrônica de varredura (MEV) dos corpos-de-prova. Com a análise do desempenho do fluido, do rebolo e da velocidade de mergulho, encontraram-se as melhores condições de usinagem propiciando a diminuição do volume de fluido de corte e a diminuição do tempo de usinagem, sem prejudicar os parâmetros geométricos e dimensionais, o acabamento superficial e a integridade superficial dos componentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Escobar, David Francisco Llamosa. "Cultura de fluidez, estrategia para la rehabilitación y construcción de un ambiente sostenible." Labor e Engenho 13 (December 26, 2019): e019023. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v13i0.8657905.

Full text
Abstract:
La naturaleza se caracteriza por ser un ente fluido y dinámico. Podemos establecer que los eventos cósmicos, los climáticos de la tierra, y los comportamientos biológicos, están regidos por fluidos fundamentales. Las formas fractales que evidenciamos en la naturaleza, son el resultado visible de la realidad vital y su dinámica constitutiva. Estas en un principio de economía natural, hacen posible que los fluidos se optimicen, permitiendo la creación de organismos. La fluidez natural contrasta con el estatismo de la geometría Euclidiana, y la parálisis propiciada por el diseño moderno, propios del entorno construido de las sociedades humanas, desde el inicio de la revolución industrial hasta nuestros días. El borde filoso disociativo, se ha opuesto de forma sistemática al borde poroso heterónomo, característico de los sistemas biológicos abiertos. Esto ha conllevado al deterioro del ambiente y a la segregación de las comunidades que pueblan la biósfera. Con el propósito de generar un ambiente sostenible, las operaciones en el entorno habitable, deberán fundamentarse en una consonancia con los flujos naturales, permitiendo construir con la naturaleza y no a pesar de ella. Una cultura de la fluidez permitirá políticas sostenibles, e intervenciones urbanas en el territorio, que superen los abismos culturales y sociales del presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Maciel, Rodrigo Simões. "Estudo do escoamento de fluidos não-Newtonianos em seções anulares excêntricas." Latin American Journal of Energy Research 3, no. 1 (September 20, 2016): 1–9. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2016.v3.n1.p1-9.

Full text
Abstract:
Resumo:O transporte de cascalhos através de fluidos de perfuração tradicionalmente tem grande destaque na indústria petrolífera. Isto devido às técnicas de perfuração direcional e horizontal, aprimoradas no fim da década de 80, apresentando uma nova perspectiva para a exploração de hidrocarbonetos, mas também trazendo um cenário mais desafiador. É frequente o uso de fluidos não-Newtonianos como agentes carreadores das partículas sólidas, devido as suas características reológicas. Este fluido atua na limpeza do poço, contribuindo para a redução do desgaste da broca e limpeza da frente de avanço. Neste estudo a estratégia para a investigação dos fenômenos envolvidos é simulação numérica, através de softwares de dinâmica de fluidos computacional (CFD). Os principais objetivos são: avaliar a influência de variáveis operacionais sobre os perfis de velocidades durante o escoamento de fluidos Newtonianos e não-Newtoniano, bem como a influência da vazão e rotação da coluna de perfuração na fluidodinâmica do escoamento sólido-liquido. Uma modelagem tridimensional é empregada, envolvendo os principais aspectos de uma seção anular excêntrica. O equacionamento segue a estratégia de volumes finitos com base nas equações de Navier-Stokes e modelagem multifásica Euler-Euler Granular.Palavras chave: CFD, carreamento de sólidos, escoamento multifásico, anular excêntrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lacerda Soares, Anderson Shimenes, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, and Fabíola Dias da Silva Curbelo. "ESTUDO REOLÓGICO DE UM FLUIDO DE PERFURAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS BIODEGRADÁVEIS A BASE DE TENSOATIVO NP40 E ÓLEO DE CANOLA." HOLOS 6 (December 16, 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9571.

Full text
Abstract:
A perfuração de poços é um dos pilares na exploração de petróleo, é o elo entre a superfície e o reservatório, e uma parte vital da perfuração é o fluido utilizado que deve se mostrar eficiente no processo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um fluido de base microemulsionada aplicável à perfuração de poços de petróleo que se destaca por ser biodegradável. A partir da construção de diagramas de fases ternários, foi possível a investigação e obtenção de um ponto de microemulsão, formado por três componentes, uma fase oleosa (óleo de canola), uma fase aquosa (solução aquosa de 2 KCl em peso) e um tensoativo não iônico (NP40), que foi utilizado como base para o fluido, e em seguida foi aditivado para a agregação de características desejáveis para perfuração. Foi formular dois fluidos de perfuração e, com isso, foram obtidas suas respectivas curvas de fluxo, para determinar a classificação e o modelo reológico que melhor se ajustou com base na Norma API 13B (2012). A densidade e o volume de filtrado também foram determinados. Os fluidos obtidos apresentaram aspecto homogêneo, com massas específicas de 1,14 e 1,19 g/cm³, volume de filtrado de, apenas, 6,4 mL para um fluido e 12,6 para o outro. Os fluidos possuíam viscosidade aparente entre 115 e 136,8 cP, viscosidade plástica entre 104,5 e 125 cP, e limite de escoamento entre 21 e 23,5 N/m². O modelo reológico de Herschel-Bulkley ajustou melhor os dados experimentais. Foi realizado um teste de compatibilidade entre cada fluido e uma pasta de cimento para estudo da contaminação, mostrando uma compatibilidade satisfatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Morales-Tamayo, Yoandrys, Bryan Carrasco-Viteri, Yusimit Zamora-Hernández, Joao Barzaga-Quesada, and Marioxy Morales-Torres. "Fluido de corte biodegradable a base de aceite de piñón (jatropha curcas)." Ecuadorian Science Journal 5, no. 1 (March 31, 2021): 7–10. http://dx.doi.org/10.46480/esj.5.1.77.

Full text
Abstract:
Los fluidos de corte de base natural representan una buena alternativa como referencia para reemplazar a los fluidos de corte derivados del petróleo debido a varios factores como la degradación natural, buenas propiedades lubricantes y bajos costos de producción. Con el fin de determinar sus condiciones físicas y de biodegradabilidad se desarrollaron pruebas para predecir cuánto tiempo demora su degradación en el medio ambiente. Se realizó un estudio de las propiedades químicas-físicas y de biodegradabilidad de un fluido de corte obtenido del aceite de piñón (Jatropha Curcas) para su posterior utilización en el proceso de mecanizado. El porcentaje de degradación se analiza evaluando las mediciones de la relación DBO / DQO tomadas en diferentes momentos. El fluido de corte propuesto muestra propiedades físico-químicas favorables para ser utilizado en las operaciones de mecanizado. Las pruebas realizadas que el fluido es altamente biodegradable teniendo en cuenta la relación DBO / DQO, con un valor del 64,8% a los 21 días.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pena, Mariana Dias, Oldrich Joel Romero, and Daniel da Cunha Ribeiro. "Mobilização de óleo retido em microcavidades mediante injeção de fluidos não-Newtonianos inelásticos." Latin American Journal of Energy Research 1, no. 1 (June 26, 2014): 30–38. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2014.v1.n1.p30-38.

Full text
Abstract:
O deslocamento de petróleo contido na rocha-reservatório, provocado pela injeção de fluidos, pode ser estudado tanto na escala macroscópica quanto na microscópica. A forma macroscópica é a que ocorre em escala de campo e é a forma tradicional de estudo dos softwares de simulação de reservatórios. Na microescala é onde fenômenos relacionados com o deslocamento podem ser identificados e para sua compreensão precisam de uma abordagem diferenciada. Estes fenômenos são por exemplo o trapeamento e/ou movimentação do óleo em microcavidades ou dead ends. É nesta escala, da ordem de 100 m, que o balanço das forças de capilaridade e principalmente das forças viscosas são importantes. Quando o fluido injetado tem características elásticas, como é o caso de soluções poliméricas, o balanço de forças é alterado. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho consiste em aprofundar os estudos referentes ao deslocamento de óleo trapeado em um micro poro mediante a injeção de fluidos não-Newtonianos, visando identificar como a alteração das propriedades do fluido injetado favorece a movimentação deste óleo. Para isto, considera-se que o comportamento do fluido injetado é governado pelo modelo de Carreau-Yasuda e escoa em uma microcavidade quadrada, que representa um “poro morto” contendo óleo. Desta forma condições semelhantes às encontradas em reservatórios de petróleo podem ser recriadas. As equações governantes são resolvidas utilizando o software FLUENT. Resultados iniciais considerando fluidos Newtonianos mostram que a invasão da microcavidade pelo fluido injetado é potencializada com a diminuição do número de Reynolds. Deste modo, o aumento da recuperação do óleo trapeado é favorecido por um baixo número de Reynolds. Palavras chave: EOR; Eficiência de recuperação; Micro escala; Simulação numérica; FLUENT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Siqueira, Antonio Marcos de Oliveira, Abderrahmane Khechekhouche, Júlio Cesar Costa Campos, Gabriel Siqueira Silva, and Marlons Lino da Cruz. "Aplicação da Lei de Stokes: um experimento didático em Fenômenos de Transporte." Journal of Engineering and Exact Sciences 8, no. 5 (April 16, 2022): 14140–01. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14140-01e.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo contribuir com estudos sobre a elaboração e a implementação de propostas de atividade didática baseada em experimento de cunho investigativo. O trabalho descreve um experimento com fins acadêmicos para a determinação da massa específica e da viscosidade dinâmica de um fluido por meio do Método de Stokes, um procedimento experimental simples e de baixo custo e que possibilita o processo de ensino/aprendizagem de conceitos diversos da área de Mecânica dos Fluidos, aplicada ao campo da Engenharia. Os valores obtidos de massa específica - (899,60 ± 18,00) kg/m3, (996,00 ± 19,93) kg/m3 e (1.298,00 ± 25,97) kg/m3 - e da viscosidade dinâmica - (0,080 ± 0,001) Pa.s, (0,649 ± 0,007) Pa.s e (0,885 ± 0,015) Pa.s, respectivamente para os fluidos óleo vegetal refinado de soja, detergente e glicerina foram próximos dos valores encontrados na literatura e apresentaram baixo grau de incerteza propagada. O desenvolvimento desta implementação foi realizado com apoio do software EES e apresenta-se como uma proposta de atividade didática baseada em experimento de cunho investigativo em Mecânica dos Fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Vega Mejía, Rubén Dario, Elianis Maribel Gallardo Brito, and Rosa Beatríz Cesin Granado. "Inovador sistema anti perda de circulação com adição de coque de petróleo." Latin American Journal of Energy Research 7, no. 1 (July 14, 2020): 23–33. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2020.v7.n1.p23-33.

Full text
Abstract:
Devido ao excesso de coque existente na Venezuela, propõe-se o desenvolvimento de um sistema anti-perda com base na composição do EZ-Plug®, variando a cinzas do alto-forno pelo coque de petróleo. Foi demonstrado que a caracterização do coque provém de um processo de coqueo retardado com um teor de enxofre de 5,4%. Foram formulados seis fluidos poliméricos inibidos, três a 15 lpb e três a 30 lpb, variando a concentração de coque neles em 25%, 35% y 45% (m/m). Após a formulação dos fluidos, foram realizados os testes de permeabilidade (PPT), obtendo-se as perdas iniciais (mL), as perdas totais (mL) e o comportamento da perda de filtrado versus tempo (7,5); 15; 22,5 e 30 min). Os testes mostraram que o fluido F3 (15 lpb y 45% (m/V)de coque) obteve um melhor resultado em relação aos demais fluidos com coque em discos cerâmicos (aloxita) de 20μ, por isso foi selecionado para ser estudado sob o mesmo teste com discos cerâmicos de 20μ, 50μ e 180μ com dois fluidos com EZ- Plug® (F7 a 15 lpb y F8 a 30 lpb). Foram obtidos rebocos flexíveis, impermeáveis e finos (1 mm), provando ser de boa qualidade. Concluiu-se por meio da análise não-paramétrica de variância de Friedman que o produto formulado à base de coque apresentou um comportamento melhor ou igual em relação aos formulados com um aditivo comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Medeiros, Pedro Samuel Gomes, Cleiton Rubens Formiga Barbosa, and Francisco De Assis Oliveira Fontes. "PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE FLUIDOS SECUNDÁRIOS À BASE DE ÁLCOOL PARA TERMOACUMULAÇÃO." HOLOS 4 (November 27, 2010): 74. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.413.

Full text
Abstract:
O presente artigo avalia propriedades termofísicas de fluidos secundários visando sua aplicação em sistemas de refrigeração com termoacumulação. O objeto da investigação são soluções aquosas com anticongelantes orgânicos da família dos alcoóis – glicerol, propilenoglicol e etilenoglicol – que apresentam propriedades termofísicas – temperaturas de solidificação e de ebulição, massa específica, calor específico, condutividade térmica – diferentes da água pura, que promovem principalmente a redução do ponto de fusão. Os alcoóis foram selecionados por serem totalmente solúveis, com baixa ou nenhuma atividade corrosiva e quimicamente estáveis. As propriedades dos fluidos secundários foram obtidas com auxílio de simulação computacional. Em todas as amostras analisadas, com concentração em massa dos solutos variando entre 20% e 50%, não foram detectados pontos de inflexão nas curvas das propriedades quando a concentração dos alcoóis foi variada. A hipótese investigativa inicial de redução da temperatura de solidificação da solução, com o aumento da percentagem de álcool, foi confirmada para todas as amostras. A capacidade de transferir calor é reduzida para todos os fluidos secundários, na medida em que a concentração dos alcoóis é aumentada. Comparativamente, o etilenoglicol mostrou ser, dos alcoóis analisados, o que melhor atende as necessidades de um fluido secundário como aditivo anticongelante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Werlang, Rafhael Brum, Ruth de Souza Schneider, and Fernando Lang da Silveira. "Uma experiência de ensino de física de fluidos com o uso de novas tecnologias no contexto de uma escola técnica." Revista Brasileira de Ensino de Física 30, no. 1 (2008): 1503.1–1503.9. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172008000100014.

Full text
Abstract:
Apresentamos um material didático concebido para o ensino de dinâmica dos fluidos, que inclui conteúdos em geral não tratados no ensino médio, produzido de forma a contemplar o contexto dos alunos de cursos técnicos em agricultura e zootecnia. O hipertexto utiliza recursos tecnológicos como vídeos, animações em Flash, Applets Java, figuras, textos e atividades práticas. Foi desenvolvido em dois módulos didáticos, cada módulo com três momentos pedagógicos distintos, que trataram de fluidos que obedecem aos modelos do fluido ideal e de fluidos viscosos, respectivamente. Foram exploradas situações do cotidiano desses alunos como sistemas de irrigação, aplicadores de defensivos agrícolas, sistemas hidropônicos e pequenos aviões utilizados para pulverização de lavouras. Utilizamos como referencial teórico a teoria histórico-social de L.S. Vygotsky, centrada na interação entre os pares e entre os pares e o professor, respeitando a zona de desenvolvimento proximal dos alunos. Observamos que os alunos que utilizaram este material didático estavam mais pré-dispostos ao processo ensino-aprendizagem do que os alunos que não o utilizaram, obtendo em um teste sobre os conteúdos desenvolvidos um ganho maior do que os alunos que não utilizaram o material didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nascimento, Renalle Cristina Alves de Medeiros, Juliano Magalhães, Eugênio Pereira, and Luciana Viana Amorim. "Degradação térmica de fluidos de perfuração argilosos aditivados com polímeros e lubrificante." Matéria (Rio de Janeiro) 18, no. 2 (2013): 1329–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762013000200009.

Full text
Abstract:
O comportamento de fluidos de perfuração em altas temperaturas, particularmente aqueles à base de água, é imprevisível e, de fato, ainda não foi totalmente compreendido. Desta forma, otimizar a composição dos fluidos surge como um dos principais fatores para controle das suas propriedades, uma vez que as propriedades reológicas dos fluidos podem apresentar grandes diferenças à temperatura ambiente e no interior do poço. Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de fluidos argilosos aditivados com polímeros e lubrificante em elevada temperatura. Para tanto, foram feitos estudos das propriedades reológicas, de filtração e pH. Os resultados evidenciaram que os fluidos estudados apresentaram baixos valores de propriedades reológicas e altos valores de propriedades de filtração. Mostraram também que o envelhecimento térmico ocasionou um processo de degradação dos aditivos utilizados, resultando na redução do pH e na caramelização dos fluidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Chamorro García, Andrea Marisela, Edixon José Colmenares Gutiérrez, and Odguil Antonio Harnisth Pinos. "Diseño de un fluido de perforación que disminuya el impacto ambiental de los suelos en el proceso de disposición final." Química Central 5, no. 1 (July 5, 2017): 13–26. http://dx.doi.org/10.29166/quimica.v5i1.1222.

Full text
Abstract:
Los procesos de disposición final de fluidos de perforación en la industria petrolera, se ven influenciados por la forma en que los contaminantes se desechan y luego se disuelven en el suelo. El objetivo de esta investigación consiste en formular un fluido de perforación base agua con inhibidores químicos, que presenten las propiedades reológicas apropiadas, que su disposición final sea menos nociva para el suelo y que actúen como fertilizantes, en dicho fluido de perforación se utilizaron inhibidores químicos como: sulfato de potasio, nitrato de potasio y formiato de sodio a diferentes concentraciones. Una vez cumplido los 180 días de disposición del fluido en el suelo se evaluó el pH y la conductividad eléctrica, en base a la ley hidrocarburífera, Decreto 1215.Los resultados demostraron que la formulación del fluido de perforación que contiene almidón 8.69 g/L, carboximetil-celulosa 2,89g/L, goma xantana 1,44g/L, hexadiamina 83,3mL/L, carbonato de calcio 246,16g/L,bentonita 57g/L y sulfato de potasio 34,75g/L, fue la más adecuada, evidenciándose con el desarrollo de una planta de fréjol que creció, aproximadamente, catorce centímetros en siete días. Es importante recalcar que el uso de sales inorgánicas como inhibidores químicos en los fluidos de perforación no afecta las propiedades reológicas y su disposición final disminuye la contaminación del suelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Zanini, Vinicius, Paulo Henrique Dos Santos, Simoni Maria Gheno, and Solange Pereira Dos Santos. "PROPOSTA DO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS." SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 1, no. 1 (December 20, 2018): 169–81. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v1i1.5.

Full text
Abstract:
A ideia de auxiliar a compreensão e o desenvolvimento dos alunos de forma contextualizada está presente neste trabalho, agregando a importância dos circuitos hidráulicos através da proposta do Laboratório de Mecânica dos Fluidos. Mediante pesquisa de campo determinouse os materiais que constituirão o corpo estrutural, assim como seus componentes gerais. Fezse necessário elaborar a projeção do circuito que, inicialmente desenhado a mão, ajudou a compreender teoricamente suas dimensões e funcionamento que após foi direcionado para sua representação no formato de desenho editado em software computacional Solidworks, contudo delineou-se sistematicamente a execução dos cálculos que se constituem em: área transversal das distintas tubulações, velocidade do fluido distribuído pelos trechos indicados, o fator de atrito característico a resistência de passagem em cada componente do circuito, as perdas manométricas individuais mais a somatória final das perdas e por fim e não menos importante, a potência da bomba necessária para transportar o fluido pelas diversas seções de tubos determinadas para testes de comparação teórica com a prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

LLadós, Ferran Lega. "Creación sonora sobre fluidos." Barcelona Investigación Arte Creación 3, no. 2 (June 3, 2015): 122. http://dx.doi.org/10.17583/brac.2015.1390.

Full text
Abstract:
<p>El sonido y su dimensión abstracta desde la no musicalidad, ofrecen y han ofrecido desde el pasado, bastas posibilidades en relación con la creación. En este artículo, en particular, se presenta uno de los campos más desconocidos de la acústica, la creación cimática sobre fluidos, como una herramienta para la creación sonora contemporánea. De esta forma, el sonido no solo es concebido como un elemento para ser percibido de forma auditiva, sino que descubriremos cómo sus ondas y las vibraciones que lo hacen posible, son capaces de materializar un discurso visual sobre diferentes fluidos creando dibujos, patrones y formaciones geométricas, que tanto artistas visuales como sonoros podrán desarrollar en su ámbito de trabajo contemporáneo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Tribolet de Abreu, Tiago. "A Responsividade a Fluidos Não é o Mesmo que Benefício de Fluidos." Medicina Interna 26, no. 1 (March 10, 2019): 67–68. http://dx.doi.org/10.24950/rspmi/pv/137/1/2019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Menezes, Samuel de Lima, and Ramsés Otto Cunha Lima. "Estudo sobre a reciclagem de fluidos de corte aplicados no processo de torneamento por um filtro confeccionado com materiais de fácil acesso." Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica 3, no. 1 (February 15, 2021): 13–24. http://dx.doi.org/10.21708/issn27635325.v3n1.a9962.2021.

Full text
Abstract:
Durante as operações de usinagem, o atrito entre a ferramenta e a peça gera calor, levando ao desgaste ou perda de propriedades da ferramenta de corte, além de distorções na peça usinada. Para resfriar e lubrificar as operações de usinagem, são aplicados fluidos de corte, os quais, quando descartados de maneira inadequada, podem gerar danos ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a possibilidade de reciclagem, por filtração a partir de aparato simples, de dois tipos de fluidos de corte aplicados em processos de torneamento. Além disso, avaliar se estes fluidos filtrados mantém suas propriedades de maneira a permanecerem aptos a serem novamente aplicados, minimizando a necessidade de descarte dos mesmos. Para tanto, os fluidos de corte utilizados foram coletados por um recipiente acoplado ao torno, filtrados por um aparelho confeccionado com materiais de fácil acesso e submetidos a análises físico-químicas. Análises da rugosidade das peças usinadas com fluidos de corte novos e reciclados também foram realizadas. Os resultados relativos aos fluidos novo e utilizados, após a filtração, foram comparados. Verificou-se que os fluidos reciclados tiveram um bom desempenho, podendo ser reciclados sem gerar perdas ao processo, mas levando em consideração algumas condições, como o tempo de reaproveitamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carrilho, Emanuel, Maria Cecília H. Tavares, and Fernando M. Lanças. "Fluidos supercríticos em química analítica. II. Cromatografia com fluido supercrítico: instrumentação." Química Nova 26, no. 5 (October 2003): 687–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422003000500012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lucena, D. V., L. V. Amorim, and H. L. Lira. "Análise da reatividade de folhelhos do Recôncavo Baiano." Cerâmica 62, no. 362 (June 2016): 163–69. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623621976.

Full text
Abstract:
Resumo O problema da estabilidade do poço em formações expansivas frustrou os engenheiros de campos de petróleo desde o início da exploração de petróleo e gás natural. A estabilidade de folhelhos ricos em argila é profundamente afetada por suas interações físicas e químicas complexas com fluidos de perfuração. Assim, estas rochas com alto teor de argila mostraram alterações significativas, tais como inchaço ou expansão, quando colocadas em contato com fluidos aquosos para a adsorção de moléculas polares de água ou íons hidratados dissolvidos no meio. Essas mudanças podem causar colapso da rocha durante a perfuração com fluidos de perfuração à base de água. Para uma melhor compreensão dos fenômenos de interação entre a rocha e o fluido de perfuração, este trabalho objetiva a análise da reatividade de folhelhos provenientes do Recôncavo Baiano por meio da sua caracterização. Para isto, os folhelhos foram submetidos a ensaios de CTC, FRX, DRX e inchamento de Foster. Foi possível detectar que os folhelhos apresentaram significativos valores de CTC, bem como FRX com composição próxima da esmectita e padrão de DRX com picos característicos da esmectita. Em relação ao inchamento de Foster, o folhelho com maior CTC também apresentou o maior valor de inchamento indicando que a CTC pode ser aplicada como parâmetro indicativo da reatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vega Mejía, Rubén Dario, Martín León, and Patricia Lara. "Coque de petróleo como controlador de filtrado en fluidos de perforación base aceite." Enfoque UTE 9, no. 2 (June 29, 2018): 188–97. http://dx.doi.org/10.29019/enfoqueute.v9n2.218.

Full text
Abstract:
La gran cantidad de coque de petróleo producido en Venezuela, conllevó a su uso como controlador de filtrado en fluidos base aceite. Inicialmente el coque se sometió a un proceso de extracción de aceite mediante el método Soxhlet y extracción de azufre mediante microondas. Seguidamente se le realizó una Espectroscopia de Infrarrojo (IR) y se comparó con otra espectroscopia del coque de petróleo natural, donde quedó evidenciado la efectividad del proceso aplicado. Se formularon cuatro (4) fluidos de perforación (12 lpg) con coque como controlador de filtrado, variando su concentración en 6, 8, 10 y 12 lb/bl y después de un envejecimiento dinámico (300°F, 100 lpcm) se estudiaron las propiedades físicas de viscosidad plástica, punto cedente, gel 10 s, gel 10 min y filtrado, obteniéndose rango de valores de 25,3-26,3; 5,7-6,3; 4-5; 7-10 y 10,3-10,9 respectivamente. Un estudio estadístico de parcelas divididas demostró que existieron diferencias estadísticas significativas entre las propiedades físicas de los fluidos formulados y las propiedades físicas de un fluido patrón con lignito como controlador de filtrado. Se concluyó que a pesar de las diferencias estadísticas presentadas es posible el uso de coque de petróleo como controlador de filtrado para las condiciones en estudio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Curbelo, Fabiola Dias da Silva, Rayanne Macedo Aranha, Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Edson De Andrade Araújo, and Júlio Cezar De Oliveira Freitas. "REMOÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO BASE ÓLEO POR COLCHÕES LAVADORES COMPOSTOS POR ÓLEO VEGETAL, TENSOATIVO E SALMOURA." HOLOS 4 (September 19, 2017): 125. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2017.5631.

Full text
Abstract:
Os fluidos de perfuração base óleo têm sido utilizados em perfuração de poços de petróleo por apresentarem características como, lubricidade, fricção mecânica, inibição química, estabilidade do sistema, entre outras, pois minimizam inúmeros problemas durante a etapa de perfuração. Porém, o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço e o fluido contido em seu interior devem ser removidos de forma eficiente, propiciando uma boa cimentação, melhorando a aderência do cimento a formação e do cimento ao revestimento. Os colchões lavadores são fluidos que possuem propriedades químicas adequadas que atuam dispersando o reboco e o fluido de perfuração. Baseado nisto, este trabalho teve o objetivo de desenvolver colchões lavadores a base de óleo vegetal e tensoativos, para serem utilizados durante a operação de cimentação de poços de petróleo removendo o reboco formado pelo fluido de perfuração nas paredes do poço. Foram utilizados três tensoativos nas formulações dos colchões, um aniônico de origem vegetal (OCS) e dois não iônicos (TW80 e ASP80). E suas eficiências foram avaliadas a partir de testes de remoção. Dos resultados obtidos, verifica-se que os tensoativos OCS e ASP80 apresentaram valores satisfatórios de remoção de aproximadamente 77% e 97%, respectivamente. Sendo o OCS uma boa alternativa para uso em formulações de colchões lavadores, uma vez que este é um tensoativo de origem vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Guzmán Barrón, E. S., Alberto Guzmán Barrón, and Friedrich Klemperer. "Estudios sobre las oxidaciones biológicas - La oxidación del ácido ascórbico (vitamina C) en los fluidos biológicos." Anales de la Facultad de Medicina 19, no. 1 (October 18, 2014): 123. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v19i1.9851.

Full text
Abstract:
Los fluidos biológicos pueden ser divididos de acuerdo con su conducta hacia el ácido ascórbico en dos grupos : aquellos poseyendo un mecanismo inhibidor que protege al ácido ascórbico de la oxidación, y aquellos desprovistos de este mecanismo. Fluidos de origen animal y algunos de origen vegetal, (aquellos conteniendo cantidades dosables de ácido ascórbico) corresponden al primer grupo. El ácido ascórbico es protegido de la oxidación en dichos fluidos por la acción catalista del cobre. Los fluidos de origen vegetal (aquellos que contienen muy poco ácido ascórbico) corresponden al segundo grupo. El ácido ascórbico es oxidado en estos fluidos por una variedad de catalistas oxidantes, cobre y hemocromógenos, como lo prueba el efecto de los inhibidores. El efecto inhibitorio del glutaction es específico para la acción catalítica del ácido ascórbico por el hemocromógeno ferri-nicotina o por el jugo de zapallo amarillo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ortiz-Domínguez, Martín, and Arturo Cruz-Avilés. "Viscosidad de un fluido." Ingenio y Conciencia Boletín Científico de la Escuela Superior Ciudad Sahagún 9, no. 17 (January 5, 2022): 77–84. http://dx.doi.org/10.29057/escs.v9i17.7893.

Full text
Abstract:
En la presente práctica de laboratorio se analiza el comportamiento dinámico de un objeto sumergido en un fluido viscoso que desciende a través de la consideración de la fuerza gravitacional, la fuerza de empuje y la fuerza de arrastre, para estimar la viscosidad de un fluido. Es importante tener en cuenta la propiedad de viscosidad, la cual tiene un papel dominante en la mayor parte de los aspectos del flujo de fluidos. Además de tener gran importancia en múltiples procesos industriales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

González Partida, Eduardo. "Petrografía, geoquímica, cristaloquímica y características de los fluidos asociados a una sección del metamórfico aflorante en Tierra Caliente, Estados de México, Guerrero y Michoacán." Geofísica Internacional 32, no. 3 (July 1, 1993): 429–40. http://dx.doi.org/10.22201/igeof.00167169p.1993.32.3.520.

Full text
Abstract:
Con base a datos petrográficos, geoquímicos, cristaloquímicos y de inclusiones fluidas se describen las características del metamórfico de Tierra Caliente, el cual corresponde inicialmente a sedimentos arcillosos del tipo Ilita, manifestando una sedimentaicón madura. Su transformación a dos micas (biotita + muscovita) define un metamorfismo epizonal. A partir de los estudios cristaloquímicos y de inclusiones fluidas, las condiciones termobarométricas de formación van de 300°C a 470°C y 2.5 Kb a 4 Kb; los fluidos carbónicos complejos fueron originalmente materia orgánica dispersa en la fracción arcillosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Suárez, Álvaro, Mateo Dutra, Martín Monteiro, and Arturo C. Marti. "El embrollo de Bernoulli: una investigación sobre las concepciones alternativas de los estudiantes en dinámica de fluidos." Modelling in Science Education and Learning 14, no. 2 (July 26, 2021): 17. http://dx.doi.org/10.4995/msel.2021.14835.

Full text
Abstract:
<p>La ecuación de Bernoulli, que bajo ciertas condiciones relaciona la presión de un fluido ideal en movimiento con su velocidad y su altura, es un tema central en los cursos de Física General para estudiantes de Ciencias e Ingeniería. Frecuentemente, en los libros de texto utilizados en cursos universitarios, al igual que en diversos medios de divulgación, se suele extrapolar este principio para explicar situaciones en las que no es válido. Un ejemplo habitual es suponer que, en cualquier situación, mayor velocidad implica menor presión, conclusión correcta solo en algunas circunstancias. En este trabajo, reportamos los resultados de una investigación con estudiantes universitarios, sobre las concepciones alternativas presentes en dinámica de fluidos. Encontramos que muchos estudiantes, incluso después de haber transitado por los cursos de Física General, no han elaborado un modelo adecuado acerca de la interacción de un elemento de un fluido con su entorno y extrapolan la idea que mayor velocidad implica una menor presión en contextos donde no es válida. Mostramos también que un enfoque de la dinámica de fluidos basado en las leyes de Newton resulta más natural para confrontar estas concepciones alternativas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Campos, Juliana Miranda Soares. "Sangue e Honra: fluidos femininos entre os calons mineiros." ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste 7, no. 14 (December 22, 2020): 137–56. http://dx.doi.org/10.48074/aceno.v7i14.9743.

Full text
Abstract:
O artigo pretende discutir o lugar de dois fluidos corporais entre ciganos calons em Minas Gerais: o sangue menstrual, fluido que deve ser evitado, pois está ligado a noções de perigo, sujeira e contaminação; e a honra, nome dado a uma substância liberada após o primeiro ato sexual da mulher, comprovação de sua pureza. Ambos são líquidos corporais femininos, mas possuem significações em direções opostas e agenciam importantes aspectos das diferenciações de gênero e da relação homem/mulher, sendo protagonistas na construção do corpo e da moralidade cigana.CPC
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Laverde-Angarita, Lilia Judith, and Yolanda Clavijo-Bolívar. "Influencia de los soportes, tiempo, origen e interferentes en la observación de fluidos biológicos con luces forenses." Colombia Forense 2, no. 1 (December 15, 2015): 43. http://dx.doi.org/10.16925/cf.v3i1.1215.

Full text
Abstract:
<p><em>Introducción</em>: al laboratorio llegan diferentes soportes para ser analizados, los cuales pueden contener fluidos como sangre, semen, saliva u orina. Una herramienta de apoyo en la identificación de manchas biológicas no visibles es la observación con luces forenses. En la actualidad, se cuenta con avances investigativos en los que se hace referencia a la longitud de onda y a la combinación con diferentes filtros para la observación de fluidos biológicos. <em>Metodología</em>: en esta investigación, se utilizó el equipo de luces alternas Polilight<sup>®</sup> Flare con luz azul, junto con filtro y gafas naranjas, para la observación de manchas de fluidos biológicos depositados en distintos tipos de textiles y otras superficies que se reciben con frecuencia en el laboratorio. <em>Resultados</em>: el principal resultado de este estudio fue determinar la confiabilidad del equipo en términos de reproducibilidad y repetitividad de los resultados, al igual que la influencia de variables tales como el sustrato, la edad de la mancha, el origen del fluido y posibles interferentes en la observación de fluorescencia de fluidos biológicos. <em>Conclusiones</em>: se encontró que las manchas biológicas que emitieron la fluorescencia más fuerte fueron las de semen, seguidas de las manchas de orina y saliva. Las manchas de sangre no emitieron fluorescencia y fueron denominadas como no-fluorescentes. La permeabilidad de los sustratos hizo que el halo de fluorescencia fuera mayor sobre todo en los de colores claros. De otro lado, no se observaron diferencias estadísticamente significativas en la emisión de fluorescencia del semen azoospérmico con respecto al normospérmico.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Ramos, Fabiana Tomé, and Rúbia Aguiar Alencar. "Hipodermóclise na administração de fluidos e medicamentos em crianças." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, no. 34 (June 27, 2021): 394–404. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.34.394-404.

Full text
Abstract:
Identificar as evidências na literatura sobre o uso da hipodermóclise na administração de fluidos e medicamentos em crianças. Revisão integrativa da literatura, realizado em setembro de 2020, sem limite de tempo, nas bases Lilacs, Scielo, PubMed, Cinahl, Web of Science, Embase e Scopus, publicadas em inglês, português e espanhol. Procedeu-se com análise descritiva dos resultados. Foram identificados 11 estudos, mostrando resultados positivos referente a administração de fluidos para reidratação em crianças. A produção científica nacional e internacional sobre o uso de medicações pela hipodermóclise em crianças é escassa, 10 medicamentos tiveram fortes evidencias para o uso subcutâneo. A hipodermóclise pode ser uma alternativa eficaz, diante dos seus benefícios e facilidades no seu manuseio, evitando maior sofrimento da criança. Há necessidade de realizar o desenvolvimento de pesquisas com metodologias capazes de produzir evidências relacionadas a temática e fornecer subsídios para adesão a essa prática e seu uso.Descritores: Infusões Subcutâneas, Hipodermóclise, Criança, Cuidados Paliativos. Hypodermoclysis in the administration of fluids and medications to childrenAbstract: To identify the evidence in the literature on the use of hypodermoclysis in the administration of fluids and drugs in children. Integrative literature review, carried out in 2020 September out on the basis of Lilacs, Scielo, PubMed, Cinahl, Web of Science, Embase and Scopus, published in English, Portuguese and Spanish, without publication deadline. Eleven studies were identified, showing positive results regarding the administration of fluids for rehydration in children. National and international scientific production on the use of medications by hypodermoclysis in children is scarce, 10 drugs had strong evidence for subcutaneous use. Hypodermoclysis can be an efficient alternative, because of its benefits and facilities in its handling. As a result, it can prevent additional suffering to the children. There is a need to carry out research with methodologies capable of producing evidence related to the theme and providing subsidies for adherence to this practice and its use.Descriptors: Subcutaneous Infusions, Hypodermoclysis, Child, Palliative Care. Hipodermoclisis en la administración de fuidos y medicamentos en los niñosResumen: Identificar la evidencia en la literatura sobre el uso de hipodermoclisis en la administración de fluidos y drogas en los niños. Revisión integral de la literatura, realizada en septiembre de 2020 sin límite de tiempo sobre la base de Lilacs, Scielo, PubMed, Cinahl, Web of Science, Embase y Scopus, publicados en inglés, portugués y español. Se identificaron once estudios que arrojaron resultados positivos en cuanto a la administración de fluidos para la rehidratación en los niños. La producción científica nacional e internacional sobre el uso de medicamentos por hipodermoclisis en niños es escasa, 10 medicamentos tuvieron fuerte evidencia para uso subcutáneo. La hipodermoclisis puede ser una alternativa efectiva eficaz, delante de sus beneficios y facilidades en su manejo, evitando un mayor sufrimiento del niño. Existe la necesidad de realizar investigaciones con metodologías capaces de producir evidencia relacionada con el tema y proporcionar subsidios para el cumplimiento de esta práctica y su uso.Descriptores: Infusiones Subcutáneas, Hipodermoclisis, Niño, Cuidados Paliativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Wolf, Fabiano G., Luis O. E. dos Santos, and Paulo C. Philippi. "Formação e dinâmica da interface líquido-vapor simulada pelo método Lattice-Boltzmann." Revista Brasileira de Ensino de Física 28, no. 2 (June 2006): 167–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-47442006000200008.

Full text
Abstract:
O método Lattice-Boltzmann (LB) tem sido utilizado como um modelo alternativo para a simulação computacional da dinâmica de fluidos regida pelas equações de Navier-Stokes. É fundamentado na equação de transporte de Boltzmann, que serve como base da teoria cinética. Devido ao seu grande potencial para a análise de problemas com geometrias complexas, tem sido amplamente aplicado para a descrição de escoamentos de fluidos com um ou mais componentes em meios porosos, principalmente para o estudo de fenômenos interfaciais. Neste trabalho, um modelo LB com potencial de interação entre partículas foi utilizado para a modelagem da interface líquido-vapor. Este método possibilita a simulação de equilíbrio de fases através de uma equação de estado que possui o comportamento semelhante à equação de van der Waals. O método também permite a inclusão de termos de interação entre partículas distintas, de modo que as interfaces líquido-sólido e vapor-sólido podem ser facilmente simuladas. Alguns resultados de simulação são apresentados para problemas que envolvem a transição de fase líquido-vapor, a coexistência de uma gota líquida com seu vapor e a molhabilidade de superfícies sólidas. Adicionalmente, o método é aplicado para o problema dinâmico de uma torneira gotejante. Os resultados obtidos mostram que o método pode ser utilizado para simulação de uma ampla variedade de sistemas complexos com relação às interfaces fluido-fluido e fluido-sólido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Moreira, Bruno Arantes, Fábio De Oliveira Arouca, and João Jorge Ribeiro Damasceno. "Avaliação da permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonato de cálcio utilizado como agente obturante em processos de perfuração de poços de petróleo." Exacta 10, no. 3 (December 21, 2012): 341–48. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3908.

Full text
Abstract:
A adição de carbonato de cálcio nos fluidos de perfuração é uma prática comum durante a etapa de perfuração de poços de petróleo. Estes aditivos usualmente chamados de agentes obturantes auxiliam na formação de uma camada fina e de baixa permeabilidade denominada reboco. A formação do reboco ocorre na superfície das paredes do poço, auxiliando na redução do influxo de fluido de perfuração para o interior do reservatório. Para a descrição do escoamento de fluidos em meios porosos deformáveis, a determinação da equação constitutiva para permeabilidade do meio poroso é imprescindível, tornando possível a simulação da operação. Nesse contexto, este trabalho determinou as relações existentes entre porosidade e permeabilidade de meios porosos constituídos por carbonatos de cálcio 2-44 µm. A distribuição porosidade no sedimento foi determinada com a técnica de atenuação de radiação gama. Os resultados indicaram diferenças significativas, quando comparados com os valores estimados pela correlação proposta por Kozeny-Carman.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Scivittaro, W. B., A. E. Boaretto, and T. Muraoka. "Eficiência agronômica de fertilizantes fosfatados fluidos e sólidos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 21, no. 3 (September 1997): 505–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06831997000300021.

Full text
Abstract:
Um experimento para avaliar a eficiência agronômica de fertilizantes fosfatados fluidos e sólidos foi desenvolvido em casa de vegetação no Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA/USP, em Piracicaba (SP), de junho a outubro de 1992. Plantas de milho foram cultivadas durante 30 dias, por três cultivos sucessivos, em vasos contendo 1 kg de dois latossolos vermelho-amarelos com diferentes capacidades de retenção de fósforo. Os fosfatos na forma fluida - ácido fosfórico e suspensão coloidal 10-30-00 e sólida - fosfato monoamônico e superfosfato triplo foram aplicados no primeiro cultivo nas doses 0, 70, 140 e 210 mg kg-1 de P2O5 (0, 30,6, 61,2 e 91,8 mg kg-1 de P). Avaliaram-se os tratamentos pelo rendimento de matéria seca, pela absorção de fósforo e pelos índices: de eficiência agronômica (IEA) e equivalente em superfosfato triplo (EqST). Os resultados indicaram não haver diferenças entre as fontes fosfatadas fluidas e sólidas quanto ao seu efeito sobre a produção de matéria seca e absorção de fósforo pelas plantas de milho. Entretanto, a aplicação de doses crescentes dos fosfatos aos solos promoveu aumentos significativos no rendimento de matéria seca e absorção de fósforo. Em ambos os solos, a eficiência agronômica dos fertilizantes fosfatados fluidos e sólidos foi semelhante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Farias, K. V., L. V. Amorim, H. C. Ferreira, and E. Pereira. "Estudo da reologia e espessura do reboco de fluidos de perfuração: influência de dispersantes e umectante aniônicos." Cerâmica 52, no. 324 (December 2006): 307–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132006000400015.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de aditivos dispersantes e umectante aniônicos nas viscosidades aparente (VA) e plástica (VP), no volume de filtrado (VF) e na espessura do reboco (ER) de fluidos de perfuração á base de água e argila bentonítica. Os fluidos foram preparados com 4,86% em massa de argila bentonítica e os aditivos estudados nas concentrações de 0,025 g a 0,300 g/24,3 g de argila seca para os dispersantes e de 0,005 g a 0,300 g/24,3 g de argila seca para o umectante aniônico. Os resultados mostraram que a espessura do reboco foi significativamente reduzida pela presença do umectante aniônico, sem, contudo, alterar as taxas de filtração dos fluidos estudados. Como era esperado, observou-se a redução nos valores de VA e VP após a aditivação dos fluidos com os aditivos dispersantes. Além disso, a mudança brusca nos valores de VA, VP e ER dos fluidos aditivados com o umectante aniônico na concentração de 0,100 g/24,3 g de argila seca evidenciou que esta é muito provavelmente a concentração micelar crítica deste aditivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Garnica, Alfredo Ismael Curbelo, Fabiola Dias da Silva Curbelo, Ítalo Xavier Queiroz, Elayne Andrade Araújo, Roxana Pereira Fernandes de Sousa, Evanice Medeiros de Paiva, Glauco Soares Braga, and Edson de Andrade Araújo. "Desenvolvimento de microemulsões como aditivo lubrificante em fluido de perfuração." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 4, 2020): e212973703. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3703.

Full text
Abstract:
A busca por novas formulações para aditivos lubrificantes em fluidos de perfuração é constante, devido à necessidade da indústria do petróleo e gás de aperfeiçoar produtos e processos e preservar o ecossistema, contribuindo com o desenvolvimento sustentável. O uso de microemulsões na fase upstream é crescente, principalmente na área de recuperação avançada de petróleo, porém inovador na área de perfuração de poços de petróleo. O objetivo deste estudo foi desenvolver e caracterizar microemulsões biodegradáveis e de baixo custo de produção para aplicação como aditivo lubrificante de fluidos de perfuração base água. Para tanto, foram realizados: a) teste de estabilidade nas microemulsões e nos fluidos de perfuração aditivados; b) teste de tamanho de partícula nas microemulsões; c) teste de ponto de turbidez, para avaliação do comportamento da microemulsão quanto a temperatura; e d) teste de lubricidade das microemulsões, do lubrificante proposto e dos fluidos de perfuração aditivados. Os resultados de lubricidade encontrados foram satisfatórios, mostrando que os sistemas microemulsionados avaliados podem ser aplicadas como aditivos lubrificantes biodegradáveis em fluidos de perfuração base água para perfuração de poços de petróleo, causando um menor impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography