Academic literature on the topic 'Forma Forte'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Forma Forte.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Forma Forte"

1

Medeiros, Otávio Ribeiro de, and Cecílio Elias Daher. "Testando a teoria de hierarquização de fontes de financiamento nas empresas brasileiras." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 37–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100003.

Full text
Abstract:
O presente trabalho testa se a teoria conhecida como Pecking Order Theory ou Teoria de Hierarquização de Fontes de Financiamento (THFF) fornece explicação empírica para a estrutura de capital das empresas no Brasil. De acordo com essa teoria, a estrutura de capital seria resultante de um funding hierarquizado, em que os recursos gerados internamente teriam prioridade, seguidos pela emissão de dívida e, apenas em último caso, pela emissão de ações. Em sua forma forte, a THFF sustenta que emissões de ações nunca ocorreriam, enquanto, em sua forma fraca, volumes limitados de emissões são aceitáveis. A metodologia do estudo empírico envolve regressões em cross-section e testes de hipóteses para especificações oriundas da teoria em questão para as formas forte e fraca. Os resultados levam a concluir que a teoria testada, em sua forma fraca, é aplicável às empresas brasileiras, o mesmo não ocorrendo com a sua forma forte. Mostram, também, que a qualidade de ajustamento das regressões para o Brasil é significativamente melhor do que aquelas relatadas para empresas norte-americanas e que as empresas brasileiras parecem estar mais próximas da forma forte da THFF do que as norte-americanas. A amostra consiste de 132 empresas de capital aberto e os dados contábeis referem-se a 2001.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Durão, Fabio Akcelrud. "A imagem de pensamento como forma." Pandaemonium Germanicum 20, no. 32 (July 24, 2017): 21. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837203221.

Full text
Abstract:
Este texto busca caracterizar a imagem de pensamento (Denkbild) como um gênero particular de composição que mistura filosofia e literatura, conceito e imagem. O argumento central é o de que, devido às suas peculiaridades formais, a imagem de pensamento possui tanto um forte teor intersubjetivo, quanto a capacidade como de fazer surgir o não-idêntico em experiências cotidianas. Desse combinação surge um tipo de escrita prática, que merece ser recuperada no presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menezes, João Paulo Cunha, Ricardo Parreira Bittencourt, Matheus de Sá Farias, Italoema Pinheiro Bello, Ronaldo Fia, and Luiz Fernando Coutinho de Oliveira. "Relação entre padrões de uso e ocupação do solo e qualidade da água em uma bacia hidrográfica urbana." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (September 2016): 519–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016145405.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso e a ocupação do solo alteram sensivelmente os processos físico-químicos e biológicos dos sistemas naturais. Dessa forma, os mananciais de superfície são integradores dos fenômenos ocorrentes sobre a área da bacia hidrográfica. Assim, os objetivos do trabalho foram explorar a variabilidade temporal e espacial da qualidade da água e avaliar as possíveis relações entre os padrões de uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Ribeirão Vermelho. Foram coletadas amostras de água em dois períodos (verão e inverno) e em 15 seções ao longo do curso d'água. Verificou-se forte influência temporal e espacial na qualidade das águas, e foram apresentadas no período de inverno as maiores concentrações de nutrientes (Cl-, P, NO3 -), condutividade elétrica e matéria orgânica. Esses valores interferem nos valores do Índice de Qualidade da Água, que varia entre 84 e 9 no período do verão e 66 e 6 no inverno. Quanto à trofia dos mananciais, foram encontrados valores médios de Índice de Estado Trófico de 30 no período chuvoso e de 93 no inverno. No tocante aos padrões de uso do solo, observaram-se fortes relações na qualidade da água nos dois períodos avaliados; a principal fonte de contaminação são as áreas urbanas. O Ribeirão Vermelho e seus afluentes apresentam forte influência das formas de uso e ocupação do solo confirmada pela entrada de matéria orgânica e de nutrientes nos sistemas hídricos por meio do lançamento de esgoto doméstico sem tratamento e pela agropecuária na rede de drenagem da bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Flávio Silva. "Comparison of rock art paintings of the Middle São Francisco river with graphic motifs of the Tucanoan linguistic groups: testing the shamanic hypothesis." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 7 (December 19, 1997): 23. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1997.109293.

Full text
Abstract:
Uma amostragem de pinturas rupestres da região do Médio São Francisco (Canyon Fonte Grande, Central, BA) foi comparada com motivos gráficos da arte Tukâno (Reichel-Dolmatoff 1978). Esses mesmos exemplos de pintura rupestre foram paralelamente comparados com os motivos fosfênicos utilizados por Lewis-Williams e Dowson (1987) em um modelo que tenta descrever a origem das representações rupestres a partir de visões de seres humanos que experimentaram estados alterados de consciência (no caso, transe xamânico). Os resultados indicam 1) forte semelhança em forma entre não-figurativos e antropomorfos de Central com a arte Tukâno, ocorrendo também indícios de associações semelhantes de motivos gráficos em painéis complexos; 2) identidade parcial entre os não-figurativos e as formas fosfênicas previstas por LewisWilliams e Dowson.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferrari, Fernanda Bonizol. "“Etiqueta democrática” – a nova forma de construir as diferenças." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 31 (April 15, 2021): 465–71. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i31.1317.

Full text
Abstract:
Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato. Assim como seu nome, é longa a sua história na moda. Figura forte e conhecida, Constanza Pascolato transita entre três mundos: a indústria, a tecelagem Santaconstancia; o jornalismo de moda, atualmente é colunista da Revista Vogue Brasil; e a escrita de manuais de moda e comportamento para mulheres.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Alvaro Monteiro. "“Histórias que a vida conta”: A (Re-)Construção Sócio-Discursiva de Masculinidades." Cadernos UniFOA 6, no. 17 (March 27, 2017): 43. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v6i17.1081.

Full text
Abstract:
Durante muito tempo dominou a visão do homem como detentor do sexo forte, chefe de família etc. Entretanto, nos últimos anos, depois do surgimento dos movimentos feministas (anos 60) e do movimento gay, essa estrutura masculina vem sendo alvo de muitas críticas. Atualmente, muitas mulheres ocupam o cargo de chefe de família ou de empresas, não sendo mais consideradas como o sexo frágil. Então, frente a esse mundo contemporâneo, a masculinidade hegemônica entra em crise. A tão forte instituição homem começa a performar diversas masculinidades e, assim, surgem outras formas de ser homem. Tais performances são construções discursivas dado que não há uma essência biológica relativa a formas de ser homem ou mulher. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi estudar como acontece a (re-) construção da masculinidade do jovem Felipe, foco de nosso estudo de caso, com base numa visão socioconstrucionista do discurso e da identidade social. Para analisar os dados gerados durante a pesquisa, foram utilizados os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2008). Foi concluído que, durante a narrativa de vida, o jovem (re-) constrói diversas vezes a forma como vive sua identidade de masculinidade, partindo de uma visão essencializada sobre a mesma para, no fim da narrativa, reposicionar-se enquanto sujeito homoerótico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dixon, Rosalind. "O argumento central a favor da forma fraca de controle de constitucionalidade." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 24, no. 2 (August 16, 2019): 5–55. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21647.

Full text
Abstract:
Este artigo contribui para os debates sobre a conveniência democrática do controle de constitucionalidade ao afirmar um argumento quase-geral a favor da conveniência de um controle de constitucionalidade que é “fraco” – ou amplo, mas não conclusivo – ao invés de um uma forma “forte” em sua natureza. O artigo defende que o controle de constitucionalidade deste tipo pode ajudar a contrapor bloqueios no processo legislativo – como os “pontos cegos” e o “ônus da inércia” do legislativo – que podem, de outra forma, prejudicar o desfrute de direitos individuais mesmo daqueles reconhecidos por maiorias democráticas. O artigo sugere que isto fornece um argumento importante, se não contingente, baseada no resultado a favor do exercício de poder do controle de constitucionalidade fraco. O argumento a favor do controle de constitucionalidade fraco deste tipo pode ser combinado com um argumento teorético de um controle de constitucionalidade forte ou superforte em casos democráticos mais patológicos e deve, em última análise, ser acessado com base na história real e na prática do constitucionalismo legislativo e judicial de um país em particular. Mas isto fornece um argumento relativamente geral do motivo pelo qual aqueles persuadidos pelo Argumento Central de Waldron deveriam distinguir entre o controle de constitucionalidade que é forte e fraco em sua forma quando estiverem aferindo tanto a legitimidade quanto a conveniência do controle de constitucionalidade desde uma perspectiva democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bachega, Tânia A. S. S., Ana Elisa C. Billerbeck, Érica B. Parente, Sofia H. V. Lemos-Marini, Maria Tereza M. Baptista, Maricilda P. Mello, Gil Guerra Jr., et al. "Estudo multicêntrico de pacientes brasileiros com deficiência da 21-hidroxilase: correlação do genótipo com o fenótipo." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 48, no. 5 (October 2004): 697–704. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302004000500016.

Full text
Abstract:
Analisamos as características clínicas e moleculares de 205 pacientes portadores das diferentes formas clínicas da deficiência da 21-hidroxilase, com diagnóstico hormonal e molecular definidos. As mutações mais freqüentes foram a I2 splice na forma perdedora de sal, a I172N na forma virilizante simples e a V281L na forma não clássica, com freqüências semelhantes às de outros estudos. Obtivemos baixa freqüência de deleção do gene da 21-hidroxilase, de forma semelhante ao identificado nas populações argentina e mexicana. Cinco mutações novas foram descritas em nossa população: G424S, H28+C, Ins 1003^1004 A, R408C e IVS2-2A>G. A severidade do genótipo também se correlacionou diretamente com níveis mais elevados de 17OH-progesterona e de testosterona. As mutações foram classificadas em três grupos, de acordo com o comprometimento da atividade enzimática observado in vitro: Grupo A: atividade de 0-2%; Grupo B: atividade de 3-7% e Grupo C: atividade >20%. Houve forte correlação do grupo A com a forma perdedora de sal, do grupo B com a forma virilizante simples e do grupo C com a forma não clássica. A mutação I2 splice (Grupo A) em homo ou hemizigose conferiu o fenótipo de forma clássica, embora tanto a forma perdedora de sal quanto a forma virilizante simples tenham sido identificadas. A boa correlação do genótipo com o fenótipo na HAC-21OH permite sua aplicação na prática clínica, para o aconselhamento genético, diagnóstico e tratamento pré-natal das gestações de risco para a forma clássica da HAC-21OH e para confirmação diagnóstica após screening neonatal da HAC-21OH, exceto na presença da mutação I2splice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Fernando Orphão de. "On the genetic kinship of the languages Tikúna and Yurí." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 1, no. 2 (April 17, 2013): 247–68. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v1i2.12369.

Full text
Abstract:
A proposta de relação genética entre a língua Tikúna, atualmente considerada como uma língua isolada, e a já extinta língua Yurí é analisada aqui de forma mais sistemática do que se encontra na literatura publicada. Nossa conclusão é de que as evidências de um grupo Yurí-Tikúna foram subestimadas e que se configuram como um forte indício de relação genética. Subsidiariamente, este artigo pretende expor de forma condensada as propostas já elaboradas de classificação genética da língua Tikúna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vailatti, Diogo Basilio, and Marcelo Benacchio. "A Fertilização Cruzada e o Redimensionamento das Decisões Judiciais Enquanto Fonte Formal do Direito Internacional Dos Direitos Humanos." Revista de Direitos Humanos em Perspectiva 2, no. 1 (June 1, 2016): 114. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0197/2016.v2i1.882.

Full text
Abstract:
O artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça de 1945 é expresso ao tratar as decisões judiciais como mero meio auxiliar de interpretação do Direito Internacional, e não como fonte formal. Contudo, com a expansão dos Tribunais Internacionais, iniciou-se forte processo de diálogo entre as Cortes internacionais e nacionais objetivando, por meio de seus julgados, interpretar os Direitos Humanos. Desta forma, o presente trabalho pretende verificar, por meio do método hipotético-dedutivo e de uma análise bibliográfica, se as decisões judiciais hoje são ainda meio auxiliares ou verdadeiras fontes formais do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Forma Forte"

1

Manna, Cinzia. "Vibrazioni di piastre di forma arbitraria con elementi finiti in forma forte: convergenza, stabilità e accuratezza." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2017.

Find full text
Abstract:
Il presente elaborato è incentrato sullo studio delle vibrazioni libere di piastre di forma arbitraria in forma forte. L’obiettivo perseguito è quello di valutare come la variazione della procedura risolutiva impiegata incida sulla convergenza, sulla stabilità e sull’accuratezza dei risultati. A partire dalla definizione dell’equazione differenziale governante il problema, vengono messe a confronto le tecniche numeriche della Quadratura Differenziale Generalizzata (GDQ) ed il Metodo degli Elementi Finiti (FEM). Il lavoro si sviluppa in cinque capitoli, nei quali vengono illustrati i fondamenti matematici dei procedimenti numerici adottati e la teoria delle piastre moderatamente spesse First Shear Deformation Theory (FSDT), utilizzata per interpretare il comportamento delle piastre analizzate. Vengono inoltre presentati i risultati delle simulazioni svolte, supportate da un’appendice in cui sono aggiunte le specifiche attinenti ai programmi utilizzati. Nel primo capitolo viene descritto nel dettaglio il Metodo Generalizzato di Quadratura Differenziata (GDQ), illustrando le modalità di calcolo dei coefficienti di ponderazione e le discretizzazioni maggiormente impiegate in campo applicativo. Nel secondo capitolo si riportano le fasi principali del Metodo degli Elementi Finiti (FEM). In particolare, viene chiarito il procedimento per ricavare la formulazione debole di un’equazione differenziale e si fa rassegna delle tipologie di elementi finiti, nonché delle rispettive funzioni di forma. In ultimo, sono presenti riferimenti alle tipologie di errore in cui si può incorrere seguendo tale approccio ed accenni alle definizioni di convergenza ed accuratezza della soluzione. Il testo procede con il terzo capitolo in cui si riporta la teoria delle piastre moderatamente spesse, ossia quella di Reissner-Mindlin, specializzata nei casi di materiale isotropo e composito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Casini, Federico. "Vibrazioni di Piastre in Materiale Composito con Elementi Finiti in Forma Forte." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2016.

Find full text
Abstract:
In questa tesi si affronta lo studio di piastre isotrope e laminate mediante metodo GDQ e si confrontano i risultati con quelli ottenuti, per le stesse tipologie di piastre, mediante metodo FEM. Lo scopo del lavoro e quello di certificare la maggior efficienza del software di calcolo DiQuMASPAB, basato su teorie in forma forte, rispetto ai tradizionali software di calcolo agli elementi finiti attualmente in commercio. Il confronto ha come obiettivo quello di evidenziare i punti deboli dal punto di vista dell'approssimazione delle soluzioni e del costo computazonale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Filipe Jung dos. "Princípio do máximo forte para inequações diferenciais elípticas quasilineares singulares em forma divergente." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/158717.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação, com base nos trabalhos [6], [5], provamos a suficiência da condição de divergência (2) para a validade do Princípio do Máximo Forte para (1), sob hipóteses ligeiramente mais gerais que em [2].
In this dissertation, based on the works [6], [5], we prove the su ciency of the divergence condition (2) for the validity of the Strong Maximum Principle for (1), under slightly more general hypotheses than those assumed in [2].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pirini, Gaia. "Elementi finiti in forma forte per lo studio statico di strutture con materiali micropolari​." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2017.

Find full text
Abstract:
A diversi problemi piani sono stati variati i parametri micropolari quali la lunghezza caratteristica e il numero di accoppiamento e analizzata la variazione dello spostamento di un punto alterando questi. Sono state proposte altre problematiche in cui è stato osservato il cambiamento delle tensioni e degli spostamenti dell'intera struttura alterando il materiale, passando da Cauchy a Cosserat.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Júnior, Angelo Cerqueira da Cunha. "Fatores de forma em processos com mésons B." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7632.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Neste trabalho calculamos os fatores de forma e constantes de acoplamento para os vértices B*sBK, B*BsK e BsBK* usando as Regras de Soma da Cromodinâmica Quântica (QCD). Ainda estão incluídos os diagramas não perturbativos. Nós usamos a técnica de considerar dois mésons fora da camada de massa para obter dois fatores de forma diferentes a fim de diminuir as incertezas. Os cálculos das incertezas foram incluídos neste trabalho.
In this work, we calculate the Form Factors and the Coupling Constants for the vertices B*sBK, BsB*K and BsBK* using the QCD Sum Rules. We use the technique of considering two mesons of shell to obtaining two differents form factors in order to give less uncertainty to the obtaining of the coupling constant. The evaluation of the uncertaints were included in this work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De, Luca Manuel. "Elementi Finiti in Forma Debole per l'Analisi Dinamica di Strutture di Forma Arbitraria in Materiale Composito." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2018.

Find full text
Abstract:
La presente tesi affronta il problema delle vibrazioni libere di strutture aventi forma arbitraria e realizzate in materiale composito. In particolare, l’analisi viene condotta attraverso l’utilizzo di una tecnica numerica finalizzata alla risoluzione del sistema di equazioni in forma integrale descriventi l’equilibrio dinamico. In altri termini, viene sviluppata la formulazione debole del problema in parola, relativamente ai casi di piastre e membrane. Il principio variazionale di Hamilton, utilizzato per ottenere le equazioni di equilibrio, viene applicato introducendo un’ipotesi sul modello cinematico: gli spostamenti generalizzati, dunque, sono espressi in funzione di quantità nodali e interpolati per mezzo di polinomi di alto grado. Il sistema così ottenuto viene risolto, all’interno di ciascun elemento, attraverso la tecnica numerica di Quadratura Integrale Generalizzata (GIQ). L’obiettivo, pertanto, è quello di dimostrare la maggiore accuratezza della tecnica presentata rispetto a quanto disponibile nei software commerciali, valutando i parametri che incidono sulla convergenza, sulla stabilità e sull’accuratezza dei risultati. Tutte le applicazioni condotte prevedono il confronto fra differenti tecniche numeriche risolutive: in particolare, la tecnica del GIQ viene accostata alla tecnica della Quadratura Differenziale Generalizzata (GDQ) e al Metodo degli Elementi Finiti (FEM) analizzando, di volta in volta, i risultati ottenuti sulla base del costo computazionale richiesto e in relazione alle caratteristiche di accuratezza, stabilità e velocità di convergenza. Viene inoltre presentata la tecnica del mapping iso-geometrico, utilizzata per descrivere domini irregolari. Tale metodo, attraverso l'impiego delle curve NURBS, utilizzate per descrivere i contorni degli elementi, consente una più agevole fase di modellazione. A tal proposito vengono sottoposte ad analisi piastre e membrane fortemente irregolari e di forma arbitraria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dini, Alessandra, and Claudia Casadio. "Forma della città e forme dell'abitare. Giardino botanico a Mirandola." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2014. http://amslaurea.unibo.it/6894/.

Full text
Abstract:
Il lavoro di tesi ha avuto come oggetto la progettazione di un giardino botanico per Mirandola nella zona del centro storico. Il terremoto è divenuto il pretesto per ridefinire il “limite” tra centro storico e circonvallazione, in passato segnato dalle antiche mura e per riprogettare alcuni luoghi della città avendo come riferimento il testo dell'Hypnerotomachia Poliphili, opera di Giovanni Pico della Mirandola, determinante nella nascita del giardino rinascimentale all'italiana. Il progetto a scala urbana, oltre che nella ridefinizione del limite, consiste nella riqualificazione di tre giardini posti lungo la circonvallazione. L'area di progetto per il giardino botanico è occupata da un edificio storico, prima del terremoto adibito a banca, che diventa elemento di partenza del progetto oltre che ingresso al giardino. Vengono progettate una serie di serre vetrate, per conservare diverse specie di piante, alternate a elementi di collegamento dedicati alla didattica. Nella parte del giardino all'aperto viene creato un percorso sensoriale volto sia alla conservazione che alla didattica e al tempo libero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Antonini, Daniela, and Francesca Baldazzi. "Forma della città e forme dell'abitare. Centro culturale a Mirandola." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2014. http://amslaurea.unibo.it/6890/.

Full text
Abstract:
Il progetto si sviluppa in primo luogo a scala urbana nel centro storico di Mirandola, insistendo sul tema del limite andato perduto con la demolizione della cinta muraria. Il disegno del centro nasce dalla suggestione che identifica in Giovanni Pico della Mirandola l’autore dell’”Hypnerotomachia Poliphili”. Il nucleo storico della città diventa il luogo del percorso onirico di Polifilo alla ricerca dell’amata, che collega aree verdi trasformate in giardini all’area del castello. L’approfondimento a scala progettuale coinvolge l’area dell’antica cittadella del castello. Il tema principale è quindi il costruire nel costruito, il confronto con le preesistenze e le tante trasformazioni che il luogo ha subito. Il progetto si basa sul disegno degli spazi pubblici e sul tema culturale che l’area stessa offre, data la presenza del museo civico e del teatro. Il nuovo edificio è un centro culturale nel quale si accolgono ulteriori esposizioni museali e spazi dedicate a sedi di associazioni culturali cittadine.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vladimir, Kubet. "Arhitektonski diskursi promena odnosa funkcije i forme savremenog stana." Phd thesis, Univerzitet u Novom Sadu, Fakultet tehničkih nauka u Novom Sadu, 2015. http://www.cris.uns.ac.rs/record.jsf?recordId=95126&source=NDLTD&language=en.

Full text
Abstract:
U radu se detaljno istražuju odnosi između funkcije i forme savre-menog stana, kao i promene kroz koje prolazi. Istraživanje je zasnova-no na razumevanju pojmova stana i doma kroz različite diskurse.Multidisciplinarnim pristupom uspostavljene su mnoge istraženeveze između životnih stilova i savremenih informacionih i komuni-kacionih tehnologija, koje utiču na promenu koncepta stanovanja i stva-ranje mnoštva različitih atmosfera stana. Ovo mnoštvo je u radukorišćeno ne samo kao metodološko načelo, već je posmatrano i kaomaterijalno mnoštvo različitih oblika stanovanja koje treba prepo-znati kroz diskurse o stanovanju. Promišljanjem ove pojave shvata seda su singularnosti (npr. stambena jedinica) istovremeno i mnoštva,odnosno da je svaki stan uvek jedno konkretno postojanje, kroz kojestruji (a pogotovo danas) mnoštvo arhitektonskih diskursa.
This thesis explores in detail the relationships between function and form ofcontemporary dwelling, as well as the changes it goes through. It is based onunderstanding the notions of the dwelling and home through differentdiscourses. Multidisciplinary approach established many explored connectionsbetween life styles and contemporary Information and CommunicationTechnologies, which affect the change of the concept of a dwelling andcreation of many different atmospheres within a dwelling. This multitude isused here as the methodological principle but is also observed as thematerial myriad of different forms of housing that should be recognizedthrough discourses on dwelling. Reflecting on this phenomenon it is recognizedthat singularities (i.e. dwelling unit) are also multitudes at the sametime, therefore every dwelling is always one concrete existence that hasmany architectural discourses streaming through it, especially today.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Bruno Osório. "O vértice D*Dp usando as regras de soma da QCD." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8776.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A física de partículas vem atualmente estudando tópicos como o plasma de quarks e glúons (QGP), o bóson de Higgs e a matéria escura, que requerem experimentos de colisões entre partículas cada vez mais energéticas. Para isso, são necessários aceleradores capazes de gerar partículas projéteis a cada vez mais altas energias, o que pode levar a uma nova física. Quando novos dados surgem nos laboratórios, novos processos são necessários para explicar estes dados e algumas vezes a estrutura interna das partículas envolvidas é desconhecida. Nos modelos teóricos, usados para descrever estes processos de espalhamento, é comum introduzir o fator de forma. O fator de forma é simplesmente uma maneira de simular a sub-estrutura das partículas envolvidas nestes processos com função da energia ou momento. A obtenção dos atores de forma pode ser feita usando o método conhecido como Regras de Soma da QCD (RSQCD). Neste trabalho, será estudado o vértice D*Dp usando as RSQCD, de modo que seja possível obter os seus fatores de forma e sua constante de acoplamento. Para isso, foram estudados os casos em que o méson ρ e o méson D estão fora de suas camadas de massa. O vértice D*Dp é muito importante para entender melhor o ρπ Puzzle, onde o méson Ј/ψ decai ρπ em com um branching ratio maior do que o esperado (este é um processo suprimido pela regra de OZI). Estudando este processo com graus de liberdade mesnicos, é possível escapar da regra de OZI, uma vez que o processo Ј/ψ→ DD → ρπ não é suprimido por OZI. Ao se fazer isso, aparecerá, entre outros, o vértice D*Dp . Este é um vértice que também aparece em outros decaimentos, como por exemplo X(3872) →Ј/ψp e B→Ј/ψD. Ao final do desenvolvimento, os resultados obtidos neste trabalho para o vértice D*Dp foram comparados com outros encontrados na literatura, se mostrando compatíveis com estes outros trabalhos.
The particle physics have been studying topics like the Quark-Gluon Plasma (QGP), Higgs boson and dark matter, which require experiments in heavy-ion collisions. Therefore, accelerators capable of generate high energy particle beams are necessary and may generate new physics. When new data arise in the laboratories, new processes are necessary to explain this data and sometimes, the internal structure of the involved particles is unknow or are virtual. In the theoretical models, used to describe this scattering processes, is common to introduce the form factors. The form factor is a way to simulate the sub-structure of the involved particles as function of energy or momentum. The form factor can be obtained using a method called QCD Sum Rules (QCDSR). In this work, the vertex D*Dp will be studied using the QCDSR, in order to obtain its form factors and coupling constant.The D*Dp vertex is very important to understand the ρπ Puzzle, where the Ј/ψ meson decays in ρπ with a branching ratio bigger than expected (this is a suppressed process by the OZI Rule). Studying this process with hadronic degrees of freedom, its possible to escape of the OZI rule, once the Ј/ψ→ DD → ρπ is not suppressed by the OZI rule. In this process, the D*Dp vertex is necessary. There are other processes where this vertex is necessary: X(3872)→Ј/ψp and B→Ј/ψD for example. In this work, was only possible to obtain results from the ρ off-shell diagram. This results were compared with others obtained in the literature.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Forma Forte"

1

Martin, Steinmann. Forme forte: Ecrits, 1972-2002. Boston: Birkhauser Verlag für Architektur, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jacques, Lucan, and Marchand Bruno, eds. Forme forte: Ecrits/schriften, 1972-2002. Basel: Birkhäuser, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

La forma delle forme: Il teatro di Italo Svevo. Trieste: EUT, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mastroianni, Umberto. Umberto Mastroianni: L'irruenza della forma = l'élan de la forme. Milano: Fabbri, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fazio, Eugenio. Dalla forma alle forme: Struttura e funzione nel neoformalismo negoziale. Milano: Giuffrè, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Introduction to quadratic forms. Berlin: Springer, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rainville, Jean Marie. Forme traditionnelle et forme nouvelle d'organisation. [Montréal]: Ecole de relations industrielles de l'Université de Montréal, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

La formation des formes. Paris: Galilée, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

center), Lieu unique (Arts, ed. Forme intermédiaire. Nantes: Lieu unique, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Latini, Giulio. Forme digitali. Roma: Meltemi, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Forma Forte"

1

Lascoux, Alain. "Forme canonique d'une forme binaire." In Lecture Notes in Mathematics, 44–51. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1987. http://dx.doi.org/10.1007/bfb0078805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rottmann, Michael. "Forme matematiche: dalla formula alla forma nello spazio." In Matematica e cultura 2010, 89–105. Milano: Springer Milan, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1594-4_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Robbiano, Lorenzo. "Forme quadratiche." In UNITEXT, 107–28. Milano: Springer Milan, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-0447-4_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mundici, Daniele. "Forme normali." In UNITEXT, 49–53. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1884-6_9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Boi, Luciano. "Le nuove forme e forze dello spazio-tempo." In Pensare l’impossibile, 41–48. Milano: Springer Milan, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1673-6_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mattesi, Mike, and Swendly Benilia. "FORCE Form." In The FORCE Companion, 89–164. Boca Raton : Taylor & Francis, a CRC title, part of the Taylor & Francis imprint, a member of the Taylor & Francis Group, the academic division of T&F Informa, plc, 2019.: CRC Press, 2019. http://dx.doi.org/10.1201/9780429440007-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Todesco, Gian Marco. "Forme e formule." In Matematica e cultura 2011, 187–204. Milano: Springer Milan, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1854-9_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Parenti, Cesare, and Alberto Parmeggiani. "Diagonalizzabilità e forme normali." In UNITEXT, 5–63. Milano: Springer Milan, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-1788-7_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Larsen, Reinhard, and Thomas Ziegenfuß. "Forme di ventilazione alternative." In La respirazione artificiale, 229–70. Milano: Springer Milan, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-88-470-2382-6_12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cassella, Paola. "Lauscherszene e forme inniche." In L'hymne antique et son public, 133–42. Turnhout: Brepols Publishers, 2007. http://dx.doi.org/10.1484/m.rrr-eb.4.00400.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Forma Forte"

1

Monteiro, Anailza, and Cláudio Jesus. "Os mascates e a construção do mercado crediarista informal em Tenente Ananias-RN." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1001.

Full text
Abstract:
Essa pesquisa aborda a experiência do mercado crediarista constituído no munícipio de Tenente Ananias-RN, a partir do estudo de um comércio informal; Sob os moldes da antiga mascateação, tentando compreender a lógica das iniciativas locais, que vão para além do debate econômico, na tentativa de trazer a abordagem social para explicar a permanência dessa forma de trabalho do grupo no território. O objetivo central do trabalho é compreender a configuração do comércio informal da mascateação no município de Tenente Ananias/RN. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados com as famílias de crediaristas (mascates).- Para tanto, com o intuito de verificar a reprodução da atividade, foi escolhida, a técnica de amostragem conhecida como “bola de neve” (snowball sampling); averiguando na família, a origem, a motivação, a evolução, os circuitos, os laços de confiança, as redes, a reciprocidade e a reprodução da atividade de mascateação. Os resultados mostraram que este grupo traz intrinsicamente, uma forte base social a partir da proximidade, afetividade, alto grau de parentesco e amizade além de um alto grau de confiança. Estas características fortalecem as relações sociais e reforçam a identidade do grupo de forma particular e, da comunidade, de forma geral; nesse grupo existe um forte vínculo de enraizamento social onde “a ação econômica é socialmente situada”. Suas ações estão imersas em sistemas concretos, contínuos, de relações sociais, ou seja, em redes sociais. Além disso, a forma de reprodução da atividade implica em um aprendizado específico e determinadas habilidades que a caracterizam como um ofício.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Michelli Do, and Giovanna Do Nascimento. "CÂNCER INFANTIL: IMPACTOS PSICOSSOCIAIS APÓS O DIAGNÓSTICO E A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA ÁREA HOSPITALAR." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1547.

Full text
Abstract:
Introdução: O diagnóstico de câncer infantil representa um impacto na vida da criança e de seus familiares. É destacado um momento de incerteza em relação ao futuro, alterações nas relações sociais, mudanças de rotina e desafios do tratamento que dificultam o enfrentamento da situação. Dessa forma, é de extrema importância o acompanhamento psicológico para amenizar esses impactos e encontrar formas de lidar com uma doença difícil e delicada como o câncer. Objetivo: Compreender as demandas psicológicas das crianças e dos familiares frente ao diagnóstico do câncer infantil, bem como o papel da família durante o processo diagnóstico-tratamento e como o psicólogo pode atuar diante dessas demandas. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura científica selecionada criteriosamente com relevância para o trabalho. O material de leitura foi estudado a partir da técnica de conteúdo temática e coletado nas bases eletrônicas de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic). Resultados: Os estudos revisados apontam que a criança tende a ter uma dificuldade para lidar com o diagnóstico, mantendo foco repetitivo nos aspectos negativos e causando forte impacto emocional ao se deparar com sua infância limitada pela doença. No âmbito familiar, a percepção e aceitação da criança frente ao diagnóstico da doença é influenciada pela forma que a família assimila, sendo de forma positiva ou negativa. É nesse momento que o psicólogo deve atuar abrangendo as demandas psicológicas dos familiares e da criança, com o objetivo de facilitar o processo de aceitação do diagnóstico. Conclusão: É de suma importância que o psicólogo hospitalar integre as duas vertentes (paciente e família) para que sejam trabalhadas as necessidades psicológicas de ambos, reduzindo os impactos psicossociais após o diagnóstico e contribuindo de forma significativa com o tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Andressa, Rennan Teles, Bárbara Da Silva, David Da Silva, Monick Macena, Pedro Dias, and João N. Júnior. "SEnsES: Uma Ferramenta de Suporte a Personalização do Ensino de Engenharia de Software." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11469.

Full text
Abstract:
Com o passar dos anos, a personalização do ensino tem se mostrado uma forte tendência nos processos de ensino e aprendizagem. Na área de Engenharia de Software (ES), é cada vez mais comum encontrar abordagens de ensino centradas no aluno (e.g. projetos práticos, jogos e simuladores). Mediante esse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta de software capaz de personalizar o ensino de ES. A ferramenta utiliza como base para o seu algoritmo o Team Role Self-Perception Inventory (TRSPI), método proposto na área de psicologia ocupacional. Como forma de avaliação, a ferramenta proposta foi analisada por docentes da área e obteve resultados positivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pantoja, Daniel Assunção, Daniela Assunção Pantoja, José Paulo Gaia Assunção, Derivaldo Magalhães Farias, and Vagner Paz Da Silva. "GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1792.

Full text
Abstract:
Introdução: A discussão sobre Educação Ambiental vem se destacando nos últimos anos. O conceito a ela atribuído é de extrema importância, pois tem forte relação entre o homem e o meio ambiente. De modo geral, a educação ambiental é o processo que teoricamente consiste em proporcionar uma compreensão de forma crítica, em um ambiente global, que de certa forma vem para desenvolver atitudes, como uma posição consciente e participativa. Objetivo: Diante disso, este estudo tem objetivo de refletir acerca da utilização do geoprocessamento quando utilizado como ferramenta metodológica aplicada à educação ambiental. Materiais e métodos: Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, buscando através dos descritores: “geoprocessamento”, “educação” e “meio ambiente” nos bancos de dados do Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES. Na busca, foi encontrado um total de 20.700 textos na base do Google Scholar e cerca de 174 artigos no Portal de Periódicos da CAPES, dos quais foram selecionados 10 artigos para esta revisão. Com relação a forma de escolha dos trabalhos selecionados, esse procedimento foi realizado através da leitura preliminar somente de resumos, com o intuito de identificar aqueles pertinentes ao tema em estudo e excluir os demais. Resultados: Com a análise dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas de geoprocessamento podem ser ferramentas imprescindíveis para a educação ambiental, tendo em vista que através das geotecnologias é possível verificar uma série de aspectos ambientais como: uso e cobertura do solo, poluição da água e do ar, disposição irregular de resíduos e dentre outros atributos que podem ser valiosos aliados quando estudados integrando geoprocessamento e educação ambiental. Conclusão: Finalmente, pode-se afirmar que mediante a necessidade de ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias são imprescindíveis. No contexto da educação ambiental, a inferência também é válida, evidenciando a aplicabilidade pedagógica das geotecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Belleza, Marcio, and Fábio Borges. "Construção de S-Boxes com Valores Ótimos de Não Linearidade Baseada em uma Relação entre o Multigrafo de Ramanujan e a Matriz da Transformação Afim." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2019.13974.

Full text
Abstract:
Uma S-Box (caixa de substituição) deve ter pelo menos valores ótimos para não linearidade (N L), uniformidade diferencial e grau algébrico. Segundo a literatura, uma S-Box criptograficamente forte deve ter N L > 100. O AES (Advanced Encryption Standard) usa uma matriz binária não singular S para construir sua S-Box. Muitos trabalhos escolhem S em aproximadamente 262 matrizes não singulares ou constroem S-Box aleatoriamente, sem garantir N L > 100. Neste trabalho, identificamos que S pode ser estudada como uma matriz de adjacência (A(G)) de um multigrafo de Ramanujan e verificamos esta relação com outras A(G) do tipo rotacionais. Dessa forma, reduzimos a busca por S para a ordem de 1011 e construímos S-Boxes com N L > 100.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Iara Oliveira. "ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DA TOXOCARÍASE HUMANA: UMA REVISÃO." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/737.

Full text
Abstract:
Introdução: A toxocaríase humana (TH) é considerada uma zoonose prevalente que, além de possuir uma ampla variabilidade de quadros clínicos, possui um forte impacto socioeconômico relatado principalmente em comunidades carentes ao redor do mundo. Objetivo: Sintetizar informações acerca das características clínicas e epidemiológicas da TH. Material e métodos: Foi realizada uma revisão narrativa por meio da busca eletrônica na base de dados PubMed. As palavras-chave utilizadas foram: “human toxocariasis”, “epidemiology” e “clinical”. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos cinco anos no idioma inglês ou português e disponíveis na íntegra. Foram excluídas cartas aos editores, anais de congressos e resenhas. Resultados: Foram obtidos 212 artigos, dos quais cinco atenderam aos critérios de inclusão. A maioria dos casos de TH foram relatados na França, Áustria, Índia, Japão, Coréia, China, Estados Unidos da América (EUA) e Brasil. Cães e gatos são os principais reservatórios do parasita, principalmente em países em desenvolvimento, onde esses animais têm acesso a parques e playgrounds, servindo como principal fonte de contaminação. Mas sabe-se, também, que a TH pode ser transmitida por meio da ingestão de alimentos contaminados, como carnes mal cozidas. Em relação ao quadro clínico, é sabido que a larva pode migrar para diversos órgãos, podendo evoluir com piora devido à alta carga parasitária e à resposta imunomediada do indivíduo, por exemplo. De forma geral, esta parasitose possui quatro formas clínicas: visceral (mais relatada na Espanha), ocular (mais relatada na Ásia), neural (mais relatada no Líbano) e comum. Dentre as manifestações da TH, podem-se citar retinocorioidite posterior, miocardite, nefrite, linfadenite cervical e meningite. A prevalência global desta parasitose pode ser influenciada por diversas variáveis potencialmente confusas, o que provoca diferenças nos índices de prevalência. Conclusão: Devido aos quadros graves que essa parasitose pode atingir e devido às suas repercussões na saúde pública em vários países, torna-se imperativo prevenir a TH por meio da lavagem de mãos e cozimento adequado de alimentos, por exemplo. Torna-se necessário, ainda, realizar mais pesquisas com dados epidemiológicos mais específicos, o que ajudará a orientar as condutas dos órgãos de saúde no combate a essa doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ortega, André, Cecília Mello, and Joana D'Arc Hollerback. "Aspectos das propagandas sobre a Lei 13.415/2017: a construção de uma ideologia da liberdade." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1302.

Full text
Abstract:
O presente texto tem por objetivo estabelecer reflexões sobre o uso da palavra “Liberdade” nas propagandas produzidas pelo Ministério da Educação para promover a reforma do ensino médio consubstanciada na Lei 13.415 de 201 à luz do conceito de Ideologia, tomado aqui em sua definição enquanto um dos principais elementos do Materialismo Histórico Dialético de Karl Marx e Friedrich Engels. Mediante investigação, constatou-se que, num contexto de forte tendência neoliberal, as propagandas utilizaram-se da ideia de liberdade para difundir que com o novo arranjo curricular proposto, os estudantes teriam mais opções para a formação durante os três anos de ensino médio. Advoga-se, entretanto, que diante das questões sensíveis ao ensino médio, das fragilidades dos sistemas de ensino público por todo país e das diversas brechas nos termos da lei, tal ideia não se sustenta, configurando-se, assim, enquanto uma Ideologia, ou seja, uma falsa consciência que molda a forma de pensar, agir e sentir, ao mesmo tempo em que serve ao intuito de manter a dominação dos interesses das classes dominantes e dirigentes nacionais no debate sobre educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paiva, Juan Magalhães, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Alessandra Viana Natividade Oliveira, and Karla Patrícia Bernardes Ferreira Lima. "MONITORAMENTO DE ALUNOS EM CURSO MOOC - ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DA COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/871.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação a Distância (EaD) já faz parte do contexto educacional em diversas áreas de formação que modificou o comportamento do homem moderno para novas perspectivas formativas. A difusão da EaD evidencia a necessidade de novos processos pedagógicos para atender a uma demanda crescente de usuários como é o caso da modalidade dos Cursos Abertos e Massivos Online (Massive Open Online Courses– MOOCs), com forte tendência para qualificação dos profissionais na área da saúde. Descrição do Caso: Este relato de experiência da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) visa apresentar a condução de procedimentos estratégicos institucional de monitoramento mediante a qualificação de ingressos ao longo do processo formativo no curso de Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, frente a eminente evidência da COVID19 em território nacional. Material e métodos: O monitoramento institucional foi realizado através de dados explorados e extraídos do Moodle, onde foram geradas planilhas analíticas e adotadas estratégias pedagógicas diante dos agrupamentos de alunos de modo a resgatar aqueles em processo de evasão, através de intervenções formativas. Discussão: A oferta deste curso foi realizada entre abril de 2020 e janeiro de 2021 e teve 78.304 inscritos. Neste intervalo foram realizados acompanhamentos e intervenções sistematizadas. Desta forma, constatou-se que 57% dos ingressos foram aprovados, superando as expectativas em cursos MOOCs que, por sua vez, obteve apenas 29% de alunos evadidos. Conclusão: Verificou-se uma melhoria na participação dos discentes junto aos recursos avaliativos, após as ações de intervenções e análises de dados monitorados. Não obstante, a ausência de um tutor/mediador pode reduzir a motivação destes ingressos nos MOOCs. O monitoramento consistente e ações planejadas infere na motivação, principalmente aos profissionais que atuam no combate da COVID-19, pois geram impactos positivos durante o período monitorado transversal para esta modalidade de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paiva, Juan Magalhães, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Alessandra Viana Natividade Lima, and Karla Patrícia Bernardes Ferreira Lima. "MONITORAMENTO DE ALUNOS EM CURSO MOOC - ESTRATÉGIA FORMATIVA PARA PROMOÇÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DA COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS/UFMA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1122.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação a Distância (EaD) já faz parte do contexto educacional em diversas áreas de formação que modificou o comportamento do homem moderno para novas perspectivas formativas. A difusão da EaD evidencia a necessidade de novos processos pedagógicos para atender a uma demanda crescente de usuários como é o caso da modalidade dos Cursos Abertos e Massivos Online (Massive Open Online Courses– MOOCs), com forte tendência para qualificação dos profissionais na área da saúde. Descrição do Caso: Este relato de experiência da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) visa apresentar a condução de procedimentos estratégicos institucional de monitoramento mediante a qualificação de ingressos ao longo do processo formativo no curso de Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde, frente a eminente evidência da COVID19 em território nacional. Material e métodos: O monitoramento institucional foi realizado através de dados explorados e extraídos do Moodle, onde foram geradas planilhas analíticas e adotadas estratégias pedagógicas diante dos agrupamentos de alunos de modo a resgatar aqueles em processo de evasão, através de intervenções formativas. Discussão: A oferta deste curso foi realizada entre abril de 2020 e janeiro de 2021 e teve 78.304 inscritos. Neste intervalo foram realizados acompanhamentos e intervenções sistematizadas. Desta forma, constatou-se que 57% dos ingressos foram aprovados, superando as expectativas em cursos MOOCs que, por sua vez, obteve apenas 29% de alunos evadidos. Conclusão: Verificou-se uma melhoria na participação dos discentes junto aos recursos avaliativos, após as ações de intervenções e análises de dados monitorados. Não obstante, a ausência de um tutor/mediador pode reduzir a motivação destes ingressos nos MOOCs. O monitoramento consistente e ações planejadas infere na motivação, principalmente aos profissionais que atuam no combate da COVID-19, pois geram impactos positivos durante o período monitorado transversal para esta modalidade de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Isabela Cristina Alves De, Ana Carolina Silva Vieira, Bianca Gusmão Meirelles, Laís Costa Lage De Assis, and Milena De Oliveira Simões. "ATUALIZAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE COVID-19, MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS NA GRAVIDEZ E POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DE RECÉM-NASCIDOS." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1456.

Full text
Abstract:
Introdução: Identificada em Wuhan, China, a COVID-19 se espalhou pelo globo e, até o momento, atingiu mais de 160 milhões de pessoas. Nesse contexto, o papel da infecção por SARS-CoV-2 na saúde da gestante e do neonato ainda é incerta, sendo essencial a discussão sobre a inclusão das mulheres grávidas no grupo de risco para a COVID-19. Objetivo: Descrever as manifestações clínicas associadas à infecção por SARS-CoV-2 em mulheres grávidas e as possíveis repercussões na saúde dos recém-nascidos. Materiais e Métodos: Realizou-se busca bibliográfica na base de dados PubMed, através dos descritores “Pregnancy” AND “COVID-19”, com o filtro “Meta-Analysis”, sendo este o critério de inclusão. Foram encontrados 16 resultados, dos quais três foram selecionados. Revisão bibliográfica: Foi percebida associação entre a infecção por SARS-Cov-2 e a ocorrência de pré-eclâmpsia, prematuridade, natimorto, e baixo peso ao nascer, quando comparados à ocorrência desses eventos em mulheres grávidas não acometidas pela doença. Ademais, grávidas com quadro clínico severo tiveram forte associação com ocorrência de pré-eclâmpsia, nascimento prematuro e diabetes gestacional, se comparadas a aquelas que apresentaram quadro moderado. Em contrapartida, em outra meta-análise, estudos analisados relataram a não associação da prematuridade com a COVID-19. Ainda, foi relatado que a maioria dos recém-nascidos não apresentaram alterações clínicas, os que foram testados positivos apresentaram apenas sintomas leves (respiratórios, gastrointestinais e febre) e outros foram assintomáticos. Além disso, testes RT-PCR SARS-CoV-2 em amostras de sangue do cordão umbilical, placenta, líquido amniótico, leite materno e secreções vaginais demonstraram não haver evidência suficiente para afirmar a ocorrência de transmissão vertical desse vírus. Considerações Finais: Conclui-se que ainda há pouca informação na literatura quanto a relação entre alterações clínicas em recém-nascidos e grávidas, infectados durante a gravidez. Dessa forma, torna-se necessário novos estudos bem conduzidos, nessa parcela da população, a fim de estabelecer as relações entre a infecção por COVID-19 e eventos ocorridos durante gravidez, e após o nascimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Forma Forte"

1

Lapierre, A. La dichotomie forme parallèle / forme équivalente en Ontario. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1999. http://dx.doi.org/10.4095/298602.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jansen van Beek, G., and L. R. Newitt. Mise en forme des données. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1988. http://dx.doi.org/10.4095/225640.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Norris, A. W. Chapitre 7: Plate-forme d'Hudson - introduction. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1993. http://dx.doi.org/10.4095/192409.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Norris, A. W., A. C. Grant, B. V. Sanford, and W. R. Cowan. Chapitre 8: Géologie de la Plate-forme d'Hudson. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1993. http://dx.doi.org/10.4095/192410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sanford, B. V. Chapitre 10: Plate-forme du Saint-Laurent - introduction. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1993. http://dx.doi.org/10.4095/192412.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sanford, B. V., A. W. Norris, and A. R. Cameron. Chapitre 9: Géologie économique de la Plate-forme d'Hudson. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1993. http://dx.doi.org/10.4095/192411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sanford, B. V., W. R. Cowan, and K. L. Currie. Chapitre 11: Géologie de la Plate-forme du Saint-Laurent. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1993. http://dx.doi.org/10.4095/192413.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sanford, B. V. Chapitre 12: Géologie économique de la Plate-forme du Saint-Laurent. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1993. http://dx.doi.org/10.4095/192414.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Morrison, Dawn, and Adam Smith. Fort Huachuca history of development : existing reports and contexts. Engineer Research and Development Center (U.S.), January 2021. http://dx.doi.org/10.21079/11681/39479.

Full text
Abstract:
The Fort Huachuca Environmental and Natural Resources Division (ENRD) tasked ERDC-CERL to compile a history of the development of Fort Huachuca for use in evaluating existing facilities and how they fit within the larger, overarching history of the fort. Fort Huachuca desires a comprehensive history of the fort for use in better understanding how its various facilities integrate into the overall history and development of the fort and its existing National Historic Landmark (NHL) and proposed existing evaluated, eligible, and listed National Register of Historic Places (NRHP) properties and districts. This comprehensive history will help ENRD in making determinations on how to address future National Register of Historic Places (NRHP) nominations and/or recommendations for adding new historic districts or expanding the existing historic district. ERDC-CERL compiled content from 18 existing historic contexts, building inventory and cultural re-sources reports, NRHP nomination and registration forms, and Historic American Buildings Survey (HABS) forms previously completed for the ENRD, and used these resources to compile the current history.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

McMillan, N. J., and H. R. Balkwill. Géologie du Mésozoique-Cénozoique de la Plate-Forme Du Labrador [Chapitre 7: Géologie de la Plate-Forme du Labrador, de la Baie de Baffin et du Detroit de Davis]. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1990. http://dx.doi.org/10.4095/132709.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography