To see the other types of publications on this topic, follow the link: Forma Forte.

Journal articles on the topic 'Forma Forte'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Forma Forte.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Medeiros, Otávio Ribeiro de, and Cecílio Elias Daher. "Testando a teoria de hierarquização de fontes de financiamento nas empresas brasileiras." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 37–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100003.

Full text
Abstract:
O presente trabalho testa se a teoria conhecida como Pecking Order Theory ou Teoria de Hierarquização de Fontes de Financiamento (THFF) fornece explicação empírica para a estrutura de capital das empresas no Brasil. De acordo com essa teoria, a estrutura de capital seria resultante de um funding hierarquizado, em que os recursos gerados internamente teriam prioridade, seguidos pela emissão de dívida e, apenas em último caso, pela emissão de ações. Em sua forma forte, a THFF sustenta que emissões de ações nunca ocorreriam, enquanto, em sua forma fraca, volumes limitados de emissões são aceitáveis. A metodologia do estudo empírico envolve regressões em cross-section e testes de hipóteses para especificações oriundas da teoria em questão para as formas forte e fraca. Os resultados levam a concluir que a teoria testada, em sua forma fraca, é aplicável às empresas brasileiras, o mesmo não ocorrendo com a sua forma forte. Mostram, também, que a qualidade de ajustamento das regressões para o Brasil é significativamente melhor do que aquelas relatadas para empresas norte-americanas e que as empresas brasileiras parecem estar mais próximas da forma forte da THFF do que as norte-americanas. A amostra consiste de 132 empresas de capital aberto e os dados contábeis referem-se a 2001.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Durão, Fabio Akcelrud. "A imagem de pensamento como forma." Pandaemonium Germanicum 20, no. 32 (July 24, 2017): 21. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837203221.

Full text
Abstract:
Este texto busca caracterizar a imagem de pensamento (Denkbild) como um gênero particular de composição que mistura filosofia e literatura, conceito e imagem. O argumento central é o de que, devido às suas peculiaridades formais, a imagem de pensamento possui tanto um forte teor intersubjetivo, quanto a capacidade como de fazer surgir o não-idêntico em experiências cotidianas. Desse combinação surge um tipo de escrita prática, que merece ser recuperada no presente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menezes, João Paulo Cunha, Ricardo Parreira Bittencourt, Matheus de Sá Farias, Italoema Pinheiro Bello, Ronaldo Fia, and Luiz Fernando Coutinho de Oliveira. "Relação entre padrões de uso e ocupação do solo e qualidade da água em uma bacia hidrográfica urbana." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (September 2016): 519–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016145405.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso e a ocupação do solo alteram sensivelmente os processos físico-químicos e biológicos dos sistemas naturais. Dessa forma, os mananciais de superfície são integradores dos fenômenos ocorrentes sobre a área da bacia hidrográfica. Assim, os objetivos do trabalho foram explorar a variabilidade temporal e espacial da qualidade da água e avaliar as possíveis relações entre os padrões de uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Ribeirão Vermelho. Foram coletadas amostras de água em dois períodos (verão e inverno) e em 15 seções ao longo do curso d'água. Verificou-se forte influência temporal e espacial na qualidade das águas, e foram apresentadas no período de inverno as maiores concentrações de nutrientes (Cl-, P, NO3 -), condutividade elétrica e matéria orgânica. Esses valores interferem nos valores do Índice de Qualidade da Água, que varia entre 84 e 9 no período do verão e 66 e 6 no inverno. Quanto à trofia dos mananciais, foram encontrados valores médios de Índice de Estado Trófico de 30 no período chuvoso e de 93 no inverno. No tocante aos padrões de uso do solo, observaram-se fortes relações na qualidade da água nos dois períodos avaliados; a principal fonte de contaminação são as áreas urbanas. O Ribeirão Vermelho e seus afluentes apresentam forte influência das formas de uso e ocupação do solo confirmada pela entrada de matéria orgânica e de nutrientes nos sistemas hídricos por meio do lançamento de esgoto doméstico sem tratamento e pela agropecuária na rede de drenagem da bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Faria, Flávio Silva. "Comparison of rock art paintings of the Middle São Francisco river with graphic motifs of the Tucanoan linguistic groups: testing the shamanic hypothesis." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 7 (December 19, 1997): 23. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1997.109293.

Full text
Abstract:
Uma amostragem de pinturas rupestres da região do Médio São Francisco (Canyon Fonte Grande, Central, BA) foi comparada com motivos gráficos da arte Tukâno (Reichel-Dolmatoff 1978). Esses mesmos exemplos de pintura rupestre foram paralelamente comparados com os motivos fosfênicos utilizados por Lewis-Williams e Dowson (1987) em um modelo que tenta descrever a origem das representações rupestres a partir de visões de seres humanos que experimentaram estados alterados de consciência (no caso, transe xamânico). Os resultados indicam 1) forte semelhança em forma entre não-figurativos e antropomorfos de Central com a arte Tukâno, ocorrendo também indícios de associações semelhantes de motivos gráficos em painéis complexos; 2) identidade parcial entre os não-figurativos e as formas fosfênicas previstas por LewisWilliams e Dowson.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferrari, Fernanda Bonizol. "“Etiqueta democrática” – a nova forma de construir as diferenças." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 31 (April 15, 2021): 465–71. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i31.1317.

Full text
Abstract:
Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato. Assim como seu nome, é longa a sua história na moda. Figura forte e conhecida, Constanza Pascolato transita entre três mundos: a indústria, a tecelagem Santaconstancia; o jornalismo de moda, atualmente é colunista da Revista Vogue Brasil; e a escrita de manuais de moda e comportamento para mulheres.[...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Alvaro Monteiro. "“Histórias que a vida conta”: A (Re-)Construção Sócio-Discursiva de Masculinidades." Cadernos UniFOA 6, no. 17 (March 27, 2017): 43. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v6i17.1081.

Full text
Abstract:
Durante muito tempo dominou a visão do homem como detentor do sexo forte, chefe de família etc. Entretanto, nos últimos anos, depois do surgimento dos movimentos feministas (anos 60) e do movimento gay, essa estrutura masculina vem sendo alvo de muitas críticas. Atualmente, muitas mulheres ocupam o cargo de chefe de família ou de empresas, não sendo mais consideradas como o sexo frágil. Então, frente a esse mundo contemporâneo, a masculinidade hegemônica entra em crise. A tão forte instituição homem começa a performar diversas masculinidades e, assim, surgem outras formas de ser homem. Tais performances são construções discursivas dado que não há uma essência biológica relativa a formas de ser homem ou mulher. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi estudar como acontece a (re-) construção da masculinidade do jovem Felipe, foco de nosso estudo de caso, com base numa visão socioconstrucionista do discurso e da identidade social. Para analisar os dados gerados durante a pesquisa, foram utilizados os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2008). Foi concluído que, durante a narrativa de vida, o jovem (re-) constrói diversas vezes a forma como vive sua identidade de masculinidade, partindo de uma visão essencializada sobre a mesma para, no fim da narrativa, reposicionar-se enquanto sujeito homoerótico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dixon, Rosalind. "O argumento central a favor da forma fraca de controle de constitucionalidade." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 24, no. 2 (August 16, 2019): 5–55. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i21647.

Full text
Abstract:
Este artigo contribui para os debates sobre a conveniência democrática do controle de constitucionalidade ao afirmar um argumento quase-geral a favor da conveniência de um controle de constitucionalidade que é “fraco” – ou amplo, mas não conclusivo – ao invés de um uma forma “forte” em sua natureza. O artigo defende que o controle de constitucionalidade deste tipo pode ajudar a contrapor bloqueios no processo legislativo – como os “pontos cegos” e o “ônus da inércia” do legislativo – que podem, de outra forma, prejudicar o desfrute de direitos individuais mesmo daqueles reconhecidos por maiorias democráticas. O artigo sugere que isto fornece um argumento importante, se não contingente, baseada no resultado a favor do exercício de poder do controle de constitucionalidade fraco. O argumento a favor do controle de constitucionalidade fraco deste tipo pode ser combinado com um argumento teorético de um controle de constitucionalidade forte ou superforte em casos democráticos mais patológicos e deve, em última análise, ser acessado com base na história real e na prática do constitucionalismo legislativo e judicial de um país em particular. Mas isto fornece um argumento relativamente geral do motivo pelo qual aqueles persuadidos pelo Argumento Central de Waldron deveriam distinguir entre o controle de constitucionalidade que é forte e fraco em sua forma quando estiverem aferindo tanto a legitimidade quanto a conveniência do controle de constitucionalidade desde uma perspectiva democrática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bachega, Tânia A. S. S., Ana Elisa C. Billerbeck, Érica B. Parente, Sofia H. V. Lemos-Marini, Maria Tereza M. Baptista, Maricilda P. Mello, Gil Guerra Jr., et al. "Estudo multicêntrico de pacientes brasileiros com deficiência da 21-hidroxilase: correlação do genótipo com o fenótipo." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 48, no. 5 (October 2004): 697–704. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302004000500016.

Full text
Abstract:
Analisamos as características clínicas e moleculares de 205 pacientes portadores das diferentes formas clínicas da deficiência da 21-hidroxilase, com diagnóstico hormonal e molecular definidos. As mutações mais freqüentes foram a I2 splice na forma perdedora de sal, a I172N na forma virilizante simples e a V281L na forma não clássica, com freqüências semelhantes às de outros estudos. Obtivemos baixa freqüência de deleção do gene da 21-hidroxilase, de forma semelhante ao identificado nas populações argentina e mexicana. Cinco mutações novas foram descritas em nossa população: G424S, H28+C, Ins 1003^1004 A, R408C e IVS2-2A>G. A severidade do genótipo também se correlacionou diretamente com níveis mais elevados de 17OH-progesterona e de testosterona. As mutações foram classificadas em três grupos, de acordo com o comprometimento da atividade enzimática observado in vitro: Grupo A: atividade de 0-2%; Grupo B: atividade de 3-7% e Grupo C: atividade >20%. Houve forte correlação do grupo A com a forma perdedora de sal, do grupo B com a forma virilizante simples e do grupo C com a forma não clássica. A mutação I2 splice (Grupo A) em homo ou hemizigose conferiu o fenótipo de forma clássica, embora tanto a forma perdedora de sal quanto a forma virilizante simples tenham sido identificadas. A boa correlação do genótipo com o fenótipo na HAC-21OH permite sua aplicação na prática clínica, para o aconselhamento genético, diagnóstico e tratamento pré-natal das gestações de risco para a forma clássica da HAC-21OH e para confirmação diagnóstica após screening neonatal da HAC-21OH, exceto na presença da mutação I2splice.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, Fernando Orphão de. "On the genetic kinship of the languages Tikúna and Yurí." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 1, no. 2 (April 17, 2013): 247–68. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v1i2.12369.

Full text
Abstract:
A proposta de relação genética entre a língua Tikúna, atualmente considerada como uma língua isolada, e a já extinta língua Yurí é analisada aqui de forma mais sistemática do que se encontra na literatura publicada. Nossa conclusão é de que as evidências de um grupo Yurí-Tikúna foram subestimadas e que se configuram como um forte indício de relação genética. Subsidiariamente, este artigo pretende expor de forma condensada as propostas já elaboradas de classificação genética da língua Tikúna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vailatti, Diogo Basilio, and Marcelo Benacchio. "A Fertilização Cruzada e o Redimensionamento das Decisões Judiciais Enquanto Fonte Formal do Direito Internacional Dos Direitos Humanos." Revista de Direitos Humanos em Perspectiva 2, no. 1 (June 1, 2016): 114. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0197/2016.v2i1.882.

Full text
Abstract:
O artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça de 1945 é expresso ao tratar as decisões judiciais como mero meio auxiliar de interpretação do Direito Internacional, e não como fonte formal. Contudo, com a expansão dos Tribunais Internacionais, iniciou-se forte processo de diálogo entre as Cortes internacionais e nacionais objetivando, por meio de seus julgados, interpretar os Direitos Humanos. Desta forma, o presente trabalho pretende verificar, por meio do método hipotético-dedutivo e de uma análise bibliográfica, se as decisões judiciais hoje são ainda meio auxiliares ou verdadeiras fontes formais do Direito Internacional dos Direitos Humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Brandão, Amanda Oliva, and Antônio Eustáquio Filho. "Palma forrageira na alimentação de ruminantes: revisão." Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG 2, no. 3 (April 9, 2021): 83–101. http://dx.doi.org/10.46636/recital.v2i3.166.

Full text
Abstract:
O sucesso da pecuária no semiárido brasileiro tem forte relação com a regularidade e distribuição das chuvas na região. Dessa forma, o cultivo de culturas com menores exigências hídricas passam a ser a chave para manutenção dos sistemas de produção, especialmente, de ruminantes. Neste cenário, a palma forrageira surge como uma excelente alternativa para a alimentação de ruminantes. A palma forrageira é excelente fonte de energia, rica em carboidratos não fibrosos e nutrientes digestíveis totais, porém não se recomenda a utilização deste produto exclusivamente na alimentação animal, devido ao seu baixo teor de fibras em detergente neutro e proteína. Desta forma, recomenda-se associá-la a uma fonte de fibra de alta efetividade e de proteína, para a manutenção das condições normais do rúmen. O objetivo com esta revisão foi realizar um levantamento bibliográfico sobre as principais características nutricionais e formas de uso da palma forrageira na alimentação de animais ruminantes além de reunir informações sobre a viabilidade econômica do uso dessa cactácea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Bergamaschi, Maurizio. "Distribuzione territoriale e modelli insediativi della popolazione straniera a Bologna." SOCIOLOGIA URBANA E RURALE, no. 99 (November 2012): 117–34. http://dx.doi.org/10.3280/sur2012-099010.

Full text
Abstract:
Il contributo intende proporre un quadro sintetico sulla distribuzione territoriale della popolazione straniera nella cittŕ di Bologna negli ultimi venti anni. Si pone particolare attenzione, alla forma che il fenomeno migratorio assume nello spazio urbano al fine di verificare se siamo in presenza di una forte concentrazione territoriale e di forme di segregazione degli stranieri.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Viana, Pablo Moreno Fernandes. "Cerveja e notícias híbridas: publieditoriais no G1." Signos do Consumo 8, no. 2 (December 21, 2016): 97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v8i2p97-108.

Full text
Abstract:
Na contemporaneidade, a publicidade se sofistica, apresentando-se cada vez mais como conteúdo. Uma das formas para isso é hibridizar-se a outros tipos de conteúdo, como o jornalismo. Este artigo analisa publieditoriais, textos publicitários apresentados sob a forma de notícias, veiculados no portal G1 pelo anunciante Empório da Cerveja. Nessas notícias vê-se uma forma de comunicação que utiliza conteúdo jornalístico, com forte influência do jornalismo cultural, e constrói um imaginário de experiência de consumo, sem fazer menções diretas ao anunciante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Kruel, Maximiliano, and Kelmara Mendes Vieira. "Reação do mercado ao ingresso (saída) ao ISE: estudo de evento e análise da liquidez." Latin American Journal of Development 3, no. 3 (June 7, 2021): 1322–42. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n3-025.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisa a reação dos investidores quanto à entrada (saída) das ações das empresas que aderem ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BOVESPA para os anos de 2005-2009, e busca identificar possíveis alterações nos índices de liquidez de algumas variáveis. Através da metodologia de estudo de evento e teste da influência da liquidez de mercado, o trabalho busca evidenciar a performance através da eficiência de mercado sob a forma semi-forte. Foram selecionados cinco indicadores de liquidez para identificar as diferenças no ingresso (saída) do ISE. Os resultados demonstram que mesmo as informações sendo anteriormente publicadas quanto ao ingresso (saída) do índice ISE, não há evidencia de retornos acima dos esperados, apesar de haver existência de alguns resíduos, positivos e negativos, em alguns instantes anteriores e posteriores à data do evento. Para os testes de liquidez, foram encontradas relações apenas na amostra completa das ações das empresas, já na amostra de ingresso (saída), pode-se apenas verificar relação com o retorno dos índices, BOVESPA e FGV 100. Desta forma, segundo a teoria de eficiência de mercado na forma semi-forte, as práticas das empresas que fazem parte do ISE já estão presentes nos preços das ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Antônio Nunes de, George Frederick Tavares Da Silva, Wilton Bezerra de Fraga, Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, and Thiago De Melo Santiago. "Editorial- 2ª Edição Especial do Centenário do Eclipse de Sobral." Conexões - Ciência e Tecnologia 13, no. 4 (December 27, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1867.

Full text
Abstract:
Nesta edição o leitor encontrará textos alusivos às Teorias da Relatividade, suas sínteses, aplicações e métodos de ensino cujo objetivo é a divulgação da ciência, do interesse científico pelo tema além de ser fonte de inspiração e motivação para inúmeros outros trabalhos de pesquisa de professores, estudantes e amantes do tema como forma de inspirar e motivar novas práticas de ensino. Estão também contemplados textos que dizem respeito ao ensino da Astronomia (no Ensino Fundamental), a qual tem forte vínculo com a Física, de forma bem especial com a Teoria da Relatividade Geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santana, Fabian Serejo. "DISCURSOS JURÍDICOS DE COLONIALIDADE NO PROCESSO DE ATINGIDOS POR BARRAGENS." Revista Saberes da Amazônia 3, no. 07 (March 10, 2019): 108–22. http://dx.doi.org/10.31517/rsa.v3i07.287.

Full text
Abstract:
O processo de apropriação e desapropriação manifesta diversas formas de violência, seja de natureza física ou simbólica, como imposição do mais forte e herança direta da colonialidade do poder. Neste sentido, busca-se neste trabalho investigar como esta forma de imposição do poder se aplica nos projetos hidrelétricos e os atingidos por barragens. Através da análise do discurso de linha francesa, analisou-se 28 processos envolvendo ribeirinhos, que foram deslocados pela UHE de Estreito (TO/MA). A partir das sentenças judiciais, busca-se analisar os discursos e sua relação com a colonidade do poder, visão ideologia que serve para legitimar um projeto de dominação global, baseada no lucro do capital, estabelecido em hierarquias geopolíticas e ambientais que foram construídas no mundo moderno, denominada colonialidade da natureza, ou seja, pressupõe-se que existiriam sujeitos que teriam direitos ao recurso naturais e a forma correta de explorá-lo, articulado ao mercado mundial através de grandes empreendimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Signini, Roberta, and Sérgio P. Campana Filho. "Características e propriedades de quitosanas purificadas nas formas neutra, acetato e cloridrato." Polímeros 11, no. 2 (June 2001): 58–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282001000200007.

Full text
Abstract:
Quitosanas comercial e purificadas nas formas neutra, acetato e cloridrato foram caracterizadas e comparadas quanto a solubilidade, hidrofilicidade, morfologia de suas superfícies e cristalinidade. As amostras bruta e purificada na forma neutra apresentam características e propriedades semelhantes, mas as formas salinas, principalmente cloridratos de quitosana, são diferentes. As morfologias das superfícies da amostra comercial e das formas purificadas são semelhantes, mas cloridrato de quitosana obtido por liofilização apresenta poros que não são observados nas outras amostras. Quitosanas comercial e purificada na forma neutra não são solúveis em água, mas acetato de quitosana é parcialmente solúvel. Essas três formas de quitosana apresentam hidrofilicidades e cristalinidades semelhantes, mas nos casos dos cloridratos a presença de cargas e de contra-íons provenientes de um ácido forte aumenta a hidrofilicidade, confere hidrossolubilidade e altera significativamente as interações inter e intracadeias, modificando o empacotamento no estado sólido e resultando em importante decréscimo de cristalinidade. No caso de acetato de quitosana é observado que os cristalitos são menores, o que pode ser atribuído à protonação parcial dos grupos amino e à presença de ânions acetato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lima Junior, Melquiades Pereira, and Valdemir Galvão Carvalho. "Impacto Ambiental e Retorno Acionário de Companhias Listadas na BM&FBovespa." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 1 (November 17, 2015): 43. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2015.3350.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo analisar se a informação proveniente de um incidente ambiental provoca impacto nos preços de ações das companhias responsáveis, analisando indiretamente a perda de eficiência informacional a nível semi-forte. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudos de eventos, juntamente com uma simulação Bootstrap. Os dados de cotações diárias de preços de fechamento dos ativos foram coletados no Software Bloomberg® e as notícias de desastres ambientais foram coletadas em anúncios de jornais. Os eventos se resumiram em companhias do segmento de mineração e petróleo com ações na BM&FBovespa. A tabulação e o tratamento dos dados foram realizados com o Software R. Os resultados sugerem evidências de perda de eficiência para os eventos em geral, e que os preços das ações sofreram queda em até 4 dias após o evento. Dessa forma a eficiência do mercado não se comportou de forma semi-forte, pelo atraso máximo de 4 dias na incorporação dessas informações. Nossa pesquisa sugere a necessidade de aumento da credibilidade na divulgação das informações ao mercado, visto que os investidores observam com cautela os efeitos desses eventos nos preços das ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Fernandes, Maria Gilderjane Silva, and Luís Abel da Silva Filho. "Espacialização industrial brasileira e nordestina: retratos e retalhos da fragmentação de um território." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 7, no. 1 (May 12, 2017): 95–114. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v1i1.1302.

Full text
Abstract:
O processo de industrialização brasileira ocorreu de forma concentrada, de modo que as regiões Sudeste e Sul sobressaíram em relação às demais. Políticas de desconcentração industrial foram elencadas com o fito de promover redistribuição da indústria em todo o território nacional. Destarte, é pretensão deste artigo analisar a dinâmica industrial brasileira e nordestina à luz das políticas de desconcentração industrial. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se a uma revisão de literatura e, em seguida, à utilização de métodos de analise regional, a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do Ministério do Trabalho e do Emprego – MTE. Os principais resultados mostram que o processo de desconcentração industrial ocorre de forma ainda concentrada no eixo Sudeste e Sul, com perda de participação daquele e ganho relativo deste. Além disso, a redução acontece de forma pífia, sendo que ainda há forte concentração industrial nas regiões de maior dinamismo econômico. No que se refere ao Nordeste, a dinâmica da região ocorre com forte concentração nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, sendo relativamente leve o ganho de participação dos demais ao longo dos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Schwengber, Maria Simone Vione. "Mãe moderna: esportiva e forte." Cadernos CEDES 32, no. 87 (August 2012): 165–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622012000200003.

Full text
Abstract:
O presente artigo é parte de uma pesquisa inspirada nos campos dos estudos de gênero, que se aproximam das teorizações de Michel Foucault. Nele, discuto a emergência de uma lógica, segundo a qual a educação dos corpos, de modo geral, e o das mulheres, de forma específica, se intensifica a partir do século XVIII. Temos definido esse processo educativo contemporâneo mais amplo como "politização do feminino e da maternidade" (Meyer, 2003); um processo que, por extensão, inclui a "politização do corpo grávido" (Schwengber, 2006). Para essa discussão, examinei a revista Pais & Filhos, no período de 1968 a 2004, utilizando-me das estratégias metodológicas da análise de discurso. Do resultado das análises, focalizo um movimento que permite visualizar a emergência de uma lógica, segundo a qual a educação dos corpos grávidos se intensifica por meio das práticas corporais, construindo diferentes posições de sujeito: a de mãe preparada (que cuida e se cuida), esportiva e sensual; responsável pelo corpo perfeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida. "Entre a dominação racional-legal e o carisma: o Projeto Tamar e sua intervenção em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro." Sociedade e Estado 20, no. 3 (December 2005): 521–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922005000300002.

Full text
Abstract:
O trabalho discute a implantação e implementação de políticas públicas para o setor ambiental no Brasil, no período compreendido entre 1970 e 2000. Nesse contexto, realiza um estudo de caso do Projeto Tartarugas Marinhas (Projeto Tamar), apresentando uma análise comparativa das formas de intervenção em duas comunidades pesqueiras do litoral brasileiro: Praia do Forte (BA) e Regência (ES). Por meio de uma abordagem qualitativa, foram reconstruídos discursos e postos em diálogo para a compreensão. Constatou-se que o Projeto Tamar apresenta formas discursivas que se apóiam no modelo de sustentabilidade causal, isto é, o econômico viabiliza o ambiental. Neste âmbito, verificou-se que a lei e o discurso racional-legal são utilizados como estratégia de dominação em Praia do Forte, enquanto o carisma é parte do tipo ideal de dominação em Regência. Viu-se que essa diferenciação não ocorreu por acaso, mas é fruto de processos de resistência e conflitos que emergiram nas duas comunidades de pescadores e que está relacionada com suas especificidades socioculturais, especificamente quanto à forma como apresentam suas representações sociais e simbólicas sobre a pesca e a caça da tartaruga marinha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Maria da Conceição Nascimento da, and Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti. "Avaliação da qualidade de vida em portadores de esclerose múltipla: impacto da fadiga, ansiedade e depressão." Fisioterapia e Pesquisa 26, no. 4 (December 2019): 339–45. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/17005426042019.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar a percepção da qualidade de vida em pacientes com esclerose múltipla (EM) e verificar se há associação com fadiga, ansiedade e depressão. Trata-se de um estudo transversal com amostra composta por 100 indivíduos com diagnóstico de EM cadastrados no Centro de Referência para Atenção ao Paciente Portador de Doença Desmielinizante do Hospital da Restauração. Foram aplicadas: a escala de determinação funcional da qualidade de vida na EM (Defu), a escala modificada do impacto da fadiga (MFIS-BR) e a escala hospitalar de ansiedade (HAD-a) e depressão (HAD-d). Os pacientes com a forma clínica primariamente progressiva apresentaram pior percepção da qualidade de vida (66,90±3,47) quando comparados às formas secundariamente progressivas (71,65±5,92) e remitente-recorrente (79,00±6,62), com diferença estatística significativa (p<0,001). Houve forte correlação positiva entre os escores da Defu e da MFIS-BR (r=0,84), e forte correlação negativa entre Defu e HAD-a (r=−0,85) e Defu e HAD-d (r=−0,82). A diminuição da percepção da qualidade de vida em pacientes com EM é mais crítica nas formas progressivas da doença e tem associação com a presença de fadiga, depressão e ansiedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Santos, Laura de Azeredo, Bárbara Castro Alves da Silva, Karina Cardoso Ramos Silva, Renan Costa dos Santos, Esterfani Melo de Sousa, Raquel de Azeredo Muniz, and Amilcar Brum Barbosa. "Branqueamento de corais e outros cnidários bentônicos no costão rochoso da Praia do Forno (Arraial do Cabo, RJ) durante as anomalias térmicas das águas superficiais do oceano ocorridas nos meses de fevereiro e maio de 2019." Revista Vértices 23, no. 2 (June 1, 2021): 560–79. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p560-579.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetiva descrever as ocorrências de branqueamentos dos corais e de outros cnidários bentônicos no costão rochoso da Praia do Forno (Arraial do Cabo, RJ), observadas em fevereiro (verão) e maio (outono) de 2019, relacionando-as com possíveis eventos de aquecimento das águas superficiais do oceano. As cartas de anomalias térmicas foram obtidas pelo INMET e os trabalhos de campo foram desenvolvidos baseados no Protocolo AGRRA. Foram utilizados dois transectos de 10 m de comprimento, colocados de forma contínua e paralelos ao eixo maior do costão rochoso, onde foram distribuídos quadrats de 36X36 cm, nas posições demarcadas em: 1, 3, 5, 7 e 9 m ao longo destes transectos e fotografados para obtenção dos dados. Foram calculados: o número total de colônias, número de colônias branqueadas e a média da área de cada espécie de cnidário bentônico afetada por diferentes intensidades de branqueamento (fraco ou forte). Quatro espécies de cnidários bentônicos foram identificadas, dentre estas, Millepora alcicornis e Palythoa caribaeorum sofreram branqueamento forte e fraco, com aumento principalmente do branqueamento forte no mês de maio – período antecedido, por anomalia térmica de valor 2,0 oC durante todo o mês de março e na segunda quinzena de abril; enquanto Siderastrea stellata e Zoanthus sp. não sofreram branqueamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tanaka dos Santos, Hugo Shigueo, and Daniel Gardelli. "Análise da Lei de Biot-Savart em comparação com a força entre elementos de corrente de Ampère." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 34, no. 3 (December 8, 2017): 864–79. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p864.

Full text
Abstract:
Atualmente, utilizamos a lei de Biot-Savart, e também a força de Grassmann, para estudar os efeitos do campo magnético e observamos que esta força aparentemente não satisfaz ao princípio da ação e reação. Em contrapartida, a força de Ampère sempre satisfaz a este princípio explicitamente e sempre na forma forte. O presente trabalho faz uma análise histórica do desenvolvimento destas duas equações de força, que foram desenvolvidas a partir de interpretações do experimento de Ørsted. Também faz uma análise comparativa entre as duas equações a fim de verificar se ambas fornecem o mesmo resultado e mostrar que a expressão de Grassmann, de fato, não satisfaz ao princípio da ação e reação. A força de Ampère, além de sempre obedecer ao princípio da ação e reação na forma forte, explica os fenômenos a partir da ação a distância, que é mais simples de ser observada e possui muitos outros resultados poderosos, não só no eletromagnetismo. Para realizar a comparação entre as duas abordagens, calculamos a força que um fio retilíneo infinito exerce em uma espira de material condutor, ambos com corrente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Intini, Ugo. "Avanti!, il quotidiano socialista che alfabetizza e forma." Forum Italicum: A Journal of Italian Studies 54, no. 1 (March 29, 2020): 140–65. http://dx.doi.org/10.1177/0014585820909285.

Full text
Abstract:
Avanti! non è solamente il quotidiano che accompagna la storia del Partito Socialista Italiano, ma anche il primo agente di alfabetizzazione e acculturamento del mondo del lavoro e dei ceti meno favoriti. L’autore, che è stato direttore del giornale, sottolinea la forte presenza di letterati e uomini di cultura sulle colonne del quotidiano, con riferimenti specifici ad autori come De Amicis, Soldati, Bassani, Bevilacqua, Bianciardi, Cassola, Castellaneta; a pittori e disegnatori come Scalarini, Podrecca, Boccioni, Sironi; critici teatrali letterari e d’arte come Antonio Gramsci, Paolo Grassi, Carlo Fontana, Franco Fortini, Bonito Oliva, Argan, Barilli; protagonisti dello spettacolo come Gasmann, Lattuada, Rosi, Wertmüller; artisti come Cascella, Cantatore, Maccari, Pomodoro, fino a Carlo Rambaldi, collaboratore dalla provincia emiliana di Ferrara che, emigrato negli Stati Uniti, creò E.T. per Spielberg. Vera antologia della cultura italiana tra Ottocento e Novecento, il quotidiano soffrì l’attacco e la distruzione del fascismo, per riprendersi ancora con più vigore nel dopoguerra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Almeida Duvoisin, Lauro Allan, and Sonia Maria Ranincheski. "O conceito de Estado em René Zavaleta e a influência de Antonio Gramsci." Revista Debates 13, no. 1 (April 22, 2019): 106–25. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.88932.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a contribuição de René Zavaleta Mercado para a compreensão da problemática do Estado na América Latina, buscando identificar a influência de Gramsci em suas obras. Analisamos três artigos do autor: Problemas de la determinación dependiente y la forma primordial; El Estado en América Latina e; Formas de operar del Estado en América Latina (bonapartismo, populismo, autoritarismo). Verificamos a forte influência de Gramsci sobre a obra de Zavaleta. Em especial, percebe-se que ambos se inserem no debate marxista sobre o papel da superestrutura na manutenção ou transformação da sociedade. Contudo, verifica-se também um forte grau de originalidade na operacionalização de alguns conceitos que o sociólogo boliviano propõe ao analisar a realidade latino-americana. Destaca-se, ademais, a grande preocupação de Zavaleta em compreender as diferentes formas assumidas pelos Estados em conformidade com suas especificidades nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Martins, Paolo, Ana Carolina Souza Da Silva, Diogo Majerowicz Maneschy, Celso Sánchez, Monica Cardoso Ambivero, and Alexandre Ferreira Lopes. "Educação Ambiental Crítica, da Teoria à Prática Escolar: Análise da experiência de um projeto no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 14, no. 2 (June 18, 2019): 86–102. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2683.

Full text
Abstract:
Este trabalho investigou as possibilidades da inserção da Educação ambiental (EA) em uma escola publica, bem como suas potencialidades e desafios, tendo como base teórica a EA crítica. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Participante. Os fatores limitantes constatados para a inserção da EA crítica foram a fragilidade na formação docente, não inserção da EA no Projeto Politico Pedagógico da escola, forte presença de projetos que reproduzem o paradigma hegemônico da sociedade capitalista, entre outros. As principais potencialidades constatadas são a inserção da EA no PPP escolar elaborado de forma coletiva, garantia de formação continuada dos professores, articulação com a comunidade local e realização da EA de forma disciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Hernandez, José Augusto Evangelho. "Reavaliando o Bem Sex-Role Inventory." Estudos de Psicologia (Campinas) 26, no. 1 (March 2009): 73–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2009000100008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura do Bem Sex Role Inventory respondido por uma amostra não probabilística de homens e mulheres brasileiras. Mais de uma década após a última revisão brasileira do inventário, um novo exame faz-se necessário, devido à forte influência cultural sobre seus itens. A escala foi aplicada junto a 922 sujeitos, recrutados em diversos locais de Porto Alegre (RS) e região metropolitana. Foi realizada uma avaliação da estrutura da escala usando a técnica estatística análise fatorial. Além disso, foi examinada a fidedignidade do instrumento. Os resultados obtidos foram comparados com os estudos anteriores. Em geral, apareceram evidências que dão forte apoio à versão verificada e, desta forma, habilitam-na para ser usada na pesquisa psicológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Maria Rejane da. "Apontamentos de pesquisa sobre as missões Batistas Brasileiras em Moçambique e Angola a partir do “Jornal Baptista”." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 4, no. 2 (December 18, 2015): 6. http://dx.doi.org/10.46269/4215.51.

Full text
Abstract:
A segunda metade do século XIX se constitui como um período de forte impulso missionário protestante nos países africanos de colonização Portuguesa. A presença de diferentes agências missionárias protestantes em território africano não só introduziu outras formas de cristianismo, mas também interviu nos aspectos políticos, sociais e culturais das populações. Dessa forma, esse texto busca discutir a presença dos missionários batistas brasileiros e as relações culturais estabelecidas entre eles e africanos moçambicanos e angolanos no decorrer da década de setenta do século XX. Utilizaremos como fonte de análise alguns artigos publicados no “Jornal Baptista”, órgão de comunicação criado pela Convenção Batista Brasileira em 1901. Tomamos como referencial teórico as reflexões propostas por Stuart Hall, Roger Chartier e Tvetzan Tdoorov acerca das alteridades e identidades culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Abbade, Celina Márcia de Souza, and Clese Mary Prudente Correia. "À sombra do juazeiro." Revista GTLex 6, no. 1 (October 6, 2020): 103–17. http://dx.doi.org/10.14393/lex11-v6n1a2020-6.

Full text
Abstract:
Ilustra-se, neste estudo, a tendência, na toponímia brasileira, de considerar os recursos vegetais como a fonte de maior inspiração para a nomeação de acidentes humanos, tomando por base os designativos dos seguintes municípios do estado da Bahia: Angical, Buritirama, Camaçari, Cansanção, Ibirapitanga, Juazeiro, Mucugê, Pau Brasil, Quixabeira, Umburanas e Xique-Xique. A escolha desses topônimos relaciona-se ao fato de apresentarem uma forte relação entre a espécie vegetal e o bioma onde o município se insere. Para a análise do corpus, foram utilizados os pressupostos da taxionomia proposta por Dick (1990) para um trabalho toponímico, com o propósito de demonstrar que, ao se deslocar do sistema lexical e assumir caráter denominativo, um signo comum e arbitrário de língua conecta-se de forma permanente ao lugar representado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Dos Santos Junior, Lourival Luiz, and Bruno Maia Halley. "MEDOS E MUROS EM CASA FORTE: TOPOFOBIAS DO RECIFE." Revista de Geografia 35, no. 1 (January 22, 2018): 236. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.234425.

Full text
Abstract:
O medo generaliza-se no imaginário e na forma urbana, reproduzindo um quadro de insegurança coletiva, comas “casas fortes” se multiplicando pela cidade. No Recife, o emanar de “edifícios-claustros”, ruas privatizadas,mansões e condomínios fechados, tecnicamente fortificados por guaritas, muros altos, cercas, espelhos e câmerasde vigilância, parece associar-se com espaços analogicamente opostos, estigmatizados como lugares domedo/insegurança. São recortes topofóbicos da cidade materializados em ruas escuras, becos, terrenos baldios,casas abandonadas, morros e comunidades pobres existentes à beira de rios. Situado na Zona Norte do Recife, obairro de Casa Forte externa em sua paisagem e no sentimento dos seus moradores mais abastados essa realidadeparadoxal, com muros materiais e imateriais erguidos à todo momento, intensificando estigmas, medos eestranhamentos. As dimensões concretas e simbólicas desta geografia do medo serão esmiuçadas, tomando comoanálise os temores e claustros de Casa Forte, aqui apreendido como um “bairrofobia”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Abreu, Paulo Giovanni de, Valéria Maria Nascimento Abreu, Luziane Franciscon, Arlei Coldebella, and Adriana Garcia do Amaral. "ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DE GLOBO NEGRO A PARTIR DA TEMPERATURA DE BULBO SECO." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 19, no. 6 (December 23, 2011): 557–63. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v19i6.273.

Full text
Abstract:
Uma desvantagem para se fazer o diagnóstico bioclimático de uma determinada região é a inexistência de medições da temperatura de globo negro (TGN) nas estações meteorológicas distribuídas ao longo do país. Dessa forma, propõemse equações para estimar a temperatura de globo negro a partir da temperatura de bulbo seco (TBS), para animais criados confinados e ao ar livre. Foram utilizados dados de TGN eTBS medidos dentro e fora dos aviários, analisados utilizando um modelo de regressão para predizer a TGN em função de TBS. Foram utilizados 5664 dados para análise da temperatura interna e 337 dados para a temperatura externa. As análises foram realizadas por meio do software estatístico R. Observou-se uma forte relação entre a temperatura de globo negro e a temperatura de bulbo seco. Dessa forma, para animais alojados em ambientes cobertos com temperatura de bulbo seco entre 0 e 35 oC, é possível estimar o TGN a partir da TBS. O modelo de regressão linear ajustado aos dados apresentou R² de 0,9788 e coeficiente de correlação de 0,9893. Nos dados de temperatura externa, a relação de TGN e TBS não é tão evidente. Esse fato ocorreu devido à forte influência da radiação solar no termômetro de globo negro. É possível estimar a TGN a partir da TBS para ambiente coberto e ao ar livre.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ramos, Natalia, Mabel Gonçalves Almeida, and Doris Ruthy Lewis. "Correlação dos achados do PEATE-FE e da avaliação comportamental em crianças com deficiência auditiva." Revista CEFAC 15, no. 4 (August 2013): 796–802. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013000400008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar e correlacionar os achados dos Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefáico por Frequência Específica e da avaliação comportamental, por Via aérea e Via óssea, em crianças com perda auditiva sensorioneural ou mista. MÉTODO: a casuística foi composta por dez crianças com até três anos de idade, diagnosticadas com perda auditiva sensorioneural. Foram realizados os PEATE-FE nas frequências de 0.5, 1, 2 e 4 kHz e a audiometria comportamental nas mesmas frequências, tanto por via aérea como por via óssea. Os resultados dos dois procedimentos foram correlacionados afim de verificar se o PEATE-FE é capaz de predizer o status auditivo de crianças com deficiência auditiva. RESULTADOS: os resultados mostraram forte correlação entre os dois procedimento nas quatro frequências estudadas por via aérea; já na via óssea, foi encontrada forte correlação nas frequências de 0.5, 1 e 2 kHz e moderada em 4 kHz. CONCLUSÃO: os PEATE-FE estimaram a audição com forte precisão quando comparados à audiometria comportamental. Desta forma, a aplicação dos PEATE-FE possibilita a estimativa da audição até que possam ser determinados, com segurança, os limiares comportamentais na população estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Resende, Natália Carolina Alencar, and Mailce Borges Mota. "A behavioral study to investigate the processing routes of grammatical gender in Brazilian Portuguese." REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM 25, no. 3 (June 13, 2017): 1367. http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.25.3.1367-1395.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo comportamental que teve como objetivo investigar se substantivos inanimados do português do Brasil, transparentes quanto ao seu gênero gramatical (substantivos femininos terminados em -a e masculinos terminados em -o) e opacos (outras terminações) são ou não processados por mecanismos cognitivos distintos. Para tanto, uma tarefa de concordância de gênero foi executada por 19 sujeitos em duas condições: entre um artigo definido e um substantivo (condição 1) e entre um substantivo e um adjetivo (condição 2). Fatores como a frequência dos substantivos e adjetivos (alta vs. baixa) e forma fonológica (transparente vs. opaca) foram manipulados. Os resultados mostram que, em ambas as condições, a frequência é um forte preditor de respostas mais rápidas, sugerindo que tanto formas transparentes quanto formas opacas podem ser armazenadas na memória. Este padrão foi encontrado em ambas as condições. Estes resultados foram interpretados como evidência para a visão unitária de processamento da linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Nunes, Adriana B., and Marise Lazaretti-Castro. "Raquitismo hipofosfatêmico: da clínica à genética molecular." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44, no. 2 (April 2000): 125–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302000000200004.

Full text
Abstract:
O raquitismo hipofosfatêmico dominante ligado ao cromossomo X é a forma mais comum de raquitismo familial, e caracteriza-se por hipofosfatemia associada a hiperfosfatúria e metabolismo anormal da vitamina D. Existem outras formas de hiperfosfatúrias hereditárias, sugerindo um complexo processo de homeostase do fosfato. Como não está definida qual a lesão básica do distúrbio, torna-se difícil o esclarecimento da fisiopatologia. Recentemente, através da abordagem de clonagem posicional, foi identificado um forte gene candidato, o PEX, que seria o responsável pelo distúrbio. Diversos tipos de mutações no PEX foram encontradas em cerca de 60 famílias. Os recentes avanços genéticos no estudo dessa doença muito têm contribuído para melhorar o entendimento da sua fisiopatologia e do controle do equilíbrio do fosfato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Andrade Oliveira, Dalila, and Ana Maria Clementino. "As políticas de avaliação e responsabilização no Brasil: uma análise da Educação Básica nos estados da região Nordeste." Revista Iberoamericana de Educación 83, no. 1 (May 20, 2020): 143–62. http://dx.doi.org/10.35362/rie8313877.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa as políticas educacionais dos nove estados da região Nordeste do Brasil. A partir de estudos documentais, buscou-se estabelecer, por meio do método comparativo, algumas semelhanças e diferenças entre os programas e políticas dirigidos ao corpo docente e funcional, à gestão da escola e à avaliação. Os estudos documentais foram realizados no âmbito de uma pesquisa em desenvolvimento que busca compreender em que medida a Nova Gestão Pública tem sedimentado um modelo transnacional de privatização dos serviços públicos, em especial a educação. A análise aponta uma forte presença das políticas de avaliação como uma característica comum entre os estados como estratégia para a melhoria da educação, mas a forma de conduzi-las varia consideravelmente. Foram classificados em três diferentes grupos os estados de acordo com as formas de condução dessas políticas, a partir dos sistemas de responsabilização que desenvolvem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mendiola Cabrera, Alfredo, and Liz Villanes Vergara. "Plásticos Forte S.A. Un caso de análisis de estados financieros." Cuadernos de difusión 7, no. 13 (December 30, 2002): 131–57. http://dx.doi.org/10.46631/jefas.2002.v7n13.08.

Full text
Abstract:
E s julio de 1995. Muy temprano por la mañana Mark Johanson llega a su oficina, en el octavo piso del edificio de Investment Consultants de Montreal, Canadá, donde se desempeña como consultor del área financiera. Durante el fin de semana ha estado analizando la forma como debe realizar la tarea que se le ha encomendado hace unos días.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Susigan, Cristina. "OS DESASTRES DA GUERRA: ICONOLOGIA POLÍTICA DO SOFRIMENTO." História Revista 21, no. 2 (October 9, 2016): 62. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v21i2.43382.

Full text
Abstract:
Mesmo antes do advento da fotografia, artistas registravam os horrores da guerra através de sua arte, como forma de dar a ver a dor dos outros e perpetuar um momento histórico. Francisco de Goya, pintor espanhol, é um exemplo deste registro. Através de pinturas e gravuras que demonstravam de forma crua e forte as crueldades cometidas duranre a invasão francesa em Espanha, descreve a guerra como algo inútil, cruel e sem glória. Antes dele, em 1633, Jacques Callot, já fizera gravuras sobre os horrores da guerra. Mas será com o advento da fotografia, como meio técnico que capta o real de forma tão viva e verdadeira como a própria natureza, que o registro fotográfico se torna uma forma específica de representar a catástrofe. Neste artigo tentaremos relacionar formas de representação através das gravuras de Goya, os primeiros registros fotográficos de Mathew Brady, na guerra de Secessão americana e a iconologia política de Aby Warburg, como registros da memória.Cristina Susigan
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

MALTA, José Celso O. "Ergasilus triangularis sp. n. (COPEPODA: ERGASILIDAE) das BRÂNQUIAS de Laemolyta taeniata (KNER, 1859), (CHARACIFORMES: ANOSTOMIDAE) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA." Acta Amazonica 24, no. 3-4 (1994): 309–16. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921994243316.

Full text
Abstract:
Ergasilus triangularis sp. nov. (Copepoda, Poecilostomatoida, Ergasilidae) é proposta. Os espécimens foram coletados dos filamentos branquiais de Laemolyta taeniata dos rios Jamari, Guaporé e Pacaás Novos do estado de Rondônia, Brasil. A nova espécie tem um espinho forte, pectinado e falciforme no artículo terminal do exopodito da primeira perna, indicando uma relação com outras sete espécies amazônicas de Ergasilus. Esta espécie difere das outras no tamanho dos espécimes, forma da antena e na ornamentação das pernas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Crisóstomo, Sofia, Ana Raquel Matos, Marta Borges, and Margarida Santos. "O Facebook faz bem à saúde? O caso “MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde” em Portugal." Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research 21, no. 2 (June 30, 2019): 123–33. http://dx.doi.org/10.21722/rbps.v21i2.29085.

Full text
Abstract:
Introdução: Ao longo da última década, assistimos ao recrudescimento de novas formas de ação coletiva, como consequência do forte impulso que as tecnologias de comunicação vieram dar às mobilizações coletivas. Objetivo: Apresentar o projeto de investigação-ação “MAIS PARTICIPAÇÃO melhor saúde” (MPms) – um movimento social na área da saúde – e demonstrar de que forma a utilização que este fez da internet o tornou um caso paradigmático de ativismo virtual em saúde. Métodos: Partindo da caracterização do projeto MPms e da sua dinâmica participativa e em rede, analisa-se de que forma o recurso preferencial à internet e às redes sociais – em particular, o Facebook - e ao contato online, funcionou como elemento transformador da realidade da participação na área da saúde em Portugal. Resultados: O MPms procurou, desde o início, alimentar uma forte presença virtual, consolidando uma base social de apoio em torno dos seus objetivos, divulgando ideias e iniciativas e lançando estrategicamente debates e questões ao seu público-alvo. Esse ativismo virtual veio contribuir de forma indelével para, por um lado, a sensibilização para a importância pública dos cidadãos participarem na decisão em saúde e, por outro, para o reforço do envolvimento regular dos cidadãos nas discussões em saúde, procurando uma capacitação que lhes permita uma futura participação em saúde verdadeiramente transformadora. Conclusão: Os resultados mostram que o net-ativismo constitui uma alavanca fundamental para a mobilização, ação coletiva e sensibilização pública, na área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Mendes, Jussara Maria Rosa, and Dolores Sanches Wünsch. "Trabalho, classe operária e proteção social: reflexões e inquietações." Revista Katálysis 12, no. 2 (December 2009): 241–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802009000200014.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o trabalho, a classe operária e as inquietações que recaem sobre a proteção social, na atualidade, explicitando de forma reflexiva os processos sociais que a reconfiguram. Evidencia que as contradições no desenvolvimento das forças produtivas estão presentes nas relações sociais e suas formas de reprodução contemporânea, as quais têm forte impacto na sociabilidade da classe operária. Aponta a fratura entre trabalho e proteção social, contextualizada no âmbito de novos processos societários resultantes da valoração predatória do capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Costa, Luciana Assis, and Jorge Alexandre Barbosa Neves. "Burocracia e inserção social: um estudo sobre o Ministério da Saúde na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)." Saúde e Sociedade 22, no. 4 (December 2013): 1117–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000400014.

Full text
Abstract:
Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) seja implementado de forma descentralizada, com forte ênfase municipalista, o papel de formulação e coordenação nacional da política de saúde se mantém sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, o que demonstra a importância da esfera federal na condução e indução dessa política. Este artigo é uma pesquisa qualitativa, na qual as técnicas de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo foi analisar a estrutura do aparato estatal responsável pela formulação e coordenação da política de saúde brasileira após a década de 1990, a partir da configuração da burocracia do Ministério da Saúde (MS) e as conexões do órgão com as forças societárias do setor. A perspectiva teórica de análise foi o institucionalismo sociológico, apoiado no modelo de autonomia inserida de Peter Evans (1995), somado ao conceito de isomorfismo de DiMaggio & Powell (1983). Os resultados demonstram que a gestão federal do SUS se encontra distante de um modelo tipo ideal weberiano e os avanços da política de saúde podem, parcialmente, ser explicados pela disseminação de uma forte cultura sanitarista que atuou de forma a compensar a ausência de elementos típicos das burocracias tradicionais na condução da política de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sardá, Luana G., Martha M. Higarashi, Susana Muller, Paulo A. Oliveira, and Jucinei J. Comin. "Redução da emissão de CO2, CH4 e H2S através da compostagem de dejetos suínos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 9 (September 2010): 1008–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000900014.

Full text
Abstract:
Em conjunto com o crescente desenvolvimento da tecnologia para a produção de suínos ocorreu uma forte exploração e degradação do ambiente, razão pela qual a atividade se transformou em fonte poluidora das regiões produtoras. Buscam-se, então, alternativas que minimizem o potencial poluidor do atual sistema de produção. O trabalho proposto foi comparar o perfil de emissão de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e gás sulfídrico (H2S) do manejo de dejetos suínos nas formas sólida (compostagem) e líquida (esterqueira), e avaliar a eficiência do processo de compostagem através dos parâmetros físico-químicos. O ensaio foi implantado no campo experimental da EMBRAPA Suínos e Aves, localizada no município de Concórdia, SC. Contatou-se, na compostagem, uma redução de 7 vezes na emissão de CH4, com relação à esterqueira; a emissão de CO2 representou 78,5% do carbono total mineralizado. Considerando-se que a emissão de H2S foi expressiva apenas no manejo dos dejetos na forma líquida, pode-se afirmar que o manejo dos resíduos na forma sólida é uma alternativa para a redução dos impactos ambientais pela mitigação do efeito estufa e pela redução de odores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

MALTA, José Celso O., and Angela Μ. VARELLA. "Ergasilus yumaricussp. n. (COPEPODA: ERGASILIDAE) DAS BRÂNQUIAS DE Pygocentrus nattereri (KNER, 1860), Serrasalmus rhombeus (LINNAEUS, 1819) E Pristobrycon eigenmanni (NORMAN, 1929) (CHARACIFORMES : SERRASALMIDAE) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA." Acta Amazonica 25, no. 1-2 (1995): 93–100. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921995252100.

Full text
Abstract:
Ergasilus yumaricussp. n. (Copepoda, Poecilostomatoida, Ergasilidae) é proposta. Os espécimens foram coletados dos filamentos branquiais de Pygocentrus nattereri, Serrasalmus rhombeuse Pristobrycon eigenmannido Rio Guaporé próximo à Pimenteiras, rios Guaporé e Mamoré próximo à Surpresa, rio Jiparaná próximo à Jiparaná e Pacaás Novos próximo à Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, Brasil. A nova espécie tem uma seta forte, pectinada e falciforme no primeiro exopodito, indicando uma relação com outras seis espécies amazônicas. Esta espécie difere das outras na forma do corpo, ornamentações das pernas, antenas e urossomitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Francisco, Arlete Maria, and Vitor Manoel Araújo de Oliveira. "Explorando as relações entre forma urbana e tecido social." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 2 (November 9, 2020): e00164. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i2.164.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma avaliação da forma urbana e da base social de Azevedo, na freguesia de Campanhã, Porto, Portugal, com o objetivo de verificar se as fragilidades do tecido urbano correspondem às fragilidades do tecido social e à representação que os habitantes têm do lugar. A avaliação da forma física pautou-se na metodologia Morpho, considerando seis critérios que podem definir o grau de urbanidade da área: (i) acessibilidade das vias; (ii) dimensão dos quarteirões; (iii) densidade das parcelas; (iv) alinhamento das edificações; (v) época de construção da edificação e (vi) uso do solo e das edificações. A base social é avaliada através de um mapeamento quantitativo elaborado a partir dos dados estatísticos, considerando os conceitos de exclusão social. E o mapeamento das representações sociais dos habitantes da área é elaborado por meio de depoimentos coletados em trabalho de campo. Os resultados indicaram correspondência entre áreas de configuração urbana mais frágeis e grupos sociais mais frágeis, isto é, mais suscetíveis à exclusão social, mas o contrário (inclusão) não se verificou. Por outro lado, mostrou que há uma forte correspondência entre as fragilidades da forma física e as representações simbólicas do lugar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Tonello, Kelly Cristina, Herly Carlos Teixeira Dias, Agostinho Lopes de Souza, Carlos Antonio Alvares Soares Ribeiro, and Fernando Palha Leite. "Morfometria da bacia hidrografica da Cachoeira das Pombas, Guanhães - MG." Revista Árvore 30, no. 5 (October 2006): 849–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622006000500019.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi estudar a morfometria da bacia hidrográfica da Cachoeira das Pombas, localizada no Município de Guanhães, MG. A base de dados foi disponibilizada pelo convênio SIF/CENIBRA/UFV e consistiu dos dados matriciais Modelo Digital de Elevação Hidrologicamente Consistente (MDEHC), rede hidrográfica e direções de escoamento. As características morfométricas e delimitação da bacia e sub-bacias hidrográficas foram obtidas automaticamente pelo software Hidrodata 2.0. A área de drenagem encontrada foi de 6,981 km² e o perímetro de 14,864 km. De forma geral, constatou-se que a área estudada possui forma alongada, com baixa densidade de drenagem, relevo forte-ondulado e declividade média de 33,9%. Esses parâmetros possuem grande influência sobre o escoamento superficial e, conseqüentemente, sobre o processo de erosão, que resulta em perda de solo, água, matéria orgânica, nutrientes e microfauna, que podem vir a provocar o assoreamento e eutrofização dos corpos d'água. Quanto à orientação do terreno, pôde-se se constatar que 41% do terreno da bacia hidrográfica está exposto à face norte-oeste, e 33% de sua área total encontra-se sombreada. Para um estudo mais detalhado, procuraram-se caracterizar suas sub-bacias, onde cada uma foi analisada individualmente, concluindo-se que as cinco sub-bacias apresentam deficiência de densidade de drenagem e forma alongada. Em termos de declividade média, os valores variaram entre 29,6 e 40,4%, representando o relevo forte-ondulado. Pôde-se constatar, também, que a morfometria diferenciada entre as sub-bacias evidencia a necessidade de um manejo específico de cada uma delas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rodrigues, Denise Sousa, Sabrina Beatriz Mendes Nery, Getulivan Alcantara de Melo, Joyciane Soares Araújo Mendes, Guilherme Antônio Lopes de Oliveira, and Almiro Mendes da Costa Neto. "Impactos causados pela polifarmácia em idosos: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 15, 2021): e28810212263. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12263.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os impactos causados pela polifarmácia em idosos. Metodologia: Tratou-se de uma revisão descritiva de abordagem qualitativa, com as pesquisas realizadas na base de dados online Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em seus sites afiliados. Incluíram-se publicações divulgadas entre 2014 e 2018, com texto completo, artigos, monografias e teses nos idiomas português e inglês, disponíveis de forma gratuita, que atendessem até três descritores utilizados. Foram excluídos trabalhos com data inferior a 2014, também àquelas que apresentavam apenas resumos e citações com idiomas diferentes dos citados anteriormente. O estudo foi composto pela análise de 9 publicações. Resultados: evidencia-se que o uso de vários medicamentos combinados ou não a outras formas de atenção à saúde suplementar, é uma prática comum em idosos e é frequentemente descrito na literatura como uma dificuldade atual devido às complicações e seus impactos nos custos do sistema de saúde. Conclusão: percebeu-se que a polifarmácia é um problema habitual em muitos idosos. Isso se deve também ao fenômeno da medicalização que já se acha enraizada em nossa cultura. Dessa forma com o percorrer do tempo os idosos incorporam cada vez mais drogas a seu cotidiano, impulsionados pela indústria farmacêutica, que por conta do seu forte marketing, assegurando insumos de grande relevância, faz com que esses indivíduos usem medicamentos de forma concomitante, muita das vezes a partir da automedicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lamberti, Luana, and Scott A. Schwenter. "Testando o papel da referência temporal na forma do imperativo em Português Brasileiro." Revista Linguíʃtica 14, no. 2 (September 15, 2018): 231–58. http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17625.

Full text
Abstract:
O imperativo em português brasileiro pode ser expresso tanto com indicativo (come!) quanto subjuntivo (coma!). Pesquisas anteriores explicam esta variação segundo a região e como mudança em progresso para o indicativo. Nossa pesquisa experimental mostra que falantes de diversas regiões compartilham uma forte preferência pela forma do subjuntivo quando o contexto discursivo referido ocorre em um futuro distante, enquanto o indicativo é favorecido em contextos mais imediatos. A análise estatística dos dados revela que só nesses últimos contextos se percebe uma possível mudança em progresso para mais indicativo. O uso do subjuntivo em contextos temporais distantes mostra estabilidade. Concluímos que uma explicação adequada da variação precisa tomar em conta a referência temporal do imperativo em seu contexto discursivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Souza, Tomé De, and Nelson Guilherme Machado Pinto. "GOVERNANÇA PÚBLICA: LEVANTAMENTO DE NOÇÕES DE GOVERNANÇA EM UMA ÁREA ADMINISTRATIVA DE UMA UNIDADE GESTORA DO EXÉRCITO BRASILEIRO." Práticas de Administração Pública 2, no. 3 (December 16, 2019): 66. http://dx.doi.org/10.5902/2526629239075.

Full text
Abstract:
Esse estudo buscou verificar qual o entendimento sobre o tema governança pública, numa Organização Militar do Exército Brasileiro, na cidade de Santa Maria-RS, entre os seus agentes, gestores e executores, da administração pública militar. Foram entrevistados dez militares, de cinco seções administrativas diferentes. Os militares entrevistados foram cinco oficiais e cinco praças. O tipo de entrevista foi estruturada e o método de pesquisa utilizado foi o qualitativo. Verifica-se que o entendimento sobre o tema entre os militares estudados ainda é mediano e possui muitas lacunas entre a teoria e a prática descrita. O entendimento sobre os princípios de governança pública, apesar de serem, sem exceção, confirmados pelos agentes, em relação à organização, não se identificaram totalmente nos exemplos práticos citados ou mesmo na descrição do princípio, ou seja, foram parcialmente identificados. Da mesma forma, o entendimento sobre a identificação das práticas relacionadas a esses princípios, também foram parcialmente identificados, de forma mais forte ou mais fraca. Cabe ressaltar, entretanto, que o tema governança pública é muito mais recente, ainda, no âmbito das Forças Armadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sanchez, Rodrigo Baracat, José Marques Júnior, Zigomar Menezes De Souza, Gener Tadeu Pereira, and Marcílio Vieira Martins Filho. "Variabilidade espacial de atributos do solo e de fatores de erosão em diferentes pedoformas." Bragantia 68, no. 4 (2009): 1095–103. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052009000400030.

Full text
Abstract:
As formas do relevo podem ser indicadores da variação dos atributos do solo, pois essa variabilidade é causada por pequenas alterações do declive que afetam os processos pedogenéticos bem como o transporte e o armazenamento de água no perfil do solo. O trabalho foi desenvolvido em Catanduva (SP), com o objetivo de caracterizar a variabilidade espacial de atributos do solo e fatores de erosão em diferentes pedoformas sob cultivo de cana-de-açúcar. De acordo com o modelo de Troeh classificou-se as formas do relevo em duas pedoformas, côncava e convexa. Com a utilização de um DGPS levantaram-se as cotas altimétricas, estabelecendo-se uma malha, com intervalos regulares de 50 m, com 270 pontos na pedoforma côncava e 353 pontos na pedoforma convexa, perfazendo um total de 623 pontos, coletados na profundidade de 0,0 - 0,2 m em uma área de 200 ha. Em cada ponto da malha foram determinados os atributos químicos do solo, granulometria, espessura do solo e fatores de erosão locais, tais como erosividade (R), erodibilidade (K), fator topográfico (LS), uso e manejo (C), práticas conservacionistas (P), potencial natural de erosão (PNE), perda de solo (A) e risco de erosão (RE). Os dados foram avaliados primeiramente por uma análise estatística exploratória, calculando-se a média, mediana, variância, coeficiente de variação, coeficiente de assimetria, coeficiente de curtose e teste de normalidade. Posteriormente, a dependência espacial foi verificada por meio da técnica de geoestatística utilizando-se semivariogramas. As maiores perdas de solo, risco de erosão e potencial natural de erosão e menor espessura do solo ocorreram na pedoforma convexa, indicando forte dependência espacial com a forma do relevo. A pedoforma côncava proporcionou maior variabilidade espacial, demonstrando que a forma do relevo condiciona padrões diferenciados de variabilidade. A magnitude da variabilidade dos atributos do solo é mais influenciada pela forma do relevo que pela erosão. A espessura do horizonte A+E integrado com a forma do relevo é um indicador de processos erosivos para classe de Argissolos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography