To see the other types of publications on this topic, follow the link: Forma italiana.

Journal articles on the topic 'Forma italiana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Forma italiana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Nannini, Alda. "Note sulla forma italiana "orecchio"." Romance Philology 54, no. 2 (January 2001): 351–60. http://dx.doi.org/10.1484/j.rph.2.304399.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manfio, Juliana Maria. "As comemorações do centenário da imigração italiana (Colônia Silveira Martins, 1975-1993): a construção da identidade étnica através da comida." Ágora 21, no. 1 (July 16, 2019): 66–73. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v21i1.12792.

Full text
Abstract:
A alimentação é um dos elementos que preserva hábitos e costumes e promove a construção de identidades, distinguindo os grupos étnicos através do que se alimenta e a forma como se alimenta. Como uma forma de evidenciar esses elementos, durante as comemorações do Centenário da Imigração Italiana, os almoços e os jantares foram incorporados como ato de celebração da cultura italiana, marcando a identidade daquele grupo. Dessa forma, o presente trabalho buscou identificar os alimentos que compõem cada um dos conceitos de almoço e jantar à italiana na região da ex-colônia Silveira Martins. Para isso, foram analisados os convites, os folders e as noticias dos jornais A Razão e O Radar que anunciavam os cardápios oferecidos nas festas. Por fim, a comida servida durante as festividades, preservando determinados comportamentos, hábitos e costumes dos imigrantes italianos e, nesse sentido, redefine a identidade na região colonial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cordeiro, Maryelle Joelma, Lorenza Lourenço, and Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha. "Toponímia transplantada de origem italiana no Brasil: o caso do modificador “novo” / Transplanted Toponymy of Italian Origin in Brazil: the Case of the Modifier “novo” (“New”)." Caligrama: Revista de Estudos Românicos 26, no. 1 (April 22, 2021): 69. http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.26.1.69-94.

Full text
Abstract:
Resumo: Topônimos são nomes próprios que designam lugares. Neste trabalho, o objeto de análise são topônimos que denominam agrupamentos humanos, especificamente municípios e distritos, transplantados da toponímia italiana para a toponímia brasileira por meio da adoção do modificador “novo”. Após o exame de todos os nomes de municípios e distritos brasileiros, 16 topônimos foram incluídos no conjunto de dados a serem analisados. Esses topônimos foram estudados considerando-se aspectos linguísticos, em particular morfológicos e semânticos, e histórico-culturais. Observou-se que, na grande maioria dos casos, os topônimos italianos transplantados no Brasil passaram a ser utilizados na toponímia brasileira para nomear lugares ocupados por comunidades de imigrantes italianos, caracterizando, assim, uma forma de evocação da terra natal.Palavras-chave: toponomástica; toponímia transplantada; língua italiana no Brasil; imigração.Abstract: Toponyms are proper names that designate places. In this article, the object of analysis are toponyms that denominate human groupings, specifically municipalities and districts, transplanted from Italian toponymy to Brazilian toponymy through the adoption of the modifier “novo” (“new”). After examining all the names of Brazilian municipalities and districts, 16 toponyms were included in the data set to be analyzed. These toponyms were studied considering linguistic, in particular morphological and semantic, and historical-cultural aspects. We observed that, in the vast majority of cases, Italian toponyms transplanted in Brazil started to be used in Brazilian toponymy to name places occupied by Italian immigrant communities, thus characterizing a form of evocation of the homeland.Keywords: toponomastics; transplanted toponymy; Italian language in Brazil; immigration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Manfio, Juliana Maria, and Vitor Otávio Fernandes Biasoli. "Entre o sacerdócio e a pesquisa histórica: a trajetória de Padre Luiz Sponchiado na Quarta Colônia de imigração italiana-RS." Revista Brasileira de História das Religiões 9, no. 27 (December 28, 2016): 67. http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i27.32002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como interesse compreender como Padre Luiz Sponchiado atuou e articulou suas ações nos campos político e cultural em prol da construção de uma “identidade italiana na Quarta Colônia”. Tal espaço localiza-se na região central do Rio Grande do Sul e recebeu imigrantes italianos no final do século XIX. Para desenvolver essa pesquisa, foram analisadas e questionadas as fontes, as quais foram confrontadas com a historiografia da imigração italiana. Utilizou-se especialmente os manuscritos de Padre Luiz Sponchiado, os registros dos livros de genealogia produzidos por ele, suas correspondências, recortes de jornais, entre outros documentos que foram encontrados no Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG – Nova Palma), acervo criado e organizado pelo próprio sacerdote. O estudo evidenciou a forma como o pároco construiu a história da Quarta Colônia e como auxiliou na reafirmação de uma identidade italiana, sendo comum entre os moradores dessa região. As discussões da historiografia e o método de análise das fontes permitem entender que a trajetória desse indivíduo tornou-se recurso essencial para reconstituir o contexto histórico da Quarta Colônia, dos acontecimentos e da dinâmica vivida nesse espaço, na medida em que Padre Luiz Sponchiado foi capaz de agir e transformar o local da forma mais oportuna, correspondendo às circunstâncias vividas pelos antigos núcleos de colonização para a reafirmação de uma identidade, com matriz italiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bertonha, João Fábio. "De Roma para o Atlântico. Jornais e jornalistas de língua italiana entre a Itália, a Europa e a América Latina durante o fascismo." Diálogos 24, no. 1 (March 4, 2020): 498–512. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v24i1.44074.

Full text
Abstract:
Durante o período fascista, a imprensa era considerada um instrumento fundamental para a criação do “homem novo” italiano e, da mesma forma, para a difusão dos ideais do fascismo fora da Itália. Através de várias agências governamentais (e, posteriormente, do MinCulPop), o governo italiano promovia a circulação de artigos e de material de propaganda pelo mundo, nos mais diversos idiomas. Do mesmo modo, a imprensa em língua italiana, publicada nos vários países de imigração italiana, servia de instrumento para essa mesma divulgação. O objetivo dessa comunicação é apresentar os canais de reprodução jornalística (os jornalistas, os jornais, as franquias telegráficas e outros), tanto em língua italiana como em outros idiomas, que conectavam a Itália com os países da América Latina. Em última instância, o objetivo é verificar como a imprensa e os jornalistas foram fundamentais na criação de uma rede transnacional fascista entre a Itália, a Europa e a América Latina no período considerado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filoni, Rosaria. "L'emozione e la forma Introduzione all'edizione italiana." GROUNDING, no. 2 (January 2015): 77–82. http://dx.doi.org/10.3280/gro2014-002007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zanini, Maria Catarina Chitolina. "Um olhar antropológico sobre fatos e memórias da imigração italiana." Mana 13, no. 2 (October 2007): 521–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132007000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar de que forma os migrantes italianos que se dirigiram para a região central do estado do Rio Grande do Sul em finais do século XIX conduziram a colonização local e quais as categorias sociais presentes nesse processo. Utilizarei como fonte as memórias escritas por dois imigrantes: Julio Lorenzoni (publicadas em 1975) e Andrea Pozzobon (publicadas em 1997), bem como o Álbum do Primeiro cinqüentenário da imigração italiana no estado, escrito em italiano e impresso em 1925. Efetuar uma análise antropológica das narrativas documentais dessa imigração é algo extremamente fértil para se compreender, também, a dinâmica contemporânea das reivindicações étnicas em nível local, que se sustentam na construção de uma origem baseada na ancestralidade italiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Torquato, Carolina Pizzolo. "Le varietà del repertorio linguistico e l’insegnamento dell’italiano come lingua straniera." Revista de Italianística, no. 21-22 (December 30, 2011): 149. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p149-160.

Full text
Abstract:
O italiano apresenta uma ampla gama de variação do seurepertório linguístico que, como se sabe, não se limita à simples distinção entre língua e dialeto (ou língua e dialetos). Pode-se afirmar que a peculiar história da língua italiana produziu uma verdadeira multiplicidade de repertórios linguísticos, de forma que não existe um único repertórioválido para todos os italianos: até mesmo o, assim chamado, “italiano standard” (ou “neo-standard”) não é senão uma variante entre tantas outras que compõem a complexa arquitetura do italiano contemporâneo.Conhecer o quadro dessas variantes linguísticas, aprender a distinguilas e a usá-las nos diferentes contextos situacionais, faz parte da competência comunicativa de um falante nativo ou estrangeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cavino, Massimo. "UNA CONCEZIONE SVALUTATIVA DELLA RAPPRESENTANZA PARLAMENTARE: IL CONTRATTO DI GOVERNO." Il Politico 251, no. 2 (March 3, 2020): 221–38. http://dx.doi.org/10.4081/ilpolitico.2019.246.

Full text
Abstract:
Durante la XVIII legislatura, i leader della maggioranza parlamentare italiana hanno accettato di formare un governo di coalizione attraverso il "Contratto per il governo del cambiamento". L'approvazione di questo documento ha rappresentato una novità significativa nella politica italiana e, di conseguenza, merita un'attenta considerazione. Il saggio si concentra sulla forma giuridica del "Contratto" e prende in considerazione i suoi effetti sul funzionamento del Parlamento e del Gabinetto italiano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Manfio, Juliana Maria. "As Crônicas da Colonização: a produção literária sobre a imigração italiana na região da quarta colônia (1975)." Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 39, no. 1 (January 1, 2017): 71. http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i1.31773.

Full text
Abstract:
A região da Quarta Colônia celebrou, a partir de 1975, as comemorações do Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Para essas festividades, cada localidade preparou de sua forma, atividades como missas, desfiles, jantares, almoços. Além disso, como forma de divulgar o processo imigratório, padre Luiz Sponchiado – pároco do município de Nova Palma – produziu as crônicas da colonização, com o intuito de relatar o cotidiano dos imigrantes italianos na referida região colonial. O presente trabalho procura compreender o discurso propagado sobre a imigração italiana nas festividades dos 100 anos da imigração italiana na Quarta Colônia, através das crônicas da colonização. Será analisado o conteúdo desse material, para compreender o discurso propagado sobre o processo imigratório na região da Quarta Colônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Manfio, Vanessa. "VINHO E CULTURA ITALIANA: ASPECTOS PRESENTES NA PAISAGEM RURAL DE NOVA PALMA, RS / BRASIL WINE AND ITALIAN CULTURE: ASPECTS OF GIFTS IN RURAL LANDSCAPE OF NOVA PALMA, RS, BRAZIL." Geographia Meridionalis 2, no. 2 (December 29, 2016): 234. http://dx.doi.org/10.15210/gm.v2i2.8933.

Full text
Abstract:
O vinho é um elemento importante da cultura italiana, pois permite a associação da identidade e memória coletiva, resultando em paisagens repletas de nostalgia e materialidade. No Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, a colonização italiana contribuiu para o aparecimento de várias paisagens vitícolas, já que o vinho é um elemento identitário deste povo. Dessa forma, este artigo apresenta uma reflexão sobre a cultura italiana e a paisagem vitícola presentes no espaço rural de Nova Palma, objetivando analisar o vinho como elemento da paisagem e da cultura italiana do povo deste espaço, através da abordagem da pesquisa qualitativa com realização de entrevistas semi-estruturas e revisão de literatura. Pretendendo assim, contribuir para as discussões sobre a cultura italiana, paisagem e o vinho. Os elementos ligados ao universo do vinho estão presentes na paisagem rural de Nova Palma - RS, cuja tradição e sentimento de pertencimento a cultura italiana são fortemente visíveis nos moradores do local através das formas espaciais, valores e hábitos. Neste município os vinhedos centenários, herança da colonização italiana, dividem espaços com novos cultivos de videira e com a fabricação artesanal do vinho.Abstract:Wine is an important part of Italian culture, because it allows the combination of identity and collective memory, resulting in landscapes full of nostalgia and materiality. In Brazil, especially in Rio Grande do Sul, the Italian colonization contributed to the emergence of several wine-growing landscapes, since wine is an identity element of this people. Thus, this article presents a reflection on Italian culture and wine landscape present in the rural areas of Nova Palma, aiming to analyze the wine as landscape element and the Italian culture of the people of this area, through the qualitative research approach to conducting semi-structures interviews and literature review. Intending thus contribute to the discussions about the Italian culture, landscape and wine. The elements connected to the wine universe are present in the countryside of Nova Palma- RS, whose tradition and feeling of belonging to Italian culture are highly visible in the local residents through the spatial forms, values and habits. In this municipality the Centennial Vineyards, heritage of Italian colonization, share space with new vine crops and the artisanal manufacture of wine.Keywords: Italian colonization; Rural areas; Identity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, Marcos Aurélio Da. "Os fascismos italiano e alemão - bases sociais e ideológicas e dinâmica geopolítica." Geosul 35, no. 74 (April 9, 2020): 12–37. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n74p12.

Full text
Abstract:
A partir de uma problematização da categoria de fascismo “clássico” que aponta para a necessidade de apreensão dos contextos históricos concretos em que se realiza a forma fascista de Estado, o artigo propõe analisar as características do fascismo nas formações sociais italiana e alemã do início do século XX. Pondo em destaque as complexas relações entre os elementos da estrutura social e ideológica presentes em cada uma destas formações sociais, bem como os efeitos geopolíticos que destas relações emerge, o artigo sustenta a tese de que os fascismos italiano e alemão assumiram respectivamente as formas concretas do fascismo débil ou elástico e do fascismo totalitário. Ao final, o artigo esboça um breve resumo da forma assumida pela luta antifascista na formação social italiana, marco das chamadas frentes populares e da democratização a partir de baixo das lutas contra o fascismo, bem como do papel militar que aí cumpriu, a partir da frente Leste, a URSS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pavani, Giorgia. "Estudio constitucional y legal del modelo territorial italiano." Prolegómenos 9, no. 17 (June 23, 2006): 161–77. http://dx.doi.org/10.18359/prole.2590.

Full text
Abstract:
<p>El artículo 114 de la Constitución italiana, modificado en el 2001, establece que «la República está constituída por los Municipios, las Provincias, las Ciudades metropolitanas, las Regiones y el Estado». Para poder comprender mejor las diferentes tendencias de la descentralización, así como el estado actual de la materia en Italia, es necesario proporcionar, aunque en forma breve, algunas nociones históricas.</p><p>Desde la caída del imperio romano hasta 1861 1 Italia ha estado dividida; el territorio italiano durante muchos siglos fue dominado por diferentes potencias extranjeras: la Iglesia en el centro, los Bórbones en el sur, los austriacos y los franceses en el norte, y mucho antes todavía había sido invadida por los pueblos bárbaros. Sin embargo, las diferentes formas de dominación extranjera no pudieron eliminar el poder municipal que desde el medioevo y hasta el período de la Unificación de Italia siempre ha estado presente. La mayoría de las ciudades italianas (Florencia, Milán, etc.) estaban organizadas a nivel territorial en forma de Municipios con autonomía propia</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Menegotto, Roberto Rossi, and João Claudio Arendt. "REGIONALISMO E ESSÊNCIA ITALIANA." Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões 9, no. 1 (September 11, 2019): 38–64. http://dx.doi.org/10.36113/litterata.v9i1.2466.

Full text
Abstract:
O presente artigo investiga a construção do estereótipo do colono italiano nashistórias em quadrinhos Radicci, de Carlos Henrique Iotti, com vistas a contribuir para osestudos sobre a identidade regional da Serra Gaúcha. A análise é feita a partir da seleção detrês categorias na série de histórias em quadrinhos: a construção do personagem Radicci, arepresentação do espaço rural em que se situam as narrativas e o conflito identitárioexistente entre o protagonista e seu filho Guilhermino. Para tanto, busca-se estabelecerrelações com o contexto histórico, social e cultural da Região de Colonização Italiana noRio Grande do Sul, a fim de averiguar a forma com que é feita a estereotipação dos traçosculturais do imigrante italiano. O aporte teórico é multidisciplinar, contemplando EstudosLiterários, História, Sociologia, Comunicação Social e Artes Visuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lazarević, Radmila. "NEOLOGISMI E FORESTIERISMI NELL’ITALIANO COME RIFLESSO DEI CAMBIAMENTI SOCIALI." Folia linguistica et litteraria XI, no. 30 (2020): 125–41. http://dx.doi.org/10.31902/fll.30.2020.8.

Full text
Abstract:
Neologismi o neoformazioni sono parole o espressioni nuove, coniate mediante le regole di formazione proprie del sistema lessicale di una lingua, ma non entrate ancora propriamente nell’uso comune, come gadgettistica, sviluppismo, gattizzare... Ogni anno, i dizionari monolingui italiani vengono aggiornati con centinaia di voci nuove. Molte di queste parole arrivano nella lingua italiana come forestierismi già formati, mantenendo pure la forma originale (selfie, Brexit, emoji), mentre altre vengono tradotte e utilizzate come calchi traduzione: post verità dall’inglese post truth, lavaggio del cervello dall’inglese brainwashing ecc. Questo contributo cercherà di dimostrare come le tendenze neologiche nella lingua italiana riflettano non solo l’attualità italiana, ma anche quella globale, nonché i cambiamenti che stanno trasformando la società, talvolta a livello giornaliero, e specialmente nel campo delle nuove tecnologie. A scopo di illustrare queste tendenze, saranno riportati non solo gli esempi più attuali di neologismi, ma anche quelli di voci che, benché da parecchi anni facciano parte integrante dei dizionari e del lessico italiano, sono entrate nella lingua come neologismi e poi a loro volta hanno influenzato la formazione di altri neologismi con la stessa base (Tangentopoli e le sue derivazioni moderne in – poli, con il significato specifico del confisso). Saranno riportati esempi di varie sfere della vita sociale, nonché quelli storicamente rilevanti nel contesto sociale, culturale o politico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Intini, Ugo. "Avanti!, il quotidiano socialista che alfabetizza e forma." Forum Italicum: A Journal of Italian Studies 54, no. 1 (March 29, 2020): 140–65. http://dx.doi.org/10.1177/0014585820909285.

Full text
Abstract:
Avanti! non è solamente il quotidiano che accompagna la storia del Partito Socialista Italiano, ma anche il primo agente di alfabetizzazione e acculturamento del mondo del lavoro e dei ceti meno favoriti. L’autore, che è stato direttore del giornale, sottolinea la forte presenza di letterati e uomini di cultura sulle colonne del quotidiano, con riferimenti specifici ad autori come De Amicis, Soldati, Bassani, Bevilacqua, Bianciardi, Cassola, Castellaneta; a pittori e disegnatori come Scalarini, Podrecca, Boccioni, Sironi; critici teatrali letterari e d’arte come Antonio Gramsci, Paolo Grassi, Carlo Fontana, Franco Fortini, Bonito Oliva, Argan, Barilli; protagonisti dello spettacolo come Gasmann, Lattuada, Rosi, Wertmüller; artisti come Cascella, Cantatore, Maccari, Pomodoro, fino a Carlo Rambaldi, collaboratore dalla provincia emiliana di Ferrara che, emigrato negli Stati Uniti, creò E.T. per Spielberg. Vera antologia della cultura italiana tra Ottocento e Novecento, il quotidiano soffrì l’attacco e la distruzione del fascismo, per riprendersi ancora con più vigore nel dopoguerra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Infante, Ulisses. "A imigração italiana no Inferno provisório." Letrônica 11, no. 3 (December 19, 2018): 349. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2018.3.31094.

Full text
Abstract:
É principalmente nas narrativas de Mamma, son tanto felice, livro que desempenhou o papel de volume inicial da pentalogia Inferno provisório, que Luiz Ruffato representa as relações entre os imigrantes italianos e a realidade social e natural da Zona da Mata mineira a que se incorporaram durante a primeira metade do século XX – considerados aqui os limites cronológicos definidos pela obra. A partir de 2016, Inferno provisório assumiu a forma de volume único e Mamma, son tanto Felice deixou de existir como unidade independente: as narrativas que formavam o livro foram distribuídas pelo autor ao longo do novo volume. Por meio de técnicas narrativas que privilegiam a fragmentação, a focalização seletiva e a heterogeneidade discursiva, Ruffato encena aquilo que ele mesmo denominou “uma tragédia”. O objetivo deste trabalho é expor os resultados da leitura e análise dos episódios de Inferno provisório cujo conjunto permite depreender uma interpretação do fenômeno histórico da imigração, não apenas a partir de pontos de vista subentendidos ou enunciados ao longo da narrativa, mas também decorrentes dos efeitos de sentido obtidos pela utilização de formas específicas de narrar na relação que estabelecem com a matéria narrada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Mordente, Olga. "herança da língua italiana na fala e na cultura dos Argentinos: italianismos e italianidade." Revista de Italianística, no. 38 (December 29, 2019): 99–111. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i38p99-111.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se propõe a ilustrar de que forma a cultura e a língua sofreram na Argentina significativas mudanças devido à forte imigração italiana. Normalmente são os imigrantes que se adaptam à cultura existente, mas, neste caso, o processo foi inverso ou recíproco. Nosso objetivo principal é, portanto, o de apresentar uma visão geral, por meio de depoimentos e entrevistas, das razões pelas quais uma pessoa de origem italiana decide estudar a língua dos pais ou dos avós, considerando que de 15 a 20 milhões de argentinos têm algum antepassado italiano, ou seja, praticamente metade da população. Queremos também mostrar como os descendentes não revelam, em sua maioria, traços de uma identidade italiana, mas, ao contrário, um interesse em obter a cidadania mais ligado às vantagens e às facilidades que isso representa para os cidadãos argentinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Farinaccio, Pascoal. "Pasolini e a forma da cidade." Remate de Males 40, no. 2 (November 30, 2020): 563–79. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v40i2.8660453.

Full text
Abstract:
Este artigo busca, primeiramente, analisar o curta-metragem de Pier Paolo Pasolini e Paolo Brunatto, Pasolini e... la forma della città (1974), discutindo os elementos fundamentais da crítica de arquitetura de Pasolini. Em sua fala no documentário, sobressaem: sua argumentação sobre a perfeição estilística da antiga cidade italiana de Orte, e sobre como a “forma da cidade” é aviltada pela especulação imobiliária que constrói edifícios de outra ordem estética em seu entorno; a relação entre arquitetura, natureza e luz; a importância de defender as obras de edificadores anônimos do passado e os centros históricos das cidades antigas; a crítica à sociedade de consumo e a seu poder de destruição das obras do passado. Em um segundo momento, aproximamos as reflexões de Pasolini às do filósofo e arquiteto italiano Roberto Perigalli, elaboradas em seu livro I luoghi e la polvere (2010), no qual verificamos muitas afinidades ideológicas e estéticas com o pensamento do cineasta. Em especial há uma convergência, aqui discutida, na valorização que os autores fazem do passado arquitetônico, cuja força revolucionária pode servir para uma crítica do cenário presente, a apreensão de uma beleza imperfeita e frágil que se nutre dos efeitos do envelhecimento causado pela passagem do tempo e o apreço pelas ruínas como possibilidade de vivência de uma temporalidade diversa, uma experiência de comoção perante a transitoriedade das coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Stucchi, Fernanda. "neorrealismo à comédia à italiana." Revista de Italianística, no. 39 (December 30, 2019): 14–22. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p14a22.

Full text
Abstract:
O período neorrealista do cinema italiano iniciou-se no imediato pós-guerra (1945), tendo seu período de produção mais importante e intenso entre 1945 e 1948. Paralelamente, desenvolveu-se a “commedia all’italiana” que, com características próprias, possuía um poder de atração cada vez maior junto ao público italiano. Na “commedia all’italiana” dá-se continuidade aos temas neorrealistas (as diferenças sociais e a pobreza na Itália do pós-guerra, o desemprego, a questão agrária, a falta de moradia, etc.), que podiam ser abordados com menos temor da pressão da censura, já que essa tendia a manter sua atenção voltada com mais empenho para o cinema ‘sério’. O público foi atraído pela forma com que os argumentos eram tratados, menos crua e triste daquela do cinema neorrealista: pois esse tipo de cinema melhor permitia a identificação do público com histórias parecidas com as suas e com temáticas sociais que abordavam as dificuldades pelas quais todos passavam, desde que fossem tratadas de forma cômica e divertida. A “commedia all’italiana” apresenta um catálogo de estereótipos italianos em um momento em que uma nova identidade nacional estava sendo construída e sentia-se a necessidade de sair em busca de novos caminhos a serem seguidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cunha, Evandro Landulfo Teixeira Paradela, and Lorenza Lourenço. "Letteratura di immigrati: composições poéticas publicadas na imprensa italiana Belo-Horizontina no início do século XX." Revista de Italianística, no. 41 (December 31, 2020): 14–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i41p14-34.

Full text
Abstract:
Em função da construção de Belo Horizonte, iniciada nos últimos anos do século XIX, ocorreu um intenso fluxo de imigrantes de origem italiana para a nova capital do estado. Nesse contexto, uma relevante manifestação sociocultural foi o surgimento de periódicos de imprensa voltados para a própria comunidade imigrante, a fim de que fossem constituídos meios de sociabilidade entre seus membros e, de alguma forma, fosse mantida sua identidade cultural. Vários desses periódicos preservaram-se graças à Coleção Linhares, atualmente mantida pela Universidade Federal de Minas Gerais, a qual contém edições que circularam em Belo Horizonte entre 1895 e 1954. Os principais objetivos deste trabalho são compilar, documentar e brevemente analisar composições poéticas publicadas no que pode ser chamada de imprensa italiana belo-horizontina dos primórdios do século XX. Coletou-se e examinou-se toda a produção poética publicada em edições dos periódicos prevalentemente em língua italiana que constam da Coleção Linhares, dando ênfase àquela produzida por imigrantes em Minas Gerais. Dessa forma, tornamos pública a atividade poética, geralmente amadora, dos italianos que constituíram o estado, contribuindo assim para a divulgação de manifestações literárias de comunidades imigrantes no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nuzzo, Elena, and Anna Whittle. "Insegnare la grammatica italiana a bambini immigrati. Un esperimento sul focus on form nella classe multilingue." Revista de Italianística 2, no. 26 (December 13, 2013): 47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p47-72.

Full text
Abstract:
Este trabalho explora as possíveis aplicações da didática da L2 na perspectiva do focus on form (foco na forma) na realidade multilíngue da escola primária italiana. A novidade deste estudo consiste no fato de que o tratamento didático experimental envolvei três turmas do segundo ano da escola primária (68 crianças), frequentadas por falantes nativos, quase-nativos e não-nativos de italiano, de idade entre sete e oito anos. Os principais informantes da experiência são, no entanto, apenas 14 aprendizes chineses que, após dois anos de escolarização na Itália, ainda manifestam uma escassa competência gramatical, embora com uma boa capacidade de comunicar com os pares e com os professores. Isso sugere que o ensino a que foram expostos na escola, essencialmente baseado no conteúdo, não tenha fornecido um input adequado para o desenvolvimento de sua interlíngua, na mesma linha do que foi constatado em estudos anteriores e em contextos análogos. A hipótese é, portanto, que, para facilitar a aquisição da L2 por parte dessas crianças fosse necessário inserir na prática didática um dispositivo de focalização da forma: o modelo do foco na forma nos pareceu ser o instrumento mais adequado para fazer isso, sem renunciar à qualidade comunicativa da interação. Os dados sobre a interlíngua das crianças foram coletada em três momentos: com um pré-teste antes do tratamento didático, um pós-teste logo após e um pós-teste tardio após seis semanas. Para eliciar a fala durante os testes foi utilizada uma bateria de tarefas planejadas para isso. O tratamento didático concentrou-se na flexão dos verbos e, em especial, três formas do presente do indicativo (1a e 2a do singular e 3a do plural). Esses objetivos gramaticais foram selecionados a partir dos dados coletadas com o pré-teste e analisados com base na Teoria da Processabilidade (Pienemann, 1998; Bettoni, Di Biase, in print). A análise estatística mostra um forte efeito positivo do tratamento didático para o grupo experimental tanto no pós-teste imediato quanto no pós-teste tardio; nenhuma variação significativa foi observada no grupo controle, que não recebeu nenhum tratamento. Com a análise qualitativa evidenciam-se claramente algumas etapas evolutivas para o grupo experimental. O estudo possui interessantes consequências na didática, pois demonstra que breves e regulares sessões de italiano L2 baseadas no foco na forma são benéficas para o desenvolvimento da interlíngua de crianças migrantes e podem ser aplicadas com eficácia na sala de aula multilíngue
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Panizzolo, Claudia, Gabriel Meneses Barros, and Andrea Faria Sousa. "“HEI DE CUMPRIR ESSES MEOS DEVERES DA MILHOR FORMA POSSIVEL”: indícios da presença italiana em São Paulo a partir do processo disciplinar contra professor público (Brotas, 1895/1896)." Dialogia, no. 37 (May 17, 2021): 1–13. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n37.19721.

Full text
Abstract:
Em 1895 foi iniciado um processo contra Luigi Pericles Salmena, de nacionalidade italiana que atuava como professor interino, em uma escola provisória na cidade de Brotas, interior do Estado de São Paulo. Este artigo tem por objetivo problematizar o exercício da docência pelo imigrante, valendo-se de um caso de processo disciplinar da Instrução Pública Paulista. Interroga-se assim, qual o lugar da docência nas pesquisas sobre história da imigração italiana em São Paulo. Ancorado nos referenciais da História Cultural e da História da Educação e tendo a análise documental como procedimento adotado, tem como fontes o processo disciplinar, leis, decretos e a imprensa local. Toma-se de empréstimo a conceituação de tática e estratégia de De Certeau (2014). Como conclusão tem-se as disputas de poder entre as Câmaras Municipais e os inspetores de distrito; bem como a inserção do imigrante italiano na Instrução Pública desde fins do século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pessetti, Mateus, and Luciane Rodrigues de Bittencourt. "A PRESENÇA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA NAS PAISAGENS E CANÁRIOS PRODUTIVOS RURAIS NO MUNICÍPIO DE GUAPORÉ/RS." Geopauta 2, no. 2 (August 27, 2018): 66. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v2i2.3848.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca identificar a presença da imigração italiana nas paisagens rurais do município de Guaporé/RS. Especificamente, contextualiza-se o processo de ocupação da imigração italiana no Rio Grande do Sul, especialmente de Guaporé, as contribuições e a materialização da referida etnia nas paisagens rurais, com ênfase para os aspectos relacionados ao cenário produtivo. A pesquisa fundamenta-se na pesquisa bibliográfica dos temas centrais e na realização do trabalho de campo, onde faz-se a coleta de material fotográfico para a análise. Estabelecida a matriz teórico-conceitual juntamente com a coleta de material em campo, realiza-se as discussões. Desta forma, o colono italiano perpetua-se no cenário produtivo através do cultivo de milho e uva, para o consumo próprio e para o comércio local/regional/nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bubbico, Davide. "A longa crise italiana." Tempo Social 32, no. 1 (April 15, 2020): 53–73. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2020.164428.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um quadro das principais reformas econômicas e sociais promovidas pelos governos italianos antes e depois da crise de 2008 e as tendências neoliberais que permeiam os governos de centro-direita e centro-esquerda no país. Nesse sentido, analisamos a difícil relação entre a principal central sindical italiana com o principal partido reformista de esquerda, também à luz da crise do modelo neocorporativista de relações industriais. A central ainda mantém um alto nível de adesão que nem sempre corresponde a uma capacidade igual de mobilização. As greves nas grandes empresas mostram redução clara e são constantes nos serviços públicos. A ausência de pesquisas sistemáticas, no entanto, dificulta a avaliação precisa dessa forma de conflito. Por fim, observamos que as ferramentas utilizadas pelo sindicato diferem cada vez mais daquelas do passado em relação à oposição às reformas econômicas e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Favretto, Ilaria, Marco Meriggi, David Laven, Giulia Albanese, and John Foot. "Round Table. The ‘British School’ and Italian Historiography." Modern Italy 22, no. 4 (September 20, 2017): 471–83. http://dx.doi.org/10.1017/mit.2017.46.

Full text
Abstract:
Italian summaryI contributi sopra intendono riflettere sulla cosiddetta ‘scuola britannica’ di storici e ricercatori specializzati nello studio dell’Italia moderna e contemporanea. Facendo seguito ad una tavola rotonda tenutasi durante il Convegno ASMI 2016, abbiamo chiesto a coloro che vi hanno partecipato di pubblicare i propri interventi nella forma di brevi saggi. In essi viene discussa l’influenza della storiografia britannica sullo studio della storia italiana dal diciannovesimo secolo fino al Fascismo e il ventesimo secolo. Gli autori dei saggi riflettono pure sul ruolo e l’uso della storia in Italia, la strumentalizzazione di dibattitti storiografici che ha a lungo contraddistinto la politica italiana, editoria e strategie di divulgazione del sapere storico. Tutto ciò con un occhio di riguardo alla vita e alla produzione scientifica di Christopher Duggan a cui è dedicato questo numero speciale della rivista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dal Ri Junior, Arno, and Kristal Moreira Gouveia. "A Função da “Personalidade do Estado” na Elaboração Penal do Fascismo Italiano: laesae maiestas e tecnicismo-jurídico no Código Rocco (1930)." Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos 40, no. 81 (June 12, 2019): 226–50. http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2019v40n81p226.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute a função da personalidade jurídica atribuída ao Estado no Código Penal Italiano de 1930 para a instituição de categorias autoritárias e totalizantes. Para isso, buscou-se inicialmente localizar a importância do Código no itinerário fascista de imposição de poder. Foram analisadas quais funções do direito penal foram flexibilizadas, ignoradas ou atribuídas. Por meio da ressignificação da expressão laesa maiestas, focou-se na relação entre a nova figura do Estado no contexto do Código Penal e o deslocamento de tutela de reconhecimento de bens jurídicos posterior, em especial no que se refere à virada punitivista, que coloca o indivíduo como alvo e como possível ameaça e não mais como sujeito da tutela jurídica. Por fim, foram analisados os institutos maculados de forma mais visível por essa característica e sua reminiscência na atual legislação penal italiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Mejía Prado, Eduardo. "Mi forma de matar las pulgas." HiSTOReLo. Revista de Historia Regional y Local 1, no. 1 (January 1, 2009): 250–69. http://dx.doi.org/10.15446/historelo.v1n1.9480.

Full text
Abstract:
El autor ofrece un ensayo reflexivo sobre su experiencia investigativa en la realización del proyecto Historia de Bugalagrande. Describe la forma en que investigó y escribió la historia local de su terruño natal, un pueblo en el Valle del Cauca, desde el establecimiento de estancias a comienzo del siglo XVII, su transformación en hacienda y luego indivisos, hasta constituirse físicamente en un pueblo con sus calles y plazas a finales del siglo XIX. El texto referencia los apoyos teóricos, metodológicos, manejo de fuentes y la narrativa desarrollada por el autor. Las reflexiones desnudan la influencia de historiadores clásicos del marxismo inglés, la microhistoria italiana, la microhistoria mexicana e historiadores locales del Valle del Cauca. El proyecto y la experiencia se desarrollaron durante el periodo sabático del investigador.Palabras clave: Bugalagrande, teoría, metodología, fuentes, historia local.My way of killing fleas AbstractThe author offers a reflective essay on his research experience in the execution of the Historia de Bugalagrande project. He describes the way in which he researched and wrote on the local history of his native soil, a town in Valle del Cauca, from the establishing of ranches in the beginning of the 17th century, it’s transformation into an estate, and later, undivided property, until physically constituting itself into a town with its streets and plazas at the end of the 19th century. The text gives reference to the theoretical and methodological contributions, the handling of sources, and the narration developed by the author. The reflections lay bare the influence of the classical English Marxist historians, Italian microhistory, Mexican microhistory, and local historians from Valle del Cauca. The project and the experience were developed during the researcher’s sabbatical. Keywords: Bugalagrande, theory, methodology, sources, local history
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ellwanger, Daniele, and Lucy Niemeyer. "Metodologia e Técnicas para Análise de Artefatos e Narrativas." DAT Journal 4, no. 1 (May 10, 2019): 27–40. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v4i1.109.

Full text
Abstract:
O presente artigo buscou apresentar a metodologia utilizada na tese de doutorado realizada na ESDI/UERJ. Esta, por sua vez, visou analisar os artefatos trazidos, confeccionados ou adquiridos pelos imigrantes italianos, e como eles se faziam presentes na vida de seus descendentes. Assim, foram abordadas questões referentes às características que nortearam a imigração italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul e o assentamento na região da Quarta Colônia. Na sequência, apontou-se a forma com que a metodologia adotada foi construída para que o estudo em questão se estabelecesse. Tal processo propiciou a catalogação e a classificação de mais de 300 artefatos, bem como a análise destes pelas dimensões interpretativas. Dessa forma, chegou-se aos resultados apresentados pelo cenário pesquisado, os quais proporcionaram a discussão sobre a metodologia e as técnicas adequadas para a realização de um exame detalhado de artefatos e narrativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Viana, Isabel. "O papel da mulher na ópera italiana do século XIX." Jangada: crítica | literatura | artes, no. 12 (December 21, 2018): 138–57. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v1i12.186.

Full text
Abstract:
Neste artigo refleti sobre o papel que a mulher desempenhou na ópera italiana do século XIX, que, no fundo, espelhava essencialmente o seu papel na sociedade, embora de forma intensificada, pois as emoções, atitudes e comportamentos eram descritos na ópera de forma mais veemente. Analisei ainda o período romântico e as suas caraterísticas na ópera italiana e dos seus representantes mais célebres: Rossini (1792–1868), Donizetti (1797–1848), Bellini (1801–1835), Verdi (1813–1901) e Puccini (1858–1924), ainda que este seja já catalogado como pertencente ao Verismo (Realismo / Naturalismo nos estudos literários).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Zavaglia, Claudia, and Sabrina De Cássia Martins. "SIMETRIAS E ASSIMETRIAS NA REPRESENTAÇÃO LINGUÍSTICA: O CASO DAS UNIDADES LEXICAIS FORMADAS POR NOMES DE CORES." Revista do GEL 13, no. 1 (June 23, 2016): 11–30. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v13i1.602.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda o universo das cores em relação às singularidades de cada subdomínio cromático. Segundo Arcaini (1991), toda língua natural é caracterizada pelo relativismo cultural e cada sistema linguístico descreve o universo cromático de uma forma única. Para Berlin e Kay (1969), o princípio da relatividade linguística sustenta que cada cultura tem a sua forma de compreender e experienciar a realidade e, portanto, cada língua tem suas próprias particularidades semânticas que a difere das demais. Por conseguinte, o léxico é a representação formal da percepção da realidade, reproduzindo a categorização do conhecimento pelo ser humano. Nesse contexto de diferenças e similaridades, o Dicionário Multilíngue de Cores (DMC) tem sido desenvolvido na Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto, como um projeto multidisciplinar, envolvendo as línguas portuguesa, italiana, inglesa, francesa e espanhola. O objetivo deste estudo é apresentar as simetrias e dissimetrias verificadas nas direções italiano-português-inglês e português-italiano-inglês. Discutiremos dados culturalmente marcados, indicadores de que os casos de simetria são menos dependentes de fatos culturais específicos, ao contrário das dissimetrias que estão relacionadas a especificidades culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Velasco, Demetrio. "Republicanismo y Cristianismo." Estudios de Deusto 49, no. 1 (January 20, 2015): 137. http://dx.doi.org/10.18543/ed-49(1)-2001pp137-170.

Full text
Abstract:
Cuando escribo estas páginas, un nutrido y escogido grupo de intelectuales y políticos debaten en Madrid, en un seminario celebrado con ocasión del XXV aniversario del diario El País, sobre la Democracia del milenio. El pesimismo expresado casi de forma generalizada ante el futuro de la democracia se basa en la constatación de graves peligros (como la forma en que se está realizando la globalización, los nacionalismos excluyentes, la corrupción, el control oligárquico de los medios de comunicación social) que amenazan con su destrucción. Un artículo de U. Eco, titulado «Las elecciones italianas, un referéndum moral»1, describe el penoso panorama de una sociedad aquejada de la denominada «anomalía italiana», que explicaría la temida victoria de Berlusconi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Tavares Alves, Cláudia. "PASOLINI ENSAÍSTA: UM ESTRANHO NUMA TERRA HOSTIL." Letras Escreve 6, no. 1 (October 21, 2016): 29. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2016v6n1.p29-43.

Full text
Abstract:
<p>A contribuição de Pier Paolo Pasolini em jornais italianos de grande circulação será entendida, nesse artigo, como uma forma de atuação política e intelectual. A intenção é refletir sobre o papel que o escritor assume ao se dispor a pensar criticamente determinados questões culturais relacionadas à sociedade italiana. A partir desse ponto inicial, buscaremos mostrar como o autor se reconhece como um estranho em exílio nessa sociedade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Simões, João Miguel. "AS ARTES DECORATIVAS NAS ESCADARIAS DE APARATO DE LISBOA NO SÉCULO XVIII." ARTis ON, no. 1 (December 12, 2015): 55–67. http://dx.doi.org/10.37935/aion.v0i1.15.

Full text
Abstract:
A escadaria de aparato no palácio barroco é um fenómeno artístico típico do século XVIII, subsidiário da cultura arquitectónica italiana, que pretendia manifestar junto do visitante o estatuto social do residente. Porém, em Portugal, as composições arquitectónicas ao modo italiano serão consideradas demasiado frias e austeras, tendo os seus encomendantes procedido, numa fase posterior, ao seu “melhoramento” através da aplicação de artes decorativas, como o azulejo, os estuques ou as guardas metálicas. Noutros casos, mais desligados da matriz italiana, a escadaria é projectada para receber painéis de azulejos figurativos que adquirem um grande protagonismo no conjunto, secundarizando mesmo a arquitectura. Mais tarde, na época pombalina, estes perdem importância, sendo substituídos por soluções mais económicas, como o azulejo de padrão, os estuques ou a pintura mural imitando pedras ornamentais. De qualquer forma, esta associação na escadaria de aparato entre arquitectura e artes decorativas é um fenómeno típico do universo cultural português.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bombo Gonçalves, Izabela, and Karin Schwabe Meneguetti. "Análise tipo-morfológica aplicada a cidade nova planejada." Revista de Morfologia Urbana 7, no. 2 (December 31, 2019): e00111. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v7i2.111.

Full text
Abstract:
A Escola Italiana de Morfologia Urbana trata de conceitos e método desenvolvidos a partir de estudos realizados inicialmente em cidades históricas, caracterizadas por ocupações orgânicas e espontâneas. Questiona-se se a análise tipo-morfológica, vertente dedicada a compreender a forma urbana por meio da interpretação do processo transformativo evidenciado na arquitetura, seria eficiente na leitura e compreensão da forma urbana de cidades novas planejadas, conformadas a partir de um plano que antecede sua ocupação. Para respondê-lo, utilizou-se como estudo de caso Maringá-PR, cidade nova planejada e implantada na década de 1940. Com o método italiano foi possível delinear o processo detalhado das transformações e permanências evidenciadas ao longo de suas ocupações, e compreender a sua forma urbana. Esta pesquisa demonstra que a análise tipo-morfológica é eficiente mesmo em casos onde as edificações são implantadas em um traçado urbano previamente instituído, ampliando a escala de abrangência do método italiano e contribuindo para um melhor entendimento das características morfológicas e do desenvolvimento de cidades novas planejadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Díez Oronoz, Aritz. "LA LÓGICA ARQUITECTÓNICA DE LA FORTIFICACIÓN ITALIANA: UNA APROXIMACIÓN DESDE LA GEOMETRÍA Y LA FORMA." Proyecto, Progreso, Arquitectura, no. 22 (2020): 118–37. http://dx.doi.org/10.12795/ppa.2020.i22.07.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Giardina, Andrea. "O mito fascista da romanidade." Estudos Avançados 22, no. 62 (April 2008): 55–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000100005.

Full text
Abstract:
Este ensaio procura analisar como o mito de Roma foi utilizado por Mussolini para criar uma "especificidade" fascista que coincidisse com uma "especificidade" da nação italiana. Práticas rituais, gestos, valores, símbolos foram retomados, de forma variamente arbitrária, para construir um mito que gerava novas ambigüidades, e que constituiu, à diferença do nazismo, um empecilho para a própria sobrevivência da "romanidade" após Mussolini.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

De Souza, Beatriz Rodrigues. "Perché io son nata poeta, non santa: a voz da mulher e a poesia de Gaspara Stampa." Revista Italiano UERJ 11, no. 2 (February 28, 2021): 12. http://dx.doi.org/10.12957/italianouerj.2020.58065.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos, o amor foi representado de diferentes formas e em meios de comunicação diversos. O poeta italiano Petrarca, por exemplo, expressa seu sentimento por Laura usando a forma tida como perfeita: o soneto; além disso, seu amor é sempre puro e sua musa sempre calada. É assim, sem voz e apenas para admiração, que as mulheres aparecem na maioria das obras de arte, refletindo os ideais sociais do período em que estão. Porém, surgem autoras que subvertem essa ideia; é o caso, por exemplo, de Gaspara Stampa, poeta do Cinquecento italiano. Embora a autora siga a forma poética consagrada por Petrarca, usa sua poesia para manifestar seu sentimento e, assim, consegue ser uma voz feminina em um meio em que existem poucas oportunidades de expressão para as mulheres. Neste artigo, a figura da poeta é colocada em oposição ao modelo imposto a partir de uma citação de outra autora italiana, Sibilla Aleramo; embora as autoras sejam separadas por séculos, percebe-se que a visão de amor e do feminino que prevalece em ambos os períodos é aquela masculina. Faz-se, então, necessário o estudo dos escritos dessas e outras mulheres para que haja um espaço para suas (e nossas) vozes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Moura, Rodrigo Caldeira Bagni. "Se vencer o Palestra, vence a 'bella' e legendária pátria italiana: um estudo comparado dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933)." FuLiA / UFMG 1, no. 2 (April 4, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.1.2.59-79.

Full text
Abstract:
No presente trabalho analisaremos em perspectiva comparada o Palestra Itália fundado em São Paulo em 1914, que após 1942 passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, com o Palestra Itália de Belo Horizonte, que iniciou suas atividades em 1921 e após 1942 transformou-se em Cruzeiro Esporte Clube. Nosso objetivo central será analisar comparativamente o processo de afirmação dos dois times, buscando compreender qual a importância do futebol, no processo de inserção e pertencimento dos italianos nas duas capitais mencionadas, e qual a contribuição dos Palestras para sedimentar a noção de identidade italiana, entre os membros da colônia, no período de 1914 a 1933. Durante a pesquisa pudemos perceber que vencer, para os Palestras Itália de São Paulo e de Minas Gerais, passou a ser uma forma de conseguir reunir e agrupar mais pessoas, que vieram da região onde se constituiu o território italiano após a unificação, em torno de um sentimento de pertencimento, reforçando desse modo a italianidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Moura, Rodrigo Caldeira Bagni. "Se vencer o Palestra, vence a 'bella' e legendária pátria italiana: um estudo comparado dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933)." FuLiA / UFMG 2, no. 1 (April 4, 2017): 59–79. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.2.1.59-79.

Full text
Abstract:
No presente trabalho analisaremos em perspectiva comparada o Palestra Itália fundado em São Paulo em 1914, que após 1942 passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, com o Palestra Itália de Belo Horizonte, que iniciou suas atividades em 1921 e após 1942 transformou-se em Cruzeiro Esporte Clube. Nosso objetivo central será analisar comparativamente o processo de afirmação dos dois times, buscando compreender qual a importância do futebol, no processo de inserção e pertencimento dos italianos nas duas capitais mencionadas, e qual a contribuição dos Palestras para sedimentar a noção de identidade italiana, entre os membros da colônia, no período de 1914 a 1933. Durante a pesquisa pudemos perceber que vencer, para os Palestras Itália de São Paulo e de Minas Gerais, passou a ser uma forma de conseguir reunir e agrupar mais pessoas, que vieram da região onde se constituiu o território italiano após a unificação, em torno de um sentimento de pertencimento, reforçando desse modo a italianidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Moura, Rodrigo Caldeira Bagni. "Se vencer o Palestra, vence a 'bella' e legendária pátria italiana: um estudo comparado dos Palestras Itália de São Paulo e de Belo Horizonte (1914-1933)." FuLiA / UFMG 1, no. 2 (April 4, 2017): 59. http://dx.doi.org/10.17851/fulia.v1i2.10991.

Full text
Abstract:
No presente trabalho analisaremos em perspectiva comparada o Palestra Itália fundado em São Paulo em 1914, que após 1942 passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras, com o Palestra Itália de Belo Horizonte, que iniciou suas atividades em 1921 e após 1942 transformou-se em Cruzeiro Esporte Clube. Nosso objetivo central será analisar comparativamente o processo de afirmação dos dois times, buscando compreender qual a importância do futebol, no processo de inserção e pertencimento dos italianos nas duas capitais mencionadas, e qual a contribuição dos Palestras para sedimentar a noção de identidade italiana, entre os membros da colônia, no período de 1914 a 1933. Durante a pesquisa pudemos perceber que vencer, para os Palestras Itália de São Paulo e de Minas Gerais, passou a ser uma forma de conseguir reunir e agrupar mais pessoas, que vieram da região onde se constituiu o território italiano após a unificação, em torno de um sentimento de pertencimento, reforçando desse modo a italianidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Matilda Checcucci Gonçalves da. "A alimentação e a culinária da imigração italiana." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 42 (April 23, 2002): 29–35. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i42.834.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresento os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo estudar, com base no conceito de habitus, os impactos que a vinda de famílias camponesas imigrantes de origem italiana promoveram sobre a produção de alimentos e a culinária da região do Vale do Itajaí/SC. Orientado por esse objetivo mais geral, foram abordados, de forma mais específica, os seguintes aspectos: - As tradições trazidas desde a região de origem, bem como as inovações introduzidas nas técnicas de plantio, nas espécies plantadas e na dieta alimentar dos colonos imigrantes, em consequência do novo meio físico e social; - A influência mútua, do ponto de vista da alimentação, dos diferentes grupos étnicos presentes na região; - Os aspectos simbólicos ligados ao ato alimentar, tomando como base seus rituais familiares e comunitários de comensalidade e partilha, suas relações de gênero, e a maneira como a culinária é utilizada enquanto um elemento de identidade. Para se atingir os objetivos pretendidos, foi realizada uma pesquisa de campo, recorrendo-se à etnografía e à história oral do grupo, através das lembranças retidas na memória das pessoas mais idosas das famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Godoy, João Miguel Teixeira, and Fernando César Butignol. "Contribuições da Escola Italiana de História das Religiões." Protestantismo em Revista 43, no. 2 (January 23, 2018): 149. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v43i2.2818.

Full text
Abstract:
A Escola Italiana tem influenciado de forma crescente não só a historiografia brasileira no campo dos estudos religiosos, como também auxiliado na consolidação da emergente área das Ciências das Religiões, com seu refinamento conceitual e metodológico de análise, que estimula problematizar a singularidade do objeto religioso, ao precisar seus conceitos e métodos de reconstrução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Galastri, Leandro. "Il biennio nero: fascismo, antifascismo e violência política." Tempo Social 31, no. 2 (August 7, 2019): 123–48. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.157702.

Full text
Abstract:
Logo após a experiência operária das lutas do chamado Biennio rosso (Biênio vermelho) na Itália entre 1919 e 1920, surgiram várias organizações armadas de ex-combatentes da Grande Guerra, trabalhadores e trabalhadoras com o objetivo de resistir às violentas incursões dos esquadrões fascistas contra os setores populares tanto na cidade quanto do campo. O Biennio nero (1921-1922), que marcaria a ascensão fascista até a Marcha sobre Roma e a chegada ao poder de Benito Mussolini, conheceria, no entanto, alguns episódios de vitória popular em armas contra o fascismo num ambiente de guerra civil. A organização protagonista dessa resistência operária armada pelo território italiano foram os Arditi del popolo. O artigo pretende acompanhar esse período de forma sucinta, com a ajuda de recente historiografia italiana, para contextualizar e apresentar a análise de Gramsci sobre tal experiência histórica, tanto em seus textos publicados à época no L’Ordine Nuovo, quanto posteriormente, em suas reflexões carcerárias. A hipótese é que, embora tenha aprofundado, no cárcere, sua análise teórica das relações político-militares de classe, Gramsci nunca mudou de ideia sobre a necessidade de os grupos subalternos organizarem formas de resistência “ilegais”, fora da institucionalidade vigente, como parte da luta de hegemonias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Garano, Stefano. "L’urbanistica riformista nella complessa situazione italiana." Ciudades, no. 18 (November 8, 2017): 143. http://dx.doi.org/10.24197/ciudades.18.2015.143-162.

Full text
Abstract:
La riforma urbanistica ha iniziato a svilupparsi in Italia attraverso la redazione di Piani che avevano come obbiettivo quello di sostitutire il “modello urbano basato nella rendita immobiliare” con nuove proposte impegnate nella lotta contro la produzione di questa “rendita”, promozionando un nuovo “modello urbano” maggiormente equo. Questa riforma urbanistica doveva anche svilupparsi attraverso un percorso legislativo, emanando leggi che a tutti i livelli amminstrativi stabilissero le regole da seguire. In questo modo, torniamo a proporre la giá tradizionale relazione urbanistica-politica: l’urbanistica come disciplina che concerne la gestione del piano e la politica come modo di agire civile che rende imprescindibile un governo della cittá che promuove la riforma intrapresa. Entrambe le categorie, gestire un piano in stretta vincolazione con una forma di governare la cittá, constituisco due degli aspetti alla quale si rivolge la riforma urbanistica. Si espone il caso di Roma come esperienza maggiormente rilevante, anche come fallimento, che tuttavia non ci fa perdere la speranza nella riforma intrapresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Fortin, Raphael. "Rememoração como Recurso Formal: Notas Acerca de uma Entrevista a Primo Levi." Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, no. 15 (January 23, 2018): 270–79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2017.142479.

Full text
Abstract:
Partindo do conceito benjaminiano de rememoração, este texto busca investigar de que forma é possível considera-lo operacional, tendo como corpus de análise uma entrevista concedida por Primo Levi a um programa da televisão italiana e partes de sua produção literária. Dessa forma, pretende-se refletir sobre o caráter dessas produções, sobretudo enfocando alguns de seus aspectos formais que colocam questões acerca da representação da Shoá e da necessidade da escuta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lupo, Nicola, and Giovanni Piccirilli. "Le recenti evoluzioni della forma di governo italiana: una conferma della sua natura parlamentare." DEMOCRAZIA E DIRITTO, no. 1 (October 2012): 85–109. http://dx.doi.org/10.3280/ded2012-001006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fortin, Raphael. "A Rememoração como Recurso Formal: Notas Acerca de uma Entrevista a Primo Levi." Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, no. 15 (January 23, 2018): 270–79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.cllh.2017.142479.

Full text
Abstract:
Partindo do conceito benjaminiano de rememoração, este texto busca investigar de que forma é possível considera-lo operacional, tendo como corpus de análise uma entrevista concedida por Primo Levi a um programa da televisão italiana e partes de sua produção literária. Dessa forma, pretende-se refletir sobre o caráter dessas produções, sobretudo enfocando alguns de seus aspectos formais que colocam questões acerca da representação da Shoá e da necessidade da escuta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Castañon Guimarães, Júlio. "A forma severa - Ajustes de roteiro em Murilo Mendes." Remate de Males 32, no. 1 (September 27, 2012): 19–33. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v32i1.8636209.

Full text
Abstract:
O artigo aborda as mudanças por que passou a obra de Murilo Mendes em seu período final, quando o poeta viveu na Europa. Tem como ponto de partida principal o exame das referências que Murilo Mendes faz em correspondência com João Cabral de Melo Neto a suas leituras da literatura italiana. Os comentários que faz dessas leituras revelam um estudo minucioso dos textos, o que permite a hipótese de que esse aspecto tenha tido papel importante no desenvolvimento da produção de Murilo Mendes nesse período final de sua obra. Ao mesmo tempo em que afirma não estar escrevendo poesia, volta-se para o estudo detalhado de minúcias da obra poética de alguns autores, como Dante, Guido Cavalcanti e Petrarca. As cartas revelam também sua preocupação com a escrita de textos em prosa e sua crescente preocupação formal. O artigo procura, em suma, articular esses elementos em função de uma melhor compreensão do projeto final da obra de Murilo Mendes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pierozan, Vinício Luís. "A UVA ORGÂNICA NA REGIÃO DE COLONIZAÇÃO ITALIANA DO NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL:." Revista Tocantinense de Geografia 9, no. 18 (May 23, 2020): 22–39. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v9n18p22-39.

Full text
Abstract:
A Região de Colonização Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul (RCI) possui características culturais presentes em seu território, que estão fortemente atreladas ao processo de ocupação e povoamento inicial do espaço sulino, a partir de 1875 pelos colonos italianos. O trabalho dedicado à produção de uva e vinho se insere dentro desse contexto e, com o passar dos anos, este ofício se tornou a principal atividade agrícola da RCI, que desde as primeiras vinhas que foram plantadas na região mantém sua tradição vitivinícola centrada no núcleo familiar, em que diferentes gerações de uma mesma família compartilham do mesmo ambiente de trabalho, a propriedade agrícola da família com o cultivo dos parreirais. Este é o caso do município de Cotiporã, que apresenta uma quantidade expressiva de agricultores familiares, em sua maior parte, descendentes dos primeiros colonos italianos, que se instalaram onde hoje se localiza o município e continuaram se dedicando à cultura da uva e do vinho, tornando o município um dos maiores produtores de uva do Estado. A maior parte da uva cultivada na RCI é realizada nos moldes da agricultura convencional. Porém, em Cotiporã, um grupo de agricultores decidiu converter os vinhedos do sistema convencional para o orgânico. Dessa forma, o artigo busca entender os motivos que têm impulsionado a mudança de paradigma agrícola no município. Os procedimentos metodológicos que orientaram a pesquisa foram: revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas, trabalho de campo e análise dos dados e documentos coletados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography