Academic literature on the topic 'Formação docente profissional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Formação docente profissional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Formação docente profissional"

1

Souza, Terezinha Rosa de Aguiar, and João Felipe Souza. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU." HOLOS 3 (September 23, 2018): 303–13. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.2916.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Renata Godinho, and Jaqueline Copetti. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS." Práxis Educacional 16, no. 40 (July 1, 2020): 573. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6446.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste estudo foi de identificar o perfil e a compreensão de professores sobre formação profissional docente e a importância desta para atuação docente. Participaram da pesquisa 21 professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal, que responderam um questionário com questões fechadas para traçar o perfil dos docentes e questões abertas para identificar a compreensão quanto a formação profissional docente e a importância sobre esta questão. Quanto ao perfil docente, a maioria são mulheres, o tempo médio de formação foi de 14 anos, com tempo médio de atuação como docente de 13 anos. Relacionada a compreensão sobre Formação Profissional Docente, os professores ampliaram esta, considerando-a não apenas como aspectos para progressão na carreira, mas também a reflexão sobre sua ação na prática em sala de aula. Os participantes consideram ser extremamente relevante manter-se atualizados e em constante formação profissional. Considera-se importante pesquisas que identifiquem as necessidades e a importância de ações formativas que os professores buscam, a fim de ofertar cursos significativos e condizentes com a realidade escolar onde estes profissionais se encontram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MASCARELLO VIEIRA, MARILANDI MARIA, Josimar De Aparecido Vieira, and Roberta Pasqualli. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 7 (March 3, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2014.3551.

Full text
Abstract:
O trabalho trata da formação de professores por meio do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional que se diferencia dos tradicionais cursos de formação docente, requerendo reflexão sobre as práticas que estão sendo neles desenvolvidas. Analisa como egressos de um desses Programas de Formação caracterizam seu processo de formação docente, avalia em que medida ele provoca alterações nas concepções dos egressos e identifica desafios que esses se deparam no seu processo de constituição como docente. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa com análise de dados empíricos coletados através de entrevista semiestruturada realizada com dezenove egressos do Curso de Formação Pedagógica de Docentes do IFRS - Campus Sertão. Os relatos obtidos foram analisados com a interlocução dos estudos de Garcia (1999), Nóvoa (1997), Pimenta (1999), Bolzan; Isaia (2005), dentre outros. Os resultados indicam que os Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes contribuem significativamente no processo de constituição da professoralidade dos professores da educação profissional, qualificando-os para a docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leiva, J. S., L. E. Moraes Sinésio, and A. M. Corrêa. "Os saberes da formação docente." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 16 (June 27, 2019): e8465. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.8465.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo identificar de que forma se estrutura a formação de professores que atuaram/atuam na docência na educação profissional, no Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira – CEPA. Como procedimento metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental; como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com base na TALIS/OCDE (BRASIL, 2012). Verificou-se que um considerável número de professores que atuam na educação profissional são graduados em outras áreas e não licenciados para a docência. O estudo mostrou que são professores em caráter temporário, tendo em vista não terem sido contratados por meio de concurso público, pelo menos até o momento que antecedeu este processo de investigação. Esses fatores somados à reflexão sobre a prática docente, entre outros, constituem proposições para uma intervenção no sentido de instrumentalizar uma formação continuada. A problemática da formação dos professores antecede à ideia de “ser professor” e perpassa a motivação intrínseca de ser profissional do ensino; está muito ligada à escolha profissional, que começa na adolescência, o que nem sempre acontece de modo consciente. Dessa forma, as experiências adquiridas pelos docentes ao longo de sua trajetória profissional corroboram para a consolidação de uma prática pedagógica mais consistente, reflexiva, capaz de mudar as inter-relações dos elementos teóricos e práticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freire, Emerson, and Sueli Soares dos Santos Batista. "Tecnologia e formação docente para Educação Profissional e Tecnológica: desafios dos Mestrados Profissionais em Educação." Educação (UFSM) 42, no. 3 (December 28, 2017): 669. http://dx.doi.org/10.5902/1984644428659.

Full text
Abstract:
A falta de políticas públicas coerentes e continuadas com enfoque na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem resultado numa multiplicidade de experiências educacionais, o que exige um estudo sistemático para compreender quem é o docente das escolas técnicas e tecnológicas. Sem a formação e a valorização de docentes da EPT como é possível alcançar alguma sustentabilidade pedagógica para os cursos, instituições e programas educacionais voltados para a profissionalização em todos os níveis de ensino: da qualificação, passando pelo ensino médio e à graduação tecnológica e chegando aos programas de pós-graduação, agora amplificados com as propostas de mestrados e doutorados profissionais? Partindo desse questionamento, o objetivo deste artigo, ao considerar estudos bibliográficos e documentais, é apresentar e discutir as possíveis contribuições dos mestrados profissionais em educação para a formação dos docentes que atuam ou irão atuar nessa modalidade de ensino. Se a especificidade da EPT é a técnica e a tecnologia enquanto motores balizadores dessa formação, os mestrados profissionais encarregados da formação de docentes nessa área não podem desconsiderar como um de seus fundamentos teóricos e práticos o estudo da tecnologia e suas implicações socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Ricardo Corrêa, Vânia Maria Lopes Fiorini, and Everton Crivelaro. "Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 2 (June 2010): 207–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000200004.

Full text
Abstract:
A educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inser ção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção que docentes da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília têm acerca do papel que a Atenção Básica de Saúde (ABS) desempenha na formação profissional dos estudantes. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de grupos focais com análise de discurso dos sujeitos entrevistados. Construíram-se três categorias: o papel da ABS na construção do SUS; o papel do SUS na formação profissional de novos sujeitos; o papel docente na construção profissional de novos sujeitos. Considera-se fundamental o papel exercido pela ABS na formação dos profissionais de saúde, notadamente profissionais críticos e reflexivos, destacando-se o papel transformador e emancipador que o docente exerce nessa formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Luz, Maria Mercês de Araújo, Amanda Batista da Rocha Romero, Ana Karolinne da Silva Brito, Lívia Patrícia Rodrigues Batista, Lídya Tolstenko Nogueira, Marize Melo dos Santos, and Maria do Carmo de Carvalho e. Martins. "A formação do profissional nutricionista na percepção do docente." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, no. 54 (September 2015): 589–601. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0753.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a formação do profissional de nutrição na percepção dos docentes nutricionistas de uma instituição de Ensino Superior do nordeste brasileiro. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com vinte professores nutricionistas que ministraram disciplinas do ciclo profissional no período de 1980 a 2008. A principal limitação foi a deficiência de infraestrutura física, de material e de equipamentos, sobretudo para a realização de aulas práticas. Limitações relacionadas à atividade docente e ao conhecimento adquirido pelos estudantes foram mencionadas. Apesar das dificuldades apontadas, melhorias estruturais foram referidas. Adequações adicionais são necessárias na infraestrutura, bem como medidas voltadas para melhor planejamento do trabalho docente e para conscientização do corpo discente do seu papel no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos, Katia Regina Teixeira, and Elisangela Da Silva Bernardo. "PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE." Educação & Formação 1, no. 2 mai/ago (May 2, 2016): 208–22. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1648.

Full text
Abstract:
A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Lúcia Gracia. "Desenvolvimento profissional docente." Educação em Perspectiva 11 (July 14, 2020): e020009. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9326.

Full text
Abstract:
Este artigo visa contribuir para os estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e sua relação com os elementos/fatores que o envolvem e influenciam e os contextos onde este ocorre. Objetiva refletir sobre o desenvolvimento profissional docente dos professores da Educação Básica, refletindo, principalmente, sobre seus percursos, perspectivas e (des)continuidades. Sabemos que o percurso profissional docente não é fixo, tem muitas variáveis que influenciam seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a pesquisa que deu origem a essas reflexões está em andamento e nos ajudará a responder muitos questionamentos sobre a formação, a profissionalidade, a identidade profissional, as vivências dos professores e a influência de tudo isso no seu desenvolvimento profissional. Assim, o processo de desenvolvimento profissional docente, seus conceitos, modelos e características serão discutidos neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rigo, Paula Donaduzzi, Rafael Marcuzzo, and Aruna Noal Correa. "A avaliação do estagiário na formação docente no Programa Especial de Graduação para a Educação Técnica e Profissional da UFSM." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (September 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133838573.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresenta-se o relato de experiência de estágio de dois egressos do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional, mantido pela UFSM. Nessa perspectiva, apresenta-se a contribuição da avaliação dos estagiários para discutir os pontos positivos e as necessidades de melhoria no decorrer da formação docente. Conclui-se que o processo de avaliação é fundamental, tanto para a formação de professores, quanto para a atividade docente e, sobretudo, o estudo serve de base reflexiva para os profissionais docentes nas áreas de bacharelado, questionando a validade de processos auto-avaliativos acerca da ação docente, bem como para ressaltar a importância de acompanhamento dos estagiários durante sua atuação em campo de estágio e o feedback constante sobre sua atuação frente aos alunos.Palavras-chave: avaliação; formação de professores; educação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Formação docente profissional"

1

Rogério, Regina. "Formação docente." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84837.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2003.
Made available in DSpace on 2012-10-20T12:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 273964.pdf: 418504 bytes, checksum: 81e6bf136e2e0a05c5aac391327bc391 (MD5)
Na última década, a educação tem se tornado foco de teóricos em busca de maior consistência conceitual. Nesse contexto, surge a formação docente tematizando muitos trabalhos de pesquisa. O que se observa, todavia, é que o foco dessas pesquisas está na educação básica e pouco se discute sobre a problemática que envolve a formação do professor para a educação profissional que fica, pois, relegada a um segundo plano. Partindo disso, o presente estudo propõe-se a contribuir para a formação continuada, na perspectiva didático pedagógica dos docentes que atuam na educação profissional. Assim, busca-se fazer um diálogo com autores que se dispuseram a discorrer sobre o tema "formação docente na Educação Profissional" e com professores que atuam nessa modalidade de Ensino. Essa discussão está feita em forma de uma revisão bibliográfica e de entrevista semi-estruturada com professores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina que atuam na Educação Profissional. A questão central volta-se para a articulação entre Educação, Ciência e Tecnologia (CTS) com vistas à necessária formação para a cidadania. Discute-se, ainda, o fazer pedagógico na perspectiva da interação dos saberes da área específica, da experiência e pedagógico. Junta-se a isso a discussão sobre a necessidade de uma formação continuada para o estabelecimento do movimento de construção da ação docente. Ao optar-se pela concepção de "movimento" procura-se evidenciar a característica processual do mesmo. Na busca desse movimento, surge, como ponto a ser questionado, a atuação do professor vindo da engenharia. O professor/engenheiro, por sua formação específica, deve buscar uma outra concepção epistemológica para a profissão da docência que vai além dos conhecimentos acadêmicos adquiridos por ele na sua formação. Finalmente, na procura por alternativas para a formação dos professores da Educação Profissional, apontam-se os estudos de CTS como eixo integrador dessa formação. Para isso, as considerações pautam-se em uma visão epistemológica construtiva, buscando superar "a visão de túnel", segundo Pacey (1990), no uso e estudo acerca da tecnologia. Indica-se a necessidade de políticas institucionais voltadas à incorporação do tema à proposta pedagógica da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Camila Alberto Vicente de [UNESP]. "Formação de professores: identidade e mal-estar docente." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/92223.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005Bitstream added on 2014-06-13T19:53:41Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_cav_me_prud.pdf: 1320118 bytes, checksum: 2436a71eb5a37a1e640f3591677900eb (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este texto apresenta os resultados da pesquisa intitulada Formação de professores: identidade e mal-estar docente. Tal pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno do mal-estar docente, compreendendo suas características principais, causas e conseqüências bem como os mecanismos de superação, destacando o processo de formação de professores e a construção da identidade profissional docente. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Presidente Prudente - SP, no qual procurou-se observar no cotidiano daquele grupo de professoras as impressões sobre suas vidas, carreira, formação docente que estivessem relacionadas à características do mal-estar docente e que pudessem contribuir para sua identificação com o fazer docente.Pode-se verificar que a escola tem um grupo consolidado de professoras, as quais apresentam uma formação docente considerada adequada - em nível superior e pós-graduação-, mas, que, entretanto, estão exercendo suas funções submetidas às condições que geram o mal-estar docente, e por isso travam uma batalha diária para convencerem-se de que todo dia é importante acordar, ir trabalhar e ensinar os alunos, demonstrando que a organização da escola contribui para o fortalecimento da identidade docente e essa por sua vez não permite que a professora admita que deseja abandonar a profissão, transformando as dificuldades em desafios.
This text presents the results of the research named Teacher's formation: identity and burnout. This research had the objective to investigate the teacher's burnout phenomenon, understanding it's main characteristics, causes and consequences, as well the overcome of mechanisms, detaching the teacher's formation process and the construction of the teacher's professional identity. To this, it was realized a case study at Primary School pertained to the Municipal System at Presidente Prudente, São Paulo, Brazil, which intended to observe, in the quotidian of that teachers group the impressions about their lives, career, formation, that would be related to the characteristics of the teacher's burnout and that could contribute to their identification with the teacher's practices. It can be verified that the school has a consolidated group of teachers, which presente a formation considered adequate - university and post graduation -, but, nevertheless, they are working under the conditions that produces the teacher's burnout , and because of this, they fight day by day to convince themselves that everyday it is important to wake up, go to work and to teach the students, demonstrating that the school organization contributes to the encouragement of the teacher's identity and this thought doesn't permit that the teacher admits that wants to abandon the profession, transforming the difficulty in challenge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Andréia Guilhen [UNESP]. "Formação docente: contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/115738.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-03T11:52:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-10-29Bitstream added on 2015-03-03T12:06:35Z : No. of bitstreams: 1 000803252.pdf: 994201 bytes, checksum: a02d8c9469fef1e8927ca79694ae5b57 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Nesta dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” do Programa de Pósgraduação em Educação da FCT/UNESP, apresentam-se os resultados de um estudo que teve como preocupação central a discussão sobre a formação inicial de professores. O interesse em discutir o assunto surgiu a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), cujos dados preliminares indicaram que grande número de estudantes cursam Pedagogia por falta de opção ou porque foram aprovados no vestibular, sendo que alguns sequer sabem explicar as razões desta escolha, o que sugere falta de interesse pelo curso e pela profissão docente. Com base nessa constatação, o objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de formação inicial de professores indagando acerca de sua influência na (re)construção das representações sociais sobre a profissão docente, os futuros alunos e a escola e analisar a construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada uma comparação das respostas dadas pelos estudantes no início do curso de Pedagogia e nos últimos anos deste. O mesmo questionário aplicado aos estudantes do 1° e 2° anos, que participaram do projeto de Iniciação Científica em 2009, foi aplicado aos estudantes de 3° e 4° anos matriculados em 2011. O tratamento e a análise dos dados deram-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise de Conteúdo à luz de Laurence Bardin. As questões fechadas do questionário foram tratadas com o auxílio do software SPSS...
This dissertation research shows the results linked about the study to Public Policies, School Organization and Teacher Training of the Course Postgraduate Education FCT/UNESP, titled: Docente formation: contributions of initial training for the (re) construction of professional identity, having as a main concern the discussion of initial teacher formation. The interest in discussing this subject came from a survey of Undergraduate Research (PIBIC/CNPq) that preliminary data indicated that large numbers of students studying Pedagogy for lack of choice because they have passed the entrance exam and some even know how to explain the reasons for this choice, which suggests a lack of interest in the course and the teaching profession. Based on this observation, the objective of this study was to investigate the process of initial teacher inquiring about their influence on the ( re) construction of social representations of the teaching profession , prospective students and the school and analyze the construction of professional identity by students of Pedagogy. Therefore, a comparison of the answers given by the students early in the course of Pedagogy and in recent years this has been accomplished. The same questionnaire given to the students of the 1st and 2nd years, who participated in the project of Scientific Initiation in 2009, was applied to the students of 3rd and 4th years enrolled in 2011. Treatment and data analysis is given through a qualitative approach, using content analysis in the light of Laurence Bardin. Closed questions of the questionnaire were treated with the SPSS software...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, Andréia Guilhen. "Formação docente : contribuições da formação inicial para a construção da identidade profissional /." Presidente Prudente, 2013. http://hdl.handle.net/11449/115738.

Full text
Abstract:
Orientador: Alberto Albuquerque Gomes
Banca: Célia Maria Guimarães
Banca: Helena Faria de Barros
Resumo: Nesta dissertação, vinculada à linha de pesquisa "Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores" do Programa de Pósgraduação em Educação da FCT/UNESP, apresentam-se os resultados de um estudo que teve como preocupação central a discussão sobre a formação inicial de professores. O interesse em discutir o assunto surgiu a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), cujos dados preliminares indicaram que grande número de estudantes cursam Pedagogia por falta de opção ou porque foram aprovados no vestibular, sendo que alguns sequer sabem explicar as razões desta escolha, o que sugere falta de interesse pelo curso e pela profissão docente. Com base nessa constatação, o objetivo geral deste trabalho foi investigar o processo de formação inicial de professores indagando acerca de sua influência na (re)construção das representações sociais sobre a profissão docente, os futuros alunos e a escola e analisar a construção da identidade profissional pelos estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada uma comparação das respostas dadas pelos estudantes no início do curso de Pedagogia e nos últimos anos deste. O mesmo questionário aplicado aos estudantes do 1° e 2° anos, que participaram do projeto de Iniciação Científica em 2009, foi aplicado aos estudantes de 3° e 4° anos matriculados em 2011. O tratamento e a análise dos dados deram-se através de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise de Conteúdo à luz de Laurence Bardin. As questões fechadas do questionário foram tratadas com o auxílio do software SPSS...
Abstract: This dissertation research shows the results linked about the study to Public Policies, School Organization and Teacher Training of the Course Postgraduate Education FCT/UNESP, titled: "Docente formation: contributions of initial training for the (re) construction of professional identity", having as a main concern the discussion of initial teacher formation. The interest in discussing this subject came from a survey of Undergraduate Research (PIBIC/CNPq) that preliminary data indicated that large numbers of students studying Pedagogy for lack of choice because they have passed the entrance exam and some even know how to explain the reasons for this choice, which suggests a lack of interest in the course and the teaching profession. Based on this observation, the objective of this study was to investigate the process of initial teacher inquiring about their influence on the ( re) construction of social representations of the teaching profession, prospective students and the school and analyze the construction of professional identity by students of Pedagogy. Therefore, a comparison of the answers given by the students early in the course of Pedagogy and in recent years this has been accomplished. The same questionnaire given to the students of the 1st and 2nd years, who participated in the project of Scientific Initiation in 2009, was applied to the students of 3rd and 4th years enrolled in 2011. Treatment and data analysis is given through a qualitative approach, using content analysis in the light of Laurence Bardin. Closed questions of the questionnaire were treated with the SPSS software...
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Spengler, Míriam Raquel Nilson Backes. "A constituição da identidade profissional docente: formação e saberes." Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2010. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2009.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 17
Nenhuma
O presente estudo teve como objetivo principal responder à questão Como o sujeito professor se constitui enquanto docente. Para a compreensão do problema foram estudados aspectos da formação e saberes docentes tendo como base principal Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta e Garcia. O eixo central do trabalho girou em torno da identidade e identidade profissional docente que tiveram como base teórica os estudos de Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar e Arroyo. O estudo de campo foi realizado com docentes de séries inicias com o uso de narrativas escritas em que os mesmos foram provocados, através de imagens, a escreverem. Para ajudar na compreensão do problema foram propostas as seguintes questões: Quem é o professor que atua nos anos iniciais? Qual sua identidade profissional? Como ele se tornou o profissional que é? Que impactos a formação deste profissional tem na sua prática e na construção de sua identidade? Nas análises evidencia-se a importância dos saberes experienciais na constituição da identidade doce
This study aimed to answer the question How the teacher as a subject constitutes (her)himself as a teacher. To understand the problem, aspects of training and teacher knowledge were studied based mainly on Tardif, Cunha, Gauthier, Pimenta and Garcia. The central axis of the work revolved around the identity and the teacher professional identity that were based on theoretical studies of Nóvoa, Huberman, Lopes, Bauman, Dubar and Arroyo. The field study was conducted with teachers in primary grades with the use of written narratives in which they were provoked, through images, to write. To help in understanding the problem the following questions were proposed: Who is the teacher who teaches in the primary grades? What is his/her professional identity? How did he/she become the professional he/she is? What are the impacts of the training of this professional in his/her practice and in building his/her identity? The analysis pointed to the importance of experiential knowledge in the formation of teacher identity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

de, Oliveira Ximenes Aldeniza. "A identidade profissional docente do ensino superior." Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4476.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo5325_1.pdf: 862480 bytes, checksum: be93aa02bfbbcba3d8b1cf55ee02bb18 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
Este estudo está voltado para identidade profissional do docente no ensino superior. Busquei compreender como os professores que atuam na formação de futuros profissionais docentes constroem sua identidade profissional, assim como explorar a relação e a percepção que esses professores tem de seu fazer docente e se se percebem enquanto multiplicadores desse fazer. O objeto de estudo foi a identidade profissional docente, entendendo-a como permeada por atributos valorativos da identidade pessoal e social do individuo. Essa compreensão foi a partir dos estudos de Dubar, Nóvoa, Pimenta e Anastasiou, Sauza e Hall, tais autores foram usados como ferramentas principais, porém não exclusivas de análise. Tomei como encaminhamento metodológico a abordagem qualitativa. Escolhi como lugar de busca para a investigação a Universidade do Estado do Pará. O meio utilizado para coleta de informações foi histórias de vida de quatro professores atuantes em cursos de licenciatura. A pesquisa revelou que: os comportamentos, as atitudes e as representações dos professores sobre si próprios e a cerca de suas carreiras profissionais estiveram em freqüente mudança ao longo do tempo; A trajetória profissional de cada professor resultou de investimentos na esfera pessoal e profissional; O contexto social, econômico, político, ético, cultural e humano eram condicionantes de alteração nas identidades; Os professores encontravam-se motivados em busca de saberes; As historias de vida revelaram crises de identidades pessoais e profissionais e no interior dessas crises houve desenvolvimentos dos professores enquanto pessoas e profissionais docente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Debacco, Maria Simone. "Realização docente: mecanismos de sujeição e gratificação." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010. http://hdl.handle.net/10923/2799.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000422944-Texto+Completo-0.pdf: 563957 bytes, checksum: 3e64cfb6bd925575477e3250a296ac9d (MD5) Previous issue date: 2010
This work aims at proposing some reflection regarding teaching fulfillment as a practice supported by subjection and gratification mechanisms that reveal obedience. The term obedience is not intended here as a generic control of conduct from a master nor as lack of autonomy, but as a technology of the self. On behalf of a gratified teaching, some teachers are fulfilled by their mission of teaching, bringing suffering and sacrifice into their practice and making them part of their fulfillment. Based on a pragmatics, my intention is to make visible the connection of certain historic data with what is happening with teachers who declare to be fulfilled in the midst of adverse conditions. Therefore, my goal is not to seek explanations to justify those teacher’s stories, but reflect upon how they get fulfilled in the production of their current teaching practices. The more intense the dedication to the teaching activity among adverse situations, the higher is the fulfilling sensation experienced by some teachers – such is the view here defended. The research is carried out through the collection of cues, signs, situations, traces and symptoms found mainly in the speech and testimonies of teachers who attended the second semester of the Distance Mathematics Course at Federal University of Pelotas, in 2008.
Esta tese propõe uma reflexão a respeito da realização docente como uma prática amparada em mecanismos de sujeição e gratificação reveladores de obediência. A obediência aqui não é entendida como um controle genérico da conduta por parte de um mestre nem como um ponto final pela ausência de autonomia, mas sim como uma tecnologia de si. Em nome de uma docência gratificada, alguns professores se satisfazem em sua missão de ensinar agregando o sofrimento e o sacrifício, tornando-os parte da sua realização, evidenciando uma atitude de redução de danos. Pretendo fazer ver, a partir de hermenêutica foucaultiana, o entrelaçamento de certos dados históricos com o que está acontecendo com os professores que afirmam sentirem-se realizados em meio a adversidades. Não se trata, portanto, de buscar explicações para justificar suas histórias, mas sim refletir sobre como se realizam na produção de suas atuais práticas docentes. Sustento a tese de que alguns professores se realizam ao experimentarem um estado de gratificação no exercício de uma prática complexa e vivenciando como estratégia de redução de danos. O estudo é feito a partir do recolhimento de pistas, vestígios, situações, indícios e sintomas encontrados principalmente em falas e depoimentos de professores que cursaram o segundo semestre, no ano de 2008, do Curso de Matemática à Distância da Universidade Federal de Pelotas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coelho, Luciana Guidon. "Análise da necessidade de formação docente e proposta de programa de formação e desenvolvimento profissional para docentes de engenharia." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-07112017-142711/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem o intuito de investigar a necessidade de um programa de formação e desenvolvimento profissional docente para professores de cursos de engenharia e outras ciências exatas; e propor um modelo viável e apropriado para este programa. O foco deste estudo foi averiguar, por meio de questionários, a percepção e opinião de professores da Escola Politécnica da USP (em três consultas distintas: todos os professores, professores recém-contratados e professores que já haviam participado de processo formativo oficial da Escola); de alunos de pós-graduação da Escola Politécnica da USP que cursaram disciplina de preparação pedagógica; e de um grupo de diversos professores que não são da USP. Foi feita uma revisão bibliográfica para entendimento de características importantes do ensino superior no país, evolução do perfil dos estudantes, educação em engenharia como área de pesquisa e questões que envolvem formação de professores como verificação da necessidade, políticas públicas e institucionais. O presente trabalho traz também alguns exemplos de iniciativas de formação docente existentes no Brasil e em outros países, não apenas específicos para professores de engenharia, sendo possível conhecer tais exemplos com certa profundidade e seus resultados. Baseada na análise dos questionários e nos exemplos pesquisados, esta tese apresenta uma argumentação sólida sobre a necessidade de implementação de programa de formação e desenvolvimento profissional docente na Escola Politécnica da USP, bem como uma proposta para tal programa e para aprimoramento e criação de disciplinas de preparação pedagógica para a graduação e pós-graduação. Os resultados e sugestões apresentados neste trabalho podem, certamente, ser extrapolados para outros casos e instituições.
The purpose of this study is to investigate the need for teachers training and professional development program for STEM teachers and propose a viable and appropriate model for this program. The focus of this study was to investigate, through questionnaires, the perception and opinion of teachers of Polytechnic School of USP (in three different inquires: all teachers, newly hired teachers and teachers who had already participated in some pedagogical classes offered by the School), postgraduate students of the Polytechnic School of USP who attended a pedagogical preparation course and a group of several non-USP teachers. A literature review was carried out to understand some important particulars of higher education in the country, the evolution of the students\' profile, engineering education discipline, and issues involving teachers training such as verification of need, public and institutional policies. The present work also presents some examples of existing teachers training initiatives in Brazil and in other countries, not only specific for engineering teachers. It is possible to know these initiatives with a certain depth and its results, when they are available. Based on the analysis of the questionnaires and the examples studied, this thesis presents a solid argument about the need to implement teachers training and professional development program at the Polytechnic School of USP, as well as a proposal for such a program and for the improvement and creation of pedagogical preparation courses for undergraduate and graduate students. The results and suggestions presented in this thesis can certainly be extrapolated to other cases and institutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Isabel de. "A ação docente na formação de técnicos de enfermagem." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88810.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Made available in DSpace on 2012-10-22T13:55:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228720.pdf: 1244314 bytes, checksum: 94440f3ae437b8f92dccf54e01fd4c4b (MD5)
Este estudo analisa a ação docente na formação dos técnicos de enfermagem. Teve por objetivo proporcionar aos docentes do curso técnico de enfermagem um espaço para reflexão e discussão da sua ação docente referentes as concepções pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem que norteiam a formação desses profissionais, também visou evidenciar as mudanças ocorridas na ação docente após a prática educativa desenvolvida. No referencial teórico utilizou-se os pressupostos da pedagogia problematizadora de Paulo Freire. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa do tipo descirtiva-exploratória, utilizando como técnica de coleta de dados a discussão de grupo e a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise temática de Minayo (2004). A partir da ferramenta analisadora foram identificadas as categorias analíticas que se estruturaram a partir de quatro temas de discussão: sobre as mudanças ocorridas na ação docente após a vivência da prática educativa; sobre os pressupostos que fundamentam as mudanças na ação docente; sobre as dificuldades de implementar mudanças no processo educativo; sobre os comentários, criticas e ou sugestões ao tema estudado. Os resultados mostram uma perspectiva de mudanças do fazer pedagógico e da prática pedagógica tradicional para uma prática educativa inovadora, para tanto, os pontos destacados pelos sujeitos do estudo, como estratégias para consolidação da prática inovadora foram: maior interação educador-educando, formação de grupo de estudos e educação permanente. Além disso a experiência vivida e suas decorrências mostraram-se importante para promover mudanças no fazer pedagógico, uma vez que alteraram a percepção do sujeito sobre seu fazer e se mobilizaram na busca de novas formas de construir ambientes de aprendizagem. This study analyzes the action of teaching in the formation of the nursing technician. It aims to provide the professors of the technician course in nursing a space for reflection and discussion of their action of teaching refering to the pedagogical conceptions and the process of teaching-learning that guides the formation of these professionals, as well as to highlight the occured changes in the practical teaching action after it's development. In the theoretical referencial it was used the presupposed ones of the problematic pedagogy of Paulo Freire. The methodology was based on the qualitative boarding of the descriptive-exploratory type, using as technique the collection of data of the discussion group and the semi-structuralized interview. The data has been analyzed according to the thematic analysis of Minayo (2004). From the analytical tool it had been identified the analytical categories that have been created from four subjects of discussion: about the existance of changes in the teaching action after the practical experience; about the presupposed that bases the changes on the teaching action; about of difficult it is to adopt changes in the educative process and, about the comments, to criticize or give suggestions to the studied matter. The results show a perspective of changes of the traditional pedagogical making and practical into an innovator one. For that, the points emphasized by the subjects of the study, as strategies for the consolidation of the new practical had been: bigger interaction educator-educating, formation of groups of studies and permanent education. Moreover the lived experience and its results had revealed being important to promote changes in the pedagogical making, since they had modified the perception of the subject on it's making and on the search of new ways to build learning environments.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Migueis, Marlene da Rocha. "A formação como actividade de aprendizagem docente." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3553.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Ciências da Educação
A partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural, e em particular da Teoria da Actividade, desenvolvida por Leontiev, esta pesquisa estudou a aprendizagem docente num projecto de formação e investigação que privilegiou a atividade orientadora de ensino como metodologia de formação. Este desenvolveu-se em São João da Madeira e em Aveiro, com educadoras pertencentes a jardins de infância que mantinham um protocolo de colaboração com a disciplina de prática pedagógica da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade de Aveiro. Para a dinâmica de formação, numa metodologia de pesquisa colaborativa, consideraram-se os encontros de formação como um espaço de discussão e reflexão dos pressupostos teóricos e da atividade orientadora de ensino, como desencadeadores de um movimento na aprendizagem docente. Dada a complexidade do objecto de estudo, investigar a aprendizagem docente, procurando compreender os sujeitos no seu próprio movimento de aprendizagem, assumimos o conceito de isolado (Caraça, 1998) como método de análise do fenómeno estudado. Identificamos três isolados que nos pareceram reunir factores determinantes, isto é, aqueles cuja acção de interdependência influiu sensivelmente no fenómeno estudado. O isolado contextual procurou analisar a aprendizagem num contexto próprio do desenvolvimento, considerando que as particularidades de cada contexto interferem no movimento de aprendizagem, definindo as acções e as operações de organização colectiva. A actividade reflexiva e crítica sobre a organização do ensino, sobre a prática e sobre o desenvolvimento docentes, constituiu o isolado reflexivo. Em estreita interdependência com os isolados anteriores, consideramos o isolado conceptual que mostra o movimento de apropriação, pelas educadoras, dos conceitos desenvolvidos ao longo do trabalho de investigação. A análise dos dados apresentou indicadores de mudança de qualidade na aprendizagem das educadoras, desencadeadas e sustentadas pela dinâmica de elaboração, de desenvolvimento e de reflexão de actividades de ensino, desenvolvidas colectivamente. Concluiu-se que a formação possibilitou a mudança nas concepções das educadoras sobre a aprendizagem, sobre a organização do ensino e sobre o seu próprio processo de aprendizagem. As contribuições teóricas da perspectiva histórico-cultural que fundamentam esse trabalho possibilitaram repensar a formação do professor, principalmente no que se refere aos processos de aprendizagem docente.
Based on historical-cultural theory, this thesis aims to study about educational practice and teacher learning, emphasizing the psychological theory of activity, developed by Leontiev. We intend to present the research that developed under a project of initial and further training of early childhood teachers, in São João da Madeira and Aveiro. We aim to investigate the learning teacher in a project of training and research that focuses on guiding teaching activity as a methodology of training. For a dynamic of teacher training configured as a collaborative research, we considered the teacher training meetings as a reflection contexts about theory of activity and guiding teaching activity, that developed a learning teacher movement. Due to the complexity of this subject, to study the learning teacher trying to understand the subjects in their own movement of learning, we use the concept of isolated (Caraça, 1998) as a tool that allows us to understand the phenomenon that is being studied by choosing a specific part of the phenomenon in order to study it further. Thus, we’ll try to identify the isolated that seemed to gather the largest number of determinant factors, that is, those which interdependent action affect significantly the phenomenon in study. The contextual isolated tries to analyse learning on its own development context because consider that the particularities of each context affect the learning movement, defining the actions and the operations of collective organization. In close interdependence with the contextual isolated, we consider the conceptual isolated that is defined by the training activity in Mathematics Education, which includes the actions of teaching organizing and guiding teaching activity. The reflexive and critical activity on teaching practice about teaching development, in a movement of conceptual appropriated, is the reflexive isolated. We’ll analyse in the isolated the indicators of the learning movement, on the assumption that the isolated portrays the dialectical movement between the training activity and the guiding teaching activity. The analysis of data research, presented indicators of change in the learning quality of the early childhood teachers, triggered and sustained by the dynamics of preparation, development and reflection of education activities, developed collectively. The theoretical contributions of the historical-cultural perspective underlying this work in development have allowed rethinking the training of childhood teachers, especially in regard to the processes of learning teacher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Formação docente profissional"

1

Profissionalidade docente na Educação Profissional. Editora Universidade de Brasília, 2020. http://dx.doi.org/10.26512/9786558460398.

Full text
Abstract:
Este livro é fruto do esforço coletivo realizado na Universidade de Brasília (UnB) empreendido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/ Pedagogos (GEPFAPe). Esse esforço girou em torno de uma questão central: Quais são as dimensões constitutivas da profissionalidade docente na Educação Profissional?. Tomou, assim, o Instituto Federal de Brasília (IFB) como o principal campo de pesquisa. O IFB, único na capital federal, mediante transformação da Escola Técnica Federal de Brasília (ETFB), mostrou-se ser uma instituição peculiar para analisarmos a construção da profissionalidade docente dentro desse cenário de oferta da Educação Profissional na região. Trata-se de obra que buscou constituir em práxis a pesquisa acadêmica sob os princípios do trabalho coletivo e da reflexão e intervenção social na constituição da formação de professores. Teve como desafio dialogar com gestores e professores licenciados nas diversas áreas e na Pedagogia, além dos professores-bacharéis, que constroem a profissionalidade docente para atuar na Educação Profissional no cotidiano dos institutos federais no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brancher, Vantoir Roberto. Formação docente e Práxis na educação profissional e tecnológica. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-87836-52-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Formação Docente e Profissional: Formar-se para Mudança e a Incerteza. 4th ed. Cortêz, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

LIMA, R. C. FORMAÇÃO CONTINUADA DIDÁTICOPEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: representações sociais e reconstrução da identidade profissional docente. EDITORA CRV, 2020. http://dx.doi.org/10.24824/978655868365.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Cristiane Moreira da. Formação em Psicologia em tempos de pandemia. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932055.

Full text
Abstract:
Nesta obra, propomos discutir possibilidades e desafios para o ensino remoto em Psicologia, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com reflexões de atores de universidades privadas, a partir de experiências de ensino desenvolvidas no período de pandemia que podem contribuir para a ampliação de recursos tecnológicos na formação em Psicologia, considerando as especificidades de instrumentos de uso restrito e competências fundamentais para o exercício profissional. Para tal, estão inseridos capítulos que abordam a formação em psicologia no contexto da pandemia escritos por docentes de graduação e de pós-graduação, por professores e coordenadores de cursos com a finalidade de tensionar, à partir dos relatos de suas experiências e de reflexões teórico-metodológicas, as práticas desenvolvidas no período, seus efeitos no trabalho docente e na formação profissional e, principalmente, apontar caminhos para as discussões que serão necessárias no pós-pandemia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Ana Isabel, Ana R. Luís, Carlos Barreira, Elsa Ribeiro-Silva, and Natália Albino Pires. A supervisão pedagógica no século XXI: desafios da profissionalidade docente. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1825-8.

Full text
Abstract:
Este volume pretende constituir-se como um espaço de debate sobre temas centrais à formação de professores, debatendo temas relativos à supervisão pedagógica e à importância que essa supervisão tem para a construção de uma profissionalidade docente. Mais do que encontrar receitas para a formação de professores, pretendemos suscitar o debate e proporcionar um espaço de reflexão sobre temas centrais da formação de professores para o século XXI. Os textos - da autoria de um leque de especialistas em ciências da educação e supervisão pedagógica, associados a um vasto conjunto de instituições de ensino superior do país – articulam-se em torno de três eixos de análise: i) Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente; ii) Ética e profissionalidade na formação inicial de professores e, iii) Supervisão na formação inicial de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Henrique dos Santos, José, and Sissi Aparecida Martins Pereira. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: reflexões sobre a formação e socialização docente Volume 10. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854440922.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Maria Adélia da. Ensino remoto intencional: Reinventando saberes e práticas na Educação Profissional e Tecnológica. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-247-6.

Full text
Abstract:
Esta publicação é resultado de meus estudos sobre o Ensino Remoto Intencional (ERI) e de minhas experiências com a formação contínua de docentes. Faço a opção de utilizar o ERI, em substituição ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), por entender que, embora essa modalidade tenha sido emergencial, há uma intenção de aprendizagem que precisa ser mais relevante que a ideia de “emergencial”. Apresenta-se um panorama da Educação Profissional e Tecnológica, destacando a relevância das Ciências da Educação para todos os profissionais que se aventuram nessa profissão que tem o conhecimento como base estruturante. Além disso, proporciona-se o conhecimento de algumas possibilidades de se desenvolver o Trabalho Remoto Intencional por meio das tecnologias digitais, adaptando-as para uma aprendizagem ativa. Reflete-se também sobre os desafios para a materialização da prática docente no ERI, destacando o espaço físico da sala de aula; a formação docente e o (des)conhecimento das Ciências da Educação; as teorias pedagógicas tradicionais, nas quais as práticas educativas estão centradas no professor; a tomada de consciência para entender e aceitar que é preciso transmutar, reinventar, reconstruir as práticas de ensino, visando a aprendizagem dos estudantes; e compreender as concepções da avaliação da aprendizagem e investir em novos modos de se avaliar no ERI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

JARDILINO, J. R. L., and R. M. B. ARAÚJO. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: a formação de professores na Região dos Inconfidentes – OBEDUC e PIBID. EDITORA CRV, 2019. http://dx.doi.org/10.24824/978854443541.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bezerra Cavalcanti Santana, Adriana, Alessandra da Silva Luengo Latorre, Ana Katia Alves dos Santos, Bruno Guivares Filho, Dayany Vieira Braga Teixeira, Iara Ferraz Cornélio, Javandilma Gomes Ferreira, et al. Práticas de pesquisa qualitativa: o estudo de caso na formação docente do mestrado profissional em educação da FACED/UFBA. EDITORA CRV, 2018. http://dx.doi.org/10.24824/978854442470.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Formação docente profissional"

1

Souza, Anelize Rafaela De, and Fabio Riemenschneider. "O IMAGINÁRIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: O PEDAGOGO PROFISSIONAL." In Formação Docente: Princípios e Fundamentos 5, 58–63. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6691930056.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Eufrázio, Vanessa Lopes, and Rita de Cássia de Alcântara Braúna. "DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE LICENCIANDAS DO PIBID DA PEGAGOGIA." In Formação Docente: Princípios e Fundamentos 3, 203–14. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.70519300519.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Massabni, Vânia Galindo, Vinicius Nicoletti, and Luca Pinto Marson. "SUPORTE NA TEORIA DE PIAGET PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE." In Formação Docente: Princípios e Fundamentos 6, 124–35. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.72919300513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Renata Harumi Muniz dos, and María Elena Infante Malachias. "PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM FORMAÇÃO INICIAL: MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL." In Formação Docente: Princípios e Fundamentos 6, 9–16. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7291930052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

PAULO REIS SOARES, JOÃO, and JOÃO RODRIGO SANTOS DA SILVA. "IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES PAULISTAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM RELAÇÃO A SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.309.

Full text
Abstract:
OS PROFESSORES MOBILIZAM DIFERENTES SABERES PARA A ATUAÇÃO COMO PROFISSIONAL, DESTE MODO TENDO COMO OBJETIVO DE INVESTIGAR A AUTOPERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO SEU PAPEL COMO PROFESSOR, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM 37 PROFESSORES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, COM A PERGUNTA: “QUAL SEU PAPEL COMO PROFESSOR?”. A PARTIR DA ANÁLISE POR MEIO DA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS, FOI POSSÍVEL AVERIGUAR QUE OS PROFESSORES SE FOCAM PRINCIPALMENTE EM QUESTÕES MOTIVACIONAIS E QUESTÕES DE FORMAÇÃO SOCIOCRÍTICA DE SEUS ALUNOS. DESTE MODO, DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE, UNIDO A DISCUSSÃO DESTES TEMAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Romano, Alessandro Segala, and Rosália Maria Netto Prados. "REFLEXÕES SOBRE O USO DO YOUTUBE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." In Formação Docente: Experiências Metodológicas, Tecnológicas e Práticas, 185–94. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32121180117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Oséias Santos de, Maria Sílvia Bacila, and Marta Rejane Proença Filietaz. "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES-ESTUDANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (PARFOR)." In Enfoques Epistemológicos na Formação Docente, 59–74. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1231917106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

GOMES DAS MERCÊS COSTA, JÉSSICA, and EDINALDO MEDEIROS CARMO. "FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: RELATO DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS EM INÍCIO DE CARREIRA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.297.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR, BREVEMENTE, A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS EM INÍCIO DE CARREIRA. A FORMAÇÃO INICIAL É ESSENCIAL PARA CRIAR VÍNCULOS COM A PROFISSÃO, ALÉM DISSO, OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, ATRELADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS, PRODUZIDOS MEDIANTE A REFLEXÃO DAS SITUAÇÕES VIVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR, FAZEM COM QUE SE EDIFIQUE O PROFISSIONAL DOCENTE E QUE ESTE SE RECONHEÇA PROFISSIONALMENTE. NESSE SENTIDO, A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ACADÊMICOS E PEDAGÓGICOS PERMITIRAM MAIOR SEGURANÇA, ENTRETANTO, NÃO EXTINGUIU AS INCERTEZAS SOBRE AQUILO QUE ME ESPERAVA NESSA PRIMEIRA VIVÊNCIA COMO PROFESSORA REGENTE, AFINAL SURGIRAM NOVIDADES, OCORRERAM CONFRONTOS E MOMENTOS NOS QUAIS NÃO SABIA COMO PROCEDER. E É NESSE CONTEXTO DE INCERTEZAS E REFLEXÕES QUE A MINHA IDENTIDADE DOCENTE TEM SE ESTABELECIDO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Aline, Felipe Fernando Talarico, Lílian de Assis Monteiro Lizardo, Rita André, Rosa Eulália Vital da Silva, and Tânia Mara de Andrade Oliveira e. Silva. "APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE CARLOS MARCELO GARCÍA." In Formação Docente: Princípios e Fundamentos 3, 64–72. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7051930056.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rodrigues, Marinete Aparecida Zacharias. "EXPERIÊNCIAS DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL." In Deflagração de Ações voltadas à Formação Docente, 83–96. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8112009099.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Formação docente profissional"

1

Pires, Fabíula. "Desenvolvimento profissional docente na Educação Profissional e Tecnológica: desafios atuais." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2702.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo revelar como programas de desenvolvimento profissional docente se constituem, na atualidade, um desafio a ser enfrentado no campo da formação e da atuação docente. Para esta discussão traz se o exemplo do programa Diálogos, desenvolvido no Instituto Federal campus Ouro Preto. Este programa origina-se de pesquisas sobre as necessidades formativas de docentes iniciantes na instituição destacando situações reais da prática pedagógica cotidiana à luz dos conhecimentos científicos do campo da educação. Trata-se de uma proposta dialógica e colaborativa em que o professor assume-se sujeito de sua formação. O texto se organiza a partir da discussão teórica sobre a formação e a condição docente na América Latina, a fim de trazer um contexto mais amplo para análise do campo, posteriormente faz se um recorte sobre a formação e a atuação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, na sequência o programa Diálogos é apresentado em termos de sua concepção e de seus índices de intenção de participação. Por fim algumas considerações sinalizam para alguns desafios a serem enfrentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Graça, Vânia Dias, Paula Alves Quadros-Flores, and Maria Altina Silva Ramos. "A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11911.

Full text
Abstract:
A formação inicial docente assume uma responsabilidade ímpar na formação de futuros educadores e professores que devem sair dotados de saberes e competências científicas, técnicas, deontológicas e pedagógicas adequadas ao uso de tecnologias digitais de forma consciente, critica e criativa. Só deste modo a formação pode contribuir para uma nova profissionalidade docente. O presente estudo tem como objetivo conhecer o pensamento de futuros docentes relativamente aos seus saberes e atitudes face à integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a inovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma pesquisa/metodologia survey. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário, com questões fechadas, a estudantes da Educação Básica e Mestrado Profissionalizante de duas instituições de Ensino Superior público do Norte de Portugal. Neste estudo serão analisadas três questões desse questionário. Os resultados revelam que a) que a maioria dos futuros docentes avalia a formação recebida como “Boa”; b) têm mais conhecimentos de ferramentas de recolha de informação e de apresentação do que de ferramentas que favorecem a compreensão, a construção de conhecimentos, a avaliação, a comunicação e a publicação e partilha; c) a maioria assume uma atitude positiva quanto ao uso educativo das TIC e sente-se apoiada pela Instituição de Ensino Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CASSIA DOS SANTOS BELEM, ANTONIA, IRI DE ARAUJO GUIMARAES, and maria francisca ferreira de lima. "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO-UERJ/UEA; II CICLO NACIONAL DE DEBATES INTERDISCIPLINARES CEST/UEA; III SEMINÁRIO EDUCA; SEMANA DA PEDAGOGIA; MOSTRA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE TEFÉ E PIBID-CEST-UEA. Tefé, Amazonas: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cicloeduca.228123.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Bianca, and Shirleide Cruz. "Estudo bibliográfico sobre a licenciatura em educação profissional e tecnológica: questões para a profissionalidade docente." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2701.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa teve como foco analisar a produção bibliográfica sobre a proposta de licenciatura em educação profissional que tem sido levantada na realidade da formação docente para a educação profissional, problematizando elementos para a construção da profissionalidade docente. Foi realizada uma abordagem crítico-dialética, tendo como instrumentos o levantamento bibliográfico, baseando-se na análise documental pertinente para a discussão. No recorte temporal de 2016-2018 encontramos um estudo que analisa uma proposta de educação profissional e os demais apontam para a crescente e persistente preocupação com a importância de se verificar ações que proporcione aos docentes da EPT uma formação mais completa, mais humana indo na contramão de propostas reducionistas e aligeiradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, Eder, and Dalmi Alcantara. "Identidade docente e a profissionalização dos trabalhadores na educação técnica e profissional." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1703.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva fazer um levantamento da situação dos docentes ingressados no Instituto Federal de Brasília no ano de 2018, a fim de constatar a identidade docente desses profissionais. A formação docente abrange muito pouco as áreas técnicas, nesse sentido, a grande maioria dos professores de cursos técnicos atuam na docência sem terem sido preparados para tal função. Em muitos casos, os professores de cursos técnicos tornaram-se docentes a partir do momento em que foram aprovados em um concurso. A falta de experiência e de reflexão sobre o ato de ensinar provoca, muitas vezes, uma insatisfação com a função e, ao mesmo tempo, a ineficiência no ato de ensinar. O trabalho configura-se como descritivo, do tipo qualitativo e o método de pesquisa é o da pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo por meio de análise das respostas obtidas. Dessa forma, cremos que conseguiremos identificar o perfil identitário dos sujeitos pesquisados. Acreditamos que nosso estudo poderá contribuir para o entendimento da atuação docente como forma de profissionalização, assim como levantar dados importantes que ajudarão a instituição a investir na formação continuada dos docentes, visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, diminuindo os problemas na gestão dos processos de aprendizagem, evitando o excessivo número de evasão nos cursos técnicos profissionalizantes e proporcionando uma educação de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Wenia Keila Lima de, and Ariane Alves Gutierrez. "FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS SOBRE O PAPEL SOCIAL DO PROFISSIONAL PROFESSOR." In Anais do I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT 2021. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/134996.1-4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

EGGERS, Andreia, Tiago Fernando HANSEL, Luana de Oliveira BACCARIN, and Vanessa Langer AULER. "A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ENQUANTO PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO." In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15394.3-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Da Silva, Ranansamir Sousa, Ecivaldo de Souza Matos, and Monica de Sousa Massa. "O desenvolvimento da identidade docente por professores de Computação não licenciados atuantes na Educação Profissional de Nível Médio." In XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2018.3511.

Full text
Abstract:
A identidade docente é um processo de construção, cujas dimensões social e profissional estão inter-relacionadas, sendo fortemente afetado pelo contexto escolar. Este artigo apresenta resultados de uma investigação qualitativa sobre o processo de desenvolvimento da identidade docente por profissionais de Computação sem formação pedagógica em nível de Licenciatura, atuantes como professores da Educação Profissional de Nível Médio em uma escola pública do estado da Bahia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação-participante das aulas ministradas ao longo de um ano letivo, cuja análise de conteúdo revelou alguns aspectos que dificultam o estabelecimento da identidade profissional docente por esses sujeitos e que podem influenciar o sucesso da sua ação didática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Caldas, Morgana Bada, and Gildo Volpato. "A formação do docente universitário e seus reflexos no ensino e no perfil da formação profissional." In Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. São Paulo: Editora Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/eduforadacaixa-01.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SOEK, ANA MARIA, and Sonia Maria Chaves HARACEMIV. "DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ." In Anais do III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15394.3-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography