To see the other types of publications on this topic, follow the link: Formação docente profissional.

Journal articles on the topic 'Formação docente profissional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Formação docente profissional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Terezinha Rosa de Aguiar, and João Felipe Souza. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU." HOLOS 3 (September 23, 2018): 303–13. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.2916.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares, Renata Godinho, and Jaqueline Copetti. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: PERFIL E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RS." Práxis Educacional 16, no. 40 (July 1, 2020): 573. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6446.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste estudo foi de identificar o perfil e a compreensão de professores sobre formação profissional docente e a importância desta para atuação docente. Participaram da pesquisa 21 professores dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal, que responderam um questionário com questões fechadas para traçar o perfil dos docentes e questões abertas para identificar a compreensão quanto a formação profissional docente e a importância sobre esta questão. Quanto ao perfil docente, a maioria são mulheres, o tempo médio de formação foi de 14 anos, com tempo médio de atuação como docente de 13 anos. Relacionada a compreensão sobre Formação Profissional Docente, os professores ampliaram esta, considerando-a não apenas como aspectos para progressão na carreira, mas também a reflexão sobre sua ação na prática em sala de aula. Os participantes consideram ser extremamente relevante manter-se atualizados e em constante formação profissional. Considera-se importante pesquisas que identifiquem as necessidades e a importância de ações formativas que os professores buscam, a fim de ofertar cursos significativos e condizentes com a realidade escolar onde estes profissionais se encontram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

MASCARELLO VIEIRA, MARILANDI MARIA, Josimar De Aparecido Vieira, and Roberta Pasqualli. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 7 (March 3, 2016): 43. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2014.3551.

Full text
Abstract:
O trabalho trata da formação de professores por meio do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional que se diferencia dos tradicionais cursos de formação docente, requerendo reflexão sobre as práticas que estão sendo neles desenvolvidas. Analisa como egressos de um desses Programas de Formação caracterizam seu processo de formação docente, avalia em que medida ele provoca alterações nas concepções dos egressos e identifica desafios que esses se deparam no seu processo de constituição como docente. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa com análise de dados empíricos coletados através de entrevista semiestruturada realizada com dezenove egressos do Curso de Formação Pedagógica de Docentes do IFRS - Campus Sertão. Os relatos obtidos foram analisados com a interlocução dos estudos de Garcia (1999), Nóvoa (1997), Pimenta (1999), Bolzan; Isaia (2005), dentre outros. Os resultados indicam que os Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes contribuem significativamente no processo de constituição da professoralidade dos professores da educação profissional, qualificando-os para a docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leiva, J. S., L. E. Moraes Sinésio, and A. M. Corrêa. "Os saberes da formação docente." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 16 (June 27, 2019): e8465. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2019.8465.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo identificar de que forma se estrutura a formação de professores que atuaram/atuam na docência na educação profissional, no Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira – CEPA. Como procedimento metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental; como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com base na TALIS/OCDE (BRASIL, 2012). Verificou-se que um considerável número de professores que atuam na educação profissional são graduados em outras áreas e não licenciados para a docência. O estudo mostrou que são professores em caráter temporário, tendo em vista não terem sido contratados por meio de concurso público, pelo menos até o momento que antecedeu este processo de investigação. Esses fatores somados à reflexão sobre a prática docente, entre outros, constituem proposições para uma intervenção no sentido de instrumentalizar uma formação continuada. A problemática da formação dos professores antecede à ideia de “ser professor” e perpassa a motivação intrínseca de ser profissional do ensino; está muito ligada à escolha profissional, que começa na adolescência, o que nem sempre acontece de modo consciente. Dessa forma, as experiências adquiridas pelos docentes ao longo de sua trajetória profissional corroboram para a consolidação de uma prática pedagógica mais consistente, reflexiva, capaz de mudar as inter-relações dos elementos teóricos e práticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freire, Emerson, and Sueli Soares dos Santos Batista. "Tecnologia e formação docente para Educação Profissional e Tecnológica: desafios dos Mestrados Profissionais em Educação." Educação (UFSM) 42, no. 3 (December 28, 2017): 669. http://dx.doi.org/10.5902/1984644428659.

Full text
Abstract:
A falta de políticas públicas coerentes e continuadas com enfoque na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem resultado numa multiplicidade de experiências educacionais, o que exige um estudo sistemático para compreender quem é o docente das escolas técnicas e tecnológicas. Sem a formação e a valorização de docentes da EPT como é possível alcançar alguma sustentabilidade pedagógica para os cursos, instituições e programas educacionais voltados para a profissionalização em todos os níveis de ensino: da qualificação, passando pelo ensino médio e à graduação tecnológica e chegando aos programas de pós-graduação, agora amplificados com as propostas de mestrados e doutorados profissionais? Partindo desse questionamento, o objetivo deste artigo, ao considerar estudos bibliográficos e documentais, é apresentar e discutir as possíveis contribuições dos mestrados profissionais em educação para a formação dos docentes que atuam ou irão atuar nessa modalidade de ensino. Se a especificidade da EPT é a técnica e a tecnologia enquanto motores balizadores dessa formação, os mestrados profissionais encarregados da formação de docentes nessa área não podem desconsiderar como um de seus fundamentos teóricos e práticos o estudo da tecnologia e suas implicações socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ferreira, Ricardo Corrêa, Vânia Maria Lopes Fiorini, and Everton Crivelaro. "Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 2 (June 2010): 207–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000200004.

Full text
Abstract:
A educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inser ção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção que docentes da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília têm acerca do papel que a Atenção Básica de Saúde (ABS) desempenha na formação profissional dos estudantes. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de grupos focais com análise de discurso dos sujeitos entrevistados. Construíram-se três categorias: o papel da ABS na construção do SUS; o papel do SUS na formação profissional de novos sujeitos; o papel docente na construção profissional de novos sujeitos. Considera-se fundamental o papel exercido pela ABS na formação dos profissionais de saúde, notadamente profissionais críticos e reflexivos, destacando-se o papel transformador e emancipador que o docente exerce nessa formação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Luz, Maria Mercês de Araújo, Amanda Batista da Rocha Romero, Ana Karolinne da Silva Brito, Lívia Patrícia Rodrigues Batista, Lídya Tolstenko Nogueira, Marize Melo dos Santos, and Maria do Carmo de Carvalho e. Martins. "A formação do profissional nutricionista na percepção do docente." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 19, no. 54 (September 2015): 589–601. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0753.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a formação do profissional de nutrição na percepção dos docentes nutricionistas de uma instituição de Ensino Superior do nordeste brasileiro. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com vinte professores nutricionistas que ministraram disciplinas do ciclo profissional no período de 1980 a 2008. A principal limitação foi a deficiência de infraestrutura física, de material e de equipamentos, sobretudo para a realização de aulas práticas. Limitações relacionadas à atividade docente e ao conhecimento adquirido pelos estudantes foram mencionadas. Apesar das dificuldades apontadas, melhorias estruturais foram referidas. Adequações adicionais são necessárias na infraestrutura, bem como medidas voltadas para melhor planejamento do trabalho docente e para conscientização do corpo discente do seu papel no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos, Katia Regina Teixeira, and Elisangela Da Silva Bernardo. "PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE." Educação & Formação 1, no. 2 mai/ago (May 2, 2016): 208–22. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1648.

Full text
Abstract:
A temática da formação docente tem provocado inúmeras produções, sendo um espaço de muita pesquisa. Autores como Nóvoa (1992), Schön (1992) e Tardif (2002), desde a década de 1990 e início dos anos 2000, apontam o professor como um profissional reflexivo, que se forma enquanto forma o outro. Esses teóricos aprofundam seus estudos em busca da compreensão de quem é o professor (identidade docente), que formação esse profissional efetivamente recebe e se essa formação é suficiente para o exercício de sua prática. Dessa forma, este texto apresenta um ciclo de três momentos comuns na trajetória profissional do professor e destaca entre os achados a importância da busca por formação em todos os ciclos da construção da carreira de professor e a conscientização da importância de seu fazer docente para a emancipação do sujeito, do profissional e do formador de outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Lúcia Gracia. "Desenvolvimento profissional docente." Educação em Perspectiva 11 (July 14, 2020): e020009. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9326.

Full text
Abstract:
Este artigo visa contribuir para os estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente e sua relação com os elementos/fatores que o envolvem e influenciam e os contextos onde este ocorre. Objetiva refletir sobre o desenvolvimento profissional docente dos professores da Educação Básica, refletindo, principalmente, sobre seus percursos, perspectivas e (des)continuidades. Sabemos que o percurso profissional docente não é fixo, tem muitas variáveis que influenciam seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a pesquisa que deu origem a essas reflexões está em andamento e nos ajudará a responder muitos questionamentos sobre a formação, a profissionalidade, a identidade profissional, as vivências dos professores e a influência de tudo isso no seu desenvolvimento profissional. Assim, o processo de desenvolvimento profissional docente, seus conceitos, modelos e características serão discutidos neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rigo, Paula Donaduzzi, Rafael Marcuzzo, and Aruna Noal Correa. "A avaliação do estagiário na formação docente no Programa Especial de Graduação para a Educação Técnica e Profissional da UFSM." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 1, no. 1 (September 15, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133838573.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresenta-se o relato de experiência de estágio de dois egressos do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional, mantido pela UFSM. Nessa perspectiva, apresenta-se a contribuição da avaliação dos estagiários para discutir os pontos positivos e as necessidades de melhoria no decorrer da formação docente. Conclui-se que o processo de avaliação é fundamental, tanto para a formação de professores, quanto para a atividade docente e, sobretudo, o estudo serve de base reflexiva para os profissionais docentes nas áreas de bacharelado, questionando a validade de processos auto-avaliativos acerca da ação docente, bem como para ressaltar a importância de acompanhamento dos estagiários durante sua atuação em campo de estágio e o feedback constante sobre sua atuação frente aos alunos.Palavras-chave: avaliação; formação de professores; educação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Soares, Carla de Almeida, and Iracema Campos Cusati. "Os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários." Educação em Foco 11, no. 12 (December 1, 2008): 49–64. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v2i12.67.

Full text
Abstract:
Este trabalho é uma pesquisa em desenvolvimento cuja problemática é orientada por questões norteadoras: Quais são os impactos das atividades extensionistas na formação dos professores universitários? Como a atuação e o envolvimento nas atividades extensionistas, proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), interferem na formação continuada desses profissionais? Numa investigação que busca articular a construção e a reconstrução do “fazer-docente” com a reflexão sobre a própria prática pedagógica, pretendemos identificar e compreender as trajetórias de formação e de transformação desses docentes. Nossa discussão orienta-se pelos estudos de Tardif sobre saberes docentes e de Schön e Zeichner que enfatizam os saberes profissionais dos docentes. Deparamos com a necessidade de buscar alternativas que viabilizem mudanças na prática profissional do professor com uma nova visão de compreender, de praticar e de organizar o trabalho docente. Nesse cenário, a epistemologia da prática profissional vem sendo constituída com um novo enfoque, apontando para a melhoria na formação do professor, buscando atender aos desafios da contemporaneidade. Há estudiosos mostrando uma tendência a não separação entre formação e profissionalização, salientando a situação atual da docência e indicando novos caminhos que não separam a formação inicial da formação continuada, tendo a prática docente como referência e elemento integrante do seu processo de formação. Nesse sentido, a reflexão sobre como a formação proporcionada pelas atividades extensionistas interferem no desempenho do professor universitário poderá auxiliar na descrição dos conhecimentos necessários ao exercício docente em atividades de pesquisa e extensão, analisando o papel das instituições públicas e privadas na formação continuada de seus profissionais. Os dados a serem analisados são provenientes de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com os professores e alunos participantes do Projeto Escola Integrada e serão submetidos a uma análise do discurso, pois nos interessa o sentido dos enunciados para captar, nos depoimentos, as relações, os limites e as possibilidades da interface formação e atuação docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

CAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA, and MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS SANTOS. "Revisitando a prática docente." Revista Labor 1, no. 24 (October 19, 2020): 104–22. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i24.60213.

Full text
Abstract:
O presente artigo estabelece uma discussão pautada nas apreciações de egressos de um curso de especialização ofertado no âmbito de um dos institutos da Rede Federal de Ensino a docentes da carreira EBTT não-licenciados. A discussão é promovida a partir de respostas dadas a respeito da análise do curso na inter-relação entre os seus saberes profissionais antes e após as suas efetivas participações por parte dos cursistas-docentes. A investigação se caracteriza como qualitativa, tendo em conta um recorte de um estudo mais amplo, de caráter longitudinal, promovido pelos pesquisadores sobre os saberes profissionais docentes na EPT. No caso do estudo em tela, são apresentados dados oriundos de um questionário semiestruturado aplicado, cujo propósito central foi de problematizar as alegações acerca dos saberes docentes a partir da relação intersubjetiva estabelecida entre cursistas-docentes e docentes-professores na oferta desse curso de 620h/a, na modalidade semipresencial de ensino. Para tanto, fizeram parte do estudo 6 participantes. Os resultados dispõem a relevância de ações de formação continuada docente, que não se configurem como pontuais; além da imprescindível indissociabilidade, para tal feita, entre os conhecimentos pedagógicos e os de cunho profissional por meio de discussões pautadas na elevação do binômio teoria-prática na atuação docente do professor EBTT. Palavras-chave: Formação docente. Saberes profissionais. Docentes EBTT. Educação Profissional e Tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Maria Albertino, Flávia. "FORMAÇÃO CONTINUADA E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE." COLLOQUIUM HUMANARUM 17, no. 1 (October 28, 2020): 308–17. http://dx.doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h485.

Full text
Abstract:
The article is an excerpt from the Master's research, which aimed to identify and analyze the theoretical and methodological assumptions for guiding the proposals for continuing education of teachers, offered by the Municipal Department of Education, in two Elementary Schools I, in a city in the interior of São Paulo and their reflexes in the teaching action. The theoretical contribution was of a historical-cultural nature (Bakhtinian); it is a qualitative investigation, configured as a case study, with documentary analysis and semi-structured interview, involving three teachers, two pedagogical advisors and a director, covering a total of six direct participants. The analysis of the data collected from the documents and the interviews was done through the theoretical process of triangulation, content analysis and semiotic analysis of historical-cultural interpretation (bakhtinian) of the speeches of the interviewed professionals. The results showed that the teacher education process does not occur in a dialogical and ambivalent way, based on cultural development, through interpersonal and intersubjective relationships, as emphasized by the historical-cultural theory. The present research enables a critical-reflexive review of the continuing education practices offered by the researched municipality, and by extension, it may serve as an object of confrontations with other contexts of teacher education in other Brazilian municipalities
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fonseca, Christine Meyrelles Felipe da. "FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 12 (June 15, 2017): 170. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2017.5873.

Full text
Abstract:
O presente artigo é o recorte de uma pesquisa maior intitulada “LICENCIADOS, BACHARÉIS E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): um estudo com docentes do curso de informática no IFRN”, que foi fruto de uma experiência realizada na disciplina Formação de Professores para Educação Profissional. A ideia partiu da necessidade de investigar a formação e as práticas pedagógicas de 27 professores que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática, nos diferentes núcleos do IFRN. A pesquisa se desenvolveu em três campi do IFRN investigando três categorias: identidade docente; prática pedagógica e percepção sobre EP. Sob essa perspectiva, sendo esta pesquisa um fragmento daquela, objetivamos analisar, a partir das concepções dos docentes do EMI de Informática, a necessidade de uma formação docente específica para atuar na educação profissional. Para tanto, desenvolvemos uma revisão bibliográfica articulada à pesquisa exploratória. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada gravada. A pesquisa alicerçou-se em autores como: Moura (2008), Gadotti (2008), Souza (2013), Pimenta (2005), Tardif (2014), a partir dos quais traçamos discussões sob diferentes enfoques a respeito da formação docente e dos saberes necessários para atuar na educação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Farias, Isabel Maria Sabino, and Cláudio César Torquato Rocha. "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PIBID." Reflexão e Ação 24, no. 3 (December 7, 2016): 123. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i3.7524.

Full text
Abstract:
Este trabalho, ao assumir o desenvolvimento profissional de professores como objeto da formação docente, focaliza profissionais da Educação Básica participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) chamados a colaborar na formação inicial de futuros colegas. Tem como objetivo discutir práticas e saberes mobilizados por esses professores nesse contexto e que modificaram seu repertório de conhecimento profissional. O texto examina como alguns pesquisadores ibéricos e brasileiros compreendem o conceito de ‘desenvolvimento profissional de professores’. Traz também dados de entrevista com 30 docentes envolvidos na pesquisa em rede Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES). As conclusões apontam para quatro indicadores do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados, cujos significados são discutidos ao longo do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Richit, Adriana, and Leandro Hupalo. "Formação de professores na educação profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 11, no. 20 (July 12, 2019): 109–30. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.210.

Full text
Abstract:
O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Carvalho, Anderson dos Santos, Guanis de Barros Vilela Junior, Jair Rodrigues Garcia Junior, Mariana Pardinho Lacerda, Pedro Pugliesi Abdalla, Ricardo Pablo Passos, Aline Madia Mantovani, Luis Alberto Benavides Roca, Paulo Ricardo Silva de Carvalho, and Viviane Aline Rosa. "FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PERCEPÇÕES." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n2-04r.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi compreender as percepções construídas nas formações docente e formação profissional em Educação Física através de suas trajetórias. Método: Foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos científicos, utilizando-se as palavras-chave “docente”, “educação física” e “formação profissional”, exclusivamente na língua portuguesa. A pesquisa foi de revisão bibliográfica, na perspectiva de levantamento de autores que discutem a temática da formação docente em Educação Física. Resultados: Identificou-se que os profissionais em Educação Física têm como papel facilitar o acesso e a apropriação crítica da Cultura Corporal, por meio do movimento e do saber sobre esse. Estes profissionais devem desenvolver a consciência dos indivíduos sobre a prática de exercício físico e aumento da prática de atividade física como meios eficazes para proporcionarem um nível de excelência em sua qualidade de vida. Conclusão: Diante da discussão a respeito das percepções construídas na formação docente e formação profissional em Educação Física em tempos de profundos questionamentos acerca do modelo de escola que, ainda majoritariamente, tem um viés conteudista, fica evidente a necessidade de se questionar acerca do modelo hegemônico de formação destes futuros profissionais. O espaço escolar e formativo não é uma superestrutura que com suas mazelas seria a responsável pelo colapso educacional que o Brasil vive nas últimas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Queiroz Guedes, Marilde Queiroz. "Política de formação docente." Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais 1, no. 01 (May 28, 2020): 82–103. http://dx.doi.org/10.53282/sulsul.v1i01.658.

Full text
Abstract:
A educação brasileira tem passado por mudanças pontuais nos últimos dez anos do século XXI, chegando a alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/1996, sem um debate ampliado com a sociedade em geral, nem com as instituições interessadas diretamente: escolas, instituições formadoras e científicas. O governo federal em 2017 aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica; em 2018 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e, em 13/12/2018, o Ministério da Educação entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a Proposta de Base Nacional Comum para a Formação de Professores, para análise e parecer. Após um ano em tramitação, a referida Proposta transformou-se em Diretrizes, instituindo a BNC-Formação, conforme Resolução n. 2/2019, do CNE/CP. Neste texto, focamos a proposta que deu origem ao novo ordenamento para a formação, com o objetivo de conhecer seus fundamentos, proposituras, possíveis avanços ou retrocesso em relação às DCN/2015, ainda em vigor. É uma investigação de abordagem qualitativa exploratória, com análise de conteúdo. Conforme o Documento, a BNC pretende ser um Referencial para as licenciaturas nas universidades brasileiras, determinando conteúdos e competências tanto para a formação inicial quanto para a continuada, em uma "visão sistêmica", devendo superar as dicotomias entre teoria e prática, escola e universidade. A organização do currículo a partir de competências e habilidades, com uma Matriz de Competências estruturada em três dimensões: do conhecimento profissional; da prática profissional; do engajamento profissional. Os dados apontam para uma nova dinâmica de formação pautada por uma pedagogia das competências e habilidades, obrigatoriamente alinhada à BNCC-EB, e os estudantes submetidos a avaliações externas, além de atrelar a formação continuada à evolução funcional ao longo da carreira docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Roldão, Maria Do Céu Neves. "Formação de professores e desenvolvimento profissional." Revista de Educação PUC-Campinas 22, no. 2 (June 8, 2017): 191. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3638.

Full text
Abstract:
Constituem objetivos deste artigo analisar e sistematizar, numa perspectiva de teorização fundada em pesquisa e aprofundamento teórico, a problemática da formação de professores (inicial e continuada) e sua relação com o desenvolvimento profissional. Esta abordagem estrutura-se conceptualmente na estreita relação da formação de professores com (1) a construção e natureza do conhecimento profissional respectivo e (2) a natureza socioprática da função a ser desempenhada pelo profissional de ensino a formar. Convocam-se, na metodologia desenvolvida nesta análise, informações provenientes da literatura disponível no campo e do longo percurso de pesquisa, intervenção, consultoria política e publicações da autora nesse domínio, bem como revisões de literatura e pesquisa na área, por ela coordenadas. Como eixos da análise destacam-se: a ressignificação da dualidade formação inicial; formação continuada em termos do conceito de desenvolvimento profissional; a relação essencial entre a discussão da formação de professores e o posicionamento da atividade docente frente ao estatuto de profissionalidade; e a clarificação do perfil do profissional docente e suas implicações para as lógicas da formação. Como considerações finais, destaca-se, para o campo da formação de professores, a necessidade de reforçar os conceitos de desenvolvimento profissional e de profissionalidade docente, como referentes transformativos da qualidade e eficácia da formação.Palavras-chave: Conhecimento profissional docente. Desenvolvimento profissional. Formação de professores. Profissionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sarti, Flávia Medeiros. "Parceria intergeracional e formação docente." Educação em Revista 25, no. 2 (August 2009): 133–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982009000200006.

Full text
Abstract:
O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Narcisio Rios, and Silvia Cristina de Oliveira Quadros. "formação didática de professores da área de saúde." Docent Discunt 2, no. 1 (August 24, 2021): 83–94. http://dx.doi.org/10.19141/2763-5163.docentdiscunt.v2.n1.p83-94.

Full text
Abstract:
Este estudo consiste em uma pesquisa descritiva de base documental, com o objetivo de conhecer e avaliar a formação docente de professores da área de saúde de uma instituição de ensino superior da zona sul de São Paulo. Como resultado encontrou-se que a maioria dos profissionais é formada de mulheres (72%); profissionais atuantes em apenas um curso de graduação (62%), exercendo apenas a docência (62%), com especialização em área de didática/ensino (17,2%) e mestrado em educação (5,3%). Com um corpo docente formado por profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, a instituição, lócus desta pesquisa, incentiva e apoia a formação científica, didática e pedagógica desses profissionais, oportunizando capacitação por meio de ações e programas institucionais de formação continuada, como forma de aprimoramento profissional e científica de seus docentes, favorecendo, assim, o processo ensino-aprendizagem para os alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia e nutrição. Conclui-se que a formação docente na área de saúde requer do professor tanto o domínio do conhecimento técnico específico quanto o domínio didático-pedagógico, esse por sua vez, adquirido com o passar dos anos, através do processo de formação continuada e pós-graduação em nível lato sensu e stricto sensu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Macedo, Sheyla Maria Fontenele, and Ana Paula Viana Caetano. "A formação ética profissional docente: significados, trajetórias e modelos." Revista Exitus 10 (April 2, 2020): e020028. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n0id1252.

Full text
Abstract:
O artigo é parte do resultado da tese doutoral intitulada A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso, apresentada na Universidade de Lisboa (UL), no Instituto de Educação (IEL), no ano de 2018. Tem como objetivo geral compreender a ética como dimensão estrutural da formação profissional na esfera da docência. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico. A temática é inovadora, tendo sido a tese, inclusive premiada por aquela Universidade. A pesquisa foi organizada em dois subtítulos, em que no primeiro é revelada a rota que denota a interface entre a ética, a ética profissional e a formação, em que é a ética declarada enquanto competência macro e transversal. No segundo momento, são apresentados modelos formativos no terreno da ética profissional, em que ensaios e experiências na esfera da docência se destacam, evidenciando-se as pesquisas realizadas em Portugal. O resultado proeminente deste trabalho se consolida com base na originalidade da temática no terreno da formação inicial de professores, e por mostrar a necessidade de que as formações integrem a ética profissional, de modo que as sociedades herdem profissionais que tenham um efetivo compromisso com a educação. Palavras-chave: Formação. Ética profissional. Docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Medeiros Neta, Olivia Morais, Ana Lúcia Sarmento Henrique, Ilane Ferreira Cavalcante, and Dante Henrique Moura. "Editorial - DOSSIÊ DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 12 (June 15, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2017.5855.

Full text
Abstract:
Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia. (Guimarães Rosa. Grande Sertão: veredas). A realidade constitui-se do caminho que cada um traça a partir de sua formação, de sua vivencia familiar, de sua prática profissional, enfim, das especificidades de sua caminhada. A realidade, como afirma Guimarães Rosa, está mesmo nesse caminho, no meio da travessia. E é sobre esse caminhar, aqui pensado no sentido da formação docente, que esse dossiê se debruça, apresentando experiências de pesquisa junto a turmas da pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), assim como textos de pesquisadores de outras instituições, que também pensam a docência na educação profissional na rede federal e nas instituições privadas. [...] pode-se admitir que a prática implica sempre uma operação de conhecimento, isto é, uma operação mais ou menos complexa de classificação, que nada tem em comum com um registro passivo. (BOURDIEU; SAINT-MARTIN, 2011, p. 187). Como professoras de um programa de Pós-graduação em Educação Profissional, interessa-nos conhecer a realidade da docência nessa modalidade, e também possibilitar momentos para que nossos estudantes também a conheçam. Nesse sentido, e buscando uma formação que estabeleça uma práxis voltada para a pesquisa, é que este nossa prática se debruça sobre a realização de pesquisas voltadas para os sujeitos da rede pública e particular de educação profissional.A ideia de realizar pesquisas no processo de formação docente tomou lugar durante a disciplina de Formação Docente para a Educação Profissional, no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. Nessa disciplina, em geral é proposta a realização de uma reflexão sobre a própria formação (ensaio auto-formativo) ou uma pesquisa sobre a realidade da docência na Educação profissional.A pesquisa surgiu como uma experiência a ser desenvolvida no processo de formação, pois, como afirmam Ghedin e Franco, é a experiência que liga a teoria à prática em um elo indissociável.A experiência é um dizer-se sem saber dizer de si, isto é, a confluência e a coincidência entre o ser e o agir. Ela é aquela tênue ligação que se dá entre a teoria e a prática, entre a ciência e a técnica, entre a ideologia e a política, entre a fé e o dogma, entre o ser e o querer ser. Pode-se dizer que ela é o hiato que liga nosso limite a todas as possibilidades infinitas que temos de ser. É justamente a experiência que nos permite a reflexão crítica. Isto ocorre porque ela não é nem pensamento e nem ação, mas a possibilidade de pensar duplamente sobre nossas formas de agir e instituir as práticas que nos constituem. (GHEDIN; FRANCO, 2006, p.11).As experiências aqui apresentadas compreendem 2 anos de trabalho junto a duas turmas do Programa de Pós-Graduação. A primeira pesquisa foi realizada entre professores de três campi do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN. A segunda pesquisa se debruçou sobre a rede particular de educação profissional, escolhendo duas instituições que abriram suas portas aos estudantes do programa para a realização da pesquisa.Nessa segunda pesquisa, foram escolhidos como locus da pesquisa o Curso Técnico Subsequente em Enfermagem de uma instituição e os cursos Técnicos Subsequentes em Análises Clínicas e em Radiologia de outra instituição. A escolha, portanto, recaiu sobre a área da saúde, por haver, entre os estudantes do programa, profissionais que atuavam nessas instituições e nessa área, que poderiam proporcionar maior abertura para a realização da pesquisa.As pesquisas se configuraram como um trabalho colaborativo (entre professoras da disciplina e professores em formação na pós-graduação) e foi sendo construída no cotidiano da sala de aula. Sob a perspectiva das professoras, o trabalho se constituía em organizar as discussões, direcionar os trabalhos dos grupos, definir prazos e avaliar o desenvolvimento do trabalho que, posteriormente, se materializaria em uma série de artigos com os resultados da pesquisa, propostos como atividade final da disciplina em curso.Referente à experiência de pesquisa vivenciada junto à primeira turma, temos o artigo A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática que é uma reflexão sobre a primeira experiência da pesquisa na disciplina Formação de Professores para a Educação Profissional cujos artigos, com os resultados desse trabalho compõem este dossiê. Tentando unir teoria à prática, objetivou-se, na disciplina, a integração do conteúdo a ser ministrado em sala de aula com a experiência mesma do fazer científico na perspectiva de que o trabalho final da disciplina se revestisse de um caráter científico-reflexivo, ao mesmo tempo, inovador e que levasse também à produção de conhecimento na área.Para o artigo Identidade Docente de Professores do Ensino Médio Integrado do IFRN: entre a paixão e o acaso as autoras elegeram como categoria geral de pesquisa o perfil do docente, a formação de sua identidade docente. A partir dessa categoria mais geral, elas elegeram as três categorias mais recorrentes nos depoimentos dos sujeitos, como aquelas que seriam abordadas em seu estudo sobre a identidade dos docentes pesquisados: percepção sobre a formação para a docência; relação prévia com a docência e momentos-charneira. As três categorias trabalhadas ajudaram a compreender aspectos da identidade dos docentes entrevistados, cada uma deixando entrever os desenhos das tramas narradas. A primeira dá pistas sobre como cada professor relaciona sua própria formação e sua atuação profissional; a segunda indica os caminhos traçados antes da opção pela docência; a terceira permite confrontar esses caminhos anteriores e os hoje percorridos. A conclusão a que as autoras chegam é que um elemento bastante recorrente às narrativas analisadas é a ausência de planos de mudança profissional. À exceção de um, nenhum professor manifestou a possibilidade de deixar de ser professor. De alguma forma, por algum caminho, a docência seduziu esses sujeitos. Nessa sedução devem pesar muitos fatores de ordem objetiva e subjetiva. A estabilidade do serviço público, as condições de trabalho e o plano de carreira. Tenham sonhado com a docência desde a infância, se apaixonado por ela já adultos ou aceitado a docência como um ganha-pão possível, esses professores se renderam ao ofício de professor, assumindo um relacionamento com ele até que a aposentadoria os separe.No artigo A Formação Docente para a EPT: um estudo sobre a percepção de formação integral e integrada dos professores do curso de informática do IFRN, as autoras se debruçam sobre uma segunda categoria geral de interesse da pesquisa realizada: a compreensão que esses docentes demonstram acerca de alguns princípios e conceitos presentes no Projeto Político Pedagógico do IFRN, concernentes à Educação Profissional e ao Nível Médio Integrado. Na conclusão de seu artigo, as autoras mostram que, segundo seus sujeitos, não há ainda uma apropriação epistemológica das concepções de formação integral e integrada, bem como sua efetivação nas práxis desses sujeitos apesar de demonstrarem uma intencionalidade de aceitação e adoção destas concepções em seu fazer.O artigo Concepções Docentes: práticas pedagógicas integradoras e os desafios para sua Implementação no IFRN, volta-se para a categoria geral das práticas docentes, as autoras concluem que a prática pedagógica ainda ocorre de maneira desarticulada do contexto de integração com as demais áreas do conhecimento e, quando essa integração acontece, na maioria das vezes, é no âmbito dos próprios núcleos ou em atividades pontuais como aula de campo, projeto integrador e outras ações acadêmicas isoladas.O artigo Formação e Saberes Docentes na Educação Profissional: um relato de experiência objetiva analisar, a partir das concepções dos docentes do EMI de Informática, a necessidade de uma formação docente específica para atuar na educação profissional. A análise dessa temática coloca em evidência, ao longo da pesquisa, que é necessário buscar uma nova proposta de formação docente na educação profissional para os professores que atuam no IFRN, pois estes mostram, por meio de suas falas, que encontram obstáculos na prática docente para atuar nessa modalidade de ensino. Uns acreditam que é necessária uma formação para aqueles de áreas específicas, outros afirmam que essa formação é necessária a todos os profissionais que atuam como docentes em instituições que atuam na EP. Sendo assim, faz-se necessária uma formação e saberes específicos para atuar na educação profissional, para que seja possível entendê-la não como um simples instrumento de política assistencialista ajustado às demandas do mercado de trabalho e às necessidades do capital, mas como importante estratégia para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas existentes na sociedade.Para complementar esse ciclo reflexivo, o artigo A Educação Profissional na Rede Federal de Educação Tecnológica sob o enfoque do trabalho na organização Taylorista/Fordista, de autoria de pesquisadores do IFRN, da UFRN e da Universidade do Porto, faz uma reflexão acerca da formação profissional a ser empreendida em escola técnica tendo como categoria base de análise o trabalho na sua organização taylorista /fordista. A partir da análise do trabalho no Brasil no século XX, enfatizando os anos de início da industrialização, observa-se o papel da escola industrial e técnica face às exigências do capital. Concluem que a formação profissional expressa pela arquitetura curricular comum à Rede de EPT se apresenta calcada em especialidades de diversos ramos da produção e, em função disso, intensifica-se a desqualificação do trabalhador e amplia-se o processo de especialização.Referente à segunda experiência de pesquisa junto à turma, o artigo Desvelando o percurso formativo de docentes da Educação Profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas de uma IES privada, objetiva apresentar os desvelamentos do percurso formativo de dois professores de disciplinas específicas que atuam na Educação Profissional (EP), do Curso de Análises Clínicas, de uma IES privada do estado do Rio Grande do Norte. Os autores chegam à conclusão de que esses professores não possuem formação específica em licenciatura ou formação didática pedagógica para lecionar na Educação Profissional, assim, mobilizam os saberes técnicos da área e não do ensino e aprendizagem adquiridos nas formações docentes inicial e continuada.O artigo Percepção da relação Teoria e Prática no trabalho docente: um estudo com professores da área da saúde objetiva identificar a percepção do docente em relação à teoria e à prática em sala de aula nos cursos técnicos de enfermagem, Radiologia e Análises Clínicas. Os autores concluíram que, entre os sujeitos entrevistados, a maioria acredita que a relação teoria e prática na formação docente na educação profissional são essenciais e que a prática depende da teoria, bem como a teoria depende da prática.Nesse mesmo sentido, o artigo A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na Educação Profissional, que tem como objetivo compreender a relação teoria e prática no trabalho de professores de formação geral que atuam na educação profissional na rede particular de ensino, chega à conclusão de que a compreensão dos professores demonstra uma prevalência da visão dicotômica da relação teoria e prática na atuação docente da formação técnica profissional.Os artigos O caminho dos professores na Educação Profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente e Sobre trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral analisam os conceitos de trabalho e trabalho docente de professores que atuam na EP da rede particular. Os autores do primeiro artigo observam que os professores concebem o trabalho docente de forma distinta de outros tipos de trabalho, todavia, não conseguem sinalizar quais saberes são específicos da prática docente. Já as autoras do segundo artigo identificam que os docentes pesquisados não compreendem o trabalho e o trabalho docente em sua essência, embora essa compreensão seja relevante para sua atuação na Educação Profissional. O artigo O Perfil de formação de professores da Educação Profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo da formação geral analisa o perfil de formação de professores de disciplinas do eixo geral de duas instituições que ofertam cursos de Educação Profissional subsequente ao ensino médio na área de saúde no Rio Grande do Norte. Os resultados do estudo permitiram apontar para um perfil de formação bastante variada. As autoras chegam à conclusão de que os conhecimentos relativos à compreensão do funcionamento da sociedade e das relações entre trabalho, cultura, ciência e Estado, das políticas públicas e dessas, articuladas à educação profissional, além de não serem contempladas na formação inicial dos professores investigados também não constituem objeto de estudo na formação continuada promovida pelas instituições.O artigo A Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância: história, bases legais e cursos nessa modalidade de ensino, de pesquisadoras da Universidade Estadual de Maringá, objetiva discorrer sobre os aspectos históricos e legais da educação profissional e tecnológica a distância, além de apresentar o desenvolvimento dos cursos dessa modalidade de ensino em algumas instituições, como o Instituto Monitor, o Instituto Universal Brasileiro, o Telecurso e a Rede e-TEC, demonstrando a importância dessas práticas de ensino e aprendizagem, por se configurar como uma estratégia de expansão do ensino que possibilita a formação dos sujeitos ao longo da vida.Finalizando essa apresentação, é importante pensar queA profissionalização do professor está diretamente ligada ao exercício de sua prática profissional, a que está condicionada por uma rede de relações de poder. Se a prática é um processo constante de estudo, de reflexão, de discussão, de experimentação, conjunta e dialeticamente com o grupo de professores, se aproximará da tendência emancipadora, crítica, assumindo um determinado grau de poder que repercute no domínio de si mesmos. (IMBERNÓN, 2011, p. 36).Essa aproximação à pesquisa, proposta para as duas turmas da disciplina Formação de Professores para Educação Profissional, de forma específica, tem o discente (que também é professor) como sujeito produtor do conhecimento e, na medida em que ele pesquisa a formação e atuação de outros docentes, produz conhecimento e se (re)conhece como partícipe de uma comunidade profissional, ao mesmo tempo em que se forma como profissional.Quando se trata da Educação Profissional (EP), modalidade pouco estudada na formação inicial (como a outras modalidades da educação brasileira), essa participação em pesquisa, entendida aqui como espaço de formação, é fundamental para a continuidade da formação do docente de EP.Portanto, os artigos apresentados neste dossiê, ao mesmo tempo em que são a materialização da pesquisa como espaço de formação, lançam olhares múltiplos e plurais sobre a Educação Profissional e, em especial, sobre práticas de ensino e aprendizagem e sobre a docência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Abdalla, Maria de Fátima Barbosa. "Formação, profissionalidade e representações profissionais dos professores: concepções em jogo." Revista de Educação PUC-Campinas 22, no. 2 (June 8, 2017): 171. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3636.

Full text
Abstract:
Diante da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto nº 6.755/09) e suas implicações para a formação docente, este texto objetiva colocar em jogo as concepções de formação e de profissionalidade, com base nas representações profissionais de professores-estudantes da Pedagogia/PARFOR. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados questionários, grupos focais, entrevistas e crônicas pedagógicas, discutindo o Plano Nacional de Formação de Professores sob a ótica da formação e da profissionalidade nos contextos de formação e de trabalho. Os resultados e/ou representações profissionais indicam uma dupla orientação para a formação: de um lado, a incorporação de conhecimentos, valores e do saber ser; e, de outro, a relação do saber com a prática. Quanto à profissionalidade (habitus profissional), os resultados apontam para: a função docente, que trata da atividade profissional, das estratégias e do significado da prática; o contexto, destacando o grau de implicação dos sujeitos (pertença social) e questões sobre a gestão, reforçando o efeito da normalização; a identidade profissional, abordando o grau de entendimento e de domínio do trabalho docente. Tais concepções orientam saberes e práticas profissionais e revelam a necessidade de uma renegociação identitária frente à formação, aos desafios do trabalho docente na Escola, e ao processo de profissionalização e/ou precarização que ameaça esses professores a perderem seus valores e o sentido de seus objetivos enquanto profissionais.Palavras-chave: Formação de professores. PARFOR. Profissionalidade docente. Representações profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Souza, Daniela Maysa de, Vânia Marli Schubert Backes, and Marta Lenise do Prado. "Formação docente na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão integrativa da literatura." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 7, no. 20 (September 29, 2016): 211–35. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v7i20.987.

Full text
Abstract:
Revisão integrativa com objetivo de analisar como a formação docente na educação profissional técnica em enfermagem é abordada nas publicações científicas. A pesquisa foi realizada na LILACS, SciELO, MEDLINE, IBECS, BDENF, CAPES e BDTD. A amostra composta de 8 publicações, evidenciou três dimensões temáticas: a graduação em enfermagem e os limites para a formação docente; a prática docente como processo de formação e estratégias de fortalecimento na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem e a reflexão docente. Observa-se uma preocupação entre os docentes, relacionada à condução do próprio desenvolvimento profissional, quando refletem sobre sua atuação e buscam estratégias para fortalecer suas práticas, compreendendo que a formação docente muda a forma de ensinar. Os achados confirmam a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta categoria de professores, além de priorizar os estudos nestes dois focos: coordenador de curso e a instituição de ensino, identificadas como lacunas nos achados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Jardilino, Jose Rubens Lima, and Ana Maria Mendes Sampaio. "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE." Educação & Formação 4, no. 10 (January 9, 2019): 180–94. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i10.848.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) frente à política pública do Plano Nacional de Educação (Lei13.005/2014). O texto examina conceitos, construídos porpesquisadores ibéricos (Garcia, 1999, 2009; Imbernón, 2004; Nóvoa, 1991, 2002, 2008) e nacionais (Almeida, 2000; André, 1999,2017; Gatti, 2017; Jardilino,2016; Oliveira, 2012; Ponte, 1998) sobre o DPD e empreende esforços analíticos em torno das metas do PNE (2014-2024), que dialogam com o desenvolvimento profissional dos professores.As reflexões apresentadas ocorreram em torno de estudos e pesquisas realizadas pelo FOPROFI – Grupo Formação e Profissão Docente e de pesquisa realizada em rede, que articulou experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Universidades Públicas: Universidade do Estado do Ceará (UECE); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As análises apresentadas envolvem os resultados de entrevistas semiestruturadas, realizadas com noventa professores supervisores do PIBID da rede municipal e estadual de ensino nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Ceará. Conclui, apontando as lacunas deixadas para o cumprimento das metas, a falta de articulaçãoentre os entes federados, responsáveis pela implementaçãodo plano e a necessidade da comunidade acadêmica e profissional de professores aprofundarem os estudos e a compreensão sobre os programas e as políticas de DPD, sobretudo, em relação aos pressupostos e concepções que as sustentam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Castaman, Ana Sara, and Camila Gomes Nogueira. "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 15 (August 26, 2018): e6052. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2018.6052.

Full text
Abstract:
A formação docente na educação básica e profissional encontra-se em constante debate, nos últimos anos. As atuais políticas para formação docente evidenciam a necessidade de se refletir sobre a práxis dos futuros docentes e também daqueles que atuam em sala de aula. Sendo assim, objetivando contribuir para o enriquecimento das pesquisas acerca da formação docente para a educação profissional, este estudo é um recorte desta pesquisa e visa investigar quais são as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente dos alunos bolsistas do Curso de Formação Pedagógica para docentes da educação básica e profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão a partir da análise dos subprojetos desenvolvidos no curso. A partir da análise dos projetos foi possível verificar uma articulação entre as formações dos bolsistas com as atividades realizadas, contudo cabe salientar que a análise é feita a partir dos documentos o que tenciona verificar se estas atividades propostas se efetivaram no desenvolvimento dos subprojetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lacerda, Vera Lúcia, and Geovana Ferreira Melo. "Formação e desenvolvimento profissional de professoras da Educação Básica /Formation and professional development of teachers of basic education." Ensino em Re-Vista 1, no. 1 (April 10, 2017): 431. http://dx.doi.org/10.14393/v24n2a2017-07.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo analisar aspectos da formação continuada de professoras que atuam na Educação Básica, em escolas públicas do Governo do Distrito Federal, que tenham participado de ações formativas promovidas pela Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação – EAPE. A investigação foi orientada pelo seguinte questionamento: quais as contribuições das ações de formação continuada de professores, promovidas pela EAPE, para o desenvolvimento profissional docente? A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como ponto de partida a análise da literatura da área, tendo sido embasada, principalmente, pelos seguintes autores: Gatti (2009); Imbernón (2009); Marcelo Garcia (2009); Marcelo Garcia e Vaillant (2012); Melo (2007; 2009); Nóvoa (2000); Pimenta (2002). Os dados foram obtidos por meio de questionário e grupo focal dos quais participaram as professoras de duas escolas do Governo do Distrito Federal. A partir da análise de conteúdo dos dados são apresentadas as seguintes considerações: a formação continuada promovida pela EAPE é entendida como campo fértil para o aprimoramento profissional, desde que seja planejada e realizada conforme as demandas específicas de cada realidade e com o envolvimento direto das professoras. A escola é um dos espaços privilegiados de formação, de construção da identidade profissional e dos saberes docentes, a serem associados com as experiências individuais e coletivas, que apontam para o desenvolvimento profissional das professoras.PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada. Saberes Docentes. EAPE. Educação Básica. Desenvolvimento Profissional Docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Narciso, Rodi, and Catyane Roberta Hauth. "O perfil do profissional docente no Ensino Superior." Revista Amor Mundi 2, no. 5 (September 9, 2021): 61–68. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v2i5.118.

Full text
Abstract:
O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica acerca da temática do profissional docente no ensino superior, cujo objetivo é responder a questão: Qual o perfil do profissional docente do Ensino Superior na atualidade? Isto posto, foram selecionadas como referências para este estudo artigos e livros oferecidos pela instituição e de acervo próprio das últimas décadas, que corroborassem com o tema em questão. Foram explanadas as características do perfil deste profissional, no contexto do ensino superior, compreendendo as atribuições e desafios inerentes a profissão, bem como a sua atuação neste contexto específico, assim como as dificuldades encontradas por estes profissionais. Concluindo, com isso, que a qualidade de ensino no ambiente superior de ensino e, consequentemente, a valorização do docente são questões indissociáveis, uma vez sendo este profissional o responsável pela formação de pesquisadores críticos, corresponsáveis na melhoria da sociedade da qual fazem parte. Todavia, essa modalidade de docência, apresenta barreiras a serem transpostas, dentre elas o próprio campo de formação deste profissional, condições de trabalho, estrutura das universidades e, principalmente no seu currículo. PALAVRAS-CHAVES: Professor, Formação, Perfil Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Dos Santos, Juliani Natalia, and Vantoir Roberto Brancher. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA- EPT E NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA REVISÃO LITERATURA." Acta Tecnológica 12, no. 1 (March 15, 2018): 109. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v12i1.553.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo em como objetivo de estudo o estado da arte junto ao banco de dados da <em>Scielo</em> Brasil, referente às produções científicas que vem sendo realizadas com os temas formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica-EPT e narrativas de formação docente, tendo o objetivo de mapear e discutir como se da à constituição dos saberes docentes para atuação no espaço da EPT. Para tal, se estabeleceu relações e aproximações teóricas a respeito da constituição profissional destes sujeitos, a partir da análise de conteúdo das produções existentes, com ênfase nas seguintes categorias temáticas: saberes docentes, imaginário e representações, trajetos formativos e identidade docente, tendo como base o ano da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em 2008 até o ano de 2016. Ao concluir a análise dos artigos publicados, identificou-se uma significativa preocupação com a formação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica diante das políticas públicas referentes a esta modalidade, dando ênfase as narrativas de formação para o crescimento profissional de si e demais colegas. Percebeu-se, ainda, a carência de publicações sobre narrativas de professores da EPT, fomentando o uso destas narrativas para a formação e crescimento desse profissional.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Santos, Danise Vivian Gonçalves dos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, and Luiz Anselmo Menezes Santos. "ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 18 (April 5, 2020): e9097. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2020.9097.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da formação docente continuada na Educação Profissional dos Institutos Federais, buscando identificar as perspectivas teóricas e características específicas de cada artigo publicado entre 2010 e 2018. A necessidade de investigação surge da problemática apresentada na formação pedagógica dos docentes dos Institutos Federais, considerando que a maioria, ao ingressar, não possuem formação pedagógica. Os dados levantados foram analisados e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam para um crescimento nas pesquisas sobre formação docente na Educação Profissional, após a criação dos Institutos Federais. Foram identificados poucos relatos de práticas formativas e a necessidade de aprofundamento da teoria sobre formação docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Hartmann, Emerson, and Elsbeth Léia Spode Becker. "O perfil dos docentes do colégio militar de Santa Maria - RS." Revista Profissão Docente 19, no. 40 (June 7, 2019): 01–24. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1226.

Full text
Abstract:
Os colégios militares possuem, em sua estrutura funcional, diferentes perfis docentes com carreiras distintas, legislações próprias e expectativas e remunerações diversas. Os diversos perfis docentes, no contexto dos colégios militares, surgem a partir dos diferentes processos formativos que os professores realizam em sua trajetória profissional. Os processos formativos, tanto iniciais quanto ao longo da atividade profissional, são de fundamental importância para a constituição do docente e o exercício de sua prática. Essa formação acontece de maneira fundamental no próprio ambiente escolar em ação conjunta com os docentes e a gestão. Este artigo tem por objetivo principal descrever os principais perfis docentes existentes no Colégio Militar de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Assim, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem quali/quantitativa, buscou-se elaborar uma construção teórica acerca da relação entre formação e perfil docentes e, também, traçou-se as principais características dos quatro perfis docentes do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). Globalmente sustenta-se a reflexão de Monteiro (2015) de que as qualidades pessoais afetivas e morais devem ser mantidas durante a vida profissional e aprimoradas pela formação profissional. Nesse sentido, em termos de resultados, pôde-se apresentar a distribuição dos profissionais dentro da organização da Divisão de Ensino do Colégio Militar de Santa Maria e inferir que a existência de diferentes perfis no CMSM, com planos de carreira e expectativas diferenciadas, permite que ocorra uma interligação de saberes e conhecimentos diferenciados, bem como um dos princípios fundamentais dentro da profissão docente que é a formação na própria prática dentro da Escola. Como consequência, é possível que o convívio entre os diferentes perfis possa, mesmo que em alguns momentos, criar conflitos e tensões, permitir processos de formação mais próximos da realidade, pois o gerenciamento de conflitos, a capacidade de adaptação e a superação de momentos de instabilidade são hoje inerentes ao trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Figueiredo, Zenólia Christina Campos. "Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física." Revista Portuguesa de Educação 23, no. 2 (February 27, 2018): 153. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13990.

Full text
Abstract:
O foco deste trabalho é a reflexão sobre experiências profissionais, formação e identidades da/na docência. Discute identidade profissional de base e as dimensões que circunscrevem dela, por exemplo, formação, experiências e trajetórias, e também a profissão e as relações que decorrem dela, como as condições do trabalho docente e as relações que o professor constrói com os saberes. Retoma as experiências pessoais-profissionais para introduzir a discussão e aproximar-se da temática central do artigo; com o objetivo de trazer ao texto evidências empíricas, destaca questões de uma pesquisa concluída, geradas pelas narrativas dos professores colaboradores que atuam em escolas, no ensino da educação física em um contexto educacional brasileiro; e, finalmente, de maneira articulada, desenvolve reflexões teóricas pertinentes ao estudo da formação e transformação das identidades dos professores do ponto de vista pessoal-profissional e da profissão, com base na abordagem sociológica das identidades e relações profissionais.Palavras-chave: Experiências profissionais; Formação docente; Identidade social
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Frazão, Leide Vânia Vieira Duarte, Paula Teixeira Nakamoto, and Geraldo Gonçalves Lima. "A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios." Revista Profissão Docente 20, no. 44 (September 4, 2020): 01–10. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v20i44.1357.

Full text
Abstract:
O presente artigo “A formação docente em educação profissional e tecnológica: demandas e desafios,” tem por objetivo refletir sobre a formação do docente na Educação Profissional e Tecnológica, bem como analisar os desafios e possibilidades que as demandas advindas das tecnologias tem apresentado ao cenário educacional. O percurso metodológico consubstanciou-se na pesquisa bibliográfica, resultando nas contribuições teóricas de autores como, Kuenzer, Machado, Ciavatta, Moran e outros. Buscou-se responder como o docente da Educação Profissional e Tecnológica tem se preparado para lidar com as novas demandas educacionais. Conclui-se que, para que a educação possa cumprir sua finalidade de formar cidadãos críticos, reflexivos, atuantes e ativos na sociedade é preciso repensar a formação inicial e continuada dos docentes que atuam na Educação Profissional e Tecnológica, bem como buscar uma reestruturação dos currículos escolares a fim de que possam atender as especificidades do processo de aprendizagem na contemporaneidade.PALAVRAS-CHAVE: Formação. Educação. Aprendizagem. Tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Habboub, El Mostafa. "Didactique professionnelle et formation à l’enseignement." Trabalho (En)Cena 3, no. 1 (March 1, 2018): 114–30. http://dx.doi.org/10.20873/2526-1487v3n1p114.

Full text
Abstract:
Resumo: Nas últimas décadas, para renovar a profissão docente, vários sistemas educativos no mundo, em particular os do Québec e da França, introduziram reformas dos programas de formação de professores. Em uma perspectiva de melhoria desses programas, alguns sistemas recorreram à didática profissional (DP) para melhorar a área do ensino e da formação dos docentes. Entretanto, o recurso à DP é recente. Visando esboçar um retrato do uso da DP no ensino e na formação dos docentes, o presente texto coloca em evidência os conceitos essenciais que emergem após o uso da DP, ou seja, situação, saber e atividade. Ele aborda a articulação entre esses três conceitos e tenta identificar suas contribuições conceituais para a formação. Palavras-chaves: didática profissional, formação docente, análise do trabalho, atividade docente, saber, situação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Medeiros Neta, Olivia Morais de, and Dante Henrique Moura. "Editorial." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, no. 5 (January 25, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2012.4018.

Full text
Abstract:
Nesse volume, a Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica tem como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas”. As possibilidades de investigação concernentes ao tema remetem à formação inicial, formação continuada e autoformação docente na educação profissional; práticas pedagógicas na educação profissional; formação de conceitos e identidade em educação profissional; currículo integrado: formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas educativas pertinentes às trajetórias da educação profissional; formação dos sujeitos docentes e diversidade.O primeiro artigo desse número à formação docente e a reflexão e didática por um ensino de química atrativo com o objetivo de analisar a importância da reflexão e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação. O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA.O segundo artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância, desenvolvida numa turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, no município baiano de Santa Inês.O último artigo apresenta algumas experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas em uma turma do 5º período do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade de educação a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Central, na disciplina Organização e Gestão da Educação Brasileira.Uma boa leitura! Nesse volume, a Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica tem como tema “Formação de professores e práticas pedagógicas”. As possibilidades de investigação concernentes ao tema remetem à formação inicial, formação continuada e autoformação docente na educação profissional; práticas pedagógicas na educação profissional; formação de conceitos e identidade em educação profissional; currículo integrado: formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas educativas pertinentes às trajetórias da educação profissional; formação dos sujeitos docentes e diversidade.O primeiro artigo desse número à formação docente e a reflexão e didática por um ensino de química atrativo com o objetivo de analisar a importância da reflexão e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação. O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA.O segundo artigo apresenta análises e reflexões acerca da Pedagogia da Alternância, desenvolvida numa turma do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Santa Inês, no município baiano de Santa Inês.O último artigo apresenta algumas experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas em uma turma do 5º período do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol na modalidade de educação a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Central, na disciplina Organização e Gestão da Educação Brasileira.Uma boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lima, Marcelo, and Tatiana Das Mercês. "Formação docente na educação profissional no contexto da pedagogia das competências." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 9, no. 17 (December 31, 2017): 85–106. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v9i17.153.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas de formação pedagógica dos docentes ingressantes no Senai-ES. Para tanto, nosso objeto de estudo foi os professores atuantes no curso Técnico em Automação Industrial. A pesquisa incluiu duas etapas de investigação: analise documental das fontes relativas à política de formação docente produzidas pelo Senai e pesquisa de campo realizada nos espaços da Findes e do Senai-ES. Para atuar na docência, no Senai-ES, a formação pedagógica não é condição obrigatória, o que exige da instituição a oferta de uma formação docente. Atualmente, o Senai oferta formação pedagógica, cujo objetivo central é adaptação do docente ingressante ao seu modus operandi, que se orienta pela lógica das competências. Acreditamos que isso ocorre, em parte, pelo fato de que as legislações brasileiras não definem de modo explícito os pré-requisitos obrigatórios para atuação no campo educativo, o que “bara-teia” o custo dessa força de trabalho e, por outro, torna o docente mais maleável às diretivas da pedagogia dominante do espaço educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva Mota, Isabel Kathyane, Paulo César da Silva Rocha, Francisco Régis Vieira Alves, and Solonildo Almeida Silva. "Didática profissional: uma possibilidade à Educação Profissional e Tecnológica." Research, Society and Development 8, no. 9 (June 26, 2019): e28891285. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1285.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo discorrer acerca da Didática Profissional, uma abordagem francesa que surgiu na década de 90 e ainda pouco difundida no Brasil, apresentando sua estrutura, compreendendo os elementos que podem vir a contribuir para a Educação Profissional no Brasil, assim como, com a formação docente do professor da EP. Para tanto, também é feita uma breve contextualização acerca da Educação Profissional no Brasil, no intuito de sinalizar quanto à atual situação da EP. A pesquisa tem caráter bibliográfico e se debruça na investigação sobre a didática profissional. O resultado aponta que para o atuar como profissional docente na Educação Profissional brasileira ainda não existe uma formação específica voltada para tal modalidade. Portanto, conclui-se a necessidade da Didática Profissional no sentido de colaborar com a prática docente nos institutos federais de Educação, tendo em vista a necessidade e oportunidade de evolução no que diz respeito a didática de um modo geral, buscando sempre a transformação dos indivíduos em sua onilateralidade, e formação humana integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Avelar, Michele Silva de, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, and Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento. "A FORMAÇÃO DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL." Educação & Formação 4, no. 11 mai/ago (May 1, 2019): 179–96. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v4i11.1031.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as ações propostas pelo sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro, a partir de 2012, voltadas para a inserção profissional de professores e sua contribuição para o trabalho docente no início da carreira.Nesse artigo nosso foco é o curso de “Formação Básica”, oferecido durante o processo de seleção de novos docentes. Como recursos metodológicos, foram utilizados questionário e entrevistas. Foram ouvidos 51 professores, 5 diretoras de escolas e 4 gestoras do nível central. Para a recorremos a autores que discutem a inserção profissional docente, tais como Gatti, Barreto e André (2011); Nóvoa (2007); Dubar (1997); Huberman (2000); Tardif e Raymond (2000); Vaillant e Marcelo (2012). Os principais resultados apontaram para um momento híbrido e um movimento de mudanças no processo de implementação de uma formação docente que se quer afirmar como política de estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Monteiro, Karoline Matos, and José Raulino Chaves Pessoa Junior. "Educação Profissional e Formação de Professores:." Inovação & Tecnologia Social 1, no. 1 (July 1, 2019): 68–79. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2019.1.1.1980.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta parte da discussão teórica integrante de uma pesquisa de mestrado defendida na área de planejamento e políticas públicas que teve como objetivo investigar a formação de professores para educação profissional e técnica (EPT) no âmbito da rede estadual de educação do estado do Ceará. Tendo como base o ciclo de políticas públicas (SECCHIO, 2013) e os saberes docentes (TARDIF, 2012), a pesquisa que serve como base para este trabalho possibilitou o estudo das políticas educacionais de formação de professores para EPT e dos programas implementados pela secretaria de educação do Ceará que beneficiaram a formação dos professores da área técnica das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs). Através da coleta de dados sobre a rede de EPT do Ceará, foi possível construirmos um panorama atualizado desta política e seus desdobramentos em programas de formação pedagógica para o docente da base técnica com objetivo de compreender suas principais características e resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Abreu, Samara Moura Barreto, Wilson Nóbrega Sabóia, Silvia Maria Nobrega-Therrien, and Isabel Maria Sabino De Farias. "Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente." Educação, Ciência e Cultura 26, no. 1 (April 9, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.6566.

Full text
Abstract:
Este texto evidencia a utilização de diários de aula como dispositivo pedagógico na formação docente, experiência vivenciada no Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2017. Tem como objetivo refletir sobre a utilização dos diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Constitui-se como uma investigação descritiva, de abordagem qualitativa, com estreitamento para uma pesquisa-formação atravessada pela dimensão autobiográfica, no contexto da narrativa de si. O aporte teórico para as análises interpretativas está fundamentado nas formulações de autores como Zabalza (1994), Josso (2004) e Larrosa (2002). As inquietações que motivaram a investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional, que nos incentivou a trabalhar com bases conceituais, experiências e trajetórias de discentes em processo formativo no curso de Doutorado em Educação. O estudo, portanto, traz a retroação reflexiva acerca das narrativas de vida e formação apreendidas na tessitura do diário, demarcando a trajetória de formação docente e o desenvolvimento profissional de uma discente, confrontada à luz das reflexões teórico-práticas produzidas junto aos saberes docentes mobilizados nessa experiência formadora. As análises, a partir da narrativa de si, evidenciam que o diário de aula possibilita o encontro dos saberes profissionais pelo seu entrecruzamento, com ênfase nos saberes da experiência, disciplinares e da formação, nos quais se desvelam processos de autoformação, heteroformação e ecoformação na interface dialógica e de intersubjetividades para pensar a formação e desenvolvimento profissional docente, portanto, referenciado como dispositivo pedagógico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Delgado, Adriana Patrício, Carmem Silva Sartori, Priscila Peres Capel, Regina Carminato Nascimento, and Verônica Santos Salles Barbosa. "Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco." Revista Temas em Educação e Saúde 13, no. 1 (June 1, 2017): 79–92. http://dx.doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Jesus, Luziane Amaral, and Anatália Dejane Silva De Oliveira. "Prática docente e formação profissional na Educação Básica." Paideia. Revista de Educación, no. 67 (June 2020): 141–67. http://dx.doi.org/10.29393/pa67-5pdffx0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Sivieri-Pereira, Helena De Ornellas, Dennis Gabiatti Lopes, and Renata Lemos Crisóstomo. "Reflexão sobre a ação na formação e prática docente: autoconhecimento e identidade profissional." Revista Profissão Docente 18, no. 38 (October 11, 2018): 83–103. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v18i38.1168.

Full text
Abstract:
A constituição da identidade docente passa por caminhos teóricos, práticos, sociais, culturais e individuais. Este trabalho objetivou identificar a relação que o professor estabelece entre suas dimensões pessoais e profissionais na sua formação e prática diária. Utilizou três ferramentas para coleta de dados: história de vida temática, registro de campo e grupo focal. Participaram da pesquisa cinco professores da rede pública de ensino de Uberaba e região. Os resultados mostram cinco categorias de acordo com a temática principal: Escolha da carreira docente, Identidade e Perfil Profissional, Dimensões pessoais, Estratégias e Angústias e perspectivas. Pode-se perceber que a identidade profissional e pessoal dos docentes estão (retirada) ligados e podem ser percebidos através das reflexões de suas práticas profissionais. Fazer o caminho reflexivo sobre sua prática permite então ao professor ter ferramentas para atuar de maneira a edificar uma prática de ensino que não se limite à reprodução mecanicista do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Nascimento, Maria das Graças, Patrícia Cristina Albieri Almeida, and Laurizete Ferragut Passos. "Formação docente e a sua relação com a escola." Revista Portuguesa de Educação 29, no. 2 (December 14, 2016): 09. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.7436.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. Destaque é dado às práticas e aos modelos formativos que favorecem não só a aproximação entre universidade e escola, bem como a construção de conhecimentos profissionais sobre a docência. Palavras-chaves:modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; desenvolvimento profissional. ABSTRACTThis article brings some reflections arising from the analysis of data for the development of the Institutional Program for the Teaching Initiation Exchange (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote not only the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching.Key words: training models; Institutional Program for initiation scholarship to teaching; professional development.Palavras chaves: modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência; desenvolvimento profissional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Pedro Mansueto Melo, Camila Almada Nunes, Clarice Santiago Silveira, and Silvia Maria Nóbrega-Therrien. "Integração ensino-pesquisa na educação médica: perfil docente de um colegiado." Revista Brasileira de Educação Médica 36, no. 1 (March 2012): 14–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000100003.

Full text
Abstract:
A formação em pesquisa é um elemento importante para o preparo de médicos com perfil crítico-reflexivo. Tendo o docente como pesquisador-orientador, o aluno une teoria e prática, ensino e pesquisa, adquirindo preparação adequada para sua futura ação profissional. Foi realizado um estudo de caso, descritivo, de abordagem quantitativa, onde buscamos identificar, no curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará, o perfil dos docentes que desenvolvem atividades de pesquisa integradas às didáticas. Para caracterizar esses profissionais foram utilizadas as variáveis: formação na graduação, ciclo em que lecionam as disciplinas e regimes de contratação. Concluímos que a participação em pesquisa é maior entre os docentes não médicos, que lecionam no ciclo básico e que possuem dedicação exclusiva. Acreditamos que a menor participação em pesquisa entre docentes médicos e que atuam no ciclo profissional decorra principalmente da alta proporção desses docentes com vinculação de apenas 20 horas à universidade. A contratação de professores com maiores vínculos e a inserção da pesquisa no currículo principal podem contribuir na formação em pesquisa e, portanto, aprimorar a formação de médicos críticos e reflexivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Martins, Juliana Cristina Maciel, Juliana De Souza Soares, Paulo Roberto Vidal de Negreiros, and Sandra Freitas de Souza. "FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROBLEMAS E DESAFIOS." Crítica Educativa 3, no. 2 (September 13, 2017): 94. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.137.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar a Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), a partir dos dados quantitativos, coletados pela Pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC)[1], desenvolvida entre 2010-2014. Em síntese, se fará uma interlocução entre os dados resultantes da aplicação de um questionário, aos docentes do referido nível de ensino[2] e os aportes teóricos, oriundos de estudos sobre a formação de docentes para a Educação Profissional.[1] Essa pesquisa se intitulou “Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: Organização dos IFETs, Políticas para o Trabalho Docente, Permanência/Evasão de Estudantes e Transição para o Ensino Superior e para o Trabalho”. Essa investigação foi desenvolvida em três núcleos: Núcleo situado na UFMG, que investigou a evasão/abandono de alunos; Núcleo do CEFET/MG, que pesquisou a transição para o ensino superior e para o trabalho e o Núcleo situado na PUC-Minas, que investigou a Formação/Profissionalização e o trabalho docente.[2] Esses professores estavam vinculados à Rede Federal de Educação Profissional científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais e, lecionavam no âmbito da Educação Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Lacerda, Cecilia Rosa. "Saberes necessários à prática docente no ensino superior." Revista Docência do Ensino Superior 5, no. 2 (January 7, 2016): 79–100. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2051.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta resultados de pesquisa que focou a articulação da experiência docente com o saber ensinar dos professores dos cursos de bacharelado no ensino superior, considerando sua concretização na prática profissional dos entrevistados. Os cursos envolvidos foram: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação e Sistemas de Informação, todos de uma instituição privada do Ceará. O interesse foi discutir acerca dos saberes docentes e profissionais dos professores do ensino superior que não tinham formação formal para ensinar e acerca das percepções deles sobre os saberes necessários à docência. Com fundamento na abordagem qualitativa e utilização de pesquisa colaborativa como instrumento de formação docente, foram realizados entrevistas e encontros formativos. Neste texto, serão apresentados dados coletados em entrevistas semiestruturadas, que apontam os saberes necessários à prática, conforme os olhares dos professores. Destaca-se a junção da pesquisa com a formação como mecanismo de desenvolvimento profissional. As análises apontaram que os saberes são advindos dos percursos pessoal, acadêmico e profissional, e a mobilização desses saberes vai sendo tecida por meio de troca de experiências entre os pares e com os estudantes, indicando a efetiva profissionalidade à medida que se reconstroem saberes inerentes à profissão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pastor, Marta Da Silva Barreto, and Úrsula Cunha Anecleto. "FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E A RACIONALIDADE COMUNICATIVA." REVES - Revista Relações Sociais 2, no. 1 (February 18, 2019): 0092–102. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0092-0102.

Full text
Abstract:
A pesquisa discute sobre processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional, no Território de Identidade do Sisal-Bahia, e sua contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade desse professor, a partir de um caráter interativo e reflexivo de concepções pedagógicas. Objetiva investigar se esses processos formativos colaboram para a superação da racionalidade instrumental (busca alcançar determinada meta sem perspectiva de entendimento comunicativo) do docente com vista à racionalidade comunicativa (voltada para o entendimento dos sujeitos que interagem de maneira comunicativa e pretendem entender-se sobre o fazer docente), de forma crítico-reflexiva. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental, não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar sua prática de forma reflexiva. Assim, torna-se imprescindível a compreensão desse professor de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. No processo metodológico, utiliza-se da hermenêutica habermasiana como veio epistemológico, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa colaborativa, que se desenvolverá a partir de grupos de discussão para dialogar e refletir coletivamente com o professor sobre seu fazer docente. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Educação Profissional (FRIGOTTO, 2010; PETEROSSI, 1994); Formação continuada (SCHÖN, 2000); Racionalidade comunicativa (HABERMAS, 2012). Espera-se, com esta investigação, oportunizar que professores interajam, comunicativamente, sobre práticas pedagógicas e profissionalidade docente na Educação Profissional e, assim, através de uma relação dialógica e emancipatória, reestruturem suas ações docentes cotidianas, a partir de uma formação continuada pautada na racionalidade comunicativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite, and M. C. S. Freitas. "FORMAR-SE PARA ENSINAR: experiência de um Instituto Federal." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 11 (April 14, 2017): 51. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2016.4679.

Full text
Abstract:
Este artigo compreende parte de trabalho de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógica, dos professores não licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade, sendo necessário, para tanto, oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography