Academic literature on the topic 'Formas de mensuração'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Formas de mensuração.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Formas de mensuração"

1

Santos, Pollione Martins dos, Rodrigo Ribeiro Fidelis, Joseanny Cardoso da Silva Pereira, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, Hélio Bandeira Barros, and Glauber Lacerda de Carvalho. "Formas e épocas de amostragem em folhas de pinhão manso para quantificação da área foliar." Journal of Biotechnology and Biodiversity 2, no. 3 (August 8, 2011): 51–57. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v2n3.martinssantos.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou determinar o tamanho ideal de folhas e em que local da planta devem ser realizadas medições para a determinação da área foliar total de pinhão manso. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins em delineamento inteiramente casualizado, com 24 tratamentos e seis repetições. Para quantificar a área foliar utilizou-se o método baseado nas dimensões comprimento e largura das folhas. Os resultados mostraram que quando apenas folhas pequenas foram amostradas, a área foliar foi subestimada. Por outro lado, quando apenas folhas grandes foram amostradas, houve superestimação da área foliar. A mensuração de folhas grandes e médias no terço médio e superior da planta pode ser utilizada para a determinação da área foliar total. Assim, conclui-se que a forma de amostragem é influenciada pela época de mensuração; a quarta época de mensuração é a mais indicada para quantificar a largura das folhas de pinhão manso; e o terço superior da planta mostrou ser o melhor local de amostragem para quantificar a área foliar total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Carla Nunes, and Fernando Almeida Santos. "Capital Intelectual: os principais métodos para mensuração e a sua aplicabilidade." REVISTA ENIAC PESQUISA 1, no. 2 (June 30, 2012): 144. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v1i2.75.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa consiste em estudo bibliográfico sobre as formas de análise e mensuração contábil do capital intelectual corporativo. O objetivo é descrever os principais métodos existentes na literatura pesquisada, além de demonstrar sua aplicabilidade e evidenciar as vantagens e desvantagens para as empresas. O artigo destaca que apesar de ser relevante a necessidade da contabilidade mensurar os ativos intangíveis de forma que represente o real valor da empresa, há muitos desafios devido a subjetividade. Os diversos modelos de mensuração apresentados e comentados neste artigo evidenciam as tentativas empreendidas no sentido do desenvolvimento de critérios que auxiliem na gestão, na mensuração e no acompanhamento do capital intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do, Olivia Maurício Dornelles, and Natan Szuster. "OUVIU O QUE EU DISSE?! UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA INFLUÊNCIA DAS CARTAS COMENTÁRIOS NAS ALTERAÇÕES DA SEÇÃO 6 – MENSURAÇÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL PROPOSTA PELO IASB." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 8, no. 2 (April 18, 2016): 309–34. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2id8634.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente estudo buscou investigar, através da análise de conteúdo das cartas de comentários enviadas ao IASB relativas à Seção 6 – Mensuração do "Conceptual Framework for Financial Reporting" publicado em julho de 2013, a influência das propostas dos diversos respondentes nas alterações efetivadas na revisão apresentada para essa Estrutura Conceitual em maio de 2015. A análise foi realizada em duas vias: como as alterações propostas pelas cartas alteraram a versão da estrutura conceitual; e quais alterações dessa estrutura estão explicitamente presentes nas cartas recebidas pelo IASB. Como resultado, notou-se que, em geral, os respondentes apoiaram as visões preliminares sobre o tópico, entretanto, temas bastante controversos foram alterados, como, por exemplo, a complexidade da estrutura conceitual, que sofreu significativa redução na versão atual; e a quantidade de formas de mensuração. A despeito do exposto, apenas duas das quatro alterações significativas apresentadas na versão de 2015 podem ser diretamente encontradas nas cartas-respostas, o que indica que outras formas de contribuição também estão presentes, influenciando as mudanças nos rascunhos normativos.Palavras-chave: Cartas Comentários. Estrutura Conceitual. IASB. Mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares Junior, Jair Sampaio, and Rogério Hermida Quintella. "Instrumentalização do desenvolvimento: teorias, conceitos e indicadores." Organizações & Sociedade 15, no. 45 (June 2008): 61–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302008000200004.

Full text
Abstract:
Ao reconhecer o grau de complexidade que envolve o tema Desenvolvimento, pretende-se, inicialmente, apresentar aspectos relativos às interpretações dominantes do conceito, procurando agrupá-los segundo a similitude de suas abordagens, para, em seguida, levantar questões que envolvem a instrumentalização desses conceitos e suas formas de mensuração. Essa análise pretende oferecer novos insights aos interessados no tema, evidenciando como o referencial teórico conceitual determina a arquitetura e a construção dos principais indicadores e índices para mensuração desse fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costeira Neto, Alfredo Leite da Silveira. "Formas de mensuração da produção e remuneração no trabalho agrícola canavieiro na Paraíba." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 3 (January 21, 1997): 34. http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a1997id8109.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um resumo das formas de mensuração da produção e de remuneração utilizadas no trabalho agrícola canavieiro na Paraíba, de acordo com as etapas do processo produtivo, com ênfase nas atividades não mecanizadas, ou seja, executadas com ferramentas e/ou equipamentos manuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Correia, Rafaela Rodrigues, Rafael Tezza, and Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier. "Imagem de loja on-line: identificação de medidas e escalas de mensuração." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 15, no. 3 (December 30, 2017): 144–73. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v15i3.966.

Full text
Abstract:
A imagem de loja on-line auxilia na satisfação das necessidades dos consumidores e, apesar da sua importância, ainda é um conceito em construção. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo identificar as diferentes formas de mensuração de imagem de loja on-line, apresentando como as escalas foram criadas, adaptadas e replicadas, compilando esse conhecimento que se encontra disperso. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos que abordam as formas de mensuração da imagem de loja on-line no período de 2003 a 2015. Os resultados apontaram para uma diversidade de quadros conceituais e dimensões. As dimensões mais recorrentes foram: atmosfera da loja on-line, prazer em comprar virtualmente e a facilidade de uso. Dimensões como imagem da marca, preço, promoção, reputação e conexão com outros canais foram pouco utilizadas pelos pesquisadores, aparecendo apenas em estudos mais recentes. Verificou-se que não há escala universalmente aceita para medir a imagem de loja on-line.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Eliseu. "Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica." Caderno de Estudos, no. 24 (December 2000): 28–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-92512000000200002.

Full text
Abstract:
São várias as formas de se medir o patrimônio e o lucro de uma empresa; desde o Custo Histórico, com base nas transações ocorridas, passando pelo Custo Corrente, considerando a reposição dos fatores de produção sendo consumidos, avaliando cada ativo e passivo pelo seu Valor Líquido de Realização e chegando ao Valor Presente dos Fluxos de Caixa Futuros.Todas elas consideram, no fundo, um único objeto: o caixa; ora o caixa acontecido, o prestes a acontecer, o que aconteceria se ativos e passivos fossem vendidos, o caixa esperado por transações futuras etc., cada uma das informações válidas para uma finalidade diferente. Logo, não são modelos alternativos, que implicam, obrigatoriamente, a eliminação ou não adoção dos demais; podem simplesmente ser tratados como complementares. Os únicos fatores que, no longo prazo, podem fazer divergir a mensuração do lucro são: inflação e custo de oportunidade. E o não uso desses dois fatores continua sendo falha imperdoável de nós, Contadores. Para o primeiro, dispomos de metodologias simplificadas e complexas (modelo "societário" e correção integral, por exemplo). Já para o segundo, isto é, o custo de oportunidade, não temos sequer aplicado o Juro do Capital Próprio, e muito menos aquela parcela relativa ao risco, apontando realmente que a situação é mais complexa (mas não inviável - lembremo-nos do 'banal' EVA®). Em suma, todo o lucro é ou implica a figura do caixa; todas as formas de avaliação, ao final, chegam ao mesmo lucro e ao mesmo caixa, com o problema apenas da inflação e do custo de oportunidade. Os diferentes conceitos e princípios de avaliação patrimonial e, conseqüentemente, de lucro, são totalmente complementares; nenhum deles possui todas as informações, utilidade e qualidade desejadas pelos usuários. Devem ser tratados como um ajudando e complementando o outro, e não como mutuamente excludentes. Que tal devotarmos mais atenção e ação a esses aspectos? E em especial à inflação e ao custo de oportunidade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gimenes, Eder Rodrigo. "Engajamento Político Entre Atores Não Estatais: Participação Convencional e Não Convencional em Perspectiva Comparada." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 1, no. 2 (May 3, 2020): 24–39. http://dx.doi.org/10.46269/1212.454.

Full text
Abstract:
O artigo trata da mensuração da participação política entre os atores políticos não estatais nas diferentes formas de engajamento político convencional e não convencional, bem como da análise comparativa dos dados resultantes desta medição com outras bases de dados, com vistas a identificar as semelhanças ou diferenças entre as medidas de participação convencional e não convencional nas suas várias formas entre os atores selecionados e os cidadãos da Região Metropolitana de Maringá e a população nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lunkes, Rogério João, VICENTE MATEO RIPOLL, and Fabricia Silva da Rosa. "ESTUDO SOBRE PUBLICAÇÕES EM MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM REVISTAS DE CONTABILIDADE DA ESPANHA." Revista de Contabilidade da UFBA 6, no. 3 (March 14, 2013): 33–51. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6185.

Full text
Abstract:
A mensuração e avaliação de desempenho é um dos temas de grande discussão na literatura, principalmente na contabilidade gerencial. Uma das formas de perceber e entender o seu nível de desenvolvimento é estudar suas publicações nas principais revistas. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e analisar as publicações sobre mensuração e avaliação de desempenho nas revistas de contabilidade da Espanha. Para tanto, foram selecionadas sete revistas espanholas listadas no IN-RECS, e analisados 55 artigos no período de 2001 a 2010. Entre os principais resultados pode-se destacar a abordagem do tema diretamente relacionado á aplicação do Cuadro de Mando Integral, com utilização dos métodos predominantemente de revisão e estudo de caso. Já entre as citações, forte influencia da literatura norte-americana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Sheila Mendes, Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Antonio Cezar Bornia, Andréa Cristina Trierweiller, Solange Maria da Silva, and Patrícia de Sá Freire. "Revisão sistemática da literatura sobre as formas de mensuração do desempenho da logística reversa." Gestão & Produção 25, no. 1 (October 23, 2017): 175–90. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3177-16.

Full text
Abstract:
Resumo A logística reversa pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável para a empresa. No entanto, para obter benefícios, as empresas devem monitorar sua logística reversa com base em um sistema de medição de desempenho composto por indicadores financeiros e não financeiros. Desse modo, este estudo investigou, por meio de uma análise sistemática da literatura, as formas de mensuração do desempenho da logística reversa. Os resultados deste estudo evidenciaram que os indicadores mais utilizados foram a performance financeira e/ou econômica, juntamente com os indicadores relacionados aos clientes, seguido dos indicadores relacionados com a melhoria dos processos internos, ambiental, inovação e crescimento, social e, por último, fornecedor. Ressalta-se que não há uma justificativa singular sobre as melhores medidas de avaliação do desempenho de uma atividade, portanto cada empresa deve estabelecer as medidas apropriadas às suas características para que possam atender as metas da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Formas de mensuração"

1

Machado, Maria José de Camargo. "Formas de mensuração X stewardship: implicações nos ativos biológicos." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-09062016-161420/.

Full text
Abstract:
A aprovação da norma contábil IAS 41- Agriculture em 2001 trouxe uma série de desafios nas práticas contábeis das empresas, sendo a principal delas o reconhecimento de ganhos/perdas durante o crescimento biológico de um ativo e a mensuração destes ganhos/perdas pelo valor justo. Toda forma de reconhecimento e mensuração apresenta relação com o modelo de negócios da empresa e irá afetar o relacionamento entre os envolvidos neste contexto e a forma como os usuários da informação contábil avaliam a gestão dos recursos investidos na entidade, que é o stewardship. Desta forma o objetivo deste trabalho foi discutir quais e como os fatores internos e externos presentes no contexto social das organizações, contribuíram para que a informação contábil a valor justo atingisse o objetivo de stewardship. Para isto foi realizado um estudo etnográfico por meio de entrevistas direcionadas aos responsáveis pela informação contábil em onze empresas de diferentes segmentos do agronegócio. O modelo de analise primeiramente se ateve ao entendimento do Modelo de Mensuração dos ativos biológicos dentro destas empresas, e como esta informação é utilizada para fins de stewardship. Em três empresas, a informação contábil referente ao ativo biológico é utilizada para fins de avaliação de performance global e do gestor e para o relacionamento com o credor, que constituem elementos para a proxy do stewardship. O processo de mudança nestas empresas, analisado conforme modelo desenvolvido por Miller (1991) se deu primeiramente pela Problematização ocorrida no contexto social destas empresas, em que seu modelo de negócios tem a madeira como produto final, bem como no modelo de gestão que visa em primeiro lugar o retorno do capital investido, mensurado pela valorização da floresta ao longo dos anos. Os atores que agem para que isto se torne numa mudança efetiva, denominados de Comunidades Epistêmicas, são os acionistas e os credores destas empresas. Os acionistas que são fundos de investimentos têm que apresentar aos seus cotistas a valorização destes investimentos, e o credor (em uma das empresas) vincula a garantia dos empréstimos ao valor da floresta. Também atua neste processo de uma forma mais distante (Ação à Distância) a cultura dos fundos de investimentos, em que a gestora florestal é responsável pela formação e venda de novas áreas florestais, bem como a legislação específica da constituição destes fundos. Nas outras empresas, além de o ativo biológico ser um insumo de produção no modelo de negócios na maioria dos casos analisados, o modelo de gestão é baseado na eficiência operacional. Desta forma, a mensuração a ser utilizada deve ser relacionada tanto ao modelo de negócios como ao modelo de gestão da empresa, que são fatores que revelam como os ativos estão sendo geridos, e isto influencia na perspectiva de geração de caixa do negócio. Apesar da obrigatoriedade que uma norma contábil impõe, a prática contábil segue suas próprias leis no âmbito social que operam as empresas, e qualquer alteração imposta passa por um extenso processo de problematização antes de esta norma ser socialmente aceita.
The adoption of IAS 41- Agriculture in 2001 brought a lot of challenges to companies´ the accounting practices, and the most important is the recognition of gains / losses during the biological growth of an asset and the measurement of these gains / losses at fair value. All forms of recognition and measurement are correlated with the company\'s business model and will affect the relationship between those involved in this context, and how the users of accounting information assess the management of resources invested in the entity, i.e. the stewardship. Therefore, the aim of this study was to discuss what and how internal and external factors in the social context of organizations, contributed to the accounting fair value to reach stewardship´s purpose. The ethnographic study has been conducted through interviews directed to the responsible of accounting information in eleven companies from agribusiness´ different segments. The analysis model first adhered to the understanding of \"Measurement Model\" of biological assets within these companies, and how this information is used for stewardship purposes. In three companies the information of biological assets is used for evaluate both, the companies\' performance and management´s performance, and for relationship with lender, which are elements for proxy of stewardship. The change in these companies, analyzed according to Miller (1991) starts by Problematization occurred in the social context of these companies, in which the forest is an output in its business model, as well as the purpose of management´s model is firstly the return on capital invested, measured by the appreciation of the forest over the years. The actors who work in order to transform this in an effective change, called Epistemic Communities, are the shareholders and the debtholder of these companies. Shareholders, which are Investment Funds, have to present to its investors with the appreciation of these investments, as well as the debtholder (in one of the companies) that ensure the debt with the forest value. Also in this process, working in action at distance: the culture of investment funds, in which forest management is responsible to develop and sale new forest areas as well as the specific legislation of the constitution of these funds. In other companies, besides the fact that biological assets are an input in the business model in most cases, the management model is based on the operational efficiency. Thus, the accounting measurement should be related to both the business model and the company\'s management model, which are factors that reveal how the assets are being managed, and influences in the perspective of business cash flow. Despite the obligation that an accounting standard imposes, the accounting practice follows its own laws in the social context of each company, and any changes imposed undergoes an extensive problematization process before this standard is socially accepted.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Marcos Felipe Mendes. "Corrupção: estudo sobre as formas de mensuração, seus determinantes e perspectivas sobre as formas de combate." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2011. http://hdl.handle.net/10438/8575.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Felipe Mendes Lopes (marcoslopes@gvmail.br) on 2011-09-05T19:35:51Z No. of bitstreams: 1 LOPES_Marcos_tese.pdf: 920756 bytes, checksum: 90b198f397696263608d8e23192cfc79 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br) on 2011-09-05T19:52:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOPES_Marcos_tese.pdf: 920756 bytes, checksum: 90b198f397696263608d8e23192cfc79 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br) on 2011-09-05T19:52:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOPES_Marcos_tese.pdf: 920756 bytes, checksum: 90b198f397696263608d8e23192cfc79 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-09-05T19:53:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOPES_Marcos_tese.pdf: 920756 bytes, checksum: 90b198f397696263608d8e23192cfc79 (MD5) Previous issue date: 2011-08-09
The essential goal of this doctoral thesis is to gather in one piece of work a perspective on the developments of the corruption-related literature. By addressing measurement issues and the impacts of institutional characteristics and training programs on corruption incidence, I intend to present a clear picture on corruption that affects the Brazilian public administration. Results obtained herein allow me to conjecture on some issues. First, measuring corruption is indispensable, so public policies can be more effectively designed in a way they are less subject to corruption incidence. Secondly, there is a need to seek associations between the characteristics of public policy design, municipal characteristics and corruption incidence. Even if clear causal relations are not fully understood, any degree of association between those can assist public agents in performing its functions with less susceptibility to the occurrence of corruption-related frauds. Finally, I pinpoint the manifest relationship between training public agents and corruption incidence: according to the results here obtained, capacitating public agents produces positive effects on public management, with direct impact on the number of findings associated with corruption. As an ideal result, I hope to encourage further research on the topic, hopefully contributing towards a more responsive and effective public management in Brazil.
O objetivo essencial da presente tese de doutorado é reunir, em um só trabalho, uma perspectiva sobre a evolução dos estudos sobre corrupção na literatura. Ao abordar a questão de mensuração, e os impactos de características das políticas públicas, de características institucionais dos municípios e de programas de capacitação de agentes públicos sobre a incidência de corrupção, busco apresentar, através de exame e observação minuciosos, um retrato sobre a questão no Brasil. Os resultados obtidos me permitem conjecturar sobre algumas questões. Primeiramente, a mensuração da corrupção é imprescindível para que se possam desenhar políticas públicas eficazes e menos sujeitas às práticas corruptas. Em segundo lugar, destaco a necessidade de se buscar associações entre as características de desenho das políticas públicas, características municipais e o fenômeno da corrupção. Dessa forma, mesmo que não sejam identificadas relações causais claras, a indicação de algum grau de correlação entre essas características e a incidência da corrupção pode auxiliar os agentes públicos no desempenho de suas funções e na proposição de políticas públicas menos suscetíveis à ocorrência de fraudes. Finalmente, evidencio a manifesta relação entre a capacitação de agentes públicos e a incidência de corrupção: de acordo com os resultados aqui obtidos, capacitar agentes da administração pública, no que tange a legislação e a conformidade na aplicação de recursos públicos, produz efeitos positivos sobre a gestão pública, com impacto direto sobre o número de constatações associadas à corrupção. De posse de todos esses resultados, espero estimular pesquisas ainda mais detalhadas acerca do fenômeno da corrupção no Brasil, idealmente contribuindo para que a gestão de recursos públicos no país se torne cada vez mais alinhada aos objetivos de desenvolvimento econômico e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fonsêca, Gleison Lopes. "Um estudo multicaso sobre as formas de avaliação e mensuração do valor proporcionado pelos sistemas ERP." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-08102014-110310/.

Full text
Abstract:
A necessidade de gestão eficiente de recursos e informações criou nas empresas a demanda por investimentos cada vez maiores em tecnologia da informação e comunicação, buscando alcançarem vantagens competitivas sobre seus concorrentes de mercado. Nesse contexto surgiram os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning - Sistemas Integrados de Gestão), caracterizados por oferecerem diversas funcionalidades capazes de dar suporte às operações do dia-a-dia das empresas e suas tomadas de decisão. Juntamente com os benefícios advindos desses sistemas, foram necessários elevados investimentos, tanto de tempo e dinheiro, como de recursos internos da empresa. Devido à esses contrapontos, alguns estudos procuraram discutir os benefícios gerados pela adoção dos sistemas ERP em relação aos custos envolvidos no seu processo de implantação. Tais estudos aplicaram diferentes formas de valor agregado por esses sistemas às empresas, encontrando também diferentes resultados. Nesse sentido, com o crescimento da importância dos sistemas ERP para as organizações e a cobrança, cada vez maior, por justificarem os investimentos feitos em projetos de implantação de um sistema ERP, faz-se necessário entender como as empresas avaliam o valor que esses sistemas lhes proporcionam. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter descritivo e exploratório, por meio do estudo múltiplo de casos com duas empresas, buscando identificar como avaliam o valor proporcionado pelo sistema ERP. Foram encontrados durante a análise dos resultados diversos dos benefícios já relatados na literatura, apesar de não se ter identificado em nenhuma das empresas um processo formal de avaliação dos mesmos. Muitos dos benefícios identificados não puderam ser atribuídos aos sistemas ERP devido à falta de um processo de avaliação do valor desses sistemas, visto que as empresas não procuraram avaliar a situação anterior e posterior a implantação do mesmo. Em complemento, constatou-se que as empresas não identificam corretamente o valor entregue pelo sistema ERP. A partir dos resultados, conclui-se que a avaliação do valor dos sistemas ERP é um processo complexo, que exige da empresa um planejamento prévio para que possa identificar os benefícios e vantagens que espera obter do sistema, seu escopo de atuação e, que possa avaliar antes da decisão de adoção a adequação do sistema ERP à empresa e vice-versa. Em determinados casos, a subestimação do valor dos sistemas ERP ou a sua avaliação de maneira apenas informal, sem indicadores de desempenho pré-definidos, impede que a empresa realize todo o valor potencial do sistema.
The need of an efficient management of resources and information created in the companies the demand each time larger in information technology and communication searching to achieve competitive advantages over to its market competitors. On this context emerged the Enterprise Resource Planning (ERP) systems, characterized for offer many features capable to give support to day-to-day companies operations and its decisions making. Along with the benefits provided from this systems were needed a high level of investment, both time and money as well as company intern resources. Due to this counterpoints some studies look to discuss the benefits generated for the ERP systems adoption in relation to the involved costs on its implementation process. These studies apply different evaluation forms for these systems to the enterprise finding also different results. On this way, with the grown of ERP systems importance to the organizations and the collection each time bigger to justify the investments made in projects and implementation of an ERP system, became necessary understand how the companies evaluate the value provided for this systems. For this, was realized a descriptive and exploratory study through multiple case study with two enterprises searching to identify how evaluate the value generated for the ERP system. It was found, during the result analysis, many benefits already related in the bibliography despise not identified in none company a formal process to evaluate these. Many of the identified benefits couldn´t be attributed to the ERP systems due to the lack of evaluate process of generated value once that companies doesn´t look to evaluate the before and after implementation moment situation. From the results, concludes that measure and evaluation of ERP system value is a complex process which demands from the company an previous planning which can be identified the benefits and advantages expected to obtain from the system, its acting focus and to evaluate before the adoption decision the adequacy of the system to the enterprise and contrariwise. In some cases the underestimated of ERP systems value or its only informal evaluate way, without performance indicators predefined, prevents the company to realize all its potential value from the system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Grumann, Andréa Regina Schuch. "A influência da lesão medular na autonomia dos indivíduos e formas de mensuração: uma revisão integrativa." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169639.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2016-10-19T13:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 338835.pdf: 1120455 bytes, checksum: 92bbc33f0416efbab9a0237d6de75e9b (MD5) Previous issue date: 2015
Introdução: A autonomia consiste na liberdade de escolha, na tomada de decisões, na execução de tarefas, no autogoverno e na autodeterminação. Algumas condições crônicas, como é o caso da lesão medular, acarretam na diminuição da autonomia, em decorrência das limitações após a lesão. A lesão medular é um trauma na medula que pode ser completo ou incompleto, causando paraplegia ou tetraplegia. As limitações irão variar, de acordo com o nível e a classificação da lesão. Quanto mais alta a lesão medular, maiores serão as deficiências. Porém mesmo com severas deficiências, é possível ter autonomia, desde que, os planos e objetivos traçados sejam possíveis de serem realizados. Objetivos: avaliar a influência da lesão medular na autonomia e as formas de mensurá-la disponíveis na literatura. Método: Este estudo trata-se de uma Revisão Narrativa, na qual se realizou busca nas seguintes bases de dados: Lilacs, Scielo, BDENF, Pubmed/Medline, Scopus e CINAHL. Antes de iniciar a pesquisa realizou-se um protocolo para determinar cada passo do estudo. A coleta de dados ocorreu entre o período de abril a junho de 2015, por duas pessoas especialmente treinadas para tal, na qual uma não tinha conhecimento sobre os achados da outra. Inicialmente, após retirar os duplicados, encontrou-se 7453 artigos. Resultados: Leu-se na seguinte sequência: títulos, resumos e íntegra. Por fim, foram aplicados os checklists: STROBE, COREQ e PRISMA, conforme cada tipo de pesquisa, para avaliar a qualidade dos artigos. Permaneceram, portanto, para análise, 41 trabalhos, dos quais 20 para o manuscrito 1, que estudou a interferência da lesão medular na autonomia e, 20 para o manuscrito 2, que analisou as formas de mensuração da autonomia na lesão medular. Os artigos selecionados foram colocados numa pasta do Excel para serem analisados. Utilizou-se, também, o gerenciador Endnote Web para organizar as referências. Discussão: Observou-se, na pesquisa, inúmeros conceitos de autonomia, que se relaciona com palavras, tais como: independência, participação, autogoverno, determinação, autocuidado, esperança e otimismo, sendo muito importante para adquirir autonomia a rede de apoio e a religião. A acessibilidade e as informações facilitam a autonomia, enquanto o suporte financeiro pode dificultar, sendo seu conceito e a reabilitação uns dos principais desafios da autonomia. A reabilitação é longa e árdua, mas deve ser iniciada ainda no ambiente hospitalar, para se ter melhores resultados. Notou-se que o único instrumento que diz mensurar autonomia é o Impact of Partcipation in Autonomy Questionnarie (IPAQ). Porém, existem outros que trabalham com termos relacionados ao ser autônomo, sendo importantes para a10pesquisa. Os instrumentos são essenciais para avaliar a evolução na reabilitação e, se as metas pretendidas foram alcançadas. Conclusão: Concluiu-se com este estudo que a autonomia apresenta um conceito amplo e depende do foco de cada indivíduo que a conceitua. O IPAQ embora aborde a autonomia, apresenta algumas limitações, pois não engloba a esperança, a acessibilidade, a rede de apoio e a identidade, tão importantes para a autonomia. Portanto, torna-se necessária a construção de um instrumento para mensurar autonomia que englobe todos os aspectos relacionados a ela.

Abstract : Introduction: Autonomy consists in the freedom of choice, in decision making, in tasks execution, in self-governance and self-determination. Certain chronic conditions, such as spinal cord injury, result in the decrease of autonomy due to post-injury limitations. The spinal cord injury is a trauma in the spine that can be complete or incomplete, causing paraplegia or tetraplegia. The limitations vary according to the injury level and classification. The higher the spinal cord injury, the greater will be the disabilities. Although even with severe disabilities, it is still possible to have autonomy, once the plans and goals are viable. Purpose: evaluate the influence of spinal cord injury on the autonomy and its measuring methods available in the literature. Method: this study is a narrative revision where the following databases were researched: Liliacs, Scielo, BDENF, Pubmed/Medline, Scopus and CINAHL. Before starting the research, a protocol was set in place to determine each step of the study. The data was collected from April to June 2015 by two specially trained people, where one of them had no knowledge about the other's one result. 7453 articles were found after a trial where the duplicate ones were excluded. Results: The articles were read in the following order: titles, abstracts and entire article. At the end, the following checklists were applied: STROBE, COREQ and PRISMA according to each type of research to evaluate the article?s quality. 41 articles remained to be analysed among which 20 for the manuscript 1, which studied the interference of the spinal cord injury in the patient's autonomy and 20 for the manuscript 2, which analysed ways of measuring autonomy following a spinal cord injury. The selected articles were put in an Excel chart to be analysed. To organise the references, the manager Endnote Web was used. Discussion: In the research several concepts of autonomy were found and its relation with words such as: independence, participation, self-governance, determination, self-care, hope and optimism. A support network and religion are very important to acquire autonomy. The accessibility and information facilitate the autonomy while monetary support can complicate it. Autonomy's concept and rehabilitations are their principal challenges. The rehabilitation is long and hard, but should begin while the patient is still at the hospital for best results. The only instrument noted that measures autonomy is the Impact of Participation in Autonomy Questionnaire (IPAQ). However there are other articles using terms related to the self-governance which are important to the research. The instruments are essential to evaluate the rehabilitation's evolution and if the intended goals were achieved. Conclusion: it has been concluded in this study that autonomy is a large concept and depends on the focus of the individual who conceptualises it. Although the IPAQ measures autonomy, it presents some limitations, seeing as it does not include important concepts of autonomy such as hope, accessibility, support network and identity. Therefore, the construction of an instrument that measures autonomy while including all the aspects and concepts related to it is necessary.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Luiz Antonio Coelho da. "O capital intelectual e as formas alternativas de sua mensuração pelas empresas: um estudo Ilustrativo em uma empresa de calçados da Paraíba." Universidade Federal da Paraí­ba, 2006. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/4987.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-08T14:44:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 532589 bytes, checksum: f4e0e4da966cc8742ef8d66d805f1dea (MD5) Previous issue date: 2006-04-06
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This paper analyses the intellectual capital over many approachs inside of a social cell or company. Observe the almost all the countries in the capitalist world are living a new era of the information, where the searche for mensuration and for intellectual capital avaliation are very important to the social cells administration. The main purpose of this study is to identify and demonstrate the intellectual capital on a economical emphasis. In this maner, some authors define the intellectual capital like the company´s capital value that is equalto the its market value, less its account value and the whole knowledge the each person accumulate. It is subjective, involves the reason and the emontion. The intellectual capital studies, seems to represent a tendency the information mus be trustful to the account clientes in the global economy. Although, the alternatives ways of intellectual capital mensuration proposed in this paper have the intetion of approximation with the companies reallity, where the intellectual capital eache day has a bigger eminence in the company´s value composition. In this context, that the company of this study has its relevance and it sees the intellectual capital with large importance for the intire organization. The knowledge and the intellectual capital´s manegment int the companies are a world tendency, because only this way, they keep going in the market and, mainly, earning in a market more and more competitive. In study illustration observe the importance given intellectual capital in company in question.
Este trabalho analisa o capital intelectual sobre as mais diversas abordagens dentro de uma célula social ou empresa. Nota-se que praticamente todos os países do mundo capitalista estão vivendo a nova era da informação, onde a busca da mensuração e da avaliação do capital intelectual é de suma importância para a administração das células sociais. O objetivo primordial deste trabalho é tentar identificar e demonstrar o capital intelectual sob a ênfase econômica. Assim, alguns autores conceituam o capital intelectual como o valor do capital de uma empresa que é igual ao seu valor de mercado, menos o seu valor contábil e como o conjunto de conhecimentos que cada pessoa acumula. É subjetivo, envolve a razão e a emoção. Contudo, as formas alternativas de mensuração do capital intelectual propostas neste trabalho possuem o intuito de aproximação com a realidade das empresas atuais, onde o capital intelectual a cada dia assume maior destaque na composição do valor da empresa. É neste contexto, que a empresa desse estudo possui sua importância e vê o capital intelectual como de suma importância para a organização como um todo. A gestão do conhecimento e do capital intelectual nas empresas é uma tendência mundial, pois só assim estas continuarão no mercado e, principalmente, obtendo lucros num mercado cada vez mais competitivo. No estudo ilustrativo observamos a importância dada ao capital intelectual pela empresa em questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Anderson Soares. "Mensuração das obrigações previdenciárias nas contas da União: uma análise atuarial das pensões militares das forças armadas." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-16102017-110748/.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo geral realizar uma análise de como contabilizar obrigações, com benefícios previdenciários de risco, em regimes de repartição simples, que não preveem formação de reserva ou métodos pré-definidos para isso. Para a consecução de tal objetivo, escolheu-se o benefício de pensão por morte (pensão militar) das Forças Armadascomo objeto de estudo. Nesse sentido, o uso de uma base de dados real contendo as informações individualizadas, pode ser apontado com um dos diferenciais desta pesquisa.Considerando-se o grau de confiabilidade dessa base de dados, além do ineditismo do seu uso em pesquisas acadêmicas, foi possível inferir que os resultados obtidos contribuíram para ratificar diversos conceitos expostos na plataforma teórica. A trajetória metodológica desta pesquisa foi desenvolvida com base no emprego de métodos de custeio atuarial a fim de realizar a projeção de receitas e despesas do sistema de pensões militares. Tais métodos, além da repartição simples, estão alinhados com as abordagens Accumulated Benefit Obligation(ABO) e Projected Benefit Obligation(PBO). Dessa forma, por meio da comparação entre os resultados oriundos das mencionadas abordagens, buscou-se identificar os possíveis impactos nas contas da União, enquanto ente empregador. O confronto de resultados foi realizado com base em uma análise comparativa cujo método principal para o cálculo atuarial foi o fluxo projetado, bem como o fundo financeiro decorrente desse fluxo. Com base nos valores obtidos, diante das diferenças conceituais das abordagens estudadas, entendeu-se que uma forma adequada para permitir a comparação dos resultados seria o cálculo do fundo financeiro futuro a cada período de tempo (t). A análise dos resultados indicou a ocorrência de diferenças representativas entre as abordagens. Na verdade, constatou-se que por não considerar o aumento salarial, o modelo ABO previu menores valores de obrigações com os benefícios futuros, portanto, os valores presentes do fundo financeiro foram maiores do que os modelos que consideraram aumento salarial.Nessa perspectiva, sob o enfoque do ente empregador, os resultados pareceram mais otimistas.Por fim, a abordagem PBO apresentou resultados que pareceram mais aderentes `a realidade do sistema, aproximando-se relativamente do resultado da repartição, no cenário com taxa de juros de 3% (menor taxa utilizada nas projeções). Considerando-se o tempo total das projeções, foi possível observar que, para os modelos de repartição e PBO, existiu um passivo a ser registrado nas contas da União. No entanto, o modelo ABO indicou o contrário, sugerindo que há uma ativo a ser contabilizado no Balanço Geral da União. Tal situação indicou que há diferenças concretas nos resultados, que podem levar os usuários da informação contábil a tomar decisões equivocadas em decorrência dessa distorção de valores. Ficou evidenciado que quanto maior for o horizonte de tempo projetado, maiores serão as diferenças. Ou seja, no menor horizonte adotado (25 anos) constatou-se as menores diferenças. Nesse horizonte, todos os modelos apresentaram valores de que sugerem a existência de um ativo a ser contabilizado. À luz de tal constatação parece razoável sugerir como adequada a revisão do tempo de projeção hoje empregado no âmbito da União (75 anos) na tentativa de reduzir a parcela de incerteza embutida nesse horizonte de longo prazo.
The main objective of this study was to analyze how to account for obligations with risk pension benefits in simple distribution systems that do not provide for reserve formation or predefined methods for this. In order to achieve this objective, the death benefit (military pension) benefit of the Armed Forces was chosen as the object of study. In this sense, the use of a real database containing the individualized information can be pointed out with one of the differentials of this research. Considering the degree of reliability of this database, in addition to the novelty of its use in academic research, it was possible to infer that the results obtained contributed to ratify several concepts exposed in the theoretical platform. The methodological trajectory of this research was developed based on the use of actuarial costing methods in order to realize the projection of revenues and expenses of the military pension system. Such methods, in addition to simple partitioning, are in line with the Accumulated Benefit Obligation (ABO) and Projected Benefit Obligation (PBO) approaches. Thus, through a comparison of the results from the mentioned approaches, it was sought to identify the possible impacts on the Union accounts, as an employer. The comparison of results was performed based on a comparative analysis whose main method for the actuarial calculation was the projected flow, as well as the financial fund resulting from this flow. Based on the values obtained, in view of the conceptual differences of the approaches studied, it was understood that an adequate way to allow the comparison of the results would be the calculation of the future financial fund at each time period (t). The analysis of the results indicated the occurrence of representative differences between the approaches. In fact, it was found that the ABO model predicted lower bond values with future benefits, therefore, the present values of the financial fund were higher than the models that considered a salary increase. From this perspective, under the focus of the employer, the results seemed more optimistic. Finally, the PBO approach presented results that seemed to be more consistent with the reality of the system, relatively close to the result of the distribution, in the scenario with an interest rate of 3 % (lower rate used in the projections). Considering the total projection time, it was possible to observe that, for the allocation models and PBOs, there was a liability to be recorded in the Union accounts. However, the ABO model indicated the opposite, suggesting that there is an asset to be recorded in the Federal Government Balance Sheet. This situation indicated that there are concrete differences in results, which may lead the users of the accounting information to make mistaken decisions as a result of this distortion of values. It has been shown that the larger the projected time horizon, the greater the differences. That is, in the lowest adopted horizon (25 years) the smallest differences were observed. Within this horizon, all models presented values that suggest the existence of an asset to be accounted for. In light of this, it seems reasonable to suggest as appropriate the review of the projection time currently used in the Union (75 years) in an attempt to reduce the uncertainty embedded in this long-term horizon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Grumann, Andréa Regina Schuch. "A influência da lesão medular na autonomia dos indivíduos e formas de mensuração." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/162812.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2016-05-24T17:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 338835.pdf: 1120455 bytes, checksum: 92bbc33f0416efbab9a0237d6de75e9b (MD5) Previous issue date: 2015
Introdução: A autonomia consiste na liberdade de escolha, na tomada de decisões, na execução de tarefas, no autogoverno e na autodeterminação. Algumas condições crônicas, como é o caso da lesão medular, acarretam na diminuição da autonomia, em decorrência das limitações após a lesão. A lesão medular é um trauma na medula que pode ser completo ou incompleto, causando paraplegia ou tetraplegia. As limitações irão variar, de acordo com o nível e a classificação da lesão. Quanto mais alta a lesão medular, maiores serão as deficiências. Porém mesmo com severas deficiências, é possível ter autonomia, desde que, os planos e objetivos traçados sejam possíveis de serem realizados. Objetivos: avaliar a influência da lesão medular na autonomia e as formas de mensurá-la disponíveis na literatura. Método: Este estudo trata-se de uma Revisão Narrativa, na qual se realizou busca nas seguintes bases de dados: Lilacs, Scielo, BDENF, Pubmed/Medline, Scopus e CINAHL. Antes de iniciar a pesquisa realizou-se um protocolo para determinar cada passo do estudo. A coleta de dados ocorreu entre o período de abril a junho de 2015, por duas pessoas especialmente treinadas para tal, na qual uma não tinha conhecimento sobre os achados da outra. Inicialmente, após retirar os duplicados, encontrou-se 7453 artigos. Resultados: Leu-se na seguinte sequência: títulos, resumos e íntegra. Por fim, foram aplicados os checklists: STROBE, COREQ e PRISMA, conforme cada tipo de pesquisa, para avaliar a qualidade dos artigos. Permaneceram, portanto, para análise, 41 trabalhos, dos quais 20 para o manuscrito 1, que estudou a interferência da lesão medular na autonomia e, 20 para o manuscrito 2, que analisou as formas de mensuração da autonomia na lesão medular. Os artigos selecionados foram colocados numa pasta do Excel para serem analisados. Utilizou-se, também, o gerenciador Endnote Web para organizar as referências. Discussão: Observou-se, na pesquisa, inúmeros conceitos de autonomia, que se relaciona com palavras, tais como: independência, participação, autogoverno, determinação, autocuidado, esperança e otimismo, sendo muito importante para adquirir autonomia a rede de apoio e a religião. A acessibilidade e as informações facilitam a autonomia, enquanto o suporte financeiro pode dificultar, sendo seu conceito e a reabilitação uns dos principais desafios da autonomia. A reabilitação é longa e árdua, mas deve ser iniciada ainda no ambiente hospitalar, para se ter melhores resultados. Notou-se que o único instrumento que diz mensurar autonomia é o Impact of Partcipation in Autonomy Questionnarie (IPAQ). Porém, existem outros que trabalham com termos relacionados ao ser autônomo, sendo importantes para a10pesquisa. Os instrumentos são essenciais para avaliar a evolução na reabilitação e, se as metas pretendidas foram alcançadas. Conclusão: Concluiu-se com este estudo que a autonomia apresenta um conceito amplo e depende do foco de cada indivíduo que a conceitua. O IPAQ embora aborde a autonomia, apresenta algumas limitações, pois não engloba a esperança, a acessibilidade, a rede de apoio e a identidade, tão importantes para a autonomia. Portanto, torna-se necessária a construção de um instrumento para mensurar autonomia que englobe todos os aspectos relacionados a ela.

Abstract : Introduction: Autonomy consists in the freedom of choice, in decision making, in tasks execution, in self-governance and self-determination. Certain chronic conditions, such as spinal cord injury, result in the decrease of autonomy due to post-injury limitations. The spinal cord injury is a trauma in the spine that can be complete or incomplete, causing paraplegia or tetraplegia. The limitations vary according to the injury level and classification. The higher the spinal cord injury, the greater will be the disabilities. Although even with severe disabilities, it is still possible to have autonomy, once the plans and goals are viable. Purpose: evaluate the influence of spinal cord injury on the autonomy and its measuring methods available in the literature. Method: this study is a narrative revision where the following databases were researched: Liliacs, Scielo, BDENF, Pubmed/Medline, Scopus and CINAHL. Before starting the research, a protocol was set in place to determine each step of the study. The data was collected from April to June 2015 by two specially trained people, where one of them had no knowledge about the other's one result. 7453 articles were found after a trial where the duplicate ones were excluded. Results: The articles were read in the following order: titles, abstracts and entire article. At the end, the following checklists were applied: STROBE, COREQ and PRISMA according to each type of research to evaluate the article?s quality. 41 articles remained to be analysed among which 20 for the manuscript 1, which studied the interference of the spinal cord injury in the patient's autonomy and 20 for the manuscript 2, which analysed ways of measuring autonomy following a spinal cord injury. The selected articles were put in an Excel chart to be analysed. To organise the references, the manager Endnote Web was used. Discussion: In the research several concepts of autonomy were found and its relation with words such as: independence, participation, self-governance, determination, self-care, hope and optimism. A support network and religion are very important to acquire autonomy. The accessibility and information facilitate the autonomy while monetary support can complicate it. Autonomy's concept and rehabilitations are their principal challenges. The rehabilitation is long and hard, but should begin while the patient is still at the hospital for best results. The only instrument noted that measures autonomy is the Impact of Participation in Autonomy Questionnaire (IPAQ). However there are other articles using terms related to the self-governance which are important to the research. The instruments are essential to evaluate the rehabilitation's evolution and if the intended goals were achieved. Conclusion: it has been concluded in this study that autonomy is a large concept and depends on the focus of the individual who conceptualises it. Although the IPAQ measures autonomy, it presents some limitations, seeing as it does not include important concepts of autonomy such as hope, accessibility, support network and identity. Therefore, the construction of an instrument that measures autonomy while including all the aspects and concepts related to it is necessary.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Jeangelis Silva. "Estratificação de florestas de eucalipto com base na forma do fuste das árvores." Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5051.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:37:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_8325_Dissertacao_Jeangelis.pdf: 1337655 bytes, checksum: 22014242540a6c4b7c62551dd6929b42 (MD5) Previous issue date: 2014-11-28
O inventário florestal é o principal método para a obtenção de informações quantitativas e qualitativas sobre as florestas. Entretanto, ao se trabalhar com grandes áreas, há o inconveniente das variáveis analisadas apresentarem grande heterogeneidade, sendo necessário adotar uma maior intensidade amostral. Nestes casos, uma alternativa para a realização dos inventários florestais é a estratificação da área em subpopulações mais homogêneas quanto a variável de interesse, garantindo estimativas mais precisas com uma menor intensidade amostral. Com isso, este estudo teve como objetivo realizar a estratificação de florestas de eucalipto considerando variáveis que descrevem a forma do fuste. Para tanto, foi utilizada uma base de dados contendo informações de 47.770ha de povoamentos de clones do gênero Eucalyptus.Osplantios são compostos porquatorze clones plantados sobtrês diferentes regimes de manejo (alto fuste, dividido em áreas de implantação e reforma, e talhadia) e quatro espaçamentos de plantios (6, 9, 10 e 16m2 de área útil por planta), com idades variando de quatroa seis anos. Inicialmente, foi realizada a estratificação da área, gerando um total de quarenta estratos, nos quais foram realizados a cubagem rigorosa e os inventários florestais. Em seguida, foram aplicados os métodos de agrupamento por similaridade de perfil, análise de componentes principais, classes de quociente de forma, classes de fator de forma artificial e redes neurais artificiais, gerando novos estratos de amostragem.A título de comparação, também foram consideradas amostragem sem estratificação, a estratificação completa (40 estratos iniciais), estratificação considerando a idade e o espaçamento, e estratificação apenas pela idade.Em seguida, foi realizado o cálculo dos estimadores populacionais para o inventário florestal, considerando cada método de estratificação apresentado, bem como o custo de realização do inventário florestal e cubagem rigorosa. Dentre os métodos propostos para estratificação dos povoamentos, os que apresentaram melhores resultados, quanto a precisão, foi o agrupamento porredes neurais artificiais e o agrupamento porclasses de quociente de forma (K0,5H). Em relação aos custos, o método de agrupamento por redes neurais artificiais também obteve melhores resultados, seguido pelo agrupamento pelo método da similaridade de perfis. Analisando conjuntamente precisão e custo, dentre todos os métodos avaliados, a utilização de redes neurais artificiais se mostrou a alternativa mais eficiente para a estratificação de florestas. Palavras-chave:Amostragem estratificada, inventário florestal, redes neurais artificiais.
The forest inventory is the main method to obtain quantitative and qualitative information on forests. However, when working with large areas, there is the inconvenience of the variables present great heterogeneity, being necessary to adopt a higher sampling intensity. In these cases, an alternative for the realization of forest inventories is the stratification of the area in more homogeneous subpopulations as the variable of interest, ensuring more accurate estimates with a lower sampling intensity. This study aimed to stratify eucalyptus forests considering variables that describe bole form. For this purpose, we used a database containing information of 47.770 ha with clonal Eucalyptus stands. The stands consisted of fourteen clones with three different management regimes (high forest, divided into areas of first and second rotations, and coppice) and four spacings (6, 9, 10 and 16 m2 per plant), aged four to six years. Initially the area stratification was performed, yielding forty strata, in which were performed the scaling and forest inventories. Then, were applied the clustering methods of profile similarity, principal component analysis, class of form quotient, class of form factor and artificial neural networks, generating new sampling strata. For comparison, were also considered sampling without stratification, the complete stratification (40 initial strata), stratification considering the age and spacing and stratification by age only. Then was conducted the calculation of population estimators for forest inventory considering each stratification method presented, as well as the cost of conducting a forest inventory and scaling. Among the methods proposed to stratify the stands, the ones that showed the best results in accuracy, was the clustering by artificial neural networks and clustering by class of form quotient (K0,5H). Regarding costs, the clustering method by artificial neural networks has also achieved best results, followed by clustering by profile similarity method. 8 By analyzing precision and cost, among all methods, the use of artificial neural networks proved to be the most efficient alternative to the stratification of forests
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Ana Carolina Carneiro de. "Forças, momentos e coeficiente de atrito em teste de três pontos e em teste de resistência ao deslizamento com braquetes autoligáveis e fios 0.014\" utilizando um novo dispositivo." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23140/tde-24052016-154250/.

Full text
Abstract:
O objetivo principal do estudo é comparar o teste em 3 pontos com braquetes com o teste de resistência ao deslizamento utilizando um novo dispositivo que realiza a mensuração simultânea do coeficiente de atrito, das forças e dos momentos nos braquetes de ancoragem e da força de desativação no braquete desalinhado, exercidos por fios ortodônticos. Os objetivos secundários foram desenvolver o dispositivo e comparar, no teste em 3 pontos: (i) a influência, nas grandezas e no coeficiente de atrito cinético, da variação da simetria nas distâncias inter-braquetes, do tipo de braquete de ancoragem (canino ou 2º pré-molar), do deslocamento (3 ou 5mm) do braquete central, do sentido do desalinhamento (vestibular ou lingual) do braquete central e da marca de fio-braquete; (ii) as 3 formas de cálculo do coeficiente de atrito cinético; (iii) os 10 ciclos, para vestibular ou lingual, para verificar se eles são semelhantes ou não entre si. Foram utilizados braquetes autoligáveis (dentes 13, 14 e 15) e fios 0.014\'\' NiTi e CuNiTi das marcas Aditek e Ormco. O teste de resistência ao deslizamento foi realizado no desalinhamento lingual, nos dois deslocamentos e na configuração simétrica. O teste em 3 pontos com braquetes foi realizado no desalinhamento lingual e vestibular, nos dois deslocamentos e na configuração simétrica e assimétrica. Por meio da ANOVA, foram comparados, entre os dois tipos de teste: (A) as grandezas e o coeficiente de atrito e (B) o coeficiente de atrito gerado apenas no braquete de 2º pré-molar. Utilizando-se do mesmo teste estatístico foram comparados, no teste em 3 pontos com braquetes: (A) na configuração simétrica, algumas grandezas e o coeficiente de atrito advindos da variação da marca de fio-braquete, do deslocamento, do desalinhamento e do tipo de braquete; (B) algumas grandezas e o coeficiente de atrito gerados na configuração simétrica e assimétrica; (C) os valores das 3 formas de cálculo do coeficiente de atrito na configuração simétrica; e (D) algumas grandezas e o coeficiente de atrito encontrados nos 10 ciclos. Resultados: (A) a maioria dos valores das grandezas e do coeficiente de atrito gerados pelos dois tipos de teste foram diferentes estatisticamente; (B) o braquete de 2º pré-molar apresentou valores de coeficiente de atrito diferentes entre os dois tipos de teste; (C) na configuração simétrica, as variáveis foram estatisticamente significantes na maioria dos casos para as grandezas analisadas e para o coeficiente de atrito; (D) houve diferença entre a configuração simétrica e assimétrica; (E) o coeficiente de atrito baseado nas duas normais e na força de atrito se aproximou mais da realidade clínica e foi sensível à variação da geometria da relação fio-braquete; e (F) os 10 ciclos para lingual foram semelhantes entre si em 70% dos casos e os 10 ciclos para vestibular foram diferentes em 57% dos casos. Conclusões: o teste em 3 pontos com braquetes é diferente do teste de resistência ao deslizamento; a variação das configurações geométricas e da marca de fio-braquete pode influenciar nos valores das grandezas e do coeficiente de atrito cinético; os 10 ciclos para lingual foram mais semelhantes entre si que os 10 ciclos para vestibular.
The main objective of the study is to compare the three-bracket bending test with the resistance to sliding test using a new device that performs simultaneous measurement of coefficient of friction, the forces and moments on the anchor brackets and deactivation force in misaligned bracket, exercised by orthodontic wires. Secondary objectives were to develop the device and compare, in the three-bracket bending test: (i) the influence, on the physical quantities and on the kinetic friction coefficient, of the variation of the symmetry in the inter-bracket distance, of the type of anchor bracket (canine or 2nd premolar), of displacement (3 or 5mm) and misalignment (buccal or lingual) of the central bracket, and of the wire and bracket brand; (ii) the three ways to calculate the coefficient of kinetic friction; (iii) the 10 cycles, for buccal or lingual, to see if they are similar or not. Self-ligating brackets were used (teeth 13, 14 and 15) and wires 0.014 \'\' NiTi and CuNiTi of Aditek and Ormco brands. The resistance to sliding test was conducted on the lingual misalignment, on both displacements and on symmetrical configuration. The three-bracket bending test was held at the lingual and vestibular misalignment, at both displacements and at the symmetrical and asymmetrical configuration. Through ANOVA, were compared, between the two types of tests: (A) the quantities and the coefficient of friction and (B) the coefficient of friction generated only in the second premolar bracket. Using the same statistical test were compared, in three-bracket bending test: (A) in symmetrical configuration, the quantities and the coefficient of friction arising from the variation in the wire and bracket brands, displacement, misalignment and the type of bracket; (B) the quantities and the coefficient of friction generated by the symmetric and asymmetric configuration; (C) the values of the three ways of calculating friction coefficient; and (D) the quantities and the coefficient of friction encountered in 10 cycles. Results: (A) most of the values of the quantities and the coefficient of friction generated by the two types of test were statistically different; (B) the 2nd premolar bracket showed different friction coefficient values between the two types of test; (C) in the symmetrical configuration, the variables were statistically significant in the most of cases for quantities and the friction coefficient; (D) was found difference between symmetric and asymmetric configuration; (E) the friction coefficient based on both normal forces and frictional force was closer to the clinical reality and was sensitive to variations in the geometry of the wire-bracket relationship; and (F) the 10 cycles for lingual were similar in 70% of cases and the 10 cycles for buccal desalignment were different in 57% of cases. Conclusions: The three-bracket bending test is different from the resistance to sliding test; the variation of geometric configurations and wire and bracket brands may influence the values of the quantities and the coefficient of kinetic friction; the 10 cycles for lingual were more similar to each other than the 10 cycles for buccal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Formas de mensuração"

1

Dantas, Eric Gil, and Adriano Codato. "A autonomia do Banco Central do Brasil: uma proposta de mensuração empírica." In Mosaico da burocracia pública brasileira: novos olhares sobre burocratas e interesses no Brasil, 311–58. Editora da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2022. http://dx.doi.org/10.12957/eduerj.9788575115534.0012.

Full text
Abstract:
Tendo em vista os debates realizados nas partes I e II desta coletânea, o presente capítulo visa propor formas de mensuração da autonomia do Banco Central. Como já mencionado nesta coletânea, os estudos sobre burocracia concentram a dimensão política na atividade partidária. Em contraste, propomos uma forma de mensuração que considera também a autonomia burocrática face ao mercado, não apenas em relação às autoridades políticas, o que consiste em inovação em relação aos estudos anteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mara Hilário, Carla, and Juliana Lazzarotto Freitas. "Indicadores de colaboração científica: Aspectos éticos, práticos e formas de mensuração." In Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias, 72–93. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2020. http://dx.doi.org/10.36311/2020.978-65-86546-91-0.p72-93.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marinho, Alexandre. "A operacionalização da avaliação de eficiência econômica: as propriedades das medidas e os principais métodos de cálculo." In SUS: avaliação da eficiência do gasto público em saúde, 178–96. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5198640.1-6.

Full text
Abstract:
No capítulo 2, vimos que nem todos os tipos de indicadores úteis para avaliar o desempenho de uma unidade produtiva são indicadores de eficiência. À guisa de ilustração, o conceito de eficiência de PK é muito utilizado por economistas, mas é pouco difundido fora de ciência econômica. Outros conceitos e noções de apoio também podem ser válidos. Entretanto, para que um conceito origine uma medida de eficiência razoável, algumas características mínimas devem ser observadas, conforme discutido em Bogetoft e Otto, que descrevemos, com aconselhamentos de ordem prática, neste capítulo, no qual vamos expor, de forma sucinta, os principais métodos para mensuração de eficiência técnica, alocativa e de escala, com as suas principais características. Sempre que for necessário, forneceremos referências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cordeiro, N. G., K. M. G. Pereira, M. C. N. S. Terra, A. F. Rodrigues, V. A. Mantovani, C. R. Mello, and J. M. Mello. "CARACTERIZAÇÃO DE UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA AO LONGO DE 30 ANOS DE MONITORAMENTO." In Tópicos Especiais em Engenharia Florestal - Volume 1, 45–65. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416468.

Full text
Abstract:
As florestas nativas, em função da rica biodiversidade que abrigam, possuem importância significativa na provisão de serviços ecossistêmicos. Dessa forma, conhecer a dinâmica, estrutura, composição e potenciais destes ambientes é de suma relevância. Assim, nosso estudo teve como objetivo avaliar o comportamento da vegetação de um fragmento de Mata Atlântica ao longo de 30 anos de mensuração. A área de estudo, com vegetação predominante de Floresta Estacional Semidecidual Montana, é conhecida como “Matinha da UFLA” (Universidade Federal de Lavras). No passado, a área era explorada e hoje é tida como área de preservação permanente da instituição. O remanescente florestal é considerado como um laboratório natural, sendo fonte para o desenvolvimento de diversos trabalhos científicos. Para o nosso estudo, realizamos a descrição sobre o isolamento do fragmento como área de preservação permanente e procedemos com a caracterização da vegetação. Nossas análises incluem a caracterização da florística e estrutura da floresta, estimativa da área basal e biomassa acima do solo. A área basal, ao longo dos 30 anos de mensuração, variou entre 19,35 m2/ha a 24,63 m2/ha. A biomassa acima do solo variou entre 131,47 Mg/ha e 184,41 Mg/ha. A área apresenta uma diversidade de espécies importantes, sendo muitas destas pertencentes à família Fabaceae e Annonaceae. A partir das nossas análises e resultados, podemos inferir que, apesar da pequena dimensão, o remanescente possui papel fundamental para a conservação das características de um dos principais domínios brasileiros, a Mata Atlântica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ravanello, Renata Pase, Mayara de Carvalho Puhle, Kelmara Mendes Vieira, Ana Carolina Constante Costa, and Taiane Keila Matheis. "MODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS." In Administração e Marketing: tópicos atuais em pesquisa - Volume 2, 172–90. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312273.

Full text
Abstract:
A qualidade dos serviços reflete as expectativas dos clientes e, possui ligação com o desempenho organizacional. Dessa forma, há diversos modelos de mensuração da qualidade e satisfação dos clientes que visam auxiliar as organizações que prestam variados tipos de serviços. Descrever quais são esses modelos de avaliação da qualidade em serviços é o objetivo deste estudo. Os modelos de qualidade de serviços mais utilizados são o de Grönroos, o SERVQUAL, o SERVPERF e o Kano que revelam a expectativa e o desempenho organizacional. Com a identificação das características de cada modelo foi possível verificar que estes são mais voltados ao setor privado, visto que essas organizações visam o lucro e passam por melhorias contínuas em seus processos. Assim, os modelos de avaliação da qualidade de serviço evidenciam as potencialidades e fragilidades, auxiliando os gestores a elaborarem planos de ações congruentes aos clientes da instituição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kusznerik, Cassiana, Almir Cléydison Joaquim da Silva, and Mônica Aparecida Bortolottir. "Contabilidade social: municípios paranaenses com IPDM médio-baixo." In CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - Atualização de Área 1° semestre de 2023. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/3243.

Full text
Abstract:
A busca pelo crescimento econômico aliado ao desenvolvimento da qualidade de vida das sociedades tornou-se objetivo da maioria dos países ao redor do mundo (PEREIRA, 2014), fato que também se observa ao longo da história brasileira. Neste contexto, Neto et al. (2017) destacam que as políticas de incentivo federal ao crescimento e, posteriormente, ao desenvolvimento tem ganhado importância ao longo das décadas, especialmente a partir dos anos de 1950 com o reconhecimento de noções multidimensionais atrelada a noção de desenvolvimento. O avanço desse debate também contribuiu para a distinção dos conceitos de crescimento e desenvolvimento que, por conseguinte, elevou as preocupações e a necessidade de atuação do Estado para diminuir as disparidades socioeconômicas existentes e agravadas no período após a Segunda Guerra Mundial (SANTOS et al., 2012). De forma geral, a mensuração destes indicadores na vida da população é complexa e necessária para compreensão e orientação de políticas governamentais. Tal necessidade visa identificar a situação em que se encontra cada sociedade, com o intuito de realizar melhorias em setores importantes para a elevação da qualidade de vida. O caminho usualmente utilizado para auferir tais cenários dar-se por meio do acompanhamento de indicadores. De acordo com Siedenberg (2003), esses indicadores são uma espécie de representação de uma realidade muito mais complexa. A mensuração de indicadores representa a avaliação das condições analisadas, para que a partir disso providencias sejam tomadas. É importante destacar que indicadores mais amplos, a exemplo do IDH possuem também utilização mais ampla. Dessa maneira, para melhor avaliação de políticas públicas em nível interno, o ideal seria a utilização de indicadores mais específicos para observar os aspectos do desenvolvimento (FUNDAÇÃO GEÚLIO VARGAS, 2009). A metodologia do IPDM (Nota metodológica IPARDES-2018) procura reunir aspectos de crescimento econômico (ligado ao emprego, renda e produção agropecuária) a fatores relacionados à qualidade de vida/bem-estar da população (como a saúde e educação), resultando em um conceito mais amplo de desenvolvimento econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Cristiane, Khaoula Ennhali, and Margarida Garrido. "Electroencefalografia: Procedimentos e significado psicológico." In Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as. Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2024. http://dx.doi.org/10.15847/lapsocadlab2024/eeg.

Full text
Abstract:
A eletroencefalografia é uma técnica funcional e (relativamente) não invasiva de aferição da atividade cerebral com recurso ao equipamento de eletroencefalograma (EEG). Desenvolvida por Hans Berger em 1929, esta técnica permite registar as flutuações de voltagem associadas à dinâmica elétrica natural das diversas populações de neurónios no nosso cérebro. Baseia-se, portanto, nas mudanças de tensão (medida em voltagem) de correntes iónicas geradas por processos bioquímicos nos neurónios (Kolb & Whishaw, 2003). Esta medida é habitualmente feita de forma superficial, com o uso de elétrodos acoplados no couro cabeludo. No entanto, com a estrutura óssea do crânio a interpor-se como barreira de resistência elétrica, a atividade elétrica que atravessa o couro cabeludo é mínima. Como tal, a mensuração da atividade elétrica intracraniana só é possível recorrendo ao uso de substâncias que favorecem a condutância e de um aparato de amplificação do sinal (Luck & Kappenman, 2012). O EEG é uma técnica elucidativa da dinâmica cerebral que permite obter componentes/parâmetros de atividade neural durante diversas tarefas cognitivas, potencializando o seu significado psicológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro, Elizane Cordeiro de Lima, Gisele Aparecida Dossena, Julian Monike Nazário Scolaro, Nilson Ribeiro do Nascimento, and Tchierly Juliane Bier de Oliveira. "O novo Fundeb – Lei 14.113/2020 e suas implicações para a gestão escolar." In RUMO AO FUTURO DA EDUCAÇÃO: PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA A TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/futuroeducpesqutrans-017.

Full text
Abstract:
Diante do contexto educacional vivenciado a partir da promulgação da Lei nº. 14.113/2020, intitulada como Lei do Novo Fundeb, faz-se necessário refletir acerca das implicações no que tange a gestão escolar, em particular ao papel do gestor escolar. Considerando a gestão democrática, a gestão educacional deve estar regulamentada com as leis educacionais. Nesta direção, o Artigo 14 da referida lei, apresenta condicionalidades ao gestor, a qual estão diretamente atreladas aos índices apresentados por cada instituição escolar nas avaliações externas e que implicam na distribuição de recursos para as unidades escolares. Muitas são as especificidades que delineiam a ação de gerir uma instituição escolar e que implicam diretamente nos resultados dos índices de aprendizagem mensurados por meio das avaliações em larga escala e que não dependem exclusivamente da gestão, dentre eles: a demanda de inclusão de alunos estrangeiros nas escolas públicas, bem como a formação para professores que atenderão este público. E, ainda a ausência de políticas educacionais para suprir tal demanda. Dessa forma, tais políticas configuram-se cada vez mais em instrumentos de exclusão da autonomia do gestor escolar, bem como o responsabiliza diretamente pelo sucesso ou insussesso dos estudantes mediante a mensuração dos indíces.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bochnia, Milena Belli, Carolina Vargas Bognholi, Felipe Mussinato, Jean Rafael da Silva, João Gabriel Batista, Dayane Kelly Sabec-Pereira, and Kleber Fernando Pereira. "ABSCESSO DENTO-ALVEOLAR E SUA REPERCUSSÃO NA TÁBUA ÓSSEA VESTIBULAR: RELATO DE CASO." In Variações Anatômicas: o avanço da ciência no Brasil - Volume 2, 11–17. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230613548.

Full text
Abstract:
A análise precisa da tábua óssea vestibular é imprescindível para o entendimento das doenças que acometem a mandíbula, como o abscesso de procedência dentária, que se trata de um processo com início a partir de uma infecção cariosa, seguida de contaminação e finalização com a necrose pulpar. Nesse ínterim, o presente trabalho teve o objetivo de analisar a anatomia da tábua óssea vestibular de uma mandíbula cadavérica e descrever a presença de abscesso dento-alveolar. Para tal finalidade, com a aplicação da osteotécnica, foram preparadas e examinadas 18 ossadas de cadáveres doados do cemitério municipal de Cascavel - PR. Entre os crânios secos analisados, um do sexo masculino apresentou tal alteração, logo abaixo do primeiro molar direito, de modo que foi mensurado o diâmetro do forame causado pelo abscesso, que correspondia a 3,5mm na posição horizontal e 3cm na vertical. Além disso, a distância em diagonal da cabeça da mandíbula até a protuberância mentual foi de 12,7 cm e a distância horizontal do ângulo da mandíbula até a protuberância mentual correspondeu a 8,9 cm. A título de comparação, os forames mentuais direito e esquerdo apresentaram, respectivamente, os diâmetros de 3,5 mm e 6 mm na horizontal e 2,5 cm e 4 mm na vertical. Sabe-se que os sintomas mais comuns dessa enfermidade incluem dor persistente na região afetada, inchaço, febre e sensibilidade à palpação dos linfonodos da região do pescoço e da região submandibular. Essa infecção pode ser relacionada a patologias que afetam o suprimento sanguíneo do osso em análise, por exemplo, a diabetes e a hipertensão, além de estar associada, de forma significativa, ao surgimento de tumores malignos na região oral. Dessa forma, o tratamento do abscesso de tábua óssea vestibular é fundamental, sendo realizado com a ministração de antibióticos aliados a fármacos com a finalidade de mitigar os sintomas associados à infecção. No entanto, em estágios mais avançados, em que há necrose pulpar, a intervenção cirúrgica faz-se necessária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bennemann, C. B., F. P. A. Lima, and R. F. B. Silva. "INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA." In Sustentabilidade, Tecnologia e Meio Ambiente: tópicos atuais em pesquisa - Volume 2, 113–27. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416263.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, apresenta-se um estudo bibliográfico realizado com o objetivo de levantar os principais trabalhos da literatura nacional e internacional que aplicaram ou propuseram índices para mensurar a sustentabilidade, seja empresarial, organizacional ou na administração pública. Este estudo é uma importante ferramenta para compreender as ferramentas existentes na literatura e como são aplicadas na mensuração da sustentabilidade, bem como entender os processos que fizeram com que estas ferramentas fossem criadas e como estas impactaram a sociedade até os dias atuais. A sustentabilidade remete-se à capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, relacionando ações econômicas, sociais, culturais e ambientais, de modo a preservar os recursos naturais. E medir ou quantificar a sustentabilidade é uma tarefa complexa. Assim, na literatura várias ferramentas, que são conhecidas como índices de sustentabilidade, foram propostas para resolver este problema, de modo a identificar o perfil das ações executadas por uma organização e também melhorar as condições de sustentabilidade. Desta forma, este trabalho contribui fazendo uma análise bibliográfica das ferramentas mais utilizadas ao longo da história disponíveis na literatura. Por fim, como resultados apresenta-se uma pesquisa realizada a nível internacional e nacional, apresentando os principais índices de sustentabilidade, destacando-se a sua aplicação para organizações públicas, especialmente instituições de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Formas de mensuração"

1

Lima, Nigel da Silva, Anselmo Cardoso De Paiva, Raul Frankllim, Geraldo Braz Júnior, Daniel Lima, Humberto Oliveira Serra, and Lucas Bezerra Maia. "Exame Clínico da Osteoartrose do Joelho com Realidade Aumentada." In XVIII Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2018.3684.

Full text
Abstract:
A osteoartrose (OA) do joelho é uma doença degenerativa que contribui grandemente para a redução de mobilidade e perda de independência funcional. Comumente, utiliza-se a radiografia de tamanho curto para estimação do ângulo de desvio que se forma no eixo atanômico do joelho. Neste trabalho, é apresentado o desenvolvimento de uma ferramenta de realidade aumentada (RA) que auxilia na mensuração desse desvio, de forma clínica. Foram avaliados 27 joelhos de 15 pacientes, onde as mensurações por meio de radiografia foram comparadas com as medidas obtidas pelo método proposto. O valor obtido na comparação das medidas apresenta concordância fortemente significativa, com ICC = 0.972, validando a metodologia como alternativa de mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Scheffel, Érica J. S., and Claudia L. R. Motta. "Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva." In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wcbie.2021.218785.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um método para construção de jogos computadorizados que visam mensurar aspectos cognitivos, acrescidos da observação psicomotora, possibilitada pelo uso de peças físicas equipadas com sensores e microcontroladores, os quais transmitem os dados provenientes de sua manipulação ao computador responsável pelas análises. Com a exposição excessiva às telas dos dispositivos, gerada pela pandemia de Covid-19, será importante resgatar a motricidade na educação. O método apresenta um exemplo de jogo, chamado Hash 3D, onde a interação homem-máquina aconteceu por meio da tecnologia Arduino, a fim de promover um estudo sobre os processos cognitivos da Teoria PASS de Luria de forma manipulável e lúdica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferrari, Daniel Augusto, Luis Carlos Paschoarelli, Gabriel Henrique Cruz Bonfim, and João Eduardo Guarnetti dos Santos. "DISPOSITIVO DE MENSURAÇÃO DE FORÇAS APLICADO À SISTEMAS DE SUSPENSÃO DE ROÇADEIRAS LATERAIS MOTORIZADAS: UM ESTUDO DE CASO." In 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0447.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Armando, and Adenilza Cunha. "DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: PILAR FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI. EVIDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NA TURMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE QUALIFICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SUPERMERCADOS." In XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. SENAC, 2023. http://dx.doi.org/10.61917/2764-684x.2023.024.

Full text
Abstract:
O presente inscrito objetivou-se analisar o efeito das unidades curriculares (Desenvolvimento Socioemocional e Bem-estar pessoal e social do jovem), no comportamento dos jovens aprendizes, por meio das metodologias ativas e marcas formativas do Senac, por meio da inteligência emocional e do autoconhecimento, com intuito de desenvolver maiores habilidades sociais. A mensuração dos resultados se deu por via de pesquisa quantitativa, levando em consideração os indicadores de desempenho das unidades curriculares supracitadas. Os resultados alcançados foram satisfatórios, concluindo que o programa jovem aprendiz alcança resultados valorosos para todos os envolvidos. O presente estudo ainda reafirma a enaltecedora importância do autoconhecimento como forma de auxiliar no desenvolvimento dos sujeitos de forma humana e tangível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scheffel, Erica J. S., and Claudia L. R. Motta. "Jogo Digital Cooperativo como Sistema Adaptativo Complexo para Motivação e Mensuração Cognitiva na Educação Básica." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.229099.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa exploratória para doutorado que envolve as áreas da informática e da educação. O objetivo é contribuir com o aumento no desempenho escolar a partir da colaboração, da motivação e da observação de aspectos cognitivos, de forma lúdica e competitiva. A proposta inclui um jogo digital colaborativo, o qual se adapta a partir da motivação e da observação de aspectos cognitivos obtidos durante a interação dos estudantes. O jogo, enquanto artefato da pesquisa, será desenvolvido com a metodologia Design Science Research (DSR) e será testado com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Gabriel C., Gaby R. dos Santos, Regina R. dos Santos, Samuel C. Rodrigues, and Tiago do C. Nogueira. "Aplicação e Avaliação de Jogos Sérios na Mensuração Cognitiva de Estudantes na Educação Inclusiva." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2023.232693.

Full text
Abstract:
Os jogos sérios podem melhorar os processos de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos uma forma mais envolvente de aprender. Por meio deles, torna-se mais fácil aumentar o entretenimento e estimular os alunos no processo de aprendizado, possibilitando uma aprendizagem mais atraente e dinâmica, facilitando, assim, a avaliação dos níveis cognitivos dos indivíduos. Por isso, este artigo pretende aplicar jogos educacionais no processo avaliativo da carga cognitiva de estudantes na educação inclusiva, permitindo a criação de diretrizes de acessibilidade para a construção de jogos sérios inclusivos. A princípio, foram selecionados dois jogos sérios e doze alunos com necessidades especiais para a realização de um conjunto de tarefas em cada jogo, identificando barreiras de usabilidade e acessibilidade por meio da técnica Think Aloud. Os resultados demonstram que, apesar das barreiras de acessibilidade encontradas no uso da aplicação, há um ótimo desempenho na execução das tarefas que permitem a jogabilidade de ambos os jogos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bisneto, Tomaz Ribeiro Viana, and Flávio Henrique Duarte de Araújo. "Diagnóstico automático de lesões malignas de mama em imagens histopatológicas usando mensuração mútua de características de textura bioinspiradas e Deep Learning." In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2022.222605.

Full text
Abstract:
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação anormal de células da mama, que formam massas. O diagnóstico precoce da malignidade do câncer de mama é fundamental para a sobrevivência do paciente. O Processamento Digital de Imagens em conjunto com técnicas computacionais de aprendizado de máquina possibilitam a criação de métodos para detecção da malignidade de tumores em imagens de exames histopatológicos. Assim, este artigo apresenta uma metodologia para o diagnóstico automático de lesões malignas de mama em imagens histopatológicas baseada na mensuração mútua de características de textura bioinspiradas e Deep Learning Features. Os resultados obtidos indicam que o método é promissor, alcançando acurácia de 92,9% com o classificador Random Forest.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins, Luana, Andre Freire, Paulo Parreira Júnior, and Heitor Costa. "SPLiME: A Tool for Software Product Lines Maintainability Evaluation." In X Conferência Brasileira de Software: Teoria e Prática. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2019.7667.

Full text
Abstract:
Diferentes tecnologias, linguagens e abordagens de desenvolvimento exigem medidas de software específicas para a mensuração de propriedades relacionadas à qualidade software. A abordagem Linha de Produtos de Software (LPS) consiste em desenvolver um conjunto de artefatos de software, para que sejam reutilizados de forma sistemática durante a derivação de seus produtos. Dificilmente são encontradas ferramentas computacionais para a análise da qualidade dos artefatos de software da LPS, em especial, utilizando as tecnologias de (i) Orientação a Características, (ii) Orientação a Aspectos e (iii) Módulos de Características Aspectuais. Diante disso, esse trabalho propõe a ferramenta computacional para coletar de medidas de tamanho, de acoplamento e de coesão de software, nessas três diferentes tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Scher, Luísa Gehrke, Simone Stefanelo, and Denize Da Rosa Fraga. "MONITORAMENTO DE VACAS LEITEIRAS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO." In I Congresso Brasileiro Online de Práticas Veterinárias: Uma abordagem para animais de grande porte e produção Animal. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/granvet-46.

Full text
Abstract:
Introdução: Dentro da bovinocultura de leite problemas metabólicos ocorrem com maior frequência no período de transição, sendo este considerado o período mais crítico que pode comprometer toda a expectativa de produção da lactação. Alguns métodos de manejo nutricional, como o balanço cátion-aniônico da dieta (BCAD) com o uso de sais aniônicos no período pré-parto (21 dias antes do parto) vem sendo uma estratégia utilizada, de forma a promover acidificação do pH sanguíneo e consequentemente o pH urinário e prevenir casos de hipocalcemia, que é uma das enfermidades mais prevalentes deste período. Objetivos: Relacionar dados de mensuração de pH urinário no pré-parto de vacas leiteiras recebendo dieta aniônica com a incidência de patologias no pós-parto (hipocalcemia, retenção de placenta e metrite). Material e métodos: Acompanhamento do período de transição de seis vacas da raça holandesa, em sistema semi-confinado. Durante o período pré-parto, amostras de urina das vacas foram coletadas, através de micção espontânea dos animais. Logo após feita a mensuração do pH urinário, por meio de medidor de pH digital (ATC®). Após o parto, os animais foram acompanhados buscando verificar a ocorrência de patologias e novamente feita a coleta de urina e mensuração de pH urinário. Resultados: Verificou-se nos animais objeto de estudo um pH urinário médio no pré-parto e pós-parto respectivamente de: vaca A 6 e 8.7, vaca B 6.6 e 7.4, vaca C 5.8 e 7.1, vaca D 5.7 e 7.2, vaca E 6.3 e 7.6, vaca F 6.1 e 8.6, tendo como uma média no pré-parto de 6.3, valor dentro dos padrões esperados. E o pH urinário pós-parto médio foi de 7.8, também dentro do esperado. Ao avaliar a ocorrência de doenças no pós-parto constatou-se que não houve nenhum caso de hipocalcemia clínica, não sendo realizado nenhum tratamento com suplementação de cálcio. Conclusão: A utilização de dieta aniônica pré-parto, foi eficiente para promover acidificação do pH urinário das vacas. Constatando-se que não ocorreu nenhum caso de hipocalcemia, principal objetivo da dieta, conclui-se que a verificação do pH urinário é um método simples e eficiente para orientação de veterinários e produtores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopez Junior, Ivan Mangini, Rumenigue Hohemberger, Bernardo Henz, and Daniele Fernandes e. Silva. "Desenvolvimento de sistema para assistência na prática do esporte de combate Taekwondo." In Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2024.2053.

Full text
Abstract:
Tecnologias digitais são fundamentais na evolução das práticas esportivas, permitindo o monitorando do desempenho do atleta. No Taekwondo, como esporte de combate ainda apresenta desafios quanto à coleta de dados como força, velocidade e tempo de reação. Este trabalho visa o desenvolvimento de uma solução para a mensuração da aceleração do saco de pancadas, obtida durante o treino prático do Taekwondo, possibilitando o acompanhamento da evolução técnica do atleta. O sistema é formado por acelerômetro e microcontrolador que captam e enviam as informações via rede Wi-Fi à base de dados, tais informações são apresentadas ao praticante mediante acesso à pagina web. O uso do sistema foi validado por atletas de diversas idades e graduações apresentando aceitação de 95%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography