To see the other types of publications on this topic, follow the link: Formas de mensuração.

Journal articles on the topic 'Formas de mensuração'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Formas de mensuração.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Pollione Martins dos, Rodrigo Ribeiro Fidelis, Joseanny Cardoso da Silva Pereira, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, Hélio Bandeira Barros, and Glauber Lacerda de Carvalho. "Formas e épocas de amostragem em folhas de pinhão manso para quantificação da área foliar." Journal of Biotechnology and Biodiversity 2, no. 3 (August 8, 2011): 51–57. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v2n3.martinssantos.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou determinar o tamanho ideal de folhas e em que local da planta devem ser realizadas medições para a determinação da área foliar total de pinhão manso. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins em delineamento inteiramente casualizado, com 24 tratamentos e seis repetições. Para quantificar a área foliar utilizou-se o método baseado nas dimensões comprimento e largura das folhas. Os resultados mostraram que quando apenas folhas pequenas foram amostradas, a área foliar foi subestimada. Por outro lado, quando apenas folhas grandes foram amostradas, houve superestimação da área foliar. A mensuração de folhas grandes e médias no terço médio e superior da planta pode ser utilizada para a determinação da área foliar total. Assim, conclui-se que a forma de amostragem é influenciada pela época de mensuração; a quarta época de mensuração é a mais indicada para quantificar a largura das folhas de pinhão manso; e o terço superior da planta mostrou ser o melhor local de amostragem para quantificar a área foliar total.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Carla Nunes, and Fernando Almeida Santos. "Capital Intelectual: os principais métodos para mensuração e a sua aplicabilidade." REVISTA ENIAC PESQUISA 1, no. 2 (June 30, 2012): 144. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v1i2.75.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa consiste em estudo bibliográfico sobre as formas de análise e mensuração contábil do capital intelectual corporativo. O objetivo é descrever os principais métodos existentes na literatura pesquisada, além de demonstrar sua aplicabilidade e evidenciar as vantagens e desvantagens para as empresas. O artigo destaca que apesar de ser relevante a necessidade da contabilidade mensurar os ativos intangíveis de forma que represente o real valor da empresa, há muitos desafios devido a subjetividade. Os diversos modelos de mensuração apresentados e comentados neste artigo evidenciam as tentativas empreendidas no sentido do desenvolvimento de critérios que auxiliem na gestão, na mensuração e no acompanhamento do capital intelectual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do, Olivia Maurício Dornelles, and Natan Szuster. "OUVIU O QUE EU DISSE?! UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA INFLUÊNCIA DAS CARTAS COMENTÁRIOS NAS ALTERAÇÕES DA SEÇÃO 6 – MENSURAÇÃO DA ESTRUTURA CONCEITUAL PROPOSTA PELO IASB." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 8, no. 2 (April 18, 2016): 309–34. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2id8634.

Full text
Abstract:
RESUMOO presente estudo buscou investigar, através da análise de conteúdo das cartas de comentários enviadas ao IASB relativas à Seção 6 – Mensuração do "Conceptual Framework for Financial Reporting" publicado em julho de 2013, a influência das propostas dos diversos respondentes nas alterações efetivadas na revisão apresentada para essa Estrutura Conceitual em maio de 2015. A análise foi realizada em duas vias: como as alterações propostas pelas cartas alteraram a versão da estrutura conceitual; e quais alterações dessa estrutura estão explicitamente presentes nas cartas recebidas pelo IASB. Como resultado, notou-se que, em geral, os respondentes apoiaram as visões preliminares sobre o tópico, entretanto, temas bastante controversos foram alterados, como, por exemplo, a complexidade da estrutura conceitual, que sofreu significativa redução na versão atual; e a quantidade de formas de mensuração. A despeito do exposto, apenas duas das quatro alterações significativas apresentadas na versão de 2015 podem ser diretamente encontradas nas cartas-respostas, o que indica que outras formas de contribuição também estão presentes, influenciando as mudanças nos rascunhos normativos.Palavras-chave: Cartas Comentários. Estrutura Conceitual. IASB. Mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Soares Junior, Jair Sampaio, and Rogério Hermida Quintella. "Instrumentalização do desenvolvimento: teorias, conceitos e indicadores." Organizações & Sociedade 15, no. 45 (June 2008): 61–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302008000200004.

Full text
Abstract:
Ao reconhecer o grau de complexidade que envolve o tema Desenvolvimento, pretende-se, inicialmente, apresentar aspectos relativos às interpretações dominantes do conceito, procurando agrupá-los segundo a similitude de suas abordagens, para, em seguida, levantar questões que envolvem a instrumentalização desses conceitos e suas formas de mensuração. Essa análise pretende oferecer novos insights aos interessados no tema, evidenciando como o referencial teórico conceitual determina a arquitetura e a construção dos principais indicadores e índices para mensuração desse fenômeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costeira Neto, Alfredo Leite da Silveira. "Formas de mensuração da produção e remuneração no trabalho agrícola canavieiro na Paraíba." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 3 (January 21, 1997): 34. http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a1997id8109.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um resumo das formas de mensuração da produção e de remuneração utilizadas no trabalho agrícola canavieiro na Paraíba, de acordo com as etapas do processo produtivo, com ênfase nas atividades não mecanizadas, ou seja, executadas com ferramentas e/ou equipamentos manuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Correia, Rafaela Rodrigues, Rafael Tezza, and Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier. "Imagem de loja on-line: identificação de medidas e escalas de mensuração." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 15, no. 3 (December 30, 2017): 144–73. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v15i3.966.

Full text
Abstract:
A imagem de loja on-line auxilia na satisfação das necessidades dos consumidores e, apesar da sua importância, ainda é um conceito em construção. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo identificar as diferentes formas de mensuração de imagem de loja on-line, apresentando como as escalas foram criadas, adaptadas e replicadas, compilando esse conhecimento que se encontra disperso. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos que abordam as formas de mensuração da imagem de loja on-line no período de 2003 a 2015. Os resultados apontaram para uma diversidade de quadros conceituais e dimensões. As dimensões mais recorrentes foram: atmosfera da loja on-line, prazer em comprar virtualmente e a facilidade de uso. Dimensões como imagem da marca, preço, promoção, reputação e conexão com outros canais foram pouco utilizadas pelos pesquisadores, aparecendo apenas em estudos mais recentes. Verificou-se que não há escala universalmente aceita para medir a imagem de loja on-line.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Eliseu. "Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica." Caderno de Estudos, no. 24 (December 2000): 28–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-92512000000200002.

Full text
Abstract:
São várias as formas de se medir o patrimônio e o lucro de uma empresa; desde o Custo Histórico, com base nas transações ocorridas, passando pelo Custo Corrente, considerando a reposição dos fatores de produção sendo consumidos, avaliando cada ativo e passivo pelo seu Valor Líquido de Realização e chegando ao Valor Presente dos Fluxos de Caixa Futuros.Todas elas consideram, no fundo, um único objeto: o caixa; ora o caixa acontecido, o prestes a acontecer, o que aconteceria se ativos e passivos fossem vendidos, o caixa esperado por transações futuras etc., cada uma das informações válidas para uma finalidade diferente. Logo, não são modelos alternativos, que implicam, obrigatoriamente, a eliminação ou não adoção dos demais; podem simplesmente ser tratados como complementares. Os únicos fatores que, no longo prazo, podem fazer divergir a mensuração do lucro são: inflação e custo de oportunidade. E o não uso desses dois fatores continua sendo falha imperdoável de nós, Contadores. Para o primeiro, dispomos de metodologias simplificadas e complexas (modelo "societário" e correção integral, por exemplo). Já para o segundo, isto é, o custo de oportunidade, não temos sequer aplicado o Juro do Capital Próprio, e muito menos aquela parcela relativa ao risco, apontando realmente que a situação é mais complexa (mas não inviável - lembremo-nos do 'banal' EVA®). Em suma, todo o lucro é ou implica a figura do caixa; todas as formas de avaliação, ao final, chegam ao mesmo lucro e ao mesmo caixa, com o problema apenas da inflação e do custo de oportunidade. Os diferentes conceitos e princípios de avaliação patrimonial e, conseqüentemente, de lucro, são totalmente complementares; nenhum deles possui todas as informações, utilidade e qualidade desejadas pelos usuários. Devem ser tratados como um ajudando e complementando o outro, e não como mutuamente excludentes. Que tal devotarmos mais atenção e ação a esses aspectos? E em especial à inflação e ao custo de oportunidade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gimenes, Eder Rodrigo. "Engajamento Político Entre Atores Não Estatais: Participação Convencional e Não Convencional em Perspectiva Comparada." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 1, no. 2 (May 3, 2020): 24–39. http://dx.doi.org/10.46269/1212.454.

Full text
Abstract:
O artigo trata da mensuração da participação política entre os atores políticos não estatais nas diferentes formas de engajamento político convencional e não convencional, bem como da análise comparativa dos dados resultantes desta medição com outras bases de dados, com vistas a identificar as semelhanças ou diferenças entre as medidas de participação convencional e não convencional nas suas várias formas entre os atores selecionados e os cidadãos da Região Metropolitana de Maringá e a população nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lunkes, Rogério João, VICENTE MATEO RIPOLL, and Fabricia Silva da Rosa. "ESTUDO SOBRE PUBLICAÇÕES EM MENSURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM REVISTAS DE CONTABILIDADE DA ESPANHA." Revista de Contabilidade da UFBA 6, no. 3 (March 14, 2013): 33–51. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.6185.

Full text
Abstract:
A mensuração e avaliação de desempenho é um dos temas de grande discussão na literatura, principalmente na contabilidade gerencial. Uma das formas de perceber e entender o seu nível de desenvolvimento é estudar suas publicações nas principais revistas. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e analisar as publicações sobre mensuração e avaliação de desempenho nas revistas de contabilidade da Espanha. Para tanto, foram selecionadas sete revistas espanholas listadas no IN-RECS, e analisados 55 artigos no período de 2001 a 2010. Entre os principais resultados pode-se destacar a abordagem do tema diretamente relacionado á aplicação do Cuadro de Mando Integral, com utilização dos métodos predominantemente de revisão e estudo de caso. Já entre as citações, forte influencia da literatura norte-americana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fernandes, Sheila Mendes, Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Antonio Cezar Bornia, Andréa Cristina Trierweiller, Solange Maria da Silva, and Patrícia de Sá Freire. "Revisão sistemática da literatura sobre as formas de mensuração do desempenho da logística reversa." Gestão & Produção 25, no. 1 (October 23, 2017): 175–90. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3177-16.

Full text
Abstract:
Resumo A logística reversa pode proporcionar uma vantagem competitiva sustentável para a empresa. No entanto, para obter benefícios, as empresas devem monitorar sua logística reversa com base em um sistema de medição de desempenho composto por indicadores financeiros e não financeiros. Desse modo, este estudo investigou, por meio de uma análise sistemática da literatura, as formas de mensuração do desempenho da logística reversa. Os resultados deste estudo evidenciaram que os indicadores mais utilizados foram a performance financeira e/ou econômica, juntamente com os indicadores relacionados aos clientes, seguido dos indicadores relacionados com a melhoria dos processos internos, ambiental, inovação e crescimento, social e, por último, fornecedor. Ressalta-se que não há uma justificativa singular sobre as melhores medidas de avaliação do desempenho de uma atividade, portanto cada empresa deve estabelecer as medidas apropriadas às suas características para que possam atender as metas da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bizarrias, Flávio Santino, and Evandro Luiz Lopes. "Escalas Concorrentes Para Mensuração do Amor à Marca: Um Estudo no Contexto Nacional." Revista de Administração IMED 7, no. 1 (August 10, 2017): 180. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v7n1p180-207.

Full text
Abstract:
As marcas desempenham um papel preponderante na estratégia de marketing das organizações. Em um ambiente cada vez mais competitivo, estabelecer diferenças significativas na percepção dos consumidores é um desafio cotidiano. As marcas proporcionam oportunidades de intensificação do relacionamento com os consumidores, em um patamar mais abstrato e subjetivo. Ao mesmo tempo, os consumidores encontram nas marcas oportunidades de extensão de sua identidade. Com base na teoria do relacionamento com as marcas, o construto Amor à marca estabelece que os consumidores formam relações afetivas fortes com as marcas, ampliando sua identidade. Mesmo que o estudo do construto Amor à Marca seja bastante recente, várias pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de se determinar formas de mensurá-lo, culminando na criação de uma ampla gama de escalas. Devido à falta de consenso sobre qual é a mais eficiente, este estudo comparou as três escalas mais utilizadas para a mensuração do Amor à Marca, utilizando para validação nomológica a lealdade, o boca-a-boca positivo e a percepção de valor utilitário. Por meio da análise de equações estruturais, constatou-se que a escala de Carrol e Ahuvia (2006) obteve melhores resultados na explicação das variáveis dependentes escolhidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Weber, Florence. "Práticas econômicas e formas ordinárias de cálculo." Mana 8, no. 2 (October 2002): 151–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132002000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo parte da hipótese da existência de uma pluralidade de cenas sociais em que os indivíduos interagem e as ações individuais adquirem sentido. A cada cena social correspondem racionalidades práticas diferentes. O exame das práticas de mensuração e contabilidade permite distinguir essas cenas e compreender como se articulam entre si. Para mostrar a diversidade de raciocínios nativos, utiliza-se primeiro a diversidade das unidades de medida usadas por horticultores amadores. Em seguida, examinam-se os quadros rituais de diversas transações e mostra-se que o consumidor racional no sentido da teoria utilitarista pode não recorrer a nenhum cálculo explícito, pois o ethos ascético encontra-se inscrito nas rotinas corporais. Para concluir, o artigo convida a um estudo sistemático da socialização econômica e propõe três pistas para a pesquisa: a descrição da diversidade de cenas sociais, a análise dos quadros rituais das transações, e o estudo das percepções dos constrangimentos e das práticas de autocontrole nas diversas classes sociais. O artigo sugere que, dessa forma, se poderiam definir domínios de validade para as formalizações matemáticas das condutas humanas elaboradas pelos economistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Fortunato, Thomáz. "Os tempos n'O Diabo de Poe." Epígrafe 5, no. 5 (May 22, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p65-87.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é realizar uma análise documental dos tempos sociais presentes em um conto de Edgar Allan Poe, O diabo no campanário, escrito em 1839. A partir da identificação de formas de pensar, conceber e representar o tempo neste conto podemos caracterizar uma estrutura temporal complexa na qual se relacionam múltiplas formas de tempo simultaneamente e que elucidam uma nova experiência temporal. Desse modo, enquanto alegoria de um mundo em transformação, este conto nos permite perquirir uma experiência moderna de tempo na qual ordem, regularidade, coesão social e revolução estão relacionadas ao relógio mecânico e à mensuração matemática dos eventos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Martins, Dalton Lopes, Luiz Cruz Neto, and Maria Teresa Tomé de Godoy. "PROPOSTA DE INDICADORES PARA MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS." PontodeAcesso 12, no. 1 (June 13, 2018): 52. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v12i1.13776.

Full text
Abstract:
Conforme avançam as discussões sobre a visibilidade das informações nas instituições públicas e privadas, existe a necessidade de estudo e pesquisa sobre métodos que possam dar base de sustentação para a mensuração e exposição dos dados que permeiam as organizações. Nesse contexto, a construção de indicadores fidedignos é essencial para dar visibilidade informacional aos projetos de iniciativa pública e contribui para uma administração eficiente de recursos. Este artigo tem o propósito de contribuir com o processo de contratação de servidores e dar insumos para aplicação de melhorias no quadro de funcionários da Universidade Federal de Goiás, para a percepção da necessidade do uso de indicadores como elemento fundamental do gerenciamento e indicar caminhos para o desenvolvimento de formas mensuração e visibilidade de atividades públicas para gerenciar pessoas, sinalizar falhas e aplicar ações corretivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

De Carvalho, Juliano Maurício, and Victor Simões Zamberlan. "Economia laranja: o indicador informação como inovação de mídia." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 21, no. 6 (June 30, 2023): 5643–56. http://dx.doi.org/10.55905/oelv21n6-128.

Full text
Abstract:
Os novos negócios de mídia desvelam potencial de criação e desenvolvimento de cultura inovativa. O surgimento de novos arranjos em alinhamento a criatividade contribui também para o setor de mídia em sua forma de projetar valores tangíveis e intangíveis. O estudo qualitativo, de caráter exploratório e revisão integrativa, se debruça sobre o indicador informação da Economia Laranja e sistematiza formas de mensuração da inovação na mídia. O trabalho denota que a inovação midiática dentro do pilar estudado está aferida através da potencialidade de prover fluxo informativo para os demais pilares da Economia Laranja, segmentada pela mensuração de capacidades que permitam a incorporação de novos atores, indivíduos ou instituições, o aperfeiçoamento dos fluxos já estabelecidos e a definição clara e objetiva, por garantia de lei, que respalde a inovação midiática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Fabiana Luci de, and Luciana Gross Cunha. "Medindo o acesso à Justiça Cível no Brasil." Opinião Pública 22, no. 2 (August 2016): 318–49. http://dx.doi.org/10.1590/1807-01912016222318.

Full text
Abstract:
Neste artigo mapeamos estudos e metodologias utilizados na construção de indicadores subjetivos de acesso à justiça, enfocando a vivência e a gestão de conflitos. Propomos uma medida síntese de acesso à justiça, com base na leitura crítica de tais estudos, trabalhando com uma compreensão ampla, tanto do que significa acesso à justiça quanto do que a falta de acesso implica. Essa definição compreende o acesso a uma resolução justa de conflitos, por meios idôneos (que não necessariamente a justiça estatal), levando em conta também o conhecimento dos atores acerca dos seus direitos. A discussão é feita com base em um survey conduzido entre os anos de 2010 e 2014, cobrindo os sentidos processual e substantivo de acesso à justiça. Documentamos criticamente o estado da arte sobre mensuração e construção de indicadores de comportamento de acesso à justiça, atentando para as limitações enfrentadas e as formas de contorná-las, com ênfase na validade de construto das medidas e nos filtros utilizados na delimitação do que é acesso à justiça. Concluímos, a partir da medida proposta, que o fenômeno mensurado é diferente a depender da ênfase dada, se no conflito ou na busca das instituições, uma vez que as pessoas reagem de formas diversas a diferentes tipos de situações potencialmente conflitivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Silva, Pedro Xavier da, Felipe Dalzzotto Artuzo, and Maria Eugênia Canozzi. "MERCADO BRASILEIRO DE FRANGO HALAL: INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE INSTITUCIONAL E BARREIRAS À ENTRADA." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 12, no. 3 (August 5, 2019): 935. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2019v12n3p935-956.

Full text
Abstract:
O mercado de carne de frango Halal, destinado principalmente à população muçulmana, atualmente representa mais de 35% da carne de frango exportada no país. O padrão de produção Halal possui diversas peculiaridades que acabam por modular a competitividade do mercado. Competitividade essa que possui inúmeras formas de interpretação e parâmetros para mensuração, dependendo da abordagem teórica. O estudo que segue se propõe a analisar as características do Ambiente Institucional que delimita este mercado específico, e, a partir daí, identificar as principais barreiras à entrada para novas empresas. Essas barreiras são características da estrutura de determinado mercado que resguardam as empresas consolidadas, devido à imposição de custos às empresas entrantes potenciais. Essas características foram evidenciadas em instituições informais (aspectos culturais e religiosos) e formais (legislação).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alves, Luciana Correia, Iúri da Costa Leite, and Carla Jorge Machado. "Conceituando e mensurando a incapacidade funcional da população idosa: uma revisão de literatura." Ciência & Saúde Coletiva 13, no. 4 (August 2008): 1199–207. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232008000400016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é rever as principais definições e formas de mensuração da incapacidade funcional que vêm sendo utilizadas nos estudos que focalizam o tema. De acordo com esta revisão, a incapacidade funcional pode ser definida pela dificuldade ou pela necessidade de ajuda para o indivíduo executar tarefas cotidianas básicas ou mais complexas, necessárias para a vida independente na comunidade e tarefas relacionadas à mobilidade. Com relação aos parâmetros de mensuração, observa-se que os estudos não seguem um padrão bem definido. As medidas variam bastante quanto às escalas, dimensões e classificações. Também dependem direta ou indiretamente do tipo de informação disponível. Não existe um método correto ou único para operacionalizar a incapacidade funcional. Por isso, torna-se indispensável que os pesquisadores mencionem claramente em seus estudos o conceito de incapacidade funcional empregado e informem detalhadamente qual a medida ou quais instrumentos foram aplicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Adamchuk, Viacheslav I., and José P. Molin. "Hastes instrumentadas para a mensuração da resistência mecânica do solo." Engenharia Agrícola 26, no. 1 (April 2006): 161–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162006000100018.

Full text
Abstract:
A presença de camada de solo compactada pode significar sérios problemas ao desenvolvimento do sistema radicular das culturas em geral. A correção pode ser feita por métodos biológicos ou mecânicos. Uma das formas de diagnóstico da sua presença é com o uso de penetrômetros que exigem tempo considerável para a obtenção de dados. Com o advento dos recursos de espacialização das informações na forma de mapas, a necessidade de amostragem passou a ser ainda maior. Este trabalho reporta a busca de uma solução alternativa ao uso do penetrômetro. Envolve a geração de mapas de resistência mecânica do solo ao deslocamento de uma haste em três profundidades, baseado em três hastes instrumentadas, um receptor de GPS e um sistema de aquisição de dados. O sistema é acoplado a uma barra porta-ferramenta montada no engate de três pontos do trator. A configuração mostrou ser mecanicamente bastante simples e confiável. Dados de um teste inicial em campo demonstraram que o sistema pode produzir mapas que denotam a variabilidade espacial da referida resistência nas áreas amostradas, com alta resolução, densidade de amostragem elevada e com capacidade operacional ainda mais elevada se comparada com levantamentos feitos com métodos convencionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Thiry-Cherques, Hermano Roberto. "A guerra sem fim: sobre a produtividade administrativa." Revista de Administração de Empresas 31, no. 3 (September 1991): 37–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901991000300004.

Full text
Abstract:
Este artigo está centrado nas questões relativas a estratégias para melhoria do desempenho das organizações. São examinadas: (1) as dificuldades de mensuração do produto administrativo e (2) as formas de avaliação da produtividade nas organizações. São ainda detalhadas as principais fontes de aumento da produtividade: a da racionalização, a tecnológica e a comportamental. O artigo conclui mencionando a precariedade dos esforços para o aumento da produtividade administrativa no Brasil e ressaltando sua importância nos próximos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Gunn, Philip. "Notas sobre as tecnologias de cartografia - algumas implantações para o urbanismo das cidades coloniais no Brasil." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, no. 8 (December 19, 2000): 198. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p198-211.

Full text
Abstract:
O trabalho trata das imprecisões cartográficas que se acumulam a outras presentes nos primeiros registros do século 16 sobre a vida nas novas colônias sulamericanas. A introdução mostra inexatidões geográficas e representacionais relativas a assentamentos indígenas então existentes no atual estado de São Paulo. A parte seguinte discute problem as nas técnicas cartográficas da fase inicial dos Descobrimentos, relacionando-os à imprecisão da leitura de instrumentos marítimos, tais como a dificuldade em se entender a direção da bússola e as falhas na mensuração longitudinal. Uma terceira parte e videncia estas dificuldades de mensuração com base em disputas cartográficas entre Portugal e Espanha que chegam a 1750. Nesse momento a imprecisão longitudinal mistura-se a interesses geopolíticos das metrópoles, especialmente em questões fronteiriças. Conclui-se que por esta razão o poder da administraçã o colonial baseou-se em formas urbanas de ocupação territorial, as quais mudam, especialmente após 1750, com os novos interesses coloniais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Maricato, João De Melo, and Dalton Lopes Martins. "Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social." Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, no. 68 (January 12, 2018): 48–68. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2017.358.

Full text
Abstract:
Objectivo. Tiene como objetivo debatir algunos aspectos de la altmetria, área comumente asociada a las métricas como la bibliometria, cientometria y webometria, pero con importantes diferencias, con el propósito de contribuir a su comprensión, institucionalização y consolidación.Método. El artículo tiene un abordaje teórico sobre la temática de altmetria, siendo elaborado a partir de un conjunto de textos seleccionados en bases de datos internacionales. La bibliografía seleccionada contribuyó a análisis críticos y reflexivos sobre el tema.Resultados. El texto trajo reflexiones sobre la altmetria y su fundamentación teórica, buscándose discutir la definición del área, su relación con otros estudios métricos de la información y las complejidades y desafíos inherentes a la producción y uso de indicadores altmétricos.Conclusiones. El área posee gran potencial, pero carece de más reflexión, análisis profundizados y discusión sobre sus fundamentos. Existen incertidumbres relacionadas a la institucionalización del área y controversias sobre las posibilidades de los indicadores para medir el “impacto” de la producción académica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Martins, Mariana Vitoria, Helena Maria Fagundes dos Santos Braz, and Matheus Batalha Moreira Nery. "A satisfação no atendimento aos clientes que buscam serviços de mensuração em Organizações Governamentais." Entrepreneurship 1, no. 1 (June 27, 2018): 59–70. http://dx.doi.org/10.6008/spc2595-4318.2017.001.0006.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise acerca da satisfação dos usuários que buscam diariamente os serviços das organizações governamentais que fornecem mensuração dos serviços prestados pelo próprio Estado. No Estado de Sergipe, um dos serviços de mensuração mais solicitados é a análise da qualidade da água que chega até as residências da população. Uma das principais formas das empresas, sejam elas públicas ou privadas, atingirem a satisfação do cliente, está no relacionamento que as organizações mantêm com seus consumidores. As empresas estão buscando cada vez mais se desenvolverem, visando à satisfação dos seus clientes como principal objetivo. Isso acontece devido ao grande nível de exigência por parte dos consumidores. A presente pesquisa utilizou como método o estudo de caso, pois essa metodologia permitiu um estudo mais aprofundado, com riqueza de detalhes, acerca da satisfação dos clientes em empresas governamentais que trabalham com mensuração de serviços públicos. Os dados obtidos com a pesquisa de campo foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que, no que se refere às questões relacionadas ao atendimento presencial, ou seja, o momento de contato entre os servidores e o público que procura os serviços, são realizados em sua maior parte gerando a satisfação da população. Por outro lado, as informações prestadas pelo telefone e por meio virtual tem gerado insatisfação por parte dos usuários do serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Porto, Flavia Maciel, and Leonardo Carnut. "Remuneração médica e qualidade da assistência à saúde." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 14 (August 4, 2022): e004. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v14.1185.

Full text
Abstract:
Revisar o que a literatura apresenta sobre a relação entre remuneração médica e qualidade da assistência à saúde tentando elucidar as formas de mensuração de desempenho subjacentes a esta relação. Foi realizada uma revisão integrativa no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A estratégia de busca foi construída pelos polos: remuneração (fenômeno); médicos (população); e qualidade da assistência (contexto). Português, espanhol e inglês foram o limite de idioma. Dois revisores selecionaram as publicações via fluxograma PRISMA. A análise foi feita na modalidade narrativo-cronológica. 35 artigos foram incluídos. Dos artigos, extraiu-se: autores, ano, método, país, objetivo; e sintetizou-se: as principais conclusões, o tipo de remuneração médica, a forma de mensuração do desempenho e os indicadores de qualidade da assistência. Há 3 fases no desenvolvimento do tema: de 1994–2000 (comparação-transição nas formas de remuneração); de 2001–2010 (qualidade e conflito desempenho versus equidade) e de 2011–2020 (desempenho como modulador do comportamento médico). Conclui-se que o tema é escasso, com baixo nível de evidência científica disponível (nível 4 e 5). De acordo com os estudos na base de dados revisada, não é possível afirmar que o pagamento por desempenho melhora a qualidade dos cuidados por inúmeros fatores. Efeitos indesejáveis da remuneração por desempenho podem aumentar a inequidade ao longo do tempo. Sugere-se que estudos possam usar outras metodologias para verificar melhor se existe esta relação de causalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

AGUIAR, DANILO R. D. "Mensuração de Poder de Mercado por Meio de Dados de Marcas Comerciais: Modelos, Limitações e Aplicações." Brazilian Journal of Political Economy 20, no. 3 (September 2000): 347–58. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572000-1084.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo analisa os principais modelos utilizados para medir o poder de mercado por meio de dados da marca e verifica as vantagens do modelo desenvolvido por Cotterill, Franklin e Ma sobre os demais. Este é um modelo muito flexível que pode ser usado para quaisquer suposições conjeturais e permite a medição do poder de mercado unilateral e colusivo. Várias formas de aplicação são sugeridas e perspectivas muito promissoras são reconhecidas para esse tipo de estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mangolin, Cesar, Carlos Alberto Vieira Borba, and Elisabeth Dos Santos Tavres. "ENEM: DA AVALIAÇÃO À REPRODUÇÃO." Educere et Educare 16, no. 38 (April 23, 2021): 411–26. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i38.25790.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a criação e mensuração de um padrão de qualidade dos estudantes do ensino básico, que orientaria também as formas de ingresso no ensino superior. Esse modelo de avaliação baseava-se numa proposta construtivista, levando em consideração a interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento com a realidade do estudante. Utilizamos em nossa análise a produção bibliográfica sobre o tema, a análise de documentos do MEC, INEP e ENEM. Como referencial teórico, recorremos à crítica sociológica da educação de Pierre Bourdieu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Linhares, Larissa Ingrid Marques, Jander Barbosa Monteiro, and Ana Paula Pinho Pacheco-Gramata. "GEOGRAFIA DOS RISCOS E VULNERABILIDADES: UMA BREVE DISCUSSÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 23 (May 12, 2021): 75–98. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v23.776.

Full text
Abstract:
As abordagens em torno do risco ensejaram, no âmbito científico e nas últimas décadas, amplos debates em virtude dos seus múltiplos usos, envolvendo desde a discussão teórica, possibilidades de avaliação, mensuração, utilização de métodos e métricas variadas, entre outras formas que consideram esta perspectiva. Assim, este artigo objetivou identificar, discutir e analisar algumas destas possibilidades de investigação e interpretação dos diferentes conceitos envolvidos na complexa “equação” do risco, além de elencar exemplos de aplicação, dentre os inúmeros métodos e métricas utilizados na ciência geográfica, para mensurar/avaliar riscos e vulnerabilidades. O estudo foi realizado a partir de consultas à bibliografia especializada, bem como conteúdo estatístico, gráfico e cartográfico contemporâneo, os quais fomentaram discussões pertinentes de cunho teórico e metodológico. Ainda que os vários métodos e métricas aqui mencionados representem apenas uma parcela da produção científica na mensuração do risco e vulnerabilidade em suas múltiplas dimensões, estes proporcionam um amplo debate e elo entre diferentes áreas do conhecimento, contribuindo inclusive para oferecer um importante suporte para reflexão e para os tomadores de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Zielinski, Fatima Luana, and Telma Regina Stroparo. "Método de custeio do ciclo de vida adicionado (CCV Add) como alternativa de avaliação de ativos biológicos: uma análise comparativa com o Fair Value." Revista de Gestão e Secretariado 14, no. 1 (January 18, 2023): 781–801. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i1.1549.

Full text
Abstract:
Com objetivo apresentar a aplicação do Método de Custeio do Ciclo de Vida Adicionado (CCV Add) ou Life Cycle Costing (LCC) como alternativa na mensuração de um ativo biológico, comparando-o com o método de avaliação Fair Value, a presente pesquisa trata de alternativas de mensuração do Pinus taeda. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quantitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso com amostragem não-probabilística e por conveniência. A coleta de dados se deu em uma propriedade rural localizada no Município de Mallet/PR. Foram levantados dados relativos aos custos de implantação e manejo da cultura bem como os resultados advindos com a colheita e venda e aplicação das metodologias de avaliação de ativos biológicos. Os resultados apontam que existem diferenças significativas nas formas de avaliação dos custos e resultados. No entanto, não existem impactos financeiros no fluxo de caixa, independentemente de qual estratégia seja utilizada para avaliação dos ativos biológicos. Existem diferenças contábeis significativas na avaliação dos ativos e resultados patrimoniais e tal fato repercute nos demonstrativos financeiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Andrade Viana de Andrade, Aurea, Edemar Rotta, Tiago Teixeira, Maria das Mercês Cabrita de Mendonça Covas, Diomar Augusto de Quadros, and Vinicius Tiago Schmitt. "Abordagem Territorial do Desenvolvimento e sua Dimensão Social: Proposta metodológica para mensuração." Desenvolvimento em Questão 21, no. 59 (July 24, 2023): e14532. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.14532.

Full text
Abstract:
A dimensão social compreende as diferentes relações e estruturas constituídas pelos seres humanos nas interações que estabelecem entre si e com a natureza. No artigo busca-se aprofundar as discussões sobre a dimensão social, a partir da abordagem territorial do desenvolvimento. Apresenta-se os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a reflexão em relação aos componentes centrais da dimensão social: as relações de trabalho e acesso aos bens e serviços produzidos nas sociedades; as formas de organização e interação que marcam as diversas sociedades específicas e os valores, normas e estruturas sociais das sociedades. O texto está organizado em duas seções: na primeira, busca-se detalhar os componentes, delimitar as variáveis que são capazes de demonstrar os aspectos básicos de cada componente e indicar os instrumentos propostos para a coleta dos dados a respeito de cada variável escolhida; na segunda, apresenta-se a escala de mensuração da ativação do patrimônio territorial, bem como o Índice da Dimensão Social. A reflexão sobre a dimensão social, em estudos centrados no patrimônio territorial, evidencia a necessidade de se trabalhar com grandes componentes e variáveis, a partir de uma abordagem interdisciplinar, multidimensional e multiescalar, atenta às grandes transformações nas sociedades mundiais e capaz de perceber as manifestações dos diferentes atores e o desenho dos diversos cenários
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Venco, Selma Borhi, and Reginaldo Fernando Carneiro. "“Para quem vai trabalhar na feira... essa educação está boa demais”: a política educacional na sustentação da divisão de classes." Horizontes 36, no. 1 (April 30, 2018): 7–15. http://dx.doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.660.

Full text
Abstract:
O artigo tem como escopo debater a política educacional brasileira contextualizada em sua história recente e, focalizando, mais especificamente as formas de padronização da educação, particularmente a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A hipótese que orientou o estudo, de caráter documental, centra-se na perspectiva que o projeto neoliberal persegue as demandas internacionais voltadas à lógica da mensuração de resultados e padronização mundial da educação, sendo a BNCC ferramenta fulcral nessa edificação. Constata-se que nessa perspectiva o Brasil opta, seguindo sua tradição, por uma educação submissa aos países centrais e permanece se inscrevendo subalternamente na divisão internacional do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alves dos Santos, Thainara Fernanda, Glegston Mateus Maciel Martins, Naiara Riquelme Ataide Silva, Denise De Sousa Tavares, Roxana Braga de Andrade Teles, Lusineide Carmo Andrade de Lacerda, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, and Rachel Mola. "CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS A PARTIR DA MENSURAÇÃO COMO PARÂMETRO DE EVOLUÇÃO." Revista Enfermagem Atual In Derme 98, no. 1 (December 27, 2023): e024250. http://dx.doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.1-art.2032.

Full text
Abstract:
Introdução: Entre as formas de avaliação do processo cicatricial a mais usual é a mensuração da área lesional, que pode ser realizada a partir de técnicas manuais e software. Objetivo: Descrever a cicatrização de lesões cutâneas, a partir da mensuração como parâmetro de evolução. Método: Estudo observacional descritivo, prospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em um ambulatório de feridas de referência entre novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Realizada com pacientes portadores de lesão cutânea maiores de 18 anos e de ambos os sexos. Resultados: A amostra totalizou 23 pacientes, com média de idade de 58,8 anos. A maioria homens, com etnia autodeclarada parda, naturalidade Pernambucana e ocupação aposentada. Em relação às médias de redução percentual, os pacientes que tinham entre 20 e 39 anos, que não eram hipertensos, nem tabagistas, e que não faziam uso de anti-hipertensivo apresentaram melhor cicatrização. Assim como, os que apresentavam lesões traumáticas, com tempo de existência menor ou igual a um mês, localizada na mão, pouco exsudativas, com presença de tecido de granulação no leito, sem infecção, necrose, exposição óssea e hipergranulação. Na mesma perspectiva também evoluíram, as que na conduta terapêutica não foi utilizada cobertura antimicrobiana e que a frequência de troca dos curativos era realizada duas vezes por semana. Conclusão: A aplicação de instrumentos preditivos de cicatrização de forma sistematizada contribui positivamente para avaliação e manejo do processo cicatricial pela equipe de Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Gustavo Magalhaes de, and Silvia Morales de Queiroz Caleman. "CARACTERÍSTICAS DAS TRANSAÇÕES DE AVICULTORES SUL-MATO-GROSSENSES E A INDÚSTRIA AVÍCOLA." Informe GEPEC 21, no. 2 (February 26, 2018): 24–41. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v21i2.14828.

Full text
Abstract:
Na Economia das Organizações é cada vez mais frequente a utilização da Economia de Custos de Transação (ECT) e os custos de mensuração perante a variabilidade das formas de governança. Entretanto, essa avaliação carece de uma visão teórica com base em um conceito sólido. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo principal apresentar empiricamente o conceito de Tolerância Organizacional no sistema agroindustrial (SAG) de aves de Mato Grosso do Sul. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, além de ser embasada em 33 observações com questionários semiestruturados. O principal resultado encontrado é a baixa tolerância organizacional do SAG, ou seja, a dependência de poucos modos de governança. Porém, os agentes analisados são totalmente dependentes dos contratos de integração, visto que estes são utilizados de maneira exclusiva para a coordenação do sistema produtivo. Com isso, a contribuição da pesquisa é visualizada através da aplicação empírica de constructos teóricos embasados na diversidade de formas de governança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Camargo, Alexandre de Paiva Rio. "Mensuração racial e campo estatístico nos censos brasileiros (1872-1940): uma abordagem convergente." Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 4, no. 3 (December 2009): 361–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222009000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga os sentidos assumidos pela classificação racial nos censos brasileiros. Propõe uma análise convergente entre as convenções sociopolíticas estabelecidas para a investigação (1872, 1890, 1940) ou omissão (1920) do quesito racial dos levantamentos, em diferentes momentos históricos, e o processo de emergência da comunidade técnica de estatísticos em meio às mudanças do paradigma censitário. Como método, considera-se a circularidade existente entre o sistema social de classificação racial, as obras intelectuais de interpretação da nacionalidade vinculadas ao suporte censitário - "O povo brasileiro e sua evolução", de Oliveira Vianna (1920), e "A cultura brasileira", de Fernando de Azevedo (1940) - e o papel das exigências técnicas na tomada de posição dos estatísticos. São analisados relatórios de organizadores e comissões censitárias no plano verbal, comparando os argumentos apresentados às formas de execução das categorias e às informações e cruzamentos obtidos no plano matricial. Toma-se o censo de 1940 como ponto de inflexão na organização da atividade por acentuar o conflito estrutural entre a função prioritariamente política, até então reservada às estatísticas, e a consagração da competência técnica de seus produtores. Nesses termos, este trabalho aborda a progressiva liberação da ideologia estatística frente aos mecanismos da propaganda política sobre a cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lucinda, Claudio, and Leandro Meyer. "Quão imperfeita é a competição na indústria brasileira?: estimativas de mark up setorial entre 1996 e 2007." Estudos Econômicos (São Paulo) 43, no. 4 (December 2013): 687–710. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-41612013000400003.

Full text
Abstract:
O uso de medidas de produtividade na avaliação de políticas públicas baseadas na suposição de concorrência perfeita pode levar a conclusões incorretas sobre a sua eficácia. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar quão distante da competição perfeita a indústria de transformação brasileira se encontra. Os resultados apontam que, em média, o preço é 2,41 vezes o custo marginal, rejeitando a validade da hipótese de concorrência perfeita e indicando que análises que não levam em conta tal padrão de competição geram conclusões errôneas. Os setores florestal e metalúrgico apresentaram os maiores mark ups (3,81 e 2,95 respectivamente), sendo tal conclusão robusta a retornos de escala e formas alternativas de mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

de Andrade Ferreira, Dirce Nazaré, and Aloísio Krohing. "DO PARADIGMA DA RACIONALIDADE MODERNA À ERA DA COMPLEXIDADE: AS TRILHAS DA ÉTICA NA SOCIEDADE MODERNA." REVISTA INTERNACIONAL CONSINTER DE DIREITO 01, no. 01 (October 13, 2015): 131–48. http://dx.doi.org/10.19135/revista.consinter.00001.07.

Full text
Abstract:
O paradigma racional que deu vigor às ciências, conquanto tenha colaborado para tonificá-las como formas fidedignas de socializar informação de uma geração a outra, também imprimiu critérios de exatidão e mensuração. As ciências humanas, na esteira de inserção desse modelo, foram revestidas de padrões verticalizados nos quais a ética quase não toma parte. A avulsão do novo paradigma complexo advindo da modernidade rompe com critérios de previsibilidade e irrompe nova forma de pensamento circular, no entanto, embora se considere novo alvorecer na ciência, ela também traz consigo uma ausência e distorção da ética. Busca-se afirmar a tese da ética com matriz rizomática dos direitos humanos fundamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pontes, Filipe Rios, and Renata Maria Marè. "Prática da sustentabilidade de uma instituição financeira na Amazônia Legal: um estudo de caso." Revista IPecege 4, no. 2 (June 4, 2018): 62–76. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2018.2.62.

Full text
Abstract:
Em meio à atual conjuntura de impactos causados pelo desenvolvimento humano, as empresas devem criar mecanismos e formas de avaliação da sustentabilidade para operacionalizar o conceito de desenvolvimento sustentável. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar e analisar a sustentabilidade de uma instituição financeira, atuante na região da Amazônia Legal Brasileira, por meio de um estudo de caso, com a aplicação das metodologias de mensuração da sustentabilidade “Global Reporting Initiative” [GRI] e Método de Avaliação dos Indicadores de Sustentabilidade Organizacional [M.A.I.S.], além de análises documentais. A avaliação da sustentabilidade mostrou que a instituição é sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental, mas necessita melhorar nos aspectos referentes à dimensão cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Guedes, Helton de Paula, Fabrício Ziviani, Ricardo Viana Carvalho de Paiva, Marta Araújo Tavares Ferreira, and Matheus de Mendonça Herzog. "Mensuração da capacidade absortiva: um estudo nas empresas brasileiras fabricantes de coletores solares." Gestão & Produção 24, no. 1 (February 23, 2017): 50–63. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2666-16.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo objetiva avaliar as empresas brasileiras fabricantes de coletores solares sob a óptica de sua capacidade absortiva (CA) de novo conhecimento tecnológico e da inovação decorrente da assimilação e da transformação desse conhecimento, com vistas à fabricação de equipamento de condicionamento de ar acionado por energia gerada por coletores solares de alta capacidade. Trata-se de artigo de importância relevante dada a atual conjuntura do setor elétrico brasileiro e diante da necessidade de se buscarem alternativas que combinem soluções de eficiência energética e utilização de energia oriunda de novas fontes, especificamente a solar. O referencial teórico aborda os conceitos de CA, bem como as formas de avaliá-la e mensurá-la. Para concretizar a avaliação da CA desses fabricantes, realizou-se uma pesquisa quantitativa, aplicando-se um instrumento de diagnóstico adaptado à realidade das empresas fabricantes de coletores solares instaladas no Brasil. Conclui-se, a partir dos resultados dessa pesquisa, que essas empresas ainda não possuem CA madura para o desenvolvimento de um produto inovador, apresentando uma maior tendência para a dimensão potencial da CA, quando comparada com a dimensão realizada. Essa constatação corrobora as perspectivas de desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) futuros, se fortalecida a aptidão das empresas respondentes na promoção de interações com outras organizações voltadas a esse propósito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lima, Iana Alves de, and Elize Massard da Fonseca. "Captura ou não captura? Perspectivas analíticas no estudo de políticas regulatórias." Revista de Administração Pública 55, no. 3 (May 2021): 625–43. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220200453.

Full text
Abstract:
Resumo A discussão de captura regulatória não é uma agenda recente em estudos do Estado, mas o estabelecimento de critérios para identificação de captura, bem como a definição de protocolos para demonstração e mensuração do fenômeno estão longe de um consenso. O presente artigo tem por objetivo, por meio de uma revisão sistematizada não exaustiva da literatura, identificar as principais estratégias de captura e suas respectivas formas de mensuração. Propõe-se a organização dos estudos de regulação em quatro eixos de estratégias de captura: por incentivos materiais, por incentivos imateriais, por ameaça e por assimetria de informação. Ademais, busca-se examinar a produção sobre o caso brasileiro e discutir os resultados contraditórios de pesquisas recentes sobre o caso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Identificou-se que, em geral, a literatura brasileira parte de uma abordagem ampla de compreensão de captura e que os trabalhos que se orientam por uma abordagem restritiva exploram, principalmente, o mecanismo de “porta giratória”, seguindo uma tendência da literatura internacional, porém ignorando outros mecanismos com potencial explicativo. Esses achados têm implicações para desenhos de pesquisa em estudos sobre regulação, de forma a avançar as análises além das impressões iniciais e em direção a demonstrações empíricas robustas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Tatiane Macedo, José Elber Marques Barbosa, and Agnes Campello Araújo Braz. "Mensuração da qualidade de serviços públicos prestados pela prefeitura municipal de Araruna - PB." Revista Gestão e Organizações 8, no. 4 (April 18, 2024): 161. http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n4p161-178.

Full text
Abstract:
<p>A gestão da qualidade vem se destacando no cotidiano das instituições, bem como através dos processos e modelos que integram a perspectiva desta temática. Neste cenário, o presente artigo, busca mensurar a qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura Municipal de Araruna - PB segundo a opinião dos cidadãos, com a finalidade de aferir as lacunas entre a expectativa e a percepção. A medida que uma instituição gerencia a gestão da qualidade, o resultado é produzir serviços eficiente e satisfatório aos bens e serviços que os indivíduos podem consumir; além disso, só é possível identificar falhas quando o prestador de serviço entender como o serviço é percebido e avaliado pelos cidadãos, assim, presume-se formas de gerenciá-las conduzindo-as na direção desejada. O Gerenciamento focado no cidadão é um pré-requisito para uma boa qualidade, e descobrir o que estes esperam é essencial para fornecer um excelente processo de serviços. O modelo de qualidade percebido do serviço é apresentado pelo SERVQUAL. Este instrumento de avaliação da qualidade total do serviço auxilia na mensuração dos construtos, que são categóricos para a qualidade do serviço percebida. Visto que, enfatizar que a satisfação dos cidadãos possui um impacto decisivo no gerenciamento das expectativas e percepções da qualidade, além de influenciá-las na criação de valor público. Com isto, pretende-se analisar a qualidade dos serviços oferecido por diversos setores da prefeitura quanto a prestação dos seus serviços públicos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pimentel Junior, Jairo Tadeu Pires. "Razão e emoção: o voto na eleição presidencial de 2006." Opinião Pública 16, no. 2 (November 2010): 516–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762010000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como proposta analisar o papel dos sentimentos na estruturação das escolhas eleitorais durante a eleição presidencial brasileira de 2006. Especificamente, analisa de que forma as emoções dos eleitores em relação aos candidatos afetam e estimulam a avaliação e o voto nos mesmos. Primeiramente, buscamos demonstrar formas de mensuração das emoções em termos quantitativos através de surveys realizados durante o período eleitoral. Em segundo lugar, buscamos evidenciar que a avaliação retrospectiva pode ser mais bem entendida se compreendermos como a avaliação de governo interage com os estados emocionais dos eleitores. Destarte, negando a longa tradição que contrapõe razão e emoção dentro da política, salientamos a tese de que os sentimentos constituem uma importante variável no processamento de informações e, consequentemente, na decisão do voto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, Ilana Dalva, and Denise Imbroisi. "A equidade intergeracional e a taxa de desconto em impactos ambientais de longo prazo." Nova Economia 28, no. 3 (December 2018): 913–42. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/2870.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho avalia o conceito de equidade intergeracional na avaliação ambiental de projetos com impactos no longo prazo no que tange à determinação da taxa de desconto. São analisados os conceitos de equidade intergeracional na Economia e as formas encontradas para incluir esse aspecto na definição da taxa de desconto utilizada na mensuração econômica dos custos ambientais com impactos no longo prazo. As propostas apresentadas por Padilla (2002) e a aplicação da Fórmula de Ramsey com segurança equivalente são adotadas na análise. As análises conduzidas apontaram que há uma diferença significativa na adoção da taxa de desconto dita sustentável em comparação com a de mercado no caso brasileiro. Algumas sugestões em termos de tomada de decisão são apresentadas no final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

PEDROSO, Mar iângela, Aguinaldo GONÇALVES, Carlos Roberto PADOVANI, Rosemari BACCARELLI, and Suely de OLIVEIRA. "Prevenção e tratamento das incapacidades físicas em hanseníase no Brasil estudo de risco profissional específico para a doença." Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas 14, no. 2 (November 30, 1989): 112–19. http://dx.doi.org/10.47878/hi.1989.v14.36498.

Full text
Abstract:
Em continuidade à linha de pesquisa relacionada à inserção das práticas de prevenção e tratamento das incapacidades físicas em hanseníase em programas de controle da moléstia, apresentam-se na presente comunicação resultados referentes ao risco profissional especifico para a doença, decor rentes de dados obtidos em recente investigação multicêntrica de nível nacional. A partir de 416 profissionais e 69 unidades sanitárias, averiguaram-se 179 doentes de diferentes formas clínicas. Tomando-se como indicador de mobilidade social a condição sócioprofissional (se economicamente ativo ou dependente e suas diferentes modalidades), as associações foram testadas pelo emprego da estatística x2 de Pearson. Os resultados obtidos revelaram significância estatística ao nível de 5%, entre as variáveis investigadas, tanto na primeira quanto na segunda mensuração específica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silveira, Claudinei Taborda, and Ricardo Michael Pinheiro Silveira. "ÍNDICE DE POSIÇÃO TOPOGRÁFICA (IPT) PARA CLASSIFICAÇÃO GEOMORFOMÉTRICA DAS FORMAS DE RELEVO NO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 41 (August 28, 2017): 98. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v41i0.51674.

Full text
Abstract:
A geomorfometria tem favorecido o tratamento quantitativo nos estudos e representação das formas do relevo, sobretudo a partir de parâmetros calculados de Modelos Digitais do Terreno (MDTs). Nessa perspectiva, o trabalho teve como objetivo realizar a classificação geomorfométrica automatizada das formas de relevo do Paraná, Brasil, por meio da aplicação do Índice de Posição Topográfica (IPT), seguido da avaliação de sua distribuição nas subunidades morfoesculturais do Mapa Geomorfológico do Paraná e análise da fidedignidade classificatória do método apoiado no reconhecimento de campo em cinco áreas amostrais distribuídas no território paranaense. O MDT com resolução de 20m, foi interpolado pelo método Topogrid da base planialtimétrica nas escalas 1:50.000 e 1:25.000. Conforme proposta aplicada, o IPT foi derivado da mensuração entre a diferença da elevação de um ponto central com a média da elevação do seu entorno a partir de um raio predeterminado. As dez formas de relevo resultantes são decorrentes da discretização amparada pelos valores de desvio padrão e da combinação de dois IPTs (um de detalhe, com janela circular de leitura com raio de 8 células, e outro generalizado com raio de 79 células). Os resultados demonstraram, numa perspectiva regional, que o emprego do IPT permitiu identificar arranjos distintos com padrões de formas de relevo predominantes que foram coincidentes com os limites pré-estabelecidos das subunidades morfoesculturais do estado. Na perspectiva local, as dez formas de relevo mapeadas foram condizentes com a realidade de campo em quatro recortes, sendo que um deles demonstrou limitação na representação do planalto de baixa declividade da região noroeste com as planícies, o que retrata a dificuldade da plena representação do relevo considerando os mesmos parâmetros indistintamente em todo o Paraná.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Munck, Luciano, Flávio Augusto Cella-de-Oliveira, and Ana Claudia Bansi. "ECOEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE MENSURAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS INDICADORES DOI: 10.5773/rgsa.v5i3.453." Revista de Gestão Social e Ambiental 5, no. 3 (March 22, 2012): 183. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v5i3.453.

Full text
Abstract:
Em meio às discussões envolvendo crise ambiental, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e sustentabilidade organizacional, emerge o constructo ecoeficiência. O qual prima pelo aumento da prosperidade econômica através da utilização mais eficiente dos recursos naturais e de menos emissões nocivas para o ambiente. Ao refletir sobre este fenômeno discute-se, por conseguinte, as formas de mensurá-lo. Para tanto, se utilizam indicadores, que servem como parâmetros para eventuais julgamentos da eficiência almejada. Porém, uma análise prévia permitiu inferir que os indicadores utilizados para mensurar a ecoeficiência ainda não estão consolidados e, em sua maioria, apresentam aplicação inviável para as organizações. Nesse sentido, emergiu a necessidade de uma análise crítica das metodologias de mensuração e seus respectivos indicadores. Ao se convencionar que inconsistências nas medidas provocam decisões desarticuladas encontra-se mais uma justificativa para o presente estudo. Para a pesquisa foram selecionados dois grupos de indicadores que apresentam considerável significância para a comunidade prático/acadêmica: os indicadores do World Business Council for Sustainable Development - WBCSD e do Global Reporting Initiative – GRI. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis fragilidades destes indicadores utilizando-se como parâmetro os Princípios de Bellagio, que sintetizam a percepção geral sobre os principais aspectos relacionados aos indicadores da sustentabilidade. Como resultados principais, o estudo demonstrou que os indicadores pesquisados, diante dos parâmetros de análises utilizados, não possuem consistência suficiente para afirmar que mensuram a ecoeficiência eficazmente. Todavia, servem como subsídios para criação de indicadores coerentes e adaptados ao contexto de cada organização. Enfim, estão um passo atrás.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lucini, Michelle Aparecida, Luciana Oliveira de Fariña, abiana André Falconi, and Deisy Alessandra Drunkler. "Avaliação da qualidade tecnológica de envoltório natural suíno utilizado no processamento de lingüiça Toscana." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 3 (June 2009): 831–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000300023.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se avaliar a qualidade de seis (6) diferentes fornecedores de envoltórios naturais suínos, utilizados para a elaboração de linguiça Toscana em um frigorífico localizado na região oeste do Paraná. As amostras foram codificadas como fornecedor 01, 02, 03, 04, 05 e 06, onde, com exceção do fornecedor 02, os demais foram de procedência nacional. As análises tecnológicas executadas nos envoltórios naturais foram a determinação da metragem, número de furos, número de fios por maço e a mensuração do calibre. Baseado nos resultados obtidos, o fornecedor 05 apresentou o pior desempenho. Não foi possível destacar um único fornecedor como o melhor para tal função. Sugere-se que a empresa em questão desenvolva formas de determinar o desvio padrão aceitável para os atributos, em especial, metragem, visando a melhor padronização do processo tecnológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Sousa, Isabel Cristina Nunes, Ivan Damasco Menzori, and Roberto Braga. "URBANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL: MÉTRICAS ESPACIAIS E TIPOLOGIAS DE CRESCIMENTO." Caminhos de Geografia 22, no. 84 (December 15, 2021): 36–55. http://dx.doi.org/10.14393/rcg228456557.

Full text
Abstract:
Cidades compactas e com maiores densidades demográficas, combinadas à adequada provisão de espaços livres públicos, podem representar padrões ambientalmente mais sustentáveis de ocupação humana, em comparação às formas dispersas. Nesta pesquisa foi avaliado o crescimento urbano em uma cidade média não metropolitana do interior paulista (São Carlos) no período de vigência de seu primeiro Plano Diretor (aprovado em 2005 e revisado em 2016), por meio da aplicação de métricas espaciais para mensuração da forma urbana, e classificação das tipologias de crescimento urbano. A partir disso, discutiu-se as relações entre a forma e a produção do espaço urbano. Durante a vigência do Plano Diretor do município em questão (2005 a 2016) houve adensamento, mas também dispersão e aumento da descontinuidade da mancha urbana, com diminuição da compacidade e expansão dos limites periurbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Prata Martinez, Bruno, Fernanda Warken Rosa Camelier, and Aquiles Assunção Camelier. "SARCOPENIA EM IDOSOS: UM ESTUDO DE REVISÃO." Revista Pesquisa em Fisioterapia 4, no. 1 (June 6, 2014): 62. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v4i1.349.

Full text
Abstract:
A sarcopenia é uma importante problema que acomete os indivíduos aos longos dos anos e que é potencializada por fatores relacionados a doenças ou a estilo de vida inadequado. De acordo com a definição atual é caracterizada como a redução da massa muscular esquelética, associado a redução da força muscular ou desempenho físico. Além das consequências físicas negativas como aumento da ocorrência de quedas e limitação para atividades de vida diária, pode promover alterações sistêmicas devido ao desequílibrio entre a síntese e a degradação proteica. A frequência de sarcopenia em idosos varia de 3 a 30%, a depender dos instrumento diagnóstico e os pontos de corte para identificação de massa muscular reduzida. Para mensuração da variável massa muscular os métodos mais utilizados são ressonância magnética, tomógrafa computadorizada, absorciometria radiológica de dupla energia, bioimpedância elétrica e antropometria, existindo acurácias e custos variáveis entre eles. Em relação a força muscular a principal forma de mensuração é a força de preensão palmar obtida na dinamometria manual. Já o desempenho físico pode ser quantificado através do teste de velocidade de marcha de seis metros. As formas de tratamento para sarcopenia são treino de exercícios de resistência progressiva e exercícios aeróbicos, além de uma nutrição adequada do ponto de vista calórico, proteíco e de quantidade de vitamina D. O estilo de vida associado ao tabagismo, sedentarismo e alcoolismo são fatores desencadeantes de perda de massa e função muscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Cunico, Eliana, José Paulo De Souza, and Sandra Mara de Alencar Schiavi. "Contratos de sustentação de valor: uma estrutura de governança para ativos específicos, estratégicos e difíceis de mensurar." Revista Ibero-Americana de Estratégia 19, no. 4 (December 23, 2020): 11–40. http://dx.doi.org/10.5585/riae.v19i4.17673.

Full text
Abstract:
Objetivo: Compreender como uma estrutura de governança pode coordenar recursos estratégicos compartilhados a fim de gerar e sustentar vantagens competitivas por meio da redução dos custos de transação, proteção e distribuição de valor.Metodologia: A aplicação empírica foi desenvolvida no SAG Piscícola do Oeste Paranaense, com abordagem qualitativa, exploratória-descritiva. A coleta de dados envolveu 51 entrevistas, além visitas aos estabelecimentos e pesquisa documental, cujos resultados foram submetidos a análise de conteúdo por meio do software MAXQDA®.Originalidade: A interdependência entre os agentes no agronegócio define complexidade para a coordenação de recursos estratégicos compartilhados visando, além da eficiência, gerar e sustentar vantagens competitivas, dado a existência de objetivos conflitantes. Tal condição remete à necessidade de formas específicas de governança para coordenação dos negócios, neste estudo abordados teoricamente a partir da Economia dos Custos de Transação, da Economia dos Custos de Mensuração em complementaridade com a Resource Based-View.Contribuições teóricas/metodológicas: Teoricamente os CSV se mostram capazes de incentivar a competitividade horizontal, por meio do direito legal atualmente inexistente no SAG. Metodologicamente destaca-se a abrangência e a triangulação de dados em um SAG de referência para o agronegócio brasileiro.Principais resultados: Como principal resultado, propõe-se os ‘Contratos de Sustentação de Valor (CSV)’ como uma estrutura de governança eficiente, direcionado à organização vertical e à competitividade horizontal no segmento produtor, com base em incentivos que recompensem com rendas ricardianas e com vantagens estratégicas, amparadas na mensuração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Martins, Ana Cristina. "O pensamento contrafactual e a percepção de crimes. Revisitando Macrae, Milne e Griffiths (1993)..." Análise Psicológica 21, no. 3 (November 16, 2012): 393–406. http://dx.doi.org/10.14417/ap.18.

Full text
Abstract:
Macrae, Milne e Griffiths (1993) desenvolveram dois estudos no sentido de analisarem o efeito do pensamento contrafactual na percepção de crimes. Para tal, manipularam a proximidade da alternativa contrafactual (Estudo 1) e a normalidade dos antecedentes (Estudo 2) no cenário descritivo do crime. Dada a lacuna em que incorreram, lacuna por si próprios apontada, a qual se prende com o facto de não haverem medido os pensamentos dos participantes, tendo inferido, indirectamente, as suas conclusões a partir das avaliações que os mesmos fizeram dos crimes, propusemo-nos replicar o seu Estudo 2 suprimindo esta falha, ou seja, acedendo aos pensamentos dos participantes. Era esperado que na condição excepcional fosse registado um maior número de contrafactuais, uma percepção do crime como sendo mais grave, uma mais severa punição recomendada para o agente e uma maior empatia manifestada pela vítima, comparativamente à condição rotineira. Os dados infirmaram todas as nossas hipóteses, não corroborando, pois, as diferenças obtidas pelos autores revisitados. Assentando na explicação de que tais diferenças seriam devidas aoimpacto da mensuração de pensamentos por nós introduzida, conduzimos um segundo estudo, réplica «integral» do original. Contudo, voltámos a não reproduzir os resultados de Macrae et al. (1993). A discussão geral é tecida em torno do modelo de geração de pensamentos contrafactuais (Roese & Olson, 1995), do papel da variável «sexo dos participantes» e das formas de mensuração de contrafactuais por listagem, levantando-se várias advertências metodológicas e novas questões de investigação no domínio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Silva Soares, Ana Karla, Luiz Felipe Faria Rodrigues, Bianca Ferreira Borges, and Tayna Schoeffel Rodrigues Neto. "Avaliando a relação entre garra e desempenho acadêmico em estudantes: Uma revisão sistemática." Pensando Psicología 18, no. 2 (August 24, 2023): 1–25. http://dx.doi.org/10.16925/2382-3984.2022.02.04.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi analisar, por meio de uma revisão sistemática com estudantes, como a garra está associada às diferentes formas de mensuração do desempenho acadêmico. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados do Scielo, PsycNET e PubMED com os descritores “desempenho acadêmico”, “ga-rra” e suas variações. Foram identificados 1470 artigos, destes 24,6% (363) do Scielo, 24,1% (355) do PsycNET e 51,1% (752) no PubMED. Após exclusão de duplicados e aplicação dos critérios de elegibilidade, 25 artigos foram selecionados para leitura completa. Foram identificadas pesquisas entre os anos de 2016 (8%) e 2021 (20%), sendo a maioria do ano de 2020 (36%), divulgados em idioma inglês (96%), com estudantes do ensino superior (48%), que empregaram o Short Grit Scale (67%) para mensurar a garra e o GPA (média de rendimento; 48%) para avaliar o desempenho acadêmico. Ao analisar os artigos, estes foram divididos em quatro cate-gorias: correlação positiva entre garra e desempenho acadêmico (52%), instrumentos de mensuração (40%), baixa relação entre garra e desempenho acadêmico (4%) e não identificaram correlação estatisticamente significativa com o GPA (4%). Os achados permitiram construir um panorama geral sobre a maneira como as temáticas de garra e desempenho acadêmico estão sendo estudadas, quando se considera o panorama nacional e internacional. É provável que a ausência de pesquisas nacionais reporte uma lacuna nas pesquisas realizadas sobre os temas conjuntamente em nosso contexto, sugerindo estudos futuros tanto de natureza teórica quanto empírica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography