To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fornos industriais.

Journal articles on the topic 'Fornos industriais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fornos industriais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Turetta, Letícia Fabri, Túlio Franco Anacleto, and Andréa Oliveira Souza da Costa. "ANÁLISE DE MODELOS EXERGÉTICOS EM FORNOS ROTATIVOS INDUSTRIAIS." Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693 10 (August 6, 2018): 15. http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2018.v10.p.15-28.

Full text
Abstract:
O setor industrial enfrenta um desafio em relação a sua demanda de energia. Em vista disso, é pertinente o estudo de como é utilizada a energia nos processos industriais. A partir da Primeira e da Segunda Lei da Termodinâmica é possível analisar tais processos, utilizando os balanços de energia e exergia. A análise exergética de um sistema se destaca, visto que a partir dela é possível se determinar onde ocorrem perdas de energia em um processo por irreversibilidades, informação essencial para ser possível otimizar o uso da energia disponível. Contudo, são encontradas na literatura, diferentes metodologias para a análise da exergia de sistemas. Em vista disso, nesteestudo foi realizada uma análise comparativa entre as diferentes abordagens para a análise exergética de fornos rotativos utilizados em processos industriais, equipamento cuja demanda energética é elevada. A revisão permitiu identificar a variabilidade entre modelagens utilizadas para se realizar a análise de exergia em fornos rotativos. Foi possível observar que em geral, a eficiência exergética dos fornos foi inferior à energética. Isso permite inferir que a análise exergética é realmente uma ferramenta mais poderosa para o estudo energético de um sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira Filho, Delly, Carlos A. Teixeira, Juarez de S. e. Silva, Hamilton O. Reis, and Cristhian L. Vorobieff. "Resfriamento rápido de fornos de carbonização." Engenharia Agrícola 30, no. 6 (December 2010): 1023–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000600004.

Full text
Abstract:
A importância dos recursos naturais renováveis no mundo é crescente. No processo produtivo do carvão vegetal, é possível aumentar a eficiência global de transformação da lenha de eucalipto em carvão vegetal. Em processos industriais, o tempo de resfriamento da massa de carvão varia de 6 a 8 dias, com a utilização do resfriamento natural da massa de carvão, sendo que a temperatura para a abertura dos fornos de carbonização é de cerca de 60 ºC, e a temperatura inicial da massa de carvão em torno de 480 ºC. Sendo assim, foi estudado um sistema de resfriamento de fornos de carbonização utilizando injeção de vapor de água, com o objetivo de reduzir o tempo de resfriamento do carvão. Foram construídos um forno tipo contêiner em escala de laboratório, de dimensões iguais a 3,0 x 2,0 x 1,6 m e um sistema de queima dos gases provenientes da carbonização da lenha, instrumentado com termopares tipo K e um sistema de aquisição de dados, nos Laboratórios de Energia na Agricultura e de Pré-Processamento de Produtos Agrícolas do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Foi utilizada também uma caldeira para geração de vapor para o resfriamento rápido do forno. O tempo de resfriamento da massa de carvão foi reduzido em cerca de dois dias pela injeção de vapor de água, quando comparado com o processo de resfriamento natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Robson Jacinto, Odilon José da Silva, Marcelo Tardim Alves, Luiz Afonso de Andrade, and Paulo Santos Assis. "Modelos de previsão da qualidade metalúrgica do coque a partir da qualidade dos carvões individuais e do coque obtido no forno-piloto de coqueificação." Rem: Revista Escola de Minas 57, no. 1 (March 2004): 27–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672004000100006.

Full text
Abstract:
É bem conhecido o alto peso que o coque representa no custo final dos produtos, além do que as suas propriedades estão intimamente ligadas à performance dos altos-fornos. Portanto buscar uma qualidade do coque compatível com as necessidades do alto-forno e com o menor custo possível se transforma em uma tarefa difícil se não se dispuser de ferramentas que permitam uma correta seleção de carvões. O objetivo principal desse trabalho é desenvolver modelo de previsão para o DI - resistência mecânica do coque, através de análises estatísticas de dados industriais e coqueificação em escala-piloto. O modelo de previsão do DI representa 75,8% dos dados industriais, obtendo-se um aumento de precisão de 8,07 pontos percentuais em comparação com o modelo atual. Portanto o novo modelo desenvolvido mostrou-se adequado e pode ser usado como ferramenta para auxiliar a compra de carvões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Sônia Denise Ferreira, Vanessa de Freitas Cunha Lins, and Belinazir Costa do Espírito Santo. "Aspectos do coprocessamento de resíduos em fornos de clínquer." Engenharia Sanitaria e Ambiental 16, no. 1 (March 2011): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522011000100003.

Full text
Abstract:
A prática do coprocessamento de resíduos na indústria de cimento tem se expandido devido à necessidade crescente de uma destinação ambiental e socialmente mais adequada de resíduos perigosos provenientes de diversos processos industriais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sobre o coprocessamento de resíduos em fornos de clínquer, no Brasil e no mundo, visando contribuir para a otimização dos processos, identificando os aspectos já estudados e os que ainda demandam pesquisas. Foram abordados aspectos socioambientais e tecnológicos do coprocessamento, bem como a análise do ciclo de vida (ACV) na produção de cimento, e a produção técnico-científica sobre o coprocessamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sellitto, Miguel Afonso, Nelson Kadel Jr., Miriam Borchardt, Giancarlo Medeiros Pereira, and Jeferson Domingues. "Coprocessamento de cascas de arroz e pneus inservíveis e logística reversa na fabricação de cimento." Ambiente & Sociedade 16, no. 1 (March 2013): 141–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2013000100009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é descrever o caso de um fabricante de cimento que implantou e consolidou o coprocessamento de casca de arroz e de pneus inservíveis em fornos de clínquer, apoiado em práticas de logística reversa, através de estudo de caso como método de pesquisa. A empresa estudada já usava casca de arroz como combustível alternativo e recebeu oferta da indústria de pneumáticos para queima de pneus que não seriam mais aproveitados em fornos de clínquer. Para aproveitar os resíduos, a empresa integrou fluxos diretos e reversos de matéria-prima, combustíveis e resíduos industriais, reduzindo em mais de 30% os custos de transporte. O coprocessamento conjunto substituiu parcialmente combustíveis fósseis originados na indústria petrolífera. O ganho ambiental mais importante foi a redução na queima de cerca de 10 mil toneladas de combustível fóssil, o que acarretava a geração de cerca de 30 mil toneladas de CO2 por ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques da Silva, Gerson Cristian, Irley de Souza Oliveira, Vagner Rodrigues de Souza, Kennedy Yoshinori De Souza, Emerson Costa Santos, André Rosa Ferreira, Deocleciano Reis Martins, and Deocleciano Reis Martins. "Fabricação de um forno de tratamento térmico visando oportunidades de prestação de serviços para desenvolvimento de novos materiais e processos para a indústria metalúrgica, cerâmica, de polímeros e de microeletrÿnica." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 3, no. 2 (December 30, 2017): 157–71. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v3i2.40.

Full text
Abstract:
Existem grandes oportunidades de negócios relacionados ao desenvolvimento de tratamento térmico para novos materiais e processos industriais, entre eles são destacados: metalurgia, cerâmica, polímeros e de microeletrÿnica. Observa-se que estas oportunidades nem sempre são sendo totalmente exploradas. Em geral a faixa de temperatura que promove tratamentos térmicos adequados para as indústrias alvo deste trabalho varia desde 50 até 1800 °C com diferentes tempos de residência. Fornos que sigam especificações de rampa de aquecimento e resfriamento, bem como grau de pureza para os processos da microeletrÿnica são encontrados apenas em grandes centros de pesquisa no Brasil. Por este motivo, o objetivo do artigo consiste no desenvolvimento de um forno visando atender demandas de prestação de serviço de pesquisa e desenvolvimento de novos processos e materiais. O projeto foi concluído a um custo de R$ 11.997,90, e apresentou aderência com a necessidade de micro e pequenas empresas que possam se beneficiar deste mercado. Como teste conceitual foi executado a fundição de liga de alumínio tipo 1200 H14.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiró, C. G., A. C. O. Carneiro, G. R. Santos, A. P. S. Carneiro, L. F. Fialho, M. A. Magalhães, C. M. S. Silva, and V. R. Castro. "Caracterização do carvão vegetal produzido em fornos retangulares industriais." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 14, no. 3 (September 30, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v14i3a5659.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Milanez, Bruno, Lúcia de Oliveira Fernandes, and Marcelo Firpo de Souza Porto. "A coincineração de resíduos em fornos de cimento: riscos para a saúde e o meio ambiente." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 6 (December 2009): 2143–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000600021.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é discutir a forma como a coincineração de resíduos em fábricas de cimento vem crescendo no Brasil, bem como seus impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente. Informações gerais sobre mercado e efeitos sobre a saúde foram obtidas através de revisão bibliográfica e alguns estudos de caso, escolhidos a partir de debate com integrantes da Rede Brasileira de Justiça Ambiental, foram construídos para ilustrar a situação no Brasil. Os estudos encontrados mostraram que, independente do nível de desenvolvimento tecnológico dos países, a saúde dos trabalhadores e das pessoas que moram próximas às fábricas de cimento vem sendo prejudicada pela poluição emitida pelas empresas de cimento, em especial por aquelas que praticam a coincineração. Além disso, no contexto brasileiro, a vulnerabilidade das instituições e populações afetadas tende a agravar este problema. Como conclusão, defende-se o aumento da capacidade institucional dos órgãos brasileiros responsáveis pelo monitoramento das atividades industriais, bem como uma rediscussão mais aprofundada dos aspectos políticos e éticos ligados ao transporte e comércio de resíduos industriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Evangelista, Neuza, Jorge Alberto Soares Tenório, and José Roberto de Oliveira. "Pozolanicidade dos resíduos industriais, lã de vidro e lã cerâmica." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 1 (March 2012): 79–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000100011.

Full text
Abstract:
As fibras cerâmicas se caracterizam por ser um material leve, com alto grau de pureza, baixo armazenamento de calor, baixa condutividade térmica, resistência a choque térmico e alta resistência à corrosão em altas temperaturas. Essas características levam a uma grande procura das indústrias mínero-metalúrgicas e de outros setores para revestimentos de distribuidores, muflas, fornos de aquecimentos, entre outros. Após utilização no processo, por perderem sua capacidade de isolamento, os resíduos gerados precisam de destinação. Esse trabalho enfoca, especificamente, resíduos de lã cerâmica e lã de vidro. Pelo fato de a composição das fibras cerâmicas ser rica em sílica e alumina, efetuou-se uma investigação acerca da atividade pozolânica das mesmas com a cal e o cimento, especificamente CPV ARI, CPII E32 e CPIII 32RS, para avaliação da perspectiva de reciclagem em possível incorporação no concreto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Monfort, E., G. Mallol, A. Mezquita, R. Granel, and E. Vaquer. "Estudo da Combustão em Fornos Industriais de Fabricação de Placas Cerâmicas." Cerâmica Industrial 18, no. 2 (2013): 7–9. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Campiteli, R. G., and M. R. Morelli. "Efeito da adição de coating de cromita de ferro na emissividade de concreto refratário de alta alumina." Cerâmica 62, no. 363 (September 2016): 224–29. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623632009.

Full text
Abstract:
Resumo Coatings de alta emissividade têm sido utilizados em aplicações industriais há mais de 40 anos com o objetivo de reduzir as perdas térmicas em processos de aquecimento. Com a aplicação de um coating de alta emissividade na superfície dos revestimentos internos de um forno industrial é possível aumentar a eficiência nas trocas térmicas entre a atmosfera e as paredes do revestimento, reduzindo a perda de calor e também o consumo de combustíveis. Em geral são utilizados compostos cerâmicos como óxido de cério, carbeto de boro, boreto de silício, siliceto de molibidênio ou óxido de cromo como agentes de emissividade para se obter as propriedades termo-ópticas desejadas nos coatings. Entretanto tais compostos muitas vezes inviabilizam sua aplicação, devido ao seu elevado valor comercial ou ainda sua escassez. Neste contexto, o presente trabalho buscou avaliar os efeitos da cromita de ferro, um óxido mineral abundante e de valor comercial acessível, em sua utilização como agente de emissividade em coatings refratários de alta emissividade. Por meio de um método indireto de medição de emissividade, foram avaliadas de maneira comparativa composições com e sem a presença da cromita de ferro visando sua aplicação como cobertura de revestimentos isolantes e refratários de fornos de aquecimento industrial. Com adições de 7,5% de cromita de ferro, observaram-se aumentos na emissividade dos coatings da ordem de 8%, sugerindo seu potencial para essa aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mourão, A. A. C., D. O. Vivaldini, V. R. Salvini, and V. C. Pandolfelli. "Fundamentos e análise de tintas refratárias de alta emissividade." Cerâmica 61, no. 357 (March 2015): 41–51. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613571889.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou analisar patentes produzidas pela NASA e estudos correlatos na área de tintas refratárias de alta emissividade, segundo os princípios que regem as propriedades termo-ópticas dos materiais, as quais compreendem: absorção, refletividade, transmissão e emissão de radiação eletromagnética. Primeiramente, visou-se a compreensão destes fenômenos físicos e as leis que os governam. Posteriormente, buscou-se aplicá-los destacando e explicando a evolução observada na composição das tintas de alta emissividade utilizadas em veículos espaciais. Por fim, compreendeu-se que o índice de absorção dos materiais é decorrente do modo como estes interagem com a energia radiante incidente. Além disso, constatou-se que a emissividade dos materiais utilizados está associada principalmente ao balanço entre o índice de absorção e a refletividade. Tal estudo e acompanhamento do desenvolvimento tecnológico das tintas refratárias de alta emissividade permitem uma compreensão mais profunda sobre o seu mecanismo de atuação e potencial uso em outros sistemas, como por exemplo nos fornos industriais revestidos com material refratário que operam a altas temperaturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Camara, V. F., H. M. Lisboa, L. Hoinaski, and P. C. David. "Levantamento das emissões atmosféricas da indústria da cerâmica vermelha no sul do estado de Santa Catarina, Brasil." Cerâmica 61, no. 358 (June 2015): 213–18. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613581872.

Full text
Abstract:
<p>Os principais contribuintes antropogênicos para a contaminação do ar são as emissões veiculares e industriais. Santa Catarina é um estado com setor industrial desenvolvido. Destaca-se não apenas pelo número, como também pela diversificação de atividades fabris. Dentre essas atividades, há a de produção de peças cerâmicas vermelhas (tijolos e telhas - as olarias). Há uma concentração representativa dessas empresas no sul desse estado. Suspeita-se que as emissões atmosféricas das olarias comprometam a qualidade do ar, de forma danosa a saúde da população. Entretanto, quase não foram realizados estudos aprofundados, nem da qualidade do ar, muito menos das emissões do setor. Esse trabalho visa verificar como é tratada a questão das emissões atmosféricas por parte das olarias. Tal levantamento foi realizado por duas maneiras: aplicação de questionários e levantamento de informações de licenciamento ambiental. Nos questionários, notou-se que apenas 13% das olarias afirmaram manter os seus equipamentos de tratamento de efluentes atmosféricos ativos durante todo o período da queima dos fornos. Na análise de documentos vinculados ao licenciamento ambiental, averiguou-se que uma grande parcela das olarias não realiza laudos de emissões, como também não verifica o adequado funcionamento dos seus equipamentos de controle de poluição atmosférica. Apesar dos laudos de emissão indicarem compatibilidade com os limites legais de emissão, a concentração dessas empresas em um espaço geográfico restrito indica que provavelmente haja impacto significativo na qualidade do ar.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Guimarães Neto, Rosalvo Maciel, Alexandre Santos Pimenta, Marcio Lopes da Silva, Naisy Silva Soares, Benedito Rocha Vital, and José de Castro Silva. "Avaliação econômica e financeira de projetos de fornos dos tipos container industrial e retangular de 40 estéreos." Revista Árvore 31, no. 4 (August 2007): 709–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622007000400016.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo principal a análise econômica e financeira de um projeto com 100 fornos tipo container industrial e 100 fornos tipo retangular de 40st. para a produção de carvão vegetal. Para tanto, utilizaram-se como indicadores financeiros a lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento e ponto de equilíbrio. Os indicadores econômicos utilizados para proceder a análise econômica foram o VPL, TIR, B(C)PE e B/C. Concluíram que os fornos são viáveis do ponto de vista econômico e financeiro. Entretanto o forno container por ter maior VPL daria um retorno mais lucrativo quando comparado ao retangular de 40 st.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Raida de Jesus, and Reinaldo Morabito. "Otimização da programação de cargas de forno em uma fábrica de fundição em aço-inox." Gestão & Produção 11, no. 1 (April 2004): 135–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2004000100012.

Full text
Abstract:
Neste trabalho apresenta-se uma abordagem para otimizar a programação de cargas de forno em fundições de mercado de pequeno porte. Tal abordagem consiste, basicamente, em definir a programação dos fornos para produzir uma carteira de pedidos composta de diversas peças em ligas metálicas variadas, de maneira a maximizar a produtividade (ou a margem de contribuição ao lucro) e satisfazer prazos de entrega e restrições de processo. O procedimento proposto é baseado na teoria dos problemas de corte e empacotamento; ele combina uma heurística construtiva gulosa com o clássico problema da mochila. Para validá-lo, um estudo de caso foi realizado numa fundição em aço-inox localizada em São Carlos, SP. Os resultados da simulação de duas semanas de produção da empresa mostraram que o procedimento é capaz de produzir soluções melhores do que as utilizadas pela empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carvalho-Pupatto, Juliana Garcia, Leonardo Theodoro Büll, Carlos Alexandre Costa Crusciol, Munir Mauad, and Rosemeire Helena da Silva. "Efeito de escória de alto forno no crescimento radicular e na produtividade de arroz." Pesquisa Agropecuária Brasileira 38, no. 11 (November 2003): 1323–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2003001100011.

Full text
Abstract:
A utilização agrícola de resíduos industriais como fertilizantes decorre da necessidade de diminuir o efeito nocivo do acúmulo de nutrientes nos centros de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de escória de alto forno no crescimento radicular e na produtividade do arroz de terras altas irrigado por aspersão. O experimento foi realizado no campo, adotando-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com cinco doses de escória de alto forno (0, 2.550, 5.100, 10.200 e 15.300 kg ha-1) com quatro repetições. A utilização de escória melhorou a condição química do solo, aumentou o crescimento e a superfície radicular, diminuiu o diâmetro das raízes e elevou os teores de silício no solo e na planta, resultando em aumento da produtividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Souza, H. M., A. P. Soares Jr, E. F. Costa Jr, and A. O. S. Costa. "Predição da composição do clínquer industrial utilizando minimização da energia livre de Gibbs." Cerâmica 61, no. 357 (March 2015): 23–30. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132015613571845.

Full text
Abstract:
A existência de processos químicos industriais, com diferentes fases em meio reacional, e a necessidade de conhecer a composição do sistema de interesse é um desafio comumente enfrentado pelos profissionais da indústria. Desta forma, a consideração do equilíbrio químico é uma metodologia comumente empregada por esses profissionais. Uma das principais etapas do processo de obtenção do cimento é a etapa de clinquerização, que ocorre dentro do forno rotativo. Neste estudo, é proposto o uso da técnica de minimização da energia livre de Gibbs para descrever o processo de produção de clínquer. O combustível considerado para o forno é o carvão mineral. Como resultado do estudo, objetiva-se a obtenção de uma rotina computacional que simule a condição de equilíbrio termodinâmico do sistema. Para isto, um problema de otimização não linear restrito é resolvido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Marcolino, Juliane Bernardes, Adriano Moehlecke, and Izete Zanesco. "Desenvolvimento e análise de células solares com campo retrodifusor formado por pasta de alumínio e difusão em forno de esteira." Rem: Revista Escola de Minas 66, no. 3 (September 2013): 323–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672013000300009.

Full text
Abstract:
A redução no custo de fabricação de células solares, mantendo a eficiência de conversão de energia solar em elétrica, é uma das principais metas de pesquisa, na área de energia solar fotovoltaica. O objetivo desse trabalho está centrado no desenvolvimento e na análise de um processo de fabricação de células solares industriais de silício, com região de campo retrodifusor, formada pela deposição de pasta de Al, por serigrafia e difusão em forno de esteira. A queima das pastas de prata e a queima de prata-alumínio, usadas para formar a malha metálica frontal e posterior das células solares e a difusão de Al foram realizadas simultaneamente. A melhor célula foi fabricada com processo de difusão/queima a temperatura de 860ºC e velocidade de esteira de 150 cm/min, resultando em dispositivos de 12,8% de eficiência. A região de campo retrodifusor obtida não foi tão efetiva quanto à obtida por meio da deposição de alumínio em alto vácuo e por meio da difusão em forno convencional ou forno de esteira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho-Pupatto, Juliana Garcia, Leonardo Theodoro Büll, and Carlos Alexandre Costa Crusciol. "Atributos químicos do solo, crescimento radicular e produtividade do arroz de acordo com a aplicação de escórias." Pesquisa Agropecuária Brasileira 39, no. 12 (December 2004): 1213–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2004001200008.

Full text
Abstract:
Resíduos industriais são fontes alternativas de nutrientes para as plantas e sua utilização decorre da necessidade de diminuir o acúmulo dos resíduos nos centros de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de escórias de siderurgia nos atributos químicos do solo, no desenvolvimento e na produtividade de grãos do arroz de terras altas irrigado por aspersão. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três tratamentos constituídos de duas escórias, alto-forno (196 g kg-1 de Si) e aciaria (56 g kg-1 de Si), e a testemunha sem aplicação, com oito repetições. As escórias podem ser usadas como corretivo de acidez do solo e como fonte de silício. As alterações nos atributos químicos do solo estão relacionadas com a composição química das escórias. A escória de alto-forno proporcionou maior crescimento radicular em profundidade e melhor distribuição no perfil do solo e, conseqüentemente, maior produção de massa de matéria seca da parte aérea e produtividade de grãos de arroz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

ROLLO, João Manuel Domingos de Almeida. "POTENCIALIDADE DO ELEMENTO TÓXICO BERÍLIO, USADO EM PRÓTESES DENTÁRIAS." Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo 11, no. 3 (July 1997): 169–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-06631997000300004.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, foi estudado o efeito do berílio sobre a microestrutura e a temperatura de fusão em ligas Ni-Cr-Mo-Co e suas propriedades de corrosão. O estudo consistiu na obtenção das diversas ligas através de fusão sob vácuo, seguidas de forjamento em condições industriais. Após o forjamento, as ligas foram tratadas termicamente em diversas temperaturas e resfriadas em água, ar e forno. Nas ligas Ni-Cr-Mo-Co, a presença do Be altera a microestrutura, proporcionando a formação de fases intermetálicas. Foi constatado que, nas ligas estudadas, o Be abaixa a temperatura de fusão e as torna susceptíveis à corrosão por pite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Zambrano Gavilanes, Freddy, Diva Souza Andrade, Helder Rodrigues Silva, Luz García Cruzatti, and Carlos Cedeño Palacios. "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO USO DE PINHÃO MANSO PARA A GERAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS." UNESUM-Ciencias. Revista Científica Multidisciplinaria. ISSN 2602-8166 5, no. 3 (May 1, 2021): 33–46. http://dx.doi.org/10.47230/unesum-ciencias.v5.n4.2021.113.

Full text
Abstract:
O pinhão manso (Jatropha curcas L.) tem-se apresentado como uma oleaginosa importante, com aplicações medicinais e industriais. Assim o trabalho aqui apresentado teve como principal objetivo avaliar o potencial do uso de pinhão manso para a geração de biocombustíveis. A Jatropha tem relevância especialmente para o desenvolvimento da bioenergia, pela percentagem de óleo em suas sementes que pode variar de 40-60%, servindo para a fabricação de biodiesel. As cascas de seus frutos podem ser consideradas para a produção de etanol por seu alto conteúdo de celulose. A torta, que fica depois da extração de óleo, é um resíduo sólido rico em nutrientes e proteínas mas limitada, pois possui vários fatores anti-nutricionais e tóxicos como os ésteres de forbol, mas com enorme potencial para a geração de biogás. Embora existam tecnologias para o desenvolvimento dos usos industriais desta espécie, não existe suficiente quantidade de produção dos frutos por planta e gente que se motive a plantar e colher, para suprir a demanda necessária e ser uma cultura altamente lucrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Oliveira, G. E. de, and J. N. F. de Holanda. "Análise do impacto ambiental causado pela utilização de resíduo sólido do setor siderúrgico em cerâmica vermelha." Cerâmica 50, no. 315 (September 2004): 185–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000300003.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho é o de avaliar do ponto de vista ambiental a possibilidade da incorporação de resíduo sólido proveniente do setor siderúrgico em massas argilosas para fabricação de cerâmica estrutural. A indústria cerâmica apresenta enorme potencial para absorver resíduos industriais poluentes. Até 3% em peso de resíduo foi adicionado em proporções graduais a uma massa argilosa. Os corpos cerâmicos foram conformados por extrusão, secados a 110 °C e queimados em forno industrial a 950 °C. Os corpos cerâmicos incorporados foram submetidos a ensaios ambientais de lixiviação e solubilidade. Além disso, foi feita a análise preliminar dos gases evoluídos durante o processo de queima. Os resultados revelaram que a utilização de massas cerâmicas contendo até 3% em peso de resíduo sólido de siderurgia, para fabricação de produtos de cerâmica vermelha, não oferece nenhum risco direto ao meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

SALES-CAMPOS, Ceei, Raimunda Liége Souza de ABREU, and Bazílio Frasco VIANEZ. "Industrias madeireias de Manaus, Amazonas, Brasil." Acta Amazonica 30, no. 2 (June 2000): 319–31. http://dx.doi.org/10.1590/1809-43922000302331.

Full text
Abstract:
Este trabalhoeresultante de uma pesquisa realizada cm indústrias madeireiras da cidade de Manaus, envolvendo 20 movelarias, onze serrarias e seis fábricas de compensados, onde foram focalizados, principalmente, o uso de produtos preservantes de madeira, estocagem, secagem da madeira e aproveitamento da matéria-prima. Desse universo, constatou-se que apenas 4 movelarias utilizam preservantes e que as seis fábricas de compensados usam este produto, misturando-o ao adesivo, restringindo o seu uso à linha dc cola. Constatou-se também que a estocagem das toras é feita dentro da água e/ou no pátio. Neste caso, são empilhadas umas sobre as outras c em contato direto com o solo. A maioria das indústrias não utiliza uma secagem adequada, sendo que a secagem artificial, a alta temperatura, é restrita às indústrias de compensado e à duas serrarias. No setor moveleiro apenas duas fábricas fazem uso do secador solar. Verificou-se também um desperdício muito grande da matéria prima, havendo pouco aproveitamento dos resíduos da madeira, que em geral são utilizados na geração de energia em caldeira e em fornos de olarias e padarias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Centeno, Dany Michell Andrade, Clovis Carvalho Jr., and Sérgio Duarte Brandi. "Brasagem dos aços inoxidáveis duplex 'baixa liga' UNS S32101, UNS S32304 e superduplex UNS S32750 com metal de adição AWS A5.3 tipo BNi-7 (Ni-Cr-P)." Soldagem & Inspeção 18, no. 4 (December 2013): 358–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242013000400008.

Full text
Abstract:
Os aços inoxidáveis duplex, devido à sua resistência à corrosão, têm uma grande aplicação em diversos segmentos industriais, onde a resistência à corrosão é uma propriedade requerida. Por terem resistência mecânica superior aos aços inoxidáveis ferríticos e austeníticos convencionais, podem produzir equipamentos mais leves. Quando ciclados termicamente, estes aços podem ter suas propriedades alteradas, principalmente quando se emprega processos de junção, como a brasagem, e quando ocorre o desbalanceamento da fração volumétrica ferrita/austenita. O objetivo deste trabalho é caracterizar a brasagem de aços inoxidáveis duplex 'baixa liga' e superduplex, verificando o efeito da folga e do tempo de brasagem na formação de intermetálicos contínuos no interior da junta brasada. Neste trabalho foram brasados, em forno continuo com atmosfera de hidrogênio, corpos-de-prova de aço inoxidável duplex UNS S32101, UNS S32304 e UNS S32750 com a adição para brasagem BNi-7 (Ni-Cr-P), na temperatura de 1100ºC, por tempos de 12 min e 32 min, utilizando-se folgas das juntas de 0,0 e 0,3 mm, seguidos de resfriamento em forno. Os corpos de prova foram caracterizados utilizando-se microscópio óptico, microscópio eletrônico de varredura com EDS e difração de raios X. Os resultados mostraram que a melhor condição para a brasagem em forno empregado foi a brasagem com a folga de 0,0 mm. Ambas as folgas apresentaram microestruturas variadas, porém a folga de 0,0 mm mostrou a presença de uma fase contínua CFC (cúbica de face centrada), rica em níquel, que é denominada, frequentemente, de γ-Ni. Para folgas de 0,3 mm, forma-se uma região eutética contínua no centro da junta, que pode prejudicar as propriedades mecânicas da mesma. Esta região é composta de fases intermetálicas ricas em fósforo. Foram observadas precipitações de fase sigma no metal de base no AID UNS S35750, nas condições de brasagem estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Mariana Dâmaris, Larissa Rocha Dos Santos, Franciele Leila Giopato Viell, and Manuel Vicente Salvador Plata-Oviedo. "Amido de milho modificado por processo de fosfatação em diferentes tempos de reação." Brazilian Journal of Food Research 8, no. 2 (October 22, 2017): 57. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n2.4937.

Full text
Abstract:
O amido é uma matéria-prima oriunda de diferentes origens botânicas. O amido de milho é amplamente utilizado em diversos ramos industriais. Devido a algumas características intrínsecas dos amidos nativos, tem-se optado por realizar modificações químicas na estrutura dos grânulos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do tempo de reação sobre a fosfatação e as propriedades físico-químicas. O amido de milho nativo foi modificado variando-se o tempo em que as amostras permaneceram no forno a temperatura de 130 ºC. Foi determinada a viscosidade aparente e ácida, claridade da pasta, temperatura inicial de pasta, índice de solubilização e poder de inchamento. Os resultados demonstraram diferenças significativas entre as amostras, onde a fosfatação apresentou melhor resultado em todas as variações de tempo, obtendo maior viscosidade de pasta do que o amido nativo devido os mesmos possuírem maior poder de inchamento e índice de solubilidade em água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Neves, Andressa Mariana Alves, Rafaela Nadiele Silva, Kássia Graciele dos Santos, and Rafaela Cristina Sanfelice. "Produção de membranas de polipropileno e carvão para adsorção de azul de metileno." Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação 4, no. 1 (May 7, 2019): 46. http://dx.doi.org/10.18554/rbcti.v4i1.3425.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, com o desenvolvimento da agroindústria, os resíduos gerados tornaram-se motivo de preocupação. Efluentes com corantes industriais podem contaminar águas, prejudicando a saúde humana e o meio ambiente. Assim, este trabalho propõe o aproveitamento do carvão do bagaço de cana para a produção de membranas com polipropileno, visando a adsorção de corantes de indústrias têxteis. Foram analisados equipamentos para definir-se qual possibilitava a criação de membranas com as características buscadas: Mufla, Analisador de umidade via infravermelho e Estufa. Além disso, parâmetros foram analisados: variações de tempo, temperatura e composição. Depois de obtidas, as membranas foram lavadas, características de visuais destas foram obtidas, análise microscópica. Analisou-se o comportamento das membranas na presença de uma solução de azul de metileno através de testes de adsorção. A partir dos testes realizados, observou-se que a Mufla foi o equipamento ideal para produzir as membranas, pois o polipropileno fundiu-se totalmente no forno e após retirado, solidificou-se, retendo o carvão na membrana. As características esperadas para as membranas foram: porosas, polipropileno fundido e carvão aderido. As condições de operação foram: 90% de polipropileno e 10% de carvão em sua composição e 13 minutos dentro da Mufla. Ainda, as membranas apresentavam distribuição dos componentes e poros de forma heterogênea através das análises microscópicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Cabrera-Madrid, J. A., J. I. Escalante-García, and P. Castro-Borges. "Resistencia a la compresión de concretos con escoria de alto horno. Estado del arte re-visitado." Revista ALCONPAT 6, no. 1 (March 16, 2016): 64–83. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v6i1.116.

Full text
Abstract:
Resistencia a la compresión de concretos con escoria de alto horno. Estado del arte re-visitadoRESUMENSe realizó una revisión del estado del arte del sistema cementante CP-EAH, enfatizando su efecto en la resistencia mecánica de compresión del concreto. El aprovechamiento de las características cementantes de la EAH con altos niveles de reemplazo resulta viable, pudiendo mejorar la resistencia a compresión y en algunos casos la resistencia a la corrosión del acero, dicho mejoramiento dependerá de la cantidad de EAH y del ambiente de exposición del concreto. En éste trabajo se confirmaron como benéficos los reemplazos de EAH hasta de un 70% en microclimas húmedos o ambientes marinos, y hasta 50% en ambientes propensos a carbonatación. En estos rangos se puede lograr una eficiencia del reemplazo mayor con respecto a la resistencia a la compresión.Palabras claves: escoria; carbonatación; subproductos industriales; corrosión. Compression resistance of concretes with blast furnace slag. Re-visited state-of-the-artABSTRACTA state-of-the-art revision of the BFS-PC cementing system was done, emphasizing its effect on the mechanical compression resistance of the concrete. The use of the cementing characteristics of the BFS with high levels of replacements is viable, making it possible to improve the compression resistance, and in some cases, the resistance to the corrosion of the steel; said improvement will depend on the amount of BFS and on the exposure environment of the concrete. In this work, the replacements of BFS were confirmed as beneficial, up to 70% in humid microclimates or marine environments, and up to 50% in environments susceptible to carbonation. In these ranges, higher replacement efficiency with regard to resistance to compression can be achieved.Keywords: slag; carbonation; industrial byproduct; and corrosion. Resistência à compressão de concreto com escória de alto forno. Revisão do estado da arteRESUMOFoi realizada uma revisão do estado da arte do sistema aglomerante CP-EAH, enfatizando seu efeito na resistência mecânica de compressão do concreto. O aproveitamento das características aglomerantes da EAH com altos níveis de substituição resultou viável, podendo melhorar a resistência à compressão e em alguns casos a resistência contra a corrosão das armaduras. As melhoras observadas dependeram da quantidade de EAH e do ambiente de exposição do concreto. Foram confirmados como positivos as substituições de até um 70% de EAH, em microclimas húmidos ou ambientes marinhos, e até 50% em ambientes propensos a carbonatação. Nestes intervalos é possível obter uma eficiência maior da substituição com respeito à resistência à compressão.Palavras-chave: escória; carbonatação; subprodutos industriais; corrosão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Souza, Adriano Mendonça, Robert Wayne Samohyl, and César O. Malavé. "Aplicação de um modelo paramétrico multivariado para o controle da temperatura de fornos de túnel." Production 14, no. 2 (2004): 82–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132004000200008.

Full text
Abstract:
O principal objetivo desta pesquisa é implementar um ajuste multivariado proporcional, em relação ao último erro, das variáveis que estão fora do alvo desejado. Para a realização do ajuste multivariado proporcional, utilizou-se um forno de túnel para a queima de azulejo. Dessa forma, foi possível analisar todas as etapas do processo produtivo, para efetivar a equação de controle proposta. As etapas seguidas foram: a aplicação da estatística de médias móveis ponderadas exponencialmente, que determinará o comportamento dos distúrbios; os valores futuros das variáveis serão estimados por regressões aparentemente não correlacionadas, pois existe relação entre as variáveis e entre os erros das equações estimadas; e aplicação da equação de controle proposta. Dessa forma, um ajuste de realimentação multivariado pode ser alcançado de modo científico, controlando, assim, a temperatura do forno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Apeaning, Raphael Wentemi, and Patrik Thollander. "Barriers to and driving forces for industrial energy efficiency improvements in African industries – a case study of Ghana's largest industrial area." Journal of Cleaner Production 53 (August 2013): 204–13. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2013.04.003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vaaland, Terje I. "Counteracting Forces to Industrial Friendship." Journal of General Management 28, no. 1 (September 2002): 57–69. http://dx.doi.org/10.1177/030630700202800104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Cavalcante, Giselly Correia, Djalma de Albuquerque Barros Filho, Alan John Duarte de Freitas, Jonas dos Santos Sousa, Johnnatan Duarte de Freitas, and Weverton Martiniano Moreira. "Recobrimento de Superfícies metálicas por Filmes de Titânia meso-macroporosa." Diversitas Journal 6, no. 1 (January 30, 2021): 848–58. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1467.

Full text
Abstract:
RESUMO: O desenvolvimento de materiais porosos tem sido um dos objetivos da nanotecnologia. Existe uma necessidade cada vez mais real de entender os mecanismos que geram materiais auto-estruturados especificamente aqueles que se originam de moldes de partículas coloidais como: polímeros, sílica, titânia e silício. A importância desses moldes é produzir dispositivos com aplicações industriais como: células solares, dessalinizadores, baterias e cristais fotônicos. Uma das principais dificuldades encontradas na aplicação de partículas coloidais é produzí-las em larga escala com tamanho uniforme e depositá-las em superfícies planas para que possam cobrir homogeneamente um substrato formando domínios cristalográficos em escala micrométrica. O objetivo deste trabalho consiste em analisar a formação de filmes nanocristalinos de titânia em superfícies metálicas que foram caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os substratos metálicos eram placas comerciais de aço encontradas em lojas de material de construção. O substrato foi recoberto com esferas de látex infiltradas por solução precursora de titânia e posteriormente tratatado termicamente num forno tubular a 600 oC durante uma hora. Observa-se que o substrato metálico influencia a topografia do filme de titânia mesoporosa resultando em uma estrutura lamelar em que há possibilidade de interação com o meio externo. Estes resultados mostram que o substrato influencia diretamente a topografia da titânia mesoporosa que não é mais hexagonal com poros ordenados, mas lamelar possibilitando produção de membranas auto-limpantes com aplicação direta na construção civil. PALAVRAS-CHAVE: Partículas coloidais, Substrato metálico, Estrutura lamelar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Landmann, Raul, and Rolf Hermann Erdmann. "Uma abordagem heurística para a programação da produção na indústria de fundição com utilização da lógica fuzzy." Gestão & Produção 18, no. 1 (2011): 119–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2011000100009.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve a concepção, desenvolvimento e aplicação de uma metodologia para a programação da produção na indústria de fundição. Há dois momentos importantes e interligados, que são a programação do forno e a programação das máquinas de moldagem. O problema consiste em determinar um sequenciamento adequado de ordens de produção nas linhas de moldagem, combinando peças leves com peças de peso médio e com peças pesadas, de modo a obter uma demanda constante de metal líquido, em equilíbrio com a oferta de metal proveniente do forno. Foi adotada a abordagem heurística para a solução, com utilização da lógica fuzzy, que oferece mecanismos para a representação e manipulação do conhecimento de especialistas, identificado em uma pesquisa qualitativa. Os resultados da aplicação demonstraram, além dos benefícios da sistematização do conhecimento e da capacidade de realizar simulações com muita rapidez, um desempenho mais eficiente que o obtido pelos profissionais da fundição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Belém, Maria Júlia Xavier, Hipólito Carvajal Fals, and Carlos Roberto Camello Lima. "Avaliação da Resistência à Oxidação de Camadas de Ligação de Revestimentos Utilizados em Barreiras Térmicas." Soldagem & Inspeção 20, no. 4 (December 2015): 479–88. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2004.14.

Full text
Abstract:
Resumo Revestimentos são crescentemente utilizados como alternativa de engenharia em projetos avançados. Diversas técnicas e processos estão disponíveis para a aplicação de revestimentos, dependendo da condição específica a que se destinam. Revestimentos para barreira térmica, conhecidos como TBC, fazem parte de uma série especial de revestimentos metal-cerâmicos com tradicional utilização na indústria aeronáutica e crescente aplicação nas indústrias automotiva e de turbinas industriais. Um dos maiores problemas dos TBCs é sua degradação devido à oxidação em alta temperatura da camada de ligação, levando à falha do revestimento por desplacamento. O presente estudo investiga e compara o comportamento de oxidação da camada de ligação de revestimentos para barreira térmica (TBC), tendo como material a liga NiAl, que é uma liga bastante utilizada devido a suas características em altas temperaturas e por ter uma boa adesão em vários substratos. A camada de ligação foi aplicada em um substrato de Aço ABNT 1020 pelo processo Flame Spray (Aspersão a chama). Para a realização dos testes de oxidação isotérmica, o forno utilizado foi regulado a uma temperatura de 1000°C em atmosfera de ar estático, com exposição das amostras por 24, 48, 96 horas e o resfriamento feito em ar atmosférico à temperatura ambiente. A análise do óxido crescido termicamente (TGO – Thermally Grown Oxide) em cada amostra foi feita relacionando os tempos de exposição, avaliando a taxa de óxidos por meio de medições de ganho de massa das amostras com revestimentos oxidados e análises por Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia Ótica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Yates, Ivan. "Market forces and the defence industries." RUSI Journal 134, no. 4 (December 1989): 58–62. http://dx.doi.org/10.1080/03071848908445404.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

HAYES, JOHN D. "INDUSTRIAL MANAGEMENT AND THE ARMED FORCES." Journal of the American Society for Naval Engineers 64, no. 2 (March 18, 2009): 341–49. http://dx.doi.org/10.1111/j.1559-3584.1952.tb02963.x.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Tereškinas, Artūras. "Šalpos valgyklos ir muilo operos: ikoninis tautiškumas,žiniasklaida, pop kultura nūdienėje Lietuvoje." Sociologija. Mintis ir veiksmas 5, no. 3 (April 4, 1999): 16–32. http://dx.doi.org/10.15388/socmintvei.1999.3.6965.

Full text
Abstract:
Šiame straipsnyje analizuojamos idealaus tautiškumo sampratų, žiniasklaidos, pop kultūros bei kasdienybės sankirtos nūdienėje Lietuvoje. Žvelgiama į tai, kaip žiniasklaidos priemonės, kurdamos anoniminių lygiateisių subjektų lygą, padeda Lietuvos žmonėms galvoti ar negalvoti apie bendruomenę ir tautą. Klausiama apie tai, kokiais būdais įveiksminamos tautinės normos, kai susiduriama su kasdienybe, kaip asmenys, kurie trokšta priklausyti bendrijai ir solidarizuotis su ja, patiria visa tai ne tik pasikartojančiais tautinio vaizdyno išgyvenimais, bet ir savo kasdienybe. Apibūdinant trivialių sensacijų, gandų, banalumo leksikoną, vyraujantį Lietuvos žiniasklaidoje, populiarios pasilinksminimų industrijos ir vartojimo prekių scenas, teigiama, kad kasdienybėje cirkuliuojantys televizijos, radijo, spaudos vaizdiniai išbando idealaus "teorinio" tautiškumo normas ironizuodami jas ir nuplėšdami nuo jų šventumo kaukę. Straipsnyje atskleidžiama, kaip žiniasklaidos priemonės keičia nekritiškas fetišistines "teorinio" tautiškumo normas (kraujo ryšių, aukos, nepriekaištingos moralės ir dorovės, išgrynintos ir skaisčios tautos) daugiareikšmėmis, daugialypėmis tautinio ir visuomeninio solidarumo bei tapatybių galimybėmis. Konkrečiais pavyzdžiais pademonstruojama, kad tautos, erotikos, seksualumo, pilietiškumo diskursai dažnai susikerta ir susipina masinių žiniasklaidos priemonių sukeliamuose bendruose išgyvenimuose ir potyriuose, brėždami naujas normas to, kas vadintina "masiniu tautiškumu": nepreskriptyvinėmis viešų tapatybių ir priklausomybių sampratomis. Pomodernistinės komunikacijos priemonių ir vizualinės technologijos formos, koordinuojančios daugialypes asmeninių troškimų, savo paties vaizdinių ir savęs pažinimo sferas, patvirtina, kad tautinių simbolių ir ženklų sistema nėra stabili ir vienareikšmė: kasdienybes chaose improvizuojama ir deramasi dėl to, ką kiekvienas asmuo įkainos kaip visuomenišką, lietuvišką, tautišką, patriotišką vertybę.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vieira, C. M. F., S. N. Monteiro, C. G. W. Barreto, E. A. de Carvalho, and C. C. Peiter. "Substituição de areia de quartzo por finos de gnaisse em massa cerâmica para telhas: teste industrial." Cerâmica 54, no. 332 (December 2008): 480–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000400016.

Full text
Abstract:
Foi avaliado o efeito da substituição de areia por um resíduo de beneficiamento de rocha ornamental, finos de gnaisse, em uma massa de cerâmica vermelha utilizada para fabricação de telhas. Foram preparadas telhas prensadas, do tipo "portuguesa", para queima a 900 ºC em forno industrial. As seguintes propriedades foram determinadas: retração linear, absorção de água e carga de ruptura na flexão. Além disso, avaliaram-se as características das matérias-primas e a plasticidade das composições por meio dos limites de Atterberg. Os resultados indicaram que a utilização de finos de gnaisse em substituição à areia possibilitou uma melhoria na trabalhabilidade/plasticidade da massa cerâmica e acarretou uma pequena redução na absorção de água das telhas. A resistência mecânica não se alterou, dentro da precisão estatística das medidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Amaral, Alencar de Miranda, Alan Alves Ribeiro, and Rosemary Aparecida Cardoso. "Entre estruturas e lembranças: análise da Fábrica de Cerâmica Castanheiro a partir da arqueologia industrial (São Raimundo Nonato/PI)." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 36 (June 30, 2021): 226–46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.163527.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Fábrica de Cerâmica Castanheiro, que manteve suas atividades produtivas entre 1980 e 2003 no bairro Santa Luzia em São Raimundo Nonato/PI. Conjugando os preceitos teórico-metodológicos da arqueologia industrial e urbana às narrativas de moradores locais, buscamos identificar os espaços produtivos da fábrica e problematizar sua importância para a organização espacial do bairro, avaliando como ela influenciou a urbanização, o processo de industrialização e o desenvolvimento econômico do município. Assim, por meio de prospecções, entrevistas semiestruturadas e levantamento documental, identificou-se que a fábrica era composta por cinco estruturas, com funcionalidades distintas: pátio de estocagem; galpão de produção (que abrigava os maquinários); local de armazenamento de matéria-prima (caixão alimentador); galpão de secagem; e espaço associado ao processo de queima (fornos, chaminé, sistema subterrâneo de exaustão). Essas constatações permitiram elaborar um modelo 3D do local. Percebeu-se que a fábrica contribuiu para o crescimento urbano do bairro, fornecendo material para a construção de casas e para seu desenvolvimento socioeconômico, gerando empregos que atraiam pessoas para residirem no bairro e trabalharem na fábrica, e, consequentemente, uma expansão geográfica e demográfica. A fábrica empregou cem funcionários, o que demonstra que a economia municipal contava com uma produção industrial relevante e não se limitava aos setores de serviço e agropastoril.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ginevičius, Romualdas. "THE EFFECTIVENESS OF COOPERATION OF INDUSTRIAL ENTERPRISES." Journal of Business Economics and Management 11, no. 2 (June 30, 2010): 283–96. http://dx.doi.org/10.3846/jbem.2010.14.

Full text
Abstract:
Cooperation is a strategy of an enterprise, seeking to retain its market share. The cooperation means the establishment of long‐term relations of production between economically and legally independent enterprises. The measurement of the level of cooperation achieved plays an important part in this process because it helps to determine the effect of cooperation on the efficiency of commercial activities of an enterprise, as well as the extent of cooperation influence, the conditions required for effective cooperation of enterprises, etc. In the present investigation, the analysis of the cooperation influence on the competitiveness of an enterprise is made, based on the suggested formula for determining the level of the cooperation achieved by enterprises. The analysis performed shows that this influence is not strong, implying that the appropriate organisational forms of cooperation have not been found yet. Cooperation mainly affects the profitability of an enterprise. The analysis of cooperation in the area of production shows that cooperation in production, and the development of new technologies and new products is most important for achieving enterprise profitability. The number of partners also has a great influence on cooperation effectiveness. Santrauka Kooperacija yra vienas iš imones strategines elgsenos būdu siekiant išlikti rinkoje. Tai nuolatiniu il‐galaikiu gamybiniu ryšiu nustatymas tarp ūkiškai ir teisiškai savarankišku imoniu. Svarbus vaidmuo kooperacijoje tenka jos pasiekto lygio matavimui, nes be to neimanoma nagrineti jos poveikio imoniu komercines veiklos efektyvumui, nustatyti šio poveikio ribu, efektyvios kooperacijos salygu ir pan. Re‐miantis pasiūlyta imoniu kooperacijos pasiekto lygio nustatymo formule, atlikta kooperacijos poveikio imones konkurencines veiklos rezultatams analize parode, kad jis nera stiprus, vadinasi, dar nerastos tinkamos organizacines jos formos. Kooperacija daro didžiausia itaka imones turto pelningumui. Ga‐mybos funkciju kooperavimo analize parode, kad labiausiai imoniu turto pelninguma veikia gamybos bei nauju technologiju ir produkto išvystymo kooperavimas. Didele itaka kooperacijos efektyvumui taip pat turi partneriu skaičius.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Niemi, Albert W. "Industrial Profits and Market Forces: The Antebellum South." Social Science History 13, no. 1 (1989): 89. http://dx.doi.org/10.2307/1171214.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Meyer, Chris, and David Gordon Cohen. "Porter’s Five Forces in the Post-industrial Age." Academy of Management Proceedings 2018, no. 1 (August 2018): 16589. http://dx.doi.org/10.5465/ambpp.2018.16589abstract.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Niemi, Albert W. "Industrial Profits and Market Forces: The Antebellum South." Social Science History 13, no. 1 (1989): 89–106. http://dx.doi.org/10.1017/s014555320001628x.

Full text
Abstract:
There have been several important contributions to the recent literature concerned with profits in antebellum southern manufacturing (Bateman et al., 1975; Bateman and Weiss, 1975a, 1975b, 1976, 1981; and Vedder and Gallaway, 1980). Much of what we know about industrial profits during this era stems from the pioneering work of Fred Bateman and Thomas Weiss. In their work, these authors estimate rates of return to manufacturing investment for the South and the nation as a whole. They find that the rates of return in manufacturing were unusually high compared to returns in alternative investments in the decade preceding the Civil War. In fact, their estimates suggest that the financial returns in manufacturing were roughly twice as great as the financial returns to investment in agriculture. With these large sectoral differences in rates of return, Bateman and Weiss question why the South was so slow to industrialize and why the antebellum southern economy continued to be dominated by plantation agriculture.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mello, Carlos Henrique Pereira, Filipe Natividade Guedes, Carlos Eduardo Sanches da Silva, José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior, and Amanda Fernandes Xavier. "Projeto conceitual de componentes de um forno industrial por meio da integração entre a engenharia reversa e o DFMA." Gestão & Produção 17, no. 3 (2010): 497–511. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000300005.

Full text
Abstract:
O tema deste artigo é o estudo da integração da engenharia reversa (ER) e o projeto para manufatura e montagem (DFMA) como ferramentas de suporte ao projeto conceitual de produtos. A partir de uma fundamentação teórica sobre esses conceitos, o presente trabalho visa analisar a adequação de um modelo para a utilização integrada do DFMA com a prototipagem rápida em uma abordagem de ER no projeto de um novo sistema de fechadura para forno industrial e recomendar melhorias no projeto conceitual do novo sistema de fechadura. O método de pesquisa empregado foi a pesquisa-ação, uma vez que o pesquisador buscava resolver um problema identificado dentro do objeto de estudo em parceria com a equipe de profissionais da empresa. Os resultados das recomendações para o projeto conceitual apresentam redução, especialmente, no custo, no tempo para fabricação e no tempo para montagem. Conclui-se que o modelo de integração estudado foi adequado para apoiar o processo de projeto do sistema de fechadura proposto por meio da ER.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ware, Roger, and Alexis Jacquemin. "The New Industrial Organization: Market Forces and Strategic Behavior." Southern Economic Journal 54, no. 4 (April 1988): 1077. http://dx.doi.org/10.2307/1059565.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

DeBresson, Chris, and David F. Noble. "Forces of Production: A Social History of Industrial Automation." Labour / Le Travail 18 (1986): 258. http://dx.doi.org/10.2307/25142705.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Diani, Marco, David F. Noble, and Harley Shaiken. "Forces of Production: A Social History of Industrial Automation." Design Issues 2, no. 2 (1985): 81. http://dx.doi.org/10.2307/1511425.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pursell, Carroll, and David F. Noble. "Forces of Production: A Social History of Industrial Automation." American Historical Review 94, no. 2 (April 1989): 545. http://dx.doi.org/10.2307/1867011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Leslie, Stuart W., and David F. Noble. "Forces of Production: A Social History of Industrial Automation." Technology and Culture 27, no. 1 (January 1986): 158. http://dx.doi.org/10.2307/3104968.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

EMBER, LOIS R. "Auto, oil industries join forces to study clean fuels." Chemical & Engineering News 67, no. 44 (October 30, 1989): 17–18. http://dx.doi.org/10.1021/cen-v067n044.p017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Gold, Bela. "Forces tending to reduce concentration levels in US industries." Managerial and Decision Economics 10, no. 2 (June 1989): 115–19. http://dx.doi.org/10.1002/mde.4090100205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography