To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fotobiomodulação.

Journal articles on the topic 'Fotobiomodulação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fotobiomodulação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Fortuna Marrach Archangelo, Fátima, and Liciane Toledo Bello. "Uso de autólogos associados á fotobiomodulação em harmonização orofacial de paciente fumante: relato de caso." AESTHETIC OROFACIAL SCIENCE 1, no. 1 (September 15, 2020): 45–51. http://dx.doi.org/10.51670/ahof.v1i1.15.

Full text
Abstract:
O objetivo deste Relato de Caso foi demonstrar o potencial uso de concentrados sanguíneos na revitalização facial através do uso de autológos fotobiomodulados injetados localmente na face posteriormente à fotobiomodulação sistêmica transcutânea. Detalhamentos de Caso: Paciente do sexo feminimo, 61 anos, fumante, apresentado rugas profundas, ressecamento e manchas dispersas em toda a extensão da pele, bem como, deslocamento descendentes dos coxins gordurosos faciais. A paciente foi submetida à fotobiomodulação sistêmica, por 30 minutos previamente à venopunção com laser infravermelho. Após a coleta dos tubos de sangue, procedeu-se a centrifugação e fotobiomodulação com laser infravermelho do material biológico e na sequência, foram realizadas as aplicacões do concentrado sanguíneo fotobiomodulado no tegumento, por toda a extensão da face, bem como, em seguida, procedeu-se o microagulhamento e gotejamento concomitante do material autólogo. Tanto a intrademoterapia, quanto o microagulhamento conjunto ao gotejamento, permitiu o uso amplo do material biológico fotomodulado. Conclusão: O uso dos concentrados sanguíneos fotobiomodulados mostrou-se eficiente na revitalização tegumentar em paciente fumante, através da melhora dos sinais de hidratação, na redução das manchas e na lassidão tegumentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, Elaine dos Santos, Erica Tainara Alves dos Santos, and Seânia Santos Leal. "Efeitos da fotobiomodulação e exercícios na dor e força muscular na osteoartrose de joelho: Uma revisão sistemática." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 12, 2021): e2010716668. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16668.

Full text
Abstract:
Introdução: A osteoartose consiste em uma doença degenerativa que pode ou não estar associada a processos inflamatórios, um dos recursos terapêuticos possíveis para o tratamento dessa enfermidade é a fotobiomodulação laser. Objetivos: Este estudo tem como objetivo, analisar por meio de uma revisão sistemática de literatura, a eficácia da fotobiomodulação e exercícios na da dor e força muscular na osteoartrose de joelho. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline, PubMed e Scielo, utilizando como descritores: osteoartrose, fotobiomodulação, fisioterapia, terapia a laser. Foram identificados 35 artigos com ano de publicação entre 2011-2020, escritos nos idiomas português e inglês. Posteriormente, foram lidos os resumos dos artigos, eliminando-se 29 artigos que não atenderam aos critérios. Resultados: 6 artigos compuseram essa revisão, demonstraram diferentes parâmetros de laser infravermelho, e diferentes protocolos de exercícios, porém todos com bons resultados. Conclusão: conclui-se que o uso da fotobiomodulação do laser infravermelho associado ao treino de força tem grande eficácia no tratamento de pacientes com osteoartrose de joelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amaral Rocha, Breno, Mário Rodrigues de Melo Filho, Luís Antônio Nogueira dos Santos, Sílvio Leonardo Soares Silveira, and Alyne Simões. "Terapia de fotobiomodulação no tratamento das lesões orais da síndrome de Stevens-Johnson: relato de caso." HU Revista 45, no. 4 (February 14, 2020): 478–82. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.25799.

Full text
Abstract:
Introdução: A Síndrome de Stevens-Johnson é uma reação rara que se manifesta por exantema que evolui para um extenso deslocamento epidérmico. Na maioria dos casos, há o surgimento de lesões dolorosas em mucosa oral, que podem reduzir a ingestão de nutrientes e dificultar a higiene bucal. A terapia de fotobiomodulação pode ter um importante papel antálgico, na modulação da inflamação e na cicatrização dessas lesões. Objetivo: Relatar um caso clínico no qual as lesões orais da Síndrome de Stevens-Johnson foram tratadas com o auxílio da terapia de fotobiomodulação. Relato de caso: Paciente de 17 anos, do sexo feminino, com diagnóstico de síndrome de Stevens-Johnson, apresentava-se com edema labial, úlceras orais, febre e odinofagia intensa, com tolerância apenas para dieta líquida. Encontrava-se com redução da ingestão alimentar, sem comunicação oral eficiente e com interrupção da higiene bucal devido a dor intensa. A terapia de fotobiomodulação foi utilizada no tratamento das lesões orais. Conclusão: A terapia de fotobiomodulação auxiliou na redução da dor, favoreceu a ingestão de alimentos por via oral e reduziu o tempo de cicatrização das lesões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Natália Reis, and Eustáquio Luiz Paiva Oliveira. "Fotobiomodulação no tratamentoda dor miofascial." Revista Saúde Dinâmica 6, no. 4 (2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.4322/2675-133x.2022.024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Amanda Leal dos, and Juliana Barros Ferreira. "Uso da Fotobiomodulação na Cicatrização de Indivíduos Queimados: Uma Revisão Integrativa / Use of Photobiomodulation in the Healing of Burned Individuals: An Integrative Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 53 (December 28, 2020): 454–62. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2867.

Full text
Abstract:
As queimaduras envolvem danos ao tecido devido ao calor e essas lesões podem ser tratadas com a fotobiomodulação no processo de cicatrização. Dessa forma, o objetivo foi avaliar a terapia a laser nos protocolos de tratamento de cicatrizes após lesão de queimaduras. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), entre 2010 à 2020, utilizando os descritores: fotobiomodulação, tratamentos, queimaduras e o operador booleano and. Foram selecionados 6 artigos, os quais demostram que o tratamento da fotobiomodulação atua na produção de fibroblastos e na formação do colágeno e elastina favorecendo assim a cicatrização. Sendo assim, a terapia a laser promove a cicatrização nas lesões em queimados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carvalho, Jane Maria Silva, Laurita dos Santos, and Ricardo Scarparo Navarro. "Impacto terapêutico da fotobiomodulação no tratamento da doença de Alzheimer: Uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 13, 2021): e32910817046. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17046.

Full text
Abstract:
A Doença de Alzheimer (DA) é entendida atualmente como uma série de fases, a qual inicia com um processo anormal de acúmulo de proteína no cérebro, passando pelo conhecido Transtorno Neuro Cognitivo Menor Tipo Alzheimer até os estágios perceptíveis da doença. A DA é considerado um grave problema na saúde mundial, com elevado aumento da incidência. Apesar disso, não existe um tratamento eficaz para sua cura. Porém, tratamentos não farmacológicos têm apresentado bons resultados para amenizar as perdas cognitivas e motoras apresentadas por seus pacientes, mais recentemente tem ganho destaque nos estudos, a terapia por fotobiomodulação. Deste modo, objetivo do presente estudo é realizar revisão integrativa da literatura do impacto terapêutico da fotobiomodulação no tratamento da Doença de Alzheimer. A partir da estratégia PICOS, realizou a estratégia de busca cm os descritores: Photobiomodulation, Alzheimer's Disease, Transcranial Photobiomodulation, Cognition, em inglês, português e espanhol, nas bases de dados PubMed, MEDLINE, LILACS e Scielo, entre janeiro de 2011 a janeiro de 2021, seguindo critérios de inclusão e exclusão dos artigos. No total, 7 artigos corresponderam a todos os critérios e objetivo do presente estudo. As pesquisas que envolvem a fotobiomodulação em pacientes com Doença de Alzheimer são ainda escassas e relativamente recentes, porém, os resultados já obtidos são significativos e promissores, pois apresentam indícios que é possível reverter alguns quadros de perdas cognitivas através de alterações celulares e melhorias circulatórias, medidas através de testes cognitivos e exames de imagem, respectivamente. O presente estudo pode concluir que a fotobiomodulação, embora ainda apresente algumas divergências quanto a sua aplicabilidade, tem um impacto positivo no tratamento da Doença de Alzheimer, pois através de inúmeras alterações que promove no cérebro, possibilita a melhora das funções cognitivas, habilidades funcionais diárias e qualidade de vida. Deste modo, mais estudos são necessários para elucidar as lacunas ainda existentes sobre a fotobiomodulação em humanos com Doença de Alzheimer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Girotto, Paula Regina, Evandro Claudino De Sá, and Adriana Gomes de Sousa. "Uso da fotobiomodulação para cicatrização de lesão por pressão em paciente em cuidados paliativos exclusivos: relato de caso." Health Residencies Journal - HRJ 3, no. 15 (January 12, 2022): 37–49. http://dx.doi.org/10.51723/hrj.v3i15.348.

Full text
Abstract:
Introdução: Lesão por pressão é definida como uma região da pele lesionada profundamente, geralmente ocorre sobre uma proeminência óssea e pode ser desencadeada por fatores extrínsecos, como a permanência na mesma posição por um período muito longo e/ou por fatores intrínsecos, como desnutrição, insuficiência circulatória, vasoconstrição periférica, alterações no índice de massa corporal e presença de doenças crônicas. O tratamento com fotobiomodulação pode promover a cicatrização tecidual, modulação do processo inflamatório e neovascularização. Objetivo: O presente relato de caso tem por objetivo observar a resposta de cicatrização tecidual e efeitos analgésicos do uso da fotobiomodulação. Metodologia: Foi utilizada a manta de LED da marca Sportllux Advanced PRO por 10 minutos em dias intercalados durante a internação, juntamente com a equipe de enfermagem realizando os curativos. Conclusão: A terapia de fotobiomodulação em conjunto com os cuidados padrões de feridas é eficaz, considerando as características clínicas individuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Toledo Bello, Liciane. "Fotobiomodulação associada a antioxidante quelante no tratamento de equimose/hematoma na região periorbicular após injeção de bioestimulador." AESTHETIC OROFACIAL SCIENCE 1, no. 1 (September 14, 2020): 37–44. http://dx.doi.org/10.51670/ahof.v1i1.12.

Full text
Abstract:
O presente caso clínico teve como objetivo o tratamento de hematoma e equimose após procedimento estético através da associação da fotobiomodulação e agente antioxidante. A importância do manejo adequado se da pelo fato da presença da afecção ocasionar estresse psicológico, podendo ainda ser o fator desencadeante da hiperpigmentação pós inflamatória periocular. Detalhamento do caso: paciente do sexo feminino, 48 anos, portadora de alterações hepáticas congênitas, apresentou equimoses e hematomas após procedimento injetável com o uso de bioestimuladores. A conduta clínica da mesma foi submetê-la á fotobiomodulação através do uso da luz amarela emitida por diodo LED em 590 nm associada ao laser infravermelho em 808 nm simultaneamente em regime contínuo e pulsado, juntamente com uso de antioxidantes tópico e sistêmico para tratamento da coleção sanguinolenta e clareamento da área acometida. Conclusão: a fotobiomodulação e antioxidantes mostraram-se eficazes na resolução da equimose e hematoma, sem evoluir para hiperpigmentação pós inflamatória periocular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Talita Oliveira de, Wabison Júnior Fernandes dos Santos, Mayara Spin, Kyara Marcondes Sardeli, and Karina Alexandra Batista da Silva Freitas. "Associação da fotobiomodulação e hialuronidase tópica no extravasamento de paclitaxel: estudo de caso." Research, Society and Development 10, no. 13 (October 21, 2021): e553101321470. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21470.

Full text
Abstract:
Objetivo: Demonstrar o uso da associação da fotobiomodulação com a hialuronidase tópica, no extravasamento de paclitaxel. Método: Estudo de caso referente a utilização da fotobiomodulação e da hialuronidase tópica em um extravasamento de paclitaxel ocorrido no ambulatório de oncologia de um hospital universitário. Após 450 ml de infusão do paclitaxel, observou-se parada da bomba de infusão, edema no local e constatou-se deslocamento de parte do cateter do local da punção. Paciente negou queixas álgicas no local e relatou que somente observou o edema no mesmo momento da equipe de enfermagem A área foi demarcada e apresentou medida aproximada de 3,5 x 3,0 cm (altura x largura). Resultados: Após a constatação do extravasamento, foi realizado todas as medidas necessárias, seguindo-se o protocolo institucional. Foram realizados 9 pontos de fotobiomodulação utilizando-se como densidade de energia 1 joule/cm2, após, foi administrada hialuronidase tópica 65 UTR/g. Paciente foi orientado quanto aos cuidados domiciliares. Conclusão: A associação da FBM com a hialuronidase tópica, manteve a integridade da pele do paciente, não formando lesões decorrentes do extravasamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dantas, Rafael Leite, Jivago Gentil Moreira Pinto, Reijane Oliveira Lima, Rauirys Alencar De Oliveira, and Wellington Dos Santos Alves. "Fotobiomodulação experimental na prevenção de enfisema pulmonar." ConScientiae Saúde 11, no. 1 (March 30, 2012): 53–59. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v11n1.2959.

Full text
Abstract:
Introdução: A DPOC é hoje um grande desafio para a saúde pública, sendo a quarta causa de morte no mundo e com projeções de torna-se a terceira. Objetivo: Avaliar a ação anti-inflamatória do laser na preservação da estrutura alveolar e diminuição dos neutrófilos. Método: Utilizaram-se cinco grupos de oito animais: grupo controle; grupo cânula; grupo laser; grupo DPOC (recebeu instilação de papaína) e grupo DPOC+laser. Para análise dos resultados foram realizados LBA e histopatológico. Resultados: Os resultados foram sub¬metidos à análise de variância (ANOVA). O LBA demonstrou um aumento significativo no número de neutrófilos no grupo DPOC, quando comparado ao controle e ao DPOC+laser. Na análise histopatológica, o DPOC apresentou elevado grau de hialinização, congestão e colabamento alveolar, o que não foi encontrado nos demais grupos. Conclusão: Os efeitos fotobiomoduladores do laser se mostraram eficazes na prevenção do enfisema pulmonar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Monteiro, Larissa Ariene Lacerda, Yasmin Podlasinski da Silva, and Magda Patrí­cia Furlanetto. "Eficácia da terapia de fotobiomodulação em episiotomias." Fisioterapia Brasil 22, no. 1 (March 19, 2021): 86–101. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v22i1.4481.

Full text
Abstract:
Introdução: Com a finalidade de evitar e reduzir lesões dos tecidos do canal do parto, a episiotomia pode ser realizada. Contudo, complicações cicatriciais podem ocorrer e resultar em desconfortos e dificuldades nas atividades diárias das parturientes. O uso de fotobiomodulação (FBM) em episiotomia é considerada uma alternativa de método não farmacológico para auxiliar no tratamento e cuidado destas puérperas. Objetivo: Revisar os estudos publicados nos últimos 20 anos sobre o efeito da FBM em episiotomia. Métodos: Revisão sistemática da literatura realizada através de busca digital em artigos publicados em revistas eletrônicas, ensaios clínicos e ensaios clínicos randomizados, entre os anos de 2000 e 2020, nas bases de dados eletrônicas PEDro, PubMed, Science Direct e Bireme. Resultados: Foram verificados estudos com aplicação da FBM para reparo tecidual e analgesia em episiotomia. A partir da análise de estudos metodologicamente mais robustos, a FBM não pareceu apresentar benefícios na aceleração do processo cicatricial, mas alguns resultados positivos para o controle da dor. Conclusão: De acordo com os achados, são necessários mais estudos com adequação de parâmetros e qualidade metodológica para elucidar quais os efeitos do uso da FBM no tratamento de episiotomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sganzerla, Juliana Tomaz, Talissa Yurko Martins Pereira, Thamisa Martins Secchi, Patrícia Fernandes De Araújo, and Thaysa Luany Pacheco Oliveira. "FOTOBIOMODULAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA OSTEONECROSE DOS MAXILARES." Singular. Saúde e Biológicas 1, no. 2 (December 15, 2021): 13–17. http://dx.doi.org/10.33911/singularsb.v1i2.123.

Full text
Abstract:
Introdução: Necrose óssea é uma consequência indesejada no tratamento de pacientes que são submetidos à radiação (osteoradionecrose) ou tratamentos com bisfosfonatos e medicações reabsotivas (osteonecrose). Apesar de ambas serem largamente estudadas na literatura, ainda representa uma complicação bucal de terapias sistêmicas de difícil controle e resolução. Metodologia: Os estudos clínicos apontam pra diversas formas de tratamento, porém nenhuma ainda demonstrou ser totalmente efetiva. Resutados e Discussão: A fotobiomodulação consiste em um método alternativo, conservador e de baixo custo, que se comprovado, poderia ser de grande valia para o tratamento dos pacientes com necroses ósseas nos ossos gnáticos, no entanto a falta de padronização dos protocolos gera dificuldades de interpretação e aplicabilidade dos resultados, ainda muito divergentes. Conclusão: Neste trabalho, visou-se discutir os estudos em modelo animal que utilizaram fotobiomodulação como o principal tratamento para osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Moreira, Leonardo Marmo, Alexandre de Oliveira Teixeira, and Juliana Pereira Lyon. "Métodos Fototerapêuticos de relevância clínica." Research, Society and Development 11, no. 5 (April 14, 2022): e51411528589. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28589.

Full text
Abstract:
Os métodos fototerapêuticos constituem uma área muito interdisciplinar e aplicada, sendo associados a várias ciências básicas e aplicadas. As técnicas fototerápicas têm sido cada vez mais utilizadas em diversas áreas da saúde, tais como medicina, odontologia e veterinária. “Fotobiomodulação”, “Laserterapia”, “Low-level laser therapy” (LLLT) ou “Low-level light therapy” (LLLT) consistem em diferentes nomenclaturas pelas quais são conhecidos alguns desses procedimentos fototerapêuticos. Variando o tipo de fonte de luz, abrangendo lasers, LEDs, luz policromática branca, entre outros, tais procedimentos têm originado excelentes resultados na minimização da dor e na aceleração do processo de cicatrização, inclusive em cuidados pós-operatórios, entre outras aplicações. Diferentemente, da Terapia Fotodinâmica (TFD), a qual é muito aplicada em casos de câncer e de doenças infecciosas, entre outros, nas técnicas fototerápicas, como a “fotobiomodulação”, não ocorre a adição do agente fotossensibilizante ou fotossensibilizador (FS) exógeno. Portanto, a “fotobiomodulação” faz uso de uma espécie de ativação de espécies químicas endógenas, abrangendo grupos cromóforos e/ou corantes presentes no tecido biológico-alvo. As características gerais desse tipo de técnica fototerápica são analisadas e as perspectivas futuras de ampliação desse tipo de aplicação em medicina humana e veterinária são muito promissoras, tanto em função da eficácia terapêutica como pelo baixo custo dos respectivos dispositivos e procedimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Farias, Laís Gonzaga de, and Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão. "Uso do laser de baixa intensidade e LED no processo de cicatrização de feridas: uma revisão." Research, Society and Development 11, no. 4 (March 26, 2022): e55811427722. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27722.

Full text
Abstract:
A cicatrização de feridas cutâneas é um desafio na clínica cirúrgica, exigindo novos métodos terapêuticos para que o processo seja otimizado e se realize de forma adequada. Neste aspecto, a fotobiomodulação com a luz laser de baixa intensidade (LBI) tem sido estudado e aplicado, como tratamento coadjuvante nesse processo. Estudos avaliaram que os lasers podem ser empregados de forma satisfatória, otimizando o processo de reparo dessas feridas. O objetivo da presente revisão integrativa foi revisar o uso da fotobiomodulação com luz led e laser no processo de cicatrização das lesões. Como estratégia de busca, fez-se pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Lilacs e Web of Science, e selecionou-se estudos realizados em humanos e em laboratório in vivo com ratos, entre os anos 2010 e 2021. Uma combinação das seguintes palavras-chaves foi utilizada: luz LED, laser, in vivo, humanos e laboratório. Cinquenta e dois estudos foram selecionados, destes, quarenta foram eliminados como duplicatas e quatorze foram incluídos a fim de análise qualitativa. Em todos os artigos estudados, a terapia com o laser obteve resultados positivos, atuando de forma satisfatória aos objetivos. Após a análise dos estudos, pode-se concluir que a fotobiomodulação com laser de baixa intensidade e o LED mostram-se eficazes melhorando de forma satisfatória todo o processo de reparo tecidual. No entanto, existe a necessidade de mais conhecimento e estudos para que a terapia seja realmente incorporada na clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

David, Amanda Cabral, and Stella Regina Zamuner. "Efeito da fotobiomodulação na modulação da interleucina-10: revisão narrativa de estudos clínicos." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 42, no. 2 (September 28, 2021): 236. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n2p236.

Full text
Abstract:
O sistema imune envolve diversos mecanismos de resposta imunológica que são fundamentais para o organismo se manter em equilíbrio e protegido. Dentre estes mecanismos, há a expressão de citocinas anti-inflamatórias e imunomoduladoras, como a interleucina-10 (IL-10). Esta citocina anti-inflamatória tem um papel crucial no sistema imune, uma vez que desempenha inúmeras funções biológicas. Estudos têm demonstrado que a terapia de fotobiomodulação (TFBM) tem sido eficaz na modulação da citocina IL-10, aumentando sua expressão, em várias doenças de caráter inflamatório. Apesar do mecanismo de ação da TFBM ainda não ser totalmente compreendido, esta vem se mostrando uma terapia promissora para estas doenças. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi revisar estudos clínicos em que avaliaram a liberação/expressão da citocina IL-10 em diversas patologias em resposta à TFBM, e discutir as evidências atuais e potenciais da fotobiomodulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Trevisan, Eduardo Santos, Cintia Cristina Martignago, Laurita dos Santos, Livia Assis, Daniela Bezerra Macedo, Soraia Salman, Richard Liebano, and Carla Roberta Tim. "Uso do fotobiomodulação no tratamento de osteoartrite de joelhos:avaliação da marcha." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 19, 2020): e659108098. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8098.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente estudo foi avaliar uso da terapia por fotobiomodulação a LED (diodo emissor de luz) na atividade funcional da marcha em animais com OA em joelhos. Para isso, 20 ratos da linhagem Wistar, machos, com dois meses de idade e massa corpórea média de 150 g foram utilizados. A indução da OA (osteoartrite) foi realizada no joelho esquerdo de todos os animais por meio da transecção do ligamento cruzado anterior (TLCA). 4 semanas após a indução da OA os ratos foram divididos aleatoriamente em grupo OA controle (OAC): animais sem nenhuma intervenção terapêutica e grupo OA LED (OAL): animais irradiados com LED. A avaliação da marcha foi realizada antes do início do tratamento com LED e após 4 semanas de tratamento com LED (850 nm, 200 mW, 30 seg, 6 J, 3 vezes por semana). A análise da marcha não demonstrou diferença significativa entre o grupo OAC e OAL. Assim, sugere-se que a terapia por fotobiomodulação a LED não foi capaz de promover alteração da marcha em animais. O objetivo do presente estudo foi avaliar uso da terapia por fotobiomodulação a LED (diodo emissor de luz) na atividade funcional da marcha em animais com OA em joelhos. Para isso, 20 ratos da linhagem Wistar, machos, com dois meses de idade e massa corpórea média de 150 g foram utilizados. A indução da OA (osteoartrite) foi realizada no joelho esquerdo de todos os animais por meio da transecção do ligamento cruzado anterior (TLCA). 4 semanas após a indução da OA os ratos foram divididos aleatoriamente em grupo OA controle (OAC): animais sem nenhuma intervenção terapêutica e grupo OA LED (OAL): animais irradiados com LED. A avaliação da marcha foi realizada antes do início do tratamento com LED e após 4 semanas de tratamento com LED (850 nm, 200 mW, 30 seg, 6 J, 3 vezes por semana). A análise da marcha não demonstrou diferença significativa entre o grupo OAC e OAL. Assim, sugere-se que a terapia por fotobiomodulação a LED não foi capaz de promover alteração da marcha em animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Chamusca, Flávia Vilela, Sílvia Regina Almeida Reis, Denise Lemaire, and Alena Peixoto Medrado. "Mediadores do efeito sistêmico do processo inflamatório e terapias fotobiomoduladoras: uma revisão de literatura." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 11, no. 1 (September 24, 2012): 70. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v11i1.5705.

Full text
Abstract:
A inflamação é um mecanismo de defesa caracterizado como próprio dos tecidos conjuntivos. Após uma lesão, a formação do exsudato ocorre para manter os fenômenos vasculares deste processo e para atuarem contra o agressor. Os mediadores químicos do exsudato têm grande importância farmacológica e terapêutica e podem ser inibidos ou estimulados, permitindo o controle dos sinais e sintomas da inflamação. A presente revisão de literatura objetiva documentar e descrever os efeitos sistêmicos desencadeados pelo processo inflamatório, contextualizando-o no âmbito da cicatrização de ferimentos assim como também confrontar alguns estudos que relataram a ação local e sistêmica da fotobiomodulação laser em diferentes modelos experimentais. De fato, o laser parece amenizar a resposta inflamatória. No entanto, a literatura reporta poucos dados sobre os efeitos sistêmicos da fotobiomodulação laser, principalmente no que se refere às células monomorfonucleares do sangue, sendo necessário o desenvolvimento de mais estudos nesta área.<br />
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Barros, Brenna Fernanda Melo, Cayara Mattos Costa, Graça Maria Lopes Mattos, Natalia de Castro Corrêa, and Rosana Costa Casanovas. "Uso do laser de baixa potência no tratamento de lesões bucais em pacientes com doenças neurológicas: Relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 6 (June 7, 2021): e47110616083. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16083.

Full text
Abstract:
A Terapia de Fotobiomodulação com o Laser de Baixa Potência tem sido utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento de lesões bucais. Objetivo: relatar um caso sobre o tratamento de lesão bucal traumática com a terapia de fotobiomodulação. Metodologia: Partindo da permissão por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) em partilhar as imagens para devido fim, o presente estudo trata de um relato de caso de cunho analítico descritivo. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, 43 anos, proveniente de hospital em São Luís, foi diagnosticado com novo Acidente Vascular Cerebral isquêmico (AVCi). Durante internação evoluiu de tubo orotraqueal para traqueostomia, realizando autofagia do lábio inferior como consequência da falta de coordenação dos movimentos musculares e potencializados durante manipulação. Ao exame físico odontológico, os dentes 11 e 12 estavam vestibularizados, com lesão em lábio inferior extensa; foi utilizada a cânula de Guedel e prescrito Triancinolona Acetonida como terapia. Após avaliação odontológica, o plano terapêutico constituiu-se de remoção imediata de cânula, otimização da analgesia, confecção de placa oclusal, desgaste de faces incisais de dentes 11 e 12, suspensão da Triancinolona, higienização da área e aplicação de laser de baixa potência com comprimento de onda de 660 nm, potência de 100 mW, tempo 20 segundos, energia 2J, em 3 sessões. Resultado: Observou-se a regressão da lesão após 24 horas da aplicação do laser. Manteve-se o uso de placa e acompanhamento após alta da Unidade de Terapia Intensiva. Conclusão: O uso da terapia de fotobiomodulação mostrou-se uma ferramenta eficaz na cicatrização de lesão bucal traumática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Ferreira, Keli Cristina, João Júnior Gomes, and Anelvira de Oliveira Florentino. "Fotobiomodulação no reparo tecidual de lesão por pressão em região glútea: relato de experência." Nursing (São Paulo) 24, no. 282 (November 16, 2021): 6389–93. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2021v24i282p6389-6393.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a evolução clínica no reparo da lesão por pressão em região glútea à direita, por meio da fotobiomodulação e terapia fotodinâmica. Método: Trata-se de um estudo descritivo analítico experimental, através do relato de relato de experiência, desenvolvido no período de 26/01/2019 a 11/06/2019. Resultados: O tratamento teve início no dia 26/01/2019, lesão medindo 9,0 cm de comprimento, 5,0 cm de largura e 3,5 cm de profundidade, com a seguinte conduta nas primeiras 16 sessões: Terapia Fotodinâmica e cobertura primária de espuma impregnada com Polihexametileno de Biguanida, e secundária sempre que necessário. Após, foram realizadas sessões de laser pontual no leito da lesão e região perilesional, mantendo como cobertura primária gaze impregnada com Polihexametileno de Biguanida, e trocas realizadas sempre que necessário até o término do tratamento. Conclusão: Conclui-se que houve melhora no processo de cicatrização da lesão tratada com fotobiomodulação e terapia fotodinâmica, porém, é importante que o profissional esteja habilitado para atuar com essa prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sardim, André Cabral, Rodrigo Paschoal Prado, and Carlos Eduardo Pinfildi. "Efeito da fotobiomodulação associada a exercícios na dor e na funcionalidade de pacientes com osteoartrite de joelho: estudo-piloto." Fisioterapia e Pesquisa 27, no. 2 (June 2020): 119–25. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/18020027022020.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da fotobiomodulação associada a exercícios na dor e na funcionalidade de pacientes com osteoartrite de joelho. Para isso foram recrutados 20 pacientes com osteoartrite do joelho uni ou bilateral, que foram distribuídos em dois grupos: grupo-controle (GC), que realizou aplicação de fotobiomodulação (FBM) placebo e um protocolo de exercício; e grupo fotobiomodulação (GF), que realizou aplicação ativa da FBM e o protocolo de exercício, sendo esse realizado duas vezes por semana durante oito semanas e consistindo de alongamentos passivos dos músculos de membros inferiores, straight leg raise, treinamento proprioceptivo e exercícios para o controle da marcha. A FBM foi aplicada com o aparelho cluster contendo quatro diodos de 670 nm e cinco diodos de 850 nm, com uma potência de saída de 540 mW, sendo a dose utilizada de 4 J/cm2. Os grupos foram avaliados pré e pós-tratamento com os questionários SF-36, Lequesne, Tinetti, e por meio da Escala Visual Analógica de dor (EVA). Os dados foram analisados com o método Anova, seguido do Bonferroni. Os dados indicaram melhoras significativas para o GF ao fim do tratamento para as avaliações da EVA (2±1,25 vs. 0,7±0,82; p=0,009). Embora ambos os grupos tenham obtido melhoras significativas ao longo do tratamento, não foi possível observar diferenças significativas entre eles para o restante das avaliações ao final do tratamento. Portanto, conclui-se que o uso da FBM associada a exercícios apresentou melhora da dor nos pacientes com osteoartrite de joelho, embora não tenha sido possível observar diferenças significativas no que diz respeito à funcionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Fonseca, Khetyma Moreira, Leonardo de Melo Rodrigues, Danniel Cabral Leão Ferreira, Márcia Milena Oliveira Vilaça, Suzana Maria Pereira Galvão, and Wellington dos Santos Alves. "Efeitos da Fotobiomodulação nas Alterações Extrapulmonares Ocasionadas pelo Enfisema Experimental em Rattus norvegicus." Saúde e Pesquisa 9, no. 1 (June 14, 2016): 143. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n1p143-152.

Full text
Abstract:
O enfisema pulmonar é um processo inflamatório pulmonar e tem repercussões extrapulmonares. Os objetivos desta pesquisa são investigar os efeitos da fotobiomodulação nas alterações extrapulmonares. Foram selecionados 24 ratos, divididos em três grupos de 8 animais: grupo controle (GC: recebeu apenas solução salina); grupo DPOC (GD: instilação de papaína 2 mg/kg); grupo DPOC + laser (GDL: instilação de papaína + 15 dias de laserterapia). Para análise dos dados foi coletado e observado: CKMB, LBA, Histologia (análise morfométrica) e espessura das câmaras cardíacas (análise morfométrica), respectivamente. Houve diminuição no número de células inflamatórias no LBA do GDL (p < 0,05) quando comparado com GC e GD; aumento dos níveis de CKMB no grupo GD (p < 0,05); e diminuição significativa no GDL (p = 0,0009) quando comparado com o GD, hipertrofia ventricular esquerda (p < 0,05) no grupo GD e GDL quando comparado com controle. A fotobiomodulação diminui a liberação de células inflamatórias responsáveis pela liberação do CKMB na corrente sanguínea, diminuindo assim os níveis de CKMB e reduzindo os riscos de infarto do miocárdio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Araújo, Angélica Rodrigues. "Efeitos do laser de baixa potência sobre a regeneração da cartilagem na osteoartrose." Fisioterapia Brasil 12, no. 2 (May 20, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v12i2.814.

Full text
Abstract:
Introdução: Osteoartrose (OA) é uma enfermidade articular multifatorial que acomete diversas articulações e caracteriza-se pela degeneração da cartilagem. A fotobiomodulação pode favorecer o controle dos sinais e sintomas característicos dessa afecção. Entretanto, na literatura ainda não há um consenso sobre o papel da luz na regeneração da cartilagem. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura acerca do papel da luz na faixa espectral do vermelho ao infravermelho próximo no tratamento das doenças articulares degenerativas. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de estudos disponíveis nas bases de dados Capes, PubMed, Cochrane, Pedro e Lilacs. Resultados: Os critérios de inclusão foram atingidos por nove estudos. Somente um artigo avaliou o uso da fotobiomodulação no reparo da cartilagem em células humanas. Não houve homogeneidade entre os estudos em relação à maioria dos parâmetros luminosos utilizados. Discussão: Houve grande diversidade entre os parâmetros de aplicação estabelecidos por cada estudo, o que dificulta a determinação de parâmetros clínicos eficazes para utilização desses dispositivos no tratamento da OA. Conclusão: A radiação luminosa parece ser eficaz no reparo da cartilagem. Os parâmetros ideais para aplicações em humanos são, entretanto, ainda controversos.Palavras-chave: terapia a laser de baixa intensidade, osteoartrose, cartilagem articular
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Macedo, Suellén Pereira Rodrigues, Mara Soares de Almeida Mota, Caroline Ferreira Fagundes, Matheus Rodrigues de Souza, and Ricardo Scarparo Navarro. "Efeitos da fotobiomodulação no tratamento de úlceras por pressão: Revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 17, 2021): e32810212597. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12597.

Full text
Abstract:
Úlceras por pressão (UP) são importantes causas de morbidade, além de possuir alto custo ao sistema de saúde, agrega um risco adicional para os portadores pois impõe a perda da barreira constitucional da pele. A fotobiomodulação com laser de baixa potência (FBM) mostra efetivas ações analgésica, antinflamatória e reparação dos tecidos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da FBM no tratamento de UP a partir de uma revisão integrativa norteada pela pergunta “Qual a eficácia da fotobiomodulação no tratamento de úlceras por pressão?”. O estudo incluiu sete artigos selecionados nas bases de dados Scielo, PubMed e LILACS entre o período de 2015 e 2020. Após a leitura, análise e interpretação dos dados, pôde-se verificar que, apesar de haver poucos estudos recentes sobre a terapia a laser na temática da lesão por pressão, os artigos elucidam que a terapia com laser de baixa potência é uma modalidade promissora de tratamento, que proporciona redução do tempo de cicatrização e melhora no aspecto das feridas. Contudo, apesar de diversos estudos demonstrarem os efeitos benéficos desta, ainda não há consenso e protocolos específicos definidos que determinem parâmetros de irradiação, como comprimento de onda, energia, fluência, potência, irradiância, duração do pulso e intervalos entre as sessões de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, David Ribeiro, Carolina Alves Delpasso, Luana Aparecida Pilato Ribeiro, Thiago dos Santos Maciel, and Davidson Ribeiro Costa. "Fotobiomodulação empregada no tratamento e/ou prevenção da fadiga muscular em humanos: Direcionamento para a empregabilidade clínica." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 9, 2021): e24410414126. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14126.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento dos principais parâmetros de aplicação da fotobiomodulação proveniente da Terapia a Laser de Baixo Intensidade (TLBI) e/ou da terapia com diodos emissores de luz (LEDT) empregada sobre a FM, além de propor sua empregabilidade clínica por meio de protocolos que apresente evidências científicas. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados do PUBMED, utilizando as palavras-chaves disponíveis nos DESCs: “Photobiomodulation Therapy”, “PBTM”, “Low-Level Light Therapy”, “LLLT”, “Light-Emitting Diode Therapy”, LEDT”, “Phototherapy”, “Exercise”, “Fatigue”, “Performance”, “sport” em diferentes combinações e associadas aos descritores booleanos. Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: ensaios clínicos controlados e randomizados, publicados na língua inglesa, período de publicação entre os anos 2017 a 2020. Com isso, foi feita a leitura aprofundada dos artigos e mediante a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram somente dez artigos publicados. A terapia de fotobiomodulação realizada por meio da utilização da TLBI e LEDT é capaz de atrasar o processo de FM e consequentemente aumentar a performance. Contudo os parâmetros ideais de aplicação dessa ferramenta ainda continuam demostrando muitas variáveis. Exceto pelo comprimento de onda, que é o único parâmetro de aplicação que demostra uma tendência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Freitas, Karina Alexandra Batista da Silva, Eliana Maria Minicucci, Vanderlei Salvador Bragnato, and Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli. "Associação de diferentes abordagens da laserterapia de baixa potência no tratamento da deiscência cirúrgica de artroplastia do joelho." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 7, 2021): e505101119757. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19757.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi demonstrar a associação da fotobiomodulação, terapia fotodinâmica, terapia a laser a vácuo, irradiação de sangue com laser transcutâneo e curativo gel de Polihexametileno Biguanida tópicos no tratamento de deiscências de artroplastia de joelho. A metodologia utilizada foi um relato de caso descritivo, com coleta de dados do tratamento da paciente por meio do prontuário eletrônico. Foram analisados os sinais e sintomas, apresentados pela paciente, bem como as características da ferida. Dessa forma, os protocolos utilizados foram prescritos de forma individualizada, garantindo um atendimento diferenciado para a paciente. Foi autorizado pelo comitê de ética e a paciente assinou o termo de consentimento livre e esclarecido. Os resultados demostraram que a associação de diferentes abordagens da fotobiomodulação foram eficazes na cicatrização completa da ferida. Após 8 dias, observamos uma diminuição da profundidade do leito, do eritema e da inflamação do tecido ao redor com delimitação das bordas da ferida; bem como o clareamento da pele. Por tratar-se de uma ferida crônica, infectada a cicatrização completa aconteceu em sessenta e três dias. Conclui-se que que a combinação da ação fotodinâmica com pressão negativa estimulando a vascularização e a oxigenação bem como a melhora das condições corporais com SVPBM, promoveu uma recuperação muito mais rápida do que cada ação individual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lucio da Silva, Jéssica, Ana Flávia Spadaccini Silva-de-Oliveira, Danielle Gregorio, Rodrigo Antonio Carvalho Andraus, and Luciana Prado Maia. "Efeitos da Fotobiomodulação em Células Tumorais in vitro: Revisão da Literatura." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 24, no. 5-esp. (February 18, 2021): 645–49. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n5-esp.p645-649.

Full text
Abstract:
Atualmente, novos métodos de tratamento contra o câncer estão sendo investigados para a obtenção de um bom prognóstico e menor índice de efeitos colaterais, e uma das terapias atuais sob investigação é a Fotobiomodulação (FBM). Sabe-se que a proliferação de células normais e tumorais pode ser estimulada ou inibida pela FBM, e esse processo vai depender dos parâmetros utilizados. O objetivo deste estudo foi conduzir uma revisão da literatura, a fim de avaliar os efeitos biológicos de diferentes parâmetros da FBM sobre cultura de células tumorais (osteossarcoma). Realizou-se busca na literatura através das bases de dados PubMed/MEDLINE, Cochrane Library e EMBASE. Os estudos mostraram que a FBM pode ser utilizada em células cancerígenas de forma a diminuir a sua proliferação, contudo, a falta de padronização dos protocolos de irradiação a laser para investigações in vitro não permite estabelecer os parâmetros ideais para esse fim. Com base nos achados relatados se pode sugerir que a FBM, em parâmetros específicos, pode promover a bioestimulação ou até mesmo a inibição das células cancerígenas, sendo necessários mais estudos para determinar os protocolos de tratamento ideais e, por isso, deve ser usada com cautela na prática clínica. Palavras-chave: Terapia com Luz de Baixa Intensidade. Terapia a Laser. Osteossarcoma. Abstract Currently new treatment methods against cancer have been investigated to obtain a good prognosis and a lower rate of side effects, and one of the current therapies under investigation is Photobiomodulation (PBM). It is known that the normal and tumor cells proliferation can be stimulated or inhibited by PBM, and this process will depend on the parameters used. The objective of this study was to conduct a literature review in order to assess the biological effects of different PBM parameters on tumor cell culture (osteosarcoma). Literature search was performed through the PubMed/MEDLINE, Cochrane Library and EMBASE databases. Inclusion criteria were: to be an in vitro study with cancer cells, and to have at least one treatment group with PBM and a control group (without treatment). Studies have shown that PBM can be used in cancerous lesions in order to decrease the proliferation of these cells, however, the lack of standardization of laser irradiation protocols for in vitro investigations does not allow to establish the ideal parameters for this purpose. Based on the reported findings, it can be suggested that PBM in specific parameters may promote biostimulation or even inhibition of cancer cells. More studies are necessary to determine the ideal treatment protocols, and, because of this, it should be used with caution in clinical practice. Keywords: Low Intensity Light Therapy. Laser therapy. Osteosarcoma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Ferreira, Fabiana Dos Santos. "Laser érbium fracionado e fotobiomodulação por diodos emissores de luz em sequelas de queimaduras nas mãos: estudo piloto." Fisioterapia Brasil 16, no. 3 (April 23, 2016): 266. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v16i3.87.

Full text
Abstract:
Introdução: Em sequelas de queimaduras, a fisioterapia dermato-funcional pode utilizar dos meios físicos através de equipamentos de alta tecnologia, que promovam em uma primeira etapa a eliminação de parte do tecido cicatricial neoformado e, após, o estímulo à recuperação tecidual funcional controlada. Objetivos: Avaliar a eficácia do laser érbium fracionado associado à fotobiomodulação por Diodos Emissores de Luz (LED) no tratamento de sequelas de queimaduras nas mãos. Material e métodos: Participou do estudo um sujeito do sexo feminino, sobrevivente da tragédia da Boate Kiss que apresentou sequelas de queimadura nas mãos. O protocolo consistiu em uma única sessão de laser érbium fracionado e oito sessões de LED. A avaliação dos efeitos foi feita com imagens e através de uma escala com 6 parâmetros por três fisioterapeutas. Os dados obtidos não receberam tratamento estatístico. Resultados: As imagens demonstraram melhora geral na aparência das áreas. Na avaliação dos três fisioterapeutas, observou-se que na mão direita todos os parâmetros avaliados foram alterados positivamente, e na mão esquerda os parâmetros volume e distensibilidade já eram considerados normais antes do tratamento. O parâmetro hidratação foi o que apresentou o melhor resultado nas duas mãos. Conclusão: O tratamento com laser érbium fracionado e fotobiomodulação por LED demonstrou ser uma alternativa segura e eficaz para sequelas de queimaduras.Palavras-chave: fototerapia, laser, queimadura, cicatriz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dantas, Emanuelle Paiva de Vasconcelos, Cintia Cristina Santi Martignago, Carla Roberta Tim, Ricardo João Soares Barros Filho, Tereza Mara Alcântara Neves, and Lívia Assis. "Fotobiomodulação como coadjuvante no tratamento na lesão pulmonar aguda decorrente da sepse." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 9, 2020): e5929109024. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9024.

Full text
Abstract:
A sepse é considerada um grande problema de saúde, sendo a lesão pulmonar aguda (LPA) uma das complicações mais graves do choque séptico. Sabe-se que a LPA é uma doença caracterizada por lesão no epitélio alveolar, infiltrado de células inflamatórias, aumento da permeabilidade da barreira alvéolo – capilar, edema intersticial que ocasionam um desequilíbrio na ventilação e perfusão pulmonar, com alta taxa de morbidade e mortalidade nas unidades de terapia intensiva. O tratamento da LPA possui custo elevado e muitas vezes não é suficientemente eficaz, desta forma, a busca por novas terapias são de extrema importância clínica. A fotobiomodulação (PBM) através de lasers e LEDs tem mostrado ser uma ferramenta promissora e com bons resultados para diversas doenças inflamatórias, incluindo as alterações que acometem o sistema respiratório. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo é proporcionar, através de uma revisão narrativa, uma compreensão das evidências atuais disponíveis sobre a importância da PBM no tratamento dos distúrbios respiratórios e sua possível aplicabilidade na LPA decorrente da sepse. As buscas foram realizadas nas bases de dados bibliográficas do PubMed/MEDLINE, Biblioteca virtual da saúde (BVS), Web of Science e SciELO. As evidências encontradas neste estudo direcionam que a PBM pode ser proposta como um suporte para a terapia médica convencional no tratamento LPA oriundas da sepse, devido ao potencial de prevenir a progressão da lesão do parênquima pulmonar, atenuar o quadro inflamatório, otimizar o processo de reparação e reduzir o tempo de recuperação do paciente com LPA decorrente da sepse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gonçalves, Silma Rodrigues, Carla Roberta Tim, Cintia Cristina Santi Martignago, Marcelo Cavenaghi Pereira Silva, Carlos Alberto Anaruma, and Lívia Assis Garcia. "Potencial da terapia por fotobiomodulação no tratamento da atrofia do músculo esquelético." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 4, 2021): e931018527. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.8527.

Full text
Abstract:
A atrofia do tecido muscular estriado esquelético é um processo complexo causado por um desequilíbrio entre a degradação e síntese de proteínas miofibrilares, levando à redução da força muscular e, consequentemente, influencia o comportamento emocional, a saúde mental e a qualidade de vida dos indivíduos. Desta forma, a atenuação da atrofia e estímulo para formação de um novo tecido muscular é um desafio para reabilitação. Esforços consideráveis têm sido dedicados ao estabelecimento de novos tratamentos, entretanto, ainda faltam dados experimentais e clínicos confiáveis para sua aplicação clínica. Dentre as recursos terapêuticos disponíveis, a terapia por fotobiomodulação (PBMT, do inglês photobiomodulation therapy) apresenta um grande potencial, visto que é frequentemente utilizada como estratégia terapêutica promissoras para a reabilitação do tecido muscular estriado esquelético. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo é proporcionar, através de uma revisão narrativa, uma compreensão das evidências atuais disponíveis sobre a importância da PBMT no tratamento de atrofia do músculo esquelético. As buscas foram realizadas nas bases de dados bibliográficas do PubMed/MEDLINE, Biblioteca virtual da saúde (BVS), Web of Science e SciELO. As evidências encontradas neste estudo direcionam que a PBMT pode ser proposta como uma intervenção terapêutica eficaz no tratamento da atrofia muscular, devido ao potencial de estimular fatores regulatórios miogênicos que promovem a ativação e proliferação de células satélites e consequente aumento da formação de fibras musculares, assim como atenuar e apoptose de celular as vias de proteólise da fibra muscular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Farias, Laís Gonzaga de, José de Alencar Fernandes Neto, and Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão. "O uso da fotobiomodulação com luz LED e laser na clínica de ortodontia e ortopedia facial dos maxilares: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 9, 2021): e23110414084. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14084.

Full text
Abstract:
Os tratamentos ortodônticos ao longo dos últimos anos demandaram alternativas que pudessem deixá-los mais curtos e menos dolorosos. Estudos avaliaram que os lasers podem ser empregados nessa especialidade de forma satisfatória, como o laser de baixa potência que pode acelerar o tratamento ortodôntico, possuindo efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e na resposta radicular. O objetivo da presente revisão integrativa foi revisar o uso da fotobiomodulação com luz led e laser dentro da especialidade da ortodontia e ortopedia facial. Como estratégia de busca, fez-se pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Lilacs e Web of Science, e selecionou-se estudos realizados em humanos e em laboratório in vivo com ratos, entre os anos 2010 e 2021. Uma combinação das seguintes palavras-chaves foi utilizada: luz LED, laser, in vivo, humanos e laboratório. Vinte e sete estudos foram selecionados, destes, treze foram eliminados como duplicatas e quatorze foram incluídos a fim de análise qualitativa. Em 64% dos artigos estudados, a terapia com o laser obteve resultados positivos, atuando de forma satisfatória aos objetivos propostos nos estudos, e os outros 36% não encontraram resultados satisfatórios. Após a análise dos estudos, pode-se concluir que a fotobiomodulação com laser de baixa intensidade e o LED são realmente eficazes, podendo ser utilizada como procedimento coadjuvante concomitante ao tratamento ortodôntico. Entretanto, há necessidade de mais conhecimento e estudos para que a terapia seja realmente incorporada ao dia a dia prático do clínico ortodontista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Souza, Ana Vitórya Alves de, Lívia Fernandes Probst, Ellen Cristina Gaetti Jardim, and Julio Cesar Leite da Silva. "Terapia a laser de baixa potência no tratamento de lesões periféricas do nervo trigêmio em Odontologia: revisão de literatura." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 7 (July 16, 2021): 1107–18. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i7.5267.

Full text
Abstract:
A parestesia é um distúrbio neurossensorial decorrente de lesão nervosa que ocorre após uma intervenção odontológica e leva à perda de sensibilidade prolongada de uma região específica da face, além de outros sintomas, podendo ser resolvida espontaneamente após alguns dias ou meses, mas dependendo da extensão e tipo de lesão nervosa, este dano pode ser permanente. Com o avanço da tecnologia, os lasers vêm se popularizando na Odontologia, juntamente com os avanços em pesquisas. A terapia de fotobiomodulação com laser de baixa potência tem se mostrado como uma opção favorável ao tratamento de distúrbios neurossensoriais e aceleração do processo de reparo tecidual. Foi realizada uma revisão da literatura, a partir de buscas nas bases de dados do PubMed/MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), The Cochrane Library e Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. O presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia, a utilização terapêutica, e os mecanismos de ação da terapia a laser de baixa potência (LLLT), como também causas e fatores de risco relacionados aos procedimentos mais comuns de injúria nervosa. As recentes pesquisas envolvendo o uso da terapia de fotobiomodulação evidenciam a capacidade do laser em promover aceleração do processo de reparo tecidual, com fenômenos analgésicos, anti-inflamatórios, cicatrizantes e regenerativos. Embora tenha havido grandes descobertas nos últimos anos, a literatura ainda carece de protocolos e ensaios clínicos sobre o uso do laser, verificando e comprovando seus efeitos sobre lesões nervosas, devendo este ser o foco de pesquisas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Freitas, Karina Alexandra Batista da Silva, Eliana Maria Minicucci, Talita Oliveira de Lima, Karen Aline Batista da Silva, Benedito Donizete Menozzi, Valéria Flávia Batista da Silva, and Regina Célia Popim. "Efeitos da fotobiomodulação (laser de baixa intensidade) na cicatrização de feridas: revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 11 (September 4, 2021): e362101119821. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19821.

Full text
Abstract:
Objetivos: Identificar e analisar as evidências existentes referentes ao uso da terapia com luz de baixa intensidade na cicatrização de feridas. Método: Revisão integrativa baseada no referencial de Ganong, com busca realizada em março de 2020, com recorte temporal de janeiro de 2015 a março de 2020. Resultados: Foram selecionados 15 estudos, com diferentes delineamentos de pesquisa. Observou-se uma diferença nos parâmetros utilizados com energias que variaram de 1 a 20 J, o comprimento de onda entre 632,8 e 940 nm e potência de 1,08 mW a 6W. Conclusões: Não há protocolo clínico estabelecido para a cicatrização de feridas com uso da terapia com luz de baixa intensidade, observa-se que há efeitos benéficos da fotobiomodulação com adequados comprimento de onda, densidade de energia e potência do aparelho. Há necessidade de novos estudos com finalidade de melhor entendimento dessa terapia e estabelecimento de protocolos clínicos na prática em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, C. A., L. M. Hollanda, M. C. B. Sacilotto, B. F. G. Silva, and B. Damião. "APLICAÇÃO DE FOTOBIOMODULAÇÃO ASSOCIADO A INSULINA TÓPICA EM LESÃO CUTÂNEA: ESTUDO EXPERIMENTAL EM RATOS." Revista SODEBRAS 17, no. 194 (February 2022): 85–91. http://dx.doi.org/10.29367/issn.1809-3957.17.2022.194.85.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Chaves, Tratamento de úlceras de decúbito com De Abreu. "Tratamento de úlceras de decúbito com laser de baixa intensidade." Fisioterapia Brasil 10, no. 2 (December 16, 2017): 135. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i2.1516.

Full text
Abstract:
Úlceras de pressão são lesões que podem interferir na qualidade de vida dos indivíduos. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o efeito clínico da aplicação do laser de baixa potência no processo de cicatrização de úlceras de decúbito. Foram realizadas 2 aplicações semanais, durante 6 semanas, do laser Ga-As (904 nm) com dosimetria de 4 J/cm2 em dois indivíduos com úlceras de pressão crônicas na região sacral. Os resultados, avaliados através de registros fotográficos e mensuração da área da ferida, indicaram um aprimoramento no processo de cicatrização das úlceras. Conclui-se, que o laser de baixa potência foi eficaz no tratamento das úlceras de decúbito crônicas.Palavras-chave: úlcera de pressão, fotobiomodulação, cicatrização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Raffaele, Regina Maria, Mario Eduardo Baldo, Yara Diniz Souza, and Ellen Cristina Gaetti-Jardim. "Leserterapia como adjuvante na reparação de lesões químicas em boca." Research, Society and Development 10, no. 15 (November 17, 2021): e44101522340. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22340.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é relatar e discutir o caso de um paciente de 38 anos de idade, melanodermo, sexo masculino, internado na Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, por tentativa de suicídio por ingesta de soda caustica, causando inúmeras ulceras em todo sistema gastrointestinal, em especial a cavidade oral apresenta-se com edema de grande extensão, mucosas friáveis e ulceradas, assim para melhora e regeneração mais rápida foi usado terapia fotodinâmica e terapia de fotobiomodulação com o uso do laser de baixa potência. No transcorrer da internação, o paciente apresentou melhora significativa da cicatrização de mucosas orais e língua, evidenciando uma forma de tratamento não invasiva e com ótima resposta terapêutica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Batista da Silva Freitas, Karina Alexandra, Talita Oliveira de Lima, Eliana Maria Minicucci, Karen Aline Batista da Silva, Alessandra Passarelli Vigliassi, and Regina Célia Popim. "Associação da fotobiomodulação e da hialuronidase tópica no extravasamento e infiltração de antineoplásicos. Estudo retrospectivo." Nursing (São Paulo) 23, no. 271 (December 8, 2020): 4971–78. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4971-4978.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a ação da fotobiomodulação associada a hialuronidase tópica nos extravasamentos e infiltrações de antineoplásicos, na prevenção de formação de lesões. Método: Estudo transversal, retrospectivo, descritivo que analisou os dados referentes a extravasamento e infiltração de antineoplásicos em um Ambulatório de Oncologia de um Hospital Público do interior do Estado de São Paulo no período de janeiro de 2018 a outubro de 2019. Resultados: A população do estudo constitui-se de 15 participantes, destes, 53% (n=8) apresentaram extravasamento e 47% (n=7) infiltração, gerando uma incidência de 0,6% e 0,5% respectivamente. Os antineoplásicos mais envolvidos foram paclitaxel e carboplatina. Não houve formação de lesões nos 15 pacientes estudados. Foram realizadas apenas 02 sessões de FBM em cada paciente com exceção de 01 paciente que foram realizadas 07 sessões, por ser extravasamento de antraciclina. Conclusão: O protocolo administrado foi efetivo na prevenção de formação de lesões durante extravasamento e infiltrações de antineoplásicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Yuri Victor Barbosa, Thiago Correia da Silva Rezzo, Carla Roberta Tim, Patrícia Gabrielli Vassão, Thalita Páez, and Livia Assis Garcia. "Terapia por fotobiomodulação: mecanismo de ação e importância clínica no tratamento da osteoartrite de joelho." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 31, 2021): e59410112072. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12072.

Full text
Abstract:
A osteoartrite do joelho (OAJ) é uma das doenças articulares degenerativa progressiva mais comuns em todo o mundo e também uma das principais causas de incapacidade e danos à qualidade de vida. A terapia de fotobiomodulação (PBMT, do inglês Photobiomodulation Therapy) através de laser de baixa intensidade (LLLT, do inglês Low Level Laser Therapy) tem mostrado ser um tratamento promissora e com bons resultados para diversas doenças crônicas, incluindo as alterações que acometem o sistema articular. Dentro deste contexto, o objetivo deste estudo é proporcionar, por meio de uma revisão narrativa, uma compreensão das evidências atuais disponíveis sobre o mecanismo de ação e importância clínica da PBMT a laser no tratamento da OAJ. As buscas foram realizadas nas bases de dados bibliográficas do PubMed/MEDLINE, Biblioteca virtual da saúde (BVS), Web of Science e SciELO. Com base nos estudos revisados ​​por pares, os dados laboratoriais em modelos animais experimentais e estudos clínicos mostram que a PBM é capaz de reduzir a morte de condrócitos, estimular a síntese de componentes da matriz extracelular (MEC), atenuar a liberação de mediadores inflamatórios e proteolíticos presente em doenças articulares crônicas, prevenindo assim a degradação do tecido articular e periarticulares. Consequentemente, clinicamente, pode ser observado melhora da dor, funcionalidade e qualidade de vida do indivíduo acometido com OAJ e tratados com a PBMT a laser. Assim, podemos concluir que a PBMT a laser pode constituir um excelente coadjuvante no tratamento da OAJ, uma vez que é um método não invasivo e também apresenta custos relativamente baixos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Ana Flávia Spadaccini, Jéssica Lúcio da Silva, Danielle Gregorio, Rodrigo Antonio Carvalho Andraus, and Luciana Prado Maia. "Effect of Photo Biomodulation on Muscle Repair: a Literature Review." Journal of Health Sciences 23, no. 4 (December 6, 2021): 301–5. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2021v23n4p301-305.

Full text
Abstract:
AbstractMuscle injuries are frequent, both in the practice of exercises and in the work environment, and after the injury, healing begins. The inflammatory phase of muscle healing is accompanied by an increase in the production of reactive oxygen species (ROS), and a reduction in the antioxidant activity of defense enzymes. This imbalance between both can generate oxidative stress, which can cause oxidative damage by directly affecting vital cellular constituents, such as lipids, proteins and DNA, in addition to interfering negatively in the muscle cells differentiation . Therefore, substances or therapies that stimulate antioxidant repair and defense are crucial to keep the levels of free radical production low, and to minimize factors that delay or prevent tissue recovery, among these therapies photo biomodulation has stood out. The objective of this literature review is to clarify the FBM effect on oxidative stress and muscle repair. Therefore, a search was carried out in the databases of Pubmed, Scielo, Lilacs and PEDro, using the keywords “Photo biomodulation”, “low power laser”, “muscle repair”, “oxidative stress”, and in English were ”Photo biomodulation”, “low level laser therapy”, “muscle repair” and “oxidative stress”. The texts that addressed the research topic, published between 2000 and 2020, were chosen. After analyzing the articles, it was possible to observe that photo biomodulation, despite presenting a great variety of parameters, moment of application and irradiation protocol found in the literature, shows beneficial results in the repair muscle and in the reduction of oxidative stress and fatigue markers. Keywords: Low-Level Light Therapy. Oxidative Stress. Edema. ResumoLesões musculares são frequentes, tanto na prática de exercícios como no ambiente de trabalho, sendo que após a lesão, inicia a cicatrização. A fase inflamatória da cicatrização muscular é acompanhada do aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ERO) e uma redução da atividade antioxidante das enzimas de defesa. Este desequilíbrio entre ambos pode gerar o estresse oxidativo, que leva a danos e atingi diretamente constituintes celulares vitais, como lipídios, proteínas e DNA, além de interferir negativamente na diferenciação das células musculares. Portanto, substâncias ou terapias que estimulem a reparação e a defesa antioxidante são cruciais para manter os níveis de produção de radicais livres baixos, e minimizar os fatores que atrasam ou impedem a recuperação do tecido, dentre estas terapias a fotobiomodulação tem se destacado. O objetivo da presente revisão de literatura é esclarecer o efeito da FBM sobre o estresse oxidativo e o reparo muscular. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa nas bases de dados da Pubmed, Scielo, Lilacs e PEDro, utilizando as palavras-chave “Fotobiomodulação”, “laser de baixa potência”, “reparo muscular”, “estresse oxidativo”, e em inglês foram “photobiomodulation”, “low level laser therapy”, “muscle repair” e “oxidative stress”. Foram escolhidos os textos que abordavam o tema da pesquisa, publicados entre 2000 e 2020. Analisando os artigos foi possível observar que a fotobiomodulação apesar de apresentar grande variedade de parâmetros, momento de aplicação e protocolo de irradiação encontrados na literatura, mostra resultados benéficos no reparo muscular e na diminuição de marcadores do estresse oxidativo e fadiga. Palavras-chave: Terapia com Luz de Baixa Intensidade. Estresse Oxidativo. Edema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Daniela Galvão Barros de Oliveira, Hamanda Nery Lopes, Renata Magalhães Alves, Renata Souto Viana, and Clarissa Maria Cerqueira Mathias. "Recuperando a Qualidade de Vida Após o Câncer Feminino." Revista Científica Hospital Santa Izabel 5, no. 1 (April 22, 2021): 17–23. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v5i1.192.

Full text
Abstract:
Tratamentos oncológicos como cirurgia, quimioterapia e radioterapia, podem causar sequelas temporárias ou definitivas com impacto negativo na qualidade de vida a longo prazo das mulheres. Os sistemas osteoarticular e reprodutor são os mais frequentemente afetados assim como a ocorrência de danos emocionais e sociais. Os tratamentos para controle desses sintomas incluem uso de drogas relacionadas a incremento de saúde óssea e medidas hormonais ou não hormonais para manejo de sintomas da menopausa como antidepressivos, géis hormonais de ação tópica, lubrificantes e hidratantes vaginais. Os recursos não medicamentosos como fisioterapia pélvica e fotobiomodulação incrementam os instrumentos possíveis para beneficiar as sobreviventes do câncer. A realizaçãode atividade física regular promove amplo benefício físico e emocional, devendo fazer parte das estratégias para reintegração da paciente ao ambiente social, profissional e familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sousa, Juliane Alves de, and Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão. "A fotobiomodulação com laser de baixa potência no tratamento do herpes labial recorrente: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 11, no. 5 (March 30, 2022): e9511527867. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.27867.

Full text
Abstract:
A infecção pelo vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1) é considerada comum em todo o mundo e clinicamente manifesta sinais e sintomas na região oral. A história natural da doença compreende as fases de infecção primária, latência e infecção recorrente. O herpes labial é a manifestação clínica da infecção recorrente, caracterizada por pequenas e numerosas pápulas eritematosas e dolorosas, que constituem conglomerados de vesículas que se rompem e formam crostas. Entre as alternativas terapêuticas, estão os antivirais, terapias naturais e a laserterapia de baixa potência (TFBM). O presente estudo objtiva avaliar a eficácia da TFBM no tratamento de lesões de herpes labial, através de uma revisão integrativa da literatura. Foi realizada uma busca por artigos nas bases de dados eletrônicas MEDLINE via PubMed, LILACS via BVS, Web of Science e Cochrane Library publicados entre 2011 e 2021 que abordassem estudos de herpes labial com ensaios clínicos randomizados associando os descritores: “Low-intensity light therapy” OR “Photobiomodulation” OR “Laser” OR “Herpes Labialis”, sem restrição de idioma. Foram encontrados 60 estudos, dos quais, após a exclusão dos duplicados e dos que não atendiam aos critérios de inclusão, 5 foram selecionados para análise. Assim, a presente revisão destaca que a TFBM é um recurso terapêutico eficaz, reduzindo o tempo de cicatrização, a sintomatologia e a recorrência das lesões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gomes, Bruna Silva, Fernando Russo Costa do Bomfim, and Gaspar de Jesus Lopes Filho. "A FOTOBIOMODULAÇÃO NO PROCESSO CICATRICIAL DA PELE - REVISÃO DA LITERATURA / PHOTOBIOMODULATION IN WOUND HEALING PROCESS - LITERATURE REVIEW." Brazilian Journal of Development 6, no. 9 (2020): 66814–26. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n9-207.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pessoa, Diego Rodrigues, Diego Rodrigues Pessoal, and Wellington Dos Santos Alves. "EFEITOS DA LASERTERAPIA NAS ALTERAÇÕES EXTRAPULMONARES OCASIONADAS PELO ENFISEMA EXPERIMENTAL EM RATTUS NOVERGICUS." Revista Univap 22, no. 40 (January 10, 2017): 264. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.693.

Full text
Abstract:
O enfisema pulmonar é um processo inflamatório pulmonar e tem repercussões extrapulmonares. O objetivo desta pesquisa é investigar os efeitos da laserterapia nessas alterações extrapulmonares. Foram selecionados 24 ratos, divididos em três grupos de 8 animais: grupo controle (GC: recebeu apenas solução salina); grupo DPOC (GD: instilação de papaína 2mg/kg); grupo DPOC + laser (GDL: instilação de papaína + 15 dias de laserterapia ).Para análise dos dados foi coletado e observado: CKMB e o LBA.. Houve diminuição no número de células inflamatórias no LBA do GDL (p<0,05) quando comparado com GC E GD, aumento dos níveis de CKMB no grupo GD (p<0,05) e diminuição significativa no GDL (p= 0,0009) quando comparado com o GD. A fotobiomodulação diminui a liberação de células inflamatórias responsáveis pela liberação do CKMB na corrente sanguínea,assim diminuindo os níveis de CKMB e reduzindo os riscos de infarto do miocárdio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Souza, Alana Olivia Nascimento de, and Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão. "Efeitos fotobiomoduladores das luzes vermelha, azul e verde sobre o colágeno durante o processo de cicatrização de queimaduras cutâneas: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 3, 2021): e3010312855. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12855.

Full text
Abstract:
Introdução: A cicatrização de feridas é um mecanismo que envolve uma sequência de eventos moleculares com o objetivo de reparo tecidual. Neste sentido, destaca-se o uso fototerapia LED e laser devido as suas características bioestimulantes para a célula durante o processo de reparo. Objetivo: realizar uma revisão de literatura com o intuito de observar o efeito fotobiomodulador das luzes vermelha, azul e verde sobre o colágeno durante o processo de cicatrização de queimaduras. Metodologia: trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, realizada nas bases de dados Pubmed, Web of Science e Lilacs. Resultados: entre os 1721 estudos encontrados, somente 18 artigos, publicados entre os anos de 2011 a 2020, foram utilizados dos resultados. Conclusão: A fotobiomodulação das luzes vermelha, azul e verde no processo de reparo de queimaduras cutâneas mostrou resultados satisfatórios principalmente em relação a produção de colágeno, angiogênese, redução da inflamação, redução do tamanho da lesão e estímulo de fibroblastos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barros, Daiane Domingos de, and Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão. "Avaliação da fotobiomodulação do laser de baixa intensidade no tratamento de úlcera traumática oral: uma revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 11, no. 4 (March 15, 2022): e18811427325. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27325.

Full text
Abstract:
Úlceras traumáticas orais são uma das lesões mais frequentes na clínica odontológica e são ocasionadas por diversos fatores, tais como: traumas de oclusão, próteses mal adaptadas, aparelhos ortodônticos, dentre outros. O presente estudo buscou avaliar o efeito fotobiomodulador do laser de baixa intensidade no tratamento de úlceras traumáticas orais através de uma revisão de literatura de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Foi realizado o levantamento de dados nas bases de dados Scielo, PubMed e BVS, e os descritores escolhidos para a realização da busca foram: Úlceras Orais, Terapia com luz de baixa intensidade, Lasers, Cicatrização e boca. Foram selecionados estudos entre 2011 e 2021 escrito em inglês ou português, publicados em periódicos indexados ou não, com disponibilidade na íntegra. A seleção dos trabalhos seguiu criteriosamente a sequência da leitura dos títulos, resumos e leitura integral dos artigos. No Software Excel foram construídas tabelas com os estudos incluídos nesta revisão contemplando dados referentes ao tipo de estudo, periódico publicado, base de dados, idioma, autor, ano de publicação, objetivo do estudo, tratamentos utilizados, amostra, grupos de estudos, tempo de eutanásia e parâmetros do laser. Ao final da busca 13 artigos de ensaios clínicos foram selecionados. Totalizando 654 amostras de resultados clínicos e histológicos da coleta dos artigos estudados. Após a análise dos estudos concluiu-se que a laserterapia de baixa intensidade mostrou-se como uma alternativa capaz de induzir a fotobiomodulação de úlceras traumáticas orais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Busanello-Costa, Márcia, Ana Claudia Muniz Rennó, Cintia Cristina Santi Martignago, Carla Roberta Tim, Tania Maria Quintal Muniz, Carolina Carla Cruz Marcelino, and Lívia Assis. "Benefícios do Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) associado a terapia de fotobiomodulação a LED no reparo tecidual de feridas cutâneas." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 29, 2020): e9909109369. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9369.

Full text
Abstract:
Ferida cutânea pode ser definida como a perda da continuidade do tegumento e devido a alta incidência de cronicidade da mesma, gera significativo impacto clínico e socioeconômico ao sistema de saúde. O Fator de Crescimento Epidérmico (EGF) e a terapia de fotobiomodulação (PBMT) a Diodo Emissor de Luz (LED) tem mostrado ser estratégias terapêuticas promissoras e com bons resultados para o reparo da pele. Desta forma, o objetivo deste estudo é proporcionar, através de uma revisão narrativa, uma compreensão das evidências atuais disponíveis sobre a importância do EGF e da PBMT a LED no reparo tecidual de feridas cutâneas. As buscas foram realizadas nas bases de dados bibliográficas do PubMed/MEDLINE, Biblioteca virtual da saúde (BVS), Web of Science e SciELO. As evidências encontradas neste estudo relatam que tanto o EGF como a PBMT a LED são eficazes em reduzir o processo inflamatório, aumentar o número de fibroblastos, deposição de colágeno, formação de novos vasos sanguíneos e na área do tecido semelhante à derme, assim como estimular a reepitelização da ferida. Assim, podemos concluir que o EGF e a PBMT a LED são eficazes na modulação do processo inflamatório e estimular de fatores que otimizaram o reparo da ferida, podendo ser recursos promissores no tratamento clínico de feridas cutâneas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santana, Gabriel Umbelino, Gabriela Pestana da Costa, Yara Diniz Souza, Pamela Ferreira de Sá Queiroz, Regina Maria Raffaele, Leonardo Perez Faverani, and Ellen Cristina Gaetti Jardim. "Laser de baixa potência no tratamento de manifestação exuberante da sífilis congênita." Research, Society and Development 10, no. 14 (October 23, 2021): e02101421664. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21664.

Full text
Abstract:
A sífilis congênita ainda é uma realidade nos países do terceiro mundo, resultando em complicações locais e sistêmicas que comprometem a qualidade de vida do paciente portador. Deste modo, é objetivo deste artigo, apresentar um caso clínico de paciente lactante, sexo masculino, de 34 dias de vida, diagnosticado com sífilis congênita. Ao exame clínico o paciente apresentou inúmeras ulcerações e lesões teciduais em boca, face e membros. Como terapia adjuvante, foi associado as condutas-padrão a aplicação do laser de baixa potência. Após 8 sessões da terapia fotodinâmica houve remissão completa do quadro clínico apresentado, devolvendo qualidade a tenra vida do paciente. Com o caso apresentado, as manifestações e complicações da sífilis ainda se mostram desafiadoras. É fundamental que a equipe multiprofissional seja capaz de diagnosticar e tratar o mais precocemente possível a sífilis congênita; o cirurgião-dentista deve ter o conhecimento das diversas manifestações clínicas dela para ajudar no diagnóstico correto e tratamento antes do começo da sintomatologia. A terapia de fotobiomodulação com laser de baixa potência pareceu acelerar satisfatoriamente o processo de reparação tecidual. A resposta do paciente ao tratamento instituído foi gratificante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Trivelin, Maria Laura de Oliveira de Avelar Alchorne, Alice de Oliveira de Avelar Alchorne, Elisa Raquel Martins da Costa Marques, Maurício Mota de Avelar Alchorne, Matheus Frade da Silva, Eric Mello Ribeiro Freixadas, Stefano de Avelar Alchorne Trivelin, and Maria Cristina Chavantes. "Avaliação do efeito clínico da terapia de fotobiomodulação com uso do laser de baixa intensidade em rosácea eritêmato-telangiectásica: Estudo piloto." Brazilian Journal of Development 6, no. 7 (2020): 50152–75. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n7-607.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Cynthia Lorena dos Santos, Hevellyne Belizario Melo, Larissa Lucy Carvalho do Nascimento, Karlla Almeida Vieira, Janaina Andrade Lima Salmos de Brito, and Ricardo Viana Bessa-Nogueira. "Frenectomia labial superior com laser cirúrgico de diodo: relato de caso clínico em paciente infantil." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 7, 2020): e91691110684. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10684.

Full text
Abstract:
O freio labial é uma estrutura anatômica do lábio superior e, quando se encontra posicionado próximo a margem gengival, possibilita o aparecimento de problemas periodontais, gerando impactos negativos na vida do paciente, tais como: insatisfação estética, dificuldade na mobilidade labial e na higienização oral. O uso do laser cirúrgico vem se difundindo nas diversas áreas da odontologia e vem tomando destaque como uma alternativa para a realização da frenectomia, devido apresentar, em comparação ao método cirúrgico convencional, menor sangramento local, menor dor pós-operatória, e apresentar uma rápida cicatrização local e não necessitar de sutura. Este trabalho relata o caso de uma paciente pediátrica que apresentava freio labial superior fibroso, devido a um trauma na região anterior da face, o que resultou no aparecimento de diastema mediano entre os incisivos centrais superiores. Realizou-se a frenectomia labial com laser de diodo (980nm; 2W; 20pps; 120J; 60Hz, modo pulsado). Em seguida foi feita a fotobiomodulação com laser diodo de baixa potência (660nm; 100mW; com 2J de potência por ponto por 20s, modo puntiforme) na região da incisão e da papila incisiva. Desta forma, com este caso procura-se ilustrar as vantagens da cirurgia laser em relação a outras técnicas para a remoção do freio labial superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Honorato Vieira, Ana Beatriz, Márcia Batista Purificação, Mirian Domingos Flausino Ferreira, Taylani Dias Costa Dias Costa, Yu Wing Lam, Felipe Scholz Ramos, and Regina Da Silva Gante. "Os efeitos fisiológicos do led vermelho no tegumento." Revista Científica de Estética e Cosmetologia 1, no. 1 (October 14, 2020): 28–38. http://dx.doi.org/10.48051/rcec.v1i1.22.

Full text
Abstract:
Dentre as novas tecnologias, o LED (sigla de Light Emiting Diode, em português: Diodo Emissor de Luz) é um recurso fototerápico que tem sido amplamente utilizado nas alterações cutâneas. Os diferentes comprimentos de onda são absorvidos por células específicas e esse processo recebe o nome de Fotobiomodulação, promovendo um tratamento seguro, não invasivo e indolor. A Luz na faixa do vermelho possui comprimento de onda de 610-760nm e é utilizada para acelerar o processo de cicatrização de feridas, possui poder de analgesia e anti-inflamatório. Entender os efeitos fisiológicos da Luz Vermelha de LED na pele é o objetivo principal desse trabalho de revisão da literatura e verificar se a Led Terapia tem a mesma eficácia do LASER de baixa potência, no mesmo comprimento de onda do vermelho, é um objetivo específico. A pesquisa se realiza em torno da discussão de cinco artigos científicos sendo possível verificar que, nos casos apresentados pelos autores, os resultados sobre os efeitos no tegumento, em especial o de cicatrização, analgesia e efeitos anti-inflamatórios foram positivos. O presente estudo acena ainda para a importância na continuidade de novas pesquisas para a utilização do LED, em especial, do LED Vermelho, uma vez que seus resultados benéficos foram efetivos para a pele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Capela, Ilva Lana Balieiro, Jamylle Silva Campos, João Paulo Menezes Lima, Pedro Iuri Castro da Silva, Ednei Lopes Teixeira Marialva, Rafael da Rocha Dias Quintairos, Suzana Saymi Yamaguchi, et al. "OS EFEITOS DA FOTOBIOMODULAÇÃO (PBMT) E DO ÓLEO DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS) SOBRE A LESÃO MUSCULAR AGUDA EM RATAS: UM ESTUDO PILOTO." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n1-46.

Full text
Abstract:
Introdução: O sistema musculoesquelético é o tecido de maior massa do corpo humano, com 45% do peso corporal total e sujeito a muitos tipos de traumas. Objetivo: Analisar os efeitos da Andiroba, aplicação tópica, e PBMT sobre a lesão muscular. Métodos: Foram utilizados 39 ratas da linhagem Wistar, adultas, fêmeas divididas em 5 grupos (controle, lesão, tratamento PBMT, Andiroba e PBMT + Andiroba) e cada grupo foi dividido em subgrupos de avaliação após o tratamento (6h, 12h e 48h). Os animais foram submetidos ao protocolo de lesão muscular, com exceção do grupo controle, uma hora após o protocolo de lesão os animais foram tratados com fototerapia utilizando o PBMT e medicina tradicional com a Andiroba. Foram realizadas analises do estresse oxidativo por meio do teste de peroxidação lipídica utilizando a determinação da concentração de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARs) bem como análise da modulação da defesa antioxidante foi realizado o protocolo de catalase (CAT) e analise do dano muscular por meio da Creatina Kinase em intervalos de tempos diferentes após o tratamento. Resultados: 6 horas após o tratamento o GLL apresentou melhor resposta ao estresse oxidativo; 12hs após-tratamento o GLA apresentou melhor resposta ao estresse oxidativo e ao dano muscular; após 48hs o GL apresentou resultados significantes (p<0,05) em relação aos demais grupos. Conclusão: O estudo apresentou bons resultados na ação antioxidante, estresse oxidativo e dano muscular na lesão muscular aguda em ratas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography