Academic literature on the topic 'Fotocatalisador'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Fotocatalisador.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Fotocatalisador"

1

Saleiro, G. T., S. L. Cardoso, R. Toledo, and J. N. F. Holanda. "Avaliação das fases cristalinas de dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha." Cerâmica 56, no. 338 (June 2010): 162–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200011.

Full text
Abstract:
O dióxido de titânio apresenta boas propriedades como um material fotocatalisador para aplicação em processos de degradação fotocatalítica. No entanto, o dióxido de titânio deve ser usado ancorado num suporte adequado. O uso de cerâmica vermelha como suporte de fotocatalisadores pode ser uma boa alternativa devido ao seu baixo custo e facilidade de fabricação. Neste trabalho foi estudado, via difração de raios X, o dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha produzida com argilas cauliníticas da região de Campos dos Goytacazes, RJ. Os resultados mostram que o dióxido de titânio apresenta mudança estrutural da fase mais fotoativa (anatásio) para a fase menos fotoativa (rutilo) com o aumento da temperatura de sinterização. Em 700 ºC cerca de 50% da fase anatásio é retida para o dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha, independentemente do tipo de argila usada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lindino, Cleber Antonio, Camilla Ferradoza Batalioto, Debora Hoss, and Suelen Caroline Hoff Schuranck. "DEGRADAÇÃO DO AGROTÓXICO CONNECT® COM FOTOCATALISADOR HIDROXIAPATITA." Ciência e Natura 38, no. 3 (September 28, 2016): 1570. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x22203.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brandão Mendes de Oliveira, Andréa Maria, Luiz Fernando de Oliveira Coelho, Eduarda Bezerra Lima de Almeida, Antonia Samylla Oliveira Almeida, Marianna Correia Aragão, and José Capelo Neto. "O potencial do processo de fotocatálise heterogênea consorciado à adsorção para o tratamento de água com Microcystis aeruginosa e seus metabólitos." Revista DAE 69, no. 228 (December 8, 2020): 76–88. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.006.

Full text
Abstract:
Os processos de fotocatálise heterogênea e adsorção são apontados como alternativas economicamente favoráveis para remoção de contaminantes em água e fazem parte de uma das áreas mais intensamente investigadas devido ao caráter promissor de suas aplicações. Porém, como o gargalo da aplicação tecnológica da fotocatálise heterogênea é a retenção e a reutilização do fotocatalisador dióxido de titânio, faz-se ainda necessário estudar técnicas para sua imobilização em suportes sólidos. Este artigo tem como objetivo apresentar o potencial do processo de fotocatálise heterogênea consorciado à adsorção para o tratamento de água contendo Microcystis aeruginosa e seus metabólitos. O uso de argilominerais se mostra bastante promissor nas áreas de adsorção e catálise voltadas para o saneamento ambiental. Palavras-chave: Microcistinas. POA. Cianobactérias. Argilomineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Mauricio Ferreira da, Bruna Loesch Bortolini, Alessandra Eugenio Carli da Silva, Vinicius Alexandre Carvalho, and Viviane da Silva Lobo. "Síntese e Caracterização de Óxido de Zinco Nanoparticulado: Preparo Via Método Sol-Gel e Aplicação como Catalisador na Degradação de Cloridrato de Ciprofloxacino." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9, no. 1 (March 5, 2020): 473–87. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i1.p473-487.

Full text
Abstract:
O presente trabalho reporta a síntese pelo método sol-gel de ZnO nanoparticulado (nZnO) e avalia sua atividade frente ao ZnO comercial (cZnO) como fotocatalisador na degradação do antibiótico cloridrato de ciprofloxacino (CIP) em solução aquosa. A caracterização do nZnO foi realizada por DRX, MEV, MET e infravermelho com transformada de Fourier. Os experimentos de fotodegradação foram organizados em um planejamento experimental 23 e a influência dos parâmetros [ZnO], [H2O2] e pH foram avaliados estatisticamente. Os resultados experimentais mostraram que as melhores condições para o processo de fotodegradação, [H2O2] = 500 mg L-1 e [ZnO] = 20 mg L-1 em pH 4, foram idênticas para ambos fotocatlisadores, e a atividade do nZnO foi 6% superior à atividade do cZnO. A pequena diferença observada na atividade do nZnO em relação ao cZnO pode ser atribuída à heterogeneidade morfológica do nZnO obtido sinteticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gouvêa, D., B. H. Viana, and J. Miagava. "Segregação superficial de MgO em nanopartículas de TiO2." Cerâmica 62, no. 364 (December 2016): 400–404. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623642049.

Full text
Abstract:
Resumo O TiO2 tem sido objeto de diversos estudos devido ao seu excelente desempenho como fotocatalisador. Aditivos como o MgO têm sido introduzidos para melhorar o desempenho fotocatalítico do TiO2. No entanto, a físico-química destes sistemas de óxidos e suas relações com suas demais propriedades são pouco compreendidas. Neste trabalho, nanopartículas de xMgO-(1-x)TiO2 (0≤ x≤ 0,05) foram sintetizadas pelo método dos precursores poliméricos a 500 °C por 15 h. Os resultados de difração de raios X mostraram que somente a fase anatásio é formada e que o tamanho de cristalito diminui com o aumento da concentração de MgO. A lavagem dos pós em solução aquosa de HNO3 solubilizou grande parte do MgO evidenciando que ocorre excesso de superfície do aditivo. Análises de FTIR confirmaram que a lavagem em ácido altera a superfície das partículas e, portanto, é proposto que a redução do tamanho de cristalito ocorre devido à segregação de MgO na superfície.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Janile Quaresma, Raphael Alves Cardeal, Rinaldo dos Santos Araújo, João Carlos da Costa Assunção, and Bruno César Barroso Salgado. "Aplicação do dióxido de titânio como fotocatalisador na degradação do diuron: avaliação das variáveis operacionais e estudo mecanístico." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 1 (February 2021): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190092.

Full text
Abstract:
RESUMO O diuron (DI) é um herbicida utilizado em culturas agrícolas para o controle de ervas daninhas que podem causar desde irritações na pele até problemas cancerígenos. Neste estudo, a fotocatálise heterogênea foi utilizada para a degradação do DI aplicando o dióxido de titânio (TiO2) como catalisador em um reator em batelada. Planejamentos experimentais foram realizados a fim de avaliar a influência do pH, da concentração do catalisador e do substrato, e de maximizar a degradação do DI. Depois de 3 horas de reação, foi possível observar que o pH foi a variável com maior influência na degradação do herbicida utilizando o TiO2 como catalisador. Com o estudo mecanístico foi possível propor que a degradação desse herbicida é realizada pelos radicais hidroxilas gerados da redução do O2. O modelo estatístico realizado neste estudo pode ser aplicado para o aprimoramento do processo de tratamento de efluentes industriais e agrícolas utilizando a fotocatálise heterogênea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kist, Lourdes Teresinha, Caroline Paiva Flores, Valeriano Antonio Corbellini, and Ênio Leandro Machado. "APLICAÇÃO DO MÉTODO UV/TiO2 PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA DE MANUTENÇÃO MECANICA QUE CONTÉM FENÓIS." Tecno-Lógica 13, no. 1 (January 6, 2009): 35–40. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v13i1.856.

Full text
Abstract:
A contaminação de solos e águas subterrâneas por compostos orgânicos tem mostrado um potencial poluente preocupante. Iniciamos este trabalho caracterizando a amostra proveniente de uma lavanderia de roupas provenientes de posto de gasolina, toalhas utilizadas em manutenção mecânica e cabeceiras de bancos de ônibus. A caracterização mostrou a necessidade de tratamento para a redução de fenóis. Nos últimos anos, os processos oxidativos avançados tem mostrado ser excelente para a degradação através da geração do radical HO. fortemente oxidante que permite a rápida e indiscriminada degradação de uma grande variedade de compostos orgânicos com completa mineralização. Dentre as várias alternativas existentes escolhemos trabalhar com a fotocatálise heterogênea, com a presença de TiO2 e radiação UV. No processo de tratamento aperfeiçou-se o método com o uso de um tipo de reator com rampa suportada com fotocatalisador (TiO2) construído anteriormente por MACHADO et al. (2007). Os resultados mostraram como melhor método conjugado UV/TiO2 com degradação em 60 minutos de 81% para a amostra sintética e de 13% para a efluente real. Do ponto de vista do toxicidade o tratamento foi eficiente, conseqüentemente diminuiu a quantidade de fenol, e não prejudicou, geralmente, o desenvolvimento nem o crescimento dos microrganismos no experimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Oliveira Carvalho, Caroline, Eduarda Medran Rangel, Caio César Melo, Daniel Ricardo Arsand, and Fernando Machado Machado. "Degradação fotocatalítica de ciprofloxacina usando óxido de zinco em espuma vítrea." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 3, no. 1 (June 7, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v3i1.10153.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentada a fotodegradação do antibiótico ciprofloxacina pela aplicação de espuma vítrea fotocatalisadora, produzida a partir de óxido de zinco (espécie fotoativa), vidro residual de lâmpadas fluorescentes (matriz vítrea) e carbonato de cálcio (agente espumante). O vidro de resíduo precursor teve a sua composição química e estrutura cristalina elucidadas através das técnicas de fluorescência de raios-X e difração de raios-X, respectivamente. A espuma vítrea fotocatalisadora foi formulada com 5% em massa de agentes espumantes e 10% em massa de ZnO, conformada por prensagem uniaxial e queimada à 800 ºC, com taxa de aquecimento de 2,5 °C min-1 e 30 min de patamar. Os testes de fotodegradação foram realizados em fotorreator equipado com lâmpada de vapor de mercúrio de baixa pressão (6 W) imersa na solução; e 0,5 L de solução de trabalho 0,1 g L-1 ciprofloxacina. Os resultados mostram que a eficiência na degradação do antibiótico aplicando espuma vítrea fotocatalisadora/UV é 133% mais eficiente do que o uso de somente radiação ultravioleta. Além disso, o material produzido mostra uma alternativa viável para a destinação de resíduos de lâmpadas fluorescentes.Palavras-chave: Fotocatálise heterogênea, tratamento de água, catalisador, compostos farmacêuticos, antibióticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Luana Góes Soares da, and Annelise Kopp Alves. "Utilização de fibras nanoestruturadas de TiO2 como fotocatalisadores para a geração de hidrogênio." Latin American Journal of Development 3, no. 2 (2021): 618–27. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n2-010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mourão, Henrique A. J. L., Vagner R. de Mendonça, Andréa R. Malagutti, and Caue Ribeiro. "Nanoestruturas em fotocatálise: uma revisão sobre estratégias de síntese de fotocatalisadores em escala nanométrica." Química Nova 32, no. 8 (2009): 2181–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422009000800032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Fotocatalisador"

1

SALES, Paula Barone da Paz. "Desenvolvimento de fotocatalisadores à base de TiO2 e microfotorreator tubular irradiado através de uma face." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6265.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:03:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo209_1.pdf: 2318395 bytes, checksum: c8b94b3322144fecb67f2a4c17cabc4c (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A fotocatálise heterogênea utilizando como fotocatalisador o TiO2 e luz solar é um dos processos de oxidação avançada mais importantes. A limitação do emprego desta técnica é que o TiO2 é fotoativado pela radiação UV que representa apenas 3 a 5% do espectro solar. Estender a banda de absorção do TiO2 para a região do visível (λ= 400-700 nm), através da dopagem deste com metais leva ao aumento da eficiência do processo. Portanto, um dos objetivos deste trabalho foi desenvolver fotocatalisadores à base de TiO2 (P25 Degussa) e Lantânio. Fotorreatores para estudos cinéticos precisam apresentar certas características que levem à simplificação da análise do processo. Diante disso, desenvolveu-se um microfotorreator tubular irradiado através de uma face por meio de um sistema de refletorlâmpada e analisou-se o campo de radiação desenvolvido neste através da técnica de actinometria homogênea do ferrioxalato de potássio. Utilizou-se este microfotorreator para avaliar a capacidade fotocatalítica do TiO2 comercial (P25 Degussa) e fotocatalisadores preparados (1% La(III)/TiO2 e 2,0% La(III)/TiO2). Como poluente modelo utilizou-se o corante reativo Remazol Black B (RB5) devido ao fato deste ser um dos mais utilizados no pólo têxtil do estado de Pernambuco (Br.). Os fotocatalisadores foram preparados pelo método de impregnação úmida e caracterizados por medida de área superficial (BET), difração de raios-X e espectroscopia infravermelho com transformada de Fourier. A degradação do RB5 foi monitorizada por colorimetria. O sistema de iluminação foi composto por uma lâmpada tubular negra (Marca Philips, modelo (BLB) TL 8W/10). Testes preliminares definiram que os melhores valores para tratar a solução do corante na concentração de 50 mg.L-1 foram 1 g.L-1 de fotocatalisador a pH 4. O TiO2 bem como os fotocatalisadores desenvolvidos foram avaliados quanto à adsorção e percebeu-se que o processo segue o modelo de equilíbrio de Langmuir. A sinergia do processo foi avaliada, constatando-se que não houve fotólise do corante
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bolzon, Lucas Bomfim. "Nb2O5 como fotocatalisador para a degradação de índigo de carmina." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3071.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2007.
Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2009-12-07T14:13:26Z No. of bitstreams: 1 2007_LucasBomfimBolzon.PDF: 943493 bytes, checksum: 0c0aff11c99dee1c615584ea31f9a5e7 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-01-08T23:54:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007_LucasBomfimBolzon.PDF: 943493 bytes, checksum: 0c0aff11c99dee1c615584ea31f9a5e7 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-08T23:54:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007_LucasBomfimBolzon.PDF: 943493 bytes, checksum: 0c0aff11c99dee1c615584ea31f9a5e7 (MD5) Previous issue date: 2007
O Nb2O5 foi caracterizado por MEV, área superficial, FTRaman e FTIR. O Estudo de densidade de carga superficial juntamente com o estudo calorimétrico foram necessários para compreender a protonação e a desprotonação da superfície do catalisador em função da variação do pH do meio. O catalisador foi aplicado na fotodegradação do corante índigo de carmina, comparado com TiO2 e ZnO, na qual foi observado que apesar do mesmo apresentar uma cinética de degradação menor, o nióbio pode ser facilmente recuperado e reciclado. No estudo da força iônica, a atividade de fotodegradação do Nb2O5 aumentou até a concentração de 0,05 mol/L e acima deste valor começou a diminuir. O Nb2O5 teve alta atividade fotocatalítica em meio ácido (pH < 4,94 ) devido a protonação da sua superfície que deve interagir melhor com o índigo de carmina. No estudo da reciclagem, o semicondutor manteve a atividade de 80% durante 10 ciclos catalíticos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Nb2O5 has been characterized by SEM, surface area, FTRaman and FTIR. Protonation and deprotonation of catalyst surface caused by changes in pH values were followed by surface charge density and calorimetric studies of this catalyst. The Nb2O5 was applied in the photodegradation of indigo carmine dye, its ability was compared with catalysts TiO2 and ZnO. Nb2O5 presented a degradation lower than other oxides, however, it can be easy recovered and recycled. The activity of Nb2O5 increased with ionic strength up to 0.05 mol/L salt concentration and above this value, photocatalytic activity started to decrease. Nb2O5 showed high activity in acid medium (pH < 4.94), due to this protonated region favors dye interaction. The catalyst was recycled and reused more 9 times and maintained its photocatalytic activity showing 80% of indigo carmine degradation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bergamini, Raphael Borges Magalhães. "Degradação de corantes têxteis ácidos e reativos por fotocatálise heterogênea, usando TiO2 como fotocatalisador." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7247.

Full text
Abstract:
A indústria têxtil tem como característica a geração de grandes volumes de resíduos, principalmente corantes oriundos do tingimento de fios e tecidos. Os tratamentos convencionais de efluentes têxteis são ineficazes na degradação da maioria dos corantes. A fotocatálise heterogênea vem surgindo como alternativa promissora no tratamento desses poluentes. Neste trabalho, estudou-se a degradação fotocatalítica de duas soluções, simuladas em laboratório, compostas pelos corantes ácidos Blue 74, Red 51 e Yellow 3 (efluente I) e pelos reativos Black 5, Red 239 e Yellow 17 (efluente II), além de outros produtos químicos. Testes preliminares foram realizados para otimizar o pH e a massa de catalisador (TiO2) utilizados. Além da fotocatálise, experimentos de fotólise e adsorção também foram realizados. Através de espectrofotometria UV-VIS, verificou-se um descoramento por fotocatálise de 96% em 240 min e 97% em 30 min dos efluentes I e II, respectivamente. A mineralização do efluente I foi baixa (37%) e a do efluente II desprezível, nos tempos utilizados. No banho com corantes ácidos, foram realizadas ainda análises de toxicidade com sementes de alface (Lactuca sativa). A CE50 inicial estimada foi igual a 19,28 %, sendo a toxicidade totalmente removida após 63 min de processo fotocatalítico. A fotólise não obteve a mesma eficiência da fotocatálise, mostrando a importância do catalisador na degradação. A adsorção não foi significativa para os efluentes estudados. As cinéticas de degradação fotocatalítica de todos os corantes seguiram um modelo de pseudo-primeira ordem
The textile industry has the characteristic of generating huge amounts of residues, mainly the ones from yarns and fabrics dyeing operations. Conventional treatments of textile wastewaters are inefficient for degrading the majority of the dyes. Heterogeneous photocatalysis has been arising as a promising alternative for treating this kind of pollutants. In this work, the photocatalytic degradation of two simulated aqueous solutions: effluent I, composed of three acid dyes (Blue 74, Red 51, and Yellow 3), and effluent II, composed of three reactive dyes (Black 5, Red 239, and Yellow 17) was studied. Some dyeing auxiliary chemicals were also added to both effluents. Besides photocatalysis, photolysis and adsorption experiments were also performed. Preliminary tests were performed in order to optimize pH and catalyst (TiO2) dosage. Color removals by the photocatalytic process were estimated from UV-Vis spectroscopy: 96% after 240 min for effluent I and 97% after 30 min for effluent II. The mineralization degree of effluent I was low (37%) and that of effluent II negligible. For the bath containing acid dyes, toxicity experiments using lettuce seeds (Lactuca sativa) were performed. The estimated initial EC50 was 19.28 %, being toxicity completely removed after 63 min of the photocatalytic process. Photolysis did not present the same efficiency of photocatalysis, showing the importance of the catalyst in the degradation process. For both effluents, the adsorption process was not significant. The photocatalytic degradation of all studied dyes followed a pseudo-first order kinetic model
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

OLIVEIRA, Paloma Lima de. "Nanoestrutura magnética TiO2: CoFe2O4 aplicada como fotocatalisador na degradação do Diuron padrão por fotocatálise." Universidade Federal de Campina Grande, 2017. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/561.

Full text
Abstract:
Submitted by Lucienne Costa (lucienneferreira@ufcg.edu.br) on 2018-05-02T23:02:56Z No. of bitstreams: 1 PALOMA LIMA DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGEQ) 2017.pdf: 2052604 bytes, checksum: eb8835fec6a57dfd944520382ff5fd82 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-02T23:02:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PALOMA LIMA DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGEQ) 2017.pdf: 2052604 bytes, checksum: eb8835fec6a57dfd944520382ff5fd82 (MD5) Previous issue date: 2017-04
Um método considerado eficiente para degradação de moléculas orgânicas recalcitrantes, como é o caso do agrotóxico diuron, é o processo de fotocatálise heterogênea (FH) utilizando TiO2. O emprego do TiO2 no processo fotocatálitico é geralmente na forma de pó constituído de partículas nanométricas, o que dificulta a sua recuperação e reutilização. Uma alternativa que permite recuperar o nanocatalisador do meio reacional por separação magnética é a síntese do mesmo associado a uma fase com boa propriedade magnética (CoFe2O4). Assim o presente trabalho teve como objetivo sintetizar nanoestruturas magnéticas, xTiO2:yCoFe2O4 nas proporções mássicas x:y 90:10; 70:30 e 50:50, para serem utilizadas como catalisadores no processo de degradação e mineralização do diuron padrão em solução aquosa por fotocatálise heterogênea. Para isso foram sintetizadas as amostras CoFe2O4 pelo método de combustão e TiO2 e xTiO2:yCoFe2O4 pelo método Pechini, que foram submetidas as caracterizações de difração de raios X com refinamento Rietvield, composição química por fluorescência de raios X e análise textural. A atividade fotocatalítica dos nanomateriais foi avaliada na fotodegradação e mineralização do diuron padrão por meio da quantificação da concentração final de diuron e do carbono orgânico total (COT). Os efeitos do pH e da concentração de catalisador foram estimadas por meio de um planejamento fatorial 22. As nanoestruturas magnéticas permitiram a separação do meio reacional por um campo magnético. Todos os nanomateriais sintetizados promoveram 100% de degradação do diuron. As maiores remoções de COT para os catalisadores magnéticos foram obtida com pH 3 e 0,5 mg/mL de catalisador e para o TiO2 foi com pH 5 e 0,3 mg/mL de catalisador.
A method considered efficient for the recalcitrant organic molecules degradation, such as diuron agrochemical, is the heterogeneous photocatalysis (FH) process using TiO2. The TiO2 in photocatalytic process is generally used in powder form consisting of nanometric particles, which makes difficult its recovery and reuse. An alternative that allows recovering the nanocatalyst from the reaction medium by magnetic separation is the synthesis of the same compound associated to a good magnetic property phase (CoFe2O4). Thus the present work had as objective to synthesize magnetic nanostructures, xTiO2:yCoFe2O4 in the mass proportions of x:y 90:10; 70:30 and 50:50 to be used as catalysts in the degradation and mineralization process of the standard diuron in aqueous solution by heterogeneous photocatalysis. In order to accomplish it, CoFe2O4 samples were synthesized by the combustion method and TiO2 and xTiO2: yCoFe2O4 were synthesized by the Pechini method, which were subjected to X-ray diffraction characterization with Rietvield refinement, chemical composition by X-ray fluorescence and textural analysis. The photocatalytic nanomaterials activity was evaluated in the photodegradation and mineralization of the standard diuron by quantifying the final diuron concentration and total organic carbon (TOC). The pH effects and the catalyst concentration were estimated through a factorial design. The magnetic nanostructures allowed the reaction medium separation by a magnetic field. All synthesized nanomaterials promoted 100% diuron degradation. The highest TOC removals for the magnetic catalysts were obtained with pH 3 and 0.5 mg/mL of catalyst and for TiO2 it was with pH 5 and 0.3 mg/mL of catalyst.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Ulisses Magalhães. "Preparação, caracterização e testes catalíticos de um fotocatalisador magnético (Fe3O4/TiO2) na degradação de um poluente-modelo: acid blue 9." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-23042013-112144/.

Full text
Abstract:
A aplicação de semicondutores no tratamento de água e efluentes líquidos é uma tecnologia de remediação ambiental promissora, em especial para poluentes orgânicos. Entre os vários semicondutores que também são fotocatalisadores, o TiO2 é amplamente usado em aplicações ambientais, por ser inerte biológica e quimicamente, ter elevado potencial de oxidação, baixo custo e estabilidade frente à corrosão. Entretanto, o TiO2 também tem algumas desvantagens, tais como: ele é excitado apenas por luz UV e requer uma operação unitária adicional (por exemplo, filtração ou centrifugação) para o reuso do catalisador. Para contornar estas limitações, usou-se um procedimento simples para a síntese de um fotocatalisador magnético (Fe3O4/TiO2) com alta área superficial específica e atividade catalítica, quando comparado com o TiO2 P25 da Evonik. O fotocatalisador foi sintetizado através de um procedimento em três etapas: (1) Partículas α-Fe2O3 foram obtidas por precipitação de uma solução de FeCl3.6H2O 0.01 mol L-1, que foi submetida a uma hidrólise forçada à 100°C por 48 h; (2) Partículas de α-Fe2O3/TiO2 foram obtidas por heterocoagulação de oxi-hidróxidos de Ti(IV) sobre as partículas de α-Fe2O3, as quais foram calcinada a 500°C por 2 h; e (3) As partículas \"casaca/caroço\" do fotocatalisador foram obtidas por calcinação a 400°C por 1 h sob atmosfera redutora (H2). A atividade fotocatalítica do material sintetizado foi avaliada aplicando-o no descoramento de uma solução do corante Azul Ácido 9 (C.I. 42090). Os efeitos do pH e da concentração de catalisador foram estimados por meio de um planejamento fatorial 22. Foi obtido um fotocatalisador com área superficial específica de 202 m2 g-1, facilmente separável do meio reacional em aproximadamente 2 min com o auxílio de um ímã. O fotocatalisador apresentou absorção em toda a região do visível. A maior remoção de cor (54%) foi obtida com pH 3,0, 1,0 g L-1 de catalisador e 2 horas de reação.
The use of semiconductors for treating polluted waters and wastewaters is a promising environmental remediation technology, especially for organic pollutants. Among the several semiconductors that are also photocatalysts, TiO2 is extensively used for environmental application, due to its biological and chemical inertness, high oxidation power, low cost, and stability regarding corrosion. However, TiO2 also has some disadvantages, such as: it is only UV-excited and requires an additional unit operation (e.g. filtration or centrifugation) for reuse purposes. In order to work around those limitations, a simple procedure for synthesizing a magnetic photocatalyst (Fe3O4/TiO2), with high specific surface area and good photocatalytic activity when compared to Evonik\'s TiO2 P25, was used. The photocatalyst was synthesized in a three-step procedure: (1) α-Fe2O3 particles were obtained, by precipitation, from FeCl3.6H2O 0.01 mol L-1, which underwent a forced acid hydrolysis at 100°C for 48 h; (2) α-Fe2O3/TiO2 particles were obtained, by heterocoagulation, of Ti(IV) oxide species on the α-Fe2O3, followed by calcination at 500°C for 2 h; and (3) The core/shell photocatalyst particles were obtained by calcination the α-Fe2O3/TiO2 particles at 400°C for 1 h under reducing atmosphere (H2). The photocatalytic activity of the synthesized material was assessed by the color removal of an Acid Blue 9 (C.I. 42090) dye solution. pH and catalyst dosage effects were estimated by a 22 factorial design. Fe3O4/TiO2 core/shell particles with specific surface area of 202 m2 g-1were obtained. They were easily separated from the reaction medium, in approximately 2 min, with the aid of a magnet. The photocatalyst absorbed radiation throughout the visible spectrum. The greatest color removal (54%) was achieved with pH 3.0, 1.0 g L-1 of photocatalyst, and 2 h of reaction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Scheffer, Francine Ramos. "Síntese verde de fotocatalisador nano-estruturados com aplicação em fotogeração de hidrogênio, degradação de poluentes orgânicos e atividade bactericida." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/106939.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve a síntese de nanopartículas de prata estabilizadas em poliacrilamida (AgNP/PAM) e em polivinilpirrolidona (AgNP/PVP) por química assistida via micro-ondas, bem como a síntese de nanotubos de titânio (TiO2NT) através do mesmo método. As estruturas formadas foram caracterizadas por espectroscopia difusa no ultravioleta visível (DRS UV-Vis Vis – UV-Vis Diffuse Reflectance Spectroscopy), isotermas de adsorção/dessorção de nitrogênio, microscopia eletrônica de transmissão (MET) e de varredura (MEV), espectroscopia por energia dispersiva de raio-X (EDS – Energy Dispersive X-ray Spectroscopy), análise termo-gravimétrica (TGA – thermogravimetric analysis), difração de raios-X (DRX), espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR – Fourier Transform Infrared Spectroscopy) e espectroscopia de fotoelétrons de raios-X (XPS – X-Ray Photoelectron Spectroscopy). A formação de partículas com pequenos diâmetros foi obtida em ambos os sistemas de estabilização (distribuição bimodal com NPs maiores de 1,83 nm para PAM e uma distribuição multimodal para o PVP com diâmetros de 0,91 a 11,93 nm). Os espectros de XPS mostram a presença de prata elementar, bem como dos polímeros de estabilização. Para os TiO2NT, o diâmetro interno médio obtido foi cerca de 3,72 nm com espessura de parede de ~4,75 nm, com comprimentos bem variados. As nanoestruturas sintetizadas (TiO2NT e AgNP) foram combinadas para preparar fotocatalisadores e testes de degradação de um corante, alaranjado de metila, foram realizados, mostrando uma atividade maior dos TiO2NT quando em presença de AgNPs. Testes de atividade bacteriológica foram realizados com as AgNPs sintetizadas. Tanto as AgNP/PAM quanto as AgNP/PVP apresentam 100% de inibição de crescimento de colônias de Staphilococcus aureus e Escherichia coli resistentes à ampiciliana e >95% de inibição de crescimento de colônias de Escherichia coli, quando em concentrações de 1,25 ppm. As AgNPs também foram enxertadas em filmes de polissulfona (PSU) previamente tratados com radiação UV em presença de oxigênio e suas propriedades bactericidas foram estudadas. Nestes, não houve resultados conclusivos contra S. aureus, já contra E. coli houve uma inibição de crescimento de cerca de 83% para PSU/AgNP(PAM) e 67% para PSU/AgNP(PVP). O mesmo comportamento é observado contra as bactérias resistentes à ampicilina, havendo inibição de cerca de 74% PSU/AgNP(PAM) e 57% para PSU/AgNP(PVP).
The present work describes the synthesis of silver nanoparticles (NPs) stabilized with polyacrylamide (AgNP/PAM) and polyvinylpyrrolidone (AgNP/PVP) by microwave assisted chemistry, as well as the synthesis of titanium nanotubes (TiO2NT) by the same method. The formed structures were characterized by UV-Vis Diffuse Reflectance Spectroscopy (DRS UV-Vis), nitrogen adsorption/desorption isotherms, transmission (TEM) and scanning electron microscopies (SEM), X-ray energy dispersive spectroscopy (EDS), thermogravimetric analysis (TGA), X- ray diffraction (XRD), infrared absorption (FTIR) and photoelectron X-ray spectroscopy (XPS). Synthesized NPs showed small diameters in both methods (about 1.83 nm to PAM and a multimodal distribution for the PVP 0.91 – 11,93 nm). XPS spectra show the presence of elementary silver and the stabilization polymers. For TiO2NT, the internal average diameter obtained was about 3,72 nm with a wall thickness of ~ 4.75 nm and different lengths. AgNPs and TiO2NT were combined to prepare new photocatalysts for testing their dye photodegradation properties. The new photocatalysts showed higher activity than without the presence of AgNPs. The prepared AgNPs were tested to know their anti-bacteriological activities. AgNP/PAM and AgNP/PVP showed 100 % inhibition of colony growth of Staphylococcus aureus and ampicillin resistant Escherichia coli, and an inhibition of colony growth > 95 % of Escherichia coli, when the concentration was 1.25 ppm. Additionally, AgNPs grafted on the functionalized surface of polyssulfone (PSU) films. No conclusive results were obtained for S. aureus. On the contrary, in the case of E. coli there was an inhibition of growth of about 83 % for PSU/AgNP (PAM) and 67% for PSU/AgNP (PVP). The same behavior was observed with ampicillin-resistant bacteria, with inhibition of about 74% for PSU / AgNP (PAM) and 57% to PSU / AgNP (PVP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Stringhini, Fabiane Marconato. "SÍNTESE DE ALUMINATO DE ZINCO (ZnAl2O4) PELO MÉTODO DE COMPLEXAÇÃO METAL-QUITOSANA E SEU USO COMO FOTOCATALISADOR." Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7975.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
In this work, the synthesis of the oxide zinc aluminate spinel (ZnAl2O4) was realized by the metal-chitosan complexation method in different calcinations temperatures with the purpose of studying their influence in the physical properties of the material. The powders obtained were characterized by X-ray diffraction (XRD), infrared spectroscopy (FTIR), nitrogen adsorption-dessorption by the Brunauer-Emmett-Teller (BET) method, scanning electron microscopy (SEM) and differential thermal analysis (DTA). This material was used as catalyst and its activity was investigated in the photodegradation reaction of an organic textile dye under ultraviolet irradiation. In order to do this research, aqueous solutions of the dye were used in different initial concentrations and different amounts of catalyst. In the photocatalytic tests, parameters like the influence of the dye s calcinations temperature, the influence of the dye s initial concentration and the effect of the catalyst concentration. The rates constants of photocatalytic reactions were determined. The summary of the results demonstrated the obtainment of mesoporous particles with high surface area. The photocatalytic tests indicated that the material prepared in this work shows satisfactory photocatalytic activity for the degradation of the organic pollutant. The initial concentration of the dye as well as the catalyst mass had significant influence in the photocatalytic process.
Neste trabalho foi realizada a síntese do óxido espinélio aluminato de zinco (ZnAl2O4) pelo método de complexação metal-quitosana em diferentes temperaturas de calcinação, a fim de estudar a influência das mesmas sobre as propriedades físicas do material. Os pós obtidos foram caracterizados por difração de raios-X (DRX), espectroscopia no infravermelho (FTIR), adsorção-dessorção de nitrogênio pelo método Brunauer-Emmett-Teller (BET), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise térmica diferencial (ATD). Este material foi usado como catalisador e sua atividade foi investigada na reação de fotodegradação de um corante orgânico têxtil (Vermelho Procion H-E7B) sob irradiação ultravioleta. Para tal estudo, foram utilizadas soluções aquosas do corante em diferentes concentrações iniciais e diferentes quantidades de catalisador. Nos testes fotocatalíticos foram analisados parâmetros como influência da temperatura de calcinação do catalisador, influência da concentração inicial de corante e efeito da concentração de catalisador. As constantes de velocidade das reações fotocatalíticas foram determinadas. Os resultados da síntese demonstram a obtenção de partículas mesoporosas e com alta área superficial. Os testes fotocatalíticos indicaram que o material preparado neste trabalho apresenta satisfatória atividade fotocatalítica para a degradação do poluente orgânico. A concentração inicial do corante bem como a massa do catalisador influenciaram significativamente no processo fotocatalítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gonçalves, Renato Vitalino. "Síntese e aplicação de nanotubos de óxido de tântalo fabricados por anodização : um promissor fotocatalisador para fotogeração de hidrogênio." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2012. http://hdl.handle.net/10183/61841.

Full text
Abstract:
Neste trabalho estudou-se a síntese de nanotubos de Ta2O5 (NTs Ta2O5) fabricados pelo processo de anodização e sua aplicação na fotogeração de hidrogênio (H2). A otimização dos parâmetros de síntese e fotocatálise levou a uma maximização na fotoprodução de H2. O controle da temperatura do eletrólito da anodização proporcionou a escolha da obtenção de NTs de Ta2O5 aderidos ou livres do substrato de tântalo metálico. Os NTs de Ta2O5 formados foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia eletrônica de transmissão (TEM), espectroscopia de energia dispersiva de raios X (EDX), difração de raios X (DRX), refinamento Rietveld, espectroscopia de fotoelétrons induzidos por raios X (XPS), área superficial específíca (BET) e espectroscopia ultravioleta visível (UV-Vis). A fotogeração de hidrogênio utilizando os NTs de Ta2O5 foi avaliada pela fotólise da água. A difratometria de raios X revelou que os NTs de Ta2O5 como anodizados são amorfos, necessitando de tratamento térmico para se obter uma fase cristalina necessária para uma mais eficiente produção de hidrogênio. A combinação entre a elevada cristalinidade, superfície química e área superficial influenciou na atividade fotocatalítica dos NTs. A amostra com 33 % de cristalinidade apresentou uma elevada atividade fotocatalítica na fotogeração de H2. A utilização de etanol como agente de sacrifício fez aumentar a fotogeração de H2 em 12,5 vezes quando comparado com água pura. Para o nosso sistema, as condições de “otimização” para a concentração de massa de NTs e etanol como agente de sacrifício foram de 1,0 mg/mL e 25 %, respectivamente. Pelo uso de etanol como agente de sacrifício, foram produzidos além de H2, outros gases minoritários como CO, CO2, CH4, C2H4 e C2H6. No entanto, a formação desses produtos foi de apenas 3 % para uma produção de H2 de 97 %. A eficiência quântica aparente para a fotogeração de H2 foi de 5,18 ± 0,3%. Na tentativa de aumentar a produção de H2 foi realizado um carregamento de nanopartículas de NiO sobre a superfície dos NTs, fazendo aumentar a eficiência em 8,4±0,7 % com uma taxa de produção de H2 de 56 % maior que a de NTs livres de nanopartículas.
In this work the synthesis of Ta2O5 nanotubes (Ta2O5 NTs) fabricated by anodizing process and its application in hydrogen (H2) photogeneration was studied. The optimization of the synthesis and photocatalytic parameters led to maximization the H2 production. Temperature control of the anodizing electrolyte afforded the choice of obtaining Ta2O5 NTs freestanding or adhered on tantalum metal substrate. The Ta2O5 NTs formed has been characterized by scanning electron microscopy (SEM), transmission electron microscopy (TEM), energy dispersive spectroscopy X-ray (EDX), X-ray diffraction (XRD), Rietveld refinement, induced photoemission spectroscopy X-ray (XPS), specific surface area (BET) and ultraviolet visible spectroscopy (UV-Vis). The photogeneration hydrogen using the Ta2O5 NTs was evaluated by photolysis of water. The X-ray diffractometry revealed that the as-anodized Ta2O5 NTs are amorphous, requiring heat treatment to obtain a crystalline phase necessary for a more efficient hydrogen production. The combination of high crystallinity, surface chemistry and surface area influence the photocatalytic activity of NTs. The sample with 33 % of crystallinity had a high photocatalytic activity for H2 photogeneration. The use of ethanol as a sacrificial agent has increased the H2 photogeneration in 12.5 times compared with pure water. For our system, the optimization conditions for the mass concentration of NTs and ethanol as the sacrificial agent were 1.0 mg/mL and 25 %, respectively. By the use of ethanol as a sacrificial agent, other trace gases such as CO, CO2, CH4, C2H4 and C2H6 in addition to H2 were produced. However, the formation of these products was only 3 %, for a generation of 97 % of H2. The quantum efficiency apparent to photogeneration of H2 was 5.18 ± 0.3 %. In an attempt to increase production of H2 was performed a NiO nanoparticle loading on the surface of NTs, increasing efficiency of 8.4 ± 0.7% with a production rate of 56 % H2 greater than NTs free of nanoparticles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SOARES, Thiago André Salgueiro. "Síntese de nanotubos obtidos pelo processo de anodização sob a liga Ti-75Ta como fotocatalisador para fotogeração de H₂." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25151.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Barros (pedro.silvabarros@ufpe.br) on 2018-07-19T20:29:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Thiago André Salgueiro Soares.pdf: 4033349 bytes, checksum: 4a1bb454487e180fb4adfc6bb7d4d5a2 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-07-20T22:05:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Thiago André Salgueiro Soares.pdf: 4033349 bytes, checksum: 4a1bb454487e180fb4adfc6bb7d4d5a2 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-20T22:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Thiago André Salgueiro Soares.pdf: 4033349 bytes, checksum: 4a1bb454487e180fb4adfc6bb7d4d5a2 (MD5) Previous issue date: 2017-01-25
CNPQ
Neste trabalho estudou-se a síntese de nanotubos (NT) a partir da liga Ti-75Ta através do processo de anodização e a sua aplicação como fotocatalisador na foto geração de hidrogênio (H₂). Através do planejamento fatorial 2³ completo foi possível a fabricação das nanoestruturas sob diferentes condições de potencial, tempo e temperatura e avaliar os feitos sob o campo elétrico do sistema (densidade de corrente) e a morfologia dos nanotubos (diâmetro e comprimento) e assim obter nanotubos com elevada área superficial especifica (62 m²/g). Os NT TiO₂-Ta₂O₅ sintetizados sob as diferentes condições experimentais foram caracterizados por microscopia eletrônica de varredura (MEV) permitindo mensurar os diâmetros e os comprimentos dos óxidos. As nanoestruturas quando formadas são amorfas necessitando de tratamento térmico para se obter a fase cristalina. A técnica de difração de Raios X (DRX) permitiu estudar a cinética de transformação das fases dos NT TiO₂-Ta₂O₅ e determinar que a temperatura de 800°C é a ideal para a obtenção das fases cristalinas sem danificar as nanoestruturas. Visando a formação de uma nova fase as amostras foram tratadas a 1000°C dando origem a um novo produto identificado como óxido misto de TiTa₂O₇, obtendo uma síntese simples e rápida para a fabricação deste material. A estrutura eletrônica foi avaliada através da técnica de espectroscopia de reflectância difusa, os NT TiO₂-Ta₂O₅ apresentaram band gap de 3,29eV, ao passo que os NT TiTa₂O₇ apresentaram band gap 3,09eV, potencializando a sua aplicação como fotocatalisador na reação de water splitting (WS). Desta forma, tentar combinar o processo de fotogeração de hidrogênio (WS) com a degradação de poluentes orgânicos é uma nova tendência mundial. Neste contexto, o glicerol foi utilizado como agente redutor e demonstrou ser um excelente agente de sacrifício, pois além de auxiliar na separação dos pares elétrons/buracos, apresentou longo tempo de estabilidade sem geração de CO₂ e a sua fotodegradação resultou na formação de dihidroxiacetona, como co-produto de alto valor agregado. Os nanotubos de sintetizados a 800°C apresentaram eficiência de conversão da energia solar em H₂ (STH) de 0,062% enquanto que os óxidos mistos apresentam STH de 0,092% resultados significativos admitindo ue são estruturas simples que permitem melhorias como a adição de catalisadores e dopantes. Além da aplicação como fotocatalisador o TiTa₂O₇ pode ser aplicado como ânodo em baterias de íon de Lítio, produto de grande impacto tecnológico.
In this work the synthesis of nanotubes (NT) from Ti-75Ta alloy (NT TiO₂-Ta₂O₅) was studied through the anodizing process and its application as photocatalyst in the hydrogen (H₂) photogeneration. Through the 2³ factorial design it was possible to fabricate nanostructures under different conditions of potential, time and temperature and to evaluate the effects under electric field of the system (current density) and the morphology of the nanotubes (diameter and length) to obtain nanotubes with Specific surface area (62 m²/g). The NT TiO₂-Ta₂O₅ synthesized as different experimental conditions were characterized by scanning electron microscopy (SEM) allowing to measure the diameters and the lengths of the oxides. As nanostructures when formed are amorphous requiring heat treatment to obtain a crystalline phase. The X-ray diffraction (XRD) technique allowed a transformation kinetics of the NT TiO₂-Ta₂O₅ phases and a temperature of 800 °C is an ideal for obtaining crystalline phases without damaging as nanostructures. Targeting a new phase formation as samples were treated at 1000 ° C to give a new product identified as TiTa₂O₇ mixed oxide, obtaining a simple and rapid synthesis for a manufacture of this material. The electronic structure was evaluated using the diffuse reflection spectroscopy technique, the NT TiO₂-Ta₂O₅ presented a band gap of 3.29eV, whereas the TiTa₂O₇ presented band gap 3.08eV, potentializing its application as a photocatalyst in the reaction of water splitting (WS). In this way, combining the hydrogen photogeneration (WS) process with a degradation of organic pollutants is a new world trend. Glycerol was used as a reducing agent and demonstrated to be an excellent reduction agent, besides assisting in the separation of e-/h+ pairs, presented long time of stability without generation of CO₂ and its photodegradation resulted in the formation of dihydroxyacetone, as coproduct of high added value. The nanotubes synthesized at 800 °C showed the conversion of solar energy to H₂ (STH) of 0.062% since the oxides are mixed have STH of 0.092% significant results admitted that are simple structures that stand out as an addition of noble metal nanoparticles and dopants. In addition to the application as a photocatalyst TiTa₂O₇ can be applied as an anode in Lithium ion batteries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Isabela Alves de. "Síntese de WO3 e de heteroestruturas WO3/TiO2 pelo método de oxidação por peróxido e avaliação do potencial como fotocatalisadores." Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7292.

Full text
Abstract:
Submitted by Luciana Sebin (lusebin@ufscar.br) on 2016-09-19T13:34:59Z No. of bitstreams: 1 TeseIAC.pdf: 3635782 bytes, checksum: af0cdbb8c8caf2d9a90377d533f6b0ca (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2016-09-20T18:14:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseIAC.pdf: 3635782 bytes, checksum: af0cdbb8c8caf2d9a90377d533f6b0ca (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2016-09-20T18:14:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseIAC.pdf: 3635782 bytes, checksum: af0cdbb8c8caf2d9a90377d533f6b0ca (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-20T18:15:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseIAC.pdf: 3635782 bytes, checksum: af0cdbb8c8caf2d9a90377d533f6b0ca (MD5) Previous issue date: 2015-12-08
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
The use of semiconductors for environmental applications and solar photoconversion has been widely explored recently. Due the intensive researches on renewable energy such as the photoelectrochemical H2 evolution from water splitting reaction, the design of new catalysts has been investigated. In this context, tungsten oxide – WO3 – is a promising catalyst for such application, however its conduction band is located at a more positive potential than the potential of water reduction, as a result WO3 does not have the ability to reduce H+ to H2. In the first part, this work deal with the synthesis of WO3 by the oxidant peroxide method, as a promising catalyst for this reaction. Tuning of the band-edge levels for the different synthesized catalysts was verified from Mott Schottky plot, and it represents the effective photoelectrocatalytic water splitting.In the second part, the study of heterostructuring TiO2 with WO3was investigated because of the possibility to mitigate the recombination of electron–hole pairs and therefore obtain more active systems for photocatalytic applications. The synthesis of WO3/TiO2 heterostructures was evaluated by hydrothermal method using three different routes: (I) precursors used as peroxo-complexes; (II) tungsten peroxo-complex and TiO2 pre-formed oxide; (III) pre-formed oxides as building blocks. The results showed by electrochemical characterization demonstrated how the electronic parameters (band edge positions, Fermi level energy and charge migration) affect the photocatalytic activity of heterostructures obtained by the distinct synthetic routes. The as-synthesized materials was investigated toward the photodegradation of organic dye (Rhodamine-B) under visible and UV illumination. The growth mechanism was observed to play a significant role in governing surface and interfacial properties, which has a direct influence on xvi materials photoactivity. The band edge positions for the materials was determined from Mott Schottky plot and the experimentally determined energy diagram is consistent with the formation of a type II heterostructure for WO3/TiO2 and it is well correlated to recent reports in literature. As a result, the photogenerated electrons and holes can be spatially distributed in two different crystalline phases in contact and the charge recombination is inhibited, which is efficient for photocatalytic reactions.Additionally, regarding the energy diagram obtained for the heterostrucutres, it is possible from the thermodynamic aspect the use of those structures as promising candidates for the photoelectrocatalytic water splitting, since the band positions are sufficiently large to overcome the character of this reaction.
O uso de semicondutores para aplicações ambientais e na fotoconversão solar tem sido amplamente explorado recentemente. Devido a pesquisas intensivas sobre energias renováveis como a reação de produção fotoeletroquímica de H2 a partir da água, o desenvolvimento de novos catalisadores tem sido investigado. O óxido de tungstênio – WO3– é um material promissor para tais aplicações, entretanto, a posição da sua banda de condução possui valores mais positivos que o potencial de redução da água, e desta forma este material não tem a habilidade de reduzir diretamente o H+ para H2. Na primeira parte, este trabalho aborda a síntese de WO3 pelo método dos peróxidos oxidantes (OPM), como um catalisador promissor para esta reação. Foi observado deslocamento nas bandas de energia para o filme de WO3 obtido pela rota OPM em relação ao óxido obtido pela rota convencional, determinado pela da relação de Mott Schottky e estes resultados caracterizam a efetiva reação water splitting. Na segunda parte, foi investigado a formação de heteroestruturas de TiO2 com WO3, no acoplamento entre as estruturas eletronicas dos óxidos semicondutores para obtenção de sistemas mais ativos em processos fotocatalíticos. A síntese de heteroestruturas WO3/TiO2 foi avaliada pelo método hidrotérmico utilizando três rotas distintas: (I) precursores na forma de peroxo-complexos estáveis; (II) peroxo-complexo de tungstênio e óxido pré-formado de TiO2 e (III) óxidos pré-formados como “blocos de construção”. De acordo com os resultados obtidos por caracterização eletroquímica, os parâmetros eletrônicos (posições de banda de energia, nível de Fermi e migração de cargas) influenciaram na atividade fotocatalítica de heteroestruturas obtidas por rotas sintéticas distintas. Os materiais foram investigados na reação defotodegradação do corante orgânico (Rodamina-B) sob xiv iluminação visível e UV. Observou-se que o mecanismo de crescimento das estruturas desempenha um papel significativo nas propriedades finais dos catalisadores produzidos, e uma influência direta sobre a fotoatividade destes. As posições do nível de Fermi para os materiais foi determinada a partir da caracterização eletroquímica pela relação de Mott Schottky e o diagrama de energia determinado experimentalmente é consistente com a formação de uma heteroestrutura tipo II para WO3/TiO2 e está de acordo com relatos recentes na literatura. Como consequência, os elétrons e buracos fotogerados podem estar espacialmente distribuídos nas fases cristalinas em contato e a taxa de recombinação é inibida, o que é eficaz para reações catalíticas. Além disso, em relação ao diagrama de energia obtida para as heteroestruturas, é possível do ponto de vista termodinâmico, a utilização como candidatos promissores para a reação fotoeletrocatalítica de water splitting, uma vez que os potenciais são energeticamente favoráveis para esta reação.
FAPESP: 2011/07484-8
CAPES: 8218-13-7
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Fotocatalisador"

1

Silvestri, Siara, Fernanda C. Drumm, Patrícia Grassi, Jivago S. de Oliveira, and Edson L. Foletto. "TiO2 SUPORTADO EM VIDRO COMO FOTOCATALISADOR PARA DEGRADAÇÃO DE LARANJADO DE METILA." In Engenharia Sanitária e Ambiental: Tecnologias para a Sustentabilidade 4, 135–44. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.52419110411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Scaliante, Mara Heloisa Neves Olsen, Aline Domingues Gomes, Lucas de Souza Borban, and Jean César Marinozi Vicentini. "PRODUÇÃO DE FOTOCATALISADORES UTILIZANDO CINZAS RESIDUAIS." In As Engenharias e seu Papel no Desenvolvimento Autossustentado, 176–90. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.46620300615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nippes, Ramiro Picoli, Sérgio Ursulino Junior, Thaísa Frossard Coslop, and Mara Heloisa Neves Olsen Scaliante. "PRODUÇÃO DE FOTOCATALISADORES PARA DEGRADAÇÃO DOS HORMÔNIOS 17β-ESTRADIOL E 17ɑ-ETINILESTRADIOL." In A Produção do Conhecimento na Engenharia Química, 11–21. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4751906112.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bonesio, Mariana de Rezende, Francisco Guilherme Esteves Nogueira, Daiana Teixeira Mancini, and Teodorico de Castro Ramalho. "FOTOCATALISADORES À BASE DE d-FeOOH E NiO: ESTUDO EXPERIMENTAL E ASPECTOS TEÓRICOS." In A Geração de Novos Conhecimentos na Química 2, 161–62. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.70821220615.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vicentini, Jean César Marinozi, Eduardo Sbardellati Barbieri, Gimerson Weigert Subtil, Nathalia Caputo da Silva, Fernanda Ribeiro Gaspar Branco da Silva, and Mara Heloisa Neves Olsen Scaliante. "PREPARAÇÃO DE ÓXIDO DE GRAFITE PARA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS CU@TIO2 /RGO UTILIZADOS COMO FOTOCATALISADORES." In A Produção do Conhecimento na Engenharia Química, 106–17. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.47519061110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Fotocatalisador"

1

ARAUJO, L. G., M. T. M. MOYA, K. R. B. NOGUEIRA, F. S. LOPES, and A. C. S. C. TEIXEIRA. "MODELAGEM CINÉTICA DA DEGRADAÇÃO DO PESTICIDA ATRAZINA POR MEIO DO FOTOCATALISADOR TIO2 P25 UTILIZANDO UM SIMULADOR SOLAR." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1320-19889-174350.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MELO, E. J., J. I. S. SILVA, J. P. MESQUITA, M. C. PEREIRA, and J. D. PEREIRA. "HEMATITAS NANOPARTICULADAS COMO FOTOCATALISADORES POTENCIAIS PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO POR FRAGMENTAÇÃO MOLECULAR DA ÁGUA." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DELAVA, JULIANA SANTOS, VERONICE SLUSARSKI SANTANA, LEILA DENISE FIORENTIN FERRARI, and AUGUSTO VERDI REICHERT. "FOTOCATALISADORES DE FERRO SUPORTADO EM ZEóLITA A E CARVãO ATIVADO PARA O TRATAMENTO DE CORANTES TêXTEIS." In XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/cobecic2019-erc24.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

AQUINO, R. V. S., A. A. BARBOSA, R. F. CARVALHO, I. L. S. SANTANA, M. G. SILVA, and O. R. S. ROCHA. "AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO FOTOCATALÍTICA DO CORANTE AZUL BRILHANTE FCF USANDO OS FOTOCATALISADORES DIÓXIDO DE TITÂNIO E ÓXIDO DE ZINCO." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0474.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schimitd, Renan, and Elias Tambourgi. "Síntese de fotocatalisadores híbridos com Zn e Ti para aplicação na remoção de corantes residuais de efluentes da indústria têxtil." In Congresso de Iniciação Científica UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2720191658.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Proença, Bianca, Caroline Antunes Correa, Melissa Machado Rodrigues, Maurício Oliveira Vaz, Juan Bussi, Sérgio Ribeiro Teixeira, Célia de Fraga Malfatti, and Iduvirges Lourdes Müller. "PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FOTOCATALISADORES DE ÓXIDO DE NIÓBIO APLICADOS NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO UTILIZANDO GLICEROL COMO AGENTE DE SACRIFÍCIO." In 15º Enemet. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-26893.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography