To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fotocatalisador.

Journal articles on the topic 'Fotocatalisador'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 24 journal articles for your research on the topic 'Fotocatalisador.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Saleiro, G. T., S. L. Cardoso, R. Toledo, and J. N. F. Holanda. "Avaliação das fases cristalinas de dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha." Cerâmica 56, no. 338 (June 2010): 162–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000200011.

Full text
Abstract:
O dióxido de titânio apresenta boas propriedades como um material fotocatalisador para aplicação em processos de degradação fotocatalítica. No entanto, o dióxido de titânio deve ser usado ancorado num suporte adequado. O uso de cerâmica vermelha como suporte de fotocatalisadores pode ser uma boa alternativa devido ao seu baixo custo e facilidade de fabricação. Neste trabalho foi estudado, via difração de raios X, o dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha produzida com argilas cauliníticas da região de Campos dos Goytacazes, RJ. Os resultados mostram que o dióxido de titânio apresenta mudança estrutural da fase mais fotoativa (anatásio) para a fase menos fotoativa (rutilo) com o aumento da temperatura de sinterização. Em 700 ºC cerca de 50% da fase anatásio é retida para o dióxido de titânio suportado em cerâmica vermelha, independentemente do tipo de argila usada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lindino, Cleber Antonio, Camilla Ferradoza Batalioto, Debora Hoss, and Suelen Caroline Hoff Schuranck. "DEGRADAÇÃO DO AGROTÓXICO CONNECT® COM FOTOCATALISADOR HIDROXIAPATITA." Ciência e Natura 38, no. 3 (September 28, 2016): 1570. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x22203.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brandão Mendes de Oliveira, Andréa Maria, Luiz Fernando de Oliveira Coelho, Eduarda Bezerra Lima de Almeida, Antonia Samylla Oliveira Almeida, Marianna Correia Aragão, and José Capelo Neto. "O potencial do processo de fotocatálise heterogênea consorciado à adsorção para o tratamento de água com Microcystis aeruginosa e seus metabólitos." Revista DAE 69, no. 228 (December 8, 2020): 76–88. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.006.

Full text
Abstract:
Os processos de fotocatálise heterogênea e adsorção são apontados como alternativas economicamente favoráveis para remoção de contaminantes em água e fazem parte de uma das áreas mais intensamente investigadas devido ao caráter promissor de suas aplicações. Porém, como o gargalo da aplicação tecnológica da fotocatálise heterogênea é a retenção e a reutilização do fotocatalisador dióxido de titânio, faz-se ainda necessário estudar técnicas para sua imobilização em suportes sólidos. Este artigo tem como objetivo apresentar o potencial do processo de fotocatálise heterogênea consorciado à adsorção para o tratamento de água contendo Microcystis aeruginosa e seus metabólitos. O uso de argilominerais se mostra bastante promissor nas áreas de adsorção e catálise voltadas para o saneamento ambiental. Palavras-chave: Microcistinas. POA. Cianobactérias. Argilomineral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rosa, Mauricio Ferreira da, Bruna Loesch Bortolini, Alessandra Eugenio Carli da Silva, Vinicius Alexandre Carvalho, and Viviane da Silva Lobo. "Síntese e Caracterização de Óxido de Zinco Nanoparticulado: Preparo Via Método Sol-Gel e Aplicação como Catalisador na Degradação de Cloridrato de Ciprofloxacino." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9, no. 1 (March 5, 2020): 473–87. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i1.p473-487.

Full text
Abstract:
O presente trabalho reporta a síntese pelo método sol-gel de ZnO nanoparticulado (nZnO) e avalia sua atividade frente ao ZnO comercial (cZnO) como fotocatalisador na degradação do antibiótico cloridrato de ciprofloxacino (CIP) em solução aquosa. A caracterização do nZnO foi realizada por DRX, MEV, MET e infravermelho com transformada de Fourier. Os experimentos de fotodegradação foram organizados em um planejamento experimental 23 e a influência dos parâmetros [ZnO], [H2O2] e pH foram avaliados estatisticamente. Os resultados experimentais mostraram que as melhores condições para o processo de fotodegradação, [H2O2] = 500 mg L-1 e [ZnO] = 20 mg L-1 em pH 4, foram idênticas para ambos fotocatlisadores, e a atividade do nZnO foi 6% superior à atividade do cZnO. A pequena diferença observada na atividade do nZnO em relação ao cZnO pode ser atribuída à heterogeneidade morfológica do nZnO obtido sinteticamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gouvêa, D., B. H. Viana, and J. Miagava. "Segregação superficial de MgO em nanopartículas de TiO2." Cerâmica 62, no. 364 (December 2016): 400–404. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623642049.

Full text
Abstract:
Resumo O TiO2 tem sido objeto de diversos estudos devido ao seu excelente desempenho como fotocatalisador. Aditivos como o MgO têm sido introduzidos para melhorar o desempenho fotocatalítico do TiO2. No entanto, a físico-química destes sistemas de óxidos e suas relações com suas demais propriedades são pouco compreendidas. Neste trabalho, nanopartículas de xMgO-(1-x)TiO2 (0≤ x≤ 0,05) foram sintetizadas pelo método dos precursores poliméricos a 500 °C por 15 h. Os resultados de difração de raios X mostraram que somente a fase anatásio é formada e que o tamanho de cristalito diminui com o aumento da concentração de MgO. A lavagem dos pós em solução aquosa de HNO3 solubilizou grande parte do MgO evidenciando que ocorre excesso de superfície do aditivo. Análises de FTIR confirmaram que a lavagem em ácido altera a superfície das partículas e, portanto, é proposto que a redução do tamanho de cristalito ocorre devido à segregação de MgO na superfície.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Janile Quaresma, Raphael Alves Cardeal, Rinaldo dos Santos Araújo, João Carlos da Costa Assunção, and Bruno César Barroso Salgado. "Aplicação do dióxido de titânio como fotocatalisador na degradação do diuron: avaliação das variáveis operacionais e estudo mecanístico." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 1 (February 2021): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190092.

Full text
Abstract:
RESUMO O diuron (DI) é um herbicida utilizado em culturas agrícolas para o controle de ervas daninhas que podem causar desde irritações na pele até problemas cancerígenos. Neste estudo, a fotocatálise heterogênea foi utilizada para a degradação do DI aplicando o dióxido de titânio (TiO2) como catalisador em um reator em batelada. Planejamentos experimentais foram realizados a fim de avaliar a influência do pH, da concentração do catalisador e do substrato, e de maximizar a degradação do DI. Depois de 3 horas de reação, foi possível observar que o pH foi a variável com maior influência na degradação do herbicida utilizando o TiO2 como catalisador. Com o estudo mecanístico foi possível propor que a degradação desse herbicida é realizada pelos radicais hidroxilas gerados da redução do O2. O modelo estatístico realizado neste estudo pode ser aplicado para o aprimoramento do processo de tratamento de efluentes industriais e agrícolas utilizando a fotocatálise heterogênea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kist, Lourdes Teresinha, Caroline Paiva Flores, Valeriano Antonio Corbellini, and Ênio Leandro Machado. "APLICAÇÃO DO MÉTODO UV/TiO2 PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DE LAVANDERIA DE MANUTENÇÃO MECANICA QUE CONTÉM FENÓIS." Tecno-Lógica 13, no. 1 (January 6, 2009): 35–40. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v13i1.856.

Full text
Abstract:
A contaminação de solos e águas subterrâneas por compostos orgânicos tem mostrado um potencial poluente preocupante. Iniciamos este trabalho caracterizando a amostra proveniente de uma lavanderia de roupas provenientes de posto de gasolina, toalhas utilizadas em manutenção mecânica e cabeceiras de bancos de ônibus. A caracterização mostrou a necessidade de tratamento para a redução de fenóis. Nos últimos anos, os processos oxidativos avançados tem mostrado ser excelente para a degradação através da geração do radical HO. fortemente oxidante que permite a rápida e indiscriminada degradação de uma grande variedade de compostos orgânicos com completa mineralização. Dentre as várias alternativas existentes escolhemos trabalhar com a fotocatálise heterogênea, com a presença de TiO2 e radiação UV. No processo de tratamento aperfeiçou-se o método com o uso de um tipo de reator com rampa suportada com fotocatalisador (TiO2) construído anteriormente por MACHADO et al. (2007). Os resultados mostraram como melhor método conjugado UV/TiO2 com degradação em 60 minutos de 81% para a amostra sintética e de 13% para a efluente real. Do ponto de vista do toxicidade o tratamento foi eficiente, conseqüentemente diminuiu a quantidade de fenol, e não prejudicou, geralmente, o desenvolvimento nem o crescimento dos microrganismos no experimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

De Oliveira Carvalho, Caroline, Eduarda Medran Rangel, Caio César Melo, Daniel Ricardo Arsand, and Fernando Machado Machado. "Degradação fotocatalítica de ciprofloxacina usando óxido de zinco em espuma vítrea." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 3, no. 1 (June 7, 2017): 13. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v3i1.10153.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentada a fotodegradação do antibiótico ciprofloxacina pela aplicação de espuma vítrea fotocatalisadora, produzida a partir de óxido de zinco (espécie fotoativa), vidro residual de lâmpadas fluorescentes (matriz vítrea) e carbonato de cálcio (agente espumante). O vidro de resíduo precursor teve a sua composição química e estrutura cristalina elucidadas através das técnicas de fluorescência de raios-X e difração de raios-X, respectivamente. A espuma vítrea fotocatalisadora foi formulada com 5% em massa de agentes espumantes e 10% em massa de ZnO, conformada por prensagem uniaxial e queimada à 800 ºC, com taxa de aquecimento de 2,5 °C min-1 e 30 min de patamar. Os testes de fotodegradação foram realizados em fotorreator equipado com lâmpada de vapor de mercúrio de baixa pressão (6 W) imersa na solução; e 0,5 L de solução de trabalho 0,1 g L-1 ciprofloxacina. Os resultados mostram que a eficiência na degradação do antibiótico aplicando espuma vítrea fotocatalisadora/UV é 133% mais eficiente do que o uso de somente radiação ultravioleta. Além disso, o material produzido mostra uma alternativa viável para a destinação de resíduos de lâmpadas fluorescentes.Palavras-chave: Fotocatálise heterogênea, tratamento de água, catalisador, compostos farmacêuticos, antibióticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Luana Góes Soares da, and Annelise Kopp Alves. "Utilização de fibras nanoestruturadas de TiO2 como fotocatalisadores para a geração de hidrogênio." Latin American Journal of Development 3, no. 2 (2021): 618–27. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n2-010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mourão, Henrique A. J. L., Vagner R. de Mendonça, Andréa R. Malagutti, and Caue Ribeiro. "Nanoestruturas em fotocatálise: uma revisão sobre estratégias de síntese de fotocatalisadores em escala nanométrica." Química Nova 32, no. 8 (2009): 2181–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422009000800032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Schalenberger, Matheus Severo, Mariéle Schaedler Nascimento, and William Leonardo da Silva. "Estudo da atividade fotocatalítica de fotocatalisadores suportados preparados a partir de MDF e porongo." Disciplinarum Scientia - Ciências Naturais e Tecnológicas 21, no. 2 (2020): 39–47. http://dx.doi.org/10.37779/nt.v21i2.3466.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Elizabeth Fátima de, Mariana Borges Porto, Natália Betelli Pompermayer, and Matheus Henrique da Silva Bergamo. "Comparação dos processos de síntese e do desempenho de fotocatalisadores para a degradação do corante rodamina B." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 4 (August 2018): 791–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018149826.

Full text
Abstract:
RESUMO Nanopartículas de óxidos de titânio (TiO2), zinco (ZnO) e ferro (Fe3O4) podem ser utilizadas na foto-oxidação de poluentes orgânicos, e em muitas outras aplicações. No entanto, entre os desafios para aplicação tecnológica dos desenvolvimentos científicos da nanotecnologia dois aspectos ainda são pouco explorados: a investigação sobre os métodos de preparação de nanomateriais compatíveis com o ambiente, e o estudo sobre a variabilidade das propriedades de nanomateriais. Diferentes métodos de síntese de partículas de TiO2, ZnO e Fe3O4 foram usados para obter dispersões coloidais com nano e micropartículas desses semicondutores. As partículas de TiO2, ZnO e Fe3O4 obtidas foram testadas como fotocatalisadores e aumentaram a taxa de fotodegradação do corante orgânico rodamina B (RHB) em até 20,5 vezes. Foram selecionadas as rotas de síntese que melhor atendem aos princípios da Química Verde para obtenção de partículas de ZnO e TiO2. Entretanto, para a aplicação comercial dessas partículas, ainda é preciso reduzir a variação em seus desempenhos fotocatalíticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Troque, B. F., S. A. Eliziário, M. J. Godinho, and R. H. G. A. Kiminami. "Síntese in situ pelo método hidrotérmico de heteroestruturas de titanato-ferritas e sua atividade fotocatalítica." Cerâmica 64, no. 370 (June 2018): 248–53. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643702265.

Full text
Abstract:
Resumo A aplicação de fotocatalisadores na forma de heteroestruturas tem se destacado através da propriedade de degradação de diversos compostos orgânicos no tratamento de efluentes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi sintetizar compostos heteroestruturados à base de titanato-ferritas pelo método hidrotérmico in situ para aplicação em processo foto-Fenton. Os materiais sintetizados in situ foram caracterizados por difratometria de raios X, espectroscopia de infravermelho, espectroscopia de reflectância difusa, área específica superficial por BET e microscopia eletrônica de transmissão. A síntese in situ de SrTiO3-CoFe2O4 e SrTiO3-NiFe2O4 foi desenvolvida de forma inédita neste trabalho, resultando com sucesso em sistemas heteroestruturados sem presença de fases secundárias, distribuição altamente homogênea das fases constituintes com tamanho médio de partículas nanométrico e garantia de reprodutibilidade do método. A atividade fotocatalítica dos compostos sintetizados foi investigada por meio da degradação do corante Rodamina B, utilizando luz visível, onde o sistema SrTiO3-CoFe2O4 apresentou a melhor atividade fotocatalítica degradando 82% do corante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Da Silva, Luana Góes Soares, and Annelise Kopp Alves. "Análise da fotoatividade de fibras de TiO2 observadas através da descoloração do corante alaranjado de metila." Latin American Journal of Development 3, no. 4 (July 11, 2021): 1843–55. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n4-013.

Full text
Abstract:
O alaranjado de metila é um corante aniônico pertencente ao grupo dos azocorantes, muito empregado em ensaios de fotocatálise heterogênea. Sua utilização adquiriu relevância, devido ao fato dos corantes sintéticos, mais especificamente os corantes azo serem os contaminantes responsáveis por aproximadamente 10-20% da poluição dos efluentes. Estes resíduos podem gerar subprodutos perigosos resultantes da oxidação, hidrólise ou outras reações químicas. A sua elevada estabilidade química, dificulta a ação de tratamentos convencionais na purificação de águas contaminadas. A utilização da fotocatálise heterogênea se insere dentro deste contexto, pois além de ser um tratamento eficiente para a diminuição da toxicidade de águas superficiais contaminadas também não polui o meio ambiente com a geração de subprodutos. Neste processo, radicais hidroxila são gerados através da excitação de semicondutores, constantemente expostos a luz solar ou artificial. Na fotocatálise heterogênea a excitação do semicondutor ocorre através da absorção de fótons, com energia maior ou igual a energia de band gap, ocasionando a promoção do elétron da banda de valência (BV) para a banda de condução (BC), gerando assim o par elétron/lacuna. Dentre os vários semicondutores empregados como fotocatalisadores, o mais comumente utilizado na degradação/mineralização de poluentes orgânicos é o TiO2. Fotocatalisadores são sólidos semicondutores que se caracterizam por converterem a energia contida em fótons (luz) em energia eletroquímica disponível em um sistema químico, tanto para oxidação, como para a redução de compostos ou espécies químicas (íons). Diversas moléculas se mostraram capazes de promover a fotocatálise, entre elas o ZnO e o TiO2. O dióxido de titânio é um semicondutor do tipo n que possui três formas alotrópicas, anatase, brookita e rutilo. É utilizado comercialmente como um material para conferir opacidade às tintas, cosméticos, plásticos e papéis. A presente proposta, tem como objetivo a síntese de nanoestruturas de TiO2 através da técnica de electrospinning, utilizando polivinilpirrolidona e tetraisisopropóxido de titânio como reagentes precursores. Após a síntese das fibras, o material obtido foi tratado termicamente em diferentes temperaturas para análise microestrutural através da microscopia eletrônica de varredura (MEV), das fases presentes através da difração de raios X (DRX), da energia de band gap por espectroscopia de reflectância difusa (ERD) e a atividade fotocatalítica. Acompanhou-se a degradação do corante alaranjado de metila em presença das fibras de dióxido de titânio sob iluminação UV-A. Observou-se que a formação e a presença majoritária da fase anatase é um fator fundamental para a maior atividade fotocatalítica das fibras nanoestruturadas de TiO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Giraldi, T. R., J. P. Swerts, M. A. Vicente, V. R. de Mendonça, E. C. Paris, and C. Ribeiro. "Utilização de partículas de ZnO:Mn para a degradação do azul de metileno por processo de fotocatálise." Cerâmica 62, no. 364 (December 2016): 345–50. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132016623642000.

Full text
Abstract:
Resumo A gestão do uso da água no ambiente agrícola é fator decisivo para a construção de métodos produtivos ambientalmente sustentáveis. A fotocatálise é um método promissor para a descontaminação de águas. Este artigo teve como proposta avaliar o potencial fotocatalítico de partículas de ZnO puro e dopado com manganês. Estes materiais foram produzidos pelo método dos precursores poliméricos e caracterizados por difratometria de raios X, adsorção de N2 em baixa temperatura, espectroscopia na região do infravermelho e do ultravioleta e fotoluminescência. Para avaliação da eficiência dos fotocatalisadores obtidos, ensaios de fotodegradação foram realizados utilizando-se o corante azul de metileno sob radiação UVC. As partículas apresentaram-se monofásicas, porém com baixa área superficial específica. A amostra de ZnO com teor de dopagem de 0,25% de Mn apresentou maior eficiência no processo fotocatalítico para a degradação do corante azul de metileno. Esta eficiência foi relacionada com o maior valor de energia de band gap e menor taxa de recombinação eletrônica, o que permite maior formação de radicais de hidroxila, compostos estes responsáveis pela degradação do corante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Lacerda, Luciane Venturini, Annelise Kopp Alves, and Felipe Amorim Berutti. "SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE ZEÓLITAS OBTIDAS A PARTIR DE CINZAS VOLANTES DE CARVÃO." Tecno-Lógica 20, no. 1 (December 19, 2015): 33. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v20i1.6530.

Full text
Abstract:
Usinas termoelétricas a carvão geram aproximadamente 3 milhões de toneladas de cinzas ao ano. Estas cinzas podem receber uma aplicação nobre como, por exemplo, fotocatalisadores aplicados à descontaminação de águas poluídas por corantes da indústria têxtil. Isso é possível através de utilização das cinzas como fonte de silício para a síntese de zeólitas. Desta forma, neste trabalho foram sintetizadas zeólitas do tipo sodalita, utilizando-se cinzas volantes de carvão da região de Candiota-RS, com diferentes teores de alumínio, e na presença de NaOH como alcalinizante, variando-se o tempo de envelhecimento. Os produtos formados foram caracterizados por DRX, isotermas de adsorção de N2 (BET) e sua morfologia foi analisada por MEV e MET. A atividade fotocatalítica foi medida através do acompanhamento da degradação de solução contendo o corante azul de metileno. Os resultados indicaram que a razão Si:Al e o tempo de envelhecimento influenciam significativamente as propriedades da zeólita sintetizada. A zeólita obtida é do tipo sodalita, formada por aglomerados com partículas primárias de 100nm, cuja área superficial é de aproximadamente 6 m2/g. A atividade fotocatalítica foi bastante significativa e foram observados indicativos de propriedades adsorventes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Nascimento Filho, Carlos Alves do, and Helinando Pequeno de Oliveira. "Compostos à base de molibdênio para remediação ambiental: uma revisão." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 8, 2021): e12410313187. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13187.

Full text
Abstract:
O dissulfeto de molibdênio é um material amplamente utilizado para remediação ambiental tendo em vista sua excelente capacidade de adsorção, que é atribuída principalmente aos sítios ativos de enxofre na superfície do MoS2. Além disso, este material possui vantagens quando comparado com outros fotocatalisadores, como por exemplo por alta atividade fotocatalítica, baixa toxicidade e boa capacidade de remoção de contaminantes orgânicos e inorgânicos. Nesta revisão apresentaremos os diferentes métodos de preparação do dissulfeto de molibdênio a partir da esfoliação mecânica, química, eletroquímica e os métodos hidrotérmico, solvotérmico e de deposição de vapor químico. Abordaremos ainda suas propriedades tais como as capacidades de adsorção para diferentes tipos de metais pesados em solução, os tipos de degradação fotocatalítica a partir da comparação dos adsorventes a base de MoS2 com outros adsorventes, os mecanismos de adsorção e os fatores que afetam esse processo, como o pH e temperatura da solução, tempo de contato, tipos de contaminantes e a influência de outros íons presentes em solução que podem atrapalhar o processo de adsorção. Outro processo a ser reportado se refere à associação entre o MoS2 e outros compostos, como óxido de grafeno e compostos derivados do nitrogênio, óxido de titânio e associações com bismuto e prata, tendo como principal vantagem o aumento da capacidade de adsorção do material. Como conclusão, será tratado sobre a eficiência de remoção das diferentes associações do dissulfeto de molibdênio frente aos diferentes tipos de contaminantes assim como os diversos fatores que influenciam nesta eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Luana Góes Soares da, and Annelise Kopp Alves. "Obtenção, caracterização e utilização de fibras nanoestruturadas de Tio2 dopadas com tungstênio como fotocatalisadores / Obtaining, characterization and utilization of nanostructured Tio2 doped fibers as photocatalysts." Brazilian Applied Science Review 4, no. 6 (2020): 3692–703. http://dx.doi.org/10.34115/basrv4n6-031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rocha, Nilmalice Coelho, and Leonardo Lopes da Costa. "UTILIZANDO NANOTUBOS DE TiO2 COMO FOTOCATALISADOR NA DEGRADAÇÃO DO CORANTE VERMELHO CONGO." Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade 2, no. 1 (December 7, 2010). http://dx.doi.org/10.14571/cets.v2.149-152.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Letícia Socal da, Maria Madalena de Camargo Forte, Philippe Bartolomeo, Fabienne Farcas, and Françoise Durrieu. "Envelhecimento UV de ligantes asfálticos." TRANSPORTES 13, no. 2 (July 2, 2005). http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v13i2.100.

Full text
Abstract:
<p align="left">A deterioração de um pavimento está relacionada com o envelhecimento do ligante asfáltico. A radiação solar UV é um importante iniciador de reações que ocorrem na superfície do ligante asfáltico, formando uma camada oxidada e quebradiça. O método de simulação clássica de envelhecimento (RTFOT + PAV) em laboratório não leva em consideração o efeito da radiação UV. Com o objetivo de avaliar a influência da radiação UV no envelhecimento de ligantes asfálticos, sessões de exposição a radiação UV foram intercaladas entre os ensaios de simulação clássica. Dois ligantes asfálticos, quimicamente distintos, foram envelhecidos e avaliados, segundo sua composição química e estrutural, antes e após cada etapa da simulação de envelhecimento. A seqüência de ensaios proposta para simulação e avaliação do envelhecimento de ligantes asfálticos sob radiação UV mostrou-se altamente satisfatória. Os ligantes apresentaram mecanismos de envelhecimento distintos, tanto através de simulação clássica quanto através de exposição à radiação UV. A presença de vanádio na composição química dos ligantes foi determinante no envelhecimento sob radiação UV, comportando-se como um fotocatalisador na formação de aglomerados de macromoléculas na superfície do material.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pinheiro Valverde, Ravila, Ana Carolina Martins Morais, Leonardo Rodrigues Caixeta, and Gabriel Tenaglia Carneiro. "VIABILIDADE NO TRATAMENTO DE EFLUENTE INDUSTRIAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE REAGENTE DE FENTON E FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA (doi:10.5216/reec.V11i1.34861)." REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 11, no. 1 (February 1, 2016). http://dx.doi.org/10.5216/reec.v11i1.34861.

Full text
Abstract:
RESUMO: O crescente processo de urbanização e industrialização tem transformado o cenário urbano e consequentemente o meio ambiente, tornando-se necessária a adoção de práticas sustentáveis. O presente trabalho tem por objetivo mostrar uma alternativa de tratamento de efluentes industriais que visa juntamente com os parâmetros das legislações, o tratamento para que possam ser descartados ou reutilizados os efluentes gerados, sem causar nenhum tipo de dano à saúde das pessoas, nem alteração dos demais ecossistemas. O experimento consiste na utilização de Reagente de Fenton onde ocorre uma reação que é formada pela decomposição de H2O2 catalisado por Fe2+ obtendo assim radicais hidroxila e íon hidroxila em meio ácido e a Fotocatalise heterogênea, definido como um processo oxidativo avançado (POA), que é baseado na irradiação de um foto semicondutor, onde se utiliza um fotocatalisador que é ativado por luz solar ou artificial. Neste processo o semicondutor absorve energia dos fótons da radiação ultravioleta, gerando radicais hidroxila (OH•) altamente reativos e capazes de mineralizar a matéria orgânica. Uma vez que a matéria orgânica é mineralizada o então efluente tratado poderá ser reutilizado ou descartado no corpo hídrico inicial, tornando o método de tratamento viável e eficaz. ABSTRACT: The growing process of urbanization and industrialization has transformed the urban landscape and consequently the environment, making it necessary to adopt sustainable practices. This paper aims to show an alternative treatment of industrial effluents which aims along with the parameters of the laws, treatment so they can be discarded or reused effluents generated without causing any damage to people's health or change in other ecosystems. The experiment consists of the use of Fenton's Reagent which is a reaction which is formed by the decomposition of H2O2 catalyzed by Fe2+ thereby obtaining hydroxyl and hydroxyl ion radical in an acid medium and heterogeneous photocatalysis, which is defined as an advanced oxidation process (AOP), which is based on the irradiation of a semiconductor photo, which uses a photocatalyst that is ac tivated by sunlight or artificial light. In this process the semiconductor absorbs the photon energy of ultraviolet radiation, generating hydroxyl radicals (OH•) highly reactive and able to mineralize organic matter. Once the organic material is mineralized then treated wastewater can be reused or discarded in the initial water body, making feasible and effective method of treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Amanda Oliveira da, Claudia Longo, Giuvanni Mutton, Miguel T. Galante, Raul S. Figueiredo, and Rodnei Bertazzoli. "Eletrodos de difusão gasosa contendo semicondutores para redução fotoeletrocatalítica de CO2." Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, no. 26 (December 4, 2018). http://dx.doi.org/10.20396/revpibic262018102.

Full text
Abstract:
Eventos climáticos como aquecimento global, vem se tornando pauta recorrente nos debates científicos. Segundo informações do quinto relatório do IPCC, índices de CO2 e demais gases de efeito estufa alcançaram valores recordes no último século. Dentre os principais agentes, o CO2. Esforços vêm sendo tomados para mediar seus efeitos, como: conversão biológica, catálise heterogênea e redução fotoquímica ou eletroquímica. A conversão fotoeletroquímica visa produtos de maior valor agregado, como metano, metanol, ácido fórmico dentre outros. Quando tais compostos são fotocatalisados pela energia solar,recebem o nome de solar fuels(do inglês, combustíveis solares). Considerando a fotocatálise, aplicou-se eletrodos de difusão gasosa (EDG) com o fim da fotoredução de CO2. Foram realizadas caracterizações eletroquímicas, via cronoamperometria e voltametria cíclica, do eletrodo modificado com semicondutor AgBiW-ox e não modificado, e também análises com radiação incidente (claro) e na ausência da mesma (escuro). Para as avaliações eletroquímicas aplicadas até o momento,observou-se fotocorrente associada ao eletrodo resultante modificado, onde sua corrente catódica foi influenciada pela situação de claro, como esperado. A fotocorrente obtida (~5uA/cm²) é considerada satisfatória dada a fonte de irradiação empregada. A princípio, a associação pode ser considerado um fotocatodo promissor. Destaca-se também a boa adesão do semicondutor ao EDG,mesmo após caracterização em cela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ganascim Marques, Rubiane, Veronice Slusarki Santana, and Nádia Regina Camargo Fernandes-Machado. "ESTUDO DA FOTODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL EMPREGANDO OS FOTOCATALISADORES DE TiO2, ZnO E Nb2O5." Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista 9, no. 11 (November 10, 2013). http://dx.doi.org/10.17271/198008279112013677.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Teixeira Bento, Rodrigo, Andre Ferrus Filho, and Marina Fuser Pillis. "CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DE FILMES FINOS DE TIO2: UMA REVISÃO." Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103, November 23, 2017. http://dx.doi.org/10.18816/r-bits.v7i2.10272.

Full text
Abstract:
Filmes finos de dióxido de titânio vêm sendo utilizados em diversas aplicações tecnológicas, desde revestimentos autolimpantes e bactericidas, até células solares e fotocatalisadores. O TiO2 apresenta polimorfismo em três fases cristalinas: anatase, broquita e rutilo, cada uma com propriedades físicas e químicas específicas. O presente trabalho apresenta o resultado do somatório de experiências desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Filmes Finos e Nanoestruturas do IPEN (Brasil), analisando por meio dos respectivos estudos a influência da temperatura de deposição e substrato sobre a morfologia dos filmes obtidos. Os filmes de TiO2 foram crescidos através da técnica de deposição química de organometálicos em fase vapor (MOCVD), sobre substratos de borossilicato, a 400 e 500°C, e substratos Si(100) nas temperaturas de 400, 500, 600 e 700°C. Observando-se os espectros de difração de raios-X dos filmes, foi verificado que a 400 e 500°C há a presença apenas da fase anatase, enquanto que a 600°C pode-se identificar as fases anatase e rutilo. O filme crescido a 700°C apresentou, além de anatase e rutilo, a fase broquita. Foi observadoque a velocidade de crescimento dos filmes aumenta com a temperatura até 500°C e, a partir disso diminui, aspecto característico da curva do processo, que indica haver uma mudança de mecanismo de crescimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography