To see the other types of publications on this topic, follow the link: Fragmentação científica.

Journal articles on the topic 'Fragmentação científica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Fragmentação científica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Firmino, Caroline Tavares, Gizely Azevedo Costa, Jefferson Luiz Ferrari, and Daiani Bernardo Pirovani. "FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL: DEFINIÇÃO E IMPACTOS SEGUNDO A LITERATURA CIENTÍFICA." Revista Univap 22, no. 40 (April 19, 2017): 786. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1590.

Full text
Abstract:
Em virtude da maior demanda de áreas para as atividades econômicas, muito da riqueza natural do meio ambiente vem sendo perdida através de desmatamentos e queimadas que geram a fragmentação florestal, um processo cujos efeitos não são conhecidos em toda sua amplitude. Objetivou-se avaliar o conceito de fragmento florestal perante o meio acadêmico e cientifico, bem como discutir os principais impactos decorrentes da fragmentação florestal. A metodologia adota para a realização da pesquisa se baseou na leitura e analise de bibliografias específicas sobre o tema em questão. Observou-se que, segundo a literatura, um fragmento florestal compreende uma unidade de floresta natural contínua, interrompida por barreiras naturais ou antrópicas, tendo como efeitos principais a perda de biodiversidade e o efeito de borda. Assim, torna-se fundamental o incentivo a ações de preservação dos fragmentos florestais, buscando, se possível, a conexão dos remanescentes florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Siegler, Janaina, Cristiane Biazzin, and Aline Rodrigues Fernandes. "Fragmentação do conhecimento científico em administração: uma análise crítica." Revista de Administração de Empresas 54, no. 3 (June 2014): 254–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020140302.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva retomar a discussão da fragmentação da ciência, explorar como esse fenômeno manifesta-se em Administração e quais suas implicações para o avanço do conhecimento científico. Para tanto, utilizou-se a interface entre os campos de Operações e Recursos Humanos como caso ilustrativo. A metodologia adotada foi o estudo bibliométrico por meio de um mapeamento estruturado da produção científica dessas duas grandes áreas. Os resultados indicaram que ambas evoluíram de modo independente, com pouca sinergia entre os autores dos diferentes campos. Foram evidenciados fatores que ressaltam a fragmentação (visões epistemológicas, preferências metodológicas e distanciamento entre os autores). Finalmente, buscou-se provocar a reflexão quanto às oportunidades oferecidas pelo intercâmbio entre áreas para a evolução do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Ademir Da Silva, Barbara Nascimento Flores, Celeste Dias Amorim, Pollyanna Alves Dias Costa, Milton Ferreira da Silva Júnior, and Edson Vicente da Silva. "O saber e a intencionalidade científica ambientalista." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 5 (December 30, 2016): 184–96. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1993.

Full text
Abstract:
O texto objetiva refletir sobre a especialização do saber que provoca a fragmentação da ciência, movimento este instaurado pelo paradigma moderno. Assim, nesta sociedade múltipla, onde se exige cada vez mais a articulação entre saberes, onde a visão do todo é sempre maior e mais relevante que a soma das partes, faz-se necessário inserir a noção de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como possíveis soluções para a fragmentação do saber. Neste contexto, pensar em um discurso mais interdisciplinar, sistêmico e holístico, é pensar a racionalidade ambiental não de forma fragmentada, mas em relação entre os saberes, onde não é mais possível promover mudanças se não mudarmos nossa visão de mundo. A perspectiva e prática interdisciplinares já se tornaram condições sine qua non do avanço da ciência, no entanto, é urgente encontrar estratégias que permitam a colaboração entre áreas afins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caletti, Leandro, and Márcio Ricardo Staffen. "A FRAGMENTAÇÃO JURÍDICA E O DIREITO AMBIENTAL GLOBAL." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 16, no. 34 (May 31, 2019): 279–310. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v16i34.1455.

Full text
Abstract:
O presente relato de pesquisa científica ostenta o objetivo geral de contextualizar a emergência de um Direito Global Ambiental no cenário de fragmentação jurídica entre normas de Direito e não-Direito. Especificamente, apresenta outros três objetivos, a saber: (1) examinar o processo de fragmentação jurídica ocasionado pela globalização e pelo transnacionalismo; (2) identificar as matrizes de Direito e de não-Direito; e, (3) delimitar, nesse pano de fundo, o espaço de um pretenso Direito Ambiental Global. A título de problema de pesquisa, formulou-se a seguinte indagação: há espaço, no fenômeno jurídico fragmentado, para a emergência de um direito global de índole ambiental? A hipótese aventada como positiva se confirmou nas considerações finais, mormente se valendo de expedientes de soft law e autorregulação regulada. Para tanto, o estudo se valeu do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica, da categoria e do conceito operacional como técnicas de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Orso, Paulino José. "Os desafios do conhecimento e o método da pesquisa científica." ETD - Educação Temática Digital 5, no. 1 (December 5, 2008): 25. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v5i1.628.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moreira, Luciano Accioly Lemos. "A pesquisa em educação no Brasil: uma crítica a fragmentação do conhecimento." ETD - Educação Temática Digital 11, no. 1 (December 23, 2009): 1. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v11i1.914.

Full text
Abstract:
Analisamos sob orientação teórica da ontologia marxiana a trajetória histórica, teórica e metodológica da Pesquisa Educacional no Brasil. Constatamos que a produção científica de modo hegemônico na atualidade, concentra-se em análises sobre problemáticas restritas a situações da sala de aula. Como efeito dessa perspectiva analítica, temos a construção de uma visão pragmática e utilitarista das pesquisas em educação. Restringindo desse modo, o olhar e a reflexão do professor a esfera fenomênica da realidade social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lordelo, Lia da Rocha. "A crise na Psicologia: análise da contribuição histórica e epistemológica de L. S. Vigotski." Psicologia: Teoria e Pesquisa 27, no. 4 (December 2011): 537–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722011000400019.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou resgatar a importância de L. S. Vigotski como historiador e epistemólogo da Psicologia. Vigotski diagnosticou uma crise e fragmentação na ciência psicológica nos anos de 1920, e destacou no materialismo dialético uma filosofia científica e uma visão de mundo que poderiam realizar a integração metodológica que ele achava necessária à Psicologia, que teria a consciência como objeto principal de estudo. Para isto, são analisados textos de cunho metodológico de Vigotski, em especial "O Significado Histórico da Crise na Psicologia", de 1926. A análise da proposta vigotskiana leva-nos a pensar no sentido da crise e da fragmentação que persiste na própria Psicologia contemporânea, e a refletir mais cuidadosamente sobre a pluralidade metodológica que caracteriza nossa ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mazon, Luciano, and Maria Auxiliadora Trevizan. "Fecundando o processo da interdisciplinaridade na iniciação científica." Revista Latino-Americana de Enfermagem 9, no. 4 (2001): 83–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692001000400014.

Full text
Abstract:
O enfoque disciplinar moderno fundamenta-se em processos específicos, apresentando uma inclinação reducionista do conhecimento como conseqüência da postura científica altamente racional que promoveu a excessiva especialização e fragmentação, resultando em depauperamento do ser humano. Com o desenvolvimento das sociedades tendo em perspectiva a interconexão do conhecimento, buscando cada vez mais a instituição de dimensões mais ampliativas e globalizantes nas esferas do saber e do fazer, a tendência da disciplinaridade é ser transcendida. O objetivo deste trabalho é relatar experiência em programa de iniciação científica sob a ótica da interdisciplinaridade. No desempenho de papéis de orientado e orientador de áreas distintas - Administração e Enfermagem - estamos vivenciando o processo da interdisciplinaridade através do intercâmbio de idéias, ações e de investigação sobre recursos humanos e seu gerenciamento no campo da Enfermagem. No nosso entender, sua disseminação poderá contribuir para o oferecimento de subsídios capazes de fortalecer a interdisciplinaridade já no contexto da iniciação científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peixoto, Elza Margarida de Mendonça. "Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história." Filosofia e Educação 5, no. 2 (September 15, 2013): 120–65. http://dx.doi.org/10.20396/rfe.v5i2.8635398.

Full text
Abstract:
Defende-se que a análise da produção do conhecimento orientada pela perspectiva da concepção materialista e dialética da história deve pautar-se: (a) pela percepção da realidade como totalidade pré-existente e independente da sua fragmentação em disciplinas; (b) pelo entendimento de que a produção do conhecimento expressa no plano das ideias o embate travado no âmbito das relações de produção, por forças que disputam o controle e a direção das forças produtivas. Defende-se que não é suficiente classificar a produção do conhecimento conforme as orientações epistemológica mas necessário e urgente situar esta produção na realidade que a produz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kopstein, Marcos Antunes, and Marcio Tascheto da Silva. "A obra de ficção científica duna e a Idade Média: a utilização da literatura como incentivo para o ensino de história." História Unicap 7, no. 13 (November 10, 2020): 275. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2020.v7n13.p275-292.

Full text
Abstract:
O objetivo primordial deste trabalho é interligar uma obra literária de ficção científica, Duna de Frank Herbert, com o incentivo ao ensino de História, especificamente em se tratando do período histórico medieval. Apesar de ser uma obra ficcional, Duna possui diversos elementos e influências que abarcam várias características inerentes ao período medievo, como o feudalismo, a fragmentação política, crendices, ascensão de uma nova religião encabeçadapor um profeta, messianismo e controle econômico e social perpetrado por guildas/corporações. A proposta para construção do trabalho se embasa na pesquisa bibliográfica por intermédio de livros enfocados no período medieval e em análise documental. Dessa forma, torna-se interessante expor que ao ligar o ensino de História com o fomento à leitura de um clássico da ficção científica, estimula-se a prática pedagógica inovadora ensejada dentro de ambientes acadêmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vinhas, Lilian Veiga, and Maria Angela Boccara de Paula. "A crítica à ciência moderna e um caminho para o diálogo em tempos de pós-verdade." Cadernos de Pós-graduação 19, no. 2 (December 17, 2020): 253–65. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18373.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se a questão da crítica à ciência moderna, articulando-a com o fenômeno da pós-verdade, por meio de uma revisão narrativa da literatura. Inicialmente, um breve histórico recorda o surgimento da ciência moderna, e apresentam-se duas críticas a seu respeito: a fragmentação dos saberes e o mito da objetividade científica. Delineia-se, então, o cenário atual que caracteriza a pós-verdade e, finalmente, reflete-se sobre a comunicação pública da ciência e a educação, nesse contexto, com base nas críticas à ciência apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Fournier, Jérôme. "L'apport de la biogéographie dans l'étude de la biodiversité." GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), no. 11 (December 6, 2002): 165. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123655.

Full text
Abstract:
A biodiversidade, tema central deste artigo, está atualmente ameaçada. Pesquisar as causas de sua erosão, analisando os mecanismos, prevendo suas conseqüências, e, em seguida, proteger o que pode ser protegido, são um dos maiores desafios aos quais a comunidade científica se confronta. A biogeografia e a ecologia são as disciplinas metadisciplinares que melhor integraram a diversidade das pertubaçôes de origem antrópica. O declínio generalizado da biodiversidade se traduz pelo desaparecimento progressivo das populações locais e pela fragmentação dos habitats. Esta erosão reduz as diversidades local (alfa) e regional (gama), empobrece o tecido das comunidades, rompe as interações mútuas e deteriora os ciclos biogeoquí- micos. Os geógrafos podem participar neste desafio. Os instrumentos de sensoriamento remoto e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são de grande utilidade para o estudo diacrõnico dos fenômenos em escalas locais, regionais e continentais. A análise da fragmentação dos ecossistemas pode permitir uma melhor compreensão dos mecanismos em jogo e ajudar a estabelecer áreas protegidas. A contribuição dos geógrafos é, portanto, complementar à dos biólogos da conservação e à dos ecologistas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Nachonicz, Lílian Anna. "A epistemologia da educação." Educar em Revista, no. 19 (June 2002): 53–72. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.246.

Full text
Abstract:
O conhecimento em Educação é examinado segundo o processo que toda ciência efetivamente realiza, na definição de seu objeto. Este objeto por sua vez é definido pelo paradigma que o sujeito científico assumir. Assim, a mudança de paradigma em uma ciência é uma ruptura epistemológica, que altera o próprio objeto dessa ciência. Entretanto, a ciência emerge pouco a pouco do cotidiano e de uma pragmática, que define seu projeto. É uma construção coletiva e cultural, da qual participam os sujeitos e na qual a palavra é o elemento-chave na organização do conhecimento.O sujeito científico é aqui entendido como sendo um conjunto de atividades estruturantes, ligadas a uma abordagem científica determinada e intencionalmente instituída para produzir o objeto científico.A intersubjetividade, segundo Habermas e a linguagem enquanto pragmática e discurso segundo Vygotsky, são examinadas para verificar a ação educativa, enquanto ação e enquanto comunicação, na tentativa de caracterizar o conhecimento da Educação como conhecimento científico. O conceito de interdisciplinaridade é necessário para tal caracterização, e vem da superação da ciência moderna, que é fragmentária, sendo sua fragmentação temática e não disciplinar. As condições de possibilidade da ação humana projetada no mundo a partir de um espaço - tempo local, levam ao tipo de conhecimento que é necessário em nossa época: não determinístico, nem descritivista, possuidor de uma linguagem que é o seu método, plural e transgressor, fora de parâmetros fixos e de territórios demarcados, utilizando a metáfora e a exemplaridade como procedimentos. No conhecimento em Educação, o sujeito é ao mesmo tempo objeto, o que vem a definir tal conhecimento como processo e não estado, sendo então aplicado, e particularmente aplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cardoso, Carlos. "Desenclavar as ciências sociais na África lusófona: a Iniciativa Especial do CODESRIA." Revista de Antropologia 60, no. 3 (December 23, 2017): 89. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2017.141647.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a Iniciativa Especial para a África Lusófona do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA), inserindo-a no âmbito dos esforços que o Conselho tem feito para lutar contra a fragmentação da produção científica no continente e o perigo do isolamento de certas comunidades científicas. Adotando uma perspetiva histórica, começa por abordar a trajetória das ciências sociais nesses países, mas também discorre sobre o contexto epistêmico em que elas se desenvolvem, nomeadamente, a crise em que as escassas instituições de pesquisa foram mergulhando nas últimas décadas, a insipiência do sistema de Ensino Superior e a fraca participação do Estado no financiamento dessas instituições. Com este pano de fundo, são analisados os desafios que se colocam às ciências sociais em países africanos, bem como algumas iniciativas que têm surgido no domínio de estudos sociais. Por fim, são analisados os elos de ligação existentes entre as atividades do CODESRIA, a Iniciativa Lusófona e a integração dos cientistas sociais africanos lusófonos nos programas deste Conselho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Aleksandra Pereira dos. "Conhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor público." Revista do Serviço Público 62, no. 4 (January 28, 2014): 369–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v62i4.78.

Full text
Abstract:
Este estudo tem dois objetivos: revisar criticamente a produção científica nacional sobre o tema “competências no trabalho e nas organizações”; e apresentar o conceito e discutir sua utilização no setor público. Para tanto foram analisados relatos de pesquisa empírica e ensaios nacionais e estrangeiros – em periódicos de psicologia e administração. Foram discutidos: enfoques teóricos, instrumentos de coleta de dados, procedimentos de análise, entre outros aspectos. Na análise da produção nacional, constatou-se que, em sua maioria, as pesquisas: descrevem competências ocupacionais ou profissionais; possuem desenho survey; apresentam pluralidade quanto à natureza da pesquisa e utilização de métodos e técnicas para coleta e análise de dados; e são realizadas principalmente no setor terciário da economia. Verificou-se, ainda, a convergência do conceito de competência, diante da complexidade e fragmentação teórica previamente constatadas na literatura. Entretanto, mesmo em evidência, a produção científica brasileira sobre o tema é recente e ainda há uma lacuna sobre a discussão do construto e sua aplicação no setor público, em especial no caso brasileiro, quando se trata da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional.Palavras-chave: competências no trabalho e nas organizações, setor público, produção empírica nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Novais Filho, Fernando de Oliveira, Andréia Barreto Chaves, Alexsandro Ferreira de Souza Silva, and Silvana do Nascimento Silva. "Aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental." Revista de Iniciação à Docência 6, no. 1 (July 30, 2021): 109–22. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6979.

Full text
Abstract:
Com o avanço da tecnologia e o consumo desenfreado de uma sociedade capitalista incentiva a extração exagerada de elementos da natureza. Têm gerado sérios danos ao ambiente, fato que preocupa pesquisadores e educadores. Sendo assim, a escola é um espaço privilegiado, onde se pode criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, integrantes do meio ambiente. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em Educação Científica e Formação de Professores sobre EA. Na metodologia, usamos a pesquisa documental e aplicação de questionários, a pesquisa contou com 20 participantes voluntários de áreas de ensino diferentes, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Observou-se nos questionários, 100% das respostas relataram um isolamento do conteúdo de EA, onde foi trabalhado apenas por professores de Ciências, Biologia, Geografia e Química. A importância em reafirma a premissa de que ela deve perpassar em todas as disciplinas, que além de impedir a fragmentação do conteúdo que é construído em sala de aula, potencializa a desmistificação de que a EA só pode ser trabalhada nas disciplinas de ciências/biologia ou em datas comemorativas sobre o meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fernandes, Valdir, and William Bonino Rauen. "Sustainability: an interdisciplinary field." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 5, no. 3 (December 19, 2016): 188. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i3.p188-204.

Full text
Abstract:
Discute-se aqui a natureza interdisciplinar do campo das ciências da sustentabilidade. Por meio de uma análise histórica crítica da assim chamada racionalização da vida e da ciência, reconhece-se que o modelo de crescimento econômico que prevaleceu nos últimos séculos levou a uma separação nociva de nossos sistemas sociais dos sistemas naturais, que hoje é uma das causas da insustentabilidade. A mesma racionalização teria provocado a fragmentação do conhecimento em disciplinas cada vez mais especializadas, como parte de uma estrutura científica que não pode ser diretamente aplicada para tratar das urgentes questões socioambientais atuais. Argumenta-se que a interdisciplinaridade é a única resposta acadêmica capaz de alcançar a reintegração do conhecimento requerida para lidar com o paradigma da sustentabilidade, à medida que se busca a justa medida entre o que é essencial, desejável e possível, tanto dentro quanto fora da academia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Damaceno, Adalvane Nobres, Maria Alice Dias da Silva Lima, Vanessa Rodrigues Pucci, and Teresinha Heck Weiller. "Redes de atenção à saúde: uma estratégia para integração dos sistemas de saúde." Revista de Enfermagem da UFSM 10 (January 29, 2020): e14. http://dx.doi.org/10.5902/2179769236832.

Full text
Abstract:
Objetivo: discutir e refletir sobre as Redes de Atenção à Saúde, seus conceitos teóricos e marcos legais nas políticas de saúde. Método: estudo teórico reflexivo, baseado na literatura científica sobre conceitos teóricos e marcos legais das Redes de Atenção à Saúde. Resultados: a integração dos serviços de saúde é uma resposta à fragmentação do cuidado e possui multiplicidade de conceitos, princípios e dimensões. As Redes de Atenção à Saúde revelam-se como uma estratégia para integração dos serviços e são uma alternativa na qualificação do cuidado. Experiências nacionais e internacionais indicam que o cuidado em rede, garante maior eficácia das ações de saúde com cuidados múltiplos pautados em uma integração sistêmica. Conclusões: a conformação de Redes de Atenção à Saúde colabora para superação do modelo verticalizado. A estruturação é pautada com base no perfil epidemiológico e colabora para melhoria da atenção prestada, com superação de lacunas assistenciais e redução de custos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Sevalho, Gil. "O "homem dos riscos" e o "homem lento" e a teorização sobre o risco epidemiológico em tempos de globalização." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 16, no. 40 (March 20, 2012): 07–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832012005000005.

Full text
Abstract:
Utilizando o tempo como elemento de composição interdisciplinar, discute-se o conceito de risco epidemiológico reconhecendo-se o "homem dos riscos", criado pelo epidemiologista Naomar de Almeida-Filho, e o "homem lento", criado pelo geógrafo Milton Santos. A crítica de Jean-François Lyotard apontando a ciência como discurso que desconsidera a narrativa popular é usada na argumentação. O homem lento resiste à fragmentação das identidades imposta pela globalização, tecendo criativamente a solidariedade no lugar; o homem dos riscos será o da velocidade, da modernidade, impondo uma ordem padronizadora, individualista e competitiva. O risco epidemiológico é pensado na proximidade do território e do lugar, contrapondo-se a concretude do homem lento à artificialidade do discurso epidemiológico povoado pelo homem dos riscos. A Epistemologia do Sul de Boaventura de Sousa Santos, com suas sociologias das ausências e das emergências, toma por base esta perspectiva crítica, propondo uma prática científica politicamente comprometida com a justiça social, privilegiando o saber popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Abreu, Isa Paula Hamouche. "O vitalismo das práticas integrativas e complementares e o conceito de campo da ciência moderna." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 30, no. 1 (July 17, 2018): 115–29. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7843.

Full text
Abstract:
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) abrangem procedimentos de sistemas médicos complexos (que possuem sua própria racionalidade médica) e recursos terapêuticos, integrativos e vitalistas. São indicadas como terapêutica complementar ou principal em diversas condições clínicas e nosológicas. Entretanto, estas práticas terapêuticas permanecem marginalizadas perante a racionalidade científica vigente, por estarem fundamentadas em paradigmas pouco ortodoxos, que desafiam o pensamento cartesiano-mecanicista ainda predominante. As PICs, de um modo geral, estão embasadas em uma concepção holística e vitalista, compreendendo o ser humano como uma unidade físico-energética/psicofísica, mental e espiritual, apresentando, portanto, uma dimensão material (corpo) e uma dimensão imaterial, sutil, que não pode ser apreendida pelos cinco sentidos. Por sua vez, a influência do pensamento cartesiano-mecanicista no campo das ciências da saúde resultou no chamado modelo biomédico, que se caracteriza pela dicotomia corpo-mente, pelo enfoque na doença e não na pessoa doente, pelo emprego exclusivo do método analítico, ou seja, da parte sem consideração da totalidade e do contexto, em síntese, pelo reducionismo e fragmentação em detrimento de uma visão sistêmica e integral. Todavia, os avanços da ciência moderna, particularmente nos campos da física e da psicologia, provocaram um rompimento com as ideias tradicionais a respeito do universo, da matéria e do ser humano. Este artigo tem por objetivo demonstrar que muitos dos avanços e teorias científicas da modernidade podem auxiliar na compreensão das PICs, enfocando particularmente as conexões da teoria vitalista com o eletromagnetismo e a teoria de campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Santos, Ivanaldo. "O problema da linguagem no Padre José de Anchieta. Entre a pesquisa científica e a missão evangelizadora." Revista Eclesiástica Brasileira 75, no. 299 (August 14, 2018): 568. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v75i299.293.

Full text
Abstract:
Síntese: O objetivo desse artigo é estudar a relação existente entre a pesquisa que o padre José de Anchieta realizou sobre a linguagem, especialmente com a produção e a publicação de A Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, e o projeto evangelizador desenvolvido por ele no Brasil do século XVI. Para alcançar esse objetivo, o artigo foi dividido em duas partes: 1) Padre José de Anchieta: pequena síntese biográfica; 2) O problema da linguagem no padre José de Anchieta: entre a pesquisa científica e a missão evangelizadora. Por fim, afirma-se que o conjunto representado pela pesquisa linguística e a evangelização, desenvolvido por Anchieta, pode ser uma possibilidade para se superar o individualismo e a fragmentação do mundo contemporâneo e, ao mesmo tempo, para se tentar criar o homem integral proposto pelo humanismo antigo e pelos primeiros cristãos.Palavras-Chave: Anchieta. Linguagem. Evangelização.Abstract: The main aim of this article is to study the relationship between the research that Father José de Anchieta held on language, especially with the production and publication of A Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, and the evangelizing project developed by him in the sixteenth century Brazil. To achieve this goal the article was divided into two parts: 1) Father José de Anchieta: brief biographical summary; 2) The problem of language in Father José de Anchieta: between scientific research and the evangelizing mission. Finally, it is stated that the structure represented by the linguistic research and evangelization, developed by Anchieta, may be a possibility to overcome individualism and fragmentation of the contemporary world and at the same time, trying to create the whole man proposed by old humanism and by the early Christians.Keywords: Anchieta. Language. Evangelization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Procópio, Laiane Claudia Rodrigues, Clarissa Terenzi Seixas, Raquel Souza Avellar, Kênia Lara da Silva, and Mara Lisiane de Moraes dos Santos. "A Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde: desafios e potencialidades." Saúde em Debate 43, no. 121 (April 2019): 592–604. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912123.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo tem por objetivo conhecer a produção científica acerca da Atenção Domiciliar no Brasil, discutindo os desafios e as potencialidades dessa modalidade de assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma revisão integrativa em bases de dados eletrônicas na área da saúde, no período entre 2006 e 2017, cuja amostra final incluiu 23 artigos. Da análise emergiram três categorias: ‘Potencial substitutivo da Atenção Domiciliar e articulação com a rede’; ‘O usuário e sua família na Atenção Domiciliar’; ‘Satisfação dos usuários e a relação com a equipe’. A análise aponta como potencialidades da Atenção Domiciliar a configuração como rede substitutiva de cuidado, o vínculo e as relações horizontais entre equipe, usuários e familiares. Os principais desafios são a fragmentação do cuidado e a falta de articulação com os outros pontos da rede de atenção. A Atenção Domiciliar é um espaço singular da saúde e pode constituir um espaço potente para reinvenção das relações entre usuários, cuidadores e equipes, questionando os modos hegemônicos de se produzir cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gomez, Carlos Minayo, and Francisco Antonio de Castro Lacaz. "Saúde do trabalhador: novas-velhas questões." Ciência & Saúde Coletiva 10, no. 4 (December 2005): 797–807. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232005000400002.

Full text
Abstract:
Como artigo para debate, este texto apresenta três questões consideradas cruciais pelos autores: (a) ausência de uma efetiva Política Nacional de Saúde do Trabalhador que coloque um marco conceitual claro, apresente diretrizes de implementação e proponha estratégias e planos de ação e de avaliação para efetivá-la; (b) fragmentação e dispersão da produção científica da área, prejudicando a importante colaboração que a Academia poderia oferecer para fundamentar as necessidades dos agentes políticos, movimentos sociais, gestores e profissionais de saúde; (c) enfraquecimento e pouca capacidade de pressão dos movimentos sociais e dos trabalhadores, evidenciando a falta de qualificação das demandas, diante dos desafios do momento presente do mundo do trabalho no Brasil. O método deste trabalho consistiu na revisão crítica de documentos e publicações da área a fim de fundamentar o tom do debate e as questões levantadas. As bases teóricas de toda a argumentação são os textos que tratam da reestruturação produtiva no Brasil, sobretudo os que analisam os efeitos nefastos desse processo e, também, os fundamentos do chamado "campo de saúde do trabalhador".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

NASCIMENTO, PAULO GUSTAVO BARBONI DANTAS. "Dol 220." Dor on line 1, no. 220 (December 11, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26512/dol.v1i220.20244.

Full text
Abstract:
EDIÇÃO 220 Olá Leitores do Boletim Dor on line, a equipe DOL traz a vocês nesta edição de novembro de 2018 um editorial tratando da divulgação científica na Saúde em meios de comunicação sociais e as consequências disso para a desinformação. Nossos alertas trazem, em nossa seção de Divulgação Científica, temas tratando da avaliação da dor em pacientes, a resposta dos pais a dor da criança, o sono ruim e o desenvolvimento de dor, abordagens terapêuticas para a fibromialgia e a fascite plantar. Na seção de Ciência e Tecnologia temos alertas tratando de antagonistas seletivos de Cav3.2, neurônios diferentes nas enervações viscerais, o papel da anexina 6 na osteoartrite e anticorpos para NGF com ação analgésica em camundongos com fraturas. Boa Leitura! O panorama da linguagem dos artigos científicos nas mídias sociais Kênia Fonseca Pires Mariane Marques Divulgação Científica Influências contextuais na decodificação de expressões de dor: efeitos da idade do paciente, informações primárias e características do observador. Como avaliamos a dor do próximo Cássia Regina da Silva e Isabela Paulo Silva Amaral Influências culturais sobre as respostas dos pais à dor das crianças. O contexto individual e coletivo sobre o comportamento dos cuidadores à dor infantil Letícia Ferreira Américo Efeitos da fragmentação do sono na tolerância e sensibilidade à dor. Alterações e interrupções no sono levam ao desenvolvimento de dor Alexandre Gomes de Macedo Maganin Nova terapia para a fibromialgia. Novo tratamento reduz dor de pacientes Dênis Augusto Sant'Anna dos Reis Fascite plantar: de atletas à amantes de salto. A fascite plantar é um tipo de dor mais comum do que imaginamos Dênis Augusto Sant'Anna dos Reis Ciência e Tecnologia A inibição seletiva de canais Cav3.2 reverte a hipersensibilidade dos nociceptores periféricos. Canais T como alvo para o tratamento da dor pós-operatória Erika Ivanna Araya Pallarés O sequenciamento de neurônios colônicos revela sete classes neuronais distintas. Disfunções sensoriais estão relacionadas à patogênese de doenças Francisco Isaac Fernandes Gomes Anexina 6 inibe a transdução mecânica somato-sensorial. estudo demonstra que anexina 6 diminui a dor mecânica, comum na osteoartrite Larissa Garcia Pinto A influência do uso de anti-NGF na movimentação de camundongos submetidos à fratura óssea. O anti fator de crescimento do nervo aumenta a atividade em camundongos com dor musculo-esquelética. Mariane Pereira Matos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bolognesi, Bruno, Flávia Roberta Babireski, and Ana Paula Maciel. "Conhecendo o vazio: congruência ideológica e partidos políticos no Brasil." Política & Sociedade 18, no. 42 (December 16, 2019): 86–116. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n42p86.

Full text
Abstract:
As classificações ideológicas dos partidos políticos brasileiros são periodicamente atualizadas a fim de captar mudanças e tendências. Contudo, usualmente apenas grandes partidos nacionais são escolhidos em detrimento do sistema partidário como um todo. Tal escolha reduz a compreensão que temos sobre a representação política no país, na medida que cada dia mais a fragmentação partidária se eleva e partidos pequenos passam a ocupar posições antes reservadas aos grandes. Assim, nosso objetivo aqui é mensurar e validar a medida em relação a um conjunto de partidos que é frequentemente ignorado pela literatura. Para tanto selecionamos oito agremiações menos classificadas pelos cientistas políticos no eixo esquerda-direita. A classificação foi realizada utilizando web based survey com a comunidade de experts brasileiros e brasilianistas. A fim de testar a validade mensuramos a congruência com estudos anteriores e com os programas e manifestos partidáros destes oito desconhecidos. Nossa hipótese é que estes partidos são pouco classificados porque possuem posições ideológicas latentes e não salientes. Os resultados apontam no sentido da confirmação da hipótese, ainda que fatores contextuais e sistêmicos tenham peso na dificuldade da comunidade científica em classificar nossas legendas partidárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Villagelim, Andréa Siliveste Brasil, Shirley Donizete Prado, Ricardo Ferreira Freitas, Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho, Claudia Olsieski da Cruz, Juliana Klotz, and Gesseldo de Brito Freire. "A vida não pode ser feita só de sonhos: reflexões sobre publicidade e alimentação saudável." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 3 (March 2012): 681–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000300014.

Full text
Abstract:
Neste ensaio apresentamos algumas reflexões sobre publicidade e alimentação saudável no mundo contemporâneo onde o consumo exerce papel de grande relevância. Buscamos enfatizar dois aspectos, entre tantos outros ainda por serem explorados na literatura científica do campo alimentar-nutricional: a hegemonia do paradigma biomédico e a fragmentação da vida humana quando campanhas publicitárias anunciam alimentos associando-os à ideia de alimentação saudável. Consideramos que não podemos viver somente como naquela publicidade onde nossos desejos são acionados, sem limites, onde mundo é só de sonhos e o objetivo principal é vender mais e lucrar mais, ainda que para isso se tenha feito uso de estratégias de disseminação de algumas informações de cunho biomédico-nutricional. O encontro entre alimentação e saúde, ou seja, alimentação saudável, deve pressupor, no nosso entendimento, a valorização da ação do sujeito, inclusive por meio de informações qualificadas e contextualizadas na vida social de modo a que se possa desenhar projetos de felicidade. Um sujeito fortalecido em sua identidade, íntegro e total que, entre sonhos e concretudes, pode ousar a buscar o conhecer e o pensar sobre si mesmo no mundo, sobre sua alimentação e sua saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Aline Leda, Fernanda Carolina Camargo, Jordana Moreira Almeida, Damiana Aparecida Trindade Monteiro, and Estefânia Maria Soares Pereira. "Apreensões de trabalhadores hospitalares sobre orientações para o cuidado de pessoas em nutrição enteral domiciliar." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 15 (July 1, 2020): e41995. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2020.41995.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar apreensões de trabalhadores hospitalares sobre orientações para o cuidado de pessoas adultas e idosas em nutrição enteral domiciliar. Métodos: Abordagem qualitativa por intervenção hermenêutico-dialética, orientada pela Teoria da Difusão de Inovações. Realizou-se encontro único, mediado por grupo focal em uma oficina de trabalho, em agosto de 2018, junto à equipe multiprofissional de um hospital público de ensino (n=14 participantes). Registros textuais resultantes da oficina foram analisados por categorias semânticas. Resultados: Participantes reportaram tempo médio de atuação de 11 anos no hospital de ensino; 50% apresentavam pós-graduação.Aspectos condicionantes para orientações qualificadas na alta hospitalar e no cuidado doméstico permearam dificuldades relacionadas à rotina e ao trabalho em equipe, como a interação e a comunicação entre as diferentes categorias; dificuldades relacionadas ao cuidado continuado em rede de serviços de saúde devido à fragmentação dos pontos de atenção. A integração ensino-serviço foi apontada como potencialidade para a superação dessas limitações. Conclusão: A abordagem permitiu reconhecer condições contextualizadas para orientação ao cuidado domiciliar de pessoas com sonda e nutrição enteral, a partir das equipes hospitalares, que podem coincidir com cenários similares e também incrementar a produção científica nacional sobre o tema, ainda escassa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Miranda, Maria Eliza. "Aulas Laboratoriais de Geografia: Proposições para o Ensino de Graduação." Revista de Graduação USP 2, no. 1 (April 5, 2017): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v2i1p67-73.

Full text
Abstract:
A cultura científica acadêmica atualmente está enfrentando inúmeros desafios que envolvem, entre outros aspectos, a fragmentação do conhecimento e a diluição de sua essência, dificultando a aptidão natural, a propensão e o potencial próprios dos ingressantes na universidade para contextualizar e englobar o conhecimento a fim de apreender sua complexidade. A metodologia das aulas laboratoriais visa a articular o campo de conhecimento específico, no caso aqui, a Geografia, e o conhecimento geral psicológico e pedagógico, necessários à atuação docente e discente no ambiente acadêmico, desenvolvendo habilidades de reflexão, de pesquisa e de utilização de tecnologias e diversas linguagens no ensino e aprendizagem em nível de graduação. As aulas laboratoriais se configuram como um exercício de independência intelectual e de trabalho colaborativo, que resultam em diferentes entendimentos acerca da natureza do papel docente e discente na universidade, que valoriza a vivência acadêmica do aluno e mobiliza a aprendizagem das relações entre teoria-prática-plano, favorecendo a formação de um sujeito ativo (capaz de fazer escolhas), dialógico na relação com os outros e crítico em relação às tendências que valorizam o individualismo e a efemeridade da vida social e política
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

De Oliveira, Flávia, Marlene Das Graças Martins, Marcos De Abreu Nery, and Sueli Leiko Takamatsu Goyatá. "Os entraves para o trabalho em equipe na assistência integral à saúde." Enfermagem Brasil 17, no. 5 (November 23, 2018): 520. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i5.1170.

Full text
Abstract:
Introdução: O trabalho em equipe é fundamental para a reorganização do processo de trabalho na perspectiva da integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Identificar e analisar a produção científica nacional e internacional sobre os entraves para o trabalho em equipe, na perspectiva da assistência integral, na atenção primária à saúde, no período de 2000-2016. Métodos: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados eletrônicas Lilacs e Pubmed. Teve como pergunta norteadora: Quais são os entraves para o processo de trabalho em equipe, na perspectiva da integralidade, na atenção primária à saúde? Resultados: Foram selecionados 218 artigos para leitura na íntegra e foram incluídas 29 publicações. A fragmentação do cuidado e a formação em saúde distinta e disciplinar foram os entraves mais citados na literatura. Conclusão: Foi possível identificar os principais entraves para o processo de trabalho na perspectiva da integralidade. A identificação desses entraves pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas por diferentes categorias profissionais e para a busca de superação das dificuldades na atuação das equipes na assistência integral à saúde.Palavras-chave: atenção primária à saúde, assistência integral à saúde, equipes de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Condez, Thais Helena, Ricardo Jannini Sawaya, and Marianna Dixo. "Herpetofauna dos remanescentes de Mata Atlântica da região de Tapiraí e Piedade, SP, sudeste do Brasil." Biota Neotropica 9, no. 1 (March 2009): 157–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032009000100018.

Full text
Abstract:
Apresentamos aqui a lista de espécies de anfíbios e répteis registradas nos remanescentes de Mata Atlântica contínua e fragmentada da região de Tapiraí e Piedade, Planalto Atlântico de São Paulo, sudeste do Brasil. Amostramos 21 localidades na região, sendo 15 fragmentos florestais e seis localidades do interior e entorno do Parque Estadual do Jurupará, único remanescente legalmente protegido da região. Registramos 47 espécies de anfíbios anuros, uma espécie de gymnophiona, oito espécies de lagartos, uma espécie de anfisbena, 46 espécies de serpentes e uma espécie de quelônio. Esta lista conta com espécimes capturados pelos métodos de armadilhas de interceptação e queda, procura visual e auditiva, encontros ocasionais, capturas por terceiros e, no caso das serpentes, também por registros em coleção científica. A combinação entre métodos foi eficiente na amostragem da herpetofauna da região, evidenciando a necessidade de amostragem com métodos complementares. Os remanescentes de Tapiraí e Piedade apresentam espécies de anfíbios e répteis típicas de áreas de Mata Atlântica e alta riqueza de espécies, em relação a outros estudos realizados no planalto. A presença de espécies de distribuição restrita, ou presentes em listas de fauna ameaçada, reforçam a necessidade de conservação dos remanescentes de Mata Atlântica na região, que apesar de abrigar grande diversidade está ameaçada pelos efeitos da fragmentação florestal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Quites, Humberto Ferreira de Oliveira. "Barreiras do uso da Informação em Saúde na tomada de decisão municipal: uma Revisão de Literatura." Revista Eletronica Gestão & Saúde, supl. (June 6, 2016): 1011. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v0isupl..22004.

Full text
Abstract:
Diante da importância da informação no cenário organizacional dos serviços em saúde, onde suas práticas são cada vez mais necessárias e exigidas, este estudo busca identificar os fatores que dificultam o uso das informações em saúde como subsídio para a tomada de decisão pelos gestores municipais. Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com os descritores “Gestão da Informação em Saúde”, “Uso da Informação Científica na Tomada de Decisões em Saúde”, “Administração dos Serviços de Saúde”,“Sistemas de Informação em Saúde”,“ Tomada de decisões” e “Governo Local”. Como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra em língua portuguesa, a partir de 2000. Foram encontrados 75 artigos após a leitura do resumo, dos quais 56 se distanciavam da temática. Permaneceram para análise 19 artigos, dentro dos critérios propostos. As principais dificuldades encontradas foram relacionadas à cultura organizacional, fragmentação e inteligibilidade dos Sistemas de Informação em Saúde, a falta de estrutura entre outros. Consideramos que é necessário investir em recursos, humanos e financeiros, para potencializar tal prática informacional a fim de viabilizar decisões de qualidade pautadas em uma análise fundamentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rodrigues, João Paulo, and Claudiney José de Sousa. "CRÍTICA PÓS-MODERNA AO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO DA MODERNIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE." Revista Dialectus - Revista de Filosofia, no. 22 (June 16, 2021): 98–115. http://dx.doi.org/10.30611/2021n22id71235.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar os paradigmas epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade e suas influências na educação, apresentando algumas contribuições da interdisciplinaridade como alternativa para o desenvolvimento de uma educação emancipatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se o método dialético. A modernidade apresentou como foco principal a emancipação humana, através da confiança na racionalidade científica, o que desencadeou uma fragmentação do conhecimento. Porém, os pós-modernos acreditam que o projeto da modernidade não se concretizou, pois não é possível compreender a complexa realidade através da divisão das disciplinas, proposta pelos modernos. Feyerabend fala acerca de um “tratamento médico para a epistemologia” e Japiassu se refere ao problema em termos de “patologia do saber”. Ambas as expressões metafóricas indicam o sintoma de algo preocupante na saúde da epistemologia atual e a necessidade de seu tratamento. O presente artigo desenvolve uma reflexão acerca da ideia de que o projeto emancipatório da modernidade ainda poderia ser alcançado, caso ocorra na educação a alteração do paradigma epistemológico da disciplinaridade pelo paradigma epistemológico da interdisciplinaridade. O ensino interdisciplinar deve ser desenvolvido com vivência, convívio, experimentação e cultivo, por isso a atitude interdisciplinar deve ser promovida através da criação de situações-problemas pensadas e elaboradas para serem resolvidas de modo interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Galvão, Cláudia Andreoli, and Violeta De Faria Pereira. "Empresas transnacionais (ETNs) e os países pobres:reflexões sobre a governança global." Geosul 32, no. 63 (July 6, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n63p7.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n63p7As transnacionais incorporam áreas de países pobres enquanto não existirem oportunidades de exploração em outros países, transferem esses investimentos de país a país, territorializando e desterritorializando países e regiões, alterando a conformação espacial do mundo, criando e expandindo a desigualdade entre, principalmente, os países mais podres. As transnacionais poderiam ser controladas por instâncias reguladoras globais, regionais, nacionais ou locais, mais presentes e efetivas atenuando os efeitos negativos do processo de avanço do capitalismo no mundo. Nesse sentido, o presente estudo analisou, através de revisão bibliográfica, a alternativa de existência das instâncias reguladoras para conter os efeitos nefastos do processo de avanço das transnacionais nos países hospedeiros. Para tanto foi necessário aprofundar o conhecimento da nova configuração do capitalismo e de suas consequências para os países mais pobres, bem como analisar como as práticas espaciais das empresas transnacionais levaram à fragmentação do processo produtivo em escala global, incorporando regiões e países, mas de forma não homogênea, ainda que algumas das razões da diferenciação do processo de incorporação de espaços pelas corporações transnacionais sejam bastante conhecidas, resultado que são do avanço nas comunicações, bem como das facilidades de uma base científica desenvolvida pela disponibilidade de centros de pesquisa nos países hospedeiros, ademais da vantagem de mão de obra mais barata, e das facilidades oferecidas pelos governos locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Schmidt, Deise Graciele, Leila Cristina da Costa, Abner Elpino Campos, and Elisete Ana Barp. "Diversidade de borboletas (Lepidoptera) na borda e no interior de um fragmento de mata, no município de Seara – SC." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 1, no. 2 (March 11, 2013): 3–15. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v1i2.263.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de estudos em relação a biodiversidade vem ganhando destaque em publicações científicas. A Mata Atlântica é um ecossistema bastante complexo, possuindo uma alta biodiversidade ameaçada, sendo a principal causa a fragmentação. A ordem Lepidoptera é consideravelmente suscetível à fragmentação de habitats, por tal motivo é considerada um bioindicador. O presente trabalho teve como objetivo identificar a diversidade de espécies de Lepidoptera da borda e do interior de um fragmento de Mata Atlântica (Lato sensu), no município de Seara, SC. As coletas foram realizadas em seis trilhas, mensalmente, de Dezembro de 2010 a Novembro de 2011, com esforço amostral de 2 horas/rede/trilha, totalizando 144 horas de amostragem. Registrou-se um total de 274 indivíduos, pertencentes a de 5 famílias, 22 gêneros e 24 espécies. Em relação a diversidade (indíce de Shannon-Wiener H’) da borda e do interior, os dados da borda (H’) 2,19 e interior (H’) 2,30, não apresentaram diferença significativa entre os dois ambientes. Os valores encontrados para o índice de Shannon-Wiener foram comparados pelo teste “t” de Student, (t= -0,87), utilizando o programa Past. Assim, esses resultados indicam que a área encontra-se em um estado muito fragmentado, devido a extensão da borda e as trilhas do interior da mata formam pequenos fragmentos com grandes extensões de borda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

KÜNSCH, Dimas, José OLIVEIRA, and Mateus PASSOS. "Conocimiento, comprensión y cultura: aspectos intersubjetivos y epistemológicos de la comprensión como método." Chasqui. Revista Latinoamericana de comunicación 1, no. 146 (April 21, 2021): 237–56. http://dx.doi.org/10.16921/chasqui.v1i146.3514.

Full text
Abstract:
O ensaio problematiza as relações entre conhecimento, compreensão e cultura; coteja raízes intersubjetivas e epistemológicas das concepções de compreensão e destaca alguns dos laços entre os estudos da compreensão como método e os da cultura. A partir das críticas de Montaigne, Medina e Morin, entre outros, à fragmentação do conhecimento científico, mapeia o caminho percorrido por autores que contribuem com a concepção da compreensão como método para ligar, unir, juntar saberes e conhecimentos. Em diálogo com estudiosos de diferentes formações, como Arendt, Buber, Campbell, Weber, Popper, Latour e Bakhtin, apresenta o diálogo entre as diferentes práticas de conhecimento como forma de se conhecer, comunicar e participar da cultura. E propõe que cultura e compreensão sejam entendidas como denominações do fato de que, como animal simbólico, o homem participa da cultura como um macrossistema comunicativo quando abraça compreensivamente práticas científicas e não científicas de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lopes de Souza, Marcelo. "Articulando ambiente, território e lugar: A luta por justiça ambiental e suas lições para a epistemologia e a teoria geográficas." AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política 2, no. 1 (June 22, 2020): 16. http://dx.doi.org/10.48075/amb.v2i1.25277.

Full text
Abstract:
Nas últimas quatro décadas, a distância entre geógrafos “humanos” e “físicos” tem contribuído para o prolongamento e até o agravamento de vários preconceitos: entre eles, podemos citar a desvalo­rização ou insuficiente valorização, por parte dos geógrafos “humanos”, do conceito de ambiente (equi­vocadamente reduzido, quase sempre, à ideia de um “ambiente natural”, quando na verdade se trata de um conceito potencialmente holístico e integrador), e o desinteresse ou ceticismo a propósito da cons­trução de objetos de conhecimento (objetos epistêmicos) “híbridos”, que combinem conhecimentos ori­undos das ciências sociais e naturais. Além disso, a capacidade dos geógrafos de participar de vários de­bates públicos - da mudança climática global e seus impactos sócio-espaciais à produção social de desas­tres ambientais - e de granjear reconhecimento e visibilidade como atores científicos relevantes sobre essas questões tem sido severamente restringida. Tudo isso porque, nas décadas de 1970 e 1980, a esma­gadora maioria dos geógrafos que influenciaram e protagonizaram a “virada crítica” ou “radical” da dis­ciplina (que foi, essencialmente, uma virada marxista, uma vez que as contribuições libertárias foram lar­gamente negligenciadas e marginalizadas) erroneamente acreditou que para alcançar profundidade e densidade em termos de análise crítica da sociedade seria conveniente ou necessário voltar as costas ao conhecimento de processos e fatores geoecológicos, como se estes fossem, em última instância, desim­portantes ou um mero diversionismo. Começando nos Estados Unidos na década de 1980, e depois fazendo-se presentes também na América Latina e em outras partes do mundo, debates, conflitos e ativismos em torno da justiça ambiental têm tacitamente desafiado os geógrafos a repensarem a fragmentação intradisciplinar com a qual a mai­oria parece viver confortavelmente (ou mostrando apenas um desconforto retórico, de tempos em tem­pos e sem consequências práticas). Dentro de um quadro de resistência e práxis emancipatória, os atores comprometidos com a luta contra a injustiça ambiental articulam, em seu cotidiano, as ideias de ambiente (o contexto sócio-natural em que vivem), território (a projeção espacial das relações de poder) e lugar (o tecido das identidades sócio-espaciais); mas é precisamente essa articulação fundamental que, no en­tanto, como está implícito no que foi dito no parágrafo anterior, os geógrafos geralmente não têm con­seguido apreciar adequadamente. Além disso, esses atores têm sido frequentemente forçados pelas cir­cunstâncias não apenas a combinar conhecimento vernacular (dito “local”) com conhecimento científico, mas também, no que diz respeito a este último, a perceber a necessidade de coletar informações sobre questões relacionadas a processos e problemas de ordem geoquímica, ecotoxicológica, geotécnica etc., a fim de ser melhor informados (e, portanto, politicamente mais eficazes) sobre coisas como os riscos à saúde causados por contaminantes ambientais, riscos de deslizamentos, desmoronamentos e outros de­sastres, e assim sucessivamente. O que a luta pela justiça ambiental fortemente exemplifica, em poucas palavras, é a necessidade de os geógrafos entenderem a importância de construir e valorizar objetos de conhecimento “híbridos” para lidar com problemas complexos. A menos que compreendam esse ponto, é provável que não apenas sua relevância científica, mas sobretudo sua relevância social, permaneçam desnecessariamente limita­das (ou até mesmo sofram atrofia), especialmente dada a enorme magnitude, o amplo alcance e a ele­vada visibilidade política dos desafios ambientais contemporâneos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Morales, Hugo Adrian. "Aproximaciones a una Psicología Latinoamericana / Approaches to a Latin American Psychology." Pacha. Revista de Estudios Contemporáneos del Sur Global 2, no. 4 (April 26, 2021): 54–65. http://dx.doi.org/10.46652/pacha.v2i4.54.

Full text
Abstract:
Este artículo sostiene que, la Psicología en general, como la mayoría de las Ciencias Sociales en América Latina, continúa legitimando una forma de conocimiento científico fragmentario, parcelario, a-histórico e individual. Poder analizar la relación entre Psicología, Ciencia Moderna y Colonialismo puede ser un punto de partida. La ciencia moderna occidental representa una mirada del mundo, que obedece a un modelo episté-mico desplegado por la Modernidad, y que no es otra cosa, que la reproducción de una hegemonía cultural, económica y política de occidente, en definitiva, una herencia colonial del capitalismo actual. La trascenden-cia epistémica para una psicología latinoamericana, no solamente implica una alternativa científica, también implica una alternativa histórica, política, ética y ontológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bezerra, Valter Alnis. "Por que o pluralismo interessa à epistemologia?" Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea 6, no. 1 (December 10, 2018): 187–208. http://dx.doi.org/10.26512/rfmc.v6i1.20237.

Full text
Abstract:
Neste texto faz-se uma reflexão acerca do valor cognitivo do pluralismo, pensado tanto no âmbito do conhecimento científico quanto do conhecimento filosófico. Inicialmente, são apresentadas diferentes formas de pluralismo que caracterizam várias dimensões do conhecimento científico (com destaque para o pluralismo de temas científicos, de estilos de pensamento, de teorias, de metodologias, e de formas de racionalidade). Em seguida, são apresentados os contornos de um argumento visando estabelecer a importância do pluralismo como um valor do conhecimento científico, na medida em que, dentro de uma visão coerencial, o pluralismo seria conducente a uma maior robustez do conhecimento. Finalmente, procura-se transpor esse argumento para o âmbito do conhecimento filosófico, e estabelecer o pluralismo como um valor cuja realização seria desejável também em filosofia. Para possibilitar essa transposição entre domínios, faz-se necessário considerar o problema da distinção entre filosofia e ciência enquanto formas de conhecimento, bem como a suposta ausência de caráter empírico da filosofia. Procura-se dar conta de certas objeções de caráter geral à visão de conhecimento proposta, sustentando que uma realização em alto grau do pluralismo não conduz, necessariamente, nem à estagnação e ao conservadorismo, nem à fragmentação do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Castillo Vásquez, Pedro Rafael. "Comienzo este escrito agradeciendo fielmente al Creador Universal." Revista Scientific 1, no. 2 (November 5, 2016): 5. http://dx.doi.org/10.29394/scientific.issn.2542-2987.2016.1.2.0.5.

Full text
Abstract:
Comienzo este escrito agradeciendo fielmente al creador universal, quien nos ha dado el privilegio de vivir un mundo tan cambiante, en el cual nosotros, en cualquier espacio, circunstancia o momento, somos de alguna manera los garantes de vivir en una verdadera completitud de armonía física y espiritual. De allí, la necesidad impostergable de unir esfuerzos para alcanzar la felicidad en el planeta. En consecuencia, esta revista como instrumento de crecimiento exponencial para publicaciones científicas que contribuyan o coadyuven en el desarrollo de la humanidad, invita a los escritores noveles y expertos a publicar productos resultantes de investigaciones culminadas o en desarrollo en las áreas de Gerencia, Educación, Tecnología y Comunicación, con el propósito de divulgar y comunicar la ciencia en la comunidad científica; y así interactuar acerca de los avances que el devenir del tiempo ha venido transformando la cotidianidad y el imaginario social. Habida cuenta, las representaciones sociales de las realidades están impregnadas de saberes colectivos, que van más allá de lo fragmentado, es decir, la realidad debe estar pensada transdisciplinariamente haciendo uso del ejercicio dialógico de saberes no científicos, al convertir la complejidad del pensamiento en un ente relacional inherente al Ser Humano. En palabras de Dewey (1952), “El conocimiento no es algo separado y que se baste a sí mismo, sino que está envuelto en el proceso en el cual la vida se sostiene y se desenvuelve.” Con base a este pensamiento, se discurre: a pesar de que la transdisciplinariedad se patentó en el siglo XX, Dewey mostró una visión bastante similar a lo que se recrea en la actualidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Sartori, Renata Coelho. "O PENSAMENTO AMBIENTAL SISTÊMICO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA ESALQ/USP." Holos Environment 9, no. 1 (February 23, 2009): 01. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v9i1.3469.

Full text
Abstract:
Durante o século XX sedimentou-se a percepção de que o conhecimento disciplinar fragmentado é incapaz de explicar e resolver a problemática ambiental. A partir disso, surgiu um grande desafio no campo da educação: um amplo e complexo processo de reorientação do conhecimento, das ideologias, dos paradigmas científicos e das práticas de pesquisa. As questões ambientais e sociais abriram o caminho para o pensamento sistêmico e também para métodos interdisciplinares de pesquisa. Este artigo é parte de uma pesquisa que analisou as teses de livre-docência desenvolvidas na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Campus Piracicaba, SP (ESALQ/USP) no período de 1998 a 2002, procurando revelar a presença ou não do novo paradigma científico, através da análise das abordagens adotadas em relação às questões ambientais em sua complexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Filho, Tadeu Lavor, Gabriel Rocha, Larissa Nunes, Rochelly Holanda, Luís Fernando Benício, Ítalo Chaves, and Luciana Miranda. "Responsabilidade Social da Universidade (RSU) no Brasil." Educação, Sociedade & Culturas, no. 58 (April 30, 2021): 11–31. http://dx.doi.org/10.24840/esc.vi58.149.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva discutir os usos do conceito de responsabilidade social da universidade (RSU), colocando em análise como a RSU tem sido abordada na literatura científica brasileira. Metodologicamente, o estudo se trata de uma revisão sistemática (RS) operacionalizada na Plataforma de Periódico Capes referente a produção de artigos científicos dos últimos dez anos (2010‑2019) no Brasil. Sob o método PRISMA de RS, foram incluídos 12 artigos na análise final. Os resultados foram sistematizados em quatro eixos: 1) o conceito de RSU é polissêmico e fragmentado, e está associado com práticas de gestão de governança corporativa e modelo stakeholders de decisão compartilhada; 2) a RSU nas universidades brasileiras é amplamente difundida por meio das políticas universitárias de extensão na relação universidade‑sociedade; 3) Percebe‑se que os processos mercadológicos e de gestão têm retido interesses neoliberais com relação à RSU na prática cotidiana; por último, 4) A RSU no Brasil se destaca pelas suas políticas de ações afirmativas e de inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos Lelis, Acácia Gardênia, and Kátia Cristina Santos Lelis. "A FRAGMENTAÇÃO DA INFÂNCIA: UMA REALIDADE DE CRIANÇAS VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA." Interfaces Científicas - Direito 2, no. 3 (June 23, 2014): 33–43. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2014v2n3p33-43.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a questão da violência doméstica contra crianças e adolescentes, que tem como consequência a fragmentação da infância ao acarretar a violação dos direitos humanos. A violência intrafamiliar é um fenômeno recorrente na atualidade, em todos os níveis sociais, demandando um conhecimento científico que possibilite um sistema de proteção à criança em situação de risco e de desamparo. A violência contra a criança e adolescente é fruto de uma sociedade sempre voltada a uma educação repressora, formadora indivíduos desprovidos de identidade, de liberdade e de dignidade. O presente trabalho enfoca o dano infância provocado pela violência doméstica e intrafamiliar, e compreende que essa acarreta fragmentação da infância com alternância entre momentos raros da singeleza da infância e cenas marcantes de desamparo e crueldade praticados por quem tinha o dever de cuidar. Traz como conclusão teórica a importância do estudo sobre o tema que possibilita o conhecimento prévio e a identificação do problema possibilitando, assim, ações preventivas eficazes. Para a realização do presente estudo foi utilizado o método dialético, com uma abordagem qualitativa, através de pesquisa exploratória, que proporcionou aprofundamento do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Barcellos, Veronica Cunha, Daniele Borges, and Gionara Tauchen. "Avaliação da aprendizagem escolar: contexto histórico e suas pesquisas." REVISTA INTERSABERES 14, no. 31 (April 27, 2019): 240–59. http://dx.doi.org/10.22169/ri.v14i31.1459.

Full text
Abstract:
RESUMO: Os estudos acerca da avaliação da aprendizagem têm contemplado diversos aspectos e fatores que incidem na atividade docente. Objetivando investigar e compreender os elementos associados à questão da avaliação praticada na escola, examinamos a produção científica relacionada à base de dados do SciELO sobre a produção acadêmica na Educação Básica sobre avaliação da aprendizagem, manuseando como procedimento metodológico o estudo do Estado da Arte. Foram utilizados como descritores: Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Educacional, Avaliação Mediadora. Essa abordagem permite compreender quais são os entendimentos mais reincidentes sobre avaliação da aprendizagem em relação à aprendizagem do aluno, pois esta potencializa a compreensão do problema não pela via da fragmentação, mas da reintegração dos saberes. Desse modo, com base nessa pesquisa o conjunto de trabalhos analisados nos possibilitou um olhar mais observador e diversificado com relação à avaliação como um campo abrangente divididas em subáreas (GATTI, 200) com características diferenciadas, como a avaliação: escolar, institucional, da aprendizagem e mediadora, levantando questões sobre os objetivos da prática avaliativa e docente que fazem parte da ação pedagógica. A, alcançamos uma visão complexa da avaliação da aprendizagem, institucional e educacional, na interação da avaliação com os sujeitos do processo avaliativo. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Estado da Arte. Professor. ABSTRACT: The studies about the learning assessment have consideredtemplated several aspects and factors that affect in the teaching activity. Aiming to investigate and understand the elements associated with the assessmentevaluation practiced inat schools, the authorswe examined the scientific production related to the SciELO database on Basic Education the learning assessment by studying the State of Art as evaluation of learning, handling as a methodological procedure the study of the State of Art. The descriptors used were Learning Assessment, Educational Assessment and Mediator Assessment. Such approach allows the understanding of what are the most common learning assessment aspects when it comes to students’ learning. It helps understanding the issue not through fragmentation but by reintegrating knowledge. Thus, the following study, based on the set of papers analyzed, made possible a more detailed and broaden point of view, which considers assessing as a comprehensive aspect divided in subareas (GATTI, 200). They have specific characteristics like school, institutional, learning and mediator assessment. It raises issues regarding the objectives of teacher and practice assessment. It all shows a complex view of educational, institutional and learning assessment within the interaction of assessment along with the assessment process subjects.This analysis allows to analyze the assessment of learning in relation to student learning, since it enhances the understanding of the problem not through fragmentation but through the reintegration of knowledge. In other words, it approaches to a complex view of the institutional and educational learning assessment in the interaction of evaluation with the subjects of the evaluation process. Keywords: Evaluation of Learning. Student. Teacher RESUMEN: Los estudios sobre la evaluación del aprendizaje han contemplado diversos aspectos y factores que inciden en la actividad docente. Con el objetivo de investigar y comprender los elementos asociados a la cuestión de la evaluación practicada en la escuela, examinamos la producción científica relacionada a la base de datos del SciELO sobre la evaluación del aprendizaje, manejando como procedimiento metodológico el estudio del Estado del Arte. Este análisis permite analizar la evaluación del aprendizaje en relación al aprendizaje del alumno, pues ésta desarolladesarrolla la comprensión del problema no por la vía de la fragmentación, sino de la reintegración de los saberes. Es decir que, se aproxima a una visión compleja de la evaluación del aprendizaje, institucional y educacional, en la interacción de la evaluación con los sujetos del proceso evaluativo. Palabras-clave: Eevaluación del aprendizaje.; Alumno.; Profesor. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1459
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lucia Santaella, Lucia Santaella. "Uma cartografia para a interdisciplinaridade." Dialogia 9, no. 1 (June 21, 2011): 85–94. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2019.

Full text
Abstract:
Em busca de uma solução que não leve ao abandono da especialização, mas ao mesmo tempo, permita um diálogo entre as ciências, vem sendo conclamada com muita ênfase a urgência da inter, multi e transdisciplinaridade. Entretanto, como realizar a inter e transdisciplinaridade na falta de alguma espécie de guia e sinalização de percurso? Como transpor as fronteiras impostas pela extrema especialização das diferentes áreas do conhecimento? Como enfrentar a dificuldade do diálogo entre as disciplinas científicas provocado pela Babel da fragmentação do saber? Sem abdicar da valorização do necessário aprofundamento nas especialidades das práticas científicas, tal como elas são exercidas pelos cientistas, passarei a propor um possível caminho para o dilema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Seoane, Carlos Eduardo Sícoli, Vinícius Sandri Diaz, Tomaz Longhi Santos, and Luís Claudio Maranhão Froufe. "Corredores ecológicos como ferramenta para a desfragmentação de florestas tropicais." Pesquisa Florestal Brasileira 30, no. 63 (October 26, 2010): 207. http://dx.doi.org/10.4336/30.63.207.

Full text
Abstract:
<p>A expansão do uso e ocupação antrópica do espaço terrestre leva a uma severa fragmentação dos habitats naturais. Corredores ecológicos podem facilitar o deslocamento de organismos entre fragmentos de habitats e têm sido cada vez mais adotados como uma ferramenta para manter e restaurar a biodiversidade. A teoria da metapopulação é uma das bases para os atuais estudos sobre corredores ecológicos. Esses estudos ainda estão pouco desenvolvidos, especialmente em ecossistemas tropicais, carecendo de bases científicas sólidas para apoiar a sua utilidade. No entanto, os efeitos da fragmentação florestal são tão severos que é justificável o planejamento e a execução de medidas que busquem atenuá-las, apesar de não estarem disponíveis resultados de pesquisas que demonstrem a eficácia ou mesmo o acerto destas medidas.</p><p><span>doi: 10.4336/2010.pfb.30.63.207</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Coggiola, Osvaldo. "Ciências Humanas: O que são, para que servem." Intelligere, no. 9 (August 23, 2020): 14–38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.173539.

Full text
Abstract:
As ciências do homem surgem no interior do processo de evolução econômica do capitalismo. A ideia de homem que constitui seu objeto provém da elaboração abstrata do conceito de trabalho em suas dimensões sociais e históricas. A crescente divisão social do trabalho, aliada à valorização das técnicas, conduziu à especialização crescente do trabalho científico que também afetou as ciências humanas. Isso se manifestou como processo de fragmentação do conhecimento que o segmenta profundamente da realidade e de si mesmo. Daí a necessidade de relativizar a divisão das ciências em exatas e humanas e a atualidade de recuperar a dialética materialista como uma perspectiva de unificação dos conhecimentos. Surgida como teoria no bojo da revolução cientifica associada ao desenvolvimento do capitalismo, ela contudo se apresentou como uma nova síntese superadora que, no mesmo momento em que se desenvolvia a fragmentação das ciências, propunha a unidade da ciência em nova base.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Camas, Nuria Pons Vilardell, Marcelo Lambach, and Fernando Roberto Amorim Souza. "Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda." Ensino em Re-Vista 28 (April 16, 2021): e017. http://dx.doi.org/10.14393/er-v28a2021-17.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa buscar nos fundamentos teóricos elementos para um diálogo entre a interdisciplinaridade e a alfabetização científica. Parte do pressuposto de que o ensino fragmentado em um currículo compartimentado em disciplinas se constitui como uma barreira para a construção do conhecimento, tendo em vista que, por via de regra, as disciplinas são fechadas em si, sem diálogo umas com as outras. O texto segue balizado por um questionamento: é possível a alfabetização científica sem a perspectiva interdisciplinar? Em face da natureza proposta para este trabalho, tenta-se um convite, sem convergência ao fim, a nos colocar em um estado dialético sobre nossa própria prática docente diante dos desafios na promoção da alfabetização científica. Conclui-se que, em virtude da compartimentação do currículo escolar, a alfabetização científica não logrará êxitos sem a perspectiva da interdisciplinaridade no ensino de ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dias, Tatiane Moreira, and Patrícia Gonçalves Guedes. "Percepção de estudantes sobre pesquisas científicas com animais." Revista Bioética 26, no. 2 (June 2018): 235–44. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422018262244.

Full text
Abstract:
Resumo Embora informações relativas à bioética sejam frequentemente veiculadas na mídia, são ainda pouco exploradas no ambiente escolar. Partindo dessa premissa, procurou-se verificar conhecimentos e ideias de grupo de educandos de duas escolas do Rio de Janeiro por meio de questionário em que puderam se posicionar sobre a temática “uso de animais em pesquisas”. Após análise dos dados, verificou-se que o conhecimento dos alunos é fragmentado e que pouco parece ter sido construído em ambiente escolar. Contudo, os alunos demonstraram interesse, ainda que parte deles não tivesse opinião formada sobre o tema. Os resultados mostram que o docente consciente de seu papel se torna instrumento para a formação de cidadãos críticos e que a reflexão dos alunos sobre a bioética é ainda pouco estimulada, o que pode influenciar negativamente as tomadas de decisão em sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bedoya Leguizamón, Hector De León. "Los puntos ciegos de la transdisciplinariedad: una insuficiencia por subdisciplinariedad." Revista Palobra, "palabra que obra" 19, no. 1 (January 15, 2020): 175–87. http://dx.doi.org/10.32997/2346-2884-vol.19-num.1-2019-2475.

Full text
Abstract:
En los escenarios académicos e investigativos ha venido abriéndose paso la transdisciplinariedad con las dificultades propias que trae la emersión de un paradigma revolucionario, trayendo consigo escollos de orden conceptual, epistemológico, metodológico y organizacional. Tratando de posicionarse en medio de un sistema científico jerarquizado, fragmentado, lineal, binomial y reduccionista; sin contar los influjos político, económico y cultural que afectan toda empresa. Pero este joven modelo de comprensión presenta en sus dinámicas intelectuales y operativas un problema de hondo calado: un hecho de carácter comportamental que ralentiza su progreso y que se sitúa en un nivel de realidad biológico primitivo en el que las comunidades educativas e investigativas poco reparan en sus dinámicas. Por tanto, se trata de un factor evolutivo que puede resultar muy sensible en la transdisciplinariedad, dado que esta nueva apuesta científica tiene como uno de sus mayores objetivos superar dicotomías y antagonismos en el conocimiento disciplinal para tener una comprensión más integral de la realidad, lo que amerita una lógica subyacente complementaria como la subdisciplinariedad. Razones por la cuales se ha dispuesto discurrir de la mano del pensamiento complejo, fundamentalmente desde la perspectiva de Edgar Morin y Basarab Nicolescu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Charles Benedito Gemaque. "Notas sobre a importância da metodologia interdisciplinar: uma abordagem geográfica." Humanum Sciences 3, no. 1 (August 5, 2021): 14–22. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6654.2021.001.0002.

Full text
Abstract:
Este trabalho é uma reflexão inicial sobre a idéia de interdisciplinaridade e sua correlação com uma possível transição na ordenação das áreas de conhecimento científico. Nesta perspectiva, a Geografia serve de pano de fundo para uma crítica ao movimento de especialização e fragmentação teórica e metodológica das disciplinas e, para discutir o projeto de interação de saberes. Em suma, aborda o conhecimento geográfico através de suas contradições internas, sua relação com outras disciplinas e com a complexidade da realidade global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography