To see the other types of publications on this topic, follow the link: Função de continência do analista.

Journal articles on the topic 'Função de continência do analista'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Função de continência do analista.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dias, Elaine Teresinha Dal Mas. "Adolescentes latino-americanos na escola pública paulista: um estudo de caso." EccoS – Revista Científica, no. 31 (December 4, 2013): 51–66. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n31.4292.

Full text
Abstract:
Observa e analisa o aproveitamento e os comportamentos de adolescentes bolivianos ou descendentes alunos de uma escola pública, procurando identificar: a interferência cultural e a continência familiar no desempenho escolar, e as tensões nas relações interpessoais. Emprega a epistemologia da complexidade que compreende o mundo como um conjunto indissociável, integrativo e não disjuntivo. Configura-se como estudo de caso em função da significação e da oportunidade de uma ação interventiva; são sujeitos seis alunas e quatro alunos entre 16 e 18 anos. Conclui que as manifestações do grupo dos bol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Saad, Luiz Henrique Cury, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, João José Fagundes, Maria de Lourdes Ariyzono, Nanako Shoji, and Juvenal Ricardo Navarro Góes. "Quantificação da função esfincteriana pela medida da capacidade de sustentação da pressão de contração voluntária do canal anal." Arquivos de Gastroenterologia 39, no. 4 (2002): 233–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032002000400005.

Full text
Abstract:
RACIONAL: Tem sido demonstrado que a pressão máxima de contração voluntária e a pressão média de repouso não refletem a real situação clínica do paciente portador de incontinência fecal, não traduzem a realidade funcional do canal anal, além de poder estar comprometendo a conduta a ser tomada devido ao não-encaminhamento à terapêutica específica. OBJETIVO: Com a hipótese de que contrair e manter a contração é mais importante que simplesmente contrair, mesmo com pico momentaneamente elevado de pressão, analisou-se a capacidade de sustentação da pressão de contração voluntária do canal anal com
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ferreira, Cristine Homsi Jorge. "Análise crítica dos exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico na gravidez." Fisioterapia Brasil 8, no. 3 (2018): 198. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v8i3.1774.

Full text
Abstract:
Na gravidez ocorre redução da performance de vários grupamentos musculares, incluindo aqueles do assoalho pélvico. Visto o importante papel da musculatura do assoalho pélvico sobre os mecanismos da continência urinária, justifica-se a preocupação com a busca de intervenções que possam realmente amenizar ou reverter os efeitos da gravidez sobre a sua função. O treinamento dos músculos do assoalho pélvico quando realizado na gravidez, poderia aumentar a força desse grupo muscular e prevenir a incontinência urinária tanto na gestação quanto no pós-parto. Além disto, espera-se que estas intervençõ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tosta, Rosa Maria. "Analista-ambiente e analista-objeto como funções na clínica winnicottiana: teoria e ilustrações." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 22, no. 3 (2019): 540–59. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2019v22n3p540.8.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma sugestão de nomenclatura. Proponho nomear duas funções analíticas incluídas no desempenho do psicanalista: função analista-ambiente e função analista-objeto. Muitas vezes o paciente apresenta um nível precário de desenvolvimento e, nesse caso, a função básica de sustentação de self que precisa ser exercida pelo analista, pode ser denominada função ambiental, análoga à função mãe-ambiente inicial. Eu chamo esse papel do psicanalista de analista-ambiente. Da mesma forma, o psicanalista pode alternar suas funções e, para atender a demanda de seu paciente, estar lá como u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Almeida-Prado, Maria do Carmo Cintra de, and Terezinha Féres-Carneiro. "Violência familiar: obesidade mórbida e função ômega." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 13, no. 2 (2010): 190–206. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-47142010000200003.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva explorar aspectos psicológicos de obesos mórbidos e se baseia em treze casos atendidos em avaliação psicodiagnóstica. Para este trabalho, foram utilizadas suas histórias de vida, conforme relatadas por eles durante as entrevistas. O material coletado foi analisado a partir do referencial psicanalítico. Conclui-se que a obesidade mórbida é uma patologia dos estados-limite, que diz respeito ao ômega somático, em que há perturbações na continência psíquica e nos processos de transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Delgado, Luís. "O processo-T.A.T. abordado na perspectiva bioniana." Análise Psicológica 27, no. 3 (2012): 423–31. http://dx.doi.org/10.14417/ap.236.

Full text
Abstract:
Excerto retirado da Dissertação de Doutoramento em Psicologia Aplicada (Psicologia Clínica) pela U.N.L/I.S.P.A., intitulada A dinâmica criativa através do Thematic Apperception Test – Sublimação, reparação e função continente no processo criativo, 2006 (pp. 250-254, 294-297). (**) Psicanalista (S.P.P. e I.P.A.), Professor Auxiliar do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. O autor propõe uma descrição do designado processo-T.A.T. através de um novo vertex psicanalítico, a teoria bioniana da identificação projectiva na relação continente-conteúdo, utilizando os conceitos de função psicanalít
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Dias, Brendali, and Isaías Gonçalves Ferreira. "A lógica da interpretação em Lacan." Revista de Psicanálise Stylus, no. 38 (October 7, 2019): 125–36. http://dx.doi.org/10.31683/stylus.v0i38.431.

Full text
Abstract:
Segundo Lacan, o significante-mestre apresenta uma propriedade fundamental para a lógica da interpretação: seu ponto de estofo, que garante a função de legibilidade. Com isso, a ordenação dos laços sociais fixa um elemento (S1), que possibilita o efeito de leitura na interpretação da ordem discursiva. Freud, por exemplo, identificou um significante-mestre, o sintoma, que lhe permitiu “ler” a divisão subjetiva e descobrir o inconsciente. Lacan, por sua vez, localizou um efeito de degenerescência do significante-mestre no discurso universitário por meio de uma corruptela no discurso do mestre. N
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ratti, Fabiana C., and Ivan Ramos Estevão. "Violência, acidente e trauma: a clínica psicanalítica frente ao real da urgência e da emergência." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 19, no. 3 (2016): 605–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982016003012.

Full text
Abstract:
resumo: Discute-se sobre os instrumentos teóricos que a psicanálise lacaniana oferece para pensar a atuação do psicanalista frente a situações de urgência e de emergência. Entre eles, a identificação, o manejo clínico de testemunho e de secretáriado e a função de objeto a no ato de analista. Cconsiderando, sobretudo, os últimos trabalhos de Lacan, em que este concebe o trauma como da ordem do Real, o trabalho volta-se mais para o ato do analista e a direção do tratamento, para o saber-fazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Orlandi, Eni Puccinelli. "A contrapelo: incursão teórica na tecnologia - discurso eletrônico, escola, cidade." RUA 16, no. 2 (2015): 6. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v16i2.8638816.

Full text
Abstract:
Neste artigo, colocamos em relação o discurso do analista de sistema e o do analista de discurso, procurando mostrar como, pela análise de discurso, se pode compreender o modo de constituição dos sentidos e dos sujeitos – tanto em sua função de autoria como no efeito leitor - quando tomamos como objeto de observação o espaço digital. Para tal, mobilizamos reflexivamente noções como interação, interpretação, navegar, percorrer relações, deriva, distintas noções de memória, fato, dado, textualidade, visando a diferença entre ser usuário e ser sujeito de conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Heck, Fernanda Arioli, and Carlos Henrique Kessler. "CLÍNICA PÚBLICA E UNIVERSIDADE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A POSIÇÃO DO ANALISTA." Psicologia & Sociedade 27, no. 3 (2015): 618–28. http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102015v27n3p618.

Full text
Abstract:
ResumoO artigo tece considerações acerca do trabalho desenvolvido em uma clínica de atendimento psicológico de uma universidade pública. Primeiramente, são apresentadas as entrevistas iniciais como forma de acolhida. É abordada a dupla função de uma clínica vinculada a uma instituição pública: a formação inicial de clínicos e o atendimento à população em sofrimento psíquico. Busca-se articular teoricamente como o discurso do analista pode entrar em cena no transcurso de um tratamento. Debate-se a hipótese que situa o analista como fazendo semblante de nada, assumindo postura de abnegação. Conc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Januário, Lívia Milhomem, and Maria Izabel Tafuri. "A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott." Psicologia Clínica 22, no. 1 (2010): 57–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652010000100004.

Full text
Abstract:
O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da "mãe suficientemente boa" como um norteador da transferência e a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dal-Cól, Denise Maria Lopes. "A LEITURA DO SINTOMA EM FREUD E EM LACAN: ATO PSICANALÍTICO, INTERPRETAÇÃO, CONSTRUÇÕES." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 23, no. 1 (2020): 30–38. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142020001004.

Full text
Abstract:
RESUMO: O artigo aborda a psicanálise como função e ética do analista: o ato psicanalítico, a interpretação e as construções. O ato psicanalítico de instaurar a transferência como pivô do trabalho de análise, equívoco do suposto saber ato inaugural de uma análise e em todo seu trajeto. A interpretação, leitura da escrita do sintoma que opera pela função do significante, estrutura de linguagem. As construções, leitura que reescreve a história (e pré-história) pulsional escrita no sintoma, tocando o limite do ahistórico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Iaconelli, Vera. "AEscola." Revista de Psicanálise Stylus, no. 34 (August 29, 2017): 139–44. http://dx.doi.org/10.31683/stylus.v0i34.33.

Full text
Abstract:
A autora busca discutir alguns efeitos recolhidos em decorrência da sua nomeação como Analista de Escola e o trabalho, que retorna para Escola, na tentativa de elaborá-los. Discute a inevitabilidade dos efeitos imaginários decorrentes de qualquer nomeação dentro de uma instituição e a função do AE de problematizá-los, devolvendo para a comunidade os ecos de sua mensagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pinto, Paula Julianna Chaves, and Maria Celina Peixoto Lima. "O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural." Estilos da Clinica 21, no. 1 (2016): 80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p80-95.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste na releitura do caso clínico do pequeno Hans, problematizando acerca da dificuldade presente na tarefa de educar e tratar simultaneamente uma criança. Mesmo reconhecendo a importância desse estudo para o desenvolvimento da teoria freudiana sobre a sexualidade infantil, nossa discussão recairá sobre o que compreendemos como função "educativa" exercida por Max Graf. Considerando esse caso como uma experiência que inaugura a proposta freudiana de 1933 sobre uma educação psicanaliticamente orientada, conclui-se que, ocupado na função de analista/educador do próprio filho, Graf
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Narciso, Fernanda Veruska. "Avaliação da função dos músculos do assoalho pélvico de puérperas." Fisioterapia Brasil 11, no. 5 (2017): 324. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v11i5.1416.

Full text
Abstract:
No ciclo gravídico-puerperal ocorrem diversas adaptações fi siológicas e mudanças na pelve e períneo que podem levar à fraqueza da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e consequente incontinência urinária (IU). A IU é comum durante a gestação, com prevalência de 30% a 60% das mulheres. Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a intensidade da força muscular do assoalho pélvico (AP) de puérperas e correlacioná-la com a IU. Foram avaliadas 30 puérperas (23,5 ± 5,6 anos), e questionadas quanto às características sociodemográfi cas e clínicas. Posteriormente, foi mensurada a força do AP através de per
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Risk, Eduardo Name, and Manoel Antônio dos Santos. "O Delicado Manejo da Transferência em Paciente de Difícil Acesso." Psicologia: Ciência e Profissão 35, no. 4 (2015): 1074–88. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000872014.

Full text
Abstract:
Resumo A transferência constitui um acervo de experiências emocionais revividas pelo paciente com o analista. Em pacientes de difícil acesso, as manifestações transferenciais costumam ser intensas e imprevisíveis. Este artigo tem por objetivo analisar algumas vivências transferenciais de uma paciente de 29 anos durante seu atendimento psicoterápico em um serviço-escola de Psicologia. Utilizou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e o enfoque psicanalítico para análise dos dados. Durante o processo terapêutico em questão, o vínculo era constantemente atacado por defesas paranoides e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Moreira, Fernanda Barros. "A transferência na relação analítica: um retorno a Freud e Ferenczi." Semina: Ciências Sociais e Humanas 39, no. 1 (2018): 85. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p85.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi fazer um estudo bibliográfico a partir dos textos de Freud e de Ferenczi sobre o fenômeno da transferência na relação analítica, destacando a importância desta como possibilidade de transformação. A transferência possibilita ao paciente reviver afetos inconscientes e, quando a resistência for superada, abre-se uma possibilidade de mudanças profundas. Para Freud, na transferência, o material reprimido pode se tornar consciente, desde que as resistências sejam quebradas. Para Ferenczi, o analista deve dosar a tensão e o desprazer do processo analítico conforme a estru
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Parrine, Raquel. "A partilha secreta do segredo: uma discussão de "A causa secreta" através de sua fortuna crítica." Machado de Assis em Linha 9, no. 19 (2016): 64–79. http://dx.doi.org/10.1590/1983-682120169195.

Full text
Abstract:
Resumo Em "A causa secreta", Machado de Assis narra a amizade de dois homens, Fortunato e Garcia, marcada por encontros fortuitos e um cenário de adultério e violência. A fortuna crítica em volta do conto desafia a revelação apresentada pelo narrador e mostra horizontes não contemplados pela mente do analista: Paul Dixon ressalta a função do olhar que recai sobre os eventos; Abel Barros Baptista se debruça sobre o papel do analista; Silviano Santiago desconfia das verdadeiras motivações dos encontros fortuitos; Baptista, outra vez, relaciona a arbitrariedade da solução do relato com a arbitrar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Saraiva, Lisiane Alvim, and Maria Lucia Tiellet Nunes. "A supervisão na formação do analista e do psicoterapeuta psicanalítico." Estudos de Psicologia (Natal) 12, no. 3 (2007): 259–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2007000300008.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste na revisão sistemática da literatura brasileira sobre supervisão em psicanálise e psicoterapia psicanalítica, em periódicos científicos referenciados entre 2001 e 2006 nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Scielo, Pepsic e Indexpsi, e localizada a partir do descritor supervisão psic$. A busca resultou em 64 artigos, posteriormente reduzidos para 13, em função de criteriosa leitura e descarte daqueles que não abordavam diretamente o tema. Os treze artigos foram lidos novamente e submetidos à análise de conteúdo, configurando 11 categorias de discussão. Concluiu-se que: pou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Silva, Luciene Aparecida, and Ilka Franco Ferrari. "Desencadeamento na neurose e sua relação com o sinthoma e a função do analista no contexto da clínica na atualidade." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 24, no. 2 (2021): 356–76. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2021v24n2p356.7.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda a noção de desencadeamento nas neuroses, considerando a clínica atual e, para isto, perpassa pela noção de encadeamento e desencadeamento considerando ensinamentos freudiano e lacaniano. Formalizações sobre sinthoma, como elemento que repara os erros do enlaçamento e índice de encadeamento, e sintoma, são convocadas para a conversa em que a neurose, mesmo no contexto da clínica, apresenta-se frequentemente em sua forma não desencadeada. A função do analista como perturbador da defesa e do sinthoma é, assim, questão que se coloca em cena.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pinheiro, Nadja Nara Barbosa. "De Ana-e-seu-bebê à Ana: um percurso clínico com Winnicott." Psicologia: Teoria e Pesquisa 29, no. 4 (2013): 355–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722013000400001.

Full text
Abstract:
Segundo Winnicott, o nascimento de um bebê desencadeia em sua mãe um adoecimento/saudável que permite que esta exerça suas funções fundando condições facilitadoras ao desenvolvimento de seu filho. No caso clínico apresentado, um impasse nessa relação primordial precipitou a entrada em análise e ambos compareciam às sessões apresentando respostas à situação instaurada a partir de planos defensivos diferenciados: o adoecimento físico (bebê) e a fuga à intelectualidade (mãe). Apresentam-se alguns movimentos clínicos entendo-os a partir dos conceitos winnicottianos de integração, personalização, h
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Zornig, Silvia Maria Abu-Jamra. "O abuso de substâncias tóxicas na adolescência: uma tentativa de incorporação do objeto?" Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 17, spe (2014): 51–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982014000300005.

Full text
Abstract:
Procura-se discutir a função do objeto na adolescência a partir de um fragmento clínico em que a relação aos objetos se dá por uma lógica incorporativa que impede o acesso às experiências de introjeção e aos processos de simbolização. Apesar de a adolescência ser definida por alguns autores psicanalistas como um momento lógico de apropriação subjetiva e confronto com a castração e a finitude, este texto procura ressaltar a importância do acompanhamento 'vivo' do analista para que o investimento do vazio possa se dar sem angústia de aniquilamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fanti, Cristiani Beltran, and Camila Saboia. "A relação mãe e filho: vicissitudes de um (des)encontro para o laço simbólico." Estilos da Clinica 23, no. 2 (2018): 279–95. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p279-295.

Full text
Abstract:
A clínica da intervenção precoce nos convoca a refletir acerca da função materna no processo de construção do enlace com o Outro primordial e de como é possível ao analista intervir no (des)encontro mãe e filho, visando o estabelecimento ou o restabelecimento do circuito pulsional. Alguns bebês se deparam com dificuldades para alcançar o estatuto de Sua Majestade, o Bebê, como dizia Freud. Qual será a situação em casos de trigêmeos? A partir da exposição de um caso clínico, pretendemos discutir as questões do laço simbólico entre mãe e bebê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pessoa, Silvana. "A palavra e o seu poder de cura: a palavra como fármaco." Revista de Psicanálise Stylus, no. 34 (August 29, 2017): 119–28. http://dx.doi.org/10.31683/stylus.v0i34.31.

Full text
Abstract:
Esse artigo tenta investigar como, pela operação do significante, há pessoas que se curam, mesmo que o analista não seja possuído pelo desejo de curar. Para responder esta questão, a autora trabalha o conceito de moterialismo, da palavra como fármaco, e faz uma articulação disso com as novas descobertas das neurociências, particularmente desenvolvidas pelo neurocientista Eric Kandel. Esse ensaio defende que o sujeito suposto saber é alguém que sabe o truque de como se cura uma neurose sem o uso de medicações, mas que para isso é necessário que este esteja referenciado pelos conceitos que a fun
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Schivartche, Marcia. "A mentira contada em análise." Psicologia Revista 27, no. 2 (2018): 263–85. http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p263-285.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura compreender a função da mentira contada em análise, bem como refletir sobre o manejo transferencial solicitado por tal tipo de relato, à luz da teoria psicanalítica freudiana. Com esses objetivos, efetuou-se um estudo sobre as realidades psíquica e material, a fantasia e a mentira, a fim de poder analisar a incidência do referido relato na clínica psicanalítica e como escutá-lo, desvinculando-o de um viés moralista e atrelado ao desejo. Pretende-se com este artigo esclarecer que, para a clínica, o aspecto da função do mentir que importa é sua forma e não seu conteúdo,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Bastos, Angélica. "Um exercício rigoroso de investigação clínica." Revista do Departamento de Psicologia. UFF 19, no. 2 (2007): 317–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-80232007000200003.

Full text
Abstract:
O artigo visa extrair da produção psicanalítica de Juan Carlos Cosentino as coordenadas de sua investigação. Com base no procedimento segundo o qual Freud concebeu a elaboração do saber em psicanálise, busca-se delimitar suas questões clínicas. Nas fobias, na angústia e nos sonhos, o psicanalista distingue duas ordens de laço na experiência analítica: por um lado, a fantasia e a neurose de transferência, e, por outro, a estrutura. Procura-se demonstrar o quanto sua releitura de Freud é movida por problemáticas originais, configurando uma pesquisa rigorosa impulsionada pela direção do tratament
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dias, Helena Maria Melo, and Manoel Tosta Berlinck. "Contratransferência e enquadre psicanalítico em Pierre Fédida." Psicologia Clínica 23, no. 2 (2011): 221–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652011000200014.

Full text
Abstract:
Objetivamos sublinhar o fecundo e complexo pensamento de Fédida sobre a técnica psicanalítica, tratando da articulação das noções de contratransferência e de enquadre no dispositivo clínico psicanalítico. Sua concepção de contratransferência tem como modelo implícito a relação fictícia mãe-bebê, na qual a mãe é uma receptora capaz de ressonância com o estado psíquico da criança para ativação da linguagem e consequente alívio de seu sofrimento. Ele identifica na contratransferência uma função que regula a "experiência intersubjetiva" analista-paciente e tem a função de para-excitação, que se re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moccellin, Ana Silvia, Mariana Tirolli Rett, and Patricia Driusso. "Existe alteração na função dos músculos do assoalho pélvico e abdominais de primigestas no segundo e terceiro trimestre gestacional?" Fisioterapia e Pesquisa 23, no. 2 (2016): 136–41. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/14156523022016.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo é comparar a função dos músculos do assoalho pélvico no segundo e terceiro trimestre gestacional de primigestas. Foi desenvolvido em duas unidades de Saúde da Família do município de Aracaju (SE). As gestantes foram submetidas a três avaliações da função dos músculos do assoalho pélvico por meio da eletromiografia de superfície: até 16 semanas gestacionais, entre a 24ª-28ª e 34ª-36ª semanas gestacionais. Foram registrados valores de repouso, contrações voluntárias máximas e contrações sustentadas. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel e analisados estatisti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Souza, Aline Oliveira, and Doris Luz Rinaldi. "O que a Clínica da Adolescência nos Ensina sobre o Ato?" Revista Subjetividades 17, no. 3 (2018): 70. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.5520.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo situar, a partir de fragmentos clínicos do acompanhamento de uma adolescente em uma instituição pública de saúde, o conceito de ato para a psicanálise, segundo a teoria de Sigmund Freud e Jacques Lacan. Abordaremos a especificidade do ato, tanto no que diz respeito a um modo peculiar de repetição - pela via da compulsão, que não aparece pela via da fala, mas pela atuação (acting out) - quanto no que tange ao ato do analista como função - indicando sua particularidade na incidência de um corte em relação à repetição como compulsão. Essa experiência clínica con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ribeiro, Marina F. R. "Narrativas imaginativas na sala de análise. W. Bion, Antonino Ferro, Thomas Ogden e Mia Couto." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 20, no. 1 (2017): 181–93. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2017v20n1p181.12.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta alguns conceitos de Bion, tais como: função α, elemento α, pensamento onírico da vigília, fato selecionado e reverie, a partir das expansões de dois psicanalistas contemporâneos: Antonino Ferro e Thomas Ogden. O conceito de derivado narrativo de Ferro é colocado em destaque como uma expressão privilegiada na sessão analítica do pensamento onírico da vigília. Finalizo o texto com uma interlocução com o conto de Mia Couto, de modo a iluminar os conceitos apresentados, em articulação com o ofício do analista, que é comunicar e transformar as experiências emocionais; a imagístic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Carvalho de Oliveira, Jéssica, and Michele Mariana Vieira Ferreira Santos. "Possibilidades de elaboração do desamparo infantil através do brincar." Revista Mosaico 10, no. 2Sup (2020): 89–95. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v10i2sup.1957.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é trazer a importância do brincar como recurso terapêutico, favorecendo a comunicação entre criança e analista, além de propiciar a elaboração do sentimento de angústia do desamparo. Tendo a psicanálise como base teórica, foi levantada a questão da importância do meio em que a criança está inserida, sendo este compreendido pela função materna ou figura de cuidado, além de propiciar levantamentos teóricos diante do desamparo, relação mãe-bebê e a importância de uma “mãe suficientemente boa” para o desenvolvimento infantil. A partir de revisão da literatura, conclui-se qu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Souza, Celso Correia de, Leandro De Jesus, Marcia Ferreira Cristaldo, Pedro Paulo Pires, and Hevelyne Henn da Gama Viganó. "Técnicas de reconhecimento de padrões no comportamento de bovinos em função de dados de GPS." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 1 (2019): 340–50. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.001.0028.

Full text
Abstract:
Detectar rapidamente animais que precisam de atenção extra devido a problemas de saúde ou bem-estar são essenciais. Estas anormalidades podem ser detectadas pelas mudanças no tempo padrão gasto pelo animal em atividades cotidianas como, de pé, deitado, comendo, ruminando ou andando. O objetivo desta pesquisa foi analisar o comportamento de bovinos por meio de monitoramento animal utilizando sensores de posicionamento GPS, sensores inerciais e algoritmos de reconhecimento de padrões. Os animais foram observados por um analista de domínio e seus comportamentos foram anotados por meio de um softw
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Barbosa Neto, Esperidião, and Zeferino Rocha. "Um Corpo Marcado, Lugar Secreto das Palavras." Psicologia: Ciência e Profissão 35, no. 1 (2015): 154–67. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002252013.

Full text
Abstract:
O filme A vida secreta das palavras realça o caráter traumático do sofrimento e a função da fala. Nele, o corpo se apresenta como palco dos efeitos da experiência dolorosa. A experiência subjetiva do trauma, inapreensível e difícil de ser suportada, volta sempre ao mesmo lugar, mas escapa; encontrá-la é impossível, por isso o sujeito repete a tentativa, insistentemente. Nessa perspectiva, pensamos a clínica psicanalítica como lugar de ressignificação da experiência afetiva traumática e a fala metafórica como recurso terapêutico de simbolização. O objetivo deste artigo é apresentar o filme A vi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Codato, Adriano. "A Sociologia Política brasileira em análise: quatro visões sobre o funcionamento administrativo do Estado Novo." Revista de Sociologia e Política 19, no. 40 (2011): 273–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782011000300018.

Full text
Abstract:
Nos estudos de Sociologia Política brasileira, há quatro maneiras diferentes de considerar os departamentos administrativos dos estados, aparelhos criados pela ditadura de Vargas em 1939 como órgãos complementares ao sistema de interventorias federais. Na base dessas interpretações, há também quatro modos diferentes de considerar o próprio regime do Estado Novo (1937-1945). As concepções sobre os departamentos administrativos divergem tanto em função das convicções do observador diante da forma de funcionamento do sistema político autoritário, quanto do papel (político, econômico ou burocrátic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Freire, Ana Beatriz, and Elisa Carvalho de Oliveira. "Sobre o tratamento analítico de um caso de autismo: linguagem, objeto e gozo." Fractal : Revista de Psicologia 22, no. 2 (2010): 257–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922010000800003.

Full text
Abstract:
A partir de fragmentos do caso clínico de uma criança autista, pretende-se, neste artigo, interrogar o saber psicanalítico, em particular, os conceitos de linguagem, significante e objeto. No caso clínico citado, a direção do tratamento se deu pela escuta do analista dos "elementos verbais" apresentados pela paciente, o que propiciou, ao longo das sessões, a construção de um determinado "termo verbal". A hipótese sustentada é a de que esse termo operou, no percurso do tratamento, como algo da ordem de um "significante privilegiado" tal qual formulado por Lacan (1985[1972-1973]). Este termo esp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Almeida, Alexandre Patricio de. "Melanie Klein e o processo de formação dos símbolos." Estilos da Clinica 25, no. 3 (2020): 552–67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p552-567.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta as principais contribuições de Melanie Klein a respeito da compreensão do processo de formação dos símbolos no psiquismo. Para tanto, inicia-se a discussão pontuando alguns aspectos históricos da clínica e do pensamento kleiniano, ao destacar suas elaborações acerca do processo de aprendizagem e da análise do brincar. Descreve-se, brevemente, a noção de mundo interno e a importância das relações objetais primitivas. Em seguida, discute-se o caso Dick, um paciente supostamente autista atendido por Klein e que foi crucial para a autora repensar as suas práticas de análise e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cavalcanti, Jauranice Rodrigues. "A construção do ethos em crônicas de Manuel Bandeira." Cadernos de Estudos Lingüísticos 61 (August 22, 2019): 1–15. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v61i0.8655017.

Full text
Abstract:
Nosso objetivo neste trabalho é discutir o conceito de ethos explorando seu aspecto de construção por parte do intérprete. Trata-se de parte de uma pesquisa mais ampla que investiga as crônicas de Manuel Bandeira levando em conta as reflexões da Análise do Discurso francesa (AD) sobre o campo literário, em especial o quadro teórico-metodológico proposto por Maingueneau (2006). Aqui, apoiamo-nos nas reflexões do analista (2000, 2006, 2016) sobre ethos, a teoria que elabora a partir da noção de ethos retórico. Maingueneau parte do princípio de que os textos escritos também podem ser associados a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, Josiani Neves, Edilson Ferneda, and Fabio Bianchi Campos. "Guia de apoio de análise de ponto de função: uma proposta para interpretação de processo elementar." Revista Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação 1, no. 1 (2017): 64. http://dx.doi.org/10.31501/rgcti.v1i1.7824.

Full text
Abstract:
O governo brasileiro vem contratando serviço de desenvolvimento de software e remunerando os respectivos fornecedores por ponto de função (PF). No entanto, a medição por PF, por depender de interpretação humana, há variação nos resultados da medição. Esta pesquisa objetivou identificar quais outros critérios, além daqueles explicitamente recomendados pelo IFPUG, os especialistas vêm considerando para caracterizar uma “pequena variação” ou não de um processo elementar (PE) e até que ponto estes outros critérios efetivamente auxiliam o especialista na investigação de quantos PEs estão contidos e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pereira, Salete Silva, Brenda Munike Guedes Leite, and Karla Camila Correia da Silva. "Atuação da fisioterapia na incontinência urinária em mulheres praticantes de atividade física: revisão bibliográfica." Research, Society and Development 10, no. 12 (2021): e246101220383. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20383.

Full text
Abstract:
A prevalência da incontinência urinária é significativamente maior em mulheres, fisicamente ativas e atletas de alto rendimento devido ao grande esforço realizado durante o treinamento físico. O objetivo desse estudo é descrever a atuação da fisioterapia na incontinência urinária em mulheres praticantes de atividade física, demonstrando as principais técnicas de tratamento fisioterapêutico utilizados para tratar esta disfunção que interfere direta ou indiretamente na qualidade de vida de quem sofre com esta patologia. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica. Foi realizado u
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Castro, Júlio Eduardo de, and Marcela Herthel de Oliveira. "As incidências éticas subentendidas/entrelidas nos "artigos técnicos" de Sigmund Freud." Fractal : Revista de Psicologia 20, no. 2 (2008): 547–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922008000200018.

Full text
Abstract:
Inicialmente, perguntamo-nos se é coerente, ética e doutrinariamente, chamar de técnica a prática psicanalítica? Daí investigamos se há, principalmente nos chamados "artigos técnicos", evidências ou ao menos indícios de que o tratamento criado por Freud esteja fundado em uma ética própria à psicanálise, não sendo possível reduzi-lo ao mero manejo de uma técnica. Sustentado no que foi sua "auto-análise", na teoria e na metodologia daí decorrentes, Freud deu mostras de que, na direção do tratamento, não há condução do sujeito, que o lugar/posição/função do analista não é o de mestre e, acima de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Teixeira, Marcia Martins, María Teresa Paz Aravena Lagos, Simone Bruno De Oliveira, and Rita de Cássia Ramos. "A linguagem não verbal no processo analítico através do corpo e suas identificações narcísicas." Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social 9, no. 2 (2021): 481. http://dx.doi.org/10.18554/refacs.v9i2.5425.

Full text
Abstract:
Esta é uma revisão narrativa realizada em 2018, com o objetivo de descrever na perspectiva freudiana a linguagem corporal não verbal no processo analítico. Três tópicos foram elencados: A pulsão e seus aspectos; O corpo na psicanálise freudiana e o ideal do ego; e Identificações narcísicas. Na perspectiva freudiana não existe distinção entre o psíquico e o somático, ambos estão ligados. Assim, verifica-se a influência pulsional na constituição do sujeito e, a pulsão está presente desde a primeira fase do desenvolvimento sexual, que é a oralidade. A identificação é um dos elementos encontrados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Wall, Anthony. "A bisbilhotice na pintura." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 11, no. 1 (2016): 228–63. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457324398.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo defende que os princípios dialógicos do discurso são aplicáveis tanto a linguagens verbais como a linguagens icônicas, já que compartilham certas funções, como a importantíssima função metalinguística. O artigo estuda detalhadamente, por uma perspectiva bakhtiniana, uma série de seis pinturas criadas pelo artista holandês do Século XVII Nicolaes Maes (1634-1693). Cada pintura representa poses e gestos diferentes de um bisbilhoteiro, de tal maneira que o analista-observador bakhtiniano é obrigado a ver como a pintura desse tipo curioso combina de maneiras surpreendentes lingu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Regra, Jaíde Aparecida Gomes. "Formação de classes de respostas, resistência à mudança e terapia comportamental infantil." Perspectivas em Análise do Comportamento 1, no. 2 (2017): 93–103. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v1i2.31.

Full text
Abstract:
Compreender o processo de formação de classes de respostas pode auxiliar na análise do comportamento complexo. A resistência à mudança dificulta o trabalho do terapeuta comportamental. Identificar variáveis que favorecem o desdobramento de classes de respostas é um desafio para o analista do comportamento. O objetivo do presente trabalho é identificar variáveis relevantes que dificultam a formação de nova classe de resposta e intervenções que alterem as classes de respostas pré-estabelecidas. Estudos recentes mostram dificuldades na aquisição de nova classe de resposta quando outra classe já t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Previdello, João Pedro Gomes, Isadora Nicastro Salvador, and Claudia Maria de Sousa Palma. "O corpo ao pé da letra: O sintoma entre o saber e o gozo." Estudos e Pesquisas em Psicologia 19, no. 1 (2019): 166–86. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2019.43012.

Full text
Abstract:
O artigo se propõe a analisar a especificidade do conceito de corpo, a partir da pulsão e da formação sintomática, a fim de refletir sobre a diferença no tratamento das configurações clínicas que escapam à construção simbólica. Essas organizações, ao prescindirem dos mecanismos psíquicos ordenados pelo recalque e pelo trabalho inconsciente de condensação e deslocamento, desnudam um corpo malvestido pelo simbólico, portanto, com importantes entraves ao endereçamento e à inclusão da alteridade. Como consequência, o sintoma não se encadeia pela via da associação livre, nem se orienta pela busca d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Zöller, Günter. "“Liberté, Égalité, Fraternité” − “eu”, “tu”, “nós”: o filosofar político de Fichte1." Revista de Filosofia Aurora 27, no. 42 (2015): 651. http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.042.ds01.

Full text
Abstract:
No ano de 2014, não só ocorreu o bicentenário da morte de Johann Gottlieb Fichte, mas também completou cem anos o começo da Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra, como ainda é denominada no ocidente. O desembarque dos aliados na Normandia completou cinquenta anos. Além disso, esse ano marcou os doze séculos que nos separam, ou melhor, nos unem à morte de Carlos Magno e dois milênios à de Júlio César Otaviano, conhecido como Augusto — todos eles aniversários de grandes acontecimentos políticos e históricos que causaram mudanças profundas e consequências duradouras. Nessa constelação analista
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Facchinetti, Cristiana. "Psicanálise modernista no Brasil: um recorte histórico." Physis: Revista de Saúde Coletiva 13, no. 1 (2003): 115–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312003000100006.

Full text
Abstract:
O presente artigo partiu do pressuposto de que o discurso psicanalítico é sempre apropriado por um intérprete que se filia a uma tradição histórica e cultural. Nesta perspectiva, a produção de subjetividade, que tem lugar na clínica psicanalítica, será marcada por essa tradição privilegiada pelo analista. Assim, julgou-se de grande relevância a investigação das vias discursivas de entrada da psicanálise no Brasil, indicando os pontos de ancoragem da mesma na cultura e na história locais. Com este intuito, traçou-se o processo de urbanização e modernização do Brasil no início do século XX e a e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Duparc, François. "Análise com borda e análise sem borda." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 4, no. 4 (2001): 43–60. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142001004004.

Full text
Abstract:
Quais são os limites da representação, além dos quais o sujeito se vê confrontado ao irrepresentável? As representações comportam diferentes níveis de maturidade; conseqüentemente o irrepresentável comporta graus, é relativo. Isso explica a esperança que se conserva no tratamento dos estados-limite, ou de certas formas de psicoses, de perversões ou de distúrbios psicossomáticos. Cada nível de representação comporta seu tipo de limite, sua bordadura, seu negativo, graças ao qual ele pode entrar em contato e se ligar tanto com o nível que o precede quanto com aquele que lhe sucede e o contém. Tr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Motta, Claúdia Dos Reis, and Luciana Rodrigues Silva. "O lúdico na clínica psicanalítica com crianças e adolescentes com constipação intestinal funcional: um estudo prospectivo-qualitativo." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 14, no. 3 (2016): 360. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v14i3.14953.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução: </strong>o lúdico, na psicanálise da criança, é uma via de acesso privilegiada do processo de simbolização e apropriação da experiência subjetiva. <strong>Objetivo:</strong> O objetivo do artigo é discorrer sobre a importância do brincar na clínica psicanalítica com crianças portadoras de constipação intestinal funcional. Fragmentos de seis casos clínicos serão apresentados e discutidos. <strong>Metodologia:</strong> pesquisa qualitativa de corte transversal com amostra de conveniência composta de nove crianças e um adolescente e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ayrizono, Maria de Lourdes Setsuko, Luciana Rodrigues Meirelles, Raquel Franco Leal, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, João José Fagundes, and Juvenal Ricardo Navarro Góes. "Resultados da cirurgia de reservatórios ileais em pacientes com doença de Crohn." Arquivos de Gastroenterologia 45, no. 3 (2008): 204–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032008000300007.

Full text
Abstract:
RACIONAL: Retocolectomia total e reservatório ileal com anastomose ileoanal constitui o procedimento de escolha para doentes com retocolite ulcerativa inespecífica que requerem cirurgia. Entretanto, alguns doentes por ela acometidos podem desenvolver características compatíveis com doença de Crohn, com conseqüente falência do reservatório. OBJETIVO: Avaliar a evolução tardia dos doentes com reservatórios ileais cujo diagnóstico definitivo foi doença de Crohn. MÉTODOS: Entre fevereiro de 1983 a março de 2007, 151 doentes do Grupo de Coloproctologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Souza, Esdras Dantas de. "Introdução." Revista do Conselho Nacional do Ministério Público, no. 4 (June 11, 2019): 4–7. http://dx.doi.org/10.36662/revistadocnmp.i4.64.

Full text
Abstract:
A 4ª Edição da Revista do CNMP tem por objetivo precípuo divulgar artigos jurídicos relacionados com as atribuições do Ministério Público brasileiro, com ênfase nas seguintes áreas: a) 20 anos de vigência da Lei nº 8.625/93, que instituiu a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e da Lei Complementar 75/93, que dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União; b) a atuação do Ministério Público na copa do mundo da FIFA-2014; c) a PEC nº 37, de 2011; e d) a atuação do Ministério Público na defesa dos direito fundamentais. O artigo “A atuação do Ministé
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!