To see the other types of publications on this topic, follow the link: Funcionamento cerebral.

Journal articles on the topic 'Funcionamento cerebral'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Funcionamento cerebral.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bruggmann, Mario Sergio. "Psicoterapia, neuroplasticidade e o funcionamento cerebral." Archives of Health 2, no. 1 (2021): 106–17. http://dx.doi.org/10.46919/archv2n1-009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Carlos Palmeira. "CAUSAS E DIFICULDADES DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL DE UM DISLÉXICO." Scientific Magazine 23, no. 161 (2024): 51–68. https://doi.org/10.29327/218457.23.161-6.

Full text
Abstract:
Este estudo, explora as causas e o funcionamento cerebral de uma pessoa com dislexia durante o processo de leitura. Esse distúrbio, possui uma origem neurológica que afeta a capacidade de interpretar letras e palavras, dificultando a leitura e a escrita, independentemente da inteligência. Com isto, este estudo tem por objetivo analisar, que indivíduos disléxicos, possuem áreas específicas do cérebro, envolvidas no processamento da linguagem funcionam de maneira diferenciada, especialmente em regiões relacionadas à decodificação de sons e símbolos. Essa diferença no funcionamento cerebral, leva
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vivian, Ana Carolina Porto, Anna Paula Rodrigues Paulo Leite, Arley Wallace de Melo Ramos, et al. "Funcionamento cerebral de um depressivo na tomada de decisões." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 1 (2024): 7092–100. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n1-578.

Full text
Abstract:
Este estudo visa investigar o funcionamento cerebral de indivíduos diagnosticados com depressão durante o processo de tomada de decisões. O objetivo principal é compreender como a depressão influencia as áreas cerebrais relacionadas a esse processo complexo. A metodologia trata-se de uma revisão bibliográfica sobre a tomada de decisões na vida de um depressivo, no qual foram utilizados artigos científicos com o propósito de discutir a importância do diagnóstico e tratamento para evitar sofrimento e decisões prejudiciais para o acometido. Os resultados principais revelaram padrões de decisões d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha Marchetti, Thais, Renan Hiroshi Matsuda, Victor Hugo Souza, Antonio Carlos Roque da Silva Filho, and Oswaldo Baffa. "Conversando com o cérebro – Uma introdução a técnicas de estimulação cerebral não invasivas." Revista Brasileira de Física Médica 18 (May 28, 2024): 762. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2024.v18.19849001762.

Full text
Abstract:
Ao longo do tempo, diferentes estímulos, tais como visual, sonoro, químico, físico, entre outros, foram empregados para investigar as respostas neurológicas, com o objetivo de decifrar os mecanismos subjacentes ao funcionamento cerebral. As técnicas de estimulação cerebral não invasivas vêm ganhando espaço tanto no aspecto de estratégias terapêuticas para distúrbios neuronais como ferramenta para aumentar a nossa compreensão acerca do cérebro humano. O intuito deste artigo de revisão é fornecer uma introdução à compreensão de três modalidades, sendo elas a estimulação magnética transcraniana,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Crespi, Livia, Deisi Noro, and Márcia Finimundi Nóbile. "Desenvolvimento na primeira infância: Convergindo neurociências e educação." Revista Contexto & Educação 38, no. 120 (2023): e10970. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10970.

Full text
Abstract:
A Primeira Infância, período que compreende os seis primeiros anos de vida, é uma etapa da vida na qual se observam intensas alterações na estrutura e no funcionamento cerebral. Pesquisas indicam que durante os primeiros anos de vida se forma a arquitetura cerebral que permite que aprendizagens alcançadas fundamentem o desenvolvimento nas etapas subsequentes. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, fazendo uso de revisão bibliográfica em autores das áreas de Neurociência e Educação a fim de elencar saberes transdisciplinares que possam promover esclarecimentos sobre o desenvo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramacciotti, Mirela, and Christine Eccles. "Linguagem, aprendizagem e desenvolvimento: perspectivas sobre aquisição linguística e funcionamento cerebral." Revista EntreLinguas 5, no. 1 (2019): 104–20. http://dx.doi.org/10.29051/el.v5i1.12789.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Jose Francisco de. "O autismo sob o aspecto neuropsicológico – um estudo de caso com uma criança em Brasília – DF." Revista JRG de Estudos Acadêmicos 8, no. 18 (2025): e081945. https://doi.org/10.55892/jrg.v8i18.1945.

Full text
Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica caracterizada por variações no funcionamento cerebral que impactam a cognição, a regulação emocional e a interação social. Estudos indicam alterações neuroanatômicas significativas, como o aumento do volume cerebral em crianças autistas, além de padrões atípicos de conectividade funcional, influenciando a percepção sensorial e a comunicação. Esta pesquisa adota uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica e estudo de caso para aprofundar a compreensão do TEA. A pesquisa bibliográfica analisou artigos de alto impac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zilbovicius, Mônica, Isabelle Meresse, and Nathalie Boddaert. "Autismo: neuroimagem." Revista Brasileira de Psiquiatria 28, suppl 1 (2006): s21—s28. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462006000500004.

Full text
Abstract:
O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento com diversas apresentações clínicas. Essas apresentações variam em gravidade (leves a graves) e são denominadas transtornos do espectro do autismo. O sinal mais comum aos transtornos desse espectro é o déficit de interação social, que está associado a déficits de comunicação verbal e não-verbal e a comportamentos estereotipados e repetitivos. Graças a estudos recentes que utilizam métodos de imagem cerebral, os cientistas obtiveram uma idéia melhor dos circuitos neurais envolvidos nos transtornos do espectro do autismo. De fato, os exames de im
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Baia Junior, Willian Costa, Moisés Ricardo Da Silva, Daniel Santos Sousa, and Marcelo Neves Linhares. "Efeitos do Neurofeedback em Transtornos Neurocognitivos e Psiquiátricos em Adultos Tratados Cirurgicamente por Tumor Cerebral." JBNC - JORNAL BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA 27, no. 2 (2018): 143–48. http://dx.doi.org/10.22290/jbnc.v27i2.769.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a eficácia do neurofeedback na melhora de distúrbios neurocognitivos e psiquiátricos em adultos tratados cirurgicamente de tumor cerebral. Métodos: Estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo para investigar melhora do funcionamento neurocognitivo e psiquiátrico com neurofeedback em adultos que receberam tratamento cirúrgico para um tumor cerebral. Trinta e sete sobreviventes de tumor cerebral e que foram submetidos a neurocirurgia com queixas de déficits neurocognitivos, sintomas depressivos e piora da qualidade de vida foram selecionados. Resultados: Indivíduos t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Maria Clara Veloso de, Luciana Fontes Pessôa, and Heloisa Veiga Dias Alves. "Linguagem, Funções Executivas e Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros Anos de Vida: Uma Revisão." Estudos e Pesquisas em Psicologia 18, no. 1 (2018): 341–60. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2018.38124.

Full text
Abstract:
Atualmente, diversas técnicas estão disponíveis para o estudo do ser humano e seu funcionamento. No que diz respeito ao funcionamento cerebral, técnicas de mapeamento cerebral como a eletroencefalografia (EEG), entre outras, nos oferecem insights importantes acerca das habilidades cognitivas, a forma na qual estas se manifestam a nível orgânico, não somente comportamental, e ainda como estas se desenvolvem ao longo da vida do indivíduo. Duas habilidades, amplamente estudadas em indivíduos adultos, mas ainda pouco exploradas na faixa etária mais jovem e, principalmente, em crianças, nos seus pr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

FONSECA, Suzana Carielo da. "Lesão X sintoma: uma questão sobre a causalidade." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 14, no. 2 (1998): 455–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44501998000200008.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe rever e problematizar a relação de causalidade direta lesão-sintoma, pedra de toque do discurso organicista sobre as afasias. Tal problematização parte do reconhecimento de que a linguagem tem ordem própria, ou seja, leis de funcionamento que não se submetem às de outro domínio - no caso específico, às do funcionamento cerebral. Como fonoaudióloga e lingüista, questionada pelo sintoma afásico, pareceu-me incontornável promover um deslocamento da noção clássica e vigente dessa relação causal. Nesse sentido, aproximo-me de Freud (1891), primeiro "afasiologista" que fez rende
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Azevedo, Luiza Moura de Souza, Stephan Breu, and Stewart Thompson. "A Neurociência da Religião: interface entre a fé humana e perspectivas neurológicas." COGNITIONIS Scientific Journal 7, no. 2 (2024): e452. http://dx.doi.org/10.38087/2595.8801.452.

Full text
Abstract:
Introdução: A Neurociência da Religião estuda a interseção entre a fé humana e as perspectivas neurológicas, buscando compreender como as crenças religiosas e espirituais se manifestam no cérebro humano. Este campo de estudo investiga os processos neurais relacionados à experiência religiosa e como essas práticas afetam o funcionamento do cérebro. Objetivo: Investigar como a atividade cerebral está relacionada às experiências religiosas e espirituais. Método: Trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo revisão de literatura, desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas com buscas de fon
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gomes, Flávia Carvalho Alcantara, Vanessa Pereira Tortelli, and Luan Diniz. "Glia: dos velhos conceitos às novas funções de hoje e as que ainda virão." Estudos Avançados 27, no. 77 (2013): 61–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142013000100006.

Full text
Abstract:
Descritas há mais de 150 anos, as células gliais, constituintes do tecido nervoso juntamente com os neurônios, foram consideradas até pouco tempo células de suporte do cérebro, passivas e à margem do seu funcionamento. Especialmente na última década, as neurociências foram palco de uma mudança de paradigma relacionada à função e ao papel dessas células na fisiologia e patologia neurais. Neste artigo, discutimos como os avanços acerca do conhecimento sobre os astrócitos, o mais abundante tipo glial, contribuíram para o entendimento do funcionamento cerebral. Apresentamos evidências da relação e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ribeiro, Nathalia Mikaely, Beatriz Furtado Lourenço, Lucas Xavier Boareto, and Bruna Dell’Acqua Cassão. "Análise da relação entre microbiota intestinal e distúrbios neuropsiquiátricos: implicações para a saúde gastrointestinal e mental." Cuadernos de Educación y Desarrollo 16, no. 12 Edição Especial (2024): e6676. https://doi.org/10.55905/cuadv16n12-160.

Full text
Abstract:
Atualmente, sabe-se que há uma conexão entre a microbiota e distúrbios neuropsiquiátricos, através do eixo intestino-cérebro, que representa uma via de comunicação bidirecional, em que alterações na microbiota influenciam o funcionamento cerebral e a saúde mental. Dada à sua crescente prevalência, é crucial investigar a possível associação entre a composição da microbiota intestinal e o desenvolvimento de transtornos neuropsiquiátricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Martins, Lilian, Marcos T. Russo, Eduardo Nicoliche, Alexandre Vasconcelos, and Pedro Ribeiro Ribeiro. "Efectos electrofisiológicos de las imágenes motoras cinestésicas en el rendimiento de tareas visomotoras." Revista Neurociências 32 (July 2, 2024): 1–24. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16439.

Full text
Abstract:
Introdução. O estudo do funcionamento cerebral durante a tarefa visomotora pode contribuir para o esclarecimento dos processos de aprendizagem que envolvem o funcionamento cognitivo, a atenção e o comportamento motor. Nesse contexto, a imagética é parte fundamental do treinamento de tiro de alto rendimento. As mudanças eletrofisiológicas na potência absoluta de alfa durante o tiro com pistola antes e após uma intervenção de imagética motora foram examinadas comparando especialistas com atiradores iniciantes. Método. Trata-se de um estudo quase-experimental com 19 sujeitos (25-37 anos). A ativi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ortega, Francisco. "O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade." Mana 14, no. 2 (2008): 477–509. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-93132008000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o movimento da neurodiversidade organizado basicamente por autistas chamados de alto funcionamento que consideram que o autismo não é uma doença a ser tratada, mas uma diferença humana, a qual deve ser respeitada como outras diferenças. O movimento da "neurodiversidade" deve ser inserido em um marco sociocultural e histórico mais amplo que incorpore o impacto crescente no imaginário cultural dos saberes e das práticas neurocientíficas com o paradigma do sujeito cerebral e a expansão da neurocultura. No contexto do sujeito cerebral, o cérebro responde por tudo o que outrora
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Angelle Ribeiro, Danielle, and Diogenes Jose Gusmão Coutinho. "NEUROCIÊNCIA E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 11 (2022): e3112205. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2205.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo explicar o que é Neurociência e Transtorno de Aprendizagem, como também a importância do seu conhecimento para os profissionais que trabalham nas áreas de educação, saúde e social. Pois mostra como o cérebro funciona e suas implicações no dia a dia das pessoas. Já que sem esse conhecimento fica difícil entender, diagnosticar e tratar comportamentos e doenças relacionadas ao funcionamento cerebral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Trindade, Carlos Alberto de Matos. "REFLEXÕES EM TORNO DE EXEMPLOS DA REPRESENTAÇÃO, NA ARTE CONTEMPORÂNEA, DO FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA COMO ATIVIDADE CEREBRAL." Revista Europeia de Estudos Artisticos 7, no. 4 (2016): 82–105. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v7i4.117.

Full text
Abstract:
Neste artigo, após uma introdução geral na qual abordamos conceitos básicos sobre a memória e o cérebro, os esforços desenvolvidos no século XX para entender os mecanismos subjacentes ao funcionamento da memória humana, referindo de passagem os progressos alcançados com as pesquisas levadas a cabo pelas neurociências, que têm tornado possível, entre outros aspectos, uma melhor compreensão de quais as áreas do cérebro envolvidas nas etapas de aquisição e consolidação da informação (e sua evocação), analisamos exemplos de obras de arte contemporâneas, de diferentes áreas de expressão, que nos pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Trindade, Carlos Alberto de Matos. "REFLEXÕES EM TORNO DE EXEMPLOS DA REPRESENTAÇÃO, NA ARTE CONTEMPORÂNEA, DO FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA COMO ATIVIDADE CEREBRAL." ERAS | European Review of Artistic Studies 7, no. 4 (2016): 82–115. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v7i4.94.

Full text
Abstract:
Neste artigo, após uma introdução geral na qual abordamos conceitos básicos sobre a memória e o cérebro, os esforços desenvolvidos no século XX para entender os mecanismos subjacentes ao funcionamento da memória humana, referindo de passagem os progressos alcançados com as pesquisas levadas a cabo pelas neurociências, que têm tornado possível, entre outros aspectos, uma melhor compreensão de quais as áreas do cérebro envolvidas nas etapas de aquisição e consolidação da informação (e sua evocação), analisamos exemplos de obras de arte contemporâneas, de diferentes áreas de expressão, que nos pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

BRITO SAMPAIO, JOICILENE. "NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO." Revista Territórios 03, no. 02 (2021): 199–208. http://dx.doi.org/10.53782/74.

Full text
Abstract:
Educar é proporcionar oportunidades e orientação para aprendizagem, para aquisição de novos comportamentos. Comportamentos resultam da atividade cerebral. O cérebro, portanto, é o órgão da aprendizagem. As descobertas das neurociências estão esclarecendo alguns dos mecanismos cerebrais responsáveis por funções mentais importantes na aprendizagem. No entanto, a aplicação desse conhecimento no contexto educacional tem limitações. As neurociências não propõem uma nova pedagogia, mas fundamentam a prática pedagógica que já se realiza, demonstrando que estratégias pedagógicas, que respeitam a forma
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

de Mattos, Edileuza Soares. "OS AVANÇOS DA NEUROCIÊNCIA E SUAS APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO, NA NEUROPSICOLOGIA E PSICOPEDAGOGIA." Aurum Revista Multidisciplinar 1, no. 2 (2025): 120–25. https://doi.org/10.63330/armv1n2-011.

Full text
Abstract:
Este Artigo tem como objetivo discutir Os Avanços da Neurociência e Suas Aplicações na Educação, Neuropsicologia e Psicopedagogia. Trata- se de um tema de grande relevância para os profissionais dessas áreas, uma vez que o conhecimento sobre o funcionamento cerebral pode ampliar a compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo assim com os profissionais da área e estudantes. A integração dos conhecimentos científicos na Educação permite o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes, respeitando as particularidades do desenvolvimento cerebral e promovendo um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Marisa Machado Alves dos Santos, Juliana Maciel de Queiroz, Edna Lúcia Tinoco Ponciano, Margarida Vilaça, Ana Paula Relvas, and Luciana Sotero. "Validade Discriminante da Versão Brasileira do SCORE-15: Um Estudo com Amostra Comunitária e Clínica." Saúde Coletiva (Barueri) 15, no. 95 (2025): 15768–81. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i95p15768-15781.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo: Avaliar a validade discriminante da versão Brasileira do Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation – 15 (SCORE-15) e definir pontos de corte na classificação de funcionamento familiar funcional e problemático. Método: A amostra inclui participantes da região Sudeste (amostra comunitária) e famílias com filhos com paralisia cerebral da região Norte (amostra clínica). A validade discriminante foi verificada por meio de teste de comparação de médias, enquanto os pontos de corte foram analisados a partir da curva Receiver Operating Characteristic. Resultados: O SCORE-15 apr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

De Sousa Santos, Antocléia, MARGARETH APARECIDA E SILVA, and CLÁUDIA LILIAN ALVES DOS SANTOS. "Estresse e impacto na memória e no funcionamento cognitivo: revisão com enfoque na neurociência." Ensino & Pesquisa 22, no. 2 (2024): 230–43. http://dx.doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8433.

Full text
Abstract:
O estresse é uma resposta fisiológica do corpo diante de situações desafiadoras e perigosas, porém em excesso pode refletir de forma negativa no aprendizado. Nesse sentido, este estudo objetivou por meio de uma revisão de literatura investigar como o estresse pode impactar significativamente nos processos cognitivos e tomada de decisões. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi conduzida nas bases de dados “Google acadêmico”, “Redalyc” e “Portal de Periódicos da UNIFESP”. Como resultados encontrados, identificou-se a) como o não gerenciamento do estresse adequado pode gerar problemas si
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Bastos, Narúsci Santos, Diana Francisca Adamatti, and Fernanda Antoniolo De Carvalho. "Desenvolvimento de habilidades de lógica em estu-dantes do ensino médio: Uma proposta fundamentada na neurociência." Revista Brasileira de Informática na Educação 24, no. 1 (2016): 53. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.53.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõem um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades de lógica em estudantes do ensino médio, fundamentado na Neurociência. O objetivo é identificar possíveis mudanças na fisiologia cerebral pré e pós treinamento de lógica computacional e caracterizar as atividades cerebrais durante a resolução dos problemas do teste de lógica. Para realizar este estudo, foi necessário a coleta de sinais cerebrais em dois momentos: antes do treinamento de lógica computacional e após o treinamento. As coletas foram realizadas enquanto os indivíduos resolviam um teste de lógica. A partir desses
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Grigorio, Erica Lamara Gomes Alves, Pablo da Silva Torres, Flaviano Moura Pereira, et al. "NEUROCIÊNCIA E ENSINO DE LEITURA: COMO PRÁTICAS BASEADAS NO FUNCIONAMENTO CEREBRAL PODEM MELHORAR A ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA." Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro 7, no. 1 (2025): 1–19. https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3770.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar de que forma os conhecimentos oriundos da neurociência podem fundamentar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da leitura em contextos de alfabetização inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento bibliográfico, baseada em publicações indexadas entre 2022 e 2025. A análise do corpus evidenciou que a aprendizagem da leitura envolve múltiplos sistemas neurais, e que práticas pedagógicas neurocompatíveis, como o uso de estímulos multissensoriais, consciência fonológica e recursos visuais, são eficazes para promover
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Beck, Marcelo Luis Grassi, and Josiane Magalhães. "EXERCÍCIOS FÍSICOS E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE MENTAL: INTERSECÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PSICOLOGIA." Revista da Faculdade de Educação 28, no. 2 (2019): 129–48. http://dx.doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.129148.

Full text
Abstract:
A atividade física, além de seus benefícios mais conhecidos, como os circulatórios, cardíacos, imunológicos, etc., tem uma série de benefícios psíquicos, tanto no funcionamento cerebral como na estrutura psíquica da pessoa. Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas interfaces entre a atividade física e os estudos acerca das contribuições para a melhora em processos depressivos e na diminuição do stress. Apresenta as possibilidades do exercício físico na direção de uma melhor qualidade de vida e na definição da autoestima e o autoconceito. | Discute tais processos psíquicos em sua relaçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Novi Junior, Sergio Luiz, Wagner Alan Aparecido da Rocha, Alex De Castro Carvalho, et al. "Desenvolvimento de Novos Métodos para Investigação do Cérebro durante o Estado de Repouso." Revista Brasileira de Física Médica 11, no. 3 (2018): 33. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n3.p33.

Full text
Abstract:
O funcionamento cerebral parece ser altamente organizado mesmo na ausência de tarefas específicas. Neste trabalho usamos teoria de grafos num experimento de neuroimagem multimodal com ressonância magnética funcional e espectroscopia no infravermelho próximo para entender melhor a conectividade funcional durante o estado de repouso. Nossos resultados sugerem que, independentemente das diferenças entre voluntários, suas propriedades de grafos é muito similar. Além disso, propomos uma nova abordagem para analisar a conectividade de um grupo baseado na frequência de distribuição de links.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Araújo, Pedro Henrique Gadelha de, Arthur Oliveira Duarte, and Maria Cláudia da Silva. "Influência da dieta na saúde mental e desempenho cognitivo – uma revisão da literatura." Research, Society and Development 13, no. 6 (2024): e11013646103. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i6.46103.

Full text
Abstract:
A compreensão da relação entre escolhas alimentares e saúde mental tem ganhado destaque em um contexto global marcado por desafios crescentes como estresse, ansiedade e depressão. Este trabalho investigou essa conexão, examinando como a alimentação impacta não apenas a saúde física, mas também a saúde mental. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi demonstrar a relação entre a alimentação e a saúde mental, enfocando o papel dos nutrientes na promoção do bem-estar psicológico e no aprimoramento do desempenho cognitivo. Este estudo é uma revisão da literatura, e buscou sintetizar e analisar pe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Monte-Serrat, Dionéia Motta. "Inclusão de crianças com hidrocefalia em práticas de letramento: abordagem neurolinguística." Cadernos de Estudos Lingüísticos 60, no. 2 (2018): 507–26. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v60i2.8648201.

Full text
Abstract:
Os fundamentos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva (Coudry, [1986] 1988) e do Letramento (Tfouni, 2005) articulam-se, neste artigo, com o intuito de estudar marcas de subjetividade nas produções orais e escritas de crianças com lesão cerebral para promover a inclusão social destas. Dentre as lesões cerebrais, escolheu-se a hidrocefalia, afecção que decorre da quebra do equilíbrio do líquido cefalorraquidiano. Entre as sequelas apresentadas pela criança após o tratamento, a que mais preocupa é o retardo neuropsicomotor, uma vez que essa condição a coloca num quadro de marginali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Fernandes, Fernanda Rodrigues. "A superdotação é uma neurodivergência." Revista Neurociências 32 (August 1, 2024): 1–28. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16562.

Full text
Abstract:
Introdução. No Brasil, o olhar para a superdotação na legislação é dado pela área da Educação e é baseado em um modelo teórico vago que permite interpretações diferentes. A Educação e a legislação voltadas para esse público devem ser pautadas pelo conhecimento científico sobre o fenômeno da superdotação, que tem bases neurobiológicas e, portanto, é uma condição transcultural. Objetivo. Apresentar resultados de pesquisas recentes na área da Neurociência que corroboram a superdotação como uma neurodivergência, que tem como base de funcionamento uma alta eficiência cognitiva. Método. Revisão bibl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Felipe, Ana Luísa Gonçalves, Carolina Galgane Lage Miranda, Israel Santos de Macêdo, and Gabriel Veloso Pinto Aguiar. "As clínicas escolas para autistas: conhecer para incluir dentro da Rede de Atenção Psicossocial." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 18, no. 3 (2025): e16040. https://doi.org/10.55905/revconv.18n.3-041.

Full text
Abstract:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve fatores genéticos e ambientais que afetam o desenvolvimento cerebral, resultando em desafios na comunicação e no comportamento. O diagnóstico é clínico e requer avaliação e tratamento especializado. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos neuro atípicos foram criadas clínicas escolas no país, as quais oferecem atendimento alinhado às diretrizes do SUS. Estas instituições desenvolvem dois direitos essenciais à vida de um paciente com TEA, saúde e educação através da atenção especializada no âmbito do ensino pedagógico aliado aos serviços
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

JERONIMO DE OLIVEIRA, SUYHANNE, SÉRGIO RICARDO ROSÁRIO DE FRANÇA FILHO, ALISSON VINICIUS DOS SANTOS, IGOR TCHAIKOVSKY, and ROSANA XIMENES. "RELATO DE EXPERIÊNCIA: DEBATENDO SAÚDE MENTAL A PARTIR ELETROENCEFALOGRAMA." International Journal of Health Sciences 3, no. 2 (2024): 15–16. http://dx.doi.org/10.31692/2764-3433.v3i2.108.

Full text
Abstract:
No período da adolescência o cérebro passa por mudanças significativas em sua estrutura e função. Através do eletroencefalograma quantitativo de superfície (ECGq) é possível verificar os padrões de conexão do cérebro e quantificar o funcionamento desses padrões. O intuito de processar e quantificar a atividade elétrica do cérebro resulta em um desenho morfológico onde é mapeado o cérebro, fornecendo informações que proporcionam um melhor entendimento sobre o funcionamento em condições normais ou patológicas. No entanto, o exame e seus benefícios são ainda pouco conhecidos entre os adolescentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Rodriguez, Luana Colturato Dalul, and Karina Kelly Borges. "Análise do funcionamento dos processos neuropsicológicos e qualidade de vida de crianças com cardiopatia congênita." Peer Review 5, no. 11 (2023): 53–68. http://dx.doi.org/10.53660/515.prw1503a.

Full text
Abstract:
A cardiopatia congênita é uma condição médica que afeta a estrutura do coração e pode levar a complicações graves, incluindo insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. Crianças com cardiopatia congênita podem apresentar alterações neuropsicológicas devido a uma diminuição da oxigenação dos tecidos e a procedimentos médicos. Este estudo teve como objetivo avaliar o funcionamento dos processos neuropsicológicos e qualidade de vida em crianças com cardiopatia congênita submetidas a cirurgias cardíacas na infância. Foram selecionadas 11 crianças e utilizou-se o instrumento Neupsilin-Inf
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

BARROS, ALCINA JULIANA SOARES, JOSÉ GERALDO VERNET TABORDA, and REGIS GOULART ROSA. "THE ROLE OF HORMONES IN PSYCHOPATHY." Revista Debates em Psiquiatria Ano 5 (February 1, 2015): 24–28. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-5-1-5.

Full text
Abstract:
Os hormônios desempenham um importante papel para a compreensão das bases biológicas da psicopatia e do transtorno de personalidade antissocial. Os sistemas hormonais podem ser influenciados por fatores genéticos e ambientais e, em consequência, atuar no funcionamento cerebral. Como marcadores biológicos, os hormônios podem fornecer pistas esclarecedoras sobre o que ocorre no cérebro de um psicopata. Os dois hormônios mais implicados até o momento na psicopatia, com seus respectivos eixos, são o cortisol e a testosterona. Este artigo visa correlacionar as manifestações cognitivas, emocionais e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Barros, Alcina Juliana Soares, José Geraldo Vernet Taborda, and Regis Goulart Rosa. "O papel dos hormônios na psicopatia." Debates em Psiquiatria 5, no. 1 (2015): 24–27. http://dx.doi.org/10.25118/2763-9037.2015.v5.179.

Full text
Abstract:
Os hormônios desempenham um importante papel para a compreensão das bases biológicas da psicopatia e do transtorno de personalidade antissocial. Os sistemas hormonais podem ser influenciados por fatores genéticos e ambientais e, em consequência, atuar no funcionamento cerebral. Como marcadores biológicos, os hormônios podem fornecer pistas esclarecedoras sobre o que ocorre no cérebro de um psicopata. Os dois hormônios mais implicados até o momento na psicopatia, com seus respectivos eixos, são o cortisol e a testosterona. Este artigo visa correlacionar as manifestações cognitivas, emocionais e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kelly, Raquel Viegas de Souza, Fernanda Mariano da Silva Rafaela, and Reis de Alcântara Barros Juliana. "A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM PACIENTES APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL." Revistaft 27, no. 127 (2023): 36. https://doi.org/10.5281/zenodo.10046936.

Full text
Abstract:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é comprovado como uma das principais doenças que afeta a população mundial, pode ocorrer em todas as idades, incapacitando pessoas ainda em idade produtiva e tem a tendência a manter essa posição até 2030, provocando grande número de mortes e incapacidades físicas, levando o sujeito a sofrer fortes impactos nas questões de natureza biológica, psicológica e social. A partir dessas considerações, o objetivo central desta pesquisa é identificar e analisar as principais estratégias utilizadas por psicólogos, para o tra tamento de pacientes que sofreram AVC, duran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Castro, Fabiano S., and J. Landeira-Fernandez. "Alma, corpo e a antiga civilização grega: as primeiras observações do funcionamento cerebral e das atividades mentais." Psicologia: Reflexão e Crítica 24, no. 4 (2011): 798–809. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722011000400021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Togni, Paulo Henrique Alves, Lilian Mara Alves Togni, João Lucas Morete Caieiro Da Costa, et al. "Demonstração por imagem dos efeitos agudos do álcool sobre o cérebro humano." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 1 (2024): 4078–88. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n1-331.

Full text
Abstract:
Objetivos: determinar alterações no sistema nervoso central causadas pelo consumo agudo de álcool detectáveis com o exame de Cintilografia de Perfusão Cerebral (SPECT), associando-os com sua fisiologia. Materiais e métodos: foi realizado exames de SPECT em pacientes com ingestão aguda de álcool, os quais se encontravam na fase excitatória determinada por critérios observacionais. Resultados: observou-se um aumento da perfusão e consequente estimulação dos lobos frontais e parietais de todos os indivíduos submetidos ao exame após a ingestão alcoólica. Conclusões: o estudo em questão demonstrou
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rodrigues, Ana Raisla de Araújo, Ana Virgínia Moura e Silva, Gabriela Mota Vital Macedo, et al. "Alterações anatômicas e funcionais do cérebro de pacientes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 5, no. 4 (2023): 27–41. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n4p27-41.

Full text
Abstract:
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúbrio neurodesenvolvimental multifatorial que se caracteriza por desatenção, hiperatividade, inquietação, esquecimento e impulsividade. Existem evidências de que o TDAH se trata, de fato, de uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal, regiões subcorticais e região límbica cerebral, evidenciada através de estudos científicos, apoiados por evidências neurológicas e estudos genéticos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar, por meio da literatura científica, as alterações anatômicas e funcionais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Massi, Giselle, and Ana Paula de Oliveira Santana. "A desconstrução do conceito de dislexia: conflito entre verdades." Paidéia (Ribeirão Preto) 21, no. 50 (2011): 403–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2011000300013.

Full text
Abstract:
Neste artigo discute-se a desconstrução do conceito de dislexia que se situa em dois polos: nas ciências da saúde que apresentam como causas da dislexia fatores orgânicos (funcionamento cerebral, fatores genéticos, dificuldades cognitivas) e nas ciências humanas, causas ligadas a fatores sociais (letramento, singularidades, fatores educacionais) cujas implicações recaem sobre dificuldades das crianças. Em um polo, há a construção de uma patologia, no outro, sua desconstrução por meio de conceitos como heterogeneidade e diferenças socioculturais. Trata-se de discussão relevante uma vez que os p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Flores, Onici Claro, and Márcia Regina Melchior Landim. "Repetição, paráfrase e construção do conhecimento (Repetition, paraphrase e knowledge construction)." Estudos da Língua(gem) 17, no. 3 (2019): 133. http://dx.doi.org/10.22481/el.v17i3.5945.

Full text
Abstract:
O presente ensaio destaca a relevância das atividades sociocognitivas repetição e produção de paráfrases tanto para a retenção quanto para a evolução do conhecimento científico, destacando que as investigações neurocientíficas comprovaram essa importância e necessidade, dadas as características do funcionamento cerebral do indivíduo humano.PALAVRAS-CHAVE: Repetição; Paráfrase; Produção do conhecimento.
 This essay highlights the relevance of sociocognitive activities of repetition and production of paraphrases for both retention and the evolution of scientific knowledge, noting that neuro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Ribeiro, Maysa Ferreira Martins, Celmo Celeno Porto, and Luc Vandenberghe. "Estresse parental em famílias de crianças com paralisia cerebral: revisão integrativa." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 6 (2013): 1705–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000600022.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é selecionar, avaliar e interpretar criticamente as publicações que tiveram como foco principal o estresse vivenciado pelos pais/cuidadores de crianças com paralisia cerebral. Revisão integrativa da literatura. A busca foi conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no United States National Library of Medicine (PubMED) e busca manual de referências nos estudos selecionados. Optou-se por selecionar aqueles publicados no período de 1998 a 2011. Integraram a amostra 13 artigos. Pais de crianças com paralisia cerebral apresentam níveis de estresse maiores do que os de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vasconcellos, Roseli, and Alessandra Del Ré. "PARALISIA CEREBRAL: EFEITOS DA ESCRITA SOBRE A ESCRITA." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 61, no. 2 (2017): 319–49. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1709-4.

Full text
Abstract:
RESUMO: Buscamos apreender efeitos da leitura de textos na escrita de uma criança, designada como S., impedida de oralizar e escrever de próprio punho por apresentar Paralisia Cerebral. Mediante dificuldades de S. na leitura, relatadas pela professora, uma atividade semanal foi proposta pela fonoaudióloga na sala de aula da escola-clínica que S. frequentava, a partir de livro de Eva Furnari, resultando em uma produção expressiva de textos pela criança. A essas produções somam-se transcrições de filmagens em que esses textos foram lidos, que compõem o corpus alocado no banco de dados do Grupo N
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Verissimo, Danilo Saretta, and Reinaldo Furlan. "As críticas de Henri Bergson e de Maurice Merleau-Ponty aos enfoques materialistas do problema corpo-mente." Psicologia USP 20, no. 2 (2009): 193–208. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642009000200004.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresentamos as críticas de Henri Bergson e de Maurice Merleau-Ponty aos enfoques materialistas do problema corpo-mente. Tais enfoques são intrinsecamente ligados às ambições científicas, inauguradas com a modernidade, de totalizar os fenômenos que nos circundam e de unificar a diversidade do mundo através de um único padrão explicativo. Bergson, em uma espécie de fenomenologia do ato perceptivo, buscou suplantar as teses materialistas da relação entre mente e cérebro. Atendo-se ao paralelismo psicofisiológico, mostrou que a percepção atende às necessidades do ser vivo. Além diss
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

SILVA, SAMARA LUÍZA, DA SILVA ALINE MARIANO, MAIELE CARVALHO DE MENDONÇA, et al. "DEFEITO DO METABOLISMO DA CREATINA E SUA CORRELAÇÃO COM A MANIFESTAÇÃO DE DÉFICIT COGNITIVO – AUTISMO." Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research 15, no. 3 (2016): 100–105. https://doi.org/10.5281/zenodo.11403311.

Full text
Abstract:
A creatina é um composto de aminoácidos encontrado em alimentos de origem animal, exclusiva das células do cérebro, miocárdio e músculos esqueléticos e sua função primordial é a produção de energia. Deficiências relacionadas a produção e ao metabolismo da creatina estão sendo associadas a doenças como o autismo, hiperatividade e retardo mental. Problemas no funcionamento da enzima responsável pela produção da creatina – ar- ginina: glicina amidinotran
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Barbosa, Mariana Amorim, Daniel Studart Corrêa Galvão, and Thiago Taya Kobayashi. "DIVISÃO DA ATIVIDADE CEREBRAL: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES NA COMPREENSÃO DA CONSCIÊNCIA." Revista Contemporânea 4, no. 11 (2024): e6584. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n11-091.

Full text
Abstract:
Os avanços na compreensão do cérebro dividido e suas implicações para o estudo da consciência são uma temática que envolve as áreas da neuropsicologia e neurociência, abordando o funcionamento cerebral de maneira sistemática e integrada. O conceito de neuropsicologia refere-se à ciência que estuda a interação da neurologia com a psicologia, focando na análise da relação entre cérebro e comportamento, o que torna essa área crucial para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas e reabilitadoras. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a neurociência e a consciência, focando em paci
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ribeiro, Jerônimo de A. Mendes, Joel Rennó Jr., Hewdy Lobo Ribeiro, et al. "Alcohol related disorders and women: impact on stress-integrative neuroregulatory circuits." Revista Debates em Psiquiatria Ano 7 (June 15, 2017): 34–37. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-7-3-5.

Full text
Abstract:
Disfunções na resposta ao estresse podem exercer um importante papel em alguns transtornos mentais. Uma gama cada vez maior de estudos demonstra que existem diferenças entre os sexos na prevalência de transtornos relacionados ao estresse e que mulheres com transtornos por uso de álcool têm diferentes desfechos negativos no funcionamento cerebral e em mecanismos de neuroadaptação quando comparadas aos homens. O consumo de álcool tem sido associado a alterações sutis e em longo prazo no eixo hipotálamohipófise- adrenal, que afetam a resposta adaptativa nos circuitos de neurorregulação do estress
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silveira, Viviane Botelho Amaro da. "Transtornos do neurodesenvolvimento e o conceito de neuroplasticidade: contribuições para uma integração do estudo do desenvolvimento infantil." Publicação CEAPIA 33, no. 33 (2024): 127–39. http://dx.doi.org/10.29327/288420.33.33-11.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo aprofundar o conceito de neuroplasticidade cerebral e relacioná-lo com os transtornos do neurodesenvolvimento, nos quais o funcionamento do sistema nervoso central apresenta desregulações. No decorrer do trabalho, primeiramente, é abordado o conceito de neuroplasticidade, seguindo com o tema do neurodesenvolvimento infantil e a explicação dos transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, discorre-se sobre as evoluções no campo do conhecimento sobre a relação entre o sistema nervoso central e a mente humana, finalizando com a integração de ambos e defendendo a id
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cavalcanti, Camilla de Andrade Tenorio, Vanessa Ribeiro Leite Celestino, Polliany Da Silva Mendonça, et al. "Aplicação das ondas cerebrais no contexto da neuropsiquiatria clínica: uma revisão integrativa." Revista Neurociências 31 (January 26, 2023): 1–27. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14359.

Full text
Abstract:
Introdução. A atividade elétrica e a funcionalidade do cérebro humano dependem da conectividade neural entre diferentes regiões encefálicas. Inúmeros processos patológicos são capazes de prejudicar o funcionamento das redes neurais, contribuindo para o surgimento de sintomas neurológicos e psiquiátricos. Objetivo. Avaliar estudos que tenham empregado técnicas de registro da atividade elétrica encefálica visando o diagnóstico de transtornos neuropsiquiátricos. Método. Realizou-se uma busca nas bases de dados PubMed, Scopus, Lilacs e Web of Science mediante o uso dos descritores “Electrophysiolo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Monteiro de Araújo, Isabella Franscisca, Germano Tourinho e Silva, Maria Clara Lopes Teixeira, et al. "COMPLICAÇÕES DA DERIVAÇÃO VENTRÍCULO-PERITONEAL EM PACIENTES PEDIÁTRICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 5 (2024): 1786–800. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n5p1786-1800.

Full text
Abstract:
Introdução: A hidrocefalia é caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no sistema ventricular cerebral, levando ao aumento da pressão intracraniana e dilatação dos ventrículos. Em crianças, manifesta-se por irritabilidade, crescimento acelerado do perímetro cefálico e sinais de hipertensão intracraniana. A derivação ventrículo-peritoneal (DVP) é uma técnica cirúrgica comum para drenagem do LCR. Objetivo: Analisar as complicações associadas à DVP em pacientes pediátricos, identificando fatores de risco, padrões de ocorrência e desfechos clínicos, para melhorar os cuidados e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!