Academic literature on the topic 'Funcionário de escola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Funcionário de escola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Funcionário de escola"

1

Dutra, Waltensir. "Medeiros e Albuquerque, funcionário público." Revista do Serviço Público 68, no. 02 (August 12, 2020): 177–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v68i02.4954.

Full text
Abstract:
O Dr. Joaquim José de Campos da Costa Medeiros e Albuquerque — ou mais simplesmente, Medeiros e Albuquerque — foi, como muitos outros intelectuais brasileiros — um funcionário exemplar. Ingressando no serviço público pela mão do Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, quando chefe do gabinete ministerial do Imperador Pedro II, foi ocupar o cargo de diretor do Ministério de Estado dos Negócios do Império, dirigindo o setor de instrução pública e, noutra época, a Contabilidade. A tradicional Escola José de Alencar, do Largo do Machado, foi construída por sugestão de Medeiros e Albuquerque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GONÇALVES NETO, Wenceslau, and Carlos Henrique De CARVALHO. "Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903)." Revista de Educação Pública 27, no. 65/1 (April 30, 2018): 507. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6594.

Full text
Abstract:
A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A documentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisciplinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná- rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve currículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura, Jeani Delgado Paschoal, and Wilson Aparecido Paschoal. "Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário." Geosaberes 9, no. 17 (December 28, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.609.

Full text
Abstract:
Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Kaio Vinícius Resende de, and Bruno Lopes Falcão. "Métodos de Sistemas de Proteção por extintores." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 31 (October 9, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.529.

Full text
Abstract:
As escolas padrões ‘H’ do estado do Ceará foram construídas no governo de Virgílio Távora na e década de 70. Naquela época, não existia a preocupação de fazer uma escola de modo a garantir a segurança de alunos e funcionário na hora de um sinistro. Hoje, existem várias Normas Técnicas que podem ser usadas na prevenção de incêndios em escolas, uma delas é a NR 23 (Proteção Contra Incêndios) onde recomenda-se que todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio e saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço. Além da NR 23, outra norma que aborda o dimensionamento de aparelhos extintores é a norma técnica do Corpo de Bombeiros do Ceará N° 004/2008 (sistema de proteção por aparelhos extintores) que estabelece critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de riscos. Esse trabalho visa o dimensionamento de uma escola padrão “H” do Estado do Ceará utilizando apenas aparelhos extintores, ressaltando que em uma escola não pode possuir apenas um método de prevenção e combate ao incêndio ela deve seguir todas as normas do corpo de bombeiros de seu estado. A escola em estudo possui uma área total de 2.790 m² e sua área construída é de 1.150,00 m².
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza, Elizabeth Farias da Silva, and Lucia Helena de Oliveira Medeiros. "Financiamento do ensino para mulheres: o caso da Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte, Minas Gerais (1919–30)." Cadernos de História da Educação 20 (June 23, 2021): e033. http://dx.doi.org/10.14393/che-v20-2021-33.

Full text
Abstract:
Este estudo enfoca a subvenção pública concedida à Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte nos anos 1928–30. O ponto de partida foi esta indagação: de que argumentação teria se valido Benjamin Flores para convencer o governo mineiro e federal a investirem em sua escola? O estudo objetivou analisar condições e ações associadas ao subsídio concedido à escola. Situada na história da educação em geral e das instituições escolares em particular, a pesquisa se valeu de jornais e revistas, manuscritos e datiloscritos e fotografias. Os resultados da análise apontam que Benjamin Flores conseguiu reunir um conjunto de atributos pessoais (cidadão, agente público, professor, dono de escola) que o abonavam e endossavam seus projetos. Em sua trajetória de funcionário dos Correios a dono de uma escola, conseguiu se projetar na sociedade belo-horizontina de modo que o governo apostasse em sua escola como importante para a cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Everton Josimar de, and João Carlos da Silva. "O funcionário de escola pública no Paraná: uma análise do Jornal Sindical 30 de Agosto (2003-2008)." Revista NUPEM 11, no. 22 (January 24, 2019): 145–59. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.v11i22.329.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Blanck Miguel, Maria Elisabeth. "A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: ASPECTOS HISTÓRICOS." Revista Diálogo Educacional 1, no. 1 (July 17, 2000): 1. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v1i1.3190.

Full text
Abstract:
No Brasil, historicamente o professor aparece como alguém a serviço do governo e mais tarde, quando se organiza o Estado1 brasileiro (após a Independência) como seu funcionário. No entanto, é a partir deste século quando nasce a industrialização no Brasil e modificam-se as relações de produção, que a escola (e conseqüentemente o trabalho do professor) passa a ser sentida pela população como instituição social necessária. Por que seriam tão necessários a escola e o trabalho do professor? Porque o professor transmitia as técnicas de domínio da leitura e da escrita e ainda mais, os conhecimentos necessários para que os alunos ingressassem no trabalho industrial e comercial. Isto era percebido pela população como possibilidade de participar da produção e do comércio concorrendo a melhores salários e tendo acesso a melhores formas de vida social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi de. "PROFESSOR LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS (1955): PATRONO DO TERCEIRO GRUPO ESCOLAR DE LIMEIRA, ESTADO DE SÃO PAULO." História da Educação 21, no. 52 (August 2017): 335–55. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67716.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho propõe apresentar a história do patrono da Escola Estadual Professor Leovegildo Chagas Santos, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, que até então se encontrava oculta, já que os alunos, professores e funcionários que atualmente convivem em seus espaços escolares desconheciam a pessoa que identifica e diferencia a instituição escolar das demais, pois inexistia busto, retrato e biografia de seu patrono. A partir da realização de um trabalho de campo que se constituiu numa intensa atividade arqueológica por meio de visitas a arquivos públicos e privados (museus, imprensa, escolas, diretoria de ensino, igreja, familiares, cartórios, município...) desvendou-se aspectos de sua vida pessoal, escolar, profissional e suas contribuições para a sociedade, em específico, para a educação, razões que justificam a sua escolha como designação patronímica para a escola, fazendo-o merecedor de tal homenagem e que poderá permitir à comunidade escolar construir uma identidade e fortalecer o vínculo com a instituição de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Claudimara, Jussiara De Souza Leal, and Evandro Morais Peixoto. "Relações entre Violência Escolar e Resiliência: desafios na adolescência." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 9, no. 1 (April 21, 2021): 150–69. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11233.

Full text
Abstract:
A violência, nas suas mais diversas formas de expressão, é considerada um agravo ao desenvolvimento humano. A resiliência, também objeto de estudo da presente pesquisa, por sua vez, pode representar um fator protetivo, minimizando as consequências de situações adversas. O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre violência escolar e resiliência em adolescentes. Para tal, foi empregado o método quantitativo. Uma amostra de 100 estudantes oriundos de duas escolas, uma pública e uma particular responderam à Escala de Resiliência e à Escala de Violência Escolar. Os dados foram analisados através do software estatístico JASP e realizou-se o test T Student para comparação de médias entre grupos, como também a correlação de Pearson. Os grupos foram divididos quanto às variáveis escola e sexo. Os adolescentes do sexo masculino se percebem de modo mais significativo como vítimas de violência exercida por outros alunos. Quanto à resiliência, os resultados não diferem entre os grupos masculino e feminino. A escola pública apresentou uma percepção de violência global maior que a escola particular, tendo também se destacado na percepção de autoria de violência e na de vitimização de alunos por funcionários. Não foi encontrada correlação significativa entre violência escolar e resiliência. Encontrou-se correlação positiva entre as subescalas de violência escolar. Apesar de os alunos da escola pública apresentarem uma percepção de violência maior que o outro grupo, o desenvolvimento e a manutenção de uma tendência à resiliência parecem não ter sido afetada, o que amplia as possibilidades de intervenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cajado, Bruno, Heitor Lesquives, and Marlécio Maknamara. "SERIAM OS FUNCIONÁRIOS ACRÍTICOS E DESCONHECEDORES DO QUE FAZ UM ESTUDANTE GOSTAR DE SUA ESCOLA?" Práxis Educacional 15, no. 36 (December 4, 2019): 330. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5891.

Full text
Abstract:
Embora tenham conquistado reconhecimento de que também são educadores, os funcionários das escolas ainda são pouco frequentes em pesquisas sobre como sujeitos da educação escolar pensam e atuam. Dito isso, fizemos a indagação aos funcionários de escolas públicas soteropolitanas sobre quais fatores ou aspectos fariam um estudante gostar de sua escola. O material empírico foi constituído por 37 respostas à pergunta “o que faz um aluno gostar de sua escola?” e analisado segundo inspiração da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em oito grupos característicos: múltiplos fatores, assistencialista ou bom tratamento, ensino-aprendizagem, qualidade empresarial-tecnicista, estrutura concomitantemente com ensino-aprendizagem, localidade (segurança), futuro dos discentes, e os próprios alunos. Percebemos também que quase um terço dos funcionários consideram vários fatores agindo concomitantemente pelo bem estar dos estudantes, embora por vezes inspirados de ideias neoliberais. Com tais análises, concluímos que esses funcionários não estão alheios aos problemas (e acertos) das escolas, sendo sujeitos heterogêneos, ativos e críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Funcionário de escola"

1

Jesus, Alexis Magnum Azevedo de. "O trabalho como fundamento da condição de educador do funcionário de escola em Sergipe." Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/4810.

Full text
Abstract:
Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
The present research has the purpose of analyzing the reality of the work of the school official of the state network of Sergipe and how this materiality interferes in his condition of educator. We support the hypothesis that the school official is inserted in a reality of precariousness of the work that denies his condition of educator. Methodologically, we opted for historical-dialectical materialism, since it enables the theoretical reconstruction of the real movement of school officials throughout history, seizing concrete reality as much as possible through the categories of totality and contradiction, as well as opening space for proposing alternatives. Legislation, scientific articles, lawsuits, news, union documents and interviews with education professionals were used in the workplace. Through the analysis we identify, on the one hand, that it is in fact in the materiality of the work that we can find the basis of the educator status of the school official, and, on the other hand, that the current context of intensifying the precariousness of work, as one of the Determinations of the deep crisis through which the capitalist socio-metabolic dynamics passes, imposes a denial of the condition of educator of the school official in Sergipe. So we conclude that a picture of the commercialization and alienation of the school official of his condition of educator is deepened, and that only the confrontation with the precariousness of the work, in a structural way, through the collective struggle of the workers, can change this reality.
A presente pesquisa tem como finalidade analisar a realidade do trabalho do funcionário de escola da rede estadual de Sergipe e como essa materialidade interfere na sua condição de educador. Sustentamos a hipótese de que o funcionário de escola está inserido numa realidade de precarização do trabalho que nega sua condição de educador. Metodologicamente optamos pelo materialismo histórico-dialético, pois possibilita a reconstrução teórica do movimento real dos funcionários de escola ao longo da história, apreendendo ao máximo a realidade concreta por meio das categorias da totalidade e contradição, bem como abre espaço para a propositura de alternativas. Foi utilizada a legislação, artigos científicos, ações judiciais, notícias, documentos sindicais e entrevistas com os profissionais da educação no seu local de trabalho. Através da análise identificamos, por um lado, que é de fato na materialidade do trabalho que podemos encontrar as bases da condição de educador do funcionário de escola, e, por outro, que o contexto atual de intensificação da precarização do trabalho, como uma das determinações da profunda crise pela qual passa a dinâmica sócio-metabólica capitalista, impõe uma negação da condição de educador do funcionário de escola em Sergipe. Então concluímos que se aprofunda um quadro de mercantilização e alienação do funcionário de escola da sua condição de educador, e que somente o enfrentamento à precarização do trabalho, de forma estrutural, por meio da luta coletiva dos trabalhadores, pode alterar essa realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Everton Josimar de. "Funcionários das escolas públicas: história, legislação e luta sindical." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3336.

Full text
Abstract:
Submitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-19T19:18:58Z No. of bitstreams: 1 Everton_Oliveira2017.pdf: 7133999 bytes, checksum: 69a1d80f802672e72bb64498c775ca4f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-19T19:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Everton_Oliveira2017.pdf: 7133999 bytes, checksum: 69a1d80f802672e72bb64498c775ca4f (MD5) Previous issue date: 2017-04-06
The object of study in this dissertation are the workers in education, often nominated staff, who work in state public schools in the state of Paraná, considering the temporal cut between 2003 and 2014. With the objective of analyzing his historical constitution, we discussed their presence in schools and the functions performed, with foundations in historical aspects, legal and political. We believe this topic little explored by the academy, because the history of a large contingent of workers incorporated into the school routine over time, it has been little known. Observing this problem, we discuss who they are, what they do, as has been recognized by the legislation and the way it organized in the union struggle. We start from the assumption that the public school, as a producer and reproducer of social relations, throughout its history, it was permeated in their organization, by interference of administrative theories of tayloristas and that the aggregate functions to it, in a way, reflected the interests of dominant groups. The analyzes of Enguita (1989), Silva Júnior (1993), Marx (1996; 1998; 2008; 2013), Frigotto (1999), Kuenzer (2001), Feiges (2003), (2005), Alves (2006), born (2006; 2007), Saviani (2012; 2013; 2014) and Monlevade (1995; 2007; 2009; 2014), demonstrated the public school composed by different professionals and the bureaucratization of the processes students interfering in teaching and learning. In the documentary analysis performed on laws, complementary laws, amendments, ordinances, resolutions, directives, guidelines, thematic books, minutes, open letters, material for discussion, newsletters and newspapers, with an emphasis on union newspapers "30 de Agosto", we extract categories related to the functions, labor relations, campaigns and guidelines of the unions. Discuss the workers in education the public schools of Parana and the way they organized as a professional category, required a path that went through the history, study of concepts and analysis of documents. We understand that the trade union mobilisation was fundamental to achieving advances in legislation, in the sense of social recognition and professional, being a great challenge for all staff to enjoy the rights guaranteed by law and be recognized as professionals in basic education.
O objeto de estudo desta dissertação são os trabalhadores em educação, frequentemente nominados funcionários, que atuam nas escolas públicas estaduais do Paraná, considerando o recorte temporal entre 2003 e 2014. Com o objetivo de analisar sua constituição histórica, discutimos sua presença nas escolas e as funções desempenhadas, com fundamentos nos aspectos históricos, legais e políticos. Consideramos essa temática pouco explorada pela academia, pois a história de um grande contingente de trabalhadores incorporados à rotina escolar ao longo do tempo, tem sido pouco conhecida. Observando esta problemática, discutimos quem são, o que fazem, como foram reconhecidos pela legislação e a forma como se organizaram na luta sindical. Partimos da hipótese de que a escola pública, como produtora e reprodutora das relações sociais, ao longo de sua história, foi permeada, em sua organização, por interferências das teorias administrativas de base tayloristas e que as funções agregadas a ela, de certa forma, refletiram os interesses dos grupos dominantes. As análises de Enguita (1989), Silva Júnior (1993), Marx (199; 1998; 2008; 2013), Frigotto (1999), Kuenzer (2001), Feiges (2003), Paro (2005), Alves (2006), Nascimento (2006; 2007), Saviani (2012; 2013; 2014) e Monlevade (1995; 2007; 2009; 2014), demonstraram a escola pública composta por diferentes profissionais e a burocratização dos processos escolares interferindo no ensino e na aprendizagem. Na análise documental realizada em leis, leis complementares, emendas, decretos, resoluções, portarias, orientações, cadernos temáticos, atas, cartas abertas, materiais para debate, boletins informativos e jornais, com destaque ao Jornal sindical “30 de Agosto”, extraímos categorias relacionadas às funções, relações de trabalho, campanhas e pautas sindicais. Discutir os trabalhadores em educação das escolas estaduais do Paraná e a forma como se organizaram enquanto categoria profissional, exigiu um percurso que passou pela história, estudo de conceitos e análise de documentos. Compreendemos que a mobilização sindical foi fundamental para os avanços obtidos na legislação, no sentido do reconhecimento social e profissional, sendo grande o desafio para que todos os funcionários gozem dos direitos assegurados pela lei e sejam reconhecidos como profissionais da educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Medeiros, Corintha Maria Barreto. "Agressões em uma escola de ensino fundamental: visão dos alunos, professores e funcionários." Universidade Federal de São Carlos, 2006. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2799.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissCMBM.pdf: 1463515 bytes, checksum: a05cbd66a1873e4b8245b231a7f865cf (MD5) Previous issue date: 2006-03-22
This study analyses 10 to 12 year-old children, 4th grade students, teenagers between 13 and 15 and students belonging to the 7th grade fundamental teaching experiences related to the aggression and violence in school environment and their perceptions about these experiences. The research was conducted during the school period of 2004 in a fundamental teaching unit located in São José do Rio Preto - SP, aiming to investigate if the aggression among students may cause the will of not going to school, as well as if the aggressions which are responsible for lacking of discipline interfere on the teaching-learning process development. In the first chapter of this work we have written about the contemporary view related to the agressions in school. European and some Latin-American authors have given support as a theoretical referential in this chapter. After that, we have sent the Brazilian production, which has as a theoretical reference master and doctor ship thesis. On the second chapter we have written about the researchs, the work, methods, the context, the partakers, the place where the field research was conducted, the used instruments for collecting and analyzing data. In the third chapter, we have mentioned the research results. At last, on the fourth chapter, we have gathered the arguing and final considerations. The mentioned experience s analysis conducted by the research individuals have indicated that the aggression acts and violence in school environment have points in common and points that are different when dealing with children and teenagers which can be linked, among other, to the characterists belonging to the different stage. It s been observed in this study that there s a major involvement in physical aggressions from students who come from 4th grades and a major participation of students from 7th grades relating to psychological aggressions. The classroom is considered as a place where the aggression acts are most common among students. It has been observed in analyzing the teachers and staff points of view concerning to the school violence that teachers consider the familiar context the most responsible element in the aggressive behavior of the students; on the other side, the two employees notices aggressions taken on the courtyard by vain reasons and jokes badly conducted.
Este estudo analisa experiências de crianças de 10 a 12 anos de idade, alunos de 4ª série e de adolescentes de 13 a 15 anos, alunos de 7ª série do ensino fundamental com as agressões e violência no ambiente escolar e respectivas percepções. A pesquisa foi realizada durante o ano letivo de 2004, numa escola de ensino fundamental, localizada na cidade de São José do Rio Preto SP, a fim de investigar se a agressão entre escolares faz o aluno não gostar de ir à escola, bem como se as agressões que geram indisciplina interferem no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. No primeiro capítulo do trabalho foi abordado as visões contemporâneas acerca das agressões relacionadas à escola. Autores europeus e de alguns países da América Latina constituíram o referencial teórico. Em seguida, foi analisada a produção brasileira presente em teses de doutorado e dissertações de mestrado. No segundo capítulo tratou-se da pesquisa, do método do trabalho, da contextualização, dos sujeitos, do local onde foi realizada a pesquisa de campo, dos instrumentos utilizados para a coleta de dados e da análise desses dados. No terceiro capítulo foi tratado dos resultados da pesquisa. E, no quarto capítulo, das discussões e considerações finais. As análises dos relatos indicaram que os atos de agressões e violência no ambiente escolar têm semelhanças e diferenças quando se trata de crianças e adolescentes, as quais podem ser relacionadas, entre outras, às características dos respectivos estágios de desenvolvimento. Foi observado, neste estudo, que há um envolvimento maior em agressões físicas de alunos das 4ª séries e uma maior participação de alunos das 7ªs séries quando se trata de agressões psicológicas. A sala de aula é considerada como o local onde mais ocorrem atos de agressão entre escolares. Ao analisar o ponto de vista de professores e funcionários a respeito da violência escolar, foi constatado que os professores consideram o contexto familiar o maior responsável pelo comportamento agressivo de alunos; já os dois funcionários percebem agressões no pátio por motivos fúteis e motivadas por brincadeiras consideradas de mau gosto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Maria Luiza Franco Nery. "Participação da comunidade no contexto escolar: expectativas e entendimento das diretores, professores e funcionários de escolas públicas estaduais de Franca - ciclo I." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16380.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Luiza Franco Nery Machado.pdf: 571758 bytes, checksum: 7a8cd268bf5af27a419c42b2a73d8f85 (MD5) Previous issue date: 2008-05-27
This research aimed at investigating, through the education professionals point of view, how parents/guardian are participating at school, what professionals expect from this participation and which factors could damage or help its promotion. Two auxiliary canals at Public State Schools: Parent and Teacher Associations (PTAs) and School Councils were approached as they are in force and guaranteed by law. Fourteen subjects (directors, teachers and employees), from seven Elementary Schools - Cicle I, in Franca-SP, took part in the research. A questionnaire and an interview were used to collect data. Results showed that school professionals recognize the importance of parents/guardian at school, but they also recognize the difficulty to promote it. The study revealed that Parent and Teacher Associations (PTAs) and School Councils could not be firmed yet as effective auxiliary canals for the Education Institutions. On the contrary, the participants consider these canals as formal, bureaucratic spaces: the first, giving priority to the finance dimension, without any connection with the pedagogic dimension; the latter, it is showed through reports, have little performance in the everyday school life. About both Parent and Teacher Association (PTAs) and School Councils it was detected a lack of clearness on the part of the school professionals as for the aims, rights and owes that these canals point, discrediting, thus, the power of decision and participation on them, in the sight of improving education. On the other hand, it was observed a change, at least in the discourse, going towards the recognition that the school is not self-sufficient to take decisions and it needs the parents/guardian to achieve the goal of a school with better quality
O trabalho que aqui se apresenta teve como objetivo investigar, na visão dos profissionais da educação, como está acontecendo a participação dos pais/responsáveis na escola, que expectativas têm os profissionais sobre tal participação e quais os fatores que prejudicariam ou auxiliariam sua promoção. Foram focalizados dois canais auxiliares existentes no Sistema de Ensino Público do Estado de São Paulo: as Associações de Pais e Mestres (APMs) e os Conselhos de Escola, ambos em vigor nos dias atuais e garantidos por lei. Participaram do presente trabalho 14 sujeitos (entre diretores, professores e funcionários) pertencentes a sete escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental do município de Franca SP. Para a coleta dos dados foram utilizados o questionário e a entrevista. Os resultados indicaram que os profissionais da escola reconhecem a importância da participação dos pais/responsáveis na instituição escolar, mas reconhecem, também, a dificuldade em promovê-la. Revelou-se que a APM e o Conselho de Escola ainda não conseguiram se firmar como canais auxiliares efetivos para a instituição escolar. Pelo contrário, os participantes percebem tais canais como espaços formais, burocráticos: o primeiro priorizando a dimensão financeira, sem que esta apresente ligação com a dimensão pedagógica; quanto ao segundo, evidencia-se, a partir dos depoimentos, a pouca atuação do mesmo no cotidiano escolar. Em relação aos dois APM e Conselho de Escola detecta-se a falta de clareza por parte dos profissionais da escola quanto às finalidades, direitos e deveres que esses canais apontam, desprestigiando o poder de decisão e participação nos mesmos com vistas à melhoria educacional. Em contrapartida, observa-se uma mudança, pelo menos no discurso, em direção ao reconhecimento de que a escola não é auto-suficiente para tomar as decisões e necessita dos pais/responsáveis para concretizar a meta de uma escola com maior qualidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Francisco das Chagas Firmino do. "Os funcionários da educação : da Constituição da Identidade à ação como co-gestores de escola." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6416.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.
Submitted by Loiana Noronha (loiaunb@hotmail.com) on 2009-09-28T16:49:01Z No. of bitstreams: 1 dissertacao FRANCISCO DAS CHAGAS FIRMINO DO NASCIMENTO.pdf: 4227514 bytes, checksum: 51d91f2fff70f678f55eea54ac2532a1 (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2011-01-11T19:08:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao FRANCISCO DAS CHAGAS FIRMINO DO NASCIMENTO.pdf: 4227514 bytes, checksum: 51d91f2fff70f678f55eea54ac2532a1 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-01-11T19:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao FRANCISCO DAS CHAGAS FIRMINO DO NASCIMENTO.pdf: 4227514 bytes, checksum: 51d91f2fff70f678f55eea54ac2532a1 (MD5) Previous issue date: 2006-04
A presente pesquisa analisa a participação dos funcionários da educação nos processos de gestão na escola. Construído a partir de dois ângulos, no primeiro focaliza a constituição de sua identidade e, no segundo, a sua ação como co-gestores da escola, o estudo está dividido em três partes interligadas. Na primeira parte, a pesquisa buscou analisar como as visões de mundo, que derivam concepções de educação, ao se constituírem como políticas de governo, ressoam nos processos de gestão da educação, em particular na gestão da escola e, ainda, a gestão da educação como construção democrática. Na segunda parte, o estudo traz a construção do percurso que analisou a constituição da identidade dos funcionários da educação no Brasil, recorrendo a elementos históricos para localizar a sua origem e a trajetória. Ainda na perspectiva de elucidar a constituição da identidade dos funcionários da educação no Brasil, buscou, na origem dos primeiros sindicatos e na sua representação nacional, trazer ao estudo elementos originados nos embates recorrentes à sua consolidação como categoria autônoma na educação. Na terceira parte, que analisou como os funcionários da educação eleitos conselheiros se perceberam como sujeitos envolvidos diretamente na construção da gestão da escola; recorreu-se a um estudo empírico referenciado em dez conselheiros eleitos na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, entre 1995 e 1999, período em que a gestão escolar em vigência apresentava componentes democráticos e, ainda, o posicionamento do pesquisador sobre o que o estudo entende por gestão escolar com componentes democráticos. Nas considerações finais, o estudo reflete alguns elementos sobre o que seja identidade funcional e identidade profissional, trazendo ao texto os espaço do meio ambiente e infraestrutura, de alimentação, de multimeios didáticos e administrativo, como possibilidade de se tornarem também espaços de construção de processos educativos escolares. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This scientific research analyses the participation of education workers in the process of school management. It is developed from two perspectives: that of the constitution of their identity and that of their actions as co-managers of the school. The study is divided into three interconnected sections. The first analyses how education-based worldviews, enshrined in government policies, influence the process of education management, specifically school management and education management as a democratic construct. The second section seeks to chronicle the historical process by which the identities of education workers have been constructed in Brazil. Particular attention was given to manner in which the first unions and, thus, national representation and the subsequent political struggles influenced this process. The final section analyses how the education workers who were elected counselors fulfilled their role in the construction of school management in their workplace, and puts forward the author’s position regarding what characterizes democratic school management. It was based on a field research with ten elected counselors from Ceilandia, Distrito Federal, from 1995 to 1999, a period during which school management was characterized by democratic principles. In the conclusion, the study stimulates reflection about what are functional and professional identities, and looks at the potential of the environment, the infrastructure, the meals, and educational and administrative multimedia tools as area where school educational processes can be further developed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Inácio, Clesiomar Antônio dos Santos. "Concepções sobre sexualidade de professores e funcionários que atuam em uma escola municipal de educação básica /." Araraquara, 2018. http://hdl.handle.net/11449/153488.

Full text
Abstract:
Orientador(a): Fátima Elisabeth Denari
Resumo: Considerando que a escola de Educação Básica recebe uma diversidade cultural e é um dos principais agentes de formação e constituição do homem, esse espaço passa a ser um cenário fascinante para compreender como a sexualidade vem influenciando na cultura e no comportamento das crianças com idade escolar. Assim surge o interesse em estudar a sexualidade humana bem como a temática da pesquisa; pesquisar o ambiente escolar, investigar as concepções de professores e funcionários sobre sexualidade e a manifestação desta, para alunos e alunas. A presente pesquisa norteou-se a partir da abordagem de investigação qualitativa que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais. Participaram dessa pesquisa nove funcionárias e 13 professores (as) que trabalham em uma escola de educação básica. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário estruturado. Após a coleta de dados, o questionário foi submetido a análise exploratória, as perguntas foram analisadas e agrupadas por categorias temáticas. Os dados indicam que ainda permanecem arraigados conceitos tradicionalmente passados com base em desconhecimento, preconceitos, medo, insegurança, não obstante a mídia exercer um chamamento intenso sobre aspectos da manifestação da sexualidade os dados indicam, ainda, que muito ainda precisa ser feito para que, de fato, a educação sexual seja implantada nessa instituição. Para que exista um trabalho relevante de educação sexual nessa institui... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Considering that the school of Basic Education receives a cultural diversity and is one of the main agents of formation and constitution of the man, this space becomes a fascinating scenario to understand how sexuality has been influencing in the culture and the behavior of the children to school age. Thus arises the interest in studying human sexuality as well as the research theme; research the school environment, investigate the conceptions of teachers and employees about sexuality and the manifestation of this, for students.The present research was guided by a qualitative research approach that emphasizes description, induction, grounded theory and the study of personal perceptions. Nine female employees and 13 teachers working in a basic education school participated in this research. A structured questionnaire was used to conduct the research. After the data collection, the questionnaire was submitted to an exploratory analysis, the questions were analyzed and grouped by thematic categories. The data indicate that concepts traditionally based on ignorance, prejudice, fear and insecurity remain ingrained, despite the fact that the media exert an intense call on aspects of the manifestation of sexuality, the data also indicate that much still needs to be done so that, in fact, sex education is implanted in this institution. In order for there to be a relevant work of sexual education in this institution, it is important that a process of systematized intervention takes pl... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lopes, Cláudia Simone Carneiro. "A Identidade Profissional pela Tessitura do Discurso de Funcionários/as da Escola Pública Estadual no Programa Profuncionário." Universidade Federal do Maranhão, 2014. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/6.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-16T18:10:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_CLAUDIA SIMONE CARNEIRO LOPES.pdf: 3197669 bytes, checksum: 5151eb6ecbe6faa5de81f107bab12180 (MD5) Previous issue date: 2014-01-30
This research aims to analyze the professional identity of staff / the school of basic education ( merendeiros / as , guards , secretaries / as, janitors / as, employees / those responsible for multimedia classrooms , video and library) , through official speeches and discourses produced by these / those in the process of training in Profuncionário program - Initial Training program for Service Professionals of Basic Education of the Public Education System . This is the need to know how far the curriculum of the program through the training process , contributes to the construction of identities . Thus, our point of reflection focuses on understanding of professional identity as something plural intertwines social representations around each subject . Therefore, to carry out the research , we seek to support us in the categories of analysis : identity ( Hall ; Silva ) , memory ( Halbwachs , Bosi ) , training ( Josso ; Souza ) and resume ( Sacristan ) , through which we aim to understand the universe construction of discourses involving the identity of the school officials . To the fabric of the study, we initially speeches of the history of these employees in Brazilian education , the creation of the first Initial training program for these subjects , and consequent analysis of the relationship of the training process , through the curriculum of the program and the constitution of identities these / the staff / the . We proceed to the analysis of documents , photos and records of activities developed during training, in order to try to understand that identities are articulated in the construction of these individuals as professionals. Also resorted to the technique of open interviews and the analysis of personal narratives , through the eye on the training and memorials on the voices of employees subject / the . In this study , organized in four chapters , we present the construction of the object and its texture , as results of our trajectory approach .
A presente pesquisa objetiva analisar a identidade profissional de funcionários/as da escola da educação básica (merendeiros/as, vigias, secretários/as, zeladores/as, funcionários/as responsáveis pelas salas de multimídia, de vídeo e biblioteca), por meio dos discursos oficiais e dos discursos produzidos por estes/as em seu processo de formação no Programa Profuncionário Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público. Isto ocorre da necessidade de conhecermos até onde o currículo do Programa, por meio do processo de formação, contribui para a construção de identidades. Logo, nosso ponto de reflexão centra-se na compreensão da identidade profissional, como algo plural que se entrelaça às representações sociais em torno de cada sujeito. Portanto, para realização da pesquisa, buscamos nos apoiar nas categorias de análise: identidade (Hall; Silva), memória (Halbwachs; Bosi), formação (Josso; Souza) e currículo (Sacristán), por meio das quais pretendemos compreender o universo de construção dos discursos que envolvem a identidade dos funcionários de escola. Para tessitura do estudo, partimos, inicialmente, dos discursos da história desses funcionários na educação brasileira; da criação do primeiro Programa de formação inicial para esses sujeitos e, consequente análise da relação do processo de formação, através do currículo do Programa e a constituição das identidades desses/as funcionários/as. Procedemos à análise de documentos, fotos e registros de atividades desenvolvidas durante a formação, de modo a tentarmos compreender que identidades se articulam na construção desses sujeitos como profissionais. Recorremos, ainda, à técnica de entrevistas abertas, bem como à análise das narrativas pessoais, por meio do olhar sobre os memoriais de formação e sobre as vozes dos sujeitos funcionários/as. Neste estudo, organizado em quatro capítulos, apresentamos a construção do objeto e sua tessitura, como resultados de nossa trajetória de abordagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Luís Miguel Sobreira Campos de Oliveira. "Motivação profissional dos funcionários públicos no actual contexto institucional na perspectiva da Escala Multi-Moti." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1618.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Empresariais
Considerando que vivemos numa época de globalização, em que as organizações públicas e privadas tendem a estar à altura dos seus pares, não espanta que a tecnologia, as estratégias utilizadas e a própria estrutura das organizações sejam quase comuns, ou muito parecidas, desde que economicamente consigam suportar o desafio. Vendo bem, o back-ground de cada uma estará nos seus recursos humanos, caso se proponham torná-los mais competitivos, através da atribuição de novas e melhores competências, bem como do reconhecimento do seu valor pessoal. O factor humano, hoje, já não pode ser encarado como mais um elemento da produção. Ele é o factor essencial da produtividade; a ponte entre a produção e o cliente externo. A montante, é suposta a existência de uma liderança eficaz no patamar das decisões, na definição correcta e objectiva de funções, na mediação entre as relações laborais e, em síntese, capaz de motivar a acção do trabalhador com o objectivo último da sua motivação pessoal e da satisfação do interesse da empresa. Nesta óptica, o estudo pretende avaliar, através do lançamento de um inquérito por questionário, o que motiva os trabalhadores do sector público no seu desempenho, a importância que tem para eles o ambiente externo que os rodeia e o ambiente interno em que inevitavelmente o seu espírito está inserido, no contexto da actual administração pública. O tratamento estatístico dos dados será efectuado através do programa SPSS, possibilitando a realização de uma análise conducente, a conclusões alusivas às quatro dimensões estudadas pela escala utilizada, nomeadamente: Organização do trabalho; Motivação de desempenho; Motivação com realização e poder e motivação associada ao envolvimento.
Taking into consideration that we are living in an era of globalisation in which public and private organisations are constantly trying to reach the same level of success as their peers, it should come as no surprise that the technology, the strategies used and the actual structures of these organisations are virtually the same, or very similar. That is if they have the economic means to meet those challenges. Close comparison of these organisations shows that the background of each one is based upon its human resources and if they intend to become more competitive, through the use of new and improved skills, they must also always recognise and value all their employees. Today, the human factor can no longer be regarded as just another means of production. It is the essential factor for productivity; the point between production and the outside client. Further, it presumes the existence of efficient leadership in decision making, in the correct definition and objectives of such decisions, in human relations and, in summary, the capacity to motivate workers' actions with the ultimate objective of staff motivation and therefore, satisfaction of each companies interests. Thus, this study intends to learn what motivates the performance of workers in the public sector, the importance of outside influences on their work, and the working environment into which they will inevitably put their energy. The answers to these questions are based on responses to questionnaires. Statistical treatment of this data will be developed via the SPSS program, and analysis of the data will be grouped into four headings, namely: Work Organisation; Motivation of performance; Motivation and goal reaching and , power and Motivation associated with development.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares, Aguiar Filho Antônio. "Prevalência de asma em funcionários de Hospital-Escola avaliada através do questionário de saúde respiratória da comunidade européia." Universidade Federal de Pernambuco, 2002. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7030.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:28:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo7940_1.pdf: 327545 bytes, checksum: d05e66d7e8230024b58e9a7a5c2e9d4e (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2002
Introdução A asma, doença multifatorial, de alta prevalência, com recorrência freqüente, acomete indivíduos independente de idade, sexo e área geográfica. Por não haver consenso quanto a sua definição, diversos questionários foram desenvolvidos para padronização dos critérios epidemiológicos de suspeição ou diagnóstico, entre eles o da Comunidade Européia de Saúde Respiratória (European Community Respiratory Health Survey - ECRHS), ferramenta importante para o estudo da prevalência em adultos com idade entre 20 e 44 anos, conferindo melhoria da qualidade metodológica dos levantamentos epidemiológicos, tornando-os comparáveis em tempo e local. A não localização de referência bibliográfica do emprego do ECRHS em funcionários hospitalares, motivou a presente pesquisa, com a finalidade de analisar a prevalência de asma e a taxa de subtratamento. Objetivo: Determinar a prevalência de asma brônquica em funcionários do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com idade entre 20 e 44 anos, segundo os critérios ECRHS. Casuística e Métodos: Através de estudo descritivo, prospectivo, aleatório, estratificado, de prevalência, foram analisados os ECRHS de 351 funcionários, no período de abril a outubro de 2002..Os critérios de inclusão foram: estar no exercício das funções profissionais no HC; ter idade entre 20 e 44 anos; concordar em participar da pesquisa. Foi excluído um questionário devido à falta de resposta a todos os itens do ECRHS. Foram consideradas variáveis: de caracterização amostral: (sexo, idade, grau de instrução e ocupação), independentes (presença de ruídos adventícios, dispnéia com ruídos adventícios, ruídos adventícios em ausência de gripe, sensação de aperto torácico, dispnéia noturna, tosse noturna, uso de medicação para tratamento de asma, história familiar de asma, tabagismo e contato com animais): Foi considerada variável dependente a história de asma, caracterizada pela informação de crise, diagnosticada por médico, nos 12 meses anteriores a pesquisa. Resultados A prevalência de asma foi 10,7%. Dispnéia noturna, sensação de aperto no peito e tosse noturna foram os sintomas mais freqüentes em indivíduos de ambos os sexos, todavia só no sexo feminino tiveram significância estatística (respectivamente p=0,03, p=0,04 e p=0,001). Considerando a distribuição etária dos funcionários, identificou-se que dispnéia noturna, sibilos nos últimos 12 meses, dispnéia com sibilos, e uso de medicação para asma foram mais freqüentes na faixa entre 20 e 29 anos, com significância estatística para os dois últimos sintomas, havendo associação entre história familiar de asma e crise nos últimos 12 meses (p<0,001). Foram caracterizados 15 (42,9%) casos de subtratamento e um (0,4%) de subdiagnóstico de asma brônquica. Conclusões: Este estudo, pioneiramente analisando casuística constituída por funcionários de hospital-escola de país em desenvolvimento, sugere que trabalhar em hospitalescola reduz o subdiagnóstico, mas não o subtratamento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Diego Eller. "Criação de uma escala para avaliar a percepção dos funcionários de hospitais universitários no Brasil quanto ao ambiente organizacional." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129056.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-02-05T20:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 328122.pdf: 2062845 bytes, checksum: cca282c33ea48c0899b22f8233a0a6ac (MD5) Previous issue date: 2014
O presente estudo tem como objetivo a criação de uma escala para avaliar a percepção dos funcionários de Hospitais Universitários no Brasil quanto ao ambiente organizacional por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A população do estudo foi composta por 268 funcionários do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina que possuíam mais de dez anos de trabalho na instituição. O questionário foi elaborado e aplicado por Alcântara (2012) e possuía inicialmente 30 itens. As respostas dos funcionários foram utilizadas para calibrar os parâmetros dos itens e construir a escala de satisfação. Os dados foram tratados por meio da TRI através do modelo de resposta gradual (MRG) de Samejima, com a utilização do software MULTILOG. Após a análise dos parâmetros dos itens, um item foi eliminado por ter apresentado baixo parâmetro de discriminação e alguns itens tiveram suas categorias agrupadas, por não terem apresentado parâmetros de dificuldade bem distribuídos e nem erros padrões baixos. Com os resultados da aplicação da TRI, a escala foi criada com 29 itens com categorias ordinais em nove níveis âncora. As categorias dos itens âncora foram posicionadas nos níveis da escala, e procedeu-se à interpretação. Em relação aos funcionários do HU-UFSC, 82,84% dos entrevistados estão posicionados nos níveis que expressam uma opinião "regular" em relação aos indicadores associados ao trabalho no hospital. O indicador mais básico associado ao trabalho no hospital refere-se ao desempenho profissional a partir do que é disponibilizado pela instituição. Já as questões que podem caracterizar uma percepção mais positiva dos funcionários estão relacionadas ao suporte técnico, ao informativo do HU, aos cuidados com a manutenção preventiva e corretiva das dependências, entre outros. Pode-se afirmar que o questionário é muito eficiente e adequado para avaliar as diferentes percepções dos funcionários de hospitais universitários no Brasil quanto ao ambiente organizacional.
Abstract : This study aims to develop a scale to measure the level of satisfaction of employees of University Hospitals in Brazil by means of Item Response Theory (IRT). The study population consisted of 268 employees of the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina who had more than ten years on the job. The questionnaire was developed and implemented by Alcantara (2012) and originally had 30 items. Employee responses were used to calibrate the item parameters and build satisfaction scale. Data were analyzed by using the IRT with graded response model of Samejima, using the software Multilog. After analyzing the parameters of the items, one item was deleted because it presented a low discrimination parameter and some items were grouped their categories because they have not submitted parameters difficult scattered and low standard errors. With the results of the application of IRT scale was created with 29 items with ordinal categories in nine anchor levels. The categories of anchor items were placed on the anchor levels of scale, and proceeded to interpretation. For officials of the HU - UFSC , 82.84 % are placed in levels that express a "regular" review of aspects related to work at the hospital. The most basic characteristic related to satisfaction is associated with job performance from what is provided by the institution. Have questions that can raise the level of employee satisfaction are related to technical support, the newsletter of HU, the care with preventive and corrective maintenance of the dependencies , among others . It can be stated that the questionnaire is very efficient and suitable for measuring all levels of employee satisfaction of university hospitals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Funcionário de escola"

1

Brazil. Secretaria de Educação Básica., ed. Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação: Em cena, os funcionários da escola. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Secretaria de Educação Básica., ed. Por uma política de valorização dos trabalhadores em educação: Em cena, os funcionários da escola. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Funcionário de escola"

1

Pelosi, Miryam Bonadiu, Vania Mefano, and Vera Vieira de Souza. "PRÁTICAS E REFLEXÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR." In Terapia ocupacional, saberes e fazeres, 121–42. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-6.

Full text
Abstract:
A escola é um espaço constituído por diferentes atores. Estudantes com e sem necessidades específicas4, professores com nenhuma, alguma ou grande experiência de trabalho no processo de inclusão escolar, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores, funcionários, além de pais, avós, cuidadores, mediadores que apoiam o aprendizado curricular e extracurricular dos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ANGST, Francisco. "A escola e seus atores: os funcionários de escola." In Desenvolvimento e políticas públicas: trajetórias de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS, Campus Cerro Largo, 77–94. Editora Ilustração, 2021. http://dx.doi.org/10.46550/978-65-88362-75-4.77-94.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

GEÓRGIA CARIN MARTINS DA, SILVA, QUEIROZ JUNIOR JOSÉ AILSON DANTAS, MELCHUNA LEIDIVÂNIA MENDES DE ARAÚJO, and SANTOS JOEL DE OLIVEIRA. "TECHNO PODCAST: FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 48–61. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.48-61.

Full text
Abstract:
Este artigo relata um estudo de caso realizado no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra (CEEP PLG), a fim de compreender se a comunidade escolar conhece o funcionamento do computador e principalmente em relação aos Hardwares que o compõem, tendo em vista que, diariamente, alunos e professores que precisam utilizar algum aparelho dentro de sala de aula passam por grandes dificuldades quando é necessário conectar ou manusear esses objetos e não entendem o funcionamento dos mesmos. Desse modo, precisando recorrer a alguém dentro da escola que possua o conhecimento básico da área de informática, para solucionar um simples problema que qualquer pessoa poderia resolver caso tivesse o mínimo de conhecimento sobre Hardwares. Sendo assim, foi criada uma pesquisa, com o objetivo de verificar as dificuldades em relação ao uso do computador, após isso, foi avaliada também a possibilidade da utilização de podcast nas escolas para auxiliar nesse processo de aprendizagem. Os entrevistados assistiram ao podcast e tiveram a oportunidade de avaliá-lo de acordo com o entendimento de cada um em relação ao conteúdo mostrado, a nota média da avaliação foi de 7,6. Para subsidiar o trabalho, os principais embasamentos teóricos foram pautados nos estudos de Bottentuit, et al (2007), Lopes (2002) e Bolzam (1998). Diante do resultado, foi possível notar que a maioria dos alunos e dos funcionários conseguiu responder corretamente às questões, porém, a quantidade de erros relacionados a algumas questões específicas foi preocupante, visto que a maioria dos entrevistados são alunos da 3ª série, portanto estão prestes a sair da instituição. Por fim, vale ressaltar que, ao final da avaliação, os participantes constataram que o uso do podcast é viável na instituição, possibilitando, assim, novas formas de aprendizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MARIA DA SILVA, RENATA, CICERO MAGERBIO GOMES TORRES, TAMYRES JACINTO DA SILVA, NORMA SUELY RAMOS FREIRE BEZERRA, and RAYR MAYKON FREITAS DUARTE. "JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI COMO ESPAÇO NÃO ESCOLAR PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.323.

Full text
Abstract:
O TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O “JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI”, LOCALIZADO NA CIDADE DE BARBALHA, NO ESTADO DO CEARÁ, COMO ESPAÇO NÃO ESCOLAR PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA, QUALITATIVA E DE CAMPO. FOI REALIZADA NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2019. PARTICIPARAM DAS ENTREVISTAS FUNCIONÁRIOS INTEGRANTES DO “JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS E APRESENTADOS PARTIR DA ABORDAGEM DO LUGAR, ASPECTOS AMBIENTAIS, PROPÓSITOS E FINALIDADES. OS RESULTADOS APONTAM QUE O “JARDIM BOTÂNICO DO CARIRI” APRESENTA POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NO QUAL SE DESTACA O ENSINO DA FLORA NATIVA QUE SE FAZ PREDOMINANTE, ASSIM COMO SEUS ASPECTOS GEOECOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE ESPAÇO APRESENTA-SE COMO IMPORTANTE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA LOCAL E REGIONAL, BEM APRESENTA-SE COMO UM ESPAÇO NÃO ESCOLAR FACE AS CONTRIBUIÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS O QUAL CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Graziela Lucchesi Rosa da, and Vilson Aparecido da Mata. "16. Bullying como Expressão da Incivilidade e Barbarização das Relações Sociais sob a Lógica do Capital." In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo, 385–414. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap16.

Full text
Abstract:
Bullying é um termo amplamente difundido nas últimas décadas no campo da educação e ganhou, na mesma proporção, uso cotidiano. Este termo é utilizado, conforme aponta Nagel (2007, p. 2), para atos repetitivos “que tem poder psicológico para intimidar, implicar, humilhar, negar atenção, fazer pouco caso, perseguir o outro (colega, professor, funcionário) com chacotas, ironias, ameaças e, até mesmo, com agressões físicas, sem contar com o uso da internet para tais perversidades”. Além do mais, tais atos expressam alto grau de incivilidade que, dramaticamente, vem crescendo e se complexificando dentro e fora das escolas. Atos que compõem tal fenômeno não são novos, mas ante situações cada vez mais corriqueiras de comportamentos violentos, cruéis e barbarizados no contexto escolar, começam a ser descritos como típicos de uma época e suas características, fatores determinantes e consequências são questionados e investigados com maior intensidade e, com isso, passam a ser debatidos e estudados de forma mais específica, detalhada (Nagel, 2011). Como desdobramento, larga produção científica em nível mundial vem sendo desenvolvida visando descrever, analisar, compreender, intervir e, quiçá, prevenir e alertar para a incivilidade que representa; debates nas mídias e em programas televisivos a fim de fomentar a discussão do tema, popularizando-o, envolvendo homicídios e/ou suicídio de estudantes, cuja causa decorreria do bullying; ações de governos, tais como leis em diversos países instituindo o combate e a prevenção ao bullying e a punição aos agressores; programas sociais visando, por exemplo, a conscientização dos jovens sobre o bullying e a reflexão e proposição de formas para a resolução de conflitos e geração de respeito mútuo e empatia; e, ainda, como objeto de preocupações éticas e morais, enfatizando posturas ‘não violentas’, como a chamada ‘Cultura da Paz’, e clamando por ações que encaminhem maior empatia entre os indivíduos (mais tolerância, respeito às diferenças, etc.).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mariana Almeida Ferreira, Lima, Costa Amanda Caroline Ribeiro da, Silva Jonathan Érik Nascimento da, Silva Larissa Amanda Pereira da, and Silva Erick Viana da. "PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 1–16. INSTITUTO INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.1-16.

Full text
Abstract:
Os sistemas educacionais, historicamente são moldados visando uma formação profissional específica, e com metodologias de “transmissão” de conteúdos, deixando de estimular o pensamento crítico do estudante e a busca por aplicações práticas. Todavia, é observada uma crescente tendência das organizações de buscarem contratar funcionários de atitude empreendedora, portanto, é necessário que a escola prepare os estudantes para atender às demandas de mercado. Dessa forma, a inserção da educação empreendedora nos diferentes níveis de educação é fundamental, salientando também para a importância do uso de metodologias ativas na educação para – e não sobre – empreender. O objetivo dessa pesquisa é identificar a presença de conteúdos de educação empreendedora em um Campus do IFPE. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de campo, cujos sujeitos foram os docentes da área de Gestão que atuam no Curso Técnico em Segurança do Trabalho e os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus escolhido, e o Campo de pesquisa é, por conveniência, o IFPE – Campus Recife. Salientamos, dentre nossos principais resultados, para a identificação de algumas iniciativas de fomento ao empreendedorismo dentro do Campus – como o Ciclo de Palestras “A Gestão no Todo”, o Programa Internacional Despertando Vocações (PDV), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e o núcleo de empreendedorismo – e para a importância do uso de metodologias ativas e atividades extracurriculares apontada pelos estudantes. É, dessa forma, fundamental o apoio e incentivo para o desenvolver das atividades já existentes, bem como a inserção de novas iniciativas na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mariana Almeida Ferreira, Lima, Costa Amanda Caroline Ribeiro da, Silva Jonathan Érik Nascimento da, Silva Larissa Amanda Pereira da, and Silva Erick Viana da. "PRESENÇA DE CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 1–16. INSTITUTO INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.1-16.

Full text
Abstract:
Os sistemas educacionais, historicamente são moldados visando uma formação profissional específica, e com metodologias de “transmissão” de conteúdos, deixando de estimular o pensamento crítico do estudante e a busca por aplicações práticas. Todavia, é observada uma crescente tendência das organizações de buscarem contratar funcionários de atitude empreendedora, portanto, é necessário que a escola prepare os estudantes para atender às demandas de mercado. Dessa forma, a inserção da educação empreendedora nos diferentes níveis de educação é fundamental, salientando também para a importância do uso de metodologias ativas na educação para – e não sobre – empreender. O objetivo dessa pesquisa é identificar a presença de conteúdos de educação empreendedora em um Campus do IFPE. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e de campo, cujos sujeitos foram os docentes da área de Gestão que atuam no Curso Técnico em Segurança do Trabalho e os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus escolhido, e o Campo de pesquisa é, por conveniência, o IFPE – Campus Recife. Salientamos, dentre nossos principais resultados, para a identificação de algumas iniciativas de fomento ao empreendedorismo dentro do Campus – como o Ciclo de Palestras “A Gestão no Todo”, o Programa Internacional Despertando Vocações (PDV), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e o núcleo de empreendedorismo – e para a importância do uso de metodologias ativas e atividades extracurriculares apontada pelos estudantes. É, dessa forma, fundamental o apoio e incentivo para o desenvolver das atividades já existentes, bem como a inserção de novas iniciativas na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Funcionário de escola"

1

da Silva, Rosiete Pereira, and Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento. "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A COVID 19." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/862.

Full text
Abstract:
Introdução: a proposta desse trabalho visa compartilhar experiência como professoras de estágio que vêm utilizando atividades remotas síncronas em tempos de pandemia como um recurso tecnológico no estágio em Psicologia e Processos Educativos, considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Psicologia, definem que os estágios assinalam para o contato com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. Objetivo: contribuir com o processo de aprendizagem através de técnicas de psicoeducação. Material e Método: foi utilizada Busca Ativa Escolar como uma solução tecnológica e metodologia inovadora por meio da qual o UNICEF e outras entidades, apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender. Resultados: a pesquisa foi desenvolvida por 10 estagiários do 10º período que, através de busca ativa, contataram, via telefone, 25 escolas distribuídas entre as redes municipal, estadual e privada, conseguido retorno de 18 delas, através de gestores e coordenadores, tendo sido verificado que as mesmas estão funcionando na modalidade de atendimento por formação de grupos através do WhatsApp, do Google classroom e Google meet. A estimativa foi de que 40% dos alunos, remotamente, estavam assistindo as aulas e respondendo as tarefas propostas pelos professores. Conclusão: em tempo de pandemia a proposta principal do ensino remoto não é o rendimento quantitativo, mas sim a manutenção da interação social com os alunos e desenvolver um trabalho preventivo no combate à evasão escolar, sabendo os profissionais entrevistados que vivem uma situação atípica e muito difícil, em que os professores e demais funcionários da escola estão se reinventando para chegar mais próximo aos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas, Thays Cristina Rodrigues Cangussu De, Tatiana De Souza Borges, Marcela Dias Faria Andrade, Izabella Scalabrini Saraiva, and Sara Maria Aparecida Da Silva. "CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA INTERAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA DE ATUAÇÃO CONSELHEIRO AFONSO PENA EM BETIM-MG: UM RELATO DA 1º FASE: O DIAGNÓSTICO ESCOLAR." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1264.

Full text
Abstract:
Introdução: A escola é um ambiente de construção de conhecimento e de valores e condicionante decisiva na formação de personalidades. Deste modo, é necessário que se conheça o que se passa neste ambiente rico em diversidade. Objetivo: Portanto, o objetivo deste diagnóstico foi conhecer a realidade da Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena para subsidiar as futuras intervenções das práticas pedagógicas dos pibidianos que chegaram recentemente na escola. Material e métodos: Para realizar o diagnóstico foram elaborados questionários e estes foram aplicados aos alunos e funcionários do turno da manhã e da noite. Resultado: Cerca de 800 participantes responderam ao questionário, entre eles: alunos, professores e demais funcionários da escola. Os resultados mostraram que a escola foi fundada pelo decreto n°2724 de 11 de janeiro de 1910, sendo a primeira escola oficial do município. A estrutura física da escola é limitada por um pequeno espaço físico, e isso pode ser justificado por se tratar de uma escola pública centenária. A maioria dos alunos mencionou nunca ter utilizado o laboratório de Ciências e informática, mas expressaram seus interesses em ter aulas nestes ambientes. Percebeu-se que grande parte dos alunos vem de inúmeras cidades, no entanto muitos se dizem desmotivados em aprender, fato este que precisa ser mudado e será o desafio dos pibidianos inseridos agora na realidade da escola. No turno da noite observou-se uma quantidade significativa de alunos repetentes. Conclusão: Foi possível através deste diagnóstico ter um conhecimento sobre a história da escola e ao mesmo tempo da comunidade que faz parte dela. Os resultados foram muito relevantes para a próxima etapa do projeto: a elaboração e execução de atividades interdisciplinares e da área específica de Biologia para motivar os alunos a continuarem estudando, fazendo cumprir desta maneira a função social da escola que é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos, capacitando-os a se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Portanto, percebe-se que após a conclusão deste diagnóstico abriu-se caminho para ressignificar a vida dos estudantes, valorizando seu desenvolvimento, e contribuindo para sua efetiva inclusão no meio escolar, social e profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

FELIX CALANDRIM, LUCAS, and ANA PAULA BOAVENTURA. "Primeiros Socorros: treinamento de professores e funcionários no ambiente escolar." In XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-50852.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Luciana Montel Corado da, and Paula Rocio Lucero. "RESTAURAÇÃO DO BEM VIVER: PROTAGONISMO JUVENIL PROPICIA A INCLUSÃO DO MANGUEZAL NO PPP DE UMA ESCOLA EM VILA VELHA, ES." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1720.

Full text
Abstract:
Introdução: Os principais pontos de partida deste trabalho foram os desafios da educação tanto preparar estudantes para enfrentamento à convivência com mudanças climáticas quanto lidar com o paradoxo de atender ao pedido do mercado de formar profissionais ou formar seres humanos para habitar uma Terra viva. Objetivo: Relatar a resposta de estudantes dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental frente às discussões de problemas ambientais locais após desenvolvimento de autonomia e sentimento de pertencimento. Material e métodos: Foram realizadas mediações de educação e gestão ambiental voltadas para importância dos manguezais, da preservação das matas ciliares e da água, conhecimentos prévios dos alunos, diferentes cosmovisões, pesquisas, rede familiar e a organização de mutirão de limpeza do trecho de floresta de mangue próximo à UMEF Leonel de Moura Brizola, periferia de Vila Velha, ES. Desta forma, esperava-se facilitar o desenvolvimento de um sentimento de integração a natureza e olhar investigativo sobre árvores e águas locais. Resultados: Um grupo de seis educandas propôs incluir o manguezal no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, a fim de mobilizar um maior número de pessoas. Devidamente orientadas apresentaram, em diferentes momentos, a importância do PPP e do manguezal e, em seguida, aplicaram enquete para consultar o interesse da comunidade escolar sobre a inclusão do tema manguezal no PPP da Escola. Foram consultadas 415 pessoas entre funcionários da secretaria, limpeza, cozinha, alunos e professores, onde 90% foram a favor dessa inclusão. A realização desta ação fez essas educandas despertarem para importância da participação crítica, ativa e democrática de jovens como agentes de transformação e comunicadores na educação e gestão ambiental. Conclusão: Tendo educandas como agentes ativas da aprendizagem, professoras como mediadoras do conhecimento técnico-científico, a construção de uma relação baseada no respeito e diálogo, o conhecimento prévio de educandas e diferentes “cosmovisões”, foram capazes de gerar percepção crítica do ambiente, seus impactos, responsabilidades e possíveis formas de gestão. O ensino emancipador proporcionou o protagonismo juvenil das alunas envolvidas através da ampliação e aprofundamento da relação íntima com sua Escola e com o planeta Terra como organismo vivo para o Bem Viver.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

de Azevedo, Alexander, and Nadjeanny Gomes. "Programa de Detecção da Anemia em Alunos e Funcionários de uma Escola Pública na Cidade de São Paulo/SP." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674955.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Queiroz, Elza, Ana Sanches, Mirian Shirassu, Jaques Waisberg, and Maria de Lourdes do Nascimento da Silva. "Prevalência de Obesidade e Absenteísmo em Professores e Funcionários das Escolas Estaduais da Cidade de São Paulo." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674944.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fonseca, Ana Paula, Elaine Silva, and Ana Cristina Fernandes. "Docência e saúde: um olhar para profissão do professor." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1701.

Full text
Abstract:
O termo saúde do trabalhador refere-se a um campo do saber que visa compreender as relações entre trabalho e processo saúde-doença. Nesta acepção, considera-se a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico. O professor na atualidade, para atuar junto ao educando, precisa ser criativo e flexível em relação as novas situações que lhe são apresentadas cotidianamente pela escola, além de encontrar soluções inerentes à profissão. Diante das novas funções delegadas ao trabalho docente, alguns estudos acerca do adoecimento do professor vêm sendo desenvolvidos, mas muitos desses estudos se fecham em doenças ligadas ao estresse. O objetivo deste trabalho foi avaliar saúde e qualidade de vida dos professores universitários vinculados à Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade de Divinópolis. Tratou-se de uma pesquisa transversal quantitativa exploratória onde participaram do estudo os professores da UEMG – Unidade de Divinópolis. O instrumento de coleta de dados é SF-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey) que é um questionário de avaliação da qualidade de vida, de fácil administração e compreensão. Considerando a importância de desenvolvimento de estudos nessa área, esta pesquisa auxiliou no sentido de gerar conhecimentos que subsidiaram as discussões sobre a saúde dos docentes de Ensino Superior da UEMG – Unidade Divinópolis. Por meio deste estudo conclui-se, que a avaliação de qualidade de vida, através do questionário SF-36, apresentou valores acima do escore 50. Todos os domínios alcançaram valor maior que 50, concluindo- se que os funcionários da UEMG-Divinópolis apresentam uma boa qualidade de vida até o momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moraes, Estelamares Silva dos Santos. "A construção de cenários simulados com situações de emergências para os treinamentos de professores e funcionários no ambiente escolar." In Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/ccfenf120181508.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

COTA, BEATRIZ MARTINS, DANIELE APARECIDA MARTINS MARQUES, FRANCIELLE JHESSICA FERREIRA DE CASTRO, and ALOISIO DE CASTRO GOMES JUNIOR. "Utilização da roteirização de veículos para redução do custo de transporte de funcionários e definição da escala de trabalho em uma empresa do ramo de transporte ferroviário." In ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2017 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2017. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2017_tn_sto_238_379_34258.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Farinha, Corina, Tânia Souza, and Letícia Silva. "Educação de jovens e adultos e o planejamento de carreira no CESEC Divinópolis- MG." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0102.

Full text
Abstract:
Trata-se do resultado de um Projeto de Extensão, tutelado pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Divinópolis - MG – Edital PROINPE 1/2019, realizado no Centro Estadual de Educação Continuada - CESEC Dr. Fábio Botelho Notini, Divinópolis – MG. Objetivou-se sensibilizar um grupo de jovens e adultos para a importância de estruturar um projeto de vida profissional, elaborando plano de carreira. Aplicou-se um questionário para conhecer o público alvo. Os dados de 69 estudantes de EJA indicam: 54% adultos, de 25 a 60 anos; 46% jovens, 15 a 24 anos; 51% gênero feminino, 51% brancos, 54% não trabalham; 37% não concluíram os estudos no tempo estabelecido pelo MEC em virtude da atividade laboral e família, e 35% por desinteresse; 41% escolheu a formação ágil do CESEC, 58% retomaram os estudos para capacitar-se; e após o CESEC 51% desejam graduar-se. Considera-se impacto na sociedade a possibilidade de contribuir para a reflexão e construção do plano de carreira de sujeitos cuja trajetória de vida pessoal e profissional abarca saberes diversos. Os estudantes do CESEC explicitaram a importância da atividade para constituir o futuro profissional; diretor, docentes e funcionários consideraram importante a atuação da Universidade pública no ambiente escolar do CESEC levando os estudantes de EJA a refletir sobre estudo, trabalho e profissão. Os graduandos relataram a relevância de conhecer e analisar a trajetória de vida pessoal e profissional de sujeitos que se esforçam para retomar os estudos, o entusiasmo e a valorização da educação para conquistar um emprego e exercer a cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography