To see the other types of publications on this topic, follow the link: Funcionário de escola.

Journal articles on the topic 'Funcionário de escola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Funcionário de escola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dutra, Waltensir. "Medeiros e Albuquerque, funcionário público." Revista do Serviço Público 68, no. 02 (August 12, 2020): 177–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v68i02.4954.

Full text
Abstract:
O Dr. Joaquim José de Campos da Costa Medeiros e Albuquerque — ou mais simplesmente, Medeiros e Albuquerque — foi, como muitos outros intelectuais brasileiros — um funcionário exemplar. Ingressando no serviço público pela mão do Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, quando chefe do gabinete ministerial do Imperador Pedro II, foi ocupar o cargo de diretor do Ministério de Estado dos Negócios do Império, dirigindo o setor de instrução pública e, noutra época, a Contabilidade. A tradicional Escola José de Alencar, do Largo do Machado, foi construída por sugestão de Medeiros e Albuquerque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GONÇALVES NETO, Wenceslau, and Carlos Henrique De CARVALHO. "Cultura escolar e disciplina na formação de professores: a Escola Normal de Montes Claros (1888-1903)." Revista de Educação Pública 27, no. 65/1 (April 30, 2018): 507. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6594.

Full text
Abstract:
A Escola Normal de Montes Claros foi criada em 1879, funcionando regularmente até 1905, quando sofre sua primeira interrupção. A documentação permite perceber diversos ângulos da cultura da escola: configuração das relações institucionais, com reformas no regulamento, currículo, delimitação e vigilância do espaço, do uniforme escolar; manifestações indisciplinares: aluno-professor, aluno-aluno(a) e aluno-funcionário; esforço pela preservação da autoridade de professores, diretor e funcioná- rios; diferentes manifestações de inaceitação da disciplina por parte dos alunos; tipos e formas de punições. Percebe-se um movimento na moldagem de uma cultura que envolve currículo, disciplina, preservação da autoridade e controle das relações entre os educandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Moura, Jeani Delgado Paschoal, and Wilson Aparecido Paschoal. "Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário." Geosaberes 9, no. 17 (December 28, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i17.609.

Full text
Abstract:
Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho, Kaio Vinícius Resende de, and Bruno Lopes Falcão. "Métodos de Sistemas de Proteção por extintores." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 31 (October 9, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.529.

Full text
Abstract:
As escolas padrões ‘H’ do estado do Ceará foram construídas no governo de Virgílio Távora na e década de 70. Naquela época, não existia a preocupação de fazer uma escola de modo a garantir a segurança de alunos e funcionário na hora de um sinistro. Hoje, existem várias Normas Técnicas que podem ser usadas na prevenção de incêndios em escolas, uma delas é a NR 23 (Proteção Contra Incêndios) onde recomenda-se que todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio e saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço. Além da NR 23, outra norma que aborda o dimensionamento de aparelhos extintores é a norma técnica do Corpo de Bombeiros do Ceará N° 004/2008 (sistema de proteção por aparelhos extintores) que estabelece critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de riscos. Esse trabalho visa o dimensionamento de uma escola padrão “H” do Estado do Ceará utilizando apenas aparelhos extintores, ressaltando que em uma escola não pode possuir apenas um método de prevenção e combate ao incêndio ela deve seguir todas as normas do corpo de bombeiros de seu estado. A escola em estudo possui uma área total de 2.790 m² e sua área construída é de 1.150,00 m².
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza, Elizabeth Farias da Silva, and Lucia Helena de Oliveira Medeiros. "Financiamento do ensino para mulheres: o caso da Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte, Minas Gerais (1919–30)." Cadernos de História da Educação 20 (June 23, 2021): e033. http://dx.doi.org/10.14393/che-v20-2021-33.

Full text
Abstract:
Este estudo enfoca a subvenção pública concedida à Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte nos anos 1928–30. O ponto de partida foi esta indagação: de que argumentação teria se valido Benjamin Flores para convencer o governo mineiro e federal a investirem em sua escola? O estudo objetivou analisar condições e ações associadas ao subsídio concedido à escola. Situada na história da educação em geral e das instituições escolares em particular, a pesquisa se valeu de jornais e revistas, manuscritos e datiloscritos e fotografias. Os resultados da análise apontam que Benjamin Flores conseguiu reunir um conjunto de atributos pessoais (cidadão, agente público, professor, dono de escola) que o abonavam e endossavam seus projetos. Em sua trajetória de funcionário dos Correios a dono de uma escola, conseguiu se projetar na sociedade belo-horizontina de modo que o governo apostasse em sua escola como importante para a cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Everton Josimar de, and João Carlos da Silva. "O funcionário de escola pública no Paraná: uma análise do Jornal Sindical 30 de Agosto (2003-2008)." Revista NUPEM 11, no. 22 (January 24, 2019): 145–59. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.v11i22.329.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Blanck Miguel, Maria Elisabeth. "A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: ASPECTOS HISTÓRICOS." Revista Diálogo Educacional 1, no. 1 (July 17, 2000): 1. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v1i1.3190.

Full text
Abstract:
No Brasil, historicamente o professor aparece como alguém a serviço do governo e mais tarde, quando se organiza o Estado1 brasileiro (após a Independência) como seu funcionário. No entanto, é a partir deste século quando nasce a industrialização no Brasil e modificam-se as relações de produção, que a escola (e conseqüentemente o trabalho do professor) passa a ser sentida pela população como instituição social necessária. Por que seriam tão necessários a escola e o trabalho do professor? Porque o professor transmitia as técnicas de domínio da leitura e da escrita e ainda mais, os conhecimentos necessários para que os alunos ingressassem no trabalho industrial e comercial. Isto era percebido pela população como possibilidade de participar da produção e do comércio concorrendo a melhores salários e tendo acesso a melhores formas de vida social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Wilson Ricardo Antoniassi de. "PROFESSOR LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS (1955): PATRONO DO TERCEIRO GRUPO ESCOLAR DE LIMEIRA, ESTADO DE SÃO PAULO." História da Educação 21, no. 52 (August 2017): 335–55. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67716.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho propõe apresentar a história do patrono da Escola Estadual Professor Leovegildo Chagas Santos, o Terceiro Grupo Escolar de Limeira, estado de São Paulo, que até então se encontrava oculta, já que os alunos, professores e funcionários que atualmente convivem em seus espaços escolares desconheciam a pessoa que identifica e diferencia a instituição escolar das demais, pois inexistia busto, retrato e biografia de seu patrono. A partir da realização de um trabalho de campo que se constituiu numa intensa atividade arqueológica por meio de visitas a arquivos públicos e privados (museus, imprensa, escolas, diretoria de ensino, igreja, familiares, cartórios, município...) desvendou-se aspectos de sua vida pessoal, escolar, profissional e suas contribuições para a sociedade, em específico, para a educação, razões que justificam a sua escolha como designação patronímica para a escola, fazendo-o merecedor de tal homenagem e que poderá permitir à comunidade escolar construir uma identidade e fortalecer o vínculo com a instituição de ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Claudimara, Jussiara De Souza Leal, and Evandro Morais Peixoto. "Relações entre Violência Escolar e Resiliência: desafios na adolescência." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 9, no. 1 (April 21, 2021): 150–69. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11233.

Full text
Abstract:
A violência, nas suas mais diversas formas de expressão, é considerada um agravo ao desenvolvimento humano. A resiliência, também objeto de estudo da presente pesquisa, por sua vez, pode representar um fator protetivo, minimizando as consequências de situações adversas. O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre violência escolar e resiliência em adolescentes. Para tal, foi empregado o método quantitativo. Uma amostra de 100 estudantes oriundos de duas escolas, uma pública e uma particular responderam à Escala de Resiliência e à Escala de Violência Escolar. Os dados foram analisados através do software estatístico JASP e realizou-se o test T Student para comparação de médias entre grupos, como também a correlação de Pearson. Os grupos foram divididos quanto às variáveis escola e sexo. Os adolescentes do sexo masculino se percebem de modo mais significativo como vítimas de violência exercida por outros alunos. Quanto à resiliência, os resultados não diferem entre os grupos masculino e feminino. A escola pública apresentou uma percepção de violência global maior que a escola particular, tendo também se destacado na percepção de autoria de violência e na de vitimização de alunos por funcionários. Não foi encontrada correlação significativa entre violência escolar e resiliência. Encontrou-se correlação positiva entre as subescalas de violência escolar. Apesar de os alunos da escola pública apresentarem uma percepção de violência maior que o outro grupo, o desenvolvimento e a manutenção de uma tendência à resiliência parecem não ter sido afetada, o que amplia as possibilidades de intervenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cajado, Bruno, Heitor Lesquives, and Marlécio Maknamara. "SERIAM OS FUNCIONÁRIOS ACRÍTICOS E DESCONHECEDORES DO QUE FAZ UM ESTUDANTE GOSTAR DE SUA ESCOLA?" Práxis Educacional 15, no. 36 (December 4, 2019): 330. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5891.

Full text
Abstract:
Embora tenham conquistado reconhecimento de que também são educadores, os funcionários das escolas ainda são pouco frequentes em pesquisas sobre como sujeitos da educação escolar pensam e atuam. Dito isso, fizemos a indagação aos funcionários de escolas públicas soteropolitanas sobre quais fatores ou aspectos fariam um estudante gostar de sua escola. O material empírico foi constituído por 37 respostas à pergunta “o que faz um aluno gostar de sua escola?” e analisado segundo inspiração da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em oito grupos característicos: múltiplos fatores, assistencialista ou bom tratamento, ensino-aprendizagem, qualidade empresarial-tecnicista, estrutura concomitantemente com ensino-aprendizagem, localidade (segurança), futuro dos discentes, e os próprios alunos. Percebemos também que quase um terço dos funcionários consideram vários fatores agindo concomitantemente pelo bem estar dos estudantes, embora por vezes inspirados de ideias neoliberais. Com tais análises, concluímos que esses funcionários não estão alheios aos problemas (e acertos) das escolas, sendo sujeitos heterogêneos, ativos e críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Nagai, Roberta, Ana Maria C. Lefèvre, Fernando Lefèvre, Josiane Steluti, Liliane R. Teixeira, Lílian C. S. Zinn, Nilson S. Soares, and Frida M. Fischer. "Conhecimentos e práticas de adolescentes na prevenção de acidentes de trabalho: estudo qualitativo." Revista de Saúde Pública 41, no. 3 (June 2007): 404–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102007000300012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever conhecimentos e práticas adotados por estudantes do ensino médio na prevenção de acidentes de trabalho. DELINEAMENTO DO ESTUDO: O estudo foi realizado em uma escola pública, localizada no Município de São Paulo, em 2003. Participaram 53 estudantes do período noturno, com idades entre 14 e 21 anos, divididos em dois grupos: com e sem experiência de trabalho (32 e 21 adolescentes, respectivamente). Eles responderam a duas questões: "Por quê os acidentes de trabalho ocorrem?" e "O que você faz para evitar que ocorram acidentes de trabalho?". As análises dos dados foram feitas no programa Quali-quanti, para a elaboração do discurso de sujeito coletivo. ANÁLISE DOS DISCURSOS: Para os adolescentes com experiência de trabalho, acidentes ocorrem devido ao descuido ou má sorte do funcionário, irresponsabilidade do patrão, falta de treinamento no trabalho e ambiente de trabalho inseguro. Os adolescentes sem experiência relataram que acidentes de trabalho ocorrem devido ao descuido do funcionário e irresponsabilidade do patrão. Sobre as formas de proteção dos acidentes de trabalho os adolescentes de ambos grupos relataram que: prestam (prestariam) atenção no trabalho e usam (usariam) equipamentos de segurança. CONCLUSÕES: Os adolescentes dos dois grupos mostraram conhecimento limitado sobre acidentes de trabalho e formas de prevenção. Os adolescentes apontaram como "culpa da vítima" as ocorrências dos acidentes de trabalho e a melhor forma de proteção "prestar atenção no trabalho". A cultura de culpar a vítima está presente desde a adolescência e provavelmente é resultado de um processo de aprendizado na sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Valle, Jéssica Elena, Ana Carina Stelko-Pereira, Lucas Guimarães Cardoso de Sá, and Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams. "Bullying, vitimização por funcionários e depressão: Relações com o engajamento emocional escolar." Psicologia Escolar e Educacional 19, no. 3 (December 2015): 463–73. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193872.

Full text
Abstract:
Resumo: A violência escolar e a depressão parecem interferir no engajamento emocional escolar (EEE). O presente estudo analisou as relações de impacto de um conjunto de variáveis no EEE, a partir de testes de um modelo teórico. Para isso, 634 alunos, com idade média de 13,6 anos, de duas escolas públicas do interior de São Paulo responderam à Escala de Violência Escolar - Versão Estudantes, Inventário de Depressão Infantil e Escala de Engajamento Escolar. Os resultados indicaram que há um impacto negativo direto de depressão e autoria debullying no EEE, enquanto há um impacto negativo indireto de gravidade e frequência de vitimização por bullying, sendo mediado por autoria de bullying, depressão e/ou vitimização por funcionários. O modelo teórico proposto explicou 9% da variância no EEE, indicando a necessidade da inclusão de outras variáveis em estudos futuros. Ainda assim, é demonstrado que um ambiente não saudável pode prejudicar o engajamento escolar dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Tagliari, Carina, Francesca Três, and Sheila Gemelli de Oliveira. "Análise da acessibilidade dos portadores de deficiência física nas escolas da rede pública de Passo Fundo e o papel do fisioterapeuta no ambiente escolar." Revista Neurociências 14, no. 1 (January 23, 2019): 10–14. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2006.v14.8781.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este estudo objetivou analisar as escolas da rede pública de Passo Fundo/RS quanto à acessibilidade e orientar os funcionários, alunos Portadores de Deficiência Física (PDF) e seus familiares de como estes alunos devem se portar no ambiente escolar. Método: Utilizamos um questionário com objetivo de coletar dados sobre condições de acesso e permanência dos PDF nas dependências das escolas. Visitamos 63 escolas incluídas nesta pesquisa, explicamos os objetivos do estudo aos responsáveis de cada escola, aplicamos um questionário e oferecemos um folder que consta de procedimentos e estratégias de inclusão dos PDF e de como estes devem se portar no ambiente escolar. Resultados: Ao analisarmos os dados, encontramos 22 alunos PDF em 14 escolas. A maioria das escolas analisadas não tem acessibilidade necessária para estes alunos, não existem projetos para a eliminação de barreiras arquitetônicas e ambientais, não há presença de profissional capacitado para trabalhar com os funcionários quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos PDF e para orientá-los de como se portar no ambiente escolar. Conclusão: Nosso estudo mostra a total falta de estrutura, informação e treino dos funcionários e dos pais em relação às necessidades dos alunos PDF que estão sob sua responsabilidade. Sugerimos que palestras explicativas e demonstrativas sobre esse assunto pode melhorar a qualidade de vida desses alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Menezes, Márcia Mendes, Luciana Colares Maia, Caroline Urias Rocha, Cristina Andrade Sampaio, and Simone de Melo Costa. "Conflitos Éticos Vivenciados por Estudantes de Medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 41, no. 1 (January 2017): 162–69. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160072.

Full text
Abstract:
RESUMO O atual estudo teve como objetivo identificar e analisar a prevalência de conflitos éticos vivenciados por estudantes de Medicina. Este estudo trata-se de pesquisa com delineamento transversal e analítico e que foi conduzida em uma escola pública do estado de Minas Gerais, Brasil. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário autoaplicado. Os dados coletados foram apresentados em valores absolutos e percentuais. Para o tratamento estatístico analítico dos dados considerou-se o nível de significância p<0,05. As variáveis desfecho foram: Vivência de conflitos éticos em relações interpessoais no âmbito do curso médico e Condutas éticas na assistência em saúde. A identificação da prevalência dos conflitos éticos na graduação adotou a perspectiva das diferentes relações interpessoais (acadêmico-docente, acadêmico-acadêmico, acadêmico-funcionário, acadêmico-paciente, docente-docente, docente-paciente, docente-funcionário e funcionário-paciente) e condutas na assistência médica (importância de identificar-se ao usuário dos serviços de saúde e dele solicitar consentimento para realizar o exame físico, assistência sem supervisão do docente, emissão de documentos de saúde sem assinatura do profissional responsável e uso de redes sociais para compartilhar dados de paciente). Foi verificada associação das variáveis desfecho com sexo, ano da graduação e avaliação do curso. Participaram da pesquisa 281 acadêmicos matriculados em todos os anos da graduação em Medicina, de ambos os sexos, sendo predominante o sexo feminino(52,7%). Os estudantes relataram ter vivenciado situações conflituosas nas relações interpessoais com os professores (59,6%), prestaram assistência sem a devida supervisão de um professor (62,6%), afirmaram ter emitido documentos de saúde sem o acompanhamento de professores (18,5%), sendo a maior frequência observada entre aqueles matriculados nos anos mais avançados da graduação (p<0,05). O uso das redes sociais com a finalidade de compartilhar os dados de pacientes (25,1%) foi prevalente nos anos mais avançados da graduação em medicina e entre os que avaliaram o curso como regular (p<0,05). Conclui-se que os estudantes de graduação em Medicina vivenciaram conflitos éticos durante a sua formação médica, com prevalência de vivência dos conflitos nos anos mais avançados do referido curso. Nessa perspectiva, faz-se necessário propiciar um espaço de discussão e de reflexão coletiva acerca dos problemas éticos vivenciados pelos estudantes, ao longo da graduação em Medicina, a fim de se construir um agir profissional eticamente correto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Melo, Fabiane De, and Jumaida Maria Rosito. "Ecopatio – um caminho para a sustentabilidade." Revista Monografias Ambientais 4, no. 4 (October 11, 2011): 786–92. http://dx.doi.org/10.5902/223613083954.

Full text
Abstract:
Esse trabalho, com início em abril de 2009, teve por principal objetivo repensar o ambiente escolar das escolas municipais de Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana do Município de Araricá, na região leste do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A seleção das escolas que deveriam compor a amostra foi feita com o apoio da Escola Ambiental “Espaço Sementes da Vida” e da Secretaria de Educação do município, através da avaliação dos projetos apresentados pelas escolas participantes do Concurso “Ecopátio”. A idéia do projeto era de que as instituições de ensino repensassem o pátio da escola, criando meios sustentáveis para redesenhar o ambiente, bem como repensassem o termo “lixo”, modificando seu uso. As escolas foram avaliadas por uma comissão composta por diferentes segmentos da sociedade que visitou o ambiente escolar para verificar a execução das ações propostas. A metodologia utilizada permitiu a implantação de um processo coletivo de produção e troca de saberes, proporcionando uma ação educativa interdisciplinar em toda a comunidade escolar, possibilitando a ecoalfabetização de alunos, professores e funcionários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Celestino, Sáhira Michele da Silva, and Rita de Cássia de Souza. "Relações sociais, pandemia da Covid-19 e ensino médio." Revista Iberoamericana de Educación 86, no. 2 (August 18, 2021): 45–59. http://dx.doi.org/10.35362/rie8624188.

Full text
Abstract:
A pandemia do covid-19 acarretou mudanças na maneira de agir das pessoas, impactando a economia, política, saúde e educação. Diante deste contexto, este artigo traz parte de uma pesquisa realizada com alunos, professores e funcionários de uma escola do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Cajuri-MG. O público pesquisado foi de 56 participantes: 44 alunos do ensino médio, 7 docentes e 5 funcionários da escola investigada. Todos os participantes responderam a um questionário elaborado pela pesquisadora. Os professores responderam a um questionário com 4 questões abertas e 36 fechadas com escala Likert. O questionário entregue aos discentes continha um total de 41 perguntas – 37 fechadas e 4 abertas. E o questionário dos funcionários continha 31 questões fechadas e 4 abertas. Diante dos resultados, nesse contexto de pandemia, os participantes da pesquisa passaram a valorizar e compreender a importâncias das relações, sobretudo na escola. Os estudantes abordaram a falta de interação com os colegas e professores; os docentes e funcionários também falaram sobre a falta dos alunos. A instituição escolar adotou o ensino remoto que, na visão dos educadores e estudantes, consideravam que o aprendizado tinha sido prejudicado com essa metodologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mattos, Maria José Viana Marinho de. "A reforma educacional de Minas Gerais: a promoção da autonomia escolar." ETD - Educação Temática Digital 2, no. 1 (January 8, 2009): 70. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v2i1.562.

Full text
Abstract:
Este estudo é parte da pesquisa realizada sobre a avaliação do processo de implementação da política de autonomia escolar - proposta da reforma educativa implantada nas escolas estaduais de Minas Gerais - período de 1991 a 1998. Entre outros objetivos, tal estudo analisou a implementação de medidas no sentido de se efetivar a política de autonomia escolar articulada a outras prioridades, assim identificadas: fortalecimento da direção da escola, aperfeiçoamento e capacitação dos funcionários, avaliação do sistema educacional e integração com os municípios. Por último, analisa os projetos e subprojetos do Programa Qualidade na Educação Básica de Minas Gerias, eixo principal desta política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Aquino Filho, Gastão Coelho de, Dário Oliveira Neto, Gabriel Saraiva Moraes, João Vitor Fragôso de Medeiros, and Virginio Francisco Moura Neto. "Análise de manifestações patológicas em escolas públicas no Município de Cajazeiras-PB." Revista Práxis: saberes da extensão 7, no. 14 (April 17, 2019): 3. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p3-10.

Full text
Abstract:
No intuito de realizar uma análise da situação predial nas escolas públicas do Município de Cajazeiras-PB, foram feitos levantamentos nas estruturas edificadas de duas escolas municipais buscando sintomas de manifestações patológicas, bem como suas possíveis causas, formulando relatórios acompanhados de registro fotográfico e com um mapeamento indicando a presença dessas manifestações, em planta, para cada unidade escolar inspecionada. No auxílio do diagnóstico foram aplicados questionários práticos e intuitivos a um público alvo de professores e funcionários. As manifestações patológicas foram agrupadas por ambiente de propagação em que se apresentam os sintomas em cada escola, realizando-se assim, resultados estatísticos de incidência desses danos construtivos ocorridos. Os relatórios foram entregues aos órgãos educacionais e responsáveis pelas escolas, para que tomassem conhecimento e realizassem intervenções, bem como os devidos reparos. Nos relatórios, concluiu-se que entre os problemas presentes nas estruturas escolares vistoriadas pela equipe, encontraram-se danos que comprometem a segurança, conforto e saúde de funcionários e alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nascimento, Diego Tavares do. "VIOLÊNCIA E BULLYING NA ESCOLA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 8 (August 31, 2021): 767–86. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i8.2012.

Full text
Abstract:
A violência e o bullying nas escolas são principalmente cometidos por colegas, mas, em alguns casos, por professores e outros funcionários da escola. A justificativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a abordagem da violência escolar e do bullying é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de um país. Quais são a consequências da violência no meio educacional? O objetivo geral deste estudo é apresentar as possíveis causas e soluções da violência escolar. A violência escolar e o bullying podem ser devastadores para as vítimas. As consequências incluem crianças e jovens que têm dificuldade em se concentrar nas aulas, faltam às aulas, evitam atividades escolares ou abandonam a escola completamente. Este estudo é uma revisão bibliográfica. Apesar das suas diferenças, existem fortes ligações entre bullying e violência. Ambos os agressores e suas vítimas são mais propensos a se envolverem em outros comportamentos violentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Eyng, Ana Maria, and Romilda Teodora Ens. "Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica." Revista Diálogo Educacional 13, no. 39 (July 11, 2013): 605. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218.

Full text
Abstract:
O estudo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar para a efetivação da Educação Básica de qualidade social identificados nas representações dos sujeitos da/na escola. A análise foi realizada com base na diversidade de traços e nas representações de 489 alunos, 126 pais, 50 professores, 20 gestores e 39 funcionários que circulam e significam o espaço escolar sobre expectativa de direitos, direitos fundamentais e finalidade da educação em 14 escolas públicas de Educação Básica de Curitiba e região metropolitana, sendo todas situadas em locais de grande vulnerabilidade social. As vozes dos sujeitos da escola confirmam e alertam sobre a educação como expectativa de direito e o respeito como direito fundamental, o que mostra a necessidade de políticas educacionais que orientem as propostas de formação inicial e continuada de professores nessa perspectiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ferreira Costa, Cynthia, Anna Rita Tomich Magalhães Filipe, and Priscilla Chantal Duarte Silva. "A percepção de profissionais da educação infantil sobre a importância da implementação de treinamento de segurança e proteção contra incêndios e desastres: aplicação de metodologias ativas como forma de aprendizado coletivo." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 14, 2020): e953998221. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8221.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos profissionais da educação, antes e após a aplicação de treinamento teórico-prático baseado em metodologias ativas, sobre segurança e prevenção contra incêndio e evacuação em situação de desastres. O método de investigação adotado é a pesquisa-ação, por envolver diagnóstico, planejamento, realização de ação e avaliação para identificar a percepção dos profissionais da educação sobre proteção contra incêndio. A população é constituída de 29 profissionais da educação e 75 estudantes, com idades entre 4 e 5 anos, de uma escola particular na cidade Itabira-MG. Utiliza-se a técnica de questionário estruturado para os professores e funcionários, aplicado antes do projeto para mensurar o conhecimento prévio dos entrevistados e depois do projeto, para avaliar a eficácia do treinamento aplicado, a percepção dos professores quanto ao aprendizado deles e das crianças e a necessidade de o tema ser um assunto que a comunidade escolar deveria tratar constantemente como um assunto importante na programação do calendário escolar. Os resultados apontam que é necessário adotar treinamentos de segurança nas escolas e manter esses treinamentos constante. Conclui-se que se os professores e funcionários da escola passarem por treinamentos regularmente serão capazes de atuar de forma consciente, junto aos alunos, em caso de emergência. Que é importante usar métodos científicos para que ocorra um aprendizado amplo e eficaz e se faz necessário adotar o tema no conteúdo programático das escolas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Alves, Thiago, Lúcia Maria de Assis, Aline Kazuko Sonobe, and Mariana Moschkovich Athayde. "Dimensionamento do quadro de funcionários das escolas de educação básica no Brasil." Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 35, no. 1 (May 22, 2019): 207–28. http://dx.doi.org/10.21573/vol1n12019.93097.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta lacunas nas políticas educacionais no que diz respeito aos funcionários de escola, reforçadas pela ausência de dados sobre esses profissionais no questionário específico do Censo da Educação Básica (CEB). Nesse sentido, propõe indicadores para dimensionamento do quadro de funcionários das escolas públicas, a partir do único item do CEB que permite obter informações sobre esses profissionais: “Total de funcionários da escola (inclusive profissionais escolares em sala de aula)”. Os resultados, por escola, mostram grande variabilidade, tendo em vista a heterogeneidade do sistema, e sugerem que novos estudos explicativos são necessários para compreender melhor essas diferenças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pereira, Paulo Marcos. "Manuel Querino e a escrita da história no Brasil republicano." Latin American Journal of Development 3, no. 3 (May 14, 2021): 1068–78. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n3-006.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é uma reflexão sobre a escrita da História do Brasil nas primeiras décadas do século XX, tendo como foco a produção historiográfica do intelectual negro Manuel Raymundo Querino, reconhecido como o primeiro historiador negro a se dedicar a escrita da história do Brasil. Querino era baiano e viveu entre os anos de 1851 e 1923. Exerceu inúmeras funções e estabeleceu diversas relações com variados tipos de sujeitos sociais. Formado em desenho pela Escola de Belas Artes, Querino foi funcionário público, vereador, professor, esteve envolvido com o movimento operário, participou de irmandades e foi um dos membros fundadores do Instituto Geográfico Histórico da Bahia – IGHB. Em sua obra apresenta uma singular proposta de escrita da história do Brasil. No seu texto A Bahia de outrora, de 1909 faz críticas às mudanças promovidas pela implantação da República que não beneficia a diversos agentes sociais que foram marginalizados como os africanos e seus descendentes. No texto O colono preto como fator de civilização brasileira, escrito em 1918, defende que a formação da sociedade brasileira resulta principalmente do trabalho do “colono preto”, modo como se refere aos africanos escravizados no Brasil. Desse modo, defendemos a inserção de Manuel Querino entre os escritores de seu tempo como referência a História da Historiografia Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Dias, Alcione, Luiza Maria Soares Barros, and Sonia Urt. "PSICÓLOGOS E PSICODRAMATISTAS NA EDUCAÇÃO: PROJETO EM FORMATO ON-LINE DESENVOLVIDO NA PANDEMIA." Revista Brasileira de Psicodrama 29, no. 2 (April 24, 2021): 86–98. http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.00459_pt.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o projeto socionômico Ouvindo a Escola e seus desdobramentos, um conjunto de práticas sociopsicodramáticas realizadas durante o ano de 2020, gerado em modo remoto e em tempos de pandemia. Iniciamos fazendo um breve histórico da Psicologia Educacional e seguimos apontando a Pedagogia Psicodramática como perspectiva transformadora no campo socioeducativo. O projeto envolveu 11 psicodramatistas, 39 professores e 15 funcionários, trabalhadores de escolas da rede pública de ensino. Pretendemos dar visibilidade a práticas referenciadas que possam contribuir para a Psicologia Escolar Crítica no âmbito da educação pública, em tempos de isolamento social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Da Costa, Rosalia Vicente. "Gestão Democrática: função administrativa pedagógica e a atuação financeira dos gestores nas escolas de Sinop/MT-Brasil." Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad 6, no. 1 (January 11, 2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.17561/riai.v6.n1.01.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou-se verificar a atuação quanto à função administrativa pedagógica e financeira dos gestores nas escolas de Sinop de Mato Grosso-Brasil. Por tanto, esta pesquisa verifica se a gestão escolar dos gestores em quanto às distintas funções administrativas, pedagógicas e financeiras, estão pautadas no princípio da gestão democrática. Efetivamente, buscamos compreender através das leituras bibliográficas, observações do campo empírico, documentos como Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico e Prestações de Contas específicas de cada escola. Como objetivo geral buscamos analisar se a gestão escolar dos gestores em quanto às distintas funções administrativas, pedagógica e financeira, estão pautadas no princípio da Gestão democrática. Também, investigamos se a prática da gestão administrativa dos gestores está pautada na gestão democrática. Esta pesquisa qualitativa tem carácter descritivo com desenho não experimental. Desenvolvemos esta pesquisa em duas escolas públicas estaduais, e contamos com uma amostra não probabilística intencional porque realizamos a pesquisa com 48 pessoas que integram à comunidade escolar sendo os gestores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários e alunos. Analisamos os dados coletados através dos questionários e documentação mantida nas escolas. Neste contexto, consideramos os aspectos particulares da gestão, e também, a gestão democrática e sua relação com a comunidade educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

TROMBINI, JANAINE, FABIANE OLEGRÁRIO, and Luís Fernando Da Silva Laroque. "A evasão no ensino médio." REVISTA INTERSABERES 12, no. 25 (June 16, 2017): 144. http://dx.doi.org/10.22169/intersaberes.v12i25.573.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores que levam os alunos a evadir as salas de aula de uma escola pública de ensino médio localizada no Vale do Taquari/RS e as práticas pedagógicas/estratégias que o supervisor poderá elaborar juntamente com o grupo de professores e funcionários. Nos últimos anos a realidade de muitas escolas públicas há grande índice de evasão no ensino médio. Nesta direção, o trabalho preocupou-se também em encontrar maneiras/estratégias possíveis de serem executadas pelo grupo gestor juntamente com os professores a fim de amenizar esse elevado índice de evasão. Foram realizadas revisões bibliográficas de obras que tratam sobre a evasão escolar (livros, leis, artigos) e também realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores do ensino médio de uma escola publica estadual do município de Progresso, juntamente com questionários sobre o tema deste projeto com supervisores e alunos (casos) que permanecem nesta escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Assis, Lúcia Maria de. "Funcionários administrativos: um balanço crítico na EB." Retratos da Escola 11, no. 21 (February 20, 2018): 641. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i21.743.

Full text
Abstract:
O estudo mostra a trajetória política de formação dos funcionáriose técnicos administrativos da educação básica no Brasil, quecompõem o serviço de apoio escolar, até a promulgação das DCN paraa Formação Inicial e Continuada em Nível Superior, de 13 de maiode 2016, e conclui que há uma série de legislações que os incluem nacategoria de profissionais da educação, faltando só formação acadêmicaem nível superior para suas especificidades nas escolas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

De Almeida, Júlio Gomes, and Cristiane Ferreira Passos Bueno. "A construção de indicadores de qualidade na escola: participação dos funcionários na tomada de decisões." EccoS – Revista Científica, no. 56 (March 31, 2021): e8511. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n56.8511.

Full text
Abstract:
Este artigo discute dados de uma pesquisa realizada com funcionários de uma escola da rede pública municipal como parte de uma pesquisa mais ampla que ouviu todos os segmentos da comunidade escolar sobre avaliação educacional. A referida pesquisa[1] realizou-se no período de 2013-2015 mediante parceria entre a escola e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade da cidade de São Paulo e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Neste recorte, discute-se a percepção dos funcionários sobre qualidade da educação e o que eles consideram importante ser avaliado na escola. Os dados revelam que os funcionários constituem um segmento tradicionalmente excluído das questões pedagógicas, porém são os que apresentam as ideias mais coesas, mesmo em questões dessa natureza. Indicam, por isso, tratar-se de um segmento cuja contribuição para a melhoria da qualidade da educação escolar não pode ser descartada. [1] Autoavaliação institucional: a construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Malheiro, João. "Projeto político-pedagógico: utopia ou realidade?" Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 13, no. 46 (March 2005): 79–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362005000100006.

Full text
Abstract:
O tema da autonomia da escola vem sendo colocado em pauta, mais intensamente, pelos estudiosos e pesquisadores da educação brasileira desde que os mecanismos legais e normativos da reforma educacional brasileira de 1996, através de sua Lei n° 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, abriram possibilidades e esperanças de mudanças. Motivado por essas novas perspectivas, o presente estudo foi investigar como algumas escolas do Município do Rio de Janeiro estavam construindo seus Projetos Político-Pedagógicos, instrumento de planejamento que tende a facilitar a conquista dessa autonomia na gestão escolar. Depois de visitar 9 escolas e entrevistar 30 professores, além de vários alunos, pais e funcionários, o autor deste trabalho detectou que esse processo de autonomia ainda caminha a passos lentos. Como fruto da análise das entrevistas, percebeu-se que várias medidas legais do sistema educacional vigente dificultam a criação de algumas condições necessárias para que os agentes da comunidade escolar se motivem a realizar os seus próprios Projetos Político-Pedagógicos. Conclui este trabalho que é necessário revisar e ajustar alguns aspectos da própria autonomia atual da escola pública com algumas mudanças substanciais, para que seus autores possam ter condições de adaptar-se às novas realidades trazidas pela maioria do seu alunado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barroso, Lidiane Bittencourt, Letícia de Oliveira Nunez, and Nirvan Hofstadler Peixoto. "Prevenção contra incêndio: um estudo de caso em uma escola." Revista de Ciência e Inovação 2, no. 1 (July 21, 2017): 85–97. http://dx.doi.org/10.26669/2448-4091115.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisou os sistemas de prevenção contra incêndios utilizados em uma escola. O objetivo da Norma Regulamentadora 23, juntamente com legislação brasileira de segurança contra incêndio, é reduzir a possibilidade de incêndio e trazer as condições necessárias para atuar na sua prevenção. Para atingir os objetivos da legislação vigente, é necessário que os funcionários da escola sigam as recomendações pré-estabelecidas. Esta é uma pesquisa de campo de natureza exploratória e descritiva, por meio de perguntas fechadas mais registros fotográfi cos da edifi cação, para verifi car o grau de conhecimento dos funcionários da escola. Buscou-se o máximo de informações para assegurar que a escola segue as normas vigentes, oferecendo um ambiente seguro para a comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Da Silva, Luciene Amaral, and Inalda Maria Dos Santos. "O discurso da participação na gestão democrática da escola pública: o que dizem os sujeitos da escola." Educação, Ciência e Cultura 22, no. 3 (January 9, 2018): 53. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v22i3.3797.

Full text
Abstract:
O artigo é parte da pesquisa de mestrado realizada em três escolas da rede pública estadual de ensino de Alagoas, com o objetivo de analisar a concepção de participação dos membros do Conselho Escolar dentro da gestão democrática. Fizeram parte da pesquisa diretores, professores, funcionários, mães e alunos das escolas que não passaram pelo processo de eleição de diretor no ano de 2013 no sertão de Alagoas, sendo utilizado questionário e entrevistas para coleta de dados. Os dados foram analisados problematizando o conceito de participação, com o objetivo de perceber quais as condições de produção em que se deram cada discurso, o que dizem os sujeitos mediante o lugar que ocupam na escola e que ideologia está presente nos discursos desses sujeitos. O artigo está fundamentado no referencial teórico de autores como Paro (2000;2003;2007), Lück (2005; 2009), Orlandi (2006), Florêncio (2009), Melo (2011).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Euzébios Filho, Antonio. "Conselhos Escolares para que? Análise de uma Experiência com Gestão Escolar Democrática." Revista de Psicologia da IMED 11, no. 1 (April 24, 2019): 139. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2019.v11i1.2891.

Full text
Abstract:
Esse artigo relata a experiência de dois anos de um projeto de extensão com foco no fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizado por membros do curso de psicologia de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. O projeto aconteceu em três escolas municipais de ensino fundamental, no bojo do Programa municipal de fortalecimento dos Conselhos. Encontrou subsídio teórico em referências da psicologia escolar e da psicologia social, articulados pelo materialismo histórico e dialético. Durante o período de execução do projeto, foram realizadas ações como: encontros de formação com membros dos Conselhos Escolares (professores, funcionários, estudantes e pais), diagnósticos participativos, apoio no processo eleitoral e na elaboração coletiva de planos de trabalho das gestões eleitas, entre outras. Finalmente, intersecionando nossa experiência com o arcabouço teórico concluímos que, apesar dos avanços históricos da gestão escolar democrática e da política de estimulo aos Conselhos no município, foram identificadas barreiras para que essas instâncias não sejam figurativas ou acessórias das direções instituídas das escolas. A superação desse quadro começa pelo questionamento dos limites da própria democracia formal, dentro e fora da escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Ivani Ruela de Oliveira, and Leila Maria Ferreira Salles. "Adolescente em liberdade assistida e a escola." Estudos de Psicologia (Campinas) 28, no. 3 (September 2011): 353–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2011000300007.

Full text
Abstract:
Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Fabio Rafael Corrêa de, Bruno da Silva Nascimento Soares, Gislaine Silveira Nunes, Aline Andressa Trennepohl Borges, Suelen da Rosa Teixeira, and Leandro Luis de Lima. "MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO ESTRATÉGIAS NA GESTÃO DE PESSOAS: O TRABALHO DO GESTOR NUMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO JERÔNIMO/RS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 2 (April 27, 2021): 892–907. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i2.921.

Full text
Abstract:
O trabalho apresentado tem como questionamento central o modo como uma gestora escolar analisa seu trabalho frente a um grupo de professores de uma escola particular, motivando, liderando e resolvendo problemas burocráticos, administrativos e pedagógicos tudo ao mesmo tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar quais fatores da organização que mais influenciam o grupo de professores de uma escola particular do município de São Jerônimo pela visão da gestora escolar, sua busca para motivar o grupo de professores e funcionários e como exerce sua liderança perante aos colaboradores. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde foi montado um estudo de caso pautado em entrevista de cinco perguntas abertas feitas para a gestora da escola de Educação Infantil e um levantamento bibliográfico sobre motivação e liderança. Seus resultados mostram que dentro dos fatores que mais motivam os funcionários são o reconhecimento aos trabalhos feitos e a possibilidade de opinar sobre as melhorias a serem realizadas na escola e os que menos motivam são os fatores salariais e a comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Haguette, André, Márcio Kleber Morais Pessoa, and Eloísa Maia Vidal. "Dez escolas, dois padrões de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24, no. 92 (September 2016): 609–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362016000300005.

Full text
Abstract:
Resumo Tomando por base os resultados no Enem de 2011, realizou-se, ao longo de 2013 e 2014, uma pesquisa comparativa de cinco das dez escolas de Ensino Médio da rede estadual do Estado do Ceará com melhor desempenho, e de cinco entre as dez com rendimento mais fraco, quatro do interior e seis da capital. Os instrumentos de coleta de dados foram: visitas às escolas, entrevistas com um membro do núcleo gestor, com professores, alunos e funcionários e aplicação de um questionário numa turma de alunos e com professores. O objetivo era descobrir o que as escolas de melhor desempenho tinham que as de desempenho nitidamente insuficiente não tinham. A partir dos resultados, foi construído um “retrato falado” de cada escola, apontando suas principais características. Logo ficou evidenciado que existem dois padrões escolares mutuamente excludentes e irreconciliáveis, o que foi traduzido em duas tipologias ideal-típicas reveladoras da situação e susceptíveis de fornecer elementos para a elaboração de políticas educacionais. Este artigo omite os “retratos falados” de cada escola por falta de espaço, e concentra-se na apresentação e discussão das duas tipologias de maneira a explicitar e explicar o duplo padrão, verdadeiro dualismo, existente entre estabelecimentos de uma mesma rede escolar pública. A conclusão levanta questionamentos provocados pela pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

MalafaiaBorges et al., Tainara Rodrigues. "Políticas Públicas Educacionais: uma análise." Multi-Science Journal 1, no. 11 (February 4, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i11.565.

Full text
Abstract:
No Brasil, tanto as instituições públicas como as privadas são regulamentadas pelas políticas públicas que são implantadas pelo Estado. É dever do Estado, garantir educação de qualidade a toda sociedade. Desta maneira, conhecer as Políticas Públicas é condição para compreender seu significado, sentido, amplitude e mediações necessárias para a efetivação do direito à educação. Nesse contexto, os principais responsáveis em garantir que essas políticas se cumpram de forma eficaz no ambiente escolar são os gestores. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar o conhecimento dos gestores de duas escolas municipais de Pires do Rio - GO em relação às políticas públicas educacionais, bem como quais as políticas públicas estão presentes no ambiente escolar. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se a pesquisa qualitativa. Como procedimento foi realizada uma pesquisa de campo. Como sujeitos desta pesquisa foram selecionados: professores, coordenadores e diretores das escolas campo. A pesquisa foi desenvolvida em 03 (três) etapas: fundamentação teórica, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Analisando os dados da Escola I onde foi aplicado um questionário para quatro funcionários, sendo ele, diretora, coordenadora e duas professoras, onde somente a coordenadora respondeu, foi possível perceber que a mesma não possui conhecimento sobre o que são Políticas Públicas Educacionais, pois as respostas foram retiradas da internet. Analisando os dados da Escola II a qual foi feita uma breve entrevista com a secretária, diretora e a coordenadora, percebeu-se que elas tinham conhecimento sobre as Políticas Públicas, e com isso souberam nos dizer quais estavam presentes no ambiente escolar, sendo elas, a merenda escolar, o programa Mais Educação, as “verbas”, e o PDDE. Nesse sentido, percebe-se que há uma falha em relação à formação de profissionais da educação básica, quando o assunto é o conhecimento das políticas públicas educacionais. Uma das sugestões para o problema em questão é aumentar o investimento em cursos de formação continuada, para que aqueles profissionais que não adquiriram tais conhecimentos durante sua graduação possam se atualizar. Conhecer os direitos dos estudantes, dos funcionários, e os fazer serem cumpridos, são garantias de uma educação de qualidade para todos, sem exceções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Moraes, Maria Erlândia, and Napiê Galvê Aráujo Silva. "Os Impactos do Projeto Jovem de Futuro no Processo de Ensino-Aprendizagem na Ótica da Gestão Escolar." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no. 2 (June 23, 2016): 132. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n2p132-140.

Full text
Abstract:
<p>Gestão Escolar nos dias atuais constitui-se um tema de grande relevância para a qualificação da ação educativa no âmbito da escola,<br />especialmente, das escolas públicas que historicamente têm sido cenário de diversos programas e projetos que adentram esse espaço na<br />tentativa de transformá-lo, e que muitas vezes, devido à descontinuidade das políticas educacionais públicas deixam em seus atores um misto de frustração e esperança de que dias melhores virão para a excelência do fazer pedagógico. Este trabalho objetiva tratar desse tema na vertente histórica e de qualidade da ação gerencial das escolas, há pouco extensiva ao gestor de sala de aula que tem papel primordial nessa evolução conceitual e no âmbito da gestão escolar por resultados. A metodologia utilizada para este estudo foi a consulta a documentos oficiais e resultados de aprendizagem obtidos pela EEM São Francisco da Cruz nos anos de 2012 a 2014, período de execução do Projeto Jovem de Futuro/Programa Ensino Médio Inovador, e observação direta da realidade associada à aplicação de questionários aos segmentos que compõem a escola: comunidade, pais, alunos, funcionários, professores e gestores. Deste estudo, pode-se chegar a conclusões importantes para o aperfeiçoamento e prática da gestão escolar, como o desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa, com o exercício constante de relações de autoridade horizontais e responsabilização de todos na diversificação das parcerias existentes para atingir o foco da ação educativa: a aprendizagem dos alunos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Damasceno, Sônia Maria Souza, Gardênia Abbad, and Pedro Paulo Murce Meneses. "Modelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionais." Paidéia (Ribeirão Preto) 22, no. 52 (August 2012): 217–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2012000200008.

Full text
Abstract:
A área de treinamento tem produzido pouco sobre análises organizacionais, de forma que avaliações de treinamento em níveis abrangentes tendem a ser escassas na literatura científica. Este estudo teve por objetivo propor um modelo lógico de avaliação de treinamento sobre o desempenho de uma organização pública, bem como testar sua avaliabilidade. Para tanto, foi realizada entrevista coletiva com 11 funcionários para identificação de treinamento capaz de alterar o desempenho da organização, entrevista com um funcionário para escolha de indicadores de desempenho organizacional sensíveis ao treinamento, entrevistas com sete funcionários com vistas à seleção de material para proposição do modelo, grupo focal com 28 funcionários para validação do modelo lógico. Ainda que a avaliabilidade do curso não tenha sido plenamente constatada, o modelo lógico permitiu a clarificação das relações entre o treinamento e o desempenho organizacional, principal entrave em processos avaliativos desta natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nascimento Neto, Misael Carlos. "Gestão Escolar e Treinamento de Atores de Educação através de Formações Profissionais." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 4, no. 1 (January 19, 2017): 160. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed15557.

Full text
Abstract:
A Gestão Escolar configura-se como uma área fundamental dentro da grande Gestão de Pessoas, entretanto, a mesma tem sido quase que negligenciada devido aos poucos estudos específicos voltados para o treinamento e consequente desenvolvimento de pessoal dentro das instituições escolares. Dado o pouco preparo recebido nos processos formativos dos atores educacionais, urge a necessidade do aprimoramento profissional, ainda que através de intervenções pontuais como as formações profissionais. Este estudo consiste na apresentação de um levantamento de temáticas feita em três escolas, duas particulares de ensino infantil e uma estadual de ensino médio e técnico profissionalizante na cidade de Casa Nova – BA. Foram entrevistados cerca de 90 profissionais (entre professores, diretores, coordenadores, funcionários de limpeza e secretariado) sobre qual temática seria mais pertinente para uma formação profissional. Foi respeitado o direito de não participar da pesquisa em questão, sendo que muitos profissionais sugestionaram mais de uma temática. Mediante uma análise temática de conteúdo de Bardin, foi possível realizar uma codificação através de categorias de cada escola, obtendo assim as temáticas eleitas como mais atrativas para esses professores em questão, não se restringindo apenas a temas cotidianos (como metodologias de ensino ou aulas diferenciadas), mas à dinâmica relacional com os atores envolvidos (entre os professor-aluno e professor-pais-funcionários da escola) e a própria saúde mental dos mesmos (ambientes saudáveis, autoimagem do professor e o modo de lidar com as emoções). Tal levantamento mostra-se importante por localizar quais temáticas são mais pertinentes, favorecendo assim uma intervenção mais eficaz.Palavras-chaves: Gestão Escolar; Formação Profissional; Educação; Psicologia Organizacional e do Trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Prado, Elaine Cristina Rodrigues, Claudia Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, and Nubia Deborah Araujo Caramello. "Políticas públicas socioeducacionais: implantação do ensino integral na rede pública em Cacoal - Rondônia." Revista Brasileira de Administração Científica 12, no. 2 (March 22, 2021): 179–97. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.002.0015.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais, localizada no município de Cacoal no estado de Rondônia (Uma atende o Projeto Guaporé e a outra o Projeto Escola do Novo Tempo e a Escola da Escolha). Metodologicamente foram adotados métodos mistos análise dos resultados, para obtenção de dados foi aplicado questionários com questões referentes à determinação estipulada pelo Plano Nacional de Educação – PNE, mais especificamente a Meta de Número 06 tendo como objetivo obter os dados necessários para análise de indicadores que proporcionem interpretar o cenário de implantação do Ensino Integral no município, e visionar a viabilidade da determinação em relação ao aumento da carga horária, serão verificados através dos dados obtidos a veracidade do aumento da carga horária de 04 (Quatro) para 07 (Sete) horas como estipula a Meta número 06 do Plano Nacional de Educação – PNE de acordo com a Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, juntamente com a práxis metodológica utilizada pelas respectivas escolas e o impacto que a mudança trouxe no decorrer do projeto. O resultado proporcionou averiguar que a implantação do tempo escolar pensada para mitigar a ausência de justiça social a comunidades mais carentes, tem como lacuna a própria aceitação dos estudantes, levando o quadro de funcionários a exercerem o constante papel de motivador para manter e conquistar novos alunos. Os professores por meio da metodologia de projetos buscam estratégia para sanar as dificuldades de aprendizagem, bem como utilizar as orientações pedagógicas do programa do ICE que apresenta o projeto de vida, o nivelamento e uma formação integral como práxis metodológica para atender a Meta 06 da PNE. A ausência de ampliação de infraestrutura é um dos fatores agravantes que inviabilizam em totalidade as Estratégias propostas pela Meta 06.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Leme, Ana Carolina Barco, Sonia Tucunduva Philippi, and Erika Christiane Toassa. "O que os adolescentes preferem: os alimentos da escola ou os alimentos competitivos?" Saúde e Sociedade 22, no. 2 (June 2013): 456–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000200016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: identificar e justificar as escolhas alimentares dos adolescentes durante o intervalo de aula e conhecer a visão dos funcionários acerca da aceitação dos alunos em relação à Alimentação Escolar. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado em uma escola pública do município de São Paulo. Foram selecionados 83 adolescentes para identificar as escolhas alimentares durante o intervalo de aula, amparando-se na Teoria das Representações Sociais. Com o intuito de complementar a pesquisa, 12 funcionários participaram de uma entrevista visando conhecer a visão deles em relação à aceitação e a adesão dos alunos à Alimentação Escolar. Para ambas as populações estudadas, foram elaboradas questões discursivas. A análise dos dados foi realizada pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo, identificando as figuras metodológicas - expressões-chave e ideias centrais - para a construção do discurso. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que, apesar da baixa aceitação da Alimentação Escolar, os alunos a consomem por ser a única alternativa para se alimentar no ambiente educacional. Também é comum a compra de alimentos em estabelecimentos próximos à escola ou trazidos de casa para complementar a Alimentação Escolar ou como a única fonte alimentar no período de aula. Na visão dos funcionários, os alunos gostam da Alimentação Escolar, com exceção de alguns alimentos que não fazem parte dos hábitos alimentares ou cujas características organolépticas não os atraem. CONCLUSÃO: Sugerem-se modificações nas refeições para que seu consumo seja estimulado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Beluci, Thaise, and Alessandra de Morais Shimizu. "Injustiças no cotidiano escolar: percepções de membros de uma escola pública." Psicologia Escolar e Educacional 11, no. 2 (December 2007): 353–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572007000200013.

Full text
Abstract:
Embasada nas teorias piagetiana e kohlberguiana sobre o desenvolvimento de julgamento moral, esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais ocorrências de injustiça no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental e médio do oeste paulista e comparar as percepções dos diferentes membros da escola em pauta. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário em 156 alunos, 39 pais de alunos, 15 professores e 11 funcionários, perfazendo um total de 221 participantes. Os dados foram analisados e comparados conforme o papel exercido por categoria do participante na escola investigada. Os resultados demonstraram que a escola é concebida como um ambiente injusto por seus membros, no entanto, os agentes que possibilitam ações consideradas injustas (professores, direção/coordenação, alunos, pais, polícia e sociedade) são percebidos de maneira diferente de acordo com o papel desempenhado pelo membro da comunidade escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Mota, Catarina Pinheiro, and Paula Mena Matos. "Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo." Análise Psicológica 28, no. 2 (December 6, 2012): 245–54. http://dx.doi.org/10.14417/ap.278.

Full text
Abstract:
Numa perspectiva ecológica foram analisadas as percepções de 109 adolescentes institucionalizados (Midade=16,19; DP=1,37) relativas à qualidade das relações estabelecidas com adultos significativos na escola (professores e funcionários), bem como com funcionários da instituição. Este estudo teve como objectivo determinar o contributo das variáveis relacionais na predição de competências sociais tais como a assertividade, a empatia e o autocontrolo. Pretendeu-se ainda testar o papel mediador da qualidade da relação com os pares na predição das competências sociais. A análise mediante equações estruturais identificou um modelo capaz de predizer uma contribuição indirecta dos professores e funcionários da escola na assertividade e na empatia, enquanto a qualidade da relação com os pares apresentou um efeito directo nas mesmas variáveis. Não foi confirmado o papel mediador da qualidade da relação aos pares na associação entre a qualidade da relação com professores e os funcionários da escola e o desenvolvimento de competências sociais. No entanto, encontrou-se um efeito directo da qualidade da relação com os funcionários da instituição nas competências de autocontrolo. Adolescentes institucionalizados parecem ser sensíveis à qualidade da relação que estabelecem com adultos significativos para além da família, percebendo diferentes papéis nos adultos do contexto escolar e da instituição permitindo-lhes desenvolver diferentes competências sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Romão-Torres, Essia de Paula, Julia Siqueira Moreau, Gabrielly Costa Lino, and Kevin Washington Azevedo da Cruz. "Perspectivas de uma Educação Inclusiva na rede estadual de ensino de Breves, arquipélago do Marajó, Pará." Research, Society and Development 10, no. 9 (July 20, 2021): e4910917661. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17661.

Full text
Abstract:
A educação inclusiva tem se constituído como um avanço na formação de alunos com necessidades educativas especiais, diferenciando-se do modelo segregado. No Pará, tem se desenvolvido no ensino regular com apoio especializado, além das instituições específicas. Em Breves, no Marajó, atividades nessa perspectiva iniciaram na década de 1980, através de cursos de capacitação, um processo gradativo e excludente, onde a participação era restrita apenas àqueles considerados aptos a desenvolver habilidades e competência em turmas de ensino regular. Neste sentido, objetivou-se conhecer a atual conjuntura da educação inclusiva no ensino médio da rede estadual urbana de Breves. A metodologia correspondeu na aplicação de questionários com entrevistas semiestruturadas a funcionários das escolas alvo deste estudo. Tem-se como resultados a constituição e discussão dos perfis Histórico escolar; Educação inclusiva da escola; Perfil dos alunos PcD’s e o Perfil de acessibilidade escolar. É conclusivo a necessidade de uma acessibilidade pedagógica e estrutural nas escolas, onde faça-se com que a inclusão não se limite a atendimentos educacionais especializados e espaços acessíveis, mas uma abordagem que promova uma inclusão holística, de documentos institucionais a práticas pedagógicas e sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Mises, Ludwig Von. "As Implicações Sociais e Políticas da Burocratização." MISES: Interdisciplinary Journal of Philosophy, Law and Economics 2, no. 2 (December 1, 2014): 481–89. http://dx.doi.org/10.30800/mises.2014.v2.655.

Full text
Abstract:
Este texto trata de algumas implicações mais amplas da expansão do setor público e da gestão burocrática que a acompanha, como os conflitos entre os interesses dos funcionários e os dos cidadãos, a influência da burocratização na atividade acadêmica e as contradições entre objetivos de diferentes setores da administração púbica. É de especial interesse notar o uso da hipótese de funcionários auto interessados na análise, antecipando a tradição da escola da escolha pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Pereira, Rosa Martins Costa, Ednalva Oliveira Silva, and Maria José Ambrósio dos Reis Peters. "A ESCOLA NA ROTA DE MIGRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESEJOS E DESAFIOS." Revista Presença Geográfica 6, no. 1 (August 29, 2019): 142. http://dx.doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4259.

Full text
Abstract:
Este estudo é um relato de experiência do processo inicial de acolhida de estudantes imigrantes em uma escola pública do município de Porto Velho – RO. O objetivo é apresentar os desafios enfrentados pela equipe escolar para inserir os estudantes no sistema de ensino brasileiro. Para tanto, descreve-se aqui a experiência das autoras que são coordenadora pedagógica, professora e pesquisadora da temática. A delimitação espaçotemporal deste relato se insere no ano de 2012, ano em que muitos pais de crianças haitianas procuraram a escola para matricular seus filhos. Eles informavam que já haviam peregrinado em várias escolas e todas alegavam não dispor de vagas tão logo os funcionários percebiam a falta da documentação necessária para a matrícula ou mesmo a ausência de qualquer documento. A partir desse momento, iniciou-se um processo que denominamos de “desejos e desafios”. Desejos de alguns profissionais envolvidos em garantir o direito à educação das crianças e os desafios impostos pela burocracia, desconhecimento, falta de orientação e aporte pedagógico para as escolas e, muitas vezes, preconceito e ausência de interesse em conhecer e acolher os imigrantes. A matrícula é apenas o primeiro desafio. Outros dilemas complexos são demandados pelo contexto escolar, como as avaliações classificatórias, reclassificatória, lacuna, a operacionalização de testes de localização, a aceitação dos professores e dos demais estudantes, as estratégicas didáticas de alfabetização em Língua Portuguesa, entre outros. Observa-se que a escola é rota da migração para assegurar direitos humanos. Por este motivo, torna-se tão urgente quanto fundamental que os educadores se envolvam efetivamente nesse debate com proposições de caminhos para que os desejos vençam os desafios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Moura Nascimento, Maria Isabel, Isabel Castilho Palhano, and Suzamara Weber. "FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA NECESSIDADE DE NOVOS MODELOS DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL." Revista Exitus 11 (July 15, 2021): e020161. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1id1616.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste texto é analisar os fundamentos históricos da necessidade da implantação de escolas militares no Brasil. Assim, historicizamos as origens da educação militar, problematizamos a disputa do espaço escolar na luta pela hegemonia capitalista e por fim, apresentamos e analisamos a contradição entre os princípios militares e os documentos legais da educação. Especificamente refletimos a partir do contexto de conflito que envolve dois colégios públicos no estado do Paraná, a saber: Gildo de Laranjeiras do Sul e Manoel Ribas de Guarapuava. Em ambos os colégios as manifestações de repúdio partiram de estudantes, pais, professores e funcionários, sujeitos envolvidos diretamente com o contexto escolar. Para tanto, tendo como base a perspectiva ontológica marxiana podemos afirmar que novos modelos de gestão da educação pública a partir da imposição de normas da educação militar, ou seja, a transformação da escola pública em colégio militar como se fosse a solução para os problemas da educação, representa um retrocesso para a gestão da educação pública e democrática no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Eyng, Ana Maria, Maria Lourdes Gisi, and Romilda Teodora Ens. "VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: um diálogo necessário no cotidiano escolar." Revista Diálogo Educacional 9, no. 28 (July 7, 2009): 467. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v9i28.3175.

Full text
Abstract:
As representações sociais comportam dimensões históricas, sociais e culturais, que se manifestam na tomada de decisão e nas ações no cotidiano escolar. Portanto, entender as representações dos múltiplos protagonistas do/no contexto escolar como dimensões da complexidade do fenômeno no cotidiano escolar, significa entender a escola, ela em si mesma, como complexa. Nesta perspectiva, foram analisadas as representações sobre as violências que se manifestam no cotidiano escolar, com o propósito de favorecer uma melhor compreensão sobre este fenômeno e subsidiar formas de redução e prevenção. A pesquisa ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 467-480, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 467-480, set./dez. 2009 468 EYNG, A. M.; GISI, M. L.; ENS, R. T. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 467-480, set./dez. 2009 foi realizada em duas etapas, a primeira etapa em 2006 e 2007, com 728 alunos(as) de ensino fundamental e médio e 57 professores(as) em sete escolas públicas do Estado do Paraná, mediante o método das evocações. A segunda em 2008, numa escola pública estadual de grande porte com pais, alunos, professores e profissionais pedagógicos e administrativos – agrupados como funcionários. Os dados foram obtidos mediante realização de entrevistas estruturadas. Os dados evidenciam que o fenômeno das violências nas escolas é percebido de modo diferente pelos diferentes protagonistas, o que pode estar associado ao fato deste fenômeno, não ter se constituído, em âmbito geral, nas escolas, em uma questão para análises coletivas e proposição de ações conjuntas. E pelo fato das representações sociais estarem fortemente ancoradas em concepções que são próprias de cada grupo social e do seu contexto. Assim cabe chamar a atenção para a necessidade de um maior aprofundamento da discussão coletiva, da definição de posicionamentos e estratégias de ação compartilhadas. E, em especial, a inserção dessa temática em cursos de formação inicial e continuada de professores para a educação básica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Brasiliano, Betânia Nicácio, Laís Barbosa Alves, and Soraya Dayanna Guimarães Santos. "CORPO VIVIDO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: OLHAR DE GESTORES E DE FUNCIONÁRIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 8, no. 2 (December 2, 2020): 457–72. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2020v8n2p457-472.

Full text
Abstract:
A corporeidade pode ser entendida como a forma com que percebemos nossos corpos através da representação em nossa mente. Desta maneira, investigar como o corpo das pessoas com deficiência é percebido possibilitará um maior entendimento de como as relações com os corpos desses sujeitos são estabelecidas. O objetivo do presente estudo foi analisar o olhar de gestores e de funcionários de uma escola pública sobre o corpo de alunos com deficiência. Realizou-se entrevista semiestruturada com dois gestores e três funcionários de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Tivemos como principais resultados, que o olhar de gestores e de funcionários da escola é cercado pelo discurso da “normalidade” e da “superproteção”, além do ambiente escolar não estar preparado para incluir os alunos que possuem deficiência. Desta maneira, existe a necessidade de desconstruir essa forma estigmatizada e cercada de preconceitos acerca do corpo da pessoa com deficiência, devendo-se valorizar o potencial humano e suas relações estabelecidas através dele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rosa, Maria Inês Petrucci, and Andréa Helena Tosta. "O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar." Ciência & Educação (Bauru) 11, no. 2 (August 2005): 253–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132005000200008.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende analisar discursos presentes na escola, relacionados com a química enquanto componente disciplinar, explorando para isso, o conceito de "lugar" e suas implicações para o estudo da evolução dessa disciplina no currículo em ação no contexto escolar. Ao se buscar uma compreensão da problemática posta, foram entrevistados diferentes atores na escola: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, propondo a seguinte questão: "Qual é o lugar da Química na escola?" A essa pergunta, foi produzido um espectro amplo de manifestações, que aqui serão analisadas à luz da problemática já exposta e de um quadro teórico que se apóia em De Certeau, Goodson, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography