Academic literature on the topic 'Funções do administrador'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Funções do administrador.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Funções do administrador"

1

Melo, Marcia Regina Antonietto Costa, Neide Fávero, Maria Auxiliadora Trevizan, and Miyeko Hayashida. "Expectativa do administrador hospitalar frente as funções administrativas realizadas pelo enfermeiro." Revista Latino-Americana de Enfermagem 4, no. 1 (1996): 131–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691996000100012.

Full text
Abstract:
Objetivando averiguara expectativa do administrador hospitalar frente a função administrativa inerente ao enfermeiro, este estudo utilizou-se das funções propostas pela Teoria Neoclássica da Administração: planejamento, organização, direção e controle como referencial teórico, Aplicou-se um instrumento fundamentado em TREVIZAN (1989) a 11 administradores hospitalares. 0s resultados mostraram que estes esperam que as quatro funções sejam realizadas pelos enfermeiros, É de fundamental importância a interação entre estes dois profissionais para o aprimoramento da assistência prestada ao paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Iraci dos, and Carolina Bittencourt Castro. "Características pessoais e profissionais de enfermeiros com funções administrativas atuantes em um hospital universitário." Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, no. 1 (2010): 154–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000100022.

Full text
Abstract:
Considerando as características próprias dos enfermeiros que exercem funções administrativas, delimitou-se como problema: qual é o perfil do enfermeiro administrador do cuidar em enfermagem? Tem-se como objetivo: delinear o perfil do enfermeiro administrador segundo suas características pessoais e profissionais. A pesquisa se realizou em 2007, no Rio de Janeiro, através do método descritivo, aplicando-se um questionário a 66 enfermeiros exercendo cargos de chefia. Constatou-se a predominância da faixa etária entre 44 e 48 anos, com união estável e um filho. A maioria (89,39%) tem dois vínculos públicos, tempo de formado de 21 a 25 anos (39,39%), preparo teórico para a liderança (80,30%), curso de pós-graduação lato sensu (36,36%) e stricto sensu (36,06%). Concluindo-se que os enfermeiros administradores possuem, predominantemente, especialização em áreas clínicas, e sendo a liderança indispensável ao processo do cuidar, sugere-se que em estudos futuros seu perfil seja correlacionado aos estilos gerenciais e dimensões da liderança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Susana Catarina Simões de. "O Papel do Administrador da Insolvência no Novo Regime Insolvencial Português." Review of Business and Legal Sciences, no. 8 (July 12, 2017): 305. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i8.854.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, estudamos o papel do administrador da insolvência no novo regime insolvencial português.O administrador da insolvência foi uma figura criada pelo Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas que, tal como nos propomos demonstrar, desempenha um papel de extrema relevância na prossecução das finalidades do processo e, consequentemente, na satisfação dos interesses que pululam no mesmo.Salientamos, porém, que não temos a veleidade de fazer um estudo profundo, nem apresentar conclusões maduramente reflectidas sobre o tema, pelas razões que se apontam: por um lado, em virtude da juventude do diploma, que não nos permite saber quais as repercussões práticas dos dispositivos em análise; por outro, por ser um terreno parcamente lavrado pela doutrina; e, finalmente, porque temos a consciência de que seria demasiadamente ambicioso trazer, para esta exposição, apontamentos sobre as inúmeras intervenções processuais da figura.Conscientes deste contexto e após uma breve introdução, dedicare-mos as primeiras páginas desta exposição a um enquadramento histórico e comparatístico do direito falencial português, numa perspectiva interessada no nosso tema. No trecho seguinte, de maior monta, debruçar-nos-emos sobre o papel do administrador da insolvência no novo processo insolvencial, tecendo considerandos sobre a nomeação, funções e tentativa de "profissionalização" deste órgão da insolvência. De seguida, faremos alguns apontamentos sobre o Estatuto do Administrador da Insolvência. E, por último, abordaremos, a traços largos, o regime das sociedades de administradores de insolvência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dror, Yehezkel. "O administrador público tipo delta para o século 21." Revista do Serviço Público 48, no. 2 (2014): 5–26. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v48i2.381.

Full text
Abstract:
O artigo estuda um aspecto da reforma do Estado que, segundo o autor, tem sido sistematicamente negligenciado pelas atuais propostas que focalizam o modelo da administração gerencial. Trata-se das funções vitais do governo de tomar decisões críticas e adotar políticas diante das mudanças provocadas pela revolução global. Segundo Dror, as tarefas de alto comando (high-order tasks) de definir trajetórias e as novas formas de governança exigem um ajuste significativo do governo central. Este ajuste refere-se, principalmente, à concepção e ao desenvolvimento de um novo padrão de funcionários do primeiro escalão público, o qual contribuiria com conhecimento e perspectivas para enfrentar as tarefas de alto comando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Wernke, Rodney, Ivone Junges, Cleyton De Oliveira Ritta, and Denize Calegari de Souza. "Perfil dos Gestores Financeiros de Pequenas Empresas Comerciais." Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas 8, no. 3 (2019): 69. http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1207.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar o perfil dos gestores financeiros de pequenas empresas comerciais sul-catarinenses quanto às funções e papéis que exercem.Método: Pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento de dados (survey).Originalidade/Relevância: O que faz o dirigente da pequena empresa comercial, como gerente financeiro é ainda pouco investigado empiricamente. Esse contexto ressalta a importância de conhecer os estilos gerenciais desses gestores, bem como a necessidade de pesquisar as funções e os papéis do administrador conjuntamente, em vez de estudá-los isoladamente, como ocorre com a maioria das pesquisas.Resultados: Constatou-se que a preocupação maior dos gestores financeiros das empresas pesquisadas é com a função de planejamento, seguida pelas funções de controle, de organização e de alocação de recursos. Quanto aos papéis exercidos predominaram os de monitor, empreendedor, contato, disseminador, liderança e líder.Contribuições teóricas/metodológicas: A aplicação de teste estatístico não-paramétrico indicou que os fatores contingenciais “idade”, “tempo de atuação” e “nível de escolaridade” não influenciam os níveis de prioridade dados pelos gestores financeiros aos papéis e funções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pires Oliveira, Thiago. "A REMUNERAÇÃO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL EM PROCESSOS DE INSOLVÊNCIA EMPRESARIAL NA JURISPRUDÊNCIA DO TJDFT." Revista de Doutrina Jurídica 108, no. 2 (2017): 205–25. http://dx.doi.org/10.22477/rdj.v108i2.106.

Full text
Abstract:
Este artigo estudou a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios [TJDFT] sobre a remuneração do administrador judicial em processos de insolvência empresarial [falência e recuperação judicial]. O objetivo foi compreender a jurisprudência do TJDFT para fins de contribuição com a estabilização jurisprudencial no âmbito do direito empresarial. O método utilizado é o jurídico dogmático, no qual foi feita uma análise da legislação, da doutrina e da própria jurisprudência produzida pelo Tribunal. A conclusão principal que se obteve foi que a jurisprudência do TJDFT aponta tendências que poderão orientar os demais aplicadores do direito no que se refere à remuneração do administrador judicial, seja quanto a delimitação de honorários, seja quanto as hipóteses de acumulação da sindicatura com outras funções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Branício, Simone de A. R., and Claúdio M. Castro Filho. "O trabalho do dirigente de unidades de informação sob diferentes perspectivas administrativas." Perspectivas em Ciência da Informação 12, no. 3 (2007): 142–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362007000300011.

Full text
Abstract:
O trabalho do dirigente de unidades de informação é discutido sob diferentes perspectivas administrativas, refletindo sobre novas formas de se entender o trabalho desse profissional à luz de abordagens que contemplam conceitos como gestão do aprendizado, competências e liderança. Em uma delas, as funções do administrador são definidas como planejar, organizar, dirigir e controlar, enquanto que outras evidenciam a avaliação das atividades rotineiras e a necessidade de uma visão integrada da unidade como forma de facilitar as tomadas de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pessoa, Flávia Moreira Guimarães, Henrique Ribeiro Cardoso, and Otavio Augusto Reis de Sousa. "Possibilidade e limites do controle judicial das ações e das omissões da Administração Pública na implantação de políticas públicas com sede constitucional." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 15, no. 61 (2015): 117. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v15i61.25.

Full text
Abstract:
O Direito Administrativo reflete a relação do Estado com o cidadão e constrói o modo de agir do administrador. Esta atuação, outrora livre e insindicável pelo Poder Judiciário, encontra-se na atualidade pautada pela observância de um conjunto de normas – regras e também princípios constitucionais – num contexto mais amplo que o da legalidade: de juridicidade. Neste cenário, cresce a importância da atuação do Poder Judiciário chamado a impor escolhas à Administração ou mesmo a determinar em situações concretas a implantação de políticas públicas garantidoras do mínimo existencial. A intervenção do Judiciário, chamado a decidir, é obrigatória e deve prestigiar a dignidade da pessoa humana, expressa na entrega ao cidadão do mínimo existencial. Neste ponto, a discricionariedade do administrador público é tendente a zero, e o compromisso posto na Constituição, que funda a República na dignidade da pessoa, é extensivo não só ao administrador, mas a todos os poderes e os que exercem suas funções em nome do Estado. Tal postura, embora ideal, conhece limites. A situação concreta, com o exame de sua razoabilidade - aquilo que o indivíduo pode racionalmente esperar que seja custeado por toda a sociedade – encontrará como limite os custos das prestações requeridas e o planejamento da Administração, sendo a teoria da reserva do possível adequada para a análise casuística da prestação requerida judicialmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souto, Daphnis Ferreira. "Saúde e Trabalho." Revista do Serviço Público 107, no. 2 (2017): 67–76. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2440.

Full text
Abstract:
Um dos objetivos básicos de toda organização de trabalho é a otimização do emprego dos fatores de produção utilizados em seus diferentes sistemas operacionais e administrativos. Otimizar um sistema significa dotá-lo dos fatores de produção necessários e suficientes ao desempenho de suas funções e que permitam que seus objetivos sejam atingidos com a máxima eficiência, isto é, minimizar custos e maximizar resultados eficazes. Os recursos humanos, constituindo-se em um dos mais valiosos fatores de produção, devem merecer do administrador moderno atenção especial. Essa atenção deve se traduzir no estabelecimento de programas que visem, entre outros aspectos, os da proteção da saúde do elemento humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Eliandro Dos Santos, Andre Zanki Cordenonsi, and Daniel Flores. "A ANÁLISE CONTEXTUAL DE TAREFAS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ARQUIVÍSTICOS INFORMATIZADOS." PontodeAcesso 2, no. 2 (2008): 113. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v2i2.1779.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos, ressaltando as diferenças entre a modelagem feita por um Analista de Sistemas e por um Arquivista. O estudo de caso foi centrado no SIE (Sistema de Informações para o Ensino), mais especificamente tratando dos requisitos analisados quando da modelagem do MPCP(Módulo de Protocolo e Controle de Processos), sistema utilizado no DAG (Departamento de Arquivo Geral) da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, utilizou-se da técnica de Análise de Tarefas que trata da informação de acordo com a visão do usuário. Assim observa-se que o MPCP/SIE não atinge pleno êxito, limitando o administrador a funções básicas. No modelo arquivístico, incluem-se as correspondências juntamente aos processos, permitindo um maior controle das informações no departamento e um melhor desempenho do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Funções do administrador"

1

Oliveira, Jair de. "Estilos gerenciais do dirigente e estágios de desenvolvimento da pequena empresa: proposição de um modelo baseado nas funções e nos papéis do administrador e no setor metal-mecânico de Araraquara, Matão e São Carlos-SP." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-09082010-112110/.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho é caracterizar um modelo descritivo de estilos gerenciais do empresário de pequena empresa, coerentes com os estágios de seu desenvolvimento organizacional e baseados nas funções e nos papéis do administrador. O tema da pesquisa é o trabalho do administrador, sobre o qual foi realizada uma revisão na literatura, encontrando-se duas grandes abordagens: a do processo e a dos papéis. O questionamento central da pesquisa é se essas duas abordagens seriam adequadas para explicar os estilos gerenciais do dirigente da pequena empresa. Para responder esse questionamento, realizou-se um trabalho de campo dividido em duas fases. A primeira, classificada como descritiva, almejando mapear e descrever as principais características organizacionais e demográficas de 52 pequenas empresas do setor metal-mecânico instaladas na cidade de São Carlos-SP. A segunda, classificada como exploratória, utiliza técnicas estatísticas multivariadas - Análise de Agrupamento, Análise Fatorial e Análise de Correspondência - e foi realizada em 71 empresas instaladas nas cidades de São Carlos, Araraquara, Matão, Américo Brasiliense e Sertãozinho, todas do estado de São Paulo. Como resultado, constata-se que as duas abordagens são úteis para descrever o trabalho do dirigente da pequena empresa. Identificam-se, nas relações entre as duas abordagens, cinco conjuntos de posicionamento dos dirigentes: estruturação, público externo, equipe, oportunidades e recursos e ideias. Percebendo-se que os dirigentes valorizam diferentes posicionamentos, conforme o estágio da empresa, entende-se que os posicionamentos mais valorizados descreveriam os estilos gerenciais do dirigente para aquele estágio. Assim, apresentam-se três descrições de estilos gerenciais. Uma para todos os estágios, outra para as empresas dos estágios um e dois, e a última para as ) empresas o estágio três. Essas descrições são relativas às pequenas empresas do setor metal-mecânico; por isso, as generalizações são limitadas às empresas do setor.<br>The present thesis proposes a descriptive model of a small business entrepreneur\'s management styles, consistent with the stages of organizational development of the company and based on the administrator\'s functions and roles. The research topic is the work of the administrator based on a review of the literature finding two broad approaches: the process and the roles. The central research concern is whether these two approaches are helpful in explaining the management styles of the leader of small business. To answer this question, a field work divided into two phases was performed. The first, classified as descriptive, mapped and describe the main demographic and organizational characteristics of 52 small companies in the metal-mechanic sector installed in the city of São Carlos-SP; the second, classified as descriptive, used multivariate statistical techniques - Cluster Analysis, Factor Analysis and Correspondence Analysis and Principal Component Analysis - and was performed in 71 companies located in the cetral region of Sao Paulo state. As a result, it is possible to verify that both approaches are useful to describe the work of the small business manager. Five sets of positionings are identified in the relationship between them. Realizing that the manager value different positions, depending on the company stage, the most valued positionings represent the management styles of the leader for that stage. In this context three management styles are presented. The model of management styles is the reality os small companies in the metal-mechanic sector, therefore generalizations and contributions are limited to small companies in this sector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Orlato, Daniel [UNESP]. "Efeitos do DMSO (dimetilsulfóxido), administrado por via intravenosa, sobre as funções renal e hepática, perfil hidrossalino e hemograma de cães sadios." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2006. http://hdl.handle.net/11449/89020.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-06-23Bitstream added on 2014-06-13T20:11:25Z : No. of bitstreams: 1 orlato_d_me_jabo.pdf: 171867 bytes, checksum: f4dc5796be7b5c3305f843d8b670e3da (MD5)<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)<br>O DMSO tem sido amplamente utilizado para estudos farmacológicos em modelos experimentais e testes clínicos. Um amplo espectro de propriedades farmacológicas do DMSO tem sido relatado. Há poucos estudos avaliando os efeitos do DMSO sobre a função renal. Com o propósito de testar a hipótese de que este medicamento pode modular a taxa de filtração glomerular e a função renal tubular, este estudo foi conduzido. O DMSO a 10% foi administrado IV, a cada 12 horas, na dose de 1,Og/kg, durante três dias consecutivos, em cinco cães sadios, que foram mantidos em gaiolas metabólicas. Avaliações clínicas e laboratoriais foram realizadas antes do início do tratamento, a cada 12 horas durante os três dias de administração de DMSO, 24, 48 e 120 horas e 30 dias após a última dose do fármaco. Houve aumento significativo no clearance de creatinina, na excreção urinária de proteína e na excreção fracionada de sódio, durante o período de tratamento. Outras alterações foram observadas na maioria dos parâmetros estudados relacionados à homeostase de água e sódio, como por exemplo, aumentos na concentração sérica de sódio e nas osmolalidades. O DMSO determinou aumentos na TFG, no volume de urina e na tonicidade sérica, sem sinais de lesões renais e de toxicidade.<br>DMSO have been extensively used for pharmacologic studies in laboratory experimental models and for clinical testing. A large spectrum of pharmacological properties of DMSO have been reported. There are a few studies focusing the DMSO effects on renal function. In order to test the hypothesis that this drug carl modulate glomerular filtration rate and renal tubule-interstitial function this study was conducted. DMSO 10% was administered IV, bid, in a dosage of 1.0glkg, during three consecutive days, to five healthy dogs maintained in metabolic cages. Clínical and laboratory evaluations were done once before the treatment, each 12 hours during the three days of DMSO administration, 24, 48 and 120 hours and 30 days after the last dosage. It was found significant increase of creatinine clearance, urinary protein excretion and sodium fractional excretion during the treatment. Minor changes were observed in many of the studied parameters related to the sodium and water homeostasis, like increases in serum sodium and osmolalities. DMSO promoted increases in the GFR, volume urine, and serum tonicity, however was not observed signs of renal injuries, neither toxicity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Orlato, Daniel. "Efeitos do DMSO (dimetilsulfóxido), administrado por via intravenosa, sobre as funções renal e hepática, perfil hidrossalino e hemograma de cães sadios /." Jaboticabal : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/89020.

Full text
Abstract:
Orientador: Marileda Bonafim Carvalho<br>Banca: Delphim da Graça Macoris<br>Banca: Anderson Farias<br>Resumo: O DMSO tem sido amplamente utilizado para estudos farmacológicos em modelos experimentais e testes clínicos. Um amplo espectro de propriedades farmacológicas do DMSO tem sido relatado. Há poucos estudos avaliando os efeitos do DMSO sobre a função renal. Com o propósito de testar a hipótese de que este medicamento pode modular a taxa de filtração glomerular e a função renal tubular, este estudo foi conduzido. O DMSO a 10% foi administrado IV, a cada 12 horas, na dose de 1,Og/kg, durante três dias consecutivos, em cinco cães sadios, que foram mantidos em gaiolas metabólicas. Avaliações clínicas e laboratoriais foram realizadas antes do início do tratamento, a cada 12 horas durante os três dias de administração de DMSO, 24, 48 e 120 horas e 30 dias após a última dose do fármaco. Houve aumento significativo no clearance de creatinina, na excreção urinária de proteína e na excreção fracionada de sódio, durante o período de tratamento. Outras alterações foram observadas na maioria dos parâmetros estudados relacionados à homeostase de água e sódio, como por exemplo, aumentos na concentração sérica de sódio e nas osmolalidades. O DMSO determinou aumentos na TFG, no volume de urina e na tonicidade sérica, sem sinais de lesões renais e de toxicidade.<br>Abstract: DMSO have been extensively used for pharmacologic studies in laboratory experimental models and for clinical testing. A large spectrum of pharmacological properties of DMSO have been reported. There are a few studies focusing the DMSO effects on renal function. In order to test the hypothesis that this drug carl modulate glomerular filtration rate and renal tubule-interstitial function this study was conducted. DMSO 10% was administered IV, bid, in a dosage of 1.0glkg, during three consecutive days, to five healthy dogs maintained in metabolic cages. Clínical and laboratory evaluations were done once before the treatment, each 12 hours during the three days of DMSO administration, 24, 48 and 120 hours and 30 days after the last dosage. It was found significant increase of creatinine clearance, urinary protein excretion and sodium fractional excretion during the treatment. Minor changes were observed in many of the studied parameters related to the sodium and water homeostasis, like increases in serum sodium and osmolalities. DMSO promoted increases in the GFR, volume urine, and serum tonicity, however was not observed signs of renal injuries, neither toxicity.<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miertschink, Edgar. "Funções gerenciais na gestão educacional : caracterização do trabalho gerencial dos gestores da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá-ES." reponame:Repositório Institucional da UFES, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/1166.

Full text
Abstract:
Submitted by Maykon Nascimento (maykon.albani@hotmail.com) on 2014-09-23T19:04:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacao.texto.Edgar.pdf: 1037270 bytes, checksum: 8091587b822b261f9947a1a5b6505e4c (MD5)<br>Approved for entry into archive by Elizabete Silva (elizabete.silva@ufes.br) on 2014-11-21T17:13:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacao.texto.Edgar.pdf: 1037270 bytes, checksum: 8091587b822b261f9947a1a5b6505e4c (MD5)<br>Made available in DSpace on 2014-11-21T17:13:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertacao.texto.Edgar.pdf: 1037270 bytes, checksum: 8091587b822b261f9947a1a5b6505e4c (MD5) Previous issue date: 2014<br>Esta pesquisa tem a intenção de descrever as características do trabalho gerencial de gestores educacionais, iniciando-se de estudo realizado com gestores escolares, coordenadores pedagógicos que atendem às escolas multisseriadas da secretaria de educação do município de Santa Maria de Jetibá (ES). Buscou-se caracterizar a ação gerencial desses gestores partindo das percepções deles sobre os trabalhos realizados junto aos demais membros da comunidade escolar, equipes de gestão e gestão da secretaria municipal, não deixando de lado as particularidades da área educacional, principalmente sobre gestão democrática e autonomia. Para se entender a diversidade, a complexidade e as dinâmicas relações dos gestores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que contribuíram para aprofundamento nessas dinâmicas. Documentos foram analisados para conhecimento e caracterização da formatação da estrutura organizacional da secretaria de educação. Os relatos das entrevistas apresentaram fragmentos que puderam nortear ideias para um melhor tratamento dos dados, que foram realizados analisando os conteúdos apresentados pelos gestores entrevistados. As conversas realizadas com esses entrevistados mostraram ambiguidade, dinamismo e pluralidade no desenvolvimento das “funções gerenciais” dos gestores educacionais, que são líderes, companheiros e executores de trabalhos junto aos demais componentes das relações do ambiente educacional. Assim, as expectativas são de que esta pesquisa possa fazer com que novos diálogos surjam para discutir as relações dos gestores educacionais, principalmente sobre as ações dos coordenadores que atuam junto às escolas multisseriadas.<br>This research intends to describe the characteristics of managerial work of educational administrators, initiating the study of school administrators, coordinators that meet multigrade schools and heads of divisions of the Department of Education of the City of Santa Maria de Jetibá - ES. We sought to characterize the management action starting from the perceptions of these managers held with the other members of the school community, management teams and management of the municipal. To understand the diversity, complexity and dynamic relationships of managers, semi-structured interviews that contributed to deepening these dynamics were performed. Documents were analyzed to characterize the knowledge and formatting of the organizational structure of the board of education. The reports of the interviews showed fragments that could guide ideas for better treatment of the data were performed by analyzing the contents interviewed managers. The conversations held with these respondents showed ambiguity, dynamism and plurality in the development of “management functions” of educational administrators who are leaders, and fellow performers work together with other components of the education management relations environment. Thus, expectations are that this research can make new dialogues arise to discuss the relationships of educational managers, particularly on the actions of the coordinators who work with the multigrade schools and members of the internal leadership of the educational systems of education management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marqueti, Andrea. "Políticas de acesso ao cargo de diretor de escola pública da educação básica - novas perspectivas a partir da realidade do município de Franca /SP /." Franca, 2016. http://hdl.handle.net/11449/138217.

Full text
Abstract:
Orientador: Vania de Fatima Martino<br>Banca: Tatiana Noronha de Souza<br>Banca: Sebastião de Souza Lemes<br>Resumo: Na discussão sobre a gestão democrática da escola pública brasileira, tendo seu ápice na década de 1980 em decorrência de todo o processo de redemocratização do país e a partir da Constituição Federal de 1988, a tônica dos processos de melhoria da qualidade da educação ganha destaque nas pesquisas e na implantação de políticas públicas educacionais. Evidencia-se o papel do diretor/gestor escolar frente às propostas de melhorias, sendo ele o grande líder, mentor e o responsável por coordenar os objetivos escolares, articulando toda a equipe e a comunidade escolar, para a promoção efetiva da aprendizagem dos alunos. Ao analisar as atribuições do gestor/diretor emerge a necessidade de se aprofundar o estudo sobre as formas de provimento ao cargo existente nos sistemas de ensino, sendo este o objetivo central deste estudo. Diante disso, com o apoio da literatura referente ao tema e da pesquisa de campo, via aplicação e análise de questionários realizados com gestores e professores, o estudo balizou-se no levantamento bibliográfico para analisar as principais formas de acesso ao cargo: a nomeação, o concurso público, a eleição e os sistemas mistos. Conceituar e caracterizar o perfil do gestor/diretor escolar (formação, atribuições e competências) com destaque, dos diretores das escolas municipais de Franca/SP; analisar a modalidade de indicação/nomeação instituída na Secretaria Municipal de Franca/SP e as concepções dos gestores e equipes escolares sobre a forma mais democrática de acesso ao cargo de gestor/diretor são desmembramentos de todo este estudo. Os dados da pesquisa de campo aplicada às equipes escolares - coordenador pedagógico, orientador educacional, pedagogo e professor - apontam formas mais democráticas para a escolha de diretor, na visão dos profissionais entrevistados, exceto na visão dos diretores que já estão na função, através da nome...<br>Abstract: In the discussion about the democratic management of Brazilian public schools, which had its climax during the 1980's because of the process of redemocratization which Brazil was going through and after 1988 Brazilian Federal Constitution, the tonic of processes of quality improvement in education starts to be recognized in researches and implementation of educational public policies. In this field, the role of the director face the propositions of improvement gets into spotlight, once the manager is the greatest leader and mentor, responsible for coordinating the educational objectives and articulating them with team and community in order to promote the effective learning of students. However, when analyzing the role of a school manager, there may arise the necessity of getting deeper into the study about the ways which the position is filled in nowadays in the Brazilian educational system, being this point the reason of this study. Once our objective is settled, a bibliographical research was made in order to analyze the main ways of access to the position of school manager which are available nowadays: nomination, public conquest, election and mixed systems. Conceptualizing and characterizing the role of school manager - its training, assignments and competencies; describing the profile of a basic education Brazilian school manager, highlighting the ones who work in municipal schools in the city of Franca/SP; also analyzing the forms of indication/nomination instituted into the Municipal Secretary of Franca and the conceptions these managers and school teams have about which way of access they judge to be the most viable or democratic in order to reach the position of school manager are examined in this study. Field research data applied to Franca school teams - pedagogical coordinator, school advisers, educator and teachers - points to options that have more democratic forms of choosing...<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soares, Soraia Filipa Correia Alves. "As funções (ilimitadas) e a responsabilidade civil do administrador de condomínios." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10316/85731.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Direito: Especialidade em Ciências Juridico-Forenses apresentada à Faculdade de Direito<br>O presente trabalho académico tem como objetivo uma reflexão sobre as funções do administrador de condomínios, sobretudo quando exerça essas funções como mandatário, no exercício da atividade profissional de administração de condomínios. Para tal, será abordada a responsabilidade do administrador no exercício dessas funções.Para desenvolvimento deste tema será analisada alguma jurisprudência como meio de apoio a este estudo e como forma de fundamentar a importância que a figura do administrador tem no instituto da propriedade horizontal.O presente trabalho académico tem como objetivo uma reflexão sobre as funções do administrador de condomínios, sobretudo quando exerça essas funções como mandatário, no exercício da atividade profissional de administração de condomínios. Para tal, será abordada a responsabilidade do administrador no exercício dessas funções.Para desenvolvimento deste tema será analisada alguma jurisprudência como meio de apoio a este estudo e como forma de fundamentar a importância que a figura do administrador tem no instituto da propriedade horizontal.O presente trabalho académico tem como objetivo uma reflexão sobre as funções do administrador de condomínios, sobretudo quando exerça essas funções como mandatário, no exercício da atividade profissional de administração de condomínios. Para tal, será abordada a responsabilidade do administrador no exercício dessas funções.Para desenvolvimento deste tema será analisada alguma jurisprudência como meio de apoio a este estudo e como forma de fundamentar a importância que a figura do administrador tem no instituto da propriedade horizontal.<br>This academic work aims to reflect on the functions of the condominium administrator, especially when he performs these functions as a representative, in the exercise of professional management of condominiums. To this end, the responsibility of the administrator in the exercise of these functions will be approached. In order to develop this theme, some jurisprudence will be analyzed as means of supporting this study and way of substantiating the importance of administrator in the horizontal property institute.This academic work aims to reflect on the functions of the condominium administrator, especially when he performs these functions as a representative, in the exercise of professional management of condominiums. To this end, the responsibility of the administrator in the exercise of these functions will be approached. In order to develop this theme, some jurisprudence will be analyzed as means of supporting this study and way of substantiating the importance of administrator in the horizontal property institute.This academic work aims to reflect on the functions of the condominium administrator, especially when he performs these functions as a representative, in the exercise of professional management of condominiums. To this end, the responsibility of the administrator in the exercise of these functions will be approached. In order to develop this theme, some jurisprudence will be analyzed as means of supporting this study and way of substantiating the importance of administrator in the horizontal property institute.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Isabel Jorge de. "As funções do administrador da insolvência no processo de insolvência." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.8/4118.

Full text
Abstract:
O presente relatório visa apresentar o estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Solicitadoria de Empresa, e tem como objetivo a descrição da experiência prática adquirida, enquadrada por uma abordagem às questões teóricas-práticas relevantes para o exercício das funções do Administrador da Insolvência. Numa primeira parte, temos uma breve introdução ao estágio curricular, com a identificação das entidades de acolhimento de estágio e uma breve narrativa sobre as atividades desenvolvidas. Numa segunda parte, faremos uma breve abordagem ao processo de insolvência para contextualização das temáticas a abordar no presente relatório e da área do Direito sobre o qual incidiu o estágio curricular. Numa terceira parte, para uma melhor compreensão da escolha do tema deste relatório, as funções do Administrador da Insolvência, iremos de forma sumária observar quais os órgãos da insolvência. O que nos remeterá para o momento seguinte, em que iremos caracterizar o Administrador da Insolvência, dando relevo à forma da sua nomeação e destituição, ou outras causas de cessação de funções. Por último, iremos elencar as funções e o importante papel do Administrador da Insolvência no decorrer de todo o processo de insolvência, o que é bastante complexo uma vez que as funções deste se encontram dispersas ao longo de todo o CIRE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Rafaela Alves dos. "O Administrador Judicial - Exercício de Funções no Processo de Insolvência." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.8/5546.

Full text
Abstract:
A presente dissertação versa sobre a temática do administrador judicial, tendo como principal objetivo o foco no exercício das suas funções no processo de insolvência. Ao longo de todo o processo de insolvência, aqui designado por administrador da insolvência, o administrador judicial tem um papel fundamental não só para os interesses do devedor, na medida em que é nomeado o responsável na administração dos bens daquele, como também para os interesses dos credores, na satisfação dos seus créditos, prevalecendo, permanentemente, a ideia de recuperação do insolvente, nos casos em que esta seja possível. Em termos gerais, procurámos explorar as normas reguladoras acerca do administrador da insolvência, as quais se centram no CIRE e no EAJ, focando-nos, essencialmente, nas diferentes funções do administrador e a sua importância no processo de insolvência e na administração da massa insolvente. Ora, associado à prática de funções ao longo de todo o processo, o administrador da insolvência está, não só, incumbido da prática de deveres, quer legais, quer estatutários, como também goza de direitos associados à sua profissão, como é o caso do direito à remuneração. Em consequência da incorreta execução das funções que lhe compete ou da violação dos deveres a que está subjugado, o administrador da insolvência fica sujeito a uma possível destituição com justa causa, podendo ainda incorrer em responsabilidade civil, disciplinar, contraordenacional ou tributária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vitorino, Júlia Margarida Monteiro Gonçalves. "O administrador da insolvência : funções, dever de diligência e justa causa de destituição." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10316/34819.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Alexandra Cristina da Silva Vaz. "Possibilidades dos administradores das sociedades anónimas exercerem funções por contrato de trabalho." Dissertação, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/101140.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Funções do administrador"

1

Quadro de Competências de Liderança em Laboratório. Pan American Health Organization, 2021. http://dx.doi.org/10.37774/9789275723197.

Full text
Abstract:
Os laboratórios são uma parte essencial e fundamental dos sistemas de saúde e desempenham uma função crucial na detecção, no diagnóstico, no tratamento e no controle de doenças. Entretanto, os serviços laboratoriais confiáveis ainda são limitados em muitos países de baixa e média renda. Embora haja exemplos de respostas laboratoriais efetivas a surtos, vários eventos bem documentados, aí incluídos alguns na área de convergência da saúde humana, animal e ambiental, mostraram como a falta de sistemas laboratoriais robustos pode afetar os esforços de controle e prevenção de doenças. Da mesma forma, a falta de serviços laboratoriais adequados prejudica o controle e o manejo de doenças endêmicas, como a doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), a malária, a cólera e a brucelose, assim como de infecções causadas por patógenos resistentes a antimicrobianos. Essas circunstâncias destacam a importância de construir sistemas nacionais sustentáveis de laboratórios de saúde integrados aos sistemas de saúde em geral. Isso exigiria um compromisso a longo prazo e a participação de líderes de laboratório capazes de administrar laboratórios em ambientes complexos e de criar fortes redes colaborativas em cada nível do sistema de saúde para alcançar níveis ótimos de saúde humana, animal e ambiental. Sabe-se que, para conduzir os esforços de desenvolvimento e direção de sistemas laboratoriais capazes, os líderes de laboratório necessitam de relevante educação e treinamento em liderança e gestão e que a maioria deles não recebeu treinamento específico suficiente nessas áreas. Para suprir essa carência, é necessário um programa completo de aprendizagem, centrado em competências e aplicável em escala mundial que sirva de base para programas de treinamento em liderança e gestão de laboratório. Com esse objetivo, seis grandes organizações fizeram uma parceria para elaborar um programa global de liderança de laboratórios (Global Laboratory Leadership Programme, GLLP) destinado aos profissionais de laboratórios de saúde humana e animal, bem como daqueles com funções relacionadas à saúde pública (por exemplo, laboratórios nas áreas ambiental, agrícola, alimentar, química e aquática).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Funções do administrador"

1

Teixeira, Hélio Janny, Sérgio Mattoso Salomão, and Clodine Janny Teixeira. "Funções do Administrador." In Fundamentos de Administração. Elsevier, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-7917-7.50020-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Funções do administrador"

1

Braga, Julião, Nizam Omar, and Lisandro Granville. "Uma proposta para o uso de Elementos Inteligentes em Domínios Restritos da Infraestrutura da Internet." In Workshop Pré-IETF. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/wpietf.2015.10467.

Full text
Abstract:
Este projeto tem como objetivo propor e desenvolver um modelo de interconex˜ao, interação e cooperação entre os elementos inteligentes (multiagentes) caracterizando as funções e facilidades da infraestrutura de Internet, processos autônomos orientadas para minimizar a intervenção humana, proporcionando as condições que permitem administradores do Sistema Autˆonomo garantir uma Internet melhor para seus usuários. O modelo fornece um mecanismo para a cooperação multi-agente, independentemente de uma coordenação central de alto nível, e garante requisitos de seguranc¸a do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Parizotto, Ricardo, Lucas Barbosa Castanheira, and Alberto Egon Schaeffer-Filho. "Abordagem de Composição de Programas P4 em Redes Programáveis." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7420.

Full text
Abstract:
Redes definidas por software (SDN) e o surgimento de planos de dados programáveis permitem maior flexibilidade para a operação de redes. Essas tecnologias são capazes de permitir que os administradores de rede reconfigurem os planos de dados e de controle. A capacidade de reconfigurar e programar a rede sob demanda oferece vários benefícios, em particular possibilitando melhorar os mecanismos de segurança de rede usando a capacidade de programação. No entanto, além de promover um grau maior de flexibilidade, a programação do plano de dados levanta preocupações em relação a erros que podem criar inconsistências na função mais básica da rede, o encaminhamento de dados, interrompendo políticas previamente definidas. Neste trabalho apresentamos um framework para instalar funções em planos de dados programáveis de maneira confiável, garantindo que a instalação de tais funções preserve as propriedades básicas de encaminhando. Para isso, empregamos técnicas de composição de programas para mesclar funções modulares em um único plano de dados agregado, garantindo que o programa resultante seja correto após a mesclagem. Para mostrar a corretude de nosso método, apresentamos um estudo de caso com um firewall e um módulo de monitoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gaspar, César Albuquerque Barboza. "CUIDADOS BÁSICOS COM A GESTANTE E O NEONATO FELINO – REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1935.

Full text
Abstract:
Introdução: A vulnerabilidade fisiológica neonatal associada ao manejo nutricional incorreto, traumas, quantidade de filhotes por parto, obesidade, alternância da produção láctea, negligencias maternas e partos distócicos (intervenções obstétricas e cesarianas), assim como causas atípicas como o canibalismo, levando a uma taxa de mortalidade neonatal elevada nas primeiras semanas de vida. A fim de definir uma estratégia sanitária eficiente, o planejamento de manejo clínico e alimentar, apropriado para a fêmea gestante é de suma importância o devido diagnóstico precoce da gestação. Diferente da gestação humana, na qual é usado teste sanguíneo para detectar o Beta HCG, não existe teste sanguíneo confirmando a gestação na gata. Entretanto, a relaxina, um hormônio produzido pelo feto e placenta juntos, tem os seus níveis aumentados durante a gestação. Objetivos: Esta revisão de literatura possui como objetivo demonstrar os principais cuidados que devemos ter com a gestante e o neonato felino, assim como informações essenciais a respeito dos mesmos. Material e Métodos: O conteúdo abordado em questão teve o seu embasamento teórico sustentado por diversas leituras de conceitos básicos e aprofundados sobre o tema em diversos trabalhos encontrados no PubMed, SCIELO, Atlas e livros com os temas de neonatologia e pediatria em pequenos animais, e, neonatologia felina, no ano de 2017. Resultados: Evitando o quadro de hipoglicemia, algumas receitas caseiras foram estabelecidas a fim de tornarem o leite bovino mais adaptado aos neonatos felinos, no momento em que as formulações comerciais forem inacessíveis. O leite substituto foi administrado através da mamadeira em um intervalo de 3 horas, e, os neonatos defecaram e urinaram espontaneamente. Após a quarta semana de vida, os filhotes passaram a apresentar um certo controle cortical sobre as funções de defecar e urinar, passando a terem um desenvolvimento neonatal ideal. Conclusão: Entende-se que o acompanhamento pré-natal e neonatal, feito pelo médico veterinário, abordando de forma menos generalista e atendendo as especificidades do neonato e da gestante, é crucial para o nascimento de filhotes hígidos e para diminuição dos índices de mortalidade neonatal. Portanto, dominar a fisiologia do neonato assim como a sua fase gestacional é de suma importância para os médicos veterinários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Eduardo Ribeiro dos, Pedro Seixas, Cristiane Ramos Magalhães, and Cristiane Lopes Canuto. "Formação executiva em BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.323.

Full text
Abstract:
A adoção de BIM pelas empresas de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) passou a ser necessária , após a sanção do decreto nº 10.306 de 02 de abril de 2020 para atender as demandas governamentais na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia. Nesse contexto, a Fundação Getulio Vargas (FGV), se estruturou para entregar ao mercado o curso de Formação Executiva em BIM, cujo principal objetivo é desenvolver nos gestores as competências para liderar equipes, empresas e projetos no ambiente BIM, de modo a apoiar e impulsionar a adoção BIM a partir das demandas geradas. Para Brasil (2020), BIM é “o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção”. Por isso, sua implementação por uma empresa da área AECO não pode se pautar em simplesmente adotar uma ferramenta e sim construir um pensamento que ocasionará em uma mudança de cultura organizacional, onde serão necessários investimentos em infraestrutura, revisão do processo de trabalho e diversos tipos de treinamento (AsBEA, 2013). Na maioria das empresas as decisões empresariais obedecem a uma hierarquia organizada em três níveis: Estratégico, Tático e Operacional. Diante disto, é importante que as capacitações para a efetiva adoção de BIM ocorram em todos os níveis organizacionais. Segundo Succar (2019), os níveis de competências a serem desenvolvidos em uma empresa são: Gerencial, Administrativo, Funcional, Operacional, Técnico, de Implementação, de Suporte e Pesquisa e Desenvolvimento. Ao se tratar do nível gerencial, assuntos como Gerenciamento Geral a partir da adoção de novos sistemas e fluxos de trabalho, Liderança, Planejamento estratégico, Gestão Organizacional e Desenvolvimento de negócios e gestão de clientes se apresentam como itens de foco. Para a formatação da capacitação, diversas discussões com o Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV foram realizadas para o devido alinhamento entre os conteúdos a serem ministrados com conceitos da instituição de ensino que estão relacionados diretamente à gestão organizacional das empresas. O público-alvo de gestores com foco na formação executiva atua em funções e realidades diversas, como por exemplo: proprietários de empresas privadas atuantes na área de construção civil; arquitetos, engenheiros e administradores que atuam em coordenação e gestão nas empresas de projeto e construção; gestores e servidores públicos que trabalham em órgãos federal, estadual ou municipal e necessitam implementar BIM; diretores e coordenadores de instituições públicas, como por exemplo CEF, Ministério Público e TCU, que atuam na fiscalização de obras e seus contratos; secretários e diretores comissionados em órgãos públicos, na implementação de BIM atendendo as demandas de contratação do governo federal, que desde janeiro de 2021, exigem seu uso em projetos e obras. O Programa de Formação foi enquadrado na categoria dos cursos de pós-graduação de Curta e Média Duração e foi estruturado com quatro disciplinas com dezesseis horas cada, totalizando sessenta e quatro horas. É ministrado de forma síncrona e mediada por tecnologia. A ferramenta principal utilizada é a plataforma Zoom e para colaboração e networking entre os alunos, também são utilizadas outros aplicativos como Eclass FGV, Slido e Jambord. As disciplinas são sustentadas em três pilares estratégicos: (a) conceituação, (b) avanços e tendências e (c) aplicabilidade. A primeira trata das questões fundamentais para o entendimento sobre BIM, o atual estado da arte e o potencial na melhoria dos negócios. Como não se trata de uma capacitação para o nível operacional e sim gerencial, nesta disciplina são apresentadas as diversas tecnologias BIM que podem ser adotadas ao longo do processo de planejamento, concepção, execução, operação e manutenção, sem a utilização de softwares. Diante disso, para o desenvolvimento do curso não são necessários nem laboratórios de informática, nem a instalação de softwares BIM pelos alunos em seus computadores. Na segunda disciplina é apresentado o impacto da adoção BIM na gestão organizacional, assim como os novos papéis, competências e responsabilidades a serem desenvolvidos pelas organizações na mudança do negócio. São tratadas, também, questões relacionadas à contratação de projetos e obras e demais serviços a serem executados em BIM, em que são discutidos os direitos autorais dos modelos e suas respectivas responsabilidades. A terceira discute o alinhamento da implementação de BIM com as estratégias organizacionais atuais para a real mudança do negócio. São apresentados conceitos para a reestruturação da empresa na adoção BIM, bem como os diversos níveis de requisitos de informações ligados aos processos, políticas, pessoas e tecnologias. Por fim, a quarta disciplina aponta para o plano de execução BIM (BEP), abordando as fases e os procedimentos desde os requisitos para a contração das disciplinas envolvidas no processo de desenvolvimento dos projetos até os entregáveis para apoiar o gerenciamento do ativo. Assim, a Formação Executiva em BIM, no portfólio da Fundação Getulio Vargas, se configura como um importante instrumento no processo de transformação digital da indústria da construção civil, contribuindo para o impulsionamento da adoção BIM a partir da capacitação dos gestores. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/c99aD8EMhII
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!