Academic literature on the topic 'Futebol de formação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Futebol de formação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Futebol de formação"

1

Araújo, António Miguel Nunes Ferraz Leal de. "Contributos para a formação de excelência no futebol." Lecturas: Educación Física y Deportes 26, no. 284 (January 2, 2022): 206–18. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v26i284.3064.

Full text
Abstract:
A concretização deste artigo tem subjacente uma larga experiência em termos profissionais, no futebol, em geral, e no futebol de formação, em particular. Sem seguir a estrutura formal de um artigo científico, mas com suporte de pesquisa bibliográfica e webgráfica, bem como de uma reflexão sobre a intervenção direta no processo, o mesmo pretende apresentar algumas reflexões e contributos que procuram rentabilizar ainda mais o processo de formação em mais clubes e, consequentemente, aproveitar ainda mais o potencial dos nossos jovens futebolistas. Nomeadamente, criar regras claras que obriguem os clubes a reinvestirem uma maior percentagem do valor total da transferência das vendas de jogadores oriundos da formação; acabar com a divisão estanque, entre o futebol profissional versus futebol de formação; definir melhor os objetivos e as prioridades a alcançar em cada escalão etário e os objetivos terminais a atingir no final do processo de formação; entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Albuquerque Cavalcanti, Everton, and André Mendes Capraro. "Da formação ao profissional: a entrada no contexto de ação futebolístico." FuLiA / UFMG 4, no. 2 (June 17, 2020): 9–24. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.4.2.9-24.

Full text
Abstract:
A subjetividade e a estrutura determinam a dinâmica dos sujeitos no espaço em que competem mutuamente. Esse é o caso de quem pretende se tornar atleta de futebol profissional e passa por um percurso competitivo em uma prática marcada pelo excesso de pés-de-obra. Trata-se de uma cultura que perpassa gerações e atribui a carreira esportiva representativa como objetivo de vida, necessitando de uma leitura das diferenças entre jogar futebol por prazer e encará-lo como profissão. Objetivamos então, retratar memórias de atletas e ex-atletas de futebol profissional com relação a inserção nessa carreira. Compreendemos que essa inserção se consolidou de duas maneiras: 1) em alguns casos, as memórias não foram representativas, visto que a subjetividade notabilizava a facilidade que encontraram para entrar nesse espaço. 2) outras histórias denotam a representatividade que os sujeitos atribuem as suas memórias, visto que as narrativas detalhistas expõem as dificuldades para ingressar no meio do futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bettanim, Marcelo Rodella, Hudson Fabricius Peres Nunes, Cláudio Silvério da Silva, and Alexandre Janotta Drigo. "ATIVIDADE DE TREINADOR DE FUTEBOL NO BRASIL: OFÍCIO OU PROFISSÃO?" Revista Brasileira de Ciência e Movimento 25, no. 1 (March 20, 2017): 212. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i1.6696.

Full text
Abstract:
Resumo: O futebol ocupa lugar de destaque no cenário desportivo brasileiro. Baseado em informações científicas e legislativas, quais os requisitos para ocupar o cargo de treinador de futebol no Brasil? Ao considerar a problemática entre o modelo artesanal e o científico em relação à ambiguidade de formação nos perfis de treinadores de futebol, o ponto de vista apresenta como objetivo discutir acerca dos requisitos exigidos para atuar como treinador de futebol no Brasil e sua relação com a legislação e a formação profissional em Educação Física embasada na literatura científica. Do ponto de vista da Lei vigente sobre a profissão de treinador, observa-se que não há obrigatoriedade do treinador ser graduado em Educação Física, apenas indica a preferência. Enquanto que a literatura científica defende a utilização do conhecimento científico adquirido em cursos universitários para o melhor desempenho e concretização dos objetivos propostos por esses treinadores em sua prática cotidiana de trabalho. O não reconhecimento e a desvalorização do treinador de futebol pelos clubes e pela sociedade são procedentes da falta de consenso legislativo e da recente profissionalização da Educação Física. Em conclusão, sugerimos que o debate e as reflexões acerca deste assunto sejam aprofundados para que este impasse seja solucionado e favoreça os envolvidos neste processo: os treinadores, os atletas, o futebol e a Educação Física. Palavras-chave: Educação Física; Treinador de Futebol; Formação Profissional; Conhecimento Científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pedroza Júnior, Edvaldo Torres, Marcos Andre Nunes Costa, Vilde Gomes Menezes, Henrique Gerson Kohl, and Esdras Henrique Rangel de Melo. "HISTÓRIA DE VIDA DE EX-JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL EM PERNAMBUCO: FORMAÇÃO ACADÊMICA VERSUS FORMAÇÃO ESPORTIVA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 26 (September 18, 2020): e26067. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.102789.

Full text
Abstract:
Tem o objetivo de analisar a relação entre o processo de formação acadêmica e a formação esportiva de ex-jogadores profissionais de futebol em Pernambuco a partir do mapeamento de onze ex-atletas profissionais que atuaram por, pelo menos, um dos grandes clubes do estado. Dada sua especificidade e natureza qualitativa, foi adotada como metodologia a História Oral de Vida. A partir da coleta dos depoimentos, através de entrevista, optamos, para auxiliar a análise do conteúdo, pela utilização do programa de análise qualitativa NVivo®. Os resultados apontam que, para a maioria dos entrevistados, houve dificuldade de conciliação entre as duas formações, resultando em atrasos, reprovações, mudanças de turno e até mesmo de escola, além do abandono escolar por alguns. Conclui-se desta forma que há problemas de compatibilidade entre o processo de escolarização e formação do jogador de futebol no cenário local, não sendo diferente da realidade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cerqueira Guimarães, Gustavo. "Guardar o futebol, um "eterno plantão": entrevista com o bibliotecário Ademir Takara." FuLiA / UFMG 4, no. 2 (June 18, 2020): 156–70. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.4.2.156-170.

Full text
Abstract:
Entrevista com Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, área do Museu do Futebol dedicada à pesquisa e gestão de acervos, sediado em São Paulo, no Estádio do Pacaembu. Os principais temas abordados são: o interesse de Ademir, desde a infância, por livros de futebol; a sua formação profissional; o campo da edição de livros futebolísticos; o seu dia a dia de trabalho no maior centro de pesquisa sobre o futebol brasileiro; e a publicação do livro Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro (2019).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salvini, Leila, and Wanderley Marchi Júnior. "Formação de um habitus futebolístico em mulheres no Brasil: um relato a partir das vivências de infância e vida adulta." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 35, no. 2 (July 15, 2021): 263–71. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i2p263-271.

Full text
Abstract:
O presente escrito tem como objetivo identificar disposições iniciais à prática do futebol e a formação de um habitus futebolístico em mulheres, para tanto, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com jogadoras de uma equipe de futebol da cidade de Curitiba/PR que no decorrer de suas carreiras participaram de partidas oficiais defendendo a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Após análise das informações, concluímos que as disposições iniciais para a prática do futebol baseiam-se em seis etapas compartilhadas por todas as entrevistadas, e que as disposições necessárias para elas adentrarem o espaço do futebol não são as mesmas que as mantém nele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moro, Eduarda, and Ireno Antônio Berticelli. "Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares." Revista de Educação Popular 18, no. 1 (June 13, 2019): 122–39. http://dx.doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45771.

Full text
Abstract:
Com o objetivo central de compreender, por meio da cartografia, como o processo de subjetivação do jogador de futebol em formação produz sentidos acerca da educação escolar, é que a pesquisa que origina este artigo foi motivada. O que apresentamos neste texto é resultado de cartografia em um clube de futebol brasileiro e entrevistas realizadas com dez jogadores em formação das categorias de base sub-15, sub-17 e sub-20, e treinadores e profissionais do clube pesquisado. Como resultado, constatou-se que a educação escolar para jovens-jogadores advindos de famílias pobres se apresenta a partir de duas possibilidades: a educação escolar clubística ou a educação para jovens e adultos. São estes jovens os mais prejudicados quando o sonho futebolístico não se materializa, visto que desde cedo optam pelo futebol enquanto profissão e abdicam de uma educação escolar potente. Observou-se, ainda, que existem casos, mesmo sendo poucos, de jogadores-universitários, os quais percebem o ambiente educacional como uma linha de fuga para romper o padrão hegemônico de formação esportiva oferecida pelas categorias de base do futebol brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavichiolli, Fernando Renato, Aline Barato Cheluchinhak, André Mendes Capraro, Wanderley Marchi Junior, and Fernando Marinho Mezzadri. "O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 4 (December 2011): 631–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000400008.

Full text
Abstract:
Apesar de o senso comum estabelecer que todo brasileiro "já nasce sabendo jogar bola", é longo o caminho entre o reconhecimento de se "ter talento" para o futebol até a "lapidação" desta espécie de "aptidão aparentemente inata". Assim, cada vez mais cedo, as crianças praticam Futsal em escolinhas esportivas com a esperança de que sejam encaminhadas/convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais. Como a quantidade desses jovens que se lançam no mercado esportivo é crescente, faz-se necessário observar e entender como se dá o comportamento social estabelecido nas escolinhas de futsal/futebol. O objetivo do presente estudo foi investigar o planejamento/ações que pais e clubes realizam para que os garotos adquiram a capacidade de jogar futsal/futebol. Para tanto, por meio de trabalho etnográfico, durante um ano foram observadas e registradas em entrevistas e diário de campo as práticas e as falas dos jovens atletas, pais, professores e dirigentes de um clube tradicional de Curitiba. Partindo da premissa de que a mítica do talento inato dá lugar à aprendizagem sistematizada como forma de se obter o triunfo, pretendemos expor aqui como são traçados os caminhos e os descaminhos no mundo do futsal e futebol de base. O trabalho revela que a formação de um jogador consiste num processo de ensino-aprendizagem-prática determinado pelos pais e que encontram eco em clubes especializados. Evidencia-se que para alguns pais e professores o "jogar bola" é apenas mais uma possibilidade de profissão, tão desejada, entre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Ramon Bisson. "O CERTIFICADO DE CLUBE FORMADOR COMO COLABORADOR DA FORMAÇÃO HUMANA E DESPORTIVA DE ATLETAS DE FUTEBOL / THE TRAINING CLUB CERTIFICATE AS CONTRIBUITOR OF THE HUMAN AND SPORTS FORMATION OF SOCCER ATHLETES." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 11 (November 6, 2018): 85–97. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v11i0.492.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo a análise do panorama atual da certificação das entidades de prática desportiva como clubes formadores. Por meio do estudo dos dispositivos legais e regulamentares atinentes à certificação, são apresentados os requisitos exigidos e os procedimentos para que um clube de futebol obtenha o certificado de clube formador. Considerando que o trabalho de formação de atletas envolve um grande número de jovens, os quais não necessariamente obterão a sonhada profissionalização no esporte, é muito importante que o certificado de clube formador imponha obrigações legais aos clubes de futebol no sentido de fornecer a devida estrutura e respeitar os direitos das crianças e adolescentes envolvidos no processo de formação esportiva. Dessa forma, o estudo é focado não só nas questões esportivas, mas abrange a formação humana dos milhares de jovens que sonham com um futuro no futebol profissional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jaime, Matheus de Oliveira, Paulo Henrique Borges, Vanessa Menezes Menegassi, Edielson Frigeri Leite Ciqueira, Luan Antônio Corá Silveira, Marcos Aurélio de Oliveira Magossi, and Wilson Rinaldi. "A importância do futebol em atividades extensionistas: um relato de experiência do cerfut def uem." Conexões 13, no. 4 (December 29, 2015): 155. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643438.

Full text
Abstract:
Este presente artigo é um relato de experiência de acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), baseado em vivências no Centro Regional de Formação em Futebol (CERFUT), com o objetivo de fazer um apanhado teórico-conceitual e prático, sobre a importância da maximização de atividades extensionistas que almejam a interação entre conhecimento científico e intervenções práticas e que tenham como visão a formação integral de jovens jogadores de futebol e profissionais de Educação Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Futebol de formação"

1

Freitas, Altiere Dias de. "Futebol total : sociologia da formação de jogadores de futebol em um clube de bairro." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11767.

Full text
Abstract:
Submitted by Paula Quirino (paula.quirino@ufpe.br) on 2015-03-10T18:45:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Altiere Freitas.pdf: 2296137 bytes, checksum: 3fcd18d6f63ca37cf5984f8bc4464ef8 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-10T18:45:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Altiere Freitas.pdf: 2296137 bytes, checksum: 3fcd18d6f63ca37cf5984f8bc4464ef8 (MD5) Previous issue date: 2013
CAPES
O trabalho que se segue busca compreender como garotos de um pequeno clube de futebol, o Internacional Clube do Recife, do Bairro de Campina do Barreto, são enquadrados em esquemas interpretativos que pressupõem a atualização de certos valores, ideais e protocolos de comportamento que dizem respeito a uma (im)provável carreira de jogador de futebol. A partir da teoria de Goffman, que defende ser possível observar uma série de rituais cotidianos que animam um sentido específico de “eu”, fiz uma observação participante entre os meses de abril e agosto de 2012. Além do diário de campo, o material que hora analiso foi erigido através de entrevistas e o uso de recursos audiovisuais. Ao longo do trabalho são descritos e analisados uma série de situações em que um conjunto de regras e valores do universo do futebol como elementos da fachada pessoal, preocupação com o corpo e com a presteza para as práticas ensinadas, são consagrados através de rituais levados a cabo por atores diversos em um delicado contexto de uma “instituição aberta”. Conclui-se que apesar de todos os elementos perturbadores que incidem sobre esse processo como a ausência de implementos, de tempo, de isolamento e as condições péssimas de trabalho, tais dramatizações fazem os indivíduos considerarem-se aptos e desejarem se realizar como esportistas. Um horizonte de prática social que faz sentido devido à importância central que o futebol tem para nós como povo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]. "Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/96055.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-10-07Bitstream added on 2014-06-13T18:57:00Z : No. of bitstreams: 1 thiengo_cr_me_rcla.pdf: 2702289 bytes, checksum: 2d772f1772ad217857ec6328d44ce228 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo. Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos formularam-se dois eixos temáticos com respectivas categorias internas da análise. No primeiro eixo...
The formation process of an elite footballer is long and directly related to the competence of all professionals involved in such process. The study of the domains imbued in the interventions taken by the professional staff of clubs with tradition in formation of footballers is crucial to the understanding of the success in the process and its possible limitations. The main purpose of this study was to investigate the domains of professional staff (head coaches, strength and conditioning coaches, and goalkeeper coaches) working in the formation of footballers for São Paulo Futebol Clube, and the secondary purpose was to analyze how these professionals embodied these domains during their careers in this club. São Paulo Futebol Clube was chosen because of its known history in forming world-class footballers since the nineties. Sixteen professionals who were working in the youth teams of São Paulo Futebol Clube participated in the study as subjects. A classification of domains adapted from that proposed by Tardif (2002) was used to investigate the domains present in the daily work routine of the subjects. The investigation methods used were, as follows: questionnaire, semistructured interview, documental research, and participating observation. Collected data was examined by a method called “analysis of content”. Results and discussion were presented based on two thematic lines with their respective inner types of analysis. In the first one, the domains relative to the professional formation, disciplines, institution, and work experience were broached. In the second one, the influence of the professional formation of the subjects on the embodiment of domains present in the work actuation was analyzed. The results indicated that domains relative to the biological aspects of human body were most noticeable among those... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Francisco Xavier Freire. "A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional : (1997-2002)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/3538.

Full text
Abstract:
O trabalho investiga o processo de formação do jogador de futebol no SC Internacional (1997-2002) sob o modelo globalista, desnaturalizando a profissão como resultado apenas de “vocação” e “dom”. Verifica o nível sócio-econômico-educacional dos jogadores. Identifica os critérios técnicos e sociais na seleção de jogadores que ingressam no clube, bem como as fontes sociais das motivações e expectativas profissionais dos atletas. Analisa a concepção dos jogadores sobre o fim do “Passe”. As motivações profissionais são: possibilidade de ganhar altos salários, jogar na seleção brasileira, incentivo da família e dom. As expectativas são jogar no (a/s): profissionais do Internacional, seleção brasileira, futebol do eixo Rio-São Paulo e exterior. Habilidade, força física, estatura elevada, capacidade técnica e disposição de treinamentos são critérios para se tornar jogador de futebol. A pesquisa revela que a formação do jogador consiste num processo de ensino-aprendizagem teórico-prático, disciplinado por meio de treino físicos, técnicos e táticos e aprimoramento do talento. Não se trata apenas do despertar e lapidar aptidões e atributos naturais (dom, vocação). Constitui um processo civilizatório de incorporação de um habitus futebolístico típico deste clube. As duas concepções dominantes entre os atletas sobre o fim do “Passe” são antagônicas: (1) liberdade de trabalho e (2) desemprego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Flávio Ismael da Silva. "O "Camisa 10" em campo : elementos do processo de formação de um futebolista brasileiro /." Rio Claro, 2014. http://hdl.handle.net/11449/126325.

Full text
Abstract:
Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Banca: Glauco Nunes Souto Ramos
Banca: Julio Wilson dos Santos
Banca: Fernanda Rossi
Banca: Luciene Ferreira da Silva
Resumo: Esta investigação objetivou compreender o processo de formação futebolística de Arthur Antunes Coimbra - Zico. Na condição de uma pesquisa de cunho qualitativo, orientada pelo método de abordagem de história oral e história do tempo presente e contemporânea, analisamos suas experiências e perspectivas em busca de indícios que nos ajudaram a compor relações estabelecidas determinantes para sua formação. Diferente das configurações atuais, as que garantiram o envolvimento de Zico com os futebóis e suas variações favoreceram uma gama de experiências significativas nos mais diversos espaços. Por muitos anos esse contexto prevaleceu, porém, a cada ano que passa, esses caminhos se alteram e se tornam mais complexos, extenso, exaustivo, dispendioso, concorrido e sistemático. A complexidade do processo nos leva a acreditar que a formação inicial do futebolista está sob fortes influências contextuais - família, pares, experiências, instituições, intervenção profissional, metodologias de ensino e treinamento, sistema competitivo e premiação, entre outros que compõem os ambientes informal e formal. Considerando que o futebol de hoje é diferente do futebol de algumas décadas, e que a importância cultural mantém-se tão forte no Brasil, estamos certos de que os centros de formação, para responderem de maneira positiva às exigências atuais e futuras do futebol, precisarão se reorganizar. Será preciso repensar as metodologias e instrumentos utilizados na identificação e desenvolvimento do futuro futebolista profissional. Pelo atual contexto, acreditamos que as configurações que permeiam o processo de formação nos levam a adotar uma postura, mesmo que cautelosa, em relação à possibilidade de surgimento de futebolistas com a mesma expressão de Zico e de maneira mais frequente. Dessa forma, o processo de formação pode estar comprometido colocando em risco a simbólica posição de destaque que...
Abstract: This research aimed to understand the formative process of soccer player Arthur Antunes Coimbra - Zico. In the condition of a qualitative research, guided by the oral history, and present and contemporary history approaches, we analyzed his experiences and perspectives in search of evidences that enabled us to understand decisive relations to his formation. Different from the current configurations, that ensured the involvement of Zico with "footballs" and their variations favored a range of significant experiences in the most varied environments. For many years this context prevailed, however, over the years these paths change and become more complex, extensive, exhaustive, expensive, competitive and systematic. The complexity of the process leads us to believe that the initial formative process of the soccer player is under strong contextual influence, including: family, peers, experiences, institutions, professional intervention, teaching and training methodologies, competitive system, awards and many other contexts that comprise formal and informal environments. Considering that soccer today is different from a few decades, and the cultural importance remains so solid in Brazil, we are convinced that training centers must rearrange to respond positively to current and future demands of soccer. Methodologies and tools used in the identification and development of professional soccer players must be reconsidered. By the current context, we believe that the configurations that permeate the formative process leads us to adopt a cautious attitude regarding the possibility emergence of soccer players with the same distinction of Zico and more frequently. Therefore, the formation process can be compromised putting at risk the symbolic prominent position Brazil has on the international sports scene, as one of the leading countries in formation of soccer players
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castellani, Rafael Moreno. "O futebol profissional e o processo de formação de grupo." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-20072017-152007/.

Full text
Abstract:
Este estudo possui como objetivo compreender o processo de formação de grupo no âmbito do futebol profissional. Implicitamente, pretendemos, diante da rotina profissional dos dirigentes/comissão técnica/atletas, averiguar como um grupo é construído, sob o viés estrutural e organizacional, mas sobretudo, sob a ótica das condições psíquicas postas no processo de desenvolvimento grupal. Além de verificarmos o perfil das categorias de base, com foco no processo de transição dos atletas formados/produzidos ao profissional, procuramos analisar as relações vinculares estabelecidas, com ênfase no sistema de atribuição e assunção de papéis, e as consequências psíquicas dos processos de mudança. Partimos de uma revisão bibliográfica e estudo de campo envolvendo observações e entrevistas (25 jogadores, 12 integrantes de comissão técnica e 6 dirigentes) em três clubes profissionais do futebol brasileiro. Nosso processo de busca bibliográfica procedeu do acesso às bases de dados Scielo, Scopus, Pubmed e ao Sistema Integrado de Bibliotecas. Em capítulos específicos, realizamos também buscas em mídias jornalísticas esportivas, em acervo virtual. Tais procedimentos metodológicos, ao também orientarem-se pelo referencial teórico de Pichon-Rivière e Bleger, nos levaram a associar a investigação psicanalítica à social por meio da análise psicossocial, sociodinâmica e institucional dos grupos investigados. O futebol profissional é um fenômeno econômico e comércio extremamente rentável, que se movimenta pela circulação de jogadores, cuja modernidade e espetacularização mobilizam, mundialmente, milhares de aficionados, praticantes e profissionais. Institucionalmente, se apresenta como uma organização conservadora, excludente, fechada, de privação e controle. Como parte de um cotidiano norteado pela pressão por resultados e rotina de treinos desgastante, física e psicologicamente, a concentração esportiva se mostrou, na perspectiva dos processos grupais, importante, se ressignificada. Neste contexto, fica configurado nos atletas e comissão técnica o negligenciamento de sua subjetividade e poucas possibilidades de ingerência sobre o futuro profissional e satisfação de suas necessidades, fundamentos motivacionais das configurações vinculares que, por sua vez, assumem características específicas, principalmente pelas constantes mudanças que estão sujeitos. Tais mudanças, assim como a privação de vida social, sentimento de saudades da família, ambiente de vestiário, papel desempenhado pelo roupeiro e as atividades lúdicas, se apresentaram como importantes emergentes. A assimilação de diferentes papéis sociais desempenhados não se dá de maneira harmoniosa, pois vivenciar e circular por eles são motivos de conflito interno e desestabilização nas relações vinculares. Parte desta dificuldade se dá pela notória disputa por determinados papéis a serem desempenhados no grupo, sobretudo aqueles que oportunizarão a satisfação de se sentirem notados, importantes, reconhecidos, valorizados e úteis ao grupo. Embora tenhamos constatado alguns acontecimentos que denotam adaptação ativa à realidade, por se tratarem de realizações individualizadas e não elaboradas numa perspectiva grupal, além de estarem mais próximas de uma adaptação que satisfaça os interesses e pressupostos dos clubes e empresários, podem ocasionar uma ruptura ou estereotipia no grupo. O recorte teórico adotado se mostrou válido, pertinente e significativamente importante nesta pesquisa, pois entendemos que a psicologia social postulada por Pichon-Rivière e as leituras de seus seguidores, não só permitiram, como favoreceram, nossa pesquisa de campo, bem como nossas interpretações e análises
The objective of this study is to understand the process of group formation in professional soccer. More specifically, we intended to investigate how a group is built considering the psychological conditions of this process and given the professional routine of the backroom staff, directors, and athletes. This investigation was performed under a structural and organizational point of view. We checked the profile of the basis categories, focusing on the transitioning process that club-trained players pass through to become professional athletes. We also analyzed the established bonding relationships, emphasizing the system of role allocation and the psychological consequences of changing processes. We reviewed the literature and conducted a field study, which included observations and interviews (25 players, 12 members of the backroom staff, and 6 directors) in three Brazilian soccer clubs. During our bibliographic revision, we accessed the database of Scielo, Scopus, Pubmed and the Integrated Libraries System, besides several digital assets from sport media. Because the theoretical framework of Pichon-Rivière and Bleger was used to guide our methodological procedures, we associate the psychoanalytical research to the social research through a psychosocial, socio-dynamic and institutional analysis of the studied groups. Professional soccer is an economical phenomenon and a highly profitable market moved by the exchange of players. Moreover, soccers modernity and spectacularization attract thousands of fans, professional and amateur soccer players around the world. Institutionally, professional soccer is a conservative organization that excludes, deprives and exerts control. As part of a daily routine that is guided by pressure for results and physically and emotionally stressful trainings, the sportive concentration has shown to be important, as long as it assumes a new meaning. In this context, the negligence of the subjectivity of athletes and technic staffs is shaped, along with the few possibilities for intervention on their professional future and the satisfaction of their needs. These are motivational drivers of the bounding setups, which in turn, assume specific characteristics, mainly because of constant changes that they are subjected to. These changes, as well as social life deprivation, homesickness, the atmosphere of the dressing rooms, the role played by the kit man, and the ludic activities are important outcomes. Assuming different social roles is not done in a harmonious way, because experiencing these roles is reason for internal conflicts and destabilization of bounding relationships. Part of this difficulty is given to the notorious dispute for certain roles in the group, mainly those that may satisfy the need to be noticed, to feel important, recognized, valued, and useful for the group. Although we have noticed certain happenings that denote active adaptation to reality, because these are individual realizations and do not include a group perspective, besides being closer to an adaptation that satisfy the interest and presumptions of the clubs and businessmen, they can cause rupture or stereotype within the group. The adopted theoretical approach showed to be valid, relevant and significantly important in this research, because we understand that the social psychology postulated by Pichon-Rivière and his followers not only allowed, but in fact favored our field research, data interpretation and analyses
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moletta, Junior Celso Luiz. "Futebol e formação do espaço público no contexto da fundação do Coritiba Football Club (Curitiba, 1900-1915)." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/20721.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]. "O Camisa 10 em campo: elementos do processo de formação de um futebolista brasileiro." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/126325.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:09:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-29. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:27:05Z : No. of bitstreams: 1 000841419.pdf: 640298 bytes, checksum: c2e8ac6f798abe79b0fa765ddc28388f (MD5)
Esta investigação objetivou compreender o processo de formação futebolística de Arthur Antunes Coimbra - Zico. Na condição de uma pesquisa de cunho qualitativo, orientada pelo método de abordagem de história oral e história do tempo presente e contemporânea, analisamos suas experiências e perspectivas em busca de indícios que nos ajudaram a compor relações estabelecidas determinantes para sua formação. Diferente das configurações atuais, as que garantiram o envolvimento de Zico com os futebóis e suas variações favoreceram uma gama de experiências significativas nos mais diversos espaços. Por muitos anos esse contexto prevaleceu, porém, a cada ano que passa, esses caminhos se alteram e se tornam mais complexos, extenso, exaustivo, dispendioso, concorrido e sistemático. A complexidade do processo nos leva a acreditar que a formação inicial do futebolista está sob fortes influências contextuais - família, pares, experiências, instituições, intervenção profissional, metodologias de ensino e treinamento, sistema competitivo e premiação, entre outros que compõem os ambientes informal e formal. Considerando que o futebol de hoje é diferente do futebol de algumas décadas, e que a importância cultural mantém-se tão forte no Brasil, estamos certos de que os centros de formação, para responderem de maneira positiva às exigências atuais e futuras do futebol, precisarão se reorganizar. Será preciso repensar as metodologias e instrumentos utilizados na identificação e desenvolvimento do futuro futebolista profissional. Pelo atual contexto, acreditamos que as configurações que permeiam o processo de formação nos levam a adotar uma postura, mesmo que cautelosa, em relação à possibilidade de surgimento de futebolistas com a mesma expressão de Zico e de maneira mais frequente. Dessa forma, o processo de formação pode estar comprometido colocando em risco a simbólica posição de destaque que...
This research aimed to understand the formative process of soccer player Arthur Antunes Coimbra - Zico. In the condition of a qualitative research, guided by the oral history, and present and contemporary history approaches, we analyzed his experiences and perspectives in search of evidences that enabled us to understand decisive relations to his formation. Different from the current configurations, that ensured the involvement of Zico with footballs and their variations favored a range of significant experiences in the most varied environments. For many years this context prevailed, however, over the years these paths change and become more complex, extensive, exhaustive, expensive, competitive and systematic. The complexity of the process leads us to believe that the initial formative process of the soccer player is under strong contextual influence, including: family, peers, experiences, institutions, professional intervention, teaching and training methodologies, competitive system, awards and many other contexts that comprise formal and informal environments. Considering that soccer today is different from a few decades, and the cultural importance remains so solid in Brazil, we are convinced that training centers must rearrange to respond positively to current and future demands of soccer. Methodologies and tools used in the identification and development of professional soccer players must be reconsidered. By the current context, we believe that the configurations that permeate the formative process leads us to adopt a cautious attitude regarding the possibility emergence of soccer players with the same distinction of Zico and more frequently. Therefore, the formation process can be compromised putting at risk the symbolic prominent position Brazil has on the international sports scene, as one of the leading countries in formation of soccer players
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Álvaro José Camargo. "Experiência, escola e formação de crianças: estudo sobre o futebol escolar." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10410.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alvaro Jose Camargo Vieira.pdf: 2108739 bytes, checksum: ce732f96ced29f1e6376d63e7c7baa7d (MD5) Previous issue date: 2013-07-31
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The proposed study aim to understand, from the perspective of Critical Social Theory, the experience afforded to children in elementary school for football and behaviors triggered by this competitive activity. It s supposed that the game is an way of development because it provides intense social experiences it also considered, however, its ambiguity the participants can join violent forms of competition or can understand that the desire of winning should not exceed the respect to the colleague of the team and even the opponents, developing solidarity. The social experiences need to be considered historically, because they are not immune of what happens in society. It was established as a general hypothesis that football , although being an interesting activity as a mean of experimentation and learning of the social relationship at school its practice can t amplify the perception of individuals in society and can t promote critical reflexion. Additionally, it was proposed as derived hypothesis: 1st) football practice as it is realized at school doesn t encourage the formative experience of the mutual respect, solidarity and tolerance. 2nd) school football can provide violence among individuals. It was used as method observation protocols, sociometric tests in order to develop the sociograms elaboration and questionnaires directed to children and teachers. Found three types of recurring behaviors in football game: the respect and solidarity among the participants of the activity, the violent, practiced by those who attack physically or verbally colleagues, and the indifference or passive coldness, those who do not position themselves in the face of violence and fragility of other children. It was found, too, that the relationship between children are guided by performance during the football and in the classroom, what motivates the violence of exclusion and rejection of students during activities, and also, that prejudice and discrimination can motivate this violence that precedes the competitive activity, so we can not say that violence is based only in the competition
O estudo proposto tem como objetivo compreender, sob a perspectiva da Teoria Crítica Social, a experiência propiciada às crianças do ensino fundamental I pelo futebol escolar de salão e os comportamentos desencadeados por essa atividade competitiva. Pressupõe-se que o jogo é um meio de formação dos indivíduos, por proporcionar intensas experiências sociais. Considera-se, contudo, a sua ambiguidade, pois os participantes podem aderir a formas violentas de competição, ou podem compreender que o desejo de vitória não deve se sobrepor ao respeito pelos colegas de time e pelos adversários, desenvolvendo a solidariedade. As experiências dos indivíduos precisam ser consideradas historicamente, uma vez que não são imunes ao que acontece em sociedade. Formulou-se, como hipótese geral, que a prática do futebol, embora seja uma atividade que favoreça a experimentação e o aprendizado das relações sociais, no âmbito escolar, não consegue ampliar a percepção dos indivíduos sobre as relações sociais na sociedade e promover uma reflexão crítica. Adicionalmente, propõe-se como hipóteses derivadas: 1ª) a prática do futebol, tal como é realizada na escola, não estimula a experiência formativa, de respeito mútuo, solidariedade e tolerância; e 2ª) o futebol escolar pode propiciar a violência entre os indivíduos. Utilizouse, como método, protocolos de observação; testes sociométricos, visando à elaboração de sociogramas; e questionários propostos às crianças e aos professores. Constataram-se três tipos de comportamentos recorrentes em jogos de futebol: o de respeito e solidariedade entre os participantes da atividade; o violento, praticado por aqueles que agridem fisicamente, ou verbalmente, os colegas; e o de indiferença, ou frieza passiva, daqueles que não se posicionam diante da violência e da fragilidade de outras crianças. Verificou-se que as relações entre as crianças são pautadas pelo desempenho durante o futebol e em sala de aula, o que motiva a violência das exclusões e rejeições de estudantes durante as atividades. O preconceito e a discriminação podem motivar essa violência que antecede à própria atividade competitiva, portanto, não se pode afirmar que a barbárie tem como base exclusiva a competição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, Talita Machado. "Futebol não é (só) brincadeira : os processos de formação e subjetivação de atletas /." Assis, 2017. http://hdl.handle.net/11449/148816.

Full text
Abstract:
Orientador: Deivis Perez Bispo dos Santos
Banca: José Sterza Justo
Banca: Paulo Roberto de Carvalho
Resumo: O presente trabalho buscou compreender como se configura o campo da formação profissional de jovens para o trabalho como atletas de futebol e como se desenvolvem os processos de subjetivação dos adolescentes no tocante à profissão a qual aspiram. A investigação foi desenvolvida nas categorias de base de um clube alocado no interior do estado do Paraná. Para efetuar esta pesquisa, o estudo foi composto por três momentos distintos. Primeiramente, contemplou a produção de uma narrativa acerca da história e da modernização do futebol no Brasil, dando ênfase aos processos, acontecimentos e eventos que conduziram a sua conversão em trabalho. O segundo momento se caracterizou pela revisão, análise e síntese do conceito de subjetivação à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Por último, o exame e discussão do processo de formação e de subjetivação dos jovens atletas com base nos estudos e elaborações teóricas e nos dados que emergiram do campo investigado. Para esta etapa, optou-se pelos aportes teórico-metodológicos da Clínica da Atividade. Particularmente para a fase de recolha de dados, foi adotado o dispositivo da autoconfrontação simples. Tal dispositivo se baseia no princípio da coanálise da atividade cotidiana realizada pelos trabalhadores situados em contexto e tem o diálogo como fundamento para a emergência do conhecimento compartilhado sobre as maneiras de realizar a atividade e de se realizar na atividade. Neste sentido, oferece os subsídios necessários à compreensão dos processos de subjetivação no tocante à formação profissional neste cenário
Abstract: The present work sought to understand how the field of professional formation of youth people for the labor as soccer athletes is configured and how is developed the process of subjetivation of this teenagers for the profession they aspire to. The investigation was developed in the youth teams of a club located in a city of the Paraná state. In order to execute this research, the study was compound by three different moments. At first, it contemplated the production of a narrative about the soccer history and its modernization in Brazil, emphasizing the processes, facts and events which had made it became a job. Afterwards, we made a literature revision, an analyses and a discussion about the concept of subjetivation from the Historical-Cultural Psychology perspective. At last, the exam and discussion of the formation process and the subjetivation of the youth athletes, based on the studies and theoretical elaborations and on the data that were found in the field research. For this stage, we choose the theoretical-methodological contributions of the Clinic of Activity. Specifically for the dada collect stage, it was adopted the simple self confrontation device. This resource has as principle the co-analysis of the daily activity executed by the workers in their context and has the dialogue as the fundament to the emergence of the shared knowledge about the ways of to do the work and to be done by the work. Therefore, this study offers the necessary subsidies for the comprehension of the subjetivation process related to the professional formation in this field
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Thiengo, Carlos Rogério. "Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube /." Rio Claro : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/96055.

Full text
Abstract:
Orientador: Dagmar Cynthia França Hunger
Banca: Alexandre Janotta Drigo
Banca: Valdomiro de Oliveira
Resumo: O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo. Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos formularam-se dois eixos temáticos com respectivas categorias internas da análise. No primeiro eixo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The formation process of an elite footballer is long and directly related to the competence of all professionals involved in such process. The study of the domains imbued in the interventions taken by the professional staff of clubs with tradition in formation of footballers is crucial to the understanding of the success in the process and its possible limitations. The main purpose of this study was to investigate the domains of professional staff (head coaches, strength and conditioning coaches, and goalkeeper coaches) working in the formation of footballers for São Paulo Futebol Clube, and the secondary purpose was to analyze how these professionals embodied these domains during their careers in this club. São Paulo Futebol Clube was chosen because of its known history in forming world-class footballers since the nineties. Sixteen professionals who were working in the youth teams of São Paulo Futebol Clube participated in the study as subjects. A classification of domains adapted from that proposed by Tardif (2002) was used to investigate the domains present in the daily work routine of the subjects. The investigation methods used were, as follows: questionnaire, semistructured interview, documental research, and participating observation. Collected data was examined by a method called "analysis of content". Results and discussion were presented based on two thematic lines with their respective inner types of analysis. In the first one, the domains relative to the professional formation, disciplines, institution, and work experience were broached. In the second one, the influence of the professional formation of the subjects on the embodiment of domains present in the work actuation was analyzed. The results indicated that domains relative to the biological aspects of human body were most noticeable among those... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Futebol de formação"

1

O clube como vontade e representação: O jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ: 7 Letras, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MATIAS, Wagner Barbosa, and P. F. A. ATHAYDE. NAS ENTRELINHAS DO FUTEBOL: espetáculo, gênero e formação Coleção Academia & Futebol Volume 2. EDITORA CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652510485.0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Futebol de formação"

1

Moura, Iuri Leal. "A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA EM AÇÃO: RESSIGNIFICANDO O FUTEBOL." In Educação física escolar: da formação à ação, 100–116. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c20216219805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Netto, Michel Nicolau, and Sávio Cavalcante. "Futebol e capitalismo global: Mercadorização do esporte e a formação de uma cultura neoliberal." In O futebol nas ciências humanas no Brasil, 232–53. Editora da Unicamp, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786586253467.0014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CRISPIM, G. B. "Entre o futebol (Palmeiras) e o café (em sala de aula), a experiência do estágio." In Cadernos de formação I. Formação docente: dos cursos de licenciatura às narrativas de estágio., 113–18. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-42-8-0-f.113-118.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

TAVARES, C. A. J. S. "EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O ENSINO DO CONTEÚDO DE MIGRAÇÃO MEDIANTE O FUTEBOL." In EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E ENSINO EM/DE GEOGRAFIA, 43–57. Arco Editores, 2022. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-89949-64-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galvão, João Vitor. "Flexibilidade e alongamentos no futebol: aspectos relevantes acerca do planejamento do treinamento específico para goleiros." In Educação Física, Esporte, Cultura & Sociedade, 165–81. Editora ZH4, 2022. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20221-01-p.165-181.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda as características da periodização do treinamento desportivo e como ela pode contribuir para evolução de goleiros no treinamento específico. A periodização do treinamento é muito utilizada em nível profissional, mas existem poucos estudos sobre a periodização específica para goleiros, utilizando-se das valências físicas, alongamento e flexibilidade nesse processo. A problemática deste estudo versou sobre a maneira como a periodização do treinamento específico para goleiros utilizando do alongamento e flexibilidade pode contribuir para o aprimoramento técnico, físico e tático dos atletas. O objetivo principal procurou entender a formação de goleiros, com seus métodos de trabalho, analisando as falhas e implantando maneiras para uma formação completa, com todos os aspectos. Compreender o trabalho de flexibilidade e alongamento em um cronograma de treinamentos de um goleiro e sua eficácia em relação aos movimentos. Especificamente, os objetivos foram caracterizar o trabalho diferenciado dos goleiros e a periodização do treinamento, também procurou apresentar as características dos treinamentos em que se utilize de métodos através do alongamento e flexibilidade, trazendo condições melhores para a realização de gestos do goleiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória em função dos objetivos apresentados, e bibliográfica em conformidade com os procedimentos técnicos adotados para sua realização. É fato que os goleiros são peças chave na formação tática, sendo uma posição especializada com condições diferentes de trabalho. Sugeriu- se uma proposta de periodização do treinamento adaptada com ênfase no treino de flexibilidade e alongamento junto ao específico propriamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Ewerton Leonardo da Silva, Luiz Sanches Neto, and Luciana Venâncio. "POSSIBILIDADES (AUTO)FORMATIVAS COM O ENSINO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I." In Inquietações e Proposituras na Formação Docente 2, 58–66. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2151917106.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Berto, Elano Silva de Magalhães, and Flavia Costa Oliveira Magalhães. "A ESTATURA COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO NA CAPTAÇÃO E FORMAÇÃO DO GOLEIRO DE FUTEBOL DE CAMPO." In Medicina do Esporte no Futebol: pesquisa e práticas contemporâneas, 225–35. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210705552.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SILVA, Pedro Paulo De Mendonça, Leandro Lima E. SILVA, and Rodolfo De Alkmim Moreira NUNE. "ÍNDICE DE APROVAÇÃO NO PRIMEIRO TESTE FÍSICO APÓS A FORMAÇÃO DAS ÁRBITRAS DE FUTEBOL DO RIO DE JANEIRO." In COLEÇÃO LABEES DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE, 160–76. Even3 Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/529044.1-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Reis, Patricia Cerqueira. "A CIDADE ALÉM DO SAMBA E FUTEBOL: A PRESENÇA DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA MARCA RIO." In Políticas Públicas, Educação e Diversidade: uma compreensão científica do real - Volume 3, 45–66. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/211206915.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Futebol de formação"

1

CAVALCANTI, ADRIANA DOS SANTOS RODRIGUES I., LUÍS OTÁVIO CYSNEIROS VIEIRA BASTOS, JEANE MARTA GUEDES AGUIAR, RINALDO DA SILVA NERES, and IRENICE BEZERRA DA SILVA. "RECIFE BOM DE BOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL COMUNITÁRIO NA MODALIDADE HÍBRIDA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56517.

Full text
Abstract:
O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCORRERÁ SOBRE UMA POLÍTICA CRIADA NA DÉCADA DE 80, O PROJETO O RECIFE BOM DE BOLA, O CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPOS DE VÁRZEA, QUE TORNA RECIFE POLO NORDESTINO DE ESPORTES, ENVOLVENDO SETE CATEGORIAS E TENDO COMO INDICADOR EM 2019 AMPLIAR PARA 500 O NÚMERO DE EQUIPES INSCRITAS, BEM COMO, O NÚMERO DE PARTICIPANTES NO PROJETO PARA 15.000, POR MEIO DA SECRETARIA EXECUTIVA DE ESPORTES DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DO RECIFE – SETUREL. ESTA SECRETARIA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DE FORMA PIONEIRA UTILIZA O USO DAS TECNOLOGIAS NA MODALIDADE EAD POR MEIO DA UNIDADE VIRTUAL DE CURSOS A DISTÂNCIA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE – UNIREC OBJETIVANDO ATENDER O MAIOR NÚMERO DE INTERESSADOS EM SE TORNAR ÁRBITRO E/OU DELEGADO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL COMUNITÁRIO RECIFE BOM DE BOLA, CRIANDO O CURSO FORMAÇÃO DE ÁRBITROS E DELEGADOS DE FUTEBOL DE CAMPO PARA O CAMPEONATO RECIFE BOM DE BOLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CAVALCANTI, ADRIANA DOS SANTOS RODRIGUES I., LUÍS OTÁVIO CYSNEIROS VIEIRA BASTOS, JEANE MARTA GUEDES AGUIAR, RINALDO DA SILVA NERES, and IRENICE BEZERRA DA SILVA. "RECIFE BOM DE BOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTEBOL COMUNITÁRIO NA MODALIDADE HÍBRIDA." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.56517.

Full text
Abstract:
O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCORRERÁ SOBRE UMA POLÍTICA CRIADA NA DÉCADA DE 80, O PROJETO O RECIFE BOM DE BOLA, O CAMPEONATO DE FUTEBOL DE CAMPOS DE VÁRZEA, QUE TORNA RECIFE POLO NORDESTINO DE ESPORTES, ENVOLVENDO SETE CATEGORIAS E TENDO COMO INDICADOR EM 2019 AMPLIAR PARA 500 O NÚMERO DE EQUIPES INSCRITAS, BEM COMO, O NÚMERO DE PARTICIPANTES NO PROJETO PARA 15.000, POR MEIO DA SECRETARIA EXECUTIVA DE ESPORTES DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DO RECIFE – SETUREL. ESTA SECRETARIA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, DE FORMA PIONEIRA UTILIZA O USO DAS TECNOLOGIAS NA MODALIDADE EAD POR MEIO DA UNIDADE VIRTUAL DE CURSOS A DISTÂNCIA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE – UNIREC OBJETIVANDO ATENDER O MAIOR NÚMERO DE INTERESSADOS EM SE TORNAR ÁRBITRO E/OU DELEGADO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL COMUNITÁRIO RECIFE BOM DE BOLA, CRIANDO O CURSO FORMAÇÃO DE ÁRBITROS E DELEGADOS DE FUTEBOL DE CAMPO PARA O CAMPEONATO RECIFE BOM DE BOLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Aires, Samanta, Ynessa Santos, Maria Aparecida Alves de Andrade, Lucineide Araújo, and Charles Madeira. "Chute Certo: Um Jogo Digital Educativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização." In Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.753.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o jogo digital educativo Chute Certo que tem por objetivo auxiliar no processo da alfabetização de crianças entre 5 e 8 anos. Um protótipo do jogo foi desenvolvido e validado com alunos em uma escola da rede pública de ensino, apresentando resultados positivos na garantia do treino das habilidades de leitura esperadas para o nível. O jogo se insere no grupo de jogos digitais planejados especificamente para alfabetização de crianças e difere-se de outros trabalhos similares por incorporar o usuário em uma atmosfera de jogo de futebol, que culturalmente desperta o interesse nas crianças brasileiras, e apresenta o conteúdo de treinamento da leitura através da formação de sílabas e da associação de verbetes com figuras apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography