To see the other types of publications on this topic, follow the link: Futebol de formação.

Dissertations / Theses on the topic 'Futebol de formação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 dissertations / theses for your research on the topic 'Futebol de formação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse dissertations / theses on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Freitas, Altiere Dias de. "Futebol total : sociologia da formação de jogadores de futebol em um clube de bairro." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11767.

Full text
Abstract:
Submitted by Paula Quirino (paula.quirino@ufpe.br) on 2015-03-10T18:45:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Altiere Freitas.pdf: 2296137 bytes, checksum: 3fcd18d6f63ca37cf5984f8bc4464ef8 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-10T18:45:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Altiere Freitas.pdf: 2296137 bytes, checksum: 3fcd18d6f63ca37cf5984f8bc4464ef8 (MD5) Previous issue date: 2013
CAPES
O trabalho que se segue busca compreender como garotos de um pequeno clube de futebol, o Internacional Clube do Recife, do Bairro de Campina do Barreto, são enquadrados em esquemas interpretativos que pressupõem a atualização de certos valores, ideais e protocolos de comportamento que dizem respeito a uma (im)provável carreira de jogador de futebol. A partir da teoria de Goffman, que defende ser possível observar uma série de rituais cotidianos que animam um sentido específico de “eu”, fiz uma observação participante entre os meses de abril e agosto de 2012. Além do diário de campo, o material que hora analiso foi erigido através de entrevistas e o uso de recursos audiovisuais. Ao longo do trabalho são descritos e analisados uma série de situações em que um conjunto de regras e valores do universo do futebol como elementos da fachada pessoal, preocupação com o corpo e com a presteza para as práticas ensinadas, são consagrados através de rituais levados a cabo por atores diversos em um delicado contexto de uma “instituição aberta”. Conclui-se que apesar de todos os elementos perturbadores que incidem sobre esse processo como a ausência de implementos, de tempo, de isolamento e as condições péssimas de trabalho, tais dramatizações fazem os indivíduos considerarem-se aptos e desejarem se realizar como esportistas. Um horizonte de prática social que faz sentido devido à importância central que o futebol tem para nós como povo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Thiengo, Carlos Rogério [UNESP]. "Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/96055.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-10-07Bitstream added on 2014-06-13T18:57:00Z : No. of bitstreams: 1 thiengo_cr_me_rcla.pdf: 2702289 bytes, checksum: 2d772f1772ad217857ec6328d44ce228 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo. Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos formularam-se dois eixos temáticos com respectivas categorias internas da análise. No primeiro eixo...
The formation process of an elite footballer is long and directly related to the competence of all professionals involved in such process. The study of the domains imbued in the interventions taken by the professional staff of clubs with tradition in formation of footballers is crucial to the understanding of the success in the process and its possible limitations. The main purpose of this study was to investigate the domains of professional staff (head coaches, strength and conditioning coaches, and goalkeeper coaches) working in the formation of footballers for São Paulo Futebol Clube, and the secondary purpose was to analyze how these professionals embodied these domains during their careers in this club. São Paulo Futebol Clube was chosen because of its known history in forming world-class footballers since the nineties. Sixteen professionals who were working in the youth teams of São Paulo Futebol Clube participated in the study as subjects. A classification of domains adapted from that proposed by Tardif (2002) was used to investigate the domains present in the daily work routine of the subjects. The investigation methods used were, as follows: questionnaire, semistructured interview, documental research, and participating observation. Collected data was examined by a method called “analysis of content”. Results and discussion were presented based on two thematic lines with their respective inner types of analysis. In the first one, the domains relative to the professional formation, disciplines, institution, and work experience were broached. In the second one, the influence of the professional formation of the subjects on the embodiment of domains present in the work actuation was analyzed. The results indicated that domains relative to the biological aspects of human body were most noticeable among those... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Francisco Xavier Freire. "A formação do jogador de futebol no Sport Club Internacional : (1997-2002)." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/3538.

Full text
Abstract:
O trabalho investiga o processo de formação do jogador de futebol no SC Internacional (1997-2002) sob o modelo globalista, desnaturalizando a profissão como resultado apenas de “vocação” e “dom”. Verifica o nível sócio-econômico-educacional dos jogadores. Identifica os critérios técnicos e sociais na seleção de jogadores que ingressam no clube, bem como as fontes sociais das motivações e expectativas profissionais dos atletas. Analisa a concepção dos jogadores sobre o fim do “Passe”. As motivações profissionais são: possibilidade de ganhar altos salários, jogar na seleção brasileira, incentivo da família e dom. As expectativas são jogar no (a/s): profissionais do Internacional, seleção brasileira, futebol do eixo Rio-São Paulo e exterior. Habilidade, força física, estatura elevada, capacidade técnica e disposição de treinamentos são critérios para se tornar jogador de futebol. A pesquisa revela que a formação do jogador consiste num processo de ensino-aprendizagem teórico-prático, disciplinado por meio de treino físicos, técnicos e táticos e aprimoramento do talento. Não se trata apenas do despertar e lapidar aptidões e atributos naturais (dom, vocação). Constitui um processo civilizatório de incorporação de um habitus futebolístico típico deste clube. As duas concepções dominantes entre os atletas sobre o fim do “Passe” são antagônicas: (1) liberdade de trabalho e (2) desemprego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Flávio Ismael da Silva. "O "Camisa 10" em campo : elementos do processo de formação de um futebolista brasileiro /." Rio Claro, 2014. http://hdl.handle.net/11449/126325.

Full text
Abstract:
Orientadora: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Banca: Glauco Nunes Souto Ramos
Banca: Julio Wilson dos Santos
Banca: Fernanda Rossi
Banca: Luciene Ferreira da Silva
Resumo: Esta investigação objetivou compreender o processo de formação futebolística de Arthur Antunes Coimbra - Zico. Na condição de uma pesquisa de cunho qualitativo, orientada pelo método de abordagem de história oral e história do tempo presente e contemporânea, analisamos suas experiências e perspectivas em busca de indícios que nos ajudaram a compor relações estabelecidas determinantes para sua formação. Diferente das configurações atuais, as que garantiram o envolvimento de Zico com os futebóis e suas variações favoreceram uma gama de experiências significativas nos mais diversos espaços. Por muitos anos esse contexto prevaleceu, porém, a cada ano que passa, esses caminhos se alteram e se tornam mais complexos, extenso, exaustivo, dispendioso, concorrido e sistemático. A complexidade do processo nos leva a acreditar que a formação inicial do futebolista está sob fortes influências contextuais - família, pares, experiências, instituições, intervenção profissional, metodologias de ensino e treinamento, sistema competitivo e premiação, entre outros que compõem os ambientes informal e formal. Considerando que o futebol de hoje é diferente do futebol de algumas décadas, e que a importância cultural mantém-se tão forte no Brasil, estamos certos de que os centros de formação, para responderem de maneira positiva às exigências atuais e futuras do futebol, precisarão se reorganizar. Será preciso repensar as metodologias e instrumentos utilizados na identificação e desenvolvimento do futuro futebolista profissional. Pelo atual contexto, acreditamos que as configurações que permeiam o processo de formação nos levam a adotar uma postura, mesmo que cautelosa, em relação à possibilidade de surgimento de futebolistas com a mesma expressão de Zico e de maneira mais frequente. Dessa forma, o processo de formação pode estar comprometido colocando em risco a simbólica posição de destaque que...
Abstract: This research aimed to understand the formative process of soccer player Arthur Antunes Coimbra - Zico. In the condition of a qualitative research, guided by the oral history, and present and contemporary history approaches, we analyzed his experiences and perspectives in search of evidences that enabled us to understand decisive relations to his formation. Different from the current configurations, that ensured the involvement of Zico with "footballs" and their variations favored a range of significant experiences in the most varied environments. For many years this context prevailed, however, over the years these paths change and become more complex, extensive, exhaustive, expensive, competitive and systematic. The complexity of the process leads us to believe that the initial formative process of the soccer player is under strong contextual influence, including: family, peers, experiences, institutions, professional intervention, teaching and training methodologies, competitive system, awards and many other contexts that comprise formal and informal environments. Considering that soccer today is different from a few decades, and the cultural importance remains so solid in Brazil, we are convinced that training centers must rearrange to respond positively to current and future demands of soccer. Methodologies and tools used in the identification and development of professional soccer players must be reconsidered. By the current context, we believe that the configurations that permeate the formative process leads us to adopt a cautious attitude regarding the possibility emergence of soccer players with the same distinction of Zico and more frequently. Therefore, the formation process can be compromised putting at risk the symbolic prominent position Brazil has on the international sports scene, as one of the leading countries in formation of soccer players
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castellani, Rafael Moreno. "O futebol profissional e o processo de formação de grupo." Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-20072017-152007/.

Full text
Abstract:
Este estudo possui como objetivo compreender o processo de formação de grupo no âmbito do futebol profissional. Implicitamente, pretendemos, diante da rotina profissional dos dirigentes/comissão técnica/atletas, averiguar como um grupo é construído, sob o viés estrutural e organizacional, mas sobretudo, sob a ótica das condições psíquicas postas no processo de desenvolvimento grupal. Além de verificarmos o perfil das categorias de base, com foco no processo de transição dos atletas formados/produzidos ao profissional, procuramos analisar as relações vinculares estabelecidas, com ênfase no sistema de atribuição e assunção de papéis, e as consequências psíquicas dos processos de mudança. Partimos de uma revisão bibliográfica e estudo de campo envolvendo observações e entrevistas (25 jogadores, 12 integrantes de comissão técnica e 6 dirigentes) em três clubes profissionais do futebol brasileiro. Nosso processo de busca bibliográfica procedeu do acesso às bases de dados Scielo, Scopus, Pubmed e ao Sistema Integrado de Bibliotecas. Em capítulos específicos, realizamos também buscas em mídias jornalísticas esportivas, em acervo virtual. Tais procedimentos metodológicos, ao também orientarem-se pelo referencial teórico de Pichon-Rivière e Bleger, nos levaram a associar a investigação psicanalítica à social por meio da análise psicossocial, sociodinâmica e institucional dos grupos investigados. O futebol profissional é um fenômeno econômico e comércio extremamente rentável, que se movimenta pela circulação de jogadores, cuja modernidade e espetacularização mobilizam, mundialmente, milhares de aficionados, praticantes e profissionais. Institucionalmente, se apresenta como uma organização conservadora, excludente, fechada, de privação e controle. Como parte de um cotidiano norteado pela pressão por resultados e rotina de treinos desgastante, física e psicologicamente, a concentração esportiva se mostrou, na perspectiva dos processos grupais, importante, se ressignificada. Neste contexto, fica configurado nos atletas e comissão técnica o negligenciamento de sua subjetividade e poucas possibilidades de ingerência sobre o futuro profissional e satisfação de suas necessidades, fundamentos motivacionais das configurações vinculares que, por sua vez, assumem características específicas, principalmente pelas constantes mudanças que estão sujeitos. Tais mudanças, assim como a privação de vida social, sentimento de saudades da família, ambiente de vestiário, papel desempenhado pelo roupeiro e as atividades lúdicas, se apresentaram como importantes emergentes. A assimilação de diferentes papéis sociais desempenhados não se dá de maneira harmoniosa, pois vivenciar e circular por eles são motivos de conflito interno e desestabilização nas relações vinculares. Parte desta dificuldade se dá pela notória disputa por determinados papéis a serem desempenhados no grupo, sobretudo aqueles que oportunizarão a satisfação de se sentirem notados, importantes, reconhecidos, valorizados e úteis ao grupo. Embora tenhamos constatado alguns acontecimentos que denotam adaptação ativa à realidade, por se tratarem de realizações individualizadas e não elaboradas numa perspectiva grupal, além de estarem mais próximas de uma adaptação que satisfaça os interesses e pressupostos dos clubes e empresários, podem ocasionar uma ruptura ou estereotipia no grupo. O recorte teórico adotado se mostrou válido, pertinente e significativamente importante nesta pesquisa, pois entendemos que a psicologia social postulada por Pichon-Rivière e as leituras de seus seguidores, não só permitiram, como favoreceram, nossa pesquisa de campo, bem como nossas interpretações e análises
The objective of this study is to understand the process of group formation in professional soccer. More specifically, we intended to investigate how a group is built considering the psychological conditions of this process and given the professional routine of the backroom staff, directors, and athletes. This investigation was performed under a structural and organizational point of view. We checked the profile of the basis categories, focusing on the transitioning process that club-trained players pass through to become professional athletes. We also analyzed the established bonding relationships, emphasizing the system of role allocation and the psychological consequences of changing processes. We reviewed the literature and conducted a field study, which included observations and interviews (25 players, 12 members of the backroom staff, and 6 directors) in three Brazilian soccer clubs. During our bibliographic revision, we accessed the database of Scielo, Scopus, Pubmed and the Integrated Libraries System, besides several digital assets from sport media. Because the theoretical framework of Pichon-Rivière and Bleger was used to guide our methodological procedures, we associate the psychoanalytical research to the social research through a psychosocial, socio-dynamic and institutional analysis of the studied groups. Professional soccer is an economical phenomenon and a highly profitable market moved by the exchange of players. Moreover, soccers modernity and spectacularization attract thousands of fans, professional and amateur soccer players around the world. Institutionally, professional soccer is a conservative organization that excludes, deprives and exerts control. As part of a daily routine that is guided by pressure for results and physically and emotionally stressful trainings, the sportive concentration has shown to be important, as long as it assumes a new meaning. In this context, the negligence of the subjectivity of athletes and technic staffs is shaped, along with the few possibilities for intervention on their professional future and the satisfaction of their needs. These are motivational drivers of the bounding setups, which in turn, assume specific characteristics, mainly because of constant changes that they are subjected to. These changes, as well as social life deprivation, homesickness, the atmosphere of the dressing rooms, the role played by the kit man, and the ludic activities are important outcomes. Assuming different social roles is not done in a harmonious way, because experiencing these roles is reason for internal conflicts and destabilization of bounding relationships. Part of this difficulty is given to the notorious dispute for certain roles in the group, mainly those that may satisfy the need to be noticed, to feel important, recognized, valued, and useful for the group. Although we have noticed certain happenings that denote active adaptation to reality, because these are individual realizations and do not include a group perspective, besides being closer to an adaptation that satisfy the interest and presumptions of the clubs and businessmen, they can cause rupture or stereotype within the group. The adopted theoretical approach showed to be valid, relevant and significantly important in this research, because we understand that the social psychology postulated by Pichon-Rivière and his followers not only allowed, but in fact favored our field research, data interpretation and analyses
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Moletta, Junior Celso Luiz. "Futebol e formação do espaço público no contexto da fundação do Coritiba Football Club (Curitiba, 1900-1915)." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/20721.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Flávio Ismael da Silva [UNESP]. "O Camisa 10 em campo: elementos do processo de formação de um futebolista brasileiro." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/126325.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:09:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-29. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:27:05Z : No. of bitstreams: 1 000841419.pdf: 640298 bytes, checksum: c2e8ac6f798abe79b0fa765ddc28388f (MD5)
Esta investigação objetivou compreender o processo de formação futebolística de Arthur Antunes Coimbra - Zico. Na condição de uma pesquisa de cunho qualitativo, orientada pelo método de abordagem de história oral e história do tempo presente e contemporânea, analisamos suas experiências e perspectivas em busca de indícios que nos ajudaram a compor relações estabelecidas determinantes para sua formação. Diferente das configurações atuais, as que garantiram o envolvimento de Zico com os futebóis e suas variações favoreceram uma gama de experiências significativas nos mais diversos espaços. Por muitos anos esse contexto prevaleceu, porém, a cada ano que passa, esses caminhos se alteram e se tornam mais complexos, extenso, exaustivo, dispendioso, concorrido e sistemático. A complexidade do processo nos leva a acreditar que a formação inicial do futebolista está sob fortes influências contextuais - família, pares, experiências, instituições, intervenção profissional, metodologias de ensino e treinamento, sistema competitivo e premiação, entre outros que compõem os ambientes informal e formal. Considerando que o futebol de hoje é diferente do futebol de algumas décadas, e que a importância cultural mantém-se tão forte no Brasil, estamos certos de que os centros de formação, para responderem de maneira positiva às exigências atuais e futuras do futebol, precisarão se reorganizar. Será preciso repensar as metodologias e instrumentos utilizados na identificação e desenvolvimento do futuro futebolista profissional. Pelo atual contexto, acreditamos que as configurações que permeiam o processo de formação nos levam a adotar uma postura, mesmo que cautelosa, em relação à possibilidade de surgimento de futebolistas com a mesma expressão de Zico e de maneira mais frequente. Dessa forma, o processo de formação pode estar comprometido colocando em risco a simbólica posição de destaque que...
This research aimed to understand the formative process of soccer player Arthur Antunes Coimbra - Zico. In the condition of a qualitative research, guided by the oral history, and present and contemporary history approaches, we analyzed his experiences and perspectives in search of evidences that enabled us to understand decisive relations to his formation. Different from the current configurations, that ensured the involvement of Zico with footballs and their variations favored a range of significant experiences in the most varied environments. For many years this context prevailed, however, over the years these paths change and become more complex, extensive, exhaustive, expensive, competitive and systematic. The complexity of the process leads us to believe that the initial formative process of the soccer player is under strong contextual influence, including: family, peers, experiences, institutions, professional intervention, teaching and training methodologies, competitive system, awards and many other contexts that comprise formal and informal environments. Considering that soccer today is different from a few decades, and the cultural importance remains so solid in Brazil, we are convinced that training centers must rearrange to respond positively to current and future demands of soccer. Methodologies and tools used in the identification and development of professional soccer players must be reconsidered. By the current context, we believe that the configurations that permeate the formative process leads us to adopt a cautious attitude regarding the possibility emergence of soccer players with the same distinction of Zico and more frequently. Therefore, the formation process can be compromised putting at risk the symbolic prominent position Brazil has on the international sports scene, as one of the leading countries in formation of soccer players
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, Álvaro José Camargo. "Experiência, escola e formação de crianças: estudo sobre o futebol escolar." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10410.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T16:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alvaro Jose Camargo Vieira.pdf: 2108739 bytes, checksum: ce732f96ced29f1e6376d63e7c7baa7d (MD5) Previous issue date: 2013-07-31
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The proposed study aim to understand, from the perspective of Critical Social Theory, the experience afforded to children in elementary school for football and behaviors triggered by this competitive activity. It s supposed that the game is an way of development because it provides intense social experiences it also considered, however, its ambiguity the participants can join violent forms of competition or can understand that the desire of winning should not exceed the respect to the colleague of the team and even the opponents, developing solidarity. The social experiences need to be considered historically, because they are not immune of what happens in society. It was established as a general hypothesis that football , although being an interesting activity as a mean of experimentation and learning of the social relationship at school its practice can t amplify the perception of individuals in society and can t promote critical reflexion. Additionally, it was proposed as derived hypothesis: 1st) football practice as it is realized at school doesn t encourage the formative experience of the mutual respect, solidarity and tolerance. 2nd) school football can provide violence among individuals. It was used as method observation protocols, sociometric tests in order to develop the sociograms elaboration and questionnaires directed to children and teachers. Found three types of recurring behaviors in football game: the respect and solidarity among the participants of the activity, the violent, practiced by those who attack physically or verbally colleagues, and the indifference or passive coldness, those who do not position themselves in the face of violence and fragility of other children. It was found, too, that the relationship between children are guided by performance during the football and in the classroom, what motivates the violence of exclusion and rejection of students during activities, and also, that prejudice and discrimination can motivate this violence that precedes the competitive activity, so we can not say that violence is based only in the competition
O estudo proposto tem como objetivo compreender, sob a perspectiva da Teoria Crítica Social, a experiência propiciada às crianças do ensino fundamental I pelo futebol escolar de salão e os comportamentos desencadeados por essa atividade competitiva. Pressupõe-se que o jogo é um meio de formação dos indivíduos, por proporcionar intensas experiências sociais. Considera-se, contudo, a sua ambiguidade, pois os participantes podem aderir a formas violentas de competição, ou podem compreender que o desejo de vitória não deve se sobrepor ao respeito pelos colegas de time e pelos adversários, desenvolvendo a solidariedade. As experiências dos indivíduos precisam ser consideradas historicamente, uma vez que não são imunes ao que acontece em sociedade. Formulou-se, como hipótese geral, que a prática do futebol, embora seja uma atividade que favoreça a experimentação e o aprendizado das relações sociais, no âmbito escolar, não consegue ampliar a percepção dos indivíduos sobre as relações sociais na sociedade e promover uma reflexão crítica. Adicionalmente, propõe-se como hipóteses derivadas: 1ª) a prática do futebol, tal como é realizada na escola, não estimula a experiência formativa, de respeito mútuo, solidariedade e tolerância; e 2ª) o futebol escolar pode propiciar a violência entre os indivíduos. Utilizouse, como método, protocolos de observação; testes sociométricos, visando à elaboração de sociogramas; e questionários propostos às crianças e aos professores. Constataram-se três tipos de comportamentos recorrentes em jogos de futebol: o de respeito e solidariedade entre os participantes da atividade; o violento, praticado por aqueles que agridem fisicamente, ou verbalmente, os colegas; e o de indiferença, ou frieza passiva, daqueles que não se posicionam diante da violência e da fragilidade de outras crianças. Verificou-se que as relações entre as crianças são pautadas pelo desempenho durante o futebol e em sala de aula, o que motiva a violência das exclusões e rejeições de estudantes durante as atividades. O preconceito e a discriminação podem motivar essa violência que antecede à própria atividade competitiva, portanto, não se pode afirmar que a barbárie tem como base exclusiva a competição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vieira, Talita Machado. "Futebol não é (só) brincadeira : os processos de formação e subjetivação de atletas /." Assis, 2017. http://hdl.handle.net/11449/148816.

Full text
Abstract:
Orientador: Deivis Perez Bispo dos Santos
Banca: José Sterza Justo
Banca: Paulo Roberto de Carvalho
Resumo: O presente trabalho buscou compreender como se configura o campo da formação profissional de jovens para o trabalho como atletas de futebol e como se desenvolvem os processos de subjetivação dos adolescentes no tocante à profissão a qual aspiram. A investigação foi desenvolvida nas categorias de base de um clube alocado no interior do estado do Paraná. Para efetuar esta pesquisa, o estudo foi composto por três momentos distintos. Primeiramente, contemplou a produção de uma narrativa acerca da história e da modernização do futebol no Brasil, dando ênfase aos processos, acontecimentos e eventos que conduziram a sua conversão em trabalho. O segundo momento se caracterizou pela revisão, análise e síntese do conceito de subjetivação à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Por último, o exame e discussão do processo de formação e de subjetivação dos jovens atletas com base nos estudos e elaborações teóricas e nos dados que emergiram do campo investigado. Para esta etapa, optou-se pelos aportes teórico-metodológicos da Clínica da Atividade. Particularmente para a fase de recolha de dados, foi adotado o dispositivo da autoconfrontação simples. Tal dispositivo se baseia no princípio da coanálise da atividade cotidiana realizada pelos trabalhadores situados em contexto e tem o diálogo como fundamento para a emergência do conhecimento compartilhado sobre as maneiras de realizar a atividade e de se realizar na atividade. Neste sentido, oferece os subsídios necessários à compreensão dos processos de subjetivação no tocante à formação profissional neste cenário
Abstract: The present work sought to understand how the field of professional formation of youth people for the labor as soccer athletes is configured and how is developed the process of subjetivation of this teenagers for the profession they aspire to. The investigation was developed in the youth teams of a club located in a city of the Paraná state. In order to execute this research, the study was compound by three different moments. At first, it contemplated the production of a narrative about the soccer history and its modernization in Brazil, emphasizing the processes, facts and events which had made it became a job. Afterwards, we made a literature revision, an analyses and a discussion about the concept of subjetivation from the Historical-Cultural Psychology perspective. At last, the exam and discussion of the formation process and the subjetivation of the youth athletes, based on the studies and theoretical elaborations and on the data that were found in the field research. For this stage, we choose the theoretical-methodological contributions of the Clinic of Activity. Specifically for the dada collect stage, it was adopted the simple self confrontation device. This resource has as principle the co-analysis of the daily activity executed by the workers in their context and has the dialogue as the fundament to the emergence of the shared knowledge about the ways of to do the work and to be done by the work. Therefore, this study offers the necessary subsidies for the comprehension of the subjetivation process related to the professional formation in this field
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Thiengo, Carlos Rogério. "Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube /." Rio Claro : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/96055.

Full text
Abstract:
Orientador: Dagmar Cynthia França Hunger
Banca: Alexandre Janotta Drigo
Banca: Valdomiro de Oliveira
Resumo: O processo de formação de um futebolista de alto rendimento é longo e está diretamente relacionado com a capacitação dos profissionais envolvidos. O estudo dos saberes presentes na intervenção dos profissionais atuantes nos clubes com histórico na formação de futebolistas é fundamental para a compreensão das razões do êxito e das possíveis limitações encontradas na formação de futebolistas. O objetivo principal do estudo é investigar e explorar os saberes presentes na intervenção dos profissionais responsáveis (treinadores, preparadores físicos e treinadores de goleiros) pelo processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube e o objetivo secundário é analisar como ocorreu o processo de apropriação dos saberes durante a trajetória dos profissionais que atuam junto às categorias de base do clube. A escolha do São Paulo Futebol Clube ocorreu pelo fato do mesmo apresentar histórico de formação de jogadores de futebol de alto rendimento, a partir da década de 1990 e pela instituição disponibilizar gentilmente os dados e o acesso aos profissionais necessários à pesquisa. Participaram do estudo dezesseis profissionais responsáveis pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base da instituição. Para a investigação dos saberes presentes na intervenção dos profissionais foi utilizada uma classificação de saberes adaptada, a partir da proposta por Tardif (2002) e, foram empregadas como técnicas de investigação: a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semi-estruturada, a pesquisa documental e a observação participante. O material coletado foi analisado mediante a utilização do método denominado Análise de Conteúdo. Para a apresentação e discussão dos resultados obtidos formularam-se dois eixos temáticos com respectivas categorias internas da análise. No primeiro eixo... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The formation process of an elite footballer is long and directly related to the competence of all professionals involved in such process. The study of the domains imbued in the interventions taken by the professional staff of clubs with tradition in formation of footballers is crucial to the understanding of the success in the process and its possible limitations. The main purpose of this study was to investigate the domains of professional staff (head coaches, strength and conditioning coaches, and goalkeeper coaches) working in the formation of footballers for São Paulo Futebol Clube, and the secondary purpose was to analyze how these professionals embodied these domains during their careers in this club. São Paulo Futebol Clube was chosen because of its known history in forming world-class footballers since the nineties. Sixteen professionals who were working in the youth teams of São Paulo Futebol Clube participated in the study as subjects. A classification of domains adapted from that proposed by Tardif (2002) was used to investigate the domains present in the daily work routine of the subjects. The investigation methods used were, as follows: questionnaire, semistructured interview, documental research, and participating observation. Collected data was examined by a method called "analysis of content". Results and discussion were presented based on two thematic lines with their respective inner types of analysis. In the first one, the domains relative to the professional formation, disciplines, institution, and work experience were broached. In the second one, the influence of the professional formation of the subjects on the embodiment of domains present in the work actuation was analyzed. The results indicated that domains relative to the biological aspects of human body were most noticeable among those... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Carvalho, José Maria Pacheco Cabral de. "Contributo para a formação profissional de jogadores de futebol-estudo em clubes da Associação de Futebol do Porto da I e II ligas de futebol profissional." Master's thesis, Instituições portuguesas -- UP-Universidade do Porto -- -Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 2002. http://dited.bn.pt:80/29536.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Damo, Arlei Sander. "Do dom à profissão : Uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/5343.

Full text
Abstract:
Esta tese aborda o futebol de espetáculo a partir do processo de formação de atletas profissionais. Trata-se de uma etnografia tendo como objeto principal os dispositivos usados na conversão de jovens talentos em atletas aptos a performances em forma de espetáculo. Os dispositivos compreendem um conjunto variado de elementos, tais como: centros de formação, recrutamento e seleção de talentos, organização para o trabalho, tecnologias de treinamento, redes de agenciamentos, normas legais, especialistas em vários saberes e outros procedimentos que demarcam a rotina do referido processo. Do ponto de vista teórico, a profissionalização de jogadores é usada estrategicamente em dupla perspectiva. Por um lado, investiga-se a circulação das emoções no espectro do futebol de espetáculo, cuja força motriz é dada pela adesão dos torcedores aos clubes, instituições tradicionais a quem os jogadores disponibilizam os capitais incorporados ao longo da formação. Por outro lado, são abordadas as lógicas subjacentes à própria formação, com atenção especial à circulação de jovens talentos e seus estatutos: de pessoas e de mercadorias. A observação participante foi realizada em vários centros especializados em formação, no Brasil e na França, dentre os quais destacam-se o Sport Club Internacional (Porto Alegre) e o Olympique Marseille (França). A tese focaliza a singularidade das configurações concretas, usando a diversidade das experiências para apresentar uma síntese de quem, quando, onde, como e com que finalidade produzem-se jogadores profissionais. O desafio de compreender um fato social extenso, integrado aos cenários urbanos aos quais o pesquisador faz parte, atravessa esta investigação, cujo suporte etnográfico foi decisivo em todos os momentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Cruz, Sérgio Nuno da Silva Ravara Almeida. "Direitos desportivos resultantes da formação : reconhecimento e mensuração." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2006. http://hdl.handle.net/10773/1505.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade e Auditoria
A presente dissertação trata dos direitos respeitantes a jogadores formados internamente, isto é, pelas organizações às quais podem vir a prestar serviços como desportistas profissionais. O estudo centra-se nas organizações dedicadas ao futebol, residindo o problema no facto de os direitos desportivos sobre os referidos jogadores não serem – em consequência de dificuldades em se assentar num critério fiável de mensuração – reconhecidos no balanço da entidade formadora. Numa primeira tentativa de encontrar respostas para o problema, analisam-se vários modelos no âmbito da Contabilidade dos Recursos Humanos. Conclui- -se, porém, que não são aplicáveis ao objecto em estudo. Considerando, de seguida, o modelo contabilístico vigente, procura-se uma solução permitindo o reconhecimento no balanço, a título de imobilizado incorpóreo e com base em critérios fiáveis de mensuração, dos direitos desportivos sobre jogadores formados internamente. Entende-se que o sucesso na formação de jogadores está rodeado, tal como acontece, por exemplo, em actividades de investigação e desenvolvimento, por significativas incertezas. Daí que o tratamento dos custos com a formação de jogadores deva observar, tal como a investigação e desenvolvimento, requisitos precisos de prudência: a capitalização só deve realizar-se a partir do momento em que o jogador assine, com a organização formadora, um contrato como profissional. Tendo em vista a mensuração dos direitos desportivos, analisam-se, de seguida, normas de compensação por formação, estabelecidas por federações de Portugal e de Espanha, bem como pela FIFA. Em face da conclusão de que nenhuma dessas normas proporciona bases fiáveis de mensuração, apresenta-se uma solução, assente no método dos centros de custo, que permite a mensuração, com fiabilidade, dos direitos desportivos respeitantes a jogadores formados internamente. ABSTRACT: This dissertation deals with the home grown players’ registrations by the organizations in which they can play in a professional status. The study focuses on football organizations. The main problem to be dealt with relates to the facts that over players’ registrations are not recognized in the balance sheet because of the difficulty in establishing reliable criteria to measure them. In a first attempt to find answers to this problem, several models proposed in the field of the Human Resources Accounting are analysed. However, the conclusion that they are not suitable to the subject in study is reached. While adopting the present accounting model, a solution that allows the recognition in the balance sheet of the home grown players’ registrations as intangible fixed assets based on reliable measurement criteria is developed. Success in players’ formation is considered to imply significant uncertainties, as is the case with research and development activities. Thus, similarly to research and development, the treatment given to expenses with players' formation must comply with rigid prudence criteria. Consideration of such expenses as an asset should only occur when the player signs a contract as professional player with the forming organization. The rules devoted to the measurement of players’ registrations which focus on the compensations for formation, such as the ones proposed by the Portuguese and Spanish Federations, as well as the one proposed by FIFA, are then analysed. As none of these rules presents a reliable basis for measurement, a solution based on the cost centre method is proposed, leading to a reliable measurement of the home grown players’ registrations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Ribeiro, Rui Filipe Salvador da Cunha. "Avaliações cognitivas,emoções e COPING no futebol:Estudo de caso no futebol de formação." Dissertação, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/56967.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Jahnecka, Luciano. "O jeito xavante de torcer : formação de memórias em uma torcida de futebol." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/26060.

Full text
Abstract:
Em uma investigação das práticas torcedoras presentes em um estádio de futebol, esta pesquisa aborda a formação de memórias como elemento produtor de sujeitos. Estes torcedores mantêm vínculos muito particulares com o futebol e com uma instituição inserida no modelo de futebol de espetáculo, considerando-se a relação torcedor-torcedor e torcedor-clube. Com especial atenção aos rituais que acontecem antes, durante e depois dos jogos, o estudo traz a tona quais os dispositivos de memória são construídos a partir desses rituais. Com o auxílio da participação observante, é identificado como os torcedores do Grêmio Esportivo Brasil se relacionam e se manifestam no estádio do clube. Diante das singularidades da memória coletiva produzidas pelos torcedores – como em um jogo no ano 1946 – foram se construindo elementos que passaram a nomear a torcida através da figura do “índio xavante”. A violência e fidelidade que estão contidas nesse símbolo são produções que rondam os torcedores xavantes e com o tempo se alteram e são acessados por meio das práticas dos torcedores. Partindo da memória como elemento norteador do processo investigativo e analítico, o investimento nesta pesquisa se faz por meio de práticas sociais que toma o estádio de futebol e as práticas educativas relacionadas ao torcer como elemento de análise, tendo como foco as interações entre o fazer ciência e a produção dos sujeitos. Além disso, visa compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de "verdades" e dos sujeitos – no caso desta pesquisa, os torcedores xavantes –, engendrados através das práticas da memória. Enfrentada pelo único limite que é a morte dos indivíduos, a memória social dos torcedores xavantes ocupa um espaço privilegiado para se pensar suas práticas torcedoras atuais. Após a criação de vínculos com o clube, realizadas por práticas cotidianas que se defrontam os sujeitos no estádio, o pertencimento clubístico parece demarcar fortemente o que se esquece e o que não se quer esquecer. Através da ligação entre torcedores e clube, encontrada em uma rede sociabilidade que é constituída dentro do Grêmio Esportivo Brasil, os torcedores se reconhecem como sujeitos torcedores deste clube.
In an investigation of fans practices in a football stadium, this research approaches the formation of memories as a subject’s producer. These fans are closed and keep special link with football and an institution in the soccer spectacle model, considering the relationship between fan-fan and fan-club. With special attention to the rituals that occur before, during and after the games, the study brings out which mechanisms of the memory are constructed from these rituals. With the help of observatory participation, is identified how the fans of Grêmio Esportivo Brasil are related and manifests themselves in the football stadium. The collective memory peculiarities produced by the fans - as in a game in 1946 - were built elements that configure the Xavante Indians simbols. Violence and loyalty that are contained in this symbol Xavante are fans productions which changes by time and are accessed through the practices of the fans. Starting from the memory as a guiding element of investigative and analytical process, the investment in this research is done through social practices that take the football stadium and educational practices related to support as analysis element, focusing on the interaction between doing science and production of subjects. Moreover, it aims to understand how discourses and practices operate in the production of “truths” and subjects – in the case of this research, xavante’s fan – engendered through memory’s practices. Faced by the only limit that is the death of individuals, the social memory of Xavante’s fans occupies a privileged space to think about their current fans practices. After the establishment of links with the club, made by everyday practices faced by subjects in the stadium, belonging to a club seems to strongly demarcate what is forgotten and what you do not want to forget. Through the connection between fans and club, found in a sociability’s network that is formed within Grêmio Esportivo Brasil, the fans recognizes themselves as subjects fans of this club.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Ribeiro, Rui Filipe Salvador da Cunha. "Avaliações cognitivas,emoções e COPING no futebol:Estudo de caso no futebol de formação." Master's thesis, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2011. http://hdl.handle.net/10216/56967.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ribeiro, Tiago André Antunes. "Perfil cineantropométrico e funcional do jogador de futebol em diferentes escalões de formação e posições." Master's thesis, Universidade da Beira Interior, 2010. http://hdl.handle.net/10400.6/1808.

Full text
Abstract:
O futebol é uma das modalidades desportivas mais populares em todo o mundo, tendo já originado uma grande quantidade de pesquisas sobre a modalidade. No entanto, a maioria dos estudos foram baseados na elite masculina, existindo pouca pesquisa que tenha envolvido jovens futebolistas. O objectivo fundamental desta pesquisa foi descrever o perfil cineantropométrico e funcional do jovem jogador de futebol, analisando as diferenças entre as posições, a idade e ainda as eventuais relações entre os diversos parâmetros avaliados. Foram estudados 54 jovens jogadores de futebol do género masculino, com idades compreendidas entre 13 (nascidos em 1996) e os 19 (nascidos em 1991) anos, divididos em três escalões de formação (juniores, juvenis e infantis). Em cada escalão, foi considerado para análise duas sub-divisões de posição: (1) jogadores defesas, que incluíram os guarda-redes e os defesas centrais e laterais e; (2) jogadores avançados, que incluíram os médios, os extremos e os avançados propriamente ditos. Os atletas foram submetidos a uma bateria de testes, contemplando dois domínios principais de avaliação: (i) o perfil cineantropometrico (peso, altura e composição corporal) e; ii) o perfil funcional no âmbito da força explosiva do trem inferior (salto com e sem contra movimento), da velocidade de corrida (em linha recta e com mudança de direcção) e da flexibilidade global (flexiteste adaptado). Os nossos resultados indicam que a globalidade dos parâmetros avaliados apresentam uma melhoria de desempenho ao longo dos três escalões avaliados, contudo, as diferenças significativas com a idade situam-se fundamentalmente entre o escalão de iniciados e juvenis. No que se refere às diferenças entre as posições, salientamos o facto dos jogadores juvenis da posição 2 revelarem maior capacidade aeróbia (teste de cooper, p=0.038) e menor flexibilidade total (flexíndice, p=0.047) do que os restantes. Nos juniores, também os jogadores da posição 2 foram significativamente mais rápidos na velocidade com mudança de direcção (p=0,08). Os resultados revelaram ainda importantes correlações entre os diferentes parâmetros avaliados em cada um dos escalões, das quais devemos destacar; nos iniciados, entre o desempenho no teste de cooper e a flexibilidade total (r=0.544;p<0.05); nos juvenis, entre a velocidade de 10 metros e o salto sem contra movimento (r=-0.477;p<0.05); nos juniores, entre a velocidade dos 40 metros e a flexibilidade global; e entre velocidade com mudança de direcção e o desempenho no teste cooper (r=-0.580;p<0.05). Estas descobertas podem fornecer dados normativos para jogadores de futebol do sexo masculino que competem em posições de jogo específicas. Duma perspectiva prática, os cientistas e preparadores físicos da área do desporto devem ter em conta as características antropométricas e de aptidão dos novos jogadores a fim de potenciar as posições que serão apropriadas nos programas de treino específico.
Football is one of the most popular sports worldwide, and has caused a considerable amount of research in different fields of analysis. However, most studies have been conducted with male elite players, so there is little research on young athletes. The main aim of this research were: (i) describe the functional and the kinanthropometric profile of the young football player; (ii) analyze the differences between positions, age and; (iii) still give the relationships between the different evaluated parameters. We studied 54 young male soccer players, aged between 13 (born in 1996) and 19 (born in 1991) years old, belonging to three teaching levels (junior, juveniles and starters, under 12). In each level, two sub-positions were considered. (1) defense players, that include the goalkeeper, central and lateral defenders. (2) advanced players, that include the center forwards, wingers and the strikers. The sample was submitted to a test battery comprising two different domains: (i) kinanthropometric evaluation (weight, height and body composition) and; (ii) functional evaluation - explosive strength (squad jump and counter movement jump), aerobic capability (cooper run test), running speed (in straight line and with direction change) and flexibility (adapted flexitest). Our results indicate that the full range of the evaluated parameters has a performance improvement over the three teaching levels assessed, however, this improvement is mainly located between the starters and the juvenile players. Regarding the differences between positions, we can point out that the juvenile players in position 2 show a higher aerobic capability (cooper test p=0.038) and a less total flexibility (p=0.047) than the other players. In the junior level, also the players in position 2 where significantly quicker in the run test with direction change (p=0.08). The results also revealed significant correlations between different parameters in each of the teaching level: in the juvenile players, between the 10m running speed and the squad jump (r=-0.477; p<0.05); in the junior players, between the 40m running speed an the global flexibility (r=0.544; p<0.05); and between the running speed with direction change and the cooper performance (r=-0.580; p<0.05). These findings can provide normative data for soccer male players competing in specific individual playing positions. From a practical perspective, sport scientists and conditioning professionals should take the anthropometric and fitness characteristics of youth players into account when designing individualized position specific training programs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Velho, Nivia Marcia. "Gestão por competência na construção de um modelo de formação para árbitros de futebol." Florianópolis, SC, 2010. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94424.

Full text
Abstract:
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T09:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 287168.pdf: 1912134 bytes, checksum: 6ac02f87dc2ffffbf788b81cf0fce731 (MD5)
A presente pesquisa teve como objetivo geral apresentar competências básicas para proposição de um modelo de formação para árbitros de futebol. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, é um trabalho descritivo do tipo estudo de caso com análise qualitativa. A população foi constituída por dois grupos, responderam ao questionário alunos árbitros, e árbitros que fizeram teste para atuar na temporada de 2010 em Santa Catarina. Responderam às entrevistas árbitros, árbitros assistentes e um presidente de comissão estadual de arbitragem, atuantes em escolas de formação no País. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: documentação, observação direta, questionário e entrevista. Os dados das entrevistas foram analisados segundo o método de análise de conteúdo e, para codificação dos dados, foi utilizado o software ATLAS TI. Com base na pesquisa foi possível identificar, através das categorias que emergiram da análise, algumas competências básicas a serem consideradas na trajetória do árbitro de futebol: 1. Na gestão de carreira verificou-se que a arbitragem não é profissão, é apenas uma ocupação, para ser exercida requer que o indivíduo tenha uma profissão de origem e investimentos pessoais materializados na procura por um curso em escolas que funcionem com regularidade e que estejam comprometidas com o currículo mínimo estabelecido em convenção nacional; 2. Aquisição do conhecimento inicial nas escolas de formação conta com alguns pré-requisitos fundamentais que devem ser trazidos de casa, e com a utilização dos conhecimentos tácito e explícito que darão efetivo suporte à tomada de decisão nas ações do jogo; 3. Na disseminação do conhecimento identificou-se a necessidade de serem estabelecidas parcerias com as universidades e buscar escolas independentes das federações, preocupadas com a criação, aquisição e disseminação do conhecimento, sem interferência de interesses políticos; 4. Na gestão por competências emergiu a competência física que vem sendo trabalhada ao longo dos anos; a competência técnica refletida no conhecimento das regras do jogo também é reconhecida como fundamental; além das competências mental e social, com discussões mais recentes e ainda carentes de estudos e métodos para serem desenvolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Saad, Michél Angillo. "Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do futsal." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83450.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Made available in DSpace on 2012-10-20T00:09:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 188807.pdf: 1690850 bytes, checksum: c54fa0d18475aab341cb4dd5154182cc (MD5)
Este estudo descritivo-exploratório foi realizado com o objetivo de analisar os procedimentos adotados por treinadores de Futsal de base para transformar objetivos e conteúdos em atividades e tarefas de treinamento técnico-tático. Participaram do estudo jogadores de Futsal, do gênero masculino, das categorias pré-mirim (10 e 11 anos) e mirim (12 e 13 anos), e respectivos treinadores de 3 equipes em cada categoria de clubes situados na cidade de Florianópolis-SC. O instrumento para coleta dos dados foi a observação sistemática e direta dos treinamentos com o emprego de filmadora e posterior transcrição em fichas de observação, adaptado de Nascimento e Barbosa (2000). Foram coletados dados de 10 sessões de treinamento de cada equipe investigada em diferentes períodos de treinamento durante a temporada esportiva de 2001, sendo identificadas e cadastradas 342 atividades. Os resultados obtidos indicam que a maior parte do tempo gasto nas sessões de treinamento são com atividades de jogo (34.3%) e treino técnico (28.5%). As atividades de fundamentação técnica constituem a maior preocupação destes escalões de formação (63.7% das atividades encontradas). As progressões de exercícios mais freqüentes foram de exercícios de fixação da técnica seguidos de exercícios de competição. Contudo, ao serem consideradas as condições de realização das tarefas, constatou-se não haver relação seqüencial de conteúdo entre os exercícios na maioria das progressões realizadas. Além disso, não haviam critérios de êxito que incidiam sobre a realização correta e resultado do movimento, cuja duração das atividades era determinada pela percepção do treinador do esforço dos jogadores em relação as tarefas e de acordo com o tempo disponível. A conduta mais frequente dos treinadores foi de tomar praticamente todas as decisões e de supervisionar, orientar e estimular o desenvolvimento das atividades. A conduta congruente dos jogadores predominou nas atividades, principalmente aquelas que continham a combinação de fundamentos. Com relação a estruturação e a variabilidade do conteúdo das sessões, as evidências encontradas na investigação parecem não confirmar a existência de preocupação dos treinadores de aumentar gradativamente a complexidade de execução dos exercícios e aperfeiçoar detalhes específicos das tarefas. De modo geral, pode-se afirmar que na organização e estruturação das sessões de treinamento técnico-táticas prevalece uma metodologia diretiva, basicamente centrada nos elementos técnicos do jogo. As evidências confirmam a utilização de um modelo tradicional apoiado na metodologia do treinamento, própria do esporte de alto rendimento. A organização das sessões necessita ser revista para favorecer o processo de aprendizagem referenciado às situações práticas do jogo, buscar a diversidade de conteúdos e implementar a formação continuada de jogadores desta modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Talamoni, Guilherme Augusto [UNESP]. "A trajetória de treinadores de futebol campeões brasileiros: análise das implicações da formação na atuação profissional." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/96102.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-08-23Bitstream added on 2014-06-13T18:32:24Z : No. of bitstreams: 1 talamoni_ga_me_rcla.pdf: 746941 bytes, checksum: 86a90c3a05729d2bbdf154f21a5caf13 (MD5)
No futebol, o treinador é o principal organizador do processo de treino e competição, portanto uma das figuras centrais desse fenômeno esportivo. Entretanto, no Brasil pouco se discute a respeito das questões relacionadas a formação e atuação profissional de treinadores de futebol, principalmente no que se refere a uma carreira de sucesso nessa função. No Brasil, hoje, a maior parte dos treinadores de futebol não apresentam nenhum tipo de formação específica, contando apenas com experiências advindas de sua atividade anterior como jogador. No campo profissional, pesquisas que investigam a trajetória de treinadores, a partir de suas próprias perspectivas, vêm contribuindo para a compreensão de aspectos que apresentam maior necessidade na formação. Dessa forma, objetivo geral dessa pesquisa é investigar a trajetória de treinadores campeões brasileiros de futebol e, consequentemente evidenciar as configurações do futebol brasileiro por intermédio de suas histórias de vidas, e como objetivos específicos: a) analisar as implicações da formação acadêmica e das experiências como jogador profissional na carreira dos treinadores investigados; b) identificar os conhecimentos e competências presentes na atuação profissional dos treinadores de futebol participantes da pesquisa. Foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais para a construção da revisão de literatura e elaboração do roteiro de entrevistas. Para a coleta dos depoimentos foi utilizada a fonte oral, por intermédio de uma entrevista semiestruturada com a abordagem denominada “História de Vida”. Para compreender esse universo utilizamos o modelo de análise da teoria sociológica Norbert Elias. Participaram da pesquisa os treinadores Geninho e Antônio Lopes, ambos campeões brasileiros. O primeiro atua em um clube do interior paulista, foi jogador...
In soccer, the coach is the principal organizer into the process of training and competition, therefore, the central character within this sport event. However, in Brazil little has been discussed about issues related to the formation and professional performance of coaches, principally, considering a successful career in this function. Today in Brazil, the major part of soccer coaches do not register any kind of specific formation. They count only on experiences coming from their former activities as soccer players. In the professional field, researches that investigate the trajectory of coaches, based on their own perspectives, keep on contributing to the understand of aspects which show a deeper necessity of academic formation. Thus, the main objective of this research, is to investigate the trajectory of coaches who were Brazilian soccer champions, consequently, pointing out the configurations of Brazilian soccer through their “Histories of Life”, and with specific goals: a) analyze the implications of academic formation and the experiences as professional soccer players, during the career of the coaches being investigated; b) identify knowledge and competencies within the professional performance of soccer coaches participating in the research. Bibliographies and documentary sources were used for the construction of the literature review and elaboration of the interviews course of action. To collect the testimonies, the oral source was used, through structured interviews called “History of life”. To make it possible to understand this universe we made use of the sociological theory of Norbert Elias. The participants of this research were the coaches Geninho and Antônio Lopes, both Brazilian champions. The first works in a club in the country side of São Paulo. He was a professional soccer player, graduated... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Xavier, dos Santos Francisco. "O valor da educação na formação do jovem atleta para o futebol profissional em Recife." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4030.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:18:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo227_1.pdf: 10157840 bytes, checksum: b2c1d0ff79e2f83e3d1abf987ceed15c (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Universidade Federal de Pernambuco
Este trabalho aborda o futebol profissional no contexto da formação dos jovens futebolistas nos clubes Clube Náutico Capibaribe e Sport Club do Recife, ambos da cidade de Recife. Trata-se de uma dissertação no campo da educação que analisa relação entre a educação e futebol; mais especificamente, o processo educativo dos jovens futebolistas das categorias de base destes clubes. Nosso interesse é explicitar como acontece o processo de formação para o futebol dos jovens atletas no âmbito local, no sentido de revelar a complexa dimensão que envolve a vida destes aspirantes ao futebol profissional; e também mostrar a visão estreita desse processo formador limitado tão somente às dimensões dos gramados. Buscou-se investigar o valor da educação na formação dos atletas da categoria juvenil nos principais clubes de futebol profissional na cidade de Recife. De modo mais específico, primeiramente, levantou informações sobre a educação escolar dos juvenis; em seguida caracterizou e avaliou a mesma; por fim, analisou-a na perspectiva das implicações e conseqüências resultantes da maneira como acontece nos clubes de futebol da cidade. O estudo se desenvolveu através de coleta de informações através de entrevistas semi-estruturadas gravadas em mp3, e de anotações registradas em nosso caderno de campo com base nas observações realizadas em nosso convívio nos respectivos clubes. A pesquisa em sua totalidade abrangeu o universo dos atletas, seus pais, os técnicos, preparadores físicos, supervisores e diretores, todos envolvidos com as categorias de base dos dois clubes de futebol profissional. Conclui-se que a educação, na formação dos jovens atletas, é um aspecto pouco valorizado por parte da direção dos clubes investigados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Talamoni, Guilherme Augusto. "A trajetória de treinadores de futebol campeões brasileiros : análise das implicações da formação na atuação profissional /." Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/96102.

Full text
Abstract:
Orientador: Dagmar Aparecida Cyntia França Hunger
Banca: Alexandre Janotta Drigo
Banca: Julio Wilson dos Santos
Resumo: No futebol, o treinador é o principal organizador do processo de treino e competição, portanto uma das figuras centrais desse fenômeno esportivo. Entretanto, no Brasil pouco se discute a respeito das questões relacionadas a formação e atuação profissional de treinadores de futebol, principalmente no que se refere a uma carreira de sucesso nessa função. No Brasil, hoje, a maior parte dos treinadores de futebol não apresentam nenhum tipo de formação específica, contando apenas com experiências advindas de sua atividade anterior como jogador. No campo profissional, pesquisas que investigam a trajetória de treinadores, a partir de suas próprias perspectivas, vêm contribuindo para a compreensão de aspectos que apresentam maior necessidade na formação. Dessa forma, objetivo geral dessa pesquisa é investigar a trajetória de treinadores campeões brasileiros de futebol e, consequentemente evidenciar as configurações do futebol brasileiro por intermédio de suas histórias de vidas, e como objetivos específicos: a) analisar as implicações da formação acadêmica e das experiências como jogador profissional na carreira dos treinadores investigados; b) identificar os conhecimentos e competências presentes na atuação profissional dos treinadores de futebol participantes da pesquisa. Foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais para a construção da revisão de literatura e elaboração do roteiro de entrevistas. Para a coleta dos depoimentos foi utilizada a fonte oral, por intermédio de uma entrevista semiestruturada com a abordagem denominada "História de Vida". Para compreender esse universo utilizamos o modelo de análise da teoria sociológica Norbert Elias. Participaram da pesquisa os treinadores Geninho e Antônio Lopes, ambos campeões brasileiros. O primeiro atua em um clube do interior paulista, foi jogador... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In soccer, the coach is the principal organizer into the process of training and competition, therefore, the central character within this sport event. However, in Brazil little has been discussed about issues related to the formation and professional performance of coaches, principally, considering a successful career in this function. Today in Brazil, the major part of soccer coaches do not register any kind of specific formation. They count only on experiences coming from their former activities as soccer players. In the professional field, researches that investigate the trajectory of coaches, based on their own perspectives, keep on contributing to the understand of aspects which show a deeper necessity of academic formation. Thus, the main objective of this research, is to investigate the trajectory of coaches who were Brazilian soccer champions, consequently, pointing out the configurations of Brazilian soccer through their "Histories of Life", and with specific goals: a) analyze the implications of academic formation and the experiences as professional soccer players, during the career of the coaches being investigated; b) identify knowledge and competencies within the professional performance of soccer coaches participating in the research. Bibliographies and documentary sources were used for the construction of the literature review and elaboration of the interviews course of action. To collect the testimonies, the oral source was used, through structured interviews called "History of life". To make it possible to understand this universe we made use of the sociological theory of Norbert Elias. The participants of this research were the coaches Geninho and Antônio Lopes, both Brazilian champions. The first works in a club in the country side of São Paulo. He was a professional soccer player, graduated... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Martin, Lucas Ferreira. "A figura do árbitro de futebol no Brasil: um livro-reportagem sobre a arbitragem de futebol desde a formação até a atuação em jogos profissionais." Universidade Federal de Uberlândia, 2017. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18470.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado)
Após uma partida de futebol é comum matérias jornalísticas analisando a atuação de árbitro no jogo, principalmente quando comete algum erro. É alvo de jogadores, diretores, torcedores e passa a ser da imprensa também. Com poucos segundos para decidir um lance, sem replay, está suscetível a erros. Por isso, no futebol, são pelo menos três profissionais do apito em prol da regra. Mesmo assim, falhas acontecem, como os jogadores também podem falhar ao errar um gol. O lado ser humano, às vezes, é deixado de lado e todos querem que árbitro acerte tudo. Não são máquinas, são profissionais treinados e capacitados que hoje recebem para apitar. Quando acertam tudo, ninguém lembra. Então, qual é o ethos do árbitro de futebol? Para responder essas e outras, o projeto para obtenção do título de mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação, linha Tecnologias e Interfaces da Comunicação, temática Comunicação Esportiva, teve como objetivo produzir um livro-reportagem sobre a arbitragem de futebol desde a formação até a atuação em jogos profissionais, englobando também amadores, nos diferentes campos do futebol (social, econômico, familiar, profissional etc.). Para isso, foi necessário um levantamento histórico da função árbitro de futebol no Brasil, para entender quando a função de aplicar de regras foi instituída em um dos esportes mais praticados do mundo. Estudos sobre a Análise do Discurso da linha francesa, propostos por Amossy (2013), Haddad (2013) e Salgado (2008) foram empregadas nesta pesquisa como fundamentação teórica. Tudo para ajudar na análise do ethos do árbitro de futebol no livro em questão, a fim de entender o árbitro também enquanto pessoa/profissional. As definições de livro-reportagem de Lima (2009) serviram para encaminhando e produção geral da obra, apoiando também nas técnicas de reportagem e entrevistas de Lage (2008) e na narratologia de Greimas (1973). Assim, o produto é válido para a academia pelo fato de haver pouca pesquisa em jornalismo esportivo, principalmente, com relação à função árbitro. O que existe, geralmente, são estudos acerca dos jogadores, técnicos, agremiações, entre outros. Como forma de contribuição social, o livro traz a compreensão da figura da arbitragem no futebol brasileiro, passando pelo histórico, processo de formação e atuação em jogos. O futebol é bastante discutido e rentável, e a abordagem que o produto propõe incrementa as discussões cotidianas e se torna útil ao mercado dos livros-reportagens esportivos, sempre presentes nas livrarias do Brasil afora. Para melhor compreensão do produto, o presente relatório está organizado em quatro partes, além da Apresentação. O capítulo Referencial Teórico está divido em quatro partes, a 5 saber: Jornalismo esportivo: o esporte em pauta no Brasil; O livro-reportagem como extensão da notícia no jornalismo esportivo; O árbitro no modelo atuacional de Greimas; e Ethos do apito: a imagem do árbitro de futebol. O terceiro capítulo, Procedimentos metodológicos de desenvolvimento, contém o plano de execução do produto. Seguindo, a descrição do livro-reportagem finalizado e os objetivos da obra; e, por fim, as Considerações finais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Café, Lucas Santos. "Dos simpaticíssimos aos incivilizados: a formação do cenário futebolístico na cidade de Salvador (1895-1918)." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2013. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14123.

Full text
Abstract:
Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2013-12-02T17:53:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Lucas Santos Café.pdf: 5126982 bytes, checksum: f3bb7cfca21435a3fd38fce754093c3f (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2013-12-12T18:01:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Lucas Santos Café.pdf: 5126982 bytes, checksum: f3bb7cfca21435a3fd38fce754093c3f (MD5)
Made available in DSpace on 2013-12-12T18:01:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Lucas Santos Café.pdf: 5126982 bytes, checksum: f3bb7cfca21435a3fd38fce754093c3f (MD5)
CNPq
O objetivo desta Dissertação é investigar como se formou o cenário futebolístico da cidade do Salvador entre os anos de 1895 e 1918. A pesquisa buscou entender como, em seus momentos elementares, o esporte foi pensado, discutido, praticado e utilizado pelas elites, que imaginavam e idealizavam um processo de modernização e civilização dos costumes para a cidade de Salvador no final do século XIX e nos primeiros anos do século XX. Neste contexto, estudamos os primeiros anos do futebol da capital baiana, buscando problematizar não só seu sentido elitista, como também seus significados para as camadas populares que se apropriaram do esporte, realizando-o de maneiras múltiplas e diversas, sendo estes os principais responsáveis pela popularização do esporte em Salvador. Com isso, buscamos mostrar como existiu na sociedade soteropolitana um contexto favorável ao desenvolvimento do esporte, principalmente quando este estava associado às elites. A discussão principal se concentra em perceber como se estabeleceu na formação do cenário futebolístico de Salvador, uma relação conflituosa entre as camadas populares e as elites, principalmente no interior dos espaços considerados oficiais e elitistas. Veremos como o projeto pedagógico e elitista baseado no uso do esporte foi se arruinando devido à pressão exercida pelos populares, que transformaram a cara do futebol baiano, escrevendo novas páginas em sua história. The objective of this research is to investigate how it was formed the soccer scene in the city of Salvador between 1895 and 1918. The research sought to understand how, in their elemental moments, the sport was thought, discussed, practiced and used by the elites, who imagined and idealized a process of modernization and civilization of the customs for the city of Salvador in the late XIXth and early XXth centuries. In this context, we studied the first years of the football in the Bahian capital, seeking to confront its elitist meaning, as well as their significance for the popular classes who appropriated the sport, making it from multiple and diverse ways, which are primarily responsible for popularizing the sport in Salvador. With this, we seek to show how in Bahian society we have got a favorable context for the development of the mentioned sport, specially when it was associated with the elites. The main discussion focuses on the way it was established the soccer scene in Salvador, a conflictive relationship between the popular classes and elites, primarily within the spaces considered official and elitist. It was possible to understand how the project based on the use of the sport was ruining itself due to pressure from the common population, which transformed the face of football in Bahia, writing new pages in its history.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Chelles, Claudinei. "Psicanálise e futebol : o jogo como situação sublimatória e (contra) transferencial no processo formativo /." Presidente Prudente, 2016. http://hdl.handle.net/11449/148782.

Full text
Abstract:
Orientador: Mauro Betti
Banca: Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro
Banca: Walter Roberto Correia
Banca: Pierre Normando Gomes da Silva
Banca: José Milton de Lima
Resumo: Esta tese está vinculada à linha de pesquisa "Práticas e Processos Formativos em Educação" no Programa de Pós-graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. A importância sociocultural do futebol, nossa própria experiência profissional nesta modalidade e a escassez de estudos com uma abordagem psicanalítica do futebol que contemplasse o "processo formativo do/no futebol" de crianças, adolescentes e jovens, constituíram o cenário em que se deu o ponto de partida deste estudo. Nosso objetivo geral foi verificar as possibilidades de contribuição da psicanálise no "processo formativo do/no futebol". A incursão inicial nos domínios da psicanálise proposta por Sigmund Freud levou a identificar, de um lado, o tema do "desejo de jogar", e de outro, a relação entre o aluno-atleta e o professor-treinador, o que nos levou a destacar os conceitos de sublimação e (contra) transferência. Buscamos então responder aos seguintes questionamentos específicos: como e por que o jogo de futebol poderia contemplar (propiciar) a sublimação? Qual a contribuição do saber (contra) transferencial na atuação do professor-treinador na condição de educador? Verificamos que a prática do jogo de futebol pode ser agente relevante para ocorrência da sublimação das forças pulsionais, possibilitando sua ocorrência de modo socialmente aceitável, o que torna compreensivo o "desejo de jogar". Em relação ao aspecto sublimatório, o alento ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This doctoral thesis has been developed at the research line "Practices and Formative Processes in Education", Postgraduate Program of Education, in the Faculty of Sciences and Technology at the State University of São Paulo (UNESP), Presidente Prudente campus. The sociocultural importance of football, our own professional experience in this sport modality and the lack of psychoanalytic approach studies on football that have contemplated children's, adolescents' and youngsters' "educative process of/in football" constituted this study starting point scenario. Our general objective was to verify the possibilities of contribution from psychoanalysis to the "educative process of/in football". The initial incursion into psychoanalysis, as proposed by Sigmund Freud, led us to identify, on the one hand, the theme of the "desire to play", and on the other, the relationship between the student-athlete and the teacher-coach, which led us to highlight the concepts of sublimation and (counter) transference. Then, we try to answer the following specific questions: how and why could the football game contemplate (propitiate) sublimation? What is the contribution of (counter) transferential knowledge in the teacher-coach performance as educator? We verified that football game practice can be a relevant agent for the occurrence of drive forces sublimation, allowing its occurrence in a socially acceptable way, which makes the "desire to play" comprehensive... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cruz, Sérgio Nuno da Silva Ravara Almeida. "Modelo de valorização do direito desportivo resultante da formação." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9207.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Contabilidade
Nas empresas desportivas o principal ativo é o direito desportivo sobre o jogador profissional. O nosso estudo debruça-se no resultante da formação. Começámos por verificar que o direito desportivo preenche os requisitos para ser reconhecido como ativo intangível. Posteriormente analisámos os relatórios e contas de clubes europeus e de clubes brasileiros de modo a identificarmos semelhanças e diferenças ao nível contabilístico dos ativos intangíveis resultantes da formação, um dos nossos objetivos. Verificámos que a principal diferença reside no não reconhecimento do direito desportivo resultante da formação pelos primeiros, contrariamente à prática verificada nos clubes brasileiros. No cenário atual, pelo menos, os clubes europeus não proporcionam informação plena e a comparabilidade entre clubes encontra-se comprometida. Por conseguinte, outro dos nossos objetivos é propor um modelo que permita valorizar com fiabilidade o direito desportivo resultante da formação. A conceção do modelo teve o auxílio dos clubes portugueses e brasileiros, através da resposta a um inquérito dirigido a clubes europeus e brasileiros. Esta metodologia possibilitou, igualmente, confirmar conclusões resultantes da análise da informação contabilística elaborada pelos clubes e identificar outros pontos de contacto e de afastamento entre os clubes relativamente a jogadores formados internamente e ao reconhecimento inicial do direito desportivo. Concluímos que em Portugal existe informação contabilística incompleta sobre os jogadores formados internamente, dado os clubes portugueses considerarem não existir um critério de valorização fiável, e sobre os jogadores que chegam em fim de contrato. Por outro lado, todos os clubes brasileiros respondentes valorizam e reconhecem o direito desportivo resultante da formação como ativo intangível com base nos encargos com a formação do jogador. Por fim, apresentamos a nossa proposta de modelo assente no custo de formação, com a aplicação do método dos centros de gastos. Os componentes incluídos tiveram em conta a opinião dos clubes, tendo posteriormente sido efetuada a análise de clusters e a seleção final de acordo com a IAS 38 da UE. A nossa proposta foi validada junto de agentes com conhecimento e experiência sobre o fenómeno em estudo através de entrevista.
In sports companies the most important asset is the professional players’ registrations. Our study focuses on the home grown players’ registration. We began to check that players’ registrations complied with the requirements for the recognition as an intangible asset. Subsequently, we examined the annual report and accounts of European and Brazilian clubs in order to identify the accounting similarities and differences, which is one of ours goals. We found that the main difference is the non recognition of the home grown players’ registration by the first, contrary to the practice observed in Brazil. In the current scenario, European clubs do not provide full information and the comparability between clubs is at stake. One of the goals of our research is to propose a model that allows reliable measurement of the home grown players’ registration. The construction of the model had the help of Portuguese and Brazilian clubs through their answers to a survey. This methodology allowed us to confirm the conclusions we took from the analysis of the accounting information of the clubs and also identify other similarities and differences between the clubs regarding the recognition of the home grown players and the initial recognition of players’ registration. We concluded that in Portugal there is incomplete accounting information about the home grown players because Portuguese clubs consider that there is not a reliable measurement criteria, and also for the players who come in free transfer. Furthermore, all Brazilian clubs that answered the survey measure and recognize the home grown players’ registration as an intangible asset based on training costs of the player. Finally, we present our model based on training cost, with the method of cost centre. The components included the point of view of the clubs and subsequently was made the cluster analysis and final selection in accordance with IAS 38 of the EU. Our proposal has been validated with people with recognized knowledge and experience on the subject using interviews.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pinto, Arthur Sales. "Joia ou gente? Opinião de treinadores brasileiros sobre jogadores de futebol da categoria masculino sub-15 /." Rio Claro, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157506.

Full text
Abstract:
Orientador: Alexandre Janotta Drigo
Banca: Leandro Carlos Mazzei
Banca: Roberto Tadeu Iaochite
Resumo: Na presente pesquisa, buscou-se entender como o treinador das categorias de base do futebol masculino no Brasil, na faixa etária sub-15, define o jovem jogador, levando em consideração as possíveis influências mercadológicas e midiáticas em seu ambiente de trabalho e, consequentemente, em seu olhar. No meio do futebol, é usual que jogadores sejam descritos como mercadorias. Um exemplo disso é a palavra joia, usada como referência a um jovem jogador de grande talento ou potencial. Também são frequentes relatos de que, nos ambientes de formação, jovens jogadores enfrentam situações como distanciamento escolar e familiar, além de diversos tipos de abusos conflitantes com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei federal que versa sobre os direitos básicos de crianças e jovens no Brasil. Por meio de entrevistas com 25 treinadores da categoria sub-15 de clubes de futebol filiados à Confederação Brasileira de Futebol (CBF); da análise da Lei Pelé e do Certificado de Clube Formador (CCF), que regula a relação de trabalho entre clubes e jovens jogadores; da descrição de jogadores como "joias" em sites jornalísticos especializados; do ECA e de documentos balizadores da ética profissional na área da Educação Física, formação frequente dos treinadores de futebol no Brasil; e com o auxílio dos estudos de mídia e esporte de Bourdieu e Mauro Betti, verificou-se que o modo como os treinadores entrevistados definem os jovens jogadores se apresentou distanciado do praticado pela m... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This study aims to understand how youth football coaches (U - 15) define young players, considering po s sible influences from media and market on those definitions and on the coaches' work environment. In side the football environment, including all its agents, it is usual t o describe players as commodities, like the example: jewel is a word used to describe young talented players. Different sources indicate that young players face situations like: being held off school and family and many kinds of abuse, w h ich oppose to "Est atuto da Criança e do Adolescente (ECA)", a Brazilian children ' s rights federal law. By interviewing 25 U - 15 coaches working on "Confederação Brasileira de Futebol" (CBF) 's filiated clubs, and through the analisis of "lei Pelé" and "Certificado de Clube Fo rmador" (CCF), which regulates the employee relationship between young players and clubs ; the use of the word jewel to describe players in sports websites ; the ECA and ethical profesional guidelines in Ph y s i cal Education ( most of the coach e s have this degr ee ) and support ed by Bourdieu and Betti's media an d sport studies, it has been shown that the way coaches define the young players is not close to the one performed by the media, indicating its low influence on coaches' young - player definitions. Media defi nes, usually, young players as c ommodities, or jewels, while coaches have a more humanized understanding about them. Media influences are more related to its impact over coa... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Saad, Michél Angillo. "A formação técnico-tática de jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101009.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-26T00:44:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 313842.pdf: 828365 bytes, checksum: c1ad3b3cf2fc91a5c11a4db9095d085a (MD5)
O objetivo do presente estudo foi o de analisar o processo de ensino-aprendizagem-treinamento técnico-tático dos jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15 em Santa Catarina. Participaram da investigação 34 jogadores de futsal, sendo 9 experientes e 25 não experientes, de dois clubes de Santa Catarina pertencentes a duas equipes na categoria sub-13 e duas equipes na categoria sub-15, bem como os quatro treinadores responsáveis pelas equipes correspondentes. Na análise dos dados, foram utilizados os recursos da estatística descritiva (média, desvio padrão, soma, frequência absoluta e frequência relativa), o teste Kolmogorov-Smirnov, o teste t pareado e o teste t para amostras independentes, contidos no programa SPSS for Windows, versão 17.0, com nível de significância de 5%. Os resultados encontrados revelaram que a preparação técnico-tática das equipes investigadas, independente do período do planejamento da temporada esportiva, assume um papel de destaque por meio de tarefas de treinamento técnico-tático ou nos diferentes tipos de jogos realizados. Todos os treinadores procuram privilegiar as ações técnico-táticas, diferenciando-se somente na sua abordagem, seja por meio de jogos formais, jogos condicionados, combinação de ações pré-estabelecidas ou estruturas funcionais. Em relação à associação entre o nível de desempenho técnico-tático individual e a experiência esportiva dos jogadores investigados, os resultados indicam que o processo de treinamento contribui efetivamente na melhora do desempenho técnicotático individual, principalmente de jogadores experientes, nomeadamente nos componentes #adaptação# e #eficácia# e nos indicadores de #marcação ao jogador sem a bola#, #condução#, #finalização# e #drible#. A análise do impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desenvolvimento técnico-tático individual de jogadores revelou que o #aprimoramento do gesto técnico#, as #estruturas funcionais# e o #jogo formal#, independente do período de treinamento, são as atividades mais utilizadas pelos treinadores das categorias sub-13 e sub-15. Embora tenha sido observada evolução técnico-tática em todos os jogadores investigados, as equipes que gastaram mais tempo em atividades técnico-táticas obtiveram as melhores evoluções do desempenho, tanto na categoria sub-13 quanto na categoria sub-15. Ao caracterizar o processo de treinamento a partir dos diferentes elementos avaliados (nível de desempenho técnico-tático individual, sessões de treinamento, períodos de preparação esportiva, experiência esportiva e diferentes categorias) durante uma temporada esportiva, as evidências encontradas permitem concluir que as metodologias aplicadas pelos treinadores no processo de ensino-aprendizagem-treinamento diferenciam-se de acordo com a categoria, influenciando, de modo distinto, nos componentes (adaptação, eficácia e tomada de decisão) do desempenho técnico-tático individual dos jogadores, assim como a experiência esportiva afeta o nível de desenvolvimento técnico-tático durante uma temporada esportiva, independentemente da categoria a que pertencem. Além disso, ressaltam que o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, baseado no desenvolvimento harmônico dos componentes que cercam o rendimento esportivo, melhor auxilia na formação esportiva de jovens jogadores de futsal.

Abstract : The aim of this current study was to analyze the process of teachinglearning-technical-tactical training of futsal players from sub-13 and sub-15 categories in Santa Catarina. 34 futsal players with 9 experienced and 25 inexperienced from two clubs of Santa Catarina belonging to two teams from sub-13 category and two teams from sub-15 category as well as four coaches responsible for the corresponding teams made part of the study. In the data analysis we used the resources of descriptive statistics (mean, standard deviation, sum, absolute frequency and relative frequency , the Kolmogorov-Smirnov test, the paired t test and the t test for independent samples contained in SPSS for Windows, version 17.0, with a significance level of 5%. The results found showed that the technical-tactical preparation of the teams investigated, regardless of the planning period of the sports season plays a prominent role through technical-tactical training tasks in different types of games performed. All coaches seek to privilege the technical and tactical actions, differing only in their approach, whether through formal games, conditioned games, combination of pre-defined actions or functional structures. Regarding to the association between the Individual Technical-Tactical Performance level and sports experience of the players investigated, the results indicate that the training process effectively helps in improving Individual Technical-Tactical Performance, mainly of experienced players, including components of adaptation and efficacy and indicators marking the player without the ball, driving, finishing and dribbling. The impact analysis of the methodologies used by coaches in the Individual Technical-Tactical improvement revealed that the "improvement of the technical gesture", the "functional structures" and "formal game", regardless of the training period, are the activities most frequently used by the coaches from the sub-13 and sub-15 categories. Although it was observed a technicaltactical development in all investigated players,teams which spent more time in technical-tactical activities achieved the best performance in both ategories: sub-13 and sub-15. By characterizing the training process from the different elements evaluated (level of individual technical-tactical performance,training sessions,preparation spots period,sport experience, different categories) during a sports season, the evidences found allowed to conclude that the methodologies applied by coaches in the teaching-learning-training process differ according to the category,differently influencing the components (adaptação, eficácia e tomada de decisão) of the individual technical-tactical of the players affects level of technical-tactical development during a sport season regardless of the category they belong to. Besides, they highlight teaching-learning-training process based on the harmonic development of the components surrounding the sports performance better helps in the sports training of young futsal players.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Coentrão, Bruna Fangueiro. "Futebol de formação no Rio Ave Futebol Clube: como gerir?" Dissertação, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92907.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Coentrão, Bruna Fangueiro. "Futebol de formação no Rio Ave Futebol Clube: como gerir?" Master's thesis, 2016. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/92907.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Soares, Paula Adriana Sousa. "Psicologia do Desporto no futebol de formação." Master's thesis, 2021. https://hdl.handle.net/10216/140098.

Full text
Abstract:
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da obtenção do grau de mestre em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano. O estágio curricular foi realizado na escola Dragon Force Ermesinde na época 2020/2021 e ficou ao abrigo dos departamentos de Psicologia e Pedagogia. O relatório apresenta uma descrição da minha intervenção na referida instituição, tal como as atividades realizadas, observações, entrevistas, casos individuais, formações e outras atividades. É também efetuada uma investigação, realizada com 22 participantes da Dragon Force Ermesinde. A investigação infere quais os principais fatores que influenciam a liderança exercida pelos treinadores. Para a realização da investigação foi utilizada a entrevista sobre Estilos de Liderança e Gestão de Equipas Desportivas (ELGED) - Rui Gomes (2007). Por fim, é feita uma reflexão acerca dos aspetos positivos, negativos, principais dificuldades e aprendizagens do estágio curricular.
This internship report was developed in the context of obtaining a master's degree in Sport Psychology and Human Development. The curricular internship was carried out at the Dragon Force Ermesinde school in the 2020/2021 season and was under the Department of Psychology and Pedagogy. The report presents a description of my intervention in that institution, such as the activities carried out, observations, interviews, individual cases, training and other activities. An investigation is also carried out, carried out with 22 participants of the Dragon Force Ermesinde. The investigation infers which are the main factors that influence the leadership exercised by coaches. To carry out the investigation, the interview on Leadership Styles and Management of Sports Teams (ELGED) - Rui Gomes (2007) was used. Finally, a reflection is made about the positive, negative aspects, main difficulties and learning of the curricular internship.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rosa, Ricardo Fonseca. "A importância das academias no futebol de formação." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11973.

Full text
Abstract:
Atualmente, as academias de futebol designam-se como uma estrutura de excelência com o objetivo de formar jogadores profissionais para a equipa principal, baseando-se não só na vertente desportiva, como também na vertente humana. As academias são um local de prática desportiva de qualidade, onde agentes especializados como professores, psicólogos e nutricionistas, estão presentes para que a evolução dos atletas seja exemplar. A criação de academias minimiza os gastos em atletas, pois estes são produzidos nestas instalações, moldando-os consoante as suas ambições, fazendo com que não haja uma necessidade na busca de jogadores de outros clubes, diminuindo assim o risco na compra de atletas que possam não conseguir adaptar-se ao clube ou demonstrem fraco rendimento no mesmo. O principal objetivo desta dissertação é compreender todo este funcionamento na academia e procurar perceber se todos estes fatores se sucedem. Posto isto, foi desenvolvido um inquérito respondido por 14 treinadores de academias de futebol existentes em clubes, tanto a nível nacional, como a nível internacional. Com este estudo foi possível concluir que muitas academias desenvolvem um trabalho notável e que muitas aproveitam todo este trabalho a longo prazo, usufruindo assim de benefícios financeiros para o clube.
Currently, football academies are known as a structure of excellency in order to form professional players for the first team, based not only on the sporting aspect, but also the human aspect. The academies are a place of quality sporting practice, where k , y , ’ evolution can be exemplary. The creation of academies minimize spending on athletes because they are produced in these facilities, molding them according to their ambitions, so that there is not a necessity in the search for players from other clubs, thus decreasing the risk in buying athletes who may not be able to adapt to the club or show poor performance. The main purpose of this dissertation is to realize how all aspects of the academy works and trying to understand if all is happening as it should be. Having that said, it was developed a survey answered by 14 coaches from existing football academies in clubs, both nationally and internationally. With this study it was concluded that many academies develop an outstanding job and that many enjoy all this long-term work, thus enjoying financial benefits to the club.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Bernardes, Rafael Santos. "A mediatização do futebol de formação em Portugal." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/30984.

Full text
Abstract:
O processo de mediatização é um fenómeno essencial na cobertura de determinados acontecimentos, nomeadamente no contexto do jornalismo desportivo, que tem vindo a conquistar especial destaque enquanto área de especialização jornalística em Portugal. Sendo o futebol uma modalidade que se transformou, nas últimas décadas, numa poderosa indústria e num meio de elevada expressão social, procuraremos compreender de que modo é mediatizado o futebol de formação na imprensa desportiva diária, numa análise que se pretende atual face ao tema em epígrafe. Como tal, pretendemos investigar a forma como o futebol de formação em Portugal é alvo de cobertura mediática pelos jornais desportivos diários, concretamente pelos órgãos de comunicação social A Bola e O Jogo. Um processo determinante para a espetacularização deste fenómeno, assim como para o fortalecimento e enriquecimento da relação entre os media e a área da formação de jovens futebolistas. Quanto à recolha de dados, serão consultadas todas as edições da primeira semana de cada mês do ano de 2018 dos citados jornais para posteriormente analisar todos os conteúdos noticiosos que abordem o futebol de formação. Este critério prende-se com o facto de pretendermos focar a análise na atualidade e em distintos períodos do ano. Também serão realizadas entrevistas a José Couceiro, Diretor Técnico Nacional; Ricardo Vaz Monteiro, autor da obra “A Minha Causa”; e Rui Santos, jornalista especializado em futebol de formação. Portanto, consideramos relevante aprofundar o estudo em torno da mediatização do futebol de formação e das suas potencialidades, dado que é um tema pouco investigado pela comunidade científica, mas de gradual interesse académico e mediático
The mediatization process is an essential phenomenon in the coverage of certain events, namely in the context of sports journalism, which has been gaining special prominence as an area of journalistic specialization in Portugal. Being a football modality that has transformed, in recent decades, a powerful industry and a means of social expression, it seeks to understand how it is mediatized the youth football in the daily sports press in 2018, an analysis that is currently presented in relation to the above theme. As such, we want to investigate the way that youth football in Portugal is the target of media coverage by the daily sports newspapers, specifically by the portuguese newspapers A Bola and O Jogo. A determining process for the spectacularization of this phenomenon, as well as for the strengthening and enrichment of the relationship between the media and the form area of young footballers. Regarding the data collection, we will consult all editions of the first week of each month of the year 2018 of the mentioned newspapers to later analyze all the news contents that address the youth football. This criterion relates to the fact that we want to focus the analysis on the present time and in different periods of the year. Interviews will also be conducted with José Couceiro, National Technical Director; Ricardo Vaz Monteiro, “A Minha Causa” author; and Rui Santos, specializing journalist in youth football. Thus, we consider it relevant to deepen the study around the mediatization of football and its potentialities, since it is a subject little investigated by the scientific community, but of gradual academic and media interest.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Soares, Joel da Silva. "Relatório de Estágio na Associação Desportiva de Constance, na equipa de Futebol de Juniores C (sub15), na época 2018-2019." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10348/9678.

Full text
Abstract:
Curso de Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
O seguinte documento apresenta o relatório final de estágio, visando a obtenção do grau de mestre em ciências do desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos. O estágio foi realizado na equipa de sub-15 da Associação Desportiva de Constance na época desportiva 2018/2019, numa temporada em que a equipa disputou a segunda divisão distrital de Juniores C da Associação de Futebol do Porto. Este trabalho tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo a relação do que foi realizado no treino e os resultados obtidos nesses respetivos momentos competitivos. A metodologia de treino, os indicadores de treino e indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo da temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Estes indicadores quantitativos são a chave do trabalho sobre a qual recairá a avaliação e respetivas conclusões. O volume médio de tempo em prática foi de 75% do volume total de treino, sendo os restantes 25% utilizados na introdução, em instrução das tarefas e transição entre as mesmas. A maioria das tarefas enquadram-se nos exercícios específicos de preparação (71%), sendo os competitivos e setorial foram os mais utilizados em percentagem temporal (17 e 27%, respetivamente). A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização ofensiva da equipa (51%). Analisando os momentos de competição, verificámos a existência de uma evolução da primeira para a segunda volta. Verificámos uma grande diferença no volume de treino comparando com o recomendado para o escalão. As lesões surgem como o principal motivo para retirar minutos de treino aos jogadores. A maioria das tarefas de treino recaem sobre os exercícios de preparação para jogo e o tempo utilizado a trabalhar o momento ofensivo é superior. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada. Entendemos que o clube no futuro deverá procurar aumentar o volume de treino do escalão e ter um campo de futebol de 11.
The following document presents the final report of the internship realized with the aim to achieve the master degree in sports science, specialization in team sports. The internship was realized in under 15 team of Associação Desportiva de Constance. during the season 2018/2019, when the team compete in second district division of Juniors C of Porto Football Association. This work aims to describe, analyse and evaluate the training process, making a relation of what was done in the training and the results obtained in these respective competitive moments. The training methodology, training indicators and indicators of the competition moments werw collected throughout the season, being presented and analyzed, in order to allow conclusions about the work developed. This quantitative indicators will be the fundamental part of this document about which will be realized the evaluation and consequent conclusions. The average time spent in practice was 75% of the total training volume, with the remaining 25% being used in task instruction and transition between tasks. Most of the tasks fit in specific preparation exercises (71%), with ompetitive and sectoral were the most used in time percentage (17 and 27%, respectively). Most of the work was used to operationalization of the offensive moment (51%), Analysing the competitive moments, we verified the existence of an evolution from the first to the second round. We found a large difference in training volume compared to that recommended to the echelon. The injuries appear as the main reason that take minutes of training to the athletes. Most of the training tasks fall on the preparation exercises for the game and the time used to work the offensive moment is superior. Within the game model, this had some adjustments throughout the season. We believe that the club in the future should seek to increase the volume of training of the training stage and have a football field of 11.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Moreira, Luís Miguel Nunes. "Relatório de Estágio no Grupo Desportivo de Livração, no escalão de Juniores D (Sub-13), na época desportiva 2019/2020." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10348/10869.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências do Desporto - Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
O documento expõe o relatório de estágio curricular realizado na escola Dragon Force Marco de Canaveses, resultado da parceria entre FC Porto e Grupo Desportivo de Livração, na época desportiva 2019/2020, no escalão de sub-13, no âmbito do processo de obtenção de grau de mestre em ciências do desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O presente trabalho tem como objetivos a exposição detalhada do contexto de intervenção, da definição de objetivos, da organização do processo de treino, e finaliza com o controlo e avaliação do processo de treino. Também conta com uma apresentação e análise de dados registados ao longo do processo competitivo que serão comparados segundo diversos fatores contextuais e relacionados com os parâmetros obtidos no processo de treino. Importa realçar que a presente época terminou de forma precoce devido ao desenvolvimento da pandemia do COVID 19, que pelo seu contágio revelou-se como um contexto não favorável para a prática desportiva. Quanto aos resultados obtidos do processo de treino, foram realizadas 78 unidades de treino, com uma duração média de 75 minutos, contabilizando-se assim 5850 minutos de treino. Do valor anterior, 77% do tempo foi em atividade motora, sendo os restantes 23% despendidos em tempo de instruções das tarefas e nas transições entre as mesmas. Ao longo do processo os exercícios específicos de preparação para jogo foram os preponderantes, com 65% de tempo dedicado, sendo mais especificamente o jogo reduzido, o de setores e os competitivos os que tiveram maior percentagem de trabalho, 25%, 24% e 20% respetivamente. Quanto aos temas/conteúdos verificámos uma maior ênfase nos aspetos táticos de organização da equipa, 53%, seguido das ações táticas do centro de jogo, que apresenta 30%. No que diz respeito ao trabalho despendido nos momentos de jogo, a maioria do nosso trabalho assentou de forma considerável sobre a organização ofensiva, com 69%, seguindo-se a organização defensiva com uma percentagem inferior em 45% em relação à anterior. Em relação à competição, apenas foi realizada a primeira fase do quadro competitivo, sendo apenas realizados 22 jogos, tendo a equipa registo 15 vitórias (68%), 3 empates (14%) e 4 derrotas (18%). Devido a este registo positivo a equipa finalizou o campeonato em 3º lugar, o que permitiu a promoção para a 1ª divisão da AFP. Em relação ao número de golos, constatámos que obtivemos uma diferença positiva entre golos marcados e sofridos, 43, e ainda importa destacar que a nossa grande capacidade de finalização, que resultou em 80 golos marcados, o que nos destacou como o melhor ataque da prova. De forma geral verificámos que marcámos em 95% dos jogos realizados e sofremos em 86%
The document presents sets out of the curricular internship report accomplished in the Dragon Force Marco de Canaveses school, as a result of the partnership between FC Porto and Grupo Desportivo de Livração, in the 2019/2020 sports season, at the U_13, as part of the process of obtaining a master's degree in sports sciences, with specialization in collective sports, by the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The present work has as aims a detailed exposition of the context intervention, the definition of goals, the training process organization, and ends with the control and evaluation of the training process. It also counts with a presentation and analysis of data recorded throughout the competitive process that will be compared according to several contextual factors and related to the parameters obtained in the training process. It is important to emphasize that the current season ended earlier due to the development of the COVID 19 pandemic and its contagion, proved to be an unfavourable context for sports’ practice. As the obtained results from the training process, 78 training units were done, with an average duration of 75 minutes, thus accounting for 5850 minutes of training. the previous value, 77% of the time was spent in motor activity, with the remaining 23% spent on instruction time for feedbacks and in the transitions between them. Throughout the process, the specific preparation exercises for the game were the predominant ones, with 65% of time dedicated, and more specifically the reduced game, of sectors and the competitive ones which had a higher percentage of work, 25%, 24% and 20% respectively. Related to the themes / contents, we found a higher emphasis on the tactical aspects of the teams’ organization, 53%, followed by the tactical actions of the game centre, which presents 30%. With regard to the work spent in the playing moments, most of our work was based considerably on the offensive organization, with 69%, followed by the defensive organization with a 45% lower percentage compared to the previous one. Regarding to competition, was only accomplished the first stage of the competition, only 22 games were played, with the team recording 15 wins (68%), 3 draws (14%) and 4 losses (18%). Due to positive record the team finished the championship in 3rd place, which allowed the promotion to the 1st AFP Division. Regarding the number of goals, we found that we had a positive difference between goals scored and conceded, 43, and it is also important to notice that our great finishing ability, which resulted in 80 goals scored, highlighted us as the best attack of the competition. In general, we found that we scored 95% of the games played and suffered 86%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gonçalves, Paulo Sérgio Barros. "Relatório de Estágio no Grupo Desportivo Livração na equipa de Juniores C (Sub 15), na época desportiva 2019/2020." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10348/10958.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências do Desporto – Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
O processo de estágio, envolve um trabalho de planeamento, intervenção e reflexão sobre as experiências vividas na prática. Este relatório foi realizado no âmbito do mestrado em Ciências do Desporto, com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos que tem em vista a obtenção do grau de mestre. O estágio foi realizado na equipa de Juniores C Sub 15 da Dragon Force do Marco de Canavezes na época desportiva de 2019/2020, que disputou a 2ª divisão de Juniores C Sub 15 da Associação de Futebol do Porto. O objetivo deste trabalho passou pela vivência/experiência na prática e pela reflexão sobre o processo de treino de futebol e do jogo. De forma a elaborar este trabalho ao longo da temporada foram recolhidos dados, que posteriormente foram alvo de análise e avaliação de forma a estabelecer uma relação, com o que foi realizado ao longo do processo de treino e os resultados obtidos em competição. Portanto, foram recolhidos indicadores de treino e de competição ao longo da época, sendo apresentados e subsequentemente analisados, de forma a retirar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Estes indicadores serão a base do trabalho sobre a qual incidirá a avaliação e respetivas conclusões. No que diz respeito ao processo de treino, o volume total de treino (4486 minutos), foi extremamente inferior ao volume planeado de treino (5700 minutos), porém conseguimos rentabilizar esse pouco tempo na prática da atividade, 90% do volume total de treino, sendo que os restantes 10% foram utilizados na instrução e transição entre tarefas. Os métodos de treino com um maior tempo de utilização foram os métodos específicos de preparação para jogo (59%), porém as tarefas mais utilizadas foram as de manutenção de posse de bola e jogo reduzido cada uma com um valor percentual de 20%. Grande parte do trabalho desenvolvido ao longo da temporada foi no momento de organização ofensiva da equipa (3213 minutos), sobretudo na etapa de criação de situações de finalização (42%). Apesar de existir uma grande diferença entre o volume de treino recomendado e o volume total de treino para a etapa de formação em causa, este volume acabou por ser bem aproveitado, conseguindo passar maior parte do tempo das unidades de treino em atividade. A maioria dos exercicios recaem sobre os métodos de preparação para jogo, devido a serem os que estão mais próximos do contexto de competição. O momento de organização ofensiva é claramente o mais trabalhado entre todos os momentos do jogo, devido ao contexto competitivo em que estávamos inseridos. No momento competitivo, denotamos um nível qualitativo e estatístico semelhante em ambas as voltas, apenas denotamos uma melhoria em termos defensivos e uma queda no número de golos marcados na segunda volta da competição. Entendemos que algumas sugestões de melhoria para o futuro, deverão ser o aumento do volume de treino do escalão e criar condições para que todas as equipas cumpram os seus horários de treino.
The internship process involves planning, intervention and reflection on the experiences lived in practice. This report was carried out within the scope of the master's degree in sports sciences, with a specialization in collective sports games aimed at obtaining a master's degree. The internship took place in the Junior C Under 15 team of Dragon Force of Marco de Canavezes in the 2019/2020 sports season, which disputed the 2nd division of Junior C Under 15 of the Football Association of Porto. The aim of this work is to live the experience and to reflect on the process of training football and the game. In order to elaborate this work throughout the season, data were collected, which were subsequently analyzed and evaluated in order to establish a relationship, with what was accomplished during the training process and the results obtained in competition. Therefore, training and competition indicators were collected throughout the season, being presented and subsequently analyzed, in order to draw conclusions about the work developed. These indicators will be the basis of the work on which the evaluation and its conclusions will focus. Regarding the training process, the total training volume (4486 minutes) was extremely lower than the planned training volume (5700 minutes), but we managed to make the most of this little time in the activity, 90% of the total training volume. , with the remaining 10% being used for instruction and transition between tasks. The training methods with the longest usage time were the specific methods of preparing for the game (59%), however the most used tasks were the maintenance of possession of the ball and reduced game each with a percentage value of 20%. Much of the work carried out throughout the season was at the time of the team's offensive organization (3213 minutes), especially in the stage of creating finishing situations (42%). Although there is a big difference between the recommended training volume and the total training volume for the training stage in question, this volume ended up being well used, managing to spend most of the time of the training units in activity. Most of the exercises fall on the preparation methods for the game, due to the fact that they are closest to the competition context. The moment of offensive organization is clearly the most worked out of all moments of the game, due to the competitive context in which we were inserted. In the competitive moment, we denote a similar qualitative and statistical level in both rounds, we only denote an improvement in defensive terms and a drop in the number of goals scored in the second round of the competition. We understand that some suggestions for improvement for the future, should be to increase the training volume of the step and create conditions for all teams to comply with their training schedules.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Aleixo, Alexandre Daniel Avelares. "Relatório de Estágio no Sport Clube Vila Real, no escalão de Juniores A (sub_19), na época desportiva 2019/2020." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10348/10955.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
O presente documento expõe relatório de estágio curricular realizado no Sport Clube Vila Real, no escalão de Juniores A (sub_19), na época desportiva de 2019/2020, no âmbito do mestrado em ciências do desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos, pela Universidade de Trás os montes e alto douro. Os trabalhos apresentados têm com objetivos a exposição detalhada do contexto de intervenção, da definição de objetivos da equipa e clube, da organização e execução do processo de treino, e por fim, do controlo e análise do produto e processo de treino, bem como, de outros temas estudados. A época de realização do estágio foi parcialmente condicionada e revelou-se excecional devido ao desenvolvimento de um contexto não favorável à prática do futebol em virtude da pandemia de COVID19. A relação entre as unidades de treino previstas e concretizadas teve um balanço negativo (- 28,7%). O PSE médio foi de 15,5, sendo que a avaliação de média de treino se fixou nos 4,40 pontos. Em termos de volume de treino, verificou-se um balanço negativo entre a previsão inicial de volume planeado e a concretização (- 28,7%). Em termos gerais, 80,3% do volume planeado concretizado revelou-se como volume real de prática, ficando 19,6% dedicados a instrução e transição de exercícios. A média de sessão de treino foi de 72,3 minutos. Ao nível dos métodos de treino, ocorreu uma maior utilização de MEP (37,1%) e (36,2%), sendo que os exercícios de Manutenção de Posse de Bola (15,5%) e o de Circuito (10,3%) foram os mais utilizados. Por outro lado, ao nível do volume de treino nos diferentes momentos de jogo, a organização ofensiva (45%), a organização defensiva (21,7%) e a transição defensiva (19,4%) foram os momentos com maior indecência de trabalho. No período pré-competitivo, ocorreu uma maior utilização de MPG (38,7%) e MEPG (36,8%) comparativamente ao MEP (24,5%), enquanto que, no período competitivo, ocorreu uma maior utilização dos MEPG (36,1%) e MEP (39,6%) comparativamente ao MPG (24,3%). Foram realizados menos 31% dos jogos inicialmente previsto, tendo a equipa obtido 16 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. A relação entre os golos marcados-sofridos fixou-se no 40, com uma média de golos marcados por jogo superior a 3 golos (3,5). A nível geral, o volume máximo de jogo fixou-se nos 1878 minutos, e avaliação média de jogo nos 4,3 pontos. Em termos competitivos, a equipa finalizou o campeonato no 2ºlugar com menos 1 jogo (e menos 2 pontos) que o 1ºclassificado, ficando ainda por disputar as meias finais da taça distrital. O sistema 1-4-3-3 foi o mais utilizado pela equipa, e por outro lado, os adversários optaram em grande em grande escala pela utilização do sistema 1-4-3-3, sendo motivo de destaque as diversas utilizações de sistema com linhas defensivas de mais de 4 elementos (1-5-4-1 e 1-5-3-2). Foram ainda realizadas as avaliações de diversas variáveis antropométricas, psicológicas e de aptidão. Em suma, a excecionalidade do contexto de conclusão da época não permitiu cumprir na totalidade todos os objetivos propostos, sendo de destacar a enorme capacidade de adaptação dos intervenientes.
This document sets out the report related to the curricular internship held at Sport Clube Vila Real, in the Juniors “A” category (U19), in the 2019/2020 sports season, as part of the process of obtaining a master's degree in sports science , specializing in collective sports games, by the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The work presented aims to provide detailed exposure of the intervention context, the definition of team and club objectives, the organization and execution of the training process, and finally, the control and analysis of the product and training process, as well as, other topics studied. The time of the internship was partially conditioned and proved to be exceptional due to the development of a unfavorable context to the practice of football due to the pandemic of COVID19. The relationship between the planned and completed training units had a negative balance (- 28.7%). The average PSE was 15.5, and the average training evaluation was 4.40 points. In terms of training volume, there was a negative balance between the initial forecast of planned volume and completion (-28.7%). In general terms, 80.3% of the planned volume achieved proved to be a real volume of practice, with 19.6% dedicated to instruction and transition between exercises. The average training session was 72.3 minutes. In terms of training methods, there was a greater use of MEP (37.1%) and (36.2%), with Ball Possession exercises (15.5%) and Circuits (10, 3%) were the most used. On the other hand, at the level of training volume at different moments of play, the offensive organization (45%), the defensive organization (21.7%) and the defensive transition (19.4%) were the moments with greatest work indecency. In the pre-competitive period, there was a greater use of MPG (38.7%) and MEPG (36.8%) compared to MEP (24.5%), whereas, in the competitive period, there was a greater use of MEPG (36.1%) and MEP (39.6%) compared to the MPG (24.3%). Less than 31% of the games initially planned were played, with the team having 16 wins, 1 draw and 3 losses. The relation between the goals scored-conceded was fixed at 40, with an average of goals scored per game over 3 goals (3.5). At the general level, the maximum game volume was fixed at 1878 minutes, and the average game rating at 4.3 points. In competitive terms, the team finished the championship in the 2nd position with 1 game less (and 2 points less) than the 1st classified, and still remaining to play the semi-finals of the district cup. The 1-4-3-3 system was the most used by the team, and on the other hand, opponents opted on a large scale to use the 1-4-3-3 system, however it is worth mentioning the various uses of the system with defensive lines of more than 4 elements (1-5-4-1 and 1-5-3-2). Evaluations of several anthropometric, psychological and aptitude variables were also carried out. In short, the exceptionality of the context at the end of the season did not allow all of the proposed objectives to be fully fulfilled, with the enormous capacity for adaptation of the actors to be highlighted.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ribeiro, Carlos Alexandre Manco. "Vivências no ensino e treino do futebol de formação." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10348/10835.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi expressamente elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Nos dias de hoje, o futebol de formação assume cada vez mais um papel de grande importância na sociedade, contribuindo para um desenvolvimento de cidadãos responsáveis e saudáveis. Para os clubes, o futebol de formação representa aquilo que é e será a sua viabilidade e sustentabilidade a curto e a médio/longo prazo, fundamentalmente para o futebol distrital. Deste modo, deverá ser tema central e objetivo dos clubes e dos seus formadores, promover um desenvolvimento multidisciplinar aos jovens futebolistas, que lhes permitam no futuro potenciar jogadores para as suas equipes seniores, sendo para isso fundamental uma racionalização e conceptualização de todo o processo. Não menos importante de todo este processo, será o seu contributo para um desenvolvimento e formação de atletas/cidadãos mais responsáveis e saudáveis, capazes de desempenhar um papel ativo na sociedade. Esta importância atribuída ao desporto de formação, e no nosso caso específico ao futebol de formação, implica por parte dos clubes e “escolinhas de Futebol”, a necessidade de uma melhor organização e gestão. O recurso a treinadores formados, especializados e qualificados, conhecedores das diversas áreas abrangentes e complexas do futebol, e das próprias crianças, será determinante para o garantir de um processo de formação de qualidade, proporcionando aos atletas uma prática estruturada e competente, assim como um desenvolvimento das suas competências gerais e específicas. Para a elaboração deste trabalho, para além de uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos anos enquanto treinador de formação, foram explorados e abordados diferentes temas com importância significativa para o conhecimento específico da modalidade, bem como dos modelos de ensino/treino e de desenvolvimento dos jovens a longo prazo. É nosso objetivo apresentar uma proposta metodológica/didática para o futebol na sua fase de pré-especialização, centrando-se fundamentalmente no desenvolvimento geral e específico das crianças e jovens a longo prazo, procurando que esta possa vir a ser uma ferramenta prática de apoio a todos os agentes formadores da modalidade.
Nowadays, football formation is increasingly playing a major role in society, contributing to the development of responsible and healthy citizens. For the clubs, football formation represents their viability and sustainability in the short and medium/long term, primarily regarding to district football clubs. In this way, it should be the central and objective theme of clubs and their trainers, to promote a multidisciplinary development for young footballers, which will allow them in the future to empower players for their senior teams, for which it`s fundamental a rationalization and conceptualization of the whole process. Not least of this whole process, will be its contribution to the development of more responsible and healthy athletes/citizens, capable of playing an active role in society. This importance attributed to the sport formation, and in our case specific to the football formation, implies on the part of clubs and "football schools", the need for better organization and management. The use of specialized and qualified coaches, knowledgeable of the various comprehensive and complex areas of football, and of the children themselves, will be decisive to ensure a quality training process, providing athletes with a structured and competent practice, as well as a development of their general and specific skills. For the elaboration of this work, in addition to an analysis and reflection on the work developed over the years as a training coach, different topics with significant importance for the specific knowledge of the modality were explored and addressed, as well as the teaching/training models and long term development of young people. It is our goal to present a methodological/ didactic proposal for football in its prespecialization phase, focusing primarily on the general and specific development of children and young people in the long term, seeking that it may become a practical tool to support all the training agents off the sport.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sequeira, Manuel Francisco Batista. "Conciliação entre a formação desportiva e a formação académica, no futebol, uma visão dos treinadores." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10348/5600.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Este estudo pretende compreender e identificar as perceções e opiniões dos treinadores de futebol na conciliação entre a formação desportiva e a formação académica dos seus jogadores. Estas, quando exercidas em simultâneo, colocam dificuldades que consideramos pertinente investigar. Procurou-se entender como se desenvolve a relação entre os clubes desportivos na formação de jovens atletas e as escolas onde estes estão inseridos. O presente estudo foi realizado com oito treinadores de futebol, todos do sexo masculino, que treinam os escalões de Juniores A e Juniores B, que disputam campeonatos nacionais. A metodologia adotada para a pesquisa foi de natureza qualitativa. Através de entrevistas semiestruturadas, procedemos à recolha de dados, que foram posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo, com recurso ao programa NVivo. Das entrevistas emergiram três domínios. O Domínio I está associado à conciliação entre os treinos e a formação académica, o Domínio II aos Apoios e o Domínio III às condições para a formação desportiva dos atletas. Os resultados mostraram, que os clubes que têm protocolos celebrados com as escolas, os seus treinadores dizem ter mais e melhores condições, em relação a horários, para o treino logo aí têm melhores resultados desportivos. Constatou-se, ainda a preocupação dos treinadores com os estudos dos seus jogadores, fazendo uma conciliação da melhor maneira, garantindo um bom aproveitamento escolar, garantindo um futuro de sucesso, embora seja evidente a dificuldade em conciliar os estudos com o desporto, devido aos horários escolares, sendo os protocolos uma mais-valia para os alunos/atletas. As instituições envolvidas na vida dos jogadores, clube, escola e até família, concluiu-se que são de facto uma mais valia, para a carreira dos jogadores, tanto desportiva como académica.
This study aims to understand and identify the perceptions and opinions of football coaches, when merging sports and academic training for their players. These, ongoing concurrently, present difficulties that we consider significant to investigate. We pursued to understand how does the relation between clubs, in teaching young athletes, and the schools they attend. This study accompanied eight football coaches, all male, training Junior A and Junior B teams, competing for national championships. The methodology implemented for this research was qualitative. Through semi-structured interviews, data was collected, being later examined through content analysis, using the NVivo program. From these interviews, three domains aroused. The first domain is associated with unification between sports and academic training, the second to the funding and the third to the training conditions for young athletes. The results showed that in clubs, that have protocols with schools, coaches say they have a wider and better range of conditions, concerning schedules and timetables therefore ensuring better results. We were also able to observe, the coaches’ concern about their players’ studies, trying to conciliate as good as possible, guaranteeing good school achievements, ensuring a successful future, although the difficulty of reconciling the studies with the sport is evident, due to school schedules, being the protocols a benefit to the students/athletes. The institutions tangled in the lives of players, club, school and even family, were thought to be indeed an advantage to the players’ sporting and academic careers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Fernandes, João Filipe Cardoso. "Relatório de Estágio Eficácia no Processo de Formação no Futebol." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.6/10556.

Full text
Abstract:
Este trabalho encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira referente ao Estágio curricular e a segunda relativa ao trabalho de investigação. Na primeira parte, abordamos a temática da observação e análise de jogo e o processo de treino, com o objetivo principal de aumentar a performance da equipa de juniores (sub-17) da União Desportiva de Leiria, onde assumimos as funções de treinador adjunto/analista. Para tal, filmámos 23 jogos do campeonato nacional de juniores ‘b’. Estes jogos foram analisados através do software Videobserver™. Na segunda parte, o propósito deste estudo centrou-se no contexto do futebol de formação, nos escalões de (sub-15 e sub-17) que disputam o campeonato nacional de juniores ‘b’ e ‘c’. Para o presente estudo foram analisados 42 jogos, com 22 participantes do escalão de (sub-15) e 22 do escalão de (sub-17). Pretendemos identificar a eficácia ofensiva (absoluta e relativa) e o efeito que provoca na localização do jogo (visitada versus visitante). Podemos concluir que existe um grande número de oportunidades de golo e um baixo número de concretizações, pois das 678 oportunidades de golo só 94 (13,86%) resultaram, efetivamente, em golo. Foi ainda possível constatar que a equipa visitada apresenta valores superiores de eficácia ofensiva (absoluta e relativa) comparativamente com a visitante. Devese salientar que a equipa visitante, fora da grande área, obteve valores superiores de eficácia ofensiva absoluta como também de remates à baliza que resultaram em golo. Dos remates efetuados à baliza que resultaram em golo é curioso constatar que fora da grande área a equipa visitada apresenta 7% e a visitante 27%, registando uma diferença significativa. Assim, as principais conclusões deste estudo indicam que a eficácia ofensiva (absoluta e relativa) são influenciadas pela localização do jogo no futebol de formação.
This work is divided into two parts, the first referring to the curricular internship and the second concerning research work. In the first part, we dealt with the game analysis, observation and the training process, with the main objective of increasing the performance of the youth team (under-17) of the Leiria Sports Union, where we have the role of assistant coach / analyst. To do so, we recorded 23 games of the ‘b’ national junior championship. These games were analyzed using the software: Videobserver ™. In the second part, the purpose of this study focused on the context of formation in football, in the ranks of (under15 and under-17), that compete in the ‘b’ and ‘c’ national junior championship. For the current study, 42 games were analyzed, with 22 participants from under (15) and 22 from under (17). We intend to identify the offensive effectiveness (absolute and relative) and the effect it has on the game's location (home versus away). We can conclude that there are a large number of scoring opportunities and a low number of shots on goal, of the 678 scoring opportunities, only 94 (13.86%) actually resulted in a goal. It was clear that the home team, has higher values of offensive effectiveness (absolute and relative) compared to the away team. It should be noted, that the away team, outside the penalty area, obtained higher values of absolute offensive effectiveness, as well as shots on goal that resulted in goal. Of the shots on goal that resulted in scoring, it is curious to note, that, outside the penalty area the home team had 7% probability of scoring, while the away team had 27% of probabilities of scoring, registering a significant difference. Thus, the main conclusion of this study, indicates, that the offensive effectiveness (absolute and relative) is influenced by the location of the game in football formation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Sampaio, Sérgio Filipe Mendes. "Relatório de Estágio no Vitória Sport Clube, na equipa de futebol de juniores c (sub-15), na época desportiva 2017/2018." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10348/9278.

Full text
Abstract:
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
O presente documento expõe o Relatório Final de Estágio, que visa a obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto, com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos. O estágio foi realizado na equipa de Sub-15 do Vitória Sport Clube, na época desportiva de 2017/2018, com a participação no Campeonato Nacional de Juniores C. O presente Relatório de Estágio teve como grande objetivo descrever, analisar e avaliar todo o processo, quer de treino quer da competição. Do ponto de vista profissional, esta vivência diária do processo de treino e competição e a constante partilha de ideias, permitiu a elaboração dos registos diários do trabalho realizado, bem como da sua reflexão e análise crítica, revelando-se como ferramenta fundamental na evolução enquanto treinador de futebol. Na época desportiva foram realizadas 179 Unidades de Treino e 25 jogos oficiais, no decorrer de 46 microciclos. Neste enquadramento efetuamos cerca de 15295 minutos de treino. Do tempo total, aproveitamos como tempo de prática cerca de 75%, num total de 11409 minutos. No que se refere aos métodos de treino usados, destacamos os Métodos Específicos de Preparação Geral com 35% do tempo total de treino e os Métodos Específicos de Preparação com 65%. Nestes últimos destacaramse os métodos Competitivos, com cerca de 31% do tempo total. Os métodos de Manutenção de Posse de Bola, apresentaram um valor de 29%, nos Métodos Específicos de Preparação Geral. A Organização Ofensiva, foi o tema mais trabalhado, com cerca de 83% do tempo total de treino. Dedicámos apenas 16% do tempo para os aspetos da Organização Defensiva. No que se refere aos indicadores de competição, a equipa realizou 25 jogos com um total de 1771 minutos; obteve 19 Vitórias e 6 Derrotas, 74 golos marcados e 21 golos sofridos. Na primeira fase da competição alcançámos um pleno de 11 vitórias. Já na segunda fase, obtivemos 8 vitórias e 6 derrotas. Em termos globais, verificámos um declínio da primeira para a segunda fase do campeonato em termos de resultados obtidos, justificado também pela exigência e competitividade da segunda fase. A maneira como o contexto real de treino e competição foram vivenciados e a maneira como este documento foi elaborado, tudo se tornou enriquecedor e essencial para a evolução enquanto treinador de futebol e aprendizagem sobre esta modalidade.
This document presents the Final Report of Internship, which aims to obtain a Master's degree in Sports Sciences, with Specialization in Collective Sports Games. The stage was held in the U-15 team of Vitória Sport Clube in the 2017/2018 sports season, where the team competed for the National Championship of Juniors C. The major objective of this Stage Report, which was carried out throughout the year, seeks to describe, analyze and evaluate the whole process, both training and competition. Several daily records were made as well as criticisms and reflections so that all kinds of conclusions could be drawn later. The data obtained were analyzed and compared according to the game model and the idea of the technical team and, also, taking into account contextual factors of the competition. These indicators of training and competition were a fundamental part of this whole document on which to make its own assessment and conclusions. Throughout the whole season we were held 179 training units and 25 official matches, with a total of 46 microcycles. The data obtained for the specific practice time of the training correspond to about 75% of the total training time. Regarding the training methodology, most of the training exercises fit into the Competitive exercises, with about 31% of the total time and in the Hold Posse Ball exercises, with 29%. The training theme most used in the work developed was for the moment of the Offensive Organization, with about 83% of the total training time, followed by the work of the Defensive Organization with 16%. Regarding the competition, in total, the team in 25 games, obtained 19 Wins and 6 Defeats, 74 goals scored and 21 goals conceded. We noticed a decline from the first to the second round of the championship in terms of results obtained, also justified by the requirement and competitiveness of the second phase. The way the actual context of training and competition was experienced and the way this project was developed, everything became essential for evolution as a soccer coach and learning about this modality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Quelhas, Paulo. "Implicações da prática de futebol de 11 e de 9 para a formação de jovens em idade escolar." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10400.6/3353.

Full text
Abstract:
Analisando o programa educativo das escolas e os modelos competitivos da Federação Portuguesa de Futebol, verificamos que, o ensino do jogo de futebol transita bruscamente de uma organização formal de 7x7, nos escalões de infantis (2º ciclo), para o jogo formal de futebol 11x11 nos iniciados (3º ciclo). Sabendo da importância da organização estrutural adotada no ensino do jogo nas escolas e em contexto de clube, é objetivo deste trabalho realizar um estudo comparativo entre o FUT 9 e o FUT 11, verificando se existem, para os jovens praticantes, vantagens na prática competitiva de um em relação ao outro. Neste estudo iremos apenas focar a nossa atenção na diferença existente entre o número de intervenções que os jovens têm sobre a bola quando praticam FUT 9 e FUT 11. Para tal, foi realizado um jogo de FUT 9 e outro de FUT 11, com uma semana de intervalo, no mesmo campo e com os mesmos intervenientes. Através de uma grelha de registo notacional das ações, os jogos foram analisados para a identificação do número de ações realizadas por cada equipa no decorrer do mesmo. Os resultados obtidos mostram que, apesar de no FUT 9 os jogadores apresentarem tendencialmente mais intervenções sobre a bola, estas diferenças apenas foram significativas para o número de passes e receções. No entanto, ao analisarmos os jogos tendo em atenção o número de jogadores intervenientes no FUT 9 e no FUT 11, verificamos que, em média, cada jogador num jogo de FUT 9 tem mais 44% de intervenções sobre a bola que num jogo de FUT 11. Analisando as diferentes ações dos jovens jogadores pudemos constatar que estas diferenças, em média, se situam: Entre 10 e 16% mais de intervenções de cabeça (defensivas e ofensivas); entre 30 a 40% mais Passes Longos e Remates; acima de 50% mais de Passes curtos, Receções, Dribles 1x1, Conduções de bola, Lançamentos de linha lateral e Cantos; os jovens guarda-redes foram chamados a intervir no jogo em média mais 60% das vezes. Em conclusão, podemos afirmar que apenas comparando a prática do FUT 9 com o FUT 11, pela vertente do fator “intervenções sobre a bola” e os benefícios daí resultantes para os jovens na aquisição de habilidades para jogar, concluímos que se justifica a prática do FUT 9 como etapa intermédia de transição entre o FUT 7 e o FUT 11.
After the analysis of the school teaching curriculum and the competition models of the Portuguese Football Federation we have found that teaching football game goes sharply from a formal organization of 7vs7 players (for children rank in Middle School, 5th and 6th grade) to the football formal game of 11vs11 beginner level (for youngsters of Middle School in the 7th, 8th and 9th grade). Being aware of the importance of the organizational structure adopted in football game to improve players performance, we intend to make a comparative study between 11 a-side football (FOOT 11) and 9 a-side football (FOOT 9), checking if there are competitive advantages in the practice of either one of the given models for young practitioners. This study aims to show the difference in the number of interventions on the ball from youngsters while practicing FOOT 11 vs FOOT 9. Thus, both organizational models were used for the development of two football games with the same players (and participants in this study) and the same field in a week apart. These games were analyzed through a notational system, identifying the actions and their frequency for each team. The results achieved revealed that the children of a FOOT 9 condition can eventually reach more actions although these differences were only relevant concerning pass and receiving drills. However through our observation of the several games according to the number of players in FOOT 9 and FOOT 11, it is clear that each player of a FOOT 9 team has more 44% ball touches than those in a FOOT 11 team. Analyzing the different actions of our young players we confirm that those differences generally consist in 10 to 16 % more heading (defensive and offensive); more 30 to 40% long passes and kicks; more than 50% of short kicks, receivings and dribbles 1vs1, ball leading, throws and corners; and finally the young goal keepers were called more often to intervene in the game (over 60%). In the end comparing FOOT 9 to FOOT 11 based on the criteria of numbers of football drills and the learning benefits for the young players, FOOT 9 is substantially more interesting as a transitory learning step from FOOT 7 to FOOT 11.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Redondo, João Pedro Mendes. "Análise das transições ofensivas na última etapa de formação no futebol : estudo no escalão de sub-19." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10316/43173.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens, área científica de Ciências do Desporto (Treino Desportivo) apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Objetivos: Analisar as transições ofensivas na última etapa de formação no futebol, o escalão de Sub-19, identificando as características mais frequentes, que caracterizam o comportamento da equipa, nos momentos de transição ofensiva e que culminam em contra-ataque e ataque rápido. Verificar a existência de associações estatisticamente significativas entre algumas variáveis do momento de transição e as diferentes fases da competição. Identificar as interações entre os jogadores nas situações de ataque rápido e contra-ataque, que culminam em golo, analisando, através das networks o comportamento coletivo da equipa. Metodologia: A amostra foi constituída por 133 ações de transição ofensiva, referentes a jogos da Seleção Nacional de Portugal Sub-19, finalista vencida no Campeonato da Europa Sub-19 2014, realizado na Hungria. Foram observados 3 jogos da fase de grupos, 1 das meias-finais e 1 da final. Resultados: A partir da análise dos principais resultados verificou-se que a zona preferencial de recuperação da posse de bola foi a 3 E (12,0%). A interceção (36,8%) foi o tipo de recuperação da posse de bola preferencialmente utilizado. A maioria das situações de transição ofensiva foi desenvolvida através de ataque rápido (75,9%). A zona preferencial para execução do último passe foi a 5 E (12,0%). O passe curto/médio (60,2%) foi a forma mais comum de último passe utilizada. As zonas 6 CD (22,6%) e 6 CE (21,1%) foram as zonas onde mais vezes ocorreu o final de transição. O passe errado e o erro individual (22,6%) foram as formas mais comuns de final de transição. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis do momento de transição e a fase da competição. Por fim, o maior número de interações realizadas com sucesso foi efetuado pelo avançado, estabelecendo ligações fortes com o defesa direito, médio interior direito e extremo direito, assim como entre o médio defensivo central e o extremo esquerdo. Discussão e conclusão: Os resultados estão, maioritariamente, de acordo com a literatura existente em escalões de elite no que diz respeito às características do momento de transição. Não existe qualquer influência das fases da competição nas características comportamentais e no comportamento coletivo da equipa analisada. Por fim, quanto à análise das interações na origem dos golos verifica-se que os jogadores que ocupam os corredores laterais (defesas e extremos direitos e esquerdos) e o avançado são os que mais influenciam e proporcionam as situações de golo. Purpose: To analyse offensive transitions in the last stage of football developing process, the U-19 stage, identifying the most frequent characteristics which feature the team’s behaviour at the offensive transition moments that culminate in counter-attack and fast attack. To check the existence of significant statistical associations between some variables of the transition moments and the different phases of the competition. Finally, it is aimed to identify the interactions between players in both fast attack and counter-attack moments which end in goal, through Networks studying the collective team’s behaviour. Methodology: The sample was composed by 133 offensive transition actions, in Portugal U-19 National Team matches, defeated in the 2014 U-19 European Championship final, in Hungary. 3 group phase matches, 1 semi-final and 1 final match were observed. Results: After analysing the main results, it is realised that the favourite area to recover ball possession was the 3 E (12,0%). Interception (36,8%) was the most used method to recover ball possession. The majority of offensive transition situations was developed through fast attack (75,9%). The 5 E (12,0%) area was the favourite one to do the final pass. The short/medium pass (60,2%) was the most final pass used. It was in the 6 CD (22,6%) and 6 CE (21,1%) that the end of transition took place. The most common ways of the end of transition were the wrong pass and the individual error (22,6%). There were no significant statistical differences between the variables of the transition moments and the different phases of the competition. Finally, the forward did the majority of successful interactions establishing strong connections with the right defender, the right centre midfielder and the right winger, as well as between the defensive centre midfielder and the left winger. Discussion and Conclusion: Our results are mostly in agreement with the literature about elite football in what transition moments features are concerned. Competition phases neither influence behaviour characteristics nor collective team’s behaviour of the studied team. Furthermore, analysing the interactions that resulted in goal we may conclude that the players who play in both side corridors (right and left defenders, right and left wingers) and the forward are the ones who most influence and build goal situations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Campestrini, Geraldo. "Responsabilidade social na formação de praticantes para o futebol : análise do processo de formação em clubes brasileiros." Master's thesis, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1354.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Gestão do Desporto
Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de discutir as questões da responsabilidade social (RS) e verificar se as mesmas se aplicam ou não nas políticas e procedimentos dos clubes de futebol Brasileiro no desenvolvimento do trabalho de formação de praticantes. Os clubes atuam como tutores por um longo período da vida de crianças e adolescentes, que vivenciam a fase de aprendizagem até alcançarem o profissionalismo. Por definição, RS é a relação de uma organização com seus diversos stakeholders, a respeitar as regras de mercado, a legislação inerente a sua atividade, o desenvolvimento e respeito aos colaboradores internos e as contribuições possíveis para a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Assim, foi estudado e analisado algumas das principais teorias aplicáveis à RS no ambiente corporativo, bem como os indicadores utilizados para o estabelecimento de parâmetros para o tema que servem como base fundamental para se mensurar a aplicabilidade da RS nas organizações. A partir daí, elaborou-se uma entrevista com treze tópicos que interligam a RS do ambiente corporativo com as características comuns à formação de praticantes no futebol. Esta, por sua vez, foi aplicada nos quinze principais clubes do Sul e Sudeste do Brasil por meio da visão e caracterização realizada pelo principal gestor do setor de formação de praticantes dos respectivos clubes. Os resultados indicaram que os clubes investigados cumprem, em partes, com as teorias propostas em termos de RS. Contudo, este cumprimento acontece apenas informalmente, ou seja, não existem procedimentos formais de trabalho inseridos na cultura organizacional, apenas ações isoladas que caracterizam analogia a estas práticas. Com base no estudo, a análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa de campo permitiram a proposição de uma carta de princípios em RS aplicável à formção de praticantes desportivos, cujo intuito é o de se buscar uma adaptação a fim de se promover uma melhor convivência entre oa aprendizes e as entidades de prática desportiva, a possibilitar melhores condições sociais estas crianças e adolescentes.
FIFA e CIES
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Freitas, Hugo André Salgado Correia da Silva. "Implementação do Modelo de Formação no Clube de Futebol de Serzedo." Dissertação, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/75513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Martins, Luís Manuel Lamas. "A didáctica do jogo de futebol: da formação ao alto rendimento." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6513.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Jogos Desportivos Colectivos
As Exigências do Futebol de Alto Rendimento na atualidade, são cada vez maiores e de crescente complexidade. Esta transformação da realidade é consequência direta dos novos desafios, que os crescentes meios económicos/financeiros postos à disposição desta modalidade desportiva, cada vez menos desporto e cada vez mais profissão impõem. Ás instituições que interagem nesta área concreta (Clubes e Federações) das atividades físico desportivas são exigidas cada vez melhores soluções produzidas internamente a todos os níveis, mas muito especificamente na produção e potenciação do chamado valor interno ao nível dos recursos humanos em geral e muito especialmente e de forma crítica, na Formação de jogadores gerados da sua capacidade de recrutamento, trabalho e promoção interna. O trabalho sistémico e sistemático que se impõe desenvolver, com os jovens jogadores é quanto a nos e depois de termos experienciado muitos contextos diferenciados, a melhor das formas e a mais coerente e racional e que perdurando no tempo , inevitavelmente será entendido como factor de sucesso de todos aqueles que vivem internamente a sua instituição desportiva. Se ao tempo e a sistematização eficiente e paciente de conteúdos geridos, se juntarem condições de recursos humanos e materiais congruentes para um processo de ensino aprendizagem (que e efetivamente do que estamos a tratar) inevitavelmente conciliaremos os objetivos deste processo de formação com a melhoria dos resultados , a todos os níveis, obtidos. São propósitos deste trabalho identificar tanto quanto possível, o Jogador de Futebol, assim como um processo de ensino aprendizagem que o pode levar a ter capacidade para responder as exigências do Alto rendimento e por fim os cenários de jogo em que ele o pode atingir no final do seu processo de formação um estado de maturidade no saber jogar Futebol. Falaremos aqui de uma reflexão critica vivida enquanto treinador profissional num trajeto no tempo de quase 3 décadas e num espaço de muita diversidade e multilateralidade de reflexões, estudos e avaliações que os variados contextos possibilitaram fazer a todos os níveis de exigências competitivas e nos diferentes contextos sócio culturais em que trabalhamos. A esta quantidade e qualidade de elementos caóticos entre si, pretendemos organiza-los de uma forma didáctica e partilha-los no contexto académico, sintetizando agora, esta reflexão que aqui apresentamos. Por fim, concretizando uma proposta de programa de formação transversal no tempo inerente e necessário, ao processo de ensino e aprendizagem dos jogadores utilizando o cenário fundamentalmente composto pelos conteúdos do jogo.
Nowadays the High Performance Football demands are becoming larger and increasingly complex. This transformation of reality is a direct consequence of the new challenges, the growing economic / financial resources made available to this sport, day by day less sport and increasingly professional demands. The Clubs and Federations that interact in this particular area of physical sport activities are required to present better solutions created internally at all levels, but very specifically in the production and enhancement of internal value in terms of human resources in general and in a special critical way in training players generated on its ability to recruit, work and promote internally. The regular and systematic work that has to be developed with young players is, in my opinion, after having experienced many different contexts, the best and the most coherent and rational way that will inevitably be perceived as a successful factor for those who live inside the sports institution. If at the time and at the efficient systematization and patient management of the contents, are add the conditions of human resources and the proper materials for the teaching and learning process (which is effectively what we are dealing with) inevitably the objectives of this training process will be achieved with the improvement of the results, at all levels wanted. The purposes of this work are to identify, as much as possible, The Football Player, as well as the teaching and learning process that may lead him to be able to acquire the abilities of high performance and finally the set of multiple scenarios in which he can achieve at the end of the training process a state of maturity in knowing how to play football. In here we'll talk of a critical reflection lived as a professional coach in almost 3 decades in an area of a great diversity and of rich and different value reflections, studies and assessments that different contexts allowed me to do at all levels of competitive demands and of different social and cultural contexts where we have worked. To this quantity and quality of such chaotic elements among each other, we plan to organize them in a didactic way and share them in the academic context, summarizing this reflection that we now present. Finally, implementing a proposal program of coaching that works the best practices and the inherent time required by the teaching and learning process of the players using the scenario composed mainly of game contents.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pampulha, Pedro Luís dos Santos. "A influência da formação na gestão dos clubes de futebol europeus." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10071/21529.

Full text
Abstract:
A temática sobre a forma como um jogador formado internamente num clube de futebol é reconhecido nas demonstrações financeiras é um tema em aberto e que não é consensual nos dias de hoje. A própria norma que a regula, a International Accounting Standard (IAS) 38 - Intangible assets também não esclarece. Esta ausência de definição possibilita a gestão dos resultados obtidos por parte dos gestores dos clubes, de forma a melhorar a sua imagem perante agentes externos. Assim, o objetivo geral do presente estudo é analisar a possibilidade do nível de formação dos clubes de futebol estar relacionado com uma maior utilização de práticas/técnicas/métodos de gestão dos resultados. Utilizando dados obtidos através do CIES Football Observatory, os relatórios de contas dos respetivos clubes de futebol, entre os anos de 2017 e 2019, e recorrendo ao Modelo de Jones ajustado por Kothari et al., (2005) foi feito o cálculo dos acréscimos discricionários. Com os valores dos acréscimos discricionários obtidos, foi feita, em primeiro lugar, uma regressão para correlacionar estes com o índice de formação dos clubes. Posteriormente, foi feita uma outra regressão entre o índice de formação dos clubes e qualidade da auditoria, através dos honorários pagos pela mesma. Assim, foi possível concluir que quanto maior o índice de formação nos clubes de futebol, menor é a probabilidade de se verificar uma gestão de resultados por parte dos gestores dos mesmos.
The topic about the way as a player that comes from the training academy in a club is recognized on the financial statements is a topic that has not reached an agreement nowadays. The standard itself, International Accounting Standard (IAS) 38 -Intangible Assets doesn’t make it clearer. This absence of a clear definition gives the chance for club managers to manage the financial results obtained in order to improve their image for external agents. Thus, the main goal of this study is to analyze the possibility that the training level from football clubs is related to a greater use of earnings management practices. With data obtained through CIES Football Observatory, the financial reports of the respective clubs between years 2017 and 2019, and using the Jones model adjusted by Kothari et al., (2005), it was calculated the discritionary accruals. With this values, it was made, in first place, a regression in order to correlate these with training index from the clubs. After that, it was made other correlation in order to correlate these with the audit quality, obtained through the audit fees. On that way, it was possible to conclude that as bigger is the training index from footbal clubs, lower is the probability of a club to perform earning management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Freitas, Hugo André Salgado Correia da Silva. "Implementação do Modelo de Formação no Clube de Futebol de Serzedo." Master's thesis, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/75513.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Gomes, António Helder Nóbrega. "Solução baixo custo para avaliação do desempenho em futebol de formação." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10773/25598.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos, a evolução da tecnologia a nível do desporto, neste caso particular no futebol, tem vindo a ser uma constante com implementações a nível do treino e jogo, com dispositivos de acompanhamento baseados em tecnologia GPS e ainda outros tipos de tecnologia que auxiliam a decisão dos árbitros durante os jogos como o recente vídeo arbitro. Apesar da tecnologia estar cada vez mais acessível hoje em dia, apenas clubes com maior poderio financeiro têm acesso à mesma, fazendo com que a diferença entre estes clubes e os restantes aumente. Acaba por ser um investimento relativamente avultado, tendo em conta que normalmente este tipo de dispositivos apenas consegue acompanhar um atleta de cada vez. Esta dissertação tem como objetivo propor um dispositivo de baixo custo baseado em sensores inerciais, que seja acessível à maioria dos clubes para fazer acompanhamento individual dos atletas em exercícios típicos durante a sua preparação física com foco na postura. O Pikku (nome do sistema) poderá auxiliar os treinadores para que os atletas tenham um melhor desempenho e melhor postura, que poderá ajudar no seu desenvolvimento e prevenção de lesões. Como demonstração de conceito sobre a validade do sistema, este foi avaliado em exercícios simples (abdominais) e em exercícios mais específicos do futebol (remate). Da análise dos resultados obtidos, apesar de algumas lacunas identificadas, foi possível identificar algumas características que poderão ser úteis aos atletas sem comprometer a aplicabilidade (preço e utilização) no seu acompanhamento.
Over the years, the evolution of technology in sports, and in this particular case football, has been developing in a steady pace, with constant implementations training wise, thanks to devices powered by GPS technology and in an official game type context with the latest addition of the video assistant referee. Although the technology is nowadays more accessible, only the powerful clubs, the ones with the bigger financial power have access to it, increasing the gap between these bigger clubs and the clubs with fewer means. Making a purchase of such equipment ends up being a big investment because usually only one device can be used by a player at a time. This dissertation has the goal of closing this gap contributing with a low-cost device in order to be accessible to most of the clubs and to accompany players individually in typical exercises during their physical preparation with insight in their posture. Pikku(name of the system) can contribute to managers help players to achieve better performances and better postures that might help in their development and the prevention of injuries. In order to demonstrate the concept about the validity of the system some exercises were arranged, these range from simple exercises (abdominals) to football-specific exercises (shooting). From the results obtained, regardless of some deficiencies identified, it was possible to identify characteristics that might be useful to the players without compromising the applicability (price and usage) in their monitoring.
Mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodrigues, João Diogo Côrte-Real. "Recursos humanos no futebol : o perfil do diretor desportivo nas organizações desportivas de futebol : proposta de modelo de formação." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/11989.

Full text
Abstract:
As competências necessárias para dirigir as actuais organizações do futebol são cada vez mais exigentes, mais abrangentes e mais complexas, sendo assim menos compatíveis com o tradicional amadorismo em que se desenvolveu todo o associativismo desportivo. Neste sentido, urgia o aparecimento de um gestor capaz de assumir como principal responsabilidade a direção executiva do futebol e funcionar como elo de ligação entre a administração e o treinador da equipa profissional. Essa função é atualmente denominada de Diretor Desportivo (DD). O DD, enquanto profissional, assume uma importância decisiva na gestão destas organizações. As suas competências e conhecimentos são um ativo que pode ser aproveitado dentro do grupo de trabalho, beneficiando as instituições de capital humano com potencial inovador e estratégico. Assim, um dos objetivos deste estudo prende-se com a determinação do perfil do Diretor Desportivo presente nas organizações de futebol, assim como a análise das funções que desempenha nas organizações, fazendo uma caracterização das mesmas. Em termos metodológicos, optámos pela realização de inquéritos aos diretores desportivos dos clubes de futebol em Portugal, presentes em vários níveis de competição (1ª Liga, 2ª Liga e Campeonato Nacional de Séniores) na época 2014/2015, obtendo um total de 30 inquéritos válidos. Como resultado desta investigação, e verificando as lacunas existentes ao nível da formação especializada para o cargo, propusemos um modelo de formação para diretores desportivos das organizações de futebol.
The required skills to run football organizations are increasingly demanding, more comprehensive and more complex. The traditional amateurism, which is currently the basis of most sports associations. is no longer compatible with this new reality. Therefore, there is a need for an individual that is able to take primary responsibility for the executive management of football, and that works as a liaison between the management of the organization and the coach of the professional team. This job is currently known as Sports Manager (SM). The Sports Manager, as a professional, plays a crucial role in the management of these organizations. His skills and knowledge are assets that can contribute to improve the working group, by delivering innovation and improved strategies to the human capital of institutions. Therefore, the main objective of this study is the characterization of the ideal profile of the Sports Manager of football organizations, and also the analysis and description of his duties and tasks within these organizations. Regarding the methodology, we chose to conduct surveys aimed at several sports managers of football clubs in Portugal, covering teams that play in different competition levels (1st League, 2nd League and National Senior Championship). A total of 30 valid surveys were obtained during the 2014/2015 season. As a result of this investigation, and following the review and identification of the weaknesses of the existing specialized trainings for this position, we proposed and described a possible successful scheme for the training of sports managers of football organizations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography