To see the other types of publications on this topic, follow the link: Futebol de formação.

Journal articles on the topic 'Futebol de formação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Futebol de formação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Araújo, António Miguel Nunes Ferraz Leal de. "Contributos para a formação de excelência no futebol." Lecturas: Educación Física y Deportes 26, no. 284 (January 2, 2022): 206–18. http://dx.doi.org/10.46642/efd.v26i284.3064.

Full text
Abstract:
A concretização deste artigo tem subjacente uma larga experiência em termos profissionais, no futebol, em geral, e no futebol de formação, em particular. Sem seguir a estrutura formal de um artigo científico, mas com suporte de pesquisa bibliográfica e webgráfica, bem como de uma reflexão sobre a intervenção direta no processo, o mesmo pretende apresentar algumas reflexões e contributos que procuram rentabilizar ainda mais o processo de formação em mais clubes e, consequentemente, aproveitar ainda mais o potencial dos nossos jovens futebolistas. Nomeadamente, criar regras claras que obriguem os clubes a reinvestirem uma maior percentagem do valor total da transferência das vendas de jogadores oriundos da formação; acabar com a divisão estanque, entre o futebol profissional versus futebol de formação; definir melhor os objetivos e as prioridades a alcançar em cada escalão etário e os objetivos terminais a atingir no final do processo de formação; entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Albuquerque Cavalcanti, Everton, and André Mendes Capraro. "Da formação ao profissional: a entrada no contexto de ação futebolístico." FuLiA / UFMG 4, no. 2 (June 17, 2020): 9–24. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.4.2.9-24.

Full text
Abstract:
A subjetividade e a estrutura determinam a dinâmica dos sujeitos no espaço em que competem mutuamente. Esse é o caso de quem pretende se tornar atleta de futebol profissional e passa por um percurso competitivo em uma prática marcada pelo excesso de pés-de-obra. Trata-se de uma cultura que perpassa gerações e atribui a carreira esportiva representativa como objetivo de vida, necessitando de uma leitura das diferenças entre jogar futebol por prazer e encará-lo como profissão. Objetivamos então, retratar memórias de atletas e ex-atletas de futebol profissional com relação a inserção nessa carreira. Compreendemos que essa inserção se consolidou de duas maneiras: 1) em alguns casos, as memórias não foram representativas, visto que a subjetividade notabilizava a facilidade que encontraram para entrar nesse espaço. 2) outras histórias denotam a representatividade que os sujeitos atribuem as suas memórias, visto que as narrativas detalhistas expõem as dificuldades para ingressar no meio do futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bettanim, Marcelo Rodella, Hudson Fabricius Peres Nunes, Cláudio Silvério da Silva, and Alexandre Janotta Drigo. "ATIVIDADE DE TREINADOR DE FUTEBOL NO BRASIL: OFÍCIO OU PROFISSÃO?" Revista Brasileira de Ciência e Movimento 25, no. 1 (March 20, 2017): 212. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v25i1.6696.

Full text
Abstract:
Resumo: O futebol ocupa lugar de destaque no cenário desportivo brasileiro. Baseado em informações científicas e legislativas, quais os requisitos para ocupar o cargo de treinador de futebol no Brasil? Ao considerar a problemática entre o modelo artesanal e o científico em relação à ambiguidade de formação nos perfis de treinadores de futebol, o ponto de vista apresenta como objetivo discutir acerca dos requisitos exigidos para atuar como treinador de futebol no Brasil e sua relação com a legislação e a formação profissional em Educação Física embasada na literatura científica. Do ponto de vista da Lei vigente sobre a profissão de treinador, observa-se que não há obrigatoriedade do treinador ser graduado em Educação Física, apenas indica a preferência. Enquanto que a literatura científica defende a utilização do conhecimento científico adquirido em cursos universitários para o melhor desempenho e concretização dos objetivos propostos por esses treinadores em sua prática cotidiana de trabalho. O não reconhecimento e a desvalorização do treinador de futebol pelos clubes e pela sociedade são procedentes da falta de consenso legislativo e da recente profissionalização da Educação Física. Em conclusão, sugerimos que o debate e as reflexões acerca deste assunto sejam aprofundados para que este impasse seja solucionado e favoreça os envolvidos neste processo: os treinadores, os atletas, o futebol e a Educação Física. Palavras-chave: Educação Física; Treinador de Futebol; Formação Profissional; Conhecimento Científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pedroza Júnior, Edvaldo Torres, Marcos Andre Nunes Costa, Vilde Gomes Menezes, Henrique Gerson Kohl, and Esdras Henrique Rangel de Melo. "HISTÓRIA DE VIDA DE EX-JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL EM PERNAMBUCO: FORMAÇÃO ACADÊMICA VERSUS FORMAÇÃO ESPORTIVA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 26 (September 18, 2020): e26067. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.102789.

Full text
Abstract:
Tem o objetivo de analisar a relação entre o processo de formação acadêmica e a formação esportiva de ex-jogadores profissionais de futebol em Pernambuco a partir do mapeamento de onze ex-atletas profissionais que atuaram por, pelo menos, um dos grandes clubes do estado. Dada sua especificidade e natureza qualitativa, foi adotada como metodologia a História Oral de Vida. A partir da coleta dos depoimentos, através de entrevista, optamos, para auxiliar a análise do conteúdo, pela utilização do programa de análise qualitativa NVivo®. Os resultados apontam que, para a maioria dos entrevistados, houve dificuldade de conciliação entre as duas formações, resultando em atrasos, reprovações, mudanças de turno e até mesmo de escola, além do abandono escolar por alguns. Conclui-se desta forma que há problemas de compatibilidade entre o processo de escolarização e formação do jogador de futebol no cenário local, não sendo diferente da realidade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cerqueira Guimarães, Gustavo. "Guardar o futebol, um "eterno plantão": entrevista com o bibliotecário Ademir Takara." FuLiA / UFMG 4, no. 2 (June 18, 2020): 156–70. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.4.2.156-170.

Full text
Abstract:
Entrevista com Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, área do Museu do Futebol dedicada à pesquisa e gestão de acervos, sediado em São Paulo, no Estádio do Pacaembu. Os principais temas abordados são: o interesse de Ademir, desde a infância, por livros de futebol; a sua formação profissional; o campo da edição de livros futebolísticos; o seu dia a dia de trabalho no maior centro de pesquisa sobre o futebol brasileiro; e a publicação do livro Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro (2019).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Salvini, Leila, and Wanderley Marchi Júnior. "Formação de um habitus futebolístico em mulheres no Brasil: um relato a partir das vivências de infância e vida adulta." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 35, no. 2 (July 15, 2021): 263–71. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i2p263-271.

Full text
Abstract:
O presente escrito tem como objetivo identificar disposições iniciais à prática do futebol e a formação de um habitus futebolístico em mulheres, para tanto, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com jogadoras de uma equipe de futebol da cidade de Curitiba/PR que no decorrer de suas carreiras participaram de partidas oficiais defendendo a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Após análise das informações, concluímos que as disposições iniciais para a prática do futebol baseiam-se em seis etapas compartilhadas por todas as entrevistadas, e que as disposições necessárias para elas adentrarem o espaço do futebol não são as mesmas que as mantém nele.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moro, Eduarda, and Ireno Antônio Berticelli. "Jovens-pobres-jogadores de futebol e suas possibilidades escolares." Revista de Educação Popular 18, no. 1 (June 13, 2019): 122–39. http://dx.doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45771.

Full text
Abstract:
Com o objetivo central de compreender, por meio da cartografia, como o processo de subjetivação do jogador de futebol em formação produz sentidos acerca da educação escolar, é que a pesquisa que origina este artigo foi motivada. O que apresentamos neste texto é resultado de cartografia em um clube de futebol brasileiro e entrevistas realizadas com dez jogadores em formação das categorias de base sub-15, sub-17 e sub-20, e treinadores e profissionais do clube pesquisado. Como resultado, constatou-se que a educação escolar para jovens-jogadores advindos de famílias pobres se apresenta a partir de duas possibilidades: a educação escolar clubística ou a educação para jovens e adultos. São estes jovens os mais prejudicados quando o sonho futebolístico não se materializa, visto que desde cedo optam pelo futebol enquanto profissão e abdicam de uma educação escolar potente. Observou-se, ainda, que existem casos, mesmo sendo poucos, de jogadores-universitários, os quais percebem o ambiente educacional como uma linha de fuga para romper o padrão hegemônico de formação esportiva oferecida pelas categorias de base do futebol brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavichiolli, Fernando Renato, Aline Barato Cheluchinhak, André Mendes Capraro, Wanderley Marchi Junior, and Fernando Marinho Mezzadri. "O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 25, no. 4 (December 2011): 631–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092011000400008.

Full text
Abstract:
Apesar de o senso comum estabelecer que todo brasileiro "já nasce sabendo jogar bola", é longo o caminho entre o reconhecimento de se "ter talento" para o futebol até a "lapidação" desta espécie de "aptidão aparentemente inata". Assim, cada vez mais cedo, as crianças praticam Futsal em escolinhas esportivas com a esperança de que sejam encaminhadas/convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais. Como a quantidade desses jovens que se lançam no mercado esportivo é crescente, faz-se necessário observar e entender como se dá o comportamento social estabelecido nas escolinhas de futsal/futebol. O objetivo do presente estudo foi investigar o planejamento/ações que pais e clubes realizam para que os garotos adquiram a capacidade de jogar futsal/futebol. Para tanto, por meio de trabalho etnográfico, durante um ano foram observadas e registradas em entrevistas e diário de campo as práticas e as falas dos jovens atletas, pais, professores e dirigentes de um clube tradicional de Curitiba. Partindo da premissa de que a mítica do talento inato dá lugar à aprendizagem sistematizada como forma de se obter o triunfo, pretendemos expor aqui como são traçados os caminhos e os descaminhos no mundo do futsal e futebol de base. O trabalho revela que a formação de um jogador consiste num processo de ensino-aprendizagem-prática determinado pelos pais e que encontram eco em clubes especializados. Evidencia-se que para alguns pais e professores o "jogar bola" é apenas mais uma possibilidade de profissão, tão desejada, entre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Ramon Bisson. "O CERTIFICADO DE CLUBE FORMADOR COMO COLABORADOR DA FORMAÇÃO HUMANA E DESPORTIVA DE ATLETAS DE FUTEBOL / THE TRAINING CLUB CERTIFICATE AS CONTRIBUITOR OF THE HUMAN AND SPORTS FORMATION OF SOCCER ATHLETES." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 11 (November 6, 2018): 85–97. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v11i0.492.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo a análise do panorama atual da certificação das entidades de prática desportiva como clubes formadores. Por meio do estudo dos dispositivos legais e regulamentares atinentes à certificação, são apresentados os requisitos exigidos e os procedimentos para que um clube de futebol obtenha o certificado de clube formador. Considerando que o trabalho de formação de atletas envolve um grande número de jovens, os quais não necessariamente obterão a sonhada profissionalização no esporte, é muito importante que o certificado de clube formador imponha obrigações legais aos clubes de futebol no sentido de fornecer a devida estrutura e respeitar os direitos das crianças e adolescentes envolvidos no processo de formação esportiva. Dessa forma, o estudo é focado não só nas questões esportivas, mas abrange a formação humana dos milhares de jovens que sonham com um futuro no futebol profissional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jaime, Matheus de Oliveira, Paulo Henrique Borges, Vanessa Menezes Menegassi, Edielson Frigeri Leite Ciqueira, Luan Antônio Corá Silveira, Marcos Aurélio de Oliveira Magossi, and Wilson Rinaldi. "A importância do futebol em atividades extensionistas: um relato de experiência do cerfut def uem." Conexões 13, no. 4 (December 29, 2015): 155. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643438.

Full text
Abstract:
Este presente artigo é um relato de experiência de acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), baseado em vivências no Centro Regional de Formação em Futebol (CERFUT), com o objetivo de fazer um apanhado teórico-conceitual e prático, sobre a importância da maximização de atividades extensionistas que almejam a interação entre conhecimento científico e intervenções práticas e que tenham como visão a formação integral de jovens jogadores de futebol e profissionais de Educação Física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Kleinpaul, Julio Francisco, Luana Mann, and Saray Giovana dos Santos. "Lesões e desvios posturais na prática de futebol em jogadores jovens." Fisioterapia e Pesquisa 17, no. 3 (September 2010): 236–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502010000300009.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar a incidência de lesões, os principais desvios posturais e a possível associação entre lesões e desvios posturais em jogadores de futebol. Foram avaliados 21 voluntários do sexo masculino tendo entre 17 e 19 anos, jogadores de futebol de uma equipe profissional, que foram divididos em dois grupos: G1 formado por 15 jogadores que sofreram lesões relacionadas à prática de futebol; e G2 composto por 6 atletas que não tiveram lesões. Foram coletados dados sobre características antropométricas, posição de jogo, tempo de prática de futebol, freqüência de prática e histórico de lesões relacionadas à prática de futebol. O alinhamento postural foi verificado utilizando um protocolo específico para detectar alterações. Os resultados mostram alterações no alinhamento corporal em ambos os grupos. Os maiores desvios posturais encontrados foram assimetria das escápulas, no alinhamento horizontal da cabeça e no da pelve, em ambos os grupos. Considerando as lesões no G1, a mais comum foi no tornozelo (35%) e a segunda mais freqüente, no joelho (23%). Embora não tenha sido encontrada associação entre desvios posturais e ocorrência de lesões, a incidência de ambos é importante, sugerindo a necessidade de intervenções de prevenção na formação de jogadores de futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Rodrigues, Franciso Xavier Freire. "Modernidade, disciplina e futebol: uma análise sociológica da produção social do jogador de futebol no Brasil." Sociologias, no. 11 (June 2004): 260–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-45222004000100012.

Full text
Abstract:
O trabalho investiga a relação entre modernidade, disciplina e formação do jogador de futebol profissional. Discute o futebol moderno como instituição disciplinadora, dotada de regras, normas e princípios científicos (positividades), tendo como objetivo produzir, manipular, individualizar, adestrar e aperfeiçoar o corpo do indivíduo, tornar o jogador dócil e utilitário. A modernidade, caracterizada pela secularização, subjetivação, triunfo da racionalidade instrumental, domínio da natureza e o surgimento do indivíduo moderno, transforma o ser humano em objeto de conhecimento. O campo empírico da investigação é formado pelas categorias de base do Internacional (RS). A pesquisa constata que a produção social do jogador de futebol consiste num processo de disciplinamento, adaptação, socialização, adestramento, desenvolvimento e aperfeiçoamento das potencialidades físicas e técnicas do atleta, além da administração do seu potencial genético. Trata-se de um processo disciplinador, pedagógico e civilizatório, caracterizado pela regulamentação, controle, institucionalização e racionalização. O jogador de futebol é uma força de trabalho, produto do disciplinamento, treinamentos físicos, técnicos e táticos e do desenvolvimento de suas capacidades genéticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Guimarães de Araújo, Reila Campos, Gleydson Alves Silva, Fabrício Vilarinho da Silva, and Bruno Raphael Pires. "Formação e Educação:uma reflexão sobre o trabalho do árbitro de futebol." Itinerarius Reflectionis 16, no. 2 (March 17, 2020): 01–09. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v16i2.61358.

Full text
Abstract:
Resumo: É inegável o reinado da cultura futebolística no Brasil. O objetivo deste estudo é refletir sobre o processo de formação e educação dos árbitros de futebol bem como o seu cenário de trabalho. Trata-se de um artigo de reflexão de pesquisa bibliográfica, de abordagem exploratória e descritiva, de natureza qualitativa obtida no banco de dados do serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Como resultados foram aproximadamente 291 artigos encontrados e dezesseis artigos selecionados para leitura e utilizados na elaboração deste Artigo. No desdobramento dessa reflexão o cotidiano de formação, preparação e atualização dos profissionais da arbitragem servem para identificar sentimentos de segurança e autoconfiança demonstradas em campo, mostrar o domínio e conhecimento de todas as regras e a aplicação delas de forma ética e disciplinar de autoridade. Foram muitas as reflexões sobre a formação e trabalho do árbitro, mas verdadeiramente o que fica é a adrenalina do espetáculo, as marcas profundas dos guerreiros na arena do futebol. Palavras-chave: Futebol. Capacitação Profissional. Educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Soares, Antonio Jorge Gonçalves, Leonardo Bernardes Silva de Melo, Felipe Rodrigues da Costa, Tiago Lisboa Bartholo, and Jorge Olímpio Bento. "Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola." Revista Brasileira de Ciências do Esporte 33, no. 4 (December 2011): 905–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32892011000400008.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é refletir sobre a relação entre a profissionalização no futebol e a escolarização. O Brasil exportou para o exterior nos últimos seis anos 6.648 jogadores. Deste contingente emigraram para Europa 3.593, isto é, 54,0% do total. Argumentamos que estamos diante de uma agência que: recruta jovens do sexo masculino, em geral das camadas populares, para atuarem no mercado interno ou externo do futebol; e se configura num tipo de negócio que dá base à criação de uma indústria de formação profissional, que pode estar em competição com a escolarização básica dos jovens aspirantes a atletas profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Feitosa, Anselmo Penha, and Marco Túlio Pena Câmara. "“Futebol moderno”: o posicionamento de times de futebol contra a homofobia." Pós-Limiar 3 (December 14, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4753.

Full text
Abstract:
As novas tecnologias de informação permitem novas formas de interação entre usuários e produção de conteúdo, diversificando sua divulgação. Prova disso são as redes sociais digitais em que se divulgam marcas e ideias, permitindo maior interação entre os internautas. O presente artigo busca analisar como o combate à homofobia está sendo trabalhado nas redes por times de futebol brasileiros, a partir de campanhas e da recepção do público pelos comentários. Para tanto, foram consideradas as características contra-hegemônicas permitidas com o avanço da Internet e as interações permitidas no ciberespaço como importante fator de formação identitário. Reconheceu-se a relevância de campanhas contra homofobia em espaços destinados ao futebol, principalmente porque este é um esporte que contribui para a reprodução de preconceitos relacionados à masculinidade. No entanto, a partir das análises, pode-se perceber que grande parte da recepção dessas campanhas ainda produz em favor da manutenção de preconceitos enraizados na cultura do futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bettega, Otávio Baggiotto, Alcides José Scaglia, Márcio Pereira Morato, and Larissa Rafaela Galatti. "FORMAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL: PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS PARA COMPOSIÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 21, no. 3 (May 26, 2015): 791. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.49051.

Full text
Abstract:
A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Anjos, José Luiz dos. "O “popular” no futebol do interior de São Paulo." Conexões 2, no. 2 (November 7, 2007): 60–74. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637916.

Full text
Abstract:
O estudo trata da fundação e formação de clubes do interior de São Paulo, limitando sua análise na A. A. Ponte Preta, de Campinas e E. C. XV de Novembro, de Piracicaba. Traduz a organização dos trabalhadores na formação dos clubes do interior, a construção de símbolos e a administração dos clubes, configurando a visão típica dos clubes do interior do Estado ainda presente no futebol contemporâneo. Aponta as relações de interesses entre dirigentes dos clubes do interior paulista com os clubes da Capital. Considera que a manutenção dos clubes do interior deve-se ao fato da continuidade das relações que promovem os enredamentos sociais e que historicamente, a formação dos clubes se deu na organização de diversos extratos sociais e étnicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Brito, João. "Entrevista." Revista de Medicina Desportiva Informa 13, no. 1 (January 1, 2022): 2. http://dx.doi.org/10.23911/entrevista_2022_jan.

Full text
Abstract:
“... Na Unidade de Saúde e Performance da FPF procuramos trabalhar em equipas multidisciplinares, no sentido de garantir bons serviços clínicos e apoio nas áreas complementares das Ciências do Desporto. Procuramos integrar estes serviços, orientando-os para o rendimento desportivo... Procuramos que a investigação desenvolvida decorra em colaboração com centros de investigação nacionais e internacionais. Temos o futebol como objeto de estudo e procuramos essencialmente desenvolver investigação aplicada nas áreas da saúde e performance desportiva. ... Com a criação da Portugal Football School procurou-se que a formação se alargasse a todas as áreas e intervenientes no futebol. No que respeita à formação em áreas clínicas, temos procurado divulgar, num modelo de cascata, as orientações do UEFA Football Doctor Education Programme. Para tal, temos tido uma parceria extraordinária com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto no âmbito dos cursos de especialização em Medicina do Futebol, ...”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Rigo, Luiz Carlos, Daniel Vidinha Da Silva, and Carmen Silvia de Moraes Rial. "FORMAÇÃO DE JOGADORES EM CLUBES DE UMA CIDADE DO INTERIOR: CIRCULAÇÃO, ESCOLARIZAÇÃO EINSERÇÃO NO FUTEBOL PROFISSIONAL." Movimento (ESEFID/UFRGS) 24, no. 1 (March 29, 2018): 263. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.71790.

Full text
Abstract:
Este artigo tratou da formação de jogadores de futebol. O corpus empírico do estudo constitui-se de cinco clubes da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Os objetivos principais trataram do processo de formação dos jogadores, mais especificamente a procedência, a circulação, a escolarização e a inserção no futebol profissional. A metodologia utilizada foi a etnografia com o apoio da netnografia. A pesquisa identificou que aproximadamente metade dos jogadores procedia de outras cidades, 22 de um total de 84 estavam com os estudos interrompidos e muitos apresentavam defasagem escolar. Catorze futebolistas (de 84) conseguiram firmar contrato profissional após ultrapassar a idade das categorias de base de seus respectivos clubes. Concluiu-se que a grande maioria dos futebolistas passa por um processo de circulação que dificulta a possibilidade de conciliar formação futebolística com escolarização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oliveira Souza, Maria Thereza, André Mendes Capraro, and Marcelo Moraes e Silva. "HABILIDOSAS E BONITAS: AS CONSIDERAÇÕES DE DUAS ATLETAS DE FUTEBOL SOBRE A FORMAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 3 (September 30, 2017): 883. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.64827.

Full text
Abstract:
Entendendo o futebol como um fenômeno que não apenas reproduz distinções de gênero, mas que também as cria e reforça, o objetivo deste trabalho foi identificar como se posicionam atletas de futebol feminino com longa vivência na modalidade e que então, em alguns aspectos, desrespeitaram normas de gênero. A metodologia da História Oral foi utilizada para elaboração e análise de entrevistas realizadas com duas ex-atletas da seleção brasileira. Foram percebidas em suas reminiscências marcas de pressões exercidas para uma adequação aos padrões de gênero. Além disso, no intuito de consolidar suas identidades, elas disseram que sabem da existência e reincidência de casos de preconceito contra mulheres atletas de futebol, mas se disseram imunes pelo fato de terem características femininas bem marcadas. Por fim, foi notável que ao mesmo tempo em que se sentem prejudicadas por algumas pressões exercidas, de certa forma, elas agem na consolidação dos padrões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Genova, Gustavo Paschoal, Bráulio Nascimento Lima, Klebson da Silva Almeida, Mariela de Santana Maneschy, Leandro Borelli de Camargo, Carlos Henrique Prevital Fileni, José Ricardo Lourenço de Oliveira, Ricardo Pablo Passos, Guanis de Barros Vilela Junior, and Luís Felipe Sílio. "FUTEBOL DE CINCO NA INSERÇÃO SOCIAL DO DEFICIENTE VISUAL NO BRASIL." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 1, V13N1 (2021): 1–10. http://dx.doi.org/10.36692/10.36692/v13n1-21r.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa apresentar o futebol de cinco como instrumento para a inclusão e desenvolvimento do deficiente visual na sociedade, possibilitando-lhe a superação de obstáculos, a realização de sonhos, a obtenção de conquistas e o sucesso profissional. O objetivo deste trabalho foi demonstrar que o futebol de cinco é uma ferramenta para a inclusão social dos deficientes visuais no contexto da complexidade da sociedade atual. O futebol de cinco possui potencial de contribuir para a formação de uma consciência nacional. A prática da modalidade pode compor uma rotina de vida saudável melhorando a qualidade de vida para todos os praticantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Profeta, Graciela, Ivens Nunes Thomaz, Patrícia De Melo Abrita Bastos, and Vladimir Faria dos Santos. "Determinantes dos preços de ingressos de futebol do campeonato brasileiro, 2012 a 2018." Economía Sociedad y Territorio 21, no. 65 (December 17, 2020): 87–111. http://dx.doi.org/10.22136/est20211655.

Full text
Abstract:
Neste artigo objetivou mensurar as relações entre os determinantes dos preços dos ingressos de futebol para o Campeonato Brasileiro, de 2012 a 2018. Utilizouse a literatura para identificar determinantes e adotou-se a teoria do custo total formulada por Hall e Hitch. Para a estimação das relações entre os determinantes e os preços dos ingressos de futebol aplicou-se modelos de dados em painel. Os resultados apontaram que a maioria dos determinantes explicavam os preços. Logo, a teoria do custo total de Hall e Hitch e o modelo empírico explicaram a formação de preços para os ingressos de futebol no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ritor Froes de Couto, Hergos. "A conciliação entre a formação esportiva e a escolar: uma jogada perfeita." EccoS – Revista Científica, no. 59 (December 20, 2021): e20667. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n59.20667.

Full text
Abstract:
No Brasil e no mundo, muitos meninos e meninas desejam tornar-se jogadores de futebol profissional. Todavia, o percurso para a realização deste intento é permeado por renúncias e sacrifícios. Em muitos casos, esses jovens se dedicam quase que exclusivamente à formação esportiva e, nesse processo, boa parte acaba descuidando da formação escolar. Entretanto, é de conhecimento público que poucos jogadores chegarão à categoria profissional e menos ainda os que conseguirão independência financeira e ascensão social. O objeto deste estudo caracterizou-se por entender como, atualmente, os jovens jogadores de futebol da categoria de base Sub 17 do Futebol Clube do Porto e os pais desses esportistas operam com a situação de gerir a conciliação da formação esportiva com a escolar, sem que haja prejuízo ao desenvolvimento de alguma delas. Desenvolveu-se uma linha metodológica que se enquadrou em uma pesquisa de base qualitativa. Em relação ao instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e para análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Considerou-se que as hipóteses deste estudo não se confirmaram, pois os jogadores expuseram que, apesar das dificuldades encontradas, é muito importante conciliar a formação esportiva com a escolar, demonstrando bom discernimento sobre a possibilidade de ocorrer fracasso ou sucesso na trajetória futebolística e na perspectiva de realização de outras carreiras. Já os pais valorizam a formação escolar e se mostram presentes e participativos, apoiando, acompanhando e cobrando o desempenho dos filhos na escola, com vistas à continuidade dos estudos no ensino superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Marotz, Daniela Patrícia, Luiz Henrique Figueira Marquezan, and Carlos Alberto Diehl. "Clubes de futebol: relações entre investimento, desempenho e adesão ao PROFUT." Revista Contemporânea de Contabilidade 17, no. 43 (June 25, 2020): 3–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n43p3.

Full text
Abstract:
Nos clubes de futebol são esperadas relações favoráveis entre a formação de equipes competitivas, desempenho esportivo e desempenho financeiro. No Brasil, após a Lei 13.155/2015, a gestão dos clubes sofre uma série de exigências e aqueles que aderiram ao PROFUT adicionam exposição de suas finanças. Neste cenário, o estudo analisa as relações entre o investimento nas equipes, os desempenhos financeiro e esportivo de clubes brasileiros de futebol, pré e pós adesão ao PROFUT. Para isso, utiliza dados dos clubes que participaram da Série A do Campeonato Brasileiro em 2016, ano seguinte ao limite para adesão ao PROFUT, submetidos à análise de regressão com dados em painel. Os resultados revelam relações favoráveis do investimento na formação e contratação de atletas sobre o desempenho esportivo e financeiro, com efeitos inclusive após adesão ao PROFUT. Entretanto, as relações esperadas entre desempenho esportivo e financeiro não foram identificadas e alertas são feitos ao longo da pesquisa. O trabalho contribui para discussões sobre futebol e finanças, discute efeitos moderadores da adesão ao PROFUT, propõe variáveis e faz recomendações aos clubes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Peters, Christina. "Formação de relações regionais em um contexto global: a rivalidade futebolística entre Rio de Janeiro e São Paulo durante a Primeira República." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 21, no. 1 (January 24, 2014): 151–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702013005000016.

Full text
Abstract:
A internacionalização do futebol e a contínua construção de uma comunidade esportiva transnacional no começo do século XX interagiram com processos de diferenciação nacionais e regionais. O artigo mostra que, no Brasil, o futebol serviu para as elites de São Paulo e Rio de Janeiro construírem e expressarem suas identidades regionais. Adotando uma perspectiva global e regional, busca-se compreender esses processos de diferenciação entre ambas as cidades a partir da análise de determinados eventos esportivos. O texto parte do pressuposto de que identidades e espaços regionais e nacionais são construídos a partir de entrelaçamentos e negociações transnacionais. No caso específico do futebol, visa-se atentar para os efeitos uniformizadores e diferenciadores que o processo de sua globalização implicou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Carvalho, Daniel Augusto de. "Lesões Ortopédicas nas Categorias de Formação de um Clube de Futebol." Revista Brasileira de Ortopedia 48, no. 1 (January 2013): 41–45. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbo.2011.12.001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vieira, José Jairo, Fernando Paulo de Lima, and Shirléia dos Santos Peixoto. "O futebol no campo das pedagogias críticas: a legitimação da Educação Física escolar a partir dos elementos da cultura corporal." Conjecturas 22, no. 1 (January 23, 2022): 657–86. http://dx.doi.org/10.53660/conj-516-709.

Full text
Abstract:
Apresentamos o conteúdo “futebol”, a partir das pedagogias críticas, no contexto da Copa do Mundo de 2018, numa turma de 6° ano da rede municipal do Rio. O projeto foi desenvolvido em 16 aulas, durante o segundo bimestre do ano de 2018. Esse trabalho visou mediar os conhecimentos referentes ao futebol, a partir do planejamento e sistematização das aulas, considerando-o uma manifestação corporal/cultural, ancorado na Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1983) e na metodologia crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992. A partir da contextualização do conteúdo e da preocupação com o trato pedagógico dado ao futebol, podemos citar como elementos em nossa prática pedagógica: a relevância social do futebol em nossa sociedade, a provisoriedade do conhecimento dada a historicidade dos fatos e o processo de institucionalização do futebol. As aulas de Educação Física pautadas na transformação didático-pedagógica do esporte e na participação ativa dos alunos, contribuem para a transposição de um modelo tradicional e tecnicista de ensino, caminhando rumo a legitimidade na formação humana dos alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Couto, Euclides De Freitas, Marcus Vinícius Costa Lage, and Lucas Toledo Gonçalves. "A história marca um gol: aspectos da consciência histórica sobre o futebol amador em São João del-Rei/MG." Cadernos de História 17, no. 27 (December 1, 2016): 475. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-8871.2016v17n27p475.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta reflexões sobre a educação histórica decorrentes da realização do projeto de extensão com interface à pesquisa “A história marca um gol: produção e circulação da memória social do futebol amador em São João del-Rei”. Por meio da análise de narrativas escritas por alunos do Ensino Médio, oriundos de escolas públicas da cidade de São João del-Rei/MG, são avaliadas variáveis que concorrem para elucidar os aspectos relacionados à formação da consciência histórica sobre o futebol amador local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Melo, Leonardo Bernardes Silva de, Antonio Jorge Gonçalves Soares, and Hugo Paula Almeida da Rocha. "Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 28, no. 4 (December 2014): 617–28. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000400617.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo descrever o perfil escolar de atletas que atuam no Estado do Rio de Janeiro e que se encontram no período da escolarização básica. O estudo teve uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas estruturadas com amostra não probabilística composta por 417 jogadores das categorias de base, inscritos no ano de 2009 na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e 30 entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que os atletas permanecem na escola, todavia a troca de turno escolar e o baixo capital cultural podem afetar negativamente a sua trajetória escolar. A profissionalização no futebol torna-se um projeto familiar e talvez incida sobre o foco que o atleta tenha sobre o processo de escolarização. Os dados sugerem que quanto maior os investimentos do atleta na carreira, maior será a probabilidade de secundarizar os investimentos escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mezzaroba, Cristiano. "O esporte como elemento para se pensar o Brasil, sua formação e sua contemporaneidade." Motrivivência 29 (December 8, 2017): 197–217. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp197.

Full text
Abstract:
Neste ensaio procura-se pensar o esporte como elemento cultural brasileiro e seu papel na sociedade, principalmente quando associado às movimentações político-sociais. Considerado um importante objeto social da contemporaneidade, o esporte, em especial, o futebol, a partir de seus aspectos históricos, sociológicos e antropológicos permite-nos analisar nuances que caracterizam a complexa sociedade brasileira. Assim, no texto, refletimos sobre as relações entre esporte e política, trazendo ao debate algumas análises quanto às manifestações populares ocorridas em algumas capitais brasileiras em 2013, durante a Copa das Confederações, evento-teste da FIFA para a Copa do Mundo de 2014. No exercício reflexivo realizado, constatam-se ambivalências quanto ao esporte como constituinte da formação de uma “sociedade” ou “nação” brasileira, a partir de elaborações bastante conhecidas, em torno do brasileiro cordial, da dialética da malandragem, do jeitinho brasileiro, da dialética da marginalidade e do futebol como “veneno remédio”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Talamoni, Guilherme Augusto, Flávio Ismael da Silva Oliveira, and Dagmar Hunger. "AS CONFIGURAÇÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE UM TREINADOR." Movimento (ESEFID/UFRGS) 19, no. 1 (November 17, 2012): 73. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.29764.

Full text
Abstract:
No presente artigo objetivou-se analisar a trajetória de um Treinador de futebol, levantando informações que possam auxiliar na discussão sobre formação e atuação profissional em Educação Física e Esportes. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou História de Vida como método de coleta de dados. Para elucidar e articular questões abordadas utilizou-se conceitos da teoria sociológica de Norbert Elias. A partir da trajetória expressa e da proposta de configuração de Elias, concluímos que a figura do Treinador se formou em decorrência das relações de interdependência estabelecidas no âmbito dos grupos específicos o qual fez parte, enriquecidas pela formação acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Demuru, Paolo. "Futebol brasileiro: o estilo, o jogo, a história." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 4, no. 9 (January 24, 2010): 85. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v4i9.210.

Full text
Abstract:
Desde a Copa de 1938, o estilo brasileiro de futebol tem se tornado cada vez mais textualizado e estereotipado. Discursos jornalísticos, publicitários e até mesmo históricos e antropológicos contribuíram para naturalizar as performances brasileiras nos campos de futebol ou relacioná-las a algumas supostas habilidades corporais afro-brasileiras ou a outras práticas nacionais, como o samba e a capoeira. A tal ponto que, hoje, o jeito brasileiro de jogar futebol é uma forma explícita de vida cultural, que se reflete internacionalmente na imagem global do Brasil. O objetivo deste trabalho é apresentar uma perspectiva semiótica do seu processo de formação e discursivização. Mais especificamente, procuraremos descrever como é o resultado da interação entre as diferentes camadas glocais: 1. a ascensão e queda do futebol amador, jogado pelas elites de São Paulo e Rio de Janeiro e marcado pela aquisição de tendências e hábitos europeus; 2. uma interpretação e aplicação local das regras do jogo, particularmente da regra do charge (tranco), que foi rigorosamente interpretada como uma falta (o que favoreceu o desenvolvimento de uma forma menos física de jogar); 3. a reconfiguração da tensão social e étnica – que permeou o Brasil após a abolição da escravatura – dentro (e fora) dos campos de futebol; e 4. a globalização discursiva – via futebol – de características afro-brasileiras (como a ginga) em todo a cultura brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Frajácomo, Mauricio Tadeu, Janaína Ferri Cintrão, Flávia Cristina Sossae, and Silmara Cristina Lazarini. "Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental." Revista Brasileira Multidisciplinar 11, no. 1 (January 7, 2007): 167. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2007.v11i1.238.

Full text
Abstract:
A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Marco, Greissa Leandra de, and Jairo Luiz Filho. "Causas e efeitos do encerramento da carreira futebolística." Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 2, no. 1 (August 20, 2013): 59–68. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v2i1.393.

Full text
Abstract:
O futebol é parte da identidade cultural tanto do Brasil como de vários outros países e, é tido por milhares de jovens de famílias de classe baixa, como a oportunidade de ascensão no campo profissional, econômico e social. O objetivo deste trabalho foi identificar as causas que determinam o abandono do futebol e quais os efeitos causados pelo encerramento da carreira futebolística. Para isso foram avaliados 21 ex-jogadores do futebol profissional, atuantes na Liga Pomerodense nos anos de 2010, 2011 ou 2012, através de entrevista semiestruturada. E o resultado revelou que este é um período muito conturbado na vida do atleta, pois ele perde sua referência, gerando grandes mudanças em todos os sentidos de sua vida. Esta pesquisa concluiu que a falta de escolaridade, o afastamento da família, a falta de formação e de informação são os principais motivos que os levaram a não planejar suas vidas para o futuro, como investimentos a curto, médio e longo prazo. E, conseqüentemente, ao afastamento do glamoroso mundo do futebol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bahia, Fernando Victor Queiroz, Lucas Gabriel Cardoso Cordeiro, Bráulio Nascimento Lima, Klebson da Silva Almeida, Mariela de Santana Maneschy, Ricardo Pablo Passos, Guanis de Barros Vilela Junior, and Lilianne do Socorro Guimarães Freitas. "INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE SPRINTS RESISTIDOS (SR) NAS CAPACIDADES ANAERÓBIAS DE ATLETAS DE FUTEBOL AMERICANO (FA)." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n3-01r.

Full text
Abstract:
Com a chegada do Futebol Americano (FA) no Brasil, cria-se a necessidade de maiores estudos que possam contribuir com o desenvolvimento do FA na profissionalização do esporte e formação de atletas. O treinamento de sprints resistidos tem sido apontado como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de atletas de FA. O objetivo do presente estudo foi analisar a influência do treino de Sprint resistido (SR) no perfil de capacidades físicas anaeróbias de atletas de FA. O presente estudo busca responder, através de revisão bibliográfica, as seguintes perguntas de pesquisa: “O treinamento de SR pode ser responsável por mudanças no perfil das capacidades físicas anaeróbias em atletas de futebol americano?”; “Quais as características dos efeitos causados a partir do treinamento de SR em atletas de futebol americano?”; “Caso haja efeitos benéficos a performance de atletas de futebol americano, quais posições podem ser mais beneficiadas com o treinamento de SR?”. O treinamento com Sprints Resistidos é uma ferramenta que pode, em uma rotina de treinamento, promover as capacidades anaeróbicas, em especial a força, velocidade e potência para todas as posições do FA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mascarenhas de Jesus, Gilmar. "Várzeas, Operários e Futebol: Uma outra Geografia." GEOgraphia 4, no. 8 (September 21, 2009): 84. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.48.a13435.

Full text
Abstract:
RESUMO No sentido de abrir uma nova perspectiva de estudo geográfico da cidade, procuramos inserir o futebol. Trata-se de modalidade esportiva codificada pelos ingleses no século XIX e que rapidamente se difundiu no contexto da modernidade urbana, alimentando a cultura operária em formação. Analisando o caso brasileiro, procuramos examinar o processo de popularização do futebol na cidade de São Paulo. Palavras-chave: futebol — cidade — classe operária — Brasil.ABSTRACT In order to open a new perspective on geographical studies of the city, we try to insert the football. This sport was codified by the English in the nineteenth century and quickly spread out in the modernity context, contributing to the making of the working class culture. Analysing the Brazilian situation, we examine the popularisation process of the football in São Paulo. Key — words: football — city — working class - Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mascarenhas de Jesus, Gilmar. "Várzeas, Operários e Futebol: Uma outra Geografia." GEOgraphia 4, no. 8 (September 21, 2009): 84. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.v4i8.a13435.

Full text
Abstract:
RESUMO No sentido de abrir uma nova perspectiva de estudo geográfico da cidade, procuramos inserir o futebol. Trata-se de modalidade esportiva codificada pelos ingleses no século XIX e que rapidamente se difundiu no contexto da modernidade urbana, alimentando a cultura operária em formação. Analisando o caso brasileiro, procuramos examinar o processo de popularização do futebol na cidade de São Paulo. Palavras-chave: futebol — cidade — classe operária — Brasil.ABSTRACT In order to open a new perspective on geographical studies of the city, we try to insert the football. This sport was codified by the English in the nineteenth century and quickly spread out in the modernity context, contributing to the making of the working class culture. Analysing the Brazilian situation, we examine the popularisation process of the football in São Paulo. Key — words: football — city — working class - Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Assumpção, Luis Otávio Teles, Ricardo Lira de Rezende Neves, and Rogério Gedeon de Araújo. "Memória do Estádio “Pelezão”:." História, histórias 2, no. 4 (February 24, 2015): 119–30. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v2i4.10813.

Full text
Abstract:
Este artigo resgata a memória e a importância do estádio de futebol “Pelezão”, referência social, cultural e esportiva do Distrito Federal durante os anos 1960 e 1970. Os objetivos foram contar parte dessa história; resgatar um dos momentos marcantes e significativos da sociologia do futebol de Brasília e refletir sobre a importância de um local onde esta “sociedade em formação” procurava se encontrar e, de alguma forma, compartilhar sentimentos coletivos. A partir do método biográfico e da história oral, analisamos discursos de ex-integrantes de times de futebol de Brasília, além de recortes de jornais e documentos sobre o estádio. Os resultados demonstram que ao contrário de erigir o estádio como símbolo e fortalecê-lo como um “lugar de memória”, ele foi esquecido e vilipendiado por especuladores em uma cidade carente de raízes e referências culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Jeuken, Bruno. "Esporte na Primeira República: a história do espetáculo." Revista de História, no. 176 (April 27, 2017): 01. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.121277.

Full text
Abstract:
Em 2015, Wilson Gambeta publica em livro sua tese de doutorado. O historiador analisa a formação dos espetáculos esportivos na cidade de São Paulo, com destaque para palco do futebol espetáculo: o Velódromo da Consolação. Este trabalho, que preza pela simplicidade na linguagem e pela precisão conceitual, constrói uma narrativa que explica o futebol paulistano sem essencializá-lo, ou seja, sem utilizar argumentos autoreferentes. Temos nesta obra uma narrativa que destrincha as relações sociais e os processos históricos que permitiram a constitução do esporte espetáculo como conhecemos. A forma com que o autor consegue construir essa narrativa é o eixo central desta resenha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Strapasson, Aline Miranda, Anna Beatriz Scagnolato, Tatiane Zagui Da Silva de Matos, and Renata Pascoti Zuzzi. "FUTEBOL DE AMPUTADOS: CONTEXTUALIZAÇÃO DA MODALIDADE NO BRASIL." REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA 21, no. 2 (January 13, 2021): 301–32. http://dx.doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n2.p301-332.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo fornecer informações acerca do Futebol de Amputados, especificando a história, as principais regras, as adaptações e a classificação funcional, além de conhecer os locais que oferecem a prática da modalidade no país e os possíveis benefícios em relação aos seus praticantes. O Futebol de Amputados é uma adaptação do futebol convencional que foi desenvolvido na década de 80, nos Estados Unidos, permitindo que pessoas com amputação ou má-formação de membros pudessem jogar com sucesso. O Brasil é uma potência mundial, pois consagrou-se campeão em quatro edições de Campeonato Mundial. Apesar disso, a modalidade ainda é pouco conhecida pela sociedade brasileira. Este estudo encontrou 29 locais no Brasil que trabalham com a modalidade, sendo: 16 na região sudeste, 08 no nordeste, 03 no centro-oeste, 01 no norte e 01 no sul. Considerando a extensão do país, a quantidade apresentada mostra-se insuficiente para atender brasileiros com deficiência física de distintas idades que tenham interesses em jogar Futebol. A prática do Futebol de Amputados pode proporcionar benefícios orgânicos, fisiológicos, psicológicos e sociais. Para tanto, os praticantes necessitam ter acesso a um ambiente adequado para o desenvolvimento da modalidade tendo como consequência maiores chances de engajamento, regularidade no exercício, qualidade e satisfação com a vida. Estudar e divulgar o Futebol de Amputados pode ser um coadjuvante no processo de conhecimento, incentivo a prática, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência através do Esporte Adaptado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Ferreira, Bruno Martins, Osmar Moreira De Souza Junior, Luana Zanotto, and Fernando Donizete Alves. "Jovens: escola, futebol e projetos de vida." Motrivivência 29, no. 51 (July 20, 2017): 174. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n51p174.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou compreender os projetos de vida de 11 meninos entre quinze e dezesseis anos, estudantes do primeiro ano de ensino médio de uma escola estadual situada em São Carlos-SP. De abordagem qualitativa, aplicaram-se questionários seguidos pela formação de grupos focais. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “significado de ser jovem”, “significação da escola na vida dos jovens”, “significado do futebol na vida dos jovens” e “jovens, projetos de vida, crenças e desejos sobre o futuro”. Os participantes apontaram a escola como base em seus futuros, legitimando o cumprimento do ciclo regular na ideia de ser “alguém na vida”. Somado a isso, o futebol foi significado como modo de socialização, paixão, lazer e sonho, sendo visto como possibilidade de valorização pessoal, social e financeira, embora fora deflagrada a dificuldade de tal desejo ser sustentável em relação a crença dos próprios jovens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Schatz, Patrícia Volk, and Carlos José Espíndola. "A dinâmica regional da economia das charqueadas e a prática do futebol nas cidades de Pelotas e Rio Grande (RS)." Geosul 33, no. 69 (November 28, 2018): 12–26. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n69p12.

Full text
Abstract:
Este artigo visa identificar as relações entre a dinâmica regional da economia das charqueadas e o desenvolvimento da prática do futebol nas cidades de Pelotas e Rio Grande (RS). Pretende-se destacar a influência de países vizinhos, do capital industrial e da aristocracia no processo de formação de uma economia local e na própria difusão de práticas futebolísticas. Este esporte conheceu diferentes vias de introdução no Brasil que são explicadas, em parte, pelas relações econômicas estabelecidas com outros países. O Rio Grande do Sul apresenta algumas combinações que elucidam a disseminação pioneira do futebol, principalmente na região sul do estado. As cidades de Pelotas e Rio Grande formaram o maior polo econômico e demográfico da região sul do Brasil entre meados do século XIX e começo do XX, estabelecendo relações comerciais com os países do rio da Prata, atraindo imigrantes europeus e capital inglês. A cidade de Pelotas, localizada entre a Campanha gaúcha e o porto de Rio Grande, se tornou a capital da aristocracia do charque que financiou a emergência de novos espaços de sociabilidade como teatros, cafés e clubes. O futebol compreendido como uma prática europeia moderna é gradativamente incorporado pela elite pelotense. Neste mesmo sentido, é a economia do charque que torna o porto de Rio Grande no maior do Brasil meridional, atraindo investimentos estrangeiros nas atividades portuárias, fabris e em infraestrutura. A colônia inglesa da cidade se reunia em clubes e praticava o futebol, compartilhando-o também com os trabalhadores alemães. A atividade portuária em Rio Grande, as charqueadas na cidade de Pelotas e a influência platina são fatores que concorreram na formação dos primeiros clubes de futebol e ligas regionais no final do século XIX e inicio do XX. Assim, visando compreender as relações entre a dinâmica geográfica e histórica das cidades de Pelotas e Rio Grande com a dispersão do esporte bretão o texto recorrerá metodologicamente à revisão bibliográfica e documental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Macedo, Christiane Garcia, Maria das Dores Pinto Sant'Ana Lima, and Joelzio dos Santos Oliveira. "Renata Leite." FuLiA / UFMG 5, no. 3 (June 14, 2021): 98–119. http://dx.doi.org/10.35699/2526-4494.2020.25831.

Full text
Abstract:
Renata Neves Leite, instrutora da Confederação Sul-Americana de Futebol, ex-árbitra de futsal da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal e da Federação Paulista de Futsal e primeira arbitrar a atuar no Campeonato Mundial de Futsal Masculino é uma mulher nordestina da cidade de Monteiro na Paraíba. O objetivo deste texto é analisar sua trajetória esportiva como árbitra de futsal, sua formação, sua atuação e sua representatividade. Para tanto utilizamos como fonte documentos de seu acervo pessoal e cinco entrevistas de História Oral. Sua trajetória única traz reflexões a cerca do combate dos preconceitos ainda existentes, da atuação das mulheres no esporte e da importância da representatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

SANTOS, Artur Jorge, and Carlos Eduardo GONÇALVES. "Análise comparativa de clubes de futebol com escalões de formação de diferentes contextos." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 29, no. 3 (September 2015): 409–20. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092015000300409.

Full text
Abstract:
ResumoNo decorrer da sua existência e funcionamento os clubes estão sujeitos a influências provenientes do contexto onde estão inseridos, todavia também podem influenciar os sujeitos envolvidos no clube através da sua cultura organizacional. Pelas especificidades dos contextos dos clubes revela-se necessário obter dados sobre a sua cultura e o seu funcionamento para poder perceber os seus efeitos no envolvimento e desenvolvimento dos indivíduos. Para este artigo pretendeu-se a análise e comparação de três clubes de futebol de contextos diferentes, um clube profissional e dois amadores, em que um provém de meio rural e outro de meio urbano. Recorreu-se à observação participante e a entrevistas semiestruturadas para recolher os dados. A AAC-OAF diferencia-se dos clubes amadores pela sua orientação para o esporte de rendimento/espetacularização. Os últimos são suportados no voluntariado, dependendo mais das autarquias e políticas locais e revelam maiores dificuldades na angariação de voluntários, os quais aderem por amizade. A assunção dos cargos dirigentes nos clubes amadores são motivados pelo receio da extinção do clube. A estabilidade financeira da UCE contribui para mudanças na sua cultura e funcionamento organizacional. Todos os clubes demonstram falhas no processo de avaliação na implementação dos programas com vista ao desenvolvimento do jovem atleta, centrando-se esta essencialmente nos resultados desportivos obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Silva, Paulo Roberto Santos. "O papel do fisiologista desportivo no futebol: para quê & por quê?" Revista Brasileira de Medicina do Esporte 6, no. 4 (August 2000): 165–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922000000400008.

Full text
Abstract:
A fisiologia desportiva ainda é considerada uma especialidade relativamente nova no futebol. A figura do fisiologista desportivo e, conseqüentemente, sua função e formação, é desconhecida pela grande maioria daqueles que estão envolvidos nesta modalidade, não sabendo caracterizar o papel desse profissional numa equipe de futebol. É importante ressaltar que o especialista desta área trabalha diretamente junto ao fisicultor, cabendo a ele funções como: 1) trabalho em equipe passando informações constantes à comissão técnica sobre as condições funcionais dos jogadores; 2) avaliação sistemática dos atletas; 3) acompanhamento longitudinal das adaptações funcionais em decorrência do treinamento dos atletas e 4) capacidade de investigação e reflexão sobre diversos aspectos do futebol. Sendo assim, o fisiologista desportivo requer amplo conhecimento de metodologias científicas de avaliação funcional e treinamento desportivo, bem como o domínio específico de conceitos bioenergéticos direcionados para o futebol. Isso permite identificar o tipo de esforço e selecionar métodos adequados para o desenvolvimento do programa de treinamento do futebolista. Concluindo, o fisiologista desportivo, em sua essência, é sobretudo um profissional de saúde que tem cada vez mais uma função educativa. Ele contribui para melhorar a informação científica que toda a comunidade esportiva deve ter sobre diversos aspectos de saúde do corpo humano e, em particular, quando submetido à realização de exercícios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rezer, Ricardo. "REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS ACERCA DO ENSINO DO ESPORTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 16, no. 1 (October 9, 2009): 271–92. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.5719.

Full text
Abstract:
O objetivo deste texto se apresenta no sentido de refletir acerca de pressupostos orientadores para uma abordagem crítica do esporte no processo de formação inicial em educação física. Para tal, são apresentadas algumas experiências de aula desenvolvidas no componente curricular “Metodologia, teoria e prática do futebol e futsal” (Unochapecó). Tais experiências podem ser compreendidas como um laboratório de experiências pedagógicas, a fim de apresentar elementos para uma abordagem crítica no trato com o esporte no ensino superior. Finalmente, o texto apresenta alguns apontamentos “suleadores” para uma abordagem crítica dos esportes na formação inicial em EF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Moraes, Ivan Furegato, Flávia Da Cunha Bastos, and Maria José Carvalho. "Formação de Jogadores de Futebol: Processo Histórico e Bases para a Evolução no Brasil." PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review 5, no. 2 (August 1, 2016): 148–63. http://dx.doi.org/10.5585/podium.v5i2.142.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva demonstrar como a literatura brasileira descreve a evolução histórica do processo de formação de jogadores de futebol – principalmente com relação aos seus períodos, locais de aprendizagem, agentes educadores e metodologias utilizadas – e apresentar uma síntese histórica de tal processo, suprindo uma lacuna existente nos estudos dessa temática. Para tal foi realizada uma revisão sistemática com base na busca de dissertações, teses e artigos no Portal de Periódicos do Capes. Devido aos poucos estudos localizados foram utilizados trabalhos referenciados nos mesmos e livros sobre o tema. A análise das informações encontradas levou à organização do material em cinco períodos cronológicos que retratam a evolução do processo de formação no Brasil, sendo observado que o mesmo partiu de um modelo elitista – realizado principalmente nos clubes socioesportivos – para um popular – informal e livre, realizado nas ruas e campos de várzea – até se tornar totalmente formalizado – restrito, controlado e baseado em métodos científicos –, sendo realizado nas categorias de base dos clubes tradicionais e dos clubes-empresa com objetivo de formar jogadores para “venda”. Esses achados permitiram realizar uma síntese contendo todos os períodos, locais onde a formação ocorre, principais agentes educadores e metodologias de ensino empregadas em cada um deles, a qual pode servir de referencial para futuros estudos e novas pesquisas sobre o tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Perini-Santos, Pedro, and Thiago Dornas Silva. "Formações Lexicais por Analogia: explicação diacrônica para os nomes populares de estádios de futebol no Brasil (Word formation by analogy: diachronic explanations for nicknames applied to Brazilian football soccer stadiums)." Estudos da Língua(gem) 11, no. 2 (December 30, 2013): 23. http://dx.doi.org/10.22481/el.v11i2.5482.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta analógica para explicar o alto índice de uso de nomes populares com o final [–ão] associados aos estádios de futebol no Brasil: 55,5% dos apelidos de estádios de futebol terminam em [–ão]. O que se sustenta é que a inauguração do estádio hoje apelidado “Mineirão” gerou um efeito analógico para o uso desta marcação mórfica com a finalidade específica de apelidar estádios de futebol no vernáculo nacional. Mesmo reconhecendo que haja imprecisões em seu argumento empírico, sustenta-se que a explicação por analogia é mais adequada do que a suposição da existência de regras de formação de palavras autônomas. PALAVRAS-CHAVE: morfologia, analogia, estádios de futebol, apelidos, “Mineirão”. ABSTRACT This paper proposes an analogy in order to explain the high rate of use the of the morpheme [–ão] in nicknames given to Brazilian stadiums: 55.5% of them end with this mark [–ão]. What we propose is that the inauguration of the stadium nowadays called "Mineirão" started the use of the morphological informationwith the specific purpose of dubbing football stadiums in the national vernacular. Even if we consider that there are some inaccuracies in its empirical argument, we still argue that the explanation by analogy is more appropriate than the assumption of the existence of autonomous word formation rules.KEYWORDS: morphology, analogy, football soccer stadiums, nicknames, “Mineirão”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Luis Melo, Manoel, Tamires Fernanda Barbosa Nunes, and Alejandro Martins Rodrigues. "IMPORTÂNCIA DAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL NA FORMAÇÃO DO JOVEM ATLETA EM CAMPINA GRANDE – PB." InterScience Place 11, no. 4 (December 30, 2016): 39–67. http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v11n4a3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Prat Grau, Maria, Gonzalo Flores Aguilar, Xènia Ríos Sisó, and Carles Ventura Vall-llovera. "BULLYING EN EL FÚTBOL INFANTIL: LA MIRADA DE LAS FAMILIAS Y DE LOS ENTRENADORES." Movimento (ESEFID/UFRGS) 26 (May 4, 2020): e26032. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.97195.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga o bullying no futebol infantil (8-14 anos), dando voz a famílias e treinadores de clubes de diferentes contextos, características e níveis desportivos. Para este fim, são realizados grupos focais para que ambos reflictam sobre os principais factores associados à sua detecção, problemática e prevenção, com base nas suas experiências e vivências pessoais. Os principais resultados mostram que as famílias e treinadores consideram o bullying no futebol infantil como um problema importante e necessário a abordar. Todos concordam que não têm formação suficiente para detectar ou desenvolver estratégias de prevenção e tratamento. Contudo, observa-se também uma certa banalização do problema por parte de alguns dos participantes no estudo. Os resultados permitem identificar os factores que mais preocupam as famílias e os treinadores, com vista a orientar a sua detecção e prevenção com base nos problemas reais abordados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography