To see the other types of publications on this topic, follow the link: Futebol (sociologia).

Journal articles on the topic 'Futebol (sociologia)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Futebol (sociologia).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Souza, Juliano De, and Wanderley Marchi Júnior. "AS LINHAGENS DA SOCIOLOGIA DO FUTEBOL BRASILEIRO – UM PROGRAMA DE ANÁLISE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 1 (2017): 101. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.55428.

Full text
Abstract:
Ao longo deste texto, procuramos apresentar um programa de análise que permita revisitar, de um ponto de vista crítico e reflexivo, a produção de conhecimento no campo da Sociologia do Futebol no Brasil. Para dar conta desse objetivo, o manuscrito foi dividido em duas partes. Na primeira delas, serão apresentadas algumas questões de ordem teórica e metodológica que foram centrais na tentativa de levarmos a efeito o exercício de “escavamento genealógico” das linhagens da Sociologia do Futebol brasileiro. Na segunda parte do texto, por sua vez, serão expostas, em linhas gerais, algumas das parti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Juliano de. "A LINHAGEM CULTURALISTA DA SOCIOLOGIA DO FUTEBOL BRASILEIRO." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 103 (April 2018): 103–34. http://dx.doi.org/10.1590/0102-103134/103.

Full text
Abstract:
Resumo Neste texto procuramos apresentar a linhagem culturalista da sociologia do futebol brasileiro e demonstrar a durabilidade histórica das ideias-força caras a essa “família intelectual”. Também temos por objetivo restituir algumas das relativas particularidades analíticas inerentes a essa linhagem, bem como apontar alguns efeitos sociais da circulação dessas ideias na lógica de reiteração da identidade nacional. O texto foi dividido em três atos: no primeiro, revisitamos, em linhas gerais, o empreendimento fundador de Gilberto Freyre e Mário Filho no tocante à intepretação culturalista do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ávila, Myriam Correa de Araujo. "Europa, sempre às quartas." FuLiA / UFMG 1, no. 1 (2017): 65–68. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.1.1.65-68.

Full text
Abstract:
Europa, sempre às quartas é uma tradução de Myriam Ávila do texto de Detlev Clausen é sociólogo, especialista em Teoria Crítica e dedica-se, entre outros temas, ao estudo da sociologia do futebol. Autor, no Brasil, de Bela Guttmann: uma lenda do futebol do século XX (Estação Liberdade, 2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ávila, Myriam Correa de Araujo. "Europa, sempre às quartas." FuLiA / UFMG 1, no. 1 (2017): 65. http://dx.doi.org/10.17851/fulia.v1i1.11563.

Full text
Abstract:
Europa, sempre às quartas é uma tradução de Myriam Ávila do texto de Detlev Clausen é sociólogo, especialista em Teoria Crítica e dedica-se, entre outros temas, ao estudo da sociologia do futebol. Autor, no Brasil, de Bela Guttmann: uma lenda do futebol do século XX (Estação Liberdade, 2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dos Reis, Heloisa Helena Baldy, Felipe Tavares Paes Lopes, and Mariana Zuaneti Martins. "AS EXPLICAÇÕES DE ERIC DUNNING SOBRE O HOOLIGANISMO À LUZ DO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO CRÍTICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 21, no. 3 (2015): 617. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.48189.

Full text
Abstract:
A obra de Eric Dunning ocupa um papel central na conformação da área acadêmica da Sociologia do Esporte. Este artigo foi produzido a partir da leitura repetida, cuidadosa e detalhada das principais produções de Dunning e da produção científica brasileira sobre violência no futebol e/ou torcidas organizadas, dada a influência marcante desse autor nos estudos brasileiros. Para o levantamento das fontes, foram consultadas várias bases de dados, bibliotecas de universidades e nossos acervos particulares. Este estudo expõe os fundamentos da sociologia figuracional e do desenvolvimento do esporte, q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Calado Bandeira, Gabriel Luar, and Amanda Batista da Silva. "DITADURAS DO CONE SUL EM UMA PERSPECTIVA COMPARADA." Revista Espacialidades 1, no. 01 (2025): 563–79. https://doi.org/10.21680/1984-817x.2025v1n01id38552.

Full text
Abstract:
Este artigo busca analisar como o futebol foi utilizado como objeto de propaganda e instrumentalização das ditaduras sul-americanas no século XX, mais especificamente as do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. A pesquisa, fundamentada em ampla análise documental e bibliográfica, integra perspectivas interdisciplinares, envolvendo História, Sociologia, Geografia, Jornalismo e outras áreas, evidenciando o papel do futebol no entrelaçamento entre política, cultura, economia e ideologia durante regimes ditatoriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Editorial, Conselho. "Isabella Trindade Menezes entrevista Maurício Murad." Mosaico 9, no. 14 (2018): 394. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v9n14.2018.76367.

Full text
Abstract:
<p>Foram abordados temas relacionados às suas pesquisas e trabalhos atuais, como a análise de dados estatísticos relacionados à violência e futebol. Maurício relatou sua trajetória acadêmica, que inclui a publicação de vários livros e trabalhos, a organização de um Núcleo Permanente de estudos de Sociologia do futebol em 1990 e a fundação da revista Pesquisa de Campo. Em sua fala, Maurício Murad abordou sua trajetória como pesquisador, bem como as transformações ocorridas durante esse processo, desde a valorização do futebol como objeto de pesquisa por diversas áreas do conhecimento, até
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Thiago Ingrassia. "Jogo de palavras: futebol, literatura e pensamento social no ensino de Sociologia." Revista Educação e Linguagens 6, no. 10 (2020): 232–46. http://dx.doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.232-246.

Full text
Abstract:
A sociologia e a literatura apresentam distinções metodológicas que promovem enfoques diferentes acerca da vida social. Contudo, na perspectiva de Zygmunt Bauman, elas seriam “irmãs”, oscilando entre a rivalidade e a colaboração na busca de seu objetivo compartilhado de “rasgar as cortinas”. Esta alegoria é trabalhada por Bauman a partir de Milan Kundera e sinaliza para uma das tarefas da sociologia no processo de conhecimento sobre a realidade social. Nessa perspectiva, caberia ao professor de sociologia “rasgar a cortina” que encobre a realidade por meio de representações distorcidas e ingên
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Letícia Cristina Lima, Alejo Levoratti, and Wanderley Marchi Júnior. "A SOCIOLOGIA DO ESPORTE NA ARGENTINA: APONTAMENTOS PRELIMINARES ACERCA DA ESTRUTURAÇÃO DE UM SUBCAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 26 (December 30, 2020): e26097. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.103290.

Full text
Abstract:
A Sociologia do Esporte, como subdisciplina, emergiu a partir dos anos 1960-70 na Europa e América do Norte com a finalidade de analisar a relação interdependente do fenômeno esportivo e da vida em sociedade. As discussões da Sociologia do Esporte, no entanto, só adentraram o território latino-americano a partir dos anos 1980, principalmente através de estudos antropológicos do futebol no Brasil e, posteriormente, na Argentina. O presente ensaio tem o objetivo de apresentar um panorama da estrutura do campo científico argentino e localizar a Sociologia do Esporte no interior desse sistema, apo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Leandro Rogério. "“Pra puxar o jogo...” Jovens e futebol nas periferias de Porto Alegre." Revista Mundaú, no. 10 (November 10, 2021): 207–23. http://dx.doi.org/10.28998/rm.2021.n.10.11797.

Full text
Abstract:
Articulado a pesquisa sobre práticas juvenis em periferias urbanas de Porto Alegre/RS, este artigo traz inferências produzidas no diálogo com jovens integrantes de um time de futebol que, oriundo de um projeto sócio educativo, está vinculado ao campeonato amador da cidade. Procuramos discutir como esses atores experienciavam sua condição juvenil desde o circuito do futebol, uma atividade nem sempre relacionada à expressividade cultural das juventudes. Além de algumas referências no campo da sociologia das juventudes, tomamos as contribuições de Vincent, Lahire e Thin como referência para análi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Laibida, Luiz Demétrio Janz, and Sylvana Kelly Marques da Silva. "Estratégias em jogo: a surpresa do gol contra no futebol paranaense." Cadernos CERU 30, no. 2 (2020): 85–101. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v30i2p85-101.

Full text
Abstract:
Inquieta-nos a atenção ínfima dos cientistas sociais brasileiros a uma das principais manifestações da cultura nacional: o futebol. Por isso, das várias portas de entrada para se pensar os múltiplos sentidos que configuram os jogos de poder na esfera social, suas formas de cruzamento e interação, neste texto damos atenção ao futebol. Evidenciamos as configurações do poder no interior dos quatro clubes de futebol na capital do Paraná por meio do mapeamento dos seus principais dirigentes e suas relações sociais com as elites locais. O objetivo é apontar como a estrutura nuclear do jogo de futebo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Assumpção, Luis Otávio Teles, Ricardo Lira de Rezende Neves, and Rogério Gedeon de Araújo. "Memória do Estádio “Pelezão”:." História, histórias 2, no. 4 (2015): 119–30. http://dx.doi.org/10.26512/hh.v2i4.10813.

Full text
Abstract:
Este artigo resgata a memória e a importância do estádio de futebol “Pelezão”, referência social, cultural e esportiva do Distrito Federal durante os anos 1960 e 1970. Os objetivos foram contar parte dessa história; resgatar um dos momentos marcantes e significativos da sociologia do futebol de Brasília e refletir sobre a importância de um local onde esta “sociedade em formação” procurava se encontrar e, de alguma forma, compartilhar sentimentos coletivos. A partir do método biográfico e da história oral, analisamos discursos de ex-integrantes de times de futebol de Brasília, além de recortes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Borges Buarque de Hollanda, Bernardo. "Esporte, comunicação e sociologia:." ALCEU 22, no. 47 (2022): 143–64. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v22.ed47.2022.267.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva reconstituir a trajetória de Ronaldo Helal, um dos pioneiros da introdução dos esportes no campo acadêmico da Comunicação e das Ciências Sociais no Brasil. A reconstituição do seu percurso formativo e da sua produção bibliográfica tenciona demonstrar os marcos do amadurecimento de um método, voltado à identificação das narrativas midiáticas da nação, por intermédio de esportes coletivos como o futebol profissional. Ao longo de três decênios, o autorvem desenvolvendo uma metodologia de análise dos discursos jornalísticos sobre a performance da Seleção brasileira nos torneios q
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Vieira, José Jairo, and Francisco Xavier Freire Rodrigues. "A sociologia do esporte no Brasil: início, consolidação e institucionalização até 2017." Peer Review 5, no. 2 (2023): 73–93. http://dx.doi.org/10.53660/prw.161.uni151.

Full text
Abstract:
O esporte assumiu, nas sociedades contemporâneas, uma enorme importância, de tal forma que diversas áreas o tem utilizado como objeto de pesquisa e análise. Este artigo apresenta, como objetivo principal, a proposta expor e analisar a consolidação e institucionalização da Sociologia do Esporte no Brasil, usando para isto, a análise dos artigos apresentados durante os quinze anos de existência do GT de Sociologia do Esporte da SBS. Esse GT, cujo início se deu 2003, teve aproximadamente 200 trabalhos apresentados. Os referenciais teóricos mais recorrentes estão nas teorias de Pierre Bourdieu e d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Barbero-González, José-Ignacio, and Hugo Rodriguez-Campazas. "TRÁFICO DE JÓVENES EN EL FÚTBOL: DIAMANTES NEGROS, UN TEXTO CINEMATOGRÁFICO DE SOCIOLOGÍA PÚBLICA." Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, esp (2015): 197. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.48232.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como propósito mostrar, utilizando-nos do filme Diamantes Negros, o potencial do cinema como meio, recurso ou texto de sociologia pública. O filme escolhido aborda o tema do tráfico de meninos (africanos) no âmbito do futebol. Foi sua clareza expositiva, a relevância do problema narrado e o compromisso emocional que nos impulsionou a tratar tal problemática. Ao revisar a literatura acadêmico-cientifica, constatamos, entre outros, primeiro, o caráter quase pioneiro do dito texto fílmico no contexto espanhol e, segundo, grandes coincidências discursivas entre os escritos acadêmic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Palhares, Marcelo Fadori Soares, Nicolas Cabrera, and Gisele Maria Schwartz. "APUNTES PARA UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE TORCIDAS ORGANIZADAS E HINCHADAS." Movimento (ESEFID/UFRGS) 20, esp (2015): 163. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.47831.

Full text
Abstract:
No presente estudo se propõe uma primeira aproximação comparativa entre torcidas organizadas e hinchadas. O texto apresenta uma descrição densa que aponta semelhanças e diferenças, em termos sincrônicos e diacrônicos entre ambos grupamentos de espectadores de futebol. Se focalizará os contextos de surgimento, os enquadramentos organizacionais, as lógicas de pertencimento e as práticas e representações mais significativas de cada um dos objetos empíricos analisados. Finalmente explicitaremos alguns aportes para a construção de uma sociologia publica do esporte regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Duprat, Nicolas, Monika Weronika Dowbor, Regina de Oliveira Heidrich, and Regina Roese Sanfelice. "Elitização dos torcedores do futebol brasileiro: avanços e formas de resistências das torcidas do Sport Club Internacional (2003 – 2018)." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 12 (2024): e12661. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.12-175.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa aborda os processos de mercadorização do futebol e etilização que se desenvolveram no Sport Club Internacional entre 2003 a 2018, especialmente nas reformas do Estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo FIFA de 2014, compreendendo o impacto desse evento no perfil dos torcedores do clube, que é reconhecido como Clube do Povo do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa eventos históricos, no qual realizou-se a revisão bibliográfica da literatura disponível sobre sociologia do futebol. Os dados foram coletado com base nas notícias da imp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rogério, Radamés. "A tensão como regra: regulações em torno da profissão de jogador de futebol." Mosaico 9, no. 14 (2018): 177. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v9n14.2018.74025.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste num recorte da tese de doutorado de minha autoria defendida em 2014 junto ao departamento de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará intitulada “No “segundo tempo da vida”: o jogador de futebol e a passagem para a pós-carreira” (2014). A questão a qual gostaríamos de nos deter nesse momento é a seguinte: o futebol é uma atividade que participa do processo civilizador de nossa sociedade ao propiciar excitação prazerosa e controlada ao público em geral, à massa, mas para cumprir esse papel, os participantes principais da atividade, os jogadores, de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Quaranta, André Marsiglia, Daniel Minuzzi de Souza, Fernando Marinho Mezzadri, and Wanderley Marchi Júnior. "INTERSEÇÕES ENTRE OS CAMPOS ESPORTIVO E CIENTÍFICO: A SOCIOLOGIA DO ESPORTE COMO ELEMENTO COMUM (2011-2018)." Movimento (Porto Alegre) 27 (December 30, 2021): e27078. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.117275.

Full text
Abstract:
O esporte tem sido objeto de análise em diversas áreas do conhecimento no Brasil. Uma aproximação a partir das Ciências Sociais e Humanas tem possibilitado a exploração de elementos interpretativos singulares que ampliam a compreensão desse complexo fenômeno. Este texto tem como objetivo mapear estudos que versam sobre a Sociologia do Esporte nos programas de pós-graduação brasileiros entre 2011 e 2018, visando contribuir com a sistematização da produção científica desse subcampo. Após levantamento de dissertações e teses, descrevemos as principais características dessas produções, classifican
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pimenta, Angela Pacheco, Marcos Am´érico, and Angela Maria Grossi. "Os fatos na “zona do agrião”: um exame sobre a efetividade da Educação Midiática no ambiente esportivo." Temática 18, no. 8 (2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n8.63759.

Full text
Abstract:
Este artigo examina a viabilidade, via produção e difusão de duas mensagens de educação midiática para a população não-escolar em jogos de futebol e respectivas transmissões radiofônicas e televisivas, além de conteúdos relacionados postados em redes sociais: Mensagem 1 - A importância de se diferenciar fato de opinião. Mensagem 2 - Cuidado com as mensagens das redes sociais que podem instigar emoções negativas, como raiva, medo e ansiedade. Os métodos incluem pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas em Comunicação, Sociologia e Marketing do Esporte. Os resultados indicam oportun
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Filgueiras, Cristina Almeida Cunha. "Morar na rua: realidade urbana e problema público no Brasil." Cadernos Metrópole 21, no. 46 (2019): 975–1004. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2019-4613.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa, à luz da sociologia dos problemas públicos, a questão do morar na rua no Brasil, a qual passou a ocupar progressivamente, desde o final do século XX, lugar relevante na agenda das políticas urbana, social e dos direitos humanos. O artigo examina, ainda, o tratamento dado aos moradores de rua em algumas capitais brasileiras na Copa de Futebol de 2014, quando ficaram em evidência antigas tensões do controle da sua presença nos espaços urbanos. Foram consultados documentos de órgãos públicos, organizações não governamentais e mídia impressa e digital. A conclusão destaca
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Board, Editorial. "Pesquisa Regulatória em Telecomunicações." Law, State and Telecommunications Review 3, no. 1 (2011): 321–22. http://dx.doi.org/10.26512/lstr.v3i1.21675.

Full text
Abstract:

 Convergência e regulação setorial: análise dos modelos regulatórios dos EUA e do Reino Unido/Bernardo Fernandes Corrêa Mendonça/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2009).
 Defesa da concorrência na TV por assinatura: a lógica da experiência brasileira/Fábio Lúcio Koleski/Mestrado em Comunicação da Universidade de Brasília (2010).
 Desenvolvimento de técnica de sensoriamento do espectro embasada em detecção de energia para aplicação em sistemas rádio-cognitivos/Erika Portela Lopes de Almeida/Mestrado em Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (2010).&#x
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Almeida, Pedro. "Futebol, Mercantilismo e Identidade no século XXI : Hegemonia e Contra-Hegemonia." Forum Sociológico, no. 26 (December 12, 2015): 7–16. http://dx.doi.org/10.4000/sociologico.1176.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Caldas, Waldenir. "O futebol no país do futebol." Lua Nova: Revista de Cultura e Política 3, no. 2 (1986): 24–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64451986000300005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pontin, Luiz Francisco. "O Lado Trágico e o Lado Belo da Vida / The Tragedy and the Beauty of Life." REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE 6, no. 4 (2016): 1. http://dx.doi.org/10.21876/rcsfmit.v6i4.611.

Full text
Abstract:
No último 29 de novembro, fomos acordados por uma tragédia na Colômbia com todos que estavam a bordo do voo LaMia 2933: jogadores e dirigentes da Chapecoense, repórteres, cinegrafistas e a própria tripulação. Alguns se salvaram, mas a maioria perdeu suas vidas. As primeiras análises indicam que houve falta de combustível no avião. No entanto, apontar os culpados neste momento pouco importa. Se foi ironia do destino, também pouco importa. A realidade é que vidas se foram e, com elas, alegrias que o time da Chapecoense poderia dar aos seus torcedores e ao povo brasileiro. Quantas famílias choram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

DAMO, ARLEI SANDER. "Futebol e estética." São Paulo em Perspectiva 15, no. 3 (2001): 82–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392001000300011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pimenta, Izadora Silva. "Racismo no futebol." Sur le journalisme, About journalism, Sobre jornalismo 10, no. 2 (2021): 152–65. http://dx.doi.org/10.25200/slj.v10.n2.2021.446.

Full text
Abstract:
PT. O presente artigo tem como objetivo analisar os Julgamentos (Martin e White, 2005) presentes no discurso midiático a respeito de um caso de racismo sofrido pelo jogador Daniel Alves em 2014, à época, no Barcelona. A análise foi feita a partir do fragmento de um corpus coletado em minha pesquisa de mestrado (Pimenta, 2019), compilado com a plataforma Sketch Engine a partir de 65 artigos de hard news sobre o tema, publicados de forma online no Brasil, totalizando 21.387 formas, 1.014 sentenças e 25.127 palavras. Para os trechos analisados neste artigo, considera-se apenas os trechos das notí
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Máximo, João. "Memórias do futebol brasileiro." Estudos Avançados 13, no. 37 (1999): 179–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141999000300009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Alcântara, Hélio. "A magia do futebol." Estudos Avançados 20, no. 57 (2006): 297–313. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000200021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

PIMENTA, CARLOS ALBERTO MÁXIMO. "Violência entre torcidas organizadas de futebol." São Paulo em Perspectiva 14, no. 2 (2000): 122–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392000000200015.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Maxwell, Kenneth, and Alex Bellos. "Futebol: Soccer the Brazilian Way." Foreign Affairs 81, no. 6 (2002): 195. http://dx.doi.org/10.2307/20033387.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Da Costa, Leda Maria, and Ronaldo George Helal. "Estudios sobre deportes y fútbol en Brasil en los campos de la sociología y la comunicación." Revista Euroamericana de Antropología, no. 12 (December 31, 2021): 51–66. http://dx.doi.org/10.14201/rea2021125166.

Full text
Abstract:
En Brasil, el fútbol, a pesar de ser un deporte que históricamente se constituyó como uno de los pilares de la construcción identitaria nacional, tardó en incorporarse como un objeto de estudio en el ámbito académico. Durante algunos años, la producción de investigaciones que tematizaban el fútbol solía ser escasa y marcada por una perspectiva apocalíptica en el sentido empleado por Umberto Eco. La publicación, en 1982, de la colección Universo do futebol, organizada por el antropólogo Roberto DaMatta, es un marco en la trayectoria de sistematización de la literatura académica sobre el fútbol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Soares de Almeida, Caroline. "Mulheres futebolistas. Debates sobre violência e moral durante o Estado Novo brasileiro." Lusotopie 18, no. 1 (2019): 95–118. http://dx.doi.org/10.1163/17683084-12341733.

Full text
Abstract:
Resumo Estima-se que as brasileiras começaram a praticar futebol durante a década de 1910, quando os jogos entre mulheres passaram a ser noticiados nas páginas dos jornais. O caráter violento atribuído a esse esporte passou a preocupar diferentes setores da sociedade que viam o Futebol Feminino como problema de saúde pública e de ordem moral. Vinte anos depois, deu-se início à discussão sobre o assunto na esfera governamental, resultando na proibição do futebol às mulheres. Este artigo tem como objetivo a análise dos debates em torno da prática do futebol por mulheres entre as décadas de 1920
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Assumpção, Luís Otávio Teles. "Uma leitura sociocultural do futebol brasileiro." Sociedade e Estado 24, no. 2 (2009): 601–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922009000200010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Caregnato, André Felipe, Carlos Eduardo Gonçalves, José Roulien De Andrade Junior, Camile Luciane Silva, and Fernando Renato Cavichiolli. "Abordagem sociológica no esporte: um caso na iniciação ao futsal/futebol de um clube brasileiro." Educación Física y Deporte 35, no. 1 (2017): 177–212. http://dx.doi.org/10.17533/udea.efyd.v35n1a07.

Full text
Abstract:
Objetivo: analizar el contexto de la iniciación deportiva en los atletas jóvenes de sexo masculino en un equipo de fútbol sala/fútbol, de un club de Curitiba (Brasil), y cómo las relaciones tienen lugar entre los individuos. Método: se llevó a cabo un análisis inductivo a través de las categorías: configuración; formación de los equipos; grupo de padres; la competición; lo técnico; relación entre los individuos, en paralelo con la discusión de los datos obtenidos a partir del punto de vista de los autores de la sociología. Los datos fueron recolectados en seis meses de observación en lugares d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 3 (August 20, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1589.

Full text
Abstract:
Neste terceiro volume do ano 29, a HOLOS se apresenta com a recente publicação dos indicadores do Qualis da CAPES referente ao triênio 2010-2012, os quais mostram que o periódico avança significativamente, conforme quadro abaixo.
 Qualis CAPES Área
 B2 Interdisciplinar
 B2 Educação
 B2 Serviço Social
 B3 Administração, Ciências Contábeis e Turismo
 B3 Ciências Ambientais
 B4 Filosofia/Teologia: Subcomissão Filosofia
 B4 Geografia
 B4 Engenharias III
 B5 Ciências Agrárias I
 B5 Biodiversidade
 B5 Geociências
 B5 Educação Física&#x
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Franzini, Fábio. "Futebol é "coisa para macho"?: Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol." Revista Brasileira de História 25, no. 50 (2005): 315–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882005000200012.

Full text
Abstract:
Um dos aspectos menos conhecidos da história do futebol no Brasil diz respeito à inserção da mulher nesse universo eminentemente masculino. Diante de tal lacuna, este artigo propõe-se a apresentar e analisar as leituras sobre a presença do sexo feminino dentro e fora dos gramados durante a primeira metade do século XX, momento decisivo para a construção da idéia e da identidade do "país do futebol". Pretende-se, assim, discutir as formas de integração ao jogo "permitidas" às mulheres, suas manifestações proibidas e, sobretudo, os significados encerrados em tais permissões e proibições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Larissa Medeiros de, SOUZA, MAUX Ana Andréa Barbosa, and REBOUCAS Melina Séfora Souza. "Impedimento? Possibilidades de Relação entre a Mulher e o Futebol." PHENOMENOLOGICAL STUDIES-Revista da Abordagem Gestáltica 25, no. 3 (2019): 282–93. http://dx.doi.org/10.18065/rag.2019v25n3.7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sossa Rojas, Alexis. "Review of Fútbol y Sociedad en América Latina – Futebol e sociedade na América Latina." European Review of Latin American and Caribbean Studies, no. 113 (April 12, 2022): 3. http://dx.doi.org/10.32992/erlacs.10900.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Garcia, Marcus Vinícius Carvalho. "Dom/talento e dom/dádiva: duas modalidades de reciprocidade no mundo do futebol-espetáculo." Sociedade e Estado 23, no. 3 (2008): 773–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922008000300011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Serapiglia, Daniele. "Fé e futebol. Muscular Catholicism between Italy and Portugal in the European context (1922-1958)." Lusotopie 18, no. 1 (2019): 66–94. http://dx.doi.org/10.1163/17683084-12341732.

Full text
Abstract:
Abstract This article argues that Portugal was not immune to the experience of Muscular Catholicism, through which the Church tried to strengthen its own imagined community after 1945. This was an imagined community that the Church hoped that it would involve the whole continent starting from Italy, where the “Catholic sport” was trying to take the place of the “fascist” sport. Indeed, the Church overcame its distrust of football in this period, making it one of the symbols of its “banal internationalism”, and one of the means by which Pius XII tried to make the idea of a totalitarian Church a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Crepaldi, Daniel Damasceno. "A participação da rádio nacional na difusão do futebol no Brasil nas décadas de 1930 e 1940." Sociedade e Estado 25, no. 1 (2010): 147–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922010000100011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Diana Mendes Machado da. "Do branco ao negro, da elite ao popular: cultura visual, fotografia e futebol no início do século XX." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 34, no. 72 (2021): 107–28. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-149420210106.

Full text
Abstract:
Resumo Que tipo de informação os retratos dos clubes Andarahy, Carioca e Mangueira podem oferecer sobre a cultura visual do Rio de Janeiro no início do século XX e sobre a transição do futebol amador ao profissional? Em contraste com imagens da aristocrática equipe do Fluminense Football Club, os retratos dos jogadores negros desses clubes populares revelam disputas por visibilidade no campo esportivo e no espaço urbano já a partir do fim da década de 1910. Revelam ainda o papel do mercado fotográfico na coprodução de signos capazes de compor uma nova visualidade para a população negra. Nessa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Guaranha, Manoel Francisco, and Álvaro Cardoso Gomes. "CASOS DE VIOLÊNCIA VERBAL NO FUTEBOL E NAS REDES DE COMPUTADOR À LUZ DA TEORIA DOS ATOS DE LINGUAGEM." Cadernos de Linguagem e Sociedade 20, especial (2019): 134–49. http://dx.doi.org/10.26512/les.v20i2.28713.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa enunciados sobre futebol e sobre a vida de uma celebridade, reproduzidos pela Internet ou produzidos nela, com a finalidade de compreender os mecanismos da injúria e do insulto, bem como a função das circunstâncias em seus modos de expressão. Para tanto, baseia-se na teoria dos atos de fala (Austin e Searle); na teoria da construção e da preservação das faces (Goffman); e nos conceitos de Face Threatening Acts (FTAs) e Face Flattering Acts (FFAs) (Brown e Levinson), estes apontados por Kerbrat-Orecchioni como recicladores dos conceitos de atos de fala que desenvolvem uma no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sabtos, Diogo. "Entrevista." Revista de Medicina Desportiva Informa 13, no. 5 (2022): 2. http://dx.doi.org/10.23911/entrevista_2022_set.

Full text
Abstract:
“Eu fui contratado como médico da seleção do Qatar para ficar responsável pelas camadas jovens da mesma. Contudo, e pela forma de trabalhar destas seleções, acabo por trabalhar com todos os jogadores integrados no programa da seleção nacional desde os sub17 até à equipa A. É um trabalho um pouco diferente do típico de uma seleção, visto que todos os jogadores do pool da seleção são acompanhados primariamente pelo departamento médico desta.... Epidemiologicamente, há diferenças importantes nas doenças mais comuns e também nas lesões... os estrangeiros são bem recebidos no país e os médicos pode
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Kittleson, R. "Wisnik, Jose Miguel. Veneno remedio: O futebol e o Brasil. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2008. Notes. Index. 446 pp." Luso-Brazilian Review 48, no. 2 (2011): 233–35. http://dx.doi.org/10.1353/lbr.2011.0044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

ALLAN, LAURENCE. "Rory Miller & Liz Crolley (eds.), Football in the Americas: Fútbol, Futebol, Soccer (London: Institute for the Study of the Americas, 2007), pp. xv+291, £15.00, pb." Journal of Latin American Studies 40, no. 4 (2008): 829–31. http://dx.doi.org/10.1017/s0022216x08004963.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Souza, Larissa Serpentini. "Sociologia do majestoso: uma análise interseccional do clássico do futebol paulista." Sociologias Plurais 5, no. 1 (2019). http://dx.doi.org/10.5380/sclplr.v5i1.68209.

Full text
Abstract:
Essa análise pretende discutir de forma interseccional, as dinâmicas sociais de formação dos clubes de futebol profissional S. C Corinthians Paulista e São Paulo F. C. O clássico jogo entre os dois clubes é popularmente conhecido como majestoso, e este jogo, além de significar muito para os amantes de futebol, tem muito a contribuir para análises sociológicas de como um esporte tão popular e abrangente ainda constitui um espaço privado, elitizado, racista e sexista. Desta forma, se sobrepõe aqui identidades sociais com histórico de opressão: classe, raça e gênero dentro da realidade do futebol
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

FREIRE RODRIGUES, FRANCISCO XAVIER. "A sociologia do trabalho e a sociologia do futebol: uma análise da flexibilização das relações de trabalho no futebol brasileiro (2001-2003)." Sociedade e Cultura 6, no. 1 (2007). http://dx.doi.org/10.5216/sec.v6i1.707.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pereira, Thiago Ingrassia. "Jogo de palavras: futebol, literatura e pensamento social no ensino de Sociologia." Revista Educação e Linguagens, October 20, 2020, 232–46. http://dx.doi.org/10.33871/22386084...232-246.

Full text
Abstract:
A sociologia e a literatura apresentam distinções metodológicas que promovem enfoques diferentes acerca da vida social. Contudo, na perspectiva de Zygmunt Bauman, elas seriam “irmãs”, oscilando entre a rivalidade e a colaboração na busca de seu objetivo compartilhado de “rasgar as cortinas”. Esta alegoria é trabalhada por Bauman a partir de Milan Kundera e sinaliza para uma das tarefas da sociologia no processo de conhecimento sobre a realidade social. Nessa perspectiva, caberia ao professor de sociologia “rasgar a cortina” que encobre a realidade por meio de representações distorcidas e ingên
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!