To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gênero e migração.

Journal articles on the topic 'Gênero e migração'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gênero e migração.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Mamed, Letícia Helena. "Trabalho, migração e gênero." Tematicas 25, no. 49 (2017): 139–76. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v25i49/50.11132.

Full text
Abstract:
O artigo objetiva discutir a recente imigração haitiana para o Brasil a partir da experiência feminina, visando à construção de uma análise centrada em agentes frequentemente silenciados e invisibilizados, para quem o significado do projeto migratório reforça uma perspectiva laboral e familiar, englobando tanto os membros que permanecem na terra natal quanto os que partem em busca de alternativas. Acompanhando seus pais ou companheiros, mas também de maneira independente ou como chefes de família, manifestam aspirações básicas de trabalhar, obter renda suficiente para sua manutenção no Brasil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ROSA, Rita de Cassia Quadros da, Betina HILLESHEIM, Douglas Luís WEBER, and Leticia Silva HOLDERBAUN. "Gênero, migração e vulnerabilidade: corpos de mulheres em deslocamento." Revista Eletrônica Científica da UERGS 5, no. 2 (2019): 138–46. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.52.138-146.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende discutir a situação das mulheres no contexto de migração e refúgio, tendo em vista as vulnerabilidades específicas relacionadas a gênero. Para tanto, realizamos uma análise sobre o tema, a partir de documentos produzidos pela International Organization for Migrations – IOM, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - ACNUR e pela Federação Internacional de Direitos Humanos - FIDH. As discussões tiveram como pressupostos teóricos os Estudos Feministas e de gênero na perspectiva pós-estruturalista. A partir das reflexões foi possível compreender que a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dias, Marly de Jesus Sá, and Maria Natália Pereira Ramos. "VIOLÊNCIA DE GÊNERO: expressões e vivências de mulheres brasileiras migrantes em Portugal." Revista de Políticas Públicas 23, no. 1 (2019): 268. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n1p268-286.

Full text
Abstract:
O artigo traz considerações sobre a violência de gênero tendo em vista a apreensão de suas expressões e vivências em mulheres brasileiras que se encontram na condição de migrantes residentes em Portugal. Com base em aportes teóricos, documentais e empíricos, subsidiados por um estudo de caso realizado de janeiro a dezembro de 2019, discute o complexo fenômeno da migração e os desafios que imprime para as mulheres, dado que depende de uma série de condições materiais e sociais concretas, cujas ausências conformam obstáculos para acessar direitos básicos, ao mesmo tempo em que pode expô-las a vi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Assis, Gláucia de Oliveira. "Mulheres migrantes no passado e no presente: gênero, redes sociais e migração internacional." Revista Estudos Feministas 15, no. 3 (2007): 745–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2007000300015.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende analisar a inserção das mulheres nos fluxos migratórios do passado e do presente, procurando demonstrar que a migração não é resultado apenas de uma escolha racional, mas também de estratégias familiares nas quais homens e mulheres estão inseridos, contribuindo para rearranjos das relações familiares e de gênero. Para tanto, discute como a participação das mulheres foi analisada nos fluxos migratórios e aborda o recente movimento de brasileiros para o exterior, descrevendo as trajetórias de homens e mulheres. O trabalho de campo, tal como a vida desses migrantes, dividiu-s
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Peres, Roberta Guimarães. "Mulheres na fronteira: a migração de bolivianas para Corumbá-MS." Revista Territórios e Fronteiras 8, no. 2 (2015): 120. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v8i2.462.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como principal objetivo o estudo da migração feminina boliviana para Corumbá – MS, através de seus condicionantes – tanto na origem quanto no destino – e dos impactos e especificidades observados neste fenômeno, além do uso estratégico de recursos dos dois lados da fronteira. Ao longo dos processos migratórios, homens e mulheres reconstroem, negociam ou reafirmam relações de poder, hierarquia e a própria identidade: é através desses processos que as mulheres se afirmam como agentes de equidade em fenômenos migratórios.Palavras-chave: Migração internacional; gênero; migração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Davies, Carole Boyce. "Mulheres caribenhas escrevem a migração e a diáspora." Revista Estudos Feministas 18, no. 3 (2010): 747–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2010000300007.

Full text
Abstract:
O trabalho discute obras de escritoras caribenhas produzidas tanto em suas nações de origem quanto nos países para os quais migraram. Ao identificar algumas das preocupações centrais das narrativas, busca delinear a experiência dessas mulheres como um documento histórico marcado pelo gênero que permite compreender mais claramente os múltiplos movimentos da diáspora caribenha
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, José Carlos. "Apresentação." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 75 (December 28, 2014): 5–6. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i75.105.

Full text
Abstract:
Religião e migração, identidade, sociabilidade e preconceitos, crises e políticas migratórias são temas abordados nesta edição de Travessia. Dentre os textos consta um dossiê “Religião e Migração”, que nos leva a mergulhar fundo nas memórias de imigrantes, trazendo à superfície questões sobre conflitos étnicos, relações de gênero, religiosidade, que ocupam um lugar chave na compreensão de dinâmicas de reorganização e reelaboração de identidades nos processos migratórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marianno, Lília Dias. "Isso é trabalho de imigrante!: aportes sobre migração, gênero e trabalho no primeiro testamento." REMHU : Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 20, no. 39 (2012): 229–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-85852012000200012.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma abordagem bíblica que dialoga com migração, trabalho e identidade. Privilegia a abordagem de gênero e a perspectiva africana e caribenha de interpretação do texto bíblico. A provocação inicial e final é a experiência de migração de brasileiros no exterior e de estrangeiros migrantes no Brasil. O migrante, em condição servil, de pobreza e marginalização sempre faz o trabalho que os autóctones não querem mais fazer. A menina-serva de Naamã (2 Rs 5,1-27) e o eunuco-etíope-servo do palácio de Zedequias (Jr 38,1-13), personagens sem nome, foram instrumento de libertação pa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Biavati, Nádia D. F., and Sueli Siqueira. "CONSTRUINDO IDENTIDADES E PRÁTICAS DE MIGRAÇÃO: CONSOLIDANDO A “TERRA PROMETIDA”." Cadernos de Linguagem e Sociedade 12, no. 2 (2011): 127–49. http://dx.doi.org/10.26512/les.v12i2.11507.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo explicitar valores e identidades construídos no plano discursivo sobre o migrante e a prática de migração em texto do gênero reportagem sobre migração. Para análise, escolheu-se reportagem do jornal local Diário do Rio Doce, da cidade de Governador Valadares, ponto de partida dos primeiros emigrantes brasileiros para os Estados Unidos na década de 1960. A abordagem teórico-metodológica utilizada é a Análise de Discurso Crítica anglo-americana, caracterizada como vertente interdisciplinar de estudos do discurso e o modo como esse se consolida diante das condi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Schulze, Peter W. "A mexicanidade encontra o americanismo: A circulação de imaginários nacionais e os regimes de gênero entre o Western e a Comedia Ranchera." Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 4, no. 1 (2016): 33. http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v4n1.343.

Full text
Abstract:
Este ensaio discute os fluxos cinematográficos transregionais entre Hollywood e a indústria cinematográfica mexicana, usando o exemplo de dois grandes gêneros: o western estadunidense e sua contrapartida mexicana, a comedia ranchera. Como um estudo científico de “glocalização” (ver RO- BERTSON), este ensaio traça algumas das complexas interconexões entre esses dois gêneros e o “capital midiático” (CURTIN) investido, que será espe- cificado de acordo com “lógicas de acumulação”, “forças socioculturais vari- áveis” e “trajetórias de migração criativa” particulares, incluindo não somente as equip
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Dutra, Delia. "Marcas de uma origem e uma profissão: trabalhadoras domésticas peruanas em Brasília." Caderno CRH 28, no. 73 (2015): 181–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792015000100012.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa como um grupo de mulheres peruanas, trabalhadoras domésticas, vivencia sua experiência migratória em Brasília. A análise é desenvolvida em uma perspectiva interacionista – com ênfase nas dimensões de gênero, étnica e de classe – facultando compreender os processos de integração social dessas migrantes numa cidade com características históricas e urbanas particulares no Brasil e na região. As entrevistas em profundidade possibilitam refletir sobre como elas explicam a sua integração à cidade, o dia-a-dia no trabalho; ou seja, analisamos como produzem o seu espaço de vi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Thibes, Mariana Z., Marilda Aparecida Menezes, and Jaime Santos Júnior. "NARRATIVAS ASSIMÉTRICAS: GÊNERO, FAMÍLIA E TRABALHO NO ABC PAULISTA." Sociologia & Antropologia 8, no. 2 (2018): 519–41. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v827.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo, discutimos os achados parciais de uma pesquisa sobre trajetórias de homens e mulheres migrantes nordestinos que vieram para o estado de São Paulo (Brasil) nas décadas de 1960 e 1970. Os resultados revelam diferença significativa na forma de contar suas histórias de vida, que os homens narram a partir de suas experiências no mundo do trabalho e as mulheres a partir dos eventos relativos à esfera privada. Essa diferença nos relatos é aqui interpretada como vinculada não só às identidades de gênero, mas também aos significados atribuídos à família na empreitada conjunta da mi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Leite, Ana Carolina Gonçalves. "A importância da categoria “gênero” nos novos estudos migratórios." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 78 (June 28, 2016): 3–8. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i78.356.

Full text
Abstract:
Foi com um conjunto farto de narrativas que revelam a diversidade de trajetórias e dos significados atribuídos a elas que, sobretudo pesquisadoras, atenderam ao nosso chamado para a composição de um dossiê com o intuito de apresentar alguns dos “Rostos femininos na migração”. Migrantes internas permanentemente temporárias na agroindústria citrícola paulista, migrantes brasileiras na Flórida ou em Lisboa, além de peruanas, chilenas, paraguaias, colombianas, bolivianas e japonesas no Brasil ou noutros países da América Latina tiveram seus caminhos, histórias, memórias, reflexões, críticas, vonta
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Telmo Romano, Alice Queiroz, and Adolfo Pizzinato. "Migração de mulheres para o Brasil: interseções de gênero, raça/etnia e classe." Trabajo Social 21, no. 2 (2019): 196–213. http://dx.doi.org/10.15446/ts.v21n2.75072.

Full text
Abstract:
Neste artigo, é realizada uma pesquisa documental dos estudos publicados na temática migração feminina para o Brasil. Os trabalhos foram analisados através da perspectiva intersecional, que compreende diferentes formas de agenciamento e discriminação, com base na interação entre diversos modos de subordinação, tais como os relacionados às questões de gênero, raça/etnia, classe. A partir deste estudo, foi verificado que, apesar do crescente número de pesquisas acerca da temática, poucas levam em consideração os marcadores mencionados de maneira intersecional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Miriam Olivera, and Jacqueline Lobo Mesquita. "OBSERVANDO O LADO FEMININO DA MIGRAÇÃO: MULHERES BOLIVIANAS NA CIDADE DE SÃO PAULO." Revista Ambivalências 5, no. 9 (2017): 172. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v5n9p172-194.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objeto as imigrantes bolivianas na cidade de São Paulo, tomando como recorte temporal o período compreendido entre a segunda metade do século XX e os dias atuais, período esse em que a imigração boliviana para o Brasil se intensificou. O objetivo é refletir sobre as especificidades da migração feminina, analisando suas estratégias, tanto migratórias quanto de inserção e sobrevivência e suas necessidades específicas, utilizando as imigrantes bolivianas como referencial empírico. O trabalho justifica-se porque ainda hoje, os artigos sobre migração referem-se a um migra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cazarotto, Rosmari Terezinha, and Margarita Rosa Gaviria Mejía. "O papel das mulheres imigrantes na família transnacional que mobiliza a migração haitiana no Brasil." Revista Pós Ciências Sociais 14, no. 27 (2017): 171. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p171-190.

Full text
Abstract:
Uma visão retrospectiva do processo migratório de haitianos para o Brasil, que tem início após o terremoto no Haiti, em 2010, revela que a participação masculina era dominante entre os primeiros imigrantes que escolheram o Brasil como destino de migração. Mas, à medida que este processo avança, a presença feminina aumenta. Na análise do processo, percebe-se que o significado do projeto migratório muda conforme o gênero. Sob a ótica feminina, a migração é, principalmente, um projeto familiar, que envolve tanto os membros da família que ficam quanto os que partem. As mulheres aspiram arrumar emp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Revista Travessia. "Apresentação." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 77 (December 28, 2015): 5–12. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i77.67.

Full text
Abstract:
Envolvendo trabalho, política, imaginário, saúde, cultura, redes, desejos, gênero, etc. desde Marcel Mauss ([1950], 2005) e Abdelmaleck Sayad (1998) se compreende a migração como um fato social total. Isto é, um fato histórico que preserva características sociais e sociológicas próprias, mas que alcança e envolve as mais diversas relações institucionais e sociabilidades cotidianas de migrantes e não migrantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Nassif, Paulo Afonso Nunes, Lucas Eduardo Pedri, Priscila Reis Martins, et al. "Incidência e fatores predisponentes da migração da fundoplicatura pela técnica de Nissen-Rossetti no tratamento da doença do refluxo Gastroesofágico." ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) 25, no. 2 (2012): 75–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202012000200003.

Full text
Abstract:
RACIONAL: A doença do refluxo gastroesofágico é uma das enfermidades do trato gastrointestinal mais frequentes atualmente. A fundoplicatura de Nissen-Rossetti é técnica operatória muito empregada para o tratamento cirúrgico, sendo a migração intratorácica da válvula uma das principais complicações. OBJETIVO: Avaliar a incidência da migração da fundoplicatura e seus fatores de risco. MÉTODO: Analisou-se retrospectivamente 207 prontuários de pacientes submetidos à fundoplicatura videolaparoscópica pela técnica de Nissen-Rossetti para tratamento da doença do refluxo. As variáveis analisadas foram
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Filgueiras Lacerda, Gustavo Marcel, and Camila de Paula Guimarães Baía. "Mulheres migrantes e trabalho doméstico no Brasil e no mundo." Cadernos de Direito 19, no. 36 (2020): 91–109. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v19n36p91-109.

Full text
Abstract:
A migração é um antigo fenômeno na história da humanidade. Hodiernamente, não se pode prescindir, na análise de tal fenômeno, de sua leitura a partir do recorte de gênero. Perceber o papel protagonista da mulher no seu processo de migração é fundamental para pensar o seu deslocamento, opcional ou forçado, em busca de manutenção da própria sobrevivência e/ou a dos seus dependentes. Nesse sentido, o gênero e a qualificação da mulher migrante serão decisivos para a determinação do posto de trabalho a ser ocupado no local do destino e as atividades a serem desenvolvidas. Tal definição é oriunda de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Andrade, Vítor Lopes. "Migrações internas e internacionais motivadas por orientação sexual e identidade de gênero." TRAVESSIA - revista do migrante, no. 77 (December 28, 2015): 29–48. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i77.73.

Full text
Abstract:
Apesar das migrações internas e internacionais motivadas por orientação sexual e identidade de gênero serem antigas e ainda hoje muito recorrentes, a reflexão teórica especificamente sobre esses deslocamentos se iniciou somente nos anos 2000. O objetivo deste texto é evidenciar que identidade de gênero e orientação sexual são categorias analíticas importantes para os estudos de mobilidade humana. Para tanto, inicialmente discorrer-se-á acerca de migrações internas – isto é, dentro de um mesmo território nacional – motivadas por orientação sexual. Na sequência, discutir-se-á as migrações intern
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Araújo, Nabil. "O postulado do “realismo formal” no Brasil: da tautologia nacional à profissão de fé." O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 24, no. 2 (2015): 139–56. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.24.2.139-156.

Full text
Abstract:
Este artigo enfoca a migração de um postulado formulado por Ian Watt na Inglaterra dos anos 1950, o do “realismo formal” comoinerente ao gênero romance, para a obra de um dos grandes nomes dos estudos romanescos no Brasil, Sandra Guardini Vasconcelos, cujo principal trabalho reafirma, meio século depois, em português, a doutrina realista proclamada pelo autor inglês em A ascensão do romance (1957).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Moreira, Vitória Sacramento. "Migrações Femininas e a Nova Lei de Migrações: uma análise sobre a ausência da perspectiva de gênero na nova lei." Cadernos de Gênero e Diversidade 4, no. 4 (2019): 50. http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v4i4.28127.

Full text
Abstract:
<p>Em 2017, após anos de intensa mobilização da sociedade civil, o Brasil adotou uma nova lei para regular os fluxos migratórios no país. A Lei Nº 13.445, chamada de Nova Lei de Migração, foi considerada, em muitos aspectos, um avanço em termos de reconhecimento dos direitos dos migrantes. No entanto, a Nova Lei optou por uma linguagem neutra em termos de gênero e, portanto, pela ausência de uma perspectiva de gênero. O presente artigo visa discutir as implicações dessa ausência para as mulheres migrantes que vivem no Brasil, focando especialmente nas mulheres latino-americanas e pobres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pereira, Deborah Dias, Jaqueline Da Silva Teixeira, Ana Paula Glinfskói Thé, and Andréa Maria Narciso De Paula. "Dinâmicas de gênero e migração: jovens mulheres rurais e esvaziamento do campo no norte de Minas Gerais." Ágora 21, no. 2 (2019): 37–46. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v21i2.13482.

Full text
Abstract:
O êxodo rural brasileiro compreendeu um processo de grande magnitude desde o seu início, onde, em comparativo, poucos países experimentaram fluxo migratório tão intenso, tendo em vista a quantidade absoluta da população atingida. Uma das características encontradas nos movimentos migratórios brasileiros se estabelece na diferenciação por sexo. Estudos apontam que as mulheres migram mais do que os homens, além do fluxo migratório se caracterizar cada vez mais pela saída de jovens do campo. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a analisar a categoria rural, abordando a situação das mulheres
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Anselmo Guilherme, Alexandre, Lucas Rech da Silva, and Henrique Caetano Nardi. "As haitianas na escola: o peso do passado, a dureza do presente e a esperança no futuro." Revista Inter Ação 43, no. 3 (2019): 770–84. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i3.48953.

Full text
Abstract:
Este artigo, fruto do recorte de um estudo de caso, tem como objetivo abordar a violência de gênero no contexto migratório haitiano para o sul do Brasil analisando as trajetórias e o cotidiano de duas jovens estudantes haitianas, por meio de entrevistas realizadas utilizando os princípios da história oral . Para isso, levantamos um breve histórico do significado da migração (diáspora) para o povo haitiano e as mudanças epistemológicas no campo de estudos migratórios no que tange a presença da mulher nestes estudos, para então, refletirmos sobre a violência de gênero evidenciada nas narrativas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Faria, Guélmer Júnior Almeida, Maria Da Luz Alves Ferreira, and Andrea Maria Narciso Rocha de Paula. "Exôdo Rural Feminino: Gênero, Ruralidades e as Razões e Consequências da Migração da Juventude Rural Feminina." Revista Grifos 28, no. 47 (2019): 98. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v28i47.4620.

Full text
Abstract:
O escopo deste artigo é analisar as razões e consequências do êxodo rural feminino na perspectiva da juventude rural feminina de uma comunidade no Norte de Minas Gerais. Os estudos sobre gênero e ruralidades atribuem às atividades das mulheres em meio rural como invisíveis e a “crise” da sucessão geracional rural. Para além, dessas problemáticas cotiza-se relacionar o êxodo rural feminino como alternativa para que as mulheres possam construir seus próprios projetos de vida sem a imposição do universo patriarcal. Nesse aspecto, resgatam-se alguns depoimentos e registros de diário de campo feito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Taveira, Juliana Gonçalves, Eduardo Gonçalves, and Ricardo da Silva Freguglia. "Uma análise da mobilidade de trabalhadores qualificados da indústria de transformação brasileira." Revista de Economia Contemporânea 15, no. 2 (2011): 243–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482011000200002.

Full text
Abstract:
Este artigo procura analisar, de forma exploratória, os migrantes qualificados que saem de algum município do Estado de São Paulo, entre os anos de 1999 a 2002, quanto às suas características pessoais, como: gênero, idade e escolaridade; as características municipais, como: tamanho da cidade, bem como a intensidade tecnológica setorial. Para tal, é construído um banco de dados a partir da RAIS-Migra do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que possui a vantagem de acompanhar longitudinalmente os trabalhadores do mercado formal de trabalho. Dentre os principais resultados, verifica-se que a mo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Zarbato, Jaqueline Ap Martins. "As configurações urbanas e as trajetórias de mulheres: refletindo sobre as questões de gênero." OPSIS 15, no. 2 (2015): 384. http://dx.doi.org/10.5216/o.v15i2.33990.

Full text
Abstract:
Este artigo visa a investigar a violência contra a mulher na cidade de Três Lagoas/MS, bem como a análise sobre as ações de áreas como a Assistência Social, a delegacia da mulher e o empoderamento feminino. Pretende-se discutir a relação entre o aumento de casos de violência contra a mulher e a crescente urbanização e migração na cidade. A reflexão sobre as questões de gênero está relacionada às configurações culturais, com as complexas relações entre homens e mulheres. Para o artigo, utilizamos os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos impressos jornalísticos, da
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Garcia, Marcos Roberto Vieira. "Alguns aspectos da construção do gênero entre travestis de baixa renda." Psicologia USP 20, no. 4 (2009): 597–618. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642009000400007.

Full text
Abstract:
Este artigo se inicia com a proposição de que as travestis, em especial as de baixa renda, excedem as classificações normativas associadas ao gênero e sexualidade presentes em nossa sociedade, o que as torna objeto de intensa discriminação. Em seguida, busca refletir sobre a história de vida comum a elas, de violência no contexto familiar e escolar, e sobre a assimilação da identidade do “viado” ou ”bicha”, a mais antiga em sua “colcha de retalhos” identitária. A migração para a cidade grande e a entrada na prostituição acarretam a inserção em um universo diferenciado, próprio às travestis, o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Sidney Antônio da. "Migração internacional recente no amazonas: o caso dos Hispano-americanos." Contexto Internacional 33, no. 1 (2011): 155–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292011000100007.

Full text
Abstract:
A imigração para o Amazonas continua sendo um campo aberto à pesquisa antropológica, seja aquela de cunho histórico, ainda pouco pesquisada, seja a mais recente, sobretudo a oriunda de países fronteiriços da Região Amazônica. Entretanto, o grande desafio que se coloca aos estudiosos dessa temática é superar a referência teórica que norteou as análises que tiveram como marco explicativo os ciclos econômicos, entre eles o da borracha. No caso da imigração recente para o Amazonas, a tentação é relacioná-la também com o ciclo de desenvolvimento econômico propiciado pela criação da Zona Franca de M
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Craveiro Queiroz, Camila, Rosa Cabecinhas, and Carla Cerqueira. "Migração feminina brasileira e a experiência do envelhecimento em Portugal: sexismo e outros “ismos”." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 7, no. 12 (2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2020v7n12id17914.

Full text
Abstract:
Este artigo busca compreender como migrantes brasileiras, maiores de 50 anos, residentes em Portugal, percebem os estereótipos que lhes são imputados a partir do olhar do endogrupo, neste caso, a sociedade de acolhida. Por meio de entrevistas de Histórias de Vida, as quais analisamos sob o viés interseccional e o paradigma descolonial, contextualizamos os temas de maior recorrência nas falas destas migrantes, a saber: os meta-estereótipos, o mercado laboral, o envelhecer e algumas das estratégias de agência utilizadas nas tentativas de integração.
 Palavras-chave: migrantes; gênero; racis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Tyskowski Teodoro Rodrigues, Karla Cristina, Solange Cassia Inforzato de Souza, Flavio Kaue Fiuza Moura, and Katy Maia. "Diferencial salarial segundo a condição de migração e gênero nos estados da região sul do Brasil." Economia & Região 4, no. 1 (2016): 7. http://dx.doi.org/10.5433/2317-627x.2016v4n1p7.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho analisa a diferença salarial segundo a condição de migração e sexo da população dos estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – 2013. Para isso, calculam-se as equações de rendimentos, o procedimento de Heckman e a decomposição de Oaxaca-Blinder. Os resultados revelam que o estado do Paraná tem maior participação relativa de migrantes da Região Sul, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Região apresenta um salário superior para migrantes, tanto para os homens c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pedroso, Vanessa Alexsandra de Melo, and Luísa Vanessa Carneiro da Costa. "A globalização e seus efeitos nas relações de poder: questões acerca da migração e suas formas de exploração." Revista Videre 10, no. 20 (2018): 295–308. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v10i20.8573.

Full text
Abstract:
O presente trabalho pretende estudar questões sobre o fluxo migratório em razão dos efeitos da globalização, de modo a pensar que o poder econômico é um fator agravante frente ao tráfico de seres humanos e a exploração da migração. Dessa forma, os principais autores que deram aporte teórico para esta pesquisa foram: Therborn (2001), Vieira (1999), Garachana (2008) e Sassen (2008). Tratando-se de uma pesquisa bibliográfica, e exploratória, de abordagem qualitativa. Podemos perceber o fluxo migratório como resultado de uma série de fatores, a propósito: os acontecimentos políticos, econômicos e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

LIMA, Hélder Samuel dos Santos. "DO AM AO FM: uma análise da programação das rádios Caçula e Difusora Pantanal de Mato Grosso do Sul." ÂNCORA - Revista Latino-americana de Jornalismo 7, no. 1 (2020): 379–410. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-375x.2020v7n1.53840.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve por objetivo entender como passou a se configurar a programação das Rádios Caçula e Difusora Pantanal após o processo de migração da faixa AM para FM. Para análise da programação e o estabelecimento do Estudo Comparado, recorreu-se as técnicas de observação direta da programação e entrevista em profundidade com locutores e representantes da direção das respectivas emissoras. Após migrar para FM, a análise revela que a Difusora Pantanal apresentou alterações mais significativas de programação do que a Rádio Caçula. Na Rádio Difusora Pantanal, identificamos que foram retir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Neilsson, Joice Graciele, Janaína Machado Sturza, and Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth. "DO DIREITO À SAÚDE REPRODUTIVA FEMININA AO PODER BIOPATRIARCALISTA DE GESTÃO DAS VIDAS HUMANAS: O CONTROLE DOS CORPOS DAS MULHERES MIGRANTES." Revista de Biodireito e Direito dos Animais 6, no. 1 (2020): 75. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9695/2020.v6i1.6629.

Full text
Abstract:
A intercessão entre migração e desigualdades de gênero produz formas distintas de violência e vulnerabilidade, que impactam no acesso a direitos e a políticas de saúde, especialmente sexual e reprodutiva. Este artigo tem por objetivo tratar sobre o tema do direito à saúde reprodutiva das mulheres migrantes, a partir de uma interlocução com o biopatriarcalismo de gestão das vidas humanas e controle dos corpos. Através de um estudo bibliográfico, tendo como método de abordagem o hipotético dedutivo, verificou-se a urgência do desvelamento deste processo de precarização permanente que recai sobre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Holanda, Violeta Maria de Siqueira, and Stela Marcia Moreira ROSA. "HISTÓRIAS DE MULHERES E EPISTEMOLOGIA DAS "PIABAS": REFLEXÕES DECOLONIAS DE GÊNERO E ECOLOGIA EM CONTEXTOS DE MIGRAÇÃO." Revista Interinstitucional Artes de Educar 4, no. 3 (2019): 679–700. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2018.39476.

Full text
Abstract:
O artigo busca compreender as percepções de gênero e ecologia em contextos decoloniais, a partir da troca de saberes e experiências feministas - histórias de mulheres e epistemologia das “piabas” - em diálogo com a natureza e o humano, e que se reconhece na relação ecológica entre o agir feminino e a fluidez animal configurada na semelhança da (re)produção do ciclo da Astyanax bimaculatus, peixe popularmente conhecido como “piaba”. Trata-se de uma reflexão mediada pela autoetnografia que incorpora a experiência pessoal das pesquisadoras, interagindo com a realidade sociocultural investigada. E
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Garbayo dos Santos, Juliana. "O papel da leitura na (re)construção da identidade da criança migrante: o exemplo de Pássaro que voa, de Claudio Hochman." Alabe Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 12, no. 23 (2021): 1–15. http://dx.doi.org/10.15645/alabe2021.23.9.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da leitura como ferramenta de resiliência e reconstrução identitária perante os desafios psíquicos suscitados pela migração. Após uma investigação qualitativa sobre a opinião de um pequeno grupo psiquiatras infantis e psicólogos quanto à contribuição da leitura para a elaboração do luto inerente à migração, analisamos, à luz das respostas, o livro infantojuvenil Pássaro que voa. A obra foi escolhida por atender a dois critérios: ser uma publicação recente em Portugal e estar disponível na rede de bibliotecas municipais da cidade onde se deu o estud
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lira, Rosângela Araújo Viana de, Matheus Bezerra de Moura Lago, and Fernanda Isabel Araújo Viana de Lira. "FEMINIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES: A DIGNIDADE DA MULHER VENEZUELANA, MIGRANTE E REFUGIADA, E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS." Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, no. 247 (December 28, 2019): 322. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2019.n247.p322-340.

Full text
Abstract:
<p>A pesquisa analisa as situações de violência que afetam a mulher migrante e refugiada que, forçadamente ou não, sai de seu país de origem em busca de uma vida digna para ela e sua família. Observa as dimensões da violência e como tal violência afeta a dignidade humana da mulher, inclusive a dimensão cultural, onde se ressalta a violência sexual e de gênero, que provoca o fenômeno da migração, inclusive a migração forçada e o refúgio, tendo em vista a situação de vulnerabilidade enfrentada por tais mulheres. Diferencia migrantes de refugiadas em razão da proteção jurídica distinta exis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Lopes, Cleilson Queiroz. "Espetáculo LGBTIQ Sofia -35: autobiografia e questões de gênero dentro e fora da cena." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 4, no. 11 (2019): 590. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2019.v4.n11.p590-610.

Full text
Abstract:
Neste artigo de pesquisa autobiográfica, ocupo o lugar de artista-pesquisador. Como principal objetivo, desejo analisar a criação dramatúrgica do espetáculo LGBTIQ Sofia -35, monólogo em que eu, enquanto ator e dramaturgo homossexual, me descontruo e reconstruo durante a peça, na tentativa de peceber como realidade e ficção se relacionam na construção da personagem Sofia. A partir das discussões contemporâneas sobre gênero, abordo questões como migração, saúde pública, educação e direitos da comunidade LGBTIQ. Utilizo a metodologia de livre expressão, amparada pela pesquisa bibliográfica e nar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ritter, Mara Rejane, and Jorge Luiz Waechter. "Biogeografia do gênero Mikania Willd. (Asteraceae) no Rio Grande do Sul, Brasil." Acta Botanica Brasilica 18, no. 3 (2004): 643–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33062004000300021.

Full text
Abstract:
A distribuição geográfica das 39 espécies nativas de Mikania Willd. no Rio Grande do Sul foi estudada em duas escalas: uma escala regional, utilizando regiões fisiográficas como unidades, e uma escala continental, considerando regiões político-geográficas como unidades. A riqueza específica e a amplitude de distribuiçãoforam obtidas diretamente de matrizes de presença e ausência, relacionando espécies e regiões. A matriz regional foi analisada por dois métodos multivariados, uma análise de agrupamentos e uma análise de coordenadas principais, utilizando o complemento do coeficiente de Jaccard
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Medeiros, Marcelo de Almeida, Teresa Cristina de Souza Cardoso Vale, Davidson Afonso de Ramos, Enivaldo Carvalho da Rocha, and Leticia Suely de Souza. "Fronteiras de Estados emergentes: migração, cidadania pós-nacional e trabalhadores latino-americanos no Brasil,." Revista Brasileira de Ciência Política, no. 30 (December 2019): 77–112. http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220193003.

Full text
Abstract:
Resumo A heterogeneidade econômica entre Estados, os vários conflitos, desastres na saúde e ambientais, assim como novos processos de compartilhamento de informações, levam a um aumento do fluxo migratório. A sociedade brasileira foi historicamente constituída de importantes fluxos imigratórios, depois tornou-se uma fonte de emigração, recentemente transformando-se em receptora de haitianos e cidadãos latino-americanos. Portanto, indagamos: quais fatores - e até onde - influenciam a inserção de imigrantes na força de trabalho brasileira? A hipótese é que a nacionalidade, gênero, raça e educaçã
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Balestro, Ana Cristina, and Telma Pereira. "LÍNGUA E CULTURA NA FEMINIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES NO BRASIL." Trabalhos em Linguística Aplicada 58, no. 2 (2019): 779–94. http://dx.doi.org/10.1590/010318138654049455422.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo tem por objetivo geral refletir sobre língua e cultura no contexto da “feminização das migrações” (CORTES, 2016; MARINUCCI, 2007; MEJIA; CAZAROTTO, 2016), especificamente a migração de refúgio, pensando o fenômeno sob uma perspectiva dos estudos em Políticas Linguísticas. Ao considerar-se trajetórias de migração, entendemos que os objetivos e os desafios podem mudar conforme o gênero: segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) a discriminação contra as mulheres e meninas, e violências derivadas dessa, é causa e também consequência do deslocam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Langa, Ercilio. "Experiências de imigrantes africanas na cidade de Fortaleza-CE (2010-2017)." Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 7, no. 12 (2020): 1–25. http://dx.doi.org/10.21680/2446-5674.2020v7n12id18248.

Full text
Abstract:
O artigo analisa experiências de vidas de mulheres africanas imigrantes e residentes na cidade de Fortaleza-CE, Brasil, em um contexto de migração transnacional. As mulheres apresentam discursos marcantes com relação à raça, religião, gênero, sexualidade e pertencimento étnico. A partir da observação etnográfica, entrevistas abertas e conversas informais, comparei as experiências migratórias de três mulheres de nacionalidades cabo-verdiana e bissau-guineense, verificando seus distintos lugares enquanto africanas, negras e estrangeiras interseccionando com diversos marcadores sociais. Após o de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Assunção, Viviane. "Migrantes por amor? Ciclo de vida, gênero e a decisão de migrar em diferentes fases da vida." Revista Estudos Feministas 24, no. 1 (2016): 63–80. http://dx.doi.org/10.1590/1805-9584-2016v24n1p63.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo mostra a importância do curso de vida, entrelaçado à perspectiva de gênero, para analisar os processos de tomada de decisão de mulheres brasileiras sobre migrar (ou não) para a Holanda para viverem com seus companheiros holandeses. Segundo as interlocutoras de uma pesquisa etnográfica realizada entre 2012 e 2013, a idade é um importante fator a ser considerado para ponderar os riscos, vantagens e desvantagens da migração. Além da faixa etária, outros marcadores do curso de vida, como ter filhas/os, o nascimento das/os netas/os e a idade destes indivíduos também são consider
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Calado, Camila, and Valéria Silva. "Agricultura, gênero e reprodução social: Modos de vida das mulheres rurais em contextos de expansão do agronegócio." Revista ECO-Pós 23, no. 2 (2020): 79–107. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27532.

Full text
Abstract:
Pesquisa analisa os impactos do agronegócio sobre os modos de vida das mulheres das localidades rurais do Vale do Brejo Prata/Sebastião Leal/PI, num contexto em que sociabilidades camponesas passam a ser experimentadas sob trânsitos modernos/tradicionais, globais/locais e rurais/urbanos. Através da etnografia, da observação direta, da fotografia e da entrevista semiestruturada, identificamos a centralidade das mulheres na reprodução social dos grupos locais. Entretanto, se antes com lugares sociais vinculados ao trabalho doméstico, à religiosidade, à pequena criação e ao extrativismo, na atual
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Ivaneli Schreinert dos, Camila Elisa dos Santos Alves, and Homero Dewes. "Produção científica no empreendedorismo rural relacionado ao turismo." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 15, no. 3 (2021): 2037. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v15i3.2037.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo compreender a produção científica sobre o Empreendedorismo Rural e a sua ligação ao setor de Turismo. Para tanto, foi utilizado o método de mineração de texto com artigos e revisões. Por meio de uma estrutura de análise específica, extraíram-se palavras dimensionais que caracterizam as temáticas: Empreendedorismo Social, Estratégias de Negócio, Gênero, Impacto Socioeconômico Local, Inovação e Competitividade, Migração e Tecnologias. Esses temas foram previamente selecionados a partir de uma revisão sistemática. Os resultados indicam a Índia como país que mais est
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lucena, Celia Toledo. "FLUXOS IMIGRATÓRIOS DE LATINO-AMERICANOS: CIDADANIA TRANSNACIONAL." Revista Ambivalências 1, no. 2 (2014): 05. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v1n2p05-28.

Full text
Abstract:
A imigração na atualidade tornou-se um fenômeno social e econômico que se apresenta como um problema nas políticas internacionais e às políticas latino-americanas. Assim, a imigração centro e sul americana, sob a perspectiva de gênero, para diferentes lugares do planeta, têm se intensificado a partir de 1990.Com relação ao destino, existem dois tipos migratórios favoritos: as regiões metropolitanas e as regiões de fronteira. Tendo em vista perceber as diferentes formas de integração, em região metropolitana, o grupo de peruanos foi objeto de análise na cidade de São Paulo, na migração trans-fr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mohr, Pamela Vieira, Rogério Camargo, and Jonathan Cardoso Régis. "ACORDO INTERNACIONAL BRASIL X EUA: O QUE É POSSÍVEL APROVEITAR PARA FINS DE TEMPO, COMO SOLICITAR E QUAIS OS EFEITOS NO PBC." Ponto de Vista Jurídico 9, no. 1 (2020): 25–45. http://dx.doi.org/10.33362/juridico.v9i1.1936.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como finalidade a análise do Acordo Internacional entre o Brasil e os Estados Unidos. Assim, verifica-se que, diante do contexto social em que vivemos, onde há um grande índice de migração dos povos de vários países do mundo, há a necessidade de estudos para contribuição e compreensão das adversidades que a sociedade vem enfrentando. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo científico foi a base lógica indutiva por meio da pesquisa bibliográfica. Para tanto, a pesquisa foi dividida em três tópicos, iniciando-se abordagem do acordo internacional como gênero. Na seq
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Alvarez, Sonia E. "Construindo uma política feminista translocal da tradução." Revista Estudos Feministas 17, no. 3 (2009): 743–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2009000300007.

Full text
Abstract:
Nosso projeto coletivo Translocalities/Translocalidades: Feminist Politics of Translation in the Latin/a Américas (Políticas Feministas de Tradução na América Latina) explora como discursos e práticas feministas viajam por uma variedade de lugares e direções e acabam se tornando paradigmas interpretativos para a leitura/escrita de questões de classe, gênero, sexualidade, migração, saúde, cidadania, política e circulação de identidades e textos. Sustentamos que a tradução é política e teoricamente indispensável para forjar epistemologias e alianças políticas feministas, antirracistas e pós-colo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues, Tayronne de Almeida, Francisca Laudeci Martins Souza, Zuleide Fernandes de Queiroz, and Cicera Nunes. "Comunidade Quilombola do Sítio Arruda: organização política, identitária e territorial." Research, Society and Development 10, no. 11 (2021): e553101120245. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.20245.

Full text
Abstract:
O presente artigo caracteriza do ponto de vista socioantropológico a Comunidade Quilombola do Sítio Arruda. Para tal, realiza-se uma revisão bibliográfica procurando identificar os elementos primordiais de organização social da comunidade, a partir de uma perspectiva histórica. Pretende-se, também, evidenciar os aspectos contemporâneos da vida social da comunidade, apontando as potencialidades e atuais desafios enfrentados. A ocupação tradicional quilombola do Sítio Arruda envolve a migração de 3 (três) famílias de um local conhecido como Sítio Coqueiro, ocorrida em 1983. A reconstituição hist
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cancela, Cristina Donza. "O fluxo imigratório do distrito do Porto para o estado do Pará: borracha, conflitos, epidemias e gênero (1834-1930)." Revista Brasileira de Estudos de População 36 (October 2, 2019): 1–22. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0079.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a imigração do distrito do Porto, Portugal, para o estado do Pará, Brasil, entre 1834 e 1930, por meio dos registros de passaporte do Governo Civil do Porto. Observa-se o fluxo ao longo das décadas, ressaltando as questões econômicas e sociais que movimentaram esses deslocamentos, assim como aspectos pontuais, como epidemias e conflitos sociais, com destaque para a Revolta Cabana, em escala local, e a Primeira Guerra Mundial, em nível global. É analisada a influência dos acompanhantes dos titulares dos passaportes e da reemigração no fluxo de migrantes. Também investiga-se o p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!