Academic literature on the topic 'Geo-helmintos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Geo-helmintos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Geo-helmintos"

1

Moreira, Marilene Aparecida, Andernice dos Santos Zanetti, Lucas França de Barros, Luandra Abny Moreira da Cruz, and Antonio Francisco Malheiros. "Cenário da prevalência e condições socioambientais associadas às geo-helmintíases no Brasil: Uma revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 5 (2021): e23610515000. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15000.

Full text
Abstract:
O objetivo foi conhecer a prevalência e condições socioambientais da população brasileira acometida por geo-helmintos nos últimos dez anos. Estudo exploratório e descritivo de revisão integrativa de literatura com recorte temporal de 2010-2020. Busca realizada em quatro bancos de dados de acesso aberto. Estatística descritiva utilizada para os cálculos de prevalências dos geo-helmintos e dados socioambientais. Um total de 841.107 amostras humanas foram incluídas nos 55 estudos elegíveis para esta revisão. A prevalência combinada de geo-helmintos no país foi de 19%. Ascaris lumbricoides (68%) foi o mais prevalente, seguido por Ancilostomídeos (24%) e Trichuris trichiura (8%). Alta prevalência foi observada na região Centro-Oeste (22%), Nordeste (19%) e Norte (14%). Saneamento precário, hábitos inadequados de higiene e baixa renda foram os fatores associados às geo-helmintíases mais reportados nos estudos. As infecções geo-helmínticas ainda são prevalentes no país embora apresente uma ligeira queda nos últimos cinco anos. Assim como a tendência mundial, Ascaris lumbricoides foi o geo-helminto mais prevalente. Dente os principais fatores associados às infecções, destacam-se o saneamento precário, hábitos inadequados de higiene e a baixa renda. Esperamos que os resultados desta revisão sirvam como uma contribuição para as políticas públicas e administrações regionais com programas de sensibilização da população acerca da prevenção e cuidados para não propagar a infecção, além de investimentos na infraestrutura no setor de coleta de lixo, rede de esgoto, tratamento de água e expandir a administração em massa de tratamentos antiparasitários no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Maria Verônyca Coelho, Tatiane Rodrigues Oliveira, Sérgio Marcelo Rodriguez-Málaga, Deidiane Rodrigues de Sousa Cruz, and Josué Mesquita Jonas. "Contaminação ambiental: influência da sazonalidade na ocorrência de geo-helmintos em área pública de Fortaleza, Ceará." Vigilância Sanitária em Debate 8, no. 1 (2020): 80. http://dx.doi.org/10.22239/2317-269x.01333.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cassenote, Alex Jones Flores, José Martins Pinto Neto, Alba Regina de Abreu Lima-Catelani, and Antônio Walter Ferreira. "Contaminação do solo por ovos de geo-helmintos com potencial zoonótico na municipalidade de Fernandópolis, Estado de São Paulo, entre 2007 e 2008." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 44, no. 3 (2011): 371–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822011005000026.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A concentração de cães e gatos em áreas urbanas, associada a um número cada vez mais crescente da população errante desses animais, tem um papel epidemiológico importante na contaminação de solos de praças e parques públicos e na disseminação de infecções por variados gêneros de parasitas. O objetivo do presente estudo foi determinar a frequência de geo-helmintos com potencial zoonótico em solo de praças públicas e escolas municipais infantis da Cidade de Fernandópolis, Estado de São Paulo, Brasil, no período compreendido entre março de 2007 e fevereiro de 2008. MÉTODOS: Foram avaliadas todas as praças (32) e escolas (13) da cidade. As amostras foram testadas pelos métodos de Rugai adaptado, Willis e Caldwell e Caldwell. RESULTADOS: Foram avaliadas 225 amostras de solo com 30,2% (68) de positividade. Nas amostras provenientes de praças públicas, a positividade foi de 40% (64), ao passo que, nas escolas, foi de apenas 6,1% (6). Os ovos de parasitas encontrados foram Toxocara spp. 79,3% (47), Trichuris spp. 13,8% (8) e ancilostomídeos 6,9% (4). Variáveis relacionadas ao local, como o número de cães (OR 21,18 - IC95%: 10,81-41,51), de espécimes de fezes (OR 6,87 - IC95%: 3,51-13,47) e a utilização de cerca (OR 0,1 - IC95%: 0,05-0,20) tiveram impacto na contaminação do solo. CONCLUSÕES: Foram observados, nas amostras contaminadas, parasitas com potencial zoonótico, entre os quais estão os agentes etiológicos de doenças como a larva migrans visceral e cutânea, fato que representa risco a saúde da população que frequenta tais ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rollemberg, Carla Virginia Vieira, Cybele Maria Bomfim Santos, Marília Matos Bezerra Lemos Silva, et al. "Aspectos epidemiológicos e distribuição geográfica da esquistossomose e geo-helmintos, no Estado de Sergipe, de acordo com os dados do Programa de Controle da Esquistossomose." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 44, no. 1 (2011): 91–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822011000100020.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A esquistossomose é endêmica no Brasil, com elevada prevalência no Estado de Sergipe, apesar da existência do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE). MÉTODOS: Foi realizado levantamento de dados do PCE-Sergipe de 2005 a 2008. A partir da matriz bruta formulou-se planilha de dados no software Access e analisou-se frequência e distribuição geográfica das infecções por Schistosoma mansoni e outros enteroparasitos. Estes dados foram exportados para o software Spring 5.0.5 para georreferenciamento e confecção de mapas temáticos de distribuição espacial e temporal por ano de avaliação. RESULTADOS: Foram positivos para S. mansoni 13,6% (14471/106287) de exames nos anos de 2005, 11,2% (16196/145069) em 2006, 11,8% (10220/86824) em 2007 e 10,6% (8329/78859) em 2008. A análise de mapas mostrou elevada prevalência da doença em Sergipe, em particular nos municípios Ilha das Flores, Santa Rosa de Lima, Santa Luzia do Itanhi e São Cristóvão. Além disso, avaliamos a associação entre as frequências dessas doenças parasitárias com indicadores sociais e de desenvolvimento dos diferentes municípios, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH). Observamos que os municípios com prevalência da esquistossomose maior do que 15% têm menor concentração de rede de esgotos (índice de higiene); p = 0,05. Adicionalmente, os municípios com prevalência de infecção por ancilostomídeos maior do que 10% apresentam um menor IDH educacional; p = 0,04. CONCLUSÕES: Ressalta-se a importância de maior controle dos fatores de risco ambientais e educacionais, na tentativa de reduzir prevalências dessas doenças parasitárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cardona-Arias, Jaiberth Antonio, and Deisy Cristina Restrepo Posada. "Costo-efectividad de pruebas para el diagnóstico de geohelmintiasis: Revisión sistemática de la literatura." Infectio 22, no. 4 (2018): 185. http://dx.doi.org/10.22354/in.v22i4.736.

Full text
Abstract:
Introducción: Existen diversas pruebas para el diagnóstico de las geohelmintiasis, con múltiples estudios que demuestran la heterogeneidad en su validez diagnóstica y pocos que aluden su costo-efectividad.Objetivo: Sistematizar las evaluaciones económicas sobre las pruebas aplicadas en el diagnóstico de geohelmintos.Métodos: Revisión sistemática en seis bases de datos con 24 estrategias de búsqueda. Se aplicó un protocolo de selección de estudios, garantizando exhaustividad, reproducibilidad y evaluación de la calidad metodológica. Se realizó síntesis cualitativa de la información.Resultados: En la literatura científica mundial sólo se dispone de cuatro evaluaciones económicas completas para el diagnóstico de geo-helmintos, en la modalidad de estudios de costo-efectividad; en éstas se evaluaron cinco pruebas en 247 adultos y 6.708 niños. En los desenlaces en salud empleados se encontraron la proporción de pacientes positivos y algunos parámetros de validez diagnóstica como la sensibilidad y la especificidad, mientras que los costos se circunscribieron a insumos y salarios. Estos hallazgos ponen de manifiesto la baja aplicación de los recursos teóricos y metodológicos de la economía de la salud en el diagnóstico de las geohelmintiasis.Conclusión: Las evaluaciones económicas de pruebas para el diagnóstico de geohelmintos y parásitos intestinales en general son exiguas en el ámbito mundial y los pocos estudios disponibles presentan limitaciones de validez interna y externa que impiden la aplicación de sus resultados a otros ámbitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Providelo, Gilson Avelino, Raphaela Moreira Oliveira, Vamilton Alvares Santarém, Cassiano Victoria, José Carlos Figueiredo Pantoja, and Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt. "CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR GEO-HELMINTOS EM PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU,SÃO PAULO." Archives of Veterinary Science 25, no. 1 (2020). http://dx.doi.org/10.5380/avs.v25i1.69181.

Full text
Abstract:
As espécies geo-hemínticas têm grande relevância em saúde pública, devido à resistência das suas formas infectantes (ovos e larvas) no ambiente. As infecções por geo-helmintos apresentam capacidade relevante de causar morbidade, mas com baixa mortalidade em seres humanos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi investigar a contaminação do solo por geo-helmintos em praças do município de Botucatu-SP, identificando a prevalência dos principais gêneros e sua ocorrência em praças de diferentes áreas do município. As praças foram catalogadas e distribuídas entre as regiões administrativas. As coletas de amostras de solo foram realizadas em dois momentos: momento I (de outubro a dezembro de 2017) e momento II (de fevereiro a março de 2018). No presente trabalho foram coletadas amostras de solo e avaliadas por meio das técnicas de centrífugo-sedimentação, centrífugo-flutuação com sulfato de zinco e o método de Baermann-Moraes na busca por ovos e larvas de geo-helmintos. A partir das análises das amostras do solo, a ocorrência de ovos de Toxocara sp. foi observada em 17,7% e 23,3%, respectivamente nos momentos I e II. A contaminação por ovos de ancilostomídeos foi observada em 6,6% das amostras, sendo encontrados somente nas coletas do momento II. Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram que o risco de contaminação de seres humanos por ovos de Toxocara spp. existe, pois foi o geo-helminto mais prevalente e o principal fator de risco observado e relacionado à presença de ovos de Toxocara spp. nos locais investigados. Diante desse cenário, políticas de saúde pública são necessárias para evitar a contaminação da população humana que frequenta esses locais, combinando abordagens para prevenir a contaminação do solo e o controle das geohelmintíases na população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

LOVISA, Hevelin, Juliana SPEZIA, and Mauren Isfer ANGHEBEM-OLIVEIRA. "HELMINTH INFECTIONS IN PREGNANCY : FROM MATERNAL-FETAL COMMITMENT TO TREATMENT." Visão Acadêmica 17, no. 1 (2016). http://dx.doi.org/10.5380/acd.v17i1.46308.

Full text
Abstract:
As infecções parasitárias estão entre os mais importantes problemas de saúde pública pois que afetam milhões de pessoas em todo mundo. Um grupo especial de pessoas afetadas são as gestantes, as quais apresentam 5 vezes maior susceptibilidade que mulheres não grávidas. Os principais helmintos que parasitam gestantes são: Ascaris lumbricoides, os ancilostomídeos Ancylostoma duodenale e Necator americanus e Trichuris trichiura. Uma das razões para a alta taxa de infecção parasitária em gestantes é a imuno-modulação que ocorre durante a gestação para evitar a rejeição do feto. A regulação do sistema imunológico, envolvendo hormônios, citocinas e neurotransmissores, acaba por favorecer a instalação e reprodução do parasita. Uma helmintose intestinal durante a gestação geralmente é assintomática; entretanto, manifestações leves a severas na mãe e no feto já foram reportadas. Estas manifestações podem requerer o tratamento da helmintose e as drogas de escolha são os benzimidazólicos mebendazol e albendazol. Uma vez que os estudos sobre a segurança do uso desses medicamentos durante a gestação são discordantes, o objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão descritiva sobre a relação geo-helmintos e gestante, os efeitos da parasitose na mãe e no feto e os impactos da terapia anti-helmíntica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Geo-helmintos"

1

Providelo, Gilson Avelino. "Contaminação ambiental por geo-helmintos em praças do município de Botucatu, São Paulo." Botucatu, 2019. http://hdl.handle.net/11449/182365.

Full text
Abstract:
Orientador: Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt<br>Resumo: Os geo-helmintos são um grupo de parasitas em que parte do ciclo evolutivo ocorre necessariamente no solo, que desempenha o papel de fonte de infecção. O solo pode ser responsável pela transmissão das geo-helmintíases, principalmente quando o local é compartilhado por animais e seres humanos, como em parques e/ou praças públicas. Em relação aos geo-hemintos de potencial zoonótico, destacam-se os gêneros Toxocara e Ancylostoma. Entretanto, outros parasitos intestinais, como Trichuris spp. e Strongyloides spp., que possuem parte de seu ciclo biológico no solo, também desempenham importante papel na contaminação de ambientes públicos. Desta forma o objetivo deste trabalho foi investigar a contaminação do solo por geo-helmintos em praças do município de Botucatu-SP, identificando a prevalência dos principais gêneros e sua ocorrência em praças de diferentes áreas do município. As praças foram catalogadas e distribuídas entre as regiões administrativas (norte, sul, leste, oeste e central). As coletas foram realizadas em dois momentos: momento I (de outubro a dezembro de 2017) e momento II (de fevereiro a março de 2018). No presente trabalho foram coletadas amostras de solo e avaliadas por meio das técnicas de centrífugo-sedimentação, centrífugo-flutuação com sulfato de zinco, e o método de Baermann-Moraes na busca por ovos e larvas de geo-helmintos. A partir das análises das amostras do solo obtidas nas praças estudadas, foram observados ovos do gênero Toxocara e ovos de ancilostom... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)<br>Abstract: Geohelminths are a group of parasites in which part of the life cycle necessarily occurs in the soil, playing a role as a source of infection. Soil may be responsible for the transmission of geohelminthiasis, especially when the site is shared by animals and humans, such as in parks and/or public squares. Regarding geohelminths of zoonotic potential, we highlight the genera Toxocara and Ancylostoma. However, other intestinal parasites, such as Trichuris spp. and Strongyloides spp., which also have part of their biological cycle in the soil, also play an important role in the contamination of public environments. This study aimed to investigate the soil contamination by geohelminths in squares of the municipality of Botucatu-SP, identifying the prevalence of the main genera and their occurrence in squares of different areas of the municipality. The squares were cataloged and distributed among administrative regions (north, south, east, west, and central). The samples were carried out in two time point: I (from October to December 2017) and II (from February to March 2018). In this study soil samples were collected and evaluated by means of centrifugalsedimentation techniques, zinc sulfate centrifugal flotation , and the BaermannMoraes method searching for geohelminths eggs and larvaes. From the soil samples obtained in the studied squares, eggs of the genus Toxocara and eggs of Ancylostomatoidea were observed, being the latter only found in the samples obtained at time point I... (Complete abstract click electronic access below)<br>Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Luciana Maria de. "Aspectos funcionais e fenotípicos de Linfócitos T CD4+ de pacientes portadores da forma crônica intestinal da esquistossomose mansoni na ausência ou presença de co-infecções por geo-helmintos." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2006. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4045.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2012-05-07T15:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 000008.pdf: 1960131 bytes, checksum: c665cd64991a274c36ee4ee0b955c4bc (MD5) Previous issue date: 2006<br>Infecções helmínticas representam uma das mais prevalentes doenças parasitáriasdo mundo, sendo as co-infecções freqüentemente observadas em áreas endêmicas.Têm-se postulado que as infecções helmínticas podem aumentar a susceptibilidadea outras infecções ou agir de maneira sinérgica na ativação dos mecanismos imunesprotetores. Neste contexto, a resposta imune celular específica e o perfil deexpressão de citocinas, fatores importantes na ativação de mecanismos protetores jáforam avaliados. Entretanto, pouco se sabe sobre os fatores e mecanismos quelevam à imunidade protetora ou que contribuem para a persistência dos parasitosem humanos co-infectados por Schistosoma mansoni e geo-helmintos. Neste estudonós avaliamos a resposta imune celular de linfócitos T (LT) CD4+ de pacientes comesquistossomose intestinal na ausência (XTO) ou presença (CO) de co-infecçõespor geo-helmintos. Células mononucleadas do sangue periférico (PBMC) foramestimuladas por antígenos brutos de ovos (SEA) ou de vermes adultos (SWAP) deS. mansoni. Análises da incorporação de BrdU (fase S do ciclo celular) e do fenótipocelular (tais como CD4 e marcadores de ativação) foram realizadas por citometria defluxo. Nossos resultados demonstram maior envolvimento de LT CD3+ comparadosaos linfócitos B (LB) CD19+. Após estimulação in vitro com SWAP, o percentualmédio de LB CD19+ dos pacientes do grupo XTO foi maior comparado com aqueleobservado em indivíduos não infectados. Entretanto, nenhuma diferença significativana freqüência e reatividade das subpopulações de LT CD3+ foi observada entre osgrupos. Contudo, observamos uma subpopulação de LT expressando altos níveis damolécula CD4 (CD4HIGH) que apresentou diferentes perfis de reatividade apósestimulação in vitro. Nas culturas estimuladas com SWAP foi observada uma maiorfreqüência de LT CD4HIGH reativos em pacientes do grupo XTO comparada àquelaobservada no grupo CO, mas semelhante ao grupo NI. Análises de marcadores deativação/memória demonstraram maior percentual médio de LT CD4HIGH CD69+,CD25+, HLA-DR+ e CD45RO+ comparado à subpopulação de LT CD4+convencionais. Estes dados estão de acordo com a literatura que descreve os LTCD4HIGH como células antígeno-específicas, recentemente ativadas que apresentamfenótipo de memória e que podem estar relacionadas à estimulação antigênicacrônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Geo-helmintos"

1

Alves, Nayara Nágila Neves, Taiane Nunes Magalhães, Yara Raphaela Maia dos Santos, Rebeka Alves Ramos, and Elieth Afonso de Mesquita. "PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOS INTESTINAIS EM ESPAÇO PÚBLICO DESTINADO AO LAZER, ESPORTE E TURISMO EM PORTO VELHO/RO." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/724.

Full text
Abstract:
Introdução: Alguns parasitos intestinais são comuns em animais domésticos (cães e gatos) os quais podem contaminar o meio ambiente e os seres humanos, constituindo um grave problema de saúde pública. Estima-se que 300 milhões de pessoas são infectadas anualmente por geo-helmintos, na qual 50% são crianças em idade escolar. Dentre as espécies de helmintos com potencial zoonótico, encontram-se os agentes etiológicos da ascaridíase, teníase e ancilostomíases. Apesar de Porto Velho possuir fatores socioeconômicos e ambientais favoráveis à manutenção desses parasitas, há escassez de dados recentes na literatura sobre sua situação epidemiológica. Objetivo: Identificar e caracterizar a prevalência de helmintos presentes no solo arenoso do espaço público destinado ao lazer, esportes e turismo em Porto Velho, Rondônia. Material e métodos: O estudo é de natureza básica, descritivo e de caráter experimental com abordagem quali-quantitativa. As coletas realizadas em períodos diurnos e noturnos foram oriundas do espaço arenoso público utilizado para a prática de atividade física, esportiva e recreativa. Cerca de 40g de areia foi coletada e armazenada em recipiente fechado estéril para transporte ao local de análise, Laboratório de Histoanálise na Universidade Federal de Rondônia. As análises parasitológicas foram realizadas a partir das técnicas de EPF Holffman (sedimentação) e Willins (flutuação), buscando contemplar a identificação de ovos leves e pesados, além de cistos e larvas. Resultados: A partir das análises morfológicas por microscopia, aumento de 400-1000x, foi possível identificar a presença de helmintos (Trichuris sp., Áscaris, Hymenolepis sp. e Schistosoma), protozoários (Entamoeba sp.) e fungos (diversas espécies), assim como a presença de larvas filarióide sp. Os helmintos mais frequentes foram Trichuris e Áscaris. Conclusão: O local analisado encontra-se com elevada comunidade parasitária, apresentando risco à saúde humana por conter agentes causadores de doenças intestinais responsáveis por alto índice de mortalidade infantil. Verifica-se a necessidade de maior fiscalização sanitária e regulamentações para lazer com animais, os quais são vetores de zoonoses. Resíduos alimentares no local também tornam o ambiente propício a aves e roedores, transmissores de doenças fúngicas e bacterianas, que podem ser letal ao ser humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Da Silva, Wanderson Anjos, Yulli Roxenne Albuquerque, Gustavo Palombo Otaviano, Ricardo de Oliveira Correia, and Fernanda de Freitas Anibal. "AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE NEMATICIDA E OVICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Foeniculum vulgare EM Caenorhabditis elegans." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1102.

Full text
Abstract:
Introdução: As infecções causadas por geo-helmintos afetam humanos, plantas e animais, trazendo preocupação para a saúde pública e para o setor agropecuário. O desenvolvimento de resistência relatada em helmintos parasitas frente aos antiparasitários trouxe a necessidade de buscar novos agentes terapêuticos como alternativa aos fármacos já existentes. Objetivo: Avaliar as atividades antinematódeas do óleo essencial de Foeniculum vulgare (funcho-doce), utilizando o nematódeo Caenorhabditis elegans como modelo biológico. Material e métodos: O óleo essencial comercial de F. vulgare foi testado nas concentrações de 0,5%, 0,25%, 0,13%, 0,06%, 0,03% e 0,01% (v/v). O solvente do óleo (Tween 80) foi utilizado como controle negativo, enquanto o controle positivo foi realizado com Levamisol a 25 mM. Os ensaios foram realizados em triplicata e em três momentos diferentes (n=9), avaliando por microscopia óptica a quantidade de nematódeos vivos e a motilidade nos períodos de 6h, 24h e 48h de exposição ao óleo essencial. Posteriormente, foram realizados ensaios analisando os efeitos ovicida, pela inibição da eclosão das larvas após 24h de exposição. Para a identificação dos componentes do óleo foi realizada a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Resultados: O óleo de F. vulgare apresentou redução significativa (p&lt;0,05) de nematoides vivos e de eclosão das larvas dos ovos a partir da concentração de 0,06%, além de uma redução acentuada na motilidade. Nas concentrações de 0,13% e 0,25% observou-se a redução de mais de 50% de nematódeos vivos, enquanto no tratamento com 0,5% não foi observada a presença de nematódeos vivos a partir do período de 6h. A caracterização química do óleo identificou o anetol (89%) como composto majoritário. Conclusão: O óleo essencial de F. vulgare apresentou atividades nematicida e ovicida em C. elegans, sendo este efeito possivelmente causado pelo composto anetol, e desta maneira possui potencial para ser utilizado no desenvolvimento de novas terapias antihelmínticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography