Academic literature on the topic 'Geografia C'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Geografia C.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Geografia C"

1

Pereira, Martha Priscila Bezerra. "GEOGRAFIA DA SAÚDE POR DENTRO E POR FORA DA GEOGRAFIA." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 17 (May 20, 2021): 121–32. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia17058055.

Full text
Abstract:
A necessidade de se encontrar respostas em um tempo cada vez menor ou apresentar uma ideia o mais rápido possível faz com que se depare com determinadas palavras ou termos que nem sempre são percebidos ou se forem, que não há tempo para se entender com mais profundidade. Essa situação está presente por exemplo, quando se trabalha com uma problemática específica e se recorre à menção de uma área, disciplina, campo ou outra denominação apenas para situar o leitor. No caso da Geografia da Saúde, tem sido utilizadas várias classificações quando mencionada, seja por uma necessidade específica ou um contexto de trabalho, assim como são várias as denominações diferenciadas que tratam de temas parecidos com o da Geografia da Saúde, mas que por estarem no âmbito de outra ciência, são pouco conhecidos. Desta forma, este artigo busca entender como se classifica a Geografia da Saúde e como é influenciada por outras ciências, acarretando várias nomenclaturas com significados próximos. Para esta pesquisa foram realizadas as seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico; b) revisão da literatura e; c) análise comparativa. Como resultados principais, percebeu-se que a Geografia da Saúde, quando tratada pelos profissionais de Geografia, pode ser entendida como um espaço nodal, formando uma plataforma metodológica, pois compartilha de temas relacionados a várias disciplinas para formar seu objeto de interesse, mas utilizando as bases teórico-metodológicas da Geografia. Quando a Geografia da Saúde está sendo apresentada a outros profissionais, ela fornece um modo de olhar específico para determinada problemática, possibilitando a busca de soluções a partir de outras bases. Há muitas denominações parecidas e que também buscam problemáticas que são de interesse da Geografia da Saúde, porém, devido estar em outras ciências, possuem bases teórico-metodológicas diferenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Melo, Ismail Barra Nova. "MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 16, no. 1 (September 14, 2018): 268–79. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v16i1.13358.

Full text
Abstract:
A Cartografia tem um papel importante a cumprir no curso de licenciatura em Geografia, principalmente como linguagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas discussões relacionadas a Cartografia que consideramos pertinente na formação do professor de Geografia. Esta é uma pesquisa bibliográfica que busca um diálogo com autores que discutem diferentes posições para a Cartografia. Conclui-se que a Cartografia atualmente, diferente daquela posição vinculada ao dominador, pode: a) permear o ensino da Geografia no ensino básico; b) ajudar no entendimento do processo de construção histórica do espaço geográfico; c) contribuir na formação do cidadão; e d) ser um instrumento de luta de diferentes grupos da sociedade civil. Palavras-Chave: Cartografia Escolar; Formação de Professor; Geografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Batista, Bruno Nunes. "O ensino de geografia paga tributo à escola nova?" Geosaberes 9, no. 19 (September 5, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.678.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as possíveis implicações do movimento pedagógico conhecido como Escola Nova no ensino de Geografia, numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: como funcionam esses discursos? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes tanto à Escola Nova quanto ao ensino de Geografia, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da Escola Nova foram construídas; b) conecta-los aos dizeres e fazeres de artigos sobre ensino de Geografia do meio do século passado; c) mostrar, com isso tudo, que talvez a compreensão do discurso da Geografia escolar, na contemporaneidade, passaria estreitamente pela análise das pedagogias ativas e das metodologias participativas presentes na Escola Nova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Novais, Marcos Paulo Souza. "A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA." Geografia Ensino & Pesquisa 20, no. 1 (May 24, 2016): 84. http://dx.doi.org/10.5902/2236499414214.

Full text
Abstract:
Os livros didáticos continuam a ser a principal referência na sala de aula para alunos e professores das escolas públicas e privadas do país, embora muitas vezes utilizado de forma variada: em alguns momentos estimula a reflexão sobre o espaço geográfico e em outros trabalha com a Geografia de modo tradicional e não reflexivo. O litoral brasileiro possui uma extensão de aproximadamente 8.500 km, ao longo da qual ocorrem unidades fisiográficas variadas, sendo que a maior parte da população urbana reside nas cidades concentradas ao longo do litoral. Neste contexto a geologia/geomorfologia da zona costeira é apresentada de forma diferenciada nos manuais didáticos de Geografias, onde a abordagem das definições das formas que compõem a fisionomia dessa paisagem varia de coleção para coleção, de autor para autor. O objetivo deste trabalho é analisar como a geologia/geomorfologia costeira é abordada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, bem como refletir a prática pedagógica docente no que concerne ao ensino de uma geografia contextualizada. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e análise comparativa de livros didáticos, onde foi avaliado utilizando os seguintes critérios:a) análise do perfil do autor ou autores; b) adequação dos textos e da linguagem ao público ao qual se destina; c) qualidade das imagens, representações gráficas e cartográficas; d) coerência da proposta teórico-metológica; e) abordagem conceitual; f) as fontes bibliográficas. Os resultados preliminares demonstram que alguns manuais didáticos conservam uma visão restrita sobre essa temática, e quase sempre associada às questões ambientais, porém já dispomos de livros didáticos que apresentam uma análise geológico-geomorfológica das regiões costeiras abordando conceitos e definições de feições dessa paisagem, aproximando o docente e o aluno ao conhecimento desses ambientes. Faz se necessário ainda (re) pensarmos às práticas de ensino e a produção de material didático no tocante a produção de uma geografia contextualizada. Palavras-chave: Zona Costeira, livros didáticos, prática pedagógicaDOI: 10.5902/2236499414214
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Batista, Bruno Nunes. "PARA SE DEFENDER DO ENSINO DE GEOGRAFIA." Revista Contrapontos 19, no. 1 (April 5, 2019): 69. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p69-89.

Full text
Abstract:
Proveniente de uma perspectiva ancorada no Pós-Estruturalismo, este artigo compartilha os efeitos de um projeto de trabalho que vem pensando a Geografia escolar a partir dos estudos foucaultianos. Desse modo, trabalha esse campo do conhecimento como uma prática feita de regras, normas e interdições, que constituem um sistema linguístico que nem todos são autorizados a adentrar. Por meio desse pressuposto, opera sua analítica indicando que 1º) o ensino de Geografia é resultado de uma formação discursiva, construída em meio a relações de poder e saber que estabelecem como e o que se deve dizer; 2º) que esse discurso, por sua vez, obedece ao neoliberalismo; 3º) que passou da hora do ensino de Geografia tornar-se, no sentido de Deleuze e Guattari, Máquina de Guerra, voltando-se contra a) o mau uso que fizeram dos seus enunciados, b) a autoria docente interditada, que tosa a criatividade artística do professor, c) as falas régias e as palavras-mestras, que tributam outros olhares e possibilidades de expressões alternativas no ensinar e no aprender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Elvis Reis de, and Renata Silva Jorge. "A prática educativa do professor de Geografia como ferramenta para constituição da consciência cidadã." Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 01 (January 5, 2021): 21–36. http://dx.doi.org/10.46551/rvg26752395202112136.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia Escolar, a partir da perspectiva da Educação Geográfica, como ferramenta que permite considerar a realidade do aluno. A pesquisa foi realizada com duas professoras da rede municipal da cidade de Cariacica – ES. O estudo se constitui em análise do cotidiano e das práticas, e nas narrativas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. Para realização das análises foi necessário categorizar as observações das aulas e as informações presentes nas entrevistas: a) a perspectiva pedagógica da problematização do conteúdo e a dialogicidade; b) a abordagem de conteúdo em torno da formação da consciência espacial cidadã; c) e o processo de ensino e aprendizagem na conscientização espacial. Através das análises dos dados é chegada à conclusão, que existe uma intencionalidade por parte das professoras entrevistadas. Tal intencionalidade aparece, com mais clareza, na concepção de Geografia Escolar e na Perspectiva Pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins Junior, Luiz, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, and Marcia Vidal Candido Frozza. "Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal (Google My Maps tool for teaching geography in Portugal)." Revista Eletrônica de Educação 14 (January 15, 2020): 3776013. http://dx.doi.org/10.14244/198271993776.

Full text
Abstract:
This article is an offshoot of a doctoral research on digital technologies, focusing on the use of the Google My Maps tool in the teaching of Geography, which was carried out in a practice that focused on the construction of maps on the cartography of Portugal, conceived in a perspective of a qualitative collaborative research involving twenty-eight secondary school students from a public school in Carcavelos - Portugal, in 2018. In general, the organization of this practice indicated that this tool has a good didactic potential and has versatility of use to develop the main notions of school cartography and contents about the Geography of Portugal. In addition, the importance of the use of technologies in the school context was emphasized, which enhances the use of new languages and approaches to teach and learn Geography.Resumo Esse artigo é um desdobramento de uma pesquisa de doutorado sobre a temática tecnologias digitais, concentrada na utilização da ferramenta Google My Maps no ensino de Geografia que se efetivou em uma prática que teve como foco a construção de mapas sobre a cartografia de Portugal, concebida numa perspectiva de investigação qualitativa de natureza colaborativa, envolvendo vinte e oitos estudantes do ensino secundário de uma escola pública de Carcavelos – Portugal, em 2018. Em linhas gerais, a organização desta prática indicou que esta ferramenta tem um bom potencial didático e apresenta versatilidade de uso para desenvolver as noções principais da cartografia escolar e conteúdos sobre a Geografia de Portugal. Ademais, ficou evidenciada a importância do uso das tecnologias no contexto escolar que potencializa o uso de novas linguagens e abordagens para ensinar e aprender Geografia.Palavras-chave: Ensino de geografia, Tecnologias digitais, Práticas Pedagógicas.Keywords: Geography teaching, Digital technologies, Pedagogical practices.ReferencesADRIÃO, Daniel. Um novo paradigma educativo para Portugal no século XXI. Editora: Educanologu, 2018. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José. Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. A pesquisa colaborativa na formação de professores de Geografia e seus desdobramentos no ensino. In: MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynki (Org.). Ensino de Geografia no contemporâneo: experiências e desafios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.CLAUDINO, Sergio; SPINELLI, Flavia. Educación geográfica y ciudadanía: un abordaje reflexivo. In: MIGUEL GONZÁLEZ, Rafael; LÁZARO Y TORRES; GAITE, María Jesus Marrón. (Eds.). La educación geográfica digital. Zaragoza: Grupo de Didáctica de la Geografía de la Asociación de Geógrafos Españoles y Universidad de Zaragoza, 2012. p. 49-58.COSTA, Fernando Albuquerque. Tecnologias em Educação – um século à procura de uma identidade. In: COSTA, Fernando Albuquerque et al. (Org.). As TIC na Educação em Portugal: concepções e práticas. Porto: Porto Editora, 2007.FAVA, Rui. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2014.FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.GIORDANI, Ana Claudia et al. Tecnologias de informação e comunicação disponíveis no ciberespeaço para ensinar e aprender geografia. In: GIORDANI, Ana Claudia et al. (Orgs.) Aprender geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014.GÓMEZ, Àngel Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção do conhecimento. São Paulo: Liber Libros, 2008.JONASSEN, David H. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvovler o pensamento crítico nas escolas. Tradutor: Ana Rosa Gonçalves, Sandra Fradão, Maria Francisca Soares. Porto: Porto Editora, 2007. LUQUE, Ricardo Manuel. El uso de la cartografía y la imagen digital como recurso didáctico en la enseñanza secundaria. Algunas precisiones en torno a Google Earth. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, n. 55, p. 183-210, 2011.PORTUGAL, Programa Curricular do Ensino Secundário. Secretaria da Educação básica. Portugal: Ministério da Educação/Direção geral da Educação, 2017.SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do SENAC, Revista Educação, v. 33, p. 81-89, 2007. Disponível em <http://www.academia.edu/4975684/A_DOC%C3%8ANCIA_ONLINE_E_A_PEDAGO GIA_DA_TRANSMISS%C3%83O> Acesso em 10 nov. 2019.TONINI, Ivaine Maria. Movimentando-se pela Web 2.0 para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor; COSTELLA, Roselane Zordan. (Org.). Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso, Lugar-cultura/Imprensa Livre, 2013.TONINI, Ivaine Maria. Os meios de comunicação, tecnologias digitais e práticas escolares de Geografia. Revista da Faculdade Santo Agostinho, 2014.TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor, GIORDANI, Ana Claudia Carvalho, CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Aprender a ensinar Geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014.e3776013
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brasil, José Renato Renato Pereira, Jucieude De Lucena Evangelista, Albino Oliveira Nunes, and Luiz Carlos Aires Macedo. "A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 5 (December 18, 2020): 486–99. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve exposição teórica sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade-(CTS) na educação e propor a utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de ciências e geografia a partir de uma concepção CTS. Para tanto, realizamos em primeiro momento um breve relato sobre o desenvolvimento do movimento CTS no mundo destacando as suas concepções acerca da importância da C&T para sociedade bem como as implicações positivas e negativas para a sociedade. Depois traçamos um breve relato sobre o movimento CTS no Brasil e seus desdobramentos no ensino de Ciências. Por último, apresentamos a nossa proposta metodológica baseado na utilização do RPG como suporte para as discussões no ensino e aprendizagem de Ciências e Geografia sobre o enfoque CTS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira Júnior, Dionel Barbosa, Igor Murilo Andrade Salame, Robson Alves Dos Santos, and Marcus Vinicius Mariano De Souza. "Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: Experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA." Revista Ensino de Geografia (Recife) 3, no. 3 (December 24, 2020): 167. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2020.247365.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa busca explanar acerca da experiência vivida durante o Estágio Docente III, por alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que ocorreu na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatejê, localizada na Aldeia Gavião no município de Bom Jesus do Tocantins - Pará. Para a elaboração deste trabalho os procedimentos metodológicos foram: a) levantamento bibliográfico, b) observação do espaço escolar e da Aldeia Gavião; c) observação das aulas de Geografia na escola e d) regência de aula. Pretende-se também entender a diferenciação da educação escolar indígena. A educação escolar fornece aos acadêmicos maneiras diferentes de se ver o mundo, respeitando e lidando com a pluralidade presente no eixo educacional, ponto esse que agrupa e junta os demais indivíduos à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Jefferson Rodrigues de. "Geografia, religião e mídia: novas interfaces do sagrado na era hipermoderna." REVER - Revista de Estudos da Religião 19, no. 3 (January 23, 2020): 55–77. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a4.

Full text
Abstract:
As novas conjunturas sociais e culturais possibilitam ao homem religioso ter acesso a diferentes mídias que proporcionam novas interações e conexões com o sagrado, gerando, assim, novos campos de análises e pesquisas sobre o universo midiático e do ciberespaço. Essas mudanças propiciam diferentes campos de pesquisa, em especial para a Geografia. Apoiado na tríade entre o homem, a tecnologia e o sagrado, as religiões se apropriam dessa novidade buscando, entre disputas políticas e econômicas, a manutenção de seus territórios religiosos e devotos. Buscando descortinar essas conjunturas hodiernas, o objetivo deste artigo será de apresentar ao leitor: a) a Geografia da Religião como campo de investigação em transformação; b) as novas transformações socioculturais na sociedade capitalista hipermoderna e; c) hipermodernidade digital, novos aportes teóricos e metodológicos na ciência geográfica. O campo de investigação empírico se dará através da IgrejaCatólica Apostólica Romana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Geografia C"

1

Ramos, Joaquim Dalques. "Saúde ambiental e promoção da saúde no bairro Chamanculo "C", Maputo - Moçambique." Universidade Federal de Uberlândia, 2017. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20697.

Full text
Abstract:
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente trabalho consiste em um diagnóstico de condições de saúde e de qualidade de vida da população do Bairro Chamanculo C, na cidade Maputo, capital de Moçambique. A pesquisa originou de um projeto de cooperação acadêmico científica entre a Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no Brasil e a Universidade Pedagógica - UP, em Moçambique. O objetivo do trabalho foi entender como vivem, adoecem e morrem as pessoas, para conhecer os problemas e necessidade de saúde, com informações sobre a população e o lugar, evidenciadas por características culturais, sociais, econômicas, epidemiológicas, ambientais, agregação social e estilo de vida, políticas públicas, dentre outros fatores que interferem direta ou indiretamente na saúde e no bem-estar, para a elaboração de políticas públicas intersetoriais voltadas à prevenção das doenças e promoção da saúde. O diagnóstico foi realizado por meio de um inquérito populacional com 350 família, com foco no grupo familiar, considerando a moradia e o entorno da vizinhança. A amostragem foi aleatória e estratificada. Inicialmente dividiu-se o bairro em quadrantes (estratos) para depois estabelecer uma amostragem aleatória simples em cada um deles. Os dados foram processados pelo Sistema computacional EPI INFO (Versão 3.5.2) para a elaboração de gráficos e análises estatísticas. A conclusão do trabalho é as condições precárias de saúde e de vulnerabilidade social no Chamanculo C só podem ser amenizadas fortalendo os recursos de capital social e as políticas públicas locais para melhorar a qualidade vida da população. Este diagnóstico de situação de saúde e de qualidade de vida pode constituirse em plataforma básica para a elaboração de políticas intersetoriais voltadas à prevenção das doenças e promoção de saúde no território.
The present study consists of a diagnosis of health and quality of life conditions of the population of Chamanculo C neighborhood, in the city of Maputo, capital of Mozambique. The research originated from a project of scientific academic cooperation between the Federal University of Uberlândia - UFU in Brazil and the Pedagogical University - UP, in Mozambique. The objective of this study was to understand how people live and get sick and die, to know the problems and health needs, with information about population and place, evidenced by cultural, social, economic, epidemiological and environmental characteristics, social aggregation and style Life, public policies, among other factors that interfere directly or indirectly in health and well-being, for the elaboration of intersectoral public policies aimed at disease prevention and health promotion. The diagnosis was made through a population survey of 350 families, focusing on the family group, considering the dwelling and the surroundings of the neighborhood. Sampling was randomized and stratified. Initially the neighborhood was divided into quadrants (strata) and then a simple random sampling was performed on each of them. The data were processed by the EPI INFO (Version 3.5.2) computer system for the elaboration of graphs and statistical analyzes. The conclusion of the paper is the precarious conditions of health and social vulnerability in Chamanculo C can only be mitigated by strengthening social capital resources and local public policies to improve the quality of life of the population. This diagnosis of health situation and quality of life can constitute a basic platform for the elaboration of intersectoral policies aimed at the prevention of diseases and health promotion in the territory.
Tese (Doutorado)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Roque, de Oliveira Francisco M. "A construção do conhecimento europeu sobre a China, c. 1500 - c. 1630. Impressos e manuscritos que revelaram o mundo chinês à Europa culta." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2003. http://hdl.handle.net/10803/4951.

Full text
Abstract:
Com a chegada dos navios de Vasco da Gama ao litoral indostânico (1498), a conquista do grande empório marítimo de Malaca por Afonso de Albuquerque (1511) e o primeiro desembarque português nas costas da província chinesa de Guangdong (1513), a Europa passou a dispor das condições necessárias para retomar, em condições regulares, a aprendizagem empírica da realidade geográfica da China que fora interrompida em meados do século XIV, com o termo da Pax Mongolica. Centraremos este estudo no levantamento e na análise dos principais testemunhos textuais e cartográficos que contribuíram para dar a conhecer o mundo chinês aos europeus cultos de c. 1500 a c. 1630. A dissertação encontra-se dividida em duas partes.
Na Parte I, caracterizaremos os cenários geográficos e os vários quadros políticos, económicos e sociais que quer na Europa, quer na Ásia influenciaram o aparecimento e o conteúdo dos documentos que seleccionámos. Entre outras matérias, passaremos em revista as seguintes:
(1) as comunidades mercantis e os circuitos comerciais estabelecidos nos Mares da Ásia no início do século XVI;
(2) a conjuntura chinesa vigente no mesmo momento e as consequências associadas à longa tradição marítima deste país;
(3) o processo de construção do Estado Português da Índia ao longo do período considerado;
(4) as principais fases da aproximação e estabelecimento luso nas costas da China durante o mesmo intervalo de tempo;
(5) as consequências resultantes da instalação de espanhóis, ingleses e holandeses no Oceano Índico e no Extremo Oriente que veio a suceder na transição do século XVI para o século XVII.
Na Parte II, conferiremos cada documento ou conjunto específico de documentos orientados por nove perguntas obrigatórias:
(1) Onde foi recolhida a nova informação aí contida?
(2) Quem recolheu esses mesmos dados?
(3) Para quem, por ordem de quem ou com que objectivo o fez?
(4) De que modo se caracterizam e evoluem os principais tópicos informativos escrutinados?
(5) Quais os centros europeus que, em cada momento, receberam e divulgaram os novos conhecimentos, assim como a geografia daqueles que se mantiveram excêntricos em relação ao processo em causa?
(6) Partindo do anterior, quais os ritmos de registo e transmissão das notícias sobre a China no interior do intervalo de tempo considerado?
(7) De que modo tais ritmos se associam à qualidade da informação escrita transmitida, à organização interna dos registos e à maturação de vários dos modelos discursivos envolvidos?
(8) Qual o sentido das intertextualidades eventualmente presentes nos documentos?
(9) Qual o sentido de possíveis sobreposições entre o novo saber empírico relativo à China obtido pelo movimento dos Descobrimentos e da Expansão europeia e os conceitos alusivos ao Extremo Oriente herdados das culturas científicas clássica e medieval?
After the first voyage of Vasco da Gama to India (1498), the conquest of Malacca by Afonso de Albuquerque (1511) and the first Portuguese landing at the Chinese province of Guangdong (1513), Europe regained the capability to inquire on a regular basis about China's geographical reality, a kind of learning process that had been suspended at the end of Pax Mongolica (mid fourteenth-century). In this research we will list and analyse those textual and cartographical objects whose contents were crucial to inform the learned Europeans about the Chinese world between c. 1500 and c. 1630. The dissertation is divided in two parts.
The First Part defines the geographic background and the several political, economical and social sceneries that, both in Europe and in Asia, led to the production and the contents of the documents we selected. The following subjects are among those that will be reviewed:
(1) Asian merchants and trade communities in the Indian Ocean and the China Sea at the eve of the 16th century;
(2) Chinese internal situation at that same period and the consequences related to the long lasting maritime tradition in China;
(3) The building up process of the Indian Portuguese State between c. 1500 and c. 1630;
(4) The several phases of the Portuguese approach to the Chinese world during that same period;
(5) The consequences brought by the arrival and settlement of Spaniards, English and Dutch in the Indian Ocean and in the Far East between the end of the 16th century and the beginning of the 17th century.
In the Second Part we will approach each document or specific collection of documents by considering nine preliminary questions:
(1) Where was the new information it presents gathered?
(2) Who collected that information?
(3) Who ordered that data, who was supposed to receive it or by which reason was it collected in the first place?
(4) How can we define the main informative topics exhibited in each document and how do they change as time goes by?
(5) Which European places where the first to receive and to publish the new first-hand reports, and which were those kept aside from that same process?
(6) Closely related to the previous question, which rhythms of report and of news transmission can we perceive during the period under consideration?
(7) In which way can those rhythms be connected to the quality of the written information spread around, to the document's internal organization, or to the maturing process of some of the narrative genders involved?
(8) In case there exists some kind of textual transference from document to document, how does it occur and what kind of sense can be perceived in that transit?
(9) In case there exists some kind of combination inside a certain document between (i) the new empirical knowledge about China that resulted from the European Discoveries and the Expansion movement, and (ii) the concepts related to East Asia inherited from classic and medieval scientific tradition, how does it occur and what kind of sense can be perceived in that combination?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sideri, Eleonora. "La delineazione dell' Europa occidentale nella "Geografia" di Strabone (Iberia, Gallia, Britannia)." Thesis, Sorbonne université, 2019. http://www.theses.fr/2019SORUL073.

Full text
Abstract:
Aucun document original de cartographie antique n’a été conservé, mais, bien avant le célèbre traité de Ptolémée, c’est la « géographie descriptive » grecque et latine qui nous permet de nous en faire une idée. Dans cette thèse, nous avons identifié les sections « cartographiques » de la Géographie de Strabon et en avons donné le texte grec, accompagné d’une traduction italienne, d’un commentaire et d’une fiche bibliographique limitée à l’essentiel. À chaque fois, nous faisons précéder cette analyse critique d’un bref aperçu historique sur la région considérée, car c’est en dernière instance l’histoire qui produit les informations sur la « position des lieux et les distances » (comme l’affirme Polybe). Dans l’ordre même de la description strabonienne, l’Ibérie, la Gaule et la Bretagne représentent les étapes des conquêtes romaines en Occident, depuis la guerre d’Hannibal jusqu’à l’âge d’Auguste ; ces conquêtes furent décisives pour la perception et la représentation des territoires internes de l’Europe occidentale. À cette tripartition régionale correspondent les trois chapitres de la thèse ; les subdivisions thématiques reflètent les particularités des territoires provinciaux telles qu’elles sont perçues et enregistrées par les sources de Strabon. La topographie de l’espace vécu et les schémas géométriques des grands espaces géographiques relèvent de deux critères de représentation différents. Le cadre général qui émerge de l’analyse est un système orthogonal ; dicté par la direction (erronée) nord-sud des Pyrénées et calqué sur le schéma des principaux éléments physiques (fleuves et montagnes), ce système s’étend jusqu’au Rhin et s’applique aussi à la côte méridionale de la Bretagne. Toutefois, le problème reste ouvert de savoir comment ce schéma peut être concilié avec le dessin du littoral atlantique des Pyrénées jusqu’à l’embouchure du Rhin
The Dissertation analyzes the 'cartographic' sections of the books III and IV of Strabo’s Geography, which are reported in Greek and accompanied by an Italian translation, a brief comment and an essential bibliography. The basis for this critical analysis is, from time to time, a brief historical profile of the examined region because, ultimately, it is the history that reveals the information “about the position of the places and about the distances" (Polybius). In accordance with Strabo’s description, Iberia, Gaul and Britain represent the milestones of the Roman conquest, that was decisive for the perception and the representation of the most internal areas of the western Europe. This regional trisection corresponds the three chapters of the Dissertation; the sub-divisions of each chapter reflect the peculiarities of the different areas described by Strabo’s sources (Polybius, Posidonius, Artemidorus). The topography of the lived space and the geometric schemes of the bigger geographical areas belong to two different criteria of representation. The general picture establishes an orthogonal scheme. Dictated by erroneous north-south course of the Pyrenees (that derives from Polybius) and based on the delineation of the main physical elements (rivers and mountains), this orthogonal scheme stretches until the Rhine, involving also the southern coast of the Britain. A problem rests unsolved: in which way this scheme
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, David. "Políticas de C&T e desenvolvimento regional no Estado de São Paulo." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287651.

Full text
Abstract:
Orientador: Sérgio Salles Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Made available in DSpace on 2018-08-17T03:55:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vieira_David_M.pdf: 1196811 bytes, checksum: ae87eb942fd4f1850b218f37b2f4b1eb (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: O objetivo desta dissertação está em identificar evidências pelas quais a Política recente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo vêm incorporando a questão do desenvolvimento regional e qual o papel que essa desempenha para o sucesso do desenvolvimento social e econômico das regiões paulistas. A análise da literatura e de dados empíricos converge para a identificação de uma nova política de Desenvolvimento Regional para o Estado de São Paulo e suas microrregiões. Essa nova política tem na CT&I uma ferramenta essencial, capaz de gerar e agregar valor ao setor produtivo e assegurar a apropriação do conhecimento e da renda produzida à região. O principal resultado da dissertação está em identificar a relação entre proximidade geográfica, a formação de recursos humanos e geração de conhecimento, e a presença de setor produtivo, como variáveis chave para o sucesso de políticas de desenvolvimento regional
Abstract: The aim of this dissertation is to identify evidences for which the recent Science, Technology and Innovation Policy of São Paulo State is incorporating regional development issues and what role it plays in the success of social and economic development in São Paulo regions. The literature review and empirical data converges to the identification of a new policy of Regional Development for Sao Paulo State and its microregions. This new policy has science, technology and innovation (STI) as its main tool. STI is capable for generating and adding value to productive sector and ensures appropriation of knowledge and income produced in the region. The main result of this dissertation is to identify the relationship between geographical proximity, the formation of human resources and knowledge generation, and the presence of the productive sector, as key variables for the success of regional development policies
Mestrado
Politica Cientifica e Tecnologica
Mestre em Política Científica e Tecnológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Felipe Souza Leao de. "A escrita do tempo e a po?tica do espa?o:hist?ria e espa?o no livro Geografia do Brasil Holand?s de Lu?s da C?mara Cascudo." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16965.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:25:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FelipeSLO_DISSERT.pdf: 739494 bytes, checksum: 9e83eed7204274a2873650806fd8a02c (MD5) Previous issue date: 2012-08-31
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
In 1956, Lu?s da C?mara Cascudo published his book Geografia do Brasil Holand?s. In this book, he studied and described a space - the Dutch Brazil - from a geographical and historical perspective. To do this, he articulated both perspectives from the point of view of his own reading of the History of Nordeste , establishing a dialogue with the historiographical tradition of the study of the Dutch Brazil in Pernambuco. When portraying the Dutch presence in Nordeste, Cascudo articulated a drama in which the Dutch would have their history described as a typically tragic plot, portrayed as if they were already condemned to failure in advance. To this tragedy he opposed a predominantly comic Portuguese plot, as if the Portuguese victory over the Dutch was as desirable as inevitable for the space of Nordeste . When narrating the clash between the Dutch and the Portuguese for the space of Nordeste , however, Cascudo ended up delineating his own place of speech, as a spokesperson for the identity of the potiguar space in opposition to the pernabucano space described by Freyre and Gonsalves de Mello. In this way, the space of Rio Grande do Norte would have its own identity, constructed from de Dutch absence and constituted from the Portuguese legacy contrarily to the space of Pernambuco, narrated from an articulation and a conciliation of the Flemish and Lusitan legacy, even though highlighting the latter. While the Dutch would had been a constant presence in the history of Pernambuco for Freyre and Gonsalves de Mello, they wouldn t have gone beyond legend in the space of Rio Grande do Norte, removed from its geography and erased from its history. When describing de geography of the potiguar space, therefore, Cascudo articulates the inexistence of the History of a time dominated by the Fleming with the search of a Portuguese space, trough the narration of its origins and constitution, as well as the registry of the characteristics of its legacy
Em 1956, Lu?s da C?mara Cascudo publicou seu livro Geografia do Brasil Holand?s. Neste livro, ele estudou e descreveu um espa?o o Brasil Holand?s de uma perspectiva hist?rica e geogr?fica. Para fazer isso, ele articulou ambas as perspectivas do ponto de vista de sua pr?pria leitura da Hist?ria do Nordeste, estabelecendo um di?logo com a tradi??o historiogr?fica de estudo do Brasil Holand?s em Pernambuco. Ao retratar a presen?a holandesa no Nordeste , Cascudo articulou um drama em que os holandeses teriam sua hist?ria descrita como um enredo tipicamente tr?gico, retratados como se eles j? estivessem condenados ao fracasso de antem?o. A essa trag?dia ele op?s um enredo portugu?s predominantemente c?mico, como se a vit?ria portuguesa sobre os holandeses tivesse sido t?o desej?vel quanto inevit?vel para o espa?o do Nordeste . Ao narrar o embate entre holandeses e portugueses pelo espa?o do Nordeste , por?m, Cascudo terminou por delinear seu pr?prio lugar de fala, enquanto porta-voz da identidade do espa?o potiguar em oposi??o ao espa?o pernambucano descrito por Freyre e Gonsalves de Mello. Desse modo, o espa?o norte-riograndense teria uma identidade pr?pria, constru?da a partir da aus?ncia holandesa e constitu?do a partir do legado portugu?s, contrariamente ao espa?o de Pernambuco, narrado a partir de uma articula??o e concilia??o do legado flamengo e lusitano, mesmo que destacando este ?ltimo. Enquanto os holandeses teriam sido uma presen?a constante na hist?ria pernambucana, para Freyre e Gonsalves de Mello, eles n?o teriam passado de lenda no espa?o do Rio Grande do Norte, retirados de sua geografia e apagados de sua hist?ria. Ao descrever a geografia do espa?o potiguar, portanto, Cascudo articula a inexist?ncia da Hist?ria de um tempo dominado por flamengos com a busca de um espa?o portugu?s, atrav?s da narra??o de suas origens e constitui??o, bem como pelo registro das caracter?sticas de seu legado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Botelho, Raimundo Edson Pinto. "O circuito espacial de produ??o e os c?rculos de coopera??o da soja no Maranh?o no per?odo t?cnico-cient?fico informacional." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18905.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-13T17:10:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaimundoEPB_DISSERT_1-109.pdf: 1638851 bytes, checksum: e9d52976eb7d890b940f79040959c830 (MD5) Previous issue date: 2010-04-29
The study in screen it has as objective the understanding of the space circuit of production and the circles of cooperation of the soy that if develop in the Maranh?o in the technician-scientific-informational period. Characterized for the material and incorporeal flows if they develop in the Maranh?o, from the moment where it had a process of integration of the maranhense territory while peripheral space of the capitalist dynamics, that if gave through the politics of regional integration created by the State, but when it had a process of selective modernization, also partial and conservative of the agriculture, that made possible the significant increase of the production and reproduction of the capital. The study sample that with the advent of the soy, had a concentration of the production techniques, mainly in the agricultural region of Balsas, due to bigger it offers of lands, time of implantation of the culture, technique accumulated in the production, whereas in the agricultural region of Chapadinha, these indices still are without representation. Moreover, the intensification of the agricultural credit, the agrarian politics and tax incentives are elements that have propitiated increase of the production of the soy. The development of the space circuit and circles of cooperation of the soy, a side, create new forces politics in the Maranh?o that can result in the creation of a new state, the other, are responsible, for the elimination of part of the subsistence agriculture, producing social problems as, agrarian concentration and unemployment. The study it still evidences the appropriation of the place for a small number of companies that has generated, beyond an intense concentration of income, an alienation of the territory, in view of that this is used for a strange purpose to the place and the yearning of the population does not stop
O estudo em tela tem como objetivo a compreens?o do circuito espacial de produ??o e os c?rculos de coopera??o da soja que se desenvolvem no Maranh?o no per?odo t?cnico-cient?fico-informacional. Caracterizados pelos fluxos materiais e imateriais se desenvolvem no Maranh?o, a partir do momento em que houve um processo de integra??o do territ?rio maranhense enquanto espa?o perif?rico da din?mica capitalista, que se deu atrav?s das pol?ticas de integra??o regional criadas pelo Estado, mas tamb?m quando houve um processo de moderniza??o seletiva, parcial e conservadora da agricultura, que possibilitou o aumento significativo da produ??o e reprodu??o do capital. O estudo mostra que com o advento da soja, houve uma concentra??o das t?cnicas de produ??o, principalmente na regi?o agr?cola de Balsas, devido ? maior oferta de terras, tempo de implanta??o da cultura, t?cnica acumulada na produ??o, enquanto que na regi?o agr?cola de Chapadinha, esses ?ndices ainda s?o inexpressivos. Al?m disso, a intensifica??o do cr?dito rural, as pol?ticas fundi?rias e incentivos fiscais s?o elementos que t?m propiciado aumento da produ??o da soja. O desenvolvimento do circuito espacial e c?rculos de coopera??o da soja, de um lado, criam novas for?as pol?ticas no Maranh?o que podem resultar na cria??o de um novo estado, do outro, s?o respons?veis, pela elimina??o de parte da agricultura de subsist?ncia, produzindo problemas sociais como, concentra??o fundi?ria e desemprego. O estudo evidencia ainda que a apropria??o do lugar por um pequeno n?mero de empresas tem gerado, al?m de intensa concentra??o de renda, uma aliena??o do territ?rio, tendo em vista que este ? usado para uma finalidade estranha ao lugar e n?o para os anseios da popula??o local
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Corrêa, Edvania Aparecida. "Perdas de solo e índices de vegetação : proposta metodológica para a determinação do fator C (Meups) em pastagens e cana-de-açúcar /." Rio Claro, 2015. http://hdl.handle.net/11449/134340.

Full text
Abstract:
Orientador: Sergio dos Anjos Ferreira Pinto
Banca: Isabella Clerici de Maria
Banca: João Osvaldo Rodrigues Nunes
Banca: Cenira Maria Lupinacci da Cunha
Banca: Gilberto José Garcia
Resumo: No Brasil, poucos são os estudos sobre a estimativa de perdas de solo em cana-de-açúcar e sobre o levantamento do fator C da EUPS em cultivos alocados em paisagens com diferentes potenciais naturais à erosão. Também, no contexto mundial, poucos são os estudos que propõem metodologias alternativas para a determinação do fator C em climas tropicais. Assim, o objetivo desta pesquisa foi o de elaborar um procedimento metodológico para a determinação do fator C a partir da quantificação das perdas de solos e índices de vegetação em pastagens e cana-de-açúcar. Foram utilizados dados multissensores correlacionados aos valores do fator C estimados em 11 parcelas de monitoramento de erosão. As parcelas foram instaladas na bacia hidrográfica do córrego Monjolo Grande (Ipeúna/SP) e na bacia hidrográfica do ribeirão Jacutinga (Rio Claro/SP). Estas bacias apresentam semelhanças quanto às dimensões em área e uso da terra e variabilidade quanto às características pedológicas e de relevo. Em todas as parcelas com pastagens, as perdas de solo foram inferiores a 1,5 t ha-1 ano-1 e o fator C foi de 0,1. Mesmo em condições diversas de paisagem, as gramíneas presentes nas áreas de pastagens se comportaram de maneira similar frente aos processos erosivos. Por outro lado, verificou-se diferenças nas perdas de solos nas parcelas com cana-de-açúcar localizadas em ambas as áreas de estudo. Nos solos argilosos da bacia hidrográfica do ribeirão Jacutinga as perdas variaram de 0,8 a 2,76 t ha-1 ano-1. Já nos solos arenosos da bacia hidrográfica do córrego Monjolo Grande as perdas variaram de 49 a 84,8 t ha-1 ano-1. Assim, as diferenças nas perdas de solo em canaviais são derivadas das condições físicas de cada paisagem. Os valores do fator C nos canaviais variaram de 0,13 a 0,23 para a bacia hidrográfica do ribeirão Jacutinga e de 0,41 a 0,43 (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In Brazil, there are few studies on the estimation of soil losses in sugarcane and acquisition the factor C in the USLE in landscapes with different potential natural erosion. Also, in the global context, there are few studies that propose alternative methods for the extraction of Factor C in tropical climates. The objective of this research was to develop a preliminary methodological procedure to extract the factor C for pasture and sugarcane. Multisensor data correlated to the Factor C values estimated at plots were used. The plots were installed in the watershed of the stream Monjolo Grande (Ipeúna / SP) and Jacutinga (Rio Claro / SP). These basins have similarities as to the area and land use and variability as to the soil and relief. In all plots with pasture, soil losses were less than 1.5 t ha-1 yr -1 and C factor was 0.1. Even under various conditions of landscape, grasses present in pasture areas behaved in a similar way to the front erosion. On the other hand, there are differences in the losses of soil in the plots with sugarcane located in both study areas. In clay soils of the watershed of Jacutinga creek losses ranged from 0.8 to 2.76 t ha-1 yr-1 . In the sandy soils of the watershed stream Monjolo Grande losses ranged from 49 to 84.8 t ha-1 yr-1 . Thus, differences in soil loss in sugarcane fields are derived from the physical conditions of each landscape. The values of the C factor in the cane fields ranging from 0.13 to 0.23 for the watershed of the Jacutinga creek and 0.41 to 0.43 for the watershed stream Monjolo Grande. Thus, in the regional context studied, the expansion and sugarcane cultivation is done indiscriminately, without considering the fragility natural conditions of each environment. The data obtained in soil losses related to the field of remote sensing data led to the creation of a methodology for determining factor C. (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira. "Reforma agr?ria de mercado e territorializa??o: um estudo a partir do Programa C?dula da Terra em Canind?-CE." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18850.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-13T17:10:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscaMTV.pdf: 1265239 bytes, checksum: 8a45566e14158b2476fb9cb43c9ff074 (MD5) Previous issue date: 2007-09-20
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
The research Reforma Agr?ria de Mercado e Territorializa??o: um estudo a partir do Programa C?dula da Terra em Canind?-Ce , has an objective to discuss until whas time denominated agrarium refom has capacity of territory the of families in Five from the seven settlements cmated by resourles from the prgramme cell of earth em Canind?-Ce. In this context, the present work analysis the relation sitip between power and kind of identity, in special in those settlements, trying to learn the dialetic relationship. That passes by the process and appropriation in these spaces by these families gave the beginning of buying the land. The procedure methologic used by us gave privilege to realize the interview included in this process, wita the leaders of rural associations (STR); commission clero of earth (CPT); rural workers movement without land (MST); wita agricolas tecnics, and so the local coordinators of cell of earth in Fortaleza. The analysis of agrarium reform in Canind?, infects that the families giving entrance in buying the land, they could creatieg a hope in quality of life for getting the land. Nevertheless, it did not happen, in the rost of the parts of the areas in study. The territories present in general focus, the worse process of poomest besides the amount of debiths of these families, putting in risk the territorialization of themselves
A pesquisa Reforma Agr?ria de Mercado e Territorializa??o: um estudo a partir do Programa C?dula da Terra em Canind?-Ce tem como proposta discutir at? que ponto a denominada reforma agr?ria de mercado tem a capacidade de territorializar as fam?lias residentes em cinco dos sete assentamentos criados via recursos do Programa C?dula da Terra em Canind?-Ce. Nesse contexto, o presente trabalho analisa as rela??es de poder e o tipo de identidade espacialmente delimitadas esses assentamentos , tentando apreender a rela??o dial?tica que perpassa o processo de dom?nio e apropria??o desses espa?os pelas fam?lias que deram entrada na compra da terra. O procedimento metodol?gico por n?s utilizado privilegiou a realiza??o de entrevistas com as fam?lias envolvidas nesse processo, com lideran?as do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da Comiss?o Pastoral da Terra (CPT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com t?cnicos agr?colas, e ainda com os coordenadores a n?vel estadual do Programa C?dula da Terra em Fortaleza. A an?lise da reforma agr?ria de mercado em Canind? infere que as fam?lias ao darem entrada na compra da terra, detinham a confian?a e esperan?a de melhoria da sua qualidade de vida aliada ao acesso a terra, no entanto, isto n?o ocorreu em parte expressiva das ?reas estudadas. As territorialidades detectadas apontam, em linhas gerais, para o agravamento da pobreza paralelo ao endividamento das fam?lias, comprometendo assim, o processo de territorializa??o das mesmas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Morais, Dalyson Luiz Araujo de. "O circuito espacial produtivo e os c?rculos de coopera??o da carcinicultura do Rio Grande do Norte." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18957.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-13T17:10:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DalysonLAM_DISSERT.pdf: 6797728 bytes, checksum: 2a2e0c83256e7715884d34dce709225b (MD5) Previous issue date: 2013-03-27
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
Suponiendo que la din?mica territorial del per?odo hist?rico actual se caracteriza por la nueva divisi?n territorial del trabajo, por la especializaci?n regional productiva y por la racionalidad que preside el movimiento de las mercanc?as y de la informaci?n, la teor?a de los circuitos espaciales de producci?n se convierte fundamental para la comprensi?n de la organizaci?n, regulaci?n y del uso de territorios por las actividades productivas. As?, teniendo en cuenta este supuesto y aplicando esta teor?a para analizar el ?rea de la producci?n de camar?n en el estado de Rio Grande do Norte, se llega a comprender la din?mica del territorio Potiguar. Por lo tanto, en nuestro trabajo pretendemos entender el movimiento, la secuencia de los casos que geogr?ficos que separan la producci?n, distribuci?n, intercambio y consumo de camar?n Potiguar, en este momento, sobre todo a partir de la d?cada de 1990, sucede la expansi?n del cultivo de camar?n en la costa norte Riograndense. La investigaci?n ha demostrado que a pesar de la presencia de un gran n?mero de agentes en la actividad, hay un control y una concentraci?n del circuito en las manos de grandes empresas. Este control se pasa por el reducido n?mero de agentes de venta de larvas, alimentaci?n, maquinaria e insumos. Y con respecto a la concentraci?n, esto ocurre sobre todo en la etapa de producci?n en las haciendas de engorde. En este caso, podemos decir que hay un predominio de los peque?os productores en n?meros absolutos en el cultivo de camar?n potiguar, ya que gran parte de los emprendimientos tienen dimensiones inferiores a 10 ha. Sin embargo, cuando analizamos las empresas de gran escala, ?stos, a pesar de representar un porcentaje menor del total, concentran casi la mitad de las ?reas cultivadas, adem?s de tener en el control de gran parte del movimiento establecido por el circuito espacial productivo de la producci?n de camar?n. As?, aparecen en el circuito espacial productivo de la producci?n de camar?n de Rio Grande do Norte, las diferencias cualitativas de los usos del territorio entre los agentes que participan de este circuito. Porque un n?mero limitado de agentes tienen las mayores ?reas productivas, son dotados de un mayor nivel de tecnificaci?n y tienen, hasta cierto punto, el control del movimiento de su producto, mientras que, eso no se reproducen por otros agentes, especialmente aquellos dedicados a la producci?n, efectiva, en las haciendas de engorde
Partindo do pressuposto de que ? din?mica territorial do per?odo hist?rico atual ? caracterizada pela nova divis?o territorial do trabalho, pela especializa??o regional produtiva e por uma racionalidade que preside o movimento das mercadorias e da informa??o, a teoria dos circuitos espaciais de produ??o torna-se fundamental para o entendimento da organiza??o, da regula??o e do uso dos territ?rios por atividades produtivas. Assim, considerando esse pressuposto e aplicando essa teoria para analisar a ?rea de produ??o do camar?o no estado do Rio Grande do Norte, chega-se a compreens?o da din?mica do territ?rio potiguar. Dessa forma, objetivamos em nosso trabalho, compreender a circula??o, o encadeamento das inst?ncias geogr?ficas que separam a produ??o, distribui??o, troca e consumo do camar?o potiguar, no momento em que, especialmente, a partir da d?cada de 1990, ocorre a expans?o da carcinicultura no litoral Norte-Riograndense. A pesquisa mostrou que apesar da presen?a de um grande n?mero de agentes na atividade, h? um controle e uma concentra??o do circuito nas m?os de grandes empresas. Esse controle d?-se pelo n?mero reduzido de agentes que comercializam larvas, ra??o, maquinas e insumos. E no tocante ? concentra??o, isso se d?, principalmente, na etapa da produ??o propriamente dita desenvolvida nas fazendas de engorda. Nesse caso, podemos afirmar que, h? uma predomin?ncia dos pequenos produtores em n?meros absolutos na carcinicultura potiguar, j? que boa parte possui empreendimentos de dimens?es menores que 10 ha. Entretanto, quando analisados os empreendimentos de grande porte, estes, apesar de representarem uma porcentagem menor do total, concentram quase que a metade das ?reas cultivadas, al?m de controlarem boa parte da circula??o estabelecida pelo circuito espacial produtivo da carcinicultura. Assim, evidenciam-se no circuito espacial produtivo da carcinicultura no Rio Grande do Norte, diferen?as qualitativas dos usos do territ?rio entre os agentes participantes desse circuito. Pois um n?mero restrito de agentes det?m maiores ?reas produtivas, s?o dotados de um maior n?vel de tecnifica??o e possuem, em certa medida, o controle da circula??o do seu produto, enquanto que, isso n?o se reproduz para os demais agentes, principalmente, aqueles dedicados a produ??o propriamente dita nas fazendas de engorda
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, D?nis Carlos da. "A configura??o do circuito espacial de produ??o sucroalcooleira em Alagoas." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19696.

Full text
Abstract:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-01-26T20:18:14Z No. of bitstreams: 1 DenisCarlosDaSilva_DISSERT.pdf: 7885827 bytes, checksum: c9c3e535b7ad4c715b8d229540011bd2 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-01-29T19:15:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DenisCarlosDaSilva_DISSERT.pdf: 7885827 bytes, checksum: c9c3e535b7ad4c715b8d229540011bd2 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-29T19:15:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DenisCarlosDaSilva_DISSERT.pdf: 7885827 bytes, checksum: c9c3e535b7ad4c715b8d229540011bd2 (MD5) Previous issue date: 2014-03-27
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior - CAPES
A produ??o sucroalcooleira consiste na principal atividade produtiva do estado de Alagoas, abrigando uma estrutura composta por 25 unidades de produ??o que representa a base econ?mica de mais da metade dos seus munic?pios, se constituindo no maior produtor do setor sucroalcooleiro do Norte-Nordeste, exportando seus produtos para pa?ses de diferentes continentes. Nesse sentido, buscou-se no presente trabalho, compreender a configura??o do circuito espacial de produ??o sucroalcooleira em Alagoas a partir do uso do territ?rio, analisado ? luz dos eventos mais significativos relacionados ao setor e, ainda, o conjunto de normas estabelecidas pelo Estado, atrav?s de ?rg?os, a exemplo do Instituto do A??car e ?lcool (IAA), e de programas como o Programa Nacional do ?lcool (Pro?lcool), dentre outros, que possu?am a fun??o de estruturar e carrear recursos para o setor sucroalcooleiro. Observou-se que os investimentos realizados proporcionaram uma renova??o das t?cnicas abrigadas no arcabou?o produtivo sucroalcooleiro. Inicialmente, com a substitui??o dos engenhos pelas usinas e, posteriormente, o aperfei?oamento do processo agr?cola e fabril com maior aproveitamento dos subprodutos, al?m da integra??o produtiva das inst?ncias, especialmente com a produ??o de a??car, ?lcool e gera??o de energia, intensificando uma maior participa??o do estado na divis?o internacional do trabalho, conferindo-lhe uma estrutura organizacional segmentada pelos grandes agentes hegem?nicos desse processo. Dessa forma, a configura??o geogr?fica sucroalcooleira at? ent?o existente no territ?rio alagoano, foi reestruturada e o circuito, cada vez mais, passa a constituir movimentos multiescalares, subsidiados pelos c?rculos de coopera??o. Contudo, tal configura??o demonstrou-se subserviente ao mercado mundial, o que cada vez mais condiciona a ado??o de pr?ticas hegem?nicas que se distanciam das viv?ncias e projetos locais. A verticalidade imposta disponibiliza uma configura??o que n?o lhe ? peculiar, que apenas serve para responder aos comandos dos grandes agentes hegem?nicos, caracterizando a continuidade do processo capitalista vigente. Ou seja, as empresas sucroalcooleiras usam corporativamente o territ?rio como recurso para obter mais lucratividade e assim dominar o maior n?mero de mercados consumidores
The sugarcane production consists in the principal product activity in the state of Alagoas, holding a structure composed of 25 unities of production that represents the economic base of more than a half of its municipies, what make it be the biggest producer of the sector in North and Northwest, exporting its products for countries in different continents. From this reference, it was searched in the present work, to understand the configuration of the circuit space production of sugar cane in Alagoas, from the use of the territory, trough the analyses of the more significant events related to the sector, and, the established rules by the State, through the government, by organs like Institute of Sugar and Alcohol (IAA), and programs like National Alcohol Program (Pro?lcool), between others, that had as function to structure and to allocate resources to the sugar cane sector. It was realized that the investments done made possible the renovation of techniques used in the sugar cane complex. In the beginning, with the substitution of the mill for factories and, afterwards, the improvement of the agriculture and factory process themselves, improving the utilization of the byproduct, and the productive integration of instances, specially with the sugar, cane, electricity generation production, intensifying the participation of the state in the internation division of labor, giving it a organization structure divided by big hegemonic agents of this process. SO, the sugar cane geographic configuration existing in alagoano territory was restructured and the circuit even more pass to constitute movement of many scales, subsidized by cooperation circles. However, this configuration showed itself subservient to world commerce, what conditions the adoption of hegemonic practices that are far from the local projects and living practices. The verticality imposed offers a configuration that isn?t peculiar, that only serves to answer to the big hegemonic agent commands, characterizing the continuity of the present capitalism process. It means that the sugar cane factories use corporately the territory as resource to obtain more lucrativity and this way dominate the bigger quantity of consumer commerce
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Geografia C"

1

Vida e morte de um mosteiro cisterciense S. Paulo de Almaziva: Hoje S. Paulo de Frades, c. Coimbra : séculos XIII-XVI. Lisboa: Edições Colibri, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

ovsky, Oliver Bas. Geografie C eskoslovenske socialisticke republiky. Praha: Sta tni pedagogiche nakladatelstvi, 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Boorstin, Daniel J. Svet otkric a: Pripovest o c ovekovoj potrazi za spoznajom sveta i sebe samog. Beograd: Geopoetika, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

E, Marston Thomas, Painter George Duncan 1914-, and C. de Bridia, Brother, fl. 1247., eds. The Vinland map and the Tartar relation. New Haven, Conn: Yale University Press, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brasil em Mapas: Atividades de Geografia e História do Brasil c/ Mapas. FTD, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Claudino, Sérgio, Xosé M. Souto, Mª Angeles Rodriguez Domenech, João Bazzoli, Raimundo Lenilde, Claudionei Lucimar Gengnagel, Luís Mendes, and Adilson Tadeu Basquerote Silva. Geografia, Educação e Cidadania. Centro de Estudos Geográficos, 2019. http://dx.doi.org/10.33787/ceg20190004.

Full text
Abstract:
De 7 a 12 de setembro de 2018, realizou-se no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa o I Congresso Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania. Como o título do Congresso rapidamente evidencia, o Congresso decorreu e refletiu a investigação desenvolvida no Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, surgido no IGOT-ULisboa, em 2011, e entretanto difundido por outros países. Na realidade, o Projeto Nós Propomos!, para além da sua difusão em Portugal, está hoje presente no Brasil (desde 2014, adquirindo hoje uma assinalável expansão), Espanha (2016), Moçambique (2017), Colômbia (2018), Perú (2018) e México (2018). O Congresso impôs-se, de alguma forma, pela necessidade de partilhar experiências, muito ricas e diversas, desenvolvidas nestes países, e de consolidar a rede daqueles que constroem o Projeto nas suas universidades, escolas e cidades. Nesse sentido, o Congresso surgiu para acolher e potenciar a produção científica em torno do Projeto e uma rede de trabalho construída ao ritmo de sucessivas e localizadas adesões ao Projeto. O Projeto Nós Propomos! é o projeto educativo com origem em Portugal e que mais rapidamente se internacionalizou. No Rio de Janeiro, no Colégio Pedro II, em 2020, teremos o II Congresso. Contudo, o Congresso, ele abriu-se à produção em Geografia e em Educação, ultrapassando o âmbito do Projeto Nós Propomos! Mas há um denominador comum que o leitor encontra neste livro, inspirada no Projeto: a preocupação pela cidadania e, em particular, pela cidadania territorial, entendida como o compromisso de cada um de nós na construção de territórios mais justos e sustentáveis, desse logo à escala local. A produção em Geografia, seja de Geografia Física ou de Geografia Humana, para assumirmos os dois grandes ramos tradicionais, ou a produção em Educação, têm sempre como preocupação comum a promoção de atitudes de cidadania, entre os alunos ou a população, mais em geral. O Projeto Nós Propomos!, ponto de partida do Congresso, desafia os alunos a identificarem problemas da comunidade que sejam relevantes para alunos ou formandos, a realizarem pesquisa documental e trabalho de campo sobre o problema identificado (seja a construção de abrigo para uma paragem de autocarro, a reabilitação de um prédio em ruinas no centro da cidade e que pode ter utilizações sociais variadas, a construção de um museu virtual das produções locais ou uma aplicação para o telemóvel, que informe dos eventos locais), a apresentarem propostas de solução e, finalmente, a partilharem as suas propostas com a comunidade, na perspetiva da sua implementação e discussão. Como refere, no Prefácio, o Sr. Secretário de Estado da Educação, os conteúdos da Geografia são mobilizados para uma intervenção cívica consciente. No Projeto, adota-se uma metodologia simples, passível de ser implementada na generalidade das escolas, e flexível, no respeito pelas circunstâncias concretas de cada escola, de cada comunidade, de cada país. Numa disciplina herdeira tanto de um paradigma universalista, através dos racionalistas do final do século XVIII, como de um paradigma nacionalista, no século XIX, a escala local surge desvalorizada na educação geográfica. A grande rutura do Projeto Nós Propomos! reside, precisamente, em colocar a escala local no centro da disciplina de Geografia e de se assumir, de forma inequívoca, o compromisso da escola na construção de uma comunidade mais harmónica e sustentável. Não é mais aceitável que se aborde (e ainda bem) o mundo, o país e se desvalorize a comunidade que habitamos e que constitui o nosso primeiro espaço de cidadania, ainda que em necessário diálogo com as restantes escalas. Como refere o Sr. Secretário de Estado da Educação no seu Prefácio a este livro, “Nós somos cidadãos do mundo, mas somos os nossos territórios, somos os nossos lugares, somos as relações que se estabelecem localmente”. O carater construtivista do Projeto (através da valorização dos interesses dos alunos), o caráter local do território de estudo e de intervenção, a realização do trabalho de campo, com apelo à auscultação das populações sobre as soluções para os problemas identificados, e a partilha das propostas são as traves-mestras da identidade do Projeto, a que se acrescenta a incorporação da própria designação do Projeto (Nós Propomos!), frequentemente adaptada às línguas dos vários países participantes. O Projeto Nós Propomos! coloca os alunos no centro do processo educativo e este I Congresso Iberoamericano refletiu esta mesma realidade: contou com a participação de cerca de 70 alunos, de Portugal, Espanha (em maior número) e Brasil, num esforço frequentemente hercúleo dos seus docentes, que em muitas comunicações deram testemunho direto das suas experiências. Esta presença e participação de alunos, enquadrados pelos seus pais, constituiu, sem dúvida, uma marca distintiva deste Congresso. Em várias comunicações eles são co-autores, destes que são os seus primeiros textos publicados – e a eles dirigimos uma saudação especial. O livro integra três domínios. O primeiro sobre, o Projeto Nós Propomos!, compreende dois eixos, o primeiro sobre “Experiências Escolares”, com 17 textos; o segundo Eixo, sobre “Perspetivas e Reflexões Teóricas e Metodológicas”, possui 33 capítulos. O domínio seguinte, sobre “Experiências educativas alternativas”, compreende textos não diretamente relacionados com o Projeto Nós Propomos!, mas que vão igualmente ao encontro da procura de propostas inovadoras do ponto de vista pedagógico-didático, compreendendo 17 textos. O Domínio C, sore “Educação e Multidisciplinaridade”, igualmente com 17 capítulos, compreende experiências relacionadas ou não com o Projeto Nós Propomos!, em que a contribuição de várias áreas disciplinares é marcante. A publicação em ebook responde a dois objetivos: a escassez de recursos financeiros para uma publicação em papel de 1000 páginas páginas e, naturalmente, ao esforço de ter a maior divulgação possível na comunidade científica. Para a produção deste livro, muito contribuíram a Comissão Científica do Congresso, presidida pelo Professor Souto González, presidente do Conselho Diretivo do GEOFORUM e professor da Universidade de Valência, e a Comissão Editorial, presidida pelo professor da Universidade de Passo Fundo, Claudionei Lucimar Gengnagel, que desenvolveu um trabalho aturado. Um agradecimento também ao ZOE/Centro de Estudos Geográficos e ao IGOT-ULisboa, editores desta publicação. O penúltimo agradecimento vai para todos os autores que contribuíram para esta obra. O derradeiro agradecimento vai para o leitor, que dá significado à mesma. Estão aqui identificadas e analisadas muitas e diversas práticas de cidadania – ao leitor fica agora a disponibilidade de uma leitura atenta, sempre crítica e, seguramente, proveitosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marston, Thomas E., George D. Painter, and R. A. Skelton. The Vinland Map and the Tartar Relation: New Edition. Yale University Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Geografia C"

1

Mendes, Ana. "Modelação de redes territoriais: o caso do Interreg III C." In Trunfos de uma Geografia Activa: desenvolvimento local, ambiente, ordenamento e tecnologia, 553–60. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0244-8_62.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Garmann Johnsen, Hans Christian. "Forskningens regionale betydning." In Geografi, kunnskap, vitenskap, 131–54. Cappelen Damm Akademisk/NOASP, 2019. http://dx.doi.org/10.23865/noasp.73.ch5.

Full text
Abstract:
This chapter addresses the regional impact of research. The chapter presents, and partly develops, a framework for analysing how research in a region impacts the knowledge forms in the region. In order to do so, the chapter both presents a systemic approach to the impact of research-based knowledge, defines itself within a sociology of knowledge tradition and also, based on that, uses a model of a regional knowledge system as a framework for analysing the impact of different kinds of regionally related research. This model divides the regional knowledge system into areas characterised by either institutions, norms, attitudes or rules. The chapter used this model of the regional knowledge system to map 55 different research projects that have been conducted in the Agder region of Norway over the last 15 years. The 55 projects represent a wide range of topics and disciplines. Based on this mapping, the chapter argues that a) the research projects have a clear strategy for the particular knowledge area in the region they are targeting and uses relevant methodologies for this purpose, b) research-based knowledge is supportive, helpful and critical in relation to existing regional knowledge, and c) research-based knowledge addresses a large spectrum of knowledge forms in the region. The chapter does not discuss the impact of this knowledge with respect to social change. Furthermore, a limitation of the study, as well as a suggestion for further research, is that it does not analyse how social change might be a result of parallel changes within several knowledge forms in the region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Killeen, Kevin, Helen Smith, Rachel Willie, and Zur Shalev. "Early Modern geographia sacra in the Context of Early Modern Scholarship." In The Oxford Handbook of the Bible in Early Modern England, c. 1530-1700. Oxford University Press, 2015. http://dx.doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199686971.013.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Geografia C"

1

Khotijah, FNU, Elida Novita, and Dian Purbasari. "Analisis Kelayakan Penerapan Produksi Bersih di Agroindustri Kopi Wulan Berpotensi Indikasi Geografis (Studi Kasus di Desa Tanah Wulan Kecamatan Maesan Kabupaten Bondowoso)." In Implementasi IPTEKS Sub Sektor Perkebunan Pendukung Devisa Negara dan Ketahanan Energi Indonesia. Jember: AGROPROSS, National Conference Proceedings of Agriculture, 2019. http://dx.doi.org/10.25047/agropross.2019.129.

Full text
Abstract:
Kecamatan Maesan merupakan sentra kopi arabika terbesar kedua di Kabupaten Bondowoso. Hal itu dibuktikan dengan meningkatnya sebaran luas tanaman kopi arabika sebesar 1.743,15 ha. Permintaan pasar nasional terhadap komoditi arabika sebesar 60% dan 40% kopi robusta. Salah satu upaya yang dapat dilakukan yaitu perluasan areal tanam dan peningkatan mutu kopi melalui perubahan proses pengolahan kering menjadi pengolahan basah. Pengolahan kopi secara basah dapat menghasilkan kopi dengan mutu yang lebih baik, namun pengolahan kopi secara basah relatif tidak ramah lingkungan karena menghasilkan limbah padat, cair dan gas. Agroindustri Kopi Wulan menjadi salah satu agroindustri yang menerapkan metode olah basah dan berpotensi memperoleh sertifikasi Indikasi Geografis (IG). Tujuan penelitian ini adalah mengetahui proses pengolahan kopi arabika di Agroindustri Kopi Wulan, menentukan potensi penerapan produksi bersih dan menentukan prioritas berdasarkan aspek finansial (PBP, NPV, IRR, Net B/C). Penelitian ini menggunakan metode analisis deskriptif kualitatif. Hasil perhitungan kesetimbangan massa menunjukkan dalam 1000 kg produksi menghasilkan limbah padat sebanyak 605 kg, limbah cair 1329 liter dan biji kopi HS kering 258 kg dengan rendemen sebesar 25,8 %. Hasil analisis potensi penerapan produksi bersih pada limbah padat yaitu pembuatan teh cascara, pakan ternak dan pupuk kompos sedangkan penanganan limbah cair yaitu pupuk organik cair dan biogas. Berdasarkan alternatif tersebut, pakan ternak merupakan skala prioritas utama penanganan limbah padat dengan nilai NPV =Rp.156,739,790 ; IRR=47 % ; Net B/C= 6.83 dan PBP=1.35 sedangkan pada penanganan limbah cair yang menjadi prioritas utama adalah biogas dengan nilai NPV=Rp 1,300,637,526 ; IRR=51 % ; Net B/C=19.66 dan PBP sebesar 8,24.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Filipe Narciso, Carla Alexandra. "Neoliberal hegemony and the territorial re-configuration of public space in Mexico City." In 24th ISUF 2017 - City and Territory in the Globalization Age. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/isuf2017.2017.6348.

Full text
Abstract:
Sustainability, ecological modernization, citizen participation, public space and rights are concepts that have acquired great importance in international political discourses and that have figured in indicators, guidelines, programs and policies, at national level, giving rise to a urban planning from administrative units or “zoning”, which instead of showing the different structures, forms and functions of cities as a whole, what has generated is a fragmentation of urban space. In a certain way, the implosion of these themes shows the success of capitalism in a period of neoliberal hegemony, since it becomes a smokescreen to hide the class differences superimposed on global discourses of modernization and development, as well as the transformation of natural resources in products, the capitalization of nature and the transformation of politics into management. The text seeks to reflect on the territorial configuration of public space in the light of emerging urban policies and programs in a neoliberal geopolitical context based on two axes of analysis: in the first analyze the neoliberal imposition models on how to construct public space and in the second will analyze the institutional bases, programs and policies of intervention highlighting their objectives, limitations and contradictions that help to understand the material and immaterial forms that the public space adopts at different scales in Mexico City through of the socio-territorial relations that are constructed in a process of mutual reciprocity. References Brenner, N.; Peck, J.; Theodore, N. (2009).Urbanismo neoliberal: La ciudad y el imperio de los mercados. SUR Corporación de Estudios Sociales y Educación, Temas sociales, n.66. Capel, H. (2002). La morfología de las ciudades. I. Sociedad, cultura y paisaje urbano (Ediciones del Serbal, Barcelona). Harvey, D. (2007) Espacios del capital. Hacia una geografía crítica (Akal, Madrid). Narciso, C.; Ramírez, B. (2016). Discursos, política y poder: el espacio público en cuestión. Territorios 35, Bogotá, pp.37-57. Pradilla, E. (2009) Los territorios del neoliberalismo en América Latina (Universidad Autónoma de México/Miguel Ángel Porrúa, México).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sosa Espinosa, Asenet, Ana Portalés Mañanós, David Urios Mondéjar, and Juan Colomer Alcácer. "Citizen Participation Plan for València Parcs de Barri." In 24th ISUF 2017 - City and Territory in the Globalization Age. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/isuf2017.2017.6011.

Full text
Abstract:
The multifunctional role of neighbourhoodscale parks is vital within the urban system. They are not neutral spaces in terms of the functions attributed to them by the social collectivity. This causes them to be analyzed, evaluated and projected in interdependence with the physical and social environment where they are located or can be located. València parcs de barri is a web platform that arises from a teaching project developed by the Teaching and Research Group TUR (urban planning workshop), within the studies of Degree in Architecture at the Universitat Politècnica de València. It is born worried about the improvement in the project decisions of the neighbourhood parks.It considers that these public spaces have not been designed with sensitivity towards the social function that they fulfil. This social function is established by the daily uses that the population makes and what the park means to them. Among the objectives of this platform are to open the University to society, involve students in a social project and listen to the user. In addition, it is necessary to diagnose and design the parks with and for the subject-user, because this is the true protagonist of the public space. This paper collects the need to establish a plan to be followed by València Parcs de Barri in the coming years. The plan is a road map that defines the strategic lines and phases to be followed in a community based research project, applying the methodologies of participatory action. References Montañés Serrano, M. (2009) Metodología y técnica participativa. Teoría y práctica de una estrategia de investigación participativa (Editorial UOC, Barcelona). Schlierf, K., Boni A. and Lozano J.F. (2010) ‘La transferencia de tecnología participativa desde la Universidad: hacia un cambio tecnológico’, in Martínez, M. (ed.) Aprendizaje, servicio y responsabilidad social de las Universidades(OCTAEDRO-ICE, Barcelona) 193-217. Valènciaparcs de barri, http://www.valenciaparcsdebarri.es/ Vélez Restrepo, L. A. (2009) ‘Del parque urbano al parque sostenible. Bases conceptuales y analíticas para la evaluación de la sustentabilidad de parques urbanos’, Revista de Geografía Norte Grande, nº 43, 31-49. Verdaguer Viana-Cárdenas, C., and Velázquez Valoria, I. (2012) ‘La ciudad de abajo arriba. Aportaciones para la práctica y la teoría del urbanismo participativo’, Hábitat y Sociedad, nº 4, 7-11.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Iovene, Maddalena, Graciela Fernandéz De Córdova, Ombretta Romice, and Sergio Porta. "Towards Informal Planning: Mapping the Evolution of Spontaneous Settlements in Time." In 24th ISUF 2017 - City and Territory in the Globalization Age. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/isuf2017.2017.5441.

Full text
Abstract:
Maddalena Iovene¹, Graciela Fernandéz De Córdova2, Ombretta Romice¹, Sergio Porta¹ ¹Urban Design Studies Unit (UDSU). Department of Architecture. University of Strathclyde. 75 Montrose Street, Glasgow, G11XJ, UK. 2Centro de Investigación de la Arquitectura y la Ciudad (CIAC), Departamento de Arquitectura, PUCP. Av. Universitaria 1801, 32 San Miguel, Lima, Peru. E-mail: maddalena.iovene@strath.ac.uk, gdcfernandez@pucp.edu.pe, ombretta.r.romice@strath.ac.uk, sergioporta@strath.ac.uk Keywords (3-5): Informal Settlement, Peru, Lima, Model of Change, Urban Morphology Conference topics and scale: Reading and Regenerating the Informal City Cities are the largest complex adaptive system in human culture and have always been changing in time according to largely unplanned patterns of development. Though urban morphology has typically addressed studies of form in cities, with emphasis on historical cases, diachronic comparative studies are still relatively rare, especially those based on quantitative analysis. As a result, we are still far from laying the ground for a comprehensive understanding of the urban form’s model of change. However, developing such understanding is extremely relevant as the cross-scale interlink between the spatial and social-economic dynamics in cities are increasingly recognized to play a major role in the complex functioning of urban systems and quality of life. We study the urban form of San Pedro de Ate, an informal settlement in Lima, Peru, along its entire cycle of development over the last seventy years. Our study, conducted through a four-months on-site field research, is based on the idea that informal settlements would change according to patterns similar to those of pre-modern cities, though at a much faster pace of growth, yet giving the opportunity to observe the evolution of an urban organism in a limited time span. To do so we first digitalize aerial photographs of five different time periods (from 1944 to 2013), to then conduct a typo-morphological analysis at five scales: a) unit, b) building, c) plot, d) block, and e) settlement (comprehensive of public spaces and street network). We identify and classify patterns of change in the settlement’s urban structure using recognised literature on pre-modern cities, thus supporting our original hypothesis. We then suggest a unitary model of analysis that we name Temporal Settlement Matrix (TSM). Reference List Caniggia, G., &amp; Maffei, G. L. (2008). Lettura dell’edilizia di base (Vol. 215). Alinea Editrice. Conzen, M. R. G. (1958). The growth and character of Whitby. A Survey of Whitby and the Surrounding Area, 49–89. Hernández, F., Kellett, P. W., &amp; Allen, L. K. (2010). Rethinking the informal city: critical perspectives from Latin America (Vol. 11). Berghahn Books. Kropf, K. (2009). Aspects of urban form. Urban Morphology, 13(2), 105–120. Muratori, S. (1960). Studi per una operante storia urbana di Venezia. Palladio, 1959, 1–113. 22. Porta, S., Romice, O., Maxwell, J. A., Russell, P., &amp; Baird, D. (2014). Alterations in scale: patterns of change in main street networks across time and space. Urban Studies, 51(16), 3383–3400. Watson, V. (2009). “The planned city sweeps the poor away…”: Urban planning and 21st century urbanisation. Progress in Planning, 72(3), 151–193. Whitehand, J. W. R. (2001). Changing suburban landscapes at the microscale. Tijdschrift Voor Economische En Sociale Geografie, 92(2), 164–184.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography