To see the other types of publications on this topic, follow the link: Geografia C.

Journal articles on the topic 'Geografia C'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Geografia C.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pereira, Martha Priscila Bezerra. "GEOGRAFIA DA SAÚDE POR DENTRO E POR FORA DA GEOGRAFIA." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 17 (May 20, 2021): 121–32. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia17058055.

Full text
Abstract:
A necessidade de se encontrar respostas em um tempo cada vez menor ou apresentar uma ideia o mais rápido possível faz com que se depare com determinadas palavras ou termos que nem sempre são percebidos ou se forem, que não há tempo para se entender com mais profundidade. Essa situação está presente por exemplo, quando se trabalha com uma problemática específica e se recorre à menção de uma área, disciplina, campo ou outra denominação apenas para situar o leitor. No caso da Geografia da Saúde, tem sido utilizadas várias classificações quando mencionada, seja por uma necessidade específica ou um contexto de trabalho, assim como são várias as denominações diferenciadas que tratam de temas parecidos com o da Geografia da Saúde, mas que por estarem no âmbito de outra ciência, são pouco conhecidos. Desta forma, este artigo busca entender como se classifica a Geografia da Saúde e como é influenciada por outras ciências, acarretando várias nomenclaturas com significados próximos. Para esta pesquisa foram realizadas as seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico; b) revisão da literatura e; c) análise comparativa. Como resultados principais, percebeu-se que a Geografia da Saúde, quando tratada pelos profissionais de Geografia, pode ser entendida como um espaço nodal, formando uma plataforma metodológica, pois compartilha de temas relacionados a várias disciplinas para formar seu objeto de interesse, mas utilizando as bases teórico-metodológicas da Geografia. Quando a Geografia da Saúde está sendo apresentada a outros profissionais, ela fornece um modo de olhar específico para determinada problemática, possibilitando a busca de soluções a partir de outras bases. Há muitas denominações parecidas e que também buscam problemáticas que são de interesse da Geografia da Saúde, porém, devido estar em outras ciências, possuem bases teórico-metodológicas diferenciadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Melo, Ismail Barra Nova. "MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA." Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 16, no. 1 (September 14, 2018): 268–79. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v16i1.13358.

Full text
Abstract:
A Cartografia tem um papel importante a cumprir no curso de licenciatura em Geografia, principalmente como linguagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas discussões relacionadas a Cartografia que consideramos pertinente na formação do professor de Geografia. Esta é uma pesquisa bibliográfica que busca um diálogo com autores que discutem diferentes posições para a Cartografia. Conclui-se que a Cartografia atualmente, diferente daquela posição vinculada ao dominador, pode: a) permear o ensino da Geografia no ensino básico; b) ajudar no entendimento do processo de construção histórica do espaço geográfico; c) contribuir na formação do cidadão; e d) ser um instrumento de luta de diferentes grupos da sociedade civil. Palavras-Chave: Cartografia Escolar; Formação de Professor; Geografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Batista, Bruno Nunes. "O ensino de geografia paga tributo à escola nova?" Geosaberes 9, no. 19 (September 5, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.678.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as possíveis implicações do movimento pedagógico conhecido como Escola Nova no ensino de Geografia, numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: como funcionam esses discursos? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes tanto à Escola Nova quanto ao ensino de Geografia, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da Escola Nova foram construídas; b) conecta-los aos dizeres e fazeres de artigos sobre ensino de Geografia do meio do século passado; c) mostrar, com isso tudo, que talvez a compreensão do discurso da Geografia escolar, na contemporaneidade, passaria estreitamente pela análise das pedagogias ativas e das metodologias participativas presentes na Escola Nova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Novais, Marcos Paulo Souza. "A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA." Geografia Ensino & Pesquisa 20, no. 1 (May 24, 2016): 84. http://dx.doi.org/10.5902/2236499414214.

Full text
Abstract:
Os livros didáticos continuam a ser a principal referência na sala de aula para alunos e professores das escolas públicas e privadas do país, embora muitas vezes utilizado de forma variada: em alguns momentos estimula a reflexão sobre o espaço geográfico e em outros trabalha com a Geografia de modo tradicional e não reflexivo. O litoral brasileiro possui uma extensão de aproximadamente 8.500 km, ao longo da qual ocorrem unidades fisiográficas variadas, sendo que a maior parte da população urbana reside nas cidades concentradas ao longo do litoral. Neste contexto a geologia/geomorfologia da zona costeira é apresentada de forma diferenciada nos manuais didáticos de Geografias, onde a abordagem das definições das formas que compõem a fisionomia dessa paisagem varia de coleção para coleção, de autor para autor. O objetivo deste trabalho é analisar como a geologia/geomorfologia costeira é abordada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, bem como refletir a prática pedagógica docente no que concerne ao ensino de uma geografia contextualizada. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e análise comparativa de livros didáticos, onde foi avaliado utilizando os seguintes critérios:a) análise do perfil do autor ou autores; b) adequação dos textos e da linguagem ao público ao qual se destina; c) qualidade das imagens, representações gráficas e cartográficas; d) coerência da proposta teórico-metológica; e) abordagem conceitual; f) as fontes bibliográficas. Os resultados preliminares demonstram que alguns manuais didáticos conservam uma visão restrita sobre essa temática, e quase sempre associada às questões ambientais, porém já dispomos de livros didáticos que apresentam uma análise geológico-geomorfológica das regiões costeiras abordando conceitos e definições de feições dessa paisagem, aproximando o docente e o aluno ao conhecimento desses ambientes. Faz se necessário ainda (re) pensarmos às práticas de ensino e a produção de material didático no tocante a produção de uma geografia contextualizada. Palavras-chave: Zona Costeira, livros didáticos, prática pedagógicaDOI: 10.5902/2236499414214
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Batista, Bruno Nunes. "PARA SE DEFENDER DO ENSINO DE GEOGRAFIA." Revista Contrapontos 19, no. 1 (April 5, 2019): 69. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p69-89.

Full text
Abstract:
Proveniente de uma perspectiva ancorada no Pós-Estruturalismo, este artigo compartilha os efeitos de um projeto de trabalho que vem pensando a Geografia escolar a partir dos estudos foucaultianos. Desse modo, trabalha esse campo do conhecimento como uma prática feita de regras, normas e interdições, que constituem um sistema linguístico que nem todos são autorizados a adentrar. Por meio desse pressuposto, opera sua analítica indicando que 1º) o ensino de Geografia é resultado de uma formação discursiva, construída em meio a relações de poder e saber que estabelecem como e o que se deve dizer; 2º) que esse discurso, por sua vez, obedece ao neoliberalismo; 3º) que passou da hora do ensino de Geografia tornar-se, no sentido de Deleuze e Guattari, Máquina de Guerra, voltando-se contra a) o mau uso que fizeram dos seus enunciados, b) a autoria docente interditada, que tosa a criatividade artística do professor, c) as falas régias e as palavras-mestras, que tributam outros olhares e possibilidades de expressões alternativas no ensinar e no aprender.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Elvis Reis de, and Renata Silva Jorge. "A prática educativa do professor de Geografia como ferramenta para constituição da consciência cidadã." Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 01 (January 5, 2021): 21–36. http://dx.doi.org/10.46551/rvg26752395202112136.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia Escolar, a partir da perspectiva da Educação Geográfica, como ferramenta que permite considerar a realidade do aluno. A pesquisa foi realizada com duas professoras da rede municipal da cidade de Cariacica – ES. O estudo se constitui em análise do cotidiano e das práticas, e nas narrativas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental. Para realização das análises foi necessário categorizar as observações das aulas e as informações presentes nas entrevistas: a) a perspectiva pedagógica da problematização do conteúdo e a dialogicidade; b) a abordagem de conteúdo em torno da formação da consciência espacial cidadã; c) e o processo de ensino e aprendizagem na conscientização espacial. Através das análises dos dados é chegada à conclusão, que existe uma intencionalidade por parte das professoras entrevistadas. Tal intencionalidade aparece, com mais clareza, na concepção de Geografia Escolar e na Perspectiva Pedagógica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins Junior, Luiz, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, and Marcia Vidal Candido Frozza. "Potencialidades da ferramenta Google My Maps para o ensino de geografia em Portugal (Google My Maps tool for teaching geography in Portugal)." Revista Eletrônica de Educação 14 (January 15, 2020): 3776013. http://dx.doi.org/10.14244/198271993776.

Full text
Abstract:
This article is an offshoot of a doctoral research on digital technologies, focusing on the use of the Google My Maps tool in the teaching of Geography, which was carried out in a practice that focused on the construction of maps on the cartography of Portugal, conceived in a perspective of a qualitative collaborative research involving twenty-eight secondary school students from a public school in Carcavelos - Portugal, in 2018. In general, the organization of this practice indicated that this tool has a good didactic potential and has versatility of use to develop the main notions of school cartography and contents about the Geography of Portugal. In addition, the importance of the use of technologies in the school context was emphasized, which enhances the use of new languages and approaches to teach and learn Geography.Resumo Esse artigo é um desdobramento de uma pesquisa de doutorado sobre a temática tecnologias digitais, concentrada na utilização da ferramenta Google My Maps no ensino de Geografia que se efetivou em uma prática que teve como foco a construção de mapas sobre a cartografia de Portugal, concebida numa perspectiva de investigação qualitativa de natureza colaborativa, envolvendo vinte e oitos estudantes do ensino secundário de uma escola pública de Carcavelos – Portugal, em 2018. Em linhas gerais, a organização desta prática indicou que esta ferramenta tem um bom potencial didático e apresenta versatilidade de uso para desenvolver as noções principais da cartografia escolar e conteúdos sobre a Geografia de Portugal. Ademais, ficou evidenciada a importância do uso das tecnologias no contexto escolar que potencializa o uso de novas linguagens e abordagens para ensinar e aprender Geografia.Palavras-chave: Ensino de geografia, Tecnologias digitais, Práticas Pedagógicas.Keywords: Geography teaching, Digital technologies, Pedagogical practices.ReferencesADRIÃO, Daniel. Um novo paradigma educativo para Portugal no século XXI. Editora: Educanologu, 2018. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José. Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. A pesquisa colaborativa na formação de professores de Geografia e seus desdobramentos no ensino. In: MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynki (Org.). Ensino de Geografia no contemporâneo: experiências e desafios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.CLAUDINO, Sergio; SPINELLI, Flavia. Educación geográfica y ciudadanía: un abordaje reflexivo. In: MIGUEL GONZÁLEZ, Rafael; LÁZARO Y TORRES; GAITE, María Jesus Marrón. (Eds.). La educación geográfica digital. Zaragoza: Grupo de Didáctica de la Geografía de la Asociación de Geógrafos Españoles y Universidad de Zaragoza, 2012. p. 49-58.COSTA, Fernando Albuquerque. Tecnologias em Educação – um século à procura de uma identidade. In: COSTA, Fernando Albuquerque et al. (Org.). As TIC na Educação em Portugal: concepções e práticas. Porto: Porto Editora, 2007.FAVA, Rui. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2014.FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.GIORDANI, Ana Claudia et al. Tecnologias de informação e comunicação disponíveis no ciberespeaço para ensinar e aprender geografia. In: GIORDANI, Ana Claudia et al. (Orgs.) Aprender geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014.GÓMEZ, Àngel Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção do conhecimento. São Paulo: Liber Libros, 2008.JONASSEN, David H. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvovler o pensamento crítico nas escolas. Tradutor: Ana Rosa Gonçalves, Sandra Fradão, Maria Francisca Soares. Porto: Porto Editora, 2007. LUQUE, Ricardo Manuel. El uso de la cartografía y la imagen digital como recurso didáctico en la enseñanza secundaria. Algunas precisiones en torno a Google Earth. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, n. 55, p. 183-210, 2011.PORTUGAL, Programa Curricular do Ensino Secundário. Secretaria da Educação básica. Portugal: Ministério da Educação/Direção geral da Educação, 2017.SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A docência online e a pedagogia da transmissão. Boletim Técnico do SENAC, Revista Educação, v. 33, p. 81-89, 2007. Disponível em <http://www.academia.edu/4975684/A_DOC%C3%8ANCIA_ONLINE_E_A_PEDAGO GIA_DA_TRANSMISS%C3%83O> Acesso em 10 nov. 2019.TONINI, Ivaine Maria. Movimentando-se pela Web 2.0 para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor; COSTELLA, Roselane Zordan. (Org.). Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso, Lugar-cultura/Imprensa Livre, 2013.TONINI, Ivaine Maria. Os meios de comunicação, tecnologias digitais e práticas escolares de Geografia. Revista da Faculdade Santo Agostinho, 2014.TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor, GIORDANI, Ana Claudia Carvalho, CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Aprender a ensinar Geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014.e3776013
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brasil, José Renato Renato Pereira, Jucieude De Lucena Evangelista, Albino Oliveira Nunes, and Luiz Carlos Aires Macedo. "A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 5 (December 18, 2020): 486–99. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve exposição teórica sobre a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade-(CTS) na educação e propor a utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de ciências e geografia a partir de uma concepção CTS. Para tanto, realizamos em primeiro momento um breve relato sobre o desenvolvimento do movimento CTS no mundo destacando as suas concepções acerca da importância da C&T para sociedade bem como as implicações positivas e negativas para a sociedade. Depois traçamos um breve relato sobre o movimento CTS no Brasil e seus desdobramentos no ensino de Ciências. Por último, apresentamos a nossa proposta metodológica baseado na utilização do RPG como suporte para as discussões no ensino e aprendizagem de Ciências e Geografia sobre o enfoque CTS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira Júnior, Dionel Barbosa, Igor Murilo Andrade Salame, Robson Alves Dos Santos, and Marcus Vinicius Mariano De Souza. "Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: Experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA." Revista Ensino de Geografia (Recife) 3, no. 3 (December 24, 2020): 167. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2020.247365.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa busca explanar acerca da experiência vivida durante o Estágio Docente III, por alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que ocorreu na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatejê, localizada na Aldeia Gavião no município de Bom Jesus do Tocantins - Pará. Para a elaboração deste trabalho os procedimentos metodológicos foram: a) levantamento bibliográfico, b) observação do espaço escolar e da Aldeia Gavião; c) observação das aulas de Geografia na escola e d) regência de aula. Pretende-se também entender a diferenciação da educação escolar indígena. A educação escolar fornece aos acadêmicos maneiras diferentes de se ver o mundo, respeitando e lidando com a pluralidade presente no eixo educacional, ponto esse que agrupa e junta os demais indivíduos à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Jefferson Rodrigues de. "Geografia, religião e mídia: novas interfaces do sagrado na era hipermoderna." REVER - Revista de Estudos da Religião 19, no. 3 (January 23, 2020): 55–77. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a4.

Full text
Abstract:
As novas conjunturas sociais e culturais possibilitam ao homem religioso ter acesso a diferentes mídias que proporcionam novas interações e conexões com o sagrado, gerando, assim, novos campos de análises e pesquisas sobre o universo midiático e do ciberespaço. Essas mudanças propiciam diferentes campos de pesquisa, em especial para a Geografia. Apoiado na tríade entre o homem, a tecnologia e o sagrado, as religiões se apropriam dessa novidade buscando, entre disputas políticas e econômicas, a manutenção de seus territórios religiosos e devotos. Buscando descortinar essas conjunturas hodiernas, o objetivo deste artigo será de apresentar ao leitor: a) a Geografia da Religião como campo de investigação em transformação; b) as novas transformações socioculturais na sociedade capitalista hipermoderna e; c) hipermodernidade digital, novos aportes teóricos e metodológicos na ciência geográfica. O campo de investigação empírico se dará através da IgrejaCatólica Apostólica Romana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lima, Anna Erika Ferreira, Danielle Rodrigues da Silva, and Enos Feitosa de Araújo. "Metodologias ativas em geografia: experiências docentes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do ceará (ifce)." Geosaberes 9, no. 18 (April 24, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i18.657.

Full text
Abstract:
O uso de metodologias ativas tem se configurado como alternativa para envolver e estimular os alunos no processo de aprendizagem. No Instituto Federal do Ceará, o número de alunos desistentes e/ou com dificuldades de aprendizagem e adaptação ao perfil do aluno dos cursos médio integrados, instigou a adoção de práticas pedagógicas que buscassem capacitar de forma mais efetiva esses estudantes. Assim, as metodologias ativas passaram a fazer parte do cotidiano de muitas das aulas de Geografia. O presente trabalho tem como objetivo geral relatar as principais metodologias ativas utilizadas no ensino de Geografia desenvolvidas por docentes dos campi de Fortaleza, Umirim e Quixadá no período de 2016-2017. Para realização do trabalho, o dividimos em três etapas, a saber: 1) Revisão da literatura; 2) Aplicação de questionários, seleção das metodologias a serem utilizadas e execução das mesmas; 3) Sistematização e análise das experiências. A indicação das metodologias ativas mais atrativas para os 61 alunos os quais participaram da pesquisa, versou sobre: a) Júri simulado; b) aulas de campo/visitas técnicas; c) World Café; e d) Sala de aula invertida. Assim, na expectativa de contribuir na adoção de práticas de ensino mais contextualizadas e próximas da compreensão dos alunos, as metodologias ativas passaram a fazer parte do cotidiano de muitas das aulas de Geografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Brandão, Paulo Roberto Baqueiro. "QUESTÕES EMERGENTES PARA UM (NOVO) TEMÁRIO DA GEOGRAFIA POLÍTICA DO OESTE BAIANO." Redes 20, no. 3 (January 3, 2016): 382. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v20i3.4979.

Full text
Abstract:
Questões políticas sempre tiveram alguma centralidade na constituição da parcela mais ocidental do território baiano. Nos dias atuais, alguns processos têm ganhado importância na escala regional. Assim, três grandes questões emergem como debates necessários para a compreensão da Geografia Política contemporânea do Oeste Baiano: (a) os litígios territoriais com os estados vizinhos (Goiás e Tocantins, principalmente, mas também Piauí e Minas Gerais), (b) a pretensa criação do Estado do Rio São Francisco e, no âmbito intrarregional, de novos municípios, (c) além da imigração de populações estrangeiras. A ideia contida neste texto é, pois, traçar um breve panorama de cada um desses temas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva, Jesiel Souza. "O TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: REVISITANDO A CAPITAL FEDERAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES ESPACIAIS." Revista Contexto & Educação 35, no. 110 (January 2, 2020): 293–308. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.293-308.

Full text
Abstract:
O trabalho de campo em Geografia contribui para o aprimoramento das habilidades discentes com relação à leitura e interpretação de documentos e instrumentos geográficos e/ou cartográficos, como mapas e cartas, possibilitando aos alunos a oportunidade de aliar os conceitos teóricos à prática. O objetivo deste estudo é entender a importância do trabalho de campo para o ensino de geografia a partir das percepções discentes de um trabalho de campo realizado em Brasília/DF, com alunos do curso Técnico em Administração do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Os resultados do trabalho permitiram aos alunos entender a própria formação de Brasília, considerada uma cidade-parque, a partir de quatro escalas distintas: a) a bucólica; b) a monumental; c) a residencial; e d) a gregária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Braga, Keslen Da Costa, Bruno Santos De Oliveira, and Enoque Gomes de Morais. "Desafios e contribuições da aula de campo em escola pública de altamira-pará." Geosaberes 8, no. 14 (April 6, 2017): 16. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v8i14.448.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a aula de campo como proposta metodológica no ensino da Geografia, e seus desafios e contribuição no ensino fundamental, em uma escola municipal de Altamira-PA, com objetivo de discutir sobre a aula de campo, sua importância principalmente no ensino de Geografia, seus desafios e suas contribuições para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, bem como apresentar experiência vivenciada em campo e em sala de aula. Foi realizado levantamento de dados através de aplicação de questionários, suscitando a necessidade, a importância da aula de campo e a aplicabilidade da pratica em campo, com intuito de analisar a relação teoria-pratica. Essa pesquisa ocorreu referida a unidade de ensino com a turma do 6º ano C, composto por aula teórica, aula em campo e discussões em campo. A aula de campo contribuiu para que os alunos tenha uma real aprendizagem por parte da assimilação do conteúdo ministrado em sala, havendo um elo essencial entre a prática e a teoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Souza, Eduardo Barboza, Thais Mara Souza Pereira, and Erimágna De Morais Rodrigues. "PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ESCOLAS ESTADUAIS PARAIBANAS." Para Onde!? 10, no. 1 (September 12, 2018): 09–15. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.85444.

Full text
Abstract:
Sabe-se que os estudos voltados à prática docente têm se intensificado bastante na contemporaneidade, com base em estudos diversos na área percebemos a necessidade de uma maior discussão e reflexão acerca de tal. Nessa perspectiva, objetivamos com essa pesquisa refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino no município de Itabaiana-PB. Para a efetivação, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) levantamento bibliográfico e documental, b) planejamento da pesquisa, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de questionários e e) análise dos dados obtidos. Com base nas reflexões realizadas, mesmo sabendo das grandes dificuldades que permeiam o ensino público, percebemos a necessidade de uma maior reflexão por parte dos professores sobre sua própria prática, de modo que, só assim possa emergir possibilidades de intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Batista, Bruno Nunes. "Ensino de Geografia e a Doutrina da Queda (1943-1970) / Geography teaching and the Doctrine of the Fall (1943-1970)." Revista de História e Historiografia da Educação 2, no. 6 (May 8, 2019): 153. http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.59141.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as implicações de uma ordem do discurso no ensino de Geografia contemporâneo, com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: qual seria a proveniência do denuncismo e do catastrofismo em seus enunciados? A discussão se estabelece tomando por base as teorizações presentes na arqueologia do saber de Michel Foucault, tratando de a) apresentar os caminhos da pesquisa na perspectiva foucaultiana; b) regressar até textos da primeira metade do século XX, a fim de descrever como o ensino de Geografia era pronunciado; c) compartilhar os principais argumentos presentes em tais documentos; d) sinalizar algumas das raízes do discurso hegemonizado, dentre elas o dualismo platônico, a doutrina da queda judaico-cristã e o pensamento da Modernidade.* * *The article analyzes the implications of an order of discourse in the teaching of contemporary geography, in order to answer the following question: what is the origin of denunciation and catastrophism in its statements? The discussion is established based on the theorizations present in the archeology of knowledge of Michel Foucault, trying to a) present the paths of research in foucaultian perspective; b) return to the texts of the first half of the 20th century, in order to describe how the teaching of Geography was pronounced; c) share the main arguments in these documents; d) to point out some of the roots of the hegemonic discourse, among them the platonic dualism, the doctrine of the Judaeo-Christian fall and the thought of Modernity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Fernandes, João Luís J. "A Geografia e a globalização. Análise e reflexão a partir de um estudo de caso na Bahia (Brasil)." Cadernos de Geografia, no. 34 (December 21, 2015): 117–19. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_34_14.

Full text
Abstract:
[Recensão a] NETO, S. C. (2014) - Do isolamento regional à globalização: Contradições sobre o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. Salvador, Editora da Universidade Federal da Bahia DOI: http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_34_13
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Assis, Vinícius Augusto Andrade de. "O primeiro de todos os Sacramentos: compadrio e escravidão numa vila não exportadora (Castro, Capitania de São Paulo, c.1789-1836)." Revista Crítica Histórica 12, no. 23 (July 31, 2021): 8–43. http://dx.doi.org/10.28998/rchv12n23.2021.0003.

Full text
Abstract:
A análise sistemática dos registros paroquiais de batismo permite um aprofundamento em questões sobre variáveis demográficas, a geografia política pelos padrinhos preferenciais, a condição jurídica ou qualidade social dos sujeitos registrados, as estratégias e as escolhas na relação de compadrio, de modo a reconhecer as dinâmicas e hierarquias numa sociedade escravista moldada nos valores do Antigo Regime. Nesse artigo, proponho discutir algumas questões sobre escravidão e hierarquia social a partir dos compadrios estabelecidos na vila de Castro, em princípios do século XIX. Para tanto, parto de uma amostra dos batismos de escravizados, focalizando o microscópio para as fazendas Jaguariaíva e Caxambu, pertencentes ao Coronel Luciano Carneiro Lobo e ao tropeiro Francisco Xavier da Silva. Paralelamente, manipulei listas nominativas de habitantes e maços de população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Reboita, Michelle Simões, Nisia Krusche, Tércio Ambrizzi, and Rosmeri Porfírio da Rocha. "Entendendo o tempo e o clima na América do Sul." Terrae Didatica 8, no. 1 (June 29, 2015): 34. http://dx.doi.org/10.20396/td.v8i1.8637425.

Full text
Abstract:
A América do Sul (AS) possui uma geografia diversificada, propícia ao desenvolvimento e atuação de diferentes sistemas atmosféricos que contribuem para não-homogeneidade espacial e temporal da precipitação. Diante disso, os objetivos deste estudo são: (a) discutir os conceitos básicos de tempo e clima, (b) apresentar a climatologia de precipitação no continente sul-americano e (c) descrever os sistemas atmosféricos que contribuem para os diferentes ciclos anuais de precipitação nos diversos setores da AS, com base em revisão da literatura. De modo geral, a estação chuvosa da AS é o verão e a seca, o inverno. Nessas estações do ano, diferentes sistemas atmosféricos são responsáveis pela precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Marcos, Isabel. "Análise semiótica de um espaço de ensino teórico/prático da arquitectura." Estudos Semióticos 14, no. 3 (December 19, 2018): 83–97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.152797.

Full text
Abstract:
Se queremos passar da apreensão intuitiva das diferenças espacio-culturais ao conhecimento metodológico do espaço encarnado na nossa vivência, vejamos um exemplo relativamente simples de uma análise semiótica. O objecto desta análise é a minha sala de aula teórica / prática de arquitectura na ESBAL (Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa) em 1985. Aqui os métodos da semiótica do espaço permitem-nos aceder ao conhecimento e ao funcionamento deste espaço. Este artigo está organizado em três grandes partes: o plano da expressão (análise dos topos – A), o plano do conteúdo (análise do fazer – B) e a relação do plano da expressão e do conteúdo (a Semiose e a Geografia Sémica – C).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Damasceno Ferreira, Fabrício Leandro, Maria Emília Gomes Vieira Reis, and Thiago Pinto Da Silva. "CONSTRUÇÃO DE MÉTODOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: DESTAQUE PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DE GEOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA." Revista Continentes, no. 17 (December 10, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.51308/continentes.v1i17.249.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar as atividades desenvolvidas, os métodos e recursos utilizados dentro do âmbito do referido projeto de monitoria de ensino vinculado à disciplina de Geologia dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia do Departamento de Geografia de Campos/UFF, bem como as experiências obtidas durante os anos de 2016 a 2018. Este tem como objetivo principal a construção de instrumentos que articulassem as relações de ensino e aprendizagem principalmente no que tange os conteúdos teóricos e as atividades práticas da disciplina. A metodologia utilizada para obter os dados necessários foi baseada na (a) confecção de cinco listas de exercícios, (b) disponibilização de horários semanais para a realização de monitorias, (c) Realização de atividade prática de mineralogia, (d) Auxílio ao professor e alunos durante as atividades de trabalhos de campo, (e) criação de meios que facilitassem a comunicação entre professor, monitor e os alunos e (f) reprodução de processos geológicos em laboratório. A partir dos resultados finais, constatou-se que a utilização das práticas educativas dentro do currículo escolar foi fundamental para uma reformulação do quadro de aprovação dos cursos. É preciso valorizar essas atividades e introduzir as práticas metodológicas dentro dos cursos de graduação, pois todos os alunos precisam usufruir dessas ferramentas pedagógicas para a construção do seu conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 3 (August 20, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1589.

Full text
Abstract:
Neste terceiro volume do ano 29, a HOLOS se apresenta com a recente publicação dos indicadores do Qualis da CAPES referente ao triênio 2010-2012, os quais mostram que o periódico avança significativamente, conforme quadro abaixo. Qualis CAPES Área B2 Interdisciplinar B2 Educação B2 Serviço Social B3 Administração, Ciências Contábeis e Turismo B3 Ciências Ambientais B4 Filosofia/Teologia: Subcomissão Filosofia B4 Geografia B4 Engenharias III B5 Ciências Agrárias I B5 Biodiversidade B5 Geociências B5 Educação Física B5 Artes/Música B5 Engenharias IV B5 Ensino B5 Sociologia B5 Engenharias I B5 Engenharias II C Biotecnologia C Ciência da Computação C Letras/Linguística C Ciência de Alimentos C Química C Astronomia/Física C Materiais C Zootecnia/Recursos Pesqueiros Este número apresenta à sociedade global dezoito artigos, sendo um em energia solar, quatro em gestão da inovação, dois em políticas públicas, dois em educação, quatro em ciências ambientais, três em ciências agrárias e um em geografia. O primeiro artigo, na área de energia solar, se organiza através de discussões da perspectiva da aplicação da energia solar fotovoltaica na geração de energia elétrica no Rio Grande do Norte (RN, Brasil). Na sequência, há dois artigos na área de gestão da inovação, que abordam aspectos relacionados à gestão da criatividade e à gestão de incubadora de empresas, bem como à aplicação de ferramenta de benchmarking em empresa de fast food. Os dois artigos relacionados à política pública discutem, o primeiro, a extrafiscalidade e o meio ambiente – uma análise da sustentabilidade constitucional no RN, e, o segundo, os valores organizacionais em uma instituição pública de ensino. A área de tecnologia da informação é contemplada com um artigo que mostra um protótipo para gerenciar projetos de pesquisa e extensão. Em educação, encontram-se duas contribuições, uma sobre formação de professores no uso de mídias e a outra sobre portais educacionais e suas características. Na área de ciências ambientais, verificam-se quatro artigos: o primeiro trata dos impactos da extração de petróleo no Alto do Rodrigues (RN); o segundo aborda os riscos ambientais da extração do sal; o terceiro traz uma análise de plano de recuperação de área degradada no rio Apodi-Mossoró; e o quarto artigo discute a viabilidade da precipitação de chuvas de duas cidades paraibanas. Na área de ciências agrárias, por sua vez, são três contribuições: a primeira traz uma avaliação da produtividade e qualidade do capim elefante e do sorgo irrigados com água do lençol freático e do rejeito do dessalinizador; a segunda observa a disponibilidade e o valor nutritivo da vegetação de caatinga no semiárido norte-rio-grandense do Brasil; a terceira trata da ocorrência de bactérias do gênero Azospirillum Spp. associadas a gramíneas forrageiras no semiárido nordestino. No último artigo apresentado, tem-se uma contribuição sobre a geografia do futebol, no qual se levanta uma discussão histórica, perpassando pelos caminhos locais. Um texto para ler em tempos que antecipam a realização da Copa do Mundo no Brasil. Na oportunidade, renovamos nossos agradecimentos aos avaliadores ad hoc pela permanente colaboração visando à manutenção da qualidade e ao cumprimento dos prazos, bem como aos autores que sabiamente escolhem este periódico como veículo de difusão de sua produção científica. Esta editoria reafirma, ainda, a importância da consolidação da interiorização da educação, ciência e tecnologia para a conquista de uma nação desenvolvida e mais justa. Enfim, convidamos a navegar em mais uma edição da HOLOS. Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Maciel, Antonio Carlos, Andreia Da Silva Quintanilha Sousa, and Tania Suely Azevedo Brasileiro. "POLÍTICA DE C&T E DISPARIDADES REGIONAIS NO BRASIL: RAZÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA AMAZÔNIA." Revista Labor 1, no. 9 (March 16, 2017): 54. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i9.6612.

Full text
Abstract:
O objetivo do texto é discutir a necessidade da expansão da oferta de cursos públicos para o ensino superior e consequentemente o incremento na pósgraduação na Região Amazônica. Os dados apresentados têm como base as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão pertencente ao Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Amazônia e de importantes estudos sobre o tema, dentre os autores, destaque para Martins (1986) que ajuda a pensar a questão agrária brasileira. A necessidade de expansão de cursos superiores públicos é constatada por todos os indicadores, ratificada pelas autoridades e instituições de ciência e tecnologia, e uma condição sine qua non para a consolidação das universidades públicas do Norte do país. Para demonstrá-las, dois grupos de razões podem ser listados: as que apontam para a diminuição das disparidades regionais e as que reconhecem a urgência de uma resposta aos impactos sócio-ambientais decorrentes da ocupação sócio-econômica recente da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Gonçalves, Nelson Veiga, Dayseanne Costa Vieira, Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Simone Beverly Nascimento da Costa, Juan Andrade Guedes, Bruno de Oliveira Santos, Rodrigo Junior Farias da Costa, Sheila Cristina Martins E Silva, and Rafael Aleixo Coelho de Oliveira. "ANÁLISE ESPACIAL E EPIDEMIOLÓGICA DE HEPATITES B E C E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL, NO ESTADO DO PARÁ." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 15, no. 31 (July 5, 2019): 29–42. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia153146170.

Full text
Abstract:
Considerando as hepatites B e C um grave problema de saúde pública no Brasil, este estudo objetivou analisar a distribuição espacial e socioeconômica destas doenças, nos municípios atendidos por três Centros Regionais de Saúde (CRS), da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, de 2010 a 2014. Foi realizado um estudo descritivo e transversal com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As análises epidemiológicas mostraram que o 1º CRS notificou maior número de casos, sobretudo em 2012 e 2014. O perfil dos indivíduos mais acometidos foi sexo masculino (58,9%), pardos (65,1%), adultos (65,6%), baixa escolaridade (27,3%) e residentes em zona urbana (93,0%). Os fatores de riscos mais significativos nos três CRS foram as doenças sexualmente transmissíveis e uso de medicamentos injetáveis. A análise espacial entre os parâmetros do IDHM e da taxa de incidência mostrou uma autocorrelação inversa entre essas duas variáveis. Foi observado que áreas com IDHM médio e baixo apresentaram altas taxas de incidência. As análises geradas foram eficazes para construir um cenário epidemiológico contextualizado das hepatites B e C. Ressaltamos a necessidade de expansão de programas de controle destas doenças nas áreas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Oliveira, Sandro. "O ator experimental no cinema: mimese-jogo nas fronteiras da re-presentação." Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 7, no. 2 (July 14, 2020): 26–47. http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v7n2.656.

Full text
Abstract:
Na história do cinema, o domínio experimental no âmbito do jogo do ator tem sido um campo de pesquisa pouco explorado. Este trabalho intenta, então, propor os prolegômenos do que nomeia, como hipótese, o ator experimental no cinema, ou seja, uma série de figurações que testam os padrões (ex/im)postos pela tradição realista-naturalista dos cinemas clássicos, levando a presença do ator para um campo fronteiriço do jogo, direcionando-o para (a) gestos e posturas transgressivas, (b) deslocamentos fragilmente motivados e (c) pondo o jogo do ator "em parênteses", expondo a técnica e quebrando a tão propalada identificação sensória do espectador. Utiliza a mímesis platônica como ponto de referência para compreender como essas transgressões à grafia clássica do ator se materializam, fornecendo exemplos espraiados pela geografia e história do cinema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Alfonso, Haroldo Dilla, and Margarita Figueroa Sepúlveda. "Escalas Econômicas e Regiões Transfronteiriças na América Latina / Economic Scales and Cross-border Regions in Latin America." Espaço Aberto 9, no. 2 (December 17, 2019): 7–22. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.27347.

Full text
Abstract:
Considerando as regiões em sua condição multidimensional e como peças inseparáveis da geografia do desenvolvimento desigual capitalista, o presente artigo tem por objetivo discutir e propor uma tipologia de situações de um das modalidades de regionalização que melhor sinaliza os processos de territorialização neoliberal: as regiões transfronteiriças (RTF) internacionais, especialmente da América Latina. O artigo sintetiza dois exemplos de tipologia de interação transfronteiriça, o do Grupo Retis (2005) e ode Oliveira (2005), que servem como referência de comparação para a nossa proposta de uma nova tipologia, que diferencia regiões a) consuetudinárias, b) autocontidas, c) corredores e d) globalizadas. A partir das características próprias das dinâmicas fronteiriças na região, propõe-se essa tipologia flexível das regiões transfronteiriças latino-americanas, com base em um perfil específico, que deriva das conexões econômicas que regem o âmbito dos intercâmbios comerciais desses espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Suzigan, Wilson, João Furtado, Renato Garcia, and Sérgio E. K. Sampaio. "Inovação e conhecimento: indicadores regionalizados e aplicação a São Paulo." Revista de Economia Contemporânea 10, no. 2 (August 2006): 323–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482006000200005.

Full text
Abstract:
Este artigo elabora um conjunto de indicadores que mapeiam a distribuição geográfica de conhecimentos e capacitações científicas e tecnológicas como proxies da distribuição geográfica das atividades de C,T&I e os aplica a dados e informações do Estado de São Paulo. A visão panorâmica da distribuição geográfica das atividades de C,T&I no estado é complementada, num corte analítico vertical, por uma visão dessas atividades em sistemas locais de produção e inovação com base num caso ilustrativo: as atividades de tecnologia de informação e comunicação da microrregião de Campinas. Os resultados mostram um padrão de distribuição regional das atividades de C,T&I ao longo dos eixos das principais rodovias do estado e no entorno de áreas metropolitanas (especialmente São Paulo e Campinas) e de regiões com forte concentração de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. A tendência à aglomeração de empresas nessas áreas e regiões, formando sistemas locais de produção e inovação, é evidenciada pela aderência do mapeamento desses sistemas ao mapeamento da distribuição geográfica mostrada pelos indicadores quantitativos e de capacitações institucionais. Isso reforça a assertiva, presente na literatura, de que as atividades inovativas das empresas têm fortes determinantes relacionados à geografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Granato, Marcus, Elias da Silva Maia, and Fernanda Pires Santos. "Valorização do patrimônio científico e tecnológico brasileiro: descobrindo conjuntos de objetos de C&T pelo Brasil." Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material 22, no. 2 (December 2014): 11–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-47142014000200002.

Full text
Abstract:
A maior parte dos bens que constituem o patrimônio cultural da Ciência e Tecnologia (C&T) está para ser descoberta. O conhecimento acumulado sobre o tema ainda é limitado e há um risco real de que os objetos já tenham sido modernizados ou descartados. Nos últimos quatro anos, desenvolveu-se um projeto de pesquisa, envolvendo várias iniciativas para preservar este tipo de patrimônio: um levantamento nacional para construir um panorama do estado atual desse patrimônio; estudos sobre a legislação de proteção ao patrimônio de alguns países, inclusive o Brasil; e dois estudos de caso de coleções de objetos de C&T (Observatório do Valongo e Colégio Pedro II, ambos no Rio de Janeiro). Este artigo apresenta uma visão geral dos resultados obtidos e, em especial, dos levantamentos de conjuntos de objetos de C&T. Utilizou-se um recorte em relação a áreas do conhecimento e período histórico, compreendendo objetos pertencentes à s ciências exatas, à s diferentes especialidades de engenharia, bem como geografia, geologia e oceanografia, e fabricados até 1960. A partir da adaptação de um formulário usado em pesquisas similares em Portugal, elaborou-se uma ficha de registro, que permitiu identificar conjuntos de objetos em museus, universidades e institutos de pesquisa. Pôde-se, com isso, observar que as coleções mais bem preservadas estão nos poucos museus dedicados à área, enquanto as universidades detêm a maior parte dos artefatos, e que a esmagadora maioria dos objetos foi produzida no século XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gonçalves, Nelson Veiga, Claudia do Socorro Carvalho Miranda, Juan Andrade Guedes, Larissa de Cássia Tork da Silva, Elizabeth Maciel Barros, Cileide Gomes da Mota Tavares, Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Simone Beverly Nascimento da Costa, Helena Cunha Oliveira, and Marília Brasil Xavier. "Hepatites B e C nas áreas de três Centros Regionais de Saúde do Estado do Pará, Brasil: uma análise espacial, epidemiológica e socioeconômica." Cadernos Saúde Coletiva 27, no. 1 (March 2019): 1–10. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201900010394.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução As hepatites virais são graves problemas de saúde pública e estão relacionadas às diferentes características socioeconômicas do território brasileiro. Objetivo Analisar a distribuição espacial das hepatites B e C e sua relação com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nas áreas de três Centros Regionais de Saúde (CRS), no Estado do Pará, Brasil, de 2010 a 2014. Método Neste trabalho descritivo e transversal, foram utilizados dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, e do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Resultados As análises mostraram que o 11º CRS notificou o maior número de casos (60,9%). Os indivíduos mais acometidos por ambas as doenças foram do gênero feminino, pardos, adultos e com ensino fundamental. Os fatores de riscos mais significativos foram uso de medicamentos injetáveis e tratamentos dentário e cirúrgico. Foi observada dependência espacial entre o IDHM e os parâmetros da taxa de incidência das doenças, com autocorrelações diretas e indiretas. Assim, áreas com IDHM médio e baixo apresentaram altas taxas de incidência, sobretudo em municípios com intenso fluxo migratório, nas últimas décadas. Conclusão As análises foram eficazes para construir cenários epidemiológicos das doenças. Ressaltamos a necessidade de expandir o controle das hepatites nas áreas estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mick, Jacques, and Kevin Willian Kossar Furtado. "A fé dos jornalistas e as práticas religiosas no Brasil." REVER - Revista de Estudos da Religião 19, no. 3 (January 23, 2020): 279–91. http://dx.doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a17.

Full text
Abstract:
O artigo compara os dados disponíveis sobre as religiões dos jornalistas brasileiros com as características gerais da religiosidade da população a partir dos dados presentes no Perfil do jornalista brasileiro, de 2012, e no censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é compreender se as particularidades da experiência religiosa entre os jornalistas podem ter efeitos na cobertura do tema, algo que é relevante diante das consequências sociopolíticas e econômicas das mudanças recentes na religiosidade no país. Os dados indicam três diferenças marcantes entre os jornalistas: a) presença mais significativa de não praticantes e ateus; b) participação significativamente menor de católicos e evangélicos; e c) maior expressividade de espíritas e praticantes de religiões de origem africana. O texto suscita a hipótese de que essas diferenças, junto a outros fatores, podem explicar fenômenos como a relativa desatenção da cobertura jornalística ao crescimento da população neopentecostal no país e as abordagens em geral positivas que o espiritismo recebia da mídia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mundstock Xavier de Carvalho, Miguel. "Vegetarianismo e veganismo: a expansão rápida de uma nova filosofia alimentar no Brasil." Journal of the Food and Culture of the Americas 2, no. 2 (December 31, 2020): 89–101. http://dx.doi.org/10.35953/raca.v2i2.57.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um panorama da história do vegetarianismo, especialmente no Ocidente, a fim de contextualizar a virtual inexistência dessa tradição no Brasil, praticamente até o início do século XXI. Essa seção do artigo é importante para demonstrar que não se trata de um modismo ou invencionice das últimas décadas, mas de algo que tem raízes profundas no pensamento Ocidental. Em seguida, como objetivo principal do estudo são apresentadas as razões para a notável expansão do vegetarianismo no Brasil nas últimas duas décadas. A metodologia é a análise de cunho predominantemente qualitativo, através da experiência pessoal e revisão de literatura. Como resultados, discutem-se os fatores contribuidores para esse fenômeno: A) A expansão da pesquisa científica/acadêmica favorável ao vegetarianismo; B) Expansão da internet e da educação superior; C) Criação da Sociedade Vegetariana Brasileira (2003) e outros grupos ativistas. Como conclusão, aponta-se para a provável expansão do vegetarianismo nas próximas décadas, tendo em conta os fatores analisados e vantagens específicas da geografia do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Thiesen, Wanessa Klock, Sthefani Klock Thiesen, Alberto Angelo Sordi Lunardi, Gabriela Eduarda Konig Ghiggi, Altino Josué Gonçalves Junior, and Marcelo Pontual Cardoso. "FEBRE DE ORIGEM INDETERMINADA EM PUERPÉRIO: UM RELATO DE CASO." FAG JOURNAL OF HEALTH (FJH) 2, no. 3 (September 2, 2020): 416–18. http://dx.doi.org/10.35984/fjh.v2i3.240.

Full text
Abstract:
Febre de origem indeterminada é definida como temperatura corporal maior ou igual a 38,3 °C com duração mínima de três semanas sem um diagnóstico estabelecido, apesar de investigação apropriada. A febre de origem indeterminada permanece um dos mais desafiadores diagnósticos em medicina. A epidemiologia é ampla e dependente da etiologia, idade, geografia, exposição ambiental e status imune. As doenças infecciosas são as causas mais prevalentes em países em desenvolvimento, enquanto que em países desenvolvidos, as causas mais prováveis são devido às doenças inflamatórias não infecciosas. Descreve-se o caso clínico de uma paciente de 31 anos de idade, com quadro febril inexplicado instalado após uma semana da realização de cesárea de emergência. Nos exames laboratoriais apresentava leucocitose com desvio à esquerda, com hemocultura e urocultura negativas. Ao ultrassom pélvico transvaginal: Útero aumentado de volume com fundo ao nível da cicatriz umbilical. Cavidade endometrial com pequena quantidade de líquido e coágulos, sem conteúdo expansivo no interior, endométrio fino e ausência de coleções. A paciente foi submetida à extensa avaliação clínica e cirúrgica em busca do esclarecimento da origem do quadro febril, porém este permaneceu inexplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Pauli, Rita Inês Paetzhold, and Laura Corino Haesbaert. "AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BOLSA FAMÍLIA NA ALFABETIZAÇÃO DOS BENEFICIADOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA – RS." Redes 20, no. 3 (November 12, 2015): 226. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v20i3.3808.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o desenvolvimento do Programa Bolsa Família-PBF no Município de Santa Maria – RS. Tem como objetivo central mostrar os impactos na alfabetização a partir da sua implementação e caracterizar de forma mais abrangente as variáveis: a) renda per capita das famílias; b) condições infraestruturais dos domicílios e c) frequência escolar dos estudantes vinculados ao Programa. A metodologia compreende uma análise econométrica e pesquisa de campo. Os dados utilizados são provenientes dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico-IBGE de 2000 e 2010, de informações da Secretaria de Municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos-SMAC e de informações obtidas pela pesquisa de campo realizada nos meses de maio e junho de 2012. Os resultados mostram que quanto maior a proporção de pessoas receptoras dos benefícios do PBF no município, maior o acréscimo na proporção de alfabetizados. Salienta-se o elevado grau de repetência escolar (44% das famílias tiveram reprovação de pelo menos um dos filhos). O Programa per si não é capaz de diminuir todas as adversidades que se impõem sendo, de fato, necessárias políticas macroeconômicas mais amplas de crescimento econômico que, por sua vez, devem repercutir no aumento da renda per capita combinada com distribuição de renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Ivanilde Apoluceno de, Isabell Theresa Tavares Neri, Priscila Costa Soares Leite, and Hanna Tamires Gomes Corrêa. "Educação de jovens e adultos e educação popular: um estudo sobre produções em periódicos." Perspectiva 38, no. 1 (March 27, 2020): 1–25. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e66242.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo situar os resultados do levantamento de artigos em periódicos avaliados pelo Sistema Qualis da Capes, com estudos sobre Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular. Em termos metodológicos, trata-se de um estado de conhecimento, por envolver apenas uma fonte de levantamento, ou seja, artigos em periódicos. Os artigos foram selecionados por meio do descritor ‘Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular’, sendo analisados tanto os resumos como os textos na sua integralidade, além das referências, e foram localizados e estudados 17, caracterizando a produção no período de 2003 a 2017. Os títulos dos artigos apontaram para estudos sobre a interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Popular, bem como para a Educação de Jovens e Adultos e para a educação popular de forma isolada. O objeto de estudo dos artigos foi organizado em 3 eixos temáticos: Educação de Jovens e Adultos, Educação de Paulo Freire e Cultura Popular, os quais foram agrupados em subtemas: a) políticas públicas, Educação Popular, História, extensão universitária, Educação Ambiental e Geografia; b) teatro e cultura e Arte e literatura; c) manifestações religiosas populares, apontando para uma interação com várias áreas do ensino. Destaca-se que Paulo Freire é o autor mais citado, evidenciando a importância do seu pensamento educacional na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Irvan, Ulva Ria, Ilham Alimuddin, Meutia Farida, Adi Maulana, Asri Jaya, Haerany Sirajuddin, Adi Tonggiroh, Busthan Azikin, and Sahabuddin -. "Implementasi Student Centered Learning (SCL) Materi Olimpiade Sains Nasional (OSN) Kebumian Di SMA Negeri 8 Gowa, Sulawesi Selatan." JURNAL TEPAT : Applied Technology Journal for Community Engagement and Services 2, no. 2 (December 29, 2019): 17–25. http://dx.doi.org/10.25042/jurnal_tepat.v2i2.89.

Full text
Abstract:
Perkembangan keilmuan mata pelajaran geografi di tingkat sekolah menengah berdampak pada materi pengetahuan tentang geologi antara lain batuan dan proses pembentukannya, asal-usul bumi, hingga bagaimana merencanakan tata kota dalam perangkat sistem informasi geografis. Pada umumnya buku geografi mengacu pada kurikulum internasional earth science, sehingga sangat berat bagi siswa SMA untuk memahaminya. Permasalahan utama yang diungkap oleh guru dan siswa yang berminat dalam OSN bidang kebumian adalah materi yang diperlombakan cukup kompleks. Permasalahan dasar geologi, tata ruang dan kebencanaan menjadi issue nasional bahkan global. Melalui kegiatan Program Pengabdian Masyarakat, Fakultas Teknik dalam hal ini diwakili oleh tim dosen dari Program Studi Teknik Geologi menawarkan metode Student Centered Learning untuk memudahkan pemahaman materi Olimpiade Sains Nasional bidang Kebumian. Selain itu dapat pula menumbuhkan motivasi dan daya saing untuk mengikuti kompetisi, khususnya kepada siswa SMA Negeri 8 Gowa. Tujuan kegiatan pengabdian kepada masyarakat ini adalah untuk: a) Memberikan pengetahuan dasar geologi sebagai bagian dari ilmu kebumian; b) Memberikan pengetahuan geologi Indonesia; c) Memberikan kisi-kisi materi yang diujikan dalam olimpiade sains nasional kebumian; d) Memberikan praktek identifikasi mineral dan batuan, struktur geologi, fosil, dan pembacaan peta topografi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Pantoja, Wallace Wagner Rodrigues. "EDUCAÇÃO GEOCARTOGRÁFICA E TENSIBILIDADE NARRATIVA: CRIANDO PROJEÇÕES VICINAIS (PACAJÁ-ANAPU/PA-BRASIL)." Boletim de Geografia 38, no. 1 (September 29, 2020): 154–74. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v38i1.44516.

Full text
Abstract:
Mapas Mentais/Corporais, na educação básica, são processos narrativos para estabelecimento de ligações dialógicas das pessoas e dos seus lugares, e especialmente quando só dispomos de mapas impressos em livros didáticos que fortalecem um senso de nação, redutora da singularização coexistencial. Em vicinais transamazônicas, no estado do Pará, esta realidade limitante também viabiliza abertura: criar mapas que repartilhem a sensibilidade geográfica sobre a Transamazônica e os coletivos inexistidos à sua beira. Objetivo, a partir destas criações dos mapas em escolas vicinais, reativar a discussão da projeção cartográfica. Metodologicamente, sob orientação fenomenológica, desenvolvi entrevistas/conversações informais, feitura de mapas em aulas de geografia, círculo de diálogos, complementação de frases e registro fotográfico. A pesquisa aponta para: a) o repensar ontológico da projeção cartográfica como elo entre concepção e grafismo em situação vicinal, o que pode produzir, no plano educativo, politização dos mapas mentais/corporais na compreensão das vicinais, focos da coexistência e instituição de uma geocartografia própria e não submissa ou sem emoção; b) o mapa como modo de fazer-saber que repercute tensão advinda das ladeiras e da necessidade comunicativa do mundo transamazônico para si e para os outros, vazando o aspecto narrativo pouco acurado nos debates sobre mapas mentais no Brasil; c) a projeção geocartográfica como engajamento corporal nos entrelugares submetidos à visão de longe e paralisante que objetifica existências as quais, desde sua subjetividade, recriam modos de ver e sentir os lugares transamazônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Souto, Thales Silveira, and Meri Lourdes Bezzi. "AS METAMORFOSES SOCIOESPACIAIS RESULTANTES DO INCREMENTO DA PRODUÇÃO DE LEITE: UMA ANÁLISE DESTA ATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG NO PERÍODO DE 1960 A 2013." Sociedade & Natureza 28, no. 2 (August 2016): 227–42. http://dx.doi.org/10.1590/1982-451320160204.

Full text
Abstract:
RESUMO: A pecuária leiteira obteve considerável crescimento em Ituiutaba/MG a partir da implantação de uma uni dade multinacional processadora de leite no ano de 1974, como também, devido a existência da demanda de outras agroindústrias leiteiras, aumentando a produção de leite em 325.3% no período de 1975 a 2013 (IBGE, 2013). Nesta perspectiva, objetivou-se analisar as transformações socioespaciais resultantes da expansão da produção leiteira em Ituiutaba, no período de 1960 a 2013. Especificamente, buscou-se (a) compreender os entraves referentes ao desenvolvimento deste setor no cenário agropecuário brasileiro; (b) verificar a importância da implantação das unidades industriais processadoras de leite em Ituiutaba para a manutenção e/ou crescimento deste setor produtivo; (c) conhecer a realidade vivenciada pelo produtor leiteiro em Ituiutaba. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em etapas. Na primeira etapa, fez-se o levantamento bibliográfico. Posteriormente, coletou-se dados secundários da produção agropecuária de Ituiutaba na escala temporal de 1960 a 2013, por meio dos Censos Agrícola de 1960 e Agropecuários de 1970, 1980, 1996 e 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e em demais bancos de dados disponíveis no site do IBGE. A terceira fase relacionou-se ao desenvolvimento do trabalho de campo. Nesta houve a realização de entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Na última etapa, analisou-se e interpretou-se as informações coletadas, resultando a compreensão das transformações procedidas do incremento produtivo leiteiro em Ituiutaba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Melchiors, Lúcia Camargos. "METROPOLIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA: TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS NAS METRÓPOLES DA AMÉRICA LATINA." PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP 10, no. 1 (August 28, 2017): 133. http://dx.doi.org/10.18468/pracs.2017v10n1.p133-154.

Full text
Abstract:
<p>Nas últimas décadas as metrópoles passaram por profundas transformações urbanas. As novas tecnologias da informação e comunicação e o novo enfoque de governança baseado na ampla liberalização econômica impulsionou diversos e significativos efeitos no espaço metropolitano e uma progressiva e generalizada ampliação mundial do espaço de acumulação, tornando as grandes aglomerações urbanas "nós" de uma rede global. O presente artigo discute os efeitos da globalização sobre as metrópoles latino americanas analisando seus impactos no processo contemporâneo de metropolização. Busca-se avaliar a generalidade capitalista e suas particularidades, identificando semelhanças e diferenças nas transformações físicas das metrópoles da América Latina. Adota-se a revisão bibliográfica como processo metodológico fundamentando-se a discussão em autores da geografia (Capel, Janoshcka, Borsdorf, Hildago) e do urbanismo (Pradilla Cobos, Mattos). Sob a ótica deste fenômeno capitalista são discutidos as principais tendências identificadas nessas transformações urbanas: a) decomposição produtiva e de mudanças nos padrões de mobilidade; b) surgimento de uma nova forma urbana difusa e fragmentada; c) existência de novos comportamentos locacionais de empresas e famílias formando ilhas urbanas; d) mudanças na estrutura metropolitana tendendo ao policentrismo; e) existência de um sistema econômico e urbano fortemente baseado em redes; f) contrastes morfológicos; g) importância do reforço de identidades; h) instrumentos de planejamento; e i) dinâmicas dos movimentos sociais. Defende-se que as metrópoles atuais Latino Americanas seguem as determinações do padrão neoliberal de acumulação, porém a esses se juntam particularidades características da região. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Martins da Fonseca, Antonio Angelo. "Localismo, desempenho institucional e (in)justiça territorial." Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía 29, no. 2 (July 1, 2020): 473–92. http://dx.doi.org/10.15446/rcdg.v29n2.77242.

Full text
Abstract:
A emergência de localismos no contexto do federalismo brasileiro estimula o debate recente sobre justiça territorial na geografia. O objetivo deste artigo é contribuir nesse debate analisando comparativamente o desempenho institucional dos 81 municípios do Estado da Bahia, Brasil, emancipados desde a década de 1980, conforme com o Índice de Desempenho de Gestão do Território (IGT) e com o quadro tipológico constituído por 20 tipos de serviços, oriundos de indicadores sociais, econômicos, gerenciais e de infraestrutura. Os procedimentos metodológicos para a elaboração e cálculo do igt envolveram o levantamento de dados secundários em torno dos indicadores relacionados: a) aos instrumentos de planejamento, regulação e gestão; b) a descentralização política; c) e a justiça e segurança pública. Para o quadro tipológico, os procedimentos envolveram trabalhos de campo e a realização de 112 entrevistas semiestruturadas com 16 lideranças de cada município. Os resultados apontaram que os novos municípios emancipados vêm evoluindo em termos sociais, participativos e gerenciais. Porém, ainda apresentam conteúdos de injustiças territoriais devido às carências de serviços essenciais como rede de esgotos, segurança, lazer e assistência jurídica. A conclusão que se chegou é que as injustiças territoriais são, de fato, os conteúdos mais representativos dos localismos no Estado da Bahia.Ideias destacadas: artigo de pesquisa sobre como as emancipações de municípios são exemplos de ações localistas. Os localismos expressam a densidade de justiça territorial dos municípios. O Índice de Desempenho de Gestão do Território (IGT) revela a (in)justiça territorial. Os novos municípios apresentam (in)justiça territorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Storper, Michael, and Allen J Scott. "Debates atuais sobre a teoria urbana: uma avaliação crítica/Current debates in urban theory: A critical assessment." Geografares, no. 27 (November 28, 2018): 30–62. http://dx.doi.org/10.7147/geo27.22001.

Full text
Abstract:
Os estudos urbanos atualmente são marcados por muitos debates ativos. Em um artigo anterior, abordamos alguns desses debates propondo um conceito fundamental de urbanização e de forma urbana para identificar uma linguagem comum para a pesquisa urbana. No presente trabalho, faremos uma breve recapitulação desse quadro. Utilizaremos então este material preliminar como base para uma crítica das três versões atualmente mais influentes da análise urbana, a saber, a teoria urbana pós-colonial, as abordagens teóricas do agenciamento e da urbanização planetária. Nós avaliaremos cada uma dessas versões e cada uma delas pretende ser considerada a melhor abordagem sobre as realidades urbanas. Faremos a crítica de: a) teoria urbana pós-colonial, por seu particularismo e sua insistência na provincianização do conhecimento, b) abordagens teóricas do agenciamento, por sua indeterminação e ecletismo, e c) urbanização planetária, pela desvalorização radical das forças de aglomeração e de nodalidade na geografia urbano-econômica.Palavras-chave: Teoria da aglomeração, teoria do agenciamento, teoria da urbanização planetária, urbanismo pós-colonial, teoria urbanaABSTRACTUrban studies today is marked by many active debates. In an earlier paper, we addressed some of these debates by proposing a foundational concept of urbanisation and urban form as a way of identifying a common language for urban research. In the present paper we provide a brief recapitulation of that framework. We then use this preliminary material as background to a critique of three currently influential versions of urban analysis, namely, postcolonial urban theory, assemblage theoretic approaches and planetary urbanism. We evaluate each of these versions in turn and find them seriously wanting as statements about urban realities.We criticise (a) postcolonial urban theory for its particularism and its insistence on the provincialisation of knowledge, (b) assemblage theoretic approaches for their indeterminacy and eclecticism and (c) planetary urbanism for its radical devaluation of the forces of agglomeration and nodality in urban-economic geography.Keywords: agglomeration theory, assemblage theory, planetary urbanisation theory, post-colonial urbanism, urban theory.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Geglio, Paulo César, Maria Sileide Moreira, Wilandia Mendes de Oliveira, and Márcia Adelino Da Silva Dias. "O perfil econômico de estudantes dos cursos de formação de professores no Brasil / The Profile of Students from Teacher Training Courses in Brazil." Revista Internacional de Aprendizaje en la Educación Superior 3, no. 1 (April 4, 2016): 121–34. http://dx.doi.org/10.37467/gka-revedusup.v3.506.

Full text
Abstract:
ABSTRACTThis paper presents a discussion about the economic profile of students from teacher training courses in Brazil whose analysis is drawn on monthly family income data of Biology, Physical Education, Philosophy, Physics, Geography, History, Language and Literature, Mathematics, Pedagogy and Chemistry students who participated in the Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) back in 2005, 2008 and 2011. The study was carried out in a comparative way of the profile of each sample with regard to the years previously mentioned. Data were collected and compiled by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) through the application of socio-economic surveys to students during the very performance of Enade. In addition, data used can be found in Enade’s reports. It was concluded that the majority of students in the sample have a characteristic profile of C, D and E economic classes, which exceeds to the first one. Such classification was carried out based on Neri’s interpretation (2008) about the current concept of the division of economic classes.RESUMOEste texto apresenta uma discussão sobre o perfil econômico de estudantes dos cursos de formação de professores no Brasil, cuja base de análise são dados a respeito da renda familiar mensal de estudantes dos cursos de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) nos anos de 2005, 2008 e 2011. O estudo é realizado de maneira comparativa ao perfil de cada amostra em relação aos anos citados. Os dados examinados estão presentes nos relatórios do Enade, e foram coletados e compilados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de questionários socioeconômicos aplicados aos estudantes na ocasião da realização do Enade. Concluímos que a maioria dos estudantes da amostra têm perfil econômico característico das classes C, D e E, sobrepujando para a primeira. Essa classificação foi realiza-da com base na interpretação de Neri (2008), sobre o conceito de divisão de classes econômica atual. Contato principal: pgeglio@yahoo.com.br
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Rodrigues, Ricardo De Araujo, and Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobá. "Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (October 31, 2018): 279–94. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1299.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Penso, Jéssica Mazutti, and Eduardo Périco. "Análise Espaço-Temporal da Mortalidade por Diabetes Mellitus no Rio Grande do Sul (Health geography contribution to the analysis of diabetes mellitus mortality in Rio Grande do Sul)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 6 (September 14, 2016): 1836. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.6.p1836-1848.

Full text
Abstract:
Compreender a relação entre o espaço geográfico e os eventos em saúde é relevante, uma vez que o ambiente influencia no processo de saúde e doença da população. Nesta perspectiva, a geografia da saúde surge como um contributo para a análise dos eventos em saúde. O presente estudo buscou utilizar a abordagem espacial, na perspectiva da geografia da saúde, para analisar o perfil epidemiológico da mortalidade por Diabetes Mellitus tipo 2, nas regiões de saúde do estado do Rio Grande do Sul, no período de 2003 a 2012. Foi realizado um estudo ecológico, observacional, de dados agregados humanos e séries temporais. Foi utilizado o Índice de Moran Global, o Índice de Moran Local, a correlação de Pearson e o teste G. A distribuição, e a análise espacial, possibilitou compreender o perfil geográfico da mortalidade pela doença nas regiões de saúde do estado. O Índice de Moran Local apontou para clusters significativo de regiões alto-alto, mas com tendência de variação destes clusters nas séries temporais em análise. Os coeficientes anuais apresentaram aumento de 59% na mortalidade por Diabetes Mellitus tipo 2 no período estudado. A população mais atingida em relação à mortalidade por Diabetes Mellitus tipo 2 foi a população do sexo feminino, de cor / raça branca e com escolaridade de 0 a 3 anos de estudo. A utilização de técnicas de análise espaço-temporal serviu como um contributo importante para a análise do perfil epidemiológico da mortalidade por Diabetes Mellitus tipo 2. A B S T R A C T To understand the relationship between the geographic area and the health event is relevant, since the environment influences the process of health and disease populations. In this perspective, health geography appears as a contribution to the analysis of health events. This study sought to use the spatial approach, from the perspective of health geography to analyze the epidemiology of mortality by type 2 diabetes mellitus, in the health regions of Rio Grande do Sul, in the period 2003-2012. An ecological study, observational, human aggregated data and time series was performed. Global Moran Index was used, the local Moran index, Pearson's correlation and G test. The distribution and spatial analysis, enabled us to understand the geographic profile of mortality from the disease in the state health regions. The local Moran index pointed to significant clusters of high-high regions, but with a tendency of variation of these clusters in time series analysis. The annual coefficient increased by 59% in mortality from type 2 diabetes during the study period. The population most affected in relation to mortality from type 2 diabetes mellitus is the female population, color / white race and education from 0 to 3 years of study. The use of space-time analysis techniques served as an important contribution to the analysis of the epidemiology of mortality in type 2 diabetes mellitus. Keywords: Medical Geography, Geographic Information System, Moran index, Epidemiology, Collective Health.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Quezada Meireles Leite, Sidnei. "EDITORIAL." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 7, no. 02 (October 11, 2019): 1–3. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v7i02.193.

Full text
Abstract:
A Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) teve seu início em 2011, publicando artigos que tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica e da formação de profissionais da educação. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto no âmbito nacional como, também, internacional. A revista DECT está cadastrada no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, o que promoveu o processo de busca dos artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo. Em 2017, o quadriênio 2013 - 2016 da Capes revelou um Qualis nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar – B2; Linguística e Literatura - B5; Serviço Social - B5; Enfermagem – B5; Educação – B5; Biotecnologia – C; e Química - C. O número 02 de 2017 (volume 7) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação produzidos nos seis eixos desta revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. Vale citar que temos uma colaboração importante de colegas da área da Educação, sobretudo, os colegas da UFES, que enriquece o nosso trabalho. Com a colaboração conjunta de professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), ambos da área 46 da CAPES – Ensino, a revista ampliou sua abordagem no campo do Ensino, passando a abordar estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas, além dos estudos antes abordados no campo da educação científica. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação, e de outras áreas de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Linguística e Literatura, Enfermagem, Saúde Coletiva, entre outras, confere a Revista Eletrônica DECT uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes, no âmbito do Estado do Espírito Santo, no Brasil, e, sobretudo, nos países ibero-americanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Vieira Dantas Filho, Jerônimo. "“RONDÔNIA: DA COLONIZAÇÃO À INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA”." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 819. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020819-824.

Full text
Abstract:
José Manuel C. Marta é doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas, e em sua carreira docente na UFMT, atuou na Faculdade de Economia, em cursos de graduação, especialização, e no mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional. Além disso, ocupou-se em atividades de pesquisa integrou a Cátedra em Desenvolvimento do IPEA. Esta resenha se adere tanto do ponto de vista técnico e cientifico, quanto de resgate histórico e informativo. Proporciona vínculo entre a academia e a sociedade, pela apresentação e produção de conteúdos acadêmico, da tecnologia em gestão ambiental, da administração dos recursos naturais com sustentabilidade para proporcionar desenvolvimento regional racional. Contextualizando, poucos são os estudiosos do desenvolvimento regional que se dedicam ao estudo de um tempo tão longo e com enfoque histórico tão marcante; o professor José Manuel Marta enfrentou a empreitada, recriou um passado e acompanhou as mudanças ocorridas ao longo do tempo centrando suas análises no atual estado de Rondônia. O autor ementa seu intento de pesquisador e cidadão, se constitui em importante contribuição ao debate sobre a ocupação da Amazônia. Na análise crítica da obra, pode-se entender que poucos estudiosos brasileiros mergulharam-se nos contextos históricos mais ascendentes e profundos que definiram as atuais fronteiras nacionais e conflitos socioambientais. O livro é uma obra que enriquece a literatura brasileira na área do Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e áreas correlatas. Portanto, o resultado dos esforços do autor se materializa na obra resenhada, que apresenta a seriedade de sua incursão pela economia, história, geografia, literatura e pela antropologia, entre outras áreas, em sua busca pelas múltiplas realidades amazônicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Martins, Paulo André da Silva, Carlos Alexandre Santos Querino, Marcos Antônio Lima Moura, Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino, Leia Beatriz Vieira Bentolila, and Paula Caroline dos Santos Silva. "BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE THORNTHWAITE E MATHER (1955) PARA O MUNICÍPIO DE MANICORÉ, NA MESORREGIÃO SUL DO AMAZONAS." IRRIGA 25, no. 3 (September 28, 2020): 641–55. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n3p641-655.

Full text
Abstract:
BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO E CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE THORNTHWAITE E MATHER (1955) PARA O MUNICÍPIO DE MANICORÉ, NA MESORREGIÃO SUL DO AMAZONAS PAULO ANDRÉ DA SILVA MARTINS1; CARLOS ALEXANDRE SANTOS QUERINO2; MARCOS ANTÔNIO LIMA MOURA3; JULIANE KAYSE ALBUQUERQUE DA SILVA QUERINO4; LÉIA BEATRIZ VIEIRA BENTOLILA5 E PAULA CAROLINE DOS SANTOS SILVA6 1Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR, membro pesquisador do grupo de pesquisa Interação biosfera atmosfera na Amazônia – GPIBA, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e grupo de pesquisa geografia e planejamento ambiental - LABOGEOPA, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Rua 29 de agosto s/n, centro, CEP: 69800-000, Humaitá, Amazonas, Brasil. E-mail: martins_silvaandre@yahoo.com.br 2Departamento de Hidro meteorologia e pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Rua 29 de agosto s/n, centro, CEP: 69800-000, Humaitá, Amazonas, Brasil. E-mail: carlosquerino@ufam.edu.br 3Instituto de Ciências Atmosféricas Universidade Federal de Alagoas – ICAT/UFAL. Avenida Lourival Melo Mota, S/N Tabuleiro dos Martins, CEP: 57072-900 Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: malm@ccen.ufal.br 4Departamento de Hidro meteorologia e pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Rua 29 de agosto s/n, centro, CEP: 69800-000, Humaitá, Amazonas, Brasil. E-mail: julianekayse@hotmail.com 5Engenheira Ambiental, membra do grupo de pesquisa Interação biosfera atmosfera na Amazônia – GPIBA, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Rua 29 de agosto s/n, centro, CEP: 69800-000, Humaitá, Amazonas, Brasil. E-mail:leiabentolila@gmail.com 6Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Membra do grupo de pesquisa Interação biosfera atmosfera na Amazônia – GPIBA, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM Rua 29 de agosto s/n, centro, CEP: 69800-000, Humaitá, Amazonas, Brasil. E-mail:ss.paulacarol@icloud.com 1 RESUMO O padrão climático é descrito pelas condições das variáveis meteorológicas que exercem influência nas atividades humanas. Por sua vez, a agricultura é condicionada pela disponibilidade hídrica que pode ser conhecida através do balanço hídrico. Objetivou-se analisar a precipitação e a temperatura do ar, bem como realizar o balanço hídrico climatológico e a classificação climática em Manicoré-AM. Os dados foram coletados a partir da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia entre os anos de 2010 a 2018. A evapotranspiração potencial foi calculada pelo modelo de Thornthwaite (1948). O balanço hídrico e a classificação climática foram estimados pela metodologia de Thornthwaite e Mather (1955). Os resultados foram analisados através de estatística descritiva. A precipitação média anual foi de 2.946,20 mm dos quais 90% ocorreram no período chuvoso. A temperatura do ar (Tar) média anual variou entre 25 e 27 °C. A deficiência hídrica anual média foi de 267,91 mm entre maio e setembro. O excedente hídrico médio anual foi de 1.609,26 mm entre dezembro e abril. A evapotranspiração potencial média anual foi de 1.604,85 mm, com máxima em agosto e mínima em julho. Por fim, a Classificação climática foi AwA’a’, clima super úmido megatérmico com moderada deficiência hídrica no inverno. Palavras-Chaves: Precipitação, Temperatura do ar, Padrão climático. MARTINS, P. A. da S.; QUERINO, C. A. S.; MOURA, MARCOS A. L.; QUERINO, J. K. A. da S.; BENTOLILA, L. B. V.; SILVA, P. C. dos S. CLIMATIC WATER BALANCE AND THORNTHWAITE AND MATHER (1955) CLIMATE CLASSIFICATION FOR MANICORÉ MUNICIPALITY IN AMAZONAS SOUTH MESOREGION 2 ABSTRACT Climate pattern can be described by the conditions of the meteorological variables that exert influence on human activities. Agriculture, in its turn, is conditioned by water availability, which can be known through water balance. This paper aimed to analyze precipitation and air temperature, as well as to perform the climatic water balance and climatic classification in the municipality of Manicoré (Amazonas State, Brazil). Data were collected from the meteorological station of the National Institute of Meteorology from 2010 through 2018. Potential evapotranspiration was calculated by the Thornthwaite model (Thornthwaite, 1948). Water balance and climatic classification were estimated by Thornthwaite and Mather (1955) methodology. The results were analyzed with descriptive statistics. The mean annual precipitation was 2.946.20 mm, of which 90% occurred in the rainy season. The average annual air temperature ranged from 25 to 27 ° C. The mean annual water deficit was 267.91 mm from May through September. The average annual water surplus was 1,609.26 mm from December through April. The annual average potential evapotranspiration was 1,604.85 mm, with maximum in August and minimum in July. Finally, the climatic classification was AwA'a ', super humid megathermal climate with moderate water deficiency in winter. Keywords: Precipitation, Air temperature, Southern Amazonas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Nunes Santos, Eucymara França, Inajá Francisco De Souza, Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, and Paulo José Duarte Neto. "Validade da Estatística na Compreensão do Clima para Diagnóstico e Previsão (Validity of statistics in understanding the climate for diagnosis and forecasting)." Revista Brasileira de Geografia Física 10, no. 5 (May 15, 2017): 1346. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v.10.5.p1346-1354.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo é o desenvolvimento instrumental integrado de conhecimentos, buscando desvendar parte da complexidade atmosférica que cerca a Climatologia, a Agrometeorologia e a Geografia, com técnicas estatísticas aplicadas a previsão do tempo, especialmente direcionadas para a Agricultura e tendo como variável a precipitação pluviométrica. A modelagem estatística da variável resposta precipitação em relação às médias mensais é aplicada em 40 municípios do Estado de Sergipe, considerando 100 anos de observações, nos 12 meses do ano, anual e períodos seco e chuvoso. Verifica-se um bom desempenho dos modelos, onde todos os valores apresentados estão próximos de zero, indicando menor erro. Os valores médios que representam o período com maior intensidade de precipitação estão entre os meses de Abril a Agosto. O melhor modelo apresentado foi para o mês de outubro, com 82,72% de associação entre as variáveis. A B S T R A C TThe purpose of this article is the integrated instrumental development of knowledge, seeking to unravel part of atmospheric complexity surrounding the Climatology, the Agrometeorology and Geography, with statistical techniques applied the weather forecast, especially directed to the Agriculture and having as variable rainfall. Statistical modeling of variable rainfall response in relation to the monthly average is applied in 40 municipalities of the State of Sergipe, considering 100 years of observations in the 12 months of the year, annual and dry and rainy seasons. There is a good performance of the models, which all displayed values are close to zero, indicating minor error. Average values that represent the period with higher intensity of rainfall are between the months of April to August. The best model was presented for the month of October, with 82.72 % of the association between variables.Keywords: climatology - linear model - precipitation – weather forecast.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Leite, José Yvan Pereira. "Editorial." HOLOS 1 (May 16, 2012): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.922.

Full text
Abstract:
A HOLOS inicia o ano com novidades no Qualis da CAPES, que em recentes avaliações elevou o indicador do periódico em algumas áreas, e outras áreas aguardam resultados de comitês que estão em processo de avaliação. Assim, a revista agora é conceituada como “B2” na área de Serviço Social, “B3” em Administração, Ciências Contábeis e Turismo, “B4” nas Eng. III e IV e em Geografia, “B5” nas Eng. I e II, em Ciências Agrárias I, em Geociências e em Ensino e “C” nas Ciências de Alimentos, Letras/Linguística, Zootecnia/Recursos Pesqueiros. Outro dado interessante para aqueles que publicam no periódico é que a revista completou em 2011 o expressivo número de 700.514 downloads, dos quais cerca de 6% advêm do exterior. Essa quantidade de acessos reflete o período entre 2004 e 2011. O primeiro volume da Revista HOLOS de 2012 traz 18 artigos nas seguintes áreas: engenharia de minas/geologia (01), engenharia química (04), engenharia mecânica (01), engenharia de produção (01), engenharia sanitária (03), engenharia de software (06), história (01) e economia (01). O elevado número de artigos disponibilizados neste volume reflete o rico momento da ciência brasileira, demonstrado por uma produção vinculada a estudos de problemas brasileiros para os quais são apresentadas soluções através de interações entre variados grupos de pesquisa. Na oportunidade, aproveito para agradecer, mais uma vez, aos avaliadores ad hoc pela valiosa colaboração de seus pareceres, os quais contribuem para elevar ainda mais a qualidade deste periódico. Para conhecer os vários temas discutidos nesta edição, convido o leitor a acessar os artigos nas áreas de seu interesse. Uma boa leitura e até a próxima edição! Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Amigo, Hugo, Neusa Marques, Ana Brito, and Leopoldina Siqueira. "Mortalidade em menores de cinco anos na cidade de Recife, PE (Brasil): tendências e associações." Revista de Saúde Pública 19, no. 6 (December 1985): 531–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101985000600005.

Full text
Abstract:
Estudaram-se as tendências da composição da mortalidade em menores de 5 anos, as dos coeficientes de mortalidade neonatal, infantil, infantil tardia, pré-escolar e do índice de mortalidade infantil proporcional na década de 70, e algumas associações com relação à reprodução materna, a variáveis socio-econômicas e condições ambientais. Para análise das tendências foram obtidos dados na Secretaria de Saúde do Estado e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para o estudo das associações foi feito trabalho com óbitos ocorridos nos meses de julho a setembro de 1982. O ponto de partida foi o atestado de óbito seguido de uma visita domiciliar. Os resultados encontrados mostram: a) modificação na estrutura da mortalidade; b) queda dos coeficientes da mortalidade de 0-5 anos, sendo a do coeficiente de mortalidade infantil de 41,6% e o de mortalidade pré-escolar de 45,7%; a queda do índice de mortalidade infantil proporcional foi de 24,4%; c) famílias com óbito na idade pré-escolar apresentaram maior número de nascidos vivos; o espaçamento intergestacional foi de 17 meses para todas as classes de mortalidade; d) 46,8% dos óbitos ocorreram em famílias com renda menor de 2 salários mínimos, sendo que para a mortalidade infantil tardia e pré-escolar existe queda do obituário à medida que aumenta a renda, o que não se verifica para a mortalidade neonatal; e) as famílias com óbito neonatal tiveram menor tamanho familiar, menor número de crianças abaixo de 14 e de 6 anos do que aquelas com óbitos em idade mais avançada; f) notou-se diferenças na distribuição dos óbitos por faixa etária em condições de habitação, níveis de instrução materna, porém não em condições de saneamento ambiental, onde a distribuição é semelhante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Quezada Meireles Leite, Sidnei. "EDITORIAL." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 7, no. 01 (October 11, 2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v7i01.183.

Full text
Abstract:
No final de 2016, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica (DECT) que teve seu início em 2011, passou compor o Qualis da Capes nas seguintes áreas: Administração - B4; Ciências Ambientais - B2; Engenharia III - B5; Engenharia IV - B5; Ensino - B1; Interdisciplinar - C; Letras - B5; e Seviço Social - B5. O número 01 de 2017 (volume 7) da Revista Eletrônica DECT reúne estudos da área da Educação produzidos nos seis eixos desta revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Ensino de Humanidades; (c) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (d) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (e) Educação Profissional e Tecnológica; e (f) Diversidades e Inclusão Social. Com a colaboração conjunta de professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), ambos da área 46 da CAPES – Ensino, a revista ampliou sua abordagem no campo do Ensino, passando a abordar estudos sobre metodologias educacionais, teorias de aprendizagem, formação de professores, uso de espaços de educação não formal, práticas pedagógicas abordando sustentabilidade, diversidades e inclusão social no contexto do ensino de história, geografia, filosofia, sociologia, artes e línguas, além dos estudos antes abordados no campo da educação científica. Os artigos tratam de propostas inovadoras de ensino, estudos sobre tecnologias educacionais e formação de professores no contexto da educação básica. Alguns dos trabalhos foram realizados em programas de pós-graduação stricto sensu da área de Ensino e da Educação, desenvolvidos tanto no âmbito nacional como, também, internacional. Também, a revista DECT está cadastrada no sistema Diadorim (Brasil) e já se encontra no banco de dados do Google Acadêmico, o que melhorou o processo de busca dos artigos nos aplicativos como Google, Bing e Yahoo. A presença de investigadores das áreas de Ensino e da Educação confere a Revista Eletrônica DECT uma situação peculiar de escoamento do conhecimento científico no âmbito do Ifes e no âmbito do Estado do Espírito Santo. Entretanto, estamos felizes pela dimensão internacional que nossa revista científica ganhou no último ano de 2016, sobretudo, nos países ibero-americanos. Agradecemos a colaboração do Comitê Científico e dos Consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography