To see the other types of publications on this topic, follow the link: Geografia de/em Transição.

Journal articles on the topic 'Geografia de/em Transição'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Geografia de/em Transição.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ferreira Borges, Aurélio, Maria dos Anjos Cunha Silva Borges, Anderson Alves Santos, and José Luiz Pereira de Rezende. "Gestão da educação profissional em áreas rurais e urbanas do Brasil." Revista Iberoamericana de Educación 62, no. 1 (2013): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie621887.

Full text
Abstract:
A organização e o aperfeiçoamento do conhecimento de áreas de transição são importantes para a fixação e as metodologias de políticas educacionais, com expressiva importância social, ao serem tomadas por instituições e associações responsáveis por sua efetivação. O objetivo da pesquisa foi analisar os principais pontos conflituosos do entendimento, da interpretação e da instituição da gestão da educação profissional em áreas de transição rural e urbana do Brasil. Concluiu-se que as disposições legais no Brasil encontram-se desatualizadas quanto à conceituação de meio rural e urbano. O mesmo ap
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Sílvia De Freitas, and Sandra De Fátima Oliveira. "Prática pedagógica de Educação Ambiental no ensino de Geografia: necessidade de transição de paradigmas." Pesquisa em Educação Ambiental 3, no. 2 (2012): 09. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol3.n2.p09-24.

Full text
Abstract:
A Educação Ambiental (EA) é pensada como Educação, em suas váriasdimensões, tanto no espaço educacional não formal – a comunidade, quanto noformal – a escola. Desse modo, os elementos teóricos e metodológicos quefundamentam as atividades de EA no ensino de Geografia merecem reflexão eanálise. Este artigo visa contribuir para o desenvolvimento de práticas expressivasem EA, acompanhadas de reflexões críticas que possam acionar o valor educativoda Geografia, bem como demonstrar a necessidade de implantar políticas deformação de professores/as. As reflexões são desenvolvidas com base nosreferencia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Correa, Antonio Carlos De Barros. "O Estado da Arte da Geografia Física no Nordeste e Norte do Brasil." Geography Department University of Sao Paulo 33 (August 23, 2017): 157. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v33i0.134426.

Full text
Abstract:
As regiões Nordeste e Norte do Brasil apresentam particularidades em sua produção acadêmica em geografia física em relação ao restante do país, principalmente derivadas da história de implementação dos cursos de graduação e, sobretudo de pós-graduação em geografia, bem como das trajetórias de formação dos seus pesquisadores. Uma ampla consulta foi realizada às bases de dados online de produção bibliográfica e plataformas de coleta de dados dos programas de pós-graduação e graduação em geografia de ambas as regiões, contemplando um período compreendido entre 2007 e 2017, visando identificar os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Diniz, Raphael Fernando, and Evandro Cesar Clemente. "A GEOGRAFIA DO ACESSO AO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA PELOS AGRICULTORES FAMILIARES NO BRASIL E NO ESTADO DE GOIÁS: UMA ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS DADOS DOS CENSOS AGROPECUÁRIOS DE 2006 E 2017." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 21, no. 3 (2021): 128–60. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v21i3.8061.

Full text
Abstract:
Buscou-se analisar, no presente artigo, em que medida a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) provocou mudanças nos índices de acesso à orientação técnica no seu principal público beneficiário, que são os agricultores familiares, bem como se promoveu a transição agroecológica no campo. Para isso, recorremos à análise de um conjunto de dados dos Censos Agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006 e 2017. O recorte espacial de investigação compreendeu o Brasil e o estado de Goiás. Em que pese os expressivos investimentos feitos pelo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Alfredo Macedo, and Karine Numes de Moraes. "Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa." Educação & Sociedade 33, no. 118 (2012): 171–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000100011.

Full text
Abstract:
O estudo analisa o processo de expansão da educação superior no Brasil nas últimas três décadas, com especial atenção para o período que cobre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Examinam-se as seguintes questões: podemos afirmar que o Brasil contemporâneo produziu um sistema de massa? Se sim, como e por meio de que políticas têm se processado a mudança para o sistema de educação superior de massa? Para analisar tal problemática nos apoiamos principalmente na perspectiva teórica desenvolvida por Trow e nos dados estatísticos gerados pelo Censo da Educação Superio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Charles Benedito Gemaque. "Notas sobre a importância da metodologia interdisciplinar: uma abordagem geográfica." Humanum Sciences 3, no. 1 (2021): 14–22. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6654.2021.001.0002.

Full text
Abstract:
Este trabalho é uma reflexão inicial sobre a idéia de interdisciplinaridade e sua correlação com uma possível transição na ordenação das áreas de conhecimento científico. Nesta perspectiva, a Geografia serve de pano de fundo para uma crítica ao movimento de especialização e fragmentação teórica e metodológica das disciplinas e, para discutir o projeto de interação de saberes. Em suma, aborda o conhecimento geográfico através de suas contradições internas, sua relação com outras disciplinas e com a complexidade da realidade global.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Freitas, Maria do Carmo Duarte de. "DO DISCURSO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMPUS I DA UNEAL." Revista Ensino de Geografia (Recife) 1, no. 1 (2018): 102. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2018.240416.

Full text
Abstract:
Neste trabalho faz-se uma análise sobre as inquietações vivenciadas por professores e alunos do Curso de Geografia do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, situada na cidade de Arapiraca – AL, responsável por formar professores há 45 anos. Objetivando desenvolver um estudo sobre a recepção e envolvimento de professor e aluno na construção de um espaço que conduz à reflexão – ação do discurso à prática pedagógica no curso de Licenciatura Plena em Geografia da referida IES e como dá-se à formação dos futuros docentes. Pretende-se mostrar como os mesmos são preparados para o exerc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marino, Leonardo Freire. "DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI." e-Mosaicos 7, no. 15 (2018): 157–79. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33108.

Full text
Abstract:
A escola ocupa um lugar central em nossas vidas. No entanto, desde as últimas décadas do século XX, a escola vive uma crise sem precedentes. Seus objetivos, procedimentos e normas de funcionamento não carregam a eficiência que apresentavam no passado. Parte desta crise tem suas origens na passagem das Sociedades Disciplinares para as Sociedades de Controle e nos processos de construção de novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, aspectos característicos da transição entre os dois modelos de Sociedade. Frente a este cenário, o presente artigo propõe investigar o papel que a Educaç
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castiglioni, Aurelia Hermínia. "TRANSIÇÃO MIGRATÓRIA E URBANA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - 1950 a 2010." Caminhos de Geografia 20, no. 72 (2019): 33–53. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207241307.

Full text
Abstract:
Os efeitos das transformações socioeconômicas e dos percursos dos processos de transição ocorridos no Espírito Santo, a partir da metade do século XX, resultaram em novos modelos migratórios e de urbanização. Este estudo se propõe a analisar a progressão e as modificações nos modelos de migração e de urbanização no Espírito Santo, em particular na Região Metropolitana da Grande Vitória - RMGV, decorrentes da evolução conjunta do processo de desenvolvimento e das transições demográfica, migratória, urbana e econômica, na segunda metade do século XX e início do século atual. A análise dos níveis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

COSTA, ARYANA. "UM REGIME DE TRANSIÇÃO: O PAPEL DO IHGSP NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1934)." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 32, no. 67 (2019): 530–48. http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942019000200010.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo busca compreender, por meio das atas da revista do IHGSP, o interesse de membros desse instituto na composição do quadro docente e nos debates sobre saberes e currículos do curso de geografia e história, inaugurado em 1934 na USP. Nesse intuito, usamos o caso de Plinio Ayrosa para identificar as práticas que esses novos professores levaram consigo para a universidade. Assim, foi possível problematizar uma memória institucional já estabelecida que apaga esses sujeitos da história do curso e que, consequentemente, limita sua dimensão na história da historiografia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Mauro Emílio Costa, and Núbia Nogueira do Nascimento. "TRIPLICIDADE E INTERAÇÕES ESPACIAIS: A CENTRALIDADE DOS TRÊS NÚCLEOS EM MARABÁ-PA." Caminhos de Geografia 21, no. 74 (2020): 21–35. http://dx.doi.org/10.14393/rcg217444056.

Full text
Abstract:
Este artigo discute uma das propostas analisadas e desenvolvidas em pesquisa de doutorado, ainda em transição. Procuramos traçar definições de alguns teóricos para discutir as interações espaciais existentes entre três centros (núcleos) na cidade de Marabá-PA. A geografia é uma ciência que busca compreender a produção do seu principal objeto conceitual, espaço. Faz-se uma retrospectiva histórica da cidade de Marabá-PA, levando em consideração o processo de povoamento e urbanização e as atividades econômicas consolidadas ao longo dos anos. Busca-se a compreensão das interações espaciais da cida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oshiro, Jane das Dores Guimarães, and Carla Villamaina Centeno. "compêndio geografia para quarta série secundária (1938) de Aroldo de Azevedo sob a perspectiva da organização do trabalho didático." Revista HISTEDBR On-line 20 (December 17, 2020): e020057. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v20i0.8660293.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o compêndio intitulado Geografia, 6ª edição (1938), destinado à quarta série secundária, de autoria de Aroldo de Azevedo. Objetivamos apreender o papel desempenhado por essa obra no ensino secundário. Para tanto, elegemos como categoria central a organização do trabalho didático, formulada por Gilberto Luiz Alves. No que se refere à metodologia, procedemos à revisão bibliográfica de trabalhos sobre a formação intelectual, experiência profissional e produção literária de Aroldo de Azevedo e de estudiosos da área da História da Educação e da legislação educacional pertinent
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Alves, Daniel Vecchio. ""Terra à vista"." Navegações 14, no. 1 (2021): e40277. http://dx.doi.org/10.15448/1983-4276.2021.1.40277.

Full text
Abstract:
Averiguaremos, neste artigo, que os imaginários da tradição não só não desapareceram por completo no período primevo das navegações ultramarinas, como foram, em parte, responsáveis por novas projeções imaginárias e novos mitos gerados a partir de um olhar itinerante que se quer aparentemente racional, empírico e desmistificador. Para tanto, não abordaremos aqui nenhum registro de viagem em especial, apesar de utilizarmos alguns breves exemplos para fundamentar tal investigação, como os registros de viagem de Cristóvão Colombo e Álvaro Velho. O que se pretende mais precisamente neste artigo é,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Franco de Mendonça, Lisandra. "As obras de saneamento e o traçado das primeiras avenidas em Lourenço Marques, Moçambique." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 25, no. 45 (2018): 132. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i45p132-148.

Full text
Abstract:
Este artigo põe o enfoque em alguns aspetos da implantação do “Projecto de Ampliação da Cidade de Lourenço Marques” em Moçambique, levada a efeito a partir de 1887, inserido no contexto da transição da vila a cidade (1887) e a capital da colónia (1898). A pesquisa permitiu sobretudo concluir sobre as dificuldades técnicas, materiais e de recursos humanos encontradas pelas Obras Públicas no pequeno assentamento urbano de Lourenço Marques ao longo do último quartel do século XIX, em claro contraste com a ambição do seu projeto de ampliação. A pesquisa teve por base relatórios das Obras Públicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Ícaro De Paiva, and Maria Lúcia Brito da Cruz. "Classificação climática de Thornthwaite e Mather na Serra de Baturité e entorno." Geografia Ensino & Pesquisa 23 (January 31, 2020): 35. http://dx.doi.org/10.5902/2236499435217.

Full text
Abstract:
Nos estudos da paisagem sob a ótica da geografia física é fundamental entender o contexto climático de uma determinada área, visto que o clima é o agente catalisador da dinâmica natural e influencia na estruturação dos solos e das formações vegetais. Nesse sentido, o artigo em questão tem como objetivo apresentar a classificação climática da Serra de Baturité-CE e seu entorno. Para tanto, foram reunidos dados termopluviométricos a partir de pesquisa em órgãos públicos que trabalham com essa temática. Esses dados foram tabulados, e por meio da metodologia de cálculo escolhida foram classificado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Barausse, Alberto. "CHAMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DO SENTIMENTO PÁTRIO: AS ESCOLAS ITALIANAS NO RIO GRANDE DO SUL DA COLONIZAÇÃO AO FINAL DO SÉCULO 19 (1875-1898)." História da Educação 21, no. 51 (2017): 41–85. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/69219.

Full text
Abstract:
Resumo No artigo busca-se aprofundar as origens e o desenvolvimento das escolas italianas subsidiadas pelo governo italiano no Rio Grande do Sul, durante a segunda e terceira fase da colonização dos imigrantes italianos no contexto do Brasil meridional. Reunindo fontes documentais em grande parte inéditas, o autor enriquece o conhecimento sobre a presença de escolas elementares étnicas entre os anos de transição do Império para a República brasileira. Utilizando as informações enviadas pelas autoridades consulares, analisa-se a geografia das escolas italianas sustentadas financeiramente pelo g
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Miranda, Lívia. "Contribuições do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para análises intraurbanas: a organização social no território a partir de Categorias Sócio-ocupacionais." Revista Brasileira de Geografia 64, no. 1 (2019): 67–92. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2019_n1_67-92.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é discutir o padrão de organização social do território, a partir da localização dos grupos ocupados para analisar as alterações na estrutura social metropolitana, tomando como caso a Região Metropolitana do Recife (RM Recife). Os estudos “Tipologia Intraurbana: espaços de diferenciação socioeconômica em concentrações urbanas no Brasil” (IBGE, 2017c) e “Região Metropolitana do Recife: Estratificação social, estrutura e organização do território” (MIRANDA; BITOUN, 2015) foram as bases para a discussão proposta nesse artigo. Ao analisar os tipos sócio-ocupacionais, foi possí
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rogowski Pozzo, Renata. "TELAS MIGRANTES: UMA GEOGRAFIA URBANA DAS SALAS DE EXIBIÇÃO COMERCIAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI." Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 9, no. 1 (2020): 57–80. http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.622.

Full text
Abstract:
Este escrito apresenta uma contribuição da geografia ao entendimento do processo de fechamento das salas de cinema de rua vivido no Brasil especialmente entre as décadas de 1980 e 1990 e sua migração para as grandes cidades no formato multiplex. A imposição tecnológica da reformulação arquitetônica das salas correspondeu à sua concentração territorial em mercados aglomerados e mais lucrativos que as pequenas cidades da imensidão interiorana brasileira. Mas esta questão não explica-se unicamente a partir da transição tencológica - trata-se de uma questão urbana. A existência de salas de cinema
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira, Allison Bezerra, Karolayne Carneiro Dos Santos, and Amanda Miranda Pereira. "OS NOVOS USOS DO TERRITÓRIO PELO AGRONEGÓCIO FLORESTAL NA MICRORREGIÃO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO." Revista Contexto Geográfico 5, no. 9 (2020): 83. http://dx.doi.org/10.28998/contegeo.v5i9.10333.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as transformações na produção de culturas agrícolas tradicionais em municípios no sul da microrregião de Imperatriz, no estado do Maranhão, frente os novos usos no território provocados pelo agronegócio florestal, neste caso, a silvicultura do eucalipto. O recorte da pesquisa compreende os municípios de Davinópolis, Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene, e as culturas de arroz, feijão e mandioca. Discute as transformações no uso da terra, geradas pela transição para a cultura do eucalipto e consequente especialização produtiva de pequenos territórios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Daveau, Suzanne. "Fases históricas e perspectivas actuais do estudo do Quaternário em Portugal." Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, no. 3 (December 21, 2000): 5–14. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i3.24.

Full text
Abstract:

 Os estudos sobre o Quaternário começaram há século e meio em Portugal. Apresenta-se, primeiro, uma tentativa de interpretação da sua história, considerada como a sucessão de três fases especialmente criativas, separadas por períodos de menor actividade. Os grandes criadores foram os geólogos Carlos
 Ribeiro e Nery Delgado, que também estabeleceram os fundamentos da Arqueologia pré-histórica.
 Esta primeira tàse culminou no Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia Pré-histórica, em 1880. Depois de longo «pousio»), nova fase de grande actividade correspondeu aos ano
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Queiroz, Antonia Márcia Duarte. "Experiências do programa residência pedagógica na formação de professores de geografia no norte do Tocantins." Geografia Ensino & Pesquisa 24 (July 9, 2020): e31. http://dx.doi.org/10.5902/2236499442398.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta as experiências do Projeto Residência pedagógica do núcleo de Geografia na Universidade Federal do Tocantins na cidade de Araguaína-TO. Esse recorte espacial está localizado no norte do Tocantins na área de transição amazônica entre o norte e nordeste do Brasil. Essa região apresenta deficiências na qualidade da educação, evidenciados no Índice de Desenvolvimento Humano- IDH do país. O objetivo é refletir sobre os entraves e possibilidades oriundas das propostas sugeridas e as ações do subprojeto Residência pedagógica do Núcleo do curso de Geografia/UFT. Em específico d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Costanzi, Rogério Nagamine, and Graziela Ansiliero. "Evolução recente e alguns determinantes da proteção social dos idosos na América Latina e no Brasil." Revista do Serviço Público 60, no. 3 (2014): 219–40. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v60i3.24.

Full text
Abstract:
A existência de um sistema de proteção social aos idosos, com ampla cobertura, é extremamente importante para prevenir o aumento da pobreza e da desigualdade. Na ausência de tal sistema, e frente a transformações demográficas e da estrutura familiar presentes em grande parte dos países da América Latina, haverá riscos crescentes de que tanto o Brasil, como outros países da região, sofram com problemas de insuficiência de renda entre as pessoas com idade mais avançada. Dado esse contexto, este artigo avalia a situação atual e as perspectivas de proteção dos idosos na América Latina, com foco no
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Grabois, José. "Que urbano é esse? o habitat num espaço de transição do norte de Pernambuco." Estudos Avançados 13, no. 36 (1999): 79–104. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141999000200005.

Full text
Abstract:
ESTE TRABALHO CONSISTE numa tentativa de resgatar, para a Geografia, o assunto habitat rural, não de maneira descritiva, mas dentro de uma perspectiva histórica que ligue as formas do habitat e suas transformações ao desenvolvimento das forças produtivas e à evolução das relações sociais de produção. A proposta da pesquisa é demonstrar como o surgimento e a evolução do habitat existente nas Terras Altas da Transição Agreste/Mata do Norte de Pernambuco, especialmente aquele ligado à pequena produção, encontram-se fortemente vinculados à histórica relação de subordinação dos pequenos produtores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Faria, Rivaldo Mauro, Paloma Savian, and Dinara De Vargas. "TERRITÓRIOS DA PRIVAÇÃO SOCIAL NA CIDADE DE SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL." Boletim de Geografia 37, no. 1 (2019): 234. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v37i1.39208.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é aplicar um índice composto de privação, denominado Índice de Privação Social (IPS), no estudo das desigualdades territoriais da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Trata-se de um exercício metodológico desenvolvido com técnica originalmente proposta por Carstairs e Morris (1991) a partir da seleção de três variáveis relacionadas às desigualdades sociais urbanas. Os dados foram coletados em fontes secundárias oficiais, ao nível dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e modelados em Sistema de Informação Geográfica (SIG).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Finquielevich, Suzana. "Cidades no Espaço das Redes: Novas Centralidades e Periferias Urbanas na Sociedade Informacional." GEOgraphia 3, no. 6 (2009): 18. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2001.36.a13408.

Full text
Abstract:
Resumo Quais são as implicações dos conceitos de cidades centrais e periféricas, na atual transição para a Sociedade da Informação? Qual o significado da centralidade em um mundo globalizado e numa sociedade de redes? As cidades centrais e periféricas, coincidem necessariamente com as metrópoles dos países centrais e periféricos? Este trabalho se propõe a construir uma base de análise de novos conceitos referentes às hierarquias urbanas específicas da sociedade da informação, assim como esboçar uma primeira tentativa de metodologia de pesquisa voltada para a análise das novas centralidades e p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Finquielevich, Suzana. "Cidades no Espaço das Redes: Novas Centralidades e Periferias Urbanas na Sociedade Informacional." GEOgraphia 3, no. 6 (2009): 18. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2001.v3i6.a13408.

Full text
Abstract:
Resumo Quais são as implicações dos conceitos de cidades centrais e periféricas, na atual transição para a Sociedade da Informação? Qual o significado da centralidade em um mundo globalizado e numa sociedade de redes? As cidades centrais e periféricas, coincidem necessariamente com as metrópoles dos países centrais e periféricos? Este trabalho se propõe a construir uma base de análise de novos conceitos referentes às hierarquias urbanas específicas da sociedade da informação, assim como esboçar uma primeira tentativa de metodologia de pesquisa voltada para a análise das novas centralidades e p
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

HORTA, Celio Augusto Cunha. "O neopositivismo regional na Geografia Humana e os (des)interesses pela macroescala." GEOgraphia 18, no. 37 (2016): 80. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2016.1837.a13759.

Full text
Abstract:
Pretende-se refletir sobre a disposição escalar da região na Geografia Humana na transição da “Geografia Clássica” para a “Nova Geografia”. Parte-se do pressuposto que durante o período hegemônico da “Nova Geografia”, os estudos regionais vinculados à geografia econômica reforçaram a subnacionalidade atribuída à região, porém, nos trabalhos regionais de geografia política podem ter predominado abordagens multiescalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

HORTA, Celio Augusto Cunha. "O neopositivismo regional na Geografia Humana e os (des)interesses pela macroescala." GEOgraphia 18, no. 37 (2016): 80. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2016.v18i37.a13759.

Full text
Abstract:
Pretende-se refletir sobre a disposição escalar da região na Geografia Humana na transição da “Geografia Clássica” para a “Nova Geografia”. Parte-se do pressuposto que durante o período hegemônico da “Nova Geografia”, os estudos regionais vinculados à geografia econômica reforçaram a subnacionalidade atribuída à região, porém, nos trabalhos regionais de geografia política podem ter predominado abordagens multiescalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Aragão, João Paulo Gomes de Vasconcelos, and Joel Santos Pereira Nobre. "DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: abordagem à luz da configuração econômica e socioespacial do município de Esperança – PB." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 3, no. 10 (2017): 20. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n10p20-42.

Full text
Abstract:
CHALLENGES OF COEXISTENCE WITH THE SEMI ARID: approach to the light of the economic and socioespacial configuration of the municipality of Esperança – PBDESAFÍOS DE LA CONVIVENCIA CON EL SEMIÁRIDO: enfoque a la luz de la configuración económica y socialespacial del municipio de Esperança – PBA convivência equilibrada com a natureza continua sendo um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. Um exemplo disto ocorre no município paraibano de Esperança, no qual populações vivem em relação com a natureza do semiárido. A finalidade deste estudo foi analisar a configuração econômica e socioes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mundo Neto, Martin, and Raquel Fabbri Ramos. "AGRICULTORES EM TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA." Revista Interface Tecnológica 17, no. 2 (2020): 630–42. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.1072.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de agricultores que participam de Organizações de Controle Social (OCSs) uma modalidade de certificação orgânica prevista na legislação brasileira para agricultores em transição agroecológica. O objetivo foi identificar as estratégias de comercialização de agricultores pertencentes a 16 OCSs, localizadas em diferentes regiões do Estado de São Paulo, e compará-las com as proposições da literatura de agroecologia, verificando se predominam estratégias que explorem circuitos curtos de comercialização. Os dados, referentes ao ano de 2019, foram coletados no Cadastro Nacional de P
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rosa, Roberto. "ANÁLISE ESPACIAL EM GEOGRAFIA." Revista da Anpege 07, no. 01 (2011): 275–89. http://dx.doi.org/10.5418/ra2011.0701.0023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fernandes, Ruhama Bezerra, Adilson de Lima Tavares, and Yuri Gomes Paiva Azevedo. "Relação entre o valor adicionado das atividades econômicas e o produto interno bruto do Rio Grande do Norte." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 17, no. 2 (2018): 757–82. http://dx.doi.org/10.18593/race.v17i2.17238.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste estudo teve-se por objetivo analisar a relação do valor adicionado das principais atividades econômicas (agropecuária, indústria, serviços e administração pública) relativamente ao Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte, durante o período de 2010 a 2013. Nesse sentido, foram coletados dados relativos ao valor adicionado, ao PIB e à população no sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como referentes ao Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), por meio do sítio do Sistema Firjan. A amostra compreendeu 166 municípios, de uma totali
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Carneiro, Thiago Lopes, and Jullyana Lemes di Carvalho. "Resenha: trabalho em transição, saúde em risco." Psicologia: Teoria e Pesquisa 19, no. 2 (2003): 185–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722003000200012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira de Carvalho, Marina, Janaína Liz Aquino, and Juliano Maluf Amui. "Transição de menina em mulher." Self - Revista do Instituto Junguiano de São Paulo 5 (July 30, 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.21901/2448-3060/self-2020.vol05.0008.

Full text
Abstract:
Os mitos e os contos de fadas possuem símbolos que expressam imagens arquetípicas e, por contarem com essa base, são eternos e atemporais. Este trabalho teve como objetivo explorar as fronteiras simbólicas que permeiam a transformação da menina em mulher, expressas no mito de Core/Perséfone e nos contos do “O Barba Azul” e “A Bela e a Fera”. Os conteúdos estudados foram amplificados e relacionados com o processo de individuação feminina. São histórias que demonstram o modelo arquetípico da morte simbólica da menina e o nascimento da mulher, por meio do diálogo com aspectos inconscientes, da de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Aleluia, Iêda, Ana Verônica Mascarenhas, and Sandra Lúcia Brasil. "Educação em tempos de transição." International Journal of Health Education 4, no. 1 (2020): 6. http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v4i1.2853.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

SCHNEIDER, Aimée. "A transição democrática em disputa." Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica 10, no. 1 (2018): 70–92. http://dx.doi.org/10.15175/1984-2503-201810104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santana, Mário. "Trabalho de campo em geografia." Diálogos & Ciência 10, no. 29 (2012): 53–65. http://dx.doi.org/10.7447/dc.2012.005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Suertegaray, Dirce Maria Antunes. "Pesquisa de Campo em Geografia." GEOgraphia 4, no. 7 (2009): 64. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.47.a13423.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho focaliza a importância e as diversas vertentes metodológicas em torno da pesquisa de campo em Geografia, concebida, de forma ampla, como um instrumento de análise que permite o reconhecimento do objeto e que, fazendo parte de um método de investigação, permite a inserção do pesquisador no movimento da sociedade como um todo. Palavras-chave: Pesquisa de Campo; método de investigação.ABSTRACT This paper focus on the importance of field research in Geography and its different methodological currents. Field research is conceived, in a large sense, as an analytical instrument t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Suertegaray, Dirce Maria Antunes. "Pesquisa de Campo em Geografia." GEOgraphia 4, no. 7 (2009): 64. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.v4i7.a13423.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho focaliza a importância e as diversas vertentes metodológicas em torno da pesquisa de campo em Geografia, concebida, de forma ampla, como um instrumento de análise que permite o reconhecimento do objeto e que, fazendo parte de um método de investigação, permite a inserção do pesquisador no movimento da sociedade como um todo. Palavras-chave: Pesquisa de Campo; método de investigação.ABSTRACT This paper focus on the importance of field research in Geography and its different methodological currents. Field research is conceived, in a large sense, as an analytical instrument t
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lampert Batista, Natália. "Tópicos Especiais em Geografia B." Metodologias e Aprendizado 3 (July 26, 2020): 167–75. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1352.

Full text
Abstract:
Desde a chegada do novo Coronavírus ao Brasil, inúmeros desafios emergiram, impactando, de modo bastante especial, a docência. O planejamento do primeiro semestre de 2020 foi completamente alterado e novas alternativas precisaram ser encontradas para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidades. O presente artigo, neste sentido, apresenta um relato de prática de docência realizada na disciplina de Tópicos Especiais em Geografia B (GCC896), do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), durante o primeiro semestr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Neves, Darlan da Conceição, and Alfredo Borges de Campos. "Representações discursivas da geografia física em livros didáticos de geografia." Terrae Didatica 15 (September 10, 2019): e019014. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i0.8656592.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa as representações discursivas de conteúdos da Geografia Física em livros didáticos de Geografia. Para fins metodológicos, utilizou-se a Análise de Discurso Crítica que toma o texto como discurso e como prática social. Identificou-se que os conteúdos da Geografia Física apresentam traços de intertextualidade e interdiscursividade como modos de ação de ensinar fenômenos naturais, para mobilizar os conhecimentos prévios do leitor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Conpadre, Rede. "Editorial L&E, v.9, n.1, 2015. Dossier Eletromemória: Paisagem e História." Labor e Engenho 9, no. 1 (2015): 1. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v9i1.2103.

Full text
Abstract:
Os treze textos que se apresentam nesta edição de Labor & Engenho constituem um panorama parcial do diálogo travado entre pesquisadores do Projeto Eletromemória, inclusive com parceiros que são internacionais (Portugal e Argentina), mas não estranhos à problemática brasileira, pois as empresas elétricas que atuaram no mundo latino-ibérico têm mais relações de aproximação do que costumeiramente se explicita.Este número de Labor & Engenho abre com o texto “Da usina à população na velocidade da luz: fios elétricos e desenvolvimento”, de Gildo Magalhães (do Departamento de História, USP),
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rigotti, José Irineu Rangel. "Transição demográfica." Educação & Realidade 37, no. 2 (2012): 467–90. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-62362012000200008.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo principal analisar o papel que a dinâmica demográfica poderá exercer sobre a educação da população brasileira nas próximas décadas, com enfoque nas suas tendências e nas oportunidades que dela decorrem. Para atingir este objetivo, comenta-se brevemente alguns aspectos da transição demográfica e aquilo que alguns estudiosos denominam janela de oportunidades. Em seguida, discute-se a evolução da estrutura etária brasileira, a partir da razão de dependência e suas perspectivas, enfatizando o processo de envelhecimento populacional. Posteriormente, aborda-se a evolução
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Munck, Gerardo L., and Carol Skalnik Leff. "Modos de transição em perspectiva comparada." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 40-41 (August 1997): 69–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-64451997000200004.

Full text
Abstract:
Embora a literatura sobre democratização tenha dedicado consideravel atenção ao conceito de modos de transição, as tentativas de explicar as perspectivas de consolidação democrática como conseqüência do modo de transição revelam-se inconclusivas. Revisitando esse debate, este artigo sustenta que o modo de transição afeta o padrão de competição entre elites, as regas institucionais elaboradas durante o período de transição e a disposição de atores-chave a aceitar ou rejeitar as novas regras do jogo. Dá-se conteúdo substantivo a esse argumento mediante uma comparação inter-regional que abrange o
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lanzaro, Jorge. "Os partidos uruguaios: a transição na transição." Opinião Pública 9, no. 2 (2003): 46–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-62762003000200003.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a transição e a vitalidade atual do sistema partidário uruguaio. Após um período de crise, que culminou com o rompimento da democracia nos anos sessenta, nos anos noventa o sistema partidário recupera sua centralidade conduzindo o processo de transição democrática. Durante esse processo, observa-se o realinhamento do sistema partidário, que tende a tornar-se um sistema de multipartidarismo moderado, com o amadurecimento e fortalecimento da esquerda, representada sobretudo pelo Frente Amplio. O crescimento deste último deveu-se à sua capacidade de confrontar os partidos trad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Maria Aparecida Cardoso. "GEOGRAFIA RESSIGNIFICADA." Espaço e Cultura, no. 48 (March 29, 2021): 184–87. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58740.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Washington Drummond da. "Geografia em jogo: algumas possibilidades de abordagem dos videogames na Geografia." Ateliê Geográfico 10, no. 1 (2016): 140. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v10i1.35202.

Full text
Abstract:
ResumoO presente artigo está inserido no campo de estudos da nova geografia cultural e enseja explorar algumas possibilidades de interpretações das representações espaciais elaboradas pelos videogames, a partir da ótica geográfica. Como questão central indaga-se que abordagens esse veículo dispõe em sua récita. Buscando responde-la, foi realizada uma revisão bibliográfica referente à estrutura e funcionamento dos jogos eletrônicos (gamestudies) e a respeito das recentes investigações dos videogames desenvolvidos nas ciências humanas, com destaque à Geografia. O estudo também contemplou a inter
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Dalapicola, Tiago, and Regina De Marchi Lyra Oliveira. "Pesquisa em ensino de geografia: análise dos eventos da geografia capixaba." Geosaberes 9, no. 19 (2018): 1. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v9i19.676.

Full text
Abstract:
O artigo trata da inserção de conteúdos pertinentes ao ensino da Geografia nos Encontros Capixabas de Geógrafos, na esteira do ressurgimento da seção local da Associação dos Geógrafos Brasileiros naquele estado. Embasou-se, para tal, em análise documental e revisão de literatura sobre a importância da pesquisa para a formação docente. A pesquisa concluiu que embora na altura da organização dos quatro eventos realizados a carreira na licenciatura fosse a modalidade mais buscada e com maior oferta de vagas nos cursos de Geografia do estado, o tema do ensino foi inserido nas grades de programaçõe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Copetti Callai, Helena. "A geografia escolar – e os conteúdos da geografia." Anekumene, no. 1 (February 26, 2011): 128–39. http://dx.doi.org/10.17227/anekumene.2011.num1.7097.

Full text
Abstract:
Este texto discute o ensino da geografia e a didática, abordando os conteúdos. Parte-se da discussão da geografia escolar, do que se entende por Educação Geográfica e qual o seu papel escola. Em seguida está colocado o desafio para que seja possível fazer uma educação geográfica na escola, abordando a construção dos currículos e a escolha/definição dos conteúdos curriculares escolares. Estas questões são analisadas a partir dos estudos que acontecem no contexto da pesquisa em Didática e Ensino da Geografia que tem buscado na investigação cientifica a caracterização de como está o ensino-aprend
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Teixeira, F. "Igreja Católica em Tempo de Transição." Estudos de Religião 27, no. 2 (2013): 177–92. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v27n2p177-192.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!