To see the other types of publications on this topic, follow the link: Geometria Descritiva.

Journal articles on the topic 'Geometria Descritiva'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Geometria Descritiva.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Kopke, Regina Coeli Moraes. "Ensino de geometria descritiva: inovando na metodologia." Rem: Revista Escola de Minas 54, no. 1 (March 2001): 47–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000100008.

Full text
Abstract:
Com base na observação, durante anos de magistério superior, na área de desenho, dos alunos de Engenharia, Matemática, Arquitetura e Artes, quanto às dificuldades encontradas por eles no aprendizado de desenho, em especial da Geometria Descritiva, é que nos propusemos, em 1999, lecionar essa disciplina para os cursos de Arquitetura e Artes, adotando uma metodologia diferente da convencional, para despertar, no aluno, o gosto pela disciplina e o desenvolvimento de uma habilidade pouco trabalhada na escola: a visão espacial. Mostrar para os alunos que essa disciplina não é difícil, mas apenas diferente daquilo que estudaram até então, tornou-se nossa meta. A visão espacial é uma habilidade mental localizada no lado direito do cérebro e, assim, quanto mais lúdica for esta aprendizagem, será mais bem assimilada. A proposta é iniciada no sentido de se trabalhar primeiro com sólidos: neles estarão os pontos, retas e planos normalmente abordados na metodologia convencional, nessa ordem. Como conclusão, tem-se que o importante é ressaltar o grande avanço que a Geometria Descritiva traz para quem quer representar graficamente qualquer coisa. Onde há planejamento, projeto e representação gráfica, aí estará a Geometria Descritiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Souza, Michel, Roberto Do Nascimento, and Maria Antônia Benutti. "SKETCHUP COMO FERRAMENTA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA DESCRITIVA." Revista Geometria Gráfica 2, no. 2 (December 19, 2018): 78. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2018.239224.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova ferramenta de ensino na aprendizagem de geometria. O desenvolvimento da visão espacial é o grande objetivo das disciplinas de Geometria Descritiva, porém é a grande dificuldade dos alunos no ensino tradicional, assim é entendido que necessita haver uma mudança no modo de ensinar. Com o avanço tecnológico, muitos softwares de modelagem tridimensional estão sendo desenvolvidos e inseridos no ensino gráfico, o que pode ser um grande recurso no desenvolvimento do ato mental de visualizar. Muitos softwares CAD já são utilizados no ensino, e surgem constantemente softwares educacionais e softwares freeware que são mais acessíveis aos estudantes. Dentre esses programas, o SketchUp, se torna uma poderosa tecnologia para o entendimento da visualização tridimensional e um potencializador juntamente com o método tradicional de ensino, devido a suafacilidade e rapidez na modelagem, além de ser um software free e idiomacompatível. A Geometria Descritiva é importante, pois desenvolve a habilidade da percepção espacial nos alunos, e a tecnologia se mostra uma ferramenta útil no ensino, sendo o SketchUp um dos programas para essa alteração no método de ensino. Procurou-se identificar as desvantagens do CAD e as vantagens do SketchUp no ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Teixeira, Fábio Gonçalves, and Sérgio Leandro Dos Santos. "HyperCAL3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva." Design e Tecnologia 3, no. 06 (December 31, 2013): 20. http://dx.doi.org/10.23972/det2013iss06pp20-32.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo de apoio ao ensino de Geometria Descritiva, através do estudo de objetos sólidos. São descritas a metodologia utilizada para a sua implementação e as principais funcionalidades do aplicativo. Foi realizada uma seleção de conceitos a fim de determinar a estrutura funcional que o software deveria atender. A partir disso, foram modeladas as principais funcionalidades através de processos de Geometria vetorial equivalentes aos utilizados na Geometria Descritiva. Dentre as principais funcionalidades apresentadas destacam-se: o processo de projeção, a representação de linhas ocultas no modelo tridimensional e nas projeções, vistas auxiliares sucessivas em tempo real e em 3D, representação em épura e o processo de interseção. Todas estas ferramentas são implementadas em um aplicativo que auxilia o processo de aprendizagem dos alunos e os procedimentos didáticos dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cavalcanti, Ana Cláudia Rocha, Vandré Ricardo Pereira Melo, and Flávio Antonio Miranda De Souza. "Habilidades profissionais colaborativas para engenheiros por meio da geometria descritiva." Revista Geometria Gráfica 3, no. 1 (June 3, 2019): 70. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2019.241305.

Full text
Abstract:
Os desafios profissionais contemporâneos nos campos das engenharias têm demandado novas habilidades em lidar com a forma, tanto nos meios de representação tradicionais e como nos meios digitais, dos quais, o lápis e papel e os aplicativos de auxílio ao projeto são coexistentes e complementares. A modelagem de objetos tem que ser precisa, antecipando erros para evitar desperdícios. A correção antecipada desses erros em sua fase projetual é, sem dúvida, fundamentada no conhecimento da geometria descritiva. Do ponto de vista das habilidades interpessoais, novas demandas têm sido freqüentes, tais como cooperação, colaboração, interatividade, entre outras. Portanto, esse artigo discute as experiências do ensino da geometria descritiva nos cursos de engenharia civil e engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo faz uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a aquisição de visualização espacial que estimulam a colaboração para aprender a aprender num cenário de constantes inovações. Os estudantes utilizaram ferramentas tradicionais de desenho (lápis e papel) e ferramentas digitais (AutoCAD e SketchUp) aplicadas na resolução de problemas. A inovação refere-se ao uso de metodologias ativas para a apreensão de conteúdos e habilidades colaborativas. Os estudos apresentados demonstram que os estudantes assumiram papeis ativos na aquisição do conhecimento, interagindo e colaborando com diferentes grupos de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Souza, Estela Maris, and Pollyanna Coutinho Miguel. "Metodologias Ativas em ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva: do Concreto ao Abstrato." Revista Geometria Gráfica 4, no. 2 (October 20, 2020): 77. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.248646.

Full text
Abstract:
No ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva no curso de Arquitetura e Urbanismo, no intuito de dirimir o impacto negativo com relação à disciplina, adotou-se um método que chamamos do concreto ao abstrato. Nesse método adotamos uma abordagem diferente do ensino-aprendizagem clássico da geometria descritiva que parte do ponto, o que denominamos abstrato para o concreto, que denominamos o tridimensional. Além da inversão da abordagem ainda incluímos metodologias ativas nesse processo que vão desde origami até o uso de ferramentais digitais. Além da apresentação do método “do concreto ao abstrato” ainda foi feita uma pesquisa entre os alunos do curso para que pudéssemos avaliar a aplicabilidade do método durante os três semestres de funcionamento do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Vanderlí Fava de, and Marcos Martins Borges. "A geometria descritiva nas disciplinas do curso de engenharia: um contexto para aprendizagem." Rem: Revista Escola de Minas 54, no. 1 (March 2001): 69–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000100012.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência realizada na disciplina Geometria Descritiva I, oferecida para o 1º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A experiência envolveu aspectos relacionados a métodos de ensino/aprendizagem e de abordagem do conteúdo, além da inclusão de um trabalho de campo. No que se refere aos aspectos metodológicos, buscaram-se formas de aumentar a participação do aluno em sala de aula e, em termos de abordagem do conteúdo, procurou-se vincular os conceitos e elementos da disciplina a situações de aplicação real em Engenharia. O trabalho de campo, realizado junto aos departamentos da Faculdade de Engenharia, permitiu que os alunos tivessem uma visão geral do curso e da relação da Geometria Descritiva com as disciplinas do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pece, Carlo Alessandro Zanetti, Stephania Padovani, Diego Mafioletti, Anna Carolina Murata Galeb, and Pedro Serigheli da Rocha Paranhos. "Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 6, no. 1 (September 24, 2010): 1–14. http://dx.doi.org/10.51358/id.v6i1.66.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo desenvolver, atravs de uma abordagem de design participativo, material didtico instrucional para o ensino de GD, particularmente voltado a alunos de cursos de Design.Para tal, realizou-se inicialmente uma reviso bibliogrfica sobre o ensino de Geometria Descritiva, enfocando principalmente o papel das representaes grficas no aprendizado dos conceitos e princpios desse domnio. A produo do material didtico ocorreu no contexto da prpria disciplina de GD, ou seja, os prprios alunos, orientados pelo professor, realizaram anotaes e propuseram sugestes do que poderia sermelhorado no material. Sendo o material desenvolvido mais dinmico, os alunos sentiram-se estimulados e, consequentemente, mais motivados para o estudo de GD. Observou-se uma ampliao do dilogo discentediscente,assim como discente-docente sobre a disciplina, surgindo frequentemente propostas de melhoramento. Essas propostas vm sendo discutidas, dentre as quais destaca-se a criao de artefatos concretos, demonstrando aspectos bsicos da disciplina. O material reformulado continua sendo utilizado pelas turmas subseqentes de Geometria Descritiva, assim como referncia para outras disciplinas relacionadas. [ Download ]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lopes, Lailson dos Reis Pereira, Ana Lúcia Manrique, and Josué Antunes de Macedo. "Alguns aspectos históricos da Geometria e do Desenho Geométrico na formação de professores." Revista Profissão Docente 21, no. 46 (September 3, 2021): 01–17. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1429.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresenta-se um recorte da análise de dados de uma pesquisa de doutorado em Educação Matemática, bibliográfica e do tipo estado do conhecimento, guiada pela questão: quais são as contribuições das disciplinas específicas do ramo de Geometria, dos cursos de licenciatura em Matemática, na formação do futuro professor na abordagem dos conteúdos matemáticos a serem ensinados na educação básica? Como resultado foi identificado que um dos primeiros registros do ensino de Geometria no Brasil data do século XIX e visava o desenvolvimento de habilidades para a inserção profissional. Segundo o Parecer 295/1962, que trata do Currículo Mínimo para formação de professores de Matemática, no que se refere ao ramo de Geometria deveriam ser abordados: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Geometria Analítica. De acordo com o Parecer n. 1.302 / 2001, o currículo da licenciatura em Matemática deve incluir na área da Geometria: Fundamentos da Geometria e Geometria Analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Aymone, J. L. F. "Geometria Descritiva, Matemática e Computação Gráfica para o Cálculo da Área de Telhados." Revista de Ensino de Engenharia 34, no. 2 (December 3, 2015): 45–52. http://dx.doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v34n2p45-52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da, Antônio Carlos Belarmino Segundo, Rodolfo Moreira Cabral, Eduardo Gomes Onofre, and Vanessa da Cruz Alexandrino. "Ensino de geometria e a Teoria da Gestalt: uma investigação com professores de matemática da educação básica." Research, Society and Development 11, no. 11 (August 19, 2022): e188111133421. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33421.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a concepção dos docentes de matemática sobre o Ensino de Geometria e a sua vivência com a Teoria da Gestalt na formação inicial e continuada. Como instrumento metodológico, utilizamos um questionário que foi elaborado no Google Forms com dez (10) questões, sendo nove (08) objetivas e duas (02) dissertativas sobre o Ensino de Geometria e a Teoria da Gestalt. Participaram vinte e um professores de matemática que lecionam, em escolas públicas e privadas, no estado da Paraíba. Realizamos uma análise descritiva dos dados coletados. Os resultados indicaram que os docentes entrevistados percebem a importância do Ensino de Geometria e reconhecem as dificuldades de lecionar a referida área do campo da matemática. Os entrevistados enfatizam também que a Teoria da Gestalt é uma alternativa para mediar o Ensino de Geometria, mas informaram que a maioria dos professores de matemática não possuem conhecimentos sobre a referida teoria, durante a formação inicial e continuada. Concluímos que a teoria da Gestalt possui elementos que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem da geometria, além de aproximar o aluno da sua realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Quimuanga, Zeca Catuco André, and Raúl Ceregido Domínguez. "Proposta metodológica para a representação de planos por meio do Software GeoGebra." Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (December 14, 2021): 1–28. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e80959.

Full text
Abstract:
O presente artigo é parte da pesquisa quali-quantitativa realizada como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Ensino de Matemática no Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul (Angola). O mesmo objectivou apresentar as directrizes metodológicas da sequência dos procedimentos interactivos para a representação de planos, usando o software GeoGebra incluindo o seu processo dinâmico nos estudantes do II e III ano de licenciatura do Curso de Ensino de Matemática do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge). Para o cumprimento desta meta foram realizadas as pesquisas bibliográfica e a investigação-acção, tendo com principal instrumento de recolha de dados o questionário. Os resultados obtidos e a satisfação notada nos estudantes durante as actividades desenvolvidas, concluiu-se que o software GeoGebra é um recurso prático, dinâmico e atractivo e que pode romper paradigmas de modo a transformar o estudante num agente cada vez mais activo, melhorando desta forma a qualidade do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva. Por isso, espera-se com esta pesquisa a dinamização do processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva aliado o software GeoGebra para melhorar a qualidade do respectivo processo e responder os desafios da sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cembranel, Priscila, and Luis Felipe Dias Lopes. "Aplicação das Metodologias FMEA e GUT na Prestação do Serviço Automotivo de Geometria a Laser." Revista de Administração da UFSM 9, no. 1 (November 24, 2015): 46. http://dx.doi.org/10.5902/198346595659.

Full text
Abstract:
O serviço automotivo de geometria a laser é responsável pelo alinhamento das rodas, da direção e do câmber e tem como objetivo ajustar as rodas para que o pneu tenha o mínimo atrito possível com o solo. Selecionou-se o serviço de geometria a laser devido a sua grande procura na empresa em estudo (verificado por meio dos relatórios de vendas e ordens de serviços), no que diz respeito ao volume de vendas. O estudo teve como objetivo a elaboração do fluxograma de processos, a identificação das falhas nos processos sugerindo a implementação de ações para a correção das inconformidades. Como metodologia utilizou-se a abordagem quantitativa, metodologia descritiva e como técnica o acompanhamento in loco, de forma a identificar todas as etapas envolvidas no processo de prestação do serviço. Para a identificação das falhas utilizou-se a metodologia FMEA, que foram avaliadas utilizando-se os critérios da metodologia GUT. As principais falhas elencadas foram: o alto índice de retrabalho, a qualificação do geometrista, a necessidade de atualização do manual dos padrões e medidas dos veículos para a geometria, a necessidade de acompanhamento do geometrista junto ao cliente nos testes do veículo e a verificação e aferição da máquina de geometria. Através da metodologia GUT elencou-se como prioridade o acompanhamento do geometrista junto ao cliente nos testes do veículo e a aferição do equipamento de geometria, o que impactou diretamente no índice de retrabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Xavier, Antônio Roberto, Maria Karine Rocha Barbosa, Karla Renata de Aguiar Muniz, Francisco Ari de Andrade, José Rogério Santana, Jose Gerardo Vasconcelos, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Elaine de Farias Giffoni de Carvalho, Arnaldo Dias Ferreira, and Maria José Costa dos Santos. "Saberes populares, Etnomatemática e o uso de Jogos no ensino de Geometria." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 28, 2021): e50910111998. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11998.

Full text
Abstract:
Percebe-se que os discentes das escolas públicas brasileiras apresentam dificuldades em relação aos conteúdos de matemática em geral, mas este estudo, trata-se, especificamente dos conteúdos de geometria, com foco nos saberes populares e os processos de ensino e de aprendizagem das ciências, especialmente da matemática, como fonte de atenção diferenciada nas práticas pedagógicas escolares. Tem-se como escopo principal a apreensão dos conteúdos de matemática, com foco na geometria por meio de metodologias emergentes que se apoiam no uso de jogos, e se fundamentam em saberes populares, abalizados na Etnomatemática. Objetiva-se analisar os saberes populares da Etnomatemática como uma alternativa metodológica para compreensão de problemas existentes no cotidiano escolar, sobretudo no ensino fundamental, a partir da realidade do discente. A pesquisa foi do tipo exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa e de método prevalecente de pesquisa-ação com análise empírica. O lócus deste estudo foi uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade Redenção, no estado do Ceará. Os sujeitos sociais são os alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica se deu por meio do uso de recursos educacionais (jogos) voltados para o ensino de Geometria. Os resultados apontaram que o uso de jogos trouxe significado para os discentes, sujeitos da pesquisa, e, portanto, considera-se que a proposta aliada ao jogo foi eficaz para um ensino mais significativo de geometria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Hélio Rodrigues dos, Paulo Vinícius Pereira de Lima, and Geraldo Eustáquio Moreira. "O Ensino de Geometria Plana na perspectiva do Programa Etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios." Ensino da Matemática em Debate 9, no. 3 (December 30, 2022): 71–93. http://dx.doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i358920.

Full text
Abstract:
O estudo tem como objetivo geral apresentar os resultados de atividades de ensino e aprendizagem em geometria plana, na perspectiva do Programa Etnomatemática, realizadas em uma escola quilombola. Especificamente, buscamos refletir sobre o ensino de geometria plana na perspectiva da Etnomatemática; realizar atividades pedagógicas de geometria na perspectiva do Programa e identificar as contribuições das atividades pedagógicas aplicadas, aliadas à realidade quilombola. A atividade foi desenvolvida em três momentos: inicialmente, com conceitos (leitura, identificação e compreensão de figuras planas); posteriormente foi a observação (imagens na natureza, em casa e em outros espaços) e o terceiro momento foi de interação pedagógica (confecções, discussões e classificações das figuras planas). A atividade foi realizada na comunidade quilombola Kalunga Ema, com alunos dos 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizamos a observação participante e a análise descritiva. Após a identificação e conceituação, foi realizada a construção de materiais didáticos com os estudantes. Evidenciou-se que muitos estudantes tinham dificuldades em identificar e conceituar itens elementares da geometria plana, bem como resolver questões, ainda que simples e/ou aliadas ao próprio cotidiano. Após a atividade com a proposta realizada e a avaliação oral, constatou-se que a maioria dos estudantes conseguiu identificar e compreender conceitos da geometria plana; as atividades realizadas geraram maior interação e contribuiu na relação professor-estudante; o desenvolvimento de novas metodologias contribui significativamente na formação continuada de professores que ensinam Matemática; a construção de materiais didáticos com o protagonismo dos estudantes revelou-se significativa, e por final, o conjunto de atividades possibilitou os estudantes a relacionarem a geometria plana ao cotidiano quilombola e aplicar em pequenas atividades da comunidade, tais como hortas, currais e nas relações de trabalho, evidenciando o êxito esperado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Rodrigo Rafael de Souza Ferreira da, and Marcia Martins de Oliveira. "Estudo do Ponto em Jogo." Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico 8, jan./dez. (March 28, 2022): e189822. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v8.1898.

Full text
Abstract:
O presente artigo, motivado pela dificuldade dos alunos de Ensino Médio em compreender os conteúdos da Geometria Descritiva, busca responder à seguinte pergunta: um jogo digital para smartphones poderia auxiliar na compreensão do estudo do ponto? Por tratar-se de conteúdo que serve de base para conceitos mais abstratos da Geometria Descritiva, a dificuldade nesse conteúdo pode gerar lacunas que impactarão nas teorias mais complexas seguintes. Este trabalho versa sobre os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, em andamento, que visa analisar como professores do Ensino Médio percebem a relevância de um jogo digital para o estudo do ponto. Desse modo, apresentam-se aqui as teorias norteadoras do projeto de jogo adotando-se os conceitos de ludicidade, aprendizagem baseada em jogos e as aprendizagens significativa e distraída. Os conceitos do estudo do ponto serão sucintamente expostos para que o leitor possa, a seguir, compreender a contextualização e a dinâmica do jogo. Nesse estudo de caso, sete recém-egressos do ensino médio da instituição que sediou a pesquisa foram convidados a avaliar “Frogo, o Jogo do Estudo do Ponto”. Assim, após usufruírem do game, os participantes responderam anonimamente a um formulário eletrônico com perguntas avaliativas abertas e fechadas. Os resultados obtidos nessa consulta inicial indicam que Frogo pode ser um recurso pedagógico digital motivador para os estudantes nativos digitais com potencial para contribuir com um aprendizado divertido e servir de incentivo para o surgimento de projetos como esse que aspirem por um paradigma educacional menos tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Soares, Talita Emidio Andrade, Denilson Junio Marques Soares, and Wagner dos Santos. "Geometria Plana em exames estandardizados: uma análise do ENEM, ENCCEJA E ENADE." Revemop 4 (April 9, 2022): e202203. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202203.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir sobre como a Geometria Plana está inserida em três exames estandardizados: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, que assume uma abordagem qualitativa, em que a análise dos dados foi realizada de maneira descritiva e interpretativa. Os resultados apresentados evidenciaram as potencialidades e a adaptabilidade desse conteúdo em avaliações externas aplicadas em larga escala para diferentes níveis e modalidades de ensino. Desse modo, espera-se que este estudo possa auxiliar estudantes e professores, considerando o processo de ensino e aprendizagem da disciplina, trazendo ganhos para a melhoria da qualidade da educação, evidenciada por meio dos exames estandardizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Nunes, Célia Barros, and Lourdes De la Rosa Onuchic. "O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática." INTERFACES DA EDUCAÇÃO 10, no. 30 (July 17, 2020): 30–56. http://dx.doi.org/10.26514/inter.v10i30.3565.

Full text
Abstract:
Este artigo baseia-se numa pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva e interpretativa, desenvolvida pela primeira autora que se inseriu no ambiente pesquisado, em uma turma de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública, para observar e, ao mesmo tempo, atuar como professora-pesquisadora, a fim de compreender e buscar por mudanças na prática de ensino, bem como conscientizar os sujeitos da pesquisa de seu papel como futuro professor de Matemática. A pesquisa teve como objetivo investigar, compreender e evidenciar as potencialidades didático-matemáticas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas nos processos de ensinar e aprender Geometria no trato com as transformações geométricas. Pode-se observar pelos dados coletados, que trabalhar transformações geométricas, fazendo uso dessa metodologia na formação de futuros professores, pode ser um potencializador metodológico eficaz para o ensino-aprendizagem da Geometria. Palavras-chave: Transformações geométricas. Formação de professores. Resolução de Problemas. Isometria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

GERHARDT, ANDRÉ LUÍS BARRETO, and BRENO CORREA DA SILVA FILHO. "Perfil e Classificação Isogônica de Dobras Por Computador." Pesquisas em Geociências 19, no. 1 (June 30, 1992): 59. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.21323.

Full text
Abstract:
A análise e classificação de dobras, a partir de seções processadas por técnicas de Geometria Descritiva que permitem obter as características de estilo exibidas pelos planos de perfil, constitui-se em tarefa sempre trabalhosa e, na maior parte das vezes, aproximativa. Com a finalidade de automatizar tal procedimento e retirar seu caráter subjetivo desenvolveu-se o programa PERFIL, em linguagem Pascal. Os métodos utilizados e as facilidades introduzidas pelo programa, bem como sua implementação em microcomputadores de capacidade gráfica limitada o tornam ferramenta bastante útil para o geólogo estrutural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Almeida, Mária Cristina, and Rui Candeias. "O ensino da geometria nos primeiros anos (1965-1974) em Portugal: diálogo entre os programas e os materiais de formação dos professores." Perspectiva 40, no. 2 (August 12, 2022): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2022.e84077.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende aprofundar o conhecimento sobre o ensino da Matemática nos primeiros anos de escolaridade, estabelecendo um diálogo entre as propostas curriculares obrigatórias para o ensino da Geometria e as indicações didáticas transmitidas aos professores através de manuais de didática e de orientações para o ensino. Analisámos por um lado, os programas portugueses obrigatórios para a Matemática do ensino primário e para a Telescola, procurando conhecer os conteúdos, as orientações e os materiais didáticos relativos à Geometria referidos nesses documentos. Por outro lado, olhámos para os materiais da formação de professores do ensino primário e para as orientações para o ensino da Matemática na Telescola, em busca das indicações didáticas aí preconizadas para o ensino da Geometria. O período escolhido insere-se numa época em que circulavam internacionalmente ideias de renovação do ensino da matemática, o Movimento da Matemática Moderna, pelo que também procurámos a influência deste movimento nos materiais analisados. O estudo é baseado numa análise documental, de natureza descritiva e interpretativa, com uma perspetiva histórica. As fontes utilizadas englobam os programas em vigor na época e os materiais produzidos especificamente para professores, ou para futuros professores, que contêm indicações didáticas. De uma forma geral, os materiais produzidos especificamente para professores, ou para futuros professores, centram-se na componente pedagógica e seguem as indicações dos documentos curriculares oficiais na abordagem proposta. A análise evidenciou uma preocupação em adequar o ensino de geometria à faixa etária dos alunos favorecendo uma abordagem simultaneamente utilitária, formativa, intuitiva e ativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Domingues, Mateus Augusto, Leonardo Sturion, Zenaide Fátima Dante Correia Rocha, and Marcia Cristina Reis. "Estudo de Geometria Analítica com o auxílio do GeoGebra numa turma do 3º ano do Ensino Médio." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 12, no. 6 (December 29, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v12n6a25.

Full text
Abstract:
A partir de uma avaliação diagnóstica, realizada em um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Londrina, constatou-se um déficit de aprendizagem em Geometria, o que instigou a elaborar um estudo cuja proposta é a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta didática para o ensino dessa área de conhecimento. As aulas foram mediadas com o software GeoGebra com a finalidade de investigar os efeitos desse recurso na mediação do conteúdo de Geometria Analítica para o ensino e aprendizagem dos alunos. Para realizá-lo, usou-se a metodologia qualitativo-descritiva dos momentos vivenciados na sala de aula. Por meio de observações dos efeitos da mediação desse recurso didático na ação dos alunos, constatou-se que o GeoGebra possibilitou melhor observação dos conceitos abordados. Por consequência, foi possível verificar que os estudantes ficaram motivados e curiosos, e, a partir disso, conseguiram interagir com o conteúdo, com a tecnologia digital e com os demais indivíduos envolvidos (alunos e professor), fato que motiva a dar continuidade ao projeto em outras aulas a fim de contribuir para o ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

CASSELA, EZEQUIAS ADOLFO DOMINGAS, and ANA LÚCIA MANRIQUE. "Intervenção da Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud: Um contributo para a disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié." Revista de Produção Discente em Educação Matemática ISSN 2238-8044 11, no. 2 (October 28, 2022): 93–110. http://dx.doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva-se em propor a Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud no estudo conceitual das cônicas, com vista ao melhoramento da disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola. A pesquisa desenvolvida está encaminhada a responder a seguinte questão científica: Como contribuir para o estudo conceitual das cônicas com vista ao melhoramento da disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso e escola em referência? Nesta perspectiva, para o alcance do objetivo determinando, adotou-se o paradigma qualitativo de natureza descritiva, o qual permitiu observar, analisar e descrever os procedimentos tidos em conta pelos professores e alunos no ensino e aprendizagem conceitual das cônicas, com vista a identificar as limitações implicadas no processo em causa. Os resultados obtidos a partir dos procedimentos utilizados, revelam as dificuldades dos alunos em dar explicações acerca do conceito das cônicas na vertente sintética e analítica, bem como das principais propriedades que justificam a razão delas serem consideradas como lugares geométricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

César, Júlio César da Silva Júlio, Déric Vinícius Dos Santos, Elyston Henrique Da Silva Barros, Luan Danilo Silva dos Santos, and Yrailma Katharine De Sousa. "METODOLOGIAS DE ENSINO: ARTICULAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL À ESTUDANTES, EM TEMPOS DA COVID-19." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 3 (December 31, 2020): 19–35. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i3.153.

Full text
Abstract:
A pandemia da COVID-19 impactou significativamente a sociedade, seja por questões econômicas, educacionais ou de saúde. A partir dela, exigências governamentais foram postas, e uma delas envolveu a adoção de medidas de distanciamento para controle da disseminação do SARS-CoV-2 (vírus da COVID-19), inclusive no contexto escolar, em que o ensino presencial precisou ser suspenso. Nesse contexto, como alternativa para continuidade de atividades educacionais, muitas instituições de ensino brasileiras passaram a trabalhar o ensino remoto, tendo como suporte Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs). As TDICs podem ser um instrumento importante no desenvolvimento das práticas docentes, inclusive em atividades de ensino matemático, como por exemplo, geometria espacial. Neste sentido, objetivamos nessa pesquisa analisar, quando houvesse, a utilização de recursos metodológicos do docente para o desenvolvimento do ensino de geometria espacial à estudantes do Ensino Médio, em tempos de COVID-19. Metodologicamente, a pesquisa foi classificada numa abordagem qualitativa do tipo descritiva, e teve como técnica de coleta de dados o uso de um formulário eletrônico, com questões abertas. Como participantes tivemos três professores de matemática de uma escola da rede estadual de Camocim de São Félix-PE, que estavam ensinando ou iriam ensinar geometria espacial no ensino médio na modalidade de ensino remoto. Utilizamos a análise de conteúdo para analisar os dados obtidos. Das inferências, contatamos que os docentes utilizam vários recursos tecnológicos para o desenvolvimento de suas práticas para o ensino de geometria espacial, para facilitar a compreensão e visualização do conteúdo. Esses recursos remetem dos professores investigados certa articulação para aplicação de novas metodologias de ensino, nas aulas de matemática. Verificamos ainda, alguns desafios apresentados pelos professores, como a falta de recursos dos discentes e a formação docente. Assim sendo, concluímos que o uso das TDICs tem sido um grande aliado na articulação e apresentação do conteúdo de geometria espacial, mas para que sua potencialidade seja aproveitada no processo de apresentação do conteúdo de geometria espacial é necessário que os professores estejam instrumentalizados quanto ao uso desses instrumentos. Ademais, verificamos a necessidade de reflexão acerca dos desafios advindos do modelo de ensino remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Madendenhe, Jaime Tomás Mequecene. "Ensino e aprendizagem da geometria na 8ª classe: Escola Secundária Francisco Manyanga de Tete, Moçambique." Ensino e Tecnologia em Revista 1, no. 2 (December 19, 2017): 226. http://dx.doi.org/10.3895/etr.v1n2.7284.

Full text
Abstract:
A geometria, em particular circunferência e círculo, é um tema de conhecimento de extrema importância, tendo uma vasta aplicação em situações do nosso dia-a-dia. Em Moçambique, é lecionado desde o ensino primário até superior. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas e estratégias que se usam no ensino da Geometria especificamente na aprendizagem de circunferência e círculo. A pesquisa, quanto à abordagem, é de caráter qualitativa e quantitativa, com ênfase em qualitativa, e quanto ao tipo de pesquisa é descritiva e analítica. Para recolha de dados usou-se o questionário. A amostra foi de oito alunos da Escola Secundária Francisco Manyanga de Tete - Moçambique, com idade compreendida entre 13 a 15 anos. Os resultados obtidos indicaram que o maior número de maioria dos alunos inqueridos mostraram dificuldades em responder claramente à diferença entre circunferência e círculo. Conclui-se então que não houve uma internalização das subsunções relacionadas aos conhecimentos de circunferência e circulo. círculos estudados nas classes anteriores, em particular a 8ª classe. Circunferência e círculo é um conteúdo de extrema importância, visto que em Moçambique é lecionado desde o ensino primário até superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Melo, Sandra. "Analisando as seções planas a partir uma perspectiva da Geometria Projetiva: um caso de Homologia." Revista Geometria Gráfica 5, no. 1 (June 17, 2021): 71. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2021.250802.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata de uma análise de seções planas a partir de uma perspectiva das transformações geométricas, mais precisamente da Geometria Projetiva, como um caso de Homologia. As transformações geométricas são operações aplicadas a um determinado elemento - Objeto - a fim de produzir um outro elemento – Imagem. Por meio de aportes teóricos, apresentaremos a Homologia e seus elementos. Vamos analisar algumas seções planas, destacando a presença dos elementos da Homologia no traçado para a obtenção de cada uma delas. Empreendemos uma pesquisa bibliográfica do tema abordado neste artigo para depois averiguar a Projetividade presente nas seções planas. Tomamos como base os trabalhos desenvolvidos por Soares (1962), Costa e Costa (1994) e Melo (1993), que discutem e apresentam a teoria projetiva e/ou o seu relacionamento com a Geometria Descritiva e a Perspectiva Cônica. Em tal análise, destacaremos a presença dos elementos da homologia para a defesa de que estas seções podem ser tomadas como um caso de Homologia. Com base na exposição das ideias e das análises realizadas, comprovamos a existência dos elementos da Homologia nos traçados de seções planas, ainda que omitidos ou com outra nomeação, e que são essenciais para a realização das representações gráficas de modo geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Carvalho, Carlos Vitor De Alencar, Janaina Veiga, and Júlio César Da Silva. "Utilizando recursos das tecnologias da informação e comunicação para apoio ao ensino da disciplina expressão gráfica nos cursos de engenharia." Cadernos UniFOA 6, no. 16 (March 27, 2017): 11. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v6i16.1051.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta reflexões da utilização de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – no apoio ao ensino da disciplina de expressão gráfica nos cursos de Engenharia. A disciplina expressão gráfica tem no seu conteúdo tópicos de desenho técnico e de geometria descritiva. A proposta apresenta a utilização das TIC em dois momentos: um com o uso do software GeoDescritiva e outro com a utilização de animações geradas especificamente para o curso a partir do software livre Régua e Compasso. A utilização dessa metodologia foi aplicada com alunos de cursos de engenharia elétrica, ambiental e de produção. Ao final do artigo são apresentados e discutidos os resultados do uso dessa metodologia em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Carvalho, Carlos Vitor de Alencar, Janaina Veiga, and Júlio César Da Silva. "Utilizando recursos das tecnologias da informação e comunicação para apoio ao ensino da disciplina expressão gráfica nos cursos de engenharia." Cadernos UniFOA 6, no. 16 (March 27, 2017): 11–19. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1051.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta reflexões da utilização de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – no apoio ao ensino da disciplina de expressão gráfica nos cursos de Engenharia. A disciplina expressão gráfica tem no seu conteúdo tópicos de desenho técnico e de geometria descritiva. A proposta apresenta a utilização das TIC em dois momentos: um com o uso do software GeoDescritiva e outro com a utilização de animações geradas especificamente para o curso a partir do software livre Régua e Compasso. A utilização dessa metodologia foi aplicada com alunos de cursos de engenharia elétrica, ambiental e de produção. Ao final do artigo são apresentados e discutidos os resultados do uso dessa metodologia em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Souza, Mazonilde Dalvina Costa, MÁRCIA JUSSARA HEPP REHFELDT, and IEDA MARIA GIONGO. "A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA POR MEIO DO ESTUDO DO CUBISMO NO 5º ANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA." Revista Contexto & Educação 31, no. 99 (February 20, 2017): 201. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.201-230.

Full text
Abstract:
<p>O presente artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES, que teve como objetivo identificar de que forma o estudo do movimento cubista pode contribuir na aprendizagem significativa da Geometria no 5º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA na Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima. Tal pesquisa se fundamentou na teoria de aprendizagem de David Ausubel, e nos documentos que regem a Educação de Jovens e Adultos. Foram consultadas obras como Ausubel (2003), Moreira (2011), Fainguelernt e Nunes (2006). Através de pesquisas qualitativas, utilizando abordagem descritiva e coletas de dados por meio de diário de campo e questionários, foi possível desenvolver atividades potencialmente significativas e favorecer a aprendizagem do conteúdo espaço e forma por meio do desenvolvimento de atividades que envolviam a arte do movimento cubismo e a geometria. A partir dos resultados ficou constatado que esse material teve significado lógico ou potencial, o qual resultou em um aprimoramento dos conceitos subsunçores existentes na estrutura cognitiva dos alunos e acarretou a assimilação sequencial de novos conceitos a partir da mediação do professor que auxiliou com atividades práticas na ação progressiva de aquisição de conhecimentos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Cassela, Ezequias Adolfo, and Rosa Maria de Nascimento. "Estudo da circunferência à luz dos princípios axiomáticos de rené descartes. Um olhar ao contexto de ensino-aprendizagem da Escola Superior Pedagógica do Bié (esp-bié)." Revista Eletrônica de Educação Matemática 15, no. 2 (December 10, 2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76708.

Full text
Abstract:
Neste artigo apresenta-se um estudo relativo à circunferência, com base ao programa de Geometria Analítica do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié, seguindo os princípios lógico-dedutivos introduzidos por René Descartes. A visão original que esteve na base deste estudo, tem a ver com um diagnóstico feito ao primeiro autor através de uma breve apresentação oral de um tema matemático de nível elementar referente ao ensino da circunferência, no âmbito do plano curricular da cadeira de Projecto de Ensino I do Curso de Mestrado em Matemática para Professores na Universidade de Beira Interior em Portugal. Cujo resultado do diagnóstico revela um rol imenso de insuficiências, relativamente a incapacidade do docente em lecionar o conteúdo da circunferência na perspectiva de um ensino que parte do mais simples para o mais complexo, demonstrando os resultados na base de teoremas e proposições adaptados a priori, o que promovia uma aprendizagem menos significativa por parte dos estudantes, neste âmbito. Neste sentido, pretende-se inverter esse quadro, com a realização desta pesquisa cujo objetivo é contribuir para o melhoramento do ensino da Geometria Analítica com particular realce ao tema da circunferência no curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié. A mesma está encaminhada com vista a dar resposta a seguinte questão da pesquisa: como melhorar o ensino e aprendizagem da Geometria Analítica com ênfase ao tema da circunferência, nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié? A orientação metodológica é do tipo qualitativo e a abordagem descritiva, pois tratou-se de observar, analisar e descrever os procedimentos de resolução utilizados pelos professores e estudantes no estudo da circunferência, incluindo a revisão bibliográfica dos materiais de apoio utilizados como bibliografia básica na referida disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Menezes, Luana Paula Goulart de, Mariana Moran, Eduardo de Amorim Neves, and Michel Corci Batista. "A matemática aplicada à astronomia para o ensino básico: concepções de discentes e relato de experiência de uma oficina." Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática 5, no. 2 (August 31, 2021): 423–44. http://dx.doi.org/10.33238/rebecem.2021.v.5.n.2.26287.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste artigo relatamos uma experiência de realização de uma oficina para um grupo de 30 estudantes do Ensino Fundamental e Médio que participaram de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá (Paraná) denominado TIME – Teoria e Investigação em Matemática Elementar. Na oficina relacionamos matemática e astronomia com uma proposta de construção do instrumento Quadrante. Ademais, com a finalidade de entender as concepções dos discentes sobre geometria nãoeuclidiana e conhecimentos sobre astronomia, elaboramos um questionário respondido previamente. A investigação efetuada se baseou nos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo descritiva. As nossas observações mostram que o trabalho com a astronomia possibilitou aos estudantes desenvolverem noções sobre geometria não euclidiana e euclidiana para o entendimento do funcionamento do instrumento. Além disso, testificamos a fragilidade relacionada ao pouco conhecimento dos estudantes da Educação Básica no que diz respeito aos conceitos básicos de Astronomia.Palavras-chave: Geometria não Euclidiana; Astronomia de Posição; Instrumento Astronômico. Mathematics applied to astronomy in the framework of basic education: conceptions of discents and experience report of a workshopAbstract: In this article we report an experience of conducting a workshop aimed at a group of 30 elementary and high school students who participated in an extension project at the State University of Maringá (Paraná) called TIME – Teoria e Investigação em Matemática Elementar (Theory and Research in Elementary Mathematics). In the workshop we related mathematics and astronomy to a proposal to build the Quadrant instrument. Furthermore,in order to understand students’ conceptions about non-Euclidean geometry and knowledge about astronomy, we prepared a questionnaire previously answered. The investigation carried out is based on the assumptions of qualitative research of the descriptive type. Our observations show that working with astronomy enabled students to develop notions about non-Euclidean and Euclidean geometry to understand how the instrument works. In addition, we testify the fragility related to the lack of knowledge of Basic Education students regarding the basic concepts of Astronomy.Keywords: Non-Euclidean Geometry; Positional Astronomy; Astronomical Instrument.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Dias, Francisco Vieira, and Cristiano S. Macêdo. "PlanCarter: construção de um jogo didático como estratégia para o ensino de coordenadas cartesianas." Revista Thema 17, no. 2 (June 30, 2020): 417–36. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.417-436.1605.

Full text
Abstract:
O Ensino de coordenadas cartesianas é relevante na formação dos estudantes. É onde a álgebra encontra a geometria e surgem os sistemas de referências, as funções, os gráficos e, diversas aplicações científicas. O objetivo do estudo foi desenvolver uma forma de ensinar coordenadas cartesianas aos estudantes em contributo às limitações da aprendizagem por meio de um jogo didático desenvolvido no âmbito da pesquisa. O estudo foi de abordagem qualitativa e, descritiva quanto aos objetivos. A primeira fase foi a construção do jogo didático e a segunda a experimentação com a população de estudantes da 1ª série de Ensino Médio de uma escola pública com amostra de 40 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação e, alguns registros de atividades dos estudantes. Após as análises concluímos que utilizar o jogo numa prática escolar ativa, demonstrou amenizar algumas dificuldades de aprendizagem e melhorar outras como: obter as coordenadas a partir de uma função, localizar pontos, retas e curvas no plano, operar os números negativos e positivos, dentre outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Brito da Silva, Francisco Hemerson, and Ana Carolina Costa Pereira. "O O LEGADO DE PETRUS RAMUS E O TRATADO VIA REGIA AD GEOMETRIAM." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 7, no. 20 (July 11, 2020): 158–69. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i20.3297.

Full text
Abstract:
Entre meados dos séculos XVI e XVII, se proliferou uma rica literatura dedicada a geometria prática que impulsionou a produção de tratados para auxiliar nos procedimentos manuais, executados pelos trabalhadores do período. Nesse contexto, o tratado Via regia ad geometriam, escrito e publicado originalmente na Suíça em 1596 pelo francês Petrus Ramus (1515 – 1572), passando a ganhar notoriedade como um dos documentos mais disseminados pela impressa medieval. O exemplar trazia consigo uma organização diferencial dos conhecimentos matemáticos existentes em sua época, que são incorporados em algumas maneiras de medir áreas de superfícies, volume de sólidos, junto ao cálculo de distâncias, tais como comprimento, altura e largura. Desta forma, o artigo tem o intuito de apresentar uma descrição sobre o tratado em questão, destacando alguns elementos matemáticos presentes em seu corpo, junto a uma breve biografia do autor, com suas principais obras e seus preceitos. Ao desenvolver o estudo, utilizou-se uma metodologia bibliográfica-descritiva, com cunho qualitativo, a partir da leitura de livros e artigos que versam sobre a temática estudada, a fim de recolher informações consistentes. No decorrer da pesquisa, observou-se um desenvolvimento sistemático no tratado de Petrus Ramus sobre os elementos matemáticos, sendo descrito em um dos capítulos, o instrumento intitulado por báculo que auxiliava nos procedimentos de medição, por meios desses componentes. Assim, concluiu-se que o documento histórico em questão, contribuiu de forma sucinta ao fornecer subsídios de mensuração para algumas profissões, visto que, era uma das principais atividades desenvolvidas no meio rural e urbano, bastando ter noções sobre as matemáticas do período para utilizá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

PEREIRA, ANA CAROLINA COSTA, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro, and Joelma Nogueira dos Santos. "A concepção de laboratório de matemática de licenciandos." Educação Matemática em Revista 26, no. 73 (December 30, 2021): 24–43. http://dx.doi.org/10.37001/emr.v26i73.2915.

Full text
Abstract:
O laboratório de matemática como espaço e instrumento colaborativo na formação do licenciando tem sido cada vez mais discutido em pesquisas educacionais no século XXI. Dessa forma, esse estudo objetivou apresentar uma visão de concepção de laboratório de matemática e ensino a partir de uma análise das falas de discentes matriculados na disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em particular, do semestre de 2021.1. Com enfoque qualitativo e abordagem descritiva, foi realizada uma apreciação dos dados, nos quais as respostas coletadas foram categorizadas e discutidas a partir das sete concepções de laboratório de matemática propostas por Rodrigues e Gazire (2015). Dentre as categorias mais comentadas estão o Laboratório como uma disciplina, Laboratório de Ensino de Matemática e Laboratório de Educação Matemática. Verificou-se que para os participantes o laboratório de matemática pode ser um espaço de reflexão da prática docente, que irá auxiliá-lo no fazer da sala de aula, principalmente lhe dando recursos didáticos e métodos diferenciados que possibilite ao aluno construir o próprio conhecimento matemático, que porventura, tenha dificuldade de compreensão em uma exposição tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Rossano, Adriana Vaz, and Emilio Eiji Kavamura. "O departamento de desenho da UFPR e o ensino na graduação como definidor da sua trajetória (1974-1993)." Revista Internacional de Educação Superior 5 (May 1, 2019): e019004. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8652847.

Full text
Abstract:
O artigo focaliza o grupo de professores e a estrutura de ensino de graduação do Departamento de Desenho (DDES) da Universidade Federal do Paraná no período de 1974 a 1993, quando as atividades de extensão e pesquisa eram esporádicas e consequentemente parte dos elementos do estudo da trajetória dessa unidade administrativa girava em torno da estruturação das disciplinas e da capacitação do corpo docente. A discussão tem como aportes teóricos a teoria praxiológica e o conceito de trajetória de Pierre Bourdieu e a ideia de configuração de Norbert Elias, no entendimento de que a história dessa instituição de ensino superior se conforma pela posição dos seus agentes dentro do campo universitário, que representa o microuniverso do Setor de Ciências Exatas. Constatamos que os professores que fundaram o DDES estavam vinculados ao Instituto de Matemática, a maioria tinha formação em Engenharia. Nesse percurso de quase duas décadas houve uma renovação dos docentes a partir de 1992 e 1993. O vínculo com as graduações, mediado pela quantidade de cursos, disciplinas e turmas não apresentou alterações nesse interstício. Entre as disciplinas ofertadas, o DDES apresentava três conteúdos básicos: Desenho Geométrico, Geometria Descritiva e Desenho Técnico, distribuídos em 14 cursos de graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Pinto, Jacyguara Costa, and Onitis Souza Quaresma. "O ensino da matemática como contribuição para a educação ambiental." Brazilian Journal of Development 8, no. 9 (September 20, 2022): 63032–50. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n9-175.

Full text
Abstract:
A temática Educação Ambiental vem ganhando força nos últimos anos, devido as políticas públicas educacionais que propuseram sua inserção no currículo oficial. O objetivo deste artigo consiste-se em analisar o ensino da matemática como contribuição para a educação ambiental. O estudo utilizou o método pesquisa bibliográfica para seleção de fontes e para a organização do marco teórico de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados analisam as estratégias pedagógicas usadas nas aulas de Matemática para facilitar o interesse e o aprendizado, o trabalho pedagógico do professor no ensino de geometria com auxílio de materiais recicláveis, e a consciência dos alunos facilitada pelo conhecimento de educação ambiental. Chegou-se à conclusão de que, os conhecimentos matemáticos são fundamentais desde as simples tarefas do cotidiano às transações comerciais, já o Meio Ambiente vem sendo afetado diretamente pela ação humana devido à falta de conscientização. Os educandos estão cada vez mais conscientes sobre a importância das questões ambientais e de como o conhecimento adquirido na escola através de projetos são fundamentais no processo de ensino aprendizagem da Matemática e preservação da natureza, pois assim como o conhecimento a conscientização ambiental perpassará para as futuras gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Apolinário da Silva, Danielle, and Claudilene Gomes Da Costa. "A UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES GEOGEBRA, WINPLOT E K3DSURF NO ESTUDO DAS SUPERFÍCIES QUÁDRICAS." Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 6, no. 16 (April 30, 2019): 104–16. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v6i16.907.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar um estudo capaz de contribuir e facilitar a aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica e o desenvolvimento da visualização geométrica de objetos tridimensionais, a partir da utilização dos softwares educacionais Geogebra, Winplot e K3DSurf. O estudo foi desenvolvido com os alunos da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III, do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/Campus IV, em Rio Tinto–PB, surgindo como elemento de apoio diante das dificuldades de aprendizagem que esses alunos apresentam no que diz respeito ao estudo das quádricas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se em relação aos objetivos como exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso, e em relação ao método de abordagem, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Já os instrumentos empregados na coleta de dados da pesquisa foram atividades realizadas com o auxílio dos softwares e um questionário diagnóstico, contendo vinte questões fechadas. Com relação aos resultados, observou-se que os alunos mesmo estando em um curso de Licenciatura em Matemática apresentam algumas dificuldades de aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica, especificamente no que se refere à visualização e construção gráfica de superfícies. Entretanto, os dados obtidos através da aplicação das atividades permitem afirmar que os softwares Geogebra, Winplot e K3DSurf se caracterizam como um instrumento que contribui de modo significativo para que essas dificuldades sejam elucidadas. Verificou-se ainda que esses softwares facilitam, principalmente, a visualização gráfica das superfícies, além de permitir o estudo dos elementos e propriedades das quádricas, a partir de suas potenciais ferramentas de construção e animação. Ainda dentre os resultados, os alunos puderam opinar sobre o uso dos softwares para o estudo de conteúdos matemáticos em outras disciplinas do curso. Todos afirmaram que o suporte dos softwares Geogebra, Winplot e K3DSurf, poderiam também contribuir e facilitar a aprendizagem em outras disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Conceição, Elaine Morais da, and Cristiane Johann Evangelista. "Relato de experiência: sequência didática com a introdução do jogo Traverse no Ensino Fundamental." Journal of Engineering and Exact Sciences 8, no. 5 (May 30, 2022): 14309–01. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14309-01e.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma sequência didática que teve como objetivo ponderar e investigar a utilização do jogo Traverse para construção de definições geométricas e desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático, em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência ocorreu numa escola municipal em Santana do Araguaia, durante as atividades da disciplina de Prática Pedagógica em Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Pará. A investigação, de base qualitativa, abarcou orientações teóricas sobre a Etnomatemática e utilização de materiais didáticos concretos no ensino. Os instrumentos usados para a análise descritiva foram a atividade escrita, as anotações da pesquisadora e as respostas orais dos estudantes. Os resultados evidenciam que o jogo Traverse se mostrou adequado para os estudantes formularem conceitos de Geometria e de polígonos, favoreceu o raciocínio lógico, a cooperação e participação. A análise permitiu concluir que os alunos compreenderam conceitos geométricos ultrapassando o simples ato de observação e memorização, perceberam a matemática de forma mais contextualizada, presente nos jogos recreativos. Sugerem-se novos estudos que investiguem a Etnomatemática no ensino para que os estudantes conheçam e respeitem outras culturas e percebam a matemática como um conhecimento histórico, social e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cassela, Ezequias Adolfo Domingas, Amado Leonardo André, and Yanileidy Moreira Cabrera. "A PROPORÇÃO ÁUREA COMO BASE DE SENSO ESTÉTICO EM DESENHOS ARTÍSTICOS." ERAS | European Review of Artistic Studies 12, no. 1 (June 30, 2021): 56–73. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v12i1.6.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva-se em promover uma discussão acerca do emprego da proporção áurea como o padrão estético em desenhos artísticos, com vista a perfeição dos quadros desenhados. A razão que está na base da respectiva investigação, está intimamente relacionada com a ideia de que a arte imita a vida e está enraizada nas diferentes sociedades, sendo alvo de apreciação e contemplação desde os tempos remotos até aos dias atuais, neste sentido, a mesma visa responder a seguinte questão da pesquisa: qual é a influência da proporção áurea na conservação do senso estético em desenhos artísticos? Entretanto, para se dar resposta a esta questão bem como alcançar o objetivo determinado, adoptou-se o paradigma qualitativo de natureza descritiva, pois tratou-se de observar, analisar e descrever os procedimentos usados pelos artistas na construção e escolha da figura geométrica inerente aos quadros para desenhos artísticos, com vista a identificação da proporção que garante a harmonia, serenidade e a plenitude da beleza nos respetivos quadros. Os resultados obtidos permitiram concluir que o cérebro humano tende a associar a beleza da arte com a proporção responsável pela harmonia e serenidade, é dizer que mesmo não sendo de forma propositada, os artistas tendem a buscar esta proporção ou uma aproximação nos seus desenhos. Esta investigação pode despertar nos alunos o gosto pelo estudo da Matemática, com particular realce o da Geometria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Vian, Joseane Marta, and Marli Teresinha Quartieri. "INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / MATHEMATICAL RESEARCH: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR TEACHING GEOMETRY WITH STUDENTS OF THE 5th YEAR OF FUNDAMENTAL EDUCATION." Revista Dynamis 27, no. 2 (September 29, 2021): 194. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n2p194-214.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, teve-se por objetivo, analisar estratégias que os alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, utilizam ao realizar tarefas investigativas, envolvendo o cálculo de áreas e perímetros de figuras planas. Ademais procurou-se, investigar as conjecturas elaboradas por estes alunos para comparar figuras de mesma área, mas com valores de perímetros diferentes e vice-versa. Foram utilizadas as etapas propostas por Ponte, Brocardo e Oliveira (2006), para desenvolver duas tarefas envolvendo a Investigação Matemática. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados diários de campo, resolução de tarefas, observações, questionários, gravação de voz e filmagens. Para a análise dos dados, optou-se pela análise descritiva, que consiste na descrição de características de determinados fenômenos. Para a resolução das tarefas investigativas propostas os alunos usaram o material concreto e o desenho. Percebeu-se que o trabalho em grupo foi produtivo, para elaboração das conjecturas e compreensão dos conceitos geométricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira de Lima, Neílson, and Rênhan Miguel Dos Santos. "MEDIDAS PARA PREVENIR A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO IFRN/CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI." Ensino em Foco 3, no. 6 (September 17, 2020): 116–25. http://dx.doi.org/10.55847/ef.v3i6.672.

Full text
Abstract:
Evasão ou abandono escolar é a interrupção temporal ou desligamento de um curso e/ou instituição de ensino. Sabemos que este fenômeno, evasão, ocorre em todos os níveis e modalidades de ensino, como no Brasil e no mundo. A evasão traz consequências sociais, econômicas e políticas. Já existe enumeração dos múltiplos fatores que convergem para o abandono dos estudos, tais como falta de transporte, este aparece em pesquisas com alta frequência, não conciliar trabalho e estudo, falta de identificação com o curso, a nota do exame nacional do ensino médio (ENEM) só dava para entrar neste curso, falta de disciplina ou oorganização para estudar fora do ambiente acadêmico, e ainda há os que tentam cursar dois cursos simultaneamente e acabam por abdicar de um deles. Cônscio destes fatores, tivemos a preocupação de mover ações de combate a evasão e consequentemente em prol da permanência e êxito dos estudantes da licenciatura em matemática do Institutto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus São Paulo do Potengi. Para alcançar nosso objetivo buscamos conhecer a primeira turma do ano 2019 por meio de diálogo, conversas, palestras, questionários, exames de sondagem sobre as habilidades e competências nas áreas da matemática (aritmética, álgebra, estatística descritiva e geometria). Por meio dessas ações foi possível se aproximar dos discentes, conhecer suas dificuldades e ajudá-los a superá-la. Inclusive auxiliamos, a pedido dos graduandos, a esquematizar um cronograma de estudos em um dos nossos laboratórios de informática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Miranda, Silvia Andrea Alexandre, and Paulo Cesar Oliveira. "Saberes geométricos mobilizados por estudantes de uma turma do 7º ano na construção de mosaicos em tarefas exploratório-investigativas." Revemop 1, no. 2 (May 1, 2019): 285. http://dx.doi.org/10.33532/revemop.v1n2a7.

Full text
Abstract:
<p>Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como o ensino que prioriza tarefas de natureza exploratório-investigativas pode contribuir para a geração e/ou mobilização de conceitos geométricos em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação de natureza qualitativa, na modalidade descritiva e interpretativa, ocorreu em uma escola pública de Pilar do Sul (SP). A técnica da triangulação dos dados envolveu registros de áudio, vídeo, fotografias, registros escritos dos alunos e anotações da observação participante da professora-pesquisadora. Os resultados da pesquisa mostram que, com as experiências vivenciadas, os alunos ampliaram o repertório de termos próprios da linguagem matemática, além de mostrarem ter se apropriado e/ou ampliado da/a compreensão de conceitos figurais como ângulos, retas, polígonos regulares e de ter mobilizado tais conhecimentos durante a exploração das propriedades e relações desses objetos.</p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Mosaico. Ensino Fundamental. Tarefas exploratório-investigativas. Geometria.</p><p><strong> </strong></p><p align="center"><strong>Exploratory-investigative tasks in mosaic construction in a 7th grade class</strong><strong></strong></p><p><strong>Abstract: </strong>The present study aimed to analyze how an education that prioritizes tasks of exploratory- investigative nature can contribute to the generation and/or mobilization of geometric concepts in the 7th grade students of elementary school. The investigation of a qualitative nature, in the form descriptive and interpretative occurred in a public school of Pilar do Sul (SP). The technique of triangulation of data involved audio, video and photographs’ records, students’ written records and observation notes of the participant teacher - researcher. The survey results allowed that with the experiences, the students used a mathematical language with greater mastery of mathematical terms, furthermore, they demonstrated appropriating and/or expand figural concepts like angles, straight, regular polygons and mobilized such knowledge during the exploration of the properties and relations of these objects.<strong></strong></p><p><strong>Keywords:</strong> Mosaic. Elementary Education. Exploratory-investigative tasks. Geometry.</p><p> </p><p align="center"><strong>Tareas exploratorio-investigativas en la construcción de mosaicos en una clase de 7º año</strong><strong></strong></p><p><strong>Resumen: </strong>La presente investigación tuvo como objetivo, analizar cómo una enseñanza que prioriza tareas de naturaleza exploratorio-investigativas puede contribuir a la generación y / o movilización de conceptos geométricos en alumnos del 7º año de la escuela secundaria. La investigación de naturaleza cualitativa, en la modalidad descriptiva e interpretativa, ocurrió en una escuela pública de Pilar do Sul (SP). La técnica de la triangulación de los datos involucró registros de audio, vídeo, fotografías, registros escritos de los alumnos y anotaciones de la observación participante de la profesora-investigadora. Los resultados de la investigación apuntaron que, con las experiencias vivenciadas, los alumnos utilizaron el lenguaje matemático con mayor dominio de términos matemáticos, además, demostraron apropiarse y / o ampliar conceptos como ángulos, rectas, polígonos regulares y movilizaron tales conocimientos durante la exploración de las propiedades y relaciones de estos objetos.<strong></strong></p><strong>Palavras chave: </strong>Mosaico. Escuela secundaria. Tareas exploratorio-investigativas. Geometría.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Madeira, Thiago José Augusto, Maria Silvia Carvalho Barbosa, and Antonino Juarez Borges. "INTERPRETATION OF MAGNETIC DATA BASED ON EULER DECONVOLUTION: ANALYSIS OF THE MAIN HOST GOLD STRUCTURE IN THE NORTHEASTERN PORTION OF THE QUADRILÁTERO FERRÍFERO, MG, BRAZIL." Revista Brasileira de Geofísica 33, no. 3 (September 15, 2015): 431. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v33i3.938.

Full text
Abstract:
ABSTRACT. The study of the geometry and kinematics of deep geological structures, bearing mineralization, has advanced greatly by the aggressive progress of geophysical techniques over the last decades. The gold mineralization located in the Quadrilátero Ferrífero has its genesis controlled by shear zones. The geophysical analysis (aeromagnetic and aero-electromagnetic) by means of two-dimensional magnetic data inversion profiles (Euler deconvolution) and later interpolation, provided the 3D configuration of a tectonic-structural geological model, explaining the spatial configuration of lithostratigraphic and structural units, and kinematics features of the main shear zone mineralized in gold in the northeastern portion of the Quadrilátero Ferrífero. The processing of airborne geophysical magnetic data of the Rio das Velhas Project provided the generation of inversion profiles with outputs up to 5000 m deep, opening new windows for gold prospection at the surroundings of the main gold mineralized structure in the Quadrilátero Ferrífero. The integration of geological, geophysical data and field observations was essential for the final results of this work.Keywords: South America, mineral prospecting, Euler deconvolution.RESUMO. O estudo da geometria e cinemática de estruturas geológicas de alta profundidade, portadoras de mineralizações, tem sido cada vez mais viabilizado pelo avanço agressivo das técnicas geofísicas nas últimas décadas. As mineralizações de ouro localizadas no Quadrilátero Ferrífero têm a sua gênese controlada por zonas de cisalhamento. A análise geofísica (magnetometria e eletromagnetometria de dados aerolevantados) através de perfis de inversão bidimensionais (deconvolução de Euler) e posterior interpolação, possibilitou a configuração 3D de um modelo geológico tectono-estrutural, que permitisse uma análise e sugestão descritiva da configuração espacial de unidades litoestratigráficas, estruturais e cinemática da principal zona de cisalhamento mineralizada em ouro do nordeste do Quadrilátero Ferrífero. O processamento de dados magnetométricos aerogeofísicos do Projeto Rio das Velhas possibilitou a geração de perfis de inversão com respostas de até 5000 m de profundidade, abrindo novas janelas para a prospecção de ouro nas adjacências da principal estrutura mineralizada em ouro do Quadrilátero Ferrífero. A integração de dados geológicos, aerogeofísicos e de observações de campo foi fundamental para os resultados finais deste trabalho.Palavras-chave: América do Sul, prospecção mineral, deconvolução de Euler.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Tenório, André, Rosana Da Preza Martins, and Thaís Tenório. "Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 38–53. http://dx.doi.org/10.35819/2447-2689remat2017v3i1id1607.

Full text
Abstract:
Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Tenório, André, Rosana Da Preza Martins, and Thaís Tenório. "Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 3, no. 1 (July 22, 2017): 38–53. http://dx.doi.org/10.35819/remat2017v3i1id1607.

Full text
Abstract:
Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Arinos, Cleide Ribeiro Mota, José Luiz Magalhães de Freitas, and Mustapha Rachidi. "Uma análise semiótica e cognitiva na aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláterosA semiotic and cognitive analysis of the learning of triangle and quadrilateral areas." Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 23, no. 1 (April 11, 2021): 420–47. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p420-447.

Full text
Abstract:
ResumoEste artigo analisa mudanças de representação e de registro no cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros. As atividades descritas foram realizadas por alunos do quinto e do sexto ano do ensino fundamental de uma escola privada de Campo Grande, MS. Este estudo fundamenta-se na teoria de registros de representação semiótica, de Duval, e em dois de seus elementos teóricos que tratam dos olhares e apreensões para a aprendizagem em geometria. Adotou-se como metodologia a engenharia didática, de Artigue. Constatou-se que solucionar as atividades por meio da exploração heurística das figuras, da desconstrução dimensional e do olhar não icônico, transitando em diferentes representações, permitiu aprendizagens sobre o cálculo de áreas. A diversidade de registros e estratégias nesses cálculos, nessas perspectivas, favoreceu soluções distintas, contribuindo para a superação de dificuldades e o desenvolvimento de autonomia em geometria, oportunizando um novo modo de aprender, de raciocinar e principalmente de olhar para uma figura geométrica.Palavras-chave: Geometria, Apreensões, Olhares, Ensino fundamental.AbstractIn this article, representation and register changes in the calculation of triangle and quadrilateral areas were analysed. The activities described were performed by 5th- and 6th-grade students attending a private school in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Midwest Brazil. This study drew on Duval’s theory of registers of semiotic representation and on two of its theoretical elements addressing ways of visualising and apprehending in geometry learning. Artigue’s didactic engineering method was adopted. Solving activities by heuristic exploration of figures, dimensional deconstruction, and use of non-iconic visualisation, while transiting across different representations, promoted learning of area calculation. The diversity of registers and strategies involved in the calculations furthered the emergence of a range of solutions, helping learners to overcome difficulties, gain autonomy in dealing with geometry, and experience new ways of learning, reasoning, and, most notably, of visualising geometric figures.Keywords: geometry, apprehension, visualisation, primary school.ResumenEste artículo analiza cambios de representaciones y de registro en cálculo de áreas de triángulos y cuadriláteros. Las actividades descritas fueron realizadas por alumnos del quinto y sexto grados de la enseñanza básica de una escuela privada en Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Este estudio se fundamenta en la teoría de registros de representación semiótica, de Duval, y en dos de sus elementos teóricos que tratan de entendimiento y visión para aprendizaje en geometría. Se adoptó como metodología la ingeniería didáctica, descrita por Michèle Artigue. Se verificó que resolver actividades mediante la exploración heurística de figuras, la deconstrucción dimensional y el uso de visualización no icónica, mientras se transita por diferentes representaciones, promovió el aprendizaje del cálculo de áreas. La diversidad de registros y estrategias en esos cálculos, en esas perspectivas, favoreció soluciones distintas, contribuyendo para la superación de las dificultades y el desarrollo de autonomía en geometría, creando la oportunidad de un nuevo modo de aprender, de raciocinar y principalmente de mirar una figura geométrica.Palabras clave: Geometría, Aprehensiones, Miradas, Enseñanza fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Almeida, Raphael Lucas Jacinto, Newton Carlos Santos, Tamires dos Santos Pereira, Virginia Mirtes de Alcântara Silva, Victor Herbert de Alcântara Ribeiro, Lucas Rodolfo Inácio da Silva, Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes, Flávia Izabely Nunes Moreira, Soares Elias Rodrigues Lima, and Raphael da Silva Eduardo. "Cinética de secagem de sementes de melão descrita por um modelo de difusão." Research, Society and Development 9, no. 5 (March 27, 2020): e32953146. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3146.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo realizar a cinética de secagem das sementes de melão em diferentes temperaturas de secagem e ajustar o modelo de difusão aos dados experimentais considerando a geometria de um cilindro infinito. As secagens foram realizadas em estufa de circulação de ar nas temperaturas de 50, 60 e 70 ºC e com velocidade do ar de 1,5 m s-1, a partir dos dados obtidos e considerando as sementes de melão com geometria de um cilindro infinito foram calculados os parâmetros pela solução analítica por meio da equação de difusão. O coeficiente de determinação apresentou valores superiores a 0,99 e baixos valores da função qui-quadrado, indicando que o modelo de difusão apresentou ajuste satisfatório aos dados experimentais da cinética de secagem das sementes de melão. De acordo com os dados obtidos na cinética de secagem das sementes de melão foi visto que a difusividade efetiva, o coeficiente de transferência de calor e o número de Biot mostraram forte correlação positiva, indicando que o aumento da temperatura foi diretamente proporcional aos valores dos parâmetros de difusão calculados. O acréscimo da temperatura favorece a transferência de massa, diminuindo a umidade de equilíbrio dinâmico e o tempo de secagem que variou de 1020, 940 e 880 minutos paras as temperaturas de 50, 60 e 70 °C, visualiza-se que para o maior intervalo de tempo maiores eram as variações de umidade no interior da semente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Bavaresco, Delair, Leonardo Consorte Veit, and Sandra Denise Stroschein. "Tractriz: uma abordagem na perspectiva da Geometria dos Rastros." REMAT: Revista Eletrônica da Matemática 6, no. 1 (April 6, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3712.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta discussões sobre a Tractriz, um caso particular do conjunto de curvas de perseguição. A Tractriz é a curva que decorre do movimento de um bloco sendo puxado por meio de uma corda de comprimento constante. Essa corda, inicialmente posicionada na vertical, quando deslocada sua extremidade oposta ao bloco, na direção horizontal, o caminho descrito pelo bloco será a curva de perseguição Tractriz. A curva descrita pelo caminho desse bloco pode ser observada em diversas situações cotidianas, tais como o simples passeio com um cão, até em rastros de carros, possuindo aplicações tais como a fabricação de trompetes. Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as curvas de perseguição, em especial da Tractriz, apresentamos aqui a obtenção da equação característica dessa curva e a verificação de seu comportamento por meio de uma atividade experimental realizada com uma bicicleta. Diante disso discutimos uma possível variação da curva de perseguição descrita pela roda traseira de uma bicicleta, a partir da variação do ângulo de giro do guidom, bem como possíveis aplicações para sistemas de estacionamentos e sua representação em fenômenos naturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santana de Queiroz, Jose Carlos, and Geovane Duarte Borges. "A geometria plana nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio." Conjecturas 22, no. 12 (September 20, 2022): 886–902. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1632-2e53.

Full text
Abstract:
Estudos enfatizam a necessidade de analisar os livros didáticos de matemática, tomando como parâmetros as orientações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2018) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). O uso de livros didáticos é recorrente entre os professores e a forma como os conteúdos são apresentados neles refletem diretamente na sua prática. Sendo a geometria parte integrante dos mesmos, este trabalho objetiva analisar como a área de figuras são abordadas nestes exemplares, a abordagem utilizada e os exercícios apresentados. A pesquisa valeu-se de duas coleções de matemática aprovadas pelo PNLD (2018) amplamente utilizados nas escolas públicas do país. É um estudo qualitativo e analisa os tópicos de geometria visando fornecer informações descritivas sobre os livros didáticos de matemática, de modo a construir uma analise discursiva para uma compreensão mais ampla. Apesar dos avanços em relação á geometria nos livros didáticos, revela-se que as diretrizes exigidas oficialmente, não são rigorosamente seguidos, prevalecendo a aplicação de fórmulas sem uma construção sistematizada, contribuindo para um ensino de geometria fundamentado em aplicação de fórmulas sem significados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rodrigues Alves Santos, Ana Paula, and Francisco Régis Vieira Alves. "A engenharia didática para o ensino de olimpíadas de matemática: situações olímpicas com o amparo do software geogebra." Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias 13, no. 1 (January 1, 2018): 141. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.12326.

Full text
Abstract:
En este artículo, presentamos un avance parcial de una investigación de maestría, en el que se describen, de modo específico, dos fases determinadas por la ingeniería didáctica (ID) en el contexto de las olimpiadas de matemáticas. Así, se presentan las etapas de análisis preliminares y la construcción de situaciones olímpicas/análisis a priori. Enfatizamos en una situación olímpica que es descrita/estructurada basados en el software GeoGebra. La intervención realizada explorando de manera apropiada el software, proporciona al aprendiz oportunidades de superar ciertas dificultades/ obstáculos para la comprensión o incluso, para la construcción conceptual de la geometría. En ese sentido, la referida situación olímpica fue vivenciada por alumnos de noveno grado de secundaria, de una escuela particular del estado de Ceará, Brasil. La situación olímpica descrita propone la posibilidad de la construcción de relaciones métricas en el triángulo rectángulo, contenido referente al área de la geometría plana. La ID se presenta en esa investigación desde una perspectiva de complementariedad que utiliza la teoría de las situaciones didácticas (TSD). De este modo, la situación olímpica descrita representa una alternativa para las clases dirigidas a las olimpiadas de matemáticas, su indicación y estructuración, describe elementos relativos a la mediación didáctica durante el proceso de enseñanza y aprendizaje, que enfatizan detalles que posibilitan el control y la prevención de las posibles acciones que emprenderán los estudiantes, así como, proporciona la vivencia de situaciones didácticas más significativas para el estudio de la geometría en el contexto olímpico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Branco, Maria Gorete Pires, and Maria Helena Martinho. "O Contributo da Discussão em Grupo para Superar Dificuldades Sentidas pelos Alunos na Aprendizagem da Geometria." Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática 10, no. 2 (January 19, 2016): 76. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p76.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p76 Neste artigo procura-se compreender quais os contributos da discussão em pequeno e em grande grupo, para superar dificuldades sentidas pelos alunos de uma turma do 10.º ano de escolaridade em Geometria. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa tendo por base o paradigma descritivo e interpretativo, seguindo a modalidade de estudo de caso. Os participantes foram dois grupos de alunos de uma turma do 10.º ano (com uma média de idade de 15 anos). Os dados foram recolhidos através da observação participante ativa, da análise documental e de entrevistas de grupo. Os resultados da experiência sugerem que a discussão em pequeno grupo ajudou os alunos a superar dificuldades na aprendizagem da Geometria, em situações que envolviam conceitos e raciocínios matemáticos. Contudo, a discussão em grande grupo tornou-se fundamental na maior parte das situações, cujos raciocínios se revelavam mais complexos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ferreira, Arnaldo Dias, Elaine de Farias Giffoni de Carvalho, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Francisco Régis Vieira Alves, and Maria José Costa dos Santos. "Oficina de Origami: Um recurso estratégico para o ensino de Geometria." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 15, 2021): e42410817423. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17423.

Full text
Abstract:
Este artigo é um estudo descritivo-exploratório, do tipo relato de experiência e objetiva apresentar os resultados obtidos na oficina: “Origami, Geometria e Diversão”, realizada no VIII Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA). O procedimento metodológico dessa oficina foi pautado de acordo com os pressupostos da metodologia Sequência Fedathi (SF), com base em suas fases: Tomada de posição, Maturação, Solução e Prova; e se deu por meio da investigação em sala de aula, utilizando como técnicas de coleta de dados, a observação dos sujeitos e aplicação de um questionário avaliativo. Como principais resultados, observou-se que na Tomada de Posição, com a situação-problema proposta, os participantes, principalmente os estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, tiveram dificuldades em identificar os conceitos geométricos nos Origamis e que na fase da Prova, constatou-se que foi determinante a confecção de origamis em formato de cubo para a compreensão dos conceitos geométricos trabalhados. Depreendeu-se que o objetivo da oficina foi alcançado, tendo em vista que os participantes compreenderam a relação entre as formas produzidas em Origami e o ensino de Geometria, além disso, os mesmos, se sentiram interessados a usar essa técnica durante as suas práticas em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography