Academic literature on the topic 'Geração de Forças'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Geração de Forças.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Geração de Forças"

1

Hermenegildo, Tahiana F. C., Ana Carla S. Silva, Edwar A. Torres, Tiago F. A. Santos, and Antonio J. Ramirez. "Desenvolvimento dos Parâmetros do Processo de Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível para o Aço de Alta Resistência e Baixa Liga ISO 3183 X80M." Soldagem & Inspeção 22, no. 2 (June 2017): 129–38. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2202.03.

Full text
Abstract:
Resumo Sabe-se que as velocidades de soldagem e rotacional, força axial, ângulo de inclinação e desenho da ferramenta são as principais variáveis de entrada independentes, que são utilizadas para controlar o processo de soldagem por atrito com pino não consumível, e que a taxa de geração de calor, taxa de resfriamento, força na direção de soldagem e o torque são as variáveis de resposta, que irão influenciar na evolução microestrutural e desempenho mecânico da junta soldada. Neste trabalho foi feito um estudo do comportamento destas variáveis visando o desenvolvimento de parâmetros para o aço API 5L X80 (ISO 3183 X80M). Para tanto, chapas com 12 mm de espessura, foram soldadas através de dois passes, utilizando ferramenta de nitreto de boro cúbico policristalino. Observou-se que, mantendo-se a velocidade de soldagem constante, o aumento da velocidade rotacional e /ou da força axial, tende a reduzir as forças reativas e o torque atuantes durante o processo pelo aumento da taxa de geração de calor. Por outro lado, mantendo-se essas variáveis constantes, o aumento da velocidade de soldagem tende a aumentar as forças e o torque, uma vez que para o aço, este parâmeto desempenha um papel significativo na taxa de geração de calor durante o processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matias, Glauber Rabelo. "Na Trincheira da Resistência: As Lutas pelo Teatro de Bolso nas “Estruturas de Sentimento” do Movimento Teatral dos Anos de 1980 em Campos dos Goytacazes/RJ." Revista TOMO, no. 35 (July 29, 2019): 115–50. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i35.11039.

Full text
Abstract:
Analiso a emergência da “geração” do Teatro de Bolso e de suas experiênciasde luta cultural e política em Campos dos Goytacazes nos anosde 1980. Observo a configuração do movimento teatral em Camposque protagonizou a luta pela reabertura do Teatro de Bolso em 1983.Compreendo a chamada “geração” do Teatro de Bolso como formade acessar os conflitos e as contradições inerentes à configuração deuma “estrutura de sentimentos” que constituiu uma forma de resistênciaproduzida pelos artistas de teatro contra forças conservadorasassociadas às imposições da Prefeitura Municipal nos anos 1980. Demonstroque a luta pela retomada do Teatro de Bolso colaborou paraa formação de uma “geração” que assumiu o protagonismo da causateatral na cidade a partir do desenvolvimento de produções sob forteengajamento político nos anos 1980.Palavras-chave: Teatro de Bolso. Geração. Resistência. Estruturas desentimentos. Estudos Culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Afonso, Luis Felipe Fernandes. "“PRO BRASIL NASCER FELIZ"." Revista Hydra: Revista Discente de História da UNIFESP 3, no. 6 (August 1, 2019): 9–35. http://dx.doi.org/10.34024/hydra.2019.v3.9587.

Full text
Abstract:
Por algum tempo, a década de 1980 foi conhecida como “a década perdida”. Devido às crises econômicas e políticas, a juventude dessa geração foi reconhecida por não ter vontade política, principalmente quando comparada aos jovens dos anos 1960. Tal interpretação se mostra equivocada, pois não conseguia alcançar os novos questionamentos propostos por essa juventude e suas novas formas de ação nos espaços públicos e particulares. Neste artigo, nosso objetivo é discutir a importância do rock como forma de expressão para a juventude brasileira da década de 1980 através do Rock in Rio. Tal evento é marcado por uma forte disputa política sobre sua realização, seja mediante forças que tentam impedir por desavenças políticas institucionais ou por questionarem os valores dessa cultura jovem. Ao mesmo tempo, ocorre em paralelo com as eleições indiretas que retornaram a presidência para as mãos de um civil, após 20 anos de governos militares. Por meio do festival, podemos analisar e identificar as novas formas de expressão de uma geração que não era simplesmente “inútil”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Diefenthaeler, Fernando, and Marco Aurélio Vaz. "Aspectos relacionados à fadiga durante o ciclismo: uma abordagem biomecânica." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 5 (October 2008): 472–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000500014.

Full text
Abstract:
A fadiga muscular pode ser definida como a incapacidade funcional na manutenção de um nível esperado de força. As competições de ciclismo, especialmente provas de estrada, apresentam como característica longa duração e altas intensidades. Tais características resultam na instauração do processo de fadiga, que pode estar associado a mecanismos e fatores metabólicos que afetam os músculos (fadiga periférica) e o sistema nervoso central (fadiga central). O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sobre aspectos relacionados com as mudanças na técnica de pedalada e na atividade elétrica dos músculos envolvidos nesse movimento durante o processo de fadiga. Alguns desses aspectos têm sido reportados na literatura e podem ter repercussão na (1) magnitude, direção e sentido de aplicação das forças no pedal; no (2) padrão de ativação muscular; na (3) geração de força e, conseqüentemente, no (4) desempenho do ciclista. No entanto, poucos estudos associam a fadiga muscular ao comportamento das forças aplicadas no pedal e ao padrão da ativação muscular. Os resultados dos estudos revisados demonstram a incapacidade dos ciclistas em manter a força desejada, perda da técnica de pedalada e mudança nos padrões de ativação elétrica sob condições de fadiga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maset, Angelo L., José R. C. Pinto, José R. Andrade, and Victor E. F. Xavier. "Considerações hidrodinâmicas sobre a derivação liquórica. Parte IV: Tecnologia de válvulas — Primeira geração." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 28, no. 03 (September 2009): 87–96. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625563.

Full text
Abstract:
ResumoSistemas valvulares para controle de hidrocefalia funcionam por meio de diferencial de pressão. As inovações tecnológicas surgidas após a primeira geração de válvulas tentam amenizar o desequilíbrio hidráulico causado pelo desvio artificial do liquor para fora da cavidade intracraniana causado pelo sistema valvular, e que agora sofrem com forças gravitacionais antes compensadas por mecanismos fisiológicos. Este trabalho esclarece ao neurocirurgião os parâmetros que qualificam o nível de desempenho das válvulas frequentemente utilizadas na prática neurocirúrgica, priorizando o entendimento do gráfico “pressão versus vazão”. Para tal, os gráficos foram exemplificados por intermédio do teste de uma válvula de hidrocefalia de primeira geração disponibilizada recentemente, por meio dos testes da ISO 7197.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, Felipe Araújo, Renata Alves da Costa, and Rodrigo Tavares Ferreira. "Construindo a paz: a engenharia do exército como elemento de smart power do Brasil na MINUSTAH." Conjuntura Austral 10, no. 51 (September 30, 2019): 61–81. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.92891.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a maneira pela qual o trabalho realizado pela Companhia de Engenharia de Forças de Paz (BRAENGCOY) brasileira resultou na geração do soft power necessário para que a atuação das tropas de paz brasileiras da MINUSTAH se convertesse em smart power. O estudo apresenta uma caracterização do poder militar do Brasil presente na missão, representado pelas forças de segurança e estabilização, e a forma pela qual a sua atuação contribuiu para demonstrar o hard power brasileiro para o mundo. Em seguida, analisa o trabalho realizado pela BRAENGCOY, com um enfoque naqueles que tiveram um impacto direto na população haitiana, o que fez com que ela ultrapassasse o seu papel tradicional de elemento multiplicador do poder de combate para se tornar também em gerador de poder de atração, característica do soft power. Por fim, foi realizada uma análise das características dos trabalhos realizados que favoreceram a geração do soft power, de forma a permitir a observação das vantagens do emprego de tropas de engenharia nas operações de paz para a obtenção do efeito sinérgico do smart power pela combinação de hard e soft power.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maldonado, Diogo Correa, Márcio Cantuário Ferreira, Renata Patrícia Pudo Ribeiro, and Adriana Ferreira Grosso. "Registros eletromiográficos para ilustrar as aulas de fisiologia neuromuscular." ConScientiae Saúde 4 (January 14, 2008): 79–86. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v4i0.398.

Full text
Abstract:
Um indivíduo pode mudar sua posição no espaço e aplicar forças mecânicas no ambiente porque há movimento de seus músculos (contração muscular) e geração de força. A partir de fenômenos elétricos, os potenciais de ação e as fibras musculares se contraem. O conhecimento dos processos fisiológicos que envolvem a unidade motora é o ponto fundamental para os estudos eletromiográficos. Pela eletromiografia, os fisioterapeutas podem avaliar a integridade neuromuscular de seus pacientes e, com isso, estabelecer o tratamento correspondente. O objetivo deste trabalho foi acompanhar as interações neuromusculares por meio da eletromiografia do músculo reto femoral saudável, para propor um protocolo experimental que vem demonstrar, na prática, toda a interação neuromuscular, auxiliando graduandos em fisioterapia a compreender a teoria da fisiologia do controle motor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Seffner, Fernando, and Amilton Gustavo da Silva Passos. "Uma galeria para travestis, gays e seus maridos: Forças discursivas na geração de um acontecimento prisional." Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), no. 23 (August 2016): 140–61. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2016.23.06.a.

Full text
Abstract:
Resumo O Presídio Central de Porto Alegre criou em 2012 uma galeria destinada a abrigar a população encarcerada de travestis, gays e seus maridos. Considerando que a instituição prisional é historicamente marcada por forte viés heteronormativo e disciplinador, o objetivo deste artigo é analisar algumas das forças discursivas que se articularam de modo original e produtivo para a emergência da galeria. São explorados, preponderantemente, dois elementos: o acoplamento travesti-vítima e a dinâmica de gestão do risco. O primeiro diz respeito ao processo discursivo de produção da identidade travesti vinculada invariavelmente à posição de vítima e como tal relação influencia no processo de (re)humanização desse sujeito quando na vida encarcerada. O segundo descreve como o funcionamento prisional e os princípios disciplinares que regem o cárcere produziram estratégias institucionais para a instalação da galeria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro. "A escrita académica: um jogo de forças entre a geração de ideias e a sua concretização." Signo 1, no. 1 (March 16, 2016): 53. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7325.

Full text
Abstract:
Pretende-se, neste texto, olhar para o autor de um trabalho académico como um tecelão que, no seu labor de reescrita assente em escrita, combina informação de várias proveniências com vista a conferir à sua produção textual a originalidade esperada em resultado da pesquisa efetuada. Referem-se diferentes conceitos associados à originalidade (autoria, identidade, voz, posição, atribuição, citação, paráfrase, intertextualidade transgressiva, plágio e “patchwriting”) e apela-se à importância de saber usar as fontes devidamente, após uma leitura cuidada, profunda e crítica das mesmas, a fim de que a interpretação se sobreponha à reprodução, a intertextualidade não seja transgressiva e subsequentemente o “patchwriting” ou mesmo o plágio só possam ser tolerados como medida pedagógica numa fase inicial da composição. Ademais, lançam-se pistas de intervenção para ajudar os estudantes a encontrarem a sua voz de autores e sublinha-se que a escrita deve ser entendida como um hábito, como uma disciplina, como uma luta e como um ofício que espera muito rigor e empenhamento por parte de quem a pratica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marconi, Nádia Fernanda. "O movimento e as forças que agem em nosso corpo." Fisioterapia Brasil 10, no. 5 (December 16, 2017): 371. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i5.1572.

Full text
Abstract:
Introdução: Muitos esforços têm sido realizados para estimar as forças que atuam em um corpo em movimento e como essas forças são controladas pelo sistema nervoso central (SNC) para gerar movimentos rápidos e precisos. O entendimento dessas forças e como elas são controladas são de fundamental importância para aqueles que trabalham com o movimento humano. Objetivo: Este estudo tem como objetivo esclarecer, de forma didática, conceitos importantes da cinemática e da cinética, conduzindo o leitor da compreensão de princípios simples a aplicação dos mesmos nas equações de movimento. Metodologia: Este trabalho foi elaborado a partir de uma revisão da literatura nas principais bases de dados da área no período de 1967 a 2009. Resultados: Através da dinâmica inversa é possível calcular os torques musculares e de interação gerados nas articulações. Conclusão: A dinâmica inversa, como uma ferramenta da cinética tem dado uma contribuição importante para as áreas de Controle Motor, Fisioterapia e Reabilitação no sentido de descrever o padrão de geração e coordenação das forças que movem as articulações. Essa descrição tem sido feita para uma grande variedade de tarefas motoras e sua aplicabilidade tem sido estendida para pacientes com disfunção motora.Palavras-chave: dinâmica inversa, cinemática, cinética, torque muscular, torque de interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Geração de Forças"

1

Verzoni, André. "Formas de subjetivação da Geração Y." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2014. http://hdl.handle.net/10923/7024.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-02-05T01:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000465044-Texto+Parcial-0.pdf: 806122 bytes, checksum: ff07ea16b2d1d12e834f23342b4ecd3e (MD5) Previous issue date: 2014
This master thesis consists of two articles. The first article is a theoretical study, while the second is an empirical article. The primary objective of this thesis was to investigate and understand the subjectivity of the Generation Y. The theoretical paper, structured as a nonsystematic review, proposes a discussion of the subjectivity established by the Generation Y considering their integrants agents and subjects of the contemporary time. The empirical article is the result of a qualitative, exploratory and cross-sectional research, which goal is the description and understanding of the subjectivity presented by the Generation Y. To achieve this purpose, semi-structured interviews with open exploratory axis were made. The themes of the interview were: work, interpersonal and virtual relationships, self and others image, time (routine), ethical ideals, idols (celebrities), violence, consumption, goals and critical about contemporary society. The method used to analyze the content of the interviews was the Interpretative Analysis proposed by Frederick Erickson. The conclusions were that the Generation Y present ambivalence, idealism and the persistence of adolescent traits; propose various critics and demands towards the context where they live and have high expectations about themselves; consider the collective and creative work the key to professional achievement; maintain that experience other cultures is vital for personal development and classify the lack of respect for individuality one of the most reprehensible forms of violence.
Esta dissertação de mestrado é composta por dois artigos. O primeiro artigo é um trabalho teórico, enquanto que o segundo é um artigo empírico. O objetivo geral da dissertação foi investigar e compreender as formas de subjetivação dos jovens da Geração Y. O artigo teórico, estruturado como uma revisão narrativa, propõe uma discussão a respeito das formas de subjetivação dos indivíduos da Geração Y, considerando-os agentes e sujeitos do tempo contemporâneo. O artigo empírico é fruto de uma pesquisa qualitativa, transversal e exploratória que estabeleceu como objetivo a investigação, descrição e compreensão das formas de subjetivação dos jovens da Geração Y. Para atingir este propósito, foram realizadas entrevistas abertas semi-estruturadas com os seguintes eixos exploratórios: trabalho, relações interpessoais e virtuais, imagem de si e dos outros, tempo (rotina), valores éticos, ídolos (celebridades), violência, consumo, objetivos e críticas sobre a sociedade contemporânea.O método utilizado para a análise dos dados obtidos através das entrevistas foi a Análise Interpretativa proposto por Frederick Erickson. A partir do conteúdo das entrevistas, concluise que os jovens da Geração Y apresentam ambivalência, idealismo e a persistência de traços da adolescência; propõem diversas críticas e exigências em relação ao contexto em que vivem e altas expectativas em relação a si mesmos; consideram o trabalho coletivo e criativo a via principal para a realização profissional; sustentam que vivenciar outras culturas é fundamental para o crescimento pessoal e classificam a falta de respeito pela individualidade como uma das mais reprováveis manifestações de violência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vizotto, Isaias 1955. "Geração computacional de formas livres de estruturas em casca." [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264277.

Full text
Abstract:
Orientadores: Fernando Iguti, Dante A. O. Martinelli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Made available in DSpace on 2018-07-18T16:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vizotto_Isaias_D.pdf: 6706804 bytes, checksum: 305850a294e6ba7eb7343b8c74b9aad6 (MD5) Previous issue date: 1993
Resumo: Para estruturas em casca, as formas geométricas são importantes para se obter comportamentos estruturais adequados. O estado de tensão que ocorre numa casca depende diretamente da sua forma geométrica. O estado de tensão ideal para estas estruturas é o de compressão pura. Neste trabalho, é apresentado um processo relativamente simples para geração de formas de estruturas em casca por meio de técnicas de programação matemática combinadas com a técnica de elementos finitos. Como resultado da aplicação desta formulação, é possível a definição de formas geométricas para estruturas em casca em que as cargas aplicadas são equilibradas, principalmente, por esforços internos de membrana. Entretanto, isto não exclui a possível existência de outros carregamentos que podem causar estados de tensão diferentes da compressão pura. Por meio do modelo proposto é possível simular computacionalmente uma membrana flexível, de qualquer formato, sobre a,qual podem atuar vários carregamentos, incluindo o efeito de pressão. Sob a influência e a atuação destes carregamentos, a membrana é deformada até uma das suas configurações de equilíbrio, que define uma superfície média para a estrutura em casca fina a ser construída. No caso do carregamento de pressão pode ser mostrado, no caso geral, que o sistema de forças não é conservativo. No modelo para geração de formas de estruturas em casca é utilizado um elemento finito triangular plano de membrana, com a hipótese de tensão-deformação constante, modificado para permitir a consideração de deslocamentos normais ao seu plano. A equação constitutiva adotada para descrever o comportamento do material é uma relação linear entre as tensões e deformações. A definição de deformação utilizada é a de Green, sendo considerados grandes deslocamentos e grandes deformações de modo exato. No modelo computacional existe a possibilidade de se impor um deslocamento de valor conhecido à membrana, obtendo-se assim formas geométricas simplesmente pela distorção da geometria plana inicial. Deste modo é possível projetar formas livres e esbeltas de estruturas em casca para coberturas, com quaisquer formatos na projeção horizontal e que, em essência, possuam aproximadamente um comportamento de acordo com a Teoria de Membrana
Abstract: In shell structures, geometrical shapes are important for the determination of their correct behavior. The stress state is strongly dependent on the geometrical shape. The ideal stress state for these structures is the pure compression state. In this work a relati vely simple process to generate free form shells by means of mathematical programming combined with the finite element technique is presented. As a result of the application of such formulation it is possible to define geometrical shapes for the shells where the applied loadings are equilibrated mainly by membrane action. This doesn't however preclude the existence of loadings which cause noncompressive stress. With the proposed model it is possible to simulate automatically a flexible membrane, with any shape, able to carry a larger number of loading conditions, including pressure loads. Under the action of these loads the membrane is deformed reaching one of its equilibrium configurations, which will define the midle surface of the shell to be built. For pressure loadings it can be shown that, generally, the system of forces is nonconservative. The finite element used to generate free form shells is the constant stress-strain triangle modified to consider out of plane displacements. The constitutive equation to model corresponds to linear elasticity. Exact displacements and strains are used for the membrane, using Green's strains. In the computational model it is possible to impose a known displacement to the membrane and to obtain geometrical shapes just distorting the initial configuration. In this way it is possible to design free form thin shells working as membranes with generic projection in plant the material behavior formulation for large
Doutorado
Doutor em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guena, Ana Maria de Oliveira. ""Avaliação ambiental de diferentes formas de geração de energia elétrica"." Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85134/tde-14052007-224500/.

Full text
Abstract:
No mundo moderno a energia elétrica tem um papel fundamental; ela é a base do progresso e desenvolvimento mundial. O seu surgimento propiciou a melhora no saneamento, na saúde, no abastecimento de água e alimentos, na qualidade de vida e também fez surgir a sociedade capitalista e de consumo. A utilização do petróleo como fonte geradora de energia foi o impulso da revolução industrial e através dele foram desenvolvidos motores, geradores e máquinas que contribuíram para o progresso. Com isto veio também a emissão de gases (CO2, CO, SOX e NOX) e outras substâncias que agravaram o efeito estufa, o buraco na camada de ozônio e a chuva ácida alterando o equilíbrio do planeta. O desenvolvimento de outras formas de geração de energia provocou mudanças nos locais onde estas foram instaladas, impactando o meio ambiente. Este trabalho apresenta uma avaliação ambiental sobre as diferentes formas de geração de energia elétrica e os impactos ambientais pertinentes a cada uma delas. Inclui cinco formas de geração de energia elétrica: termelétrica, nuclear, hidrelétrica, eólica e solar. No tópico energia termelétrica apresenta-se a geologia do petróleo, a sua extração e beneficiamento. Mostra também a descoberta e o desenvolvimento da indústria petrolífera no mundo e no Brasil. Detalha o funcionamento de três tipos de centrais termelétricas: a carvão, a gás e a óleo. São relacionados os impactos ambientais comuns a elas e os característicos de cada tipo de usina. Assim como o decorrente da desativação de cada uma delas. É apresentado um pequeno histórico da energia nuclear, seu desenvolvimento no Brasil e no mundo, bem como o funcionamento de uma usina e os impactos causados durante a sua operação e seu descomissionamento. A história, o funcionamento e o avanço da energia hidrelétrica no Brasil, as grandes usinas e a sua relação com o meio ambiente, são mostrados juntamente com os impactos ambientais na sua implantação, operação e desativação. A energia eólica é mostrada desde a sua implantação e funcionamento até os impactos ambientais decorrentes do processo de geração de energia elétrica e da sua desativação. No caso da energia solar é apresentado o funcionamento dos painéis solares, a implantação da central e os impactos ambientais relacionados a utilização desta. Os impactos originados na sua desativação também são apresentados. Destacados os impactos ambientais para cada forma de geração de energia elétrica, estes são correlacionados e comparados pela área de implantação da usina, a capacidade de geração, a eficiência, a potência e o custo do kW. Não existe uma forma totalmente limpa de geração de energia elétrica. Existem, sim, formas que não emitem os gases responsáveis pelo efeito estufa. Assim, todas as formas de geração de energia são importantes para um país, ou seja, quanto mais diversificada for a matriz energética, melhor.
Electric energy has an important function in the modern world; it is fundamental for progress and development. The electricity discovery allowed improvements in several areas: health, water and food supply, quality of life and sanitary conditions, and contributed also to the establishment of the capitalist and consumption society. The use of oil as an energy generation source was the impulse for the industrial revolution and machines, motors and generators were developed contributing to the progress. This also brought the pollutant gases emission (CO2, CO, SOX and NOX) and other substances that had contributed to the greenhouse effect, the ozone hole and the acid rain, modifying the balance of the planet. The development and implementation of other forms of energy generation caused local changes, where they were installed, giving rise to environmental impacts. This work presents an evaluation about different forms of electrical energy generation and the environmental impacts relative to each one of them. Five forms of electric energy generation were considered: thermoelectric, nuclear, hydroelectric, wind and solar energy. The implementation and the development of the petroleum industry in the world and in Brazil are presented. The geology of the oil, its extraction and quality improvement, besides details of the functioning of three types of thermoelectric power plants - coal, gas and oil - are also discussed. The specific as well as the environmental impacts they have in common are highlighted. The impacts originated from the deactivation of each one of them are also pointed out. The discovery and the development of nuclear energy in Brazil and in the world as well as the functioning of a nuclear power plant, the impacts generated by its operation and decommissioning are presented. The history, functioning and development of hydroelectric energy generation in Brazil, characterized by the great plants, are related to environmental aspects The environmental impacts due to its implantation, operation and deactivation are also evinced. The wind power plant implantation and functioning and the environmental impacts involved in the process of electric energy generation and its deactivation are analyzed. The functioning of the solar panels, the implantation of the power plant and the environmental impacts related to the use of solar energy are discussed. The impacts resulting from the deactivation are also presented. Once outlined the environmental impacts from each form of electric energy generation, they were correlated and compared considering the area of the power plant implantation, the generation capacity, the efficiency, the power and the cost per kW. There is no totally clean form of electric energy generation. There is, however, generation without emission of gases responsible for the green house effect. Therefore, all forms of energy generation are important for a country; in other words, the best situation is the diversity of the energy matrix.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

GUENA, ANA M. de O. "Avaliação ambiental de diferentes formas de geração de energia elétrica." reponame:Repositório Institucional do IPEN, 2007. http://repositorio.ipen.br:8080/xmlui/handle/123456789/11501.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-10-09T12:52:35Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Made available in DSpace on 2014-10-09T14:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Dissertação (Mestrado)
IPEN/D
Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Fernando Junqueira. "Planejamento de redes de distribuição considerando geração distribuída." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14736.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2013-11-28T15:10:56Z No. of bitstreams: 1 2013_FernandoJunqueiraSantos.pdf: 2924262 bytes, checksum: 0021f0500c816873282f3c0f57adc50f (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-11-29T11:14:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_FernandoJunqueiraSantos.pdf: 2924262 bytes, checksum: 0021f0500c816873282f3c0f57adc50f (MD5)
Made available in DSpace on 2013-11-29T11:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_FernandoJunqueiraSantos.pdf: 2924262 bytes, checksum: 0021f0500c816873282f3c0f57adc50f (MD5)
Tradicionalmente, a geração de energia elétrica brasileira sempre se baseou em geradores de grande porte, principalmente hidrelétricas, instaladas distantes dos centros de carga, e interligadas a esses por meio de linhas de transmissão com grandes extensões. Devido ao encarecimento dos recursos não renováveis, principalmente o petróleo, e às exigências crescentes de produção de energia elétrica através de fontes não poluentes, existe uma tendência de instalação de pequenos geradores baseados em fontes renováveis, tipicamente geração eólica e solar. Essas novas alternativas de geração proporcionam disponibilidade de energia próxima ao local de consumo, reduzindo os impactos ambientais provocados pela geração tradicional. Possuem ainda tempos de implantação inferiores quando comparadas à construção de grandes usinas e reforços nas respectivas linhas de transmissão. A interligação da geração distribuída ao sistema de distribuição causa impactos nas redes de distribuição de energia elétrica, tais como alterações nos níveis de perdas elétricas, parâmetros de qualidade da energia, estabilidade do sistema, regulação de tensão, corrente de curto-circuito, carregamento de condutores e, principalmente, carregamento dos transformadores de distribuição. Em virtude desses geradores se localizarem ao longo de toda a rede de distribuição, cria-se o desafio de se planejar, projetar, operar e manter o sistema elétrico. Nesse sentido, deve ser dada atenção especial aos impactos provocados nas redes de distribuição pela entrada desses geradores, tanto impactos técnicos quanto econômicos, devendo ser considerada, inclusive, a possibilidade de alterações em normas técnicas. É importante que seja analisado o que cada impacto representa, tanto tecnicamente quanto em relação aos seus custos, para que as redes de distribuição não sejam empecilho ao crescimento da geração distribuída. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Electric power in Brazil has traditionally been generated by large generators, mainly hydroelectric power plants which are distant from load centers and are interconnected by extensive transmission lines. Due to the current high cost of non-renewable resources, mainly oil, and the increasing demands for electric power production by non-polluting sources, there has been a tendency towards the use of small generators based on renewable sources, typically wind and solar generation. These new generation alternatives provide energy close to where it is consumed, reducing the environmental impacts of traditional forms of generation. They also take less time to be implemented in comparison with large power plants and reinforcements in the respective transmission lines. The connecting of distributed generation to the distribution system causes impacts on the distribution grids, such as variation of power losses, power quality parameters, electric system stability, voltage regulation standards, short-circuit current, conductor loads and, principally in distribution transformer loads. Since these generators are located throughout the entire distribution grid, the planning, designing, operation and maintenance of the electric power system has become a challenge. Therefore, special attention must be given to both the technical and economic impacts caused by the inclusion of these generators on distribution grids, and should be considered, including the possibility of changes in technical standards. It is important that assessments of each impact be made, both in technical terms and with regard to costs, so that the distributed grids do not be a barrier to the increasing of distributed generation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

da, Fonseca Limaverde Cabral Gustavo. "Geração de especificação formal de sistemas a partir de documento de requisitos." Universidade Federal de Pernambuco, 2007. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2605.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo5340_1.pdf: 1555764 bytes, checksum: d3735403fc535c9dd852536b0afde205 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2007
A escrita de requisitos, dentro do processo de desenvolvimento de sistemas, está sujeita a falhas, uma vez que os requisitos são escritos em Linguagem Natural, como Inglês, que pode conter definições ambíguas ou de difícil entendimento. Por outro lado, Linguagem Natural é a opção mais simples e flexível para se especificar um sistema, e é a linguagem de entendimento comum entre clientes e contratados. Desta forma, para minimizar a existência de erros nos documentos de requisitos, técnicas de validação com inspeção ou revisão de documentos são utilizadas. Entretanto, o custo de se realizar este tipo de validação é alto e sua eficácia é questionável; erros podem persistir. Além disso, requisitos escritos usando de linguagem natural são de difícil processamento, dificultando a geração de outros artefatos a partir do mesmo. Esta dissertação define uma estratégia que utiliza templates de especificação de casos de use e uma Linguagem Natural Controlada (LNC) para descrever requisitos. Os templates de casos de uso asseguram a estruturação correta do documento de requisitos e a LNC garante a exatidão da gramática do texto que especifica o comportamento do sistema. Foram criados dois templates de casos de uso, cada um com uma visão diferente do sistema. A visão mais abstrata se chama visão do usuário e a visão mais detalhada se chama visão de componentes. A partir dessa estruturação dos requisitos torna-se, possível definir uma estratégia de geração automática de uma especificação formal da aplicação em questão. A geração automática de especificação formal de sistemas reduz custo e necessidade de mão de obra especializada em projetos de desenvolvimento de software. Ou seja, uma vez que é possível realizar a geração automática do modelo formal de sistemas podemos fazer uso do mesmo na validação de propriedades do sistema. Além disso, artefatos como casos de teste e diagramas UML podem ser gerados a partir deste. Em particular, esta dissertação define uma estratégia para gerar modelos formais na álgebra de processo CSP a partir das duas visões de caso de uso, mantendo a consistência entre os artefatos. Também foi definida uma relação de refinamento entre os modelos gerados garantindo a consistência entre as visões. Finalmente, todo o processo foi automatizado através de ferramentas. Estas foram vali- dadas através de experimentos realizados no contexto de aplicação para celulares da Motorola, empresa parceira e financiadora do projeto de pesquisa com o CIn/UFPE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rebiha, Rachid 1977. "Métodos formais algébricos para geração de invariantes." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275741.

Full text
Abstract:
Orientador: Arnaldo Vieira Moura
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-19T00:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebiha_Rachid_D.pdf: 1451665 bytes, checksum: abe6fc4e72cf43113c7c93064ab11ed8 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: É bem sabido que a automação e a eficácia de métodos de verificação formal de softwares, sistemas embarcados ou sistemas híbridos, depende da facilidade com que invariantes precisas possam ser geradas automaticamente a partir do código fonte. Uma invariante é uma propriedade, especificada sobre um local específico do código fonte, e que sempre se verifica a cada execução de um sistema. Apesar dos progressos enormes ao longo dos anos, o problema da geração de invariantes ainda está em aberto para tanto programas não-lineares discretos, como para sistemas não-lineares híbridos. Nesta tese, primeiramente, apresentamos novos métodos computacionais que podem automatizar a descoberta e o fortalecimento de relações não-lineares entre as variáveis de um programa que contém laços não-lineares, ou seja, programas que exibem relações polinomiais multivariadas e manipulações fracionarias. Além disso, a maioria dos sistemas de segurança críticos, tais como aviões, automóveis, produtos químicos, usinas de energia e sistemas biológicos, operam semanticamente como sistemas híbridos não-lineares. Nesse trabalho, apresentamos poderosos métodos computacionais que são capazes de gerar bases de ideais polinomiais de invariantes não-lineares para sistemas híbridos não-lineares. Em segundo lugar, apresentamos métodos pioneiros de verificação que automaticamente gerem bases de invariantes expressas por séries de potências multi-variáveis e por funções transcendentais. Discutimos, também, a sua convergência em sistemas híbridos que exibem modelos não lineares. Verificamos que as séries de potência geradas para invariantes são, muitas vezes, compostas pela expansão de algumas funções transcendentais bem conhecidas, tais como "log" e "exp". Assim, apresentam uma forma analisável fechada que facilita o uso de invariantes na verificação de propriedades de segurança. Para cada problema de geração de invariantes estabelecemos condições suficientes, muito gerais, que garantem a existência e permitem o cálculo dos ideais polinomiais para situações que não podem ser tratadas pelas abordagens de geração invariantes hoje conhecidas. Finalmente, estendemos o domínio de aplicações, acessíveis através de métodos de geração de invariantes, para a área de segurança. Mais precisamente, fornecemos uma plataforma extensível baseada em invariantes pré-computadas que seriam usadas como assinaturas semânticas para análise de intrusos ("malwares") e deteção dos ataques de intrusões mais virulentos. Seguindo a concepção de tais plataformas, propomos sistemas de detecção de intrusão, usando modelos gerados automaticamente, onde as chamadas de sistema e de funções são vigiados pela avaliação de invariantes, pré-calculadas para denunciar qualquer desvio observado durante a execução da aplicação. De modo abrangente, nesta tese, propomos a redução de problemas de geração de invariantes para problemas algébricos lineares. Ao reduzir os problemas de geração de invariante não-triviais de sistemas híbridos não-lineares para problemas algébricos lineares relacionados, somos capazes de ultrapassar as deficiências dos mais modernos métodos de geração de invariante hoje conhecidos permitindo, assim, a geração automática e eficiente de invariantes para programas e sistemas híbridos não lineares complexos. Tais métodos algébricos lineares apresentam complexidades computacionais significativamente inferiores àquelas exigidas pelos os fundamentos matemáticos das abordagens usadas hoje, tais como a computação de bases de Gröbner, a eliminação de quantificadores e decomposições cilíndricas algébricas
Abstract: It is well-known that the automation and effectiveness of formal software verification of embedded or hybrid systems depends to the ease with which precise invariants can be automatically generated from source specifications. An invariant is a property that holds true at a specific location in the specification code, whenever an execution reaches that location. Despite tremendous progress over the years, the problem of invariant generation remains very challenging for both non-linear discrete programs, as well as for non-linear hybrid systems. In this thesis, we first present new computational methods that can automate the discovery and can strengthen interrelationships among the variables of a program that contains non-linear loops, that is, programs that display multivariate polynomial and fractional manipulations. Moreover, most of safety-critical systems such as aircraft, cars, chemicals, power plants and biological systems operate semantically as non-linear hybrid systems. In this work, we demonstrate powerful computational methods that can generate basis for non-linear invariant ideals of non-linear hybrid systems. Secondly, we present the first verification methods that automatically generate basis for invariants expressed by multivariate formal power series and transcendental functions. We also discuss their convergence over hybrid systems that exhibit non linear models. The formal power series invariants generated are often composed by the expansion of some well-known transcendental functions e.g. log and exp. They also have an analysable closed-form which facilitates the use of the invariants when verifying safety properties. For each invariant generation problem, we establish very general sufficient conditions that guarantee the existence and allow for the computation of invariant ideals for situations that can not be treated in the presently known invariant generation approaches. Finally, we extend the domain of applications for invariant generation methods to encompass security problems. More precisely, we provide an extensible invariant-based platform for malware analysis and show how we can detect the most virulent intrusions attacks using these invariants. We propose to automatically generate invariants directly from the specified malware code in order to use them as semantic aware signatures, i.e. malware invariant, that would remain unchanged by most obfuscated techniques. Folix lowing the design of such platforms, we propose host-based intrusion detection systems, using automatically generated models where system calls are guarded by pre-computed invariants in order to report any deviation observed during the execution of the application. In a broad sense, in this thesis, we propose to reduce the verification problem of invariant generation to algebraic problems. By reducing the problems of non-trivial nonlinear invariant generation for programs and hybrid systems to related linear algebraic problems we are able to address various deficiencies of other state-of-the-art invariant generation methods, including the efficient treatment of complicated non-linear loop programs and non-linear hybrid systems. Such linear algebraic methods have much lower computational complexities than the mathematical foundations of previous approaches know today, which use techniques such as as Gröbner basis computation, quantifier elimination and cylindrical algebraic decomposition
Doutorado
Ciência da Computação
Doutor em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pedrosa, Lehilton Lelis Chaves 1985. "Geração automática de casos de testes para máquinas de estados finitos." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275792.

Full text
Abstract:
Orientador: Arnaldo Vieira Moura
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-08-16T21:26:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedrosa_LehiltonLelisChaves_M.pdf: 884292 bytes, checksum: e39efddad6809b28790b661469a5cfd2 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Métodos formais são amplamente utilizados para modelar especificações e gerar casos de testes, imprescindíveis para validação de sistemas críticos. As Máquinas de Estados Finitos (MEFs) compõem um dos formalismos adotados, com várias aplicações em testes de sistemas aéreos e espaciais, além de sistemas médicos, entre vários outros. O objetivo de um método de geração automática de casos de testes é obter um conjunto de casos de testes, com o qual é possível verificar se uma dada implementação contém falhas. Um problema importante em métodos de geração de casos de teste com cobertura completa de falhas é o tamanho dos conjuntos de testes, que normalmente é exponencial no número de estados da MEF que está sendo testada. Para minimizar esse problema, diversas abordagens são adotadas, envolvendo melhorias nos métodos existentes, restrições do modelo de falhas e o uso de novas estratégias de teste. Esta dissertação estuda métodos automáticos para geração de casos de testes com cobertura completa de falhas e propõe dois novos métodos, que permitem reduzir o tamanho dos conjuntos de testes gerados. Primeiro, combinamos ideias do método Wp e do método G, visando usufruir as vantagens de ambos e obtendo um novo método, denominado Gp. Em seguida, descrevemos um novo modelo de falhas para sistemas compostos de vários subsistemas, possivelmente com um número alto de estados. Formalizamos tais sistemas, introduzindo o conceito de MEFs combinadas, e apresentamos um novo método de testes, denominado método C. Além disso, propomos uma abordagem de testes incremental, baseada no método C, que torna possível o teste de MEFs com um número arbitrário de estados. Estabelecemos comparações com abordagens tradicionais e mostramos que o uso da estratégia incremental pode gerar conjuntos de testes exponencialmente mais eficientes
Mestrado
Teoria da Computação
Mestre em Ciência da Computação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sabino, Éder Murilo Parizzoto 1989. "Geração de estruturas em cascas de formas livres e analíticas de plantas poligonais regulares." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258665.

Full text
Abstract:
Orientador: Isaias Vizotto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2018-08-23T22:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sabino_EderMuriloParizzoto_M.pdf: 7896923 bytes, checksum: 2e32d4c45ba75ad01db9a7b23cb8cb93 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Esse trabalho foi inspirado principalmente em obras projetadas por Heinz Isler e Félix Candela, e apresenta uma contribuição ao pré-processamento e geração computacional de cascas otimizadas de formas livres e cascas de formas analíticas. São abordados dois modelos de concepção de estruturas para cobertura: as cascas de formas livres, geradas a partir da simulação computacional de modelos físicos experimentais em que as superfícies médias não podem ser descritas por meio de funções matemáticas; e as definidas por formas analíticas ou geométricas, em que as superfícies médias podem ser determinadas por funções analíticas através de modelos de geração por processos de translação ou revolução. O objetivo principal é a concepção de estruturas em cascas em concreto por meio de modelo computacional de geração otimizada de formas com a aplicação do Método dos Elementos Finitos e técnicas de programação matemática, com a proposição de metodologias computacionais de pré-processamento para geração da malha inicial de elementos finitos e a posterior obtenção de estruturas em cascas de formas livres e analíticas. São propostos modelos para geração de malhas de estruturas em cascas de formas livres com projeções poligonais regulares e quadriláteras com arestas retas e/ou parabólicas. As malhas planas que constituem membranas finas e flexíveis, através da ação do peso próprio da membrana ou da aplicação de pressão sobre as superfícies com quaisquer configurações de apoios, são utilizadas para geração de cascas de formas livres por meio de um programa computacional desenvolvido por Vizotto (1993), e que também podem ser geradas por meio do software ANSYS. A geração das formas analíticas tridimensionais das estruturas em cascas é realizada através de curvas diretrizes e geratrizes a partir das malhas planas. Variando-se alguns parâmetros obtêm-se composições de paraboloides hiperbólicos, paraboloides elípticos, cilindros parabólicos, etc. Após a geração das formas tridimensionais, são realizadas análises estruturais de algumas estruturas em cascas de concreto armado observando os estados de tensão das estruturas. Diversas estruturas são geradas e os resultados obtidos apresentados
Abstract: This work was mainly inspired in structures designed by Heinz Isler and Félix Candela, and it presents a contribution to preprocessing and computational generation of optimized free-form shells and the analytical shells. Two models of conceptions of roofs structures are discussed: the free-form shells, generated by computational simulation of the experimental physical models, and the structures defined by analytical functions. The middle surfaces of the first model cannot be determined by analytical equations. On the second model, however, they can be generated by translational and revolution processes. The main objective is the conception of concrete shell structures using a computational model to generate optimized shapes with the application of the Finite Element Method and mathematical programming techniques. Computational methodologies for the generation of the finite elements initial mesh and the obtention of the freeform shells and analytical shells structures are proposed. Models are proposed for the meshing of the free-form shells structures with either regular polygonal projections or quadrilateral with straight and / or parabolic edges. Properties of thin and flexible membranes are attributed to the planar meshes with any support configuration. Free form shells are generated using a software developed by Vizotto (1993) which is able to generate free-form shells by applying pressure on the surfaces or by the action of the membrane's own weight. Free form shells can also be generated using the software ANSYS. As a result, the three-dimensional shapes of the shells are obtained. From the plane meshes obtained the three-dimensional shapes of the analytical form shells are determined through guidelines and generatrices curves. By varying some parameters compositions of hyperbolic paraboloids, elliptic paraboloids, cylinders parabolic, etc, are obtained. After the generation of three-dimensional shapes, structural analyses of some reinforced concrete shell structures are performed and the tension states of the structures are observed. Several structures are generated and the results obtained are presented
Mestrado
Estruturas e Geotécnica
Mestre em Engenharia Civil
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hanazumi, Simone. "Geração de propriedades sobre programas Java a partir de objetivos de teste." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-23122015-094748/.

Full text
Abstract:
Com a presença cada vez maior de sistemas computacionais e novas tecnologias no cotidiano das pessoas, garantir que eles não falhem e funcionem corretamente tornou-se algo de extrema importância. Além de indicar a qualidade do sistema, assegurar seu bom funcionamento é essencial para se evitar perdas, desde financeiras até de vidas. Uma das técnicas utilizadas para esta finalidade é a chamada verificação formal de programas. A partir da especificação do sistema, descrita numa linguagem formal, são definidas propriedades a serem satisfeitas e que certificariam a qualidade do software. Estas propriedades devem então ser implementadas para uso num verificador, que é a ferramenta responsável por executar a verificação e informar quais propriedades foram satisfeitas e quais não foram; no caso das propriedades terem sido violadas, o verificador deve indicar aos desenvolvedores os possíveis locais com código incorreto no sistema. A desvantagem do uso da verificação formal é, além do seu alto custo, a necessidade de haver pessoas com experiência em métodos formais para definir propriedades a partir da especificação formal do sistema, e convertê-las numa representação que possa ser entendida pelo verificador. Este processo de definição de propriedades é particularmente complexo, demorado e suscetível a erros, por ser feito em sua maior parte de forma manual. Para auxiliar os desenvolvedores na utilização da verificação formal em programas escritos em Java, propomos neste trabalho a geração de representação de propriedades para uso direto num verificador. As propriedades a serem geradas são objetivos de teste derivados da especificação formal do sistema. Estes objetivos de teste descrevem o comportamento esperado do sistema que deve ser observado durante sua execução. Ao estabelecer que o universo de propriedades corresponde ao universo de objetivos de teste do programa, garantimos que as propriedades geradas em nosso trabalho descrevem o comportamento esperado do programa por meio de caminhos de execução que levam a um estado de aceitação da propriedade, ou a um estado de violação. Assim, quando o verificador checa o objetivo de teste, ele consegue dar como resultado o veredicto de sucesso ou falha para a propriedade verificada, além de dados da cobertura dos caminhos de execução do programa que podem ser usados para análise do comportamento do programa que levou ao sucesso ou falha da propriedade verificada.
The task of guaranteeing that computational systems do not fail and work correctly has become extremely important with the growing presence of new technologies in people\'s lives. Therefore, it is essential to ensure that such systems work properly to confirm their high-quality and to avoid financial and even life losses. One of the techniques used to this purpose is called formal verification of programs. From the system specification, which should be described in a formal language, we define properties that must be satisfied during system execution to guarantee the software quality. Then, these properties are checked using a verifier, which is the tool responsible for running the verification and for notifying whether the property was satisfied by the program; if the property was violated, it indicates to software developers the possible location of faults in the system. The disadvantages of using formal verification are the high cost to apply this technique in practice, and the necessity of having people with experience in formal methods to derive the properties from system specification and define them in a formal representation that can be read by a program verifier. This particular task of deriving a property from system specification and defining it to be checked by a verifier is complex, time-consuming and error-prone, since it is usually done by hand. To help software developers in the application of formal verification in Java programs, we propose in this work the generation of properties formal representation for direct use in a verifier. The generated properties are test purposes, which are derived from system formal specification and present the desirable system behavior that must be observed during the system execution. Establishing that the universe of properties correspond to the universe of test purposes of a program, we guarantee that the generated properties describe the expected program behavior through execution traces that lead to either an accept state or a refuse state. Thus, when the verifier checks the test purpose, it can give a success/fail verdict for the property, and provide traces coverage data that can be used to analyze the program behavior that led to that verdict.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Geração de Forças"

1

Dickmann, Ivo, ed. Pedagogia da reinvenção: cartas pedagógicas a Paulo Freire. Livrologia, 2021. http://dx.doi.org/10.52139/livrologia9786586218633.

Full text
Abstract:
Não são todas as pessoas que se deliciam lendo artigos, tem gente que prefere ler uma carta que – se bem escrita – instiga a responder, a dialogar, a compartilhar... E isso, dá mais resultado e transforma mais os lugares de vivência, as escolas, as unidades de saúde, as universidades que os artigos científicos escritos e publicados em inglês. Por mais duro que posso ser, afirmo: o artigo já não está mais sozinho no lugar central da produção do conhecimento na pós-graduação, outras formas de conhecimento aparecem todos os dias com a nova geração de pesquisadores e pesquisadoras que vêm ocupando esse espaço acadêmico. Isso é parte do processo permanente de reinvenção de que trata essa obra coletivamente amorosa, vivemos tempos de reinvenção do legado de Freire, da Academia, de nós mesmos!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Farret, Felix Alberto. Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica. 3rd ed. Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://dx.doi.org/10.32379/9788573912593.

Full text
Abstract:
Neste livro, são discutidos aspectos da terminologia usada em geração de energia em microescala com linguagem simples e detalhamento suficiente para o entendimento da matéria. Tais aspectos devem ser levados em consideração para a tomada de decisão sobre o tipo de instalação a ser usado, que melhor se adapte às finalidades e condições de determinada região. Com as informações contidas neste livro, torna-se possível aos interessados em fontes alternativas de energia elétrica, principalmente aos estudantes e profissionais das áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e Agronomia, ou técnicos dessas especialidades, conhecer os detalhes mais relevantes para a seleção da melhor forma de microaproveitamento elétrico que pode ser usado em determinada propriedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paiva, Paulo. Um presente para você: Felicidade - empodere-se | sinta-se | mergulhe. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-099-1.

Full text
Abstract:
O livro Um PRESENTE pra você: FELICIDADE, propõe uma leitura leve e fluída para desmistificação da felicidade como fim ou forma, com o objetivo de experenciá-la de diversas formas, com rotinas e práticas que levam a satisfação, a criação de metodologias próprias com exercícios diários e assim, identificar fontes de satisfação no que é ordinário, para que ele se torne extraordinário. Contudo, o caminho todo é de autoconhecimento, identificação de particularidade não comparáveis e atividades propostas que unem a leitura off-line a experiências online por meio de QR code gerando experiências mescladas como hoje se usa o celular como segunda tela de qualquer fonte de conhecimento. A obra deve tecer ideias genéricas humanas, junto à exemplos particulares e assim deve ser um estimula para presentear alguém ou ser um objeto de desejo como apoio no dia a dia. É um livro sobre felicidade, nua e crua, como essencialmente existe. Uma descoberta de dentro pra fora que pode libertar muitas pessoas da culpa ou peso de não se conhecer profundamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paolinelli, Alysson, Durval Dourado Neto, and Everardo Chartuni Mantovani, eds. Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil: técnica e cultura. Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 2021. http://dx.doi.org/10.11606/9786587391120.

Full text
Abstract:
A obra Diferentes abordagens sobre agricultura irrigada no Brasil, Livro 2, dispõe de seis importantes partes: História, Política Pública, Economia, Recurso Hídrico, Técnica e Cultura e, saliente-se, dentro da visão de integração que sempre foi a forma de atuar do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. A publicação conta com 117 autores de várias instituições públicas e privadas, possibilitando uma literatura que se propõe uma referência para o setor. Este é o segundo livro sobre o tema da agricultura arraigada, com enfoque em Técnica e Cultura. Ressalta-se que a agricultura irrigada é uma das principais estratégias brasileiras para garantir o aumento da produção de alimentos com sustentabilidade: social, com a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos; ambiental, com a área adicional irrigável no período de 30 anos, sem desmatamento de novas áreas (“desmatamento zero”); e econômica, devido ao aumento da produção e, consequentemente, da renda no campo, na agroindústria e na área de serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matos, Juliana Martins de Mesquita. Tecnologias Sustentáveis para a produção, transformação e comercialização de produtos da agricultura familiar. Editora Universidade de Brasília, 2021. http://dx.doi.org/10.26512/9786558461470.

Full text
Abstract:
Nos tempos atuais, onde a ganância e o egoísmo se espalham por toda a sociedade, como uma doença infectocontagiosa, cabe-nos, de quando em vez, trazer à luz aspectos que não deveriam ser negligenciados e nem colocados em segundo plano nas mais diversas esferas do conhecimento e da vida. A obra aqui apresentada tem o propósito de debater aspectos polêmicos da produção de alimentos, primordial à nossa existência, bem como de apresentar caminhos plausíveis para a produção, onde o respeito ao homem, aos indivíduos e à natureza possam coexistir. A produção de alimentos baseada nos princípios da agroecologia contribui para essa coexistência, permitindo a inserção de agricultores familiares no segmento alimentício, para além da geração de emprego e renda no campo. Novos olhares sobre fazeres e saberes “antigos” são de forma respeitosa discutidos. A agricultura familiar é apresentada, com seus desafios e potencialidades, perpassando por soluções que tratam desde o sistema de produção orgânica, transformação de produtos e resíduos agrícolas, como pela produção de café, hortaliças e flores. Trabalhos de pesquisadores, professores, técnicos e estudantes do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica da Universidade de Brasília (CVTUnB), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, por meio desta obra, buscam colocar em evidência processos e tecnologias adaptadas à agricultura familiar. Que essa obra possa ser amplamente difundida e que sirva de inspiração para estudantes, professores, pesquisadores e produtores rurais na promoção de mudanças que contribuam para o processo de inclusão de pessoas, grupos e comunidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Penteado, Maurício Cintra do Prado de Salles. Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do programa brasileiro do biodiesel. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-373-2.

Full text
Abstract:
A crescente pressão mundial pelo desenvolvimento de tecnologias automotivas menos poluentes de emissões de combustíveis, incluindo o de combustíveis alternativos, foi a forma de impulsionar a tecnologia do Biodiesel, de origem não fóssil, derivado de fontes renováveis, visando substituir, gradualmente, o uso do óleo diesel, na matriz energética mundial. A diretiva americana “Clean air Act amendment of 1990”, a Lei S-517 e a diretiva européia “2003/30/EC of the European Parliament and of the Council of 8 May 2003” instituíram a adição do Biodiesel no óleo diesel. Dentro deste contexto, o Biodiesel necessita ser implementado no Brasil, de maneira gradual. A Lei brasileira 11097/05 tornou obrigatória sua adição de 2% (Biodiesel B2), em 2008 (ou de cerca de 840 milhões de litros de Biodiesel, do montante estimado de demanda do óleo diesel, de 42 bilhões de litros, em 2008), e de 5% (Biodiesel B5), em 2013. O objetivo deste trabalho é o de se identificarem alguns gargalos existentes, no âmbito técnico-econômico, no Programa Brasileiro do Biodiesel, e o de se estabelecer um plano de ação para o sucesso da implementação deste programa. No plano de ação, estão traçados possíveis cenários, com dois focos distintos: o de receita líquida máxima ao governo, sendo esta uma visão parcial de custeio (através dos cenários de substituição de importações do óleo diesel pelo Biodiesel e da introdução de óleo diesel / Biodiesel em veículos leves), e o do número máximo de empregos gerados, em 2008 e em 2013. A metodologia de pesquisa se baseia em pesquisa bibliográfica e na análise de dados coletados, que apontam para a urgente necessidade de isenção de impostos e de subsídios governamentais, para se viabilizar a produção das oleaginosas da mamona e da soja, a preços competitivos em relação ao óleo diesel. Dentro deste contexto, a mamona só se torna viável no âmbito social e técnico-social, de geração máxima de empregos, ao passo que as demais podem ser inseridas no contexto econômico e técnico-econômico, de receita líquida máxima ao governo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Júnior, José Roberto Zaffalon, Adriano Marin de Abreu, Ricardo Bueno Lunelli, and Pedro Bruno Lobato Cordovil. SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO DE MULHERES PRATICANTES DE GINÁSTICA AERÓBICA E HISTÓRICO FAMILIAR DE HIPERTENSÃO. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060101.

Full text
Abstract:
O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) modula a Frequência Cardíaca (FC), que pode ser estimulada e melhorada por meio da atividade física. A prática regular de exercícios aeróbicos como Ginástica Aeróbica (GA) propicia mudanças e adaptações ao sistema cardíaco capazes de resultar em melhoria da saúde e diminuição de riscos de doenças cardiovasculares como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar a modulação do sistema nervoso autônomo por meio da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em mulheres com e sem histórico familiar positivo de HAS praticantes de ginástica aeróbica. Participaram 65 mulheres com idade entre 18 e 35 anos, separados em dois grupos: filhas de normotenso (FN) e filhas de hipertensos (FH). A modulação autonômica cardíaca foi avaliada utilizando o registro do intervalo R-R (ms) pelo período de 15 minutos. Quanto aos valores encontrados, no que diz respeito ao intervalo de pulso (IP), o grupo FN apresentou aumento quando comparado à do grupo FH (p=0,045). Não foram observadas diferenças significativas em nenhuma outra variável (pressão arterial, SD, BF, AF, %BF, %AF e BF/AF). Nossos achados indicam que a prática de exercícios aeróbicos como a GA proporciona melhoria nas funções vasomotora e FC gerando boas adaptações do SNA do grupo FH, ao suscitar similaridades com o grupo FN como consequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Baquero Valdés, Fabio, ed. El poder aéreo integral del Estado nación en el siglo XXI. Escuela Superior de Guerra, 2020. http://dx.doi.org/10.25062/9789584289018.

Full text
Abstract:
En el presente libro resultado de investigación denominado “El Poder Aéreo Integral del Estado nación en el siglo XXI”, el lector podrá encontrar la tesis que el grupo empleó, que se fundamenta, en primer término, en la defensa de lo que se debe concebir como el Poder Aéreo Integral, y en el entendido que este no es un constructo exclusivo del rol de la Fuerza Aérea o de los medios militares aéreos en general. En segundo lugar, el Poder Aéreo, al ser concebido de forma integral, adopta una condición de carácter estratégico para la nación, que, a su vez, se constituye a partir de la sinergia entre diversos actores gubernamentales, militares y privados. En consecuencia, y para demostrar la tesis planteada, el grupo de investigación a cargo tomó como punto de referencia la ecuación del Poder Aéreo Integral, planteamiento concebido por el Brigadier General de la Fuerza Aérea Colombiana Eliot Gerardo Benavides González, quien aglutinó diferentes variables para facilitar el entendimiento de estos elementos, los cuales cobran valor nacional y se requieren para su existencia; así mismo, para validar la idea de integralidad de este poder y la de todos los poderes militares de un Estado requeridos para una mayor eficiencia en la defensa y la seguridad de una nación; de igual manera, para garantizar un potencial disuasivo frente a las amenazas que pretendan poner en riesgo el interés nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sousa, Ana Paula Gaspar de, Carlos Augusto Pereira dos Santos, Patrícia de Fátima Melo Rodrigues Sena, and Ronaldo Moreira Andrade. Escritos sobre a estação Ipueiras. Editora SertãoCult, 2020. http://dx.doi.org/10.35260/87429298-2020.

Full text
Abstract:
Esta obra é composta de textos, crônicas, versos e poesias de autores regionais que tiveram suas vidas marcadas e transformadas a partir do ano de 1910, com a chegada da ferrovia, evento que mudou não só a face da cidade de Ipueiras, no interior cearense, mas também seus hábitos, costumes e modo de vida. As cidades e vilas por onde a ferrovia passou convidam a viajar pelas páginas do tempo, seguindo os trilhos da antiga estrada de ferro, mais conhecida como Linha Norte. Ligando a cidade de Camocim aos Sertões dos Inhamuns, cortando milhas e milhas de sertões bravios com suas imponentes locomotivas, chamadas carinhosamente de “Maria Fumaça”, semelhantes a verdadeiros “Dragões de Ferro”, cuspindo fogo e sibilando, anunciando que o progresso finalmente havia chegado ao Sertão. É um trabalho, encabeçado pela Secretaria de Educação de Ipueiras, que buscou parceria de autores ipueirenses já consagrados, como o jornalista Frota Neto, a cordelista Dalinha Catunda, como também de pessoas que se interessam por nossa história, como a Mestra em Geografia Luciana Andrade Catunda, o historiador Antônio Genilson Vieira de Paiva, o professor Francisco de Assis Lima (Fury), o ipueirense Tadeu Fontenele e, ainda, um belíssimo texto do saudoso cronista ipueirense Bérgson Frota (in memoriam), já publicado anteriormente no jornal O Povo. Este livro traz também, em comemoração ao centenário ocorrido em 2017, do ilustre ipueirense Gerardo Mourão, um belíssimo texto intitulado “Gerardo Mello Mourão e o Trem”, de autoria do seu biógrafo, o reconhecido escritor cearense José Luís Lira. Se pudéssemos comparar esta jornada literária a uma locomotiva, poderíamos dizer que o combustível seria a saudade e o maquinista seria uma mistura nostálgica das figuras daqueles tempos. No primeiro vagão, viria uma imensa carga de informações sobre a história do surgimento da Linha Norte, com o impacto da sua chegada em nossa localidade, segundo o olhar do Professor Genilson Paiva. O segundo vagão traria um relato da Mestra em Geografia Luciana Catunda sobre “O algodão e a ferrovia na mobilidade do território cearense”, um destaque para o escoamento da produção algodoeira, o chamado “ouro branco”. No terceiro vagão, viriam as valiosas crônicas do professor Fury, que nos transportam até a antiga estação ferroviária, com o seu vai e vem de viajantes: aventureiros, comerciantes, migrantes em busca de melhores oportunidades ou, simplesmente, passageiros que faziam de cada chegada e partida do trem sempre um grande acontecimento, que atraía olhares curiosos, vendedores ambulantes e até mesmo as moças da cidade, que, como nos romances de Leon Tolstói, sonhavam em encontrar ali um grande amor. No quarto vagão viria o encanto e a beleza do trabalho de Dalinha Catunda, neta do “chefe da estação”, seu Gonçalo Ximenes Aragão, que nos embala em seus versos e poesias, onde a alegria da chegada dava lugar à tristeza da partida, até a chegada do próximo trem na estação. Dalinha nos conta a história da passagem de um rei por Ipueiras – não um rei qualquer, mas um rei nordestino – o Rei do Baião. No ano de 1966, no prédio da estação, cantou para aquela gente que delirava com os acordes da sanfona do “Velho Lua”. O quinto vagão vem carregado de nostalgia e de personagens da infância e juventude do jornalista Frota Neto, que se perpetuaram na história do trem e nos fazem sentir como se lá também estivéssemos vivenciando aquele cotidiano que ainda hoje se faz presente pelas estórias e anedotas de figuras como a Dona Maria Capoeira – cafezeira e quituteira da estação ferroviária, testemunha de grandes momentos desta história, agora existente somente na memória dos antigos e pela presença dos velhos trilhos e estações ferroviárias que insistem em resistir à força do tempo e do descaso das políticas governamentais e de preservação patrimonial. No sexto vagão, Tadeu Fontenele nos fala sobre o “Show do Luiz Gonzaga em Ipueiras” e faz uma narrativa linda da sua aventura com sua mãe, Dona Ineizita, na garupa da sua bicicleta, do Centro da cidade até o Bairro da Estação, para não perder a apresentação do ídolo. O sétimo vagão traz uma crônica do jovem escritor ipueirense Bérgson Frota, cujo título, “O Tempo do Trem em Ipueiras”, bem poderia dar nome a este pequeno livro, de tanto que se identifica com o sentimento comum aos demais autores. O oitavo vagão viria trazendo o orgulho de nossa Ipueiras ter como filho o ilustre poeta Gerardo Mourão, cujo centenário de nascimento ocorreu em 2017, comparado a Dante Alighieri, eleito pela Guilda Órfica, secular irmandade internacional de poetas, o maior poeta do século XX, conforme trajetória sintetiza tão bem o Professor Zé Luís Lira. Finalmente, no último vagão, os professores Ronaldo Moreira e Paula Gaspar nos presenteiam com recortes da história da Escola Juarez Catunda, localizada no Bairro da Estação, equipamento que viabilizou a realização deste projeto, através do Programa Mais Cultura nas Escolas, onde os idealizadores optaram, dentre tantas alternativas, por nos trazer estes Escritos Sobre a Estação Ipueiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

da Silva Coêlho Mendonça, Eliana. NÍVEL DE DESEMPENHO MOTOR E SUA RELAÇÃO COM APTIDÃO FÍSICA, ESTADO NUTRICIONAL E ESTADO MATURACIONAL DE ADOLESCENTES. Edited by Ricardo Figueiredo Pinto. Conhecimento e ciência, 2020. http://dx.doi.org/10.20872/niveldedesempenhomotor.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi caracterizada como descritiva quantitativa de corte transversal. Durante o processo de desenvolvimento motor ocorre uma série de mudanças físicas e mecânicas, onde os fatores do crescimento físico, da maturação, do desenvolvimento da aptidão física, da atividade física, da idade e da experiência estão inter-relacionados. Objetivo geral deste estudo foi estudar os diferentes efeitos da aptidão física, estado nutricional e estado maturacional sobre o desempenho motor de adolescentes de 13 a 16 anos no município de Itaituba/Pará. Metodologia desenvolvida foi com o n=amostral de102 alunos de ambos os gêneros com idade entre 13 a 16 anos da cidade de Itaituba/PA. Todos os responsáveis assinaram o TCLE e liberados pelo médico para os testes, os instrumentos utilizados foram MABC-2,caminhada/corrida de 6 e 9, protocolo de T.G Lohman, Banco de Wells, Arremesso de Medicinibol, Sargent Jump Test, Teste de Impulsão Horizontal, Balança Antropométrica e o PVC. A estatística utilizada foi descritiva e inferencial através do programa SPSS que avaliou a relação e ou associação dos resultados. Resultados para o Estado Nutricional, na avaliação geral da amostra, 78,4% foram classificadas dentro da normalidade. Quando comparada entre gêneros, os meninos apresentaram o índice de 85,4% e as meninas 72,2% dentro da normalidade. Para a variável Aptidão Física, apenas os valores dos testes de Arremesso de Medicinibol, Impulsão Horizontal e Flexibilidade, apresentaram índices acima da média. Quando comparados entre gêneros, os meninos não superaram as meninas no teste de abdominal, impulsão horizontal e percentual de gordura. Na análise do estado maturacional, realizado através do teste de Pico de Velocidade de Crescimento, as meninas alcançaram este estado por volta dos 12,9 anos de idade, enquanto os meninos aos 14,6 anos. Na análise do desempenho motor, apenas 38,9% das meninas encontram-se na zona verde, apresentando 40,7% com indicativo de TDC, nos meninos, 50% estão na zona verde e apenas 18,8% apresentam indicativo de TDC. Na associação do desempenho motor entre a idade, a aptidão física, o estado nutricional e o estado maturacional, os resultados apontam significância apenas para a associação entre o desempenho motor e um item da aptidão física, a flexibilidade. Concluímos que o processo de aquisição das habilidades motoras emerge em função das influências ambientais e socioeconômicas, claro, sem esquecer, principalmente, da interação entre o genótipo e fenótipo sobre o desempenho motor. Hoje em dia observamos um declínio enorme de oferecimento de oportunidades motoras para crianças e adolescentes, gerando menores estímulos e com isso, poucas experiências motoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Geração de Forças"

1

Roberto, Rosemary Aparecida Martins, Sirlei Moletta, Carlos Ubiratan da Costa Scheir, and Silas Guimarães Moro. "ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE SUCESSÃO EM GRANDES EMPRESAS FAMILIARES DO SETOR DE TRANSPORTES NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS." In Administração Contemporânea Vol 4, 130–43. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p130-143.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de sucessão utilizadas por duas empresas de transportes localizadas na cidade de Ponta Grossa-PR. Desta forma, foram levantadas as motivações existentes no processo sucessório dessas empresas, descrevendo suas principais características. Para atingir os objetivos propostos no estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa através do método de estudo de caso, utilizando entrevista semi-estruturada com gestores sucessores pertencentes à segunda geração. Os resultados encontrados mostraram que os sucessores foram preparados para assumir a gestão através de treinamentos dentro ou fora da empresa da família e educação formal. Observou-se que nenhuma das empresas pesquisadas apresenta processos e planos de formação de sucessores formalizados, e formam seus sucessores de acordo com aquilo que acreditam. Por fim, os resultados mostraram que, nas empresas pesquisadas, há forte tendência à profissionalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Felipe O, Giacomelli, Pinton Mariana B, Silva Sarah B S da, Thiel Suslin R, and Campagnol Paulo C B. "INOVAÇÕES EM PROTEÍNAS ALTERNATIVAS: UMA REVISÃOSOBRE ALIMENTOSPLANT-BASED." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 313–31. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.313-331.

Full text
Abstract:
O aumento de consumo de produtos processados vegetais é uma tendência mundial. Os consumidores escolhem dietas à base de plantas por diversos motivos. Os produtos à base de plantas podem ser benéficos àsaúde dependendo da matéria prima base utilizada na formulação, podendo ser classificado até como um alimento funcional. A indústria de análogos da carne começou nos Estados Unidos no século XIX, estabelecendo-se com mais força entre 1970 e 1990, mas no Brasil esta classe de produtos é mais recente. Os primeiros produtos à base de plantas encontrados no Brasil foram as bebidas vegetais (atendendo consumidores com intolerância/alergia a componentes do leite), depois surgiram as carnes de primeira geração. Em sequência surgiram as carnes vegetais de segunda geração e os ovos veganos. Atualmente já existe conhecimento e tecnologia para produzir produtos à base de plantas de forma eficiente e sustentável, atendendo as demandas de crescimento da população sem os efeitos negativos da produção tradicional. O mercado de proteínas alternativas é extremamente promissor, já que existe um aumento na procura de substitutos de carne, com diversas oportunidades de crescimento e sem líderes definidos até o momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Renata V. S. "TRADIÇÃO, A CRIAÇÃO DA MEMÓRIA GUSTATIVA E AFETIVA." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.31.

Full text
Abstract:
A tradição é a possibilidade da inserção do passado no presente. Especificamente sobre tradições culinárias, elas podem ser repassadas de geração em geração em uma mesma população. A tradição culinária pode misturar ingredientes, constituir-se algo próprio, de intimidade familiar, de investimentos afetivos, simbólicos e estéticos. É de extrema relevância a elaboração deste trabalho. Pois, a narrativa aqui encontrada não denota apenas a história individual, mas sim abordagem social, cultural, histórica, gastronômica de gerações. O objetivo desta pesquisa é contribuir com o repertório de receitas, fazendo com que não se percam ao logo dos anos. A pesquisa é do tipo relato de experiência e/ou bibliográfica. A metodologia ainda contou pesquisas bibliográficas, em bases de dados bibliográficos, SciELO (Scientific Eletronic Libray Online), PubMed e DeCS. Foram selecionados artigos do período entre 2005 à 2021.A linguagem adotada para tal pesquisa foi o português e inglês. No total foram utilizadas dezesseis referências, sendo artigos, trabalhos acadêmicos, livros, revistas e sites. A coleta de informações da receita de família se deu a partir fonte familiar. As tradições habituais das receitas de família podem ser agentes formadores do gosto, ativando o sentimento de prazer e a saciedade. Dessa forma, afetividade e sabor perpassados nas cozinhas de casa, ainda prevalecem e resistem ao tempo. Finalmente, o repasse das tradições das receitas de família, impulsionam a educação e o respeito a diversidade de cada lar; aproximando indivíduos, propiciando a viabilização da trama social, do legado familiar e individual, assim a criação da memória gustativa e afetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

DE QUEIROZ RIBEIRO MOURA, LYA, ELLEN LARISSA MATOS COSTA, EUGENIO PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, NATALICIA BATISTA DE SOUSA, TAINÁ EUGÊNIO GOMES, and JOSÉ LUIS FAUSTINO DE SOUSA. "O ESTUDO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.384.

Full text
Abstract:
O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO NOSSO DIA-A-DIA VEM SE TORNANDO FREQUENTE POR CONTA DO CONHECIMENTO PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, O QUAL ESTÁ RELACIONADO AO USO DESSAS PLANTAS NA MEDICINA POPULAR. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ÂMBITO SOCIAL O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA OFICINA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NO INTUITO DE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS ENTRE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARACURU-CE. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA OFICINA COM UMA PARTE TEÓRICA E UMA PRÁTICA E PARA AFERIR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM REALIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ANTES E DEPOIS DA ATIVIDADE. O TRABALHO POSSIBILITOU UM APROFUNDAMENTO DE FORMA LÚDICA E PRÁTICA NOS CONHECIMENTOS DESTES ALUNOS NO QUE DIZ RESPEITO À UTILIZAÇÃO, MORFOLOGIA E OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DAS PLANTAS MEDICINAIS, ESTIMULANDO O CONFRONTO ENTRE A TEORIA E A PRATICA RELACIONANDO SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LUIZ SILVA DE LEMOS, JORGE, CRISTIANA ROSA VALENÇA, LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA, and LEANDRO DOS SANTOS LIMA HOHL. "REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DOS TEMAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.504.

Full text
Abstract:
ESTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM BIOLOGIA, REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO FEDERAL. AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS CONTEMPLARAM DIFERENTES FORMAS DE ABORDAR ASPECTOS DAS TEMÁTICAS REPRODUÇÃO E SEXUALIDADE. OS DOCENTES DA ESCOLA TIVERAM CONTRIBUIÇÕES DE UMA LIGA DE EDUCAÇÃO SEXUAL DE UMA UNIVERSIDADE. COM ISTO FOI POSSÍVEL LEVAR AS PRODUÇÕES UNIVERSITÁRIAS, DE FORMA ADAPTADA, PARA A CONFECÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS VOLTADAS AOS ALUNOS. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA FORAM RELEVANTES E PROPICIARAM A MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES SABERES, AMPLIANDO AS DISCUSSÕES ACERCA DA TEMÁTICA PARA ALÉM DO ESCOPO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. DESTE MODO, OS ALUNOS DEMONSTRAM UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ASSIM COMO A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS, POSSIBILITARAM AVANÇAR NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL E SAÚDE, CONTRIBUINDO PARA O COMPROMISSO DA REFLEXÃO EM RELAÇÃO AOS PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES NA SOCIEDADE, GERANDO A NECESSIDADE DE RESPEITO ÀS DIVERSIDADES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nobre, Graziella Estácio, and Deyse Rocha de Freitas Gray. "PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS INTERNADOS NO HOSPITAL DE FORÇA AÉREA DO GALEÃO." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 7, 54–56. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0292023077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Antunes, Diego Severo, Letícia Fleck Fadel Miguel, Juliana Favero, Ney Francisco Ferreira, and Patric Daniel Neis. "PREDIÇÃO DE RUÍDO DE FREIO DO TIPO SQUEAL BASEADO EM ANÁLISE DE AUTOVALORES COMPLEXOS." In Aplicações Avançadas de Simulação Computacional, 84–99. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060406.

Full text
Abstract:
A percepção de qualidade em veículos é muito influenciada pelo conforto acústico, neste contexto, evitar qualquer ruído que possa ser detectado pelo motorista ou passageiros do veículo é uma tarefa crucial para garantir o sucesso comercial. Ruído de freio é uma das causas mais relevantes de desconforto acústico e deve ser resolvido nas etapas iniciais do desenvolvimento. Soluções através da modificação do material de atrito são eficazes em alguns casos, entretanto, a resposta dinâmica à excitação induzida pelo atrito tem um papel importante na geração de ruídos de freio e exige uma investigação importante em direção à solução. O ruído do tipo Squeal se destaca por ser um dos mais comuns e críticos, o qual é induzido pelo fenômeno de atrito e pode ser previsto por técnicas de simulação numérica utilizando o Método de Elementos Finitos baseado na análise de autovalores complexos (CEA). O presente estudo aplica essa técnica para simular o comportamento dinâmico de um sistema de freio a tambor utilizado em veículos comerciais, com o objetivo de predizer as instabilidades associadas à geração de Squeal. O modelo de MEF descrito apresenta avanços quando comparado aos modelos descritos em publicações anteriores, uma vez que ele leva em conta os efeitos de amortecimento do sistema em termos dos coeficientes de Rayleigh. A metodologia proposta se mostrou adequada em predizer o fenômeno de acoplamento modal induzido pela fricção em um sistema de freio a tambor e seus resultados foram validados com dados experimentais obtidos em um veículo de teste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Framesche, Leticia, Juliana Biluca, and Leilane Talita Fatoreto Schwind. "O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS." In AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES, 149–64. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060711.

Full text
Abstract:
Em decorrência do aumento populacional, do consumo de bens e serviços, e consequentemente da excessiva geração e diversidade de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), as cidades brasileiras enfrentam dificuldades financeiras, estruturais, técnicas e ambientais para gerenciar adequadamente seus resíduos. Umas das ferramentas que possibilita melhorias no gerenciamento adequado dos resíduos e nos aspectos envolvendo a qualidade e quantidade dos resíduos é a educação ambiental. No processo investigativo não foram encontrados estudos que abordem simultaneamente a efetividade de ações de educação ambiental por meio de análises quali-quantitativas dos resíduos encaminhados à reciclagem, desta forma, o presente estudo visa preencher esta lacuna avaliando a evolução da quantidade e qualidade dos RSU em função de uma série de ações educativas envolvendo a sociedade e a comunidade escolar em uma cidade do estado do Paraná - Brasil. A sequência de atividades de educação ambiental foi aplicada em quatro bairros do município e em uma escola, sendo palestras, práticas pedagógicas intencionais, panfleto e instruções porta a porta. Após quatro meses, foi observado um aumento expressivo na quantidade de resíduos recicláveis encaminhada à cooperativa municipal, demonstrando que ações educativas e ambientais impactam positivamente na gestão dos resíduos sólidos, sendo, então, ferramentas eficazes aos gestores públicos no que tange melhorias sustentáveis no gerenciamento dos resíduos sólidos municipais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Angelo Rodrigo, Bruno Leonardo Eiglmeier, and Luciana Rosenau. "A ubiquidade no ensino: um estudo sobre a Universidade Corporativa do Banco do Brasil." In Gestão Pública, 150–65. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p150-165.

Full text
Abstract:
O tema da pesquisa é a ubiquidade na aprendizagem de funcionários do Banco do Brasil que realizam cursos on-line por meio da Universidade Corporativa do Banco do Brasil (UniBB). O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições e limitações expressas pelos funcionários do Banco do Brasil, concursados, sobre o uso da plataforma (UniBB). A metodologia adotada foi de cunho exploratório, com abordagem qualitativa na análise dos dados. A coleta foi realizada por meio de questionário objetivo, impresso e digital, com uma amostra de 98 funcionários. A partir dos dados coletados, inferiu-se que a era da mobilidade traz potencialidades para o ensino, gerando práticas de auto formação, porém, traz também limitações, pois reconhece-se que há aspectos qualitativos que apenas a educação formal pode oferecer. Neste contexto, considera-se que a educação ubíqua está longe de poder substituir os processos formais de ensino, sendo, portanto, muito mais um complemento desses processos do que um substituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Spolidorio, Samira. "Entre a técnica e a acessibilidade: uma introdução teórico-prática à legendagem." In E por falar em tradução, 113–30. Canal 6 Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52050/9786586030600.c7.

Full text
Abstract:
A legendagem é uma modalidade de tradução que sempre desperta muito interesse e, por vezes, até fortes emoções. O interesse se manifesta na curiosidade em saber como é o processo de legendar um filme ou uma série, presente na grande variedade de cursos, oficinas, palestras, etc. sobre o tema, que sempre têm suas vagas rapidamente esgotadas (como foi o caso da nossa oficina no VI Encontro “E Por Falar Em Tradução”!). Já as fortes emoções aparecem na acalorada discussão entre quem prefere dublagem versus quem gosta mais da legendagem, além das intermináveis reclamações da suposta qualidade das legendas, gerando críticas a respeito das opções de tradução, pois “não foi bem isso que a pessoa disse”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Geração de Forças"

1

Fantoni Primo, Henrique, João Inácio Coelho, and Rafael Tenáglia Mariani. "Estabilidade Transitória em uma Geração Distribuída – Estudo de Caso Real." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2458.

Full text
Abstract:
Com a ampliação das plantas industriais, as interrupções no processo se tornam cada vez mais onerosas para as empresas, fazendo com que estas busquem formas alternativas de garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica através de gerações distribuídas. A indústria siderúrgica real, analisada neste trabalho, utiliza os gases liberados dentro dos Altos Fornos para a produção de energia elétrica, através de uma usina térmica de cogeração, que opera em paralelo com a concessionária local. Após a ocorrência de distúrbios elétricos no sistema de distribuição da concessionária, as proteções da entrada da planta atuam de forma a ilhar a usina com as subestações consideradas críticas para o processo. O problema observado, neste caso, é que as proteções internas do gerador atuam, no mesmo instante, desligando a usina e consequentemente interrompendo a alimentação da planta. Este artigo apresenta uma oscilografia, gerada por um relé de proteção, de um evento real de perda da concessionária, comprovando a eficácia da implementação da rejeição das cargas não prioritárias, como a solução definida em um estudo de estabilidade para o problema observado. As simulações dos casos analisados no estudo de estabilidade, foram realizadas no software SKM Power Tools for Windows (PTW).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Franchi, Diogo, Maicon Miotto, Émerson Isaias Da Silva, Frank Gonzatti, and Felix A. Farret. "Influência do passo de atuação dos rastreadores solares em um eixo na geração de energia elétrica em módulos fotovoltaicos." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2432.

Full text
Abstract:
O crescente aumento do consumo de energia elétrica traz consigo a preocupação com os danos ambientais causados para a sua geração. Uma solução para minimizar estes danos é o uso de fontes de energias renováveis. Entre as formas de gerações mais limpas e que o seu uso mais expandiu foi a fotovoltaica – PV. Para aumentar a eficiência da geração PV tem-se empenhado várias pesquisas nos aspectos construtivos, como também agregado outras tecnologias aos módulos PV, como o rastreamento solar para aumentar a densidade da radiação solar incidente. Este artigo aborda o rastreamento solar em um eixo (Leste-Oeste) avaliando a influência da amplitude de cada passo de atuação. Foram avaliados quatros passos distintos, 2º, 5º, 10º e 30º sob as mesmas condições climáticas ao longo dos meses de agosto a novembro do ano de 2019. Os resultados mostraram que o módulo PV com maior passo de atuação apresentou uma geração média 3% menor em relação ao módulo com menor passo, o qual teve a maior geração entre os passos testados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fiirst, Wilian G., Roger Resmini, and Aura Conci. "Desenvolvimento e comparação de métodos para geração de séries temporais para imagens térmicas da tireoide." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2019.6282.

Full text
Abstract:
Para conseguir analisar e possivelmente diferenciar o comportamento de regiões da tireoide com nódulos cancerígenos, duas metodologias de construção de séries temporais dos pontos de uma determinada região de interesse foram propostas, discutidas e comparadas. Chamou-se esses métodos de orientação em relação ao Eixo Principal (Principal Axis – PA) e busca da transformação de Similitude (S) entre as imagens. Formas simplificadas destes métodos também são consideradas e implementadas. Até então o problema de seguir um mesmo ponto ao longo de diversas imagens é inexistente, cujas intensidades estejam variando, tenha sido considerado pelas metodologias propostas e em especial considerando a ideia do PA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

P. Cremasco, Nicole, Renan De O. A. Takeuchi, Jorge A. Leludak, and Jair Urbanetz Jr. "Análise Comparativa de Diferentes Metodologias de Cálculo de Taxa de Desempenho em Sistemas Fotovoltaicos Instalados em Ponta Grossa-PR." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1579.

Full text
Abstract:
Duas formas de análise da taxa de desempenho de sistemas fotovoltaicos são o cálculo convencional e a utilização de "Photovoltaic for Utility Systems Applications" (PVUSA). Portanto, este estudo aborda uma análise de quatro painéis fotovoltaicos de quatro tecnologias distintas instalados em Ponta Grossa- PR por meio destas duas metodologias. Para a realização das análises, foram coletados dados de geração, de irradiação no plano inclinado, velocidade do vento, e temperatura ambiente. Primeiramente, os dados de geração mensal e irradiação média mensal foram utilizados para o cálculo da taxa de desempenho convencional. Em um segundo momento, para a utilização da metodologia PVUSA nas condições "PVUSA Test Conditions"(PTC), os dados horários foram separados em valores de irradiação no plano inclinado superiores a 700 Wh/m² (PVUSA 700) e superiores a 800 Wh/m² (PVUSA 800). Como resultado, os valores obtidos por PVUSA 800 obtiveram menores diferenças percentuais em relação a metodologia de cálculo convencional do que os com PVUSA 700. Além disto, no caso da utilização da metodologia convencional e da PVUSA 700 a tecnologia com melhor taxa de desempenho foi telureto de cádmio (CdTe), e a tecnologia com menor taxa de desempenho em dois meses foi policristalina (p-Si).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Carli, Daniel Michelon, Lisandra Manzoni Fontoura, Liane Santiago Cafarate, and Graziele Camargo Kemmerich. "Geração Y e a indústria de software do Brasil." In VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14589.

Full text
Abstract:
São jovens, criativos, focados em resultados e com busca constante de relacionamento e reconhecimento. As pessoas nascidas entre 1980 e 1999 são conhecidas como geração Y. No Brasil, representam a maioria dos profissionais da área da tecnologia da informação (TI). Assumem postos importantes de gestão e operacionais tanto em empresas consolidadas como em startups do segmento de TI. Esse trabalho busca, por meio de uma pesquisa quantitativa, mapear o perfil desses jovens, sobretudo, os que estão relacionados ao mercado de TI. Entender o cenário que propiciou o desenvolvimento dessa geração e suas características pode auxiliar na identificação de formas de motivar essa grande massa de trabalhadores a fim de retê-los nas organizações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

S. Buss., Beatriz, and Leonardo E. Bremermann. "Avaliação da confiabilidade de sistemas com diferentes níveis de inserção da fonte Solar Fotovoltaica." In Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos - SBSE2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/sbse.v1i1.2428.

Full text
Abstract:
O planejamento dos sistemas elétricos de potência vem se tornando cada vez mais complexo devido à inserção, cada vez mais significante, de fontes renováveis de energia. Este estudo, visa avaliar a confiabilidade de sistemas de geração, utilizando o sistema teste IEEE RTS 96 HW com a inserção de diferentes níveis de penetração da geração solar fotovoltaica. Foram considerados dados de séries anuais de geração eólica, hídrica e solar para descrever o comportamento estocástico do recurso de cada fonte. Os Modelos de Markov representam o ciclo falha/reparo das unidades de geração e o método de Simulação de Monte Carlo Sequencial possibilita obter histogramas dos eventos para avaliar as reservas estática e operacional do sistema de geração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

H. S. Leão, Gustavo, Rafael A. Shayani, and Sergio O. Frontin. "Análise da Sensibilidade das Perdas Técnicas em um Alimentador de Distribuição em Função da Localização da Microgeração Fotovoltaica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1467.

Full text
Abstract:
O crescente consumo de energia elétrica implica em um igual aumento na geração. Historicamente, a gera-ção de energia é dependente dos combustíveis fósseis, porém este panorama está em mudança. Com a crescente preo-cupação em preservar o meio ambiente, a necessidade de diversificação de fontes, a fim de se obter maior confiabili-dade no sistema, as fontes renováveis ganharam força. Neste contexto, a Geração Distribuída Fotovoltaica (GDFV) representa uma alternativa de grande potencial para o desenvolvimento de um panorama energético sustentável. En-tretanto, as redes de distribuição existentes foram, majoritariamente, concebidas para uma geração centralizada, tor-nando desafiador a integração de GDFV. Com base nisto, o presente trabalho elucida, através do estudo de caso de um alimentador radial real, a influência da localização de GDFV no que tange as perdas técnicas do sistema. O método consiste na variação de localização de instalação GDFV, onde há o cálculo do fluxo de potência a cada hora para 300 possibilidades em quatro níveis de penetração. Este método permitiu observar que a influência da localização aumenta concomitantemente com o nível de penetração de GDFV, também é perceptível que não há necessidade de simular 300 possibilidades de localização diferente para os níveis de penetração entre 10% e 40%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Albuquerque, Andréa, José Dos Santos, and Alberto Castro Júnior. "Elicitação e Estruturação de Conhecimento: Um Arcabouço Conceitual Aplicado à Biodiversidade." In IX Brazilian e-Science Workshop. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/bresci.2015.7210.

Full text
Abstract:
O conhecimento, (implícito-explícito) quando modelado e disponibilizado na Web, torna-se essencial para a geração de novos conhecimentos. Este trabalho propõe um método de formalização de conhecimento tácito para agregar semântica e expressividade em ontologias formais no apoio a geração de conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira Queiroz, Luann Georgy, Mariana Altoé Mendes, Murillo Cobe Vargas, Luiz G. Riva Tonini, Amanda S. Fernandes Rocha, Maeva R. S. Soares Araujo, and Oureste Elias Batista. "Variação de Tensão em Rede de Distribuição de Energia Elétrica com Alta Penetração de Geração Distribuída Fotovoltaica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1698.

Full text
Abstract:
A utilização de sistemas fotovoltaicos por meio da Geração Distribuída (GD) vem crescendo em um ritmo acelerado em todo mundo, sendo impulsionada principalmente pelos potenciais benefícios que tal modalidade pode proporcionar. No entanto, a utilização massiva dessa tecnologia pode acarretar impactos significativos nas redes de distribuição, alterando, por exemplo, os níveis de tensão do sistema. O presente trabalho realiza uma avaliação quantitativa da variabilidade de tensão em uma rede de distribuição de energia baseada no sistema IEEE 13 Node Test Feedder e utilizando um modelo simplificado de geradores fotovoltaicos. A demanda das cargas do sistema e os níveis de potência fornecida pelos geradores foram variados de acordos com dados de curva de carga e condições meteorológicas específicas. Os resultados obtidos apontaram uma elevação da tensão nos nós analisados, gerando uma variação máxima de 3,69%, 5,85% e 6,11% nos Nós 634, 671 e 675, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

M. de Lima, Caroline, Mariana Altoé Mendes, and Oureste Elias Batista. "Estudo da Estabilidade de Tensão em Sistemas de Distribuição com Alta Penetração de Geração Distribuída." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1132.

Full text
Abstract:
A crescente utilização da geração distribuída (GD), principalmente a fotovoltaica, como forma de suprir a demanda mundial por energia elétrica trouxe desafios no planejamento e na manutenção dos sistemas elétricos de distribuição. A possibilidade de alocação em diferentes pontos da rede, assim como a variabilidade da capacidade de geração trazem diversos impactos à rede, inclusive nos níveis de estabilidade de tensão. Nesse artigo será feito um estudo da estabilidade de tensão do alimentador IEEE 13 nós com inserção de geração distribuída fotovoltaica. Foram analisados alguns aspectos técnicos, como a capacidade de geração e a localização da geração distribuída. Avaliou-se a curva PV da barra 675 para diferentes níveis de penetração e localidades da GD no alimentador. Constatou-se que, no geral, há melhora da margem de estabilidade de tensão com a inserção de geração distribuída no sistema, porém, a localização do gerador pode influenciar negativamente os níveis de tensão do alimentador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Geração de Forças"

1

Pareja, Alejandro, Cecilia Fernández, and Flora Tawata. Simplificando vidas: qualidade e satisfação com os serviços públicos: estados do Brasil 2018. Inter-American Development Bank, June 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003359.

Full text
Abstract:
O projeto Simplificando Vidas visa melhorar a prestação de serviços públicos, através da geração de conhecimento acionável sobre simplificação administrativa, digitalização e atendimento ao cidadão. Esta publicação corresponde à sua terceira medição (a primeira para o Brasil) realizada no primeiro semestre de 2018. Tem como foco os procedimentos-chave para as pessoas (em oposição aos das empresas), que so estudados sob duas perspectivas: a da oferta (como os órgãos responsáveis por cada processo gerenciam a qualidade) e a da demanda (como é a experiencia do usuário, ou seja, a satisfação cidadã). Com a mesma metodologia, cinco procedimentos de alto impacto para nossas vidas foram analisados em cinco estados do Brasil. As informações recolhidas mostram que, em média, houve uma satisfação cidadã levemente positiva e superior à média da América Latina; que o que os brasileiros mais valorizam é a eficiencia dos funcionários e o tempo que levou o procedimento; que houve já antes da pandemia de COVID-19 uma demanda reprimida por interação digital; e, finalmente, que existia uma variabilidade significativa em tempos y custos, o que se traduz em injustiças contra os cidadãos de diferentes estados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography