To see the other types of publications on this topic, follow the link: Geração de Forças.

Journal articles on the topic 'Geração de Forças'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Geração de Forças.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hermenegildo, Tahiana F. C., Ana Carla S. Silva, Edwar A. Torres, Tiago F. A. Santos, and Antonio J. Ramirez. "Desenvolvimento dos Parâmetros do Processo de Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível para o Aço de Alta Resistência e Baixa Liga ISO 3183 X80M." Soldagem & Inspeção 22, no. 2 (June 2017): 129–38. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2202.03.

Full text
Abstract:
Resumo Sabe-se que as velocidades de soldagem e rotacional, força axial, ângulo de inclinação e desenho da ferramenta são as principais variáveis de entrada independentes, que são utilizadas para controlar o processo de soldagem por atrito com pino não consumível, e que a taxa de geração de calor, taxa de resfriamento, força na direção de soldagem e o torque são as variáveis de resposta, que irão influenciar na evolução microestrutural e desempenho mecânico da junta soldada. Neste trabalho foi feito um estudo do comportamento destas variáveis visando o desenvolvimento de parâmetros para o aço API 5L X80 (ISO 3183 X80M). Para tanto, chapas com 12 mm de espessura, foram soldadas através de dois passes, utilizando ferramenta de nitreto de boro cúbico policristalino. Observou-se que, mantendo-se a velocidade de soldagem constante, o aumento da velocidade rotacional e /ou da força axial, tende a reduzir as forças reativas e o torque atuantes durante o processo pelo aumento da taxa de geração de calor. Por outro lado, mantendo-se essas variáveis constantes, o aumento da velocidade de soldagem tende a aumentar as forças e o torque, uma vez que para o aço, este parâmeto desempenha um papel significativo na taxa de geração de calor durante o processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matias, Glauber Rabelo. "Na Trincheira da Resistência: As Lutas pelo Teatro de Bolso nas “Estruturas de Sentimento” do Movimento Teatral dos Anos de 1980 em Campos dos Goytacazes/RJ." Revista TOMO, no. 35 (July 29, 2019): 115–50. http://dx.doi.org/10.21669/tomo.v0i35.11039.

Full text
Abstract:
Analiso a emergência da “geração” do Teatro de Bolso e de suas experiênciasde luta cultural e política em Campos dos Goytacazes nos anosde 1980. Observo a configuração do movimento teatral em Camposque protagonizou a luta pela reabertura do Teatro de Bolso em 1983.Compreendo a chamada “geração” do Teatro de Bolso como formade acessar os conflitos e as contradições inerentes à configuração deuma “estrutura de sentimentos” que constituiu uma forma de resistênciaproduzida pelos artistas de teatro contra forças conservadorasassociadas às imposições da Prefeitura Municipal nos anos 1980. Demonstroque a luta pela retomada do Teatro de Bolso colaborou paraa formação de uma “geração” que assumiu o protagonismo da causateatral na cidade a partir do desenvolvimento de produções sob forteengajamento político nos anos 1980.Palavras-chave: Teatro de Bolso. Geração. Resistência. Estruturas desentimentos. Estudos Culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Afonso, Luis Felipe Fernandes. "“PRO BRASIL NASCER FELIZ"." Revista Hydra: Revista Discente de História da UNIFESP 3, no. 6 (August 1, 2019): 9–35. http://dx.doi.org/10.34024/hydra.2019.v3.9587.

Full text
Abstract:
Por algum tempo, a década de 1980 foi conhecida como “a década perdida”. Devido às crises econômicas e políticas, a juventude dessa geração foi reconhecida por não ter vontade política, principalmente quando comparada aos jovens dos anos 1960. Tal interpretação se mostra equivocada, pois não conseguia alcançar os novos questionamentos propostos por essa juventude e suas novas formas de ação nos espaços públicos e particulares. Neste artigo, nosso objetivo é discutir a importância do rock como forma de expressão para a juventude brasileira da década de 1980 através do Rock in Rio. Tal evento é marcado por uma forte disputa política sobre sua realização, seja mediante forças que tentam impedir por desavenças políticas institucionais ou por questionarem os valores dessa cultura jovem. Ao mesmo tempo, ocorre em paralelo com as eleições indiretas que retornaram a presidência para as mãos de um civil, após 20 anos de governos militares. Por meio do festival, podemos analisar e identificar as novas formas de expressão de uma geração que não era simplesmente “inútil”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Diefenthaeler, Fernando, and Marco Aurélio Vaz. "Aspectos relacionados à fadiga durante o ciclismo: uma abordagem biomecânica." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 5 (October 2008): 472–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000500014.

Full text
Abstract:
A fadiga muscular pode ser definida como a incapacidade funcional na manutenção de um nível esperado de força. As competições de ciclismo, especialmente provas de estrada, apresentam como característica longa duração e altas intensidades. Tais características resultam na instauração do processo de fadiga, que pode estar associado a mecanismos e fatores metabólicos que afetam os músculos (fadiga periférica) e o sistema nervoso central (fadiga central). O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sobre aspectos relacionados com as mudanças na técnica de pedalada e na atividade elétrica dos músculos envolvidos nesse movimento durante o processo de fadiga. Alguns desses aspectos têm sido reportados na literatura e podem ter repercussão na (1) magnitude, direção e sentido de aplicação das forças no pedal; no (2) padrão de ativação muscular; na (3) geração de força e, conseqüentemente, no (4) desempenho do ciclista. No entanto, poucos estudos associam a fadiga muscular ao comportamento das forças aplicadas no pedal e ao padrão da ativação muscular. Os resultados dos estudos revisados demonstram a incapacidade dos ciclistas em manter a força desejada, perda da técnica de pedalada e mudança nos padrões de ativação elétrica sob condições de fadiga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maset, Angelo L., José R. C. Pinto, José R. Andrade, and Victor E. F. Xavier. "Considerações hidrodinâmicas sobre a derivação liquórica. Parte IV: Tecnologia de válvulas — Primeira geração." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 28, no. 03 (September 2009): 87–96. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625563.

Full text
Abstract:
ResumoSistemas valvulares para controle de hidrocefalia funcionam por meio de diferencial de pressão. As inovações tecnológicas surgidas após a primeira geração de válvulas tentam amenizar o desequilíbrio hidráulico causado pelo desvio artificial do liquor para fora da cavidade intracraniana causado pelo sistema valvular, e que agora sofrem com forças gravitacionais antes compensadas por mecanismos fisiológicos. Este trabalho esclarece ao neurocirurgião os parâmetros que qualificam o nível de desempenho das válvulas frequentemente utilizadas na prática neurocirúrgica, priorizando o entendimento do gráfico “pressão versus vazão”. Para tal, os gráficos foram exemplificados por intermédio do teste de uma válvula de hidrocefalia de primeira geração disponibilizada recentemente, por meio dos testes da ISO 7197.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, Felipe Araújo, Renata Alves da Costa, and Rodrigo Tavares Ferreira. "Construindo a paz: a engenharia do exército como elemento de smart power do Brasil na MINUSTAH." Conjuntura Austral 10, no. 51 (September 30, 2019): 61–81. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.92891.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a maneira pela qual o trabalho realizado pela Companhia de Engenharia de Forças de Paz (BRAENGCOY) brasileira resultou na geração do soft power necessário para que a atuação das tropas de paz brasileiras da MINUSTAH se convertesse em smart power. O estudo apresenta uma caracterização do poder militar do Brasil presente na missão, representado pelas forças de segurança e estabilização, e a forma pela qual a sua atuação contribuiu para demonstrar o hard power brasileiro para o mundo. Em seguida, analisa o trabalho realizado pela BRAENGCOY, com um enfoque naqueles que tiveram um impacto direto na população haitiana, o que fez com que ela ultrapassasse o seu papel tradicional de elemento multiplicador do poder de combate para se tornar também em gerador de poder de atração, característica do soft power. Por fim, foi realizada uma análise das características dos trabalhos realizados que favoreceram a geração do soft power, de forma a permitir a observação das vantagens do emprego de tropas de engenharia nas operações de paz para a obtenção do efeito sinérgico do smart power pela combinação de hard e soft power.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maldonado, Diogo Correa, Márcio Cantuário Ferreira, Renata Patrícia Pudo Ribeiro, and Adriana Ferreira Grosso. "Registros eletromiográficos para ilustrar as aulas de fisiologia neuromuscular." ConScientiae Saúde 4 (January 14, 2008): 79–86. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v4i0.398.

Full text
Abstract:
Um indivíduo pode mudar sua posição no espaço e aplicar forças mecânicas no ambiente porque há movimento de seus músculos (contração muscular) e geração de força. A partir de fenômenos elétricos, os potenciais de ação e as fibras musculares se contraem. O conhecimento dos processos fisiológicos que envolvem a unidade motora é o ponto fundamental para os estudos eletromiográficos. Pela eletromiografia, os fisioterapeutas podem avaliar a integridade neuromuscular de seus pacientes e, com isso, estabelecer o tratamento correspondente. O objetivo deste trabalho foi acompanhar as interações neuromusculares por meio da eletromiografia do músculo reto femoral saudável, para propor um protocolo experimental que vem demonstrar, na prática, toda a interação neuromuscular, auxiliando graduandos em fisioterapia a compreender a teoria da fisiologia do controle motor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Seffner, Fernando, and Amilton Gustavo da Silva Passos. "Uma galeria para travestis, gays e seus maridos: Forças discursivas na geração de um acontecimento prisional." Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), no. 23 (August 2016): 140–61. http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2016.23.06.a.

Full text
Abstract:
Resumo O Presídio Central de Porto Alegre criou em 2012 uma galeria destinada a abrigar a população encarcerada de travestis, gays e seus maridos. Considerando que a instituição prisional é historicamente marcada por forte viés heteronormativo e disciplinador, o objetivo deste artigo é analisar algumas das forças discursivas que se articularam de modo original e produtivo para a emergência da galeria. São explorados, preponderantemente, dois elementos: o acoplamento travesti-vítima e a dinâmica de gestão do risco. O primeiro diz respeito ao processo discursivo de produção da identidade travesti vinculada invariavelmente à posição de vítima e como tal relação influencia no processo de (re)humanização desse sujeito quando na vida encarcerada. O segundo descreve como o funcionamento prisional e os princípios disciplinares que regem o cárcere produziram estratégias institucionais para a instalação da galeria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto, Maria da Graça Lisboa Castro. "A escrita académica: um jogo de forças entre a geração de ideias e a sua concretização." Signo 1, no. 1 (March 16, 2016): 53. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v1i1.7325.

Full text
Abstract:
Pretende-se, neste texto, olhar para o autor de um trabalho académico como um tecelão que, no seu labor de reescrita assente em escrita, combina informação de várias proveniências com vista a conferir à sua produção textual a originalidade esperada em resultado da pesquisa efetuada. Referem-se diferentes conceitos associados à originalidade (autoria, identidade, voz, posição, atribuição, citação, paráfrase, intertextualidade transgressiva, plágio e “patchwriting”) e apela-se à importância de saber usar as fontes devidamente, após uma leitura cuidada, profunda e crítica das mesmas, a fim de que a interpretação se sobreponha à reprodução, a intertextualidade não seja transgressiva e subsequentemente o “patchwriting” ou mesmo o plágio só possam ser tolerados como medida pedagógica numa fase inicial da composição. Ademais, lançam-se pistas de intervenção para ajudar os estudantes a encontrarem a sua voz de autores e sublinha-se que a escrita deve ser entendida como um hábito, como uma disciplina, como uma luta e como um ofício que espera muito rigor e empenhamento por parte de quem a pratica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marconi, Nádia Fernanda. "O movimento e as forças que agem em nosso corpo." Fisioterapia Brasil 10, no. 5 (December 16, 2017): 371. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i5.1572.

Full text
Abstract:
Introdução: Muitos esforços têm sido realizados para estimar as forças que atuam em um corpo em movimento e como essas forças são controladas pelo sistema nervoso central (SNC) para gerar movimentos rápidos e precisos. O entendimento dessas forças e como elas são controladas são de fundamental importância para aqueles que trabalham com o movimento humano. Objetivo: Este estudo tem como objetivo esclarecer, de forma didática, conceitos importantes da cinemática e da cinética, conduzindo o leitor da compreensão de princípios simples a aplicação dos mesmos nas equações de movimento. Metodologia: Este trabalho foi elaborado a partir de uma revisão da literatura nas principais bases de dados da área no período de 1967 a 2009. Resultados: Através da dinâmica inversa é possível calcular os torques musculares e de interação gerados nas articulações. Conclusão: A dinâmica inversa, como uma ferramenta da cinética tem dado uma contribuição importante para as áreas de Controle Motor, Fisioterapia e Reabilitação no sentido de descrever o padrão de geração e coordenação das forças que movem as articulações. Essa descrição tem sido feita para uma grande variedade de tarefas motoras e sua aplicabilidade tem sido estendida para pacientes com disfunção motora.Palavras-chave: dinâmica inversa, cinemática, cinética, torque muscular, torque de interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Marco Antônio Machado Lima. "O cinema e a literatura vão à guerra." Revista de História, no. 178 (October 3, 2019): 1–25. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.144680.

Full text
Abstract:
A guerra civil espanhola (1936-1939), um dos acontecimentos emblemáticos do século XX, foi responsável por aglutinar uma geração de jovens escritores, poetas e artistas que consideravam o conflito como algo central em sua vida. Este artigo tem como objetivo analisar como alguns escritores e cineastas têm retratado a guerra civil espanhola em sua obra, demonstrando de que maneira os autores dialogam com o contexto histórico-político do período entreguerras. Além disso, parte relevante de nossa proposta consiste em explorar o cinema e a literatura como formas específicas de conhecimento do mundo social. A apresentação terá como eixo central as polêmicas e os conflitos que dividiram as forças políticas de esquerda (socialistas, comunistas e anarquistas) que lutavam pela República presentes no livro de George Orwell Lutando na Espanha (1938) e no filme Terra e liberdade (1995) de Ken Loach.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alão, Antônio Armando, and Fabricio Quadros Borges. "Estratégias na Geração de Energia Elétrica no Pará e a Promoção de Estruturas Tecnológicas e Mecanismos Competitivos (2014-2017)." Desenvolvimento em Questão 17, no. 49 (October 17, 2019): 291–308. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.291-308.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva analisar a postura estratégica do governo federal na geração de energia elétrica no estado do Pará, entre 2014 e 2017. No Pará, observa-se que as ações estratégicas desenvolvidas pelo governo brasileiro, cada vez mais atribuem aos paraenses o papel de fornecedor de energia hídrica. Nessa perspectiva, esta investigação colaborou a uma visão aprofundada da capacidade que estas ações estratégicas no segmento de geração de eletricidade têm de promover possibilidades de desenvolvimento no estado paraense. Na metodologia deste estudo foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica e documental que identificou ações estratégicas do governo federal junto ao segmento de geração de eletricidade no Pará e as classificou a partir de suas possíveis contribuições à promoção de estruturas tecnológicas e de mecanismos competitivos no Pará. Em seguida, através da ferramenta Matriz de SWOT, realizou-se um exame destas ações estratégicas, de maneira a identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A investigação concluiu que as ações estratégicas do governo federal realizadas no setor elétrico paraense, no período analisado, não foram capazes de gerar mecanismos competitivos e estruturas tecnológicas promotores de melhorias no padrão de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Alcântara, Liliane Cristine Schlemer, Aline Grigório da Silva, Juscelino Martins Costa Junior, Arildo Gonçalo Pereira, and Carolina Medeiros Vicentini-Polette. "Economia Solidária: estrutura de atuação e conhecimento da Cooperativa de Recicladores “Araras Limpa” de Araras/SP." Desenvolvimento em Questão 18, no. 51 (April 24, 2020): 355–68. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.355-368.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos o crescimento expressivo da população vem gerando questões sobre sua organização. Uma das principais consequências desse crescimento demográfico acelerado, além das ocupações irregulares é o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos. Visando o controle de tal consequência, a economia solidária por meio da junção de fatores socioculturais e econômicos, busca o desenvolvimento solidário dos indivíduos envolvidos com base nas relações de confiança, representada neste artigo pela cooperativa de reciclagem. Para tanto, o presente artigo buscou analisar a estrutura de gestão da Cooperativa “Araras Limpa” de Araras (SP) na perspectiva da economia solidária. Metodologicamente, realizou-se uma revisão bibliográfica, aliada à pesquisa descritiva-qualitativa com estudo de caso por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que a união de forças e a soma dos esforços da população por meio da cooperativa em parceria com empresas e governos pode apontar o melhor caminho para a construção de um plano eficiente para coleta e processamento de recicláveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Maciel França Madeira, Humberto. "PROMESSAS E DESAFIOS DOS AVANÇOS BIOTECNOLÓGICOS." Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, no. 2 (April 15, 2008): 309. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i2.10532.

Full text
Abstract:
A velocidade dos avanços biotecnológicos, associada à complexidade do tema, sofre efeito de freios sociais que impedem sua adoção mais prontamente, incluindo componentes éticos e de percepção de riscos e benefícios. Por outro lado, o potencial de geração de riqueza pelo desenvolvimento da biotecnologia pressiona as economias de diversos países a tornando área prioritária de investimento. A adoção segura da biotecnologia passa pelo equacionamento dessas forças aparentemente antagônicas, pela utilização de um enfoque multidisciplinar que envolva consolidação de governança na área da bioética, comunicação culturalmente eficaz e formação de recursos humanos qualificados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Silva, Josias Marcos de Resende. "MINUSTAH: A Aplicação do Smart Power Brasileiro nas Operações de Paz das Nações Unidas." Conjuntura Austral 12, no. 57 (January 30, 2021): 38–50. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.105925.

Full text
Abstract:
O Brasil vem buscando, desde o início do século XXI, se firmar como um ator de maior peso no cenário internacional. Com esse objetivo, o país aceitou o desafio de liderar militarmente a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). No país caribenho, as forças brasileiras tiveram que lidar com uma Guerra de Quarta Geração (4GW), que é o tipo de conflito mais comum desde o término da Guerra Fria. Para lidar com a 4GW, o Brasil adotou a estratégia do smart power, que combina o uso da força e com esforços diplomáticos. Dessa forma, este estudo analisa a aplicação do smart power brasileiro na MINUSTAH como um fator decisivo para a resolução do conflito haitiano. Após uma pesquisa bibliográfica e documental, foi possível verificar que o smart power brasileiro foi uma estratégia de sucesso no Haiti, lidando de forma efetiva com as ameaças não-estatais, estabilizando o país e reduzindo as mortes de civis decorrentes do conflito a um número bastante reduzido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vélez, Federico. "Do Suez ao Canal do Panamá e além: A influência de Gamal Abdel Nasser na América Latina." Varia Historia 31, no. 55 (April 2015): 163–91. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752015000100007.

Full text
Abstract:
Este artigo explora a influência do líder egípcio Gamal Abdel Nasser na América Latina. Na década de 1950, uma geração de intelectuais e políticos latino-americanos viram, no sucesso do emergente nacionalismo árabe, simbolizado por Nasser, um exemplo a imitar. No Panamá, a nacionalização egípcia do Canal de Suez, em 1956, desencadeou nova onda de demandas contra o controle e a posse do canal interoceânico pelos Estados Unidos. Em toda a região, frente ao aparecimento de regimes reacionários, intelectuais de esquerda enfatizaram a necessidade de um Nasser latino-americano; um caudilho moderno, que emergiria do interior das Forças Armadas imbuído de potente nacionalismo sem concessões e compromisso inegociável com o progresso social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Hernández, Jimena De Garay, and Anna Paula Uziel. "Provocações feministas no sistema socioeducativo: pensando educação para/com homens jovens homens." Momento - Diálogos em Educação 27, no. 3 (January 29, 2019): 285–302. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v27i3.8271.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta algumas reflexões que surgiram em uma pesquisa-intervenção realizada em uma unidade masculina de internação do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. A partir de uma cartografia feminista e através de diversas propostas, atividades e parcerias, foi possível provocar as noções sobre socioeducação e educação, bem como a forma em que elas poderiam considerar gênero e sexualidade como eixos fundamentais de ação tanto em estabelecimentos de privação de liberdade, quanto na fundamentação de uma transformação social mais ampla. Para isso, foi fundamental um olhar crítico que permanentemente articulasse os dispositivos de gênero, raça, classe social, geração, sexualidade, escolaridade e localidade, como forças que compõem os processos de subjetivação e os mecanismos institucionais que os circunscrevem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Almeida, Lucimar Rezende Xavier de, and Roberta Carvalho Romagnoli. "LINHAS DE (RE)PRODUÇÃO: um estudo sobre os processos de subjetivação envolvidos nas juventudes territorializadas como Geração Y." Psicologia em Revista 23, no. 2 (August 11, 2018): 662–86. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2017v23n2p662-686.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa investiga os processos de subjetivação da geração territorializada como Y, para investigar quais agenciamentos compõem e influenciam a produção de subjetivação desses jovens, enfatizando suas singularidades e sua relação com o mundo do trabalho. Foi utilizada, como aporte teórico, a esquizoanálise, de Deleuze e Guattari, e como metodologia, a cartografia. Os procedimentos metodológicos usados foram: entrevistas semiestruturadas, diário de bordo e a implicação da pesquisadora. Nossa trajetória envolveu uma análise do pesquisador com o seu campo, no intuito de acessar as tensões existentes, entre elas as relações de forças entre as especialidades “Psicologia organizacional” e “Psicologia do trabalho”. Foi feito um exame dos principais pontos de agenciamentos que capturamos: os tecnológicos, de conhecimento e com a internet, bem como suas conexões rizomáticas com os jovens pesquisados e seus efeitos nos processos de sua subjetivação. Concluímos que esse é um processo complexo que ora pende para a reprodução, ora para a invenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Oliveira Filho, Altair Aparecido, and Flávia Luciane Consoni. "NOVAS DIRETRIZES PARA O ENFRETAMENTO DOS DESAFIOS TECNOLÓGICOS DO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO: O ETANOL CELULÓSICO." Qualitas Revista Eletrônica 17, no. 2 (October 12, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i2.3054.

Full text
Abstract:
<p>O setor sucroenergético brasileiro figura como a principal alternativa nacional frente às energias comumente utilizadas (fóssil e nuclear); trata-se de um setor que historicamente foi impulsionado pela elaboração de políticas públicas voltadas à promoção de seu desenvolvimento econômico e tecnológico por meio da definição de padrões técnicos e, sobretudo, da manutenção do seu mercado doméstico. Os incentivos à inovação justificam-se pelo fato que as forças do mercado limitam a difusão das energias renováveis, sendo a participação do Governo necessária para corrigir distorções. Este artigo traz uma contribuição a este debate ao apresentar um panorama atual do setor a partir de um diálogo entre as políticas públicas e o seu principal desafio tecnológico, o etanol de segunda geração.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Pereira, Suely Lima, Carla Giovana Souza Rocha, and Marcos Marques Formigosa. "Etnofísica dos mecanismos de alavancas utilizados pelos agricultores na produção da farinha de mandioca, Senador José Porfírio, Pará." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 5 (December 18, 2020): 152–69. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11518.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute sobre a valorização dos conhecimentos de agricultores e agricultoras familiares na concepção de explanações diferenciadas no ensino de Ciências nas escolas do campo. Para esse fim, foram estudados os equipamentos utilizados pelos camponeses na produção de farinha de mandioca, como as alavancas, e a identificação dos mecanismos das prensas. Foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas e abertas, junto a três famílias no município de Senador José Porfírio, Pará. Por meio da abordagem da Etnofísica, verificou-se que esses trabalhadores constroem as prensas de forma manual, adaptam e melhoram o funcionamento das alavancas, conforme o andamento de suas atividades. Esses saberes tradicionais são transmitidos de geração em geração, via oralidade, percepções e experiências vividas. Os agricultores explicam a manipulação dos instrumentos e relacionam o objetivo a ser alcançado e o esforço a ser poupado, escolhendo as dimensões, o formato e os tipos de materiais para construção da prensa, sem que possuam conhecimento teórico de física. Essas competências podem ser utilizadas nas aulas de Ciências, a partir da realização de observação e entrevistas com os pais ou comunitários, feitas pelos próprios estudantes, ao processar o reconhecimento do mecanismo de alavanca em diversos equipamentos, ferramentas ou movimentos do cotidiano, constatando as forças envolvidas e a maneira de aperfeiçoá-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Assis, Laura De Oliveira, and Leandro Pereira Gonçalves. "A RENOVAÇÃO PECEBISTA NOS ANOS 50: UM PROJETO INSPIRADO NA IDEOLOGIA GRAMSCIANA." Revista Labor 1, no. 2 (March 16, 2017): 64. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i2.6651.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a mudança ideológica pela qual passou o Partido Comunista Brasileiro – PCB – na década de 1950. Mostra a forte influência de Antônio Gramsci no projeto político pecebista após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética – PCUS – e sua relação com os acontecimentos de 1964. Identifica quais foram os principais erros da esquerda, que no momento do golpe manteve-se paralisada, impedida pela nova orientação ideológica mais democrática e favorável as legalidades constitucionais, de uma ação mais combativa e até mesmo golpista. O PCB, que no início da década de 60 participou ativamente dos movimentos populares contra as forças reacionárias, não foi capaz de articular devidamente a classe operária e demais trabalhadores em direção a uma conscientização política. A esquerda mais uma vez foi impedida de realizar seu tão sonhado projeto socialista. Toda uma geração de militantes sofreria as agruras da prisão, do exílio e do esquecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Miglievich-Ribeiro, Adelia. "Darcy Ribeiro e UnB: intelectuais, projeto e missão." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 25, no. 96 (June 26, 2017): 585–608. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500939.

Full text
Abstract:
Resumo A história da Universidade de Brasília (UnB), desde sua concepção original, lutas por sua implantação e o golpe sofrido em 1964, tendo seu campus invadido por tropas militares, é recordada para somar ao debate sobre os intelectuais públicos brasileiros que, nos anos 1950 e 1960, abraçavam um certo projeto de nação que via na educação e na ciência suas forças constitutivas. Faço uso da categoria Intelligentsia de Mannheim, que fortalecia o argumento do intelectual engajado no planejamento social com vistas às necessárias mudanças. Darcy Ribeiro é um deles. Mediante ainda as noções de “projeto” e “missão”, tento explicar aquela que também poderia ser chamada “geração da utopia”, sendo a UnB um dos projetos em curso que nascia dentro de um “campo de possibilidades” abruptamente modificado. Revisitar a missão contida na UnB, atualizando-o em razão de inéditos “campos de possibilidade”, talvez seja uma tarefa necessária ao debate educacional hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Franco, Fernanda Cristina de Oliveira, and Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa. "Desenvolvimento e direitos humanos: marcas de inconstitucionalidade no processo Belo Monte." Revista Direito GV 9, no. 1 (June 2013): 93–114. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-24322013000100005.

Full text
Abstract:
A construção da Hidrelétrica de Belo Monte, na região norte do Brasil, apresenta-se como campo de reflexões sobre a questão do desenvolvimento, relevando a necessidade de este ser encarado em suas dimensões plurais e concretizado por vias democráticas. A análise dos chamados Grandes Projetos de Investimento, particularmente os do setor da geração de energia, permite perceber como direitos humanos e desenvolvimento econômico se relacionam, evidenciando a correlação de forças que se estabelece entre o global e o local; objetivos de promoção econômica e demandas de proteção sociojurídi ca; desenvolvi m entismo e desenvolvimento; direito do e direito ao desenvolvimento. No âmbito do ordenamento positivo brasileiro, a temática pode ser encarada do ponto de vista das previsões legais acerca da exploração de recursos hídricos e minerais em terras indígenas, decorrentes de tratados internacionais subscritos pelo país ou do próprio texto constitucional, levando a identificar falhas na condução e implementação desses projetos, especialmente quando confrontados com plataformas de direitos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Marques, Ana Flávia. "Narrativas Discursivas das Empresas Fumageiras Instaladas no Vale do Rio Pardo (RS): um Estudo sobre Poder e Território." COLÓQUIO 16, no. 3 (June 30, 2019): 125–42. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i3.1306.

Full text
Abstract:
Enquanto empresas mais representativas em termos de geração de empregos e renda na Região do Vale do Rio Pardo (RS), as fumageiras constituem-se na personificação da ação territorializadora do capital sobre os espaços. Seus discursos oficiais são monólogos que fortalecem a dominação do capital sobre as sociedades, naturalizando injustiças socioambientais. A pesquisa desenvolvida ocupou-se em, por meio da metodologia da análise crítica do discurso, estudar as narrativas de quatorze empresas fumageiras, discutindo suas implicações no desenvolvimento da região, visando fornecer instrumentos para o fortalecimento dos atores locais e da escala regional, bem como das forças horizontais que garantem um contraponto à homogeneição globalizadora dos territórios. Conhecer as narrativas dessas empresas, que convertem os bens ambientais em recursos de produção monocultora voltada à exportação e que geram externalidades socioambientais negativas não contabilizadas nos balanços econômicos, é etapa fundamental para a emergência de vozes plurais, com léxico próprio e adequado à compreensão da realidade pelo conjunto de seus atores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nomelini, Jeferson, Solange Oliveira Rezende, Claudio Haruo Yamamoto, Luiz Antônio Framartino Bezerra, Pedro Alejandro Vozzi, and Raysildo Barbosa Lôbo. "Emprego de regras de associação para extração de padrões mercadológicos de touros Nelore com avaliação genética." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 12 (December 2010): 2632–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001200011.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho utilizar regras de associação para identificar forças de mercado que regem a comercialização de touros com avaliação genética pelo programa Nelore Brasil. Essas regras permitem evidenciar padrões implícitos nas transações de grandes bases de dados, indicando causas e efeitos determinantes da oferta e comercialização de touros. Na análise foram considerados 19.736 registros de touros comercializados, 17 fazendas e 15 atributos referentes às diferenças esperadas nas progênies dos reprodutores, local e época da venda. Utilizou-se um sistema com interface gráfica usuário-dirigido que permite geração e seleção interativa de regras de associação. Análise de Pareto foi aplicada para as três medidas objetivas (suporte, confiança e lift) que acompanham cada uma das regras de associação, para validação das mesmas. Foram geradas 2.667 regras de associação, 164 consideradas úteis pelo usuário e 107 válidas para lift ≥ 1,0505. As fazendas participantes do programa Nelore Brasil apresentam especializações na oferta de touros, segundo características para habilidade materna, ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, longevidade, rendimento e terminação de carcaça. Os perfis genéticos dos touros são diferentes para as variedades padrão e mocho. Algumas regiões brasileiras são nichos de mercado para touros sem registro genealógico. A análise de evolução de mercado sugere que o mérito genético total, índice oficial do programa Nelore Brasil, tornou-se um importante índice para comercialização dos touros. Com o uso das regras de associação, foi possível descobrir forças do mercado e identificar combinações de atributos genéticos, geográficos e temporais que determinam a comercialização de touros no programa Nelore Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Matias, João Felipe, Halana Rodrigues Freire Eloy, Karla Maria Cartter, Rochelle Cruz de Araújo Bezerra Vidigal, Rossi Lelis Muniz de Souza, Viviana Lisboa da Cunha, Mariana López Matias, and Raimundo Aderson Lobão de Souza. "A teoria dos stakeholders como ferramenta de planejamento estratégico na aquicultura." Sistemas & Gestão 16, no. 1 (May 4, 2021): 34–43. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160.2021.v16n1.1640.

Full text
Abstract:
Os estados do Pará e do Ceará são destaques na aquicultura nas regiões Norte (Amazônica) e Nordeste do Brasil, respectivamente. Estes estados estão desenvolvendo políticas publicar para proporcionar o desenvolvimento desta atividade, com base na Teoria dos stakeholders. O uso da análise dos stakeholders como ferramenta para o planejamento estratégico tem se tornado bastante popular nos campos da administração e no desenvolvimento de políticas públicas nas duas últimas décadas (XAVIER, 2010). Este trabalho teve por objetivo identificar o perfil sócioeconômico dos stakeholders e dos aquicultores do Pará e do Ceará; identificar as principais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças e definir prioridades a serem levadas em conta na elaboração de políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento da aquicultura nestes dois estados. Foram realizadas oficinas técnicas para realizar o levantamento de informações in loco; no período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020; nas quais foram utilizadas as seguintes técnicas: aplicação de um questionário semiestruturado para fins de identificação do perfil socioeconômico dos stakeholders e dos aquicultores; elaboração da matriz SWOT para a identificação das principais forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, e elaboração da Matriz GUT para a definição de prioridades. Os resultados encontrados permitiram atingir os objetivos propostos neste estudo e estão descritos na seção específica. As principais limitações da pesquisa foram a ausência de dados relativos aos stakeholders da aquicultura, que não sejam os próprios aquicultores; assim como a pouca disponibilidade de informação referente às questões de planejamento e gestão estratégica para a aquicultura. A principal contribuição deste estudo diz respeito à utilização de uma ferramenta de gestão – a Teoria dos stakeholders, para a geração de informações para a elaboração de políticas públicas setoriais e sua originalidade pode ser atestada pela identificação do perfil socioeconômico dos stakeholders da aquicultura, uma vez que trabalhos anteriores utilizam basicamente, somente os aquicultores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Evangelista, Olinda. "Formar o mestre na universidade: a experiência paulista nos anos de 1930." Educação e Pesquisa 27, no. 2 (July 2001): 247–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022001000200004.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação universitária docente na década de 1930, no Brasil. A investigação realizou-se coligindo fontes produzidas no período, tanto as originárias da instituição em estudo quanto as advindas de periódicos, legislação, jornais e obras educacionais, entre outras. A partir do corpus documental arrolado, pode-se verificar que em 1933, no estado de São Paulo, inaugurou-se a primeira escola de nível superior para o preparo do professor, o Instituto de Educação, originário da reforma educacional de Fernando de Azevedo. Em 1934 foi incorporado à Universidade de São Paulo e, em conjunto com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, responsabilizou-se pelo preparo docente em nível universitário. No IEUSP institucionalizou-se a primeira geração de professores universitários voltados à formação de professores primários e secundários, projeto enraizado no debate intelectual ocorrido especialmente nos anos de 1920. Embora uma das respostas à demanda pela profissionalização docente e modelo para outras iniciativas, o Instituto foi encerrado em 1938. Forças políticas ligadas ao estado intervencionista de Ademar de Barros e à Igreja Católica finalizam, em 1938, a primeira experiência brasileira de formação de professores em nível universitário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Ribeiro, Paula de Oliveira, and Marcelo Miranda Barros. "Um estudo sobre a mecânica de árvores." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 19, no. 1 (March 6, 2020): 13. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29894.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo do comportamento mecânico de árvores 2D geradas por geometria fractal sujeitas a momentos ou forças horizontais concentradas nas extremidades livres. O modelo geométrico considerado é o da família de árvores autossimilares, ou seja, aquelas evoluídas a partir de proporções constantes pré-definidas. Tais proporções definem a quantidade de ramos filhos de cada ramo pai , a relação entre os comprimentos de pai e filhos e entre as larguras de pai e filhos . Com a variação de tais parâmetros é possível gerar uma infinidade de árvores, com diferentes características mecânicas. As propriedades mecânicas estudadas foram: momento fletor, tensão normal e energia de deformação elástica devidos à flexão. Estas propriedades foram estudadas sob dois pontos de vista: valores absolutos em cada ordem e relativos entre ordens consecutivas. Foi estudada também a energia elástica total nas árvores e em um cilindro de mesmo volume para efeito de comparação. Foi verificado que a estrutura ramificada é muito mais eficiente na absorção de energia. Uma possível aplicação deste trabalho é na geração de energia elétrica através da vibração de estruturas de árvores associadas a dispositivos piezoelétricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nogueira, Richard Lins, Rebeca Alves Botelho, Carolina Laurindo Basso, Saulo Ribeiro dos Santos Ribeiro dos Santos, and Andréa Carolina Zapp. "Alternativas tecnológicas para planejamento urbano e energético sustentável: uma comparação entre Brasil e Alemanha." Guaju 2, no. 2 (December 15, 2016): 161. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v2i2.49771.

Full text
Abstract:
Na atualidade, a sustentabilidade se apresenta como grande norteadora das políticas públicas nos mais diversos países do mundo. A presente pesquisa busca discutir os princípios do planejamento urbano e tecnologias de produção energética sustentáveis no Brasil, comparando-os com a situação na Alemanha. Mediante método exploratório e descritivo, possibilitado por pesquisa bibliográfica e documental, o projeto destina-se conclusivamente à análise integrada dos resultados e eventual comparação. Para a análise, conforme a metodologia, trabalhou-se numa análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) do cenário brasileiro, principalmente o energético. Também foi feita uma análise comparativa entre o Brasil e a Alemanha no que se refere ao sistema nacional de geração de energia elétrica. Assim sendo, concluiu-se que mesmo que o Brasil não tenha adotado a sustentabilidade como princípio base para suas diretrizes governamentais, diferente da Alemanha, o panorama entre os países se mantém equilibrado, não havendo grandes disparidades entre as duas realidades. Porém, há de se acentuar que o cenário brasileiro se estabelece devido à casualidade advinda de sua condicionante hidrológica e natural, que possui um imenso potencial para implementação de energias realmente limpas, e não de um planejamento sustentável conciso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Paço Cunha, Elcemir. "Contraditoriedade da Relação Social de Produção Especificamente Capitalista em Marx." Revista Brasileira de Estudos Organizacionais 3, no. 1 (March 15, 2017): 42. http://dx.doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2016.v3n1.62.

Full text
Abstract:
O artigo é um ensaio teórico que explora a contraditoriedade da relação social de produção especificamente capitalista a partir dos delineamentos fornecidos pelo próprio Marx, especialmente nos chamados Grundrisse e em O Capital. A crítica de Marx à produção capitalista e ao microcosmo de sua reprodução, isto é, a empresa capitalista, parece ter sido considerada apenas unilateralmente por grande parte dos estudiosos marxistas. A inspeção do estatuto de tal relação de produção no interior dos reflexionamentos propriamente marxianos denota que Marx mesmo reconhecia a “contraditoriedade” inerente a tal relação. Em outros termos, o significado efetivo do revolucionamento provocado pelo desenvolvimento da relação social de produção sob a forma da manufatura, da oficina maquinal, da fábrica, da grande indústria, da empresa capitalista moderna é aprendido apenas parcialmente se considerada tão somente como relação de geração de mais-valor ou ainda como instância de controle. Por contraditoriedade é preciso entender que Marx não faz uma análise unilateral da produção capitalista nem dos seus microcosmos. Não reconhece nela apenas a forma da produção do mais-valor, a realização da subsunção formal e real do trabalho ao capital, mas também outros elementos que fazem de tal produção a forma mais desenvolvida até então existente, a forma na qual as forças produtivas e a individualidade humana alcançaram o mais alto desenvolvimento, embora não seja de forma alguma o último e instransponível modo de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Hernandéz, Aline Kelly Vieira. "Breve recorrido por la literatura española del siglo XIX. De los románticos hasta la Generación del 98." La Junta (São Paulo) 1, no. 1 (September 22, 2017): 95. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-7753.lajunta.2017.138385.

Full text
Abstract:
No século XIX, o homem europeu encontra-se inflamado pelas ideias e sentimentos de liberdade, igualdade e fraternidade pregados pela Revolução francesa. Na Espanha, essas ideias e sentimentos são potencializados pela derrota das forças napoleônicas durante a Guerra de Independência espanhola. Toda essa gama de fortes emoções está plasmada na literatura da primeira metade do século. O Romantismo espanhol reflete todo esse sentimento de rebeldia, nacionalismo e necessidade de exaltação dos sentimentos, aliado ao desejo de viver intensamente. Na segunda metade do século, o Realismo espanhol surge como contraponto às ideias românticas. O Realismo apresenta-se como forma de observação da sociedade e seus costumes. Segundo os realistas, era preciso retratar a vida da forma como ela realmente acontece e não de maneira fantasiosa. Ao final do século, como uma maneira de reagir ao sentimento de decadência que se proliferava na Espanha, causado pelo chamado “Desastre do 98”, surge a “Geração do 98”, formada por um grupo de jovens escritores espanhóis preocupados pelo futuro e rumo que tomaria sua nação. No presente trabalho, temos como objetivo oferecer um panorama geral da literatura espanhola do século XIX. Não podendo colocar no trabalho todos os autores e obras deste século, tomamos como base alguns dos principais representantes de cada época e movimento literário. Os resultados deste trabalho destinam-se a colaborar em sua medida para os estudos literários sobre a literatura espanhola do século XIX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vieira, Ana Cândida Ferreira. "Energias renováveis e sua eficiência na nova economia energética no Brasil." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, no. 18 (2021): 211–23. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081813.

Full text
Abstract:
As necessidades de produção e crescimento econômico exigem das Nações o uso intensivo de energias para mover o processo produtivo, que pela suas dinâmicas não é estática em meio ao ciclo produtivo. O pensar da Ciência como geração de energia faz-se no início do crescimento econômico das nações, através da sua utilidade extraída da lenha, do carvão, do petróleo, dentre outros, proporcionando o uso de energia suja ou não renovável em meio a produção, que contribuiu com a emissão de poluição e aquecimento do planeta. Discussões e debates proporcionaram reuniões e conferências que tentam dispertar em gestores das Nações a repensar na mudança do uso de energia suja pela energia limpa, ou seja as renovável. Nesse contexto, o artigo tem o objetivo de observar a oferta e o consumo da energia renovável no mercado brasileiro, bem como seu avanço energético. Além de destacar alguns casos da eficiência da energia limpa no mundo. A metodologia é bibliográfica e documental, com estudo explicativo e descritivo. Justifica-se o artigo pela relavância de crescimento do mercado energético devido a troca de consumo pelas energias renováveis extraidas das forças que movem a natureza e o meio ambiente. Conclui-se que o próprio sistema de oferta e consumo de energias no mercado energético já impulsionaram as Nações a investirem na mudança da energia não renovável para renovável no sistema econômico e social, mostrando a necessidade de uso de energia para contribuir com a redução do aquecimento da Terra, conservar a natureza e crescer economicamente com sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fontana, Clarissa Peres. "A EVOLUÇÃO DO TRABALHO: DA PRÉ-HISTÓRIA ATÉ AO TELETRABALHO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 1155–68. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1759.

Full text
Abstract:
: a evolução do trabalho apresenta uma constante especialização no que se refere ao uso de tecnologias. Ao considerar a história do trabalho, revela-se que este fazer humano transformou não apenas a relação da humanidade com os objetos e processos da realidade, bem como as interações sociais e a construção dos modelos civilizacionais do presente. Se na pré-história e na antiguidade o trabalho surge como uma necessidade de sobrevivência e proteção, na contemporaneidade se revela difuso, especializado e profundamente tecnológico. A Idade Média somou os conhecimentos acumulados das eras anteriores à utilização de elementos mecânicos, propiciando um novo patamar para o trabalho que passa a utilizar-se de tecnologias que o aceleram e o avolumam, culminando na Revolução Industrial e seus desdobramentos até a atualidade. O teletrabalho apresenta-se como uma evolução do próprio fazer humano que sempre utilizou os elementos da realidade e as forças naturais para usufruir ou transformar distintos elementos. Da máquina a vapor medieval e dos motores que utilizam combustíveis fósseis, evolui-se para as redes de comunicação e informação como o telégrafo e o telefone, e posteriormente os computadores e a Internet. A Internet transforma-se em uma extensão virtual ou digital da realidade física, oferecendo novas ferramentas para o fazer humano. Considerando a tecnologia, os computadores e as redes elementos da realidade criados pela ação humana, estes elementos se transformam em ferramentas ou processos para criar ou modificar outros processos ou realidades físicas ou digitais. Assim, o teletrabalho hoje não apenas é um fazer virtualizado ou digital, como também é uma ferramenta para a geração de novos elementos da realidade humana, conformada em um hibridismo entre o físico e o digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Genilson Jacinto Pacheco, Genilson Jacinto Pacheco Genilson Jacinto Pacheco, Tácio Mauro Pereira de Campos, Daniel Luiz de Mattos Nascimento, and Ana Ghislane Henriques Pereira Van Elk. "ESTUDO DE CASO: INVESTIGAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA O APROVEITMANETO ENERGÉTICO A PARTIR DO LIXO: USINA GASEIFICADORA MODULAR (UGM)." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 599. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020599-615.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar uma unidade que utiliza o processo de decomposição térmica de resíduos ou qualquer biomassa como fonte de geração de energia. Para isso, elaborou-se um estudo de caso com fundamentação teórica sobre a geração dos RSU no Brasil, e as formas de tratamento. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, em que o universo pesquisado envolveu a análise de um equipamento que coleta, tritura e alimenta os resíduos em um forno anaeróbico sem presença de oxigênio, gerando pela síntese dos materiais incinerados, um gás combustível composto principalmente por: Hidrogênio (H2), Monóxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4).Nesse processo, esta tecnologia se apresenta como uma solução ecológica que transforma resíduos em energia através da Usina Gaseificadora Modular (UGM). Os resultados demonstraram a viabilidade de utilização do equipamento para a produção de energia elétrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pagotto, Claudete. "Cooperativismo Popular-Solidário: Estratégias de Trabalho sob a Flexibilização de Direitos." Plural (São Paulo. Online) 16, no. 1 (June 1, 2009): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2009.75209.

Full text
Abstract:
<p>Desde meados dos anos 1990, o cooperativismo popular-solidário é incentivado por meio de programas sociais, com parceria de sindicatos, universidades e poder público, e tende, de modo geral, a reafirmar o sentido social do trabalho, embora faça parte de um contexto no qual a força de trabalho, com poucas qualificações, tem se submetido aos efeitos de uma grave crise do emprego. Pretende-se relacionar esse fenômeno à formulação de políticas públicas de geração de trabalho e renda, vinculada, particularmente, à concepção de economia solidária no Grande ABC Paulista, de 1997 a 2007. Objetiva-se analisar as concepções que norteiam as vertentes da economia solidária que dão sustentação à promoção do trabalho em cooperativas, como formas alternativas de organização do trabalho, para, em seguida, relacioná-las à crescente utilização de formas flexibilizadas do trabalho, nessa região, que propiciam, de um lado, a geração do aumento do trabalho informal e da precarização da condição de vida e do trabalho e, de outro, a destruição dos direitos sociais dos trabalhadores. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Barcelos, Francy Nara Fonseca, Juni Cordeiro, Pablo Lopes Quintão, and José Luiz Cordeiro. "Gerenciamento de resíduos orgânicos provenientes do restaurante industrial da Mina Cauê, Complexo Minerador de Itabira/MG." Research, Society and Development 6, no. 1 (September 15, 2017): 3–19. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v6i1.107.

Full text
Abstract:
Os restaurantes industriais geram, ao preparar e servir refeições, resíduos diversos que são administrados de diferentes formas. Contudo, a crescente geração de resíduos leva à necessidade de estabelecer medidas capazes de controlar permanentemente os efeitos ambientais de todo o seu processo de produção. Neste sentido, este trabalho objetivou verificar a geração dos resíduos orgânicos provenientes de um restaurante industrial, localizado no Complexo Minerador de Itabira/MG, identificando os custos associados à sua destinação final e mostrando as iniciativas implantadas para o reaproveitamento do resíduo gerado. Assim, buscou-se identificar os alimentos responsáveis pela maior geração destes, resultando na alteração do cardápio e, consequentemente, em uma redução de 81,85% de resíduos orgânicos. Um outro fator relevante foi o reaproveitamento de cascas de frutas em sobremesas, proporcionando alimentos mais saudáveis e reduzindo a quantidade dos resíduos encaminhados para o tratamento final. Com relação a disposição final dos resíduos orgânicos no aterro sanitário, observou-se que durante o período analisado houve uma redução de 64,67% dos valores inicialmente pagos. No aspecto relacionado ao desperdício verificou-se que as campanhas desenvolvidas objetivando o “desperdício zero” tanto dos funcionários do restaurante como dos clientes, também influenciaram positivamente na redução de resíduos “resto ingesta”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Nagem, Fernanda Abreu, and Sandro Pereira Silva. "Institucionalização e execução das políticas públicas de economia solidária no Brasil." Revista de Sociologia e Política 21, no. 46 (June 2013): 159–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000200010.

Full text
Abstract:
O artigo investiga a política pública de economia solidária no governo federal, implementada a partir de 2003 com a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), visando analisar com que mecanismos a temática se converte em política pública no âmbito do governo federal. Partindo do modelo teórico de Kingdon (1995), o artigo analisa, em primeiro lugar, o processo político (em sentido lato) que sucedeu sua inserção como política pública para a geração de trabalho e renda. A seguir, analisa-se os projetos e ações desenvolvidas no programa entre 2003 e 2010, com ênfase nas suas diretrizes, estrutura interna, dotação orçamentária e capacidade de execução. Finalmente, o artigo analisa as parcerias engendradas pelo SENAES com outros programas governamentais que fazem interface com a economia solidária, com vistas a aumentar a aderência do tema no interior do governo federal. A análise sugere que o modelo de Kingdon explica o processo de inserção da economia solidária como política pública em 2003, ainda que essa inserção seja apenas uma etapa do seu ciclo. Definida sua constituição normativa, nota-se uma disputa do programa no interior do governo: passados oito anos, não se observou uma intervenção efetiva do governo ao ponto de consolidar as práticas socioeconômicas - difundidas pela economia solidária - como estratégia real para a inserção no mundo do trabalho, ou mesmo criar um ambiente institucional que incentive a formalização dos grupos econômicos associativos existentes. Em que pese sua baixa dotação orçamentária face a outros programas do MTE, o PESD não se constituiu em um programa de referência para uma nova estratégia de desenvolvimento, mesmo que a SENAES tenha conseguido aglutinar ao seu entorno forças sociais e políticas importantes para a defesa da economia solidária enquanto política pública. O trabalho situa e problematiza a inserção e a condução das politicas de economia solidaria no governo federal, revelando que a temática não ascendeu ao macrossistema político, gravitando em um campo marginal, fora desse núcleo, em busca de espaço para sua valorização interna. Enquanto ela for encarada meramente como uma alternativa paliativa ao problema do desemprego, dificilmente conseguirá enfrentar os antagonismos e conflitos de interesse que impedem sua viabilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, Donisete Da Silva, and Romeu E. Silva Neto. "Matriz elétrica brasileira: uma análise na distribuição de geração da matriz elétrica." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 14, no. 2 (December 27, 2020): 369–85. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v14n22020p369-385.

Full text
Abstract:
O setor elétrico é fundamental para o desenvolvimento de um país, e por isso requer constante atenção e consequente planejamento. O Brasil, apesar de ser um país de dimensões continentais, com potencial de geração elétrica de diversas fontes, possui hoje uma matriz elétrica baseada predominantemente em hidroeletricidade. Nos dias atuais a fonte hídrica é responsável por gerar cerca de 63,38% de todo o potencial elétrico gerado no país, enquanto a segunda fonte mais utilizada, a fóssil, é responsável pela geração de apenas 16,13% deste potencial. Portanto, tendo em vista a necessidade de expansão de formas alternativas à energia hidráulica, o presente trabalho faz uma breve análise da Matriz Elétrica Brasileira - MEB, como forma de fundamentação da problemática apresentada e também para informação. Ao final da pesquisa será possível confirmar a exagerada dependência que a matriz elétrica brasileira possui pela fonte hídrica, principalmente pelas hidrelétricas. Se confirmará também a necessidade de diversificação da matriz elétrica brasileira e se notará uma breve movimentação em prol desta diversificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Períes, Lucas, and Barraud Silvina. "TRASDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E PESQUISA DA GERAÇÃO DE FORMAS ARQUITETÔNICAS." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 5, no. 3 (September 22, 2020): 08–18. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2020v5n3id21739.

Full text
Abstract:
Na pesquisa apresentada neste artigo, é abordada a relação específica entre as ordens geométricas e a geração da forma arquitetônica contemporânea, com a intenção de fornecer ferramentas generativas que participem ativamente durante o processo de ensino e aprendizagem da morfologia. A disciplinaridade cruzada ou unidirecional é apresentada como uma condição das relações entre disciplinas e como uma abordagem que apela à procura de estruturas conceituais e técnicas em outros campos do conhecimento, aquelas com potencial para a sua transferência para a arquitetura. Neste contexto, a mistura é produzida em: leis, princípios, ferramentas e técnicas externas para a produção de conhecimento disciplinar integral. A atenção é colocada na: física, matemática aplicada, hidrografia, ceraunología (parte da meteorologia que estuda os raios e seus fenômenos), neurologia e botânica, caracterizadas por favorecer a identificação de padrões com potencial de ensaio e sistematização através de práticas de indagação que contribuem para a geração de formas arquitetônicas. A natureza da pesquisa é qualitativa e o seu desenho metodológico é bibliográfico, exploratório e experimental. Numa primeira fase, é realizada a pesquisa documental e é especificada a classificação dos casos multidisciplinares. Numa segunda instância, o trabalho é colocado no âmbito da pesquisa projetual, e é experimentado a fim de produzir conhecimentos através da utilização do projeto e do seu processo de construção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Verzoni, André, and Carolina Lisboa. "Formas de Subjetivação Contemporâneas e as Especificidades da Geração Y." Revista Subjetividades 15, no. 3 (December 29, 2015): 457–66. http://dx.doi.org/10.5020/23590777.15.3.457-466.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Almeida, Flavio Tavares, Deise Soares da Silva Tavares, Fátima Niemeyer Da Rocha, and Adriana Vasconcelos da Silva Bernardino. "A geração Y e sua influência nas organizações." Revista Mosaico 4, no. 2 (December 1, 2013): 31. http://dx.doi.org/10.21727/217877192013.rm.v4i2.31-43.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar os aspectos comportamentais da geração Y e sua influência no contexto organizacional. O contexto social é considerado, pois o meio irá atuar como norteador das atitudes dos representantes dessa geração, fazendo-se necessário o entendimento sobre suas interferências. Busca, também, compreender as interferências culturais, as atitudes e os comportamentos dessa geração, pois a significação que as pessoas dão ao trabalho estará ligada às suas formas de representação, o que acaba por nortear suas ações no meio organizacional. O trabalho, por sua vez, também irá exercer interferências em sua forma de agir e ser, produzindo singularidade e contribuindo para a formação da base de sua identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Almeida, Flavio Tavares, Deise Soares Da Silva Tavares, Fátima Niemeyer Da Rocha, and Adriana Vasconcelos da Silva Bernardino. "A GERAÇÃO Y E SUA INFLUÊNCIA NAS ORGANIZAÇÕES." Revista Mosaico 4, no. 2 (October 3, 2016): 31. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v4i2.185.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar os aspectos comportamentais da geração Y e sua influência no contexto organizacional. O contexto social é considerado, pois o meio irá atuar como norteador das atitudes dos representantes dessa geração, fazendo-se necessário o entendimento sobre suas interferências. Busca, também, compreender as interferências culturais, as atitudes e os comportamentos dessa geração, pois a significação que as pessoas dão ao trabalho estará ligada às suas formas de representação, o que acaba por nortear suas ações no meio organizacional. O trabalho, por sua vez, também irá exercer interferências em sua forma de agir e ser, produzindo singularidade e contribuindo para a formação da base de sua identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

De Almeida, Flavio Tavares, Deise Soares da Silva Tavares, Fátima Niemeyer Da Rocha, and Adriana Vasconcelos da Silva Bernardino. "A geração Y e sua influência nas organizações." Revista Mosaico 4, no. 2 (December 1, 2013): 31. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v4i2.900.

Full text
Abstract:
Este estudo tem por objetivo analisar os aspectos comportamentais da geração Y e sua influência no contexto organizacional. O contexto social é considerado, pois o meio irá atuar como norteador das atitudes dos representantes dessa geração, fazendo-se necessário o entendimento sobre suas interferências. Busca, também, compreender as interferências culturais, as atitudes e os comportamentos dessa geração, pois a significação que as pessoas dão ao trabalho estará ligada às suas formas de representação, o que acaba por nortear suas ações no meio organizacional. O trabalho, por sua vez, também irá exercer interferências em sua forma de agir e ser, produzindo singularidade e contribuindo para a formação da base de sua identidade profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moraes, Everton de Oliveira. "“Plano Pirata” do poema possesso: tempo e humor na poesia brasileira dos anos 1970." Revista Brasileira de História 39, no. 82 (December 2019): 265–86. http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472019v39n82-13.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo se propõe a analisar as formas de pensar e lidar com o tempo no “Plano Pirata”, experimento poético publicado pelos poetas Paulo Leminski, Antonio Risério e Régis Bonvicino no final da década de 1970 que fazia uma paródia-homenagem ao “Plano Piloto para Poesia Concreta”. Defende-se aqui que o texto traduzia a vivência de uma geração de poetas que apostava no humor como modo do fazer artístico, crítica ético-política e conduta temporal que se configurava como uma das formas pelas quais essa geração participava das disputas pelo tempo naquele momento histórico. Em contraposição ao desejo de atualização e de submissão instrumental do passado às demandas (assumissem elas formas consumistas ou vanguardistas) do presente, tal geração questionava o atual por meio de uma tensão deste com os múltiplos passados que o habitam, abrindo o agora para suas possibilidades inatuais, desatualizando-o.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Junger, Alex Paubel, Luiz Henrique Amaral, Guilherme Henrique Coiado Leite, Leandro Petarnella, and Márcio de La Cruz Lui. "A geração imediatista e a comunicação audiovisual." Research, Society and Development 7, no. 11 (May 31, 2018): e5711441. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v7i11.441.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa realizaremos um mapeamento da forma de consumo da Geração Z, entenderemos o motivo de serem intitulados por imediatistas e como se comportam mediante a sociedade e a tecnologia. Realizaremos uma análise dos dados que foram colhidos e compreenderemos como a convergência integra os jovens integrantes da Geração Z no consumo de conteúdos audiovisuais, veremos como funciona o fluxo desses receptores pelos principais meios de distribuição do audiovisual no Brasil com o intuito de entendermos como a internet e a digitalização de conteúdos audiovisuais poderão influenciar na forma de distribuição e consumo do produto final. A pesquisa busca identificar como a Geração Z busca por novos conteúdos nas plataformas de exibição disponíveis e como estão transformando a cadeia de produção do audiovisual e apresentando desafios e oportunidades ao mercado que precisa lidar com novas formas de consumo, novos modelos de negócio e novas demandas de uma geração consumidora cada vez mais exigente, imediatista, acostumada com o acesso multiplataforma e a conteúdos sob demanda. Nesse projeto entenderemos como a Geração Z intitulada por Imediatista consome produtos audiovisuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ferreira, Sávio Da Silva, and Ducilene Melo da Silva. "Materiais piezoelétricos na geração de energia limpa." Revista Ceuma Perspectivas 27, no. 1 (July 29, 2016): 72. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v27i1.42.

Full text
Abstract:
O estudo objetiva discutir a utilização dos materiais piezoelétricos como forma alternativa na geração de energia limpa. Trata-se de uma revisão bibliográfica em literatura especializada, como artigos científicos. Na literatura, os materiais piezoelétricos são aqueles que possuem a capacidade de gerar cargas elétricas ao sofrer uma deformação mecânica, o efeito inverso também acontece, ou seja, uma polarização elétrica resulta em uma deformação mecânica. Os estudos revisados apontaram que os materiais piezoelétricos podem ser utilizados de diversas formas na transformação de energia cinética vibracional (deformação mecânica) em energia elétrica. O tipo de piezoelétrico mais utilizado é o titanato zirconato de chumbo (PZT) que, apesar de suas limitações quanto à deformação, mostra-se muito eficiente. Tais materiais são usados atualmente como disco rígido e transformadores para notebook, balança de direção e sensor airbag para carros, cabeçote de solda ultrassônica e detector de fumaça para o setor comercial, bombas de insulina e ultrassonografia para a medicina. Não se tem ao certo ainda parâmetros para utilização desses materiais como geradores, apesar dos muitos estudos publicados. Logo, percebe-se que, apesar de ser uma fonte energética viável e promissora, ainda são necessários mais estudos sobre tais materiais com o propósito de empregá-los em longa escala como forma de geração de energia limpa.Palavras chave: deformação mecânica; energia limpa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Leite Rodrigues de Moraes, Emanuella. "Espaços possíveis, tempos esparsos: gênero, geração e território." Revista Tempos e Espaços em Educação 10, no. 21 (March 15, 2017): 113–30. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v10i21.6337.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga os caminhos trilhados por personagens femininas no âmbito do cinema brasileiro contemporâneo para formular outras realidades capazes de manifestar o desejo – associado aqui a todas as formas de viver. Como corpus de análise, foram eleitos os filmes “O diabo a quatro” (Alice de Andrade, 2005), “Antônia” (Tata Amaral, 2006) e “Sonhos roubados” (Sandra Werneck, 2010). Em tais filmes, cujas histórias se passam em grandes metrópoles, isto é, São Paulo e Rio de Janeiro, a situação de mulheres jovens e pobres – como é o caso das personagens investigadas – adquire contornos muito particulares em relação a outras partes do país. Nesse contexto, este trabalho busca analisar os diferentes modos de viver por parte das mulheres, de forma a revelar suas variadas experiências, articulando questões de gênero com eixos específicos de poder, mais precisamente, com geração e território, a partir de certas imagens temáticas que constituem os filmes estudados.Palavras-chave: Cinema. Mulheres. Juventude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Landini, Tatiana Savoia. "Violência sexual contra crianças na mídia impressa: gênero e geração." Cadernos Pagu, no. 26 (June 2006): 225–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-83332006000100010.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva resgatar o que foi publicado sobre violência sexual contra crianças e adolescentes por um jornal de grande circulação, O Estado de S.Paulo. A pesquisa abrangeu o século XX e cobre as diversas formas de violência sexual: incesto, crimes violentos cometidos por estranhos, crimes contra a honra, lenocínio e prostituição, pornografia infantil e pedofilia. Apresento o material em dois blocos: o primeiro reporta ao início do século e o segundo ao final do período, procurando chamar a atenção para a forma como os crimes sexuais eram noticiados e para os sentimentos sociais presentes nesses textos. Na conclusão, analiso as principais transformações na forma do jornal noticiar a violência sexual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Paschoalin Filho, João Alexandre, João Henrique Storopoli, António José Guerner Dias, and Eric Brum de Lima Duarte. "Gerenciamento dos Resíduos de Demolição Gerados nas Obras de um Edifício Localizado na Zona Leste da Cidade de São Paulo/SP." Desenvolvimento em Questão 13, no. 30 (January 29, 2015): 265. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.265-305.

Full text
Abstract:
Com o crescimento da construção civil, a geraçãode resíduos provenientes deste setor passou a consistir em um importanteproblema a ser sanado. Formas de reaproveitamento destes resíduos e odesenvolvimento de modelos de gestão têm sido a tônica de diversos trabalhosapresentados ao meio técnico no intuito de se mitigar os efeitos causados peloimpacto da construção civil no meio ambiente, tanto natural, quanto urbano.Contudo, a ausência de políticas públicas objetivas que considerem comoproblema real a geração, manuseio e deposição destes resíduos ainda constituem-secomo importantes empecilhos na adoção de práticas de sustentabilidade. Estetrabalho apresenta o estudo da viabilidade econômica do reuso de resíduos dedemolição na construção do contrapiso do subsolo de um edifício localizado nazona leste da cidade de São Paulo. Por meio dos estudos conduzidos pôde-seconcluir que a reutilização “in loco” dos resíduos gerados na obra conduziu avantagens econômicas significativas, uma vez em que foram reduzidos os custosde transporte, necessário para disposição final destes, e custos de aquisiçãode matérias primas naturais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rebonatto, Cristian, Camila Ascari, Luís André Colpani Dos Santos, Sady Mazzioni, and Cristian Baú Dal Magro. "Influência da intangibilidade e da responsabilidade social corporativa na geração de valor adicionado." Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação 2, no. 1 (December 17, 2020): 72–88. http://dx.doi.org/10.37032/remos.v2i1.37.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo é verificar a influência da intangibilidade e da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na geração de valor adicionado em companhias abertas listadas na bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, conduzida por coleta documental e com abordagem predominantemente quantitativa. Utilizou-se da regressão linear múltipla para analisar os dados de uma amostra composta por 193 companhias, relativos ao ano de 2018. Os resultados mostram que, individualmente, a intangibilidade das companhias investigadas influencia na maior geração de valor adicionado. Em relação ao papel moderador, o desempenho em RSC anula o efeito positivo da intangibilidade; mantém a influência negativa do crescimento de vendas e da governança corporativa, reduzindo a força; mantém a influência positiva do tamanho da empresa, reduzindo a força. Contudo, os resultados indicam inconsistência na influência da RSC sobre a geração de valor adicionado. Os resultados contrariam a premissa de que a RSC ao fortalecer a reputação corporativa pode melhorar o desempenho organizacional mensurado pelo valor adicionado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography