Academic literature on the topic 'Gerenciamento de Sistemas de Mobilidade Urbana'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gerenciamento de Sistemas de Mobilidade Urbana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gerenciamento de Sistemas de Mobilidade Urbana"

1

Silva, Daniel Quintino de Jesus, Marcelo Mendonça Alves, Paula Rezende Heck, and Marcelo Alves Silva. "As Carências no Cenário do Transporte Público nas Perspectivas dos Usuários na Cidade de Manaus." UFAM Business Review - UFAMBR 1, no. 2 (December 12, 2019): 67–88. http://dx.doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.5887.

Full text
Abstract:
Um dos maiores desafios da Administração Pública nas cidades tende a ser o gerenciamento do transporte. Sabidamente a cidade de Manaus cresceu, sem o planejamento urbano adequado. Neste ensaio abordaremos a temática, visando refletir sobre os principais problemas do serviço de transporte público, buscando analisar as razões que impedem a melhoria do sistema de transporte público da cidade de Manaus, a partir do olhar dos usuários. As políticas públicas de desenvolvimento e investimento que são realizadas na mobilidade urbana não estão cismáticas com o problema do transporte público. O artigo tem por finalidade analisar as carências do transporte público em Manaus, a partir de um questionário qualitativo e quantitativo realizado pelos acadêmicos de Administração juntamente aos usuários do transporte público para avaliar essa problematização. A metodologia utilizada neste ensaio foi a pesquisa bibliográfica, buscando identificar os fatores que os usuários consideram mais relevantes para um transporte público com maior qualidade. A pesquisa elencou como pontos críticos a serem melhorados: Espera do usuário do transporte público, ônibus velhos, excesso de lotação, falta de segurança, preços injustos, falta de manutenção dos veículos e, por fim, a falta de opções de modais. Assim, o estudo concluiu que parte dos usuários do transporte público coletivo na cidade de Manaus, está insatisfeita com as prestações de serviços no tecido social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carlos Caria Sacramento, Iran, Vivian de Oliveira Fernandes, and Emerson De Andrade Marques Ferreira. "INTEGRAÇÃO IOT E GIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE SUAS APLICAÇÕES." Caminhos de Geografia 21, no. 78 (December 4, 2020): 93–116. http://dx.doi.org/10.14393/rcg217853038.

Full text
Abstract:
A Internet of Things (IoT) está levando inúmeros benefícios para a vida humana por meio de serviços inteligentes. Com o crescimento massivo dos grandes conjuntos de dados dinâmicos, a aplicação de novos métodos para integração de tecnologias vem se tornando mais diversificados do que antes. Assim, o Geographic Information System (GIS) aparece como uma plataforma acessível, visto que, os métodos de gerenciamento e/ou monitoramento requerem uma múltipla fusão de informações. Este artigo visa analisar através da estatística descritiva as diferentes abordagens, contribuições e soluções quanto as aplicações relacionadas à integração da IoT e o GIS. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi utilizada enquanto método de pesquisa, envolvendo as seguintes etapas: (a) planejamento da revisão, (b) técnica de seleção e (c) análise dos resultados. Os resultados possibilitaram evidenciar lacunas de pesquisa, vantagens e desvantagens quanto aos métodos investigados. As áreas de aplicação identificadas envolvem a segurança, operação e manutenção, saúde, tráfego e mobilidade urbana, arquitetura para implementação de sistema, agricultura de precisão e monitoramento ambiental. Considera-se que as abordagens relativas a IoT e ao GIS dispõe de uma grande diversidade de ferramentas para a exploração destas tecnologias, demonstrando que esta integração está em pleno desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Scaringella, Roberto Salvador. "Uma Revisão no gerenciamento de mobilidade urbana." Revista do Serviço Público 40, no. 1 (July 18, 2017): 67–72. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i1.2305.

Full text
Abstract:
A atuação do poder público no gerenciamento das cidades grandes ou pequenas tem sido sempre pautada pela supervalorização das grandes obras, grandes investimentos e a pouca importância dada aos serviços, à operação propriamente dita das cidades. A própria universidade que prepara o técnico e preocupa em formar um construtor de coisas novas e grandes, e não um operador dedicado a dar ais eficiência à operação da cidade como um todo. Não se tem consciência do primado da operação do existente sobre a nova grande obra — esta, cada vez mais, carente de recursos. O tratamento a mobilidade urbana não fugiu a essa versão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wilheim, Jorge. "Mobilidade urbana: um desafio paulistano." Estudos Avançados 27, no. 79 (2013): 7–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142013000300002.

Full text
Abstract:
Na "leitura" de uma cidade distingo infraestruturas físicas e sistemas de vida, a fim de avaliar se as primeiras dão suporte adequado às segundas. Para a abordagem e compreensão da cidade dou mais importância a aspectos antropológicos do que aos estatísticos. Para avaliar mobilidade urbana há que considerar três fluxos: os imateriais (informações), cargas (bens) e pessoas. Na de pessoas há expectativa de proximidade de embarque, pontualidade e conforto. Transporte público é sistema, do qual participam os diversos modais, inclusive o do pedestre. No futuro haverá mais locação do que propriedade privada do automóvel; e indústria de reciclagem dos elementos de carros usados. Deve o direito à mobilidade ser gratuito para o usuário ou ser por ele pago com subsídio? Políticas públicas deverão ter no urbanismo um processo de melhor gestão urbana, diminuir necessidade de deslocamentos, alterar o uso do carro, monitorar serviços com participação pública, sistematizar modais, garantir pontualidade e conforto do transporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tischer, Vinicius, and Marcus Polette. "Sistema de avaliação de cidades de referência em transportes e mobilidade urbana sustentável." Cadernos Metrópole 21, no. 45 (August 2019): 481–509. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2019-4506.

Full text
Abstract:
Resumo Diversas externalidades resultantes de um modelo inadequado de planejamento de transportes urbanos afetam diretamente a qualidade ambiental e de vida da população. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar cidades de referência em mobilidade urbana sustentável, avaliando-as por meio de indicadores, determinados pelos sistemas de avaliação de cidades: Mercer, Copenhagenize, Walk Score, UITP Index e European Green Capital. Foram selecionadas as cidades mais bem classificadas para validar indicadores relacionados a infraestrutura e gestão de transportes e mobilidade urbana. Os resultados demonstraram quais as práticas exitosas essas cidades referência têm adotado para a melhoria da mobilidade urbana, qualidade ambiental urbana e qualidade de vida da população, servindo de orientação para o planejamento urbano para as cidades brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lanziotti, Thiago Maioli, and André Souza Silva. "Multiescalas de análise urbana para sistemas cicloviários." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 24, no. 44 (December 18, 2017): 12. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p12-26.

Full text
Abstract:
A proposição de sistemas de mobilidade para bicicletas tornou-se foco nos últimos anos devido aos problemas de deslocamento apresentados nas grandes cidades. A presente pesquisa explora métodos de avaliação do espaço urbano em diferentes escalas, a fim de verificar a aplicabilidade conjunta de tais metodologias com o intuito de embasar a leitura mais eficaz do espaço urbano, servindo de subsídio ao planejador urbano na proposição de estruturas destinadas aos modais não-motorizados, em específico o sistema cicloviário. Buscou-se avaliar quais metodologias, qualitativas e quantitativas, aplicadas em conjunto, podem subsidiar o planejamento do transporte por bicicleta. A aplicação da metodologia multiescalas serve de subsídio para a definição de áreas a serem avaliadas, em que o recorte inicia-se na escala de cidade e finaliza na escala local, passando pela escala de bairro. A leitura do espaço urbano utilizando diversas escalas possibilita melhor compreensão da área urbana como um todo e os aspectos que induzem as pessoas a utilizarem os modais não-motorizados, principalmente a bicicleta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Danaê, and Milena Kanashiro. "Transportes urbanos e o paradigma assegurado por políticas públicas." Serviço Social em Revista 23, no. 1 (September 8, 2020): 143. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n1p143.

Full text
Abstract:
Após 7 anos da promulgação da Lei nº 12.587/2012 instituindo a Política Nacional de Mobilidade Urbana brasileira (BRASIL, 2012), fez-se necessário refletir sobre os princípios legais que conformam os sistemas de transportes e, consequentemente, o espaço urbano. A partir de uma retrospectiva de temas que abordam o transporte coletivo e não motorizado, o presente trabalho analisa os esforços e as alterações de políticas públicas ocorridas nos últimos anos que acabaram por reforçar o automóvel como principal modo de deslocamento. Dessa maneira, a aplicação dos conceitos de justiça e equidade nos transportes é inviabilizada, de forma contrária aos fundamentos estabelecidos na Política Nacional de Mobilidade Urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Capillé, Cauê, and Camille Reiss. "Formas de mobilidade, visibilidade e poder em Medellín: Metrocable e Parques- Biblioteca." Bitácora Urbano Territorial 29, no. 3 (September 1, 2019): 79–90. http://dx.doi.org/10.15446/bitacora.v29n3.67844.

Full text
Abstract:
As renovações urbanas de Medellín tornaram-se modelo para a América Latina. O projeto integrado de transporte complementar ao metrô (em especial, os teleféricos) e de novos equipamentos culturais (em especial, bibliotecas públicas) abriu espaço para permitiu a atuação do Estado na melhoria da qualidade de vida nas áreas informais da cidade. No entanto, ao centralizar a gestão da mobilidade por intermédio de grandes infraestruturas de escala urbana, observa-se que os sistemas auto-organizacionais existentes são gradativamente substituídos ou sobrepostos pelo projeto estatal de renovação. É, portanto, importante compreender que esta nova “presença” (espacial e institucional) do Estado implica na modificação de sistemas de poder locais, para além da possibilidade de mobilidade urbana e acesso a serviços públicos. Este artigo analisa as culturas espaciais e territoriais dos Metrocables e dos Parques-Biblioteca. Discute, por fim, como essas culturas espaciais de acesso e domínio visual ao/do território urbano implicam em diferentes formas de poder na cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Naciff, Yordana Dias das Neves, and Erika Cristine Kneib. "Estrutura espacial e mobilidade urbana: estudo sistêmico aplicado à Região Metropolitana de Goiânia." Caderno de Geografia 30, no. 61 (April 4, 2020): 286. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2020v30n61p286.

Full text
Abstract:
A dificuldade de se compreender a organização das cidades instiga a busca por descobrir uma lógica na dinâmica urbana de maneira mais abrangente e não fragmentada. Trazer o pensamento sistêmico para o urbanismo, ou seja, assumir as cidades enquanto sistemas complexos, oferece uma possibilidade de abordagem integral do espaço urbano. Neste trabalho, considera-se que a estrutura espacial da cidade é um macrossistema repleto de campos a serem investigados, buscando a compreensão das relações entre esses campos e suas interações com a cidade. A mobilidade urbana, enquanto uma das áreas de análise, é considerada um campo essencial para o entendimento da estrutura socioeconômica e espacial intraurbana, conectando pessoas ao território urbano. Esse estudo adota como base a análise sistêmica aplicada à mobilidade dentro do contexto da estrutura espacial urbana. Objetiva-se, para tal, identificar e analisar as relações entre a estrutura espacial e a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Goiânia (RMG). A pesquisa é de natureza básica, exploratória, descritiva e baseada principalmente em análises quali-quantitativas. Adota-se o uso da análise espacial georreferenciada a partir de um modelo inferencial que busca expor a relação entre eixos escolhidos. O modelo adotado é o de autocorrelação espacial, construído a partir de uma análise exploratória para identificação de localizações atípicas (outliers) e padrões de associação espacial (clusters) por meio de mapas das variáveis em estudo. Como resultado da pesquisa, explora-se as relações existentes entre a estrutura espacial e a mobilidade urbana na RMG testando a hipótese de a teoria sistêmica ser uma ferramenta capaz de auxiliar na compreensão de relações urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Kneib, Erika Cristine. "Centralidades urbanas e sistemas de transporte público em Goiânia, Goiás." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 8, no. 3 (June 20, 2016): 306–17. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.003.ao02.

Full text
Abstract:
Resumo A organização da estrutura espacial urbana, baseada em seu conjunto de centro e de subcentros, tem se mostrado essencial para embasar os processos de planejamento do território e do sistema de transportes, além de ter como etapa fundamental a identificação das centralidades. A partir de um problema científico, que engloba a necessidade de identificação da estrutura espacial das cidades, o presente trabalho apresenta como objetivo geral a identificação das centralidades no município de Goiânia, no Estado de Goiás, assim como destaca as características e as relações entre as centralidades identificadas e os sistemas de transporte coletivo existentes nessa capital. Como procedimento, aplica-se uma metodologia de identificação de subcentros que utiliza método Delphi, com base em especialistas, e análise espacial. A identificação das centralidades permite uma análise conjunta da estrutura espacial urbana com os sistemas de transporte em operação e projetados para essa capital, revelando importante diretrizes para os processos de planejamento urbano, de transportes e de mobilidade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gerenciamento de Sistemas de Mobilidade Urbana"

1

BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes. "Avaliação do modelo de gerenciamento da qualidade do sistema de mobilidade urbana pelo método da argumentação sistêmica: percepção de atores relevantes da região metropolitana de João Pessoa." Universidade Federal de Pernambuco, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17813.

Full text
Abstract:
Submitted by Irene Nascimento (irene.kessia@ufpe.br) on 2016-09-06T19:10:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) TESE_ISABELLE_YRUSKA_BRAGA_AVALIACAO_MODELO_GERENCIAMENTO_QUALIDADE_SISTEMA_MOBILIDADE_URBANA_METODO_ARGUMENTACAO_SISTEMI~1.pdf: 4127411 bytes, checksum: 9b32409287a30f245b7e5eefb9e189e7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-06T19:10:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) TESE_ISABELLE_YRUSKA_BRAGA_AVALIACAO_MODELO_GERENCIAMENTO_QUALIDADE_SISTEMA_MOBILIDADE_URBANA_METODO_ARGUMENTACAO_SISTEMI~1.pdf: 4127411 bytes, checksum: 9b32409287a30f245b7e5eefb9e189e7 (MD5) Previous issue date: 2015-11-26
O crescimento desordenado das cidades, atrelado à falta de planejamento e de gerenciamento urbano tem impedido o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana. A reversão desta tendência na direção da sustentabilidade passa pela integração da mobilidade urbana às demais políticas urbanas, com o objetivo maior de priorizar o cidadão na efetivação de seus anseios e necessidades, melhorando as condições gerais de deslocamento na cidade. Portanto, a ideia de mobilidade centrada nas pessoas é o ponto principal a ser considerado numa política de desenvolvimento urbano que busque a produção de cidades justas, de cidades para todos, que respeitem a liberdade fundamental de ir e vir, que possibilitem a satisfação individual e coletiva em atingir os destinos desejados, as necessidades e os prazeres cotidianos (BRASIL, 2006). De acordo com o Ministério das Cidades (BRASIL, 2006), quatro são os pilares da mobilidade sustentável: (1) planejamento integrado de transporte e uso do solo urbano; (2) melhoria do transporte coletivo urbano; (3) promoção da circulação não motorizada; (4) uso racional do automóvel. O objetivo principal da presente tese é verificar qual o modelo de gestão ideal da mobilidade urbana e confrontá-lo com o atual modelo verificado na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). Através dos conceitos de mobilidade urbana e de sistema de mobilidade urbana aplicados ao seu gerenciamento recomendados por Macário (2011) e pelo Ministério das Cidades (2006), é utilizada a metodologia do pensamento sistêmico para se obter um diagnóstico do gerenciamento do sistema de mobilidade urbana da RMJP, Brasil. A construção deste diagnóstico baseou-se primeiramente na elaboração e aplicação de um questionário contendo 75 questões, aplicado a stakeholders (usuários, planejadores e operadores) do sistema de mobilidade urbana da Região Metropolitana de João Pessoa, que veio a fornecer 33 variáveis-chave para este diagnóstico e avaliação. Elas foram tratadas através do método do pensamento sistêmico, fazendo uso da ferramenta denominada SysLogic, programa computacional que apoia a construção de arquétipos sistêmicos que torna possível o diagnóstico do sistema, mostrando as variáveis estratégicas e suas relações causais, indicando onde agir para melhorar o sistema de mobilidade urbana. Os resultados foram analisados sob uma visão geral dos três grupos de stakeholders, sendo analisadas também as perspectivas individuais de cada grupo de atores sobre o sistema atual de gerenciamento da mobilidade urbana. A variável chave apontada nos arquétipos, sob a percepção dos stakeholders foi a “qualidade da cobertura de rede”, ou seja, uma melhor qualidade da cobertura de rede, provavelmente ocasionará uma melhor qualidade do sistema de mobilidade urbana para toda a população.
The uncontrolled growth of cities, linked to the lack of planning and urban management has prevented the sustainable development of urban mobility. The reversal of the inclination towards sustainability involves the integration of urban mobility to other urban policies, with the ultimate goal of prioritizing citizens in the fulfillment of their desires and needs, improving the general conditions of moving around the city. Therefore, the idea of people-centered mobility is the main point to be considered in an urban development policy that seeks the production of fair cities, cities for all, respecting the fundamental freedom to come and go, enabling individual and collective gratification in reaching desired destinations, necessities and everyday pleasures (BRAZIL, 2006). According to the ministry of cities (BRAZIL, 2006), there are four sustainable mobility pillars: (1) integrated transportation planning and urban land use; (2) improvement of urban public transport; (3) promoting non-motorized traffic; (4) rational use of automobiles. The present thesis has as its main aim, to verify what is the ideal urban mobility management model and contrast it to the current model being tested in the metropolitan area of João Pessoa. Using concepts for urban mobility, urban mobility system applied to the management of this system recommended by Macário (2011) and Ministry of Cities (2006), the methodology of system thinking is used to obtain a diagnosis of urban mobility system management in the metropolitan area of João Pessoa, Brazil. The construction of this diagnosis is based primarily on the development and implementation of a questionnaire containing 75 issues, applied to stakeholders (users, planners and operators) of the urban mobility system in the metropolitan area of the city, which provided 33 key variables for this diagnosis and evaluation. They were treated in the system thinking method, making use of a tool called Sys-logic, a computer program that supports the construction of systemic archetypes which makes it possible to diagnose the system, showing strategic variables and their causal relationships, indicating where to act to improve the urban mobility system. The results were analyzed under an overview of the three stakeholder groups, and the individual perspectives of each group of actors about the current system of urban mobility management were also analyzed. The variable key pointed out on the archetypes, under the perception of the stakeholders, was the “network coverage quality”, meaning, a better network coverage quality will probably entail a better quality management of the urban mobility system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Baggi, Márcia Sampaio. "A mobilidade urbana na era digital: análise do teletrabalho como estratégia de gerenciamento da mobilidade." Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica, 2012. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18664.

Full text
Abstract:
Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-01-29T18:47:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Márcia Baggi_versão Final.pdf: 2196542 bytes, checksum: 2c54bebbd8afd97c1f99725992c6882c (MD5)
Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-03-01T16:10:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Márcia Baggi_versão Final.pdf: 2196542 bytes, checksum: 2c54bebbd8afd97c1f99725992c6882c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-01T16:10:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Márcia Baggi_versão Final.pdf: 2196542 bytes, checksum: 2c54bebbd8afd97c1f99725992c6882c (MD5)
As cidades contemporâneas sofrem o efeito das novas tecnologias da informação e comunicação – NTICs, que impactam na sua organização espacial e dinâmica remodelando-as em distintas esferas, inclusive sobre a mobilidade urbana. Neste contexto, o presente estudo buscou analisar o impacto causado pelas NTICs sobre a mobilidade e o espaço urbano, através da análise do teletrabalho como estratégia de gerenciamento da mobilidade. A metodologia adotada envolveu: i) levantamento do marco teórico; ii) identificação e sistematização dos potenciais impactos do teletrabalho sobre a mobilidade e o espaço urbano e iii) avaliação dos potenciais impactos do teletrabalho através da aplicação de questionários com teletrabalhadores e da técnica “diagrama matricial” com especialistas. Os resultados obtidos indicaram a viabilidade do uso do teletrabalho no âmbito do gerenciamento da mobilidade, confirmando seu potencial para promover a redução das viagens com motivo casa-trabalho e até mesmo para reduzir o número de viagens diárias, assim como para induzir o processo de descentralização urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Corrêa, Maria Iraê de Souza. "No vai e vem da mobilidade urbana: perspectivas discursivas dos Sistemas de Bilhetagem Eletrônica." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11051.

Full text
Abstract:
Submitted by Israel Vieira Neto (israel.vieiraneto@ufpe.br) on 2015-03-06T12:57:39Z No. of bitstreams: 2 TESE MARIA IRAÊ DE SOUZA CORRÊA.PDF: 5162493 bytes, checksum: fdc701b26a2b203f797d2dfb2f1ffb20 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-06T12:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TESE MARIA IRAÊ DE SOUZA CORRÊA.PDF: 5162493 bytes, checksum: fdc701b26a2b203f797d2dfb2f1ffb20 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-03-12
Para ampliar a compreensão acerca das relações entre tecnologia e sociedade, propomos o estudo de sistemas tecnológicos com base nas perspectivas da construção social da tecnologia e da teoria do discurso, sob o pressuposto de que tais sistemas, ao mesmo tempo em que são construídos socialmente, participam da constituição do social. O campo empírico de nossa pesquisa foi o SBE da Região Metropolitana de Recife, investigado a partir de um corpus composto por dois blocos de documentos. Para analisar a construção dos discursos pelos agentes relevantes sistema, os sites dos SBEs, artigos de especialistas, notícias da imprensa escrita e entrevistas pessoais com agentes do sistema de bilhetagem. De modo a entender como o SBE constitui o social, realizamos um estudo sobre as mobilidades pessoais dos usuários, analisando o uso do VEM nos diferentes padrões de deslocamento dos usuários. As análises mostraram um SBE cujas características são definidas com base na cadeia de equivalência dos agentes hegemônicos, voltadas para funcionalidades de controle e fiscalização, sobrepostas ao seu potencial de pesquisa capaz de gerar conhecimento sobre padrões de mobilidade, que atendam interesses mais amplos. Observamos ainda que o VEM integra os diversos movimentos cotidianos dos usuários, não apenas os movimentos pendulares, para os quais se destinam, mas também são utilizados de modo importante nos movimentos circulares e rizomáticos, padrões com os quais são realizadas as atividades cotidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Schmitt, Rafael da Silva. "Impactos da implantação de medidas de gerenciamento da mobilidade em uma área urbana com múltiplos pólos atratores de viagens." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/8182.

Full text
Abstract:
Nesta dissertação são analisados os impactos da implantação de medidas de gerenciamento da mobilidade (GM) em uma área urbana localizada na cidade de Porto Alegre com vários pólos atratores de viagens. O GM – abordagem européia do gerenciamento da demanda de viagens – busca uma mobilidade urbana mais sustentável, tentando influir no comportamento de viagem das pessoas. São discutidos seu conceito, suas ferramentas, medidas e serviços de transporte, incluindo exemplos de implantação no mundo. Foram escolhidas duas medidas de GM, dentro de um pacote de medidas a serem implantadas pelo projeto Moviman na área de estudo, localizada na zona leste de Porto Alegre, onde atualmente há uma universidade (PUCRS), hospitais, um shopping center, hipermercados, entre outros estabelecimentos. A primeira medida analisada foi a carona programada, uso compartilhado de um automóvel com divisão de custos. Foi feita uma pesquisa com alunos da PUCRS para verificar sua receptividade em relação a esta medida. A partir dos resultados desta pesquisa, foi avaliado o possível impacto da implantação desta medida no tráfego da área de estudo. Também foi feita pesquisa com trabalhadores de uma empresa local para comparar a receptividade a esta medida por usuários diferentes. A segunda medida foi a implantação de um Sistema de Informação ao Usuário (SIU) de transporte coletivo em duas paradas de ônibus, através da realização de pesquisas de importância e satisfação, para priorizar as informações e de uma pesquisa final de satisfação e análise de intenção de mudança modal causada pelo SIU. Os resultados demonstram que a carona programada é uma medida com boa receptividade entre os grupos-alvo pesquisados, que causa uma melhora das condições de tráfego locais. E um novo SIU nas paradas de ônibus é uma medida de qualificação do transporte coletivo com um bom potencial de atração de novos usuários e de fidelização dos atuais. Portanto, comprovouse o impacto positivo da implantação destas medidas de GM em uma cidade brasileira, pois ambas atenderam aos objetivos de uma mobilidade urbana sustentável sem a limitação da mobilidade das pessoas.
This dissertation presents the evaluation of the impacts produced by mobility management (MM) measures introduced in an urban area, with many trip production centers, located in Porto Alegre city, southern Brazil. The MM, European approach of travel demand management, aims a more sustainable urban mobility, trying to influence in the travel behavior of people. Their concepts, tools, measures and transport services are discussed, including other implantation examples worldwide. Two MM measures were chosen within a package of measures that would be implemented by the Moviman project in the studied area. The selected area, situated in the east zone of Porto Alegre, holds a university (PUCRS), hospitals, a shopping center, among others commercial establishments. The first analyzed measure was carpooling, shared use of an automobile with division of costs, using the application of a survey with university students, from PUCRS, to verify their receptivity in relation to this alternative transportation mode. The survey results were used for the analysis of possible impacts of this measure in the traffic of the study area. A survey with workers of a local company was done to compare the receptivity with these measures in distinct users. The second measure was the installation of a public transport user information system (UIS) in two bus stops, using importance and satisfaction surveys in order to define information priorities, and a final survey of satisfaction and analysis of modal change intention caused by UIS. The results demonstrate that carpooling is a transport measure with good receptivity among the target groups, and improves the local traffic conditions. Moreover the installation of new UIS in bus stops is a measure of qualification of the public transportation with good potential for attraction of new users and consolidation of actual users. Therefore, the impacts of MM measures in a Brazilian city were positive, considering that both measures reach the goal of sustainable mobility without limiting people mobility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SILVA, JUNIOR Reinaldo Boulhosa Ramos da. "Gerenciamento de mobilidade transparente com suporte integrado a QoS/QoE em redes heterogêneas." Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3000.

Full text
Abstract:
Submitted by Samira Prince (prince@ufpa.br) on 2012-09-25T13:49:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_GerenciamentoMobilidadeTransparente.pdf: 1960227 bytes, checksum: cdee7a38877b77966f5d08c6b0818cbb (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2012-09-28T13:58:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_GerenciamentoMobilidadeTransparente.pdf: 1960227 bytes, checksum: cdee7a38877b77966f5d08c6b0818cbb (MD5)
Made available in DSpace on 2012-09-28T13:58:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_GerenciamentoMobilidadeTransparente.pdf: 1960227 bytes, checksum: cdee7a38877b77966f5d08c6b0818cbb (MD5) Previous issue date: 2012-03
Os avanços nas tecnologias de comunicação sem fio, a demanda por novas aplicações multimídia em tempo real, com requisitos de Qualidade de Serviço (QoS) e Qualidade de Experiência (QoE), e a proliferação de equipamentos móveis, originam o surgimento de soluções que permitem mobilidades horizontais e verticais em redes heterogêneas, de modo transparente. Esses dispositivos móveis apresentam múltiplas interfaces sem fio, onde os usuários se conectam para realizar tarefas e serviços variados no seu dia a dia, mediante a tecnologia de redes diferentes, proporcionando um cenário heterogêneo com diversas oportunidades de conectividade para os usuários móveis. Visando solucionar o problema de várias conexões, feitas por usuários móveis, em uma mesma rede Wi-Fi (Wireless Fidelity) e/ou WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) com diferentes serviços executados, porém, utilizando incorretamente a rede, esta dissertação propõe uma técnica hierárquica de decisão de mobilidade transparente, baseada em uma função de custo, no padrão IEEE 802.21 e no mapeamento de classes de serviço para garantir QoS/QoE para usuários em períodos de mobilidade chamada de MIH2Q, onde essa política informa a melhor rede para ser utilizada, de acordo com o serviço utilizado pelo usuário móvel. A avaliação do impacto e os benefícios da proposta são feitas através de simulação no NS-2 (Network Simulator - version 2) e no evalvid, utilizando métricas de QoS e QoE para verificação dos resultados.
Advances in wireless communications technology, and the demands for new real-time multimedia applications that meet the Quality of Service (QoS) and Quality of Experience (QoE) requirements, together with the proliferation of mobile equipment, have given rise to new solutions that allow horizontal and vertical mobility in transparent heterogeneous networks. These mobile devices have multiple wireless interfaces where the users are connected so that they can carry out several tasks and services on a daily basis through the technology of different networks that allow a heterogeneous scenario with a wide range of connectivity opportunities for the mobile users. This dissertation sets out a fast decision hierarchical technique for transparent mobility based on cost function in the IEEE 802.21 Standard and class-of-service mapping, to ensure QoS/QoE for the users in periods of mobility called M1H2Q, during which this policy gives information about the best network that can be used for the service employed by the mobile user. It seeks to overcome the problem of having several connections being made by mobile users on the same Wireless Fidelity (wi-fi) network and/or WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) with different services being executed, even though the network is not used correctly. The effects and benefits of the scheme were assessed through NS-2 simulation (Network Simulator- Version 2) and Evalvid, and the QoS and QoE metrics were used to check the results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lanziotti, Thiago Maioli. "Avaliação de métodos multiescala de análise urbana para implementar sistemas cicloviários." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5979.

Full text
Abstract:
Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-12-14T14:12:14Z No. of bitstreams: 1 Thiago Maioli Lanziotti_.pdf: 3238861 bytes, checksum: aacb9a9e2f1349b2505643a120a5b3f2 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-14T14:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thiago Maioli Lanziotti_.pdf: 3238861 bytes, checksum: aacb9a9e2f1349b2505643a120a5b3f2 (MD5) Previous issue date: 2016-07-22
Nenhuma
A proposição de sistemas de mobilidade para bicicletas tornou-se foco nos últimos anos devido aos problemas de deslocamento apresentados nas grandes cidades. Assim, a presente pesquisa buscou explorar métodos de avaliação do espaço urbano em diferentes escalas, a fim de verificar a aplicabilidade conjunta de tais metodologias com o intuito de uma leitura mais eficaz da cidade, servindo de subsídio ao planejador urbano na proposição de estruturas destinadas aos modais não motorizados. Buscou-se avaliar quais metodologias, qualitativas e quantitativas, aplicadas em conjunto, podem subsidiar o planejamento do transporte não motorizado. A pesquisa dividiu-se em três partes, cada uma referenciando uma escala de leitura do espaço urbano. A aplicação das metodologias em diversas escalas serviu de subsídio para a definição de áreas a serem avaliadas, em que o recorte iniciou-se na escala de cidade e finalizou na escala local, passando pela escala de bairro. A leitura do espaço urbano utilizando diversas escalas possibilitou melhor compreensão da área urbana como um todo e os aspectos que induzem os usuários a utilizarem os modais não motorizados, principalmente a bicicleta. As metodologias selecionadas demonstraram ser de fácil operacionalização e apresentaram sinergia na aplicação conjunta. Como resultados, a presente pesquisa elencou três metodologias, sintaxe espacial (escala de cidade), descentralidade urbana (escala de bairro) e nível de serviço qualitativo (escala local). Essas aplicadas conjuntamente, apresentaram como resultados a possibilidade de leitura do ambiente urbano similares aos estudos tradicionais. A sintaxe espacial indicou os eixos de maior conectividade e maior movimento de pessoas, já através da descentralidade foi possível definir o poder de atração de usuários para determinado local e o nível de serviço qualitativo possibilitou a avaliação da infraestrutura existente assim como a urbanidade do local. Este conjunto tornou o processo de estudo mais dinâmico em relação ao tempo desprendido pelas aplicações tradicionais, o que reflete nos custos operacionais para a produção de planos urbanísticos destinados aos modais não motorizados.
The propositionmobility systems proposition for bicycles has become a focus in recent years due to displacement problems presented in major cities. Threffore, the present study sought to explore urban space evaluation methods in different scales in order to verify the joint applicability of such methodologies in order to more effectively read the city, serving as a subsidy to the urban planner in structures proposition aimed at non-motorized modes. It was sought to assess which methods, qualitative and quantitative, applied together, could support the planning of non-motorized transport. The research was divided into three parts, each one referencing a reading scale of urban space. The application of methodologies in many scales served for defining areas to be evaluated, in that the cutting began in the scale of the city and finished on a local scale, through the neighborhood scale. Reading the urban space using different scales allow better understanding of the urban area as a whole and the aspects that induce users to use the non-motorized modes, especially the bicycle. The methodologies selected proved easy operation and showed synergy in the joint application. As a result, this research has listed three methodologies, space syntax (city scale), urban centerlessness (neighborhood level) and qualitative level of service (local scale). These applied jointly presented results as the possibility of reading the urban environment similar to traditional studies. The space syntax indicated the axes of greater connectivity and greater people movement, already through centerlessness was possible to define the power of user attraction to a certain place and the level of quality service has enabled the assessment of the existing infrastructure as well as the urbanity of the place. This set has the more dynamic process of study in relation to loose time by traditional applications, which reflects the operational costs for the production of urban plans for non-motorized modes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melo, Mirella Falcão Santos de. "Sistema de bicicletas públicas: uma alternativa para promoção da mobilidade urbana sustentável no município de Recife." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12323.

Full text
Abstract:
Submitted by Romulus Lima (romulus.lima@ufpe.br) on 2015-03-13T12:14:58Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Mirella Falcão Santos de Melo.pdf: 22785258 bytes, checksum: fd159110f7280c86aca2ec0b6471368e (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-13T12:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO Mirella Falcão Santos de Melo.pdf: 22785258 bytes, checksum: fd159110f7280c86aca2ec0b6471368e (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-09-17
A cidade é um espaço de contradições políticas, econômicas e sociais, local de trocas, com transformações constantes na tentativa de atender aos interesses cotidianos dos diferentes dos modos de transportes. Como nos últimos anos os grandes centros urbanos vêm apresentando problemas na circulação cotidiana das pessoas, esta dissertação estudou os Sistemas de Bicicletas Públicas (SBP), cujo objetivo foi identificar se o sistema constitui uma alternativa viável na melhoria da mobilidade urbana no Recife, uma vez que está presente em diversas cidades do mundo. Para tal, foram identificados critérios e condicionantes para sua implantação a partir de experiências em outras cidades, tais como localização, número de estações, integração com demais modos de transporte e logística de operação e manutenção; identificadas as diretrizes que norteiam o desenvolvimento de um SBP desde seu planejamento até a sua implantação; e apontadas vantagens e desvantagens no uso do sistema, bem como seu papel na política de mobilidade urbana sustentável. O SBP consiste no aluguel ou empréstimo gratuito de bicicletas nos núcleos urbanos, incentivados geralmente pela administração pública, cujo objetivo é prestar um serviço de mobilidade prático, rápido e pensado para o cotidiano. Essa alternativa de deslocamento tem se mostrado uma solução bem sucedida para a promoção da mobilidade sustentável. O estudo empírico é a cidade do Recife, onde se implantou recentemente um SBP. Portanto, a investigação pautou-se no questionamento sobre em que medida o sistema de bicicletas públicas é uma alternativa viável para a promoção da mobilidade urbana sustentável no Recife. A abordagem metodológica adotada na pesquisa é qualitativa e foi baseada no método do Estudo de Caso. Foram realizadas entrevistas com a gestão pública e o setor privado que lidam diretamente com a mobilidade urbana no Recife. Após processados os dados, eles foram analisados à luz da literatura acadêmica sobre o assunto. Como resultado, identificou-se que o Recife tem condicionantes que favorecem a implantação do SBP. Entretanto, é necessário adoção de medidas eficazes pelos gestores em relação à bicicleta como modo de transporte cotidiano, com incentivo ao seu uso e fornecimento de infraestrutura. Para que ele seja uma opção atrativa, a população deve utilizar a bicicleta de forma segura, cômoda e rápida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SANTOS, NETO Jayro Januário dos. "CSG Context service guide: uma plataforma ciente de contexto para gerenciamento de serviços num ambiente de redes convergentes." Universidade Federal de Pernambuco, 2008. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1642.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:51:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2008
A convergência digital já é uma realidade nos dias atuais e tem se tornado cada vez mais acessível do ponto de vista tecnológico e econômico. A fusão digital entre a computação, mídias e comunicação, dita uma nova ordem mundial no que tange a evolução tecnológica. E seguindo esta linha em meio as mais variadas formas de tecnologias, os dispositivos móveis têm sido a principal vitrine da convergência digital. Não obstante estarem cada vez menores, estes dispositivos possuem cada vez mais capacidade de processamento, armazenamento, display e conectividade através de múltiplas interfaces de rede, inclusive TV digital. Ao convergir a TV digital para os dispositivos móveis, as características que são inerentes a esta tecnologia são trazidas tanto ao dispositivo, como para o usuário do mesmo. O ESG (Electronic Service Guide), por exemplo, é uma das mais interessantes características da TV digital móvel. Ele oferece ao usuário um bouquet de serviços dos mais variados tipos, que podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. Porém, atualmente os ESGs funcionam como spammers de serviços, pois diferentemente da internet, o método utilizado para a publicação dos serviços é o push. Dessa forma, são oferecidos ao usuário um número considerável de serviços que o mesmo não tem interesse. Além disso, as interfaces de rede do dispositivo são subutilizadas, tanto do ponto de vista de publicação de serviços como em sua utilização como canal de retorno. O custo e disponibilidade associados à rede podem desestimular os usuários a consumir os serviços. Este trabalho investiga a hipótese de que uma vez definida uma plataforma ciente de contexto para o gerenciamento e execução de serviços, estes serão melhor selecionados, exibidos, executados. Além disso, as interfaces de rede e demais recursos do dispositivo serão melhor utilizados, maximizando a qualidade da experiência do usuário. Sendo a plataforma abstrata o suficiente, o desenvolvimento e a publicação de serviços mais complexos serão realizados de forma mais simples e rápida
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gonçalo, José Evaldo. "Modelo de gestão por processo de negócios para automação de centros integrados de mobilidade urbana." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-07032017-152150/.

Full text
Abstract:
Mobilidade Urbana é uma das questões mais importantes da atualidade, pois afeta uma parcela significativa da população, impacta fortemente a poluição ambiental, é um problema mundial e tende a piorar com o aumento da densidade populacional e das cidades. A provisão de grandes obras de infraestrutura é cada vez mais difícil e onerosa, sendo necessário o uso da tecnologia e da integração de sistemas para o melhor aproveitamento da estrutura existente. O objetivo desta tese é propor um modelo de gestão para automação de centros integrados aderentes às realidades de custo, disponibilidade tecnológica, cultura organizacional e estratégias políticas de cidades com características semelhantes aos grandes e médios municípios do Brasil. Tal modelo permite, dentre outras contribuições, promover melhorias nas tomadas de decisão por gestores da área de mobilidade urbana por meio da incorporação e da liberação de dados e informações dentro de uma modelagem de gestão que visa facilitar as parcerias e a comunicação entre diferentes setores. As maiores cidades brasileiras estão buscando se atualizar para resolver seus problemas de mobilidade e passam por um período de transformação. A proposta do Centro Integrado de Mobilidade Urbana possibilita automatizar processos, implementar novas funcionalidades, fornecer informações para usuários, compartilhar recursos e diminuir custos. A utilização de ferramentas do arcabouço da Modelagem por Processos de Negócios (BPM) é a escolha lógica para um sistema que lida com tantas interrupções. Ao se projetar modelos de trabalho com o intuito de incorporar novas tecnologias e/ou torná-los mais eficientes, é preciso modelá-los de alguma maneira. O sistema de BPM adapta-se bem à necessidade de padronização e reprodutibilidade de processos, propiciando ainda a agregação de múltiplas saídas por processo. A visibilidade e o alcance desta metodologia aumenta a sobrevida de modelagens realizadas nesta base. O desenvolvimento de aplicativos de mobilidade deve acontecer de forma acelerada nos próximos anos. Como demonstrado, a necessidade de automação, integração e consolidação de informações corroboram com a de criação de um Centro Integrado. A utilização dos sistemas propostos é uma maneira de formalizar e aumentar a busca por parcerias e facilitar colaborações tanto no sentido de captar quanto de informar, dando suporte às pesquisas internas de órgãos públicos e privados.
Urban Mobility is one of the most important issues of our times, because it affects a significant portion of the population, strongly impacts the environmental pollution, it is a global problem and tends to get worse with increasing of population density and cities. The delivery of major infrastructure is becoming increasingly difficult and costly, requiring the use of technology and systems integration for better utilization of the existing structure. The objective of this thesis is to propose a management model for automation of integrated centers connected to cost realities, technological availability, organizational culture and political strategies of cities similar to large and mediumsized municipalities in Brazil. This model allows, among other contributions, to promote improvements in the decision making process by managers of urban mobility area through the incorporation and release of data and information within a management model to facilitate partnerships and communication among different sectors. The largest Brazilian cities are seeking to update themselves to solve their mobility problems and undergo a period of transformation. The Integrated Urban Mobility Center proposed allow to automate processes, implement new functionalities, provide information to users, share resources and reduce costs. Using tools from the Business Process Modeling (BPM) framework is the logical choice for a system that handles so many disruptions. When designing work model to incorporate new technologies and / or to make them more efficient, it is necessary to modeled it in some way. The BPM system adapts well to the needs of standardization and processes reproducibility, further enabling aggregation of multiple outputs by process. The visibility and extent of this methodology increases the life time of modeling performed on this basis. The development of mobility apps will happen rapidly in the coming years. As demonstrated, the need for automation, integration and consolidation of information corroborates with the creation of an Integrated Center. The use of the proposed systems is a way to formalize and increase the search for partnerships and facilitate collaboration both to capture as to inform, supporting the internal researches of private and public agencies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Denise de. "Um Estudo de coordenação dinâmica de agentes aplicado ao gerenciamento de tráfego veicular urbano." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2005. http://hdl.handle.net/10183/6224.

Full text
Abstract:
Em sistemas de controle de tráfego veicular urbano existem diversas abordagens que lidam com o problema da redução do congestionamento de tráfego. Uma classe destas abordagens aplica a sincronização de semáforos a m de permitir que os veículos que viajam em um sentido possam passar diversos cruzamentos sem paradas. Este trabalho apresenta dois métodos de coordenação de agentes aplicados à sincroniza ção de semáforos. O primeiro método inspira-se em mecanismos de coordenação observados em insetos sociais e o segundo modela o problema de coordenação de semá- foros como um problema de otimização de restrições distribuído e faz sua resolução em tempo real utilizando mediação cooperativa. Inicialmente são apresentados conceitos básicos de sistemas de tráfego urbano, Swarm Intelligence e problemas de otimização de restrições. A partir dos conceitos iniciais, são apresentados os modelos propostos. Os resultados mostram que as abordagens propostas geram a coordenação entre os sem áforos sendo que o modo que os agentes estão coordenados pode mudar para se adaptar às mudanças nas condições do ambiente, gerando melhores condições de uxo de tráfego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Gerenciamento de Sistemas de Mobilidade Urbana"

1

Akabane, Ademar T., Roger Immich, Edmundo Madeira, and Leandro Villas. "Aplicando Redes Sociais Veiculares para Aprimorar o Gerenciamento da Mobilidade Urbana." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7423.

Full text
Abstract:
O Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATMS) é cada vez mais utilizado por gestores de mobilidade urbana para aprimorar o gerenciamento de tráfego veicular. Muitos ATMS empregam soluções centralizadas devido à dificuldade de selecionar os veículos mais relevantes, em redes altamente dinâmicas, para detectar congestionamentos e sugerir rotas alternativas. Além disso, tais soluções nem sempre são escaláveis. Por outro lado, a solução distribuída necessita previamente segmentar todo o cenário para selecionar os veículos. Além disso, tal solução sugere rotas alternativas, de maneira egoísta, que podem levar ao congestionamento secundário. Com base nessas lacunas encontradas, foi proposto um sistema distribuído de gerenciamento de mobilidade urbana baseado no paradigma das redes sociais veiculares (VSNs) chamado MAESTRO. Tal paradigma surgiu a partir da integração dos dispositivos de comunicação sem-fio e das redes sociais no ambiente veicular. Assim duas diferentes abordagens podem ser exploradas em VSNs: Social Network Analysis (SNA) e Social Network Concepts (SNC). Ambas abordagens foram aplicadas no sistema MAESTRO. Os resultados das simulações mostraram que o uso dos SNA e SNC, no ambiente veicular, tem grande potencial em aumentar a escalabilidade do sistema e também aprimorar a eficiência no gerenciamento da mobilidade urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomides, Thiago S., Massilon Lourenço, Pedro Henrique de Souza, and Daniel Ludovico Guidoni. "SGTD: Sistema de Gerenciamento de Tráfego Distribuído para Redes Veiculares." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7421.

Full text
Abstract:
O gerenciamento da mobilidade é um importante e recorrente desafio dos centros urbanos, principalmente, devido à intensificação do agrupamento populacional nas grandes cidades. Nesse sentido, um dos reflexos desse impasse está no crescimento desproporcional do número de veículos em relação à infraestrutura urbana, responsável pelo surgimento ou pela intensificação dos congestionamentos. O objetivo deste trabalho é propor um algoritmo totalmente distribuído capaz de reduzir esses impactos a partir da reorganização do fluxo veicular. Dessa forma, os veículos, de maneira colaborativa, são responsáveis pela classificação e pelo compartilhamento de informações sobre os deslocamentos realizados para a tomada de decisão em um ambiente distribuído. Os resultados das simulações indicam que a solução apresentada consegue reduzir o tempo de viagem, o tempo em congestionamentos, além de aumentar a velocidade média alcançada com baixo impacto no número de mensagens transmitidas, de modo a possibilitar um bom desempenho do sistema proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Antonia T., Adailton M. Lima, Ernani de Oliveira Sales, and Anderson Jorge S. Da Costa. "Relato da Aplicação da Metodologia Design Thinking no Projeto de um Software para Mobilidade Urbana." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6125.

Full text
Abstract:
A integração de gerenciamento de estoque, roteamento de veículos e decisões de agendamento é conhecida como IRP (Inventory Routing Problem). Neste problema, o objetivo principal é determinar: (i) a quantidade de produtos a serem entregues com base na demanda do cliente; (ii) os prazos de entrega e (iii) a rota dos veículos. Os IRPs que incluem restrições de serviço de janela de tempo são encontrados em cenários reais e o atendimento a esse tipo de restrição traz benefícios para o fornecedor e para o cliente. Esta revisão sistemática da literatura tem como objetivo identificar tendências na área que estuda problemas de roteamento de inventário com janelas de tempo. Identificamos e analisamos as abordagens propostas, as características dos problemas resolvidos e o tipo de experimentos realizados em 9 estudos primários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Joahannes, Denis Rosário, Allan M. de Souza, Leandro A. Villas, and Eduardo Cerqueira. "Protocolo para Disseminação de Dados em VANETs baseado em Métricas de Redes Complexas: Um Estudo de Caso com Sistema de Gerenciamento de Trânsito." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2478.

Full text
Abstract:
Diversos serviços em Redes Veiculares Ad-Hoc (VANETs), tal como Sistemas de Gerenciamento de Trânsito (TMS), requerem informações disseminadas entre os véıculos para tomada de decisões. Contudo, disseminação de dados é uma tarefa desafiadora, devidoás características específicas das VANETs, tais como, densidade heterogênea, comunicação de curto alcance e alta mobilidade dos nós. Neste artigo é apresentado um protocolo para disseminação de dados em cenários urbanos que considera métricas de redes complexas, denominado DDRX. Os resultados de simulações mostram que o DDRX oferece alta eficiência em termos de cobertura, número de transmissões e atraso em comparação ao protocolos amplamente conhecidos de disseminação de dados. Além disso, quando aplicado a um TMS, possibilita que os véıculos fiquem menos tempo em congestionamentos, tenham menor tempo de viagem e atinjam maiores velocidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rooke da Silva, Felipe, Victor Aquiles Soares de Barros Alencar, Alex Borges Vieira, and Marcelo De Oliveira Costa Machado. "Realocação em Sistemas de Compartilhamento de Veículos em Uma Via." In III Workshop de Computação Urbana. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/courb.2019.7466.

Full text
Abstract:
A compreensão da mobilidade nos espaços urbanos é útil para a criação de cidades mais inteligentes e sustentáveis. Cada vez mais, o estudo da mobilidade urbana se torna alvo de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. No entanto, um problema associado a esse tipo de estudo é a aquisição de dados acurados e atuais. Atualmente, existem serviços de compartilhamento de veículos que agregam maior dinamismo ao transporte nas cidades. Esses serviços podem ser classificados de acordo com seus modos de operação: uma via, duas vias e flutuante. Serviços de uma via e flutuante, ocasionalmente apresentam um problema associado ao desbalanceamento de veículos em sua região de atuação. Por exemplo, devido a uma demanda elevada de viagens de saída de determinada região, e a uma demanda de entrada não equivalente, pode-se ocorrer um desabastecimento em determinados locais. Assim, neste trabalho, foi caracterizado um sistema de compartilhamento de veículo de uma via que operam em Vancouver (Canadá) e regiões próximas. No modelo de uma via estudado, um usuário retira um veículo de uma estação base e pode deixa-lo em qualquer outra estação e também em estacionamentos públicos que cumpram determinados critérios. Este estudo aborda a temática da realocação de veículos, além de revelar padrões de uso e demanda dos usuários desse serviço. Foram destacadas características e discussões que dão suporte a resolução do problema abordado. Finalmente, acredita-se que este estudo é útil para o entendimento desse tipo de problema e contribui para a evolução desses sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santin, Priscila Louise Leyser, Fernanda Regina Gubert, Mauro Fonseca, Anelise Munaretto, and Thiago Henrique Silva. "Enriquecendo Modelos de Mobilidade Urbana com Padrões Espaço-Temporais e Estratos Socioeconômicos." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2020.12334.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a mobilidade urbana de Curitiba por meio do uso do transporte público. Com a população dividida em subconjuntos correspondentes a estratos socioeconômicos, foram estabelecidas redes onde os vértices correspondem aos bairros da cidade e as arestas representam a existência de um deslocamento entre dois bairros. Para estudar as principais propriedades estruturais dessas redes de mobilidade foram analisados os seus padrões espaço-temporais. Os resultados mostram que padrões espaciais e temporais variam entre os diferentes grupos socioeconômicos. Em particular, o conjunto de dados analisado mostra que, com o aumento da riqueza, a atividade matinal é adiada (em média por 2h) e a distribuição espacial das viagens torna-se mais localizada, com diferenças maiores que 10 km entre as classes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quessada, Matheus, André Luis Cristiani, Pedro Luís Ranzani, Rickson Simioni Pereira, Matheus Pereira Leal, and Rodolfo Ipolito Meneguette. "Desenvolvimento de um Modelo de Mobilidade Urbana em Tempo Real para Simuladores de Rede." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2019.7773.

Full text
Abstract:
Simulação é a abordagem mais adotada para avaliar redesveiculares, pois permite avaliar novos protocolos e infraesturutras de forma completa, ou seja, avaliar as novas ferramentas em todos os cenários possíveis. Para que essas simulações possam obter um resultado confiável é necessário que o ambiente de simulação utilizado se aproxime de um ambiente real. Portanto, os parâmetros de rede bem como o modelo de mobilidade tem que representar a topologia de rede real com alta fidelidade, ou seja, além dos parâmetros de rede terem que coincidir com os parâmetros e comportamentos dos equipamentos reais, o modelo de mobilidade também tem que representar a mobilidade do mundo real. Com isso em mente, foi proposto uma ferramenta que coleta o percurso dos veículos em tempo real de uma cidade na qual permitirá ao pesquisador utilizar esses dados em seu ambiente de simulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Allan M. de, Leonardo C. Botega, Islene Calciolari Garcia, and Leandro A. Villas. "Por Aqui é Mais Seguro: Melhorando a Mobilidade e a Segurança nas Vias Urbanas." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2475.

Full text
Abstract:
Recentemente, muitas cidades estão enfrentando problemas de mobilidade e segurança, comumente relacionados aos congestionamentos e aos índices elevados de incidentes criminais. Muitos sistemas de transporte inteligentes (ITSs) foram desenvolvidos para tratar o problema de mobilidade urbana, ao mesmo tempo, alguns sistemas baseados em segurança foram criados para direcionar veículos e pedestres por rotas mais seguras. Entretanto, a maioria desses sistemas consideram apenas um problema. Portanto, um ITS pode direcionar veículos por ruas perigosas, a fim de evitar congestionamentos, enquanto sistemas baseados em segurança podem guiar veículos para vias congestionadas visando melhorar a segurança dos motoristas e passageiros. Com isso em mente, nesse trabalho propomos #PAS (Por Aqui é mais Seguro), um ITS híbrido que possui conhecimento sobre as condições de tráfego e também sobre os níveis de insegurança nas vias para melhorar a mobilidade urbana e também a segurança dos motoristas e passageiros. Os resultados em um cenário realista mostraram que o #PAS supera as soluções do estado-da-arte para tratar os problemas de mobilidade e segurança nas vias urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ferreira, Gabriel de Carvalho, Priscila Solis Barreto, and Eduardo Alchieri. "Ajuste Dinâmico do Tráfego de Gerenciamento em Redes 802.11 Infraestruturadas com Baixa Mobilidade." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2018.2492.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos as redes sem fio vêm sendo utilizadas de forma mais ampla e seu monitoramento revela que ainda existem deficiências chaves na implementação do protocolo 802.11 que podem ser alteradas para melhorar a eficiência e o desempenho de ponta a ponta. Nessas redes, em que o meio é compartilhado, o tráfego de gerenciamento é um elemento essencial que entre outras funções permite manter a conectividade e promover qualidade do serviço. Entretanto, no caso em que as redes apresentam baixa mobilidade, as frequentes transmissões de quadros do tipo beacon pelos pontos de acesso causam uma sobrecarga nos canais que pode ser caracterizada como tráfego desnecessário, que aumenta linearmente a cada ponto de acesso adicional. Neste trabalho é apresentada uma proposta de alteração no protocolo 802.11 para dar suporte ao ajuste dinâmico do intervalo entre transmissões de quadros do tipo beacon, com o objetivo de aumentar a eficiência da rede. A proposta se baseia na observação de certos padrões de movimentação geográfica das estações que compartilhem o mesmo canal, sendo estes padrões incomuns em redes de baixa mobilidade e que podem indicar que estações se associarão ou dissociarão de um ponto de acesso em um futuro próximo. Os resultados de simulações mostram que o ajuste dinâmico pode ser eficaz e aumentar a vazão da rede em ambientes com estações de baixa mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Thomé, Marco, André Prestes, Roberta Gomes, and Vinícius Mota. "Um Arcabouço para Detecção e Alerta de Anomalias de Mobilidade Urbana em Tempo Real." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2020.12325.

Full text
Abstract:
Os dados coletados por sensores, câmeras, redes sociais e aplicativos podem contribuir para detecção automática de eventos atípicos no trânsito. A natureza heterogênea das fontes de dados traz como vantagem a redundância de informação, aumentando o grau de confiabilidade de eventos detectados. Este trabalho propõe um arcabouço de detecção de eventos anômalos e alertas em tempo real, com uma interface que suporta fontes de dados heterogêneos. Para isto, ao receber os eventos de uma via, o arcabouço os agrupa como séries temporais diárias. É aplicada clusterização nestas séries temporais para criar um histórico padrão, que permite detectar anomalias e emitir alertas em tempo real. Para validar o arcabouço, foram implementadas interfaces para dados disponibilizados pela prefeitura de Vitória-ES, provenientes da plataforma Waze, e Twitter, e um conjunto de algoritmos de clusterização e de detecção de anomalias. Utilizando dados reais da cidade, os resultados mostraram que o arcabouço proposto é escalável e os alertas podem auxiliar os gestores nas tomadas de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography