Academic literature on the topic 'Gestão ágil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão ágil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão ágil"

1

Aramuni, João Paulo Carneiro, and Luiz Cláudio Gomes Maia. "ANÁLISE DA ADOÇÃO DO LEAN MANUFACTURING NA GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Estudo de Caso em uma Multinacional desse Segmento." Gestão & Tecnologia de Projetos 13, no. 1 (February 1, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i1.105650.

Full text
Abstract:
Este artigo, parte de uma dissertação de mestrado, apresenta um estudo sobre gestão ágil de projetos por meio do modelo Lean Manufacturing da Toyota. A resistência conservadora que visa à utilização de modelos tradicionais de gestão cria uma barreira psicológica que impede a proliferação da filosofia ágil e a mudança cultural dentro da organização. Nos últimos anos, os modelos ágeis ganharam espaço e encontraram um habitat natural de crescimento no mercado de TI. Em especial, destaca-se a metodologia de gestão ágil do Lean Manufacturing que há mais de quinze anos está transformando a maneira como empresas trabalham pelo mundo, tornando-as mais competitivas, flexíveis e estruturadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Luís Fernando Magnanini de, Edivandro Carlos Conforto, Sérgio Luis da Silva, and Daniel Capaldo Amaral. "Avaliação do desempenho em agilidade na gestão de projetos." Production 26, no. 4 (November 10, 2015): 757–70. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.116213.

Full text
Abstract:
Resumo Os estudos sobre gerenciamento ágil ainda não foram capazes de evidenciar a relação direta entre práticas ágeis e desempenho do projeto. A hipótese é que a combinação adequada de práticas e fatores críticos organizacionais podem levar a uma maior agilidade na gestão e, consequentemente, melhor desempenho no projeto. Este artigo apresenta uma avaliação empírica inicial dessa hipótese. Avalia-se desempenho em agilidade em duas equipes de uma mesma organização, e que, a priori, são usuárias de abordagens distintas de gestão de projetos: tradicional e ágil. Os resultados indicam que práticas como planejamento iterativo, uso de artefatos visuais para gestão e envolvimento ativo do cliente estão positivamente relacionadas com o melhor desempenho em agilidade. Há evidências de que fatores críticos de agilidade, como disponibilidade do cliente e colocalização da equipe, podem contribuir para maior agilidade e para maximizar os resultados do uso de práticas do gerenciamento ágil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Albino, Raphael Donaire, Cesar Alexandre De Souza, and Edmir Parada Vasques Prado. "Benefícios Alcançados por Meio de um Modelo de Gestão Ágil de Projetos em uma Empresa de Jogos Eletrônicos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (April 1, 2014): 15–27. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.197.

Full text
Abstract:
Este estudo tem o propósito de apresentar o alinhamento existente entre as práticas ágeis de gestão de projetos e o desenvolvimento de jogos, a partir de um estudo de caso em uma empresa do segmento. Para responder a problemática abordada, este trabalho descreveu o ciclo de vida de construção dos jogos produzidos pelo objeto estudado. Pôde ser observado através do caso, que a conquista da agilidade vem do comprometimento da equipe, da gerência, do cliente e dos patrocinadores com o sucesso do projeto. Não existe uma solução de gestão ágil que possa ser prescrita, no entanto, o resultado da pesquisa indicou a existência de um alinhamento entre a construção de jogos e o modelo ágil de gestão.O referencial teórico utilizado fornece uma perspectiva para nortear o gerenciamento de projetos de forma ágil e a maior contribuição do trabalho foi ter mesclado as temáticas de desenvolvimento de jogos e a abordagem de construção ágil de projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho Dantas, Jefferson. "CONTRIBUIÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DO SCRUM COMO METODOLOGIA ÁGIL PARA A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 12, 2021): e27541. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.541.

Full text
Abstract:
Trabalho apresentado sobre a utilização do método ágil como forma de otimizar a gestão de projetos e processos. Entre as tarefas o estudo apresentado foi à utilização do SCRUM, com o seu guia, consultando o Guia Ágil e o PMBOK do Project Management Institute (PMI). Difundir os conceitos de Gestão Ágil e trazer o entendimento do que é Product Back Log, Sprint Back Log, Product Owner, Scrum Master e um Time Scrum dentro de um projeto com base no Guia SCRUM, com mais artigos e livros do tema. Com uma experiência em empresas públicas e privadas o autor apresenta o método para efetivar o planejamento das organizações e o entendimento de como é importante à agilidade no gerenciamento de projetos e processos. Assim, observa-se que muitas organizações não possuem um método de trabalho. Até existe um Planejamento Estratégico, Missão, Visão, Princípios e Valores. Só que falta um método ágil para melhorar a produtividade na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Marcelo Luiz do Amaral, Ricardo Antônio Câmara Da Silva, Eduardo André Cândido Silva, and Renato Penha. "Processo de transformação ágil em uma empresa brasileira de Telecom." Revista de Gestão e Projetos 12, no. 1 (March 11, 2021): 70–94. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v12i1.17801.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é identificar os processos de gerenciamento aplicados nos projetos, os obstáculos e os facilitadores da adoção dos métodos ágeis no contexto de transformação digital em uma empresa brasileira de Telecom. A empresa decidiu mudar seu modelo de gerenciamento de projetos para se adequar às necessidades de mercado, adotando um framework de gerenciamento e ferramentas ágeis. A unidade analisada foi o departamento de infraestrutura de TI. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas e observação participante. Os resultados evidenciaram o estágio de transição entre o modelo tradicional e o modelo ágil, caracterizando-se como uma gestão híbrida de projetos. Os processos da fase de execução, com entregas particionadas, adequam-se às práticas e métricas ágeis. Nas demais fases ainda se aplica o modelo tradicional, vinculado a processos obrigatórios e a exigências de documentação. Foram identificados fatores facilitadores e barreiras ao processo de transformação ágil. Verificou-se que o framework híbrido de gestão de projetos adotado é aderente ao Modelo-V, descrito na literatura. Embora limitado a uma área específica de uma empresa. O estudo contribui com o conhecimento sobre a convivência de abordagens gerenciais na transformação ágil e como fonte de lições aprendidas para outras empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins Alvarez Fernandes, Pedro Jose, and Roque Rabechini Jr. "O gerenciamento de riscos em projetos gerenciados por abordagens ágeis: uma revisão sistemática da literatura." Revista de Gestão e Projetos 12, no. 1 (March 11, 2021): 172–94. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v12i1.17817.

Full text
Abstract:
Ainda que a gestão de riscos influencie os resultados dos projetos, sabe-se que há casos de fracasso cuja principal causa é a incorreta utilização das práticas dessa área de conhecimento. Sabe-se também que a abordagem ágil de gerenciamento de projetos e sua influência nos resultados dos projetos tem sido amplamente pesquisada, despertando interesse dos mais diversos no âmbito dos projetos. No entanto, a relação entre essas áreas é um fenômeno que não está consolidado na literatura especializada em gestão de projetos. O objetivo deste estudo foi verificar a evolução da relação entre a gestão de riscos e abordagem ágil. Espera-se, com isso, conhecer os principais riscos e as características dos modelos de gerenciamento de riscos em projetos gerenciados por abordagens ágeis. Este artigo apresenta uma análise exploratória realizada com base em um estudo bibliométrico seguido de uma revisão sistemática da literatura. Assim, verificou-se que a maioria dos 1023 artigos avaliados quantitativamente por meio da análise bibliométrica, está em sua fase inicial, pois foi somente publicada em conferências e congressos e, os 16 artigos avaliados qualitativamente na revisão sistemática de literatura tinham como principal objetivo, propor um modelo para o gerenciamento de riscos em projetos gerenciados por abordagens ágeis. Por fim, muitos riscos identificados na revisão sistemática estão associados ao fator pessoas, este que é um dos valores centrais da abordagem ágil, contrapondo os benefícios e as vantagens reconhecidos na literatura para esta abordagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Michels, Everton, and Marcelo Gitirana Gomes Ferreira. "Gerenciamento Ágil no Processo de Desenvolvimento de Produtos Inovadores: Uma Análise Bibliográfica Sistemática." Revista de Gestão e Projetos 4, no. 1 (March 1, 2013): 52–76. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v4i1.119.

Full text
Abstract:
Verifica-se nos últimos anos que o mercado no segmento de bens de produção está cada vez mais ávido por produtos mais e mais inovadores, com o time-to-market cada vez menor, menor custo, maior flexibilidade e adaptabilidade, entre outros. Diante disso esse estudo objetiva analisar onde os métodos ágeis já consagrados, estão sendo aplicados no Processo de Desenvolvimento de Produtos(PDP), bem como se existem possíveis lacunas nessa aplicação, junto ao PDP. Para tal desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória, descritiva e bibliográfica, da qual se puderam encontrar o emprego da Gestão Ágil de Projetos(Agile Project Management-APM) em produtos inovadores específicos, bem como em novos modelos propostos de gestão para o PDP, porém, da mesma forma foram encontradas também algumas lacunas passíveis de abordagem para trabalhos futuros sobre o tema.DOI:10.5585/gep.v4i1.119
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins Alvarez Fernandes, Pedro Jose, and Roque Rabechini Jr. "Um estudo dos fatores críticos de sucesso em projetos de TI gerenciados por abordagens ágeis em uma instituição financeira." Revista Gestão & Tecnologia 20, no. 4 (November 24, 2020): 268–83. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i4.1939.

Full text
Abstract:
Considerando a inconstância da taxa de sucesso dos projetos, sabe-se que as técnicas e ferramentas pertencentes às abordagens de gerenciamento de projetos, exercem influência no resultado destes, assim como a existência de casos de fracasso cuja principal causa é a incorreta utilização das práticas dessa área de conhecimento. Com o intuito de aumentar ou estabilizar a taxa de sucesso dos projetos, muitas empresas estão adotando a abordagem ágil, como alternativa à abordagem tradicional. No entanto, a relação entre a abordagem ágil e o sucesso de projetos é um fenômeno que não está consolidado na literatura especializada em gestão de projetos. Visando entender esse fenômeno, o objetivo deste estudo foi avaliar os fatores críticos de sucesso dos projetos de tecnologia gerenciados por abordagem ágil em uma grande instituição financeira, analisando se os fatores identificados na literatura seriam suficientes para garantir o sucesso de tais projetos, assim como classificar os fatores críticos identificados em ordem de importância. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com abordagem exploratória. Como resultado, foi possível verificar que os fatores identificados na revisão teórica são relevantes para o sucesso de projetos gerenciados por abordagem ágil, porém há a necessidade de agregar o controle das variáveis custo e escopo aos fatores identificados previamente. Ademais, identificou-se que os fatores envolvimento do cliente e estratégia de entrega, classificados na literatura como dois dos principais benefícios da abordagem ágil, foram classificados neste estudo como os fatores menos relevantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sakai, Eduardo, and Ivan L. M. Ricarte. "Gestão do Conhecimento em Empresas de Desenvolvimento Ágil de Software: Conceitos e Práticas Essenciais." Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics 1, no. 1 (October 6, 2015): 13. http://dx.doi.org/10.26729/jadi.v1i1.1039.

Full text
Abstract:
This paper presents the state of the art of knowledge management in software development, organized around key concepts and practices grouped in epistemological and ontological dimensions, development approach, space, and culture. This classification results from the thematic analysis of 35 research papers available on this topic, selected from an initial set of 1620 papers, through bibliographic research that followed the principles of systematic reviews. As an original contribution, this paper presents a classification of agile software development techniques and some potential enabling factors according to the epistemology, ontology, and the SECI (Socialization, Externalization, Combination and Internalization) model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vicente, Andreza Mislena, Gislaine Camila De Freitas, and Jean Carlos Lourenço Costa. "GERENCIAMENTO E ANÁLISE DE DADOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS APLICANDO AS FERRAMENTAS CIS-ERP E POWER BI." CIMATech 1, no. 6 (December 13, 2019): 326–37. http://dx.doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.247.326-337.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos, muitas organizações iniciaram suas atividades, a fim de atenderem seus clientes no menor tempo possível. Dessa forma, a competividade no mercado aumenta constantemente, fazendo com que os gestores adquiram softwares de gestão empresarial que ajudem no desenvolvimento de sua organização. Neste artigo, será apresentado os sistemas CIS-ERP e Power BI na Paróquia Espírito Santo em São José dos Campos (SP) e tem como finalidade abordar os principais problemas enfrentados pela instituição principalmente na área de gestão da cadeia de suprimentos. A utilização dos sistemas CIS-ERP e Power BI chegam para otimizar e proporcionar dados mais precisos na gestão de estoques, possibilitando atender a demanda de forma ágil, eficiente e precisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão ágil"

1

Silva, Cristiane Carneiro da. "Gestão ágil de redes de inovação auto-organizadas." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-27072016-084413/.

Full text
Abstract:
A busca por vantagem competitiva é a realidade das empresas na atual economia global. A formação de redes de inovação representa uma forma colaborativa de desenvolver inovações e adquirir vantagem competitiva para atingir novos mercados. Nesses ambientes a gestão constitui-se em um desafio e diversas abordagens podem ser aplicadas na busca pelo sucesso. Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e sistematizar como a abordagem de gestão ágil, fundamentada na flexibilidade e adaptabilidade, pode ser aplicada nesses ambientes. A metodologia de pesquisa compreende um estudo bibliográfico para embasamento teórico da temática proposta e uma pesquisa-ação para coletar dados em campo. A análise e discussão do cruzamento entre as evidências teóricas e os dados práticos visa propor uma modelagem de empresas para apoiar a aplicação da gestão ágil em ambientes de redes de inovação auto-organizadas. A modelagem desenvolvida foi guiada pela metodologia Enterprise Knowledge Development-Change Management Method (EKD-CMM) conforme a For Enterprise Modeling (4EM). O resultado da pesquisa identifica os benefícios e limitações observados na aplicação prática da mesma e contribui para ampliar a compreensão dos elementos envolvidos no processo de gestão de redes de inovação auto-organizadas, utilizando a abordagem ágil.
The race for competitive advantage is the business reality in today\'s global economy. Innovation networks formation is a collaborative way to develop innovations and acquire competitive advantage to reach new markets. Management is a challenge in these environments and different approaches can be applied in the pursuit of success. This research aims to identify and systematize how agile management approach, based on flexibility and adaptability, can be applied in these environments. The research methodology comprises a bibliographical study to present the theoretical background in the field of interest and one action research to data collection. The analysis and discussion of the intersection between theoretical background and field practical data aims to propose an enterprise modeling to support the application of agile management in self-organized innovation network environments. The modeling development was guided by the Enterprise Knowledge Development-Change Management Method (EKD-CMM) based on For Enterprise Modeling (4EM) methodology. The research result identifies the benefits and limitations observed in its pratical implementation and contributes to expand the understanding of the elements involved in the management process of self-organizing innovation networks using agile management approach.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Maria, da Silva Stelita. "Implantando processos de gerenciamento ágil." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2342.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo3127_1.pdf: 3697745 bytes, checksum: e20686c21983073446251cefa2c68e3a (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Tem-se verificado uma grande mobilização na indústria de microeletrônica na busca por produtividade e qualidade. Esta busca passa pela definição de processos de desenvolvimento de ip-cores (Intelectual Property) chegando a frameworks para simulação de plataformas em alto nível. Comparando o desenvolvimento de hardware ao de software, em alguns casos, pode-se dizer que se trata de um projeto de software, escrito em linguagem de descrição de hardware. Assim, compreende-se que os projetos de desenvolvimento de hardware, ao mesmo tempo em que se tornam complexos, assemelham-se aos projetos de software podendo assimilar técnicas da engenharia de software para seu desenvolvimento. No entanto, além da linguagem, outro fator divergente entre o desenvolvimento de hardware e o de software é o grau de especialização de sua equipe. Deste modo, em sua maioria, os desenvolvedores de hardware possuem conhecimento proeminente em engenharia elétrica, e se vêem programando em linguagens de baixo nível, mas sem treinamento em engenharia de software. O perfil deste profissional apresenta, ainda, uma aversão à adoção de processos opressivos e burocráticos, como os tradicionais, o que revela a necessidade de um processo simples para o desenvolvimento de sistemas digitais. Neste contexto, percebe-se a aplicabilidade dos chamados processos ágeis ou leves ao desenvolvimento de hardware. Principalmente, aqueles que não interfiram nas práticas técnicas, uma vez que os projetos de sistemas embarcados possuem várias características que os distingue dos projetos de software. Assim, este trabalho propõe PIPA, um conjunto de práticas para a implantação de processos de gerência ágil que se adéqüe a organizações além das que desenvolvem projetos de software, baseado nas experiências de implantação destes processos naquele tipo de organização, e nas características do gerenciamento ágil. Esse conjunto de atividades tem como objetivo minimizar os problemas observados quando da implantação de práticas ágeis nas organizações e equipes de projeto, permitindo que um maior número de grupos possa adotar o gerenciamento ágil sem receio. Um estudo de caso foi aplicado no Centro de Informática, com o grupo de pesquisa em sistemas de alto desempenho, HPCIn, cujos resultados também são apresentados neste trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Christiano Lima. "Dmitry: uma arquitetura para gestão ágil de projetos no moodle." Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2014. http://ri.ufs.br:8080/xmlui/handle/123456789/3340.

Full text
Abstract:
In recent decades, geographic barriers no longer exist, communication has become faster and affordable and technological tools expanded the power of human information processing, leading to profound economic, social and cultural transformations. Thus, Information and Communication Technologies received critical role in a society that communicates, negotiates and learns "in network", however educational approaches adopted in schools and universities are still lagged. New constructivist teaching techniques such as Project-Based Learning and computational tools like Virtual Learning Environments are researched and experimented, suggesting educational project management through cyberspace as a possible educational approach that promotes the construction of knowledge by the learners themselves collaboratively and overcoming geographical constraints. This dissertation analyzes the Virtual Learning Environment Moodle to support the technique of Project-Based Learning and presents a software architecture for the educational project management like an environment that enables learning of more autonomous and collaborative way.
Nas últimas décadas, barreiras geográficas deixaram de existir, a comunicação tornou-se mais veloz e acessível e ferramentas tecnológicas ampliaram o poder de processamento humano das informações, levando a profundas transformações econômicas, sociais e culturais. Assim, Tecnologias da Informação e Comunicação receberam papel fundamental em uma sociedade que se comunica, negocia e aprende "em rede", entretanto abordagens educacionais adotadas nas instituições de ensino ainda se encontram defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são pesquisadas e experimentadas, apontando a gestão de projetos educativos por meio do ciberespaço como uma possível abordagem educacional capaz de promover a construção do conhecimento pelos próprios aprendizes de forma colaborativa e superando restrições geográficas. Esta dissertação analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos e apresenta uma arquitetura de software para a gestão de projetos educativos como um ambiente que permita a aprendizagem de forma mais autônoma e colaborativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Voltolini, Elton. "Convêrgencia entre cadeia de suprimentos ágil e gestão colaborativa da demanda." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93747.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T03:02:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 280132.pdf: 1250239 bytes, checksum: d6df41f9cc526917f4220b74301a1dec (MD5)
A dinâmica de mercados mais instáveis e imprevisíveis, com ciclos de vida dos produtos sendo reduzidos a cada lançamento, clientes com expectativas de níveis de serviço mais customizadas, nos quais as oportunidades de negócio são fragmentadas e estão presentes ao redor do globo, para os quais a velocidade de resposta torna-se critério ganhador de pedido, impõe a necessidade de amplas e profundas mudanças nas cadeias de suprimentos. Neste cenário, a estratégia da agilidade para as cadeias de suprimentos é capaz de promover as melhores condições para promover e prover respostas adequadas e com ganhos financeiros e competitivos superiores. No entanto, para atuar neste grau de incertezas e diversidade, a compreensão e atuação com a demanda do mercado; permite agregar ferramentas, práticas e conceitos com efeito sinérgico. Esta tese propõe uma abordagem que relaciona Cadeias de Suprimentos Ágil com a Gestão Colaborativa da Demanda; através de atributos que caracterizam estes dois grupos conceituais, e entre as quais são estabelecidas convergências diretas e indiretas. A hipótese é legitimada através de pesquisa qualitativa envolvendo especialistas com atuação destacada em empresas do varejo, indústria, software houses e consultorias. Adicionalmente, identifica-se que as convergências entre os atributos impactam positivamente nas variáveis de desempenho avaliadas no contexto das cadeias de suprimentos, gerando maiores influências sobre as variáveis Tempo de Atendimento, Disponibilidade de Produtos, Confiabilidade no Atendimento e Satisfação do Consumidor.
The dynamics of the markets most unstable and unpredictable, with life cycles products being reduced at each launch, customers with expectations service levels more customized, in which opportunities business are fragmented and are present around the globe, for which the response speed becomes a criterion-winning application, imposes a need for broad and deep changes in supply chains. In this scenario, the strategy of agility in supply chains is able to promote the best conditions to promote and provide answers appropriate and competitive financial returns and higher. However, to act in this degree of uncertainty and diversity, understanding and acting with the market demand; allows aggregate tools, practices and concepts with synergistic effect. This thesis proposes an approach that relates Agile Supply Chain with Collaborative Management of Demand, by attributes that characterize these two conceptual groups, and between which are laid convergences direct and indirect. The assumption is legitimized through qualitative research involving specialists with outstanding performance in retail companies, industry, software houses and consultancies. Additionally, it identifies the similarities between the attributes impacting positively on performance variables evaluated in the context supply chains, generating major influences on the variables Time Customer Service, Product Availability, Reliability Service and Customer Satisfaction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Ana Filipa Martins de. "Gestão ágil de projectos multimédia: o caso do projecto Sapo Campus." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3708.

Full text
Abstract:
Mestrado em Comunicação Multimédia
Perante a mudança revolucionária nos estilos de desenvolvimento de novos produtos e a crescente substituição das metodologias tradicionais por metodologias ágeis, surge com a presente investigação um espaço e tempo para compreender a adequação da gestão ágil de projectos ao cenário do desenvolvimento de produtos multimédia. Esta investigação foi sustentada por um estudo de caso focado num cenário académico, o Laboratório SAPO/UA, mais concretamente no projecto SAPO Campus. A dinâmica de funcionamento deste cenário, presentemente debilitada quanto a processos e práticas de gestão, foi analisada com vista à posterior elaboração de um modelo ágil de gestão de projectos. O modelo concebido foi implementado num grupo restrito de membros da equipa de projecto e posteriormente validado. Como resultado, espera-se uma melhoria efectiva do funcionamento do projecto, bem como uma reunião de argumentos que fortifiquem uma perspectiva clara acerca da adaptação da gestão ágil de projectos ao cenário da produção multimédia.
Given the revolutionary change in the styles of new product development and the increasing replacement of traditional methodologies for agile methodologies, this research comes up with a space and time to understand the suitability of agile project management to the scenario of the development of multimedia products. This investigation was supported by a case study focused on an academic scenario, the Laboratory SAPO/UA, specifically in the SAPO Campus project. The working dynamics of this context, currently depleted in management processes and practices, was analyzed to further develop of an agile project management model. The designed model was implemented in a small group of members of project team and subsequently validated. As a result, we expect a real improvement of the project as well as a gathering of arguments that strengthen a clear perspective on the adaptation of agile project management to the context of multimedia production.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marçal, Ana Sofia Cysneiros. "SCRUMMI : um processo de gestão ágil baseado no SCRUM e aderente ao CMMI." Universidade de Fortaleza, 2009. http://dspace.unifor.br/handle/tede/81820.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:15:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-07-10
Nowadays, organizations have employed substantial efforts in processes improvement based on quality models, such as CMMI. Additionally, these organizations have shown a growing interest in the adoption of agile methods, focusing on increasing their productivity. Based on the assumption that it is possible to combine agility with discipline, this research initially embraced the challenge of analyzing the adherence of Scrum to CMMI practices, specifically with Project Management processes. This work contemplated a quantitative research to investigate the real interest of the Brazilian organizations in adopting agile practices and CMMI in the management of their projects. The research results were used as basis to the definition of an agile management process, called Scrummi, built from an extension of the Scrum to be compliant with the CMMI project management process areas. Scrummi is a simple but complete management process, which can be extended and tailored to support a variety of projects, being relevant to organizations that aim to adopt an agile project management methodology compatible with CMMI practices. The process documented in this research was used in a real software development project in a Brazilian R&D company which is compliant to CMMI maturity level 3, showing that agility and discipline can be applied together. Through Scrummi, innovative practices were introduced in the organizational context. The case study project became a reference inside the company, representing a new style of management. Main improvements achieved were related to increase in productivity, directly influenced by high commitment and development of project team. Keywords: Agile Project Management, SCRUM, CMMI, Agile Software Development
Atualmente vive-se um cenário onde organizações de software têm empregado esforços substanciais na melhoria dos seus processos com base em modelos de qualidade, tais como o CMMI. Adicionalmente, estas organizações têm demonstrado um interesse crescente na adoção de métodos ágeis, com foco em aumentar sua produtividade. Acreditando-se na hipótese de que é possível combinar agilidade com disciplina, este trabalho abraçou inicialmente o desafio de analisar a aderência do Scrum em relação ao CMMI, especificamente no que diz respeito aos processos de gerenciamento de projetos. Em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa para se investigar o real interesse de organizações brasileiras em adotar práticas de métodos ágeis e CMMI na gestão de seus projetos. Os resultados obtidos com as investigações realizadas embasaram a definição do processo de gestão ágil, chamado Scrummi, construído a partir de extensões do Scrum para ficar aderente às áreas de processo de gerenciamento de projeto do CMMI. O Scrummi é um processo de gestão simples e completo, o qual pode ser estendido e adaptado para atender a uma grande variedade de projetos, sendo relevante para organizações que têm o propósito de adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos ágil e que seja ao mesmo tempo compatível com práticas do CMMI. O processo definido neste trabalho foi aplicado em um projeto real de desenvolvimento de software em uma empresa brasileira de pesquisa e desenvolvimento aderente ao nível 3 de maturidade do CMMI mostrando assim que agilidade e disciplina podem andar juntas. Através do Scrummi foram introduzidas práticas inovadoras no contexto organizacional, tornando o projeto do estudo de caso uma referência na empresa com relação ao novo estilo de gerenciamento. As melhorias envolveram aumento de produtividade obtida através do desenvolvimento e comprometimento do time do projeto. Palavras-chave: Gerenciamento Ágil de Projetos, SCRUM, CMMI, Métodos Ágeis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pinto, Luara Montiel. "Gestão ágil de projetos : uma perspectiva dos intervenientes em projetos quanto à aplicabilidade da abordagem ágil a projetos não relacionados ao desenvolvimento de software." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/16649.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Projetos
A gestão de projetos está crescendo cada vez mais dentro das organizações e para que as empresas possam obter resultados satisfatórios em seus projetos, se faz necessária uma constante busca pela inovação e atualização. As metodologias ágeis surgiram como uma alternativa aos métodos tradicionais para gestão de projetos de desenvolvimento de produtos de software, com princípios e valores que buscam mais agilidade, maior qualidade no desenvolvimento dos produtos e menos burocracia. O intuito desta pesquisa é traçar linhas gerais sobre o tema com vistas a possibilitar futuras investigações, assim como contribuir com os profissionais da área de gestão de projetos, com o objetivo de analisar a possível aplicabilidade da abordagem ágil a projetos não relacionados ao desenvolvimento de software. A pesquisa realizada neste estudo foi do tipo exploratória, com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, e contou com a participação de intervenientes em projetos, através de suas perceções e experiências com a abordagem ágil. Em seguida, foram realizadas análises acerca dos resultados levantados e finalmente respondidas às questões de investigação. Dos resultados levantados, destaca-se que a abordagem ágil está sendo aplicada a diferentes tipos de projetos, também fora da área da Tecnologia, e as práticas ágeis estão sendo utilizadas e adaptadas conforme a necessidade do cliente e do projeto. Além destas, outras conclusões obtidas neste estudo poderão ser úteis para futuras investigações e criação de hipóteses.
Project management is growing more and more within organizations and for companies to achieve satisfactory results in their projects, a constant search for innovation and updating is necessary. Agile methodologies have emerged as an alternative to traditional methods for project management related to software product development, with principles and values that seek more agility, higher product development quality and less bureaucracy. The aim of this research is to outline the subject in order to make possible future researches, as well as to contribute with project managers, with the objective of analyzing the possible applicability of the agile approach to projects not related to software development. The research carried out in this study was exploratory, with a quantitative and qualitative methodological approach, and involved project participants, through their perceptions and experiences with the agile approach. Then, analyzes were carried out on the results obtained and finally answered to the research questions. From the results obtained, it is worth noting that the agile approach is being applied to different types of projects, also outside the area of Technology, and that the agile practices are being used and adapted according to the needs of the client and the project. Besides these, other conclusions obtained in this study may be useful for future investigations and hypothesis creation.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Erton Wagner Vieira da. "Do desejo ao artefato: avaliando a gestão de valores no desenvolvimento ágil de software." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10757.

Full text
Abstract:
Submitted by Pedro Henrique Rodrigues (pedro.henriquer@ufpe.br) on 2015-03-05T16:35:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Diss_ErtonVieira_CIn_ver15.pdf: 2382882 bytes, checksum: d1e777ff7ba604062683924e611071fa (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T16:35:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Diss_ErtonVieira_CIn_ver15.pdf: 2382882 bytes, checksum: d1e777ff7ba604062683924e611071fa (MD5) Previous issue date: 2012-02
Com a estabilidade da economia brasileira, ela se tornou propícia a uma forma de empreendedorismo denominada de startup. Pequenos empreendimentos com um grupo de pessoas com uma ideia, à procura de um modelo de negócio que possa ser replicado e que trabalham em condições de incerteza se vão ou não gerar lucros, esse é a realidade de muitos startups. Para que essas incertezas diminuam o usuário do produto ou serviço de um startup deve ser analisado e estudado. Este Estudo de Caso acompanha o REDU, startup pernambucano, em sua jornada de conhecer a si mesmo como empresa, o seu produto, a rede social REDU, e conhecer os seus usuários. A pesquisa focou-se nos valores que a empresa definiu para o seu produto e como esses valores estão impactando na experiência do usuário ao utilizar o sistema. Levando em consideração que a equipe utilizou metodologia ágil de desenvolvimento de software, o que poderia dificultar o projeto de design da experiência. Através de entrevistas, questionários e observações dados foram coletados para avaliar se o projeto da experiência nesse ambiente ágil de desenvolvimento e a própria experiência do usuário é eficiente, eficaz e satisfatória. Para isso foram utilizados definições do que é experiência e como definir a qualidade de uma experiência com o usuário. A discussão dos resultados apontam características de desenvolvimento e experiência que podem ser replicadas por qualquer startup que esteja nas mesmas condições que o REDU. Adaptações essas que podem ser na metodologia de desenvolvimento ou em um maior cuidado na integração entre os valores da empresa e o experiência do usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Conforto, Edivandro Carlos. "Gerenciamento ágil de projetos: proposta e avaliação de método para gestão de escopo e tempo." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-28072009-090239/.

Full text
Abstract:
A demanda crescente por produtos inovadores desafia as práticas e métodos consagrados de gerenciamento de projetos. Uma das respostas foi o surgimento da abordagem do gerenciamento ágil de projetos (GAP). Essa abordagem, inicialmente aplicada na área de software, está embasada em um conjunto de princípios que buscam simplificar o processo de gestão, tornando-o mais flexível e auto-gerido. Seu enfoque está no aprendizado contínuo por meio de iterações constantes e entregas em tempo reduzido, possibilitando assim, agregar valor em ambientes dinâmicos de negócio. No entanto, existe uma lacuna nessa teoria quanto à aplicação desses princípios no desenvolvimento de novos produtos, principalmente os que envolvem hardware. O tema do trabalho é investigar a aplicação prática desses princípios no desenvolvimento de novos produtos. Para tal, foi adotada a seguinte estratégia: desenvolver, implantar e avaliar um método para planejamento e controle de escopo e tempo utilizando como base um conjunto de princípios do gerenciamento ágil de projetos. O método desenvolvido foi intitulado IVPM2 (Iterative and Visual Project Management Method) e sua criação deu-se por meio do extensivo estudo da literatura sobre GAP combinado com uma pesquisa-ação pura realizada em duas empresas de base tecnológica da região de São Carlos, nomeadas Empresa A e Empresa B. O desenvolvimento e implantação do método ocorreu simultaneamente e contou com a participação dos profissionais dessas empresas, considerando dois cenários distintos. Na empresa A, o IVPM2 foi implantado em um único projeto piloto, de longa duração e com maior complexidade e grau de inovação. Na empresa B o método foi testado em um ambiente multiprojetos (7 projetos) com menor duração e complexidade. Para avaliação do IVPM2 foi utilizada estatística descritiva a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos, coletados a partir da aplicação de questionários, entrevistas e análise de documentos. O objetivo foi responder ao problema central de pesquisa e as duas perguntas específicas que guiaram este estudo. O problema central dessa pesquisa foi descrito como: É possível aplicar os princípios do GAP para o planejamento e controle de projetos de produtos inovadores? E, consequentemente as questões específicas consideradas nesse estudo: Q1) O IVPM2 adere aos princípios da abordagem de gerenciamento ágil de projetos? Q2) O IVPM2 trouxe benefícios para a gestão de projetos das empresas? Os resultados apontaram evidências da presença de alguns princípios do GAP no IVPM2, classificando-o como um método ágil. Além disso, o IVPM2 foi capaz de proporcionar vários benefícios para a gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos em ambas as empresas estudadas. Contribuiu também, para a melhoria de outros aspectos da gestão de projetos não tratados diretamente nesse estudo. As evidências coletadas durante a pesquisa, portanto, indicaram diversos benefícios a partir da combinação de princípios do GAP com técnicas tradicionais de gestão de projetos e um software. São indícios de que é possível aplicar os princípios dessa teoria do GAP no planejamento e controle de projetos de desenvolvimento de produtos inovadores inseridos em ambientes dinâmicos de negócio. Por fim, o estudo aponta a necessidade de aprimorar as análises conduzidas e o próprio IVPM2 para aplicação e validação em outras empresas e ambientes de projeto.
The high demand for innovative products has been treated as a challenge for the adoption of traditional project management (PM) practices and methods, specially those ones developed in turbulent and complex business environments. Recently, an alternative approach to deal with these challenges emerged. This approach, entitled Agile Project Management (APM), firstly applied in the software development area, is based on a set of principles which has the purpose to keep the management process as simple as possible, becoming more flexible and self-manageable. By focusing on continuous learning using constant iterations and rapid value deliverable driven, APM aims to improve the results for clients in face of turbulent business environment. However, there is lack on the literature regarding APM principles application in new product development (NPD) projects. The aim of this research is to investigate this issue and the practical application of those principles to NPD projects, developed under turbulent and innovative business environments. To achieve this goal the following strategy was adopted: develop, implement and evaluate a method for planning and controlling scope and time. It was based on a set of principles extracted from the APM literature. The method developed was entitled IVPM2 (Iterative and Visual Project Management Method) and its creation comprised an extensive literature review combined with a pure action-research methodology carried out in two small technology-based companies from the São Carlos technological pole. The companies were called Company A and Company B, and the IVPM2 development, implementation and evaluation activities occurred simultaneously in both companies, considering two distinct scenarios. In the company A the IVPM2 was implemented in a single long term project, with a high level of complexity and innovation. In the company B the IVPM2 was implemented in more than one project (a total of 7 projects) with less complexity and innovation aspects. In order to evaluate the IVPM2 adherence and contribution to project management a statistic descriptive approach was applied using qualitative and quantitative data. The data was collected by questionnaire, interviews and document analysis. The main purpose of this evaluation was to respond the central research problem and the specific research questions. The central research problem was described as: Is it possible to apply APM principles for planning and controlling innovative product projects? Consequently, the specific research questions considered after the method implementation were: RQ1) Did IVPM2 adhere to APM principles? RQ2) Did IVPM2 contribute to enhance project management process in the companies under study? The results showed many evidences of the presence of APM principles in the IVPM2 as stated in the literature. Moreover, the IVPM2 was capable to enhance many aspects of project management process of new product development in both companies studied. It also contributed to improve other aspects not directly addressed in the current research. Finally, the evidences collected during the research have indicated many benefits by combining principles from APM approach with traditional PM techniques and a PM software to support project management. This result is important to consider the applicability and viability of APM principles application to NPD projects in turbulent, innovative and complex business environments. Finally, this study has presented many indications of the need to explore this theme and improve the analysis and the IVPM2 components in order to implement them in different companies and project contexts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Luís Fernando Magnanini de. "Um modelo para apoiar a gestão do conhecimento no gerenciamento ágil de projetos de software." Universidade Federal de São Carlos, 2016. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8657.

Full text
Abstract:
Submitted by Alison Vanceto (alison-vanceto@hotmail.com) on 2017-03-21T12:14:55Z No. of bitstreams: 1 TeseLFMA.pdf: 6039987 bytes, checksum: 0c2336ab8f5bc28819f69b3f22ff44fb (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-04-20T14:03:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseLFMA.pdf: 6039987 bytes, checksum: 0c2336ab8f5bc28819f69b3f22ff44fb (MD5)
Approved for entry into archive by Ronildo Prado (ronisp@ufscar.br) on 2017-04-20T14:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseLFMA.pdf: 6039987 bytes, checksum: 0c2336ab8f5bc28819f69b3f22ff44fb (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-20T14:08:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseLFMA.pdf: 6039987 bytes, checksum: 0c2336ab8f5bc28819f69b3f22ff44fb (MD5) Previous issue date: 2016-12-08
Não recebi financiamento
The Agile Project Management (GAP) emerges as a response to criticisms made to Traditional Project Management Methods for being prescriptive, bureaucratic, and not very dynamic, thus limited when applied in innovation-intensive and knowledge-intensive environments. The main differences between those approaches are the self-management teams, use of the concept of vision rather than scope, iterations, greater customer involvement and pursuit for simplicity. All have an impact on how Knowledge Management (KM) is performed, in particular, the prioritization of the use of tacit rather than explicit knowledge. Several authors approach the intercession between agile project management and knowledge management theories, however, they made little progress in their proposals for management models. Through systematic theoretical reviews and case studies, we advance in this aspect, proposing a Conceptual Model for Knowledge Management in Agile Project Management. The main peculiarities are: consider both intra and interproject knowledge; consider GAP differentials; focus on the project team; use GAP rituals to potentiate the KM; and the applicability to any agile method.
O Gerenciamento Ágil de Projetos (GAP) surge como resposta às críticas aos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos quanto a serem prescritivos, engessados e pouco dinâmicos, desse modo, limitados em ambientes de inovação e intensivos em conhecimento. As principais diferenças entre as abordagens são a autogestão, uso do conceito de visão no lugar de escopo, as iterações, o maior envolvimento do cliente e busca por simplicidade e redução da documentação. Todas têm impacto na forma como a gestão do conhecimento (GC) é realizada, em particular, a priorização do uso do conhecimento tácito ao invés do explícito. Diversos autores abordam a interseção entre as teorias de gerenciamento ágil de projetos e gestão do conhecimento, no entanto, avançam pouco em propostas de modelos de gestão. Esse trabalho, por meio de revisões teóricas sistemáticas e estudos de casos, contribui nesse aspecto, propondo um Modelo para apoiar a Gestão do Conhecimento no Gerenciamento Ágil de Projetos. Como suas principais particularidades estão: considerar tanto o conhecimento intra como interprojetos; contemplar os diferenciais do GAP; ter como foco a equipe de projetos; utilizar os rituais do GAP em favor da GC; além de poder ser aplicado a qualquer método ágil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão ágil"

1

QUEIJO, THIAGO CARDOSO, and RAFAEL HENRIQUE SANTOS. "APLICAÇÃO DE KANBAN ÁGIL NA GESTÃO DE INFORMAÇÕES EM CANTEIRO DE OBRAS." In Engenharia de produção: produtividade e competitividade (Volume VII). Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200902787.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Landim, Felipe Paes, Marcos Andrei Ota, and Jane Garcia de Carvalho. "AS FASES DA GESTÃO DE PROJETOS APLICADAS À PRODUÇÃO ÁGIL DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE." In Demandas e contextos da educação no século XX, 274–82. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.82719040225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alencar, Gliner Dias, Alcides Jeronimo de Almeida Tenorio Junior, and Hermano Perrelli de Moura. "DIRETRIZES PARA UM MODELO ÁGIL DE GOVERNANÇA, GESTÃO E MATURIDADE DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO." In Information Systems and Technology Management 2, 150–66. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.02919190310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

EDUARDO CARDOSO, MELO, SILVA GABRIEL DA, and CRUZ MATEUS ARAÚJO. "GESTÃO INFORMATIZADA DE UM SETOR DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 62–81. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.62-81.

Full text
Abstract:
O emprego de recursos tecnológicos computacionais pode ser considerado como um dos principais meios propulsores para diversas transformações ocorridas na sociedade. Em se tratando de gestão organizacional, é quase impensável que empresas busquem atuação diversificada sem o apoio de ferramentas computacionais. Neste sentido, é consenso que a correta utilização de Sistemas de Informação tende a contribuir positivamente para o gerenciamento de processos de negócios. Este artigo objetiva apresentar como foi o processo de construção de um software cuja premissa inicial seria contribuir para a informatização de processos internos e com a gestão de um setor de Assistência Estudantil, no caso do IFMG – Campus Bambuí. Os aspectos teóricos relacionados com esta pesquisa estão baseados nos conceitos de Sistemas de Informação e inovação tecnológica na gestão pública. O gerenciamento das informações deste setor pesquisado era feito apenas com o uso de documentos de texto e planilhas eletrônicas, dificultando sobremaneira a integração de dados. A pesquisa foi desenvolvida entre o segundo semestre de 2018 até o final de 2019. As etapas para a produção do software tiveram como base a adaptação de propostas da metodologia ágil Scrum, com vistas a gerar e disponibilizar um produto final com funcionalidades aderentes às necessidades do público em questão. Após a implantação do software foi possível notar que os processos de tomada de decisão dos gestores passaram a contar com o importante auxílio de informações geradas pelo sistema. O compartilhamento de informações entre os servidores públicos também foi facilitado. Por fim, a informatização do processo de registro de frequência dos estudantes residentes na Moradia Estudantil do campus otimizou o trabalho dos servidores públicos do setor, especialmente no que se refere à manutenção dos dados que, até então, era feita exclusivamente em papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão ágil"

1

Da Silva, Osmar Leandro Dantas, Emanuel Dantas Filho, and Diego Rocha Lima. "Um modelo RCPSP para Gestão Ágil Scrum." In I Encontro de Teoria da Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/etc.2016.9853.

Full text
Abstract:
O RCPSP faz parte da classe de problemas combinatórios de escalonamento, onde busca-se otimizar os recursos humanos limitados em um projeto. O propósito dessa pesquisa é avaliar a adoção de um modelo matemático para o RCPSP na gestão ágil de uma equipe de desenvolvimento de software. O cenário analisado consiste em utilizar o modelo na alocação de equipes que utilizam a metodologia Scrum. Como resultados, foram realizados simulações na distribuição de atividades dos recursos em Sprints, e o modelo proposto indicou alocações com ganho de até 16,60 % no tempo de duração de projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Malanovicz, Aline. "Gestão de Projetos com Métodos Ágeis: a experiência de uma tese ágil." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/rf-4947.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Luiz Bucci Bandeira, Bruno, and JOAO PINHEIRO DE BARROS NETO. "PERCEPÇÕES E BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA GESTÃO ÁGIL PELAS ORGANIZAÇÕES DURANTE A PANDEMIA COVID-19." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.333895.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marçal, Ana Sofia Cysneiros, and Maria Elizabeth Sucupira Furtado. "Scrummi: Um processo de gestão ágil baseado no Scrum e aderente ao CMMI." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2010. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2010.15451.

Full text
Abstract:
Organizações de software que têm empregado esforços na melhoria dos seus processos com base em modelos de qualidade tais como o CMMI, têm demonstrado um interesse crescente na adoção de métodos ágeis. Este trabalho adotou o desafio de analisar a aderência do Scrum em relação ao CMMI e definir o processo de gestão ágil Scrummi a partir de uma extensão do Scrum sendo aderente às áreas de gestão do CMMI. O Scrummi foi aplicado em um projeto de desenvolvimento de software em uma organização CMMI nível 3, mostrando que agilidade e maturidade podem caminhar juntas. A partir do Scrummi foram alcançadas melhorias relacionadas com aumento de produtividade, desenvolvimento e comprometimento do time do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

HONORATO, CEZAR, and Francisco Cristóvão Lourenço de Melo. "Metodologia ágil integrada no processo de desenvolvimento de produtos em projetos de inovação aplicado em empresa industrial." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271646.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paes Landim, Felipe, Marcos Andrei Ota, and Jane Garcia de Carvalho. "As fases da gestão de projetos aplicadas à produção ágil de conteúdos educacionais online." In 24º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, 2018. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxivciaed.2018.225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Junior, Alcides Jeronimo de Almeida Tenorio, Gliner Dias Alencar, and Hermano Perrelli de Moura. "DIRETRIZES TEÓRICAS PARA MODELO ÁGIL DE GOVERNANÇA, GESTÃO E MATURIDADE PARA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/ps-4799.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

REHDER, ADRIANO DE SOUZA, FERNANDO JOSÉ BARBIN LAURINDO, and ROBERTO MARX. "GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS COM PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO ÁGIL: UM ESTUDO DE CASO." In ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2019 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2019_tn_sto_295_1670_38890.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carolina Amorim Marques Lima, Anna, Paula Karina Salume, and Carlos Roberto Oliveira da Silva Júnior. "ABORDAGEM ÁGIL EM GESTÃO DE PROJETOS APLICADA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE TECNOLOGIA." In II Evento Científico do PMI. ,: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/iecdp2019.234889.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barreto, Ivana, Luiz Andrade, Aline Evangelista, Ismayle Santos, Rossana Andrade, Antonio Oliveira, João Freire Neto, and Virna Frota. "Relato de Concepção de Aplicação para Gestão da Saúde da Pessoa Idosa Dependente." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11534.

Full text
Abstract:
Apesar do aumento do número de pessoas idosas e das aplicações voltadas para saúde, ainda existe uma carência por aplicações voltadas a gestão do cuidado de pessoas idosas. Neste contexto, o objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento de uma aplicação para uso do Profissional de Saúde dedicada à gestão da saúde da pessoa idosa dependente. Discute-se no artigo a formação de uma equipe interdisciplinar de profissionais de saúde e de computação. Como modelo de processo para o desenvolvimento da aplicação, optou-se pelo método ágil Scrum e dez funcionalidades foram elicitadas, dentre elas: Avaliação Clínica e Funcional; Plano de Cuidados; Medicamentos, Registro de Visitas; Intercorrências, Notificações e Alertas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography