To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gestão ágil.

Journal articles on the topic 'Gestão ágil'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gestão ágil.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Aramuni, João Paulo Carneiro, and Luiz Cláudio Gomes Maia. "ANÁLISE DA ADOÇÃO DO LEAN MANUFACTURING NA GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Estudo de Caso em uma Multinacional desse Segmento." Gestão & Tecnologia de Projetos 13, no. 1 (February 1, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i1.105650.

Full text
Abstract:
Este artigo, parte de uma dissertação de mestrado, apresenta um estudo sobre gestão ágil de projetos por meio do modelo Lean Manufacturing da Toyota. A resistência conservadora que visa à utilização de modelos tradicionais de gestão cria uma barreira psicológica que impede a proliferação da filosofia ágil e a mudança cultural dentro da organização. Nos últimos anos, os modelos ágeis ganharam espaço e encontraram um habitat natural de crescimento no mercado de TI. Em especial, destaca-se a metodologia de gestão ágil do Lean Manufacturing que há mais de quinze anos está transformando a maneira como empresas trabalham pelo mundo, tornando-as mais competitivas, flexíveis e estruturadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Luís Fernando Magnanini de, Edivandro Carlos Conforto, Sérgio Luis da Silva, and Daniel Capaldo Amaral. "Avaliação do desempenho em agilidade na gestão de projetos." Production 26, no. 4 (November 10, 2015): 757–70. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6513.116213.

Full text
Abstract:
Resumo Os estudos sobre gerenciamento ágil ainda não foram capazes de evidenciar a relação direta entre práticas ágeis e desempenho do projeto. A hipótese é que a combinação adequada de práticas e fatores críticos organizacionais podem levar a uma maior agilidade na gestão e, consequentemente, melhor desempenho no projeto. Este artigo apresenta uma avaliação empírica inicial dessa hipótese. Avalia-se desempenho em agilidade em duas equipes de uma mesma organização, e que, a priori, são usuárias de abordagens distintas de gestão de projetos: tradicional e ágil. Os resultados indicam que práticas como planejamento iterativo, uso de artefatos visuais para gestão e envolvimento ativo do cliente estão positivamente relacionadas com o melhor desempenho em agilidade. Há evidências de que fatores críticos de agilidade, como disponibilidade do cliente e colocalização da equipe, podem contribuir para maior agilidade e para maximizar os resultados do uso de práticas do gerenciamento ágil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Albino, Raphael Donaire, Cesar Alexandre De Souza, and Edmir Parada Vasques Prado. "Benefícios Alcançados por Meio de um Modelo de Gestão Ágil de Projetos em uma Empresa de Jogos Eletrônicos." Revista de Gestão e Projetos 5, no. 1 (April 1, 2014): 15–27. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v5i1.197.

Full text
Abstract:
Este estudo tem o propósito de apresentar o alinhamento existente entre as práticas ágeis de gestão de projetos e o desenvolvimento de jogos, a partir de um estudo de caso em uma empresa do segmento. Para responder a problemática abordada, este trabalho descreveu o ciclo de vida de construção dos jogos produzidos pelo objeto estudado. Pôde ser observado através do caso, que a conquista da agilidade vem do comprometimento da equipe, da gerência, do cliente e dos patrocinadores com o sucesso do projeto. Não existe uma solução de gestão ágil que possa ser prescrita, no entanto, o resultado da pesquisa indicou a existência de um alinhamento entre a construção de jogos e o modelo ágil de gestão.O referencial teórico utilizado fornece uma perspectiva para nortear o gerenciamento de projetos de forma ágil e a maior contribuição do trabalho foi ter mesclado as temáticas de desenvolvimento de jogos e a abordagem de construção ágil de projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carvalho Dantas, Jefferson. "CONTRIBUIÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DO SCRUM COMO METODOLOGIA ÁGIL PARA A OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 12, 2021): e27541. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.541.

Full text
Abstract:
Trabalho apresentado sobre a utilização do método ágil como forma de otimizar a gestão de projetos e processos. Entre as tarefas o estudo apresentado foi à utilização do SCRUM, com o seu guia, consultando o Guia Ágil e o PMBOK do Project Management Institute (PMI). Difundir os conceitos de Gestão Ágil e trazer o entendimento do que é Product Back Log, Sprint Back Log, Product Owner, Scrum Master e um Time Scrum dentro de um projeto com base no Guia SCRUM, com mais artigos e livros do tema. Com uma experiência em empresas públicas e privadas o autor apresenta o método para efetivar o planejamento das organizações e o entendimento de como é importante à agilidade no gerenciamento de projetos e processos. Assim, observa-se que muitas organizações não possuem um método de trabalho. Até existe um Planejamento Estratégico, Missão, Visão, Princípios e Valores. Só que falta um método ágil para melhorar a produtividade na organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Marcelo Luiz do Amaral, Ricardo Antônio Câmara Da Silva, Eduardo André Cândido Silva, and Renato Penha. "Processo de transformação ágil em uma empresa brasileira de Telecom." Revista de Gestão e Projetos 12, no. 1 (March 11, 2021): 70–94. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v12i1.17801.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é identificar os processos de gerenciamento aplicados nos projetos, os obstáculos e os facilitadores da adoção dos métodos ágeis no contexto de transformação digital em uma empresa brasileira de Telecom. A empresa decidiu mudar seu modelo de gerenciamento de projetos para se adequar às necessidades de mercado, adotando um framework de gerenciamento e ferramentas ágeis. A unidade analisada foi o departamento de infraestrutura de TI. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, entrevistas e observação participante. Os resultados evidenciaram o estágio de transição entre o modelo tradicional e o modelo ágil, caracterizando-se como uma gestão híbrida de projetos. Os processos da fase de execução, com entregas particionadas, adequam-se às práticas e métricas ágeis. Nas demais fases ainda se aplica o modelo tradicional, vinculado a processos obrigatórios e a exigências de documentação. Foram identificados fatores facilitadores e barreiras ao processo de transformação ágil. Verificou-se que o framework híbrido de gestão de projetos adotado é aderente ao Modelo-V, descrito na literatura. Embora limitado a uma área específica de uma empresa. O estudo contribui com o conhecimento sobre a convivência de abordagens gerenciais na transformação ágil e como fonte de lições aprendidas para outras empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Martins Alvarez Fernandes, Pedro Jose, and Roque Rabechini Jr. "O gerenciamento de riscos em projetos gerenciados por abordagens ágeis: uma revisão sistemática da literatura." Revista de Gestão e Projetos 12, no. 1 (March 11, 2021): 172–94. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v12i1.17817.

Full text
Abstract:
Ainda que a gestão de riscos influencie os resultados dos projetos, sabe-se que há casos de fracasso cuja principal causa é a incorreta utilização das práticas dessa área de conhecimento. Sabe-se também que a abordagem ágil de gerenciamento de projetos e sua influência nos resultados dos projetos tem sido amplamente pesquisada, despertando interesse dos mais diversos no âmbito dos projetos. No entanto, a relação entre essas áreas é um fenômeno que não está consolidado na literatura especializada em gestão de projetos. O objetivo deste estudo foi verificar a evolução da relação entre a gestão de riscos e abordagem ágil. Espera-se, com isso, conhecer os principais riscos e as características dos modelos de gerenciamento de riscos em projetos gerenciados por abordagens ágeis. Este artigo apresenta uma análise exploratória realizada com base em um estudo bibliométrico seguido de uma revisão sistemática da literatura. Assim, verificou-se que a maioria dos 1023 artigos avaliados quantitativamente por meio da análise bibliométrica, está em sua fase inicial, pois foi somente publicada em conferências e congressos e, os 16 artigos avaliados qualitativamente na revisão sistemática de literatura tinham como principal objetivo, propor um modelo para o gerenciamento de riscos em projetos gerenciados por abordagens ágeis. Por fim, muitos riscos identificados na revisão sistemática estão associados ao fator pessoas, este que é um dos valores centrais da abordagem ágil, contrapondo os benefícios e as vantagens reconhecidos na literatura para esta abordagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Michels, Everton, and Marcelo Gitirana Gomes Ferreira. "Gerenciamento Ágil no Processo de Desenvolvimento de Produtos Inovadores: Uma Análise Bibliográfica Sistemática." Revista de Gestão e Projetos 4, no. 1 (March 1, 2013): 52–76. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v4i1.119.

Full text
Abstract:
Verifica-se nos últimos anos que o mercado no segmento de bens de produção está cada vez mais ávido por produtos mais e mais inovadores, com o time-to-market cada vez menor, menor custo, maior flexibilidade e adaptabilidade, entre outros. Diante disso esse estudo objetiva analisar onde os métodos ágeis já consagrados, estão sendo aplicados no Processo de Desenvolvimento de Produtos(PDP), bem como se existem possíveis lacunas nessa aplicação, junto ao PDP. Para tal desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória, descritiva e bibliográfica, da qual se puderam encontrar o emprego da Gestão Ágil de Projetos(Agile Project Management-APM) em produtos inovadores específicos, bem como em novos modelos propostos de gestão para o PDP, porém, da mesma forma foram encontradas também algumas lacunas passíveis de abordagem para trabalhos futuros sobre o tema.DOI:10.5585/gep.v4i1.119
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Martins Alvarez Fernandes, Pedro Jose, and Roque Rabechini Jr. "Um estudo dos fatores críticos de sucesso em projetos de TI gerenciados por abordagens ágeis em uma instituição financeira." Revista Gestão & Tecnologia 20, no. 4 (November 24, 2020): 268–83. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2020.v20i4.1939.

Full text
Abstract:
Considerando a inconstância da taxa de sucesso dos projetos, sabe-se que as técnicas e ferramentas pertencentes às abordagens de gerenciamento de projetos, exercem influência no resultado destes, assim como a existência de casos de fracasso cuja principal causa é a incorreta utilização das práticas dessa área de conhecimento. Com o intuito de aumentar ou estabilizar a taxa de sucesso dos projetos, muitas empresas estão adotando a abordagem ágil, como alternativa à abordagem tradicional. No entanto, a relação entre a abordagem ágil e o sucesso de projetos é um fenômeno que não está consolidado na literatura especializada em gestão de projetos. Visando entender esse fenômeno, o objetivo deste estudo foi avaliar os fatores críticos de sucesso dos projetos de tecnologia gerenciados por abordagem ágil em uma grande instituição financeira, analisando se os fatores identificados na literatura seriam suficientes para garantir o sucesso de tais projetos, assim como classificar os fatores críticos identificados em ordem de importância. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com abordagem exploratória. Como resultado, foi possível verificar que os fatores identificados na revisão teórica são relevantes para o sucesso de projetos gerenciados por abordagem ágil, porém há a necessidade de agregar o controle das variáveis custo e escopo aos fatores identificados previamente. Ademais, identificou-se que os fatores envolvimento do cliente e estratégia de entrega, classificados na literatura como dois dos principais benefícios da abordagem ágil, foram classificados neste estudo como os fatores menos relevantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Sakai, Eduardo, and Ivan L. M. Ricarte. "Gestão do Conhecimento em Empresas de Desenvolvimento Ágil de Software: Conceitos e Práticas Essenciais." Journal on Advances in Theoretical and Applied Informatics 1, no. 1 (October 6, 2015): 13. http://dx.doi.org/10.26729/jadi.v1i1.1039.

Full text
Abstract:
This paper presents the state of the art of knowledge management in software development, organized around key concepts and practices grouped in epistemological and ontological dimensions, development approach, space, and culture. This classification results from the thematic analysis of 35 research papers available on this topic, selected from an initial set of 1620 papers, through bibliographic research that followed the principles of systematic reviews. As an original contribution, this paper presents a classification of agile software development techniques and some potential enabling factors according to the epistemology, ontology, and the SECI (Socialization, Externalization, Combination and Internalization) model.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vicente, Andreza Mislena, Gislaine Camila De Freitas, and Jean Carlos Lourenço Costa. "GERENCIAMENTO E ANÁLISE DE DADOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS APLICANDO AS FERRAMENTAS CIS-ERP E POWER BI." CIMATech 1, no. 6 (December 13, 2019): 326–37. http://dx.doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.247.326-337.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos, muitas organizações iniciaram suas atividades, a fim de atenderem seus clientes no menor tempo possível. Dessa forma, a competividade no mercado aumenta constantemente, fazendo com que os gestores adquiram softwares de gestão empresarial que ajudem no desenvolvimento de sua organização. Neste artigo, será apresentado os sistemas CIS-ERP e Power BI na Paróquia Espírito Santo em São José dos Campos (SP) e tem como finalidade abordar os principais problemas enfrentados pela instituição principalmente na área de gestão da cadeia de suprimentos. A utilização dos sistemas CIS-ERP e Power BI chegam para otimizar e proporcionar dados mais precisos na gestão de estoques, possibilitando atender a demanda de forma ágil, eficiente e precisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Tamaki, Edson Mamoru, Oswaldo Yoshimi Tanaka, Eronildo Felisberto, Cinthia Kalyne de Almeida Alves, Marcos Drumond Junior, Luciana Caroline de Albuquerque Bezerra, Maria Cristina Marino Calvo, and Alcides Silva de Miranda. "Metodologia de construção de um painel de indicadores para o monitoramento e a avaliação da gestão do SUS." Ciência & Saúde Coletiva 17, no. 4 (April 2012): 839–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000400007.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia de construção de um Painel de Monitoramento e Avaliação da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo participativo utilizado e a sistematização realizada permitiram identificar uma estratégia efetiva para a construção de instrumentos de gestão em parceria entre pesquisadores, instituições acadêmicas e gestores do SUS. A sistematização final do Painel selecionou indicadores da gestão do SUS em termos de Demandas, Insumos, Processos, Produtos e Resultados de forma a disponibilizar um instrumento simples, ágil e útil para a avaliação em qualquer instância de gestão e mais transparente e de mais fácil comunicação com todos os interessados na tomada de decisão. Tomar a gestão do SUS como objeto destes processos e práticas em seus aspectos normativos possibilitou o diálogo entre teorias sistêmicas e aquelas que consideram a centralidade do ator social no processo de tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pontes, Reni Elisa da Silva, and João Souza Neto. "Contratação do desenvolvimento ágil de software na Administração Pública Federal: riscos e ações mitigadoras." Revista do Serviço Público 66, no. 1 (March 31, 2015): 97–120. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v66i1.685.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações de mitigação de riscos para a Administração Pública Federal na contratação de soluções de desenvolvimento de software com a metodologia ágil Scrum. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica sobre métodos ágeis, desenvolvimento de software, fábrica de software e terceirização de TI. Em seguida, foram criados mapas mentais para explicitar a IN 04/2010 e descreveu-se a metodologia Scrum e o Acórdão 2314/2013 TCU/Plenário. A aplicação de survey permitiu identificar os cinco riscos de maior importância na contratação de desenvolvimento de software com métodos ágeis pela Administração Pública Federal. Em seguida, foi realizado um grupo de foco para discutir a mitigação dos riscos apresentados, que contextualizou as informações apresentadas no survey. Mesmo havendo poucos instrumentos legais específicos para apoio, concluiu-se que é possível uma contratação de desenvolvimento de software com a metodologia Scrum, desde que sejam considerados aspectos como: a IN 04/2010, o Acórdão 2314/2013, os demais instrumentos legais disponíveis e, ainda, as ações de mitigação apresentadas neste estudo.Palavras-Chave: administração federal, software, tecnologia da informação, gestão de risco, gestão de pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Füllgraf, Roberto Philippi, and Luís Gonzaga Trabasso. "Método Rush: gerenciamento ágil de iterações para projetos de inovação." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 7, no. 2 (November 20, 2014): 23–43. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.462.

Full text
Abstract:
Envolto no contexto do gerenciamento de projetos de inovação e de sua característica mais marcante - ser inédito - e apoiado na vasta literatura de gerenciamento ágil e sua abordagem fortemente marcada pelo trabalho com iterações, este trabalho propõe um novo método ágil de condução de iterações, intitulado Rush, que visa minimizar as entregas fora do prazo, ou seja, reduzir o atraso dos projetos, sobretudo aqueles com alto grau de inovação. Para cumprir tal objetivo, o método aborda questões como: caos antes do planejamento; criatividade e superação; comunicações individuais; redução de requisitos e aumento de custo para cumprir prazos; focaliza a entrega ao invés do escopo; além da utilização de micros pulmões dentro das iterações. O método pretende auxiliar o líder e seu time durante a execução das iterações, dando ritmo e fluidez ao projeto, misturando técnicas, boas práticas e comportamental, podendo - e devendo - ser incorporado dentro das iterações de outros métodos mais amplos e conhecidos de gerenciamento de projetos e apoiado por uma cultura de gestão de projetos já consolidada na empresa onde será aplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo, Suêldes de, and Alda Maria Duarte Araújo Castro. "Gestão educativa gerencial: superação do modelo burocrático?" Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 19, no. 70 (March 2011): 81–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362011000100006.

Full text
Abstract:
O estudo discute as mudanças ocorridas na gestão pública e suas repercussões no campo educacional a partir da adoção do modelo flexível de produção. Parte do pressuposto de que as modificações ocorridas nas sociedades contemporâneas foram influenciadas pela necessidade de reorganização do capital que, em crise, tentava superar o modelo taylorista/fordista de produção, por um modelo mais ágil, mais flexível que atendesse às atuais exigências do mercado. Para a implementação da nova gestão pública, os países latino-americanos passaram a utilizar estratégias que tinham, como referência, o modelo empresarial e se baseavam em critérios de eficiência, de eficácia e de produtividade. Nesse novo paradigma gerencial, defendia a substituição do modelo burocrático de gestão por um modelo descentralizado, com foco no atendimento ao cliente. Essas diretrizes tiveram uma ampla repercussão no campo educacional e foram disseminadas pelos organismos internacionais. Os estudos evidenciam que o modelo de gestão gerencial não têm conseguido superar o modelo de gestão burocrática que existia no interior da escola; o que se constata é a transformação desta em uma burocracia flexível, coerente com o novo modelo de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Correa, Luiza Pais, and Paula Karina Salume. "LEAN THINKING APLICADO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO." Revista Economia & Gestão 19, no. 52 (June 25, 2019): 82–100. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2019v19n52p82-100.

Full text
Abstract:
No contexto atual, as organizações se veem obrigadas a melhorar continuamente seus produtos e serviços, a fim de garantir máxima eficiência operacional e fidelização do cliente, por meio de uma gestão inovadora e ágil. O presente artigo tem por objetivo identificar os desperdícios no gerenciamento ágil de projetos de desenvolvimento de softwares, buscando compreender se os princípios do lean thinking podem ser empregados na organização, possibilitando entregar mais valor para seus clientes. Com o intuito de fundamentar os aspectos observados, a metodologia utilizada inclui a revisão da literatura da área e a aplicação de pesquisa qualitativa, tendo como objeto de estudo quatro projetos de uma empresa que utiliza gerenciamento ágil de projetos. Os resultados indicaram que a maneira como os projetos são gerenciados está diretamente ligada à eficiência de sua execução e, consequentemente, a geração de desperdícios. Desse modo, adotar princípios lean como alternativa para melhoria dos processos, não significa apenas reduzir desperdícios, mas também adicionar valor para o cliente e para o negócio. Cumprir com todas as etapas e os requisitos de melhores práticas se torna um grande desafio frente a constantes mudanças, seja no ambiente interno ou externo à organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Machado Junior, Wilton Antonio, Mariane Joffre de Souza Rodrigues, Paula Aparecida de Mello Souza, and Renan França Gomes Nogueira. "Controle de estoque: gestão de processos utilizando a ferramenta Kanban com o suporte da metodologia ágil Scrum." Research, Society and Development 8, no. 1 (January 1, 2019): e2381531. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i1.531.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo utilizar o sistema Kanban para analisar a organização no processo de estoque, que visa agilidade no processo, reduzindo a perda de tempo e o atraso nas demandas. Foi avaliado a possibilidade de integração da metodologia ágil Scrum ao sistema Kanban, com o propósito de solucionar as falhas decorrentes do Kanban convencional para a gestão de estoque. Como caminho metodológico, partiu-se da realização de uma proposta feita a uma franquia do ramo alimentício, com avaliação qualitativa, podendo identificar os problemas reais, com foco no ambiente de estoque.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Morici, Marina Campos, and Allan Claudius Queiroz Barbosa. "A gestão de recursos humanos em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação ao modelo de assistência: um estudo em hospitais de Belo Horizonte, Minas Gerais." Revista de Administração Pública 47, no. 1 (February 2013): 205–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122013000100009.

Full text
Abstract:
O artigo discute a gestão de recursos humanos em hospitais de Belo Horizonte, Minas Gerais, considerando a relevância do debate no contexto gerencial contemporâneo e suas implicações ao modelo assistencial preconizado pelos hospitais analisados. A partir de levantamento de dados (entrevistas semiestruturadas com gestores e profissionais de recursos humanos e análise de documentos pertinentes às práticas e normatizações existentes), o estudo aponta uma defasagem nas políticas e práticas de recursos humanos, com a contratação via concurso público não conseguindo suprir de forma ágil a atividade assistencial. Os resultados apontam ainda ser esse um fator determinante na fixação e motivação dos profissionais, o que diferencia em termos de autonomia aqueles hospitais onde a gestão de recursos humanos ocorre via regras do direito privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Alves, André Luiz Firmino, Damião Ribeiro de Almeida, Hélisson Luiz Nascimento, Cláudio De Souza Baptista, Hugo Feitosa de Figueirêdo, and Érica Samara Araujo Barbosa de Almeida. "O uso de tecnologia da informação na fiscalização e denúncias do uso de recursos hídricos." Revista Brasileira de Computação Aplicada 10, no. 3 (October 19, 2018): 63–73. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8763.

Full text
Abstract:
A água tem se tornado uma preocupação em todo planeta por estar se tornando um recurso cada vez mais escasso nos últimos anos, devido a diversos fatores, sobretudo ao desrespeito dos seres humanos ao desenvolvimento sustentável. Hodiernamente, torna-se imperativo a proposição de políticas públicas, legislação e desenvolvimento de novas metodologias, processos e produtos que possam auxiliar no combate à poluição, desperdício e uso racional dos recursos hídricos. Em especial, o uso de tecnologia da informação propicia uma gestão moderna, ágil e eficiente dos recursos hídricos. Uma das ações importantes neste sentido é o processo de fiscalização do uso da água. Neste artigo, discutimos o processo de fiscalização, abordamos uma metodologia de fiscalização usada na Agência de gestão de águas, e abordamos uma arquitetura de sistema de informações baseado na Web, em plataforma móvel e em Sistema de Informação Geográfica para prover uma gestão da fiscalização de forma eficiente e eficaz. Tal sistema encontra-se em produção na Agência de Gestão de Águas e alguns resultados parciais, sobretudo no tocante às denúncias, notificações e autos de infração que são discutidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Yoshikawa, Nestor Kenji, José Romualdo da Costa Filho, Renato Penha, Cláudia Terezinha Kniess, and João Batista de Souza. "ABORDAGEM ÁGIL COMO ESTRATÉGIA EM PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E BIBLIOGRÁFICO." International Journal of Professional Business Review 5, no. 2 (July 1, 2020): 272–87. http://dx.doi.org/10.26668/businessreview/2020.v5i2.218.

Full text
Abstract:
A abordagem ágil vai de encontro às práticas tradicionais de gestão de projetos, demarcadas por uso de um conjunto de processos sistemáticos de planejamento estratégico que envolve processos de identificação, avaliação, resposta e monitoramento, com o objetivo de minimizar ameaças e maximizar oportunidades de um projeto. Diante desse dilema, este artigo tem como objetivo apresentar o cenário atual da produção acadêmica sobre as práticas ágeis e a relação com a estratégia das organizações em projetos de transformação digital. Por meio de uma pesquisa bibliométrica e bibliográfica foi possível apresentar os autores clássicos, as revistas científicas com maiores publicações, os constructos mais utilizados, as áreas de interesses mais referenciadas e destacar as obras mais recentes dos autores com maior número de publicações no tema. Os resultados demonstram que o tema se mantém relevante além de permitir identificar os pontos que ainda podem ser explorados por novos autores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Panizzi, Mirvaine, Josimari Telino de Lacerda, Sonia Natal, and Túlio Batista Franco. "Reestruturação produtiva na saúde: atuação e desafios do Núcleo de Apoio à Saúde da Família." Saúde em Debate 41, no. 112 (March 2017): 155–70. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201711213.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudo de casos a fim de identificar estratégias para a atuação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, verificando seu processo de reestruturação produtiva, bem como seus desafios. Utilizaram-se as técnicas de análise documental, observação direta e entrevistas. Os resultados apontam que apoio da gestão, planejamento integrado, comunicação ágil, cogestão, reflexão sobre a prática, qualificação dos profissionais e infraestrutura adequada viabilizam a atuação compartilhada entre profissionais. Persistem desafios, como a inadequada formação para a prática do apoio matricial, no entanto, foi identificado um processo de reestruturação produtiva com potencialidade para ampliar ações e qualificar o cuidado em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Peschanski, João Alexandre, Cassiano Reinert Novais Dos Santos, and Carlos Eduardo Ribas. "Adequação de protocolos de exportação de um sistema de gestão de experimentos neurocientíficos às especificações de dados sem atrito." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 8, no. 1 (June 30, 2020): 83–96. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v8i1.16783.

Full text
Abstract:
O Neuroscience Experiments System (NES) é um sistema desenvolvido para gerenciar informações de experimentos de neurociência. O módulo de exportação do NES permite que o pesquisador obtenha os dados e metadados de seus experimentos em formatos interoperáveis, porém a compreensão desses dados nem sempre é simples. Seguindo os conceitos da metodologia ágil, adotamos a filosofia e as especificações técnicas do Frictionless Data com o intuito de reduzir o atrito frequentemente encontrado ao trabalhar com dados. A adoção do Frictionless Data proporcionou uma melhor compreensão dos dados pelos pesquisadores, além de permitir a criação de scripts e programas para realizar a análise dos dados coletados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de, Lydia Maria Pinto Brito, Rosineide Silva dos Santos, and Jedídja Hadassa de Santana Varela. "O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FILANTRÓPICA DA BAHIA/BA." HOLOS 2 (April 21, 2015): 195. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2675.

Full text
Abstract:
O cenário de constantes mudanças que ocorre nas organizações tem exigido uma gestão ágil e inteligente na qual o planejamento estratégico é crucial como ferramenta de adaptabilidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar como ocorre o planejamento estratégico em uma instituição de ensino filantrópica do Estado da Bahia na percepção de seus gestores chave. Optou-se por um estudo de caso e de campo, de abordagem quantitativo-descritiva. Utilizou-se de questionário e análise documental e os dados coletados foram analisados através de planilhas eletrônicas. Os resultados sinalizam que o planejamento ocorre conforme as definições teóricas da área de gestão escolar e administração, porém, tem-se um paradoxo, pois a instituição pesquisada não pratica planejamento estratégico, mas pratica plano de ação, que tem comofoco as tarefas, atividades e objetivos detalhados para o curto prazo. Nesse caso, levantou-se um questionamento na pesquisa: planos de ação de curto prazo em instituições de ensino conseguem refletir a capacitação dos cidadãos que atuarão na realidade social no futuro?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Castro, João Juliano Monteblanco, Juliane Paprosqui, Liziany Muller Medeiros, Ivanio Folmer, and Gabriella Eldereti Machado. "Potencialidade do Moodle no gerenciamento de bolsistas em uma Universidade Federal." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 4, 2021): e32710414269. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14269.

Full text
Abstract:
O artigo que se apresenta discorre sobre a potencialidade do uso do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) Moodle como ferramenta de apoio à gestão de bolsas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), inserido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é gerido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). O trabalho foi desenvolvido sob uma abordagem de pesquisa qualitativa, em um contexto de estudo de caso. O público-alvo foram os coordenadores gerais (22) e os coordenadores de tutoria (05) dos cursos da UAB/UFSM. Como instrumento de coleta de dados foi adotado um questionário, com 21 questões abertas e fechadas. Os dados revelados mostram a potencialidade de uso do Moodle na mediação do sistema de bolsas e a implementação de um tutorial que auxilie os coordenadores nos momentos de gestão de pagamento de bolsas. É uma ferramenta importante que torna o processo mais ágil e sem tantos entraves burocráticos. A utilização do AVA Moodle torna o processo mais fluído, democrático e transparente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Reis, Jefferson Da Silva, Patrício De Alencar Silva, and Angélica Félix De Castro. "Ontologia para Configuração Semi-Automática de Redes de Valor." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 13, no. 1 (January 6, 2020): 77–113. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2020.535.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve uma ontologia para otimizar a modelagem de redes de valor. Este tipo de modelagem ainda depende consideravelmente do conhecimento tácito do analista de negócios, o qual pode ser representado em linguagem de máquina para facilitar a gestão do conhecimento em uma empresa ágil. A ontologia proposta é baseada em conceitos de Teoria de Agência Múltipla, Enterprise Ontology, Modelagem de Redes de Valor e Teoria dos Atos de Fala, permitindo a configuração semiautomática de modelos de redes de valor. A utilidade da ontologia é avaliada com três cenários de estudo de casos reais. A análise dos casos foi baseada em um protocolo de estudo de caso observacional adaptado de Design Science.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Parisi, Baby De Fátima Barbosa, and Kleber Fernandes de Oliveira. "Painel de gestão acadêmica dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe: uma proposta de Power Bi® como ferramenta gerencial." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 10, no. 19 (May 7, 2021): e64035. http://dx.doi.org/10.5902/2318133864035.

Full text
Abstract:
Neste texto apresenta-se um relato da elaboração de um painel de gestão acadêmica, utilizando o Power BI® como ferramenta facilitadora de controle, monitoramento e análise dos dados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. O objetivo foi mostrar como o sistema pode auxiliar na tomada de decisão dos gestores, além de permitir a eficiência na transparência ativa e mitigar os gargalos no acesso e gerenciamento dos dados já disponíveis. Percebeu-se que o uso do Power BI® mostrou-se uma solução eficiente para a problemática apresentada, pois, possibilita análises flexíveis, intuitivas e rápidas, apresentando, de maneira dinâmica e ágil, um panorama sobre as principais dimensões estratégicas do ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Carvalho, Bruno Ribeiro de, Rosinei Batista Ribeiro, Celi Langhi, Simone Pereira Taguchi Borges, Adriano José Sorbile de Souza, and José Wilson de Jesus Silva. "Aplicação do Design Thinking como ferramenta de inovação na gestão de projetos no setor metalúrgico." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 15, 2021): e43210817532. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17532.

Full text
Abstract:
Este trabalho consiste em demonstrar como o Design Thinking, contribui na integração entre as pessoas e os resultados das organizações que utilizam essa metodologia. A pesquisa tem como objetivo avaliar o potential ganho da utlização de metodologias inovadoras, como o Design Thinking em gestão de projetos. A metodologia de pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, com a experiência do autor que atua na área de pesquisa. Para atingir os objetivos pretendidos, o estudo se apoia em questionários aplicados aos profissionais que utilizam dessas ferramentas. Também foi considerado um workshop sobre Design Thinking e sua aplicação em projetos, por meio de consulta ao material bibliográfico do professor especialista do curso de MBA em gestão de projetos, que foi concluído com êxito pelo autor. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma análise descritiva do treinamento “in company” numa empresa do setor automotivo, uma multinacional do setor metalúrgico, sediada em Taubaté-SP. Para isso, aplicou-se um treinamento de gestão de comunicação e projetos com a participação de 20 colaboradores, utilizando, nesse encontro, metodologias ativas de gestão de projetos. As etapas foram: brainstorming; análise dos problemas; conscientização e nivelamento de conceito; estudos de casos reais de sucesso e insucesso; e prática com ferramenta de inovação e metodologia ágil e atividades com base nos processos da empresa. Através de uma análise qualitativa e entrevista de diagnóstico com a liderança da empresa, foi identificado que a gestão de projetos de clientes estava carente de métodos inovadores, bem como de indicadores de gestão que pudesse melhorar os resultados esperados nos projetos contratados. Então, o foco foi trabalhar na melhoria dos processos de gestão de projetos, introduzindo ferramentas de inovação como Design Thinking, Canvas e metodologias fundamentadas nas melhores práticas de gestão de projetos do PMI (Project Management Institute). Conclui-se que metodologias ativas, apoiadas em um sistema robusto de gestão, possibilitam gerar inovações quando empregadas e disseminadas como prática de gestão e com envolvimento de pessoas dos diversos níveis organizacionais e, principalmente, gerar melhores resultados nos projetos conduzidos pela organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

COSTA, Erli Schneider, Gabriela Oliveira de CASTRO, Rafael KREUTZ, Israel CEFRIN, Laura Clara GEHRKE, and Clódis de Oliveira ANDRADES-FILHO. "Procedimentos para o uso inovador do SEER nos processos de avaliação de projetos de pesquisa: estudo de caso na UERGS." Revista Eletrônica Científica da UERGS 3, no. 3 (December 20, 2017): 562–87. http://dx.doi.org/10.21674/2448-0479.33.562-587.

Full text
Abstract:
O gerenciamento de projetos é uma atividade que envolve diversas ações que vão desde o recebimento dos mesmos pelos órgãos responsáveis, avaliação, classificação e outras ações necessárias para que o andamento dos mesmos possa ser acompanhado. Neste sentido a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) apresenta neste artigo o uso inovador do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) utilizado para o recebimento e gerenciamento dos projetos de pesquisa que são submetidos para atender editais internos da Instituição. São apresentados diagramas de fluxo de procedimentos para o processo de submissão e avaliação de projetos de pesquisa submetidos aos editais da UERGS. Os autores entendem que desde o início do uso do SEER para os processos de gestão dos projetos de pesquisa na instituição o fluxo ficou mais dinâmico e ágil e permite o registro de todas as etapas que envolvem o processo substituindo com grande superioridade o uso do e-mail e de outras formas de gestão de projetos usados anteriormente pela Pró-Reitoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Vieira, Maria das Graças, and Carlos Alberto Assis Montenegro Junior. "A busca pela eficiência no serviço público, através da lei de acesso à informação e as relações com o aprimoramento da gestão da informaçãoThe search for efficiency in public service through Access to Information Act and relations with improvement of information management." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 6, no. 8 (August 4, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2016v6n8.137.

Full text
Abstract:
Diversos segmentos da sociedade têm cada vez mais reivindicado serviços públicos eficientes. Essa crescente busca tem criado novas filosofias de trabalho focadas na valorização da ética no serviço público, do diálogo público e da transparência das informações sob a guarda do Estado. Este trabalho tem como objetivo identificar a existência de relações da busca pela eficiência no serviço público brasileiro e da criação da Lei de Acesso à Informação (LAI) com o aprimoramento da Gestão da Informação. Quanto ao método, os dados coletados são do tipo secundários, os quais provêm de fontes já pesquisadas e analisadas. Organizar informações, tornar seu acesso rápido e ágil, gerir a informação e conhecimento organizacionais, bem como estruturar a organização para o funcionamento da LAI são ações que a busca pela eficiência no serviço público têm de alguma forma provocado. Com base no estudo apresentado neste artigo, bem como através das análises e considerações feitas, pode-se concluir, que existe relação do aprimoramento da gestão da informação com a busca por serviços públicos eficientes e a criação da lei de acesso à informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Carvalho, Francisco Dos Santos, Francisco Ângelo De Almeida Neto, Josafá Santos dos Reis, and Ana Paula Perreira Assis. "Práticas ágeis para gestão de projetos baseadas no PMBOK guide, no agile practice guide e na metodologia scrum." Revista de Ciência da Computação 2, no. 1 (May 13, 2020): 53. http://dx.doi.org/10.22481/recic.v2i1.6692.

Full text
Abstract:
Considerando a relevância das metodologias ágeis para o gerenciamento de projetos, este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade de práticas ágeis encontradas na 6ª edição do guia do Projetc Management Body of Knowledge (PMBOK), no Agile Practice Guide publicado pelo Project Management Institute (PMI) e na Metodologia Ágil Scrum, conforme proposto por Assis (2018). Para isso, foram analisadas práticas ágeis e avaliados quatroze itens estruturais e funcionais propostos com base nesses dois guias e na metodologia supracitada. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que fez uso de um método de avaliação adaptado do SCAMPI (Standard CMMI® Appraisal Method for Process Improvement). Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se um estudo de caso em uma organização pública do Estado da Bahia. Ao final do estudo, pôde-se concluir que ambos os guias e a metodologia Scrum apresentaram boa aplicabilidade de suas práticas ágeis em um projeto-piloto na área de desenvolvimento de software.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Perucci, Camilo César, and Fernando Celso de Campos. "A relação da escola estratégica de aprendizado e da escola cultural com processos de produção de software ágil." Exacta 15, no. 3 (September 29, 2017): 394–406. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v15n3.6728.

Full text
Abstract:
Produção de software é uma atividade complexa que necessita de um método adequado. A evolução de métodos e a adoção de novas práticas são constantes em disciplinas relacionadas à engenharia de software. Os métodos ágeis são utilizados em projetos desenvolvidos para tornar a produção mais eficiente, econômica e de qualidade. As características coletivas e colaborativas dos métodos ágeis indicam uma relação com a escola estratégica de aprendizado e a cultural. Para identificar outras relações e contribuições dessas escolas estratégicas para o aprimoramento do paradigma ágil, nesta pesquisa, apresenta-se uma revisão sistemática de literatura e analisam-se trabalhos que relacionam os temas. Evidenciou-se que o tema é atual e discutido mundialmente, destacando-se a importância de gestão de conhecimento como apoio ao processo de implantação de métodos ágeis. Identificaram-se também outras relações com a escola estratégica de aprendizado e a cultural, como as características incremental e evolutiva, adaptação a mudanças e integração da equipe de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Almeida, Siderly Do Carmo Dahle de, José Francisco de Assis Dias, and Willian Fernando Porto da Rocha. "A importância do líder no ambiente organizacional e a influência das competências coletivas na gestão de pessoas." Revista de Humanidades 31, no. 2 (December 16, 2016): 347. http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.347-363.

Full text
Abstract:
O líder é uma peça fundamental no ambiente organizacional para guiar os indivíduos e estimular as suas competências. Quando as competências individuais são determinadas o gestor utiliza a união dessas competências em prol de um bem comum, nascendo então, as competências coletivas que são uma grande influência na gestão de pessoas. A partir desta perspectiva, foram levantados dados com pesquisas significativas em um estado da arte advindas de diversas fontes bibliográficas: tais como livros, artigos, resenhas e revistas científicas. Salienta-se que tais fontes foram publicadas tanto de forma impressa quanto por meio da Rede de Computadores Internet. Este artigo é de natureza tanto exploratória quanto descritiva. Sendo que os dados coletados em livros foram avaliados de forma qualitativa, haja vista que se buscou apenas discutir as ideias e não quantificá-las. Os resultados levam a inferir que quando a organização se torna unida e com uma perspectiva em conjunto, o processo de desenvolvimento do trabalho torna-se ágil, eficiente, eficaz e menos desgastante tanto para o indivíduo quanto para a organização, obtendo resultados visivelmente positivos em todas as áreas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Barros, Cristiane Saboia, Marcos Antonio Carvalho da Silva, Elaine Pontes Bezerra, Rogeane Morais Ribeiro, and Keila Costa de Sousa. "Análise do processo de licenciamento ambiental: um estudo de caso na cidade de Sobral – CE." ScientiaTec 4, no. 1 (June 30, 2017): 72–89. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.2092.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar os princípios do modelo burocrático no processo de licenciamento ambiental, investigar suas disfunções atreladas à gestão pública e ao processo de licenciamento de empresas, fazendo uma análise de como ocorre esse processo na cidade de Sobral – CE. Como pressuposto o estudo preconizava a ineficiência da gestão pública municipal em responder, em tempo ágil, às demandas do setor produtivo, em emitir os laudos e pareceres. Em uma reflexão sobre burocracia e legislação ambiental, esta pesquisa foi realizada a partir de uma perspectiva qualitativa, documental e bibliográfica, sendo possível perceber que, no município, mesmo com as disfunções elencadas, o licenciamento ocorre dentro dos prazos estabelecidos e que os maiores engessadores do processo são as próprias empresas e os profissionais consultores cujos serviços não satisfazem às demandas. No entanto, ressalta-se que, em termos de disfunção, há a possibilidade do prazo estabelecido em legislação federal ser demasiado elástico. No nível macro, a pesquisa aponta como potenciais obstáculos burocráticos ao licenciamento ambiental os abusos relacionados à hierarquização do trabalho, bem como a meticulosidade, por parte dos técnicos, em seguir à risca regulamentos e normas como forma de autopreservação em relação à improbidade administrativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Assis, Rafael de, and Juliana Keiko Sagawa. "Avaliação da implantação do Sistema de Gestão de Armazém em uma empresa multinacional do ramo de acionamentos." Gestão & Produção 25, no. 2 (June 2018): 370–83. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x3315-18.

Full text
Abstract:
Resumo A eficiência nas operações logísticas torna as empresas mais competitivas. Nesse aspecto, o uso de ferramentas para o gerenciamento e controle dessas operações é essencial para uma logística ágil e eficiente. O Sistema de Gestão de Armazém (Warehouse Management System , WMS) é uma das alternativas disponíveis no mercado capaz de automatizar as operações logísticas, buscando maior eficiência. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo central observar o processo de implantação de um Sistema de Gestão de Armazém em uma empresa de componentes mecânicos e analisar os impactos nas operações logísticas em termos de eficiência e qualidade de trabalho. Os resultados deste estudo estão focados na satisfação dos envolvidos, avaliada por meio de entrevistas, e nos resultados operacionais, fazendo-se um comparativo dos indicadores de desempenho logísticos em dois momentos distintos: o período anterior e o posterior à implantação do WMS. A partir da análise dos indicadores, foi possível observar um ganho de agilidade nas operações logísticas que, consequentemente, reflete-se em ganhos financeiros. Além disso, os relatos dos colaboradores envolvidos na mudança revelaram diminuição de atritos e aumento expressivo da confiabilidade e da credibilidade depositada nas informações por parte de clientes internos e externos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dell'Aira, Alessandro. "Amministrare lo studio dell'italiano: l'Ufficio Scolastico del Consolato Generale d'Italia a San Paolo." Revista de Italianística, no. 13 (August 30, 2006): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i13p113-124.

Full text
Abstract:
Este artigo retoma, em parte, uma questão geral já abordada nessa revista, ou seja, o uso correto das tecnologias da informação e da comunicação em campo cultural e didático. A questão diz respeito, principalmente, aos estilos de ensino/aprendizagem, de formação e de administração. A análise detém-se sobre o estilo de gestão de uma repartição pública - "Ufficio Scolastico"- numa situação atípica, exercida num território vastissimo para usuários distribuídos em seu território de maneira não homogênea. Conclui-se que o uso ágil e sistemático da rede global e das tecnologias informatizadas e telemáticas pode ajudar os "Uffici Scolastici" italianos no exterior a administrar, em contextos complexos, os principais problemas relacionados com a distância da Itália, seja no tocante ao ensino da língua italiana, seja no tocante à formação inicial e continuada dos docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Carvalho, Bernardo Vasconcelos de, and Carlos Henrique Pereira Mello. "Aplicação do método ágil scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica." Gestão & Produção 19, no. 3 (2012): 557–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2012000300009.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, realizada em uma pequena empresa de base tecnológica, na qual se aplicou o método ágil Scrum em um projeto de desenvolvimento de um produto de software. A empresa objeto desta atua em Itajubá/MG e seus principais produtos são sistemas de software. Estudos indicam que a indústria de produção de software é ineficiente e ineficaz. E as micro e pequenas empresas de base tecnológica (MPEBT) têm um desafio ainda maior devido aos seus recursos restritos. Além disso, os métodos tradicionais de desenvolvimento de produtos de softwares demandam muitos custos. Tendo em vista a importância estratégica das MPEBT no desenvolvimento regional, seria importante que o Scrum fosse compatível com seus processos, para que elas pudessem se tornar mais competitivas e usufruir de seus benefícios. O objetivo deste trabalho foi analisar a implantação do método ágil Scrum nos projetos de desenvolvimento de novos produtos de software de uma MPEBT, além de compreender e mensurar o impacto desta implantação na empresa. Concluiu-se que os resultados alcançados sugerem que o método melhorou a comunicação e aumentou a motivação do time, diminuiu o custo, o tempo e o risco do projeto e aumentou a produtividade da equipe. Com esses resultados alcançados, a organização tende a se tornar mais competitiva, pois a bem-sucedida gestão de desenvolvimento de produtos é ponto crucial para o sucesso de uma empresa de base tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Soares, Geuno Bruno Vieira, and Tabata Fernandes Pereira. "Estudo de caso sobre a aplicação da metodologia Scrum em uma startup tecnológica de Minas Gerais." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 8, 2021): e9410313064. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13064.

Full text
Abstract:
Com a globalização, as formas de se gerenciar projetos tem se aprimorado de maneira constante. Nesse contexto, surge o Manifesto Ágil que permitiu a criação de diversas metodologias ágeis que possuem características variadas como dinamismo, adaptabilidade e produtividade, sendo o Scrum uma delas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho consiste em verificar o impacto deste framework em todas as áreas de Lean Startup, desde o Marketing até o Desenvolvimento, e a influência na produtividade e qualidade das atividades executadas dentro de uma startup mineira. Para se atingir este objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturada, em que se pode analisar os impactos da metodologia na execução das tarefas. Ao final do trabalho, pode-se observar pontos positivos gerados pela implantação da metodologia, como organização e priorização, e também foram apontadas as dificuldades encontradas, como gestão do tempo e priorização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Brito, Mozar José de, Luiz Marcelo Antonialli, and Antônio Carlos dos Santos. "Tecnologia da informação e processo produtivo de gestão em uma organização cooperativa: um enfoque estratégico." Revista de Administração Contemporânea 1, no. 3 (December 1997): 77–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551997000300005.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente pesquisa foi analisar como a tecnologia de informação (TI) exerce influência na estratégia de uma cooperativa de cafeicultores. Estudaram-se os efeitos na informatização das operações internas e para a atualização diária das cotações de preços do café no mercado internacional. Os resultados demonstraram que antes da implantação da TI, a cooperativa apresentava vários problemas ligados à gestão de suas operações internas; dependia de agentes internacionais para receber as informações do preço do produto no mercado externo (via telefone/telex). A implantação da TI teve como marco a instalação da rede interna em regime on line na sede, e a rede externa em regime off line entre a sede e os núcleos. Envolveu esforços financeiros, técnicos e operacionais para contornar os problemas decorrentes da implantação, com destaque para o problema da conectividade entre os antigos sistemas operacionais existentes. A solução foi através do recente investimento na nova arquitetura "cliente-servidor" e do novo sistema operacional UNIX instalado na sede. Após a implantação da TI, a cooperativa ganhou agilidade, precisão e segurança na troca de informações das operações internas. A atualização de preços do café no mercado internacional se modernizou, tornou-se mais ágil e confiável, através de um contrato de assinatura com uma empresa especializada em informações on line, que fornece cotações do mercado futuro nas Bolsas de Mercadorias de Nova York, Londres e BM&F.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rego, Marcos Lopez, and José Ernesto Mattoso Faillace Junior. "O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL: POR UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS." Organizações & Sociedade 24, no. 81 (June 2017): 216–36. http://dx.doi.org/10.1590/1984-9230812.

Full text
Abstract:
Resumo A indústria automotiva representa um marco na história da industrialização brasileira. Com a sua realização, na gestão de Juscelino Kubitschek, o Brasil implantou a produção nacional de veículos. Este trabalho apresenta uma contribuição inicial para a busca de integração de duas áreas com pesquisas ainda incipientes no universo dos estudos organizacionais: gerenciamento de projetos e história da gestão. O objetivo é descrever e analisar, à luz da teoria dos stakeholders, a criação da indústria automotiva no Brasil. O estudo parte das ações relacionadas às tentativas de desenvolvimento e industrialização do Brasil pós-Segunda Guerra Mundial, que resultaram no Plano de Metas, o qual teve sua execução iniciada no governo de Juscelino Kubitscheck. Com dados documentais e uma entrevista em profundidade, foram apresentadas a formação do Grupo Executivo da Indústria Automotiva (GEIA) e suas ações de 1956 a 1960. Na análise das partes interessadas, constatou-se a existência de stakeholders opositores de alto poder, como as três maiores empresas multinacionais do setor e a própria equipe econômica do governo. Por outro lado, o Presidente JK era o stakeholder entusiasta. A estrutura do GEIA representou um marco na formação da visão tecnocrata brasileira, com uma equipe enxuta, ágil, com poder decisório e regras preestabelecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Maués, Olgaíses. "Regulação educacional, formação e trabalho docente." Estudos em Avaliação Educacional 20, no. 44 (December 30, 2009): 473. http://dx.doi.org/10.18222/eae204420092040.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">As últimas décadas têm sido pródigas no que diz respeito às mudanças de base, incluindo aquelas concernentes à educação. Em razão da globalização, os Estados nacionais se reestruturaram, fazendo a transição do modo de gestão, passando de uma administração burocrática para uma gestão empresarial. Essa mudança foi justificada como forma de agilizar os serviços prestados pelo Estado, que estava, segundo a ótica dos reformadores, pesado, burocratizado, o que o tornava pouco ágil e eficiente. As políticas da educação que se realizaram a partir de então estabeleceram reformas e criaram novas regulações, a fim de permitir que os sistemas educacionais, em âmbito nacional e local, se submetessem às novas orientações segundo essa outra lógica. A análise de algumas regulações definidas pelas políticas educacionais é o objeto deste trabalho, resultante de uma pesquisa bibliográfica/documental que buscou identificar as relações existentes entre a reforma do Estado, as tendências da educação traduzidas pelas políticas e o estabelecimento de novas regulações no tocante à formação e ao trabalho docente.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lewin, Marcelo, and Carlos Heitor Campani. "Gestão de Carteiras sob Múltiplos Regimes: Estratégias que Performam Acima do Mercado." Revista de Administração Contemporânea 24, no. 4 (July 2020): 300–316. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190161.

Full text
Abstract:
RESUMO Contexto: modelos de múltiplos regimes econômicos para alocação de ativos sob a função utilidade estocástica diferencial não constavam na literatura até o modelo de Campani, Garcia e Lewin (2020). Esta função está na fronteira do conhecimento pois, mais realisticamente que as demais, separa os principais parâmetros de risco do investidor. Tal configuração, porém, torna-se complexa a ponto de não admitir solução exata na literatura e a simulação de Monte Carlo não é ágil para solucionar o problema em tempo real. O modelo resolve esta questão com uma aproximação precisa o suficiente para a alocação e nosso artigo oferece a primeira aplicação fora do cenário estadunidense. Objetivo: avaliar estratégias de portfólio montadas a partir do modelo em tela, e comparar suas performances aos retornos dos principais benchmarks do mercado. Métodos: propomos estratégias com e sem vendas a descoberto sob quatro regimes econômicos latentes a partir dos retornos dos ativos: cash (CDI), renda fixa (IMA-G), ações domésticas (IBrX-100) e ações internacionais (S&P 500) em reais. Com estes parâmetros, estimamos as probabilidades de ocorrência dos regimes e definimos os pesos de cada ativo nas carteiras (estratégias de múltiplos regimes). Comparamos as performances destas carteiras com índices de mercado e modelos míopes (estratégias de regime único), calculando a significância estatística dos resultados através do teste de Wilcox. Resultados: com esta pesquisa, tornamo-nos pioneiros ao identificar pela primeira vez quatro regimes econômicos no Brasil para otimização de carteiras. Os resultados indicam que (i) a política de portfólio depende fortemente do estado corrente da economia; e (ii) as estratégias propostas superam o mercado em termos de retornos e índice de Sharpe. Conclusão: os modelos de múltiplos regimes mostram-se relevantes para a gestão de carteiras e estratégias baseadas nestes modelos, por sua vez, podem implicar em soluções que beneficiem gestores de investimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Miranda, Ronaldo Leão, and Maria Jose Carvalho de Souza Domingues. "Processo de governança e gestão financeira: estudo em uma universidade de base comunitária/pública da região do vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil." Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 6, no. 2 (November 17, 2020): 101. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v6i2.5909.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo está pautado em analisar o processo de governança e de gestão financeira adotada por uma universidade brasileira de base comunitária/pública localizada na região do vale do Itajaí -SC. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos pode ser considerada como pesquisa aplicada a partir do levantamento de dados primários e secundários e qualitativa em relação à abordagem do problema, sendo analisada por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados, tem-se que 80% da receita da IES advém das mensalidades dos alunos e os outros 20% do artigo 170 e 171, financiamento estudantil – FIES além da prestação de serviço. No que se refere a governança, tem em sua organização a gestão superior (Reitoria) na qual desenha as macro políticas e faz o controle dos processos financeiros. Quando se trata das vantagens competitiva da universidade, pode-se salientar que a mesma gera muito conhecimento, muita inserção na sociedade, mas de resultado financeiro muito pouco. Tem-se, portanto, que a universidade precisa fortalecer e melhorar a graduação, novos projetos pedagógicos que contemple as necessidades dos seus alunos, pesquisa e comunidade através da extensão. Por fim, como estratégia da universidade para superar o atual mercado competitivo do ensino superior, é importante se ter uma governança bem estruturada e participativa bem como um processo de gestão financeira eficiente, com isso, a tomada de decisão fica mais ágil e as metas podem ser projetadas de forma mais eficaz e positivista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Feitosa, Rodrigus Oliveira, Roberto Rodrigues de Souza, and Maria Do Socorro Ferreira da Silva. "GEOPROCESSAMENTO E ASPECTOS SOCIOAMBENTAIS DO MONUMENTO NATURAL GROTA DO ANGICO EM SERGIPE, BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 4 (December 12, 2018): 341. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e42018341-355.

Full text
Abstract:
A criação, gestão e implementação de Unidades de Conservação (UC) é uma estratégia fundamental para o planejamento territorial. Entretanto, implantar esses territórios legalmente protegidos gera conflitos socioeconômicos, muitas vezes maiores ou mais difíceis de serem solucionados que os próprios problemas ambientais. Para auxiliar a transpor entraves que se apresentam nesse processo, pode-se empregar ferramentas da Tecnologia da Informação, como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que, a partir de produtos de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento, possibilitam subsidiar ações de planejamento, gestão e monitoramento das UC de forma mais ágil e dinâmica. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a aplicabilidade do uso do geoprocessamento como subsídio ao planejamento ambiental em UC de Proteção Integral. Para tanto, foram empregadas pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas com roteiro semiestruturado e pesquisa de campo. Na elaboração e organização dos mapas digitais foram empregados os softwares QuantumGIS e Global Mapper. Com os resultados obtidos, se verificou que Sergipe possui uma boa base de dados georreferenciados, todavia carece de correções dos dados e constante atualização. Além do que, a escassez de profissionais empregados nas ações diretas de gestão e monitoramento das UC no Estado, enfraquece os objetivos de proteção ambiental, diante de pressões antrópicas. Concluiu-se que o emprego de um atlas digital fornece uma importante fonte de informações para a elaboração do planejamento ambiental, além de racionalizar recursos humanos, porém a falta de profissionais capacitados, custos de aquisição de produtos de sensoriamento remoto e informações biofísicas pouco confiáveis são obstáculos a serem transpostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Wandercil, Marco, Adolfo-Ignacio Calderón, and Francisco Aníbal Ganga-Contreras. "Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira." Roteiro 46 (March 9, 2021): e22391. http://dx.doi.org/10.18593/r.v46i.22391.

Full text
Abstract:
Partindo do pressuposto que a temática da governança universitária e sua interface com os rankings acadêmicos é pouco explorada em termos de pesquisas científicas no âmbito acadêmico brasileiro, o presente estudo tem como objetivo traçar e analisar o estado da questão na literatura acadêmica brasileira sobre a governança universitária e sua inter-relação com os rankings acadêmicos com o intuito de identificar as tendências predominantes, tendo como indicadores analíticos: conceito, metodologia e bases epistemológicas. Realizou-se análise bibliográfica de estudos produzidos sobre a temática, tendo como corpus analítico a produção científica brasileira sobre governança universitária e sobre rankings acadêmicos em termos de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Entre os principais achados desta pesquisa: 1) identificou-se a incipiência da temática governança universitária na literatura acadêmica brasileira, sendo a maioria das produções nas ciências humanas; 2) verificou-se tratar de um tema altamente polissêmico que converge para o processo de tomada de decisão, envolvendo múltiplos aspectos da vida universitária como, gestão do conhecimento, gestão financeira, autoavaliação, influência política, transparência, participação e envolvimento dos stakeholders; 3) inferiu-se que o conceito de governança universitária está alinhado a uma estrutura ágil e flexível no processo de tomada de decisão, frente a um cenário de grandes mudanças e múltiplas demandas, ultrapassando aos conceitos básicos de gestão universitária; 4) identificou-se explicita inter-relação da governança universitária com os rankings acadêmicos, sendo estes, considerados ferramentas importantes de governança, quando considerados pelas universidades em seu planejamento estratégico para superar fragilidades identificadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Souza Filho, Antonio Gomes, Carlos Basílio Pinheiro, Marcus Vinicius Domingues, Vivian Duarte Couto Fernandes, and Yuri Luiz Reis Leite. "Unidade de gestão de dados e de indicadores críticos para avaliação de desempenho institucional." Perspectivas em Ciência da Informação 26, no. 1 (March 2021): 157–73. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/32490.

Full text
Abstract:
RESUMO Definir qualidade no ensino superior não é algo trivial, já que o próprio conceito de qualidade pode ter diferentes significados em diferentes contextos. A despeito das falhas conceituais e metodológicas que envolvem os rankings universitários, eles são uma realidade que veio para ficar. Eles necessitam de dados sobre as mais diversas dimensões da vida universitária, mas a falta de métricas específicas e a própria mensuração de impactos, são enormes desafios. A proposta deste trabalho é discutir as bases conceituais para um sistema de gestão de dados unificado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Sugere-se a criação de uma unidade de inteligência capaz de assegurar e aprofundar o autoconhecimento institucional por meio do monitoramento de indicadores e divulgação de dados para subsidiar o diálogo permanente e necessário intra e, principalmente, extra muros. Para tanto, faz-se uma discussão sobre dois aspectos fundamentais: a importância da governança e os aspectos operacionais intrínsecos de uma unidade de gestão de dados em cada IFES. Em relação à governança, discute-se a missão e o papel dos atores envolvidos; e quanto à operacionalização, discute-se a definição de conceitos, os instrumentos de coleta e análise de dados, a criação de indicadores críticos e a difusão da informação. As IFES já coletam, armazenam e fornecem dados institucionais sistematizados a diversos órgãos de controle e fomento. No entanto, a pulverização de fontes e formatos, a incompletude e a descontinuidade temporal e a falta de estruturação dos dados nos diferentes sistemas limitam sua interoperabilidade. A constituição de uma unidade que promova a curadoria e processamento de dados estratégicos com base na autonomia e acesso ágil e simples de informações é, portanto, fundamental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Migliaccio, Silvana Pinheiro, and Silvia Granja. "Cooperativa de consumo farmacia assistencial "nova medicarium"." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 13. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8141.

Full text
Abstract:
O projeto Nova Medicarium da Universidade Estadual de Campinas, teve início após estudo de viabilidade (Out/2013 a Jan/2014), e designação de um Grupo de Trabalho (Portaria GR008/2015) para implantação de um novo modelo de farmácia - Cooperativa Lei 5764-71, que garantisse a aquisição ágil de medicamentos, e demais produtos farmacêuticos a preços abaixo dos de mercado para toda a comunidade da Unicamp e seus dependentes diretos, inclusive Aposentados e funcionários da FUNCAMP, obedecendo aos aspectos legais e oferecendo atendimento humanizado, conforme a lei 13.024/2014, que entende a Farmácia como uma extensão da saúde. Importante mencionar que o projeto Medicarium funcionou de forma exitosa na Universidade entre Set/2003 e Jun/2011, porém problemas legais à época justificaram o seu encerramento. Sua importância está na contribuição direta na missão da UNICAMP, através da atenção a linhas de ação nas cinco áreas de seu Planejamento Estratégico: Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração/Gestão e Qualidade de Vida. Para o desenvolvimento e implantação do projeto foi empregada a metodologia GEPRO. O projeto permitiu a valorização dos diversos saberes, o fortalecimento do trabalho em equipe, a oficialização de parcerias na indústria farmacêutica e o envolvimento de toda a comunidade. Permite ainda à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp o cumprimento de estágios de Gestão e Técnico aos alunos de graduação, desenvolvimento de pesquisas diversas e cursos de extensão universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Soueid, Mohamad Ismat, and Antonio Felipe Cora Martins. "Scrum and agility beyond it: evidences in the brazilian mining industry." Revista de Gestão e Projetos 12, no. 1 (March 11, 2021): 123–48. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v12i1.17624.

Full text
Abstract:
De acordo com o 14º Relatório do Estado do Agile (Versionone, 2020), a Gestão de Projetos Ágeis (GPA) apresenta resultados positivos para melhoria da produtividade, alinhamento, visibilidade e priorização das demandas. Embora seja aplicada na indústria de desenvolvimento de software, outros setores buscam sua adoção a fim de obter os resultados conhecidos pela metodologia, como nos segmentos financeiro, comercial, marketing e industrial. Por meio de uma abordagem qualitativa, o presente artigo teve como objetivo compreender como os valores do Manifesto Ágil e das ferramentas scrum poderiam gerar resultados positivos de eficiência na rotina de uma indústria de mineração brasileira, que desconhecia completamente a GPA e apresentava falhas de gestão. Como protocolo de pesquisa, a intervenção ocorreu por meio de um programa de treinamento (presencial) com 14 funcionários da organização de diversas áreas, no qual foi medida a variação do ganho de eficiência após a aplicação da GPA na rotina. Como resultados, foi possível observar que houve variações positivas no relacionamento entre as pessoas (colaboração), maior proximidade do cliente no processo de entrega de valores (percepção do valor do produto), melhor comunicação e interatividade entre os membros da equipe, melhor priorização de tarefas (viabilidade), geração de novos produtos (inovação) e adoção de uma reunião retrospectiva ao final de cada ciclo de entrega como procedimento formal de melhoria contínua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cabral, Suélym Cristina, and Ingrid Solange Sepúlveda Muñoz. "A CONCILIAÇÃO BANCÁRIA E SUAS RELEVANTES IMPORTÂNCIAS PARA INSTITUIÇÕES PRIVADAS E PÚBLICAS- REVISÃO DE LITERATURA." Revista Univap 22, no. 40 (January 11, 2017): 281. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1731.

Full text
Abstract:
Argumentar sobre conciliação bancária é altamente relevante tanto para organizações privadas como para instituições públicas, visto que é um método de controle eficiente para o atual mundo dos negócios. O objetivo dessa revisão de literatura é conceder valorização e conhecimento necessário para conciliação bancária. Com aplicação criteriosa da Ciência Contábil e o aprofundamento em diversas bibliografias, foram direcionados inúmeros fatores a serem aperfeiçoados, os mesmos foram revisados e transmitidos a áreas específicas que realizam a todo o momento o controle e o gerenciamento financeiro. Para tal foram levantados estudos dos últimos dez anos, e a constatação evidente é que a falta de conhecimento técnico e de controle conduz as empresas e instituições a desorientação e ao retrabalho. Cerca de cinquenta por cento dos artigos encontrados, relataram a grande necessidade de técnicas contábeis de conciliação bancária para tornar a gestão qualificada e a mesma garantir retorno ágil eficaz e seguro para a tomada de decisão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Freitas, Rosiene Maria de, Celeste de Souza Rodrigues, and Maria Cristina de Mattos Almeida. "Estratégia intersetorial para o controle da dengue em Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasil." Saúde e Sociedade 20, no. 3 (September 2011): 773–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902011000300020.

Full text
Abstract:
Os altos índices larvários e a complexidade dos fatores ambientais relacionados à proliferação e sobrevivência do Aedes aegypti levaram a Prefeitura de Belo Horizonte a adotar políticas integradas e agregar parceiros para a definição de ações que possibilitem resultados mais efetivos no controle da dengue, instituindo o Grupo Executivo para o Controle da Dengue - GECD. Esse artigo traz um estudo descritivo que analisa os documentos do GECD - atas, relatórios, avaliações - e descreve as intervenções, em 2007 e 2008, resultantes em: mutirões de limpeza; mobilização da sociedade civil; intensificação de ações de fiscalização; atividades em escolas; comunicação; articulação com empresas privadas, órgãos estaduais e federais; assistência. A experiência de Belo Horizonte, com o fortalecimento do espaço interno de discussão, possibilitou a tomada de decisões de forma mais ágil e o avanço na implementação das ações de prevenção e controle. Possibilitou a emergência de questões e desafios a serem enfrentados para o desenvolvimento da gestão intersetorial no controle da dengue.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lisiane Ilha Librelotto, Lisiane Ilha Librelotto Lisiane Ilha Librelotto, Rachel Farvezani Magnago, and Paulo César Machado Ferroli. "A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 0I (August 18, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0i20201-3.

Full text
Abstract:
Esse volume reúne os melhores artigos avaliados de forma dupla-cega, aprovados para a oitava edição do ENSUS 2020 – VIII Encontro de Sustentabilidade em Projetos: caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ENSUS mostrou-se resiliente e ágil para manter a tarefa de divulgar a ciência, sendo a primeira edição totalmente remota do evento e ainda a primeira externa à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) após a retomada do evento em 2016.O evento foi realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão e Ciências Ambientais da Unisul e possibilitou uma experiencia salubre de divulgação da ciência. O Know-how adquirido com as edições anteriores, permitiu a composição do modelo replicado no ENSUS remoto: a identidade visual, modelos de submissão, templates de apresentação, palestras, apresentações orais e pôsteres de artigos submetidos, ou seja, as rotinas de funcionamento estão de tal forma consolidadas que facilitam muito os trabalhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodrigues, Ivete, and Danilo Rabetti. "Gestão adaptativa de projetos: um levantamento dos artefatos mais utilizados para gerenciar o escopo do projeto." Revista de Gestão e Projetos 12, no. 1 (March 11, 2021): 95–122. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v12i1.18632.

Full text
Abstract:
Os objetivos da pesquisa são (a) mapear os artefatos de gerenciamento de escopo preconizados pelos métodos preditivos e ágeis; (b) verificar quais deles têm sido utilizados pelos gerentes de projetos e suas organizações; e c) identificar e analisar o uso da abordagem adaptativa de gerenciamento de projetos em função da complexidade do projeto. Foi consolidado, com base na revisão da literatura, um conjunto de artefatos tradicionais e ágeis para gerenciamento de escopo do projeto. Em seguida, foi utilizado o método de levantamento para verificar quais artefatos são mais utilizados pelos gerentes de projetos tendo em vista a complexidade dos projetos. Os resultados apontaram que os gerentes de projetos, em sua maioria, ainda não têm flexibilidade na escolha dos artefatos utilizados nos projetos. Os artefatos preditivos são os mais utilizados, mas há indícios de que as empresas começam a migrar para uma abordagem adaptativa. O estudo oferece uma contribuição acadêmica quanto à consolidação dos artefatos disponíveis para o gerenciamento de escopo de um projeto, tanto na corrente tradicional quanto na corrente ágil. Também contribui no levantamento dos artefatos que estão realmente em uso, no sentido de melhor se entender como é a feita a escolha dos artefatos, independentemente de abordagens metodológicas únicas. Quanto às implicações gerenciais, os resultados poderão contribuir com a prática das empresas, auxiliando-as a decidir sobre o uso de técnicas e artefatos para gerenciamento de escopo existentes em ambas as abordagens, evitando utilizar indiscriminadamente as metodologias ágeis ou se manter enraizados nos controles e planos das metodologias tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography