Academic literature on the topic 'Gestão da dor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão da dor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão da dor"

1

Colasante, Tatiana, and Amanda Gomes Pereira. "Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil." Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer 6, no. 11 (September 28, 2021): 198–213. http://dx.doi.org/10.9789/2525-3050.2021.v6i11.198-213.

Full text
Abstract:
Com a pandemia do coronavírus no Brasil, grupos em situação de vulnerabilidade social têm sofrido mais intensamente processos de marginalização, descaso e invisibilidade. O objetivo principal deste artigo é refletir sobre a gestão da vida e da morte a partir da existência de políticas genocidas que ampliam o sofrimento social em meio a um cenário pandêmico, com subnotificações das mortes, ocultação de cadáveres e a morte social com o cerceamento dos direitos humanos. As discussões empreendidas trazem contextos que convergem para essa realidade a partir de relatos de casos de morte, dor, luto e mistanásia. A realização de entrevistas com mulheres do Maranhão, um dos estados com o maior número de pessoas em situação de pobreza no país, confirma que a pandemia ampliou os espaços de dor e de luto desse grupo em vulnerabilidade social com desemprego, dificuldades financeiras, aumento da sobrecarga de trabalho doméstico e o surgimento de problemas emocionais como ansiedade, medo e depressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vivas Pina Pina, Bruno Miguel, and Cristina Lavareda Baixinho. "PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO DA PESSOA SUBMETIDA A ARTROPLASTIA DA ANCA - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 3, no. 1 (September 16, 2020): 42–47. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.5.5758.

Full text
Abstract:
Introdução: A artroplastia é uma cirurgia frequente que aliada à dor e à diminuição da mobilidade aumenta a dependência para o autocuidado e é preditora de perda de funcionalidade. Objetivo: Determinar as vantagens da consulta de preparação pré-operatória na evolução da funcionalidade pós-operatória da pessoa submetida a atroplastia da anca. Método: Revisão Integrativa da Literatura, foram definidos critérios de elegibilidade para a amostra bibliográfica. Resultados: A amostra bibliográfica ficou constituída por 16 artigos que permitem responder ao objetivo da investigação. Os programas de recuperação estruturados, com consulta pré-operatória, diminuem as complicações pós-cirúrgicas e o tempo médio de internamento, promovem uma melhor gestão da dor e a recuperação mais rápida através de uma abordagem interprofissional. Conclusões: O programa de reabilitação deve iniciar-se na fase pré-operatória porque o aumento do conhecimento sobre a cirurgia, programa de reabilitação e transição para a comunidade traduz-se em ganhos de saúde, sociais e económicos Descritores: Enfermagem, Reabilitação, Capacitação, Artroplastia da anca, Consulta pré-operatória, Autocuidado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Rayane Caroline Medeiros do, Amanda Caroline Gomes Graboschii, Lucas Santana da Fonseca, and Pierre Barnabé Escodro. "Analgesia em asininos: o estado da arte." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 10, 2020): e5979108773. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8773.

Full text
Abstract:
Ao longo da evolução, tanto em animais como humanos, a dor funcionou como consequência do instinto de sobrevivência, pois tem função protetora no organismo, importante para a integridade física. Sua intensidade varia de acordo com a patologia e gravidade da lesão tecidual, bem como o limiar de dor de cada espécie, ainda devendo considerar-se peculiaridades individuais. Sabe-se que os asininos, quando comparados aos equinos, apresentam sinais de dor mais sutis ou quase imperceptíveis, sendo os sinais mais observados apatia, inapetência, claudicação e relutância ao mover-se, comportamentos estes que nem sempre são relacionados à dor e que alguns deles são comuns em diversas enfermidades. A literatura a respeito de terapêutica no controle álgico em jumentos também é escassa, e a maioria dos protocolos são seguidos usando os indicados para equinos, apesar de já ter sido comprovadas diferenças entre fisiologia, farmacocinética e metabolização dos medicamentos. As terapias para o controle da dor podem ser feitas isoladamente, ou através de terapias multimodais, utilizando-se associação de fármacos de diferentes classes e técnicas analgésicas. Os principais fármacos descritos para analgesia em asininos em diversas patologias são a fenilbutazona, flunixin, butorfanol e detomidina. Apesar de muitas vezes não ter tanta importância e foco como os equinos, mais pesquisas com asininos se fazem necessárias, no que diz respeito principalmente a seu comportamento, gestão da dor, e dosagens terapêuticas adequadas, auxiliando assim no bem-estar, qualidade de vida e força de trabalho no auxílio ao desenvolvimento humano. O presente artigo de revisão busca elucidar fundamentos sobre a dor e promoção de analgesia em asininos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

António, Catarina, Eduardo Santos, Madalena Cunha, and João Duarte. "Psychometric study of the Nursing Care Scale for Pain Management." Revista de Enfermagem Referência IV Série, Nº 22 (September 30, 2019): 51–62. http://dx.doi.org/10.12707/riv19039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Phirtia Raianny Rodrigues da. "Notas etnográficas sobre a gestão humanitária do refúgio negro na cidade de São Paulo." Revista de Antropologia da UFSCar 13, no. 1 (December 5, 2021): 147–72. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v13i1.369.

Full text
Abstract:
As solicitações de refúgio vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos e mobilizam diversos questionamentos, ações, recursos e sentimentos voltados à proteção dos direitos da pessoa migrante. Utilizando como fonte diversas interlocuções produzidas durante campo etnográfico realizado em uma instituição filantrópica de acolhida a imigrantes na cidade de São Paulo proponho uma reflexão acerca da gestão humanitária do refúgio negro. Em linhas gerais, sustento o argumento de que o governo humanitário torna possível a implementação, na vida cotidiana, de uma gestão racializada das populações negras solicitantes de refúgio. Nesse sentido, avalio três aspectos desta gestão: o choque de percepção do que é “ser negro” no Brasil; a centralidade da dor na gestão política do refúgio e, finalmente, a exacerbada produção narrativa que incide sobre os corpos negros através da circulação de informações entre instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Alan Camargo, and Jaqueline Ferreira. "HOMENS NO “LIMITE” DAS DORES NA MUSCULAÇÃO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DE BAIRRO POPULAR: UMA ETNOGRAFIA SOBRE FORMAS PLURAIS DE EXPRESSÃO DA MASCULINIDADE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no. 1 (December 11, 2015): 89. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.54670.

Full text
Abstract:
Este estudo etnográfico trata sobre a relação das representações de corpo, mais especificamente no que diz respeito à dor e sua relação com as expressões da masculinidade. O objetivo foi analisar de que formas as noções de dor e de masculinidades podem atravessar as interações dos praticantes de musculação de uma academia de ginástica de bairro popular do Rio de Janeiro. Pela ótica teórico-metodológica do interacionismo simbólico, foi possível perceber como a diversidade de modos de ser um homem interfere em múltiplas concepções de dores e de limites da gestão de riscos durante as práticas corporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Augusto Santana Palma, Fátima Ketússia dos Santos, Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, Silvio Alan Gonçalves Bonfim Reis, and Larissa Araújo Rolim. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO RIZOMA ZINGIBER OFFICINALE ROSCOE UTILIZADO NO TRATAMENTO DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA." Cadernos de Prospecção 10, no. 1 (March 31, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i1.16304.

Full text
Abstract:
Estudos prospectivos representam forma profícua de gestão de saberes e tecnologias desenvolvidas em saúde, setor que objetiva o tratamento de indivíduos afetados por processos fisiopatológicos, como a dor musculoesquelética, cuja terapia pode envolver plantas medicinais, como o Zingiber officinale Roscoe. O presente artigo pretendeu a verificação do rizoma frente ao cenário de patentes e artigos abordando seu uso frente às condições musculoesqueléticas. Utilizaram-se diversos descritores, como “gengibre” e “dor musculoesquelética”, que deveriam compor a seção “título” e ou resumo em bancos de patentes e artigos, seguido de triagem dos resultados. Dos bancos consultados, WIPO e Scopus apresentaram os maiores resultados para patentes e artigos respectivamente, com 99 e 17 resultados, figurando os Estados Unidos como maior depositário e país da maioria dos artigos. 78 patentes corresponderam à classificação A61K, não havendo correlação para número de artigos e patentes. O Brasil não apresentou resultados para patentes depositadas e artigos publicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fabre, Marilia De Souza Vieira, Daniel Tineu Leite Maia, Ronaldo Merenda, and Irineu Jorge Sartor. "DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NA DOR LOMBAR INESPECÍFICA ATRAVÉS DO MÉTODO MCKENZIE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." Revista Univap 22, no. 40 (February 15, 2017): 547. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1172.

Full text
Abstract:
Resumo – Introdução: O método Mckenzie consiste em um programa de movimentos prescritos por fisioterapeuta, sem o auxílio de equipamentos específicos, onde o paciente aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que aumentam e pioram a sua dor, podendo tratá-las restaurando os mecanismos funcionais. Objetivo: Verificar as publicações na área da fisioterapia relacionadas aos benefícios do método Mckenzie no tratamento da dor lombar inespecífica. Método: Revisão bibliográfica na base de dados PubMed e Lilacs utilizando as palavras-chave: “Method Mckenzie”, “treatment”, “low back pain”. Resultados: foram encontrados 101 artigos, sendo que apenas 22 encontravam- se nos critérios de inclusão, palavra-chave, pesquisas realizadas nos ultimos 10 anos e em seres humanos com textos completo em inglês. Conclusão: O método Mckenzie apesar de ainda mostrar poucas evidências específicas, possui características próprias de autocuidado e de tratamento que agem de forma positiva na gestão da dor, mostrando à sua importância fundamental na avaliação e na classificação das disfunções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, Fabrício Martins, Carlos Alberto Mourão Jr., Juan Felipe Souza Oliveira, Thiago Goldoni Thomé, and Marcelo Quesado Filgueiras. "EPIDOR: uma abordagem computacional baseada em sistema web e aplicativo móvel para dores crônicas no atual contexto de pandemia do coronavírus." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 9, no. 2 (November 25, 2020): 117. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.74673.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia do coronavírus expôs problemas na infraestrutura e prestação de serviços de saúde à população, mas também problemas relacionados com falta de informação correta, precisa e relevante para apoiar gestores e profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia. Pacientes portadores de dor crônica representam um dos grupos vulneráveis à COVID-19 por incluir um grande número de idosos e maiores chances de complicação quando se estabelece a relação direta de ansiedade, estresse e imunodepressão com dor crônica. Como solução alternativa no contexto atual, a presente pesquisa defende o uso de tecnologias da informação capazes de promover transformação digital na área e produzir informações mais realistas diante desse cenário. Método: O presente artigo apresenta uma abordagem computacional baseada em um sistema de informação eletrônico, denominado como EPIDOR. Este realiza a coleta, o acompanhamento e a gestão de dados de pacientes com dores crônicas, composto por dois componentes de software (um sistema web e um aplicativo móvel). Estes realizam o registro da intensidade da dor diária e ao longo de um período, sua correlação com atividades e horário de medicação, além da geração de dashboards para prover análise de dados. Resultados: O sistema EPIDOR faz parte de uma pesquisa em andamento e se encontra em fase de implantação em um hospital da rede pública e uma clínica especializada em medicina da dor. A conclusão do processo de implantação irá fornecer suporte para estudos epidemiológicos da dor no Brasil. Estes ainda carecem de dados mais confiáveis e robustos acerca da incidência e prevalência da dor em âmbito nacional e regional, especialmente no contexto atual de pandemia da COVID-19. Conclusão: Conclui-se que o sistema EPIDOR pode contribuir no processo de transformação digital na área de dor crônica. Adicionalmente, a abordagem proposta pode prover uma melhoria da qualidade de vida desse grupo de pacientes. Enfatizando-se que esse grupo corresponde a mais de 30% da população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima Júnior, José Humberto Viana, and Angelo Brigato Ésther. "Transições, prazer e dor no trabalho de enfermagem." Revista de Administração de Empresas 41, no. 3 (September 2001): 20–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902001000300003.

Full text
Abstract:
O artigo, fundamentado nas premissas teóricas sobre relações de trabalho, em especial em algumas variáveis que integram a categoria microssocial - organização do trabalho e condições de trabalho -, aliadas às contribuições da Escola Dejouriana, que analisa os temas do prazer e do sofrimento vinculados ao trabalho, procura desvendar o processo de desgaste/prazer no trabalho dentro de um hospital universitário, por meio do discurso dos trabalhadores de enfermagem ali atuantes, buscando captar suas realizações, dificuldades, alegrias, tramas e defesas, angústias, contradições, a luta pelo poder, as vivências subjetivas, os silêncios. Em suma, as transições da enfermagem de anjo de branco a profissional têm sido marcadas por preconceitos, desgaste, sofrimento e luta por espaço laboral. Abandonando a posição de saber periférico e vulnerável, assistimos, atualmente, ao esforço dos trabalhadores de enfermagem para a construção de uma nova imagem que contempla estratégias de revalorização do estatuto profissional, controle da formação, das carreiras e dos conteúdos do trabalho para que se tornem agentes privilegiados e ativos na melhoria das condições de saúde da comunidade e propulsores de novas idéias para o avanço da gestão nas organizações hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão da dor"

1

Almeida, Bela Graça. "Gestão da dor." Master's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/15943.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barros, Maria Esmeralda. "Monitorização e Gestão da Dor na UCPA." Master's thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/8352.

Full text
Abstract:
Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica
No âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal, o presente relatório pretende transmitir todo o processo desenvolvido para a aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. Inserido em contexto da Unidade Curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica II, o Estágio III, compreende a implementação do projeto de intervenção em serviço de acordo com a metodologia de projeto com o título “ Monitorização e Gestão da Dor na unidade de cuidados pós-anestésicos”. A sua finalidade é a implementação de instrumentos de avaliação da Dor e a uniformização de procedimentos, numa unidade de cuidados pós-anestésicos de um Hospital do sul do país, de modo que, a presença de Dor e a sua intensidade sejam sistematicamente valorizadas, diagnosticadas, avaliadas e registadas. A dor pós-cirúrgica na unidade de cuidados pós-anestésicos é uma realidade problemática, a sua monitorização e gestão é fundamental para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Para a consecução deste projeto foram delineados quatro objetivos específicos, bem como todas as atividades necessárias à sua operacionalização. O primeiro foi adequar a norma de intervenção de enfermagem de avaliação da dor na UCPA, o segundo a elaboração de um padrão de documentação de registo sistemático da dor, o terceiro a formação da equipa relativamente à avaliação, gestão e registo da dor e o quarto a elaboração de um caderno temático sobre a problemática em questão. O desenvolvimento de Competências Especificas do Enfermeiro Especialista em Pessoa em Situação Crítica foi também marcada pela realização do projeto de aprendizagens clínicas, seguindo igualmente a metodologia de projeto.
Abstract:Within the extent of the 2nd Master`s Degree in Medical-Surgical Nursing , of the Polytechnic Institute -School of Health - in Setubal, this present report pretends to convey the whole process developed for the acquisition of Common and Specific Competencies of the Nursing Specialist in the Critical Patient Situation. Set in the context of the II Medical-Surgical Nursing course, the III internship consists in the implementation of the intervention project in service in accordance with project methodology entitled "Monitoring and Management of Pain in the post-anesthesia care unit." Its purpose is to implement pain assessment tools and standardization of procedures, in a post-anesthesia care unit of a hospital in the south of the country, so that the presence of pain and its intensity are systematically valued, diagnosed, assessed and registered. Post-surgical pain in the post-anesthesia care unit is a problematic reality, its monitoring and management is the key to improving the quality of care given. To achieve this project were outlined four specific objectives as well as all necessary to its operation activities. The first was to adjust the standard of nursing intervention for pain assessment in a post-anesthesia care unit, the second developing a standard for documentation of systematic recording of pain, the third training staff regarding the assessment, management and registration of pain and the fourth the development of a thematic dossier on the issue in question. The development of Specific Competencies of the Specialist Nurse in Critical Situation Patient care was also marked by the execution of the clinical learning project, equally following the project methodology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Margarida Maria Ramos de Matos e. Froufe dos. "Gestão da dor do doente inconsciente no serviço de urgência." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/15942.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ponte, Maria da Conceição Ferreira da Silva. "Gestão da dor: estratégias de alívio da dor em grávidas a induzir o parto." Master's thesis, Universidade de Évora, 2011. http://hdl.handle.net/10174/14061.

Full text
Abstract:
A dor durante o trabalho de parto resulta das contracções, do apagamento e dilatação do colo e origina comportamentos diversos nas parturientes, muitos, como resultados de uma herança cultural. Para a maioria das mulheres a dor do trabalho de parto e parto é considerada como uma das piores experiências da sua vida. Não havendo mensuração da dor referida pelas parturientes, no serviço de Medicina Materno Fetal onde desempenhamos funções, foi necessário sensibilizar a equipa de enfermagem para se registar a intensidade da dor, aplicando a escala numérica da dor, o que permite avaliála como o 5º Sinal Vital. Elaboramos uma folha de registo para as parturientes a induzir o parto, um álbum seriado, que é sustentado por um documento sobre os métodos não farmacológicos, que podem ser recomendados às parturientes pelos enfermeiros, autonomamente, no controlo e alívio da dor, proporcionando bem-estar e conforto; ABSTRACT: Pain during labour results from contractions, effacement and dilatation of the cervix and causes different behaviours in pregnant women, many as a consequence of a cultural heritage. For most women the pain during labour and childbirth is regarded as one of the worst experiences of their life. As there is no measurement of the pain reported by women, in the Department of Maternal Fetal Medicine, in which we work, it became necessary to sensitize the nursing staff to register pain intensity, applying the numerical pain scale, which allows us to evaluate it as the 5th Vital Sign. We developed a chart for pregnant women who are inducing labour, a flipchart, which is supported by a document on non-pharmacological methods, which can be recommended to pregnant women by nurses, autonomously, in what concerns control and pain relief, providing well-being and comfort.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dantas, Tânia Cristina Neiva. "Aplicações móveis na gestão da dor de cabeça." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15431.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gerontologia
Objetivos: As aplicações móveis apresentam-se com um grande potencial na melhoria da gestão da dor. Contudo a informação sobre as caraterísticas das aplicações disponíveis em Português Europeu para a gestão da dor em geral, e para a gestão da dor de cabeça em particular, são escassas. Assim, este estudo tem como objetivos caraterizar em termos de conteúdo e avaliar a usabilidade e comparar o registo das caraterísticas da dor de cabeça utilizando uma aplicação móvel e registo em papel. Método: Foram encontradas quatro aplicações em Português Europeu (Diário da Cefaleia, Diário da Dor, Dor de Cabeça e Registo Simples) que cumpriram um conjunto de critérios pré-definidos. Estas foram quanto à suas caraterísticas gerais e conteúdo e usabilidade, avaliada através da ICF-US I e de um registo de um registos de nível de facilidade de conclusão das tarefas de cada aplicação. Foi ainda avaliada a validade de um das aplicações (Dor de Cabeça) Resultados: Três das aplicações avaliadas eram específicas para a dor de cabeça e uma pode ser utilizada em qualquer tipo da dor. Todas permitem o registo das caraterísticas da dor e a sua exportação no formato de um relatório. Todas as aplicações foram consideradas como apresentando boa usabilidade e não houve diferenças significativas na pontuação total da ICF-US I. Todos os participantes (n=4) responderam de igual forma quer no registo das características de dor de cabeça na aplicação quer no registo em papel. Conclusão: As aplicações móveis avaliadas permitem o registo adequado das características da dor de cabeça e apresentam resultados de usabilidade elevada e válidos quando comparados com o registo em papel.
Objectives: The mobile applications show great potential in the improvement of self-management of pain. However the information about self-pain management and headache in particular, in European Portuguese are still scarce. Therefore, this study has the objective of categorizing the mobile applications in content and the evaluation of the usability terms in the self-management of pain, as well as comparing the pain characteristics using the mobile application and paper registration. Method: Four mobile applications were found in European Portuguese (Diário da Cefaleia, Diário da Dor, Dor de Cabeça e Registo Simples) that match a set of predefined of criteria. This were evaluated by the ICF-US I scale for their general characteristics, content and usability,and a record of how easy the tasks were performed in each app. The reliability of one of the apps (Dor de Cabeça) was evaluated as well. Results: Three of the apps were specific for headache and one could be utilized for records of any type of pain. All apps allow a record of the pain characteristics and its extraction in a form of a report. All participants (n=4) answered the same way in both the app and paper registration about the headache characteristics. Conclusion: All the mobile applications evaluated allow a proper record of the headache characteristics and present valid results in comparison the paper records.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magarreiro, Vera Mónica Cuco. "Gestão não-farmacológica da dor na pessoa em situação critica." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16405.

Full text
Abstract:
Mestrado, Pessoa em Situação Critica, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A maioria das situações que conduzem o doente aos cuidados de saúde têm dor associada (Oware-Gyekye, 2008), justificando assim a pertinência de uma abordagem eficaz dos profissionais à dor (Direcção-Geral da Saúde, 2003) atribuindo-lhe uma prioridade elevada. A literatura revela que a experiência de dor durante os internamentos em unidades de cuidados intensivos (Puntillo, citada por Gélinas, Arbour, Michaud, Robar, & Côté, 2012) contribui para um aumento dos índices de morbilidade e de mortalidade, desencadeando graves alterações fisiológicas e psicológicas, prolongando o tempo de internamento (Stites, 2013). A nível hospitalar, a gestão da dor é maioritariamente farmacológica, contudo já existe evidência da utilização de intervenções não-farmacológicas para o controlo da dor (Czarnecki et al., 2011; Gatlin & Schulmeister, 2007; Gélinas et al., 2012; Williams, Davies, & Griffiths, 2009). Tendo em conta as competências do enfermeiro para intervir na gestão da dor (Ordem dos Enfermeiros, 2008), a realização de intervenções não-farmacológicas torna-se um imperativo. Enquanto grupo específico (Direcção-Geral da Saúde, 2013), a pessoa em situação crítica exige do enfermeiro competências especializadas contribuindo para a melhoria da qualidade dos cuidados e ganhos em saúde. Com o objetivo de desenvolver competências na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica com dor, o percurso de estágio de mestrado que aqui se documenta decorreu entre uma unidade de dor, um serviço de urgência e uma unidade de cuidados intensivos. Este relatório apresenta as principais atividades realizadas bem como os resultados obtidos nos diferentes contextos, refletindo as competências desenvolvidas, nomeadamente na gestão da dor e prestação de cuidados ao doente em situação emergente, antecipando a instabilidade e risco de falência orgânica. Todo o pensamento e ação em estágio foi sustentado no referencial teórico de Katharine Kolcaba e sua Teoria do Conforto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

García, Ignácio. "Empoderamento da grávida para o controlo e gestão da dor em trabalho de parto através de medidas não farmacológicas." Master's thesis, [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/15905.

Full text
Abstract:
Mestrado, Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, 2011, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
O presente relatório fundamenta o percurso de aprendizagem ao longo da Unidade Curricular de Estágio com Relatório expressando o desenvolvimento de competências preconizadas pela OE (2010) para o perfil de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, através da metodologia de projecto e a análise reflexiva. O empoderamento da grávida para o controlo e a gestão da dor, durante o trabalho de parto, foi o enfoque do meu projecto, sendo as intervenções centradas na utilização de medidas não farmacológicas para o alívio da dor mediante a utilização de técnicas de comunicação e de educação para a saúde. Os cuidados humanizados e o conforto da mulher durante o trabalho de parto englobam, não somente o alívio da dor, mas também o reforço do direito a uma cidadania activa, que implique a tomada de decisão esclarecida. Através da implementação de medidas não farmacológicas de alívio da dor, pretendeu se incentivar e capacitar à grávida a participar activamente durante o trabalho de parto e tornando-a protagonista do seu parto. Consideramos o empoderamento, um status político, social e económico, que permite uma igualdade no acesso das mulheres aos recursos existentes, garantindo-lhes o direito de tomar decisões estratégicas acerca das suas próprias vidas. As actividades desenvolvidas para a concretização do projecto individual que esteve na base deste relatório, tiveram como objectivo promover a saúde e o bem-estar da mulher/convivente significativo, respeitando e promovendo os seus direitos. Estas reflectiram-se no desenvolvimento de competências, salientando-se a utilização de técnicas eficazes de comunicação e de educação para a saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ABRANTES, Geórgia Graziela Aragão de. "Suspensão judicial das outorgas do direito de uso dor recursos hídricos da bacia hidráulica do açude de São Gonçalo, Sousa – PB: Uma análise jurídico-hídrica." Universidade Federal de Campina Grande, 2017. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/555.

Full text
Abstract:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-05-02T19:15:32Z No. of bitstreams: 1 GEÓRGIA GRAZIELA ARAGÃO DE ABRANTES - Dissertação PPGSA ACADÊMICO 2017..pdf: 1834323 bytes, checksum: b561f0eb5ea18ce507b2a52648e8a224 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-02T19:15:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GEÓRGIA GRAZIELA ARAGÃO DE ABRANTES - Dissertação PPGSA ACADÊMICO 2017..pdf: 1834323 bytes, checksum: b561f0eb5ea18ce507b2a52648e8a224 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31
O reservatório São Gonçalo-PB nos anos de 2012 a 2014 auferiu um decréscimo considerável no volume de água armazenado, tendo em vista os baixos índices pluviométricos observados neste período. Neste sentido, o Ministério Público Federal, ao identificar a área como de elevado risco hídrico determinou aos órgãos de gestão das águas a suspensão administrativa das outorgas concedidas pela Agência Nacional de Águas, o que culminou com a propositura de uma ação judicial. A pesquisa visa investigar os efeitos e reflexos de natureza jurídica, hídrica, sociais e econômicos advindos da suspensão judicial das outorgas de direito de uso de recursos hídricos dos usuários do entorno da bacia hidráulica do açude São Gonçalo, em Sousa-PB, principalmente, à luz da Lei nº 9.433/97. A temática ainda aborda a atuação política-administrativa dos órgãos gestores através de uma interpretação normativa sobre os documentos e manifestações dos sujeitos envolvidos, que compõem os autos da Ação Civil Pública Ambiental nº 0800346-80.2014.4.05.8202, que tramitou na da 8ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sousa-PB. Neste contexto, a referida ação judicial fora devidamente precedida de Procedimento Preparatório em que se apurou, por parte do Ministério Público Federal, uma inadequada gestão hídrica, na área estudada, pelos órgãos competentes. Neste diapasão, fora requerido, pelo Parquet federal, provimento jurisdicional emergencial em desfavor da Agência Nacional de Águas e do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS). A metodologia empregada foi pautada no uso dos métodos dedutivo e históricoevolutivo, através da técnica de pesquisa bibliográfica e também a pesquisa de campo, iniciada com uma investigação de caráter exploratório documental, compreendendo o período entre o ano de 2013 e os dias atuais. Ainda, como técnica de pesquisa fez-se uso da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, restou evidenciada a legitimidade passiva dos órgãos envolvidos na presente demanda, com a consequente procedência parcial do pedido do autor para determinar obrigação de fazer em face dos órgãos demandados. Percebeu-se também que a tese de invasão do Poder Judiciário ao campo destinado exclusivamente à Administração não tem mais acolhimento, pois já é suficientemente consolidado o entendimento nos Tribunais brasileiros, que em casos de excepcionalidade, tal medida se impõe como forma de evidenciar os princípios insculpidos no art. 37 da Carta Constitucional vigente, e que devem pautar a atuação da Administração Pública.
The São Gonçalo-PB reservoir in the years 2012 to 2014 saw a considerable decrease in the volume of stored water, due to the low rainfall levels observed in this period. In this sense, the Federal Public Prosecutor's Office, in identifying the area as having a high water risk, determined the water management bodies to suspend administrative concessions granted by the National Water Agency, which culminated in the filing of a lawsuit. The aim of this research is to investigate the legal, water, social and economic effects and consequences of the judicial suspension of the right of use of water resources by users around the São Gonçalo dam in Sousa-PB, mainly to pursuant to Law No. 9.433 / 97. The subject also addresses the political-administrative action of the management bodies through a normative interpretation on the documents and manifestations of the subjects involved, which compose the records of the Public Environmental Civil Action nº 0800346-80.2014.4.05.8202, which was processed in the 8th Federal Court of the Judicial Branch of Sousa-PB. In this context, the aforementioned lawsuit was duly preceded by a Preparatory Procedure in which the Federal Public Prosecutor's Office found inadequate water management in the area studied by the competent bodies. In this tunnel, the Federal Parquet was required to file an emergency judicial appeal in favor of the National Water Agency and the National Department of Works against Drought (DNOCS). The methodology used was based on the use of the deductive and historical-evolutionary methods, through the technique of bibliographic research and also the field research, started with an exploratory documentary investigation, comprising the period between the year 2013 and the present day. Also, as a research technique, the technique of content analysis was used. As a result, the passive legitimacy of the bodies involved in this lawsuit was evidenced, with the consequent partial origin of the author's request to determine the obligation to do before the respondent bodies. It was also noticed that the thesis of invasion of the Judiciary to the field destined exclusively to the Administration no longer receives, since the understanding in the Brazilian Courts is already sufficiently consolidated, that in exceptional cases, such a measure is imposed as a way of evidencing the principles inscribed in art. 37 of the current Constitutional Charter, and which should guide the performance of the Public Administration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Queiroz, Pedro Miguel Varanda. "O enfermeiro como gestor da dor aguda do doente oncológico em pós-operatório." Master's thesis, [s.n.], 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/16038.

Full text
Abstract:
Mestrado , Enfermagem Médico-Cirúrgica - Enfermagem Oncológica, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
A dor é um sintoma comum no período pós-operatório das cirurgias oncológicas Mas, apesar dos avanços da ciência, e de existirem cada vez mais recursos farmacológicos e não farmacológicos para a controlar, reconhece-se existirem défices no seu tratamento (Chung e Zui, 2003) que não são conhecidos, pois os registos de enfermagem não têm dados sistemáticos e regulares da avaliação e intervenção na dor realizadas. Tal situação, desviante das normas nacionais de boas práticas de cuidados de enfermagem, pode também manter o doente oncológico com mais e maior dor. Este projeto pretendeu melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos doentes oncológicos com dor pós-operatória durante o internamento em sala de operados, recorrendo à metodologia de investigação-ação. Foi também orientador do trabalho da equipa de enfermagem a metodologia da gestão das unidades de dor aguda de modo a assegurar-se o controlo contínuo e regular da dor aguda pós-operatória dos doentes oncológicos, avaliada pelos indicadores relativos às taxas de registo contínuo, registo de intervenções de enfermagem em função da intensidade da dor e de reavaliação das intervenções. Do diagnóstico da situação feito há a referir que os valores da taxa de avaliação contínua (5%), taxa de registo de intervenções (65%) e taxa de registo da reavaliação das intervenções (61,5%). Após se ter feito formação à equipa de enfermagem, aplicação de um instrumento de registo e monitorização contínua da ação os resultados subiram para 89,8%, 96, 5% e 81,4% respetivamente. Conclui-se que a adequação dos instrumentos de registo é facilitador do mesmo o que foi demonstrado pela alteração dos valores dos indicadores institucionais, sugerindo-se a continuação do projeto de modo a assegurar o conforto dos doentes submetidos a cirurgia bem como a qualidade dos cuidados de enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SIMÕES, Luan Cesar Ferreira. "Adaptação transcultural do “Pelvic Girdle Questionnaire” (PGQ) para a população brasileira e análise das propriedades de medida." Universidade Federal de Pernambuco, 2014. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19117.

Full text
Abstract:
Submitted by Luiza Maria Pereira de Oliveira (luiza.oliveira@ufpe.br) on 2017-06-16T14:42:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Luan César Ferreira Simões.pdf: 2711820 bytes, checksum: 0400d20743bb79406a72db7116d20fcf (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-16T14:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO Luan César Ferreira Simões.pdf: 2711820 bytes, checksum: 0400d20743bb79406a72db7116d20fcf (MD5) Previous issue date: 2014-08-22
O Pelvic Girdle Questionnaire (PGQ) é o primeiro instrumento específico disponível na literatura para avaliar as limitações nas atividades e sintomatologia em gestantes e puérperas acometidas pela dor da cintura pélvica relacionada com a gestação (DCPG). O objetivo desse estudo foi adaptar transculturalmente para a população brasileira o “Pelvic Girdle Questionnaire” (PGQ) e analisar a confiabilidade (teste-reteste), consistência interna, medida-de-erro (teste-reteste) e validade de construto. Este estudo foi dividido em duas fases. A fase I envolveu o processo de adaptação transcultural e foi subdividida em 5 etapas: tradução, retrotradução, análise do comitê de especialistas e pré-teste, com o acréscimo de um Estudo Delphi, obtendo-se a opinião de fisioterapeutas de diferentes estados do país. A fase II envolveu a análise das propriedades de medida realizadas em 4 etapas: estudo piloto, teste de hipóteses, consistência interna e teste-reteste. A confiabilidade foi analisada através do ICC (variáveis contínuas) e do Coeficiente Kappa (variáveis ordinais), a medida-de-erro através teste de plotagem de Bland & Altman e do erro padrão médio, a validade de construto foi verificada por meio do teste de hipóteses entre dois grupos (gestantes com dor da cintura pélvica e sem dor), a MMD (Mínima Mudança Detectável) foi calculada com IC 95% e a consistência interna foi examinada pela análise Rasch. O PGQ-Brasil foi desenvolvido através de um adequado processo de adaptação transcultural (fase I), garantindo a sua equivalência semântica e adequação cultural. Além da avaliação da clareza da linguagem e relevância técnico-científica obtida através da concordância de mais de 80% dos profissionais do estudo Delphi. Na fase II do estudo, o PGQ-Brasil foi aplicado em 157 gestantes (105 com DCPG e 52 sem dor), obtendo assim capacidade para discriminar entre esses grupos (validade de construto); adequada confiabilidade teste-reteste (ICC para a subescala de atividades [0,97 com IC 95% = 0,95 a 0,98], subescala de sintomas [0,98 com IC 95%= 0,97 a 0,98] e Coeficiente Kappa entre 0,50 e 0,89 para os itens); o teste de Bland & Altman demonstrou adequada concordância e uma MMD de 10,8. Houve também boa consistência interna através da análise Rasch, demonstrando assim a capacidade do instrumento em dividir as participantes em pelo menos três níveis de habilidade, no entanto apresentou efeito “teto” uma vez que 24% das gestantes apresentaram habilidade superior ao que o PGQ-Brasil poderia avaliar. O PGQ-Brasil constitui-se de um instrumento adaptado com adequadas propriedades de medida indicado para ser utilizado na avaliação da funcionalidade de gestantes com diagnóstico de dor da cintura pélvica relacionada com a gestação no contexto clínico e em pesquisas.
The Pelvic Girdle Questionnaire (PGQ) is the first specific instrument available in the literature to assess the limitations in activities and symptoms in pregnant and postpartum women affected by pelvic girdle pain related to pregnancy (PGPP). The aim of this study was cross-culturally adapted for the Brazilian population "Pelvic Girdle Questionnaire" (PGQ) and analyze the reliability (test-retest), internal consistency, measurement error (test-retest) and construct validity. This study was divided into two phases. Phase I involved the process of cultural adaptation and was subdivided into 5 stages: translation, back translation, analysis of the expert committee and pre-test, with the addition of a Delphi study, obtaining the opinion of physiotherapists from different states of the country . Phase II involved the analysis of the properties of measurement carried out in 4 stages: pilot study, construct validity, internal consistency and test-retest. Reliability was analyzed using the ICC (continuous variables) and the Kappa coefficient (ordinal variables), the measurement error by Bland & Altman test and standard errors of measurement, the construct validity was verified through hypothesis testing between two groups (pregnant women with pelvic girdle pain and no pain), the MDC (Minimal Detectable Change) (was calculated with 95% CI and internal consistency was examined through Rasch analysis. The PGQ-Brazil was developed through a proper process of cultural adaptation (phase I), ensuring their semantic and cultural appropriateness. Besides the evaluation of the clarity of language and technical-scientific relevance achieved through correlation of over 80% of professionals in the Delphi study. In phase II of the study, the PGQ-Brazil was applied in 157 patients (105 with and 52 without pain PGPP), thus obtaining ability to discriminate between these groups (construct validity); adequate test-retest reliability (ICC for the subscale of activities [0.97 with 95% CI = 0.95 to 0.98], symptoms subscale [0.98 with 95% CI = 0.97-0.98] and Kappa coefficient between 0.50 and 0.89 for the items); the Bland & Altman test showed satisfactory agreement and MDC 10,8. There was also good internal consistency through Rasch analysis, demonstrating the ability of the instrument to divide the participants into at least three skill levels, in contrast, had an effect "ceiling" since 24% of patients had a greater than skill that PGQ-Brazil could review. The PGQ-Brazil constitutes an instrument adapted adequate measurement properties suitable for use in assessing the functionality of pregnant women diagnosed with pelvic girdle pain related to pregnancy in the clinical setting and in research.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão da dor"

1

(Brazil), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Políticas para a mulher: Relatório da gestão 1999-2002. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

(Brazil), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Memória: Gestão 1995-1999. [Brasília, Brazil]: Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Cássia Regina O. Botelho. A imagem da Câmara dos Deputados: Modelo de determinantes da imagem organizacional segundo a teoria da gestão do conhecimento. Brasília: Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Joaquim Filipe F. E. de. Gestão pública em Portugal: Mudança e persistência institucional. Coimbra: Quarteto, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Holzmann, Lorena. Operários sem patrão: Gestão cooperativa e dilemas da democracia. São Carlos: Editora da UFSCar, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gestão democrática e ocupação da escola: O MST e a educação. Porto Alegre: EST Edições, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Carlos Henrique Medeiros de, Décio Nascimento Guimarães, and Fernanda Castro Manhães. Educação, gestão e tecnologia: a interdisciplinaridade em questão. Encontrografia Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.52695/978-65-88977-45-3.

Full text
Abstract:
A presente obra é composta pelos seguintes trabalhos: 1. A gestão democrática escolar na perspectiva da inclusão 2. Desconstruções e construções para a emancipação social das pessoas com deficiência na concepção dos direitos humanos 3. Tecnologias na educação brasileira: desafios para uma gestão pró-acesso no século XXI 4. Empreendedorismo, universidades e startups de tecnologia 5. A importância das tecnologias digitais na educação em tempos de COVID-19: desafios e estratégias no contexto escolar 6. Tecnologias digitais voltadas para a educação em saúde dos idosos com dor crônica: construtos teóricos para abordagens práticas 7. Saúde infantil, pandemia e era digital: reflexões sobre o “novo” normal 8. O impacto das desigualdades sociais e a reprodução da baixa escolaridade dos jovens brasileiros 9. O impacto do mercado de bens simbólicos na relação entre desemprego e empreendedorismo por necessidade 10. Literatura e História: BNCC e a perspectiva da interdisciplinaridade 11. A inclusão escolar das pessoas surdas: dados dos estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo 12. A transversalidade da educação em direitos humanos com foco nas questões urbanas e ambientais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

do Nascimento, Simone Mattos. Oferta e implantação da dança sênior na atenção básica. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21090200.

Full text
Abstract:
O meu interesse pela Dança Sênior deu-se logo no início da minha experiência acadêmica, quando ingressei no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já tinha muito empenho pela Geriatria e Gerontologia e bem como pela Fisioterapia Preventiva e Respiratória, uma vez que realizei meus estágios acadêmicos na Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e no Cuidado Integrado à Pessoa Idosa (CIPI) na [Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATi) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)], todos no Rio de Janeiro. Ainda tive o meu primeiro contato com a Dança Sênior onde fiquei maravilhada com este recurso terapêutico direcionado à pessoa idosa. Em 2002, tive a felicidade de ingressar no Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde a Professora de Educação Física Kátia Pedreira Dias nos apresentou a Dança Sênior, aflorando novamente o meu encantamento por esta modalidade terapêutica. Neste mesmo ano, comecei a fazer os Cursos de Dança Sênior no Rio de Janeiro. Por, por motivos particulares, finalizei a minha Habilitação em Dança Sênior em Belo Horizonte- MG. No Rio de Janeiro – RJ programei e fui dirigente de Dança Sênior no Grupo de DANÇA SÊNIOR do Núcleo de Geriatria do Hospital Central da Aeronáutica (NUG/HCA); do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica do Galeão-(COGAL); do DANÇANDO SEM DOR do Programa de Dor e Cuidado Paliativo e Programa de Atendimento Domiciliar Multiprofissional (PADI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) / UFRJ. Já em Minas Gerais, tive a felicidade de implantar e dirigir o grupo de Dança Sênior do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (SSSGABH) e de Lagoa Santa (SSSGALS) fui somente dirigente de Dança Sênior no Serviço Social do Comércio (SESC) – Belo Horizonte/MG; no Centro de Referência do Idoso – Belo Horizonte/MG, no Centro de Saúde Padre Maio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Pompeu e Braúnas em NASF e Programa Saúde da Família (PSF). Em 2010, como Facilitadora de Oficina de Esporte e Lazer – Projovem em Pirassununga fui convidada para dar uma Oficina de Dança Sênior para os jovens e o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Vila São Pedro do Município de Pirassununga/SP. Pela minha experiência profissional enquanto Fisioterapeuta Gerontogeriátrica; por ter Habilitação em Dança Sênior; e ter atuado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vejo que a Dança Sênior é uma prática corporal viável de ser aplicada na Atenção Básica de qualquer município brasileiro. Contudo, por ter uma elevada clientela idosa usuária das USFs, o município de Pirassununga foi escolhido para a implantação da oferta da Dança Sênior, essa pode ser nova modalidade de prática corporal direcionada para pessoa idosa. Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a Dança Sênior junto ao Programa de Pós- Graduação e Gestão da Clínica (PPGGC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estou muito feliz com o aprendizado adquirido enquanto aluna de um Mestrado Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

do Nascimento, Simone Mattos. Oferta e implantação da dança sênior na atenção básica. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21090200.

Full text
Abstract:
O meu interesse pela Dança Sênior deu-se logo no início da minha experiência acadêmica, quando ingressei no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já tinha muito empenho pela Geriatria e Gerontologia e bem como pela Fisioterapia Preventiva e Respiratória, uma vez que realizei meus estágios acadêmicos na Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e no Cuidado Integrado à Pessoa Idosa (CIPI) na [Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATi) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)], todos no Rio de Janeiro. Ainda tive o meu primeiro contato com a Dança Sênior onde fiquei maravilhada com este recurso terapêutico direcionado à pessoa idosa. Em 2002, tive a felicidade de ingressar no Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde a Professora de Educação Física Kátia Pedreira Dias nos apresentou a Dança Sênior, aflorando novamente o meu encantamento por esta modalidade terapêutica. Neste mesmo ano, comecei a fazer os Cursos de Dança Sênior no Rio de Janeiro. Por, por motivos particulares, finalizei a minha Habilitação em Dança Sênior em Belo Horizonte- MG. No Rio de Janeiro – RJ programei e fui dirigente de Dança Sênior no Grupo de DANÇA SÊNIOR do Núcleo de Geriatria do Hospital Central da Aeronáutica (NUG/HCA); do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica do Galeão-(COGAL); do DANÇANDO SEM DOR do Programa de Dor e Cuidado Paliativo e Programa de Atendimento Domiciliar Multiprofissional (PADI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) / UFRJ. Já em Minas Gerais, tive a felicidade de implantar e dirigir o grupo de Dança Sênior do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (SSSGABH) e de Lagoa Santa (SSSGALS) fui somente dirigente de Dança Sênior no Serviço Social do Comércio (SESC) – Belo Horizonte/MG; no Centro de Referência do Idoso – Belo Horizonte/MG, no Centro de Saúde Padre Maio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Pompeu e Braúnas em NASF e Programa Saúde da Família (PSF). Em 2010, como Facilitadora de Oficina de Esporte e Lazer – Projovem em Pirassununga fui convidada para dar uma Oficina de Dança Sênior para os jovens e o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Vila São Pedro do Município de Pirassununga/SP. Pela minha experiência profissional enquanto Fisioterapeuta Gerontogeriátrica; por ter Habilitação em Dança Sênior; e ter atuado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vejo que a Dança Sênior é uma prática corporal viável de ser aplicada na Atenção Básica de qualquer município brasileiro. Contudo, por ter uma elevada clientela idosa usuária das USFs, o município de Pirassununga foi escolhido para a implantação da oferta da Dança Sênior, essa pode ser nova modalidade de prática corporal direcionada para pessoa idosa. Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a Dança Sênior junto ao Programa de Pós- Graduação e Gestão da Clínica (PPGGC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estou muito feliz com o aprendizado adquirido enquanto aluna de um Mestrado Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Eduardo Gasperoni de. Interfaces da gestão escolar. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-393-0.

Full text
Abstract:
A atuação gestora vai além de cumprir aspectos burocráticos e administrativos. No campo educacional, ela visa à promoção humana, concernindo em assegurar a qualidade de uma mediação no seio da prática social global, colaborando com a formação cidadã e humanizadora. A oportunidade de conhecer e estabelecer conexões com a presente obra intitulada Interfaces da Gestão Escolar, leva as seguintes reflexões: O que implica pensarmos em Gestão Escolar nos dias contemporâneos? Qual a colaboração da atuação do gestor para a formação, o desenvolvimento e as aprendizagens da comunidade escolar? Se há a docência humanizada, haveria a gestão escolar humanizada? Podemos inferir que, inúmeros são os elementos a serem considerados, peculiarmente, os processos de aprendizagens de todos os atores da comunidade escolar, nos distintos segmentos, modalidades e níveis de ensino e que contemplem efetivamente as infinitas Interfaces da Gestão Escolar. Cônscio de sua atuação que concilia consciência técnica com a evidência política, na condução do conteúdo educativo e das exigências burocrático-administrativa, ora sua função tem cunho administrativo, ora apresenta caráter educador, o gestor, enquanto “educador por excelência”, deve ter a ciência da relevância de sua atuação no sentido de desempenhar todos os papeis a fim de possibilitar um ambiente que de fato ofereça uma educação de qualidade para todos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão da dor"

1

Santos, Elaine da Hora dos, Isabela Ribeiro Simões de Castro, and Marcio Curi Rondinelli. "Diretriz clínica para gerenciamento/gestão da dor." In Segurança do paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde, 482–90. Editora FIOCRUZ, 2019. http://dx.doi.org/10.7476/9788575416419.0025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hefler, Alana Furtado, Patrícia Lira Bizerra, Lizandra Alvares Felix Barros, and Elizabeth Gonçalves Ferreira Zaleski. "O ENVELHECIMENTO ATIVO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A DOR NOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 3, 176–89. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.24820280818.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo, Camilla Rêgo de, Lorena de Sousa Abreu, Denise Moreira Lima Lobo, Josenilda Malveira Cavalcanti, Rinna Rocha Lopes, and Rita Suele de Oliveira Morais. "A IMPORTÂNCIA DO PROJETO CLINICA DA DOR NO ÂMBITO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Política, Planejamento e Gestão em Saúde 8, 50–53. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9372025089.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Sandra Regina Lins Prado Tardelli da, and Thais Almeida de Luna. "AVALIAÇÃO DA DOR COMO PRÉ-REQUISITO PARA ACREDITAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE." In Enfermagem: Assistência, gestão e políticas públicas em saúde 2, 104–12. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.97221160711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, José Francisco, and Stefânia Araújo Pereira. "MANEJO DA DOR COM MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS EM NEONATOS: CUIDADOS INTENSIVOS." In Gestão do Trabalho, Educação e Saúde: Desafios Agudos e Crônicos - Volume 2, 143–62. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210102891.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ramos, Beatriz Adriana Herrera, and Daniela Alejandra de Jesús González Olmos. "SATISFAÇÃO COM A GESTÃO DA DOR EM PACIENTES SUBMETIDOS A CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS IMEDIATOS NUM HOSPITAL DE NÍVEL TERCIÁRIO." In Saberes, estratégias e ideologias de enfermagem 2, 172–82. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.48221231117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, Paulo Henrique, and Rúbia Carla Santi. "Gestão estratégica de pessoas no departamento da polícia civil do Paraná: capacitação e parceria com instituições de ensino superior." In Administração Contemporânea, 61–71. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p61-71.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta como tema a Gestão Estratégica de Pessoas no Departamento da Polícia Civil do Paraná, na capacitação em parceria com instituições de ensino superior. A questão de pesquisa busca saber, se a eficácia da parceria será eficiente para o avanço do Departamento da Polícia Civil na Gestão estratégica de pessoas. A pesquisa utiliza o método quantitativo , utilizando-se de coleta de dados e informações através de questionário, entre os dias 17/02/2020 a 27/02/2020 com 21 Policiais Civis da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa de diferentes setores. Justifica-se essa pesquisa, por trazer ao Departamento da Polícia Civil uma visão sobre inovações que oportunizam o crescimento institucional na gestão de pessoas, aproveitamento da competência de cada profissional em dar melhor atendimento e qualidade no serviço prestado. Objetivo geral da pesquisa é: conhecer a gestão estratégica de pessoas por meio da capacitação e aproveitamento das habilidades profissionais, aliadas à parceria entre Instituição de Ensino Superior e Polícia Civil. As conclusões em destaque da pesquisa se resumem que, haverá aprendizado da Policial Civil por meio da parceria com Instituição de Ensino Superior, alavancando a gestão interna e dando à população resultados eficientes em seus anseios, somada na melhor Gestão de Pessoas dentro do processo de evolução de uma política pública desburocratizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scheffler, Ilomar, and Luciano José Pires. "Gestão da qualidade nos transportes: um estudo de caso aplicado no transporte de cargas na cidade de São José dos Pinhais." In Logística multicases: do sonho à entrega, 124–34. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.202111-10-p124-134.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi desenvolvido a fim de verificar a importância da gestão da qualidade nas organizações. Diante desse estudo, verificou-se que a qualidade é uma importante ferramenta de gestão empresarial, pois fornece subsídios necessários para sobrevivência das empresas num mercado competitivo e complexo. A qualidade assume hoje em dia, uma importância crescente, ela se torna fundamental para a empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento em todas as atividades. A gestão da qualidade é um fator chave na criação de valor das vantagens competitivas para a empresa. Se por um lado ajuda a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajuda a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência. O diferencial é detectar e gerenciar a qualidade eficaz, através do processo de busca, seleção, análise, disseminação e transformação dessa ferramenta, com o objetivo de obter um melhor posicionamento no espaço competitivo no qual atua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Castro, Evandra Campos, and Mauro José Kummer. "A adoção de práticas sustentáveis como caminho para o descarte de materiais bibliográficos." In Logística multicases: do sonho à entrega, 148–60. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.202111-10-p148-160.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como tema a logística reversa que trata do retorno de bens de consumo inservíveis, para serem reciclados e reutilizados. A questão problema é se o descarte de materiais bibliográficos, praticado nas bibliotecas dos Institutos Federais de Ensino – IFs, tem se baseado nos preceitos legais e ambientais. O objetivo é investigar a adoção de boas práticas no gerenciamento sustentável no descarte de materiais bibliográficos inservíveis nos IFs. Este estudo de caso, adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário com vinte questões, visando obter um perfil da cultura organizacional quanto à incorporação de conceitos e práticas da Gestão Pública Sustentável. Para registrar o nível de concordância ou discordância em relação a uma dada questão, usou-se a escala de Likert, sendo esta uma escala psicométrica utilizada em pesquisa quantitativa. Os resultados da pesquisa apontam que, aproximadamente, 84% dos IFs ainda não aderiram aos ideais de responsabilidade socioambiental, propostos pelo Programa Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, do Governo Federal ante as atividades da gestão pública. A adoção de boas práticas aplicadas ao descarte de materiais bibliográficos inservíveis, que atendem aos critérios da sustentabilidade, é realizada por apenas 12,5% dos bibliotecários entrevistados. Fica bastante evidente que é preciso que governos e servidores empreendam maiores esforços em suas atividades e ações, buscando adequar-se aos novos padrões da Gestão Sustentável para que efetivamente crie-se uma cultura organizacional voltada à sustentabilidade e assim atenda-se, satisfatoriamente, ao interesse público, garantindo produtos e serviços públicos de boa qualidade à população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Amanda Alves de, and José Orlando Costa Nunes. "Estudo sobre a qualidade de vida na atividade Policial Militar da Companhia de Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (ROCAM) em Natal/RN." In Gestão de Pessoas na Segurança Pública, 9–27. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20217-8-p9-27.

Full text
Abstract:
Este trabalho aborda os aspectos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), que consiste na apresentação de teoria sobre o tema e uma análise prática, com foco no conjunto de ações específicas visando à melhoria constante dos processos tecnológicos, estratégicos, operacionais e humanos de uma organização. A QVT é de responsabilidade dos departamentos responsáveis pela Gestão de Pessoas nas demais organizações, sendo também possível no gerenciamento da Segurança Pública. Assim, esta pesquisa tem como objetivo a verificação da QVT na Companhia de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas - ROCAM, dos seus servidores que se utilizam de motocicletas para o serviço em Natal-RN. A metodologia aplicada foi fundamentada nos paradigmas de pesquisa qualitativa e quantitativa, realizando-se questionário com perguntas fechadas e abertas. Quanto aos resultados, constatou-se que há necessidade da criação de um programa de QVT para os servidores na ROCAM, principalmente por que alguns pontos precisam ser melhorados, tanto no preventivo, quanto no cotidiano. Verificou-se também, que existe interesse do comando em dar andamento a um programa, faltando para tal, investimentos governamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão da dor"

1

Silva, Diana Dolores Fonseca da. "POLÍTICAS PÚBLICAS NA REDUÇÃO DOS IMPACTOS DO COVID 19 MO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS/MA." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2795.

Full text
Abstract:
Introdução: O presente artigo consta das principais políticas públicas realizadas pelo município de São Luís para o enfrentamento da pandemia de COVID 19 à população mais vulnerável, estruturado em duas sessões. A primeira traz conceito de pandemia e visão geral da pandemia por COVID 19 no mundo ( surgimento e evolução, emergência no Brasil e no Maranhão). A segunda descreve a cronologia em São Luís, principais impactos na população mais vulnerável e algumas medidas da gestão pública municipal para enfrentamento. Objetivo: Abordar algumas medidas da gestão pública municipal para reduzir o impacto da pandemia do Covid-19 às populações mais vulneráveis em São Luís. Material e método: Estudo exploratório bibliográfico, coleta e análise dos dados realizada buscando os principais autores em assistência social e atualidades, utilizando-se revistas científicas, documentos e dados de sites oficiais e institucionais. Resultados: Pode -se Identificar várias ações da gestão municipal para dirimir o impacto da pandemia nas populações mais vulneráveis, na saúde, saneamento e assistência social, e outros segmentos. Este contexto caracteriza-se como um momento desafiador devido o desconhecimento de vários aspectos do vírus e da pandemia, como também alteração no modo de relacionar-se e conviver; através do surgimento de novos hábitos de comportamento e conduta, medos, inseguranças, dor pela perda de entes queridos, prejuízos emocionais e materiais e a incerteza de o quanto isso ainda vai durar. Nessas condições, foi além de tudo necessário readequar os sistemas e as politicas para que abrangessem todos os indivíduos e com base nos protocolos e diretrizes tentar vivenciar e enfrentar esse momento pandêmico da forma mais adaptável possível, foi necessário esforços de autoridades e sociedade em geral com objetivo de amenizar os impactos de um evento tão devastador e de orientar um novo jeito de viver. Conclusão: O presente artigo se coloca dentro do esforço de contribuir com o debate acerca dos impactos da pandemia de coronavírus e das ações empreendidas pelas autoridades governamentais do município de São Luís, como forma de redução dos impactos sobre a vida dos ludovicenses, principalmente aqueles em situações de vulnerabilidade. Ainda, de insistir que mesmo em momentos devastadores há ações viáveis e possíveis, desde que haja compromisso e responsabilidade daqueles que foram eleitos para cuidar dos interesses do povo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sasso, Eloisa, Edison Rosa, Daniel Teixeira, and Marcia Berreta. "ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DO ARROIO CORNETA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL DA APA ROTA DO SOL, EM SÃO FRANCISCO DE PAULA (RS)." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Teresinha. "VIDA E TRABALHO: UMA DISCUSSÃO SOCIOAMBIENTAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan19.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Arruda, Danilo, and Geraldo Milioli. "CRISE CIVILIZATÓRIA E A NECESSÁRIA RUPTURA DA ORDEM VIGENTE." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan21.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jacoby, Marc. "Gestão de conflitos, comunicação, gestão de desempenho com foco em resultados." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Marian. "GESTÃO INTEGRADA DO PATRIMÔNIO E DA PAISAGEM CULTURAL: BREVES CONSIDERAÇÕES." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan23.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, Maria Kaline Ferreira de, and Francisco Edmilson Dias Araújo. "O PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA HOSPITALAR NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: ESTUDO EM UMA UNIDADE DA VI REGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE." In I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3000.

Full text
Abstract:
Introdução: A Gestão de Qualidade é um assunto de suma importância no mercado de trabalho. Abordar esse tema é falar de progresso, melhoria, planejamento e controle, uma melhoria contínua dos processos inseridos nas grandes, médias e pequenas instituições de diferentes âmbitos, nos serviços de saúde não é diferente, vemos constantemente instituições hospitalares em busca de melhorias em sua gestão. Este estudo teve como base um setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade de saúde da VI região do estado do Rio Grande do Norte, sendo possível aplicar com os profissionais desta equipe multidisciplinar uma pesquisa sobre o tema. Objetivos: o objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da gestão hospitalar frente à qualidade dos serviços prestados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para isso propôs-se: discutir a importância do gestor em saúde e a gestão da equipe multiprofissional; identificar a importância do controle de suprimentos na UTI; avaliar atributos da qualidade na Unidade de Terapia Intensiva. Material e métodos: realizou-se uma pesquisa de natureza quali-quatitativa, por meio de um levantamento descritivo, com os profissionais do setor em questão, sendo disponibilizado um link rastreado para o questionário eletrônico da ferramenta Google Forms obtendo 30 respondentes de um total de 47 profissionais. Utilizaram-se como técnicas de análises dos dados: estatística descritiva e análise de conteúdo por categorização temática. Os dados foram organizados em gráficos, nuvem de palavras e categorias relacionadas com o Modelo Blocos de Construção de Zairi. Resultados: pode-se perceber que alguns aspectos do ambiente são considerados satisfatórios, mas os colaboradores não estão totalmente satisfeitos com a gestão do setor. Predominam as reclamações principalmente diante da percepção do profissional sobre estoque e disponibilização de insumos e a gestão está deixando a desejar quando o assunto é organização e qualidade acarretando numa insatisfação por parte da equipe podendo ser refletida no serviço prestado. Conclusão: desta forma, conclui-se que a capacitação dos profissionais que atuam na gestão é necessária para entender a importância de manter o setor organizado e o quadro de profissionais motivados, refletindo no atendimento prestado aos seus pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ALVES, TEREZA CRISTINA CARDOSO. "GESTÃO DA DIVERSIDADE MEDIADA POR TECNOLOGIAS." In Anais do Congresso Amazônico de Educação a Distância. Recife, Brasil: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/155079.4-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Monica Mendonça Lavigne Rogério de, Andrea Medici Bastos, Fernanda Veloso Magalhaes, Juliana Ferracini de Souza, Klebson Alessandro Rodrigues de Oliveira, and Renata Danieli. "Inovação na gestão da saúde integrada." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2018. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1tl148.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Giully, and Adilson Silva. "PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL EM SÃO BONIFÁCIO (SC): OS DESAFIOS DA GESTÃO INTEGRADA." In Planejamento e Gestão Territorial: gestão integrada do território. Ediunesc, 2017. http://dx.doi.org/10.18616/plan04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Gestão da dor"

1

Almeida, António José. Perfis de Competências dos Profissionais da Gestão de Recursos Humanos. DINÃMIA'CET-IUL, 1999. http://dx.doi.org/10.7749/dinamiacet-iul.wp.1999.15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gonçalves, vasco. Avaliação e gestão dos riscos não comprovados: estudo de casos da aplicação do princípio da precaução em Portugal. DINAMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa, 2017. http://dx.doi.org/10.15847/dinamiacet-iul.wp.2017.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Castro de Souza, Maria Isabel, Andreia Machado, Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva, Renata Geórgia Motta Kurtz, Leonel Estevão Finkelsteinas Tractenberg, Leonardo Lehnemann Agostinho Martins, Creuza Dolores da Silva de Moura, and Regina Maris Oliveira Kessler. Relatório do Programa de Otimização da Gestão dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro – Eixo 1 – Sensibilização – Relatório dos Workshops de “Sensibilização para Práticas Inovadoras de Gestão Pública – Desafios, Potencialidades e Inovação em Rede”. SECTI, SECIDRJ, SECC, SEFAZ, SEPLAG, UERJ e EdUERJ, December 2020. http://dx.doi.org/10.12957/eduerj.secti.relatorio2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marcelo, Da Costa. Comércio popular em cidades brasileiras: gestão de deslocamento econômico e transferência de bens. Banco Interamericano de Desarrollo, November 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003797.

Full text
Abstract:
O comércio popular faz parte do cenário urbano brasileiro, sendo ele ambulante ou fixo, formal ou informal, precário ou consolidado. As instituições públicas enfrentam diversos desafios e obstáculos nesta questão, dentre eles, a formalização dos comerciantes, a conciliação de conflitos difusos sobre o uso do espaço público, a incorporação dos deveres e obrigações dos comerciantes, a necessidade de relocação visando melhor organização do espaço, e o combate a atividades ilícitas. Tal situação exige a formulação de políticas públicas com propostas e iniciativas de desenvolvimento socioeconomico de forma sustentável. Neste cenário, esta publicação traz elementos básicos para orientar medidas e soluções com foco na relocalização de comerciantes populares, além de apresentar caminhos adequados para a formalização da transferencia de bens públicos. O estudo ainda apresenta alguns estudos de casos nacionais e internacionais que ilustram resultados, pesquisas, melhores práticas e lições aprendidas em programas dessa natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chioro dos Reis, Arthur Ademar, and André Luiz Bigal. Relatório parcial 1 do Projeto de pesquisa: Enfrentamento da pandemia de COVID-19: produções, invenções e desafios na gestão do cuidado em rede. Universidade Federal de São Paulo, April 2022. http://dx.doi.org/10.34024/relatorio2022.1.

Full text
Abstract:
Relatório parcial 1 do Projeto de pesquisa: Enfrentamento da pandemia de COVID-19: produções, invenções e desafios na gestão do cuidado em rede. Processo FAPESP: 2020/12096-6 Modalidade: Auxílio a Projeto de Pesquisa. Acordos de cooperação PPSUS-2020.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Egídio, Marina. Documento de Trabalho- Defesa da Concorrência e Defesa Comercial: benchmarking internacional sobre a estrutura, funções e inter-relações das instituições. Departamento de Estudos Econômicos - Cade, December 2021. http://dx.doi.org/10.52896/dee.dt7.021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Ana Beatriz, Arturo Daniel Alarcon Rodriguez, Bruno César Araújo, Clémentine Tribouillard, Dalve Alexandre Soria Alves, Dea Fioravante, Diego Arcia, et al. Retomada nos municípios: Por onde começar. Inter-American Development Bank, April 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003234.

Full text
Abstract:
Ao assumirem as prefeituras em 2021, os novos gestores e os gestores reeleitos se depararam com uma complexa realidade socioeconômica em virtude da pandemia, com desemprego e urgências sanitárias que vão emergindo a partir de uma segunda curva pandêmica. Podemos resumir que, neste quadro apreensivo, os desafios destes gestores, especialmente aqueles de cidades pequenas e médias são priorizar e optar por ações concretas que possam ser implementadas. Todas as necessidades são importantes, no há dúvidas. Entretanto, o estabelecimento de foco em alguns elementos da gestão pública pode resultar em uma abordagem mais pragmática para apoiar os municípios na retomada da economia e dos índices de qualidade de vida de seus cidadãos, tanto do ponto de vista imediato, quanto prospectando as condições necessárias para uma recuperação consistente nos próximos anos. Essa recuperação economica também deve ser sustentável, introduzindo medidas simples de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Assim, a retomada econômica trata da redução de despesas nos cofres públicos, possibilidades de crescimento econômico e geração de emprego e renda. Apresentamos nesta publicação sugestes de áreas a dedicar mais atenção nos próximos meses, tendo a inovação e o empreendedorismo como elementos transversais, reunindo produtos de conhecimento e material técnico do BID e de parceiros, iniciativas de organizações dedicadas a ajudar às cidades neste período único da história recente, e material multimídia de maneira sintética e esquemática, porém compreensiva aos problemas que mais afligem a população. E nas cidades onde tudo acontece, e no BID estamos comprometidos a atuar de maneira multissetorial, tendo os cidadãos como centro das intervenções e iniciativas que apoiamos. No cenário atual de apreensão em que nos encontramos, acreditamos que a priorização é uma maneira construtiva de criar as bases da sociedade que queremos quando as emergências se dissiparem. Esperamos que os gestores municipais encontrem neste material, de acordo com a sua realidade e necessidades locais, conteúdo útil para dirigirem esta jornada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Athaydes, Andreia, Gustavo Hasse Becker, Rodrigo Silveira Cogo, Mateus Furlanetto de Oliveira, and Paulo Nassar. Estudo Transcultural sobre Liderança em Relações Públicas e Gestão da Comunicação: análise quantitativa dos temas de maior importância para os brasileiros/Transcultural Study on Leadership in Public Relations and Communication Management: quantitative analysis of the issues of greatest importance to the Brazilian. Revista Internacional de Relaciones Públicas, December 2013. http://dx.doi.org/10.5783/rirp-6-2013-02-05-28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography