To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gestão da dor.

Journal articles on the topic 'Gestão da dor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gestão da dor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Colasante, Tatiana, and Amanda Gomes Pereira. "Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil." Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer 6, no. 11 (September 28, 2021): 198–213. http://dx.doi.org/10.9789/2525-3050.2021.v6i11.198-213.

Full text
Abstract:
Com a pandemia do coronavírus no Brasil, grupos em situação de vulnerabilidade social têm sofrido mais intensamente processos de marginalização, descaso e invisibilidade. O objetivo principal deste artigo é refletir sobre a gestão da vida e da morte a partir da existência de políticas genocidas que ampliam o sofrimento social em meio a um cenário pandêmico, com subnotificações das mortes, ocultação de cadáveres e a morte social com o cerceamento dos direitos humanos. As discussões empreendidas trazem contextos que convergem para essa realidade a partir de relatos de casos de morte, dor, luto e mistanásia. A realização de entrevistas com mulheres do Maranhão, um dos estados com o maior número de pessoas em situação de pobreza no país, confirma que a pandemia ampliou os espaços de dor e de luto desse grupo em vulnerabilidade social com desemprego, dificuldades financeiras, aumento da sobrecarga de trabalho doméstico e o surgimento de problemas emocionais como ansiedade, medo e depressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vivas Pina Pina, Bruno Miguel, and Cristina Lavareda Baixinho. "PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO DA PESSOA SUBMETIDA A ARTROPLASTIA DA ANCA - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação 3, no. 1 (September 16, 2020): 42–47. http://dx.doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n1.5.5758.

Full text
Abstract:
Introdução: A artroplastia é uma cirurgia frequente que aliada à dor e à diminuição da mobilidade aumenta a dependência para o autocuidado e é preditora de perda de funcionalidade. Objetivo: Determinar as vantagens da consulta de preparação pré-operatória na evolução da funcionalidade pós-operatória da pessoa submetida a atroplastia da anca. Método: Revisão Integrativa da Literatura, foram definidos critérios de elegibilidade para a amostra bibliográfica. Resultados: A amostra bibliográfica ficou constituída por 16 artigos que permitem responder ao objetivo da investigação. Os programas de recuperação estruturados, com consulta pré-operatória, diminuem as complicações pós-cirúrgicas e o tempo médio de internamento, promovem uma melhor gestão da dor e a recuperação mais rápida através de uma abordagem interprofissional. Conclusões: O programa de reabilitação deve iniciar-se na fase pré-operatória porque o aumento do conhecimento sobre a cirurgia, programa de reabilitação e transição para a comunidade traduz-se em ganhos de saúde, sociais e económicos Descritores: Enfermagem, Reabilitação, Capacitação, Artroplastia da anca, Consulta pré-operatória, Autocuidado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Rayane Caroline Medeiros do, Amanda Caroline Gomes Graboschii, Lucas Santana da Fonseca, and Pierre Barnabé Escodro. "Analgesia em asininos: o estado da arte." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 10, 2020): e5979108773. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8773.

Full text
Abstract:
Ao longo da evolução, tanto em animais como humanos, a dor funcionou como consequência do instinto de sobrevivência, pois tem função protetora no organismo, importante para a integridade física. Sua intensidade varia de acordo com a patologia e gravidade da lesão tecidual, bem como o limiar de dor de cada espécie, ainda devendo considerar-se peculiaridades individuais. Sabe-se que os asininos, quando comparados aos equinos, apresentam sinais de dor mais sutis ou quase imperceptíveis, sendo os sinais mais observados apatia, inapetência, claudicação e relutância ao mover-se, comportamentos estes que nem sempre são relacionados à dor e que alguns deles são comuns em diversas enfermidades. A literatura a respeito de terapêutica no controle álgico em jumentos também é escassa, e a maioria dos protocolos são seguidos usando os indicados para equinos, apesar de já ter sido comprovadas diferenças entre fisiologia, farmacocinética e metabolização dos medicamentos. As terapias para o controle da dor podem ser feitas isoladamente, ou através de terapias multimodais, utilizando-se associação de fármacos de diferentes classes e técnicas analgésicas. Os principais fármacos descritos para analgesia em asininos em diversas patologias são a fenilbutazona, flunixin, butorfanol e detomidina. Apesar de muitas vezes não ter tanta importância e foco como os equinos, mais pesquisas com asininos se fazem necessárias, no que diz respeito principalmente a seu comportamento, gestão da dor, e dosagens terapêuticas adequadas, auxiliando assim no bem-estar, qualidade de vida e força de trabalho no auxílio ao desenvolvimento humano. O presente artigo de revisão busca elucidar fundamentos sobre a dor e promoção de analgesia em asininos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

António, Catarina, Eduardo Santos, Madalena Cunha, and João Duarte. "Psychometric study of the Nursing Care Scale for Pain Management." Revista de Enfermagem Referência IV Série, Nº 22 (September 30, 2019): 51–62. http://dx.doi.org/10.12707/riv19039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Phirtia Raianny Rodrigues da. "Notas etnográficas sobre a gestão humanitária do refúgio negro na cidade de São Paulo." Revista de Antropologia da UFSCar 13, no. 1 (December 5, 2021): 147–72. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v13i1.369.

Full text
Abstract:
As solicitações de refúgio vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos e mobilizam diversos questionamentos, ações, recursos e sentimentos voltados à proteção dos direitos da pessoa migrante. Utilizando como fonte diversas interlocuções produzidas durante campo etnográfico realizado em uma instituição filantrópica de acolhida a imigrantes na cidade de São Paulo proponho uma reflexão acerca da gestão humanitária do refúgio negro. Em linhas gerais, sustento o argumento de que o governo humanitário torna possível a implementação, na vida cotidiana, de uma gestão racializada das populações negras solicitantes de refúgio. Nesse sentido, avalio três aspectos desta gestão: o choque de percepção do que é “ser negro” no Brasil; a centralidade da dor na gestão política do refúgio e, finalmente, a exacerbada produção narrativa que incide sobre os corpos negros através da circulação de informações entre instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Alan Camargo, and Jaqueline Ferreira. "HOMENS NO “LIMITE” DAS DORES NA MUSCULAÇÃO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DE BAIRRO POPULAR: UMA ETNOGRAFIA SOBRE FORMAS PLURAIS DE EXPRESSÃO DA MASCULINIDADE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no. 1 (December 11, 2015): 89. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.54670.

Full text
Abstract:
Este estudo etnográfico trata sobre a relação das representações de corpo, mais especificamente no que diz respeito à dor e sua relação com as expressões da masculinidade. O objetivo foi analisar de que formas as noções de dor e de masculinidades podem atravessar as interações dos praticantes de musculação de uma academia de ginástica de bairro popular do Rio de Janeiro. Pela ótica teórico-metodológica do interacionismo simbólico, foi possível perceber como a diversidade de modos de ser um homem interfere em múltiplas concepções de dores e de limites da gestão de riscos durante as práticas corporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Augusto Santana Palma, Fátima Ketússia dos Santos, Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, Silvio Alan Gonçalves Bonfim Reis, and Larissa Araújo Rolim. "PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO RIZOMA ZINGIBER OFFICINALE ROSCOE UTILIZADO NO TRATAMENTO DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA." Cadernos de Prospecção 10, no. 1 (March 31, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v10i1.16304.

Full text
Abstract:
Estudos prospectivos representam forma profícua de gestão de saberes e tecnologias desenvolvidas em saúde, setor que objetiva o tratamento de indivíduos afetados por processos fisiopatológicos, como a dor musculoesquelética, cuja terapia pode envolver plantas medicinais, como o Zingiber officinale Roscoe. O presente artigo pretendeu a verificação do rizoma frente ao cenário de patentes e artigos abordando seu uso frente às condições musculoesqueléticas. Utilizaram-se diversos descritores, como “gengibre” e “dor musculoesquelética”, que deveriam compor a seção “título” e ou resumo em bancos de patentes e artigos, seguido de triagem dos resultados. Dos bancos consultados, WIPO e Scopus apresentaram os maiores resultados para patentes e artigos respectivamente, com 99 e 17 resultados, figurando os Estados Unidos como maior depositário e país da maioria dos artigos. 78 patentes corresponderam à classificação A61K, não havendo correlação para número de artigos e patentes. O Brasil não apresentou resultados para patentes depositadas e artigos publicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fabre, Marilia De Souza Vieira, Daniel Tineu Leite Maia, Ronaldo Merenda, and Irineu Jorge Sartor. "DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NA DOR LOMBAR INESPECÍFICA ATRAVÉS DO MÉTODO MCKENZIE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." Revista Univap 22, no. 40 (February 15, 2017): 547. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1172.

Full text
Abstract:
Resumo – Introdução: O método Mckenzie consiste em um programa de movimentos prescritos por fisioterapeuta, sem o auxílio de equipamentos específicos, onde o paciente aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que aumentam e pioram a sua dor, podendo tratá-las restaurando os mecanismos funcionais. Objetivo: Verificar as publicações na área da fisioterapia relacionadas aos benefícios do método Mckenzie no tratamento da dor lombar inespecífica. Método: Revisão bibliográfica na base de dados PubMed e Lilacs utilizando as palavras-chave: “Method Mckenzie”, “treatment”, “low back pain”. Resultados: foram encontrados 101 artigos, sendo que apenas 22 encontravam- se nos critérios de inclusão, palavra-chave, pesquisas realizadas nos ultimos 10 anos e em seres humanos com textos completo em inglês. Conclusão: O método Mckenzie apesar de ainda mostrar poucas evidências específicas, possui características próprias de autocuidado e de tratamento que agem de forma positiva na gestão da dor, mostrando à sua importância fundamental na avaliação e na classificação das disfunções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, Fabrício Martins, Carlos Alberto Mourão Jr., Juan Felipe Souza Oliveira, Thiago Goldoni Thomé, and Marcelo Quesado Filgueiras. "EPIDOR: uma abordagem computacional baseada em sistema web e aplicativo móvel para dores crônicas no atual contexto de pandemia do coronavírus." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 9, no. 2 (November 25, 2020): 117. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.74673.

Full text
Abstract:
Introdução: A pandemia do coronavírus expôs problemas na infraestrutura e prestação de serviços de saúde à população, mas também problemas relacionados com falta de informação correta, precisa e relevante para apoiar gestores e profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia. Pacientes portadores de dor crônica representam um dos grupos vulneráveis à COVID-19 por incluir um grande número de idosos e maiores chances de complicação quando se estabelece a relação direta de ansiedade, estresse e imunodepressão com dor crônica. Como solução alternativa no contexto atual, a presente pesquisa defende o uso de tecnologias da informação capazes de promover transformação digital na área e produzir informações mais realistas diante desse cenário. Método: O presente artigo apresenta uma abordagem computacional baseada em um sistema de informação eletrônico, denominado como EPIDOR. Este realiza a coleta, o acompanhamento e a gestão de dados de pacientes com dores crônicas, composto por dois componentes de software (um sistema web e um aplicativo móvel). Estes realizam o registro da intensidade da dor diária e ao longo de um período, sua correlação com atividades e horário de medicação, além da geração de dashboards para prover análise de dados. Resultados: O sistema EPIDOR faz parte de uma pesquisa em andamento e se encontra em fase de implantação em um hospital da rede pública e uma clínica especializada em medicina da dor. A conclusão do processo de implantação irá fornecer suporte para estudos epidemiológicos da dor no Brasil. Estes ainda carecem de dados mais confiáveis e robustos acerca da incidência e prevalência da dor em âmbito nacional e regional, especialmente no contexto atual de pandemia da COVID-19. Conclusão: Conclui-se que o sistema EPIDOR pode contribuir no processo de transformação digital na área de dor crônica. Adicionalmente, a abordagem proposta pode prover uma melhoria da qualidade de vida desse grupo de pacientes. Enfatizando-se que esse grupo corresponde a mais de 30% da população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima Júnior, José Humberto Viana, and Angelo Brigato Ésther. "Transições, prazer e dor no trabalho de enfermagem." Revista de Administração de Empresas 41, no. 3 (September 2001): 20–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902001000300003.

Full text
Abstract:
O artigo, fundamentado nas premissas teóricas sobre relações de trabalho, em especial em algumas variáveis que integram a categoria microssocial - organização do trabalho e condições de trabalho -, aliadas às contribuições da Escola Dejouriana, que analisa os temas do prazer e do sofrimento vinculados ao trabalho, procura desvendar o processo de desgaste/prazer no trabalho dentro de um hospital universitário, por meio do discurso dos trabalhadores de enfermagem ali atuantes, buscando captar suas realizações, dificuldades, alegrias, tramas e defesas, angústias, contradições, a luta pelo poder, as vivências subjetivas, os silêncios. Em suma, as transições da enfermagem de anjo de branco a profissional têm sido marcadas por preconceitos, desgaste, sofrimento e luta por espaço laboral. Abandonando a posição de saber periférico e vulnerável, assistimos, atualmente, ao esforço dos trabalhadores de enfermagem para a construção de uma nova imagem que contempla estratégias de revalorização do estatuto profissional, controle da formação, das carreiras e dos conteúdos do trabalho para que se tornem agentes privilegiados e ativos na melhoria das condições de saúde da comunidade e propulsores de novas idéias para o avanço da gestão nas organizações hospitalares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Probstner, Danièlle, and Luiz Claudio Santos Thuler. "Incidência e prevalência de dor fantasma em pacientes submetidos à amputação de membros: revisão de literatura." Revista Brasileira de Cancerologia 52, no. 4 (December 29, 2006): 395–400. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2006v52n4.1855.

Full text
Abstract:
Introdução: A maioria dos pacientes submetidos à amputação evolui com algum tipo de desconforto no membro ausente. Quando caracterizado como dor, esse desconforto é denominado dor fantasma, e reduz a qualidade de vida do paciente, que passa a solicitar de forma mais freqüente o sistema de saúde, inflacionando a demanda e trazendo implicações administrativas e de planejamento para a gestão da rede de atenção à saúde. Objetivo: Estudar a prevalência de dor fantasma em pacientes submetidos à amputação de membros, com ênfase naqueles com doença oncológica. Método: Foi realizada uma busca de estudos nas bases de dados Pubmed e Lilacs, no período de 01/01/2000 a 31/12/2005. Resultados: Foram identificados 11 estudos relacionados ao tema. Não foram encontrados trabalhos realizados na América Latina bem como aqueles compreendendo, exclusivamente, pacientes oncológicos. A prevalência de dor fantasma variou entre 26 e 80% entre os estudos analisados. Conclusão: Poucos estudos abordaram a prevalência de dor fantasma no período considerado, sendo identificada uma carência de trabalhos sobre o tema, apontando a necessidade de pesquisas futuras sobre dor fantasma e suas peculiaridades em pacientes com câncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Eyerkaufer, Marino Luiz, Ernani Augusto Bonfante, Lara Fabiana Dallabona, and Valkyrie Vieira Fabre. "Simulador de custos para gestão de riscos de acidentes de trabalho." REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL 18 (January 25, 2019): 2753. http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220192753.

Full text
Abstract:
Os acidentes de trabalho são recorrentes desde os primórdios. No Brasil, apesar de órgãos reguladores e empresas terem se esforçado em ampliar a segurança nas últimas décadas, as estatísticas são alarmantes e as consequências atingem empresas, funcionários e familiares, além de afetar a economia da nação, atingindo toda a sociedade. A literatura parece unânime quanto aos benefícios da aplicação de recursos em segurança, mas observa-se uma lacuna em relação à composição desses custos – em quê e quanto aplicar – além da mensuração financeira. Assim, o estudo objetiva desenvolver ferramenta de simulação de custos para gestão de risco de acidentes de trabalho. Trata-se de pesquisa descritiva, qualitativa e que apresenta um modelo inédito na literatura, que traz contribuições singulares à gestão de risco de acidente de trabalho, com base na metodologia de gerenciamento de riscos e desastres adotada pela Proteção e Defesa Civil no Brasil e no mundo, compreendendo as fases antes, durante e depois dos desastres. Utilizam-se elementos de custos, com proposta de nova classificação a ser empregada na gestão de riscos de acidente de trabalho. Culmina em um simulador de custos que permite ao gestor equilibrar suas finanças em cada fase do ciclo de gestão proposto. O modelo foi validado em estudo de caso real, concluindo-se que os custos das fases de prevenção, mitigação e preparação são melhores que os de resposta e recuperação, pois trata-se de dor e vida poupadas, além de recursos financeiros. O modelo permite generalização, já que os elementos de custos podem ser adaptados a diferentes ramos de atividade. A proposta é utilizar a nova classificação dos custos para gerenciamento dos riscos de acidente de trabalho, com base no simulador modelo apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Moraes, William Rafael Almeida, Laura Maria Tomazi Neves, and Rita Cristina Cotta Alcântara. "Sintomas osteomusculares e presenteísmo entre profissionais da gestão de saúde pública do município de Belém-PA, Brasil." ABCS Health Sciences 46 (July 20, 2021): e021210. http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.2020026.1467.

Full text
Abstract:
Introdução: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho afetam o desempenho de trabalhadores e podem elevar o presenteísmo, condição em que o empregado comparece ao local de trabalho, mas não produz satisfatoriamente por estar doente. Objetivo: Identificar a prevalência de sintomas osteomusculares e sua associação com o presenteísmo entre profissionais da gestão de saúde pública do município de Belém-PA, Brasil. Métodos: Estudo transversal, desenvolvido com 88 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Utilizou-se questionário sociodemográfico para caracterizar a amostra, o Questionário Nórdico de sintomas osteomusculares para identificar a prevalência de sintomas de dor, dormência e formigamento no corpo, e o Stanford Presenteeism Scale para caracterizar o presenteísmo. As associações entre as variáveis foram realizadas utilizando um nível de significância de 5%. Resultados: Os sintomas osteomusculares nas partes superior e inferior das costas foram os mais prevalentes. O presenteísmo teve associação significante com carga-horária diária, prática de atividade física e presença doenças ou lesões osteomusculares diagnosticadas. Nos últimos 12 meses, os sintomas osteomusculares em pescoço, parte superior e inferior das costas, punhos/mãos e quadril/coxas foram associados com o presenteísmo. Nos últimos 7 dias, o presenteísmo foi associado aos sintomas em parte superior das costas e parte inferior das costas. Conclusão: Os distúrbios osteomusculares mais prevalentes em profissionais da gestão de saúde estão associados ao presenteísmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sanchez, Thais Paragis, Danielle Borchardt, and Leonardo Tribis. "Atendimento equânime à demanda espontânea odontológica através da caracterização e implantação da classificação de risco por cores, régua da dor e gestão longitudinal da clínica na Unidade Básica de Saúde Jardim das Palmas." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 16, no. 43 (November 10, 2021): 2756. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2756.

Full text
Abstract:
Problema: O significado de demanda espontânea é a busca dos pacientes por atendimento por sua autopercepção ou por alguma intercorrência clínica. Por muitas vezes, essa porta de entrada é utilizada de maneira recorrente pelos mesmos pacientes, sobrecarregando o serviço sem que eles tenham suas necessidades resolvidas. Métodos: O objetivo deste trabalho transversal e descritivo foi reorganizar de forma equânime o atendimento à demanda espontânea odontológica através da elaboração de instrumento para caracterizar o perfil dos pacientes da Unidade Básica de Saúde Jardim das Palmas, uso da classificação de risco por cores (CAB 28), escala de dor e prioridade clínica odontológica e garantir a continuidade do cuidado destes na atenção básica. Resultados: Tivemos a priorização das urgências, criação de planilha com dados dos 3.640 pacientes que compareceram de abril de 2016 à fevereiro de 2018 à demanda espontânea, além das classificações de risco de cárie, periodontal, tecido mole, oclusão e escala de coelho familiar, para intervenção na vulnerabilidade social destes pela discussão de casos e projetos terapêuticos singulares com equipe multidisciplinar. Através dessas classificações, as agendas dos cirurgiões dentistas foram readequadas para que fosse possível o atendimento das urgências de fato com o aumento dos horários para as vagas de urgência, foi dado acesso ao tratamento odontológico aos pacientes com alta vulnerabilidade social e risco odontológico, e acesso aos grupos de prevenção para os pacientes de baixo risco odontológico. Conclusão: A gestão da demanda espontânea odontológica foi de grande valia para a organização do serviço e maior acesso de forma mais equânime e cuidado longitudinal dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Brant, Luiz Carlos, and Carlos Minayo-Gomez. "A transformação do sofrimento em adoecimento: do nascimento da clínica à psicodinâmica do trabalho." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 1 (2004): 213–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000100021.

Full text
Abstract:
Tem-se como pressuposto que o processo de transformação do sofrimento em adoecimento, na gestão do trabalho, está relacionado não apenas com a produção e reprodução de discursos originários da medicina científica, mas também com um conjunto de práticas sustentadas, na atualidade, pela medicina ocupacional. Partindo da diferenciação conceitual entre sofrimento, dor e adoecimento, buscou-se na literatura e em entrevistas com trabalhadores e gestores elementos para demonstrar a existência deste processo. Constatou-se uma tentativa de silenciamento do sofrimento e uma cultura da promoção do adoecimento no espaço da empresa, envolvendo trabalhadores, profissionais da saúde e os gestores com a cumplicidade de famílias de trabalhadores identificados como pacientes. No entanto, alguns casos oferecem resistência ao processo, constituindo um verdadeiro movimento do contra-adoecimento. Conclui-se que, nesses dois séculos de "medicina científica", embora houvesse desejo de mudança, renovação das práticas e investimentos das mais diversas ordens, atos iatrogênicos e violências foram e são cometidos ainda em nome da ciência, da saúde e do bem-estar dos trabalhadores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Surjus, Luciana Togni de Lima e. Silva, Roberta Regina Castellano Linhares, Ana Maria Thomé, Beatriz Cesar Lauria, and Erika Marinheiro Pereira. "Articulações GAM em Santos e a partir de Santos." Revista Polis e Psique 10, no. 2 (July 6, 2020): 122–42. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.103710.

Full text
Abstract:
Neste artigo compartilhamos reverberações de uma experiência formativa na cidade de Santos, em São Paulo, e da articulação de um Observatório Internacional de Práticas de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), com vistas à produção de estratégias emancipatórias e libertárias em saúde mental. Nos últimos anos, novas ações de cuidado baseadas no paradigma da Atenção Psicossocial vêm sendo propostas sem, entretanto, serem acompanhadas de forma a evidenciar suas potencialidades e limitações no cotidiano dos serviços. A partir de metodologia participativa e colaborativa, percebemos que a formação para a GAM traz materialidade aos princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, possibilitando aos trabalhadores um exercício radical de problematização de aspectos sutis e pouco incorporados em suas práticas, convocando a um percurso a ser feito junto dos usuários. Especificamente, junto a pessoas com problemas com drogas, ressaltamos a inseparabilidade do debate sobre as drogas prescritas e não prescritas, presente nas experimentações e buscas pelo prazer, pelo alívio da dor, pela construção de lugar nas relações de consumo, e pela reinvenção de possíveis. Acreditamos que o Observatório GAM viabilizará a difusão da incidência da GAM sobre as diferentes das práticas manicomiais do contemporâneo, necessariamente, medicalizantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Faria, Aline Ferreira de, and Kátia Lerner. "“A maior das dores”: O luto de mães no espaço público." Lumina 12, no. 2 (August 30, 2018): 118–35. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21519.

Full text
Abstract:
O sofrimento apresenta grande visibilidade na esfera pública contemporânea, especialmente pela emergência de novos espaços de comunicabilidade, como a Internet, e pelo surgimento de uma nova economia moral das emoções. Ele é apreendido na presente pesquisa como uma categoria social, seguindo uma abordagem socioantropológica, que se debruça sobre os sentidos sociais das emoções. O objeto de estudo são mães que perderam filhos e expõem sua dor no espaço público, através da criação de blogs, páginas no Facebook, de livros e da articulação de movimentos, em torno da reivindicação por justiça. Foram realizadas entrevistas, com base em roteiros semiestruturados, com seis mães e um pai, sendo elas conduzidas a partir de um olhar etnográfico. O objetivo geral deste artigo é a compreensão dos modos de comunicação do sofrimento das mães que perderam filhos. Mais especificamente, buscou-se analisar como se constrói o sofrimento no espaço público e quais são as estratégias acionadas pelas mães para lidar com o luto. Os resultados apontaram para a formação de redes de apoio e para a luta política como formas de gestão do sofrimento, de modo a construir as figuras da vítima no espaço público, com base na legitimidade do sofrer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Maria Inês, Joana Pinto, and Manuel Viana. "Mal de Pott: um diagnóstico improvável." Revista Portuguesa de Clínica Geral 37, no. 2 (March 1, 2021): 174–77. http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v37i2.12823.

Full text
Abstract:
Introdução: As manifestações osteoarticulares da tuberculose são a terceira apresentação mais frequente da tuberculose extrapulmonar, sendo o esqueleto axial o local mais afetado, o que se designa por espondilodiscite tuberculosa ou Mal de Pott. Apresenta-se um caso clínico que pretende alertar para este diagnóstico, pouco frequente nos cuidados de saúde primários, cuja clínica inespecífica e insidiosa pode dificultar e atrasar o diagnóstico e o tratamento. Descrição do caso: Homem, 82 anos, nacionalidade portuguesa, com antecedentes pessoais de hipertensão arterial medicada e controlada. Sem outros antecedentes pessoais de relevo, nomeadamente infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) ou imunossupressão. Desconhece antecedentes pessoais de tuberculose ou contactos de risco. Recorre à consulta aberta da sua Unidade de Saúde Familiar por dor na região dorsal e no hemitórax esquerdo com cerca de quatro meses de evolução, com uma intensidade de 6 em 10, sem irradiação, com alívio parcial com medicação analgésica e anti-inflamatória e agravamento com os movimentos. Sem história de traumatismo. Nega sintomatologia respiratória, neurológica e outros sintomas constitucionais gerais. O exame objetivo não evidenciou alterações à observação da coluna dorsal, nomeadamente sinais inflamatórios locais ou deformação visível da coluna, nem dor à palpação e nem alterações da sensibilidade ou força muscular. Realizou radiografia da coluna dorsal e radiografia do tórax que não revelaram alterações significativas. Dada a evolução temporal optou-se por realizar tomografia computorizada da coluna dorsal que revelou alterações fortemente sugestivas de um processo de espondilodiscite. O doente foi referenciado para o serviço de urgência hospitalar, onde foi proposto internamento para estudo e orientação, do qual se realça biópsia óssea positiva para polymerase chain reaction (PCR) de bacilo de Koch. Foi assumido o diagnóstico de Mal de Pott, tendo o doente iniciado tratamento com anti-bacilares. Comentário: O Mal de Pott tem como sintoma mais comum a dor localizada, com agravamento progressivo ao longo de semanas ou meses, ou seja, uma clínica pouco específica e insidiosa, o que contribui para o atraso no diagnóstico. Podem existir sintomas constitucionais, como perda de peso ou febre, embora estes estejam presentes em menos de metade dos casos. Os métodos de imagem são importantes para o diagnóstico, nomeadamente a tomografia computorizada e a ressonância magnética, sendo a radiografia da coluna pouco sensível, particularmente na fase inicial. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser instituído de forma célere com o fim de melhorar o prognóstico. O médico de família tem um papel importante quer na suspeita diagnóstica desta patologia, permitindo o diagnóstico e tratamento atempados, quer no seu seguimento, apoiando a adesão ao tratamento e a gestão das complicações da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Dias Rosa, Catarina Isabel. "Uma improvável queimadura: Relato de caso de Esclerose Sistémica Difusa." Revista ADSO 7, no. 11 (February 8, 2020): 26–29. http://dx.doi.org/10.35323/revadso.7112019118.

Full text
Abstract:
Introdução:A Esclerose Sistémica Difusa (ESD) é uma doença autoimune, de causa desconhecida, que pode afetar múltiplos sistemas de órgãos, condicionando gravemente a qualidade de vida dos doentes afetados. Embora não sejam conhecidos os agentes que modifiquem a evolução da doença, a terapêutica imunossupressora deverá ser iniciada numa fase precoce, sendo por esse motivo primordial o seu reconhecimento nas fases mais iniciais. Inevitavelmente a ESD condiciona elevado impacto a nível físico e psicológico do doente, devendo ser considerados fatores como o estado nutricional, a dor, o descondicionamento físico, a atrofia muscular, comorbilidades, o impacto psicológico da doença e o isolamento social. A abordagem dos doentes com ESD deve ser por isso baseada numa visão global e multidisciplinar. Descrição do caso:Apresenta-se um caso de uma mulher de 50 anos, sem antecedentes pessoais ou familiares de relevo para a doença atual. Apresentava edema e rubor de ambas as mãos associado a rigidez matinal de 30 minutos com duas semanas de evolução, sendo objetivável ao exame objetivo edema em todos os dedos de ambas as mãos, rubor ligeiro nas articulações metacarpicofalâncias, interfalângicas distais e interfalângicas proximais, ausência de dor à palpação ou mobilização das articulações e ligeira limitação na flexão. Foi orientada a nível hospitalar inicialmente pela especialidade de Medicina Interna tendo sido colocada a hipótese diagnóstica de ESD após realização de meios complementares de diagnóstico. Por se tratar de uma doença que multiorgânica mantem seguimento atualmente em consultas de Reumatologia, Dermatologia, Medicina Física e de Reabilitação e Pneumologia. Comentário:Embora a ESD seja uma doença extremamente rara, o relato deste caso realça a importância do conhecimento por parte do médico de família dos sinais de alarme da doença reumatológica. Alem disso o médico de família tem ainda papel na gestão da multimorbilidade associada e de suporte aos cuidadores do doente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Ferraz, Renato Ribeiro Nogueira, Karina Zigart, João Victor Fornari, and Anderson Sena Barnabé. "Agravos ortopédicos e doenças ocupacionais em funcionários de uma empresa de teleatendimento como indicadores para a gestão em saúde e melhoria na gestão de pessoas." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 13, no. 1 (September 9, 2014): 33. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.8976.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-size: 8.0pt; font-family: ";Calibri-Bold";,";sans-serif";; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Introdução</span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-ascii-font-family: Calibri; mso-hansi-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: Calibri;">: As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga, e constituem-se em um dos principais motivos de absenteísmo entre trabalhadores do serviço de teleatendimento. </span><strong><span style="font-size: 8.0pt; font-family: ";Calibri-Bold";,";sans-serif";; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Objetivo</span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-ascii-font-family: Calibri; mso-hansi-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: Calibri;">: Quantificar os agravos ortopédicos e identificar a prevalência de doenças ocupacionais do tipo LER/DORT em funcionários de uma empresa do setor de teleatendimento. </span><strong><span style="font-size: 8.0pt; font-family: ";Calibri-Bold";,";sans-serif";; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Metodologia</span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-ascii-font-family: Calibri; mso-hansi-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: Calibri;">: Estudo descritivo, retrospectivo, transversal e de abordagem quantitativa, que avaliou 382 casos de afastamento do trabalho registrados na empresa avaliada no ano de 2012. </span><strong><span style="font-size: 8.0pt; font-family: ";Calibri-Bold";,";sans-serif";; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Resultados</span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-ascii-font-family: Calibri; mso-hansi-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: Calibri;">: Observou-se que, dos 140 afastamentos em decorrência de agravos ortopédicos, 48 (34%) relacionaram-se a distúrbios osteomusculares, especialmente da coluna vertebral (24 casos, 17,14%). </span><strong><span style="font-size: 8.0pt; font-family: ";Calibri-Bold";,";sans-serif";; mso-bidi-font-family: Calibri-Bold;">Conclusão</span></strong><span style="font-size: 8.0pt; mso-ascii-font-family: Calibri; mso-hansi-font-family: Calibri; mso-bidi-font-family: Calibri;">: O número de indivíduos afastados em decorrência de LER/DORT mostrou-se consideravelmente elevado neste levantamento. Redução da carga horária, estímulo à mudanças na posição de trabalho e redução dos movimentos repetitivos são essenciais para ao menos minimizar o quadro aqui apresentado.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Nogueira, Eder Luiz, Cátia Faria dos Santos Roberto, and Maria Marta Amancio Amorim. "Percepções dos pacientes de um hospital público quanto ao cancelamento de cirurgias." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 19, 2021): e22810716458. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16458.

Full text
Abstract:
O artigo tem por objetivo investigar as percepções dos pacientes pré-operatórios após o cancelamento da cirurgia em uma unidade de clínica cirúrgica de um hospital público, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de estudo qualitativo realizado com cinco pacientes da clínica cirúrgica, idade igual ou superior a 18 anos, após 12 horas do cancelamento da cirurgia, O conteúdo das entrevistas dos pacientes de 41 anos a 68 anos, dois solteiros e três casados, quatro do sexo masculino e um do feminino foi transcrito e submetido à análise de conteúdo de Bardin. Os diagnósticos de internação foram: necrose da perna, trombose arterial, amputação do pé, acidente vascular cerebral hemorrágico, hérnia de disco da região lombar. As categorias analisadas foram: chegada do paciente ao hospital, comunicação do cancelamento da cirurgia e sentimentos em relação ao cancelamento da cirurgia. Os pacientes procuraram primeiramente a unidade de pronto atendimento quando não suportavam mais a dor, sendo encaminhados ao hospital para realizarem o procedimento cirúrgico. O cancelamento da cirurgia foi avisado pelo médico, enfermeiro ou fisioterapeuta e o paciente pensou que o seu caso não fosse grave, sentiu-se conformado, outras situações geraram raiva, revolta, ansiedade, expectativa, tristeza, rejeição, saudades, alegria, tranquilidade. Este estudo possibilitou conhecer alguns aspectos psicológicos associados ao paciente pré-operatório, mostrando que existe a necessidade de se melhorar estratégias de gestão para delineamento de uma linha de cuidado efetiva, capaz de proporcionar aos usuários dos serviços de saúde segurança quanto ao atendimento que lhe foi ofertado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Mascarenhas, Jéssica Andreia Fernandes, and Carla Alexandra Fernandes do Nascimento. "A gestão da dor aguda na pessoa vítima de trauma: Uma revisão integrativa da literatura / The management of acute pain in the trauma victim: An integrative review of the literature." Brazilian Journal of Health Review 5, no. 1 (January 13, 2022): 617–26. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n1-052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Moratelli, Rodrigo Antonio F. F. S. "A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7 (August 15, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e020181-3.

Full text
Abstract:
Esta edição especial da Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental apresenta artigos de temas abordados no II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil: a Importância das Políticas Públicas na redução de riscos e desastres, realizado nos dias 13 e 14 de março de 2018, em Florianópolis, com a participação de palestrantes e autoridades nacionais e internacionais, cujo tema central abordou a importância das políticas públicas na redução de riscos e desastres.O referido evento teve como objetivo aprimorar o Sistema Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, no ano em que o Estado de Santa Catarina completa 10 anos de um dos maiores desastres registrado em sua história. Os desastres trazem perdas humanas e dor além de prejuízos ambientais, financeiros e fiscais. Os catarinenses em especial, tem sentido, com frequência, os efeitos dos eventos adversos severos, sendo esta uma oportunidade para também apresentar o que mudou e o que está sendo planejado para o Estado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Novis Edington, Rafaela, Carolina Villa Nova Aguiar, and Eliana Edington da Costa e Silva. "A Psicóloga no Contexto de Cuidados Paliativos: Principais Desafios." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 10, no. 3 (October 4, 2021): 398–406. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3835.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Devido aos avanços tecnológicos, a morte passou a ser vista pelos profissionais de saúde como um fracasso profissional. O campo de cuidados paliativos é recente e visa cuidar de pacientes de forma integral, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o alívio da dor diante de uma doença que ameace a vida. O psicólogo se faz importante nessa equipe multiprofissional por acolher o sofrimento psíquico dos pacientes e familiares diante da morte e luto. OBJETIVO: Identificar os principais desafios percebidos por psicólogas(os) que atuam no contexto dos cuidados paliativos em Salvador/BA. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo e corte transversal, que contou com a participação de 8 psicólogas. O instrumento utilizado foi um questionário online que constava de uma ficha de dados sociodemográficos e ocupacionais e questões abertas. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Foi possível identificar quatro categorias: “comunicação e atuação com a equipe multiprofissional”, “atendimento à pacientes e familiares”, “condições de trabalho” e “falta de reconhecimento profissional” - sendo a primeira categoria a que obteve maior destaque. CONCLUSÃO: A psicologia hospitalar se trata de um campo recente e em consolidação, por isso, ainda é difícil o entendimento da equipe e gestão acerca da função da psicóloga. Dessa forma, é necessário uma melhor estruturação e comunicação em relação ao fazer deste profissional no contexto de cuidados paliativos, bem como maior preparo nos cursos de graduação e especialização para lidar com temas relacionados a finitude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Santos, Catilira Goncalves, and Leonardo Costa Sampaio. "Qualidade de Vida no Trabalho dos Analistas de Crédito Bancário em Vitória da Conquista/BA." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 42 (November 17, 2018): 600–610. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1453.

Full text
Abstract:
A categoria bancária tem sido alvo das mudanças decorrentes da reestruturação dos processos de trabalho e das mudanças nos modelos de gestão que foram aplicadas de forma mais abrangente. Desta forma, o ambiente de trabalho frequentemente apresenta situações geradoras de estresse, em que o indivíduo avalia as exigências do ambiente como uma sobrecarga e podendo afetar o seu bem-estar psicológico e físico. O objetivo geral do estudo é avaliar a qualidade de vida no trabalho dos analistas de crédito bancário e os objetivos específicos são: Traçar o perfil socioeconômico e sociodemográfico da população estudada; Identificar os principais sintomas referentes ao estresse no ambiente de trabalho; avaliar a qualidade de vida dos analistas de crédito; verificar quais atividades os participantes da pesquisa realizam fora do trabalho. A metodologia caracteriza - se como descritiva e exploratória. Essa pesquisa foi realizada com analistas de crédito bancário da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Utilizou-se o questionário validado Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey para testar a qualidade de vida, além de uma ficha de perfil do participante e uma entrevista relacionada à sua rotina fora do ambiente de trabalho. Os resultados deste trabalho contribuem de forma positiva e construtiva para o tema da qualidade de vida, pois quantifica as suspeitas e cria perfis no que diz respeito ao estresse e a sua relação com a rotina de trabalho. Conclui-se que a limitação por aspectos físicos e a dor são os elementos que mais agravam a qualidade de vida no trabalho da amostra, o que aponta para a necessidade de propor estratégias de enfrentamento e a melhora no ambiente de trabalho como a diminuição dos fatores estressores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Neiva, Alex De Araujo. "Biopolítica e subjetivação em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago / Biopolitics and Subjectivation in Blindness of José Saramago." Revista do Centro de Estudos Portugueses 39, no. 62 (January 22, 2020): 265. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.62.265-278.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o espaço em Ensaio sobre a cegueira a partir da noção de biopolítica; notadamente busca-se evidenciar os mecanismos de controle que aprisionam as personagens em um espaço de exceção. Procura-se também analisar as formas de resistência frente aos mecanismos de dominação biopolítica, notadamente o modo como as personagens transformam a dor do aprisionamento e da degradação humana em formas de organização coletiva com a gestão dos espaços, distribuição de tarefas e a tentativa de fortalecimento psicológico a partir do uso da memória e da oralidade. Como forma de oferecer subsídios para uma interpretação a respeito de categorias abstratas como poder e morte na obra de José Saramago, recorre-se a discussões fundamentais propostas por teóricos da filosofia política sobre o conceito de biopolítica, mais especificamente Foucault e Agamben.Palavras-chave: biopolítica; subjetivação; Saramago; poder.Abstract: This article aims to analyze the space in Blindness on the notion of biopolitics; notably it seeks to highlight the control mechanisms that imprison the characters in an exception space. It also seeks to analyze the forms of resistance to the mechanisms of biopolitical domination, notably the way the characters transform the pain from human imprisonment and degradation into forms of collective organization with the management of spaces, the distribution of tasks and the attempt to strengthen them, through the use of memory and orality. As a way of providing support for an interpretation of abstract categories such as power and death in José Saramago’s work, we resort to fundamental discussions proposed by political philosophy theorists about the concept of biopolitics, specifically Foucault and Agamben.Keywords: biopolitics, subjectivation, Saramago, power.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Noro, Luiz Roberto Augusto, Angelo Giuseppe Roncalli, Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior, and Kenio Costa Lima. "Incidência de cárie dentária em adolescentes em município do Nordeste brasileiro, 2006." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 4 (April 2009): 783–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000400009.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo analisar a incidência da cárie dentária em adolescentes associada à condição sócio-econômica, acesso a serviços e autopercepção. É um estudo longitudinal por meio de levantamento epidemiológico de cárie e questionário estruturado com amostra composta por 688 adolescentes residentes no Município de Sobral, Ceará, Brasil. A incidência aumentou progressivamente com a idade, passando de 1,60 nos adolescentes com 12 anos até 2,28 para os com 15 anos, registrando-se uma incidência média de 1,86 dentes cariados por adolescente. Entre as variáveis estudadas, dor de dente nos últimos seis meses [RR = 1,46 (1,22-1,76)], merenda escolar [RR = 1,45 (1,21-1,74)], freqüência de consulta ao dentista [RR = 1,48 (1,33-1,79)] e acesso à unidade de saúde [RR = 1,21 (1,01-1,45)], ajustadas por morbidade referida apresentaram relação com a alta incidência de cárie. É fundamental que gestores e profissionais de saúde formulem políticas públicas que não se restrinjam a aspectos como atendimento clínico e prevenção de doenças, estimulando a população na luta pela conquista por melhores condições de vida, viabilizando eqüidade no acesso aos serviços e desenvolvendo uma gestão coletiva das ações de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Arruda, E. C., R. C. M. Garcia, and S. T. Oliveira. "Bem-estar dos cães de abrigos municipais no estado do Paraná, Brasil, segundo o protocolo Shelter Quality." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 72, no. 2 (April 2020): 346–54. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-11323.

Full text
Abstract:
RESUMO O bem-estar dos animais, além dos aspectos individuais, depende do entendimento e dedicação dos responsáveis pelo abrigo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o bem-estar dos cães mantidos em abrigos municipais do estado do Paraná, mediante a aplicação do protocolo Shelter Quality. Foram avaliados 16 abrigos, 439 cães e 165 recintos, na estação do outono de 2017. A maioria dos abrigos apresentou cães com condição corporal adequada e pelagem limpa, em recintos seguros, com metragem e suprimento de água adequados e conforto térmico. Além disso, a maioria dos cães eram mantidos em recintos coletivos e em ambientes abertos, com baixo nível de ruído e demonstravam mais emoções positivas, desejáveis na adoção. Como aspectos negativos, 58% (96/165) dos recintos avaliados tinham camas inadequadas ou inexistentes e 30% (50/165) dos recintos mantinham cães individualmente, sendo indicadores de baixo grau de bem-estar para os cães envolvidos. Além disso, nenhum abrigo disponibilizava ração para cães idosos e 81% (13/16) dos abrigos negligenciavam o diagnóstico e tratamento da dor. Apesar de a maioria dos abrigos apresentarem mais pontos positivos que negativos em sua avaliação, a gestão dos abrigos deve sempre visar à correção dos pontos críticos que comprometam o bem-estar dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Clayton Robson Moreira da, and Vicente Lima Crisóstomo. "Fiscal management, public management efficiency and socioeconomic development of Ceará municipalities." Revista de Administração Pública 53, no. 4 (August 2019): 791–801. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180234x.

Full text
Abstract:
Resumo A administração pública tem o papel na sociedade de gerenciar o patrimônio público de modo a proporcionar melhores níveis de bem-estar social, promovendo maior desenvolvimento socioeconômico. A utilização eficiente dos recursos públicos apresenta-se como um princípio básico para que a gestão pública alcance seus objetivos. Além disso, a transparência e o controle, proporcionados pela gestão fiscal, apresentam-se como fatores capazes de otimizar os resultados no setor público, uma vez que conduzem os gestores públicos a boas práticas gerenciais. Nesse contexto, este artigo analisa os efeitos da gestão fiscal e da eficiência da gestão pública no desenvolvimento socioeconômico municipal. Utilizou-se a análise envoltória de dados (data envelopment analysis - DEA) e regressão linear para analisar os 184 municípios cearenses, no período de 2007 a 2013. Os resultados indicam que a gestão fiscal e a eficiência da gestão pública influenciam positivamente o desenvolvimento socioeconômico municipal, sinalizando que os gestores públicos devem melhorar a eficiência de sua gestão e observar as regras de controle fiscal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Ribeiro Machado, Dora Margarida, Manuel Alberto Morais Brás, Assunção das Dores Lanjeira De Almeida, Laura Juliana Vieitas Amorim Pires Costa, and Eugénia Maria Garcia Jorge Anes. "Emoções na saúde." Revista INFAD de Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 1, no. 1 (August 3, 2021): 201–6. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2057.

Full text
Abstract:
Introdução: A evolução baseada nos progressos da investigação é essencial para a prática, nomeadamente quando falamos em saúde. Contudo, tal facto conduz ao aumento da esperança média de vida e, por conseguinte, a situações de dor e sofrimento prolongado. Por outro lado, inserir-se numa equipa multidisciplinar e trabalhar com utentes significa lidar com emoções variadas e potenciadoras de stress. Face ao exposto, a inteligência emocional,enquanto capacidade para avaliaras próprias emoçõese de outros discernindo o impacto que elas causam e utilizando essa informação para influenciar positivamente o comportamento, apresenta-se como essencial para um desempenho de cuidados humanizados e adequados e para um trabalho bem-sucedido. Objetivos: Este estudo pretende avaliar a importância da inteligência e da competência emocional nos profissionais de saúde. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, operacionalizada na SciELO, na biblioteca do conhecimento online e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, limitada ao hiato temporal 2015-2021, com as seguintes palavras-chave: Profissional de Saúde; Inteligência Emocional. Definiram-se como critérios de inclusão: artigos publicados entre 2015 e 2021; acesso integral ao documento; artigos referentes a estudos quantitativos/qualitativos que retratem a temática pertinente ao objetivo do trabalho; artigos em português, inglês e espanhol. E como critérios de exclusão: artigos quantitativos/qualitativos que não abordem a temática; artigos que se distanciem do tema. Foram encontrados 409 artigos, tendo sido selecionados, após verificação dos critérios deinclusão e deexclusão 7 artigos. Resultados: A inteligência emocional poderá ser útil na gestão de emoções, prevenindo que os sentimentos experimentados se repercutam negativamente nos cuidados prestados (Rebelo & Martins, 2015). Além disso, contribui para um ambiente de trabalho mais agradável, afeta positivamente a satisfação no mesmo (Cavaco, 2015), associa-se ao sucesso profissional, pessoal, afetivo e económico (Júnior, 2018) e protege do Burnout (Cavaco, 2015). Sabe-se que, na sua ausência, a segurança do local de trabalho e dos procedimentos e a satisfação do utente e do profissional não ficam asseguradas (Doas, 2011). Conclusão: Muito embora pese a importância da inteligência emocional na prestação de cuidados em saúde ainda são poucas as investigações na área, a nível nacional (Sousa, 2015). Ainda assim, os estudos encontrados permitem concluir que a humanização, satisfação e segurança dos cuidados implicam um aumento da compreensão das emoções próprias e dos outros, por parte dos profissionais de saúde, pelo que a competência emocional nos mesmos é primordial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Soares Claro, Raquel Filipa, and Pedro Fernando Santos Silva da Cunha. "STRATEGIES OF CONSTRUCTIVE CONFLICT MANAGEMENT IN HEALTH: A PERSPECTIVE OF HEALTH PROFESSIONALS." Psicologia, Saúde & Doença 18, no. 1 (March 14, 2017): 55–68. http://dx.doi.org/10.15309/17psd180105.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Soares Claro, Raquel Filipa, and Pedro Fernando Santos Silva da Cunha. "STRATEGIES OF CONSTRUCTIVE CONFLICT MANAGEMENT IN HEALTH: A PERSPECTIVE OF HEALTH PROFESSIONALS." Psicologia, Saúde & Doença 18, no. 1 (March 14, 2017): 55–68. http://dx.doi.org/10.15309/17psd1805.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dias, Alessandro Márcio Martins, Ester Eliane Jeunon, and Leonora Da Cunha Duarte. "Gestão das Expectativas das Partes Interessadas: Um Estudo da Percepção dos Profissionais em Gestão de Projetos." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 4, no. 2 (December 1, 2016): 208–22. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v4i2.78.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Matos, Andreia Afonso, and Alexandre Morais Nunes. "Inovação da Gestão dos Hospitais Públicos no Sistema de Saúde Português." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 5, no. 2 (December 1, 2016): 14–23. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v5i2.290.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Brunelli, Bruno, Mariana Eri Sato, Suzane Kioko Ono-Nita, and Flair José Carrilho. "Medicina de Família e Comunidade e doenças gastroenterológicas." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 3, no. 9 (November 17, 2007): 27–37. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc3(9)80.

Full text
Abstract:
O médico de família e comunidade é figura central em um sistema de saúde que pretende seguir o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS), definido na conferência de Alma Ata, em 1978. Fazem parte das suas competências: comprometimento com a pessoa e enfoque em prevenção e gestão de recursos. É sua função diagnosticar e tratar os quadros mais prevalentes tendo em vista essas competências até o momento em que uma maior complexidade tecnológica seja requerida. Uma vez que os sintomas relacionados ao trato digestivo representam queixas muito comuns na prática clínica diária, fazem parte do cotidiano do médico generalista. Uma busca na literatura foi conduzida nos bancos de dados Pub Med, Lilacs e Biblioteca Cochrane sobre estudos que relacionam Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Doenças Gastroenterológicas publicados nos últimos 30 anos em inglês, espanhol ou português. Livros de textos de MFC e Clínica Médica também foram consultados.Oobjetivo foi demonstrar o papel do médico de família e comunidade no diagnóstico e tratamento de doenças gastroenterológicas. Como resultado foi constatado que grande parte dos casos de dor epigástrica, queimação retroesternal, sangramento retal e diarréia podem ser plenamente resolvidos pelo médico de família e comunidade. O acompanhamento de doenças gastroenterológicas crônicas estabilizadas, como as hepatites virais, também podem ser de sua responsabilidade. Conclusão: a maior parte das queixas gastroenterológicas que chegam ao médico de família e comunidade não necessita de encaminhamento ao especialista, pode ser resolvida ao nível da APS. Assim, o sistema de saúde é “otimizado”: as consultas dos especialistas tornam-se mais rápidas, aumenta-se o valor preditivo positivo das provas diagnósticas e diminui-se a possibilidade de erro do nível secundário/terciário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Inazawa, Fernandez Kenji. "O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 3 (December 2009): 206–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000300013.

Full text
Abstract:
Apesar das empresas buscarem ampliar seu conhecimento organizacional para obter vantagem competitiva, a Gestão do Conhecimento tem encontrado resistências, pois não há como deixar de trabalhar a cultura das organizações e seus processos de aprendizagem se há interesse real em se gerir o conhecimento. Dependendo do tipo de cultura predominante e da abertura que se dá ao aprender organizacional, uma empresa pode abri-se ou fechar-se ao processo de Gestão do Conhecimento. Este artigo, portanto, levanta a necessidade de se dar atenção à cultura organizacional e a seus processos de aprendizagem, para que a Gestão do Conhecimento seja bem sucedida. Cultura organizacional é um tema bastante amplo e complexo, que sofre influência tanto da cultura dos indivíduos que trabalham nas organizações, quanto da cultura do país em que as organizações se encontram. Sem querer esgotar o tema, buscou-se dar ênfase à questão da cultura organizacional em si e à sua relação com o sucesso da Gestão do Conhecimento. A aprendizagem organizacional foi apresentada como alternativa para flexibilizar a cultura e facilitar os processos de Gestão do Conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santos, Juliana Cardoso dos. "Gestão documental e gestão da informação abordagens, modelos e etapas." Informação@Profissões 10, no. 1 (June 30, 2021): 99. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p99.

Full text
Abstract:
Introdução: Os processos de Gestão Documental e Gestão da Informação possuem propósitos que visam a organicidade dos fluxos formais de informação visando a competitividade organizacional Objetivo: apresentar as abordagens, modelos e etapas mais citados na literatura de CI, buscando evidenciar a relevância desses processos de gestão para área e para as organizações empresariais. Metodologia: se trata de um estudo teórico, de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório. Resultados: a partir dar abordagens, modelos e etapas dos processos de Gestão Documental e Gestão da Informação, evidencia-se que ambos os processos são complementares e fundamentais para competitividade organizacional. Conclusões: considera-se que os estudos contribuem e sistematizam as abordagens, modelos e etapas mais citados pela literatura da área de Ciência da Informação no que tange os processos de Gestão Documental e Gestão da Informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gaudêncio Bento, Ana Filipa, and Patricia Pontífice Sousa. "Estabilização da coluna vertebral na vítima de trauma – revisão integrativa." Enfermería Global 19, no. 1 (December 22, 2019): 576–614. http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.19.1.358831.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar efectos perjudiciales causados por la estabilización de la columna vertebral en la víctima de trauma y situaciones de trauma sin indicación para estabilización de la columna vertebral en el prehospitalario.Método: Se trata de una revisión integrativa de literatura orientada por las cuestiones de investigación: ¿Existe evidencia científica de efectos perjudiciales en las víctimas de trauma, causados por la estabilización de la columna vertebral en el cuidado prehospitalario? y ¿Existen situaciones de trauma sin indicación para estabilización de la columna vertebral?Resultados: Se realizó una investigación booleana en las bases electrónicas Cochrane Library y Pubmed ya través del motor EBSCOhost en las bases de datos CINAHL Plus, MEDLINE, MedicLatina, SPORTDiscus, PsycBras, PsycBOOKS, Psychología y Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete. Se obtuvieron doce artículos y tras la aplicación de los criterios de inclusión y exclusión constituyen la muestra cinco artículos.Conclusiones: Se describen efectos perjudiciales de la estabilización de la columna vertebral en la víctima de trauma relacionados con la gestión de la vía aérea, dolor, malestar y lesiones por presión.Las situaciones de trauma penetrante con circulación inestable y víctimas con lesiones por arma de fuego en la cabeza no carecen de estabilización de la columna vertebral.Se han reunido recomendaciones de apoyo a la decisión prehospitalaria en cuanto a la estabilización de la columna vertebral.Es crucial para la mejora del cuidado prehospitalario, integrar un enfoque individualizado de la víctima que se refiera a su estado clínico y al mecanismo de lesión. Goal: To identify harmful effects caused by the stabilization of the vertebral column in a trauma victim and in trauma situations without indication for stabilization of the spine in the prehospital.Method: It was perform an integrative literature review guided by research questions: is there a scientific evidence of harmful effects on trauma victims caused by spinal stabilization in prehospital care? and are there situations of trauma with no indication for stabilization of the spine?Results: We have performed a Boolean search in the electronic bases Cochrane Library and Pubmed and through the EBSCOhost engine in the databases CINAHL Plus, MEDLINE, MedicLatina, SPORTDiscus, PsycARTICLES, PsycBOOKS, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete. Twelve articles were obtained and after applying the inclusion and exclusion criteria, the sample was five articles.Conclusions: Harmful effects of spinal stabilization on the victim of trauma related to airway management, pain, discomfort and pressure injuries are described.Situations of penetrating trauma with unstable circulation and victims with gunshot injuries to the head do not require stabilization of the spine.Recommendations to support the prehospital decision regarding stabilization of the spine were collected.It is crucial for the improvement of prehospital care to integrate an individualized approach of the victim that refers to its clinical state and mechanism of injury. Objetivo: Identificar efeitos prejudiciais causados pela estabilização da coluna vertebral na vítima de trauma e situações de trauma sem indicação para estabilização da coluna vertebral no pré-hospitalar.Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura norteada pelas questões de pesquisa: existe evidência científica de efeitos prejudiciais nas vítimas de trauma, causados pela estabilização da coluna vertebral no cuidado pré-hospitalar? e existem situações de trauma sem indicação para estabilização da coluna vertebral?Resultados: Foi realizada pesquisa booleana nas bases eletrónicas Cochrane Library e Pubmed e através do motor EBSCOhost nas bases de dados CINAHL Plus, MEDLINE, MedicLatina, SPORTDiscus, PsycARTICLES, PsycBOOKS, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Academic Search Complete. Obtiveram-se doze artigos e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão constitui a amostra cinco artigos.Conclusões: Estão descritos efeitos prejudiciais da estabilização da coluna vertebral na vítima de trauma relacionados com a gestão da via aérea, dor, desconforto e lesões por pressão.Situações de trauma penetrante com circulação instável e vítimas com lesões por arma de fogo na cabeça não carecem de estabilização da coluna vertebral.Foram reunidas recomendações de apoio à decisão pré-hospitalar quanto à estabilização da coluna vertebral.É crucial para a melhoria do cuidado pré-hospitalar, integrar uma abordagem individualizada da vítima que se refira ao seu estado clínico e ao mecanismo de lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Viapiana, Federica, and Marco Fabri. "Administration of Justice and Courts’ Budget: An Independence and a Managerial Issue." Ciências e Políticas Públicas / Public Sciences & Policies 5, no. 1 (June 2019): 53–68. http://dx.doi.org/10.33167/2184-0644.cpp2019.vvn1/pp.53-68.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pitangui, Ana Carolina Rodarti. "Tratamento da lombalgia na gestação." Fisioterapia Brasil 7, no. 2 (March 20, 2018): 138. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v7i2.1879.

Full text
Abstract:
A lombalgia gestacional é um sintoma de dor, de origem multifatorial e não totalmente elucidada, que acomete em torno de 50% das gestantes. Durante muitos anos, esta manifestação clínica vem sendo negligenciada por muitos profissionais da área da saúde, talvez por ser considerada como uma queixa inerente ao período gestacional. No entanto, recentemente, este sintoma parece receber uma maior atenção por parte dos estudiosos, por estar exercendo um enorme impacto socioeconômico. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura científica acerca da lombalgia na gestação e identificar as medidas terapêuticas utilizadas no seu tratamento. Nesta revisão foi observada a necessidade do reconhecimento da importância da lombalgia gestacional por todos os profissionais da saúde, bem como o desenvolvimento de novas opções terapêuticas viáveis neste período.Palavras-chave: gravidez, lombalgia, tratamento, dor pélvica posterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Hekis, Helio Roberto, Kleber Cavalcanti Sousa, Jamil Ramsi Farkat Diogenes, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, and Luis Miguel Domingues Fernandes Ferreira. "EVALUATION OF THE KNOWLEDGE MANAGEMENT MECHANISMS OF BRAZILIAN NORTHEAST UNIVERSITIES HOSPITAL PORTALS." Future Studies Research Journal: Trends and Strategies 5, no. 2 (December 1, 2013): 134–54. http://dx.doi.org/10.7444/fsrj.v5i2.125.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gil, Vinicius Fernandes Barrionuevo, Maria José Duarte Osis, and Aníbal Faúndes. "Lombalgia durante a gestação: eficácia do tratamento com Reeducação Postural Global (RPG)." Fisioterapia e Pesquisa 18, no. 2 (June 2011): 164–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502011000200011.

Full text
Abstract:
Realizou-se um estudo clínico comparativo com o objetivo de avaliar o efeito da Reeducação Postural Global (RPG) no tratamento da lombalgia durante a gravidez e sua relação com limitações funcionais das gestantes. Os sujeitos foram 34 gestantes nulíparas atendidas em três centros de saúde e um hospital privado de Campinas, com idade gestacional entre 20 e 25 semanas e queixa de dor lombar. Dezessete gestantes foram submetidas a sessões de RPG durante oito semanas consecutivas, e as demais seguiram orientações de rotina para controle da dor lombar. Em cada sessão de RPG avaliou-se a intensidade da dor percebida pela mulher, antes e após os procedimentos. O grupo controle foi avaliado quanto à intensidade da dor na admissão, às quatro e oito semanas do estudo. Aplicou-se o questionário Roland-Morris para avaliar limitações funcionais, ao início e final do acompanhamento. O grupo de RPG apresentou decréscimo estatisticamente significativo na intensidade da dor antes e depois das sessões. Ao longo do estudo, as mulheres submetidas a RPG tiveram medianas de intensidade da dor e médias do escore de limitações funcionais significativamente menores que as do grupo controle. Análise de covariância indicou que o tratamento com RPG estava associado à menor intensidade da dor percebida ao final do estudo. Conclui-se que a RPG pode dar importante contribuição no tratamento da dor lombar durante a gestação, reduzindo, ao mesmo tempo, as limitações funcionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Batista, Mariana, Virginia Rocha, and José Luiz Alves dos Santos. "Transparency, corruption, and mismanagement: an analysis of Brazilian municipalities." Revista de Administração Pública 54, no. 5 (October 2020): 1382–401. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190290x.

Full text
Abstract:
Artigo Compromisso institucional com a transparência pública tem relação negativa com corrupção e má gestão governamental? A instituição de Lei de Acesso à Informação (LAI) reduz o custo de acesso à informação pública e o controle dos governantes sobre ela, possibilitando o monitoramento do governo. Assim, maior transparência melhoraria a performance governamental. Para testar a hipótese, usamos modelos de regressão linear para 320 municípios brasileiros. Empregamos 3 medidas do compromisso institucional dos municípios com a transparência pública: a) a regulamentação da LAI no município; b) o grau de regulamentação com base nos dispositivos da LAI em nível local; e c) o tempo de adesão como medida de institucionalização da transparência pública. Como medida de performance, consideramos irregularidades de corrupção e má gestão identificadas nos relatórios de auditorias da Controladoria-Geral da União via sorteios públicos (2011-2015), com classificação usando aprendizado de máquina não supervisionado. Os resultados da análise são 3: a) a adesão dos municípios à LAI ainda é muito reduzida; b) nos municípios que aderiram, transparência não apresenta associação com a performance governamental; e c) apenas desenvolvimento econômico e qualidade da burocracia apresentam correlação negativa com o número de irregularidades. Os resultados indicam que o esforço na direção de uma gestão mais transparente ainda não gerou os resultados esperados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Dos Santos, Adelcio Machado. "Gestão Por Competências - A Relevância Da Auditoria." Latin American Journal of Development 3, no. 3 (June 14, 2021): 1407–13. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n3-031.

Full text
Abstract:
Posto que a identificação das competências parta da estratégia organizacional, demanda definição das competências organizacionais e desdobra-se em competências funcionais. A identificação das competências pode ainda se dar no sentido inverso. A análise das competências de cada profissional formaria o portfólio de competências organizacionais e, a partir dessa definição, a organização estabelece a sua estratégia. Conforme essa abordagem, o novo conhecimento sempre inicia pelo indivíduo e é transformado em conhecimento organizacional. No entanto, a consolidação deste modelo gestorial demanda a efetivação de auditoria, para verificação do grau de concretude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Urdan, André Torres. "A pesquisa em marketing no Brasil e o desafio/oportunidade de contribuição e legitimação na pandemia." Revista Brasileira de Marketing 19, no. 4 (December 16, 2020): 731–37. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v19i4.18700.

Full text
Abstract:
Neste ano de 2020, 40 artigos foram publicados em quatro números da Revista Brasileira de Marketing (ReMark) / Brazilian Journal of Marketing (BJMkt). Seus autores atuam em 15 estados, de todas as regiões, do Brasil e em alguns países estrangeiros. Exprime-se um extenso reconhecimento da Revista pela comunidade acadêmica de Marketing. Muito agradecemos a colaboração primordial dos pareceristas, que emprestam competência à evolução de manuscritos de terceiros, numa etapa das mais importantes do processo editorial em um periódico. Evolução e aprendizado que intervêm mesmo quando não se aceita o manuscrito para publicação. Ficamos penhorados pela dedicação permanente à Revista da bibliotecária Cristiane dos Santos Monteiro. Apoio sempre veio também da Editora UNINOVE, da diretora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE, Priscila Rezende da Costa, e do professor José Eduardo Storopoli. Um fenômeno dominou o ano no Planeta Terra: a doença (Covid-19) causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), com níveis alarmantes de contaminação. Em março, a Organização Mundial de Saúde declarava o estado pandêmico; já se passaram nove meses (OPAS, 2020). Instalou-se uma crise global de saúde pública. Seria o real marco a distinguir o início do Século XXI (Jansen, 2020). Praticamente ninguém, da atual população mundial, viveu um precedente similar, já que a pandemia da Gripe Espanhola findara (curiosamente) um século atrás (Martino, 2017; Barry, 2020). Tanto tempo depois, surpreende a vulnerabilidade da humanidade a uma patologia viral. As descrições metafóricas vão da plateia de um inebriante filme de ficção científica a uma imensa lareira em que estamos todos nos queimando (Muhammet, Alfiya, Masalimova, Cherdymova Shaidullina, 2020). A pandemia gerou e segue gerando impactos profundos em várias dimensões humanas, sociais, empresariais e governamentais. Nem se sabe até quando irão seus efeitos adversos na sociedade, apesar das fundadas expectativas em relação às vacinas, com numerosos projetos de desenvolvimento, tanto no Ocidente quanto no Oriente. As Ciências da Saúde, nos seus diversos ramos, seguem pesquisando a prevenção e o tratamento da nova e complicada patologia (Carvalho, Lima Coeli, 2020; Heymann Shindo, 2020). Nesse front, ainda que a gestão da saúde no Brasil apareça, no exterior, como caso dos mais complicados na aplicação da Ciência (Gostin, 2020), é com ela que se pode contar. Com ela, os países do Reino Unido, neste dezembro, se tornaram os primeiros do Ocidente na vacinação contra o mal; e buscam atingir velocidade recorde no processo de imunização (Strasburg e Fidler, 2020); é a luta de todas as nações. Esse esforço científico repercute, como nunca, no cotidiano das pessoas. Não é de hoje o reconhecimento do papel da Ciência em situações de crise, quando necessidades fundamentais da espécie humana são postas em xeque (Oliveira, 1998). Mas, no presente, a imprensa leva sem parar notícias aos leigos sobre resultados e perspectivas científicas. Apesar de localizadas e barulhentas polêmicas, a maioria da população reconhece e valoriza o papel crucial da Ciência, que avança, com afinco e sacrifício, na compreensão do ecossistema, que tem a nova doença no seu centro (Lipsitch, Swerdlow Finelli, 2020; Velloso, 2020). Só a Ciência pode encontrar soluções para sanar a crise ou, ao menos, aliviar suas implicações e esse papel singular é reconhecido pela população. É a via a desenvolver meios para enfrentar o medo, a privação, ansiedade, impaciência, dor e, no limite, a morte e a desesperança. O empenho vai muito além das Ciências da Saúde, espraiando-se por praticamente todos os campos. Demografia (Dowd, Andriano, Brazel, Rotondi, Block et al., 2020), Criminologia (Ashby, 2020), Engenharia (Goel, Hawi, Goel, Thakur, Agrawal et. al., 2020) e Biblioteconomia (Ali Gatiti, 2020) são alguns exemplos dessa envergadura. Mesmo na esfera da Administração, há inciativas em diversas disciplinas (Zhang, Hu Ji, 2020), nas vertentes empresarial e também pública (Lunn, Belton, Lavin, McGowan, Timmons Robertson, 2020). Por outro lado, o tremendo e compreensível interesse, em boa parte das pessoas, em notícias sobre a pandemia, suas consequências e soluções, pode abrir espaço à tentação de práticas deturpadas, quando não das fraudes revestidas de ciência ou pseudociência (Scheirer, 2020; Berruyer, 2020). É essencial agilizar a disponibilização preliminar de resultados de pesquisas, mas essa prática também traz riscos à qualidade da produção científica e à difusão aos praticantes. Basta pensar na controvérsia em torno do potencial ou não curativo da droga Hidroxicloroquina (Gautret, Lagier, Parola, Hoang, Meddeb et al., 2020). Passamos ao Marketing! Um fenômeno inusitado e vultoso como a pandemia deve ter múltiplas repercussões nos modelos e nas teorias de Marketing, restando decifrá-los. Neste ano, dois artigos na ReMark se ocuparam do fenômeno: “Pandemia de COVID-19: trilhas para pesquisas futuras em marketing envolvendo o papel regulatório do consumo pró-social”, no número 3; “A intenção de prevenção e de gastos futuros durante a COVID-19: um estudo considerando a tomada de decisões sob risco”, neste número 4. São passos iniciais e outros tantos hão de vir aqui mesmo. Em paralelo, há uma sucessão de pesquisas comerciais e reflexões de praticantes acerca das consequências, imediatas e mais duradouras, da pandemia. Diversas empresas de consultoria e pesquisa de mercado, brasileiras e globais, concluíram pesquisas com consumidores e empresas. Abrangem o comportamento do consumidor tanto quanto a gestão de marketing. A imprensa, nos jornais e revistas gerais e especializadas, difunde essas descobertas. Também o faz a mídia própria de institutos de pesquisa e empresas de consultoria, em sites, blogs e redes sociais. Nessa linha, a PwC (2020) comparou moradores de cidades, em muitos países (Brasil incluído), antes e após a pandemia. Aportou vislumbres sobre a reinvenção - em curso e possivelmente no futuro - das jornadas de compra, consumo, aprendizado, comunicação, entretenimento e trabalho das pessoas, em meio à aceleração do uso dos canais digitais. Traçou implicações para a gestão do relacionamento com o mercado, que requer reinvenção.A GfK (2020) mapeou consumos e hábitos pós-crise no Brasil, com subsídios para a gestão na realidade do ‘novo normal’, um modificado padrão de normalidade. Levou em conta características da população (alta proporção de gente com pouca renda e escolaridade) e de outras dimensões do macroambiente do país (anos antecedentes de crise econômica, taxa de desemprego, saúde). GfK que ainda publica, duas vezes ao mês, um retrato atualizado do ‘pulso do consumidor’ ante o novo coronavírus. A KANTAR (2020) já publicou mais de 10 edições de sua pesquisa acerca das influências da pandemia no consumidor no Brasil. Numa das últimas delas, relata a intenção de muitos deles de manter mudanças comportamentais na ‘nova realidade’ por vir (embora não se saiba quando ela virá). A IPSOS (2020) investigou as modificações na vida do consumidor no país em termos de jornada de compra, migração entre canais, determinantes, razões e barreiras de compra, sob efeitos de incerteza, tensões e medos. Aduziu um novo significado para o papel de comprador. Discutiu as mudanças já manifestadas e a perspectiva de continuidade além da pandemia. A NIELSEN (2020) descortinou seis etapas-chave no processo de adaptação do consumidor, associadas às preocupações com a pandemia, bem como a heterogeneidade em regiões, estados e cidades brasileiras, entremeadas de muito aprendizado quanto ao consumo. Alertou as empresas sobre oportunidades para conscientizar os consumidores sobre a crise e, desse modo, reforçar vínculos com eles e ampliar negócios à frente. Esse é só um recorte de um acervo amplo, muito útil e elogiável. Mas ali está mais a pesquisa de “mercado” ou de “solução de problema” (Hunt, 2015: 64-66), com seu inegável valor. Tal acervo, porém, não substitui a pesquisa científica, capaz de prover genuína contribuição nova, validada e generalizável para a disciplina de Marketing, no geral, e no campo do Comportamento do Consumidor, em particular. Mantendo o espírito crítico, se toma a lição de Bunge (1998:3-6): a ciência não é apenas um prolongamento ou mesmo mero refinamento do conhecimento comum. A ciência constitui um conhecimento de um tipo especial, pois lida primariamente (embora não apenas) com eventos não observáveis, não suspeitados pelo leigo, articula e testa conjecturas além do conhecimento ordinário e testa tais suposições com a ajuda de técnicas especiais. Assim sendo, não haveria como tomar a produção comercial como Ciência. Seguindo com os alicerces sólidos de Bunge (1998), se miram os contextos da descoberta e da justificação. A descoberta desponta também de meios não científicos (como criatividade e inspiração) e mais atrai a atenção da imprensa. Por sua vez, a justificação - raciocínio sobre evidências, replicabilidade, fundamentação de hipóteses, teste empírico de proposições e teorias, validade etc. – se prende ao método científico e a seus agentes (os cientistas). A pesquisa em Marketing - acadêmica, balizada pelo método científico – também já se empenha na investigação dessa realidade, em curso e intrincada, da pandemia. Seu ritmo, não é aquele que se gostaria e precisaria. Não dispúnhamos, para a pesquisa em Marketing no Brasil, de orçamentos expressivos; tal recurso se tornou, agora, ainda mais escasso. Todavia, a mobilização de outros recursos - mormente a capacitação e a motivação intrínseca do(a)s pesquisadore(a)s - há de frutificar nesta situação em que suas contribuições são potencialmente úteis como nunca. A ReMark/BJMkt está de portas abertas para acolher avanços nesse rumo. Incrementar sua velocidade é um desafio a ser enfrentado. Desafio que constitui excepcional oportunidade de legitimação do Marketing como Ciência. A Revista Brasileira de Marketing encampa e se abre a iniciativas nessa direção. Desejamos sinceramente a você, leitor(a), força, saúde e superação, além de produtividade, em 2021! Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Baldessar, Maria José, and Adriana Landim Quinaud. "Tendências da Gestão do Conhecimento 2.0." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 11, no. 1 (December 20, 2018): 25–38. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.975.

Full text
Abstract:
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são cada vez mais utilizadas em todos os processos de Gestão do Conhecimento (GC). Entre essas tecnologias estão à web 2.0, as tecnologias colaborativas, as ferramentas de mídias sociais como wikis, blogging internos, fóruns, redes sociais empresariais (RSE), entre outros. A web 2.0 também chamada de web social pode ser definida como a segunda geração de serviços da web orientados pela comunidade em que todos podem se comunicar, compartilhar e colaborar. Como consequência, o termo GC 2.0 foi criado para resumir suas tendências e refere-se à aquisição, criação e compartilhamento de inteligência coletiva mediante o uso das redes sociais e comunidades de conhecimento. Assim, através da revisão da literatura o objetivo deste trabalho é apontar as possibilidades da RSE para a GC 2.0 a partir de exemplos de uso. As RSEs são adotadas para melhorar a comunicação, a colaboração e o compartilhamento, além de fomentar a gestão do conhecimento. Constatou-se que as RSEs podem trazer benefícios, mas também representam desafios e riscos. Não se espera esgotar o assunto, a proposta é lançar um olhar sobre a questão e produzir reflexões que possam dar condições de perceber as tendências da GC 2.0 através do uso da RSE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Em Revista, Psicanálise e. Barroco. "REVISTA COMPLETA. Ano 16. Número 01: Edição julho de 2018." Psicanálise & Barroco em Revista 16, no. 1 (December 4, 2018): 221. http://dx.doi.org/10.9789/1679-9887.2018.v16i1.221.

Full text
Abstract:
Entre Harvard e Uganda há o SE(E)RQuinze anos se passaram desde que a primeira edição da Psicanálise & Barroco foi publicada na web. Idealizada pela Profª Denise Maurano durante sua passagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a revista nasceu em 2003 pelo esforço conjunto da equipe que compunha o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Subjetividade e Cultura. Em 2010 passou a compor o quadro de periódicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde se encontra vinculada à linha de pesquisa Memória, Subjetividade e Criação do Programa de Pós-Graduação em Memória Social.Recentemente, a Psicanálise & Barroco em revista migrou para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. Esse sistema, além de garantir a autonomia da gestão das edições pela equipe, permite que a revista esteja em conexão com os principais indexadores da América Latina.Há muito ansiávamos por essa migração, mas diversas questões de caráter estrutural adiaram esse projeto que agora então se concretiza. Certamente a ampliação de nossa equipe e a dedicação de seus membros foram cruciais para a realização desse intento. Em nosso país, sobretudo em tempos sombrios como os que vivemos agora, conseguir avançar projetos de natureza cultural, diante da difícil tarefa de atendermos a exigências que encontram-se no nível da Universidade de Harvard, com condições de trabalho, muitas vezes similares as de Uganda, é um exercício que nos testa diariamente. Por isso, vencer os obstáculos, conseguindo ainda melhorar nossa qualidade, é motivo de satisfação ainda mais especial. Nossos valores humanos são nosso maior patrimônio, e nesse sentido a afinação de nossa equipe tem orquestrado essa nossa partitura. Assim, há muito que comemorar!Na décima sexta edição da Psicanálise & Barroco em revista, apresentamos a nossos leitores uma seleção de artigos que foram agrupados em duas seções: uma de artigos temáticos, no caso, psicanálise e literatura, e outra de temas livres que contemplem os saberes que privilegiamos.Na seção de artigos temáticos, a interlocução entre psicanálise e literatura é privilegiada por quatro autores. Em “Entre dores: Judith e Florbela”, a autora Eliana Luiza dos Santos Barros, munida de uma sensibilidade que lhe é peculiar, retoma a obra dessas poetisas portuguesas, para mostrar como a escrita literária é um canal possível para dizer sobre a dor que atravessa o universo das mulheres. A autora indica a existência de um encontro entre a escrita de Judith e Florbela e a psicanálise, na medida em que ambas constroem um saber sobre a dor de existir.Esse caminho também foi seguido por Tiago Antonio Sampaio em “Poesia e Psicanálise: um possível diálogo entre Manoel de Barros, Freud e Lacan”. O autor, inspirado pelo texto freudiano “Escritores criativos e devaneios” e pelo conceito lacaniano de objeto a, lança um olhar sob a singularidade na poesia de Manoel de Barros, mostrando que seus poemas retratam o sujeito em sua simplicidade, incompletude, ao mesmo tempo que propõe o homem como funcional, mesmo quando ele perde seu lugar idealizado. Tiago também mostra que qualquer “conduta que idealize o homem, a vida e principalmente a felicidade”, encontra-se na contramão tanto da poesia manoelesca quanto da psicanálise. Em “Quando eu perdi você, ganhei a aposta: amor e desejo na novela A Dócil de Dostoievski”, as autoras Caciana Linhares Pereira, Camila de Souza Ricarti e Roseane Torres de Madeiro mostram como uma obra literária pode retratar o modo de operar do psiquismo humano, antecipando descobertas feitas por Freud a partir da clínica. As autoras destacam como, na novela, a intricada relação entre o desejo e o amor evidenciam detalhes relacionados à dinâmica da neurose obsessiva, indicando a presença de um impossível na experiência amorosa. A literatura também serviu de balizamento para Camila de Freitas Moraes e Roseane Torres de Madeiro, na construção do artigo “Violência conjugal e ciúme numa perspectiva psicanalítica a partir de Otelo – O mouro de Veneza”. A obra shakespeariana que aborda o tema dos ciúmes a partir da história de Otelo e Desdemona foi retomada pelas autoras para pensar o problema da violência conjugal pela perspectiva da psicanálise. Elas investigam como a subjetividade de cada sujeito se apresenta na relação amorosa, quando ocorre um ato de violência contra a mulher em decorrência do ciúme. A partir de um percurso em Freud, destacam como o ciúme se apresenta como um afeto intimamente vinculado à noção de desamparo primordial, um fato que é inerente à condição humana.Na seção de artigos livres, destacamos o artigo “Corpos que caem: adolescência, prisão e psicanálise”, de autoria de Adriele Cardoso Sussuarana, Alba Caroline Tavares dos Santos e Aleson Hernan Morais dos Santos. Os autores retratam sua experiência com adolescentes cumpridores de medidas sócio-educativas que se encontram em situação de privação de liberdade na cidade de Macapá-AP. O relato destaca como um trabalho em que a intervenção com exercícios corporais, abriu caminhos para a instalação de um dispositivo clínico de escuta desses adolescentes. A ênfase do texto recai para a afirmação de que a psicanálise não pode ser reduzida ao espaço clínico do consultório, podendo balizar com seu referencial teórico praticas que evidenciam sua eficácia, sobretudo no campo social.Bruno Wagner D’Almeida de Sousa Santana defende em seu texto “Totem e Tabu: vida cotidiana”, a ideia de Freud não se alia a uma gama de pensadores que defendem progresso da razão, da civilização e da humanidade, como afirma. Ao contrário, para o autor, Freud na verdade teve como foco um olhar sobre o mal-estar que surge como um preço a ser pago pelo homem pelo surgimento da civilização. Bruno Wagner ressalta que essa perspectiva resulta do fato de Freud ter vivido no período em que deflagraram as duas grandes guerras mundiais que assolaram a humanidade, colocando em xeque toda racionalidade humana, ao mesmo tempo que evidenciaram a linha tênue que separa a civilização da barbárie.Ainda nessa edição, destacamos o texto “Um estudo sobre a melancolia: breve percurso da psiquiatria à psicanálise freudiana” de autoria de Gladson Henrique Silva, onde encontramos um breve histórico a respeito de como a melancolia era pensada pela psiquiatria, até o momento do surgimento da psicanálise quando uma nova maneira de enxergar essa patologia foi introduzida por Freud. O autor ressalta o percurso de teorização freudiana, quando inicialmente Freud pensava a melancolia como um quadro que compunha as neuroses narcísicas, para tempos depois, situá-la no contexto das psicoses.Em “A metapsicologia do recalque”, Carlos Eduardo Rodrigues, Cassiano Carlos Antônio de Oliveira, Daniela Paula do Couto, Elizabeth Fátima Teodoro, Felipe Alcides Gonçalves Ribeiro, Geane Moares Coelho, Mardem Leandro Silva e Roberto Lopes Mendonça, participantes de um grupo de pesquisa que investiga os conceitos fundamentais da psicanálise, retomam com rigor a temática do recalque, evidenciando sua importância para a regulação da pulsão e sua função na estruturação do psiquismo humano.A seguir, Barbara Sinibaldi, Gabriel Pavani Brandino e Thassia Souza Emidio apresentam uma interessante exposição a respeito da temática do feminino em “A psicanálise de Freud e a psicanálise de hoje: as vicissitudes do feminino na era dos extremos”. O trabalho trás reflexões a respeito do que mudou na atualidade, em relaçao ao que foi formulado por Freud, na visão dos psicanalistas, acerca da abordagem do feminino, e da própria concepção de mulher. O objetivo dos autores é evidenciar como em cada época a realidade social interfere na construção de um saber sobre o feminino, muitas vezes relacionado de forma equivocada, a questão do gênero. Por fim, Joyce Bacelar Oliveira retoma o conceito psicanalítico de transferência em “The nuances of demand in the analytic discourse: a lacanian perspective”, para pensar a questão da entrada em análise a partir do momento em que o sujeito formula uma demanda de análise. A autora, a partir do ensino de Lacan, destaca alguns aspectos relevantes do manejo da demanda pelo analista na condução do tratamento.Fechamos a edição com uma interessante resenha escrita por Bruno Albuquerque, do livro “Experiência Mística e psicanálise” de autoria de Ricardo Araújo, publicado pela editora Loyola em 2015. Bruno percorre a obra apontando como a consistência teórica do autor surpreende o leitor à medida em que distingue de forma particularmente clara o campo da mística do campo da psicose.Uma excelente leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fogaça, Ramires Gaspar, Ismael Luiz Dos Santos, and Carlos Antônio Vinotti. "AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE PORTOS PÚBLICOS." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 2 (March 6, 2019): 70–89. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i2.138.

Full text
Abstract:
Nos portos, a gestão está cada vez mais em ênfase na administração pública. Porém, em função da grande quantidade e da limitação de recursos, os gestores devem definir quais são as práticas mais relevantes, ou seja, aquelas que vão dar mais resultados nos processos de apoio, gestão e principal do negócio. Com a finalidade de propor uma metodologia de avaliação nos portos brasileiros e tornar o segmento cada vez mais competitivo, este trabalho tem como objetivo geral elaborar uma metodologia de gestão para avaliar os portos pautados nos objetivos específicos de estruturar perguntas com critério e requisitos propondo indicadores de desempenho e validar com alguns gestores do segmento portuário. Neste contexto, esta pesquisa tem como grande finalidade analisar a influência da gestão dos portos, focando na eficiência, assim como mapear os métodos atuais utilizados pelos gestores e as lacunas existentes no gerenciamento destes processos. A contribuição teórica desta pesquisa está baseada em alguns modelos já existente na iniciativa privada, um direcionador da pesquisa foi a nova lei dos portos Nº 12.815 onde define no artigo 64 uma cobrança nos portos por resultados. Portanto foi realizado um estudo qualitativo do tipo exploratório, com entrevista aos gestores dos portos de Itajaí–SC, São Francisco do Sul–SC e Porto de Maceió-AL, com resultados servindo de alicerce para a construção de uma metodologia de avaliação das autoridades portuária, possibilitando medir a maturidade da gestão baseado em 9 critérios de gestão e 1 de resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rossetti, Adroaldo, and Aran Bey Morales. "O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento." Ciência da Informação 36, no. 1 (April 2007): 124–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652007000100009.

Full text
Abstract:
Embora a Gestão do Conhecimento (GC) seja função comum nas organizações, muitas não têm visão clara de como incorporá-la e transformá-la em vantagem competitiva. A escassez de estudos comprovando que a GC faz diferença no desempenho organizacional, e a cultura, talvez sejam os fatores mais influentes na promoção ou inibição de práticas de GC. Há empresas que usam ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) como fator de competitividade, confundindo-as com GC. Outras acreditam que a TI sozinha possa servir para gerenciar o conhecimento, o que é um equívoco. A razão disso pode estar no surgimento da TI antes da GC, ou na escassez da literatura abordando a função da TI na GC. Daí a falta de clara distinção entre TI e GC que vise à interação adequada entre ambas. O papel principal da TI é dar suporte à GC, ampliando o alcance e acelerando a velocidade de transferência do conhecimento. É identificar, desenvolver e implantar tecnologias que apóiem a comunicação empresarial, o compartilhamento e a gestão dos ativos de conhecimento. A TI desempenha papel de infra-estrutura, a GC envolve aspectos humanos e gerenciais. Este artigo discute a interação entre TI e GC como instrumentos de gestão estratégica e desempenho organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Belinski, Ricardo, and Guilherme Francisco Frederico. "Modelo teórico de avaliação da gestão da informação nos processos logísticos e de gestão da cadeia de suprimentos nas instituições federais de ensino superior brasileiras." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 8, no. 1 (June 5, 2019): 21. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67255.

Full text
Abstract:
A gestão da informação pode dar suporte às decisões na gestão logística da cadeia de suprimentos de material de consumo nas Instituições de Ensino Superior Federais Brasileiras, a partir da análise dos relatórios de auditoria. A gestão de suprimentos demanda tomada de decisão a partir de informações ao longo das atividades em toda sua cadeia. Na gestão pública, a documentação de processos é prioridade, pois cabe ao gestor fazer apenas aquilo que está previsto na jurisprudência, sobretudo nas regras de licitação. Neste estudo de caso, serão analisados 20 aspectos na gestão de suprimentos das IFES a partir de documentos emitidos pelo Tribunal de Contas da União e pela auditoria interna das IFES. A validação das práticas será feita pela análise de conteúdo de relatórios de auditoria. A amostra será composta pelas IFES brasileiras que foram avaliadas nos últimos anos pelos órgãos de controle externo, incluindo documentos de levantamento das aquisições e apuração de indícios de fraudes na licitação. Entre os resultados esperados está um modelo de gestão da informação aplicada à gestão da cadeia de suprimentos que pode ser aplicada às centenas de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, no contexto da licitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography