Academic literature on the topic 'Gestão de conflitos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão de conflitos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão de conflitos"

1

Jr, Biela, and Surian Cristina Rodrigues Tinoco. "A NEUTRALIZAÇÃO DO MEDO NA GESTÃO DE CONFLITOS E O PAPEL DO ADVOGADO NESSA GESTÃO." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 10, no. 20 (May 15, 2020): 29. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v10e20202029-38.

Full text
Abstract:
A própria história relata inúmeros conflitos do homem contra seu semelhante, e isso demonstra o quanto o conflito faz parte do ser humano. Entretanto, há um ponto gerador desse conflito: o medo. É preciso pensar em métodos de solução de conflitos onde se leve em conta o histórico emocional das partes envolvidas com base no medo e, a partir daí, gerir o conflito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Fátima Machado, Vilma, Ricardo Barbosa de Lima, and Leonilson Rocha dos Santos. "Gestão Ambiental e Processo de Participação." Revista Escritas 12, no. 1 (May 19, 2020): 49–70. http://dx.doi.org/10.20873/vol12n1pp49-70.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute o processo de gestão dos conflitos ambientais, tendo em vista a efetividade da participação dos sujeitos envolvidos, buscando ressaltar os custos e os jogos de interesses imbricado nesses processos. Para tanto, analisaremos os conflitos em torno do reconhecimento da Terra Indígena Morro do Osso, localizada na zona urbana do Município de Porto Alegre – RS. Esse conflito se pauta no confronto de duas perspectivas em torno da gestão dos recursos naturais e perspectivas sobre o desenvolvimento. Na análise desse conflito, percebe-se que em nome da gestão dos interesses dissonantes e da busca de consensos, acaba-se por controlar, limitar e silenciar a participação dos sujeitos afetados. Para entender o aspecto conflituoso do caso analisado, discutiremos os conceitos de sociação e socialização de Simmel (1983) compreendendo o conflito como espaço gerador de poder cidadão, ao recursar a cooptação nos limites dados pelas alternativas de desenvolvimento apresentadas como mitigadoras, para então, reafirmarem seu modo de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Möller, Guilherme Christen. "A GESTÃO DE CONFLITOS PARA O BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA PRAGMÁTICO-SISTÊMICA E A UTILIZAÇÃO DO MODELO DO TRIBUNAL MULTIPORTAS COMO PROPOSTA." Revista Brasileira de História do Direito 4, no. 2 (December 20, 2018): 37. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-009x/2018.v4i2.4774.

Full text
Abstract:
Este artigo explora o panorama sobre a forma contemporânea de como o Brasil gere os seus conflitos, e após, a proposta de uma gestão de conflitos sistêmica, na perspectiva de responder ao problema desta pesquisa: a utilização de uma gestão de conflitos a partir da proposta pragmático-sistêmica pode oferecer um repertório congruente para gerir esse colapso existente no Poder Judiciário? Por meio de um estudo pragmático-sistêmico, obtêm-se, na conclusão, a utilização de uma gestão de conflitos sistêmica possibilita adequar o conflito com a forma de tratamento de conflito mais congruente para proporcionar efetividade no resultado desse conflito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Claudia Aparecida Avelar, and Mário Texeira Reis Neto. "Gestão de conflitos nas organizações: um olhar para a saúde." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 3 (July 14, 2015): 2799. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i3.22416.

Full text
Abstract:
Introdução: os conflitos são inerentes aos processos de trabalho, e na saúde podem ter consequências tanto para o paciente quanto para os profissionais e a gestão. Objetivo: realizar uma revisão de literatura e descrever os conflitos na saúde a partir de uma análise bibliométrica para entender as causas, as consequências e propor sugestões para evitar ou intervir no conflito. Método: foi realizada uma revisão da literatura a partir de um estudo exploratório nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cengage, Ebsco, Emerald, Pubmed/Medline, Science Direct na área administração, ciências sociais e saúde. Também foi aplicado um corte transversal para busca de artigos na gestão de conflitos na saúde sendo escolhido, exclusivamente, o ano de 2014. Resultado: de 7464 artigos somente 13 foram selecionados. O conflito predominante foi o tipo legal, com 54%. A causa principal foi comunicação seguida da gestão e a consequência conflitos de interesse. Considerações: O estudo evidenciou que na saúde há uma série de conflitos com diversas causas, desde comunicação interpessoal e com fornecedores, até estilo de gestão e conflito trabalho-família.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Adilson Vagner, and Taisa Gabrieli Pereira Pizzoni. "Gestão de conflitos e comunicação organizacional." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 9, no. 2 (October 13, 2021): 14–24. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v9i2.47665.

Full text
Abstract:
Os conflitos são praticamente inevitáveis e podem ocorrer em diferentes ambientes da vida social, familiar e organizacional. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a gestão de conflitos em instituições públicas de ensino, a fim de reconhecer padrões de comportamento organizacional e identificar as ferramentas que são utilizadas pelos servidores na gestão diante dos conflitos. Em termos metodológicos, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, realizada por meio de questionário on-line com 20 gestores de instituições de ensino. Os resultados apontam que a comunicação tem sido a principal fonte de conflitos existentes nas instituições públicas, gerando conflitos de relacionamentos normalmente não mediados pelos gestores por ausência de conhecimento técnico para lidar com as relações interpessoais, além da sobrecarga de tarefas em consequência da falta de servidores que acarretam desmotivação e adoecimento institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Paniza, Maurício Donavan Rodrigues, Marcio Pascoal Cassandre, and Carine Maria Senger. "Os Conflitos sob a Mediação do Laboratório de Mudança: Uma Aprendizagem Expansiva." Revista de Administração Contemporânea 22, no. 2 (April 2018): 271–90. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170271.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo qualitativo analisa como os conflitos perpassam uma atividade de trabalho por meio da aplicação da metodologia intervencionista do Laboratório de Mudança (LM) na gestão de resíduos de um hospital-escola. À luz da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, discutem-se os pressupostos teóricos da aprendizagem expansiva: o tipo de aprendizagem que se almeja em uma intervenção sob o LM, e os conflitos que podem emergir de tal experiência organizacional, compreendido o construto conflito em uma perspectiva epistemológica plural. A operacionalização da pesquisa deu-se mediante análise documental do registro fílmico de doze sessões do LM, em que participaram vinte trabalhadores de níveis hierárquicos diversos. A análise das sessões trouxe oito tipos diferentes de manifestações de conflitos potencialmente ampliadores da compreensão da gestão de resíduos na organização em análise. Tais conflitos, embora refletidos em situações do presente, estavam ligados às contradições históricas que atravessavam a gestão de resíduos do hospital-escola. O resultado prático é a consideração de que, quando o conflito emerge em práticas organizacionais, pode ser refletido historicamente e transversalmente à atividade, sinalizando a complexidade que cerceia a gestão e as práticas organizacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chrispino, Álvaro. "Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 15, no. 54 (March 2007): 11–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362007000100002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se inicia apresentando um recente estudo realizado por um instituto de pesquisa onde fica patente a importância que o jovem atribui à educação, à escola e ao professor, ao mesmo tempo em que apresenta sua preocupação com a violência. Com este motivador, discute os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar os conflitos e os conflitos escolares a fim de contribuir com o entendimento do problema, indica a mediação de conflito como alternativa potente e viável para a diminuição da violência escolar e, ao final, enumera questões que devem ser consideradas quando a escola se propõe a implantar um programa de mediação escolar do conflito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

B. Gentil, Plínio A., Ana P. Jorge, and Adriane B. Pereira. "Conflitos e gestão neoliberal da educação / Conflicts and neoliberal educational management." Brazilian Journal of Development 7, no. 10 (October 14, 2021): 97040–64. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n10-151.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Canto, Otávio Do, Mário Vasconcellos Sobrinho, Ana Maria Albuquerque Vasconcellos, Luciana Rodrigues Ferreira, and Ana Ialis Vasconcellos. "Conflitos socioambientais e limites da gestão compartilhada em Unidade de Conservação na zona costeira amazônica." Redes 25, no. 4 (November 27, 2020): 1528–52. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i0.15239.

Full text
Abstract:
O artigo discute a emergência de conflitos socioambientais e os limites da gestão compartilhada de territórios na zona costeira amazônica brasileira. De forma particular, o artigo debate os conflitos socioambientais e os limites da gestão compartilhada em 3 (três) Unidades de Conservação (UC) na zona costeira do estado do Pará, precisamente: RESEX Mãe Grande de Curuçá, RESEX Mestre Lucindo e APA Algodoal-Maiandeua. Em termos teóricos, alicerça-se nos conceitos de conflito socioambiental e gestão compartilhada, este último dentro do campo analítico de gestão social. Metodologicamente, trata-se de um estudo baseado na pesquisa-ação apoiado em técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de redes. O artigo demonstra a existência de quatro categorias de conflitos: (1) os relacionados a empreendimentos econômicos, (2) os conexos à degradação do ambiente e dos recursos naturais, (3) os originados nas práticas econômicas e ocupacionais locais e (4) aqueles resultantes das implicações legais e sociais. As diferentes categorias e tipos de conflito demonstram a complexidade que os conselhos gestores enfrentam no processo de gestão compartilhada. A pesquisa demonstra que a gestão compartilhada tem limitações, entretanto é, até então, o melhor modelo para gestão de UC. Conclui-se que a gestão compartilhada é processo e prática e que se potencializa na medida em que os atores envolvidos ganham experiência e promovem de forma crescente diálogo e o interesse bem compreendido a partir da participação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Turra, Gabriela Sufiati, and Ricardo Goretti. "A GESTÃO ADEQUADA DOS CONFLITOS FAMILIARES A PARTIR DA MEDIAÇÃO FAMILIAR E SEUS PRESSUPOSTOS." Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos 7, no. 1 (August 20, 2021): 72. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9679/2021.v7i1.7836.

Full text
Abstract:
Diversos são os métodos que podem ser utilizados para pacificação dos conflitos familiares, destacando-se, atualmente, a mediação familiar. Assim, questiona-se se a mediação, com base no princípio da não-violência de Jean-Marie Muller e a ética da alteridade de Luis Alberto Warat, pode promover a gestão adequada do conflito familiar, considerando suas peculiaridades, e garantir o acesso à justiça. Para responder a tal questionamento, serão analisadas as características dos conflitos familiares, os fundamentos da mediação e, por fim, se a mediação familiar representa um método adequado à gestão dos mencionados conflitos, utilizando-se, para tanto, do método hipotético-dedutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão de conflitos"

1

Oliveira, Ivone Adelina de. "Gestão de conflitos em parques." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102240.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2013-07-16T00:24:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 221300.pdf: 3171009 bytes, checksum: aefbc8cd83fe66b70015a754450c773e (MD5)
A implantação de parques nacionais, uma das estratégias utilizadas na preservação e conservação da biodiversidade de um país, continua a desafiar instituições, técnicos e os atores envolvidos no processo de gestão e proteção dos recursos naturais, tendo em vista os inúmeros conflitos gerados e vivenciados pela população local atingida. Os parques ocupam, por definição, a categoria II estabelecida pela International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN), sendo caracterizados como unidades de conservação de uso indireto ou de proteção integral, que não permitem a presença humana em seu interior, além de normatizar a utilização da área de seu entorno A busca por soluções que viabilizem esta estratégia é especialmente importante para o Brasil, que tem uma área de 8.511.996 km2 e ocupa a quinta posição em extensão territorial do planeta. O governo federal, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, criou o "Programa Parques do Brasil", cuja meta é atingir a proteção de 10% de cada um dos seus oito biomas naturais; além de investir na geração de emprego e renda. Em função das ocorrências objetivas listadas no estudo de caso em questão, esta tese busca contribuir para a efetiva implantação de parques, com a proposição da gestão dos conflitos ambientais, pela convicção de que é um sistema de gerenciamento capaz de viabilizar e facilitar o manejo das Unidades de Conservação de natureza similar. A discussão centrou-se nos caminhos, que vão dos conflitos à preservação da natureza. O referencial teórico envolve a muldimensionalidade do ser humano e dos sistemas sociais em que ele vive, a interdisciplinaridade, a apropriação dos recursos de uso comum em área normatizada e a atuação dos órgãos públicos envolvidos, considerando a competência comum e concorrente no processo. A pesquisa diagnosticou a fragilidade dos programas e instituições que tratam das questões ambientais e dos problemas derivados da interseção de atuações e interesses conflitantes. Atentamente considerados, eles possibilitaram visualizar nova direção em sua resolução: ela estaria no processo de mediação que, bem analisado em suas variáveis e nos atores, permitiria identificar possibilidades de conciliação e de negociação para cada uma das partes, propiciando antever, já na fase de pré-negociação, os desdobramentos desses conflitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Veríssimo, Cláudia Filipa de Sousa. "Conflitos emergentes na gestão da água." Master's thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/10362/4898.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia e Gestão da Água
A vida tal como a conhecemos depende de vários factores e elementos, dos quais a água faz parte e é muito importante. O Homem sempre dependeu e procurou água doce potável. A boa disponibilidade e o acesso à água foram motivos para a sedentarização dos primeiros povos em várias zonas do Mundo. Com o crescimento das populações e desenvolvimento das civilizações, surgiram maiores necessidades de água para consumos directos e indirectos, o que levou ao aperfeiçoamento de estruturas hidráulicas, mas também ao aparecimento de conflitos pela posse e uso da água. A água doce é um recurso natural limitado e dotado de valor económico; um recurso que, face às grandes necessidades existentes nas nossas sociedades hoje em dia, obriga a uma gestão sustentável. Por vezes essa gestão dos recursos hídricos não é a ideal, não englobando os interesses de todos os que dela dependem, levando assim ao aparecimento de conflitos locais, regionais e internacionais, que podem desencadear processos de grande expressão com envolvimento de forças militares. Estes conflitos, emergentes nos dias de hoje, devem-se não só ao aumento das necessidades de água, às dificuldades na gestão (agravadas em situações de escassez), mas também à falta e incumprimento de acordos diplomáticos que afectam, de forma crescente, todo o Mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paulino, Nuno Miguel Murteira. "Liderança e estratégias de gestão de conflitos." Master's thesis, Universidade de Évora, 2012. http://hdl.handle.net/10174/12368.

Full text
Abstract:
As organizações públicas, como o exército, são hoje concebidas como entidades instáveis e imprevisíveis e o líder, por sua vez, como um actor que tem que gerir conflitos, utilizar o seu poder e trabalhar processos de influência. Neste sentido, objectivou-se estudar o efeito predictivo dos estilos de liderança nas estratégias de gestão de conflitos preferencialmente utilizadas por chefias directas, segundo a percepção dos subordinados. A investigação tem um total de 113 participantes, todos militares. Os dados revelaram o efeito predictivo da liderança transformacional sobre a acomodação e acomodação e da liderança laissez-faire sobre o evitamento, o que indica que a percepção dos subordinados em relação às estratégias de gestão de conflitos preferencialmente utilizadas pela chefia directa dependerá dos padrões comportamentais do líder. Seria ainda pertinente contrastar as percepções dos subordinados com as percepções das suas próprias chefias, para verificarmos até que ponto existe um ajustamento; Abstract: – Leadership and conflict management strategies Today, public organizations, as the army, are conceived as unstable and unpredictable entities and the leader, in turn, like an actor who has to manage conflict, use their power and to work influence’ processes. In this sense, the purpose was to study the predictive effect of leadership styles in preferentially conflict management strategies used by direct supervisors, as perceived by the subordinates. Research has a total of 113 participants, all military. Data showed the predictive effect of transformational leadership on accommodation and collaboration and the predictive effect of laissez-faire leadership on the avoidance, which indicates the perception of subordinates in relation to preferentially conflict management strategies used by direct supervisors will depend of the leader behavioral patterns. It would still be relevant to contrast the subordinates' perceptions with the own bosses’ perceptions, to verify what extent there is an adjustment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calique, Luís José. "Gestão de conflitos face à indisciplina dos alunos da 9.ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário: 10 de fevereiro/Benguela." Master's thesis, Universidade Portucalense, 2015. http://hdl.handle.net/11328/1418.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.
Depois de uma longa caminhada na busca de conhecimentos científicos para obtenção do grau de Mestrado na área de Administração e Gestão Escolar, com olhos erguidos e um espírito crítico aos fenómenos sociais, permitiu-nos observar com mais rigor sobre os fatos mais “caricatos” e “patológicos” cognominados indisciplina que em parte condiciona o processo de ensino aprendizagem. A partir dos resultados desta observação, sentimos com a presente dissertação a necessidade de falarmos sobre a “Gestão de Conflitos face a Indisciplina dos alunos da 9ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário 10 de Fevereiro/Benguela.As indisciplinas para além de tornarem a vida dos profissionais pedagógicos em obstáculos, criam também possibilidades maiores à existência de conflitos, é por estas e outras razões, observadas dia pois dia na nossa sociedade angolana que o presente estudo pretende analisar com fundamentos teóricos e empíricos sobre as estratégias que os gestores/professores devem utilizar dentro das suas tarefas profissionais para minimização do problema, metodologicamente trata-se de um estudo do tipo descritivo, de carácter exploratório e transversal,para tornar significativamente este estudo foi elaborado três questionários conforme a natureza de cada indicador da amostraselecionadade forma aleatória por 10 professores, onde 7 são femininos, 65 alunos, onde 45 são femininos e 12 pais/encarregados de educação. Os dados apontam resultados positivos quanto as estratégias utilizadas para gestão dos conflitos face a indisciplina, visto que os gestores/professores da escola em estudo utilizam como estratégias, o diálogo, atribuição de responsabilidades, convocatória aos pais/encarregados de educação e encaminhamento ao conselho disciplinar. Estes resultados são significativos e fundamentais para a presente investigação pois contribui com estratégias para a gestão de conflitos face a indisciplina, a todos os gestores, profissionais e educadores de modo atuarem sem dificuldades maiores.
After a long walk in the pursuit of scientific knowledge for the degree of Master in Administration and School Management area, with raised eyes and a critical attitude to social phenomena, allowed us to observe more strictly on the facts more "cartoonish" and "pathological" cognominados indiscipline which in part determines the process of teaching and learning. From the results of this observation, we feel with this thesis the need to talk about the "Conflict Management face the indiscipline of students of the 9th grade school I Secondary School Cycle Feb. 10 / Benguela. The indiscipline addition to making the lives of teaching professionals obstacles also create greater opportunities to the existence of conflicts, it is for these and other reasons, observed day for day in our Angolan society that the present study aims to analyze theoretical and empirical grounds on the strategies that managers / teachers should use in their professional tasks to minimize the problem, methodologically it is a descriptive study, exploratory and transversal, to significantly make this study was prepared three questionnaires as the nature of each indicator of the sample selected randomly for 10 teachers, where 7 are female, 65 students where 45 are female and 12 parents / guardians. The data show positive results as the strategies used for the management of disputes related to indiscipline, as managers / school teachers under study use as strategies, dialogue, allocation of responsibilities, notice to parents / guardians and referral to the disciplinary board . These results are significant and fundamental to this research contributes to strategies for handling disputes related to indiscipline, to all managers, professionals and without difficulty act so educators.
Orientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Soares, Aline Pereira. "Gestão do conhecimento e conflitos interorganizacionais em EAD." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100791.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-25T22:41:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 317349.pdf: 3204808 bytes, checksum: ef1a1fdc6f7de09fa3a8d091a4dcc9f3 (MD5)
Este trabalho apresentará a construção de uma teoria substantiva sobre a gestão do conhecimento em situações de conflito em Educação a Distância. O objetivo surge a partir da revisão teórica, ao identificar que boa parte do conhecimento relacionado ao conflito no ambiente interorganizacional e da gestão do conhecimento ainda está balizado por descobertas baseadas em pesquisas antigas. Tal fato é decorrente principalmente do acelerado desenvolvimento tecnológico, social e organizacional (intensificado) dos últimos anos, que ocasionou novos problemas para as organizações, especificamente às que trabalham a distância. Assim, na primeira parte desta pesquisa buscou-se desenvolver os principais conceitos sobre gestão do conhecimento e conflito. A segunda parte do trabalho identifica quais paradigmas teóricos (interpretativista, humanista radical, o estruturalista radical e funcionalista e o paradigma da complexidade) podem nortear a gestão do conhecimento em situação de conflito interorganizacional em um curso na modalidade de educação a distância (EaD). Para atingir os objetivos propostos foi realizado um estudo de casos com a equipe do Projeto Aluno Integrado (PAI), desenvolvido na modalidade de educação a distância (EaD), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nele foi utilizado o método da Grounded Theory (GT), por perceber sua relevância para o desenvolvimento de teorias. Os resultados encontrados nessa pesquisa fornecem três bases de análises teóricas: a primeira aponta que o paradigma Interpretativista é o que mais predomina no curso, tendo-se observado como cada entrevistado interpretava a realidade apreendida no Projeto. A segunda, relacionada à primeira, identifica que há poucos sinais de presença do paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC), uma vez que a equipe utilizou muito pouco os critérios de análise dos SAC´s propostos por Stacey (2006) e Axelrod e Cohen (2000). A terceira gerou, com base na teoria substantiva, um esquema teórico e um quadro que mostram as relações de interação e causa-efeito do conflito e da gestão do conhecimento # permitindo alcançar os objetivos da pesquisa. Uma das conclusões da tese está relacionada à teoria fundamentada em dados que desenvolvida, em que foram observados dois pontos importantes: a identificação de novos motivadores de conflitos, específicos dessa equipe de EaD, a saber: Ambiente virtual/tecnologia; Poucos treinamentos; Projeto Piloto; Autonomia; Infraestrutura; Falta de definição clara de papéis; Comunicação; Divergência de objetivos; Atitudes; Motivação; Liderança; Mudança organizacional; Conscientização; Tamanho do grupo; Ameaças externas; Sentimento de perda; Relacionamento e Estrutura organizacional. Também foi possível identificar a necessidade de inserir a Infraestrutura tecnológica como fator importante no modelo das cinco condições necessárias para promoção da espiral do conhecimento, proposto por Nonaka e Takeuchi (2008). A partir dessa pesquisa, sugere-se que os estudos com equipes que trabalham a distância considerem os novos motivadores de conflito e os aspectos que revisam o modelo da gestão do conhecimento, identificados nessa tese.

Abstract : This paper presents the construction of a substantive theory about knowledge management in conflict situations in Distance Education. The objective arises from the theoretical review, to identify that much of the knowledge related to the conflict in interorganizational environment and knowledge management is still buoyed by findings based on old surveys. This fact is mainly due to the rapid technological development, social and organizational (boosted) in recent years, giving rise to new problems for organizations, specifically the working distance. Thus, the first part of this research sought to develop the main concepts of knowledge management and conflict. The second part identifies which theoretical paradigms (interpretive, radical humanist, radical structuralist and functionalist paradigm and complexity) can guide knowledge management in interorganizational conflict in a course in the form of distance education. To achieve the proposed objectives we conducted a case study with the staff of the Integrated Student Project, developed in the form of distance education, Federal University of Santa Catarina (UFSC). In it we used the method of Grounded Theory (GT), by realizing its relevance to the development of theories. The results in this study provide theoretical analyzes of three databases: the first indicates that the interpretive paradigm is the most prevalent in the course, having been observed as each interviewee interpreted the reality apprehended in the Project. The second, related to the first, there is little sign that identifies the presence of the paradigm of Complex Adaptive Systems, since the team used very little analysis criteria proposed by the SAC's Stacey (2006) and Axelrod and Cohen (2000). The third generated based on substantive theory, a theoretical framework and a framework showing the relationships and interaction of cause-effect conflict and knowledge management - allowing you to achieve the research objectives. One of the conclusions of the thesis is related to grounded theory that developed, in which we observed two important points: the identification of new drivers of conflict, such specific team DL, namely: Virtual environment / technology; Few trainings; Pilot , Autonomy; Infrastructure; Lack of clear definition of roles; Communication; divergence of objectives; Attitudes, Motivation, Leadership, Organizational Change; Awareness; Group size; External threats; feeling of loss; Relations and Organizational Structure. It was also possible to identify the need to put the technological infrastructure as an important factor in the model of the five conditions necessary to promote the spiral of knowledge, proposed by Nonaka and Takeuchi (2008). From this research, it is suggested that studies with teams working distance consider the new drivers of conflict and issues revise the model of knowledge management, this thesis identified.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques, Paula Raquel Bravo de Sousa. "Gestão de conflitos e SIADAP: uma análise axiomática." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10450.

Full text
Abstract:
Mestrado em Administração e Gestão Pública
A crescente mudança no ambiente das organizações associada à presente turbulência nos mercados mundiais e ao contexto dos processos de integração europeia e de globalização, assim como, a interação das políticas públicas nacionais e comunitárias e o consecutivo aumento do défice orçamental, conduziram a administração pública à adoção de modelos de gestão adequados às exigências impostas. Neste contexto e, na sequência do modelo de gestão adotado, foi implementado o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho (SIADAP) da administração pública em Portugal. Neste âmbito e, na sequência do modelo de gestão adotado, foi implementado o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho (SIADAP) da administração pública em Portugal. Neste sentido, o presente trabalho procura analisar, através da literatura disponível, os potenciais conflitos, a sua gestão e se os mesmos comprometem ou não, a dinâmica dos serviços públicos no âmbito do subsistema SIADAP 3. Para uma análise sustentada, foi feito um estudo comparativo dos modelos de gestão e dos sistemas de avaliação da administração pública adotados em Portugal, com os de Espanha e Austrália. A presente pesquisa revela que, ao contrário da Espanha e da Austrália, que optaram por uma nova conceção de gestão pública, Portugal perfilhou um modelo de gestão considerado, por outros países, como comprovadamente inadequado. Os sistemas de avaliação de desempenho adotados nos três países têm em comum a gestão por objetivos, verificando-se que Portugal se distingue dos restantes, pela limitação de reconhecimento de mérito e excelência, utilizando a diferenciação de desempenhos. Através da abordagem aos modelos de gestão de conflitos existentes e da apreciação do conflito interpessoal em ambiente organizacional, foi feita a análise à contemplação da gestão de conflitos no SIADAP 3, assim como aos fatores propiciadores de conflitos.
The increasing change in the environment of the organizations associated with the current turmoil in global markets and the context of European integration and globalization processes, as well as the interaction of national and EU policies and consecutive increase in the budget deficit led the government to adopt management models suited to the imposed requirements. In this context and following the adopted management model, the Integrated Performance Assessment (SIADAP) of public administration in Portugal was implemented. Accordingly, this thesis aims to analyse, through the available literature, the potential conflicts, its management and whether it compromise or not the dynamics of public services within the subsystem SIADAP 3. For a sustained analysis, it is proposed a comparative study of the management models and evaluation systems of public administration adopted in Portugal, with Spain and Australia. This research reveals that, unlike Spain and Australia, who chose a new conception of public management, Portugal adopted a management model considered, by other countries, confirmedly unsuitable. The performance assessment systems adopted in the three countries have in common the management by objectives, verifying that Portugal is distinguished from the others, by the limitation of merit and excellence recognition, using the differentiation of performances. Through the approach to the existing conflict management models and the assessment of interpersonal conflict in the organizational environment, it was made the analysis of the contemplation of conflict management on SIADAP3 and also to the factors that can cause conflict.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tomás, Catarina Alexandra Ribeiro. "Mediação escolar- para uma gestão positiva dos conflitos." Master's thesis, FEUC, 2010. http://hdl.handle.net/10316/13528.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alencar, Iris Mary Victor. "Gestão de conflitos e direito de acesso à justiça : desenvolvimento de centros de gestão de conflitos em instituições de3 ensino superior." Universidade de Fortaleza, 2018. http://dspace.unifor.br/handle/tede/106675.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-30T00:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2018-06-15
This research has the objective to offer an intervention project management centers inside higher education institutions in Tere stinoa -foPrim, awth iccohn fwliciltl contribute to the access to Justice, in the perspective of access to a fair legal system, twoe cll oamsp trheeh etrnadin binogt hp rtohger aamcc eosf st htoos lee gaagle andtsv isctee earnindg a tchcise sasc ctoe stsh.e T jhuidsi csiatul dsyy siste bma,s eads oEns tátchieo /CinEvUeTs,t igbaotitohn froofm CTEeJrUesSinCa /PanI,d anCdM Cit wofa st heco nhdiguhceterd edduurcinagtio nth ein ssteitcuotinond semester of 2017, by data gathering through questionnaires and interviews of users of trhees usltesr voifc ethse orfefesreeadr cbhy r eCvMeaCl aa npdr obfiyle a onfa ulyszeinrsg wthheo swtaotuisldti ctyapl idcaatllay ibne t haet tcheen mtearsrg. iTn hoef tehdeu cjuastitoicne, asnyds ttehmat, awlsitoh vlaolwu ei nac osmoluet,i owno trok itnhge iirn c oinnffolircmtsa lrietys,o alvnedd wbyit hn eag olotiwat iolenv.e Tl hoef intervention project presents a model of a center that represents a refined tool against tkhneo woblesdtagcel eths atot athime sa acct ebsusil dtoin Jgu as ticcuel,t uinre i tosf bpreoaacdee,s tin swnhsiceh, adniadl oag supea mcea yo fp dreiffvuasili oans oaf means of settling disputes.
O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de intervenção visando a instalação de centros de gestão de conflitos no espaço de Instituições de Ensino Superior de Teresina-Pi, os quais contribuirão para o acesso a Justiça, na perspectiva de acesso à ordem jurídica justa, a compreender tanto o acesso à orientação jurídica quanto o acesso ao sistema judicial, e para a formação dos agentes promotores desse acesso. Este estudo é baseado na investigação do CEJUSC e do CMC da IES Estácio/CEUT, ambos de Teresina/PI, e ocorreu no segundo semestre de 2017,através de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas juno aos usuários dos serviços oferecidos pelo CMC e por meio da análise dos dados estatísticos existentes nos centros. Os resultadosda pesquisa demonstram um perfil de usuários que normalmente estariam à margem do sistema de justiça, pois que possuem baixa renda, informalidade de ocupação e baixo grau de instrução, e que valoriam umasolução dialogada para seus conflitos. O projeto de intervenção apresenta um modelo de centro que representa uma requintada ferramenta de combate aos embaraços ao acesso à Justiça, em seu sentido mais amplo, e um espaço de difusão de conhecimento que visa à construção de uma cultura de paz,em que o diálogo possa prevalecer como forma de resolução de litígios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares, Samira Iasbeck de Oliveira. "A mediação de conflitos na gestão de recursos hídricos no Brasil." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-25052010-095440/.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, iniciou um processo de mudança na gestão pública. Em especial, quanto aos recursos hídricos, pode-se perceber que a reflexão acerca dessa mudança está relacionada com a discussão teórica sobre governança das águas, a qual prevê que a gestão deva ser participativa, integrada, descentralizada, por bacia hidrográfica e com mecanismos de resolução de conflitos de forma rápida, pacífica e satisfatória. As mudanças políticas e os debates teóricos estão reciprocamente implicados nesse processo, o que demonstra o processo de construção da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) que determina uma gestão através de consensos, nos órgãos colegiados como o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH), formado por diversos setores da sociedade, divergentes em seus interesses, e com a importante função de tomar decisões sobre a gestão da água, bem ambiental vital e escasso. Os conflitos, que são inerentes à condição humana, passam a ser qualificados pelas complexas relações ambientais, sociais e econômicas que envolvem a função do CBH, além da difícil comunicação entre várias visões e linguagens diferentes, todas consideradas legítimas. Torna-se imprescindível o tratamento dos conflitos, transformando-os de forma positiva, ou seja, compreendendo como possibilidade de desenvolvimento pessoal e social. As formas tradicionais de resolução de disputas utilizadas pelo direito são influenciadas pelo pensamento positivista, binário e excludente, além de fomentar a adversariedade, tende a valorizar apenas uma verdade, uma compreensão ou visão do problema. Não permitindo a diversidade e, também, não se mostram adequadas a promoverem a cooperação, a co-responsabilidade, a participação efetiva, a inclusão social, diretrizes estabelecidas pela PNRH. Dessa forma, deve-se buscar meios alternativos, que concretizem tais diretrizes citadas. A Mediação, procedimento no qual um terceiro imparcial facilita a comunicação, para que as próprias pessoas envolvidas solucionem seus conflitos, ressalta a cooperação, a igualdade de participação, a cidadania, construindo relações e prevenindo futuras disputas. Ela é fundamentada na interdisciplinaridade, poderá contribuir para a mudança de paradigma no tratamento de conflitos sobre questões ambientais, sobre os quais o CBH tem competência legal para solucionar. Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a Mediação, por lidar com os conflitos dentro de uma perspectiva mais inclusiva, participativa e ternária é a mais adequada para tratar os conflitos em torno dos recursos hídricos, que a visão positivista e binária do direito presente nas demais formas de resolução, de acordo com a opção de gestão e o tipo de governança da água que o Brasil adotou nas suas políticas públicas ambientais. A presente pesquisa analisará as teorias sobre governança da água, o contexto sóciojuridico brasileiro, a teoria da Mediação e sua aplicabilidade em questões ambientais e demonstrará que a Mediação é meio adequado para ser utilizado pelo órgão para exercer sua competência legal de solucionar disputas relacionadas com os Recursos Hídricos.
In the last few decades, began a process of change in public management. In particular, with regard to water resources, you can see that the thinking about that change is related to the theoretical discussion on governance of water, which requires that management should be participatory, integrated, decentralized, by river basin and mechanisms conflicts of a quick, peaceful and satisfactory. The political changes and the theoretical debates reciprocal are implied in this process, which shows the process of building the National Water Resources Policy (PNRH), which provides a management by consensus, in the bodies collegiate bodies as the Committee on Watershed (CBH), formed by various sectors of society, divergent in its interests, and with the important task of making decisions on water management and environmental, vital and scarce ambient good. The conflicts that are inherent in the human condition, will be qualified for the complex relations environmental, social and economic involving the function of the CBH, in addition to the difficult communication between different visions and different languages, all considered legitimate. It is essential to dealing with conflicts, turning them in a positive way, that is, understanding as the possibility of personal and social development. The traditional forms of dispute resolution used by the law are influenced by the positivist thought, binary thought and exculpatory, beyond fomenting the adversariedade, it tends to value only one truth, an understanding the problem through one vision of. Not allowing the diversity and also does not show appropriate to promote cooperation, co-responsibility, the effective participation, social inclusion, policy guidelines established by the PNRH. Of this form, it must be searched alternative ways, that materialize such cited lines of direction. The Mediation, procedure in which an impartial third party facilitates communication so that the people involved resolve its own conflicts, stresses cooperation, equal participation, citizenship, building relationships and preventing future disputes. It is based on interdisciplinary, could contribute to the change of paradigm in dealing with conflicts on environmental issues, on which the CBH has legal competence to solve. This paper aims to demonstrate that mediation, for dealing with conflicts within a more inclusive, participatory and ternary way is the most appropriate to deal with conflicts around the water, that the positivist and binary vision of this law in other forms of resolution in accordance with the option of management and governance of the type of water that Brazil has adopted in its environmental policies. This research will examine the theories on governance of water, the Brazilian socio-legal context, the theory of mediation and its applicability in environmental issues and demonstrate that mediation is appropriate means to be used by the CBH to exercise its jurisdiction to resolve legal disputes related with the Water Resources
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Esnaola Di Stefano dos Ramos da. "Contributos para o estudo de gestão de conflitos entre os professores e os alunos do ISP: criação de um gabinete de mediação." Master's thesis, Universidade de Évora, 2019. http://hdl.handle.net/10174/24776.

Full text
Abstract:
A presente investigação, “Contributos para o Estudo de Gestão de Conflitos entre os professores e os alunos do ISP: Criação de um Gabinete de Mediação” foi desenvolvido num dos pólos da Universidade de São Tomé e Príncipe denominado, Instituto Superior Politécnico, (ISP). A mesma investigação teve como objetivo analisar a problemática de Conflitos entre os professores e os alunos com vistas à criação de um Gabinete de Mediação que contribua na melhoria da gestão de Conflito entre esses elementos imprescindíveis do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos optamos por uma abordagem quantitativa, utilizando o inquérito por questionário. No âmbito desta investigação, a nossa população são os professores, e os alunos do ISP. A nossa amostra, foram trinta e seis professores do ISP e sessenta alunos de primeiro ao quarto ano, selecionados de forma aleatória. Acreditamos que ao abarcar todos os anos dos cursos do ISP, a opção por uma abordagem quantitativa nos vai permitir atingir o objetivo inicial. Realizamos um estudo analítico-descritivo, ancorado num estudo de caso de caracter exploratório. Consideramos a bibliografia mais recente bem como a revisão das documentações oficiais e normativas da Universidade. Desta forma, concluimos que existem Conflitos entre professores e alunos do ISP com origem em diversas causas espelhadas neste estudo, que poderiam ser dirigidos com a existência de um Gabinete de mediação; CONTRIBUTIONS FOR THE STUDY OF CONFLICTS MANAGEMENT BETWEEN TEACHERS AND STUDENTS OF ISP: CREATION OF A MEDIATION OFFICE. ABSTRACT: This research, “contributions to the study of conflicts management between teachers and students of ISP: creation of a Mediation Office” was carried out in one of the campuses of the University of São Tomé and Príncipe called, Higher Polytechnic Institute (ISP). The purpose of this same research was to analyse the issue of conflicts between teachers and students in order to create a Mediation Office that shall contribute for improving the management of conflict between these essential elements of the teaching-learning process. In methodological terms we opted for a quantitative approach using the questionnaire survey. Within the framework of this research, our population is the teachers, and the students of the ISP. Our sample consisted of thirty-six ISP teachers and sixty students, from first to fourth grades, selected at random. We believe that by covering every year of ISP courses, the choice of a quantitative approach will allow us to reach the initial goal. We performed an analytical-descriptive study, anchored in an exploratory case study. We consider the most recent bibliography as well as the revision of official and normative documentation of the University. We conclude thus, that there are conflicts between teachers and students of the ISP that originate from several causes mentioned in this study, which could be addressed with the existence of a Mediation Office.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão de conflitos"

1

Souza, Marise Campos de. Arqueologia preventiva: Gestão e mediação de conflitos : estudos comparativos. São Paulo, SP: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Superintendência Regional do Iphan, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

1968-, Fandrych Sabine, Correia Adérito, Universidade Católica de Angola. Faculdade de Direito, and Friedrich-Ebert-Stiftung, eds. Prevenção e gestão de conflitos eleitorais na região da SADC. Luanda]: Friedrich Ebert Stiftung, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sinhoretto, Jacqueline. A justiça perto do povo: Reforma e gestão de conflitos. São Paulo, SP: Alameda, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil) Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial (3rd 2012 Criciúma. Gestão socioambiental das cidades no século XXI: Teorias, conflitos e desafios. Florianópolis: Editora Insular, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mejía, Margarita. Não sofrer caladas: Violência contra mulheres e crianças : denúncia e gestão de conflitos. Maputo: WLSA Moçambique, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Garby, Thierry. La gestion des conflits. Paris: Economica, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

1945-, Ladouceur André, ed. Systèmes de gestion de conflits. Cowansville, Québec, Canada: Editions Y. Blais, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Cristina Joanaz de. Coutadas reais (1777-1824): Privilégio, poder, gestão e conflito. [Lisboa: Montepio Geral, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

1939-, Marc Edmond, ed. Petit traité des conflits ordinaires. Paris: Éditions du Seuil, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

J, Carnevale Peter, ed. Negotiation in social conflict. Pacific Grove, Calif: Brooks/Cole Pub. Co., 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão de conflitos"

1

Combalbert, Grégory. "Règlement des conflits, gestion du risque et clercs paroissiaux: l'affermage des dîmes (Normandie, XIIe-XIIIe siècles)." In La dîme, l’Église et la société féodale, 335–68. Turnhout: Brepols Publishers, 2012. http://dx.doi.org/10.1484/m.cem-eb.1.101117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mathieu, Bernard. "Attaquer ou ne pas attaquer ? Le pharaon Kamosis au coeur d’un conflit idéologique (avec une nouvelle traduction de la « Geste de Kamosis »)." In En détail – Philologie und Archäologie im Diskurs, edited by Marc Brose, Peter Dils, Franziska Naether, Lutz Popko, and Dietrich Raue, 703–18. Berlin, Boston: De Gruyter, 2019. http://dx.doi.org/10.1515/9783110629705-031.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Michele de Oliveira, Gomes, and Costa Claudio Luiz de Oliveira. "A GESTÃO DE CONFLITOS NO SETOR PÚBLICO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 101–19. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.101-119.

Full text
Abstract:
As pessoas possuem características, opiniões e valores divergentes e o serviço público apresenta comportamentos organizacionais distintos do setor privado, pois possui maior rigidez em sua hierarquia, legislação específica, e processos burocráticos. Portanto, saber lidar e gerenciar os conflitos no setor público é essencial. O objetivo geral deste trabalho consiste em descrever a importância da Gestão de Conflitos entre os funcionários da Administração Pública, ou seja, consiste em analisar quais são as principais situações conflituosas existentes entre servidores do SAAE –Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas e como superá-las. Como objetivos específicos, o artigo apresenta a proposta de identificar quais são os fatores causadores de conflitos, verificar os tipos de conflitos que se fazem mais presentes e sugerir alternativas de melhorias na administração de conflitos para a atual gestão da empresa em estudo. Os dados foram coletados através de questionário aplicado a 60 colaboradores da autarquia. Foi possível identificar os principais motivos geradores de conflitos no grupo de trabalho, como os gestores atuam frente aos conflitos e como o Setor de Recursos humanos participa na resolução dos problemas. Diante dos resultados, foi possível concluir que, na visão dos colaboradores, o gestor contribui de alguma forma para o surgimento de conflitos no grupo. Porém, a maioria dos coordenadores possui habilidade de negociação e persuasão e buscam a solução do problema quando ocorre um conflito no grupo. Conclui-se que para que essas situações de conflito sejam administradas, é necessário conhecimento sobre as técnicas de resoluçãode problemas perante as equipes de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Michele de Oliveira, Gomes, and Costa Claudio Luiz de Oliveira. "A GESTÃO DE CONFLITOS NO SETOR PÚBLICO." In Perspectivas da Gestão na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 101–19. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-03-4.101-119.

Full text
Abstract:
As pessoas possuem características, opiniões e valores divergentes e o serviço público apresenta comportamentos organizacionais distintos do setor privado, pois possui maior rigidez em sua hierarquia, legislação específica, e processos burocráticos. Portanto, saber lidar e gerenciar os conflitos no setor público é essencial. O objetivo geral deste trabalho consiste em descrever a importância da Gestão de Conflitos entre os funcionários da Administração Pública, ou seja, consiste em analisar quais são as principais situações conflituosas existentes entre servidores do SAAE –Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas e como superá-las. Como objetivos específicos, o artigo apresenta a proposta de identificar quais são os fatores causadores de conflitos, verificar os tipos de conflitos que se fazem mais presentes e sugerir alternativas de melhorias na administração de conflitos para a atual gestão da empresa em estudo. Os dados foram coletados através de questionário aplicado a 60 colaboradores da autarquia. Foi possível identificar os principais motivos geradores de conflitos no grupo de trabalho, como os gestores atuam frente aos conflitos e como o Setor de Recursos humanos participa na resolução dos problemas. Diante dos resultados, foi possível concluir que, na visão dos colaboradores, o gestor contribui de alguma forma para o surgimento de conflitos no grupo. Porém, a maioria dos coordenadores possui habilidade de negociação e persuasão e buscam a solução do problema quando ocorre um conflito no grupo. Conclui-se que para que essas situações de conflito sejam administradas, é necessário conhecimento sobre as técnicas de resoluçãode problemas perante as equipes de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Dimas, Isabel Dórdio, and Paulo Renato Lourenço. "Conflitos e gestão de conflitos em contexto grupal." In Psicologia das organizações, do trabalho e dos recursos humanos, 201–40. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0238-7_4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tavares, Aureliano, Orlando Longo, and Robson Sueth. "Conflitos na gestão de pessoas na construção civil." In Tópicos em Administração - Volume 32. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-94-2.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ALMEIDA, Ângela Aparecida De, and Maycon De Souza Silva Cunha GREGÓRIO. "ANÁLISE DE CONFLITOS OBSERVADOS NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO PARA A VIDA, 135–42. Amplamente Cursos, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/516301.2-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Ângela Aparecida de, and Maycon de Souza Silva Cunha Gregório. "ANÁLISE DE CONFLITOS OBSERVADOS NA GESTÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS." In AMPLAMENTE: EDUCAÇÃO PARA A VIDA, 137–44. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.10-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bragança, Fernanda, and Laurinda Fátima da Fonseca Pereira Guimarães Bragança. "Mediação e inovação tecnológica na gestão dos conflitos nas empresas." In Tópicos em Administração – Volume 28. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-209-5.cap.02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Rute Elena Alves de, and Jefferson Marçal da Rocha. "Gestão e democracia em uma escola pública: Conflitos e possibilidades." In Educação Contemporânea – Volume 25 – Ensino, Pesquisa e Extensão. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-077-4.cap.03.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão de conflitos"

1

de Oliveira Gomes, Michele, and Claudio o Luiz de Oliveira Costa. "A GESTÃO DE CONFLITOS NO SETOR PÚBLICO." In IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO E TECNOLOGIAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/2596-0857.ivcointerpdvgt.0037.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jacoby, Marc. "Gestão de conflitos, comunicação, gestão de desempenho com foco em resultados." In 17º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. 17 - Supl.1, 2019. http://dx.doi.org/10.5327/z16794435201917s1012.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silveira Bacelar, Ananda, Almiralva Ferraz Gomes, Weslei Gusmão Piau Santana, and Rita de Cássia Oliveira Lima Alves Oliveira Lima Alves. "MULHERES EMPREENDEDORAS: DEMANDAS E CONFLITOS NO SETOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL." In X Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/egepe-2018-84222.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira Pastana, Douglas, and Lucineide Bispo dos Reis Luz. "Um estudo sobre os conflitos das regras atuais brasileira de Preço de Transferência nos setores farmoquímicos ou farmacêuticos." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.272491.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Oliveira, Carlos Ueslei R., and Peter Zeilhofer. "Sistema de Suporte à Decisão baseado em Lógica ​Fuzzy​ para Outorga de Recursos Hídricos Superficiais." In VIII Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/wcama.2017.3437.

Full text
Abstract:
A crescente demanda por recursos hídricos tem obrigado os gestores a criarem mecanismos de controle para garantir a sustentabilidade dos mananciais e gerir conflitos entre usuários. Neste trabalho está exposto o desenvolvimento de um Sistema de Suporte à Decisão baseado em lógica fuzzy e AHP para avaliar os efeitos dos usos múltiplos em bacias hidrográficas sobre a disponibilidade hídrica considerando características quantitativas e qualitativas da água. Possibilita também a geração de cenários para solução de possível conflitos, distribuindo o ônus para manutenção do sistema hidrológico entre usuários projetados e já instalados em uma bacia. Concepção e funcionamento do protótipo e suas saídas são ilustrados. A água é um elemento indispensável para a manutenção da vida e, apesar da sua abundância sobre as superfícies do planeta, somente uma pequena fração de 0,007% da água potável se encontra em rios e lagos de onde é retirada a maior parte para usos consuntivos [USGR, 2016]. A partir de 1980 a captaçaõ mundial de água doce tem aumentado cerca de 1% ao ano, principalmente devido à crescente demanda dos países em desenvolvimento. [UNESCO, 2016].
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Júnior, Antonio Rodrigues da Silva, and Deyse Danielle Souza Da Costa. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UM DIÁLOGO SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1803.

Full text
Abstract:
Introdução; o diálogo que ora se propõe é o da perspectiva crítica da produção do espaço na Amazônia paraense a partir da política de criação de Unidades de Conservação (UC) na segunda metade do século XX aos dias atuais, não do ponto de vista da ideia de reserva de espaços verdes para garantir a manutenção da biodiversidade, ou sua utilização como potencial para difundir o uso racional do meio ambiente, por meio da educação ambiental ou ainda na ótica das diferentes territorialidades, conflitos e desafios da gestão desses espaços, mas, sobretudo, do alcance das práticas que os discursos propõem, ou seja, do cumprimento dos instrumentos normativos. Objetivos; mostrar que existe um distanciamento entre a retórica do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a cotidianidade desses espaços ditos protegidos. Material e métodos; utiliza-se de acervos científicos (teses, dissertações, artigos e livros) que tratam da temática e em bancos de dados de instituições oficiais, sob a égide do método interdisciplinar que permite uma abordagem crítica e de integração das ciências socioambientais para fins de compreensão da complexidade ambiental, especialmente, no âmbito da governança. Resultados; os instrumentos de gestão de UC pouco dialogam com as comunidades mais impactadas e que as restrições de uso impostas pelos mecanismos de controle afetam, sobre maneira as populações tradicionais em detrimento a outros atores sociais de segmentos econômicos, aumentando as diferenças de classes e os conflitos. Exemplo deste distanciamento é o considerável atraso ou a não elaboração do plano de manejo das UC no prazo de cinco anos após a sua criação. Conclusão; ocorre de fato um distanciamento entre a retórica do SNUC e sua operacionalidade que compromete consideravelmente a preservação e o uso sustentável dos espaços protegidos na Amazônia paraense e, que a educação ambiental se apresenta como uma possibilidade de diálogo para minimizar e intermediar interesses e conflitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Paula, Anthony, Camila Tasca Leitão, and Vicenzo Castro Cardeles. "Uma abordagem sobre a dimensão territorial do esgotamento sanitário na Região do Recreio dos Bandeirantes (RJ)." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA [SINGEURB 2021]. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.865.

Full text
Abstract:
As primeiras construções no bairro do Recreio dos Bandeirantes não contavam com praticamente nenhuma infraestrutura urbana de arruamento, pavimentação, serviços de saúde ou redes de água e esgoto. Nos últimos anos, porém, foram realizadas obras para a implantação de infraestrutura, sendo a rede de esgoto uma das mais recentes e conflituosas. Este artigo visa apresentar características do processo de instalação dos serviços de esgotamento sanitário no bairro do Recreio dos Bandeirantes, e seus conflitos relacionados, envolvendo fatores globais e locais que atuam sobre o território. Tais características foram analisadas através de uma releitura do artigo - A dimensão territorial do esgotamento sanitário: o caso Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, Brasil, (MENDES, T. M. 2010) acrescida de uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionários no ano de 2010, que foram aqui atualizados em uma nova atuação no ano de 2020. Além disso comenta-se o Plano de Saneamento Básico da região buscando analisar as medidas de saneamento adotadas na área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Berredo Leal Ferreira Amado, Rodrigo. "Participação Social no Brasil: Controle Social além da Gestão Participativa Institucional." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA [SINGEURB 2021]. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1071.

Full text
Abstract:
A gestão dos serviços essenciais afeta diretamente o desenvolvimento humano, individual e coletivo. A participação social no processo de gestão urbana e de serviços essenciais tem importância aparentemente consensual na literatura, além de ser assegurada por diversos marcos regulatórios no Brasil. A prática apresenta conflitos de interesse e entraves burocráticos. Diante de tal contradição, se dá a relevância desse trabalho, que busca explicitar principais desafios e potenciais ferramentas que promovam a participação social equitativa e sustentável. Para isto, a metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica qualitativa. Revisou-se literatura do século atual sobre a realidade de participação social no Brasil, além desafios e sugestões para processos participativos, para além da institucionalidade. Resultados sugerem que espaços participativos não levam em conta os contextos individuais das partes interessadas, além de não promoverem capacitação. Entende-se as menções a participação social nos marcos como reflexo da intensa mobilização social do período de redemocratização brasileira. Assim, os espaços participativos aparecem mais como cumprimento de exigência legal, favorecendo interesses da classe dominante. A discussão sugere a mobilização e organização sociais como principal meio de participação social no Brasil, possibilitando aumento do controle social. As ferramentas subjetivas e de aprendizado sociais devem ser aproveitadas nesse contexto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Elvis Magno, Antonio Carlos Santos, and Olívia Carolina de Resende Ribeiro. "DA SOCIEDADE ANÔNIMA À MICRO E PEQUENA EMPRESA: O USO DA TEORIA DA AGÊNCIA PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS." In ANAIS DO XI EGEPE - ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTãO DE PEQUENAS EMPRESAS. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2020. http://dx.doi.org/10.14211/xi-egepe-117996.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duarte, Fábio, Polise De Marchi, and Renée Garófalo. "A OCUPAÇÃO TERRITORIAL E OS CONFLITOS GERADOS ENTRE MERCADO E GESTÃO URBANA: O CASO DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS." In IV Seminário Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2004. http://dx.doi.org/10.15396/lares2004_florianopolis_mercado_gestao_ambiente_lares.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Gestão de conflitos"

1

Marcelo, Da Costa. Comércio popular em cidades brasileiras: gestão de deslocamento econômico e transferência de bens. Banco Interamericano de Desarrollo, November 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003797.

Full text
Abstract:
O comércio popular faz parte do cenário urbano brasileiro, sendo ele ambulante ou fixo, formal ou informal, precário ou consolidado. As instituições públicas enfrentam diversos desafios e obstáculos nesta questão, dentre eles, a formalização dos comerciantes, a conciliação de conflitos difusos sobre o uso do espaço público, a incorporação dos deveres e obrigações dos comerciantes, a necessidade de relocação visando melhor organização do espaço, e o combate a atividades ilícitas. Tal situação exige a formulação de políticas públicas com propostas e iniciativas de desenvolvimento socioeconomico de forma sustentável. Neste cenário, esta publicação traz elementos básicos para orientar medidas e soluções com foco na relocalização de comerciantes populares, além de apresentar caminhos adequados para a formalização da transferencia de bens públicos. O estudo ainda apresenta alguns estudos de casos nacionais e internacionais que ilustram resultados, pesquisas, melhores práticas e lições aprendidas em programas dessa natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Recensement des Priorités de Recherche sur L’extrémisme Violent en Afrique du Nord et au Sahel 2018. RESOLVE Network, January 2021. http://dx.doi.org/10.37805/rp2021.2.lcb.

Full text
Abstract:
Tandis que la dynamique sociopolitique des conflits et de l’insécurité continue à évoluer en Afrique du Nord et au Sahel, les efforts visant à mettre la priorité sur l’exploration des tendances actuelles et émergentes de l’extrémisme violent restent importants. Depuis des décennies, les conflits violents, la mauvaise gestion des ressources, les changements environnementaux et la faiblesse des gouvernements (par manque de capacité institutionnelle ou en résultante d’une approche élitiste prédatrice) ont contribué à des cycles d’instabilité et de fragilité de l’État. Les organisations extrémistes violentes comme Boko Haram, al-Qaeda et l’État islamique autoproclamé et ses affiliés ont profité de cette instabilité. Tandis que les groupes, les tactiques et les contextes continuent d’évoluer, il est indispensable d’accorder une plus grande attention aux menaces actuelles et émergentes pour la paix et la stabilité dans la région. En 2018, le RESOLVE Network a réuni plus de 30 chercheurs, praticiens et responsables politiques internationaux, régionaux et locaux possédant diverses compétences en matière de gouvernance locale, de développement, de prévention et de lutte contre l’extrémisme violent (P/CVE) dans le bassin du lac Tchad et la région proche. Les sujets identifiés ici résultent de l’évaluation collective par les participants de la dynamique actuelle, de l’expertise, de la compréhension approfondie et de la détermination à poursuivre l’analyse des tendances et dynamiques de l’extrémisme violent (EV) dans la région.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography