To see the other types of publications on this topic, follow the link: Gestão de conflitos.

Journal articles on the topic 'Gestão de conflitos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Gestão de conflitos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Huieba, João Simão. "IMPACTO DA LIDERANÇA NA GESTÃO DE CONFLITOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 11, no. 1 (2025): 804–17. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17683.

Full text
Abstract:
A liderança desempenha um papel crucial na gestão de conflitos organizacionais, influenciando diretamente a dinâmica entre as equipes e os resultados organizacionais. Este estudo investiga como a figura da liderança impacta na gestão de conflito. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico baseada no levantamento de artigos científicos, livros e diversos documentos que abordam sobre gestão de conflitos e a influência da liderança na sua gestão. Na fundamentação teórica, foram apresentados conceitos de conflitos, suas causas e tipos de conflitos, abordagem ligada a gestão de c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Jr, Biela, and Surian Cristina Rodrigues Tinoco. "A NEUTRALIZAÇÃO DO MEDO NA GESTÃO DE CONFLITOS E O PAPEL DO ADVOGADO NESSA GESTÃO." Unisul de Fato e de Direito: revista jurídica da Universidade do Sul de Santa Catarina 10, no. 20 (2020): 29. http://dx.doi.org/10.19177/ufd.v10e20202029-38.

Full text
Abstract:
A própria história relata inúmeros conflitos do homem contra seu semelhante, e isso demonstra o quanto o conflito faz parte do ser humano. Entretanto, há um ponto gerador desse conflito: o medo. É preciso pensar em métodos de solução de conflitos onde se leve em conta o histórico emocional das partes envolvidas com base no medo e, a partir daí, gerir o conflito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Fátima Machado, Vilma, Ricardo Barbosa de Lima, and Leonilson Rocha dos Santos. "Gestão Ambiental e Processo de Participação." Revista Escritas 12, no. 1 (2020): 49–70. http://dx.doi.org/10.20873/vol12n1pp49-70.

Full text
Abstract:
O presente trabalho discute o processo de gestão dos conflitos ambientais, tendo em vista a efetividade da participação dos sujeitos envolvidos, buscando ressaltar os custos e os jogos de interesses imbricado nesses processos. Para tanto, analisaremos os conflitos em torno do reconhecimento da Terra Indígena Morro do Osso, localizada na zona urbana do Município de Porto Alegre – RS. Esse conflito se pauta no confronto de duas perspectivas em torno da gestão dos recursos naturais e perspectivas sobre o desenvolvimento. Na análise desse conflito, percebe-se que em nome da gestão dos interesses d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Möller, Guilherme Christen. "A GESTÃO DE CONFLITOS PARA O BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA PRAGMÁTICO-SISTÊMICA E A UTILIZAÇÃO DO MODELO DO TRIBUNAL MULTIPORTAS COMO PROPOSTA." Revista Brasileira de História do Direito 4, no. 2 (2018): 37. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-009x/2018.v4i2.4774.

Full text
Abstract:
Este artigo explora o panorama sobre a forma contemporânea de como o Brasil gere os seus conflitos, e após, a proposta de uma gestão de conflitos sistêmica, na perspectiva de responder ao problema desta pesquisa: a utilização de uma gestão de conflitos a partir da proposta pragmático-sistêmica pode oferecer um repertório congruente para gerir esse colapso existente no Poder Judiciário? Por meio de um estudo pragmático-sistêmico, obtêm-se, na conclusão, a utilização de uma gestão de conflitos sistêmica possibilita adequar o conflito com a forma de tratamento de conflito mais congruente para pro
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Cláudia dos Santos, and Ricardo Goretti. "A MEDIAÇÃO COMO MÉTODO ADEQUADO PARA A GESTÃO DE CONFLITOS FAMILIARES." Revista Contemporânea 3, no. 5 (2023): 3600–3624. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n5-011.

Full text
Abstract:
Este artigo tece considerações sobre a mediação de conflitos familiares, buscando responder ao seguinte problema de pesquisa: a mediação é a técnica mais adequada para a gestão de conflitos familiares? Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo investigar se a mediação pode ser considerada um método adequado para a gestão de conflitos familiares. No desenvolvimento da pesquisa estabelece três pontos de partida: a teoria dos conflitos, a discussão acerca da mediação como prática de gestão de conflitos e uma análise da mediação familiar como método transformador das práticas de diálogo. O méto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sell, Cleiton Lixieski. "Gestão de conflito multipartes:." Revista Dissertar 1, no. 36 (2021): 200. http://dx.doi.org/10.24119/16760867ed12021313.

Full text
Abstract:
O sistema de justiça, com a incorporação dos novos direitos, necessita de ferramentas de resolução de conflitos eficazes nas diversas searas do direito. O objetivo desse estudo e analisar a diversidade dos conflitos ambientais e destacar fundamentos filosóficos e jurídicos que permitem aplicar a mediação nos conflitos ambientais. A gestão de conflitos possui natureza pública na qual uma parte, diretamente ou indiretamente, será a Administração. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e foi obedecido o método hipotético dedutivo. Por se tratar de conflito multipartes, observou-se um
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Claudia Aparecida Avelar, and Mário Texeira Reis Neto. "Gestão de conflitos nas organizações: um olhar para a saúde." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 3 (2015): 2799. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i3.22416.

Full text
Abstract:
Introdução: os conflitos são inerentes aos processos de trabalho, e na saúde podem ter consequências tanto para o paciente quanto para os profissionais e a gestão. Objetivo: realizar uma revisão de literatura e descrever os conflitos na saúde a partir de uma análise bibliométrica para entender as causas, as consequências e propor sugestões para evitar ou intervir no conflito. Método: foi realizada uma revisão da literatura a partir de um estudo exploratório nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Cengage, Ebsco, Emerald, Pubmed/Medline, Science Direct na área administração, ciências so
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Colet Gimenez, Charlise Paula. "A justiça consensual no modelo múltiplas Portas e a política pública Norte-Americana de Gestão de Conflitos." Revista História: Debates e Tendências 22, no. 2 (2022): 67–92. http://dx.doi.org/10.5335/hdtv.22n.2.13469.

Full text
Abstract:
A adoção de métodos dialogados e consensuais para a gestão dos conflitos tem sido percebida, em especial, na contemporaneidade, nos sistemas jurídicos brasileiro e estrangeiros, decorrentes de experiências pautadas pela complexidade das relações sociais e pela incapacidade de administração de conflitos pelos modelos tradicionais de realização da justiça. Essa necessidade também se verificou na sociedade norte-americana quando se iniciou a reflexão e implementação do modelo múltiplas portas no século passado. A partir desse cenário, o presente artigo tem por objetivo abordar a política pública
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paniza, Maurício Donavan Rodrigues, Marcio Pascoal Cassandre, and Carine Maria Senger. "Os Conflitos sob a Mediação do Laboratório de Mudança: Uma Aprendizagem Expansiva." Revista de Administração Contemporânea 22, no. 2 (2018): 271–90. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170271.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo qualitativo analisa como os conflitos perpassam uma atividade de trabalho por meio da aplicação da metodologia intervencionista do Laboratório de Mudança (LM) na gestão de resíduos de um hospital-escola. À luz da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, discutem-se os pressupostos teóricos da aprendizagem expansiva: o tipo de aprendizagem que se almeja em uma intervenção sob o LM, e os conflitos que podem emergir de tal experiência organizacional, compreendido o construto conflito em uma perspectiva epistemológica plural. A operacionalização da pesquisa deu-se mediante anális
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Raimunda Soares, Adilson Sousa da Silva, Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes, et al. "GESTÃO DE CONFLITOS NA ESCOLA ABORDAGENS E SOLUÇÕES EFICAZES." International Contemporary Management Review 5, no. 3 (2024): e148. http://dx.doi.org/10.54033/icmrv5n3-007.

Full text
Abstract:
Este estudo investiga a gestão de conflitos na escola, explorando abordagens e soluções eficazes para os desafios enfrentados por educadores e estudantes no século XXI. Através de uma metodologia mista, incorporando entrevistas semiestruturadas, questionários, observações em sala de aula e grupos focais, a pesquisa revela um panorama complexo e multifacetado. Os resultados destacam a dualidade de percepções entre educadores e estudantes, evidenciando tanto frustração quanto esperança em relação às estratégias de gestão de conflitos. Fenômenos como o "reflexo disciplinar", o "efeito camaleão do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Canto, Otávio Do, Mário Vasconcellos Sobrinho, Ana Maria Albuquerque Vasconcellos, Luciana Rodrigues Ferreira, and Ana Ialis Vasconcellos. "Conflitos socioambientais e limites da gestão compartilhada em Unidade de Conservação na zona costeira amazônica." Redes 25, no. 4 (2020): 1528–52. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i0.15239.

Full text
Abstract:
O artigo discute a emergência de conflitos socioambientais e os limites da gestão compartilhada de territórios na zona costeira amazônica brasileira. De forma particular, o artigo debate os conflitos socioambientais e os limites da gestão compartilhada em 3 (três) Unidades de Conservação (UC) na zona costeira do estado do Pará, precisamente: RESEX Mãe Grande de Curuçá, RESEX Mestre Lucindo e APA Algodoal-Maiandeua. Em termos teóricos, alicerça-se nos conceitos de conflito socioambiental e gestão compartilhada, este último dentro do campo analítico de gestão social. Metodologicamente, trata-se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Adilson Vagner, and Taisa Gabrieli Pereira Pizzoni. "Gestão de conflitos e comunicação organizacional." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 9, no. 2 (2021): 14–24. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v9i2.47665.

Full text
Abstract:
Os conflitos são praticamente inevitáveis e podem ocorrer em diferentes ambientes da vida social, familiar e organizacional. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a gestão de conflitos em instituições públicas de ensino, a fim de reconhecer padrões de comportamento organizacional e identificar as ferramentas que são utilizadas pelos servidores na gestão diante dos conflitos. Em termos metodológicos, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, realizada por meio de questionário on-line com 20 gestores de instituições de ensino. Os resultados ap
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Turra, Gabriela Sufiati, and Ricardo Goretti. "A GESTÃO ADEQUADA DOS CONFLITOS FAMILIARES A PARTIR DA MEDIAÇÃO FAMILIAR E SEUS PRESSUPOSTOS." Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos 7, no. 1 (2021): 72. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9679/2021.v7i1.7836.

Full text
Abstract:
Diversos são os métodos que podem ser utilizados para pacificação dos conflitos familiares, destacando-se, atualmente, a mediação familiar. Assim, questiona-se se a mediação, com base no princípio da não-violência de Jean-Marie Muller e a ética da alteridade de Luis Alberto Warat, pode promover a gestão adequada do conflito familiar, considerando suas peculiaridades, e garantir o acesso à justiça. Para responder a tal questionamento, serão analisadas as características dos conflitos familiares, os fundamentos da mediação e, por fim, se a mediação familiar representa um método adequado à gestão
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cunha, Deysiane Ferreira, Wanderleia da Silva Campelo, José Carlos Alves Roberto, and Sistina Pereira Souto. "Os desafios da gestão de conflitos nas relações de trabalho." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 8 (2023): 13671–84. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i8.2615.

Full text
Abstract:
A relação entre as organizações e seus colaboradores está intrinsecamente ligada à Gestão de Pessoas. Conflitos surgem diariamente no ambiente profissional devido à necessidade de comunicação e relacionamento. Quais são os desafios enfrentados na gestão de conflitos nas relações de trabalho? Nesse contexto, este estudo tem como objetivo compreender e analisar os problemas enfrentados na gestão dos conflitos que surgem nas interações entre empregadores, colaboradores e demais envolvidos nas relações de trabalho. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado uma metodologia baseada em pesquisa bibl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Passos, Ana Margarida, Sílvia A. Silva, and Catarina M. Santos. "Efeitos da orientação para a aprendizagem e da segurança psicológica nos conflitos nas equipas." Psychologica, no. 55 (July 1, 2011): 273–90. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_55_14.

Full text
Abstract:
O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto de duas dimensões específicas do clima de equipa (clima de orientação para a aprendizagem e clima de segurança psicológica), enquanto factor contextual de natureza cognitiva, nos diferentes tipos de conflito das equipas. Colocou-se a hipótese de que a relação entre orientação para a aprendizagem e os diferentes tipos de conflito é moderada pelo clima de segurança psicológica. Participaram neste estudo 218 equipas (959 indivíduos) envolvidas numa competição de estratégia e gestão que decorreu ao longo de cinco semanas. Globalmente, os re
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Cavalcanti, Bianor Scelza, and Guilherme Ramon Garcia Marques. "Recursos hídricos e gestão de conflitos: a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul a partir da crise hídrica de 2014-2015." Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 15, no. 1 (2016): 4. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v15n1.2016.78411.

Full text
Abstract:
Este artigo foi realizado com o intuito de analisar os conflitos no âmbito da bacia hidrográfica brasileira do rio Paraíba do Sul – na divisa entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais –, a partir da eclosão da crise hídrica de 2014-2015. Para tal, trataremos da expressão política e institucional da bacia hidrográfica para, em seguida, avaliar seus respectivos mecanismos de gestão, tendo em vista as especificidades da gestão integrada e o uso compartilhado dos seus recursos. O artigo se fundamenta com base documental e bibliográfica, bem como na cobertura jornalística dos con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rosa, Vivian de Barros Soares. "O PEDAGOGO E SUA ATUAÇÃO COMO MEDIADOR DE CONFLITOS NAS EMPRESAS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 3 (2023): 2073–84. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i3.9073.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda temas sobre a atuação do Pedagogo no ambiente empresarial, os conflitos presentes no dia a dia profissional e formas de gestão adotadas em diferentes situações de conflito. A atuação do pedagogo na empresa ocorre principalmente na área de treinamento e desenvolvimento, porém a proposta deste artigo é apresentar mais uma forma de atuação desse profissional em relação a um tema muito importante no meio empresarial, que é a gestão de conflitos. A relevância desse tema se dá devido as consequências negativas e positivas que um conflito pode gerar, dependendo da forma como ele é
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Botelho, Andreia, Cristina Antunes, and Cristina Imaginário. "Estilos de gestão de conflito utilizadas pelos enfermeiros especialistas no Serviço de Urgência." RevSALUS - Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 5, Supii (2024): 22. http://dx.doi.org/10.51126/revsalus.v5isupii.676.

Full text
Abstract:
Introdução: No quotidiano organizacional o conflito existe tornar-se, um problema difícil de gerir e um desafio constante. Os enfermeiros estão na linha da frente dos serviços hospitalares, como dos serviços de urgência (SU), sujeitos a pressões e consequentes conflitos. A resolução dos conflitos depende de estratégias adequadas de gestão, bem como da capacidade de liderança que lhes é reconhecida (Cunha et al., 2021; Mohammed et al., 2022). Objetivo: Identificar os estilos de gestão de conflito usados pelos enfermeiros especialistas (EE) do SU de um centro hospital do norte de Portugal, no cu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Passos, Manuela Gazzoni dos, Monica Patrícia Prestes, Cesar Rodolfo Seibt, and Marina Petzen Vieira dos Santos. "POTENCIAIS CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA NA REGIÃO HIDROGRÁFICA 2 NO ESTADO DE SANTA CATARINA." Revista de Geografia 35, no. 5 (2018): 55. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229372.

Full text
Abstract:
Os usos múltiplos dos recursos hídricos provocam dentro das bacias hidrográficas disputas pela água tanto em quantidade quanto em qualidade. Buscando fornecer subsídios para auxiliar em uma gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, o objetivo deste estudo foi identificar os potenciais conflitos pelo uso da água no âmbito da Região hidrográfica do meio oeste do Estado de Santa Catarina (RH2). Foram aplicados 21 questionários aos membros do Comitê de bacias. Os principais conflitos identificados estão relacionados à atividade agroindustrial mostrando-se mais efetivos em períodos cr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Chrispino, Álvaro. "Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 15, no. 54 (2007): 11–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362007000100002.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se inicia apresentando um recente estudo realizado por um instituto de pesquisa onde fica patente a importância que o jovem atribui à educação, à escola e ao professor, ao mesmo tempo em que apresenta sua preocupação com a violência. Com este motivador, discute os conceitos de conflito e de conflito escolar, apresenta inúmeras maneiras de classificar os conflitos e os conflitos escolares a fim de contribuir com o entendimento do problema, indica a mediação de conflito como alternativa potente e viável para a diminuição da violência escolar e, ao final, enumera questões que
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Resende de Oliveira, Juliana Gracieli, Marcelo da Fonseca, Vitória Cordeiro Chaves, Lucijane Monteiro de Abreu, Thiago Vasconcelos Melo, and Antonia De Sousa Leal. "Avaliação da implementação das Comissões Gestoras Locais em bacias hidrográficas de conflito na visão dos usuários de recursos hídricos em Minas Gerais." Revista Mineira de Recursos Hídricos 5 (March 18, 2024): e024002. http://dx.doi.org/10.59824/rmrh.v5.289.

Full text
Abstract:
A Política Nacional de Recursos Hídricos representa um marco relevante para a governança das águas no Brasil, promovendo participação ativa e mais direta da sociedade civil na gestão das águas, integração de políticas setoriais, articulação da União com os Estados e a possibilidade de implantação de uma gestão propensa à inserção de alternativas para resolução de conflitos. Nesse âmbito, é criado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, em Minas Gerais, a Comissão Gestora Local (CGL). Esse trabalho teve como objetivo avaliar a implementação das CGLs na gestão hídrica em bacias declaradas co
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira. "É possível trabalhar o conflito como matéria-prima da gestão em saúde?" Cadernos de Saúde Pública 21, no. 2 (2005): 508–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2005000200017.

Full text
Abstract:
O autor examina a possibilidade de tomar os conflitos corriqueiros na vida das organizações de saúde como objeto da gestão. Para tanto, propõe a utilização de uma "matriz de análise", com o objetivo de possibilitar aos atores envolvidos na situação conflituosa, sempre em situação auto-analítica, uma melhor compreensão da dinâmica dos conflitos. Abrir-se-iam, assim, novas possibilidades de contratualidade para a gestão do cotidiano da unidade, novas configurações nas relações entre os trabalhadores, inclusive a explicitação de conflitos encobertos que não conseguem acessar a arena decisória do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

B. Gentil, Plínio A., Ana P. Jorge, and Adriane B. Pereira. "Conflitos e gestão neoliberal da educação / Conflicts and neoliberal educational management." Brazilian Journal of Development 7, no. 10 (2021): 97040–64. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n10-151.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Farias, Cassiana Santos da Silva, Manoel Joaquim Fernandes de Barros, Neivande Dias da Silva, Lívia Veiga de Oliveira, and Cláudio Luiz Ariani Fontes. "GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO DE CONFLITOS INTERPESSOAIS NA VISÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: UM ESTUDO NO OESTE DA BAHIA." Revista Valore 4 (January 8, 2020): 259–76. http://dx.doi.org/10.22408/reva402019369259-276.

Full text
Abstract:
Conflitos também fazem parte do cotidiano das organizações. Justifica-se esta pesquisa por entender que proprietários e gestores de empresas de pequeno porte (EPP) geram empregos, na medida em que empreendem e contribuem com o desenvolvimento econômico do local onde instalam seu negócio. Cabe ao empresário a aquisição das competências necessárias para gerenciar seus funcionários. O proprietário deve buscar aprimorar suas habilidades em gestão de pessoas, incorporando a gestão de conflitos. Para tanto, se admite, como objetivo geral deste estudo, verificar a percepção dos proprietários de EPP e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Bispo, Mariana Passos Barboza Moura, and Marcos Antônio de Souza Barbosa. "RELAÇÕES DE PODER EM UMA CASA LEGISLATIVA – UM OLHAR SUBJETIVO DAS POSSIBILIDADES DE GERENCIAMENTO DE CONFLITOS." Revista Políticas Públicas & Cidades 13, no. 2 (2024): e892. http://dx.doi.org/10.23900/2359-1552v13n2-80-2024.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo tratar das relações de poder no trabalho dentro de casas legislativas, de conflitos decorrentes e das possibilidades de gestão desses. O caminho metodológico utilizado foi de um estudo de caso, com utilização de entrevistas semiestruturadas entrelaçadas pela Análise Temática, considerando que a pesquisadora foi servidora do local de estudo. Como resultados encontrados, aponta-se que campos como a estrutura física, bom clima e cultura organizacional adaptada à mudança, comunicação efetiva com a equipe e preparação dos gestores podem ser úteis na gestão de conflito
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Valente, Sabina, and Abílio Lourenço. "Inteligência emocional e gestão de conflito na interação pedagógica." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 9 (April 29, 2022): 181–92. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8900.

Full text
Abstract:
Vários estudos mostram a relação entre as capacidades da inteligência emocional e a gestão de conflito nas relações pessoais. No entanto, são escassos os que investigam estes constructos na interação professor-aluno. Para colmatar esta lacuna, este estudo teve por objetivo investigar como as capacidades da inteligência emocional do professor influenciam as estratégias usadas para gerir o conflito na aula. Entende-se por estratégias de gestão de conflito os tipos de comportamentos que se adotam para gerir o conflito. A amostra incluiu 431 professores, de escolas públicas portuguesas. Foram apli
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Penteado, Claudio Luis de Camargo, Daniel Ladeira Almeida, and Roseli Frederigi Benassi. "Conflitos hídricos na gestão dos reservatórios Billings e Barra Bonita." Estudos Avançados 31, no. 89 (2017): 299–322. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890023.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a gestão pública do reservatório Billings e a gestão privada do reservatório de Barra Bonita, buscando compreender os conflitos que envolvem o uso dos reservatórios e analisar os fatores que resultam nos principais passivos ambientais. A hipótese geral sustenta a ideia de que a análise dos conflitos pelo uso da água em reservatórios pode contribuir na compreensão da gestão das empresas. Como metodologia, foram aplicadas entrevistas a representantes da Emae, Cetesb, Sabesp, AES-Tietê e CFTP visando compreender os conflitos e os fator
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Josimar Salviano Freire da, Serveny Araújo Cid, Francisco Assis Nascimento, and Max Leandro de Araújo Brito. "Gestão de conflitos no setor de supermercados." Research, Society and Development 7, no. 3 (2018): e1173198. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i3.286.

Full text
Abstract:
O presente caso tem como objetivo apresentar uma história empresarial e empreendedora de sucesso em que a persistência, o trabalho e a união foram elementos primordiais para o êxito. O estudo de caso relata a ousadia de agricultor e comerciante que saiu do interior de um estado brasileiro com a ideia e força de vontade de vencer na capital. De uma forma geral aborda as etapas que tiveram que vencer tornando-se uma referência no mercado brasileiro. Mesmo tendo que passar por sucessões, conflitos internos, crises na economia do país, concorrências advindas do mercado nacional e multinacional, mu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Estevan Del Prette, Marcos. "GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E CONFLITOS SOCIAIS." Revista Espaço e Geografia 5, no. 2 (2022): 135–51. http://dx.doi.org/10.26512/2236-56562002e39696.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a gestão dos recursos hídricos comprometidos pela sobreposição de usos incompatíveis com a manutenção de sua qualidade e quantidade. O objetivo consiste em interpretar o papel que o gestor tem a desempenhar na solução dos problemas relativos ao uso da água, quando a apropriação contraditória dos recursos naturais gera conflitos de uso que possuem raízes sociais. Por isso, antes de ser um problema de solução eminentemente técnica, a abordagem considera principalmente o aspecto social e espacial da questão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Nolêto, Eula Souza, and Eider de Jesus Avelar Da Silva. "A gestão de pessoas na construção civil." Brazilian Journal of Development 9, no. 6 (2023): 20783–90. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n6-133.

Full text
Abstract:
O termo gestão de pessoas refere-se ao ato organizacional que deve ser compreendido como um alinhamento de esforços humanos, esta situação reflete na melhoria da qualidade dos serviços relacionados a construção civil. Tendo isto em vista, é importante considerar a importância de uma boa gestão de pessoas, pois esta realidade infere em questões principalmente relacionadas a produtividade. Este artigo busca apresentar uma visão geral a respeito da importância da gestão de pessoas na construção civil, enfatizando a influência na produtividade, além disso, busca descrever os principais conflitos r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Dos Santos, Edson, Susana Menezes Luz de Souza, Ticiano Rodrigo Almeida Oliveira, and Maristela Casé Costa Cunha. "PESCADORES ARTESANAIS NA GESTÃO PARTICIPATIVA DE RECURSOS HÍDRICOS." Revista Ouricuri 12, no. 2 (2022): 01–14. https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol12.i2.a15346.

Full text
Abstract:
A apropriação dos recursos hídricos, de forma prioritária, para fins econômicos frequentemente limita os usos múltiplos e costumeiros feitos pelos pescadores artesanais, eliminando suas concepções tradicionais de domínio e uso, e impulsionando a origem ou agravamento de conflitos. Algumas bacias hidrográficas brasileiras são hidroterritórios permeados por conflitos relacionados a gestão dos recursos hídricos, contudo uma parcela desses conflitos não é discutida, mesmo nos ambientes decisórios como as instâncias do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SINGREH). Esse trabalho
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Abarca Arias, Yessika Madelaine, Tula Margarita Espinoza Moreno, Sara Gaby Llerenan Callata, and Narda Yolanda Berrios Manrique. "Tipos de conflictos laborales y su manejo en el ejercicio de la enfermería." Enfermería Global 19, no. 1 (2019): 460–78. http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.19.1.364491.

Full text
Abstract:
Objetivo: Determinar la asociación entre los tipos de conflictos laborales y el manejo de los mismos en el personal de enfermería del Hospital Regional Honorio Delgado de la ciudad de Arequipa del Perú (HRHD).Método: Estudio, observacional, descriptivo transversal, prospectivo, con enfoque cuantitativo y de nivel correlacional. La población de estudio fueron 190 profesionales encuestados en el año 2015. El instrumento fue un formulario de preguntas de forma anónima, con Test de Thomas Kilmann que consta de 30 ítems, cada uno con dos opciones de afirmaciones. Se realizó un análisis descriptivo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Portela, Nilza Franco, and Tânia Moreira Braga. "Conflitos federativos em gestão de recursos hídricos no Brasil." Revista Geografias 2, no. 2 (2006): 74–85. http://dx.doi.org/10.35699/2237-549x..13207.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os conflitos federativos implicados na implementação do modelo de gestão de recursos hídricos no Brasil, a partir do estudo dos casos de sua implantação no estado do Rio de Janeiro e, em particular, na bacia do rio Macaé. A complexidade da distribuição de competências de políticas de gestão dos recursos hídricos entre os vários níveis de governo reflete-se diretamente na implementação do modelo de gestão, sob a forma de uma série de conflitos horizontais e verticais. O estudo de caso aqui realizado desnuda vários desses conflitos, alisando suas causas, manifestações, atores
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vanessa, Haeck, Cardoso Leon Simone, and Brandão Marcon Gilberto. "ESTUDO DA PREPARAÇÃO E AÇÃO DO MEDIADOR NA GESTÃO DE CONFLITOS." Prospectus 4, no. 1 (2022): 142–64. https://doi.org/10.5281/zenodo.7212539.

Full text
Abstract:
Neste trabalho de graduação ajusta-se a uma análise conceitual em torno da área específica de gestão de pessoas no seu aspecto mais amplo. O problema a ser abordado se ajusta a analisar a postura decisória do gestor de empresas frente a organização, dentro de uma perspectiva de contenção ou redução de risco. Um dos grandes diferenciais dentro das empresas são as pessoas que nela atuam, contribuindo para que a empresa obtenha sucesso no mercado de trabalho em virtude da concorrência e de cons
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Machado, Conceição, Paulo Rebelo, and Mário Durão. "LA INTELIGENCIA EMOCIONAL EN LA GESTIÓN DE CONFLICTOS EN LAS ORGANIZACIONES." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 5, no. 1 (2024): e515471. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5471.

Full text
Abstract:
O Quociente Emocional pode ser um diferencial crítico em contextos onde as habilidades interpessoais e a gestão emocional são essenciais. A Inteligência emocional complementa o Quociente de Inteligência, mas muitas vezes pode superá-lo na determinação do sucesso em carreiras e relacionamentos interpessoais. Investir no desenvolvimento da inteligência emocional pode trazer benefícios significativos tanto para indivíduos quanto para organizações. O setor do imobiliário é notoriamente competitivo e frequentemente envolvido em conflitos e sujeito a mudanças rápidas no mercado. A gestão eficaz de c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

BEZERRA DE ANDRADE, FERNANDO CÉZAR, ANDRÉA PIRES DE OLIVEIRA, and KATHERINNE ROZY VIEIRA GONZAGA. "DA VIOLÊNCIA PARA A CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA INSTITUCIONAL." Linguagens, Educação e Sociedade 1, no. 37 (2018): 315. http://dx.doi.org/10.26694/les.v1i37.7589.

Full text
Abstract:
Ensinar a conviver pacificamente é um grande desafio para docentes, pois os conflitos relacionais fazem parte da convivência humana. Situações que vão de indisciplina até as de violência, para serem pedagogicamente aproveitadas com aquele fim, requerem de docentes um manejo eficaz e corriqueiro na sala de aula e na escola. Este artigo apresenta a Pedagogia Institucional (PI) como alternativa para a gestão educadora de conflitos. Após breve apresentação teórica da PI, interpretamos uma situação de conflito relacional registrada há alguns anos durante projeto de extensão universitária que acompa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ferreira, Felipe Oliveira, Maria Eduarda Seni Fonseca, and Ana Lúcia de Paula Ferreira Nunes. "Inteligência Emocional e suas Influências na Gestão de Conflitos." ID on line. Revista de psicologia 17, no. 68 (2023): 219–31. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v17i68.3863.

Full text
Abstract:
O estudo vigente teve como objetivo diagnosticar a importância da inteligência emocional no ambiente organizacional, e sua relevância na gestão de conflitos. É notória a escassez de gestores habilitados para administrar seus próprios sentimentos e gerirem os conflitos oriundos do ambiente empresarial A falta de habilidades emocionais adequadas pode resultar em comunicação inadequada, escalada de conflitos, baixa produtividade e clima organizacional negativo, além de perdas de talentos. Detectou-se que a inteligência emocional é uma ferramenta importante para solucionar e enfrentar tais conflit
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Nascimento, Lays Fernanda Franklin de Queiroz Cardoso, Albérico de Barros Souza Correia, Fabrício Brito Silva, and Rita de Cássia Mendonça Miranda. "A natureza multifatorial da gestão de conflitos no ambiente organizacional: o estado da arte." Perspectivas em Gestão & Conhecimento 13, esp (2023): 162–77. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417x.2023v13nesp.65581.

Full text
Abstract:
Na busca pelo alto desempenho as organizações tem buscado diversificar os tipos de pessoas com personalidades, estilos, preferências, etnias, idades e interesses distintos. Por causa desta diversidade ocorre o fenômeno do conflito, de origem multifatorial de acordo com componentes comportamentais individuais pela interação consigo mesmo buscando essencialmente a autopreservação, biológicos ao se observar a relação das emoções na intensidade do conflito para regulação de estímulos em determinadas situações e culturais a partir da pluralidade cultural nos diferentes grupos e ambientes. A partir
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Gonçalves, Marco Pinheiro, Fátima Teresa Braga Branquinho, and Israel Felzenszwalb. "Uma análise contextual do funcionamento efetivo e participação popular em uma unidade de conservação: o caso da área de proteção ambiental de Petrópolis (Rio de Janeiro: Brasil)." Sociedade & Natureza 23, no. 2 (2011): 323–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132011000200014.

Full text
Abstract:
Unidades de conservação da natureza sofrem historicamente de problemas envolvendo, por exemplo, administração pública e legitimação popular, o que reflete quadros de ineficiência e conflitos locais em vários níveis. Nesse contexto, a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis é abordada no presente trabalho, com o objetivo de se traçar um panorama sistêmico de tal proposta de sustentabilidade, observando a história local, a gestão pública e a participação popular. É proposta, portanto, uma análise da paisagem local de maneira sistêmica e integrada, sob um referencial teórico que engloba: polític
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Wanilce Miranda de. "GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA." REVISTA FOCO 17, no. 5 (2024): e5101. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n5-065.

Full text
Abstract:
Muito se tem falado a respeito de liderança, e ao longo da história houve diferentes conceitos, hoje se tem uma concepção contrária do que havia tradicionalmente na história do pensamento. Para Robbins (2002), liderança “é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance dos objetivos organizacionais”. Sabe-se que os conflitos fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Porém quando se trata de organizações, pode comprometer a sua função e o funcionament
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cardoso, Almiro Hugo. "O envolvimento comunitário na gestão da técnica de trincheira na mitigação de conflitos homem-fauna bravia na Reserva Especial do Niassa, Moçambique." MOMENTUM 1, no. 22 (2024): 92–110. https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v1n22-501.

Full text
Abstract:
O trabalho resulta de uma pesquisa realizada na aldeia de Mbamba, localizada no distrito de Mecula, na Província de Niassa. Esta aldeia apresenta casos de conflitos com a fauna e está representada maioritariamente por duas espécies diferentes, nomeadamente elefantes e búfalos. Assim, a fauna, para sobreviver, tem sido forçada a fazer incursões na aldeia e campos de produção. De forma estratégica, foi implementada a técnica de trincheira, de modo a reduzir os conflitos existentes naquela região. A pesquisa teve por objetivo avaliar o nível de envolvimento comunitário na gestão da técnica de tri
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Bandeira, Emanuella Lustosa, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Tereza Cristina Batista de Lima, Ana Silvia Rocha Ipiranga, and Sandra Maria dos Santos. "Estratégias de atenuação do conflito trabalho-família utilizadas por empreendedoras." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 18 (October 5, 2020): 208–26. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.2020.44134.

Full text
Abstract:
O estudo analisou as estratégias de atenuação do conflito trabalho-família utilizadas por mulheres empreendedoras. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa e descritiva, mediante entrevista com 9 empresárias. Os resultados indicam que a principal estratégia de atenuação é o compartilhamento de papéis por meio da gestão profissional, terceirização doméstica e gestão familiar. O estudo contribui para a incipiente discussão sobre os efeitos positivos da maternidade para o campo da gestão, destacando-se a redução dos conflitos, a profissionalização e o crescimento dos negócios. Sugerem-se políti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

BORINI, FELIPE MENDES, and Eduardo Pozzi Lucchesi. "Gestão das empresas multinacionais e os conflitos de agência." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 6, no. 2 (2007): 1–10. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.20070602007.

Full text
Abstract:
Tendo como pressuposto o arcabouço conceitual da teoria de agência e as estratégias das subsidiárias nas corporações multinacionais, este artigo teve um duplo objetivo. Primeiramente, verificar a existência de potenciais conflitos de agência entre a matriz e uma amostra de 118 subsidiárias de multinacionais estrangeiras instaladas no Brasil com base nas variáveis de controle: grau de comunicação da subsidiária com a matriz e grau de autonomia da subsidiária em relação à matriz. Em segundo lugar, verificar se as subsidiárias que apresentam potenciais conflitos de agência possuem uma performance
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Alexandre, Ferreira dos Santos. "O EMPREENDEDORISMO NA GESTÃO EDUCACIONAL: A ARTE DE ADMINISTRAR CONFLITOS." Revistaft 28, no. 136 (2024): 33. https://doi.org/10.5281/zenodo.12752733.

Full text
Abstract:
Levando em consideração que a palavra descreve uma postura, um conjunto de comportamentos e qualidades, promover uma educação empreendedora a fim de cooperar na gestão de conflitos em âmbito comunitário na escola, impulsiona a transformação e o desenvolvimento socioeconômico. Isso porque, uma sociedade, em que os educadores e jovens são agentes de mudança social positiva, consegue responder de forma mais rápida e eficaz aos desafios do desenvolvimento e está mais preparada para lidar com esses, enco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Valente, S. N., and A. A. Lourenço. "Inteligência emocional e gestão de conflito na interação pedagógica." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 9 (April 29, 2022): 181–92. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8900.

Full text
Abstract:
Vários estudos mostram a relação entre as capacidades da inteligência emocional e a gestão de conflito nas relações pessoais. No entanto, são escassos os que investigam estes constructos na interação professor-aluno. Para colmatar esta lacuna, este estudo teve por objetivo investigar como as capacidades da inteligência emocional do professor influenciam as estratégias usadas para gerir o conflito na aula. Entende-se por estratégias de gestão de conflito os tipos de comportamentos que se adotam para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Ricardo Soares Stersi dos. "Os Meios Consensuais para Administração de Conflitos nas Relações Internacionais." Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos 2, no. 2 (2016): 165. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9679/2016.v2i2.1576.

Full text
Abstract:
As formas de relações internacionais mais comuns são os conflitos e as cooperações entre os atores internacionais. Para a gestão dos conflitos internacionais são utilizados frequentemente os métodos pacíficos e consensuais como: negociação diplomática; mediação; conciliação; bons ofícios; comissão de investigação; conferência; congresso. Os meios consensuais ou diplomáticos destacam a manifestação de vontade dos atores internacionais, a busca pela satisfação dos interesses nacionais e a celebração do acordo como os elementos importantes na gestão dos conflitos internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Santos, Carlos Azevedo dos, Eliangela Tavares Gonçalves, and Francisca das Chagas da Silva Ferreira. "GESTÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE CORPORATIVO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 11, no. 5 (2025): 2231–49. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19226.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo geral a análise das estratégias de gestão de conflitos e sua influência no clima organizacional e no desenvolvimento de equipes. Para atingir esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais fatores que geram conflitos no ambiente corporativo; (ii) investigar os impactos dos conflitos na dinâmica organizacional e no desempenho das equipes; e (iii) apresentar estratégias eficazes para a prevenção e resolução de conflitos nas organizações. Conflitos organizacionais são frequentemente provocados por divergências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Lívia Maria Da Costa, and Mônica De Aquino Galeano Massera Da Hora. "CONFLITO PELO USO DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO MARCOS: O ESTUDO DE CASO DA UHE BATALHA." Engevista 17, no. 2 (2014): 166. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i2.633.

Full text
Abstract:
No Brasil, a Lei nº 9.433/97 determinou que a gestão da água deve promover os seus múltiplos usos de forma descentralizada e com a participação das partes envolvidas. Esta lei visou incorporar modernos princípios de gestão e instrumentos para o sistema brasileiro de gestão dos recursos hídricos. Por ser um recurso dotado de valor, em algumas áreas, com escassez sazonal e com má distribuição espacial, o acesso à água e a garantia de seus múltiplos usos têm gerado conflitos. Diversos conflitos pelo uso da água são descritos na literatura, no entanto, no que tange ao setor hidrelétrico e a agricu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lara Tait, Pedro André, and Rita De Cássia Andrioli Bazila Peron. "Gestão De Conflitos No Âmbito Das Holdings Familiares." c, no. 34 (November 27, 2024): 207–32. http://dx.doi.org/10.12957/rsde.2024.84307.

Full text
Abstract:
O presente trabalho abordara os meios alternativos de resolução de conflitos aplicados às demandas surgidas no âmbito das Holdings familiares, analisando sua eficácia em comparação ao método jurisdicional. Para isso a pesquisa visa analisar a compatibilidade entre os métodos da Conciliação, mediação e arbitragem com a dinâmica própria das Holdings familiares, marcada pela sobreposição dos papéis de sócio e parente. Para tanto, será traçado um conceito de holding, com sua especificação no ambiente familiar, bem como uma análise da natureza jurídica dos métodos alternativos de resolução de confl
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ismael, Luara Lourenço, and Erivaldo Moreira Barbosa. "Conflitos hídricos do projeto de integração do Rio São Francisco em São José de Piranhas/PB." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 3 (2019): 74–89. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.003.0008.

Full text
Abstract:
Os conflitos hídricos ocupam uma posição de destaque diante das problemáticas ambientais. Nesta perspectiva, o artigo objetiva analisar os conflitos hídricos na Vila Produtiva Rural Cacaré do eixo norte do Projeto de Integração do rio São Francisco em São José de Piranhas, Paraíba. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada a caracterização do conflito por meio da identificação dos agentes protagonistas e da aplicação das ferramentas de análise de conflito: Progressão do conflito; Roda de Mapeamento de Conflito; Mapa de Interações e Relacionamentos dos Atores Envolvidos. Os resultad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!