Academic literature on the topic 'Gestão de empresas – finanças'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Gestão de empresas – finanças.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Gestão de empresas – finanças"

1

Castro, Júlio César Amorim, and Valdilene Gonçalves Machado Silva. "Análise da gestão financeira das micro e pequenas empresas do setor varejista da Cidade de Cláudio." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 25, 2020): e31391210952. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10952.

Full text
Abstract:
Capital de giro são recursos financeiros que custeiam as atividades operacionais da empresa. Sua gestão eficiente proporciona aumento da lucratividade, liquidez e longevidade das organizações. Micro e pequenas empresas - MPEs são importantes para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, gerando emprego e renda. O objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que influenciam a gestão do capital de giro das MPEs varejistas de Cláudio. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com aplicação de questionário a uma amostra intencional de 38 empresas. Obteve-se que as empresas estavam no mercado há mais de 10 anos. Os sócios faziam a gestão financeira do empreendimento, eram do gênero masculino e atuavam em finanças há mais de 10 anos. Grande parte tinha curso superior completo, outra parte significativa possuía apenas o ensino médio completo, poucos tinham conhecimento técnico de finanças. As empresas possuíam capital suficiente para efetuar pagamentos. Tinham controle financeiro de bancos, contas a receber, vendas e inadimplência. Calculavam o prazo médio de recebimento e faziam planejamento financeiro. As principais dificuldades na gestão financeira eram utilizar mais ferramentas úteis para aumentar o lucro, analisar os demonstrativos contábeis, implementar um Sistema de Informações Gerenciais, fazer provisão para pagamento de férias, décimo terceiro salário e realizar o controle de estoque. A hipótese foi confirmada, pois os gestores financeiros por possuírem pouco conhecimento técnico da área, não tinham as competências necessárias para uma gestão mais eficiente do capital de giro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vendramini, Annelise, and Camila Yamahaki. "Desmatamento é assunto de finanças." GV-executivo 17, no. 4 (August 2, 2018): 42. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v17n4.2018.76674.

Full text
Abstract:
<span>Os investidores e os bancos têm aumentado seu escrutínio sobre as práticas de gestão de risco de desmatamento das empresas investidas e dos clientes, ao observarem que tais riscos podem resultar em perdas para as próprias instituições financeiras.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira da Silva Catarino, Gabriela, Liana Ribeiro dos Santos, and Paulo Vitor Jordão da Gama Silva. "A influência das finanças pessoais na gestão financeira de microempresas Cariocas." REMIPE - Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da Fatec Osasco 6, no. 2 (July 1, 2020): 312–30. http://dx.doi.org/10.21574/remipe.v6i2.278.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo avaliar a influência das finanças pessoais do microempreendedor na gestão financeira em microempresas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 96 donos de microempresas localizadas no Rio de Janeiro e que possuem mais de dois anos de funcionamento sob a mesma gestão.Utilizou-se de um questionário com perguntas fechadas a fim de cumprir o objetivo, esses foram analisados por meio da associação entre as duas variáveis qualitativas, competências em finanças pessoais e capacidade de gestão financeira, a partir de uma abordagem quantitativa. O trabalho se torna relevante na medida em que as empresas de menor porte no Brasil representaram 92% do total de empresas privadas. As microempresas com mais de 2 anos constituídos, em particular, apresentam uma taxa de falência de 45% a.a., em que a educação e capacitação são consideradas como fatores limitantes à abertura e manutenção de novos negócios. Foi possível notar que existe relação entre a gestão financeira pessoal e a gestão financeira das microempresas. Muitos não separam contas pessoais das contas das empresas, não possuem capacitação profissional, muitos dos que não fazem planejamento pessoal não tem / utilizam demonstrações financeiras. Foi notado também que os proprietários com dívidas pessoais também apresentam endividamento em seu negócio e os que não possuem investimentos pessoais também acabam não possuindo investimento em suas empresas. Entender como os microempreendedores no Rio de Janeiro lidam com a questão financeira pessoal x profissional pode auxiliar no aprimoramento de programas de desenvolvimento de novos negócios em diversas regiões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Serra, Ricardo Goulart. "CASO AlbAm S.A." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 21, no. 3 (December 2015): 782–95. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.0812014.54869.

Full text
Abstract:
RESUMO Os analistas financeiros da AlbAm, uma empresa do setor de autopeças, devem avaliar duas opções de aquisições (Cardblue e Garciadores). O objetivo do caso é servir de oportunidade para os alunos vivenciarem uma decisão de investimentos por meio do lucro econômico. Uma análise superficial certamente levará a decisão equivocada. Levando-se todos os aspectos do caso em consideração, chegar-se-á a uma solução que pode surpreender alguns alunos, uma vez que a empresa melhor gerida não será a melhor oportunidade de investimento. Também se pode aproveitar o caso para discutir a superficialidade da adoção do EBITDA como métrica de gestão comparativamente a uma métrica de valor agregado (lucro econômico) - a melhor solução também não é aquela que gera o maior aumento em EBITDA. O caso pode ser usado em disciplinas de finanças (finanças corporativas ou avaliação de empresas) em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização. Todas as empresas e pessoas relatadas neste caso são fictícias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brito, Maria Isabel de Medeiros, Marcelo Castello da Silveira, Maria Valéria Pereira de Araújo, and Ana Beatriz Cabral de Santana. "Viação Nordeste: o que será de nós?" Revista de Contabilidade e Organizações 15 (August 26, 2021): e171833. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.171833.

Full text
Abstract:
O caso para ensino sobre a Viação Nordeste, aborda a situação real de uma empresa familiar cinquentenária no segmento de transportes de passageiros, fundada em 1965, na cidade de Natal-RN. O dilema deste caso para ensino se dá em torno de uma empresa familiar que tem problemas de conflitos de gerações, sucessão da gestão e de problemas na tomada de decisões de investimentos e custos em médio e longo prazo, ocasionados pela falta de alinhamento estratégico entre seus gestores, e dos problemas envolvendo a gestão familiar da empresa. O estudo servirá para apoiar as pequenas e médias empresas na valorização da profissionalização e na compreensão da necessidade do planejamento da sucessão, especialmente em empresas familiares. Além dessa contribuição, o estudo propiciará, também, uma discussão sobre a importância de as empresas familiares possuírem uma definição clara de política financeira, de curto e médio prazo, para nortear o planejamento empresarial nas ações e decisões de financiamento e investimento, com a utilização de dados e registros contábeis, garantindo a redução dos conflitos internos e a sobrevivência e sustentabilidade do negócio. O caso para ensino foi construído a partir da coleta de dados primários e secundários, recomenda-se a sua aplicação em cursos de graduação em Administração, Economia e Contabilidade, nas disciplinas de Finanças Empresariais e Gestão de Empresas Familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nazaré, Tiago Bittencourt, Larissa Máximo Gonçalves, Lucas da Silva Vieira, Quéren Hapuque de Souza Eugênio, and Vitória Durães Fialho Andrade. "CONTRIBUIÇÕES DOS SISTEMAS ENTERPRISE RESOURCE PLANNING PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR METALÚRGICO." Revista Mythos 10, no. 2 (September 12, 2019): 81–86. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v10i2.238.

Full text
Abstract:
Diante do desafio que as empresas possuem atualmente de produzir a necessidade que os clientes desejam com qualidade, custo e tempo desejado, e com a complexidade e variedade crescente de produtos, muitas organizações estão adotando sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) para gerenciar de forma eficaz seus processos e departamentos. Os ERP’s são sistemas de gestão que permitem controlar toda a empresa, desde às finanças até a produção, unificando e sincronizando todos os setores. O trabalho teve como principal objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre ERP destacando os seus tipos e benefícios, assim como, exemplificando o funcionamento de um desses sistemas de gerenciamento em uma empresa do setor metalúrgico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Valdilene Gonçalves Machado, Felipe Zenith Fonseca, and Erika Andrade Bitarais. "Um estudo sobre a administração do capital de giro nas micro e pequenas indústrias de fundição de Divinópolis, MG." Research, Society and Development 7, no. 3 (January 1, 2018): e773151. http://dx.doi.org/10.17648/rsd-v7i3.246.

Full text
Abstract:
A administração do capital de giro tem papel importante no desempenho das empresas. A carência de capital de giro e dificuldades na área financeira está entre as principais causas da ineficiência na gestão das empresas vivas e é o motivo do encerramento das que foram extintas. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que influenciam a administração do capital de giro nas micro e pequenas indústrias de fundição de Divinópolis, MG. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, cuja abordagem foi qualitativa e quantitativa. Os dados foram levantados por meio de questionário aplicado a nove empresas do setor de fundição de Divinópolis. Portanto, de forma geral, a falta de informatização das empresas, seu caráter predominantemente familiar, o baixo grau de escolaridade e a falta de formação na área de finanças de seus administradores são as principais barreiras para uma gestão eficiente do capital de giro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Kimura, Herbert, and Luiz Carlos Jacob Perera. "Modelo de otimização da gestão de risco em empresas não financeiras." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 37 (April 2005): 59–72. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100005.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um modelo de otimização da gestão de riscos, através da identificação de uma estratégia de hedge que maximiza a esperança dos lucros. O modelo fundamenta-se na premissa de que fatores de riscos, além de afetar os resultados das empresas, podem, também, estar correlacionados com as oportunidades futuras de investimento. O modelo proposto incorpora os custos advindos de um endividamento adicional bem como os benefícios da disponibilidade de recursos internos. O trabalho está desenvolvido da seguinte forma: (1) discussão dos aspectos teóricos relacionados ao tema de gestão de riscos no contexto da teoria de finanças; (2) apresentação da metodologia adotada para o desenvolvimento do modelo; (3) derivação dos passos fundamentais que orientaram o modelo matemático, destacando as especificações das variáveis relevantes e os mecanismos de simulação e (4) apresentação dos principais resultados do modelo de hedge ótimo, dentre os quais se destacam: aumento da esperança dos lucros, redução da incerteza em relação aos investimentos, maior estabilidade do nível ótimo de investimento e de endividamento e menor flutuação dos resultados da empresa, decorrente da redução do nível de risco financeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fonseca, Ubaldo de Jesus, João Sotero Do Vale Júnior, and Carlos Magno Diniz Guerra de Andrade. "Planejamento Estratégico Tributário: Um Estudo de Caso em Empresa do Ramo Varejista." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 11, no. 37 (September 30, 2017): 360–78. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v11i37.846.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo de avaliar a importância do planejamento estratégico tributário como ferramenta de gestão eficaz, tomando como base uma empresa comercial do ramo varejista no recôncavo da Bahia. Porque tal ferramenta de gestão é importante para todas as empresas, independente do seu ramo de atividade ou porte econômico. O aporte teórico foi sustentado por: Catelli (1999), Gubert (2004), Maximiano (2006), Camasmie (2011), Lincoln (2011), Oliveira; Chieregato; Júnior e Gomes (2011) dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e explicativa, para análise e tratamento dos dados foi utilizado o método quantitativo. Os resultados encontrados nesse estudo revelam que para realizar o planejamento estratégico tributário, faz-se necessário a consulta a especialistas (Contadores, Administradores ou Advogados) que estudem e/ou trabalhem nas áreas de finanças e tributos, a fim de orientar a alta administração na projeção futura e preventiva para tomada de decisões de forma segura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jordão, Ricardo Vinícius Dias, and Geraldo Renato Oliveria. "Gestão tributária nas atividades de reorganização societária em empresas de Minas Gerais." Enfoque: Reflexão Contábil 35, no. 3 (September 30, 2016): 139. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v35i3.31389.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi analisar a utilização de práticas de reorganização societária (RS) como uma estratégia de gestão tributária (GT) em empresas industriais de Minas Gerais. A investigação foi realizada por meio de um estudo comparativo de casos, qualitativo e descritivo em empresas industriais de Minas Gerais, onde foi investigado o uso de atividades planejamento tributário estratégico (PTE) e governança tributária como suporte à GT. Com base nas teorias de finanças, contabilidade e de tributos foi possível concluir que (i) as empresas investigadas passaram por processos de RS, adotando modelos societários diferentes daqueles definidos em seus planos organizacionais originais, fazendo isso de forma planejada e alinhada com a estratégia empresarial. Dentre as conclusões destaca-se que (ii) a GT consiste em um meio para reduzir os custos tributários de forma lícita e ajudar a maximizar os resultados das empresas, incrementando a competitividade e sustentabilidade das mesmas, sendo também (iii) uma importante base para o desenvolvimento da governança tributária pela adoção de mecanismos de elisão tributária. Além disso, conclui-se que (iv) a eficácia de tais processos depende de uma análise criteriosa de aspectos contábeis, jurídicos, econômicos, financeiros, organizacionais e gerenciais; e ainda que (v) o PTE por meio da RS possibilitou a redução, postergação e/ou eliminação dos custos tributários, (vi) promoveu um aumento da eficiência da GT e dos lucros, (vii) aumentando, com isso, a geração de valor organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Gestão de empresas – finanças"

1

Kimura, Herbert. "Ensaios sobre gestão de riscos em empresas não-financeiras." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2003. http://hdl.handle.net/10438/2566.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:48:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 86618.pdf.jpg: 12731 bytes, checksum: 3b32c2d4c3649be3f7fa648ae09b3559 (MD5) 86618.pdf: 648420 bytes, checksum: 00ee4733913b201f65aae7772000fc39 (MD5) 86618.pdf.txt: 250223 bytes, checksum: 57995c11426ad64a1a353c32f9642cb9 (MD5) Previous issue date: 2003-03-24T00:00:00Z
Este trabalho está fundamentado no desenvolvimento de três artigos distintos. Os dois primeiros artigos têm caráter estritamente empírico, buscando identificar a prática do uso de derivativos pelas corporações não-financeiras. O último artigo tem caráter teórico, através do qual foi desenvolvido um modelo de otimização referente à gestão de riscos. Mais especificamente, o primeiro artigo trata empiricamente da averiguação do relacionamento entre características específicas das empresas e a utilização de instrumentos de administração de riscos financeiros. São avaliadas variáveis financeiras que possibilitam discriminar empresas usuárias das não-usuárias de derivativos no mercado americano. O segundo artigo envolve uma pesquisa baseada em questionários respondidos por executivos financeiros sobre o uso de derivativos por empresas não-financeiras brasileiras. Considerando-se as características da economia e do mercado de derivativos os resultados, de caráter eminentemente descritivo, traçam um panorama geral do atual estágio de operacionalização da gestão de riscos no Brasil. O terceiro artigo estuda, de maneira teórica, as decisões de gestão de riscos que levam à maximização de lucros da empresa considerando os custos advindos do endividamento externo e os benefícios da liquidez medida pelos recursos internos. Considerando-se imperfeições de mercado, como, por exemplo, conflitos de agência e assimetria de informação, são demonstrados os critérios de otimização da função de gestão de riscos. Em particular, é obtida analiticamente uma fórmula para o índice de hedge ótimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luz, Rodrigo Marciano da, Francisco Carlos Fernandes, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. "Gestão de risco e Hedge Accounting em empresas exportadoras de capital aberto /." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2010. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2010/345295_1_1.pdf.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Terceiro, Isac Almeida. "Gestão de riscos financeiros e hedge accounting em empresas brasileiras não financeiras." Universidade Federal da Bahia, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19660.

Full text
Abstract:
Submitted by Isac Almeida Terceiro (isacterceiro@gmail.com) on 2016-07-07T17:48:43Z No. of bitstreams: 1 IsacTerceiro_Dissertação_2016.pdf: 3446936 bytes, checksum: dd377a9e84c301816ac765fe0cf282e5 (MD5)
Approved for entry into archive by Marivalda Araujo (masilva@ufba.br) on 2016-07-08T16:27:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IsacTerceiro_Dissertação_2016.pdf: 3446936 bytes, checksum: dd377a9e84c301816ac765fe0cf282e5 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-08T16:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IsacTerceiro_Dissertação_2016.pdf: 3446936 bytes, checksum: dd377a9e84c301816ac765fe0cf282e5 (MD5)
Esta dissertação buscou estudar a relação existente entre fatores de riscos financeiros e atributos das empresas e o hedge accounting em empresas brasileiras não financeiras. Por meio de um método empírico exploratório, foram analisadas as notas explicativas de 290 empresas com ações negociadas na BM&F Bovespa, para as demonstrações contábeis de 2013 e 2014. Então foram realizadas estatísticas descritivas e desenvolvida uma equação de regressão logística com análise de dados em painel. Os resultados apontam que as maiores fontes de exposição a riscos financeiros de mercado são o risco de taxa de juros, risco cambial e o risco de preços de commodities, nesta ordem. Contudo o maior nível de contratação de derivativos foi dedicado ao risco cambial, seguido pelo risco de taxa de juros. Foram encontradas evidências de que o tamanho do ativo, a emissão de ADR, a remuneração global dos administradores e a exposição bruta a riscos financeiros são associados significativamente à adoção ao hedge accounting. Por outro lado, fatores como o endividamento e a classificação das empresas em grupos diferenciados de governança corporativa não se mostraram estatisticamente significativos.
This dissertation attempted to study the relationship between financial risk fators and companies attributes with hedge accounting adoption by brasilian non financial companies. Through an empirical and exploratory method, the notes of 290 companies listed on the BM&F Bovespa were analyzed, about the financial statements for 2013 and 2014. So were performed descriptive statistics and developed a logistic regression, on panel data analysis. The results show that the largest sources of exposure to market financial risks are the risk of interest rate, foreign exchange risk and the risk of commodity prices, in that order. However the highest level of use of derivatives was dedicated to foreign exchange risk, followed by the risk of interest rate. Evidences was found that the total asset size, the issue of ADR, the executive compensation and the gross exposure to financial risks are significantly associated with the adoption of hedge accounting. On the other hand, factors such as debt and classification of companies in differentiated group of corporate governance were not statistically significant.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Priore, Eduardo Roberto. "Finanças comportamentais: Diferenças da aversão à perda entre alunos de administração de empresas e gestão financeira." Universidade Metodista de São Paulo, 2012. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/35.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-02T21:42:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Roberto Priore.pdf: 1113457 bytes, checksum: 1acca67a7d8f784ff91ffb7295f3b2fe (MD5) Previous issue date: 2012-12-19
The aim of this dissertation is to analyse loss aversion of the Business Administration and Financial Management students, using the reproduction of the work developed by Kahneman and Tversky (1979). For that purpose, it was made a field research with these students in a private college in São Paulo city with the application of the original survey template suggested by researchers Kahneman e Tversky (1979), and through the obtained results, Prospect Theory was validated, and it was verified that a group of students have less loss aversion. In this study was made a bibliographic review about the main changes in financial area since 1920 until nowadays highlighting the theory about modern financials, Efficient Market Hypothesis, Behavior Financials, Heuristics and Prospect Theory. The results reveal the existence of certainty, reflex and isolation effects. It was possible to confirm the existence of a different behavior of the Administration students. Among the main conclusions, Administration students are reacting differently of Financial Management students. Academic qualification is proving as a differentiation factor between the two groups. Administration students have a smaller financial base of studies than Financial Magement students and a larger base of studies on other areas. This larger knowledge on financial area didn t bring any differential for Financial Management students, this can be explained by the low age of this population, that have just left high school and has little experience and little understanding of financial market.
O objetivo desta dissertação é analisar aversão à perda dos estudantes do curso de administração de empresas e do curso de tecnologia em gestão financeira, usando a reprodução do trabalho desenvolvido por Kahneman e Tversky (1979). Para tanto, foi realizada uma pesquisa em campo com estudantes em uma faculdade particular, localizada da cidade de São Paulo, onde pode ser aplicado o questionário no modelo original proposto pelos pesquisadores Kahneman e Tversky (1979) e através dos resultados obtidos, foi recriada a teoria dos prospectos e constatou que um grupo de estudantes tem uma aversão à perda menor. Neste trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica sobre as principais mudanças na área financeira desde 1920 até atualidade, destacando a Teoria sobre Finanças Modernas, a Hipótese de Mercados Eficientes, Finanças Comportamentais, Heurísticas e Teoria do Prospecto. Os resultados apontam para a existência dos efeitos certeza, reflexo e isolamento. Foi possível confirmar a existência de um comportamento diferente para o grupo de estudantes de administração. Dentre as principais conclusões, os estudantes de administração, estão reagindo de forma diferente que os estudantes de gestão financeira. A formação dos respondentes mostrou-se um fator de diferenciação entre os dois grupos. Os alunos de administração tem uma base de estudos sobre finanças menor comparada com os estudantes de gestão financeira e uma base de estudos maior em outras áreas. Esse conhecimento mais abrangente na área financeira, não trouxe nenhum diferencial para os estudantes de gestão financeira, isso pode se dar por essa amostra ser basicamente de pessoas muito jovem que acabaram de sair do ensino médio e com pouca experiência e entendimento do mercado financeiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

LUNA, Renata Gusmão de. "A influência das práticas de governança corporativa na gestão do capital de giro das empresas brasileiras." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26895.

Full text
Abstract:
Submitted by Fernanda Rodrigues de Lima (fernanda.rlima@ufpe.br) on 2018-09-21T21:38:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE Renata Gusmão de Luna.pdf: 1710138 bytes, checksum: 8df93d9e6b0667f75e2afc6849ed2510 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-09-24T22:08:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE Renata Gusmão de Luna.pdf: 1710138 bytes, checksum: 8df93d9e6b0667f75e2afc6849ed2510 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-24T22:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TESE Renata Gusmão de Luna.pdf: 1710138 bytes, checksum: 8df93d9e6b0667f75e2afc6849ed2510 (MD5) Previous issue date: 2016-09-08
Este estudo tem por objetivo investigar a influência de mecanismos da governança corporativa na gestão do capital de giro das empresas listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2015. A amostra foi composta pelas empresas não financeiras. Os dados foram coletados através de fontes secundárias, sendo as informações contábeis obtidas da base de dados Economática e as informações sobre o índice de gestão de governança foram coletadas a partir dos formulários de referência publicados nos websites das empresas e no site da Bovespa. Para mensurar a gestão de governança corporativa, construiu-se um índice (IGG) composto por 10 questões objetivas compreendendo aspectos acerca do Conselho de Administração. A análise foi feita com regressão múltipla de dados em painel desbalanceado com efeitos fixos e aleatórios. Os resultados mostram que a influência da gestão de governança corporativa sobre a gestão do capital de giro foi melhor explicada a partir da proxie ECGC4 depois de retirado o setor de serviço da amostra. Considerando a discrepância dos dados obtidos, possivelmente por causa da abordagem econométrica utilizada, sugere-se para estudos futuros o aprofundamento econométrico no relacionamento entre os diversos mecanismos de governança a partir da gestão do curto prazo.
The objective of this study is to investigate the influence of corporate governance mechanisms on the working capital management of companies listed on BM & FBOVESPA, from 2010 to 2015. The sample was composed of non-financial companies. The data were collected through secondary sources, and the accounting information obtained from the Economática database and information on the governance management index were collected from the reference forms published on the companies' websites and on the Bovespa website. In order to measure the management of corporate governance, an index (IGG) composed of 10 objective questions was created, comprising aspects about the Board of Directors. The analysis was performed with multiple regression of unbalanced panel data with fixed and random effects. The results show that the influence of corporate governance on working capital management was better explained from the average payables term (PMCP). Considering the discrepancy of the data obtained, possibly because of the econometric approach used, it is suggested for future studies the econometric deepening in the relationship between the several mechanisms of governance from the short term management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Santiago Valcacer. "As diferenças na gestão da estrutura de capital das empresas latino-americanas e dos EUA pós-crise de 2008." Universidade de Fortaleza, 2015. http://dspace.unifor.br/handle/tede/95685.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-29T23:57:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-06-08
The capital structure is a subject widely discussed in corporate finance from the seminal work of Modigliani and Miller (1958). The evolution of the issue is due primarily to the application of new techniques and the emergence of new theoretical perspectives. This study analyzed the determinants of capital structure of companies in Latin America and in the United States after the crisis of 2008. The study sample corresponds to the companies of the six largest economies in Latin America (Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Mexico and Peru), and companies in the United States, from 2009 to 2013, in order to analyze the differences of specific factors of Latin American and US companies, using three levels of debt (Total, Short and Long Period). In order to eliminate the presence of heteroscedasticity, we used the regression with panel data estimated by weighted least squares (PLS), which showed consistent and robust to the proposed objectives. The results showed a positive relationship of tangibility to the total and long-term debt, and an inverse relation to the size, suggesting that tangibility is more relevant when considering the long-term debt, which requires greater assurance against the aging time investment. Second, there is a difference in the relation of indicares of current liquidity and business risk for the overall and long-term indebtedness; the Latin companies showed a positive relationship, while the US showed inverse relationship, which indicates that companies with higher risk need greater liquidity, as well as greater tangibility. Finally, evidences show that the Pecking Order Theory showed greater consistency to explain the determinants of capital structure of Latin American companies, while the trade-off demonstrated better support the results for US companies.
A Estrutura de Capital é uma temática amplamente discutida em finanças corporativas desde o trabalho seminal de Modigliani e Miller (1958). A evolução do tema deve-se, fundamentalmente, a aplicação de novas técnicas e ao surgimento de novas correntes teóricas. O presente trabalho analisou os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas da América Latina e dos Estados Unidos pós-crise de 2008. A amostra do estudo corresponde às empresas das seis maiores economias da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), mais as empresas dos Estados Unidos da América, no período de 2009 a 2013, com o intuito de analisar as diferenças dos fatores específicos das empresas latino-americanas e estadunidenses, utilizando três níveis de endividamento (Total, de Curto e Longo Prazo). Afim de eliminar a presença de heteroscedasticidade, empregou-se a técnica de regressão com dados em painel estimado pelos Mínimos Quadrados Ponderados (MQP), que apresentou consonância e robustez aos objetivos propostos. Os resultados apresentaram uma relação positiva da Tangibilidade para o endividamento Total e de Longo Prazo e uma relação inversa para o Tamanho, o que sugere que a Tangibilidade é mais relevante ao considerar o endividamento de longo prazo, que requer maior garantia face o tempo de maturação do investimento. Em segundo lugar, há uma diferença na relação dos indicares de Liquidez Corrente e o Risco do Negócio para os endividamentos total e de longo prazo; as empresas latinas apresentaram relação positiva, enquanto que as dos EUA mostraram relação inversa, o que indica que empresas com risco maior precisam de maior liquidez, assim como maior Tangibilidade. Por fim, as evidências apontam que a Pecking Order Theory mostrou maior consistência em explicar os determinantes da estrutura de capital das empresas latino-americanas, enquanto que a Trade-off demonstrou suportar melhor os resultados para as empresas dos EUA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kuniy, Mario. "Como os executivos de finanças tomam decisões de estrutura de capital e gestão de caixa em empresas brasileiras." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2800.

Full text
Abstract:
Submitted by Aline Martins (1146629@mackenzie.br) on 2016-06-07T23:17:45Z No. of bitstreams: 2 Mario Kuniy.pdf: 1504577 bytes, checksum: c2eb15f001a856319e4e2a34f25b7eb1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2016-06-08T13:35:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Mario Kuniy.pdf: 1504577 bytes, checksum: c2eb15f001a856319e4e2a34f25b7eb1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-08T13:35:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mario Kuniy.pdf: 1504577 bytes, checksum: c2eb15f001a856319e4e2a34f25b7eb1 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2011-11-11
Instituto Presbiteriano Mackenzie
The studies related to Corporate Finance have assessed by quantitative way, their causes and effects criteria, models and strategies that seek to corroborate theories (partially or not) and suggest studies that seek answers to several gaps in the academy. This study uses a qualitative way, through content analysis, six interviews with executives of Finance area (CFO - Chief Financial Officer) or similar functions, as they make decisions or are determined to capital structure analyzes for process of fundraising, cash management policies and the factors that influence decision-making. Thus, the main objective is to identify how CFOS make capital structure decisions and cash management. The literature review covers the concepts related to research problem being the capital structure, working capital, cost of capital, risk management, diversification, agency theory, pecking order/trade-off decision instruments, financial constraints and financial slack. The methodology of the study can be considered appropriate for the analysis of the testimony of executives in decision-making. The intention of interviews is to investigate what are criterias used by these executives to make their decisions on capital structure choices, focusing on investments and fundraising; who decides what level of acceptable risk in the financial and business operations. The method of content analysis suggested by Bardin (2011) is applied, with the support of NVIVO program to create categories, subcategories and importance ratings. The literature suggests that some rules used by the CFOs are not always consistent with the rules identified in academic studies. Interpretations of research corroborate part of the capital structure, pecking order/trade-off studies and cash management, but part of the practice of interviewed executives is differentiated with academic concepts. The study also suggests that cash management and financial planning for long term contribute to reducing interest expense and improving the business opportunities. The analysis and interpretation of the study indicate that the concern with the strategy, processes of the companies, credit rating are constant, in addition to macroeconomic and microeconomic factors analysis contribute to dynamic decision-making of CFOs.
Os estudos relacionados às Finanças Corporativas têm avaliado, de forma quantitativa, as causas e efeitos de critérios, modelos e estratégias que procuram corroborar as teorias (parcialmente, ou não) e sugerir estudos que busquem respostas às diversas lacunas da academia. Este estudo utiliza a forma qualitativa, por meio de análise de conteúdo, de seis entrevistas com executivos de Finanças (CFO – Chief Financial Officer) ou funções similares, como eles decidem ou são decididos a estrutura de capital, as análises para processos de captações de recursos, a política de gestão de caixa e os fatores que influenciam as tomadas de decisões. Desta forma, o objetivo central é identificar como os CFOS tomam decisões de estrutura de capital e gestão de caixa. A revisão da literatura abrange os conceitos relacionados ao problema de pesquisa que são a estrutura de capital, capital de giro, custo de capital, gestão de risco, diversificação, teoria de agência, pecking order/trade-off, instrumentos de decisão, restrições financeiras e folga financeira. A metodologia do estudo pode ser considerada apropriada para a análise dos testemunhos dos executivos nas tomadas de decisões. Nas entrevistas investigam-se quais os critérios utilizados por esses executivos que tomam suas decisões nas escolhas de estrutura de capital, com foco em investimentos e captação de recursos; quem decide e qual o nível de risco aceitável nas operações financeiras e de negócios. O método de análise de conteúdo sugerido por Bardin (2011) é aplicado com auxílio do programa NVIVO, na criação de categorias, subcategorias e classificações de importâncias. A literatura sugere que algumas regras utilizadas pelos CFOs não são sempre consistentes com as regras identificadas em estudos acadêmicos. As interpretações da pesquisa corroboram com parte dos estudos de estrutura de capital, pecking order/trade-off e gestão de caixa, mas parte da prática dos executivos entrevistados é diferenciada com os conceitos acadêmicos. O estudo sugere também que a gestão de caixa e o planejamento financeiro de longo prazo contribuem para a redução de despesas financeiras e melhoria nas oportunidades de negócios. As análises e interpretações do estudo indicam que a preocupação com a estratégia, processos das empresas, rating de crédito são constantes, em complemento com acompanhamentos de fatores macroeconômicos e microeconômicos contribuem com dinâmica de tomada de decisões dos CFOs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Medeiros, Adão Lopes Novaes. "Análise das finanças em uma empresa gráfica de Aracaju-SE." Universidade Federal de Sergipe, 2015. https://ri.ufs.br/handle/riufs/4500.

Full text
Abstract:
The case study presents a description of what happens within the company emphasizing financial management when comparing theory versus practice, aimed at finding and solving managerial mistakes. For this analysis in Complementary Law No. 123/2006 and their respective changes were made, showing the settings and other standards that conform to the company. After showing how the company is acting on its financial sector and analyze the financial statements and economic indicators - financial , then checked and decriminalized errors and their corrections , aiming at better management and operational financial functioning , adequacy of sectors with best communication between those responsible , in particular the financial sector , so that they can start doing in future years budgets.
O estudo de caso apresenta a descrição do que acontece dentro da empresa dando ênfase a gestão financeira ao comparar a teoria versus a prática, visando encontrar e solucionar os erros gerenciais. Para isso foi feita uma análise na Lei Complementar número 123/2006 e suas devidas alterações, mostrando as definições e demais normas que estejam de acordo com a empresa. Após mostrar como a empresa está agindo em seu setor financeiro e, analisar das demonstrações financeiras e os indicadores econômicos - financeiros, então verificou e descriminou os erros e suas correções, tendo como objetivo o melhor gerenciamento e funcionamento financeiro operacional, adequação dos setores com melhor comunicação entre os responsáveis, em especial com o setor financeiro, de maneira que se consiga começar a fazer orçamentos de exercícios futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Davanzo, Marcio Queiroz. "Gestão de riscos em instituições financeiras: a atuação da tesouraria." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2004. http://hdl.handle.net/10438/5492.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:19:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-09-23T00:00:00Z
A Tesouraria, de acordo com Hoji, é uma das áreas mais importantes de uma empresa, pois, praticamente todos os recursos financeiros transitam por ela. O autor ainda indica que a finalidade básica da Tesouraria é assegurar os recursos e instrumentos financeiros necessários para a manutenção e viabilização dos negócios da empresa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bolfe, Camila. "Governança corporativa brasileira e suas implicações no interesse dos investidores, na valorização das companhias e no custo de captação de recursos." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123317.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2014-08-06T18:04:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 326147.pdf: 1502647 bytes, checksum: 1154d216f587144f0785ab7d2b9e4ad7 (MD5) Previous issue date: 2014
Os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa (NDGC), criados pela BM&FBOVESPA, buscam fortalecer o mercado de capitais brasileiro e propiciar a negociabilidade das ações das empresas que fazem parte destes grupos, ou seja, N1 (Nível 1), N2 (Nível 2) e NM (Novo Mercado). Entre seus objetivos estão: aumentar o interesse dos investidores; contribuir para a valorização das companhias; e diminuir o custo de captação de recursos. Contudo, com esta estrutura, é possível que o mercado não reaja da forma esperada, dificultando o atingimento dos objetivos elencados. Neste sentido, torna-se importante investigar se estas finalidades esperadas sofrem alterações estatisticamente significativas com o ingresso da empresa em algum NDGC. O objetivo geral do trabalho é verificar se as expectativas, pressupostas pela literatura e pelo sistema de governança da bolsa de valores brasileira quanto a interesse dos investidores, valorização das companhias e custo de captação de recursos, estão sendo atingidas. Foram avaliados três objetivos da BM&FBOVESPA com a criação dos NDGC por meio de testes estatísticos de diferença de médias. Para tal, compararam-se as séries históricas das variáveis selecionadas 2 anos anteriores e 2 anos posteriores à adesão das empresas a algum dos NDGC. Para este teste de diferença de médias a hipótese nula é de que as médias dos dois períodos são estatisticamente iguais e a hipótese alternativa é de que estas médias são diferentes. Além disso, tentou-se verificar a magnitude das alterações nos indicadores nos casos em que o teste de diferença de médias rejeitou hipótese nula das médias serem iguais, por meio de regressões lineares ceteris-paribus com auxílio de variáveis Dummy representando as alterações de níveis de governança. Os resultados encontrados sugerem que, de forma geral, os objetivos de aumentar o interesse dos investidores e reduzir o custo de captação de recursos estão sendo alcançados. Porém, no caso da valorização das companhias, não foi possível perceber, com a metodologia utilizada, incremento no indicador com a adesão aos NDGC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Gestão de empresas – finanças"

1

Borges, António. Contabilidade e finanças para a gestão. 2nd ed. Lisboa: Areas, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Legislação brasileira sobre gestão de finanças públicas. Brasília: Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brazil. Legislação brasileira sobre gestão de finanças públicas. 3rd ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Centro de Documentação e Informação, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dallaverde, Alexsandra Katia. As relações entre os poderes na gestão das finanças públicas. Porto Alegre: Nuria Fabris Editora, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Helfert, Erich A. Techniques of financial analysis: A guide to value creation. Boston, Mass: Irwin/McGraw-Hill, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Techniques of financial analysis. 6th ed. Homewood, Ill: Irwin, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Techniques of financial analysis. 7th ed. Homewood, IL: Irwin, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Helfert, Erich A. Techniques of financial analysis: A practical guide to managing and measuring business performance. 9th ed. Chicago: Irwin Professional Pub., 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Techniques of financial analysis. 8th ed. Burr Ridge, Ill: Irwin, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Helfert, Erich A. Techniques of financial analysis: A practical guide to managing and measuring business performance. 8th ed. Burr Ridge, Ill: Irwin, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Gestão de empresas – finanças"

1

DE OLIVEIRA, VIRGÍNIA IZABEL, and JOSÉ ANTÔNIO DE SOUSA NETO. "Investigação dos instrumentos de gestão financeira em empresas de grande porte." In Finanças e Governança Corporativa, 3–24. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3932-4.50005-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

DE SOUSA NETO, JOSÉ ANTÔNIO, and VIRGÍNIA IZABEL DE OLIVEIRA. "Gestão financeira em empresas brasileiras e suas cadeias produtivas: uma verificação empírica." In Finanças e Governança Corporativa, 25–38. Elsevier, 2011. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-3932-4.50006-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Camargo, Tiago Francisco de, Antonio Zanin, Fabio José Diel, Citânia Aparecida Pilatti Bortoluzzi, Elton Zeni, and Moacir Francisco Deimling. "INFLUÊNCIA DA P&D NO DESEMPENHO DE EMPRESAS: ANÁLISE DO BLOCO ECONÔMICO G 20." In Controladoria, gestão de custos e finanças, 84–99. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2231827126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Debora Pereira Gonçalves, Tania Ferreira dos Santos Bomfim, and Deise Pereira Gonçalves Santos. "GESTÃO DE CUSTOS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE NAS ORGANIZAÇÕES DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI-BA." In Controladoria, gestão de custos e finanças, 171–85. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22318271211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Alves, Wéverton Rezende, Marli Auxiliadora da Silva, Marcus Sérgio Satto Vilela, and Renata Mendes de Oliveira. "CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESA MULTISSETORIAL: DISCUSSÕES EM UMA UNIDADE DE NEGÓCIOS." In Controladoria, gestão de custos e finanças, 206–22. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22318271213.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Olesiak, Estevo Mateus, Vanessa Heckler Marquesini, Juliane de Castilhos Spanholi, Marcos Antonio de Souza, and Débora Gomes Machado. "UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE CUSTEIO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: UM ESTUDO EM EMPRESA CALÇADISTA DA SERRA GAÚCHA." In Controladoria, gestão de custos e finanças, 132–49. Antonella Carvalho de Oliveira, 2018. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2231827129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Puppim de Oliveira, José Antonio. "Gestão com stakeholders." In Empresas Na Sociedade, 71–85. Elsevier, 2013. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4554-7.00007-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

ORSI, ADEMAR, NATACHA BERTOIA, and MARIANA BARBOSA-LIMA. "Internacionalização de empresas." In Gestão Internacional de RH, 5–21. Elsevier, 2015. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-7912-2.50006-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Puppim de Oliveira, José Antonio. "Gestão dos recursos comuns." In Empresas Na Sociedade, 23–31. Elsevier, 2013. http://dx.doi.org/10.1016/b978-85-352-4554-7.00003-8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vieira, Edilaine de Azevedo, Lidiane do Prado Reis, and Helena de Fátima Nunes Silva. "PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: GESTÃO DE COMPETÊNCIAS OU GESTÃO POR COMPETÊNCIAS?" In Administração, Finanças e Geração de Valor, 357–66. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.79621040224.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Gestão de empresas – finanças"

1

De Souza, Bruno Mendes, Rui Pedro S. de Castro Lopes, and Marcos Silvano Almeida. "Um jogo de gestão de caos para aprendizagem informal." In INNODOCT 2019. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/inn2019.2019.10311.

Full text
Abstract:
A aprendizagem ao longo da vida implica que as pessoas estejam disponíveis para alterar a atitude, a forma de pensar ou de agir, normalmente com base em algum objetivo. Seja com apoio empresarial, devido a requisito de empresa para formação ou informação, seja em ambiente letivo, a aprendizagem implica um contacto com conteúdos e metodologias que estimulam o desenvolvimento pessoal. Muitas vezes, a aprendizagem é estimulada por passagem de documentação, formação presencial ou a distância, b-learning, etc. Neste trabalho, pretende-se avaliar uma forma de aprendizagem informal com base em jogos. A aprendizagem com base em jogos permite experimentar diferentes papéis, correr riscos, errar e repetir sem receio, encorajando o aprendente a contactar e a experimentar os conteúdos. Assim, descreve-se o desenho de um jogo sério com foco na aprendizagem e tendo como principal forma de jogabilidade a gestão e tomada de decisões. O jogo foi desenvolvido para dispositivos iOS e Android, utilizando a ferramenta Unity. A premissa do jogo coloca o jogador no papel de um gestor empresarial em que é lhe são colocadas diferentes situações que requerem uma decisão. O jogo apresenta uma mecânica baseada em cartas, fazendo com que o jogador escolha entre duas opções, deslizando a carta para direita ou para a esquerda, influenciando as finanças e reputação da empresa. Adicionalmente, o jogo prevê, também, conquistas e cartas colecionáveis, obtidas ao longo do jogo. O jogo permite que sejam criados diferentes decks para diferentes conteúdos. No momento, foi criado um deck com foco na aprendizagem em cibersegurança e está sendo validado em quatro contextos diferentes. Por meio de questionários, exames antes e após a utilização do jogo e dados recolhidos por observação, é possível obter resultados da satisfação dos alunos e do impacto da utilização do jogo como contributo no processo de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gadelha Costa, Tatyane, Marcos Wender Santiago Marinho, Raquel da Silva Ferreira, Márcio Michael do Nascimento Farias, and Ransay Rodrigues Carneiro. "A GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS EM TEMPOS DE CRISE." In IV Semana Acadêmica. Recife, Pernambuco: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/ivsemanaacad.191401.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mascarello, Iuri, Eduardo Robini da Silva, Gabriela Zanandrea, and Pedro Augusto Bocchese. "O Desafio da Gestão em Empresas Familiares." In Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2018. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxviii.2018.28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marta Gomes Costa, Benedita, and Madalena Rodrigues Albuquerque. "INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE INTERNO DAS EMPRESAS." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.347556.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

POLTRONIERI, CAMILA FABRICIO, NÁDIA JUNQUEIRA MARTARELLI FRÓES, PEDRO CARLOS OPRIME, GILBERTO MILLER DEVÓS GANGA, and MATEUS CECÍLIO GEROLAMO. "ANÁLISE DA GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS BRASILEIRAS." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_sto_345_1772_39742.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

FERREIRA, ARTHUR ALVES, Daniela Rosim, and Lie Yamanaka. "Empresas Familiares, sucessão e ganhos gerenciais: estudo de caso de empresas de Goiás." In X Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. São Paulo - SP, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/egepe-2018-83647.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

APOLONIO, FELIPE NATANAEL SILVA, KLIVER LAMARTHINE ALVES CONFESSOR, and FELIPE GUILHERME DE OLIVEIRA-MELO. "Gestão Financeira das Micro e Pequenas Empresas: Percepções preliminares das empresas de Salgueiro/PE." In ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2020 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2020_tn_wic_348_1789_41110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

MENDONÇA, JEFERSON, MIGUEL OTÁVIO BARRETO CAMPELO DE MELO, DHEBORA FONSECA, CLARISSA WANDERLEY, and LUCAS RODRIGUES. "GESTÃO DE EMPRESAS NO MODELO DE ECONOMIA DE COMUNHÃO." In ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_sto_268_534_36293.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fiori, Karoline, Claudelino Martins Dias Junior, and Rodrigo Speckhahn Soares da Silva. "COMPETITIVIDADE EM EMPRESAS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.349180.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Quinalha, Jacqueline, Sabrina Moura Santos, and Marco Antonio Alves de Souza Junior. "ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DAS AÇÕES DE EMPRESAS DO IBOVESPA." In III SENGI - Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife, Brazil: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2020.271386.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Gestão de empresas – finanças"

1

Alegria Salazar, Wilmer Johan. Dirección estrategica basada en balanced scoredcard en la gestion del mantenimiento: caso empresa de manufactura. Universidad Nacional Abierta y a Distancia, May 2021. http://dx.doi.org/10.22490/ecacen.4708.

Full text
Abstract:
Sin lugar a dudas el mantenimiento industrial tiene una gran participación en el proceso de dirección estratégica de cualquier organización sin importar su naturaleza, en la actualidad los directivos adquieren el gran desafío de mostrar el mantenimiento como una inversión en activos y no como un gasto; lo que se traduce en buscar mejores herramientas que permitan identificar las mejores maniobras para alcanzar la meta y por supuesto que pueda ser medible a partir de una serie de aspectos específicos del área. Hablar de dirección estratégica es hablar de balanced scorecard; su enfoque que solo busca integrar la estrategia y la evaluación del negocio ha mostrado ser productora de grandes resultados. La herramienta BSC crea un vínculo permanente entre cuadro dimensiones críticas para el éxito de cualquier organización; las finanzas, los clientes, el aprendizaje y crecimiento, finalmente el negocio interno. La inmersión de una empresa a nuevos mercados y la globalización de los negocios exigen que se aborden nuevas formas de armar las estrategias empresariales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography